27 - nov
  

Menopausa – Riscos da terapia de reposição hormonal

Categoria(s): Endocrinologia geriátrica, Ginecologia geriátrica




Menopausa – Riscos da terapia de reposição hormonal

 

TRHUm dos efeitos colaterais mais freqüentes da terapia de reposição hormonal é o sangramento genital, que ocorre principalmente no período de descanso da reposição com estrogênios e progestogênios cíclicos e quando o estrogênio é contínuo mas a progesterona, cíclica. No entanto, o sangramento também pode ocorrer com esquemas de reposição com ambos os hormônios contínuos, embora isso seja mais raro.

Quando ocorre, o sangramento costuma ser menos intenso do que a menstruação normal do menacme da paciente em questão, tendendo a diminuir com o decorrer do tratamento, e não traz maiores conseqüências, devendo-se esclarecer à usuária para não se preocupar, pois normalmente ela associa o sangramento genital pós-menopausa ao medo de câncer ginecológico. Algumas pacientes não desejam ter sangramento genital tipo menstruação e para essas pacientes deve-se preferir a reposição com estrogênio e progestogênio contínuos.

O tratamento prolongado com estrogênios sem oposição progestagênica aumenta o risco de desenvolvimento de hiperplasia endometrial, com maior chance de ocorrer adenocarcinoma de endométrio. Dessa forma, o uso exclusivo de estrogênio deve ser reservado apenas para as pacientes histerectomizadas. O risco de câncer de endométrio depende da dose e do tempo de tratamento. O uso de progestogênio impede o desenvolvimento de hiperplasia endometrial e, com isso, diminui o risco de câncer de endométrio.

Ação sobre o tecido mamário – Os estrogênios estimulam a proliferação ductal mamária, devendo também estimular o desenvolvimento dos ácinos, pelo menos em altas concentrações. A atuação da progesterona se dá no desenvolvimento lóbulo-alveolar.
Existem relatos de desenvolvimento de cistos ou doença fibrocística mamária em mulheres pós-menopáusicas com terapia de reposição hormonal, havendo melhora com a suspensão do tratamento. Também pode ocorrer mastalgia, que tende a ser aliviada com o decorrer do tratamento.

Com relação ao câncer de mama, não há consenso na literatura médica até o momento sobre o uso de estrogênios e o risco de desenvolvimento de câncer de mama. Foram realizados vários estudos, alguns dos quais concluíram haver aumento do risco sob essas condições e outros, o contrário. Saiba mais

Intolerância a glicose
– Em geral aceita-se que os estrogênios podem produzir alterações da tolerância normal à glicose oral, com aumento da insulinemia. Entre tanto, a estrogenioterapia de reposição com hormônios naturais não está contra-indicada no climatério de pacientes diabéticas sem complicações vasculares.

Sistema digestivo – Algumas mulheres queixam-se de náuseas e vômitos.
Podem ocorrer elevações de enzimas hepáticas, embora não tenham sido descritas lesões hepáticas nas mulheres em uso de terapia de reposição hormonal.

Referência:

González-Merlo J. Ventajas e inconvenientes del tratamiento hormonal sustitutivo de la menopausia. Indicaciones y contraindicaciones. In: Palacios S, ed. Climaterio y Menopausia. Madrid: Mirpal, 1993;241.

Tags: , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


14 Comentários »

  1. liane comenta:

    15 dezembro, 2008 @ 3:59 PM

    Boa tarde! Faço uso ha dez anos do Meri Mono (Reposicao Hormonal). Fiz histerictomia em 1997 e desde entao passei a usar este hormonio. Tenho procurado nas farmacias de minha cidade, Porto Alegre, RS, e nao tenho encontrado, talvez o laboratorio nao esteja mais fabricando. Qual o hormonio com a mesma composiçao para o meu caso que eu poderia usar no lugar deste que nao se acha de jeito nenhum :
    Agradeço se puderem me ajudar, estou em viagem a passeio e estou precisando adquirir o remedio, nem que seja o substituto. Obrigada pela atençao. Abraços

  2. nete comenta:

    27 janeiro, 2009 @ 1:13 AM

    ola, tenho 38 anos,e estou no climaterio ,so que depois que meu periodo menstrual niunca mais foi o mesmo ,meu intestino tambem nao,tudo que como me da muitos gases ,sou muito nervosa,antes eu era calmissima,isso e normal da menopausa ou pode ser outra causa.Desde agradesco,bjs.

  3. ivone comenta:

    1 fevereiro, 2009 @ 1:08 PM

    ola, tenho 43 anos, e já tem algum tempo, venho me sentindo muito estranha, tenho palpitações, fico tonta, uma dor nas costas, choro muito, não tenho vontade de fazer nada, uma fraquesa muito grande, fico gelada, meus pês ficam quentes, sinto falta de ar. vou no médico ele disse que não tenho nada, p/ fazer caminhada, viver minha vida, não me aborrecer, mais fico muito nervosa e ai piora tudo, já mudei minha alimentação, como frutas, saladas, faço caminhada, to melhor mais ainda sinto. oque devo fazer? bjus

  4. cristina comenta:

    2 junho, 2009 @ 12:19 PM

    Tomava activelle desde os 43 anos agora parei estou com 51 anos. Estou com os calores da menopausa, memoria pessima, muitos gases (demais até, fico muito chateada com isso). O que pode me ajudar neste caso?

  5. Marcia de Campos Cobbos comenta:

    3 julho, 2010 @ 12:16 PM

    Oi, estou com 51 anos e comecei a sentir uns sintomas muito ruins. Muito nervoso e umas ondas de calor insuportáveis!
    Estou tomando activelle e meus sintomas mellhoraram muito. Gostaria de saber se o Activelle faz o peso aumentar, pois tenho
    medo de engordar muito porcausa do remédio!! E tb desejaria saber se toda mulher tem que fazer reposição hormonal, e se não
    fizer o que pode acontecer!! Muito obrigada!!

  6. Hellen Pacheco comenta:

    24 fevereiro, 2011 @ 10:14 AM

    Olá! Tenho 49 anos, comecei a fazer a reposição hormonal este mês, com Estreva gel dia 03/02/11 e após 14 dias administrar junto com Utrogestran 100mg que comecei dia 17/02/11por 14 dias, depois continuar só com o Estreva Gel e assim sucessivamente.Não senti efeito colateral nenhum, acho me adaptei bem. Hoje fiquei surpresa, pois fiquei mestruada, com o sangue bem vermelho,sendo que a médica me falou que eu não iria mestruar, usando o medicamento desta forma, pois a minha última mestruação foi em 07/10/2010 e agora após começar a fazer esta reposição, fiquei mestruada.Isso é normal ?
    Agradeço desde já a sua informação.
    Abs,
    Hellen

  7. Maria comenta:

    4 junho, 2011 @ 1:17 PM

    Tenho tanto medo de REPOSIÇÃO HORMONAL, por meio desses medicamentos que os laboratórios oferecem, tanto quando da velhice precoce e sem qualidade de vida! Mas não sei o que fazer, para quem apelar, ou no que escolher, pois tudo que tenho lido me deixa mais confusa, e os médicos, por outro lado, querem é repassar o oferecido pelos laboratórios de medicamentos. São tantos hormônios artificiais que não se sabe o que escolher. Um médico oferece o que ele acha melhor e o outro oferece aquele que o seu colega acha pior. Não sei em quem acreditar! Parece uma disputa terrível entre o bem e o mal! Já estou no climatério faz tempo, mas não quero me arricar tomando essas drogas sem ter a certeza de que os benefícios são maiores do que os malefícios.
    Gostaria imensamente de sua opinião sincera e de uma sugestão quanto à reposição hormonal mais benéfica, se é que existe!
    Meu abraço.
    Maria

  8. nelia comenta:

    9 outubro, 2011 @ 11:13 PM

    olá ! tenho 42 anos retirei os ovários ja tem 8 anos que não menstruo mais, tem 3 meses que estou fazendo reposiçao hormonal com estreva gel agora comecei a menstruar normal um sangramento bem vermelho gostaria de saber se isso é normal?
    Um grande abraço!!!!!

  9. Sandra comenta:

    29 janeiro, 2012 @ 11:58 AM

    BOA Tarde!!!! hoje acordei muito preocupada. Fiquei menstruada depois de fazer uso da tibolona. estou com muito medo de estar com cancêr de endometrio. fiz o meu preventivo final de outubro de 2011 e não acusou nada. Faz quase 2 anos que entrei na menopausa. estou com 43 anos. por favor preciso de uma orientação!!!!!

  10. shyrley christina comenta:

    20 abril, 2013 @ 12:30 PM

    ola, seria otimo ver a resposta de um ginecologista a cada pergunta dessas, atualmente passo por esse problema, estou com 53 anos, e depois de usar estreva gel, começei a mestruar,ja marquei uma consulta,e realmente entendo as duvidas dessas mulheres.bjs

  11. Renata comenta:

    4 setembro, 2013 @ 8:05 PM

    Comecei a fazer reposição hormonal com activelle, minha menstruação parava 2 meses ai voltava, mas o ruim eram as ondas de calor, queda de cabelo, e outros, pena que este remedio me faz muito mal, me da dor de cabeça, e dor de estomago, tenho que estar comendo para passar a dor, então certeza que ou engordar. A pergunta é a seguinte será que o gel é menos agressivo??

  12. marielze alves dos santos comenta:

    19 outubro, 2013 @ 5:15 PM

    ola boa tarde. tenho 52 anos ja estou na menopausa ha 1 ano e minha medica passou Activelle. sinto uma fraquesa, uma falta de animo, minha memoria ta pessima, minha cabeça doi, e meu intestino tem muitos gases e a libido é zero. Mais t c medo de usar e engordar e menstruar. e dos efeitos colaterais pois li a bula e fiquei assustada, por favor me responda Obrigada

  13. Ana Carvalho comenta:

    7 novembro, 2013 @ 10:58 PM

    Usei Prefest durante 8 anos e como esse remédio deixou de ser fabricado, a minha gineco (depois de exames completos que não acusavam nenhum problema) me recomendou Tibolona (libian 1,25) e agora, após 1 ano e meio, comecei a ter sangramentos mensais. Já fiz ultrassom que acusou hiperplasia do endométrio. A minha gineco irá proceder com o exame histeroscopia em uma semana e fazer biopsia. Mas, colegas, apesar do risco após isso voltarei a fazer reposição, pois os benefícios são maiores que o risco. Deixar de sentir calorões, depressão, etc. é ter qualidade de vida! Sei que o que tenho agora é benigno, mas vou tirar a prova. Manterei todas informadas, tá? Ah, uma constatação: engordei muuuito com a Tibolona, o que não acontecia qdo tomava hormônio Prefest. Não se esqueçam nunca, jamais, de ter acompanhamento médico… Abraços, e boa sorte, mulheres na pós menopausa!

  14. Alderice comenta:

    2 setembro, 2014 @ 12:26 AM

    Tenho 58 anos, e a 15 dias comecei fazer reposição hormonal, por ordem do meu geriatra, uso o medicamneto Angelic. me disse que não teria problema nenhum, e não voltaria a menstruar mais, só que esta noite senti cólicas e qual meu susto comecei a menstuar e um sangue muito vermelho. Estou assustada, e querendo parar o tratamento. Preciso de uma resposta com urgência.

Deixe seu comentário aqui !