30 - nov
  

Vertigem – 200 dúvidas a respeito: Parte 1

Categoria(s): Fisioterapia, Otorrinolaringologia geriátrica, Saúde Geriátrica




Esclarecimentos

1. Labirintite (sic) tem cura?

Sim, labirintite tem cura. A idéia de que não é possível curar a vertigem é errônea, freqüentemente oriunda da falta de conhecimento sobre os distúrbios labirínticos e de erros diagnósticos e terapêuticos.

2. O que é tontura?

A tontura, também denominada tonteira, zonzeira, atordoamento ou estonteamento, é a sensação de perturbação do equilíbrio corporal. Pode ser definida como uma percepção errônea, uma ilusão ou alucinação de movimento, uma sensação de desorientação espacial de tipo rotatório (vertigem) ou não-rotatório (instabilidade, flutuação, oscilações, etc) desequilíbrio e distorção visual (oscilopsia).

3. Por que algumas pessoas que sofrem de tontura apresentam perda de memória e falta de concentração mental?

Devido às inter-relações entre o sistema vestibular e as diversas áreas do cérebro, pode ocorrer a falta de memória, a dificuldade de concentração, fadiga, além de, insegurança física, psíquica, irritabilidade, perda da autoconfiança, ansiedade, depressão ou pânico.

4. Quais são os mecanismos do equilíbrio?

O nosso equilíbrio é regido por inúmeros processos que envolve os estímulos musculares (fusos musculares e reflexos de estiramento), estímulos posturais (mudanças lineares ou angulares na posição da cabeça em relação a terra e ao corpo), que ativam os receptores vestibulares (células ciliadas dos canais semicirculares e dos órgãos otolíticos. Estes estímulos nervosos, percorrem a espinha, penetram no tronco encefálico e vão terminar no complexo de núcleos vestibulares situado na porção mais alta do bulbo, invadindo a ponte. A figura ilustra as várias estruturas envolvidos nos reflexos do equilíbrio, como os orgãos do sentido (fuso muscular, olho, vestíbulo) e os centros cerebrais, feixes vestíbulo-espinais e espino-cerebelares, núcleos vestibulares, núcleo oculomotor (III) núcleo troclear (IV) núcleo abducente (VI), nervo vestibulococlear e cerebelo.

centros do equilíbrio

A orelha interna, chamada labirinto, é formada por escavações no osso temporal, revestidas por membrana e preenchidas por líquido. Limita-se com a orelha média pelas janelas oval e redonda. O labirinto apresenta uma parte anterior, a cóclea ou caracol – relacionada com a audição, e uma parte posterior – relacionada com o equilíbrio e constituída pelo vestíbulo e pelos canais semicirculares.

Veja mais a respeito

5. O que é vestibulopatia?

Vestibulopatia é a designação genérica para os distúrbios do equilíbrio corporal sediado no sistema vestibular periférico ou central.

6. O que é vestibulopatia periférica?

Tanto a vestibulopatia periférica como a central têm os mesmos sintomas de tontura, porém, as vestibulopatias periféricas podem apresentar, perda da audição, zumbido, sensação de pressão ou desconforto no ouvido, ânsia de vômito, sudorese fria e palidez.

7. O que é vestibulopatia central?

Além da tontura, a vestibulopatia central apresentam incoordenação motora (ataxia), visão dupla (diplopia), perda da força parcial ou total dos músculos da face, dificuldade de engolir (disfagia), fraqueza, distúrbios de sensibilidade.

8. O que é labirintite?

O termo correto é labirintopatia, que é a afecção determinada por comprometimento do ouvido interno (labirinto). Labirintite seria a inflamação do labirinto, que é uma condição rara.

9. Quem costuma ter mais tonturas o homem ou a mulher?

Cerca de 10% da população mundial tem algum tipo de tontura e esta pode ser de origem central ou periférica. Na mulher a incidência é maior que no homem (aproximadamente 2:1) e ao se investigar as causas da tontura verifica-se que todas as citadas pela literatura incidem também na mulher e com o agravante de que a variação hormonal normal ou anormal influencia no funcionamento do ouvido interno; o que pode ocasionar ou agravar a tontura e, com isso, pode-se ter uma paciente com os sintomas de “tensão pré-menstrual” que tem também tonturas.

10. Quais são os tipos de tonturas?

Tontura, tonteira, zonzeira, atordoamento, vertigem, estonteamento, é a sensação de perda do equilíbrio corporal. Pode ser do tipo rotatório (vertigem), ou não rotatório (instabilidade, flutuação, oscilações), desequilíbrio e distorção visual (oscilopsia).

11. A vertigem das alturas é uma doença?

Não, a vertigem das alturas, assim como, as cinetoses (tonturas com o movimento, p.ex barco), as vertigens auditivas, as proprioceptívas (por movimentos bruscos e amplos da cabeça), constituem alguns tipos de tonturas fisiológicas.

12. Por que muitas tonturas parecem não ter cura?

Em muitos pacientes o diagnóstico da causa da tontura não são feitos de forma apropriada e causa real não é identificada. Nesses casos, o tratamento é apenas parcial, insuficiente, puramente sintomático (medicamentos para “circulação”) e os insucessos terapêuticos prevalecem.

13. Quando procurar um especialista?

No primeiro sintoma. Muitas vezes, as pessoas, se auto-diagnosticam e se auto-medicam no primeiro sintoma de tontura. Julgam que o sintoma apresentado, foi decorrente de algum exagero alimentar, de um momento de estresse, de um nervosismo, e que logo vai passar. Aceitam, prontamente, o conselho medicamentoso de um amigo ou vizinho.

Geralmente, o segundo episódio é mais forte que o obriga a procurar um pronto-socorro, no plantão noturno, recebe um medicamento e nenhum estudo diagnóstico.

O correto, para não deixar a doença se torne crônica, é procurar um médico de confiança que certamente o encaminhará para um otorrinolaringologista, já no primeiro episódio de tontura.

14. Como diagnosticar a causa da tontura?

O passo inicial para o diagnóstico é a história clínica, seguida de uma boa avaliação no contexto da medicina geral, otológica e neurológica. Pois, a etiologia pode estar distante dos sistema vestibular. O sistema vestibular é de tal forma sensível à influência de distúrbios em outras áreas do corpo, que as tonturas podem surgir antes dos sintomas da doença principal.

O passo seguinte é a avaliação bioquímica dirigida, exames indicados pelos clínica do paciente, como radiografia do tórax, eletrocardiograma, eletroencefalograma. Complementa o estudo os exames otoneurológicos.

15. Quem deve cuidar do paciente com tontura?

A abordagem terapêutica é multidisciplinar, ou seja, vários profissionais, devem estar envolvidos no processo de cura. Consiste em um grupo de medidas concomitantes (tratamento etiológico, medicamentos, reabilitação auditiva e/ou vestibular, correção de possíveis erros alimentares, orientação de mudança de hábitos, eventual acompanhamento psicológico, etc) capitaneadas pelo médico otorrinolaringologista e/ou clínico geral ou geriatra.

16. O que é ototoxicose?

Ototoxicose é a lesão do aparelho auditivo por alguma substância tóxica. Muitos são os medicamentos (antiinflamatórios, anti-bióticos, hipotensores, hipoglicemiantes, etc) que podem lesar o aparelho vestibular e causar as tonturas. O mesmo, pode ocorrer com os inseticidas, produtos de limpeza, solventes, etc. Quando se pensa nesta etiologia, deve-se afastar rapidamente o produto suspeito.

17. Uma “gripe” pode provocar “labirintite”?

Sim, trata-se de uma infecção com possível etiologia viral, a neurite vestibular, relativamente comum, que ocasiona uma crise vertiginosa súbita. A intensidade do ataque e o tempo até a cura podem variar, mas o que costuma ocorrer é uma progressiva, até completa, recuperação. O episódio geralmente é único. Não existe tratamento específico, apenas repouso. Os exames laboratoriais ajudam no diagnóstico.

18. Um trauma no pescoço pode causar “labirintite”?

Sim, trata-se da chamada síndrome cervical, que se manifesta com dores na nuca, limitação dos movimentos do pescoço, formigamento nas mãos e sem dúvida o quadro de tontura. Pode ser decorrente da chamada síndrome da chicotada (whiplash injury) quando a cabeça faz um movimento rápido como um chicote, inflamatória, osteoartrites.

19. A pressão arterial alta pode causar tonturas?

A hipertensão arterial é uma das causas mais freqüentes de tonturas. Com o controle da pressão os sintomas desaparecem. Caso isso, não ocorra, deve-se pensar em micro infarto cerebral, especialmente na região do cerebelo.

20. A enxaqueca é causa ou conseqüência da tontura?

É muito comum a associação de enxaqueca e vestibulopatia, recebe o nome de enxaqueca vestibular. As possíveis causas dos distúrbios vestibulares podem ser também fatores desencadeantes da enxaqueca e o tratamento deles beneficia a melhora das duas doenças.

Na próxima semana (07/12/2007) a segunda parte.

Semanalmente, serão apresentadas 20 dúvidas, até completar 10 semanas com 200 dúvidas e respostas.

 

    Segunda parte

Referências:

No final da série das 200 dúvidas.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


187 Comentários »

  1. Patrícia Teixeira comenta:

    2 janeiro, 2008 @ 3:06 PM

    Boa tarde,
    Há quase dois anos vivo tendo tonturas. Observo que piora durante o período menstrual, quando leio, estou dando aula, qundo estou num lugar barulhento, dirigindo ou comendo. Não posso ficar mais de duas horas sem comer. Tenho enxaquecas e quando dou aula o dia inteiro ou vou ao shopping, fico com dor de cabeça. Tenho dores no pescoço e ouvido, às vezes o ouvido coça muito. Quando digito, corrijo provas ou utilizo o braço direito, o braço dói, o ombro e o pescoço, do mesmo lado o alto da cabeça dói. Estou com síndrome do pânico. pois não consigo sair sem sentir sensação de vertigem. Quando estou no carro ou me balançando sinto náuseas. Que médico devo procurar, pois estou perdida.Tenho pressão alta e tenho 39 anos, duas filhas de parto normal. Tomo atenolol, pois achava que era da pressão, mas os sintomas estão piorando. Orientem-me por favor. Obrigada.

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 janeiro, 2008 @ 4:36 PM

    Patrícia,
    Voce apresenta uma série de fatores que a princípio devem ser estudados em separados e depois procurar uma causa em comum.
    1. Quando digito, corrijo provas ou utilizo o braço direito, o braço dói, o ombro e o pescoço, do mesmo lado o alto da cabeça dói.
    Pode ser osteoartrite de coluna cervical, os famosos “bico de papagaio”, comprimindo nervo braquial e dando os sintomas doloroso, falta saber se voce tem formigamentos nas mãos. É chamada Síndrome Cervical. – O exame radiológico da coluna cervical pode ajudar no diagnóstico
    2. Enxaqueca pode ser uma doença e dor de cabeça, outra (hipertensão, tensão muscular, etc).
    3. Existem vertigem causada por distúrbios do metabolísmo dos carboidratos como hipoglicemia reativa e/ou hiperinsulinismo (Não posso ficar mais de duas horas sem comer), ou disfunção hormonal ovariana (Observo que piora durante o período menstrual).
    4. Quando estou no carro ou me balançando sinto náuseas. = Estes sintomas são de cinetose.
    Patrícia, ainda poderia aventar muitas hipóteses.
    As tonturas são geralmente causadas por distúrbios do sistema vestibular. As tonturas de natureza puramente visual, neurológica ou psíquica são raras.
    Muito freqüentes, com diferentes quadros clínicos (há mais de 300 descritos) e numerosos fatores etiológicos (mais de 2000 já foram identificados), habitualmente requer múltiplas consultas médicas para o adequado diagnóstico e tratamento.
    Procure inicialmente um otorrinolaringologista. Ele poderá capitanear o diagnóstico e tratamento, junto com clínico geral, neurologista, fisioterapeuta, psicólogos. De acordo com a linha de pensamento e conduta seguida.

    Acesse as páginas seguintes que poderá ajuda-la a formar um idéia da sua vertigem.

    Boa sorte.

  3. JOSIANE comenta:

    3 janeiro, 2008 @ 3:52 PM

    Boa Noite!

    Bem meu nome é Josiane, tenho 29 anos e a 06 meses estou em perigrinação constante por vários médicos de especialidades diferentes (Clinico geral, Ginecologista, Cardiologista, neurologista, oftomologista, otorrino) já fiz inúmeros exames :
    raio – x de seios da face ( sinusite), raio – x da coluna, eletrocardiograma (fiz 02) , eletro da cabeça, tomografia da cabeça, exames de sangue , urina , fezes , glicose , todos os resultado deram negativos. Mas os sintomas são muitos e persistentes: Dor de Cabeça (não é intensa), dor em todo o corpo (pescoso, ombros, costas, nuca, braços, pernas, pés, dedos da mão e pés) são dores do tipo fisgadas e sempre doi em lugares diferentes tem horas que chega até fazer tipo umas contraçoes involuntarias,as vezes dá formigamento principalmente nos braços e pernas, minha pressão gerelmente é baixa ( 8 x 4 , 10x 6) , dores no peito ( principalmente do lado esquerdo ) , muita falta de ar , fisgadas nos olhos , e muita mais muita tontura mesmo
    ( há 02 meses eu não saio de casa sozinha , só acompanhada com alguem) com muito medo de desmaiar na rua. As tonturas começaram a piorar a 02 meses porém até uma semana atrás eu sentia as tonturas quando eu ficava em pé, andava, ou fazia movimentos rápidos com a cabeça e o corpo do tipo que parecia que eu ia cair e não era toda hora (o tempo todo) e quando eu deitava melhorava bastante, so que de uma semana pra cá eu tenho sentido tontura desde da hora que eu levanto até a hora em que eu vou dormir, essas tonturas se tornaram mais intensas, e quando eu estou deitada eu tambem sinto (até quando eu fecho os olhos) e parece que eu estou flutuando e as vezes tudo rodando ao meu redor , não sinto nehum tipo de dor nos ouvidos e nem zumbidos só quando a tontura é ainda mais forte me dá enjoo (isso de uma semana pra cá , antes eu não tinha enjoos) . Fui ao otorrino a 02 meses atrás e ele me falou que não era nada relacionado a Labirintite e como todos os outros profissionais ele me falou a mesma coisa: STRESS, ANSIEDADE. Porém como as tonturas pioraram muito, será ideal eu procurar novamente um Otorrino? Neste meio tempo (02 meses) eu posso ter desenvolvido um problema de labiritinte devido ao Estress e a ansiedade. O otorrino me indicou os medicamentos Valeriana 50 mg e organoneuro – celebral os quais tenho feito uso até hoje, porém sem melhoras…. Presciso muito de ajuda, pois as tonturas estão me impedindo de fazer as minhas atividades do dia – dia .

    Se puder me ajudar com uma resposta ficarei muito grata.

    Boa Noite ,

    JOSIANE

  4. LUIZ CARLOS DE SOUZA LOPES comenta:

    12 janeiro, 2008 @ 6:58 PM

    boa noite! muito prazer!

    Me chamo luiz Carlos e tenho 45 anos. Há 3 anos fui acometido de um mal súbito, acompanhado por vários sintomas neurovegetativos, como vertigem rotatória, tonturas ,vômitos, etc, indo parar num hospital, onde permaneci internado por 4 dias sendo constatado uma labirintopatia. Após passar por vários especialistas e ter feito vários exames clínicos e de imagem, diagnosticou-se através da eletronistagmografia computadorizada uma vestibulopatia periférica deficitária bilateral. Atualmente, ainda persiste uma vertigem oscilatória (oscilopsia), acompanhada às vezes por um mal-estar, comprometendo minha qualidade de vida. Alguns especialistas me indicaram apenas exercícios para reabilitação do labirinto, os quais não surtiram efeito desejado. Gostaria de saber se é esse mesmo o caminho que devo seguir e persistir, pois no momento não faço uso de nenhum tipo de medicamento, ou se existe outro tratamento com comprovada eficácia para o meu caso .
    No aguardo de sua resposta, desde já agradeço por sua atenção e colaboração .

    muito grato , Luiz carlos .

  5. Renato comenta:

    15 janeiro, 2008 @ 8:19 PM

    Boa noite…Me chamo Renato Fatore tenho 20 anos, e desde que eu me lembre eu sempre tive problemas com coisas que me fizessem girar, algumas vezes quando dormia, imaginava que eu estava girando,e ficava enjoado e quando acordava a tontura continuava, só parava algum tempo depois que eu ficava deitado….Mas isso parou por muitos meses, e daqui a pouco fará um ano que não tenho mais, mas hoje, estava andando e do nada me veio a tontura lembro-me que fiu olhar para baixo e veio, mas durou pouco, uns 10 segundos ou menos, e agora de noite também quando fui mexer o olho para cima me veio só que essa durou uns 5 segundos…Quando eu era bebê fiz uma cirurgia no ouvido pois ele vazava quando eu gripava, e no momento estou um pouco resfriado será que pode ter algo haver?

    muito obrigado pela atenção agradeço muito, fique com DEUS….

  6. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 janeiro, 2008 @ 5:30 AM

    Renato,
    Faça um avaliação completo com médico otorrinolaringologista. Não deixe a doença ficar crônica.

  7. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 janeiro, 2008 @ 5:33 AM

    Luiz Carlos,
    Veja as demais páginas sobre vertigem – Tem as diversas opções de tratamento para reabilitar o vestibular. Se um determinado exercício não estiver funcionando, utilize outro.
    O fisioterapeuta pode auxiliar na escolha adequada.

  8. Edson Caetano comenta:

    19 janeiro, 2008 @ 11:55 AM

    Olá, que bom que encontrei este site: meu problema é o seguinte: desde quinta-feira à tarde venho sentindo uma espécie de tontura, começou no final da tarde e desde então venho sentido isto. Nesta dia sai desde as 8:00 e andei muito e cheguei em casa bem cansado, descansei um pouco e depois de utilizar por alguns minutos o computador, sentado, o processo se iniciou. Hoje no sábado está mais frequente e vou ao médico. Alguns detalhes chamam atenção: neste dia em que começou ao me aprontar para sair decidir limpar os ouvidos com cotonetes – não machuquei nem senti nada durante e após; pelo menos desde o início da semana sinto uma pequena dor no lado esquerdo, na base do crânio com o pescoço (no sentido da orelha) – esta dor começou depois de estar assistindo televisão deitado ao sofá; também tive várias ocasiões onde ocorreram o tal da “síndrome da chicotada” no pescoço, tenho percebido também que a mais ou menos duas semanas tenho produzido muito catarro e pela manhã está seco (esverdeado). Pelo que observei está mais para a do tipo “não-rotatória”, conforme li nas explicações iniciais. Procurar um otorrinolaringologista pode ser bom para começar? Obrigado por qualquer retorno.

  9. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 janeiro, 2008 @ 5:12 AM

    Edson,
    Consulte um otorrino, voce pode estar com sinusite infecciosa.

  10. Edson Caetano comenta:

    23 janeiro, 2008 @ 8:15 AM

    Obrigado Dr. Armando, vou atrás de um otorrino, as tonturas persistem até hoje, com a mesma intensidade.

  11. Cláudia comenta:

    24 janeiro, 2008 @ 3:16 PM

    Olá,tenho 40 anos e há muito tempo sofro de tonturas,passei por vários médicos em um hospital especializado em otorrinolaringologia, mas acredito que só agora encontrei uma profissional realmente séria.
    Bem fiz os exames otoneurológicos e foi constatado ( SÍNDROME VESTIBULAR PERIFÉRICA DEFICITÁRIA À DIREITA).
    Conversei com minha médica hoje pelo telefone pois não tinha condições de ir ao hospital, ela me receitou Meclin,porém,já tomei esse medicamento á alguns anos atrás e me lembro de não ter me sentido bem com ele,acabei não comentando isso com ela.
    Gostaria de uma orientação se devo tomá-lo,pois faço uso de anfetaminas e tenho medo de ter muita retenção urinária.
    Aguardo um retorno e desde já agradeço,fique com Deus!!

  12. Lúcia Afonso comenta:

    28 janeiro, 2008 @ 10:57 AM

    Boa tarde!
    Chamo-me Lúcia. Tenho quase 48 anos. Fui operada ao nariz dia 08 do corrente mês (sinusite e cepto). Correu tudo bem, segundo os médicos que me assistiram.Passadas duas semanas, precisamente no dia em que recomeçava a trabalhar, nessa madrugada (3h manhã) tive vertigens muito fortes acompanhadas de vómitos, cada movimento que fazia com a cabeça, piorava. Tive que ir de ambulância para o hospital onde me disseram que tinha sindroma vertiginoso. Encaminharam-me para o serviço de otorrino e fiquei internada 2 dias. Estou a tomar 3 comprimidos diários e o médico deu-me uma carta para o médico de família, não sei qual o seu conteúdo. Gostava que o Dr. me indicasse o que devo fazer. De vezes em quando tapam- se -me o ou os ouvidos e estalam e dão comichão. Também me sinto um bocadinho zonza. Muito obrigada pela possível resposta me venha dar.

  13. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    28 janeiro, 2008 @ 6:11 PM

    Lucia,
    A Síndrome Vertiginosa é um diagnóstico muito amplo. Aguarde uma melhor definição da sua doença pelo médico clínico geral. Já se identificou mais de 2000 fatores que podem causar vertigens.

  14. Cláudia comenta:

    30 janeiro, 2008 @ 7:35 AM

    Olá,
    Dr Armando, peço-lhe a gentileza de me definir o que é realmente, ( SÍNDROME VESTIBULAR PERIFÉRICA DEFICITÁRIA À DIREITA).Existe cura ? e qual é o tipo de tratamento?
    Desde já agradeço e aguardo um retorno.

  15. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 janeiro, 2008 @ 11:14 AM

    Cláudia.
    A vertigem de origem vestibular pode ser secundária a doenças sediadas em outras regiões do organismo, que não ouvido. As vertigens que tem origem no aparelho vestibular (vestibulo-coclear) são ditas primárias e podem ser de origem no próprio labirinto (ditas periféricas), ou no sistema nervoso central (ditas centrais).
    A sua descrição é de um doença no labirinto direito (ou seja, no ouvido direito) causando déficit de equilíbrio. Lembre-se que temos um labirinto do ouvido esquerdo que tenta compensar a deficiência do lado direito.
    Como a sua labirintite é periférica o sistema nervoso e suas conexões estão normais.
    O tratamento é medicamentoso mais fisioterapia de reabilitação vestibular. Certamente, a cura é possível.

  16. Paulo Mendes comenta:

    9 fevereiro, 2008 @ 7:22 AM

    Olá eu ha 2 meses que sinto uma vertigem um pouco esquecita, pois so sinto que estou com tonturas quando estou a andar. Eu sou estudante de enfermagem (licenciatura em Portugal) e diagnostiquei-me eu mesmo como sendo Hipertenso, mas o pior disto e que a vertigem esta acompanhada de dor de cabeça. Agora eu gostaria de saber se é normal sentir so a vertigem quando eu estou a andar? e se ou o meu problema nao deriva da hipertensão arterial.
    Isto começou quando eu estava a fazer movimentos de de flexão e extensão lateral do pescoço, mas na altura so senti um arrepio e um mal-estar subito… sera que alguem me pode ajudar a fazar um pré-diagnóstico!! espero que sim…

  17. Halano Mendonça comenta:

    12 fevereiro, 2008 @ 9:01 AM

    Bom dia .
    Eu me chamo Halano tenho 45 anos e há muito tempo (uns 8 meses) sinto o dedo minimo e o anelar dormentes. Sinto uma dor as vezes no ombro direito,tenho tonturas mas não todo tempo as vezes muito dificil mas tenho.As vezes vem um formigamento no ouvido esquerdo ,mas esse formigamento sinto há anos (10 anos),mas vem e volta esse formigamento.
    Obs: Quando eu estou trabalhando na contrução e fico com o corpo quente a dormencia nos dedos param.
    Espero resposta destas perguntas.
    grato . Halano

  18. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    12 fevereiro, 2008 @ 12:13 PM

    Halano,
    Este formigamento dos dedos da mão (direita?), dores no ombro direito e vertigem, podem ser por comprometimento da coluna cervical (bico de papagaio). Procure um neurologista para esse estudo.

  19. Carlos comenta:

    15 fevereiro, 2008 @ 3:03 PM

    Olá, Meu nome é Carlos e a quase 4 anos minha esposa sofre com tonturas.
    Ela tem 29 anos e já foi em todo tipo de médico, otorrino, otoneuro e atualmente faz tratamento com psiquiatra, fez vários tipos de exames e nunca foi diagnosticado nada. por eliminação os médicos dizem que ela tem depressão ou síndrome do pânico.
    Ela fica uns 6 meses com crises sem quase levantar da cama e de uma hora para outra fica boa . Aí fica mais uns 6 meses sem crise e depois volta a te-las.

    Não sei mais o que fazer, sinto que os médicos estão medicando sem saber o que ela tem.

    Atualmente ela toma Rivotril e Paroxetina.

    Obs: O Pai dela tem síndrome de Meniere.

  20. Érica comenta:

    21 fevereiro, 2008 @ 6:38 AM

    Olá, meu nome é Érica tenho 23 anos e a aproximadamente 2 meses tenho tonturas q me acompanham desde a hora q acordo até a hora q durmo, já passei por diversos medicos principalmente otorrino, mas ninguém conseguiu me ajudar com essa tontura, e tenho tbem a sensação de estar com o ouvido entupido e de vez em quando dor de cabeça, e quando tenho as crises mais fortes de tontura me da muito enjoo e as vezes chego a vomitar. Bom, não sei mais a quem recorrer já q ja visitei tantos medicos e ninguem chegou a uma conclusão o q devo fazer, ja q essa tontura esta atrapahando a minha vida profissional e pessoal.

    Desde ja agradeço!

  21. HUGO CABRAL DE OLIVEIRA comenta:

    21 fevereiro, 2008 @ 12:49 PM

    Boa tarde
    Meu nome é Hugo, tenho 50 anos fui acometido de uma sindrome vestibular periferica deficitária bilateral, em função de um tratamento de endocardite, onde fui obrigado a tomar diversos antibioticos, todos muito fortes, (vancomicima, gentamicina, claritomicina) etc…, após ser sbmetido auma cirurgia para correção de aneurisma da aorta e colocação de uma valvula aortica mecanica. Já fui em diversos médicos, tomei diversas medicações e não consigo ter melhora no meu quadro.
    A minha pergunta é:
    Isto pode ser considerado uma sequela, ou tem cura?
    já tem dois anos que tenho este problemae mesmo fazendo tratamento intenso, não obtive nem uma melhora.
    agradeço anetecipadamente pela informação

  22. Marcos comenta:

    26 fevereiro, 2008 @ 7:53 PM

    Boa noite, faz três dias que minha audição vem diminuindo e estou ouvindo um zubindo horrível que não para, em consulta o médico disse que posso estar com labirintiti, como parar esse zubindo está me atrapalhando muito o meu trabalho.

  23. Vera comenta:

    28 fevereiro, 2008 @ 1:27 PM

    Muito boa tarde, sou a Vera tenho 26 anos e sou de Portugal, e à 2 anos descubri que sofro de Pânico, descubri por pesquisas que eu fiz, acho que se não fosse isso ainda hoje não sabia o que tinha. Iniciei depois um tratamento em que fui acompanhada por um psiquiatra, tomei durante 2 anos cipralex e alprazolam, como quero engravidar não quero nada de tóxinas no meu corpo, e inicei o desmame acompahada por uma psicologa. Já não tomo o cipralex e tenho passado alguns dias muito complicados, em que fiquei bastante deprimida fechava-me no quarto a chorar, e, como tenho estado com tonturas meti na cabeça que tinha um tumor na cabeça. Já estou mais calma. E mais uma vez por pesquisas que eu fiz no google descubri que estas tonturas e umas dores que eu tenho na coluna cervical (pescoço) à 2 anos podem ter a ver com o stress, ansiedade e pânico. Gostava que me confirmar-se se realmente isto está tudo relacionado? Cá em Portugal as mentes ainda estão muito fechadas no que diz respeito ao Stress e ao Pânico e Ansiedade.

    Obrigado

  24. Claudia comenta:

    6 março, 2008 @ 9:55 PM

    Boa noite.
    Sofro com dores de cabeça ha alguns anos. Nao tenho nauseas, a dor começa antes da menstruaçao e se prolonga por uns 15 dias. Neste mes, senti-me muito mal, por isso procurei um neurologista, o qual me solicitou uma tomografia. O exame nao mostrou nenhuma alteraçao, porem, passei a sentir muita tontura e sonolencia. O medico me diz que tenho uma cefaleia tensional, mas nao me prescreveu nenhuma medicaçao. Por favor, stress e ansiedade podem provocar esse quadro de tontura?? Obrigada, fique com Deus !!!!

  25. Anderson comenta:

    10 março, 2008 @ 12:04 PM

    Olá amigos e Doutores!!!
    Meu nome é Anderson e sou motorista de onibus…
    Por favor alguem possa me ajudar; Ha mais ou menos uns 5 anos q venho sofrendo de
    vertigens, dores na nuca, dor de cabeça e no olho esquerdo e sinto dificuldades em
    movimentar o pescoço. ha cerca de 2 anos a traz tive uma forte crise e vim a ficar afastado
    de minhas funções, procurei um otorrino e ele me pediu um exame otoneurologico que
    o resultado foi Sindrome vestibular periférica e assim comecei a tomar varios remedios que
    não fizeram efeito algum; Um dia pesquisando na net a respeito do assunto descobri q tem
    uma tal de sindrome cervical e lendo os sintomas vi q eram os mesmos q eu tinha,
    procurei o medico e perguntei para ele se ñ era o meu caso, ele me respondeu q ñ tinha
    nada a ver coluna com ouvido e se eu estava com dores na coluna q procurasse um
    ortopedista, e assim fiz e o ortop. me disse q eu ñ tinha nada na coluna, procurei outro medico
    otorrino e esse ja me ouviu melhor e me pediu para tomar alguns remedios e me receitou
    fazer algumas fisioterapias, acupuntura, e rpg em alguns meses nesse tratamento me
    senti muito melhor e voltei ao trabalho, mas depois de de 1 ano voltou tudo de novo
    e o medico q eu tratava ñ posso mas passar com ele pois o convenio da empresa mudou
    e o novo convenio eu ñ acho um medico q trate deste problema o otorrino fala q é problema
    do ortopedista e o ortopedista fala q ñ pde fazer nada e fico sem saber oq fazer pois
    ñ posso pagar um particular….

    O que devo fazer????
    Será q é sindrome cervical mesmo?
    Ha um mês tirei uma radiografia da coluna cervical e deu diminuição nos espaços dicais em
    C6-C7
    Ostéofitos incipientes em corpos vertebrais cervicais de C4 a C7
    Será q é problema de coluna??
    Quem devo procurar??

    Obrigado a todos

  26. Simar comenta:

    11 março, 2008 @ 3:02 PM

    Dr.Armando

    Muitas vezes a tontura está também relacionada com o mal funcionamento do fígado,pois sabemos que o mesmo é nosso laboratório,caso o mesmo não esteja funcionando,ele manda esse tipo de alerta,tonteira ,náuseas e dores de cabeça. As pessoas que tem esse tipo de problema deve analisar sua dieta,se não estão exagerando na bebida,carne gorda,frituras, café,massas com fermentos etc… No mais,o labirinto e a hipertensão são causas frequentes desses sintomas.Caso o paciente já tenha feito todos os exames e usado os medicamento indicados e não tenha surtido efeitos esperado,,deve-se procurar o gastro para que possa terem uma avaliação melhor.
    No mais,PARABÉNS Dr.Armando!
    Um abraço

  27. zilda comenta:

    12 março, 2008 @ 7:56 PM

    boa noite!!! por favor alguem pode me ajudar no que eu vou relatar? há quase cinco meses eu tive alguns sintomas, que médico nenhum soube me dizer o que foi que eu tive, foi o seguinte brincando com minha filha de 6 anos nos ombros, tive um engrossamento das veias do pescoço, isso depois de coloca-la no chão, e um peso no braço esquerdo, o que passou muito raído,mas quando foi de madrugada acordei com uma pontada no peito como se fosse uma dor fincada sei lá…. foi rapido tbm, dormi e quando foi no dia seguinte eu acordei com dores nas costas e estomago, mesmo assim tomei meu café normalmente, minutos depois tive um desequilibrio fisico, fui então levada até minha cama onde tive uma dormência nos ante braços e nas pernas abaixo do joelho, uma leve paralisia no rosto do lado esquerdo, um endurecimento estranho acima da virilha tbm do lado esquerdo…. mas sempre consciente, fui levada ao ps e medida a minha pressão estava em 16 por 10. fui médicada , e me recitaram, atenol, e pasalix, tomei por algum tempo depois parei. desde então tenho feito vários exames , otoneurologico, que acusou uma labirintite nos 2 ouvidos, um holter que não acusou nada, um ergometrico ,que acusou uma sobrecarga ventricular esquerda, estou com me colesterol em 241,0mg, tenho controlado minha pressão que varia sempre em 11 por 7 , 12 por 8 ,13 por 8, mas chegou há 9 por 6, estou tomando betaserc, sinvastatina e lexotan, meu neuro dignosticou fibromialgia, e o cardio me disse que todos esses sintomas é problema de coluna, ou seja bico de papagaio, tenho 48 anos, não fumo , nem bebo, sou sedéntaria, peso 64 kls, meço 1,65, tenho muito receio de que isso volte a acvontecer..r. a não ser que alguém me ajude e me diga o que foi que eu tive. agradeço demais quem puder me ajudar a ficar mais tranquila.

  28. zilda comenta:

    14 março, 2008 @ 8:15 PM

    boa noite!!! por favor DR. Armando Miguel me de logo uma resposta, !!!!!!!! espero por ajuda a meses, fico muito agradecida.

  29. Mirna Rodrigues comenta:

    26 março, 2008 @ 11:37 PM

    lendo todos esses palpites me aventurei a contar o meu problema……..Tenho 69 anos ,desde os 35 tenho tonturas…Sou dentista ,quando trabalhava chegava em casa muito nervosa ,as tonturas vinham em ondas que me deixava meio fora de órbita com muitos enjoos ,desde o início procurei um otorrino que me disse ser labirintite me receitou stugeron, o remédio não me fez bem….parei fui em outro….disse que não era labirintite era um aneurisma vestibular nem sei mais oque pois tudo isso está fazendo 34 anos e assim foi passando sempre achei que os médicos não se interessaram pelo meu caso , agora fui novamente procurar um otorrino pois ando muito ruim o zumbido que tenho aumentou mto a intensidade parece que vou ficar louca………estou consultando vários médicos e todos exames que faço aparece alguma coisa fiz tomografia cervical e deu artrose ,bico de papagaio,fiz otoneurol. deu tb. algumas coisas……..mas para o zumbido o que faço ?estou muito mal e noto que a médica está perdendo o interesse….creio que não está acreditando muito em mim……..por favor me deem uma luz……muito grata

  30. Vanessa Nunes comenta:

    7 abril, 2008 @ 4:20 PM

    Sinto muito vertigem pela manhã, minha vista escurece e tenho um mal estar muito grande, principalmente qd pego ônibus cheio e tenho que ficar em pé. Fui ao cardiologista por outro motivo e foi diagnosticada pressão alta, já estou medicada, mas ainda assim as vertigens continuam. Fiz vários exames de sangue e nada foi constatado. Gostaria de saber o que poderia ser. Grata,

    Vanessa

  31. Marta comenta:

    12 abril, 2008 @ 5:20 PM

    Nem acredito que achei esse site, gostaria que me ajudassem, pois tenho uma filha de 11 anos que há anos sofre de tontura desde os 4 anos + ou -, mas como ela era pequenininha não sabia explicar muito bem o que sentia, mas me lembro que começou após uma infecção de ouvido que apresentou. Hoje foi diagnosticado sindrome de meniere, ela faz uso de labirin que melhora, + demora para passar e a crise as vezes vem do nada e outras vezes quando ela fica nervosa ou ansiosa. Ela não consegue nem mexer a cabeça e dura horas, e as vezes isso aconteçe quando ela está dormindo, já acoda com tontura. Será que voces podem me dar uma ajuda?, será que o problema dela é neurológico? Ela pode perder a audição?, Que exames devo soliçitar ao médico? No aguardo de sua resposta agradeço, Muito obrigada.

  32. zelia gomes comenta:

    21 maio, 2008 @ 4:19 PM

    boa tarde! procurando saber de um medicamento achei o site. bom eu tenho labirirntite, a cerca de 10 anos. mas tomei remedio e fiquei boa depois voltou de 5 anos.eu sou hipertensa. e me aconpanha constantitemente essa doença insuportável.já tomei acho que de tudo! por ultimo ginco biloba que é fitoterapico. até estava me dando bem mas parece que o organismo se acostumou já ñ faz mais efeito. agora comecei maclin de 25mg.vamos ver no que vai da é triste ter essa doença me ajudem me oriente no que devo fazer. desde jáagradeço.

  33. Michelle comenta:

    26 maio, 2008 @ 11:09 AM

    Bom dia!
    Meu nome é Michelle e tenho 35 anos, a alguns anos atras sentia tonteira ao levantar, fui ao medico e ele explicou q poderia ser o modo q levantava, se estava levantando muito bruscamente, e passou varios exames, que deram normais, e constatei que realmente estava levantando muito rapido da cama, e passei a levantar calmamente e nunca mais senti a tonteira.
    Porém de uns dias pra cá, venho sentindo tonteira ao acordar, sem levantar da cama, ao abrir os olhos ja sinto aquela sensação de tontura, e qndo levanto vem uma sensação de nausea e fico o dia todo com a sensação de tontura, e qndo abaixo a cabeça é a mesma coisa. O que pode ser? tive colesterol alto, fui medicado e tento me alimentar corretamente. Pode ser este o motivo?
    qual especialista devo procurar? Obrigada pela atenção!

  34. Josemir Fonseca Caldas comenta:

    6 junho, 2008 @ 3:44 PM

    - Caro clube dos sofredores. É com muito pesar que comunico aos amigos que todas essas doenças não tem cura e sim são passíveis de remédidos paliativos, mas temos que ter muito cuidado com remédios, principalmente aos de ação Central, que atuam no sistema nervoso, é que a maioria deles tem efeitos colaterais indesejáveis e trazem muito sofrimento é por isso que devemos tomar dozes muito baixas e controladas e com acompanhamento médico. Tomar remédremédios sem receita médica pode causar a morte. Estas doenças que acometem o SNC são denominadas pelos mais entendidos de doença da alma. Não se assustem todos tem que suportar alguma coisa reuim aquí nessa baicha terra. Carregaremos nosso Cruz, com resignação mas procurando amenezar nosso sofrimento da maneiro que pudermos. Vamos procurar ter fé em DEUS e seguir em frente….

  35. Jarina Rodrigues comenta:

    8 junho, 2008 @ 10:19 AM

    Bom dia!

    Meu caso parece com de muitas pessoas, mas com algumas diferenças.
    Estou atualmente em crise. Tenho tonturas quando ainda estou dormindo. Sensação de peso na cabeça e ânsia de vômitos. Sem a dor de cabeça. Tudo que coloco na boca parece que vai me fazer mal. desequilíbrio ao andar.
    Já emagreci 4 kg em um mês. Não sinto zumbidos no ouvido.
    Por favor, me deem uma luz.
    Que especialista devo procurar?

  36. Sueli Gomez comenta:

    12 junho, 2008 @ 2:18 PM

    Olá, há mais de dez anos tive uma crise de tontura. Procurei um médico, fiz varios exames e foi diagnosticado que eu tinha labirintite. Tomei vertix por um tempo. Agora procurei por um medico de novo, pois estou com um zumbido muito forte e uma perda de audição quase que total do ouvido direito. O médico me deu outro diagnóstico : sindrome de Meniere. Enfim gostaria de saber se pode ser feita alguma coisa para tirar esse zumbido, e quanto a perda de audição, nem com aparelho auditivo consegui ouvir melhor. A perda é irreversível? Tenho outras doenças : hipotireoidismo, e atualmente tomo Tryptanol 75 mg para depressão. Por favor me oriente. Obrigada

  37. Mylton Costa comenta:

    4 julho, 2008 @ 12:58 PM

    Boa tarde, meu nome é Mylton tenho 78anos e ha 2 anos venho sentindo um mal estar na cabeça e constante dor no ouvido, já fui a tres médicos, fiz vários exames e todos os resultados foram negativos, tomo remédio para depressão e outro para labirintite. Até hoje quase não mudou nada, sempre fui um homem ativo e hoje não tenho animo para fazer nada. Sei que já tenho bastante idade, mas não é por ser (velho) que tenhamos a ficar sentindo-se mal. Agradeço por esta oportunidade e adoraria muito por alguma resposta.

    Um grande abraço

  38. Elviria comenta:

    18 julho, 2008 @ 9:55 PM

    Boa noite, me chamo elviria tenho 41 anos. há 1 ano passei mal, fiquei internada devido a tontura e um mal estar muito grande.
    fui orientada a procurar médico otorrino, fiz alguns exame e foi diagnosticado sindrome do ménière. estou tomando Labirim desde deste diagnótico. hoje ando sentindo desiquilibrio e sumbido no ouvido direto e as vezes doi, sinto uma irritabilidade e não consigo ficar muito tempo na tela do computador porque fico um pouco zonza. hoje dia 18/08/08, retornei ao médico e ele me receitou Meclin a cada oito horas. estou aflita, gostaria de saber oque eu tenho que fazer e se tem cura este problema.
    Estou anciosa no aguardo de alguma resposta
    Desde ja agradeço
    Um forte abraço

  39. Nuna comenta:

    6 agosto, 2008 @ 6:21 AM

    Olá
    Tenho 27 anos e descobri que tinha sindrome vertiginoso ha 2 anos!
    tonturas fortes, leves, enjoar,zumbido, são alguns sintomas diários!
    estou a aprender a viver com este problema, dificil de encarar porque me limita em dias de
    crise!
    faço medicação diária mas as crises infelizmente mantem-se!
    estou a aprender a viver com este problema…

  40. Cássia comenta:

    8 agosto, 2008 @ 4:15 PM

    Boa tarde, lendo os inúmeros comentários acima, percebo que não estou sozinha nessa
    luta. Desde o ano passado venho sentindo uma sensação de tontura ( cabela boba, qdo
    saio na rua parece que vou cair é horrível, não é vertigem, é como se me faltassse equí-
    librio. Já fui na neurologista e ela achou que fosse fibromialgia (tomei remédios e não adiantou ), fui recentemente num clínico geral e ele me receitou Vertizine D e Ginko TAB
    estou usando há uma semana, mas até agora não senti melhora nenhuma,( ela acha que
    é labirintite ).
    Gostaria de saber doutor: qual o tempo para o remédio fazer efeito? Ou caso fosse labirintite eu já deveria ter melhorado? P.S. – não tenho zumbido no ouvido.
    Desde já obrigada. Cássia

  41. maria comenta:

    10 agosto, 2008 @ 11:14 PM

    óla,tenho 25 anos e há mais ou menos 2 anos venho tendo tonturas há um ano elas tem sido constantes e mais fortes fiz o exame e constou que eu tinha sindróme vestibular periférica irritativa,mas o otorrino conforme meus relatos disse que era devido meu nervosismo,me passou um calmante tomei por 15 dias,por negligencia minha e por falta de condições financeiras não voltei a me consultar,hoje tenho muitas tonturas e acho que tenho sindrome do pânico,evito a todo custo sair de casa só se for com meu marido que sabe desse problema e me sinto segura com ele, me ajude por favor.Uma boa noite.

  42. Dani comenta:

    23 agosto, 2008 @ 3:55 PM

    Olá ! Me ajudem por favor !!
    Meu nome é Daniele, tenho 25 anos,
    Há dois dias descobri que tenho uma pequena pedra na vesicula e que precisa ser retirada.. Fiquei muito nervosa, por que sempre tive pânico de qualquer tipo de anestesia, ainda mais geral, tenho medo de tudo , de não sair da anestesia , da recuperação, de não poder comer como antes e uma série de coisas , inclusive das cicatrizes ( pois bem , mas é necesário ).

    Mas quanto a vesicula sei o que fazer…
    Não sei se recebi muito mal a noticia de uma cirurgia e fiquei muito nervosa, então ontem a noite meus dedos da mão esquerda , anular e mínimo , começaram a formigar e estão dormentes há quase um dia , o que é isso , pelo amor de Deus ? Até pra digitar está ruim ,

    Me ajudem Doutores
    Obrigada !!

  43. zelda comenta:

    24 agosto, 2008 @ 9:39 AM

    estou sentindo um formigamento do ouvido para o pescoço que vai descendo pro ombro é como se fosse um monte de formigas andando as vezes começo dar massagens bem forte e passa por favor ajude-me tenho 85 anos

  44. Alexander Distadio comenta:

    26 agosto, 2008 @ 3:54 PM

    Tenho 32 anos, meu caso é um pouco diferente.
    Não sei se é tontura ou vertigem.
    Sinto algo estranho quando mexo rapidamente os olhos.
    Pode ser vista?
    Quando durmo me sinto bem. Parece q tem um cansaço junto!

  45. lucineide comenta:

    2 setembro, 2008 @ 8:03 PM

    eu gostaria de saber porque o osso da minha orelha doi eu comesei ter esta dor depos que senti uma dor no meu rin porque sera pofavo me fala se suberem

  46. iracema martins comenta:

    4 setembro, 2008 @ 6:42 PM

    boa noite dr. tenho tonturas e vertigens desde 2ooo não possa sair sozinha , não posso dirigir, já consultei neurologista, otorrino, cardio, fisio, psicologo,gineco, oculista, clinico geral , pastor de igreja, até dr. espiritual. e até agora nada .já tomei mais de 52 tipos de remedio e de nada adiantou. o que faço por favor me de uma luz obrigada e aguardo uma resposta. iracema

  47. frank de lima comenta:

    9 setembro, 2008 @ 2:03 PM

    ola dr saudações, fiz duas cirurgias de coração em um ano coloquei por ultimo uma protese valvar aortica metalica a dois meses, estou tomando marevan e atenolol, mesmo antes da segunda cirurgia ja sentia tonturas e agora estão aumentando sinto tambem alguns disturbius na visão que tambem estão piorando a cada dia que passa, ja fui no otorino não estou com labirintite fui encaminhado ao neurologista que solicitou um tc do cranio……. queria saber se estou indo no caminho certo e se a tc do cranio não vai me fazer mal devido a minha cirurgia me oriente, obg aguado resposta… frank

  48. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    9 setembro, 2008 @ 2:41 PM

    Frank,
    Voce está no caminho certo. Importante saber se está tudo em ordem no cérebro.
    Boa sorte

  49. sandra brancop dos santos comenta:

    9 setembro, 2008 @ 7:47 PM

    boa noite dr. tenho tonturas, e vertigens desde de 2000, sinto uma zumbido no ouvido direito e uma dor mais e fraca,tenho a sensaçao q estou flutuando, as maos e os pes fica soando frio ja tomei remedios e nada adianta , o coraçao dispara e essa sensaçao me da muita ansiedade.
    que tenho dr por favor me oriente.
    obrigado aguardo uma resposta.. sandra

  50. maria lucia franco comenta:

    12 setembro, 2008 @ 9:34 AM

    olá,bom dia!!
    gostei de ler a respeito da labirintiti…
    estou em fase de tratamento..masi as crises não melhora nunca..tenho enxaqueca pra piorar..ja fui p/hospital varias vezes com crises de dor de cabeça insuportavel…pensei ke estava morrendo de tanta dor….não posso mas dirigir..sair de casa..sentir cheiro…tomo remédios tds os dias..estou desesperada..não melhoro nunca..estou até afastada do trabalho…o pior de td..que fui afastada pelo meu médico,mas o inss não acredita que estou mal….só eu sei o que tenho passado..um dia bem dois tres ruim….o que devo fazer..???já estou com sindrome do pâncio….um grande abraço…

  51. Ana Paula comenta:

    15 setembro, 2008 @ 12:38 PM

    Boa tarde, meu nome é Ana Paula, tenho 31 anos e há 8 dias venho tendo tonturas constantes, enjôos, sensação de como se tivesse dilatado a pupila, memória fraca, enfim um desequilíbrio no corpo, raciocício lento, fiquei muito lenta para fazer as coisas do dia a dia, fui ao otorrino ele me receitou dramim e remédio p/ circulação (ginko biloba), mas não sinto melhora alguma, estou afastada do trabalho. Estou pensando em procurar um psiquiatra, isso tudo está mexendo muito comigo.

  52. Dete comenta:

    22 setembro, 2008 @ 12:05 PM

    Bom dia, estava lendo varios depoimentos e qase tdos são os sintomas qe eu tenho. Eu descobri qe tenho labiritinte à uns 5 anos atraz, na cadera do meu orto foi odia qe senti muita tontura e andava de um ldo só tanto qe meu orto fiko muito preocupado na hora ligo pro neuro e me encaminho no mesmo momento chegando no neuro fizemos uma bateria de exames onde fiz com uma fono o exame de labiritinte onde chego o diaguinostico da labiritinte…só qe nunca mais fui no neuro continuo tomando o medicamento Labirin e um ótimo remedio mas tenho qe carrega ele na bolsa o tempo tdo qalqer tontura eu tomo e fiko legal mais o zombido eu já ate me acostumei..s´oqe agora esto preocupada uma semana atraz eu cai e bati a cabeça e cheguei a desmaia e não qis ir ao medico…agora venho sentindo qe a tontura aumento e meu pescoço começa dar umas repuxadas…e forma uns nodolos ai eu passo algum gel pra fazer massagem ele some…sera qe é devido a batida? outra coisa eu poko me lembro das coisas qe se passaram na minha vida tive um esqecimento de boa parte da minha infacia e juventude mais percebi isso des qe comecei a trata da labiritite sera qe a causa do esqecimento vem ser devido a labirititi?
    Grata,

  53. leandro de almeida comenta:

    28 setembro, 2008 @ 11:06 AM

    ola, tudo bem quero lhe informa que fui ate o medico fiz raio-x e o medico informo que e uma sinusite , porem estou com sintomas de alguma coisa parecida com tonturas, sono, dor de cabeca, perda dos reflexos , sera que pode ser alguma coisa grave ou apenas sinusite ?

  54. Fernanda Morais comenta:

    29 setembro, 2008 @ 1:02 PM

    Olá tenho 47 anos e desde o início desde ano que anod com tonturas, as quais tem vindo a intensificar-se, ao ponto de estar sem trabalhar. Já fui a vários médicos, e fiz diversos exames, sem quaiquer resultados conclusivos. Dois médicos fizeram dois diagnósticos diferentes, um sem me colocar grandes questões, considerou que estava com um esgotamento nervoso e medicou-me com antedepressivos, que eu não tomei. Um oftalmologista considerou também, numa consulta, que eu tinha sem qualquer dúvida de erro, sindrome vertiginoso postural, devendo usar óculos com lentes prismáticas, bem como uma série de artigos para a postura, desde calçado a suporte para teclado. Como estou muito confusa, resolvi ir de novo a um otorino e a outro oftalmologista. Sinto-me completamente insegura. Alguém me ajuda?

  55. Dete comenta:

    30 setembro, 2008 @ 12:29 PM

    olá Fernanda, acho melhor vc procurar um NEURO, melhor do qe um oftamologista.

  56. nuciene comenta:

    1 outubro, 2008 @ 9:14 AM

    oi meu nome é ciene eu tenho tonturas direto e agora quando sinto mim dar uma coisa estranha na testa onde se eu podesse nao via nenhum barulho paresse que vou elouquecer tenho 29 anos e ja fui ao medico ele disse que eu tinha labirititi mais nao tomo nenhum remedio por favor mim diz o que fazer! tenho medo de esquecimento será que isso acontesse precizo de uma explicação hurgente por favor!
    muita obrigada! fiquem com deus!

  57. Roseli comenta:

    3 outubro, 2008 @ 11:39 AM

    Olá, tenho 40 anos e desde os 15 comecei a sentir tontura, fui em vários otorrinos na minha cidade e na época falavam que era labirintite e não tinha cura. Como as crises duravam 8 meses e eu não aguentava mais, fui indicada para passar em um otorrino no centro de São Paulo, este me tratou com vários medicamentos e não tive resultado; Até que um dia cheguei para ele e disse que se ele não me operasse eu não sabia o que ia acontecer comigo, ele decidiu me operar, ou seja, colocou um aparelho chamado shuntz no meu ouvido e melhorou bastante e após a cirurgia comecei a fazer reabilitação labiríntica onde teve uma melhora significativa. Mas ultimamente estou sentindo tanta tontura que não aguento, principalmente quando viro a cabeça para o lado esquerdo, mas não tenho perda da audição e nem zumbido. O que acho estranho é que tenho uma ansiedade incontrolada e o sistema nervoso muito abalado e chego à várias vezes ao dia ter alteração de humor, ora estou alegre e no mesmo momento fico numa profunda tristeza sem motivação prá nada. Será que devo procurar um psicólogo ou um psiquiatra?
    Desde já agradeço.

  58. Hervana Tereza Ribeiro comenta:

    4 outubro, 2008 @ 8:20 AM

    Fui diagnosticada como portadora da síndrome vestibular periférica à direita. Gostaria que me esclarecesse um pouco mais sobre esta síndrome. Tem cura? Qual o tratamento para a mesma?
    Agradeço desde já a atenção.

  59. Maria regina comenta:

    4 outubro, 2008 @ 2:38 PM

    Tenho 55 anos e sofro com labirintite há anos, passei por vários médicos e exames e nada resolveu. Atualmente tomo Meclin, tenho muita tonturas e náuseas, mas não esta adiantando. Meu médico disse que tenho que me acostumar com o zumbido, além da tontura e nauseas, mas é muito dificil. Tenho osteoporose e tomo Bonviva e supl. de cálcio e vitamina D todos os dias. Da tontura, e pressão nos ouvidos estou cada vez pior, não tenho animo para mais nada. A vitamina D po estar agravando a labirintite pela sua toxicidade?? Me ajude, agradeço muito a resposta.

  60. raphael comenta:

    10 outubro, 2008 @ 11:01 PM

    DR MEU NOME E RAPHAEL TENHO 23 ANOS A MAIS OU MENOS 6 MESES TENHO TIDO UMAS CRISE QUE TEM ME ATRAPALHADO MUITO NO TRABALHO EM CASA JA PASSEI POR 3 CARDIOLOGISTA JA FIZ QUATRO ELETROCARDIOGRAMA RAIO X DO TORAX TODOS EXAMES DE SANGUE E COMO SEMPRE NADA CONSTA,MEUS SINTOMAS SAO TONTURA QUASE TODOS OS DIAS SENSAÇAO DE DESMAIO MINHAS MAOS FICAM FRIAS DA IMPRESSAO QUE O CORAÇAO VAI PARA DE BATER E MUITO MEDO DR ALGUNS MESES A MINHA PRESSAO ALTERAVA MUITO CHEGOU 16/8 MAS MEU CARDIOLOGISTA DISSE QUE ERA DEPRESSAO E MUITO STRESS ENTAO PASSEI POR UM PSIQUIATRA ELE ME FALOU EM SINDROME DO PANICO QUE PODERIA SER MAIS NAO TAO GRAVE , AS VEZES ACHO QUE ATE SEI QUANDO VAI COMEÇAR, A TONTURA PARECE, QUE ATE OQUE EU COMO CAUSA ESSES SINTOMAS POR QUE FICO COM UMA SENSAÇAO DE PESO NO MEU ESTOMAGO DR QUAL A ORIENTAÇAO QUE SENHOR ME DAR OQUE DEVO FAZER NAO AGUENTO MAIS ESSE PROBLEMA NA MINHA VIDA ME AJUDE DR ;;;;;;;;;;

  61. Daniela amaral comenta:

    16 outubro, 2008 @ 5:57 PM

    Ola Dr…. Gostarai de lhe perguntar quanto tempo dura o tratramento de uma vertigem postural paradoxia benigna… A sensaçao e muito ruim… me sinto insegura de sair e fazer as coisas sozinhas como antes, as pessoas acham que isto e frescura… Tenho tomado o remedio nos dias e horas certas, tem alguma outra coisa que poderia fazer para apresar esta melhora… Grata pela atençao…

  62. ariovaldo comenta:

    24 outubro, 2008 @ 9:39 PM

    dr o que posso fazer com meu pai que deu essa doença de labirititi e da forte ele toma mais o mesnos uns cinco tipo de remedio ele tom ginco de loba , e vertix , esguimil, e outros o senhor acha que ele deve tomar quanto tempo , ja faz que ele toma esses remedios 15 dias , se o senhor mandar a resposta fico muito grato muito obrigado ….

  63. Iramir Almeida comenta:

    24 outubro, 2008 @ 11:20 PM

    OLá Dr. por gentileza gostaria de uma ajuda: Há ums 8 anos atrás tive pela primeira vez uma crise, sentia tonturas e dificuldade de raciocinar, procurei médicos otorrino, neuro o eletro encefalograma deu cerebro com base lenta e ele falou que não era nada, Há uns 3 anos tive outra comtonturas fortes e enjôos, tomei vertix, ginko tudo bem. Novamente agora tive outra não conseguia nem levantar, nem virar, com enjôô, peso na cabeça, dor de cabeça, tomei vertizine, ginko, coristina, melhorou 95% que médico devo procurar? falam que é estress, mas eu relaxo bastante, sou de bem com a vida, tenho hipertensão, mas controlada com atenolol 50 e quero descobrir a causa pois minha profissão é motorista, motoqueira e não dá para viver tonta. de ante mão muito obrigado pela atençao, espero retorno……..

  64. ROSA PURO comenta:

    3 novembro, 2008 @ 10:36 AM

    Dr.
    sempre sentir tonturas, estou com uma leve perda auditiva no ouvido direiro, a poucos dias sentir vertigem(sentir tudo rodar)daí pra cá todas as noites quando deito sinto tonturas, fui ao otorrino que me passou BETASERC 3 vezes ao dia .espero ficar boa com esse tratamento.
    Dr.sempre relacionei minha tontura e dores de cabeça à MUDANÇA DO TEMPO, gostaria de saber se existe alguma relação pois, os profissionais que me atenderam não estudaram sobre isso e até curtem com a minha cara.
    Existe algum estudo sobre essa relação ?
    ESPERO RESPOSTA.

  65. juliano comenta:

    5 novembro, 2008 @ 9:19 PM

    Ola Dr…venho sofrendo de um forte zumbido no ouvido esquerdo….tudo começou depois que sofre uma pancada no ouvido em um treinamento militar…venho sofrendo com a negligencia dos medicos militares.ja consutei varios e nenhum me diz ao certo o que eu tenho.gostaria de saber se no meu caso existe alguma cura.Muito obrigado!!!aguardando respostas.
    .

  66. Jane Neide comenta:

    25 novembro, 2008 @ 3:02 PM

    Há 2 semanas(não sei se foi gripe ou o que) fiquei acometida de espiro, dores por todo o corpo e nariz escorrendo. Isto durou uns 6 dias(obs. a mais de 10 1anos trato de alergia). De lá pra
    cá restou bastante mal estar. Sinto a cabeça ôca, e quando sôo o nariz (sai um líquido amarelado) e o pior: fico zonza e esta zonzeira permanece por tempo indeterminado.
    Por favor me diga: o que pode ser isto? Que médico/especialidade devo procurar?
    Desde jáz agradeço a atenção.

    Jane Neide

  67. Victor Agostinho comenta:

    29 novembro, 2008 @ 4:34 PM

    Boa Noite,

    Tenho 64 anos e tomo Norvasc(amlodipina), para a tensão arterial normal alta 15×8. Mas á uns dias que venho a sentir tonturas, com dores no pescoço, dores de cabeça que me apanham os olhos. Pergunto será do dito medicamento ou estareia ter quedas de açucar ou subidas repentinas na tensão ?
    Por favor esclareça-me.
    Obrigado
    Victor

  68. Antonio Carlos comenta:

    3 dezembro, 2008 @ 4:10 PM

    Boa tarde,

    tenho 74 anos e a mais ou menos 5 anos, venho sofendo com pequenas tonturas e zumbido nos ouvidos, já passei por vários médicos da área e outros como cardiologista etc, até agora sem nenum sucesso, as vezes sinto o corpo pesado e acompanhado de mal estar, porém tenho suportado, mas me tira a autoconfiança e com isso evito de dirigir em distâncias muito grande, por exemplo 350 km, durante a viagem fico estressado e tenho vontade de urinar a cada 180minutos, tenho evitado também de viajar para o litoral por medo de sentir-se mal. Já fiz tratamento com acupuntura tive uma pequena melhora. Gostaria que pudesse receber informações de Profissionais Especializados nesta área e que pudessem detectar o mal que tanto me aflige. Informo ainda que no momento estou tomando ginkobiloba 80mg e para dormir Ogadil 0,5mg.Agradeço antecipadamente o esfôrço em atender o meu apêlo.

  69. valdelice comenta:

    9 dezembro, 2008 @ 3:47 PM

    boa tarde tenho 29 anos e a 2 meses sinto tontura asveses fico boa ums 3 dias e derepente começo a pasar mal de novo mais o mais estranho e que a minha tontura parece ser pelo olho quando mecho o olho fico tonta nao posso firmar muito a vista que parece ter uma distoçao nos olhos fui ao medico e ele disse parecer uma labirintite mais que ainda estava muito vago e me receitou dramim b6 eu tomei 1 comprimido e parece que fiquei pior com mais tomtura e com os olhos pesado porque as vezes eu tambem sinto meus olhos muito pesados emfim eu nao tomei mais o remedio e continuo com os sintomas por favor alguem pode me ajudar a diser se isso pode ser uma labirintite obrigado e espero por uma resposta

  70. Edson comenta:

    11 dezembro, 2008 @ 6:48 AM

    Bom dia!
    Dr.
    Tenho 29 anos, desde una semana tenho sentido uma tontura continua não muito forte, senti também uma tensãoe desconforto forte no nariz, pescoço, maxilar, nuca e ouvido, Mais ou menos 3 dias após perceber a tontura, senti tive uma leve dor de cabeça, mas tomei um medicamento e depois a dor nao voltou mais, fui em um clinico geral e tirei um Raio X do cranio, ele me disse que eu estava com uma espécie de sinusite, porém eu não estava com o nariz entupido, e nem estava gripado, me receitou dois medicamentos(comprimidos), não estou sentindo nenhuma dor e nem os desconfortos, mas ainda continuo com leve tontura constante..
    Doutor estou muito preocupado, , o que pode ser? que especialista devo procurar?
    por favor respondam a minha pergunta! estou muito nervoso!

  71. maria comenta:

    7 janeiro, 2009 @ 5:13 PM

    ola nao estao mas respondendo nao preciso muito de orientaçao

  72. MARCELO comenta:

    15 janeiro, 2009 @ 12:45 PM

    boa tarde,meu nome é marcelo eu me internei a hum ano e oito meses atraz para uma cirgia de apendice,ai deu aderencia de intestino,fiz trez cirurgias em uma destas cirurgia o meu intestino furou,peguei septicemia fiquei 48 dias internado,peguei candida,precisei fazer hemodialise,fiquei com convulsao mental,fiquei em coma induzido por 8 dias,emagreci 25 kilos , ai depois dos 48 dias tive alta,só que depois de uns 5 dias que eu comecei a tentar andar eu percebi que eu estava sem equilibrio , voltei no medico e ele me encaminhou para um otorrino ele me receitou uns medicamentos e depois de um mes eu estava piorando,voltei em outro otorrino ai ele suspendeu os remedios,e pediu uns exames(um que injeta um liquido no ouvido e um de sons)e disse que estava tudo em ordem,ai eu procurei um neuro muscular que pediu varios exames(exames de sangue,liquor,eletroneuromiografia…)e nao encontram nada que pode estar causando esta ataxia(andar cambaleante,tremedeira,fala pastosa,falta de coodernaçao)eu gostaria de saber se tem a possibilidade de ser vestibulopatia central ou algo relacionado.
    ficarei grato se o sr puder me responder

  73. maria comenta:

    22 janeiro, 2009 @ 9:18 PM

    boa noite ,tenho 34 anos e tenho passado por uns problemas em minha saúde como estou sentindo agora estou sentindo minha cabeça atordoada tonta com enjou um peso no pescoço mais quando eu me movimento sinto dor e as vezes sinto meu estomago como se fosse colica sendo que isso fosse constante eu fico pensando se é pressão alta mais todas as vezes que tiro minha presão ela esat 10 por 7 ou 9 por 6 acho que mais dificil foi da presão alta. eu queria saber oque tenho sinto um peso na coluna as vezes dores as vezes peso zumbido no ouvido

  74. Mauricio comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 1:39 AM

    Já faz algum tempo atrás, eu fiquei sentindo leves dores de cabeça e tontura ao mesmo tempo por durante uma semana e2 dias, e gostaria muito de saber o q foi q aconteceu comigo???

  75. Janaína comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 11:06 AM

    Bom dia, Dr.!
    Sou estudante do 5período de Fisioterapia.
    Uma amiga minha, de apenas 28 anos de idade, relatou que sente vertigens ao acordar e esse sintoma dura aproximadamente 1 hora, além de ter dificuldade de memória e cognição durante esse período. Ela não sente náuseas ou outros sintomas associados.
    Pedi a mesma que abraçasse um das pernas com os olhos abertos, e ela obteve sucesso na execução (tanto com o membro direito quanto esquerdo). Porém, ao repetir a atividade com os olhos fechados ela não conseguiu equilibrar-se. Tenho indicado para ela exercícios que facilitam a coordenação e a propriocepção. Indiquei que ela procurasse um médico, mas qual a especialidade mais indicada um otorrinolaringologista ou um neurologista? Provavelmente se trata de que patologia?

  76. Janaína comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 11:10 AM

    Que exames complementares são necessários para o fechamento do diagnóstico?
    Qual a diferença entre Cinetose e vertigem postural paroxística benigna?

  77. Regina Célia Rodrigues Baia comenta:

    17 fevereiro, 2009 @ 1:29 PM

    Boa tarde: meu é Regina Baia, tenho sofrido com muita tontura,tive no otorrino, ele constatou que tenho sindrome vestibular perifériva deficitária, to fazendo tratamento com labirin e ginkgobiloba, já tive um tempo sem sentir nada, mas de uns dias pra cá venho só venho piorando, eu tive depressão muito forte, tomei muita medicaçao mas parei, será que se eu voltar com remédio de depressão, não irei melhorar essa sindrome tem cura, eu tenho 51 anos de idade por favor me ajuda desde de já agradeço

  78. DEJANIRA FERREIRA comenta:

    22 março, 2009 @ 10:20 PM

    OLÁ ! TENHO 49 ANOS E DESDE 2004 TENHO VPPB
    SEI QUE É DEVIDO A DUAS CIRURGIA DE ANEURISMA CEREBRAL QUE FIZ, UMA EM 2002 E

  79. manuela silva comenta:

    2 abril, 2009 @ 11:05 AM

    Boa tarde,
    Estou já algum tempo com o ouvido esquerdo tapado como se tivesse um búzio encostado constantemente. Ouço o meu fluxo sanguíneo, a minha respiração, quando engulo, quando falo, tudo me incomoda como se estivesse mais alto do que todos os sons á minha volta. Já foi a um clínico geral que me receitou por duas vezes antibióticos diferente. Como não resultou, foi ao Otorrinolaringologista. Este disse-me que pode ser sistema nervoso ou Síndrome de Meniére e receitou-me medicamentos para ambos os casos. Vendo este site chamou-me atenção para o facto de problemas na cervical poder influenciar sintomas no ouvido.
    Já foi operada a cervical e continuo a ter crises, pois já tenho mais duas hérnias. Tenho vindo a ser acompanhada em fisioterapia aquando das crises.
    A minha duvida é se isto pode ter alguma coisa a ver com o ouvido e com os sintomas que apresento?

  80. carla ponciano comenta:

    9 abril, 2009 @ 9:27 PM

    oi,boa noite!Tenho18 anos,eu sou muito curiosa amei todas as informações aqui adquiridas…Sei Aprende muito,em pouco tempo,consegui tirar minhas dúvidas esse site é excelente,criativo,eduativo,informativo…bjos fiquem aom deus…

  81. carla ponciano comenta:

    9 abril, 2009 @ 9:28 PM

    muito bom essse site.

  82. scheila comenta:

    17 maio, 2009 @ 11:08 AM

    Olá sou Scheila de Passo Fundo. Últimamente estou tendo muita dor de cabeça, de um lado dá físgadas e muitas vezes não consigo nem tocar com a mão o “caco” da cabeça. Tengo labirintite, muitas vezes sinto tonturas e ao abrir os olhos vejo “estrelinhas” em faísacas. Estou preocupada pois sou muito ansiosa e estressada, mas não coloco para fora, pelo contrário fico para mim e tendo resolver tudo sem reclamações. As físgadas na cabeça é normal?

  83. Roniele da s. lopes comenta:

    28 maio, 2009 @ 3:08 PM

    quis são os tipos de remedios usados no tratamento da labirintiti?

  84. elaine lima comenta:

    30 maio, 2009 @ 1:56 PM

    ola meu nome e elaine tenho 27 anos a dois anos venho sofrendo com muitas dores de cabeça e ansia de vomito e muita zonzuras e fico muito mal fui no neurologista eela mepasou para mim tomar o remedio atenolol e memandou passar pelomedico de otorrino e ele mandou eu tomar o remedio meclin sen fazer izames nen um o remedio ven mefazendo muito mal me de ixou pior o que eu tenho alguem pode me ajudar pofavor me ajuden nao aguento mas

  85. rubens bartolomeu comenta:

    31 maio, 2009 @ 8:05 PM

    caro dr. armando ;estou desesperado!! por “DEUS” me ajude!!! já procurei mais de 10 medicos , entre clinico geral, ortopedista, neurologista , massagista, e acumpultuta, e nada me curaram!! só gastei meu dinheiro!!!! MEU UNICO PATRIMONIO QUE FICOU, ERA MEU CARRO !!! QUE VENDI PARA ME TRATAR !!! vou falar a minha doença para o sr!!!! por “DEUS” me ajude!!!desde criança quando eu tinha 8 anos, eu demaiei, sem bater a cabeça, estava dormindo, minha mãe me socorreu, dali por diante, eu parecia que estava sonhando, mas estava acordado, parecia que estava bebado, e cresci com esse problema!!! casei-me, trabalhei, sou policial civil, só que agora essa doença esta se agravando!!!, dormo um sono que não sustenta, parece que tem uma borboleta no ouvido se batendo, parece que estou embriagado, (não bebo) zonzura, dor no globo do olho, parece as vezes que tem uma faca encravada na minha cabeça, o que encomoda é a zonzura que é dia e noite e faz ja 01 ano que estou assim!!, por favor me ajude eu assino até um termo para o sr servindo de experiencia!! sem nehum onus!! só com a intenção de eu me curar!!! por favor me ajude moro em sorocaba/sp, na rua guararapes, 41 vila jardini, me responda por favor!!!! em nome de “DEUS “

  86. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    1 junho, 2009 @ 6:28 AM

    Rubens.
    Fico constrangido com a sua dificuldade causada pela doença. O cérebro da gente é um grande mistério. Pode ser que o seu problema foi causado por alguma lesão causada na infância e que gerou todo problema de equilíbrio e audição. Sou geriatra e procuro com este site expor os conceitos médicos das diversas doenças e as terapias atuais. Acredito que voce poderá encontrar alguma solução o seu problema consultando novamente um neurologista. A Faculdade de Medicina de Sorocaba tem excelentes neurologistas e pesquisadores.
    Boa sorte.

  87. carlos lima comenta:

    9 junho, 2009 @ 1:04 PM

    ola de ha uns meses para ca venho sentindo uma sensaçao de pulsar no ouvido direito e permanece dia e noite sera que este pulsar e derivado a alguma doença que pode ser grave? ja fui de urgencia no otorrino me receitou trimatazidina de 20 mg mas ainda sinto a zoeira e o pulsar era medicaçao pra tomar um mes seguido obrigado pela atençao.

  88. carlos lima comenta:

    9 junho, 2009 @ 1:08 PM

    a medicaçao esta quase no fim e ainda sinto esse pulsar tenho diabetes tipo 1 tomo insulina tera alguma coisa a ver com o facto de ter esse problema ?obrigado doutor pela atençao

  89. DOUGLAS comenta:

    28 junho, 2009 @ 8:37 PM

    tenho 35 anos,ontem fui dormir no carro com os vidros fechados durante a noite,o tempo la fora estava frio,acordei algumas oras depois muito tonto,tava tudo rodando,sai do carro entrei na casa sentei no sofá com muita tremedeira,bebi 2 copos de agua e a tremedeira parou,a tontura só parou ao acordar pela manhã,tem hever com durmir no carro com os vidros totalmelmete fechados,obrigado.

  90. tiddy ramos comenta:

    8 julho, 2009 @ 1:17 PM

    Olá tenho 52 anos e desde os 30 anos faço tratamento para tontura e até agora ainda não tive nehuma melhora muito pelo contrario apartir dos 50 anos piorou tenho dificuldade para ficar em pé .Obs a tontura é constante, os exames nunca acusaram nada são todos normais e não sei oo que fazer.

  91. Miriam comenta:

    12 julho, 2009 @ 6:30 PM

    Há um ano e meio sinto fisgadas generalizada pelo corpo, sem uma constância em uma parte específica, às vezes muito forte, outras nem tanto. Acontece na barriga, na perna, nos braços, nos pés, etc. Normalmente ocorre quando estou em repouso (vendo TV e dormindo) inesperadamente. As fisgadas têm semelhança com agulhadas.
    Quando procuro um profissional, ninguém consegue me dar um diagnóstico. Mesmo fazendo vários exames, nada ficou constatado. O que poderia ser?

  92. Isabel araujo comenta:

    23 julho, 2009 @ 3:20 PM

    ESTOU A 4 MESES COM CRISES VERTIGENS, ULTIMO MEDICO PS, QUE ME VIU CRISE GRAVE S/ MELHORA C/ MEDICAMENTOS, FEZ VARIOS TESTE DIAGNOTICOU C/ VERTRINGEN PERIFERICAS
    MEU PROBLEMA OUVIDO DIREITO JÁ PERDI 50% DE AUDIÇÃO, O QUE POSSO FAZER P/ EVITAR AS CRISES, QUE ESTÃ CADA VEZ MAIS INTENSAS, NÃO ESTÃO ME DANDO TRATAMENTO ADEQUADO, SE PODER ME AJUDAR, ESTE PROBLEMA ESTÁ ME AFETANDO MUITO INCLUSIVE ME CAUSANDO MUITO MEDO.

  93. Eunice Moraes Santos comenta:

    26 julho, 2009 @ 11:14 AM

    Tenho tonturas e enjoo principalmente apos almoço e a noite, quando ando de carro enjoo,
    as vezes fico varios dias com sensação de desconforto com essas tonturas, desequilibrio, uma leve dor de cabeça,fiz um exame recente de labirintite e não deu nada, estou investigando outras possibilidades, mas esta dificil de entender , o otorrino me passou ginko biloba e tem sido bom, mas se é para labirintite porque esta funcionado por enquanto, mas não posso deixar de toma-las que já tenho as sensações de desconforto novamente.
    Estou passando agora com reumatologista, e passo frequentemente com o endocrino, se hover alguma dica que possa me ajudar , obrigada Eunice

  94. wagna comenta:

    20 agosto, 2009 @ 2:43 PM

    Olá , ha um ano e meio q sinto tontura. Tomo remedios para depressão e so agora descobri que tenho sindrome vestibular periferica deficitaria. Não sei o que fazer, por favor me ajude.

  95. Luam comenta:

    16 setembro, 2009 @ 2:20 AM

    Ola, tenho 22 anos ,a mais ou menos 3 dias fui assaltado no centro da cidade, nisso sofri agressão fisica, com forte pancada na cabeça, desde então toda noite sinto meu corpo suar frio e tonturas causando tb um enjouo horrivel, coisa que eu jamais havia sentido na minha vida, sera que pela pancada posso ter sofrido algo? por favor me ajude, pois começei a ficar desperado com a situação!!

  96. valmiracoment comenta:

    17 setembro, 2009 @ 8:21 AM

    bom dia tudo bem olha eu preciso de ajuda tenho 52 anos e ums probemas meio dificil de resolver tenho presao alta de dificil controle clinico tomo remedio todos dias mesmo assim pressao cotinua 16×10 ja ficou varias vezes 20×12 minha cabeça parece que vai espludir passo o dia inteiro com aminha cabeça zonza nao saio de casa so vou no medico quando estou muito ruim nao sei o que fazer tenho depressao sou muinto nervosa choro atoa eu nao quero continuar assim me ajude por favor

  97. valmiracomenta comenta:

    17 setembro, 2009 @ 8:23 AM

    bom dia tudo bem olha eu preciso de ajuda tenho 52 anos e ums probemas meio dificil de resolver tenho presao alta de dificil controle clinico tomo remedio todos dias mesmo assim pressao cotinua 16×10 ja ficou varias vezes 20×12 minha cabeça parece que vai espludir passo o dia inteiro com aminha cabeça zonza nao saio de casa so vou no medico quando estou muito ruim nao sei o que fazer tenho depressao sou muinto nervosa choro atoa eu nao quero continuar assim me ajude por favor

  98. valmiracoment comenta:

    17 setembro, 2009 @ 8:32 AM

    almi

  99. Keli comenta:

    20 setembro, 2009 @ 6:58 PM

    Olá

    Na minha ultima menstruacao fiquei com tontura por um periodo de 07 dias…
    sentia tontura principalmente quando estava deitada…ao acordar…ao deitar…
    ao me esticar sempre dava tontura…e quando virava o pescoço para tras…

    Mas isso sumia durante o dia…no trabalho nao sentia nada…so quando
    chegava em casa e deitava…durante 07 dias…

    Quando acabou a menstruacao…sumiu! Agora esta iniciando a menstruacao
    e o problema esta voltando…o que pode ser? Estranho porque nunca tive isso…
    somente colicas…

    Nota: Fiquei sem tomar anticonpecional por 02 meses…tem algo haver?

    Obrigada!!!

  100. Angela comenta:

    28 setembro, 2009 @ 9:15 AM

    Olá,

    Seria possível obter alguma indicação profissional ou um bom centro de tratamento em otorrinolaringologia em Brasília???

    obrigada.

  101. Rosario Novacosque comenta:

    10 outubro, 2009 @ 6:29 AM

    Bom dia!
    Preciso muito da ajuda de voces.Minha mae tem labirintite a alguns anos e ontem ela foi submetida a uma colangioressonacia (isso por conta de algum problema no figado e cálculos na vesicula – que está sendo investigado). Disse ela que, durante a realização do exame o barrulho e ensurdecedor….quase ensuportável. Sem falar na temperatura muito baixa da sala. Qdo chegou em casa ela teve febre e apos algumas horas ao levantar-se viu tudo rodar e desmaiou. Ao acordar sentiu por varias horas nauseas e um mal estar.Pergunto se pode estar relacionada ao exame. O barulho excessivo pode causar isso?
    Obrigada e aguardo anciosa uma respota.

  102. simone chiappa comenta:

    10 outubro, 2009 @ 10:36 AM

    Gostaria de saber se quem faz cirurgia na orta colocando uma prótese nela é normal ficar com fraquesa,tontura se for possivel gostaria de uma orientação desde já obrigado!!!!!

  103. Mari comenta:

    17 outubro, 2009 @ 8:04 PM

    Boa Noite !
    tenho 54 anos ,tenho tontura na aula da academia pois o som é alto,mas aquela aula sempre foi meu melhor remédio…adoro mto animada e motivante e desestressa ,fico mto triste qdo tenho tontura nela pq ai ,não posso fazer direito tenho mto pike ,muita saude ,tirando a labirintite ,tomo betaserc 16 mg ,mas me abaixa a pressão ,e esta aula precisa estar com a pressão ao menos 11/7 p aguentar,voces conhecem body Combat ? então essa aula me alegra mto ,tomo somalium ,e nortritipilina 10 mg ,qdo não fazia ainda a aula tomava 60mg de nortri e tinha dores em todo corpo uma suposta FIBROMIALGIA que se curou fazendo essa aula mto aerobica e alegre , prec iso c ontinuar fazendo ,mas com tontuta n dá algum médico pode me ajudar? Será que se eu tomasse vertix seria melhor ,mas o vertix está escrito na bula :ganho de 4 kgs é isso acontece mesmo !!!!! o betaserc n engorda ,mas será q um dia resolve ?????Pelo maor de Deus me ajudem !!!!! Grataaaaaaaa

  104. Daniel Fernandes Pereira comenta:

    26 outubro, 2009 @ 2:13 PM

    Ola Dr.Armando boa tarde,meu nome é Daniel e venho sofrendo mto com zumbido na cabeça a alguns anos como exemplo 7 anos nunca me preocupei pq era zumbido rapido e não me
    incomodava mais agora tenho 27 anos e tem aparecido varios outros sintomas como zumbido na cabeça constante e sensação de calor na cabeça e formigamentos nos braços e pes e pernas qd isso ocorre fico preocupado já fiz 3 eletros e não deu nada um ultração do coração e nada tbm agora vo fazer um raio-x da cabeça com laudo e um eletro encefalograma se puder me ajudar em alguma explicação fico grato mto obrigado atenciosamente Daniel Fernandes

  105. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 outubro, 2009 @ 4:30 PM

    Daniel consulte um otorrinolaringologista.

  106. soledade lopes comenta:

    29 outubro, 2009 @ 4:37 PM

    Boa noite
    Tenho 56 anos
    Ha uns meses atras desmaiei 2 vezes sem qualquer motivo aparente,fiquei tonta com nauseas dores de cabeça e aviso sempre que vou desmaiar porque tenho a sensação de desfalecimento,fiz diversos exames e todos eles estavam bem, esta semana comecei a sentir me com tonturas mas sem nauseas com zumbido no ouvido esquerdo e tapado fui ao otorino e ele depois de me fazer varios testes disse que era sindrome de meniere,mandou me tomnar Betarsec 2 vezes por dia
    A minha pergunta é
    Sera que os desmaios poderao estar relacionados com o sindrome e se fizer a medicamentaçao e alimentaçao correcta os zumbidos e a sensaçao de ouvido tapado
    desaparece?
    Obrigado

  107. vaneide comenta:

    5 novembro, 2009 @ 12:41 PM

    olá, boa tarde.
    Ha cinco anos venho sentindo uma especie de zonzura e zumbido constantemente sem pausa, passei em varios medicos, fiza varios exames e nada foi constatados. Isso me inrita muito, agora eu tbm nao posso levantar a cabeça ou abaixar que fico tonta, se estou sentada ou deitada ao levantar me causa tontura com pouco escurecimento na visao, nao sei mais o que fazer, os medicos falam que é depressao, outros dizem que é sindrome do panico, ansiedade, ja tomei varios remedios psiquiatricos e nada, o que pode ser isso? goastaria de uma resposta clara, obrigada.

  108. marlene comenta:

    13 novembro, 2009 @ 9:00 AM

    OLA BOM DIA
    HA 3ANOS EU VENHO FAZENDO TRATAMENTO PARA DEPRESÃO, MAS CONTINUO SENTINDO OS MESMOS SINTOMAS, COMO DESEQUILIBRIO,RACIOCINO LENTO,TONTURAS, ANSIEDADE, PANICO ESTOU TENDO ACOMPANHAMENTO MEDICO PSIQUIATRICO. O QUE MAIS POSSO FAZER, GOSTARIA DE UMA RESPOSTA…. MUITO OBRIGADA

  109. duda comenta:

    5 dezembro, 2009 @ 8:20 AM

    olá,tenho 25 anos sinto muita zonzeira ,dores musculares enjôos,o corpo esquenta como se desse febre e só quero ficar deitada pois passo muito mal.já fui ao médico ele disse que eu sou altamente ansiosa e passou pra mim tomar rivotril 5gotas de noite e 3 gotas de manhã.tomei e fiquei um tempão boa agora voltei sentir de novo.não queria ficar dependente desses remédios mas toda vez que paro volto a sentir é muito ruim as vezes minhas vistas escurece.não aguento mais sentir isso,por favor me dê uma dica boa,bjos muito obrigada!!!!

  110. César Semidei Victório. comenta:

    14 dezembro, 2009 @ 3:39 PM

    Olá. Meu nome é César, tenho 53 anos e gostaria de expor o meu problema, conforme abaixo:
    Há alguns meses venho sentindo muitas dores na altura da virílha e no lado esquerdo do meu saco escrotal e numa consulta médica o doutor falou que eu tenho dor vertiginal. Gostaria de saber o que vem a ser isto. Por favor me ajude a ter ciencia do que é esta doença.
    Agradeço e aguardo resposta.

  111. KAROLINE comenta:

    22 dezembro, 2009 @ 11:40 AM

    BOA TARDE DR ARMANDO , BOM EU TBM TENHO ME SENTIDO ASSIM COM TONTURAS REPENTINAS ,COM MEDO DE CAIR A TODO ESTANTE , JA FUI AO MEDICO E E LABIRINTITE MESMO,ESTOU TENTO UN MEDOS ESTRANHO DE TUDO E UM MAL ESTAR MUITO GRANDE DE REPENTE ,JA NÃO SEI MAS O QUE FAZEER ,TOMEI UMA CAIXA DE CINARIZINA MAS CONTINUO TENDO VERTIGEM E MUITO MEDO DE COISAS QUE NUNCA TIVE MEDO SERÁ QUE VC PODE ME AJUDAR /ESTOU MUITO NERVOSA COM MEDO PARECE QUE ISSO NÃO VAI TER FIM ,O QUE EU FAÇO ?

  112. luanda Padilla comenta:

    30 janeiro, 2010 @ 5:27 PM

    Olá , estava pesquisando sobre dores cervicais e encontrei este site bem esclarecedor. Tenho 31 anos e trabalhei com massoterapia muitos anos, sinto muitas dores lombares, mas elas não chegam perto das dores cervicais que a uns 5 anos venho sentindo quase que diariamente. A área cervical está sempre com movimentos limitados pela dor, tento alongar mais dói bastante, e estas dores se irradiam pelo braço, ombro , dentro do braço e dedos , minhas mãos estão sempre dormente nos dois ultimos dedos. E meu dedo anelar esta com as veias bem altas, como se algo estivesse comprimindo a passagem de sangue e ai constantemente estas veias se tornam altas nas duas articulações do dedo anelar.

    Meu punho dói muito como se ele estivesse ¨aberto¨então não posso fazer muito esforço e perco a força na hora de abrir latas e refrigerantes ¨movimentos de rotação¨. As dores cervicais estão cada vez mais insuportáveis e além de irradiarem pelo braço também chegam a escápula.
    Gostaria de saber se pode ser uma Hernia disco, e se necessita cirurgia.
    mUITO Obrigada!

  113. Rafaela Rodrigues comenta:

    8 fevereiro, 2010 @ 7:45 AM

    Olá, tenho 20 anos e eu só preciso entender porque eu sempre tenho dificuldades em andar de automóveis, o movimento dos carros e ônibus sempre me incomoda. A minha visão fica desconfortável, não consigo olhar num ponto fixo que ela parece doer, mas não é apenas em veículos, ultimamente tem acontecido esses desconfortos na minha visão até mesmo quando ando, desço um morro. Já fui em oftalmo, mas ele indicou que eu não tinha nenhum problema ‘sério’ e me deu um colírio (amostra grátis), sgundo ele apenas para descanso da visão por uns dias.
    Mas independente de usar ou não usar o colírio esse mal – estar permanece em mim e está ficando mais intenso, com desequilíbrios pontuais (em determinados momentos) quando ando..(agora que faço estágio e ando de ônibus todo dia pela manhã).
    Um outro sintoma que surge em paralelo ao da visão é a falta de força, principalmente nas mãos, quando estou num ônibus e esse problema na visão surge preciso segurar firme (tentar) porque o desconforto é grande, o meu rosto não fica fixo num ponto, sempre olho para um lado e isso parece ser automático.
    Atualmente passei a pensar na hipótese de que o estrabismo que tive quando pequena pode ter sido despertado e voltado a me acometer de alguma forma.
    Caso alguém tenha argumentos e possa me esclarecer, serei grata..
    Att
    Rafaela R.

  114. josé eduardo de andrade comenta:

    25 fevereiro, 2010 @ 12:16 PM

    sofro da sindrome vestibular periférica irritativa desde outubro de 2006, de lá para ca minha vida mudou muito devido as tonturas frequentes e ao mal estar que mesmo tomando as medicações prescritas pelo vários otorrinos que me consultei não havia uma melhora consistente ,somente em janeiro de 2010 alguem me falou da auto hemoterapia só de ouvir falar achei que era uma daquelas loucuras que de promessa de curas que existem por aí, mas mesmo assim devido a insistencia de minha esposa assisti o dvd do medico carioca que esta disponivel na web,logo na segunda aplicação que são realizadas a cada 5 dis a tontura e o terrivel mal estar que atormentavam minha orelha interna sumiram e hoje 25/01/2010 ja se completaram 5 aplicação e estou me sentindo muito bem graças a Deus , algumas pessoas diz que essa cura ou alivio é psicológico mas não me importa o que importa que estou me sentindo muito bem e toda honra e glórias sejam tributados a Deus por Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador . amém e amém.

  115. josé eduardo de andrade comenta:

    25 fevereiro, 2010 @ 12:23 PM

    alivio de tontura e mal estar decorrente de labirintite cronica ou sindrome vestibular periférica irritativa atrvez da auto hemoterapiagraças a Deus hoje após 5 aplicações dessa técnica sinto-me muito bem . cel: (12) 97694232

  116. adriana soares comenta:

    28 fevereiro, 2010 @ 5:33 AM

    me chamo adriana tenho 20 anos e 3 anos atras levei uma pancada no meio da cabeça, ou seja no cranio, des dai sentir o local dolorido por meses 1 ano depois começei a sentir sintomas, como dores no local da pancada , com tonturas e perdas de memorias, tendo em frequencia disturbio quando dormia, um tipo de zumbido que nao me deixava acordar, procurei um medico e fiz exames descobrir q eu estava com um surtos de ondas agudas de projeçao na regiao centro pariental esquerda, que me passou o remedio hiperdantal, dai parei de continuar o tratamento e depois 5 meses voltaram de novo as dores no cranio! sera que pode ser outra coisas?

  117. Carine comenta:

    15 março, 2010 @ 7:57 PM

    Oi!… meu nome é Carine, tenho 16 anos… i sofro muito de dor de cabeça… as vezes sinto tontura… mais muitas muuuuitas fisgadas na cabeça em partes diferentes na cabeça, sinto o sangue pulsando na cabeça( como a veia quando colocamos o dedo pra ver os batimentos cardiacos no pescoço ou na divisão da mão com o inico do braço), i algo como se lah dentro estivesse escorrendo um liquido na cabeça, pressão na cabeça, i me sinto estranha as vezes, uma coisa sem nome, sabe?… aii começo a ficar desesperada ii as vezes quando algo eh serio com o corpo principalmente as pernas tremendo muuito e demora mais de uma hora pra parar de tremer. Um dia tava dormindo ii meu coração começou a acelerar rapido, mas quando batia doía ao mesmo tempo… aii to indo no medico pra ver o que é isso, vo fazer o eletroencefalograma.
    Mas fico com muito medo de ter derrame, AVC, sei lah, qualquer treco na cabeça q me leve a morte.
    Isso pode aconteceer comigo, segundo meus sintomas?
    Fica com Deus!
    Bjuuhs =*

  118. Fernando Paulo comenta:

    21 março, 2010 @ 10:12 AM

    Olá boa tarde, eu à cerca de 20 anos atrás quando andava na tropa, foi disparado um tiro de arma mesmo junto ao meu ouvido esquerdo, causando-me um zumbido aterrador no ouvido (ainda hoje tenho esse zumbido)…….durante anos tive tonturas (procurei um otorrino na altura, mas disseram-me que era irreversível), mas essas desapareciam com alguma facilidade, à cerca de 5 meses atrás começei a ter novamente tonturas, tonturas essas que não melhoravam, procurei um otorrino, fiz vários exames, tendo-se concluído que ouço menos do ouvido esquerdo e que tenho cerca de 45% de desiquilibrio, presentemente estou a tomar Betaserc, penso que atenua as tonturas, mas não melhoro consideravelmente, só para ter uma ideia e ficar mais descansado, que acham que devo fazer mais? Pois eu já tenho este problema a muitos anos e de facto prejudica-me bastante fisicamente, mentalmente e socialmente a minha vida.
    Muito obrigado
    agradeço resposta
    FERNANDO PAULO
    Portugal

  119. Célia comenta:

    31 março, 2010 @ 11:07 AM

    Olá. boa tarde. Já faz mais de dez anos que sofro de tonturas, visão embaçada, enjoos, sensação de desmaio e cabeça pesada, principalmente na região da nuca. Já consultei vários médicos e até o momento não obtive melhoras. Os sintomas me deixaram com sìndrome de pânico, pois não gosto de sair de casa, andar nas ruas, ir à Igreja, festas com músicas barulhentas pioram muito os sintomas. O otorrino diagnosticou Síndrome Vestibular Periférica Irritativa, me receitou Stugeron, mas não melhorei com este medicamento. As crises continuam. Já procurei medicina alternativa, tomei chás e fiz massagens, mas nada resolveu. Ouvi falar que existe tratamento de reabilitação chamados de manobras e gostaria de saber se são indicadas para o meu caso. Po favor me ajude!
    Obrigada, Célia.

  120. Soraia comenta:

    29 abril, 2010 @ 4:24 PM

    Olá,
    Ja faz uma semana q estou me sentindo muito mal.. reclamo de uma sensação muito estranha na cabeça..
    não é dor.. é uma sensibilidade na nuca, em cima da cabeça e na testa, como se fosse de dentro pra fora… sinto meu ouvido direito tampado.. a testa parece q aperta.. sinto uma pressão em toda cabeça.. o q será? fui no médico e ele passou um antinflamatório (Biprofenid).. ja faz 3 dias q estou tomando e não vi diferença.. a noite parece piorar..
    Me ajudem, por favor…
    Obrigada…

  121. marly (Brasilia-df) comenta:

    2 maio, 2010 @ 2:02 AM

    Boa noite. Minha mãe é idosa e há 8 meses acordou com uma coceira na cabeça, depois um formigamento ao redor dos lábios. e continuou com o formigamento na cabeça, parecendo que tem bichinhos na face toda. Já fomos a mais de 10 médicos, receitaram todo tipo de remédio para fungo, candidiase, herpes, etc.. já usamos pomadas milagrosas e nada…nela já está com depressão, tem 80 anos, é saudável, não tem colesterol alto nem triglicirideos. Por favor me orientem. grata

  122. vera pitangueiras comenta:

    24 maio, 2010 @ 7:22 PM

    ola , a 12 anos tenho tontura , qdo como derivados de leite creme de leite , requeijão , chocolate , fico como se estivesse bebada , por alguns dias , vista meio turva a sensação é horrível ,isso é labirintite?por favor me deem uma resposta .obrigada.

  123. SILMARA comenta:

    1 junho, 2010 @ 4:14 PM

    Olá Dr,tenho uma duvida,Há 10 anos atras,fui ao médico,com problemas de tontura,zonzeira e enjoo,não fiz exames,mas o médico me deu stugeron e lexotan,tomei por 2 anos lexotan e parei,continuei com o stugerom,por 10 anos,estava bem,viajava,passeava,mas um dia me dissera que tb podia ser sindrome de panico,pois tinha tido crises no começo,fui e ele tirou o stugerom e me deu equilid e lexotan,tomo a 5 anos,mas ainda s tonturas voltam,fico zonza,quando ando,parece que estou sendo puxada para os lado,na praia nem entro no mar de olhar as ondas eu caio fico tontinha,o que pode ser SP ou era labirintite mesmo?
    Se puder responder e me dar explicação agradeço.

  124. Luciana Martins comenta:

    10 julho, 2010 @ 9:37 AM

    Olá Dr.
    Bem, a minha dúvida é seguinte:
    Minha Madrinha tem 69 anos e após perdas de entes queridos (meus pais) ela ficou cheia de problemas de saúde desenvolvendo o Diabetes. Ela está insulinisada e atualmente tem tido crises crônicas de vertigens às vezes com enjoôs e vômitos. Ela não tem mantido o equilíbrio necessitando sempre de acompanhante para andar, o que causa muita tristeza porque dois anos atrás ela era extremamente ativa, ágil, subia em escadas, etc. Hoje ela vive com estes episódios e ainda por cima está com diminuição da audição no ouvido esquerdo. Fez tratamentos com strugeron (não se sentiu bem) voltando para o Vertix. Li numa reportagem que o uso desta medicação por longo tempo pode desenvolver sintomas parkinsonianos. Ela hoje tem um leve tremor nas mãos e continua com a cosntante perda de equilíbrio. Faz uso da medicação Labirin que não tem efeito de melhora imediato. Sua glicose ainda não está controlada às vezes acorda baixa e à noite sobe um pouco. O que o senhor orientaria?
    Grata
    Luciana

  125. Amanda comenta:

    5 agosto, 2010 @ 9:51 PM

    Ola! Td bem?!!
    Bem, meu nome e Amanda, o meu problema parece ser bem simples mais nao sei, ultimamente estou sentindo umas visgadas na minha orelha esquerda, e como se tivesse enfiando uma agulha, e uma dor que me encomoda muito, ela vem e passa, depois de uma tempo sem te-la ela volta novamente! Oque pode ser isso? fica bem perto de onde eu tem a orelha furada, e nao uso piercing!
    Obrigada

  126. Helena comenta:

    10 setembro, 2010 @ 7:55 AM

    Olá, tgostaria de saber se existe algum diagnóstico sobre tontura,vertigem no sono.Quase não durmo a noite poisdurante o inicio do sono,tenho vertingens.Como se estivesse tudo rodando ou flutuando.E horrivel,pois acordo com falta de ar e tento novamente até realmente não dormir e levantar.Já me falaram de pânico,ansiedade,mas mesmo tomando remédio para acalmar continuo com as sensações. Grata Helena

  127. Janaina Aparecida dos Santos comenta:

    16 setembro, 2010 @ 11:46 AM

    Ola!
    Tenho um filho de 9 anos e a mais ou menos 15 dias ele saiu de uma virose terrivel e quando começou a se sentir melhor acordou no meio da noite com uma tontura muito forte e dizendo que estava vendo tudo pequeno.Isso foram varia noites, só ocorre quando deita durante a noite. levei ele ao otorrino na segunda dia 6 de setembro, a médico fez audiometria e varios exames de sangue, inclusive fez uma manobra e receitou dramim de 8/8 horas. Os resultados dos exames deram todos normais. Levei ao oftalmologista tambem e ele não tem nada.
    As tonturas diminuiram mas não foram embora, a criança tem medo de dormir e eu não estou aguentando mais. Devo procura outro especialista,talves outra area?
    Por favor estou aguardando a resposta.
    Desde de ja agradeço.

  128. MANSOUR comenta:

    16 outubro, 2010 @ 2:10 PM

    Dr. fiu policial militar por 30 anos, por varios acontecimentos devido a profissão, tais como ter noites e noites em claro, viver perigosamente todos os momentos, quando de folga, ao ter que voltar novamente ao serviço no dia seguinte, sempre passei a noite preocupado com o hoarario, com medo de perder a hora, aí, a noite passa a ser um terror, que noite dificil, acordava de tempo em tempo para ver a hora, com o decorrer dos tempos, acho que esta sindrome me pegou,mesmo depois de reformado ou, seja, não consigo mais dormir e ter um sono REM e reparador, quando acordo no dia seguinte, estou mais cansado de que quando dormi, sei o que se passou em minha volta o tempo todo, tenho um sono horrivel, e de um tempo para cá, estou acometido TONTURAS, parace até que tomei uma, ao andar as vezes balanço para direita ou para esquerda, vivo o dia todo com sono, sem animo para nada, tudo deixo para depois, só quero deitar e dormir, já procurei varios médicos e sem soluçãoes para o meu problema,o ultimo foi psiquiatra que me receitou DONAREM, alem de não resolver o problema ainda, o 1º primeiro 1/2 comprimido me atacou uma baita dor de cabeça, e a tontura continua, por favor que especialidade devo procurar, ou preciso de uma terapia do sono?

  129. Aline comenta:

    7 novembro, 2010 @ 12:04 AM

    Olá, tem 5 anos que estou com tonturas e sensações de morte e desmaio, diagnosticaram síndrome vestibular periferica deficitária á direita, quero saber o significado desse diagnóstico, porque algumas pessoas falam que é labirintite, passo mal á ponto de interferir na minha vida profissional e pessoal, não consigo sair sozinha, não estou dirigindo, fazem uns dois anos que tenho a sensação de não estar no corpo ou que vou sair dele, parece que não estou sentindo o corpo, mas quando toco a sensação é normal, quando estou andando parece que não estou firme no chão, tenho 29 anos , quando tinha 20 anos comecei a sentir futuação na hora que me deitava, os médicos falavam que era ´pressão baixa, pânico, tive o primeiro filho com 21 anos, sentia uma sensação diferente, de desmaio, não era com frequência e nem interferia na minha rotina, com 24 anos tive o segundo filho e depois de 4 meses tive uma crise intensa, entrei no hospital de cadeira de roda, diagnosticaram uma infecção urinária e a crise de labririntite, depois fiz os exames e o médico falou q tenho sindrome vestibular periférica, fiz uso do labirim, o que aliviava os sintomas, mas tenho intolerâncias as medicações e o otorrino já testou várias, inclusive ginko biloba, mas tenho reações, depois passou esquemil, mas mesmo com esse remédio, fico com a sensação de não estar sentindo o corpo, mas quando toco não está dormente, fui em vários médicos, fiz ressosanância do encefalo, mastóides, atm, cervical e continuo sem diagnóstico, sem tratamento e nenhuma medicação pra labirintite, pq o meu otorrino suspendeu, estou amamentando o meu terceiro filho, ele tem um ano e estou com 29, são sintomas ruins que afetam a rotina, preciso de uma solução, uma dentista falou que a causa pode ser da dtm que eu tenho, outro médico falou q poderia ser eplepsia, uma doença degenerativa, outros falam que é psiquiatrico pânico e fazem 5 anos que estou com os sintomas, tenho plano de saúde, moro em Brasília, preciso de uma direção, obrigada!

  130. flavia comenta:

    11 novembro, 2010 @ 5:24 PM

    olá meu nome é flávia tenho 22 anod, e há quase um ano venho sentindo todos os dias sintomas um tanto desagradavel,que vem atrapalhando meu cotidiano são eles: um encomodo no pescoço,pressaõ na cabeça que faz com que eu perca um pouco de percepção das coisas saio batendo nas portas em tudo que vem pela minha frente,meu corpo fica pesado, estou muito triste com isso vou a medico e mais medico e nunca descobrem o que eu tenho por fim me mandaram procurar um psicologo,será que meu prblema pode ser vertigem como faço para descobrir,não aguento mais sentir isso todos os dias.obrigada

  131. marques comenta:

    20 novembro, 2010 @ 4:48 PM

    ola, eu me chamo marques tenho 28 anos, e a 2 semanas atras tomei uma bolada no ouvido em um jogo de futebol, de la pra ca sinto dores de cabeça todos os dias e ouço zumbidos isto pode ser oq? e oq devo fazer? agradeço desde ja!

  132. Regina comenta:

    28 novembro, 2010 @ 11:31 AM

    Bom dia !
    Por favor preciso de uma orientação, ando sentindo no ouvido uma sensação igual quando subo uma serra ou ando de avião,
    êle fica parecendo tapado e também algumas vezez me sinto zonza.
    Desde de já agradeço a orientação.

    Regina

  133. Daniele comenta:

    2 dezembro, 2010 @ 1:29 PM

    há um ano tive uma tontura e foi ao hospital, o medico falou que possivelmente era labirintite, com poucos dias meus ouvidos prescisaram de uma lavagem, pois estavao totalmente tapados, já fiz esse processo duas veses, e apresento essas tonturas , hoje tenho medo de anda sozinha, e derepente me ver numa situaçao de total desequilibrio fisico.Queria saber se existe um tratamento intenso enquanto a isso, ja tomei medicamentos e so resulveram no momento, mas as crises voltaram a aparecer.

  134. kelly ribeior comenta:

    8 dezembro, 2010 @ 7:41 PM

    ola estou com tontura a 1 e meio ja passei pelo otorrino ,buco .neorologista e ortopedista e não acharam nada …não sei mais a quem procurar

  135. ronaldo moller comenta:

    23 dezembro, 2010 @ 7:20 AM

    ola tenho 39 anos e a uma semana comecei a sentir tontura ao me deitar e ao levantar so que faz 2 dias que as tonturas aumentaran mais nao sinto mais nada nenhum outro sintoma mihna pressao e normal 14/10 pode me ajudar obrigado.

  136. claudia comenta:

    9 janeiro, 2011 @ 9:17 AM

    Olá, Bom dia! Meu nome é Cláudia, tenho 44 anos ,há um ano atrás tive episódios de tontura muito forte, me indicaram um otorrino, fiz todos os exames e não deu em nada. Hoje em dia ao me levantar sinto vertigem o dia todo oque poderia ser? Obrigada!

  137. vilma comenta:

    26 janeiro, 2011 @ 8:11 AM

    Bom dia
    Tenho 52 anos e sou muito ansiosa, tive síndrome de pânico na adolescência e ultimamente comecei a sentir os mesmos sintomas, só que agora fico tonta quando leia ou digito no computador , além disso comecei a sentir uma pressão e um zumbido no ouvido que piora quando viajo, fico sensível a barulhos e tenho dificuldade de fixar a visão . è algo relacionado com a menopausa ou labirintite?Só sinto tontura quando faço movimentos brusco e sinto o coração acelerar e contrações no estômago.

  138. vania dalca comenta:

    1 fevereiro, 2011 @ 12:28 PM

    fui operada de sinusopatia faz uns 6 mes agora direto fico sentido tortura não sei porque sera que pode me explicar porque sera dessa tortura e qual medico que devo procurar para enclarecer o diagnostico…vania

  139. Alex comenta:

    5 fevereiro, 2011 @ 9:32 AM

    Ola, ha um mes comecei a ter tonturas fracas, esporadicas, associadas com dores no pescoço ao abaixar a cabeça, acabei de passar por um momento estressante na minha vida pessoal, pode ser apenas stress?

  140. Victor Agostinho comenta:

    5 fevereiro, 2011 @ 11:08 AM

    Boa tarde,
    Já há bem 2 anos , vou sofrendo de tonturas horriveis, quando me baixo ou viro a cabeça, de um lado para o outro.Tenho sempre uma impressão na cabeça, parecendo que tenho uma pressão no pescoço e a nivel do nariz e olhos, com zumbidos nos ouvidos.
    Tomo Norvasc 5 mg para a tensão arterial, e deixei de tomar á 5 dias, pois podia ser do medicamento. Mas na realidade não é pois os sintomas continuam as mesmas.A minha tensão não é das piores, mas varia muito, entre 15,2×9,0 e 13,3×8.1 mesmo sem o medicamento.Tenho 66 anos, e na realidade sempre andei mais ao menos bem, ´so que estes 2 ultimos anos tem sido horriveis.Fico aguardando um comentário do Dr.
    Obrigado

  141. Daniela Silva comenta:

    4 março, 2011 @ 3:28 PM

    Boa tarde , tenho 22 anos desde os meus 18 anos que comecei com um sensacao de tonturas leves , como um sensacao tambem de alteracao visual ( como se estivesse a ver num sonho ) e sinto me muitas vezes como senao tivesse dormido bem , embora tivesse . Esta sensacao de tontura foi piorando e hoje em dia tenho todas estas sensacoes mais a sensacao de estar num barco ( a flutuar , cima e baixo ) quando ando ou mesmo quando estou parada , sinto me instavel ! Vivo instavel ! Ja percorri neurologistaS , otorrinos , oftalmologistas, todos dizem que estou bem e que os exmaes estao normais , mas no entanto eu sinto tudo isto . Onde e o que posso procurar mais ?? Sou tao nova e nao estou a consegui prossegui com a minha vida gracas a isto . Aguardo a sua resposta Dr. Muito obrigada .

  142. ricardo silva comenta:

    8 abril, 2011 @ 8:07 PM

    oi ja faz alguns dias que sentia pequenas tonteiras ate entao pensava que era normal .mas agora ja faz um mese que venho sentindo todos os dias sem parar ;as vezes começa de amanha e ficar o dia todo .meu corpo perde todo o sentido fico leve como se nao tivesse sentindo o meu corpo estou fazendo tratamento com o otorrino mas mesmo assim com pouco de medo pq as vezes penso que vou desmaiar …………………..sera que tontura tem cura ……………………………….se tiver me falem por favor …………..

  143. ricardo silva comenta:

    10 abril, 2011 @ 2:21 PM

    boa tarde ja faz algum tempo que vinha sentido alguns sintoma de tontura mas nao liguei muito pensei ,que era uma fraqueza, mas o tempo foi passando e ai um dia ,em um sabado de carnaval levantei sentindo uma forte tontura e sessao que ia desmaiar pensei que era pq tinha ejagerado na bebida mas o tempo foi passando e nada de parar entao procurei por ummedico otorrino .estou fazendo o tramento mas ainda sinto as fraqueza nas pernas e as tonturas ,parecendo que vou cair to com medo de isso nao passar………………. sera que essa senssao ruim vai passar logo .se vc poder me ajudar ficarei muito agredecido………….

  144. gilmar comenta:

    16 abril, 2011 @ 10:09 AM

    bom dia doutor fernando tenho 45 anos algumas semanas estou sentindo tonturas e ao andar sinto uma sensaçao das pernas estremecer

  145. soraia comenta:

    27 abril, 2011 @ 5:03 PM

    Dr, sinto um peso na cabeça e sinto o ouvido do lado direito entupido… não tenho dor, mas sim um grande encomodo
    por causa do peso e aperto, tenho tonturas e as vezes até corpo mole e ansia. E sinto esquisito qndo coloca a mão na cabeça… geralmente tenho após menstruação ou durante… mas agora estou assim e não estou menstruada. Qual antinflamatório posso tomar?

  146. Elayne comenta:

    10 maio, 2011 @ 12:02 PM

    Fui diagnosticada com sindrome de meniere faz dois meses,gostaria d esaber o que devo fazer ,qual o tratamento mais adequado,já perdi a audição do lado esquerdo e agora estou perdendo do lado direito onde escuto muitos zumbidos,existe algum tipo d etratamento que ajude como acunpuntura,fisioterapia…além de medicamentos.
    Gostaria de saber tb se drenagem e esse tipo d emassagem é bom já que ajuda a n reter liquido ou se n tem nada a v.
    E se já existe alguma cirurgia p esse tipo de sindrome

  147. antonio comenta:

    14 maio, 2011 @ 8:20 PM

    Oi, a 3 anos atras eu sentia um chiado no ouvido, todos diziam que era labirintite. Fui a varios medicos de especialidades diferentes, até um clinico geral pedir um exame de sangue completo. Era meu trigliceridio que estava alto . Tomei sivastatina por 1 mes. O trigliceridio voltou a normal e o zumbido em 15 dias sumiu.

    Agora nomeu ouvido esquerdo estou ouvindo um barulho como um toque leve num botijao de gas, acompanhado de um som somo se fosse um ar saido dentro do ouvido. Nao sinto tonteira.

    Isto normalmente acontece quando me deito e viro rapidamente a cabeça. Agora a frequencia é diaria e tempo e intensidade vem aumentando. Sinto um leve coçar na orelha.

    O que deve ser isso? Ainda nao fui ao medico.

  148. Eliete Rodrigues comenta:

    10 junho, 2011 @ 2:58 PM

    Olá, sempre que preciso viajar de avião é um terror, fico tonta praticamente toda a viagem, isso passou a acontecer depois de adulta. Tive uma crise de labirintite a quase quatro anos atrás e procurei imediatamente um especialista que me medicou e nunca mais repetiu. Como evitar essa tintura no avião?

  149. jose baptista comenta:

    25 julho, 2011 @ 11:13 AM

    boa tarde!
    gostaria de expor meu problema para ver se encontro soluçao..
    tenho tido varias tonturas e dor de cabeça embora esta seja leve mas ja dura a 3 dias..quando vou a conduzir ao olhar para o lado e voltar a olhar denovo em frente nao consigo reagir logo,ao efectuar uma ultrapassagem a dois veiculos eu ia a 90 klm hora e passei para 150 mas deixei de ter noçao da estrada como se fosse uma vertigem.. tenho o ouvido direito obestruido e costumo inflamar a garganta com alguma facilidade..tenho 38 anos e gostava de uma ajuda se possivel
    obrigado e boa tarde

    jose

  150. artur borges almeida comenta:

    24 agosto, 2011 @ 3:37 PM

    ola,boa tarde preciso e venho a pedir vcs medicos que me ajudem pois sou de campina verde mg e meu pai esta enternado por doença desconhecida queria saber se alguem poderia me dar uma ajuda pois os sintomas dele sao, dores de cabeça contantes dores na nuca ,perda de memoria muito pouca mais ten coisas que ele nao se lembra , perda de noçao de distancia as vezes ele tenta pegar algo so que ele acha que ta perto mais ta longe e ou caso que me assusta muito e ele nao se alimentar pressao alta gente por favor me ajudem desde ja agradesso a todos tenham uma boa tarde…

  151. Amanda Madureira comenta:

    28 agosto, 2011 @ 2:59 AM

    Olá. Desde muito nova escuto um zumbido no ouvido (Minha família tem tendência à perca de audição). Dai,depois passei a sentir leves tonturas quando estou acordada..mas, são bem rápidas e passageiras. Todavia, há alguns meses, venho sentindo uma tontura peculiar: somente quando estou deitada, luz apagada e com os olhos fechados para dormir. Sinto como se estivesse caindo…flutuando.Parece-me que há uma grande buraco embaixo de mim. Sinto uma pressão e uns espasmos na cabeça (uma espécie de susto misturado com “choque”). Percebi que ultimamente ando mais irritadiça, ansiosa, depressiva e desenvolvendo sintomas de pânico. Dormir sempre foi algo que gostei muito, mas, ultimamente, tem sido um tormento. Sou formada e agora estudo muito para passar em um concurso público. Recebo muita pressão em casa e também me cobro bastante. (Ressalto que essa tontura só ocorre à noite, porque, quando me deito para dormir um pouco à tarde, não sinto nada.) O que me diz: é sintoma de labirintopatia ou somente ansiedade?

  152. paula comenta:

    30 agosto, 2011 @ 3:50 PM

    Boa Tarde doutor!
    meu sintoma é o seguinte:
    forte pressão nos ouvidos, estalos ao engolir a saliva o que pode ser isso?
    já fiz varios exames, tomografia dos ouvidos, audiometria, impedanciometria, nasofibro e nada apareceu?
    o que pode ser isso?
    muito obrigada
    abraço!

  153. michele comenta:

    4 setembro, 2011 @ 10:05 PM

    olá doutor!estou muito triste porque, sei q não vou melhorar nunca!! mas eu tou aprendendo a conviver com as tonturas que sinto , dese 16 anos de idade venho sentindo tonturas desequilibrios etc. isso piora quando estou no periodo da menstruação ou antes de menstruar.! hoje eu tenho 32, mas continuo sentindo tonturas terriveis de não poder nem me deitar q a casa roda!!eu fico desesperada pois a sensação é de q vou morrer! tudo q eu faço tipo crochê, pinturaou costura , ou seja tudo q me faz ficar com a cabeça baixa me ataca.isso> não sei mas o q eu faço.por favor me ajude!! hoje eu trabalho no centro cirurgico do hospital brasilia, sou uma ótima funcionaria mas eu vou trabalhar sempre com medo! eu quando estou tendo a crise de tontura eu entro em desespero. e fico com muito medo parece q nunca vai parar de rodar!! as coisas giram cada vez q eu faço qualquer movimento com a cabeça durante a crise.pelo amor de deus eu presiso de ajuda e eu sou um tipo de pessoa q nãocostumo falar muito os meus problemaspara alguem , passei minha vida toda sentindo isso, quando faço caminhada q paro as coisas parecem estar girando eu não sei o q eu faço !! as veses fico uns 3 meses sem sentir e ja no proximo ja sinto e quando vejo q não estou muito bem eu se estiver no meio de pessoas eu procuro me isolar para não me mostrar q eu não tou bem!! olha me ajude onde vc doutor estiver farei questão de procura lo pessoalmente moro em brasilia e na verdade eu procurei varios medicos mas eu por não entender acho q procurava os medicos errados ele não consseguia me diaguinosticar.. e mas eu quando sintoas tonturas eu sinto uma certa aritimia e peço o meu esposo para aferir minha presão e sempre da normal tipo 120×80 e também sinto algo pulsando dentro da minha cabeça !! o q pode ser meu DEUS!!! ME AJUDE ESTOU TE AGUARDANDO POR UMA RESPOSTA!! UM ABRAÇO DOUTOR E ATÉ LOGO!!

  154. bruno comenta:

    23 setembro, 2011 @ 10:51 PM

    DOUTOR NAO QUERO CONSULTA ONLINE, E SIM UMA BREVE RESPOSTA PARA MINHA DUVIDA, ASISM PASSO PARA MEU CARDIOLOGISTA.

    —————————
    Doutor, o que pode ser ardencia no lado esquerdo do peito que irradia para o braço esquerdo, sintoma de barriga dura, e como se estivesse comido muito, cansaço nas pernas e arritimias e falta de ar? Me disseram que tenho asma (sempre tive bronquite), outros dizem que é tudo da cabeça. Mas dois eletros deram alteração como principio de sobrecarga ventricular esquerda, e, criterio de voltagem para hipertrofia ventricular esquerda, e arrtimia sinusal. No holter 24 horas nao apareceu nada, nem no primeiro ecocardiograma, no segundo ecocardiograma deu refluxo minimo mitral e tricuspide. Tomo ansioliticos, pois disseram que tenho sindrome do panico. NINGUEM ME DA DIAGNOSTICO PRECISO. Tenho suorese, e fica as potas dos dedos roxas tambem. OBS EXAMES DE SANGUE NORMAIS. AH QUANDO TA MUITO RUIM DA TONTURA DE REPENTE, E UM APERTO NO PEITO, E OUVIDO ESQUERDO TRANCADO.

  155. fabiana comenta:

    24 setembro, 2011 @ 7:12 PM

    ola tudo bem, desde janeiro venho sentindo varios sintomas diferentes, como dor no peito, falta de ar,mao dormentemas o que me encomoda mesmo saõ os calor que sinto pelo corpo, principalmente nas maos e peito onde se consentram mais,pareçe ate estar com febre mas não, é muito ruim isso as vezes fico sem saber o que fazer o que pensar. peço muito a DEUS que me ilumine e me tire isso de mim.Gostaria doutor que pudesse me ajudar se isso tudo é sindrome do panico mesmo.

  156. Joana comenta:

    18 outubro, 2011 @ 6:52 PM

    Boa Noite Doutor
    Tenho 33 anos depois que fui mãe a 12 anos tenho tido muitas tonturas e desequilibrio, meu medico passou Vertix que era para labirintite mais toda vez que tomo sinto muita fome ai eu paro com medo de emgordar:( tambem não durmo direito parece que tenho um zunbido no ouvido esquerdo,gostaria de saber se existe outra medicação mais nova que nao der tanta fome??

    Muito Obrigado.

  157. Marcelo Posser comenta:

    22 outubro, 2011 @ 7:29 PM

    Doutor,
    há 20 dias atrás fui ao Otorrino onde foi feito lavagem de conduto auditivo e retirado rolha de cera ,pois sentia leve tontura,zumbido.
    ele me diagnosticou com Labirintopatia e receitou Betaserc e meclin.
    Esses medicamentos me fizeram mal ( cefaleia,mal estar)) e busquei ajuda com minha infectologista pois sou( imunocomprometido} fizemos uma punção lombar onde saiu infecção por E.coli, segui o tratamento antibioticos por 10 dias,mas ainda sinto zumbido e tontura bem mais leve,procurei outro otorrino que indicou testes para realmente ver se é labirintite,se for o Sr acha que tem medicamentos que eu possa tolerar e melhorar o quadro ?

  158. ANDRÉIA comenta:

    26 outubro, 2011 @ 4:31 PM

    BOA TARDE DOUTOR, DESDE 2001, QUANDO FIZ EXAMES, DESCOBRI QUE TENHO LABIRINTITE.
    AS VEZES SINTO COMO FLUTUASSE, NÃO NECESSARIAMENTE SINTO-ME GIRANDO, SÓ MEIO ZONZA.
    MEUS OUVIDOS FICAM PULSANDO MUITO RAPIDAMENTE,JA FIZ CIRURGIA DAS AMIGDALAS E OUVIDOS JUNTAS.
    ESSA SENSAÇÃO DE OUVIDOS PULSANDO ME DEIXA MUITO NERVOSA E AGITADA, COMO SE ESTIVESSE NUMA CRISE DE SINDROME DO PANICO, AS VEZES ATÉ SINTO MEU CORAÇÃO DISPARAR.
    AS VEZES PRECISO FAZER LAVAGENS, POIMEUS OUVIDOS FORMAM CERUME ENDURECIDO.
    JA TOMEI LABIRIN, E VERTIX DRAMIN TB.
    AGORA ESTOU AMAMENTANDO, TOMO SOMENTE O DRAMIN GOSTARIA DE SABER SE POSSO ESTAR USANDO GINKO BILOBA DURANTE AMAMENTAÇÃO,POIS JA TOMEI E POR VARIOS MESES NÃO ME OCORRERAM CRISES . OBRIGADA PELA ATENÇÃO

  159. Eosana comenta:

    26 outubro, 2011 @ 11:54 PM

    gostaria de agradecer as explicações contidas neste e lhe perguntar. Há relação da pressão arterial, uma vez que tenha elevado devido a dores de cabeça, com o aparecimento de uma dor incomoda no ouvido direito após este ocorrido?

  160. Rogerio comenta:

    27 outubro, 2011 @ 8:29 PM

    Porque sinto tontura, nausea ao finalizar atividade na esteira?

  161. Manuel comenta:

    31 outubro, 2011 @ 3:00 PM

    Ola doutor tenho tido vertigens desde o ano passado em que andava a tomar medicamentos para os dentes (brufen 600 2x por dia) e um antibiótico como sou novo me deram erva pra fumar(nunca fumava so com uns amigos uma vez em dois meses nem isso) dei 2bafos nem isso tive um ataque de pânico durante 2horas a ver as pessoas a roda mas depois ficou tudo bem, então continuei a tomar os medicamentos voltei a tar mal,deixei de tomar medicamentos faz um ano e mm assim as vezes sinto me confuso, bebi um cafe e fumei um cigarro ha uns meses e fiquei em pânico o otorrinolaringologista diz que tenho ansiedade a mais por isso me recomendou calmantes para tomar durante um mês e para utilizar quando me sinto mal. Nao tenho uma vertigem mesmo ha muito sao so inicios de ficar confuso quando uma pessoa ta mt perto de mim ou quando estou cansado começo a ver tudo mal como se fosse um sonho os meus reflexos sao lentos.fiz todo o tipo de exame e ta tudo bem só nao fiz ao cerbero. As vezes parece que e simplesmente e fobia e quando penso nisso e que me sinto mal mas nao e! porque eu vejo mesmo mal! me ajude

  162. JOÃO ADALBERTO comenta:

    1 novembro, 2011 @ 9:13 AM

    GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE NOS DIAS 2 DIAS LEVANTEI E SENTI UMA TONTURA A QUE MÉDICO TEVO PROCURAR PARA VERIFICAR DE ONDE ESSA TONTURA PODE ESTAR VINDO.

  163. Rafael Câmara comenta:

    8 novembro, 2011 @ 4:35 PM

    Olá Dr,

    Tenho também labirintite ( vertigem ) e uma pressão estranha nos maxilares e na cabeça ( ossinho entre a testa e o nariz ). Não faço nada para atacar minha labirintite, exceto que as vezes durmo um pouco tarde ( no total durmo em média 6 horas por dia ) e faço exercícios. Hoje por exemplo, durmi um total de 6hs e agora a tarde tive tontura do nada ( eu estava sentado quando veio ). Como posso me curar definitivamente disso!? Não aguento mais ter essas surpresas desagradáveis de tontora.

    Gráto desde já!

  164. osvaldo martine de castro filho comenta:

    15 novembro, 2011 @ 6:26 PM

    ssa . bahia capital tenho sindromi vestibular periferitaria aesquerda prova caloricaapresentando predominio direcional de 38´9% para direita obs. nistogamos pos calorica na OE foi poara direita fico tonto com frequecia vejo voltos muito rapidos Ñ dar para ver o que é min chateio facil quan fiz o ixame tinha 36 anos agora 42 ñ tenho melhora tomo formula e rivotril mas tenho muito dor de cabeca si tomar sol nem pensar…..tenho depedencia a formula + quero parar ( os remedios min ajudam mais ñ rezolve 100%

  165. marilia batista comenta:

    22 novembro, 2011 @ 11:11 PM

    olá, boa noite! estou muito apreensiva com uma certa dormência no meu ouvido esquerdo, talvez tenha sido pela forma que eu dormi a noite ou de fundo nervoso, mas nunca havia sentido isso antes. gostaria de ter orintação sobre este problema, pois noto que tbm tenho vertigens, minha cabeça roda e dá aquela ânsia de vômito, estou muito aperriada com meu ouvido, será alguma infecção? por favor me ajude!

  166. Mariza comenta:

    25 novembro, 2011 @ 1:00 PM

    Tenho 42 anos, há uns 10 anos, vivo com uma zoeira na cabeça, tipo cachoeira, cigarra ou barulho de uma mata noturna, porém, ultimamente parece mais como uma panela de pressão ligada, hoje e ontem por exemplo, são umas três, se eu tivesse que cozinhar algo na panela de pressão acho que enlouqueceria, o que pode ser isso, estresse ? notei que no dia que tomo vinho, qualquer álcool, à noite o barulho aumenta muito, e no outro dia, piora, cerveja então, acho que não poderei tomar mais, na segunda passada por causa de 2 latinhas do domingo quase enlouqueci com esse barulho e dor de cabeça até a nuca, poderia me dar uma luz, já fiz algumas consultas, porém acabo parando a ingestigação porque não tenho tempo e paciência, a impressão que tenho que os médicos veem em mim exagero, será que terei que conviver ainda mais tempo com isso ?
    obrigada.

  167. Jéssica comenta:

    26 novembro, 2011 @ 2:58 AM

    Eu tenho 20 anos, me mudei de estado com a minha família a quase um ano, eu sempre fui um pouco alterada.. mas nesse ano ando muito agressiva.. e estou tendo dificuldades de equílibrio, e minha cabeça junto com o pescoço treme muito.. ! Não sei se esse nervoso todo é devido a mudança.. pois larguei tudo.. e estou em uma cidade nova.. já falei com meus pais.. mas eles disem que não é nada.. ! Não sei oq fazer.. !
    Me ajude Doutor.. ! será que pode ser câncer no sistema nervoso???

  168. SUÉLLEN comenta:

    5 dezembro, 2011 @ 1:40 PM

    TENHO 29 ANOS ,TENHO TONTEIRAS E VEJO PONTINHOS DE LUZ.O QUE PODE SER ISSO.PODE ME ENVIAR VIA EMAIL?

  169. susan comenta:

    11 dezembro, 2011 @ 12:09 AM

    Li este artigo e percebi varios desses sintomas aos 19 anos perdi a audiçao esquerda mas nunca senti mais nada alen disso
    paasei no ortorrino e ele não me disse nada só que perdi a audiçao sem causa aparente que teria que usar aparelho,recentemente digamos de dois anos para ca comecei a ouvir um zumbido no ouvido que me perturbou muito até eu me acostumar
    Aosa 28 anos estava em um salao e senti uma vertigem seguida de sensaçao de desmaio fiquei mal por dias mas os medicos diziam que era gastrite fiz o tratamento e me senti melhor mas constantemente sentia essas vertigens cada vez pior
    Recentemente passei mal pela madrugada e em uma emergencia fui diagnosticada com labirintite em um exame de equilibrio com os olhos fechados mas o clinico me passou um remedio que me da muito sono e mais nada e tambem um remedio de raiz para circulaçao
    Percebi que o cafe me fazia mal entao parei de tomar mas cada dia tenho crises piores como falta de ar palidez,enjoou como se tivesse comido muito ,dor de cabeça mas não forte ,esquecimentos de acordar e não saber quem sou eu ou onde estou,muita irritaçao e falta de paciencia, fica pior em meu ciclo mentrual chega me dar desespero e sensaçao de morte.
    Gostaria de saber o que devo fazer e se estes sintomas são mesmo de labirintite

  170. bruna comenta:

    2 janeiro, 2012 @ 10:03 AM

    Gostaria de saber uma coisa: meu pai no dia 19 de Abril de 2011 teve uma crise súbita de tontura e foi internado. Foi diagnosticado com neurite vestibular por uma otoneurologista. O quadro teve uma melhora,porém persiste uma tontura leve com uma forte náusea todos os dias,com horários que melhora e horários onde fica mais forte. Já fizemos todos os exames possíveis, e nada foi encontrado além de uma vestibulopatia periférica.Mas ninguem consegue explicar o porquê desses sintomas persistirem depois de 8 meses. Seria possível que a neurite ainda nao esteja curada?Ou isso seria algum processo degenerativo?
    att.
    Bruna

  171. Sonia comenta:

    4 janeiro, 2012 @ 7:03 PM

    Oi Tenho sentido muita fraqueza, um sono incontrolavel, cefáleia e uma dormencia no rosto o que deve ser isso.
    Venho sentindo isso a uma semana.

  172. Gabriella Cordeiro comenta:

    14 janeiro, 2012 @ 9:37 PM

    Olá tenho 24 anos e a 3 anos sinto fortes crises de tonturas associadas a dormencias nos ouvidos, mas localizado no llado direito, dormencia no braço direito e no tórax.Fui diagnosticada como tendo labirintite irritativa/ metabólica e ansiedade. Tenho feito o tratamento para labirintite , mas por causa de problemas financeiros muitas vezes sou obrigada a abandonar o tratamento , o que piora muito as crises. Eu tenho algumas dúvidas e gostaria muito de saber se esses sintomas são comuns na labirintite? já que não li nada sobre essas dormencias e sensações de desmaios e que eu poderia fazer de forma barata para aliviar todos esses sintomas?

    Obrigada

  173. MELCHIOR comenta:

    4 fevereiro, 2012 @ 5:16 PM

    Olá, como acima outros disseram tive depois dos 3O anos vários episódios ciclicos de tontura de 5 em cinco anos aproximadamente.
    Desses episódios 3 deixaram sequelas horriveis como: desequilibrio, sensação de cabeça leve ou vazia na rua, fraqueza e zumbido no ouvido (já passei por vários exames e nada foi constatado e continuo pesquisando).

    ATENÇÃO: UMAS COISAS ME AJUDARAM MUITO NA MINHA PEQUISA SOBRE ESSE PROBLEMA HORRIVEL:

    1) PARA ALIVIAR ZUMBIDO NO OUVIDO USE COMPRESSAS DE AGUA QUENTE EM CADA OUVIDO QUANDO TOMAR BANHO -
    NÃO TOME CHÁ, COCA-COLA E REFRIGERANTES, CAFÉ CHOCOLATE E QUEIJO A CAFEÍNA É A O PROBLEMA.

    2) O DESEQUILIBRIO TAMBÉM AUMENTA POR CONTA DA CAFEÍNA (CAFÉ, CHÁ PRETO OU MATE (CHÁ DE CAMOMILA PODE E AJUDA A ACALMAR E DORMIR) CHOCOLATE, COCA-COLA E REFRIGERANTES NEM PENSAR), QUEIJOS ESTÃO PROIBIDOS.

    3) UM ANTI-DEPRESSIVO ME AJUDOU MUITO A VENCER O MEDO DE SAIR NA RUA E ME SENTIR MAIS CONFIANTE ( VEJA COM O MÉDICO).

    4) YOGA ME AJUDOU MUITO A ME SENTIR MAIS CONFIANTE E ANDAR NA RUA (LEIAM O LIVRO “YOGA PARA NERVOSOS” PROFESSOR HEMÓGENES – EDITORA PENSAMENTO FAÇAM OS EXERCÍCIOS DA SÉRIE “C”.

    5) UM PROTETOR AURICULAR DISCRETO DO TIPO DE ENFIAR NOS OUVIDOS AJUDA MUITO QUANDO TINHA MAL ESTAR DOS BARULHOS DA RUA (FREADAS, BUZINADAS ESTRIDENTES, E OUTROS BARULHOS FORTES E PERTURBADORES DAS RUAS).

    Temos que aceitar essa nossa limitação e se nos sentimos “embriagados” enfim essa é a nossa cruz, costumo dizer para os amigos que sou viciado em cafeina ANDO CAMBALEANDO POR CONTA DISSO e tento levar a coisa no bom humor enfim………..

  174. MELCHIOR comenta:

    4 fevereiro, 2012 @ 5:20 PM

    ATENÇÃO: UMAS COISAS ME AJUDARAM MUITO NA MINHA PEQUISA SOBRE ESSE PROBLEMA HORRIVEL:

    1) PARA ALIVIAR ZUMBIDO NO OUVIDO USE COMPRESSAS DE AGUA QUENTE EM CADA OUVIDO QUANDO TOMAR BANHO -
    NÃO TOME CHÁ, COCA-COLA E REFRIGERANTES, CAFÉ CHOCOLATE E QUEIJO A CAFEÍNA É A O PROBLEMA.

    2) O DESEQUILIBRIO TAMBÉM AUMENTA POR CONTA DA CAFEÍNA (CAFÉ, CHÁ PRETO OU MATE (CHÁ DE CAMOMILA PODE E AJUDA A ACALMAR E DORMIR) CHOCOLATE, COCA-COLA E REFRIGERANTES NEM PENSAR), QUEIJOS ESTÃO PROIBIDOS.

    3) UM ANTI-DEPRESSIVO ME AJUDOU MUITO A VENCER O MEDO DE SAIR NA RUA E ME SENTIR MAIS CONFIANTE ( VEJA COM O MÉDICO).

    4) YOGA ME AJUDOU MUITO A ME SENTIR MAIS CONFIANTE E ANDAR NA RUA (LEIAM O LIVRO “YOGA PARA NERVOSOS” PROFESSOR HEMÓGENES – EDITORA PENSAMENTO FAÇAM OS EXERCÍCIOS DA SÉRIE “C”.

    5) UM PROTETOR AURICULAR DISCRETO DO TIPO DE ENFIAR NOS OUVIDOS AJUDA MUITO QUANDO TINHA MAL ESTAR DOS BARULHOS DA RUA (FREADAS, BUZINADAS ESTRIDENTES, E OUTROS BARULHOS FORTES E PERTURBADORES DAS RUAS).

    Temos que aceitar essa nossa limitação e se nos sentimos “embriagados” enfim essa é a nossa cruz, costumo dizer para os amigos que sou viciado em cafeina ANDO CAMBALEANDO POR CONTA DISSO e tento levar a coisa no bom humor enfim………..

  175. MAYARA VENTURA DOS SANTOS comenta:

    9 fevereiro, 2012 @ 3:37 PM

    OI,
    ESPERO QUE POSSA ME AJUDAR,
    procurei esse site hoje,por que ja faz um tempinho que venho sentindo umas pontadas bem levinhas pelo corpo,
    a algum tempo começou no meu cotovelo,depois começou no braço,isso volta e meia…
    e agora procurei vc por q acabei de sentir de novo a fisgadinha no meu quadril.
    a ”FISGADINHA” VEM E FICA ALGUNS SEGUNDOS…

    QUERIA SABER SE VOCE SABE O QUE PODE SER?

    MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

  176. ariana ferreira comenta:

    2 março, 2012 @ 8:00 PM

    Doutor,as vezes de manhã qdo tomo banho e me arrumo p ir trab,tenho sentido muitas tonturas,seuidas de suor frio,tudo roda,sensação de desmaio e fico trêmula,uma sensação horrível q preciso me deitar e em segundos essa sensação vai passando,e fico como se estivesse flutuando meia abobaiada…ah e sinto tbm nos momentos de tontura enjoos…..Tenho 26 anos e não estou grávida,tenho médico só dia 27 gostaria de tirar minhas duvidas….Obrigada desde já…

  177. sirio p. oberziner comenta:

    13 abril, 2012 @ 11:18 AM

    Olá .tenho 44 anos e alguns dias atrás sofri um acidente de transito no qual não tive nem um tipo de traumatismo,cortes ou ferimento.Como meu veiculo foi atingido pela parte traseira ,bati com a cabeça no encosto do banco que cumpriu sua funcão de proteger meu pescoço . Fiquei com uma amnésia temporária ,recobrando a memória plena no outro dia ,pois o acidente ocorreu as 15:30 e fui induzido a ficar mais relaxado por ingestão de alguns medicamentos que me causaram muito sono. Passado alguns dias e terminado os medicamentos receitados no pronto socorro ,desencadeou-se uma labirintite identificada pelo médico que me atendeu agora no hospital de minha cidade.Este prossional chegou a esta conclusão através de alguns exames e analisando as imagens de tomografia ,raio x. Acontece que este médico viajou para um congresso sem data estipulada para voltar e outro profissional não está a par do ocorrido.Pergunto aos profissionais disponiveis deste programa de auxilio ,se este problema pode ocilar ,ou seja ,um função do medicamento receitado pelo médico um dia estou melhor ,as vezes me sinto pior que no dia anterior e se em decorrência do acidente tem algum tempo estipulado para melhoras. Meu estilo de vida é bastante saudavel,pois não consumo bebidas alcoolicas ,não fumo e nem uso substancias quimicas.Tenho uma alimentação bastante saudavel e pratico exercicios regularmente. Desde já meu muito obrigado .

  178. Otávio F. de Menezes Chaves comenta:

    26 abril, 2012 @ 8:45 PM

    A labirintite é o resultado de uma vasoconstrição (fechamento) dos vasos sangüineos que irrigam o cérebro. Em nosso labirinto há uma estrutura chamada “cílio”, responsável pela sensação de equilíbrio. Para que todo mecanismo funcione corretamente, é preciso que os “cílios” estejam irrigados por um líquido chamado líquor. A labirintite ocorre justamente quando a vasoconstrição impede que o líquor chegue até os cílios, fazendo com que estes não sejam devidamente irrigados, no que resulta a sensação de perda de equilíbrio e drástica tontura. Esta vasoconstrição ocorre por conta de um alto nível de adrenalina e cortisol no sangue, substâncias de reação ao stress, mas que são vasoconstritoras. A vasodilatação é único processo capaz de fazer com que os vasos sangüineos voltem a irrigar corretamente o cérebro e que o líquor se forme para irrigar os cílios do labirindo, restabelecendo a saúde do paciente. Em todo este processo, existe uma substância conhecida, chamada serotonina. Ela é responsável pela vasoregulação. Sem ela nossos vasos sangüeneos podem variar muito seu calibre, ocasionando uma vasoconstrição que, via de regra, resulta em uma vasodilatação com muita dor, como ocorre na enxaqueca. Assim, meu conselho para as pessoas que estão com problemas em seu labirinto é que cuidem de seus hábitos de vida, mas, em um primeiro momento, tomem os remédios necessários para o restabelecimento de sua saúde, o que pode incluir desde vasodilatadores (dramin, vertix, ginco biloba, etc.) até antidepressivos, que também são vasoreguladores e, além disso, agem no controle da dor. Boa sorte a todos os que se encontram enfermos e desejo-lhes o mais pronto restabelecimento.

  179. Otávio F. de Menezes Chaves comenta:

    26 abril, 2012 @ 10:18 PM

    Sírio, em resposta a suas perguntas, mas sem verificar seus exames, formulo a hipótese provável de que os medicamentos que lhe causaram muito sono sejam vasodilatadores. Por uma reação do organismo, conhecida como biofeedback, seus vasos sangüineos se retraíram com a retirada abrupta da medicação que os dilatava. Consequentemente, ouve uma forte vasoconstrição, o que deve ter desencadeado a sua labirintite. Há duas opções: a primeira delas é deixar o teu organismo se autoregular; a segunda, voltar a tomar os vasodilatadores e depois de algumas semanas, retirá-los lentamente, com a diminuição gradual das doses.

  180. Graça Mendes comenta:

    1 julho, 2012 @ 3:41 AM

    Tontura pode ter várias causas, desde um estress momentaneo até algo mais severo como um tumor no ouvido interno NEURINOMA ou NEUROMA do ACÚSTICO. Geralmente o primeiro médico a ser consultado é o CLÍNICO GERAL, este profissional deverá fazer uma boa ANAMNESE ou seja, ouvir a estória clinica relatada pelo paciente, posteriormente fazer-lhe deteminadas perguntas como por exemplo : Quando e como tiveram inicio os sintomas, pedir para que o paciente descreva como é a tontura etc…,só depois disto irá formar prováveis hipóteses diagnósticas as quais começarão a serem investigadas através de exames laboratoriais dentre outros,se com tudo isto não conseguir estabilizar o paciente,deverá encaminhá-lo para os especialistas em neurologia e otoneurologia. Há tonturas que se resolvem expontaneamente outras necessitam de um acompanhamento especializado que exigem manobras adequadas para estabilizar o equilíbrio de um paciente, as mudanças nos hábitos alimentares também são de grande valia, por exemplo, diminuir o açucar e o sal na dieta, evitar uso de alimentos gordurosos, cafeinados como café, chás dentre outros.

  181. andreza comenta:

    31 julho, 2012 @ 7:41 PM

    tenho 32 anos e tomei vertix pra enxaqueca 5 anos engordei 33 quilos e só agora descobri que foi por causa deste medicamento pois era o único que aliviava minha dor e nenhum médico me disse que engordava, até agora, agora tomo amato, está dando certo , mas e estes 33 quilos o que eu faço, eu não tenho tempo de ir em academia nem de comer de 3 em 3 horas pois em meu trabalho não pode comer, só nos horários certos, obrigado.

  182. silvana silva comenta:

    20 agosto, 2012 @ 10:04 AM

    tenho 35 anos e a 1 ano comecei a ter tonturas..uma vez so tontura com ameacas de girar tudo com um rapido apagao, outras vezes acompanhada de zumbido em um dos ouvidos, outra hora so tontura dessas q nao gira nada, mas fico com a cabeca leve, como se tivesse flutuando, atordoada, visao distorcida, fico assim por varios dias! coinncidencia ou nao sempre em periodos de tpm ou apos ter uma crise nervosa> atualmente moro no japao e estou ficando deprimida porque ja passei pelo neuro e nos exames nao apresento nada, no otorrino ele disse eu ter doenca de menieri, tomo remedios por 15 dias e no final apresenta melhora e volta cada vez mais com frequencia! e possivel numa tomgrafia ou exame de sangue nao apresentar diagnostico? se eu tiver realmente essa doenca de menieri, tem cura? o q pode ser meu caso? silvana

  183. Antônio Carlos comenta:

    6 setembro, 2012 @ 11:09 PM

    Olá, vejo que muitas pessoas aqui estão praticamente desesperadas e aflitas, isso só piora a situação, tenho essas tonturas a quase 10 anos.. desde os 19. acompanhadas de muita fadiga física, as vezes mental, dificuldade na abstração, absorção de informações tanto no trabalho como na faculdade, nas crises anteriores chegava a causar escurecimento das vistas, fraqueza ao ponto de não conseguir ficar de pé, etc. a 3 anos eu me via livre dessa condição, não 100% porém bem próximo, mais a um ano ela voltou e pouco mais forte, ainda por teimosia minha não procurei ajuda médica, já fiz anteriormente vários exames, eletrocardiogramas, raio X do tórax em vários ângulos, exames de sangue.. para aferir glicose entre outras coisas, não deram em nada, tudo OK, procurei me alimentar melhor dormir bem, tomar um bom café da manhã, e fazer exercícios físicos, isso ajuda muito e minimiza o problema, ao menos no meu caso, que também não consigo ficar mais de 3 horas sem me alimentar, então sempre procurar “forrar o estômago”, sei o quão horrível são esses sintomas, e o quanto nos prejudicam no dia adia, mais lembremos que existe coisa pior ainda, e que devemos procurar por ajuda de especialistas porém sem estar desacreditado ou já sem motivação, muito menos desesperado, pois isso eu garanto que só PIORA as coisas. abraço o todos.

  184. Gilberto comenta:

    26 janeiro, 2013 @ 10:33 PM

    Olá!
    Pratico triatlo há 1 ano e meio, e em algumas provas quando acabo a natação e saio da água sinto muita tontura principalmente quando nado no mar, nos treinos na piscina não sinto tontura. Fui fazer um treino no mar com roupa de neoprene e o mar estava muito agitado, jogando pra cima e pra baixo, por volta de 300 metros de nado estava me sentindo muito mal e muito tonto, tendo que encostar no barco de segurança e parar o treino. O que posso fazer para não ter essa tontura?

  185. Rebeca Sol comenta:

    4 junho, 2013 @ 7:14 PM

    Tenho uma tontura que parece que vou cair no chão a qualquer momento, acompanha cansaço, suspiro (parece que não estou respirando direito), parece que tem um bolo na garganta, as vezes parece que não estou sentindo os pés, a cabeça parece vazia, dor nuca, ombros, torax, perda de apetite, meu corpo me acorda 5 da manhã, mãos e pés gelados, não tenho febre (varia de 35,5 a 36 graus), pressão sempre 11:7, tenho perda auditiva descoberta em 2003, porém, todo outono fico com esses sintomas, perco muito peso, como se a energia estivesse indo embora, cansaço, fraqueza, não tenho vontade de comer, melhora durante a noite, piora durante o dia, hemogramas, abdomen total, fezes, urina, tireoide, colesterol, glicemia, resultado perfeito, essa última vez ficou mais intenso depois da menstruação (ainda estou fazendo exames e vou ao ginecologista, pneumo e otorrino), mas todos os anos no outono eu desenvolvo esses sintomas acompanhado de mal estar gastrointestinal e quanto mais frio, mais acentuado fica parece uma dor na alma, as vezes é desesperador, porque ninguém consegue achar ou ajudar !! Depois vai melhorando e volto ao normal , são mais intensos no outono e no inverno com a queda de temperatura e a falta de exposição ao sol, farei também exames para saber como anda minha vitamina D. Socorrooooooooooooooooo kkkkkkk!!

  186. Rebeca Sol comenta:

    4 junho, 2013 @ 7:23 PM

    Ahh esqueci de dizer, o último médico que fui era gastro, ele disse que devo ser alérgica a glúten, laticínios, isso causa inflamação intestinal, naturalmente a absorção de nutrientes não será satisfatória, se sua vitamina d é insuficiente seu intestino também não funcionará de acordo, não funcionando de acordo, sua imunidade não será boa, sua mente não terá clareza, o corpo ficará intoxicado, estou tomando probióticos também para refazer a flora intestinal e isso me trouxe muita melhora … diminuiu muitooooo a tontura, mas ainda estou voltando ao normal minha alimentação (já sinto fome e estou conseguindo comer muito bem, ganhar uns peso (estou muito feliz), porque nessas horas chego a pesar por volta de 45kg é desesperador para mim, talvez o corpo ainda esteja enfraquecido, nutrição é fundamental também para que tudo funcione de acordo e mais leveza na vida também, uma pessoa muito nervosa e ansiosa vai adquirir muita falta de estabilidade na vida = vertigens intensas e duradouras, geralmente o intestino também não funciona legal, mas sempre bom ter acompanhamento médico e fazer vários exames para saber se é de fato clínico ou emocional, aliás tudo é emocional !!

  187. CINTIA comenta:

    5 setembro, 2013 @ 10:11 AM

    OI TENHO TONTURAS ROTATORIAS E QUANDO SINTO ISSO ME DA ENJOO E DORES DE CABEÇA QUERIA SABER SE ESSE PROBLEMA PODE ESTAR RELACIONADO A FALTA DE VISAO OU ESTRESS OU AO QUE?

Deixe seu comentário aqui !