23 - nov
  

Pancreatite aguda

Categoria(s): Dicionário, Emergências, Gastroenterologia




Resenha

Abstract

Pancreatitis is inflammation of the pancreas. The pancreas is a large gland behind the stomach and close to the duodenum—the first part of the small intestine. The pancreas secretes digestive juices, or enzymes, into the duodenum through a tube called the pancreatic duct. Pancreatic enzymes join with bile—a liquid produced in the liver and stored in the gallbladder—to digest food. The pancreas also releases the hormones insulin and glucagon into the bloodstream. These hormones help the body regulate the glucose it takes from food for energy. Normally, digestive enzymes secreted by the pancreas do not become active until they reach the small intestine. But when the pancreas is inflamed, the enzymes inside it attack and damage the tissues that produce them.

The acute pancreatitis has numerous causes, but two most common causes are alcohol abuse and biliary tract obstruction related to cholelithiasis. These two conditions account for 60 to 80 percent of all cases of acute pancreatitis. Patients with acute pancreatitis present with mild to severe epigastric pain, with radiation to the flank, the back, or both. Classically, the pain is characterized as constant, dull and boring, and is worse when the patient is supine. The discomfort may lessen when the patient assumes a sitting or fetal position. A heavy meal or drinking binge often triggers the pain. Nausea and nonfeculent vomiting are present in 75 to 90 percent of patients. The clinical diagnosis of pancreatitis is difficult to make.

The treatment of pancreatitis may be conservative or complex, depending on the severity of the presentation and the development of complications. A patient with a history and physical examination consistent with pancreatitis should have laboratory studies, including determination of amylase, lipase. Additional tests that are helpful are a complete blood cell count and hepatic function tests, radiographs of the chest and abdomen. Ultrasonography is indicated if the clinical presentation or laboratory assessment suggests biliary disease.

 

Pancreatite aguda é um processo inflamatório agudo do pâncreas, de inúmeras etiologias, e que se manifesta por dor abdominal e elevação das enzimas pancreáticas sangüíneas e/ou urinária. A forma anatomoclínica mais comum, representando 80 a 90% dos casos é a pancreatite aguda leve ou intersticial, que corresponde a uma doença restria ao pâncreas e abdome, com evolução clínica e laboratorial favorável. Sob o ponto de vista anatomapatológico, corresponde a um infiltrado inflamatório rico em polimorfonucleares. A pancreatite aguda leve costuma resolver-se clinicamente em 7 dias e histologicamente em 21 dias.

A forma grave ou necrosante corresponde aos 10 a 20% dos casos de pancreatite aguda. É uma doença sistêmica que tem como ponto fundamental a necrose pancreática e a liberação de inúmeras substâncias da cascata inflamatório, como citoquinas, fator de necrose tumoral, fator de ativação plaquetária, elastase do polimorfonuclear neutrófilo. Estas substâncias podem provocar vasodilatação, hemorragia, síndrome de angústia respiratória aguda, insuficiência renal e choque *. A mortalidade nestes casos é de 5 a 30%, sendo mais elevada quando ocorre infecção concomitante.

Pancreatite

A figura ilustra o pâncreas inflamado. O quadro histológico mostra os acinos com células inflamtória ao seu redor.

Unidade funcional do pâncreas – A unidade funcional do pâncreas exócrino é o ácino. As células que o compõem circundam a porção final de um ducto pancreático interlobular, dispondo-se de tal forma que quando os grânulos de zimogênio se abrem o fazem para a luz ductal; a cada ácino, corresponde rico suprimento, tanto vascular, quanto nervoso. As células dos ductos pancreáticos são distintas das dos ácinos e produzem fluido rico em água e eletrólitos. O corte histólico de um pâncreas normal (abaixo), corado pelo HE, mostra a região avermelhada os ácinos do pâncreas exócrino e na parte mais clara as ilhotas de Langerhans do pâncreas endócrino (produtora de insulina e glucagon).

Ácino pancreáticoEnzimas pancreáticas – O pâncreas produz inúmeras enzimas, sob a forma de pró-enzimas e o tripsinogênio, ativado por peptidases nos vilos do intestino delgado (enteropeptidases), é o responsável pela ativação das mesmas, com a finalidade de prevenir a autodigestão da glândula pancreática.

Fisiopatogenia – As pancreatites agudas decorrem da ativação de enzimas pancreáticas ainda dentro do pâncreas, por um processo ainda desconhecido na sua totalidade. A partir da ativação de tripsinogênio em tripsina, inicia-se, a transformação de enzimas, antes protegidas em grânulos de zimogênio, em enzimas ativas, como a elastase, a quimotripsina, a fosfolipase A, que passam a agir no interior do pâncreas e mesmo a distância.

Etiologias – São conhecidos inúmeros fatores etiológicos para a pancreatite aguda, dentre os quais os mais importante são: a litíase biliar e o alcoolismo. Dentre as causas infecciosas, a que chama atenção é a causada pelo vírus da paratodite epidêmica, em função do tropismo do vírus pelo pâncreas. O comprometimento ocorre após quatro dias do início da paratodite e desaparece em aproximadamente uma semana. É uma pancreatite de evolução benigna, sem seqüelas, com dor abdominal, náuseas e vômitos. Aproximadamente, 2% das pancreatite agudas são causadas por medicamentos, fato este que muitas vezes passa despercebido dos médicos. Os medicamentos mais comuns que podem causar pancretite aguda são: corticosteróides, clortiazídicos, sulfapiridina, sulfasalazina, azatioprina, L-asparginase, metronidazol, tetraciclinas, furosemida.

Ainda como causa de pancreatite aguda devemos lembrar os traumas, os procedimentos endoscópicos bíleo-pancreáticos e os procedimentos cirúrgicos sobre as vias biliar e/ou pancreática, neoplasias do pâncreas como adenocarcinomas e as neoplasias produtoras de mucina.

Diagnóstico – O pâncreas é um orgão de difícil acesso propedêutico é a experiência clínica é a melhor forma de diagnosticar a lesão. O diagnóstico de pancreatite pode ser confirmado com a dosagem as enzimas séricas amilase e lipase. Nos últimos anos procura-se substânias orgânicas que, detectadas no sangue ou na urina, possam determinar precocemente o curso da evolução da doença, como as citocinas emvolvidas no processo inflamatório (fator de necrose tumoral alfa, as interleucinas, fator de agregação plaquetária). A avaliação por imagem deve obedecer a rotina indicada para abdome agudo, com Rx símples de abdome e ultrassonografia. No entanto, a tomografia computadorizada abdominal com contraste intravenoso em bolo, também conhecida como “mapeamento dinâmico do pâncreas por TC”, sabidamente constitui o método de imagem mais eficaz para o diagnóstico da pancreatite aguda.

Tratamento – Independente da gravidade ou da etiologia, todos os pacientes com pancreatite aguda devem manter-se em dieta zero, fator preponderante para o repouso glandular, evitando-se estímulos pancreáticos que ativariam secreção enzimática e suas conseqüências. O processo deve durar 3 a 5 dias, tempo suficiente para a redução significativa do processo inflamatório. A reintrodução da alimentação oral deve ser lenta e progressiva. Inicialmente os caldos isentos de conteúdo lipídicos, e posteriomente, dieta lipopídicas padronizadas. Nas forma graves (pancreatite necrosante) a dieta zero prolongada é a regra, sendo por vezes mantida por 30 a 60 dias. É obvio que se impõe nesta situação, não só uma hidratação venosa adequada, mas em especial, nutrição parenteral ou enteral.

Mecanismos de proteção pancreática

1. As enzimas proteolíticas e as que digerem as membranas celulares são produzidas sob a forma de pró-enzimas.
2. As enzimas digestivas são separadas em compartimentos dentro das células acinares, longe do contato com enzimas lisosomiais.
3. O pâncreas produz um inibidor da tripsina juntamente com as enzimas proteolíticas.
4. A enzima de ativação das enzimas pancreáticas, a enteroquinase, encontra-se no duodeno, portanto, longe do pâncreas.
5. O fígado produz dois inibidores séricos da ativação enzimática pancreática, a alfa 1-anti-tripsina e a alfa 2-macroglobulina.

* As enzimas pancreáticas, substâncias vasoativas e tóxicas são liberadas pelo pâncreas e chegam ao espaço retoperitonial e à cavidade peritonial, causando irritação química (peritonite química) e perda para o terceiro espaço de líquidos rico em proteínas, hipovolemia e hipotensão. Esse mesmo material tóxico pode chegar à circulação sistêmica por vias linfática e venosa, contribuindo para a instalação do choque e as falências renal e respiratórias.

Veja – Dieta na Pancreatite aguda

Referências:

Alves JG – Pancreatite Aguda. In Mincis M, ed. Gastroenterologia e Hepatologia: diagnóstico e tratamento. São Paulo. Lemos Editorial 1997. p505-516.
Bradley El III – A clinical based classification system for acute pancreatitis. Arch Surg 1993, 128:586-590.
Guarita DR, Mott CB – Pancretite aguda – etiologia e fisiopatologia. Rev Bras do Pâncreas 15 Abr 2004;10-14.
Meyer R, Belinger C, Layer P et al. ESPN guidelines on nutrition in acute pancretitis. Nutriion 2002;21:173-183.

Tags: , , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


271 Comentários »

  1. Tânia comenta:

    17 janeiro, 2008 @ 4:07 AM

    Muito boa matéria tornando mais esclarecedora a doença.

  2. adriana casagrande comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 11:53 AM

    Meu pai tem pancreatite. O caso dele é crônico. Gostei muito sobre a matéria pois me esclareceu sobre o tratamento, assim posso auxiliar, gostaria de saber se tem cirurgia neste caso, e se uma pessoa vive sem o pâncreas.

  3. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 5:34 PM

    Adriana
    O pâncreas tem inúmeras funções, viver sem ele é muito difícil. A melhor é sempre conservar o pouco que tem. Administrar todos os hormônios (insulina, glucagon, etc) e as enzimas (digestivas) produzidas pelo pâncreas é muito difícil, porém este é o tratamento clínico. Em casos especial, pode-se pensar no transplante do pâncreas, com todos os riscos do transplante.

  4. Aline Uchôa comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 6:24 PM

    Olá Dr. Armando,
    Estou no início da faculdade de fisioterapia e estudando nesse momento sobre a membrana plasmática, e então em um texto surgiu
    a palavra VILOS – “…a membrana tem a capacidade de desenvolver vilos, aumentando assim, sua superfície de absorção.”
    Procurando pelo google encontrei sobre Vilos Coriais , que me parece não ter muita relação com o assunto pois tem haver com feto…
    O que é Vilos num sentido real ?
    Vilos somente?
    Obrigada.

  5. Mauro Gomes comenta:

    21 fevereiro, 2008 @ 9:35 AM

    Tive pancreatite ja faz um bom tempo, gostaria de saber quais os cuidados de devo tomar para o o sintoma nào volte novamente?

    obrigado

  6. cláudia figueiredo comenta:

    27 fevereiro, 2008 @ 6:33 AM

    gostaria de mais detalhes com relação as dietas

  7. sheila comenta:

    3 março, 2008 @ 10:30 AM

    Meu irmão teve pancreactite aguda há mais ou menos 2 anos atrás, quando foi agora em Dezembro teve novamente, só que dessa vez foi a necro-hemorragica, ele ficou 35 dias no hospital, os médicos diziam desde a primeira semana q ele não ia aguentar pq era uma doença muito grave, gostaria de saber se essa doença tem cura?

    obrigada!

  8. simone mary comenta:

    6 março, 2008 @ 11:55 AM

    Bom dia…

    Eu tive uma pancreatite aguda necrohemorragica no ano passado (01-01-2007) e fique alguns dias na UTI e quase um mes internada no hospital…tive que fazer também uma cirurgia de videolaparascopia com retirada da vesícula…
    Minha pergunta e´….posso ter outra crise de pancreatite??? Tenho que ter uma alimentação diferenciada ??? Quais os cuidados que devo ter para evitar uma segunda crise ???

    Aguardo ansiosa por uma resposta.

    Abraços.

  9. Jose Luis comenta:

    23 março, 2008 @ 6:45 PM

    Boa tarde , minha mãe esta com pancreatite aguda, há 02 anos ela retirou a visícula, foi encontrado um tumor na cabeça do pancreas, nao se sabe ainda se é maligno e ou benigno,quais sao as chances de recuperaçao caso seja maligno,o que mais preocupa.

  10. Eliamara comenta:

    23 março, 2008 @ 8:08 PM

    Meu irmão esyá internado com PNH em UTI, os medicamentos não conseguem conter a infecção e a hemorragia, está telado e lúcido, a cada dois dias é feita nova intervenção cirúrgica, o médico informou que resta somente um pedaço do pâncreas, é possível sobreviver sem este órgão?

  11. vanderleia comenta:

    2 abril, 2008 @ 2:59 PM

    minha mãe esta enternada com
    pancreatite só que até o momento não sabia nada sobre
    essa doença ………
    quando fui pesquisar gostei muito desta pagina
    porque me esclareu e me tirou algumas
    parabens e muito obrigado…….

  12. vanderleia comenta:

    3 abril, 2008 @ 1:03 PM

    minha esta com pancreatite,até o momento não melhorou.
    já faz tres dias ,ela esta com uma caninho que sai as secrecões são uma liquido escuro
    queria saber se pode ser um cancer nas pancreas.ela tem 65 anos,
    e esta muito debilitada.
    por favor vc pode tirar minhas duvidas.

  13. WILLIANA Pinto comenta:

    21 abril, 2008 @ 10:53 AM

    Estou num caso sobre pancreatite necro-hemorragica, eminha professora passou como medicamento a insulina, e não consegui achar nada sobe isto, queria uma explicação.
    Obrigada, pela atenção

  14. LUPE comenta:

    16 maio, 2008 @ 10:24 PM

    boa noite no momento estou muito preocupada com meu pai pois teve uma crise de pancreatite aguda tem 79 anos possui marcapasso e obeso e ja teve uma embulia pulmonar a 37 anos os os medicos aconselham a nao opera-lo pelo risco que corre queria saber se estamos correndo mesmo o risco de vida e qual a dieta favoravem para ele daqui em diante desde ja agradeço pela atençao

  15. Max Douglas Bezerra comenta:

    23 maio, 2008 @ 1:30 PM

    Tive pancreatite aguda grave no início de 2007, passei por 4 internações, sendo que na última passei oito dias na UTI, saí da última internação em abril de 2007, ainda tenho que voltar para consulta. Quero saber se terei que voltar sempre para ter acompanhamento médico? e se ficarei completamente curado? sem dieta?

  16. Karine comenta:

    3 julho, 2008 @ 1:49 PM

    Olá Dr. Armando,

    Bom poder partilhar de informações referente a saúde.
    O Meu pai teve uma pancreatite, tendo que retirar a vesícula, portanto gostaria de saber como ele deve se alimentar e se ele pode estar ingerindo alcool.
    Deverá ter sempre acompanhamento médico?

    Aguardo ansiosa seu contato!

    Obrigada

  17. silvia cava comenta:

    6 julho, 2008 @ 9:49 AM

    bom dia tenho 11 anos a 1 semana me deu pancreatite gostaria saber se normal inchar o rosto repetir a menstruaçao na mesma semana e sai muito vermelhao no rosto vai evolta e que me dissese qual a dieta certa alimentar

  18. maria la comenta:

    10 agosto, 2008 @ 3:39 PM

    tenho fortes dores debaixo da costelas dos dois lados e primeiro começou de madrugada com uma forte colica no estomago ai erradiou para os lados e para as costas ja fiz exame de amilase e deu normal a ultrassom nao deu pedra na visicula ea endoscopia deu gastrite mas os medicos disseram que nao é para doer fote assim.Tenho doença de crhone tomo azatioprina e corticoide pode ser que eu tenho pancreatite.

  19. Angelo comenta:

    13 agosto, 2008 @ 6:42 PM

    Estou voltando do hospital hj, depois de 4 dias de internação…. Ainda não me sinto 100%… Mas com essa página compreendo bem melhor a doença e o que o médico não me explicou!! Sei melhor como me tratar… Grato!

  20. Valdirene comenta:

    18 agosto, 2008 @ 8:25 PM

    boa noite meu namorado está com pancreatite aguda, teve internado por 12 dias e fez todo processo, jejunm sonda via nasal, teve alta, aparentemente está melhor, não sente mais dores, só que estamos com medo ele nao pode fazer nada que todo mundo está em cima, podemos confiar realmente nesta melhora , como devemos proceder nesse caso, como devemos tratar uma pessoa que teve pancreatite aguda,. obrigado -

  21. viviane comenta:

    1 setembro, 2008 @ 9:55 PM

    oi, boa noite!!!
    Vim em busca de esclarecimento sobre essa doença, pancreatiti nero-hemorrágica, pois uma amiga faleceu com essa doença. Ela estava grávida de oito meses o bebê também morreu e a minha amiga uma semana após, veio falecer.
    Gostaria de esclarecimentos a respeito, pois leva uma vida saudavel, com acompanhamento médico durante toda gestação. Poderia ter sido a causa alguma substancia de medicamento que a fez ter essa doença!!!!!!!
    Obrigada!!!!!!

  22. Francisco H. Silva Filho comenta:

    17 setembro, 2008 @ 9:31 AM

    Pancreatite tem cura?

  23. ELAINE RUOLLA comenta:

    23 setembro, 2008 @ 7:29 PM

    TIVE PANCREATITE MEDICAMENTOSA EM 2004,CAUSADA POR EXCESSO DE DICLOFENACO .GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR BEBIDA ALCÓOLICA ,NORMALMENTE OU SE TENHO QUE TOMAR OS CUIDADOS COMO SE TIVE SIDO CAUSADA POR ALCOOLISMO.DEVO TOMAR CUIDADOS COM REMÉDIOS EM GERAL OU SOMENTE COM DICLOFENACO. OBRIGADA.
    POR FAVOR ME RESPONDA.

  24. Fabio Santos comenta:

    2 outubro, 2008 @ 3:52 PM

    tenho 18 anos a 15 dias tive pancreatite aguda ,reagi bem ao tratamento so tive 2 dias internado
    e obvio que nunca mais vou beber porque esta foi por causa do alcool mas eu gostava de saber mesmo sem beber,se posso vir a ter pancreatite aguda outra vez.

  25. Ello Tonetto comenta:

    7 outubro, 2008 @ 11:01 PM

    Meu marido esta com pancreatite aguda Ele tem 26 naos e esta na CTI a uma semana
    Ele esta em coma induzindo… /os medicos dizem que o caso dele é grave pois o pancrias esta inflamado esta com bacteria…Os remedios ainda não fizeram efeito..Quais são as chances dele sair bem dessa?Ele esta fazendo o tratamento da reportagem acima…
    Estamos todos muito preocupados..
    Desde kja muito obrigado!!

  26. elaine comenta:

    8 outubro, 2008 @ 12:52 PM

    bom dia doutor perdi uma amiga com esa doença!qeria pode entender mas um pouco sobre o q se passou com ela ela sentiu dores no abdomem levaram pra hospital publico lá desenganaram a familia dise q para salva-lá teria q ir para hospital particular!iso foi feito teve um coma ficou na uti por 3 dias passou por uma cirurgia no 4 dia continuo no coma começou a movimentar as mão tentava se comunicar mexendo os dedos e teve complicações no dia seguinte os medicos disseram q ela estava se recuperando bem mas nao foi iso q aconteceu ela faleceu 1 semana após ter sentido a dor e ido pra hospital hj faz 6 dias q ela faleceu ela bebia muito bebidas com alcool sem ser cerveja tomava vodka vinho cachaça entre outras me explica mas doutor sofro muito ela deixou duas crianças de 5 e 2 anos e o marido me conforte e me explica melhor!
    obrigada pela sua atenção!!

  27. denise maria comenta:

    12 outubro, 2008 @ 5:49 PM

    Na ultrassonografia foi diagnosticado pancreatite edematosa leve. Fui a uma emergencia e la fiz fiz uma tomografia computadorizada e no LAUDO deu tudo normal , inclusive o pancreas. Os médicos com quem falei antes de ir para a emergência me disseram q eu precisaria fazer uma Dieta Zero, no caso ficaria internada. A médica que me atendeu na emergencia, depois de me apresentar o laudo, disse que fosse para casa e fizesse uma dieta. Levei o CD com o resultado da tomografia para ser visto pelo médico que fez a ultrassonografia e este disse que não concorda com o LAUDO do hospital que fui fazer a tomografia, ele disse que o meu pancreas não está normal, e ainda esta escurecido. Como ouvi que na emergência o hospital estava sem vaga, estou achando que como se trata de uma coisa leve a casa de saude não quis me internar para poder descansar o pancreas . Amilase e lipase deram valores normais.Queria tentar uma dieta zero em casa, antes de piorar, vou começar a me “stressar” amanhã. voce poderia me dizer se dieta zero . É ficar sem comer geral? Tenho tomado sopas sem gorduras e temperos, tipo ervilha, lentilha. verduras e legumes. Mas naõ sei se posso tomar remédios pois a médica da casa de saude me disse que seria uma hepatite ou uma pancreatite medicamentosa. Pode me dar uma ajuda, por favor? Não tenho nauseas, nem vômitos, só sinto dor no abdome. O gastro me receitou antak, será que posso tomar ele nãop vio o CD do pancreas

  28. Maria eduarda comenta:

    13 outubro, 2008 @ 12:54 PM

    Qual a alimentação adquada para pancreatite?

  29. luciana comenta:

    15 outubro, 2008 @ 10:59 PM

    tive a primeira crise de pancreatite aos 7 anos de idade, e até então não sabia ser pancreatite, pq não diagnosticaram. Aos 21 tive uma nova crise, e depois daí voltei a ter mais 5 crises, todas com dores fortes, que duraram em média 18 horas, hoje tenho 28 anos, e até a última crise, há um ano atrás,bebia bastante, sempre cerveja, nunca outras bebidas, nunca fiz uso de drogas, exceto cigarros, gostaria de saber se posso ter complicações, tendo em vista que ás vezes nos finais de semana, quando fazemos festas bebo socialmente. fui a diversos médicos e cada um tinha uma proposta diferente. a última ultra q eu fiz mostrou alguns pontos calcificados, no entanto, a última tumografia não apresentou absolutamente nada!
    tenho pancreatite crônica, ou aguda? posso fumar? posso beber socialmente ou não mais?

    desde já agradeço!

  30. luciana comenta:

    15 outubro, 2008 @ 11:11 PM

    esqueci de relatar acima que desconfiaram tb de vesícula esclerótica, pode isso ter influência?
    tb gostaria de saber se posso fazer uso de creatina, pois estou perdendo peso?

  31. andre felipe pereira pires comenta:

    16 outubro, 2008 @ 1:42 PM

    boa tarde,
    tive pancreatite leve, mas sem causas patologicas, todos os exames que fiz, rx e duas tomografias, uma comum e outra com contraste, deram normais, contudo os exames laboratoriais de sangue demonstraram aumentos e quedas dos lipidios, fiquei no cti e emfermaria por aproximadamente 7 dias com tratamento de dieta zero, contudo recebi alta apos 72h de dieta zero e com primeiro dia de alimentaçao teste liquida o exame de sangue deu um aumento siginificativo de 300 para 400 de lipidios, com tratamento em casa, busca de um gastro e nutricionista. pergunto se ha a possibilidade de aconte4cer um aumento muito maior ou se pode atraves de novo rgramento alimentar essa pancreatite ser curada e se pode apos a cura voltar a ter novamente pancreatite?
    obrigado

  32. alexandrina dantas comenta:

    21 outubro, 2008 @ 7:35 PM

    olá boa noite estou querendo encontrar um estudo de caso onde a tomografia foi eficaz em seu resultado,desde já agradeço.

  33. Eliamara comenta:

    27 outubro, 2008 @ 10:15 PM

    Graças a Deus, o meu irmão saiu da UTI foi para uma enfermaria cirúrgica e teve alta em junho/2008. É necessário fazer um tratamento sério. Devido ter ficado muito tempo deitado ele teve uma inflamação de um músculo das costas mas já está bem melhor. Está dirigindo e trabalhando. Digo que ele é um milagre ambulante. Creio que ainda tem algumas sequelas, como o humor mórbido mas estamos muito felizes que ele esteja em casa. Pelos critérios Apache a change de ele sobreviver se conseguisse vencer o quadro infeccioso eram grandes, nunca bebeu ou fumou, tinha 32 anos. Mas trabalhava muito, se alimentava mal, sem frutas ou verduras e adorava gorduras e carbohidratos além do sedentarismo. Agora terá que fazer uma reeducação alimentar e tão logo possa ter alguma atividade física.

  34. junior cesar bulhoes comenta:

    29 outubro, 2008 @ 10:26 PM

    saudaçoes, antes de tudo gostaria de fazer minhas extimas por esse otimo site onde pude me exclarecer relativamente a muitas duvidas com relaçao a medicina em geral.

  35. fernanda comenta:

    6 novembro, 2008 @ 11:49 PM

    minha mãe acabou de fazer uma cirurgia no abdomem,onde retirou a cabeça do pancreas,a visicula, um pedaço do estomago,agora fez uma tomografia e apareceu uma pancreatite em evoluçao.por que isso aconteceu?

  36. sandra lucia comenta:

    10 novembro, 2008 @ 6:17 PM

    meu pai esta internado com quadro de pancretite, tem 81 anos gostaria de saber se corre algum risco de vida decorrente da idade e de estaR CON TRIGLICERIDES ALTO

  37. sandra lucia comenta:

    10 novembro, 2008 @ 6:21 PM

    O QUE REALMENTE CAUSA PANCREATITE OIS MEU PAI COMECOU COM DOR ABDOMINAL MUITO INTENSA SENDO DIAGNOSTICADO PANCREATITE ESTA NA UTI MAS NUNCA TEVE ESTE TIPO DE PROBLEMA E NAO BEBE

  38. JANETE DUARTE comenta:

    16 novembro, 2008 @ 4:47 PM

    Meu marido foi diagnosticado com quadro de pancreatite aguda leve, foi internado por 9 dias, passou três dias com dieta zero, onde também foi diagnosticado atraves de uma ultra sonografia que a vesicula estava destendida, foi submetido a uma cirurgia e onde foi retirada a sua vesicula, mnha pergunta: a pancreatite pode voltar?, qual a melhor dieta para prevenção? o médico não conseguiu chegar a uma causa para esta pancreatite, pois o meu marido bebia socialmente apenas cervejas;

  39. tatiany ber comenta:

    27 novembro, 2008 @ 8:16 PM

    ola doutor minha mae teve uma crise muito forte com dores no abdomen , ela ficou internadano domingo tomando soro, o medico fez exame de urina e deu alta sua taxa , fez uma tomografia , no laudo nao deu nada , mas segundo o medico , ela deu uma crise de pancreadite , mas no laudo estava normal , gostaria de saber se pode voltar ter essas crises e como faz para descobrir qual o tipo de crise que deu nela , pois estou muito confusa e preocupada pois minha mae ja teve um cancer na tireoide e entao ela toma hormonio issso pode ter ajudado a dar a crise ? e quem da essas crises pode tomar alguma bebida de vez em quando? e qual a melhor dieta de agora para frente.

  40. Arilson Jose da Silva comenta:

    9 dezembro, 2008 @ 8:53 PM

    Gostaria de saber como é possível uma pessoa de 18 anos sem ocorrência de alcoolísmo na família, pode ter desenvolvido esta doença?
    O fato ocorreu com um jovem colega de futebol que esta agora numa UTI com Pancreatite aguda hemorrágica.
    Quais são os sitomas desta doença?

  41. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    9 dezembro, 2008 @ 9:47 PM

    Arilson

    As doenças podem ocorrer em qualquer idade e qualquer pessoas, até mesmo super atletas. Vejas as causas de pancreatite e acesse a página do dia 05 de dezembro 2008 para ver um caso de pancreatite por aumento dos triglicérides.

    Etiologias – São conhecidos inúmeros fatores etiológicos para a pancratite aguda, dentre os quais os mais importante são: a litíase biliar e o alcoolismo. Dentre as causas infecciosas, a que chama atenção é a causada pelo vírus da paratodite epidêmica, em função do tropismo do vírus pelo pâncreas. O comprometimento ocorre após quatro dias do início da paratodite e desaparece em aproximadamente uma semana. É uma pancreatite de evolução benigna, sem seqüelas, com dor abdominal, náuseas e vômitos. Aproximadamente, 2% das pancreatite agudas são causadas por medicamentos, fato este que muitas vezes passa despercebido dos médicos. Os medicamentos mais comuns que podem causar pancretite aguda são: corticosteróides, clortiazídicos, sulfapiridina, sulfasalazina, azatioprina, L-asparginase, metronidazol, tetraciclinas, furosemida.

    Ainda como causa de pancreatite aguda devemos lembrar os traumas, os procedimentos endoscópicos bíleo-pancreáticos e os procedimentos cirúrgicos sobre as vias biliar e/ou pancreática, neoplasias do pâncreas como adenocarcinomas e as neoplasias produtoras de mucina.

  42. benedito clemente pereira comenta:

    29 dezembro, 2008 @ 6:31 AM

    tenho 56 anos,sou diabetico a mais de 20 anos,a mais ou menos 12 anos fiz uma cirugia e retirei a vesicula,passando 4 anos apareceu novamente uma pedra no canal,fiz outra cirugia,para retirar a pedre,a oito meses atraz fui internado com fortes dores abdominais de lado,depois de varios examen constatou pancreatite aguda.depois disso nao fiquei bom mais,vivo fazendo regime de carne ,e outros alimentos nao tomo bebida de alcool e nao fumo,nao sei vou no mdico nao me dao remedio e tenho que conviver com a dor o que faze

  43. orlando pimenta comenta:

    29 dezembro, 2008 @ 6:41 AM

    tenho diabete ,colasterol alto triguicerides,ja tive pedra na vesicula fiz cirugia,2 vezes pois encontro pera novamente,apareceu esteatose(gordura no figo) ja fui internado com pancreatite aguda,nao bebo e nao fumovivo contantemente com dor.medicamento nao tem as vezes abaixa i colasterol mas lesiona o figado.ouvi dize que o medicamento SILIMALON e um santo remedio para o figado. que posso fazer com quem consultar

  44. michelle comenta:

    2 janeiro, 2009 @ 10:51 AM

    DR POR FAVOR ME RESPONDA !
    meu pai foi internando com suspeita de pacreatite leve a moderada todos os exames só acusavam uma infecção e nada mais além da amilase.
    No dia 24/12 foi liberado para passar o natal em casa dois dias depois voltou aos hospital com dores e a barriga completamente distendida, (tomografia e ultrasao nada confirmava) (clinicamente estava bem) Operado com suspeita de vesicula o pancreas se dissolveu restando uma minima parte.(tudo foi aspirado)
    2 dias depois da cirurgia meu pais esta completamente luciodo fala tranquilamente nao sente dores e faz planos futuros, ele esta na UTI
    A recuperação, sei que minima, nos casos de pancreatite necro hemorragica são assim… o medico falou que esta surpreso com a recuperação em que posso acreditar? Será realmente que me pai irá se recuperar e se sim quais serão as sequelas ?
    Meu pai é meu Rei e meu castelo esta ruindo…
    Ele tem 58 anos, não é sedentario, fez hernia de Iato com uma redução de estomago, bebe socialmente e tem muita vontate de viver.
    Aguardo sua resposta

  45. valdson comenta:

    5 janeiro, 2009 @ 9:43 PM

    tive pancreatite aguda em agosto de 2007 tornei-me um diabetico estou tomando insulina gostaria de saber se um dia possso parar de tomar a insulina ou fazer alguma tipo de cirurgia ?

  46. Anderson comenta:

    25 janeiro, 2009 @ 10:59 PM

    Boa noite ,
    tive pancreatite aguda por ingestão de alcool, bebi quatro dias seguindos(de terça até sexta) no natal de 2008, começei a sentir algumas dores no abdome (domingo) depois dessas bebidas, que piorava quando comia e na (segunda) já estava com varios sintomas da doença e tomei 2 sulfas e foi quando piorou de vez a dor e fui para no hospital, passei 30 dias internado para me recuperar.
    Gostaria de saber se realmente foi por bebida alcoolica, ou só pelo o medicamento isolado ou se ele contribuio para se desencandear? e se realmente nunca mais beber?
    Espero respostas ancioso.

  47. Ricardo comenta:

    28 janeiro, 2009 @ 9:46 AM

    Meu pai teve uma pancreatite aguda em 08-2006, teve que fazer também uma cirurgia de retirada da vesícula e infelizmente ontem foi acusado novamente um caso de pancreatite.

    Quais podem ser as causas?

    Aguardo anciosamente sua resposta.

    Att,

    Ricardo Azevedo

  48. Josi comenta:

    5 fevereiro, 2009 @ 12:51 PM

    Meu marido teve pancreatite aguda há 4 anos e também ficou no hospital por um tempo. Na época, o médico disse que era muito grave e que ele deveria evitar ao máximo bebidas alcóolicas, em especial os destilados e cerveja. Mas ele continua bebendo com frequência. Isso pode prejudicá-lo?

  49. Leonardo comenta:

    6 fevereiro, 2009 @ 10:23 PM

    Meu sogro esta internado a 10 dias com pancreatite aguda e o quadro dele é progressivo, sendo que os medicos do hospital que ele esta internado não conseguem da uma posição sobre o que irão fazer. A familia esta em panico, pois ele so piora e nada é feito, gostaria que me informassem sobre o que posso fazer que postura devo tomar, pois estão alegando que ele não pode fazer a cirugia por causa da inflamação.
    Obs:Ele não bebe e nem fuma…

    Desde Já agradeço a atenção.

    Leonardo L. M.

  50. viana comenta:

    10 fevereiro, 2009 @ 6:21 PM

    tive pancriatite aguda em 2006 gostaria de saber se essa doeca tem cura ou nao ..

  51. marcia suely barranco comenta:

    15 fevereiro, 2009 @ 3:39 PM

    Boa tarde,falo sobre minha mãe,ela teve uma crise de pancreatite em abril de 2008 com 1580de amilase mas nos exames não deu calculo na visicula,o medico só me disse que era grave e pediu a ela pra fazer dieta na alimentação.Em agosto de 2008 deu novamente nos estavamos paseando em morungaba e ela foi enternada no hospital Santo Antonio com amilase alta,o medico me disse que ela poderia estar com um calculo no canal da bilis ou poderia ser tbm um pequeno tumor,melhorou ,voltamos para casa.Dia primeiro de janeiro de 2009 teve uma nova crise mais forte ainda que as outras o amilase estava 2600 ficou no hospital uma semana fazendo os exames,onde deu calculo na visicula e a suspeita do medico de morungaba estava certa.Procuramos um gastro pagamos a consulta e nos deu um pedido de exame (colangeopamcreatografia endoscópica retrógrada)pois ele acha muito arriscado fazer uma cirurgia de visicula e a retirada desse calculo ao mesmo tempo devido a idade de minha mãe (74anos)obesa embora tenha emagrecido bastante com a dieta alimentar que tem feito,e tbm porque ela ja tem uma cirurgia de derencia e outra de ernia com uma tela na barriga.Procurei locais onde poderia fazer esse exame,na região de JAU onde moro não achei.Pasou por uma consulta no HOSPITAL DO ESTADO na cidade de BAURU onde o medico pediu o hemograma completo,ultra som e uma tomografia mas tudo foi agendado para o mes de maio de 2009 e o retorno da consulta para ver o resultado dos exames no mes de junho de 2009 qdo ira agendar ainda a cirurgia da visicula.Estou preocupada pois esta muito longe tudo isso e podera dar uma nova crise nesse tempo em que vamos esperar.Por ela ser idosa não teria prioridade?Minha mãe não tem convenio particular a não ser o SUS e o IAMSPE.Me ajude por favor,ou melhor ajude a ela que ja não come quaze nada de medo que possa dar a crize.Desde já meu muito obrigada ( MARCIA).

  52. ALESSANDRA comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 7:50 PM

    BOA NOITE,MEU MARIDO ESTA COM PANCREATITE CRONICA,E ESTA ME DEIXANDO LOUCA.PORQUE TEM MEDO DE MORRER E FICA ME PERGUNTANDO O QUE PODE COMER O QUE NAO PODE POIS ELE SÓ COME EM RESTAURANTES,BEBE SOCIALMENTE.TERIA COMO ME PASSAR NOMES DE ALIMENTOS E SE TEM CURA?
    DESDE JA OBRIGADA

  53. Antonio Angelo Pereira comenta:

    27 fevereiro, 2009 @ 5:46 PM

    Ola Doutor.

    Tive uma Pancreatite Necro Hemorrigica Aguda extamente a uns 06 anos, fiquei 07 meses internado, sendo 03 na UTI, e restante na enfermaria, hoje passo bem, tomo os remédios, faço exames de sangue periodicos, o meu quadro no periodo da doença foi de para os Rins, Visicula e outros orgãos, fiz 03 emodialises e 45 sessões de Hiberbaricas e outros, no final acabei fazendo um implantação de uma tela no abdomen, a pergunta que faço e a seguinte está telas as vezes incomoda, parece que está torta, pelo período da cirurgia da mesma, eu tenho que troca-la, ou fico com ela pra sempre, hj faço exercicios ( musculação ) devido está tela não faço exercicios de abdomem, neste caso se fizer tras alguma conseguênçia para a tela se eu fizaer exercicios abdominais?,
    fico no aquardo…muito obrigado pelas informações…
    Um abraço

  54. Norma Caldas comenta:

    28 fevereiro, 2009 @ 10:11 AM

    Bom dia, minha mãe 84anos diabetica e hipertensa ja teve 02 crises de pacreatite aguda devido ao diabetes solicito informações de dieta para que ela possa manter a melhora da doença.
    Obrigada.

  55. andre luiz comenta:

    2 março, 2009 @ 9:50 AM

    Bom dia , tive pancreatite aguda fiquei sete dias internado estou recuperado , gotaria de saber se posso tomar uma cervejinha me resp obrigado

  56. Lurdes comenta:

    3 março, 2009 @ 9:02 PM

    Boa noite…Minha cunhada está internada a 2 meses com pancreatite aguda grave, esta com pedra na visicula, e o pancreas está 30% necrosado…ela ja esteve ruim , mas melhorou um pouco depois apareceu uma bolha de sangue na barriga retirou ja faz uma semana e ainda continua com o dreno na barriga ja emagreceu quase vinte quilos..não consegue comer muito e sente muita ansia e vomita….mas os medicos não falam muita coisa e gostaria de saber porque não operam logo e retiram a visicula e porque dessa demora….para melhorar…me parece que está um pouco fraca…gostaria de saber se é assim mesmo ou tem alguma coisa que os médicos não falam.Obrigada

  57. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 março, 2009 @ 6:55 AM

    Na pancreatites agudas o tratamento é clinico e qualquer procedimento cirúrgico é de altíssimo risco. Tem que aguarda a evolução clínica, e operar em fase mais estável.

  58. cidinha Dabis comenta:

    7 março, 2009 @ 1:09 AM

    bom dia, olhando na pg. sobre pancriatite queria saber:minha vó tem 76 anos e detectou pancriatite aguda e pedra na visicula,esta sentindo fortes dores,foi medicada com anagesicos paracetamol e qudo tiver dor intensa tramol e fazer uma dieta controlada,pela idade dela será que pode ser feita uma cirurgia,ou será que o médico acha que ela não tem chance de sobreviver a uma cirurgia?Me responda por favor ela esta com muita dor o que podemos fazer por ela desde já agradeço pela atenção abraço ! cidinha

  59. teles comenta:

    10 março, 2009 @ 1:20 PM

    eu tive pancreatiti, segundo o medico e causa das pedras na visicula.
    fiz a cirurgia e retitirei a visicula, dia 6 de fevereiro. agora estou bem.
    gostaria de saber se eu posso tomar cerveja. muito obrigado

  60. iara anastacio comenta:

    16 março, 2009 @ 9:04 PM

    Tenho 41anos nâo bebo e tive pancreatite aguda gostaria de saber qual seria minha dieta daqui pra frente,posso tomar refrigerantes? gostaria de saber mais .

  61. JANAINA MOREIRA DA COSTA comenta:

    17 março, 2009 @ 4:04 PM

    TENHO 27 ANOS, NO ANO DE 2005 TIVE PANCREATITE, NA PRIMEIRA VEZ FIQUEI INTERNADA 7 DIAS COM O AMILASE PERTO DE 800 DEPOIS DE 15 DIAS TIVE NOVAMENTE, PASSARAM-SE 1 MÊS TIVE A PIOR CRISE PENSEI QUE IRIA MORRER DE TANTA DOR MINHA AMILASE CHEGOU Á 2000. ESSA PANCREATITE FOI CAUSADA POR UM CÁLCULO NA VESÍCULA, FIZ A CIRURGIA E NUNCA MAIS TIVE DORES, PORÉM SÓ VOU AO BANHEIRO COM CÓLICAS E GOSTARIA DE SABER SE ESTÁ RELACIONADO COM O FATO DE TER SIDO RETIRADA A VESÍCULA. GOSTARIA DE SABER SE A MINHA ALIMENTAÇÃO DEVE SER DIFERENCIADA.

  62. Elaine Oliveira comenta:

    3 abril, 2009 @ 8:28 AM

    Em 20 de dezembro de 2007 perdi meu irmão de 44 anos de Pancreatite necro-hermorrágica , ele sofreu muito, ficou 30 dias no CTI de um Hospital em Bh , foi submetido a 5 cirurgías para tirar os tecidos necrosados, fez várias hemodiálises e a única coisa que os médicos nos diziam era que ele estava em estado gravíssimo. Fiquei perpléxia com tanto sofrimento até hoje não consegui esquecer de nenhum detalhe do sofrimento dele com todos aqueles aparelhos e drenos enfiados pelo seu corpo inchado irreconhecível. Até então eu pensava que o câncer e a aids fossem as piores doenças que eu já teria visto…
    Gostaria muito de saber se há algum estudo em adamento para melhorar a chance de cura dessa doença ? Ou se já está sendo estudado novos procedimentos ? Alguma descocoberta para melhorar o tratamento?

    Abraços
    Elaine Oliveira

  63. elizabeth comenta:

    3 abril, 2009 @ 9:32 PM

    Ajudem-me por favor!Tenho aminha irmã de 29 anos com pancreatite,ao inicio foi detectado uma colite ulcerosa,ela andava a fazer imenso sangue nas fezes,o médico deu-lhe a medicação para tal,como numca melhorava foi ao hospital e ai viram que já tinha pancreatite refira-se que continuava a fazer sangue…os médicos após vários exames concluiram que a medicação dos instentinos gerou o pancreatite??Hoje ela foi para o hospital e já ficou internada novamente,sim porque este ano já é a terceira vez,coitada tava cheinha de dores…o que fazer Dr.?? Será que isto não tem cura?como tratar se ela não pode tomar nada…a não ser tomar soro durante dias até o pancreas desinflamar??…ela não sabe como lidar com a doença, nem nós!Sabemos que as gorduras fazem mal,mas também o leite faz mal? e os hitratos de carbono? Que comer com esta doença??Ajudem -me porque estamos desesperadas!!

  64. tiago do nascimento silva comenta:

    7 abril, 2009 @ 10:45 AM

    meu pai foi internando com pacreatite crônica com uma infecção generalizada começou fazer himodialise que esta ajudando muito.devido a infecção causou algumas lesão pulmonar ele já esta com 15 dias internado o efeito do remedio começou a reagir agora segundo os medicos a infecção esta sendo controlada.gostaria de saber se há possibilidade de recuperação perante este quadro.

    aguardo!

  65. sonia de paula comenta:

    13 abril, 2009 @ 8:34 AM

    tive uma pancreatiti a 14 atraz fiquei em coma ,sera que pode se repetir novamente qual os cuidados que devo tomar?

  66. Rosa M. S.Almeida comenta:

    16 abril, 2009 @ 2:41 PM

    Minha sobrinha fez uma cirurgia para retirada de pedras na visícula e agora está na UTI com pancreatite,estamos desesperados com medo.

  67. lanna comenta:

    17 abril, 2009 @ 4:20 AM

    nesse momento to na crise …e de madrugada… a dor comeca no lado direito e erradia pra as cosats.. toma eno guaran-anti acido.. tomo buscopan, cha de boldo e como maça… alem de vonitar tudo…. esses artificios ja nao estao adiantando mais… a dor corre madrugada a dentro… na verdade acho q isso deve ser pancreatite…. nem bebo alcool… talvez penso q isso se deve a uma dieta louca.. louca pq sou conta medicamentos para perca de peso.. foi com acompanhamento medico… porem… perdi de forma rapida e tomando remdios fortissimos… me arrependo…

  68. elizabeth comenta:

    18 abril, 2009 @ 12:35 PM

    Sou eu outravéz a minha irmã não está melhor, na quarta feira fizeram uma pequena cirurgia em que desobstruiram uma arteria,em os médicos achavam que seria por causa disso,aquela que fica entre o pancreas e a bilis ?? O médico disse-lhe no dia seguinte que a cirurgia não tinha resolvido nada!! Visto que vivemos numa ilha o médico diz que para Maio ela têm que ir para o Porto… Será razão para nós preocupar…é que já não sabemos o que pensar!!

  69. alexsandro comenta:

    22 abril, 2009 @ 9:24 AM

    BOM DIA ,DR , MINHA ESPOSA ESTA INTERNADA NA UTI , COM PANCREATITE NECRO HEMORRÁGICA,O MÉDICO ME DISSE QUE O PANCRÊAS DELA ESTAVA PRETO ,MAS ANTES DISSO ELE CONVERSOU COMIGO PARA REALIZAR UMA SIRURGIA PARA FAZER UMA LIMPEZA NO PÂNCREASE FAZER UMA DRENAGEM .ELE ME DISSE QUE ELA PODIA VIR A ÓBITO NA MESA DE CIRURGIA, MAS GRAÇAS A DEUS PAITODO PODEROSO E SEUFILHO JESUS CRISTO ELA CONSEGUIU
    AGUENTARA SIRURGIA.ELA TEM APENAS 29ANOS DR E TEMOS 2 FILHOS LINDOS.OS MÉDICOS ME DISSERAM QUE O PÂNCREAS DELA ESTA SE DILUINDO.ELES TAMBÉM ME DISSERAMQUE ELA TEM 10% DE CHANCE E APENAS 72HORAS.ELA ESTA EM COMA REVERSÍVEL ,DR É VERDADE ISSO QUE ME DISSERAM? .ELA TEM CHANCE? QUAIS?. ELES ME MANDARAM SE APEGAR MUITOA DEUS E É ISSO QUE ESTOU FAZENDO COM TODO O MEU CORAÇÃO.EU ESTOU CHORANDO DE SAUDADE.ME RESPONDA DR POR FAVOR SE ELA VAI FICAR BEM PARA MIM ACALENTAR MEUS FILHOS .MUITO OBRIGADO DR POR ESTA PÁGINA.FIQUE COM DEUS.E EU SEI DR , QUE POR INTERMÉDIO DE NOSSO DEUS E SEU FILHO JESUS CRISTO E NOSSA SENHORA APARECIDA, VAI FAZER QUE AQUELA INFECÇÃO SERÁ CONTROLADA E EM BREVE MINHA LUCIANA VAI VOLTAR PRA MIM E MEUS FILHOS QUE ESTÃO COM MUITAS SAUDADES E PERGUNTAM DELA SEMPRE .MAS EU NÃO CONSIGO FALAR A VERDADE .POR FAVOR DR ME AJUDE RESPONDENDO A MINHA PERGUNTA .FIQUE COM DEUS DR O SENHOR E SEUS PACIENTES.

  70. elizabeth comenta:

    23 abril, 2009 @ 12:45 PM

    Sr. Alexsandro acabei de ler a sua história,imagino o que têm passado a minha irmã foi internada novamente, sendo já a quarta vez este ano e os médicos não conseguem saber o motivo destas voltas de pancreatite. Tenha muita fé e acredito que a sua mulher vai superar e vai ficar boa rapidamente. Reze muito !! que eu tanbém vou fazer o mesmo pela minha irmã !! Um grande abraço … e fique com DEUS.

  71. Elaine Oliveira comenta:

    28 abril, 2009 @ 2:08 PM

    Sr. Alexsandro ,
    Nunca desista de acreditar que sua esposa pode se recuperar e estar novamente em casa, enquanto há vida haverá esperanças , e Deus é maior que todas as doenças, basta vc acreditar…

    Forças amigo, que Deus ilumine sua família.

    Elaine Oliveira

  72. Vera Lucia P.P.Gonçalves comenta:

    29 abril, 2009 @ 11:50 AM

    Minha filha de 8 anos teve uma crise de pancreatite aguda há 2 meses mas ainda não esta boa porque o diagnóstico foi muito tardio, ou seja, so conseguiram realmente diagnosticar através da “ecoendoscopia digestiva alta”. Ela tem 4 pontos de inflamação, esteve internada várias vezes e agora está em casa. Temo que ela volte a sentir as dores que são muito fortes, estou introduzindo a dieta recomendada pelo médico dela. É bastante restritiva, mas mesmo assim gostaria de saber se a doença não pode evoluir. Tenho muito medo pois a coitadinha já sofreu muito. Um abraço.

  73. marcelo erik de oliveira comenta:

    1 maio, 2009 @ 7:48 PM

    para aqueles que tem a pancreatite crônica, vai a dica : tive a doênça por três anos, tudo indica que foi bebida alcoolica. parei imediatamente de beber, fiz uma dieta livre de gorduras em geral, consumi mais frutas e verduras, frutas a vontade, até baixar meus niveis de amilase, lipase nos moldes normais. durante o tratamento ,perdi 5 kilos. a medicação que tomei e deu certo foi: em jejum toma-se omeprazol 20 miligramas 30 minutos antes do café para proteger o estômago contra qualquer agressão. pancretina 300 mligramas com dimeticona( manipulados)uma capsula antes do almoço, outra antes do jantar, e completa com uma vitamina conhecida como vita complexo 13. resultado a longo prazo: graças a DEUS meu pancreas voltou ao normal, engordei de novo.até bebo uma cervejinha moderadamente, mas continuo na dieta. um abraço a todos

  74. Rosemeire comenta:

    9 maio, 2009 @ 12:14 AM

    Ola Dr, td bem??? Estou a alguns dias com falta de apetite, dor epigastrica prolongada, dor de cabeça intensa, geralmente qd como comida muito engordurada ou muito condimentada passo muito mal… essa semana fiquei muito desanimada, passei a maior parte do dia dormindo (trabalho a noite), apos comer um pedaço de torta de 4 queijos tive uma forte dor acima do estomago e quase cheguei a vomitar, fiz alguns exames por conta propria de amilase (124), lipase (95), glicose (98), o hemograma acusou uma leve linfocitose… Pode ser um inicio de pancreatite??? A unica medicação que eui tomo com frequencia é um anticoncepcional (gracial) e ultimamente ando tomando muita dipirona devido as crises de dores de cabeça…
    Aguardo uma resposta…
    Obrigada
    Rosi

  75. Rosemeire comenta:

    9 maio, 2009 @ 12:18 AM

    Ola Dr, esqueci de dizer que hj, logo apos o almoço, eu comi uma barra de chocolate branco de 100 gr e estou passando mal ate agora, parece que tem um “caroço” na garganta… bebo socialmente…
    Obrigada
    Rosi

  76. marta comenta:

    9 maio, 2009 @ 10:49 PM

    meu filho com 24 anos esta com pancreatite estou acardando uma vaga para transferir para um hospital com recurso pois moro em cidade do interior de minas rais cidade pequena onde posso encontrar um leito para transferir para fazer o tratamento a dor que ele sente e tanta que ele pedi mae me manda parfa alguns lugar para eu tratar se nao eu vou morrer

  77. Rita de Kassia comenta:

    13 maio, 2009 @ 4:43 PM

    Dr.

    Gostaria de saber se uma pessoa com 90% do pancreas necrosado pode sobreviver?
    Meu marido está com esse diagnostico, passou 2 meses em coma e já faz 1 mes na enfermaria. A pancreatite dele foi causado por pedras da versiculas q/ se deslocou e se alojou no pancreas, vindo a necrosado. Todo dia ele tem uma complicação, há 10 dias está c/ uma diarreia, tem dia q/ tem hipotenglicemia, tem febre, enfim é todo dia uma complicação. Está traqueostomizado há mais de 2 meses. Ele tem 47 anos de idade. Obrigada.

  78. Deise Rodrigues de Rezende comenta:

    15 maio, 2009 @ 2:50 PM

    Uma pancreatite pode evoluir para uma morte encefálica???

  79. natalia comenta:

    21 maio, 2009 @ 11:41 AM

    meu marido saiu do hospital hoje teve alta esta com pancreatite aguda!saimos do hospital eo medico não deixou nemhuma dieta para continuar em casa.estou com medo de dar alguma coisa que fara ele passar mal!ele teve esse problema por causa do alcoolismo,esta com o abdomem bem enchado mais sem dor .ficou enternado 11 dias eo medico disse que ele esta bem!por favor mande para mim uma dieta que posso dar sem preocupaçao!muito obrigado!

  80. ricardo katak comenta:

    25 maio, 2009 @ 11:31 AM

    olá . sou estudante de biologia da universidade do estado do amazonas . esta de parabens essa resenha gostei muito sobre o assunto /apesar de nao ser minha area , mais achei muito interressante saber sobre como se manifesta essa doença e os sintomas ….afianal somos da mesma area, e o motivo de saber sobre a doença e que sou fascinado pela area de grasterologia,,,,,,,,,,,,,,,,,e por isso motivo que o visitei,,,,,
    muito obrigado
    dr,armando miguel jr.

  81. luciana comenta:

    8 junho, 2009 @ 11:58 AM

    olá pessoal meu cunhado esta internato a 14 dias com uma pancreatite aguda esta fazendo emotialize e as noticias são sempre ruins ele esta em coma intusido e os medicos falaram que colocaram o remedio mais forte para combater a inflamção que e causada por uma bacteria dr: gostaria de saber quais a chace de vida ele ficou na escala 3 a pancreatite dele não esta necrosada ele ja vez uma tomografia mais esta com poucos globos brancos e insufisiencia renal , os medicos disseram que o remedio tem 72hs pra dar resultados e se não der ? qual o procetimento ?
    obrigado e espero sua resposta

  82. Solange G. de Oliveira comenta:

    11 junho, 2009 @ 8:04 AM

    Bom dia.Olha o meu irmão, tem 46 anos, glicose boa, pressão arterial boa, não tem nenhum problema de coração, tem a saúde muito boa, mas agora está internado com uma crise de pancriatite aguda, onde parou de funcionar os rins, o intestino, comprometeu o pulmão, está cansado, agora voltou a funcionar os rins, mas ele ainda está com o quadro grave, está internado no CTI com o coma induzido. Preciso saber se o tratamento é muito prolongado, se precisa de cirurgia, e se Deus quiser saindo do quadro crítico se ele volta a vida normal, e se corre o risco de outra crise. Obrigado, espero sua resposta.

  83. ana pereira comenta:

    17 junho, 2009 @ 4:42 PM

    Sr. Doutor, tenho a minha mãe internada no hospital desde 28 de Março deste ano, já foi submetida a 2 intervenções cirurgicas, devido a ter pancrietite aguda gráve, nesta última operação deixaram um buraco aberto para a poderem limpar todos os dias, visto que ela continua a produzir, tem picos de febre e por vezes até nem tem, está no SO há 3 semanas, está ventilada a sedada para não conseguir arrancar os tubos, o médico diz que só um milagre.
    Gostava de saber a sua opinião.
    Obrigada
    Ana Pereira

  84. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    17 junho, 2009 @ 6:44 PM

    Ana,
    As pancreatites são casos graves e o prognóstico é reservado, mas para DEUS tudo é possível. Já vimos casos graves que conseguiram melhorar. Tenha esperança.

  85. weslen martinelli dos santos comenta:

    18 julho, 2009 @ 4:55 PM

    sr dr,ja estive internado por duas vezes,pois sofro de pancreatite cronica,antigamentedava umas crises agora doe todo dia e todahora ,uma dor do lado esquerdo do abdomem.que se erradia para as costas tenho muito medo de ser algo mais grave,ja fiz tomo,ultra,e meu amilaseesta a 480,estou tomando creon 25000, e crestor 20mg,desde fevereiro mas as dores continuan,por favor m oriente melhor,aguardo com amsiedade seu diagnostico,,muito obrigado

  86. Eduardo Alves Meireles comenta:

    21 julho, 2009 @ 1:12 PM

    A sete anos atrás me submeti a uma cirurgia de retirada de vesicula, pois estava com calculos enormes, a 3 semanas a atrás fui internado com problemas nas Pancreas( pancreatite aguda), fiquei no hospital 6 dias sendo 4 em jejum, estou me recuperando porém ainda não se sabe o que causou esta inflamação, ainda me sinto com incomodos, mal estar, dores leves….gostaria de saber se a causa da pancreatite pode ter sido a falta da vesicula?, em um exame de sangue recente que somente agora fiquei sabendo que meu figado esta alterado, isto também pode ter relação com o problema nas pancreas?
    Tenho 58 anos.
    obs: Bebo muito pouco.
    Muito obrigada,
    Educardo

  87. Carlos comenta:

    30 julho, 2009 @ 9:43 AM

    Afinal: passada a crise o que o portador de pancreatite pode comer e o que não pode de jeito nenhum ?

  88. fatima comenta:

    6 agosto, 2009 @ 10:55 PM

    boa noite!!!

    ta com uma semana que minha esta fazendo tratamento de pancreatite
    gostaria de saber mais ,pois ela ainda esta com vomito e normal? ela tem 77 anos ,e diabetica e hipertença e teve o segundo avc a dois meses .o medico disse que ela tem o organismo muito bom pq ela forte apesar de tudo isso .ela ta internada um mes e tres dias

    aguardo a resposta
    obrigada!

  89. Adriana Mrques comenta:

    12 agosto, 2009 @ 6:26 AM

    Bom dia Doutor,
    Meu nome é Adriana tenho 36 anos e já tive uma crise de pancreatite a dois anos atra, mas vira e mexe sinto todos os sinyomas e tenho que me resguardar na dieta zer…Na minha familia temos 3 casos de pancreatite o meu e de mais 2 irmãos, gostaria de saber se neste caso existe algum tipo de cirurgia para que possamos ter mais tranquilidade para viver, pois sempre que algum de nos dá alguma crise é um pânico geral na família…Gostaria muito de saber se existe esta possibilidade cirurgica.
    Muito obrigada pela atenção e aguardo contato,
    Att:
    Adriana Marques

  90. sebastião regino dos santos comenta:

    13 agosto, 2009 @ 3:56 PM

    Eu tive pancreatite aguda necrotizante, fiquei 42 dias em coma, felismente fui salvo, apesar de ter passado por várias cirurgias. Meu médico Dr. Pedro Antonio Albino do HOSPITAL SANTA HELENA de Goiania que me operou. Muitos consideram um verdadeiro milagre. Gostaria de saber se posso ter uma vida normal já que perdi boa parte do pancreas. Obs; fui operado dia dia 10 de agosto de 2008. por gentileza me de uma resposta.

  91. Joana D`Arc comenta:

    21 agosto, 2009 @ 8:13 PM

    Em 10 de agosto perdi minha cunhada de pancreatite nefro hemórragica, o sofrimento dela e de toda nossa família foi e está sendo muito grande.Ela foi internada no dia 11 de julho e no dia 10 de agosto veio a falecer para nossa profunda tristeza.Ela tinha 44 anos,uma pessoa muito boa,bonita, saúdavel, não fumava, não bebia, em janeiro ela começou a sentir umas dores fortes na barriga ia ao pronto socorro aonde eles a medicavam e depois ela vinha para casa, isso aconteceu por várias vezes , quando foi no dia 11 de julho ela passou mal de novo e foi internadae não mais voltou para casa , vinhemos a saber que ela tinha pedras na visícula e que uma dessas pedras se desprendeu e veio a necrosar o pâncrea.Então eu gostaria muito de saber se ela tivesse operado a visícula não teria tido a pancreatite necro hemorrágica? Também gostaria muito de saber se há algum estudo em andamento para melhorar a chance de cura dessa doença? Eu pergunto isso para que muitas famílias não venham a sofrer, oque a nossa família está sofrendo. Abraços . Joana

  92. Aubirlene comenta:

    26 agosto, 2009 @ 7:19 AM

    Bom Dia!! Estou com pancreatite…. Gostaria de sbaer o tratamento específico, dietas,remédios. repouso, ou não, gravidade etc,,,, fui mal informada .

  93. Aubirlene comenta:

    26 agosto, 2009 @ 7:19 AM

    Bom Dia!! Estou com pancreatite…. Gostaria de sbaer o tratamento específico, dietas,remédios. repouso, ou não, gravidade etc,,,, fui mal informada .Devo procurar um endocrinologista????? é o medico especialista???

  94. Debby comenta:

    30 agosto, 2009 @ 9:05 AM

    Bom Dia!!! Tive duas crises de pancreatite e fui internada, uma em janeiro do ano passado e outra em maio desse ano. Estou fazendo vários exames como ressonância magnética, ultra- sonografia, e exames de sangue. Estou mantendo uma dieta, sem gordura nenhuma e gostaria de saber se estou no caminho certo ou se ñ tem nada haver o fato de ñ comer gordura e mesmo assim poder ter outras crises?. Nos exames ñ deu nada na visícula e os exames de sangue são para ver se pode ser auto imune. E eu tbm nunca bebi.

  95. Debby comenta:

    30 agosto, 2009 @ 9:08 AM

    Estou tendo acompanhamento de uma gastro, de um cirurgião e de uma endocrino. Em termos de alimentação gostaria de saber o que devo evitar? Se bem que a gordura já cortei.

  96. debby comenta:

    30 agosto, 2009 @ 9:43 AM

    Tenho 27 anos e quase entrei em depressão depois que tive essa útima crise, pra mim é muito difícil, pois vivo com medo sem saber quando virà outra crise e até aonde ela pode chegar. Entreguei minha vida nas mãos de Deus, minha alimentação é restrita. Sem contar que tenho uma resistência insulínica e por isso ñ como açúcar já que minha dieta é igual a de um diabético.
    Obrigada!!!!

  97. Debby comenta:

    30 agosto, 2009 @ 9:50 AM

    Tive duas crises de pancreatite e fui internada nas dusas vezes, uma em janeiro do ano passado e outra em maio desse ano, estou fazendo vários exames mas na vesìcula ñ foi detectado nada, minha lipase está 102 e minha amilase 145. Fiz ressonância magnética, ultra sonografia e exames de sangue para ver se pode ser auto imune.

  98. marcos antonio torres comenta:

    31 agosto, 2009 @ 8:15 PM

    Doutor, a oito dias atras, fui internado com fortes dores no estomago, como tenho ingerido bastenta bebidadas alcolicas, de imediato o medico deu como causa uma pancreatite, e solicitou uma tomografia com contraste, o que deu como causa (impressão )
    1 – pancreatite aguda
    2- moderada esteatose hepàtica
    quando chegei ao hospital esta com AMILASE EM 315 NO SEGUNDO DIA BAIXOU PARA 45 E NO TERCEIRO EXAME ESTAVA COM 35 AMILASE.

    PERGUNTO: SERA QUE ESOU SENTENCIADO A NAO PODER INGERIR BEBIDAS ALCOOLICAS???, FICO GRATO PELA RESPOSTA

    PS. OS DEMAIS EXAMES SOLICITADOS DERÃO TODOS DE DOS LIMITES ACEITAVEIS

    SDS
    MARCOS TORRES

  99. Adilson Jeremias Tadaeski comenta:

    3 setembro, 2009 @ 8:47 AM

    Olá..!

    Fui diagnosticado que tenho uma pedra inpedindo a saída da bile(saída do pancreas obstruida);

    Gostaria de saber se a cerveja sem alcool(liber) faz mal,pimentas vermelhas e romopis que é:( sardinha em volta de um pedaço de cebola na conserva).

    E se tem uma diéta especifica!?

    abraço

    aguardo ansiosamente por retorno.

  100. Adilson Jeremias Tadaeski comenta:

    3 setembro, 2009 @ 8:48 AM

    Olá..!

    Fui diagnosticado que tenho uma pedra inpedindo a saída da bile(saída do pancreas obstruida);

    Gostaria de saber se a cerveja sem alcool(liber) faz mal,pimentas vermelhas e romopis que é:( sardinha em volta de um pedaço de cebola na conserva) e chimarrão!?

    E se tem uma diéta especifica!?

    abraço

    aguardo ansiosamente por retorno.

  101. Edipo Pinheiro comenta:

    4 setembro, 2009 @ 1:25 PM

    boa tarde!
    Me chamo Edipo daqui do interior de AL e estou me recuperando de uma pancreatite aguda,depois de 2 diagnosticos errados como intro-infecção e infecção intestinal(DR.s diferentes)sintomas foram dor abdominal e nauseas,ja fiquei internado por 4 dias dieta zero(so agua de coco e cha em pequenas quantidades)e 10 dias em casa,o exame de amilase deu 683(antes da internação) e repeti amilase e lipase e outros apos a internação e deram todos normais,exceto amilase que deu 347,e normal ainda esta alta?qual e o normal? posso praticar academia ou caminhada?estou me recuperando em casa ja.
    Eu tenho 20 anos,1.82 de altura e pesava 109kg,ja perdi 9 kilos.e estou seguindo a dieta q o DR. passou,não sinto mais dores,estou curado?qual a chance deu ter outra crise?tem chance deu morre ainda?desde ja agradeço a resposta,por favor me ajude,o senhor DR. tem esse don,por favor me ajude!
    att
    Edipo Pinheiro da Silva
    Arapiraca AL

  102. francisca comenta:

    18 setembro, 2009 @ 3:38 PM

    estava a 3dias com uma dor no figado e passa p as costa, com azia, e como se a comida nao estivese fazendo digestao, hoje no 4 dia a azia passou, ador das costa diminui a avontade de urinar que era varias vezes acabou, estou so como se o que comece nao faz digestao, fica no estomango preso, por favor moro no interior queria uma resposta logo obrigado……

  103. adelaide comenta:

    21 setembro, 2009 @ 3:56 AM

    Bom dia dr. estive lendo algumas perguntas a qual me deixou muito interessada há uns 13 anos atrás eu bebia muito quase todos os dias , at´´e que uma vez meu estomado e abdome estendeu de uma forma preocupante,pois parecia estar grávida, dores intensas fui a um médico e ele pediu uns exames foi que detectou que estava com uma inflamãção alta tudo para ter uma pancreatite , parei de bebr fiz a dieta e qdo voltei lá, ele confirmou que estava tudo bem , então voltei depois a ter minha vida como antes,,saindo fins de semana bebendo fumando por diversas vezes, até que no ano de 2002 fiz uma tumografia onde constatou esteatose hepática e alguns nódulos, nódulos estes que fiz citrilografia, cateterismo do fígado e até hj médico nao descobriu que tenho o que me deixa muito angustiada, pois hj sou ex fumante nao bebo mais pratico academia faço musculação pratico 1 hora de esteira na velocidade 6.1 e estou bem com meu corpopego peso de 300kgs no legg só queria saber do senhor se estes nódulos que apareceram pode ter alguma sequela da inflamação do fpigado , e quaç os sintomas quem tem pacreatite , tenho 48 anos e peso 70kgs faço uso do xenical só que ultimamente parei e queria saber se posso fazer uso do chá branco em cápsula pois etnho colesterol alto e triglicérides, agradeço sua resposta dr. que deus lhe abençoe por tirar nossas dúvidas
    adelaide

  104. cassilda comenta:

    21 setembro, 2009 @ 4:27 AM

    bom dia gostaria de saber se uma pessoa que tem esteatose hepática alcoolica pode tambem ter uma pancretaite? pois bebia muito e ainda hoje sem beber sinto dores fortes no abdome e tenho abdome alto mesmo fazendo dieta meu abdome continua alto,por favor responda-me e tire minha dúvida muito obrigada

  105. Ana Paula comenta:

    21 setembro, 2009 @ 7:52 PM

    EU ANA PAULA PERDI MEU PAI RECENTEMENTE ELE FALECEU DIA 13 DE AGOSTO 2009 EU E MINHA FAMILIA ESTAMOS MUITO ARRAZADA PRIMEIRO PORQUE ATÉ HOJE EU NÃO SABIA QUAU A CAUSA DA MORTE DELE E HOJE EU FIQUEI SABENDO QUE ELE FALECEU DE PANCREATITE AGUDA, MEU PAI TINHA 74 ANOS,ERA DIABETICO TOMAVA INSULINA PARA CONTROLAR TINHA COLESTEROL ,TEVE INFARTO A UNS 2 ANOS ATRAS ,MAIS NA VERDADE ERA UMA PESSOA BEM ATIVA E NO MOMENTO O QUE MAI O AFINGIA ERA O DIABETE MAIS ERA CONTROLADO COM A INSULINA MAS UNS 15 DIAS ANTES DE ELE FALECER ELE ESTAVA RECAMANDO MUITO DE DOR DE ESTOMAGO DIDIA QUE NÃO TINHA VONTADE DE COMER NADA NO DIA DOS PAIS ELE ATE COMEU SUPER BEM ,CHURRASCO MAIS SEMPRE RECAMANDO DAS DORES ESTOMAGO NA QUARTA FEIRA ELE FOI INTERNADO EO MEDICO DISSE QUE ELE ESTAVA COM PNEUMONIA ,E SUSPEITA DA GRIPE E ELE CONTINUAVA RECLAMANDO DE DORES FORTE DE ESTOMAGO E ESTAVA COMEÇANDO COM VOMITOS FREQUENTEMENTE E OS MEDICOS NADA FAZI A PARA COMBATER AS DORES E NÓS DA FAMILIA ENTRANDO EM DEZESPERO SEM SABER O QUE FAZER , E NO DIA SEGUINTE POUCAS HORAS ANTES DE ELE FALECER FUI VISITAR ELE E ELE ME PEDIU AJUDA PARA FASER ALGUMA COISA PORQUE ,ELE SÓ VOMITAVA NINGUEM FAZIA NADA ,E POUCAS HORAS DEPOIS ELE VEIO A FALECER E ANTES ELE HAVIA FALADO SE ELE NAÕ ESTARIA COM CANCER ,E ELE ACABOU FALECENDO E NOS SEM SABER DO QUE AFINAL POR ISSO GOSTARI DE SABER SE PODERIA SER FEITO ALGUMA COISA ,SE ISSO PODERIA VIRAR UM CANÇER ,SE ESTOURA ALGUMA COISA POR DENTRO , O QUE CAUSA ESSA PANCREATITE SE É GENERICO.SE TEM COMO SABER ANTES O QUE FASER PARA DESCOBRI R , PESSOAS QUE ESTIVERÃO COM ELE NO QUARTO ANTES DE ELE FALEÇER DISSERÃO QUE ELE SOFREU MUITO E QUE ELE GRITOU MUITO ANTES DE ELE FALEÇER ,ISSO PODE TAMBÉM TER DADO UM INFARTO NELE POR FAVOR RESPONDA A ESSAS DUVIDAS MINHAS A RESPEITO .OBRIGADA ANA PAULA .

  106. Angelo comenta:

    22 setembro, 2009 @ 12:23 AM

    Tive pancreatite pela segunad vez em 01 ano e 01 mês! Quais as consequências futuras? É regenerável? Grato Dr.

  107. Angelo comenta:

    22 setembro, 2009 @ 12:30 AM

    Ps: Tenho 31 anos e 1,73 e 72 kg

  108. Elaine Oliveira comenta:

    22 setembro, 2009 @ 6:30 AM

    Ana Paula ,
    Li a sua história e fiquei muito triste de saber que seu pai faleceu, apesar de não conhecer vc … A dor de perder alguém é muito grande, também perdi um irmão com pancreatite aguda, eles sofrem muito mesmo para morrer é normal para o quadro dessa maldita doença. Peço a Deus que conforte seu coração e lhe dê forças para superar o sofrimento, e vamos continuar na esperança de que algum dia surja um novo tratamento para essa doença tão triste, que a medicina descubra alguma forma de melhorar os tratamentos.
    Fique com Deus que ELe te dê paz.

    Abraços Elaine Oliveira

  109. JAIR POLICASTRO comenta:

    24 setembro, 2009 @ 10:13 AM

    Bom dia, tive pancreatite aguda grave, em 28/02/2007, passei por varias intervenções cirurgicas, o qual foram feitas, varias lavagens, fiquei internado durante 103 dias no hospital do Mandaqui, teve que ser suturado de 2ª ou seja fiquei com uma hernia gigante
    a qual estou em fase de reparo, e colocação de uma tela interna para prender os orgão
    pergunto? pode voltar a pancreatite, essa tela vai me permitir voltar a trabalhar com caminhão carregando e descarregando cargas, uso cinta pois sem ela não sinto segurança nem pra dormir, voltarei a ter uma vida normal, tenho dificuldades para fazer alguns movimento, como colocar uma meia ou tenis, abaixar, acredito que seje pelo motivo de ter ficado muito tempo internado, depois de ter saido do hospital fiquei mais de tres meses com o corpo travado em casa, sem condições de me levantar sequer sem ajuda dos familiares, problemas psicologicos e até tonturas que até hoje tenho a ponto de cair no chão.

  110. Lilian comenta:

    29 setembro, 2009 @ 9:39 AM

    boa tarde a todos.
    infelizmente essa doença também passou pela minha familia….
    minha mãe faleceu em maio deste ano(2009)em decorrencia de uma pancreatite necro hemorragica…. sofremos muito.. e ela também… foram 20 dias para nunca mais querer lembrar…
    minha mãe foi fazer uma cirurgia de redução de estomago, estava tão feliz com a possibilidade de não ser mais obesa…. fez a cirugia.. fiz a visita logo que voltou da anestesia, estava ótima… mas horas depois veio a crise da pancreatite… fortes dores, vomitos, enjoos …. resolveram a levar para o centro cirurgico novamente, quando a abriram… o pancreas havia necrosado…, após isso foram dias de sofrimento.. houve melhor significativa.. mas o pancreas é traiçoeiro… e levou minha mãezinha….
    a vcs que sobreviveram… agradeçam a deus…. pois só ele mesmo !!!

  111. FABIANA comenta:

    1 outubro, 2009 @ 2:00 PM

    PERDI MINHA MAE NO DIA 26 DE AGOSTO DE 2009 COM PANCREATITE AGUDA FORAM 39 DIAS DE MUITO SOFRIMENTO PARA ELA ETODOS OS FAMILIARES ,ELA SE INTERNOU NO DIA 18DE SETEMBRO NO NO DIA 23 DE SETEMBRO ELA PIOROU E FOI PARA A UTI FICOU 15 DIAS (FORAM OS 15 DIAS MAIS TRISTES DA MINHA VIDA ) TEVE UMA BOA MENHORA NOS ACREDITAVAMOS NA SUA RECUPERAÇAO POR NAO SABEMOS A GRAVIDADE DESTA DOENÇA NO DIA 10 DE AGOSTO ELA FOI PARA O QUARTO E ESTAVA MUITO BEM POR SINAL ,PASSEI A NOITE NO HOSPITAL COM ELA ESTAVA MUITO CONFUSA POR CAUSA DOS MEDICAMENTOS DEPOIS FIQUEI ALGUNS DIAS SEM VELA POIS ESTAVA TRANHANDO QUANDO RETORNEI AO HOSPITAL PARA FICAR COM ELA ACHEI QUE ELA ESTA MUITO DESANIMADA MOSTREI ALGUMAS FOTOS DOS NETOS (QUE ERAM SUAS PAIXOES ) MAIS ELA NAO SE ANIMOU ,FIQUEI MUITO PREUCOPADA FUI COVERSA COM O MEDICO RESPONSAVEL ELE DISSE QUE O CASO ERA BEM COMPRICADO,DESTE DIA EM DIANTE NAO VI MAIS MINHA MAE ACORDA

  112. Celso Ciotti comenta:

    6 outubro, 2009 @ 4:36 PM

    Tive Pancreatite aguda grave em Outubro de 2008. Repentinamente senti dores insuportaveis no abdomem. A princípio pensei que fosse ulcera. Graças a Deus, fui atendido pelo DR. P.F. que imediatamente diagnosticou o motivo das fortes dores. Fiquei internado por 17 dias, dieta zero nos primeiros 7 dias e felizmente reagi a doença. Hoje estou 20 Kg. mais magro, faço consultas regulares com o meu médico e estou me sentindo bem. Logo após a crise que tive, um amigo meu, o ex-deputado federal Adão Pretto (RS) faleceu, vitima de pancreatite aguda. Só então que caiu a ficha em relação ao risco que corri. Jesus é poderoso.
    CELSO CIOTTI, Cruz Alta-RS

  113. Carla comenta:

    9 outubro, 2009 @ 2:38 PM

    Meu marido esta com pancreatite hemorragica e esta na UTI a 25 dias. Ele esta fazendo a dieta zero. Gostaria de saber se agua pode-se beber ou não?
    Obrigada.

  114. jose augusto verbicario feijo comenta:

    9 outubro, 2009 @ 6:59 PM

    eu, tive pancreatite aguda necro hemorragica e perdi a fala quero saber do meu prognostico

  115. Neri Perrud comenta:

    23 outubro, 2009 @ 9:57 AM

    Senhores,

    Penso que este site seria de muita ajuda e interesse para os que tem e para os que cuidam de pacientes com pancreatite se tivesse um link ou algo parecido com a dieta recomendada, e de forma clara e detalhada.
    Obrigada.
    Neri

  116. georgia comenta:

    26 outubro, 2009 @ 4:42 PM

    Meu marido tem 26 anos e teve pancreatite E com 50% de necrose! Ele passou 30 dias na semi-intensiva e 15 dias no apartamento de um hospistal. E a necrose está se reoorganizando e formando um pseudo-cisto. Gostaria de saber a qual a dieta ideal para ele? E o que ele não pode ingerir nunca mais?

  117. miguel comenta:

    9 novembro, 2009 @ 12:54 PM

    Meu amigo está com Pancriatite crônica necrosante, e a “bilim”ou “bili” não sei ao certo o nome,está enflamada. No dia que ele foi internado com fortes dores, ele teve um príncipio de infarto….gostaria de saber um pouco mais sobre o caso dele.

  118. Fernanda P. Rodrigues comenta:

    12 novembro, 2009 @ 7:41 AM

    Olá Dr. Armando, eu tenho 27 anos, fiz uma cesárea em fevereiro de 2009, e no dia 23 de setembro dei entrada no hospital com fortes dores no abdomen. Fiquei na UTI por 6 dias e na enfermaria por 30 dias tendo alimentação parenteral. Pois foi diagnosticado pancreatite aguda necrohemorragica. Perdi a cabeça e o corpo do pancreas, ficando apenas com a cauda. Na minha ultima tomografia, os medicos verificaram que no corpo do pancreas onde tinha a necrose, deu um pseudocisto. Gostaria de saber qual a probabilidade dele crescer ? Se a probabilidade dele diminuir é maior, e se pode tirar o líquido do cisto por endoscopia. Estou muito feliz pois voltei para meu lar, estou com meu filhinho de 9 meses e trabalhando, mas as vezes fico muito triste em saber que posso passar por coisas piores ainda. Desde já agradeço a atenção. E gostaria de dizer as pessoas que estao sofrendo por esta doença, que tudo vai passar, é só acreditar pois eu tinha 70 % de chance de morrer, e estou aqui batalhando pela minha vida. Abraços.

  119. maria da gloria dias comenta:

    21 novembro, 2009 @ 5:12 AM

    Olá Dr. Armando…estou passando por esse problema na minha família. Minha irmã, de 51 anos, a mais velha…está com pancreatite diagnosticada desde 14/11/09, está internada no mesmo dia da internação foi transferida para UTI, exames todos alterados, que mostra infecção severa e aumento da amilase importante. Ela já havia tido Pancreatite Necro Hemorrágica em 1990..mas se resolveu logo e foi por causa de excesso de cálculo na vesícula, foi operada retirou a vesícula, ficou tbem na UTI mas poucos dias.,…agora já se encontra a 8 dias, não teve melhora, está com ventilação assistida, o que pode ter levado a esse diagnóstico, alguma infecção? Ela tem 02 feridas importantes nos dois calcanhar..abertas com difícil melhora..já não andava mais e sempre com infecção, será que essa infecção dessas úlceras pode ter ocasionado a Pancreatite? Nós da família estamos muito apreensivos, eu como Enfermeira, só consigo pensar nas complicões adversas. Portanto quero saber qual a chance de cura?? Obrigada pela sua atenção.

  120. andre comenta:

    7 dezembro, 2009 @ 12:15 AM

    boa noite !!!!! Dr .. jah tive prancratite aguda a ums 5 anos atraz !!!!! sera q vou poder voltar a beber dinovo ???? pq hj em dia eu bebo moderadamente !! e soh bebo wisk um copo no maximo 3 e nem toda semana !!! pode ter alguma causa ??

  121. Thais C. comenta:

    8 dezembro, 2009 @ 1:02 PM

    Thais

    Olá Doutor; meu pai tem dores fortes no abdome, os médicos suspeitam de pancreatite. A amilase chega a 2.400 ele fica internado 7,8 dias. Já fez hemogramas completos, ultra-som, tomografia, endoscopia e mais alguns que eu não me lembro e em todos os exames dão resultado negativo. Gostaria de saber, o que faz essa amilase subir? .

    Obs.: Ele não bebe e não fuma.

    Obrigado pela sua atenção.

  122. nidia paula comenta:

    12 dezembro, 2009 @ 1:55 PM

    olá Dr.Armando…meu nome e nidia tenho 22 anos…fui internada a pouco tempo com a uma crise de pancreatite aguda,gostaria de saber se e necessário operar,se tem cura,oq eu posso comer??obrigado pela atenção se puder responder eu lhe agradeço muito.

  123. Marina comenta:

    14 dezembro, 2009 @ 1:08 PM

    Olá Dr. Armando no dia 25/11 tive uma pancreatite aguda fiquei internada até dia 03/12, meus exames só foi constatado que era po causa da amilases muito alata foi para 3.350, não tenho calculo biliar e nem nos rins, não bebo não fumo.
    O que pode ter provocado está pancreatite, e que alimentação devo comer pode dar crise novamente.
    Muito obrigada

  124. Douglas comenta:

    15 dezembro, 2009 @ 11:18 AM

    Olá responsáveis por esta página. Gostaria de saber como faço para ver as respostas do Dr. Armando. Só vejo as perguntas. Agradeço.

  125. Elaine Oliveira comenta:

    15 dezembro, 2009 @ 3:31 PM

    Eu também gostaria de ver as respostas do Dr Armando, pois é de grande interesse para nós que já tivemos ou temos algum caso de pancreatite na familia. E várias pessoas que estão em tratamento fazem pesquisas sobre a doença nesse site.
    Agradeço a oportunidade.

  126. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    15 dezembro, 2009 @ 5:41 PM

    Marina. Existem inúmeras causas de pancreatite. Dentre elas, as causadas por virus, em particular o vírus da caxumba. A orientação alimentar adequada deve ser feita por uma nutricionista. Faça uma consulta com uma nutricionista o mais breve possível e siga as suas orientações. O bom tratamento no início evita sequelas posteriores. Converse com os médicos que a atenderam a respeito da provável etiologia da sua pancreatite.
    Boa sorte.

  127. toquinho comenta:

    19 dezembro, 2009 @ 10:47 PM

    olá…no dia 19/12/2009 perdi uma amiga, não tenho um diagnóstico médico, mas segundo o comentário da própia mãe, um dia antes minha amiga vomitou e teve fortes dores nas pernas e no abdômem, foi hospitalada mais logo depois de ser medicada e ter constatado infecção na urina teve alta e foi para casa, no outro dia se repetiu a mesma coisa, só que antes que o resgate checasse éla começou a roxear toda e reclamando que estava sem poder respirar veio logo a falecer, segundo os pais, no laudo do IML deu que no pâncreas ouve uma infecção generalizada,
    gostaria de saber uma coisa, ela era de cor branca, porque seu corpo ficou de cor escura quase que uma cor preta?
    aguardo essa resposta!

    QUE D eus abençoe sua vida.

  128. gilmar de freitas machado comenta:

    24 dezembro, 2009 @ 7:35 AM

    minha irmã esta om pancreatite, doença esta constatada 20 dias depois de ato cirurgico, no qual retirou-se um pedaço de seu intestino. Após esse tempo ela só piorou, perdeu parcialmente ou temporariamente a visão, um pouco da capacidade da fala, e a sua memória eata curta. os sinais vitais como pulsação,temperatura corporal e pressão arterial estão desde o primeiro instante normais. Ontem ela foi para a UTI, sendo alegado pela equipe médica que seu qadro é grave. Eu quero saber porque ela adquiriu esta doença e isso tudo pode ser uma complicação pós-operatória .

  129. Sandra Nunes comenta:

    7 janeiro, 2010 @ 9:18 PM

    Meu nome é Sandra e meu irmão foi internado há 5 dias com fortes dores abdominais. Sua cor é amarelada…Feito uma ressonância, mostrou ter pedra na vesícula e pancreatite aguda edematosa. Fez cirurgia da vesícula e o médico nos informou que ele sairá do hospital com um dreno no pâncreas e uma “bolsinha”. Gostaria de saber a real situação… Obrigada!

  130. marcos cocta comenta:

    8 janeiro, 2010 @ 6:40 PM

    dr. fui p o hospoital sem sentir dor, mas, com os olhos amarelos feses , esbranquissadas e so tomava serveja tds os dia , o medico dis q tenho noventa e nove por sento d ter uma pancreatite, e marcou p eu voltar daqui a 3o dias , na0o estou tomando o remedio , bromoprida pq esta me dando espasmos e outros sintomas , pode ser outra coisa ?

  131. TIAGO comenta:

    10 janeiro, 2010 @ 10:10 PM

    boa noite, gostaria de saber sem a pessoa que tem pedra na visicula se decer pro pancrea pode gera essa doença, e ela pode passar pelo um processo de cirlugia.pois perdi meu pai a 8 meses com essa doença gostaria de saber para melhor esclarecimento.

    atts.

    Tiago Silva.

  132. Consulta para o Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    28 janeiro, 2010 @ 12:45 PM

    Dr. Armando,
    Minha irmã sentiu fortes dores abdominais dia 20/01, foi internada de dia e à noite foi transferida para UTI, onde permanece internada até hoje. FOi constatada pancreatite aguda no estágio inicial, sem necrose/hemorragia e sem infecção. O tratamento é com dieta zero, muita hidratação, cloréto de sódio, cloreto de potássio, sonda nasogástrica onde sai hora líquido amarelado hora verde escuro (pq?). Ontem, no sétimo dia de UTI foi fechada a sonda para ela tomar água (dois copos no dia apenas) e sopa leve (sopa de pão 1 vez ao dia e gelatina 2 vezes ao dia). No oitavo dia, teve uma febre 38ºgraus. suspendeu a alimentação .Fez exames de sangue contudo não deu infecção. Voltará no nono dia a tomar água novamente e alimentação leve. Clinicamente ela está ótima, sem dores (chegou a ficar dois dias sem analgésico), fica sentada na cama, faz alongamento, tem dores pequenas nas costas. Fez a primeira tomografia com contraste no segundo dia de internação, não ficou muito clara pois não conseguiu prender muito a respiração, pois estava muito cansada.. No 4 dia, repetiu outra tomografia, agora sem contraste para não sobrecarregar os rins, e viu que havia um pouco de líquido ao redor do pancreas e ele ainda estava inflamado, contudo sem sinais de necrose. Agora o procedimento é nova tomografia no 12ª dia (segunda-feira próxima), com contraste, para ver como está a evolução deste processo. Com estes dados, peço a gentileza de me orientar como está o diagnóstico? Os procedimentos são os mais recomendados? Há algum medicamento ou procedimento especial que posso perguntar se os médicos podem fazer para acelelar a sua recuperação? Desde já agradeço a oportunidade aberta através deste espaço e aguardo suas considerações. Abraços. AG

  133. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    28 janeiro, 2010 @ 5:25 PM

    A condução do caso está correta. Importante saber o que causou a pancreatite.

  134. Consulta para o Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 7:41 AM

    Ontem foi constatado uma leve anemia, com necessidade de transfusão de 500ml de sangue. É caso de complicação? A pancreatite foi causada supostamente pela taxa de tiglicerídios estar acima dos 1450, atrelado a excesso de remédios para crises de enxaqueca. Comestes dados pode se dizer se ainda é grave ou houve alguma melhora pelo exposto. mais uma vez, agradeço a atenção e presteza. abraços

  135. Consulta para o Dr. Armando Miguel comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 7:45 AM

    A pancreatite foi causada supostamente pela taxa de tiglicerídios estar acima dos 1450, atrelado a excesso de remédios para crises de enxaqueca. Ontem foi constatado uma leve anemia, com necessidade de transfusão de 500ml de sangue. É caso de complicação? Com estes dados pode se dizer se ainda é grave ou houve alguma melhora pelo exposto. mais uma vez, agradeço a atenção e presteza. abraços

  136. Consulta rápida comenta:

    2 fevereiro, 2010 @ 4:44 AM

    Bom dia, Quanto tempo o paciente tem de ficar em jejum absoluto? E após este período, qual o melhor momento para iniciar uma alimentação parenteral ou enteral? E qual é a mais recomendada nestes casos. obrigado

  137. Favor responder comenta:

    5 fevereiro, 2010 @ 5:11 AM

    Após uma cirurgia de pseudocísto pancreático, as chances de desinflamação do pãncreas melhora em quantos por cento???

  138. ROZANGELA CRUZ SILVA comenta:

    5 fevereiro, 2010 @ 10:08 PM

    BOM DIA MEU PAI TEM 75 ANOS E TEVE PANCREATITE PELA SEGUNDA VEZ A EXPLICAÇÃO DOS MÉDICOS É MUITO LIMITADA SE 2% É MEDICAMENTOSA ELE TOMA PLAVIX, OMEPRAZOL,SIMVASTATINA ALGUM DESTE MEDICAMENTO PODERIA TER CAUSADO, JA QUE ELE NÃO BEBE.eLE TEVE A SEGUNDA NO DIA 30 DE DEZEMBRO E CONTINUA COM DIETA LIQUIDA O QUE TA FAZENDO ELE PERDER PESO E MASA CORPOREA, JA PERDEU 10 KILOS FIZEMOS TODOS OS EXAMES NÃO FOI CONSTATADO NADA DE LESÃO OU CALCULO BILIAR. SERÁ QUE A ALIMENTAÇÃO DELE VAI SER RESTRITA ASSIM SEMPRE. DA PRA GENTE PERCEBER QUE ELE TA FICANDO DEPRIMIDO DE NÃO PODER SE ALIMENTAR DIREITO A NUTRICIONISTA SIMPLESMENTE DEU A DIETA E FALOU’” ISSO É O QIE ELE PODE COMER” SERÁ?

  139. nelma comenta:

    7 fevereiro, 2010 @ 7:04 PM

    meu irmâo,tem 52 anos , esta enternado com pancreatite.ele nâo come e nem toma agua ja faz uns oito dias,ele mal consegue falar,porque esta com duas gazes no estomogo ,esta saindo gorduras pelo dreno colocado na barriga,diz estar agora sem dor,mas não fez nenhuma cirurgia,ele me disse que não foi colocado pela boca a gaze…minha pergunta ,por onde foi colocado,e essa gordura vai parar de sair,e ele vai melhorar,responda me por favor,desde ja o meu muito obrigada

  140. Informações aos familiares comenta:

    8 fevereiro, 2010 @ 11:18 AM

    Todos os familiares agradecem este espaço dado pelo Dr. Armando e gostariamos que o Sr, se possível nos respondesse com mais frequ~encia. Sabemos de suas responsabilidades e obrigações, contudo às vezes muitas famílias estão com parentes internados pelo SUS e o maior problema é a falta de informação, o que poderiamos fazer para ajudar. Ficamos impotentes pois o tratamento é apenas o repouso, jejum absoluto, hidratação e nutrição enteral/parenteral. Obrigado e continue encontrando um tempo precioso para nos auxiliar. Fique com Deus, saúde e sucesso.

  141. Nutrição Parenteral e Enteral comenta:

    8 fevereiro, 2010 @ 11:22 AM

    O SUS cobre alimentação parenteral e enteral? Quando é mais apropriado o início desta dieta?

  142. Nutrição Parenteral e Enteral comenta:

    8 fevereiro, 2010 @ 11:31 AM

    O SUS cobre nutrição enteral e parenteral? Em quais casos o hospital ligado ao SUS pode cobrar do paciente caso tenha utilizado esta alimentãção?
    O paciente internado na UTI pelo SUS pode comprar esta alimentação especial e não passar para o tratamento particular?
    obrigada
    Sandra – Recife.

  143. Eliamara comenta:

    13 fevereiro, 2010 @ 6:33 PM

    é muito importante o apoio da família, sabemos que o psicológico da pessoa influencia muito. Aquelas pessoas que se setem amadas, compreendidas e sabem que podem contar com a esposa, irmãos, marido, pais, filhos se recupera muito mais rápido. Se pertencer a lagum tipo de religião é bastante confortante também. Hoje meu irmão que passou quase 4 meses no hospital, 3 só de UTI é um verdadeiro milagre. Se recuperou e está trabalhando, levando uma vida quase normal, mas hoje com muito mais qualidade, como tempo dedicado ao trabalho, alimentação e tempo para a família. O estress e a depressão podem agravar o quadro. Agora ele vai ter que fazer uma nova operação para recuperar o peritônio, mas está confiante. Os exames não indicam diabetes e o triglicérides está normal. ~
    Creio que Deus ainda tem grandes planos terrenos para ele. Não se desesperem confiem em Deus. Tudo está no controle d’Ele e nenhum fio de nossas cabeças cairá sem a permissão d’Ele.

  144. CIBELE CHAMY comenta:

    18 fevereiro, 2010 @ 6:06 PM

    Boa noite, adorei a matéria sobre pancreatite e gostaria de tirar umas dúvidas. Eu tinha umas dores nas costas que me faziam chorar, porém quando eu tomava um chá da erva doce eu arrotava e melhorava a dor. Achei que fosse fases. Só que de uns 3 meses pra cá além dessas dores nas costas, apareceu na boca do estômago também. E elas se tornaram intensas. Dia 06/02 fui internada as pressas. Com uns 4 dias antes de ser internada, além da dor, tudo o que eu comia eu vomitava e emagreci da noite pro dia. Nada parava no meu estômago. Resolvi fazer uma ecografia quando foi diagnosticado pedra na vesícula. Dia 06/02 a dor aumentou tanto que nem buscopan dava jeito. Resultado: fui internada as pressas e fiquei em dieta zero. Minha amilase deu 1.607. Depois dessa dieta e toda a medicação que eu vinha tomando no hospital, foram feitos outros exames e minha amilase caiu pra 111. Me deram alta e vim pra casa no dia 11/02 pela manhã com uma dieta que eu deveria seguir. Estou seguindo essa dieta. Só gostaria de saber, se eu posso trabalhar normalmente. Estou com uma vaga praticamente certa pra trabalhar com faturamento. Posso trabalhar desde que eu mantenha a alimentação indicada e sem fazer esforço algum? O que você me aconselharia ??

    Abraço e de ante mão, muito obrigada pelo esclarecimento.

  145. Deja comenta:

    22 fevereiro, 2010 @ 2:42 PM

    Boa tarde..meu filho esta com pancratite foi para o hospital com dores no abdomen, ficou internado por 10 dias sem comida nem agua , aos poucos começo se alimentando com uma dieta rigorosa.No hospital tomava morfina de 1 em 1 hora . após uma semana voltou ao hospital com uma crise onde detectaram um cisto correspondente a 80% do pancreas dele, até onde sabemos este liquido de dentro do cisto não pode vazar e a membrana que cobre este sisto esta muito sencivel, tendo que esperar 45 dias realizar uma cirurgia, ele emagreceu muito neste ultimo mês. Gostaria de saber o risco certo desta cirurgia pois avaliamos inumeras possibilidades e nada nos tranquiliza, alem de estarmos longe dele e acharmos que sempre esta escondendo algo, DR. temos casos de falecimento na familia pela mesma causa.Poderia mer esclarecer melhor os riscos desta cirurgia dentro das informações que lhe passei …muito obrigado!

  146. Gerfania comenta:

    26 fevereiro, 2010 @ 8:11 AM

    Olá, bom dia!
    Dr. muito boa a materia!!realmente e um resumo que nos tira muitas duvidas!
    Meu pai esta internado com PA, ha 14 dias.o medico so solicita exames sanguineos diarios (onde sempre da elevada a taxa de amilase) e fez uma US no 4 dia(precisará fazer uma cirurgia na vesícula).
    A clinica dele ta bem: ele não esta mais sentindo dores abdominais e o abdomem ta menos edemaciado.
    O que esta me preocupando e que ele continua em dieta zero, e ja fazem 14 dias. Ele ja esta magro e talz…
    não seria hora de iniciar uma dieta paraenteral??
    Tenho medo dos riscos de complicações, ate pq ele fica so na glicose. pode adquirir uma diabetes, não?
    Aguardo a resposta, e desde ja muito obrigada!

  147. ana comenta:

    26 fevereiro, 2010 @ 1:07 PM

    Oi boa tarde,meu irmao foi enternado por estar com garganta enflamada,dores de cabeçao medico constatou gripe e o enternou.
    no outro dia ja medicado para gripe começu a passar mal muitas dores e vomitos,inchaço e tb falta de ar.
    depois de ja tres dias enternado foi passado para outro medico pq o que ele tinha não era gripe,o medico fez os exames e constatou pancreatiti, mas ele esta com varias glandulas é normal pancreatiti d glandulas? por favor me responda se possivel ele ainda esta enternado mas o que eu li sobre pancleatiti nao tem nada a ver com o que ele esta sintindo?

  148. Pseudocisto comenta:

    4 março, 2010 @ 5:43 AM

    há uma matéria interessantíssima sobre pseudocisto neste link:
    http://www.medstudents.com.br/teses/fainstein/fainstein.htm

  149. josenaide comenta:

    5 março, 2010 @ 8:37 AM

    Minha mãe se encontra com pancreatite aguda e esta internada a 6 dias na UTI com dieta zero e intubada e ela esta inchando, o médico disse que seria feito hemodialise,mas até o momento não fizeram.Gostaria de saber a partir de que momento esse procedimento tem que ser iniciado.

  150. Elis comenta:

    9 março, 2010 @ 11:55 AM

    Boa tarde, desde dezembro do ano passado estamos correndo com minha mãe para o hospital. A principio ela foi internada com pedra na vesícola e ai descobriram a pancreatite. Ela ja fez intravenosa, ja colocou dreno no pancreas, sempre toma sangue, esta toda travada. Ficou 20 dias na UTI, saiu e agora ja fazem 4 dias que voltou pra la com toda infecção de volta.
    Estamos com medo que isso não tenha reverssão. Ela ja perdeu mais de 20 kg. E agora? O que fazemos?

  151. Leandro Branco comenta:

    9 março, 2010 @ 12:40 PM

    Boa tarde Dr, faz 3 anos que minha esposa operou o pâncreas para retirar um pseudocisto de +- 20cm no Hospital dos Servidores RJ, ela continua raquítica(tem o peso de uma criança de 13anos), continua com várias crises de dor, inclusive neste instante as dores começaram a aumentar muito, não sei mais o que faço para ajudá-la, quando a levo para um hospital, dão umas injeções e assim que as dores diminuem ela é liberada pra casa, mas eu sei que é só um paliativo, pois ela continua muito fraca desde a operação. Estou perdendo as esperanças, o que faço, estou desesperado, estou achando que a vida dela está seriamente em risco. Essa doença, pancreatite tem cura? Como eu faço para amenizar o sofrimento dela, está demais vê-la neste estado, me ajuda pelo amor de Deus !!!!

  152. cassia comenta:

    10 março, 2010 @ 2:07 PM

    tive um quadro de pancretatite,com dor abdominal,não forte,mas constante,e fui ao medico depois de 4 dias de dor,
    não tive vomitos, nem febre, so um enjoo muito pouco,chegnado ao medico fiz exames de laboratorio e a taxa da
    amilase estava em 190, e no outro dia fiz outros exame e a lipase tambem deu alterada,ams não muito, me internaram,
    fiqueid e dieta zero por 48 horas, voltando a limentar liquidos somente por mais 2 dias e passaram as dores depois do
    primeiro dia de buscopan, meu ultrason não deu nada, o medico disse que meu pancreas esta perfeito,sme nenhuma alteração,minha tomografia com contraste,tambem não deu nada.depois de 4 dias internada tive alta sem nenhuma dor,
    e fisicamente muiot bem. Até agora,não entendi o quq rive na verdade,sera mesmo uam pancreatite leve benigna como
    disseram os medicos no hospital? nãos into nada, aestou otima, tenho emdo que do anda novamenet sinta isso e aí
    a coisa seja seria,como posso saber o que tive, desde ja agradeço a atenção

  153. clara maria comenta:

    11 março, 2010 @ 6:42 PM

    Dr; estou com o meu filho de 39 anos hospitalizado com pancreatiti, dedo dia 11-11-09. Já pegou fungo , e bactéria hospitalar. a uma semana alimentava-se através da sonda, passou a alimentar-se dois dias dieta liquida depois pastosa e agora branda, só que liberaram carne na alimentação, e a lipase de 530 foi subindo e já está 956. Teve psiduocistos mas estes estão diminuindo proporcionalmente. Eu pergunto a carne pode estar agravando a liberação da lipase?Meu filho corre risco de vida?

  154. Maria Cristina comenta:

    12 março, 2010 @ 5:35 PM

    Minha amiga sentia muitas dores e achavam que era estômago, qaundo pediram uma ultra teve que ser internada logo e fez uma cirurgiapor videolaparoscopia para a retirada da vesicula. Um dia depois foi para casa com dieta sem gordura alguma e leve sem carnes. Cinco dias depois foi para a emergência do mesmo hospital com fortes dores e foi feita uma nova ultrassom e ao identificarem calculos, imediatamente fizeram uma tomografia. E viram que tinha uma pedra no canal e duas no pâncreas. internaram-a imediatamente. Ai então o mesmo cirurgião solicitou uma endoscopia para a retirada dos cálculos. Mas esta só pode ser feita a retirada do calculo do canal. As do pâncreas ficaram poi o hospital não havia feito um exame chamado coloangioressonancia(Acho que é isso) e o resultado foi que haviam dois cálculos realmente no pâncreas. Quatro dias depois foi feita novamente uma coloangioressonancia(Acho que é isso) . E deu que haviam vários cálculos.´O médico dois dias depois deu alta do hospital e pediu que ela procurasse um médico para tratamento ou algum tipo de procedimento. Gostaria de saber qual o tipo de tratamento? Onde tratar com bons medicos? É muito grave? Tem cura? Tem algum método que pode ser por laser? Desde já agradeço a sua atenção. Muito obrigado.

  155. Denise comenta:

    16 março, 2010 @ 3:15 PM

    Muito boa esta pagina. Eu tive uma crise de pancreatite aguda no dia 19/02/2010 e acabei sendo internada por 6 dias. Fiquei em jejum total, somente sendo alimentada por soro glicosado e remédios. No sexto dia recebi alta, dizendo a médica que minhas taxas estavam normais e o pancreas desinflamado. Sou diabética desde 2004 e insulinodependente. Agora, recentemente, passei a ter picos de pressão, tendo que tomar remédios prescritos pela cardiologista. Levo uma vida profissional estressante e os médicos já me disseram que o fator emocional tem contribuido em muito para minha piora, pois, meu organismo produz o aumento da taxa de açucar no sangue, além de produzir gordura, haja vista que tenho colesterol e triglicerides alto (quando internei meu triglicerides estava 3.500). Sou filha de pai e mãe diabética, tenho dois irmãos que não são diabéticos, mas tb tem colesterol e trigliceredes alto. Não bebo, não fumo e procuro comer alimentos saudáveis, mas nem sempre isso é possivel, meu maior problema são os horários. Gostaria de saber se corro o risco de ter novamente a crise de pancreatite, se existem medicamentos de “ponta” que possam controlar esse indice de colesterol e trigliceredes alto e como devo me alimentar? Grata.

  156. Elizabete comenta:

    17 março, 2010 @ 8:41 PM

    Tenho uma menina de 21anos, q devido a uma infeção de bexiga procurou um medico, e este pediu uma ressonancia magnetica pra tirar dúvidas onde detectou um tumor na calda do PANCREAS.Imediatamente foi retirado ele era grande e de um tom marrom claro tinha o formato de uma ameixa preta seca e ainda no hospital nas primeiras 48h teve pancreatite…com dores terriveis e muita ancia de vomito ainda permaneceu 7 dia no Hospital.Ñ sei muito sobre o assunto e tenho muito medo, gostaria de saber qual a possibilidade de voltar e como posso ter certeza se é maligno ou benigno, já q seja lá qual foi o resultado foi guardado apenas pra uma pessoa da família…ela e meu filho tem planos e sonhos…e uma vida inteira pela frente espero…mas caso tenha sido ometido o resultado a eles eu gostaria muito de saber a verdade.Pq sei q nesta idade é raro…o medico até fotografou e disse q faria um trabalho sobre ele…é tudo q sei, mas sinto q ainda é pouco.Que devo fazer…além de ler td q vejo pela frente a respeito do assunto.

  157. A. MArcos comenta:

    23 março, 2010 @ 3:06 PM

    DR. a u m mês atras tive forte dor abdominal e fui internado o médico que pediu internação pensou que meu intestino tivesse rompido, mas me liberou dois dias após. fiz outros exames e descubri que estava com as seguintes taxas: glicose 368, triglicerides 2880, colesterol 591. e ultras som detectou um liquidi próximo ao baço, tomografia sugeriu pancreatite aguda focal, com coleção liquida peri-pancreática,amorfa, adjacente. hepatomegalia (lobo direito) com sinais de esteatose hepática difusa, acentuada.
    estou tomando fenofibrato para o trigliceride e metformina para o diabetes, ainda tomo umas cervejinhas, e de vez em quando sinto uma dorzinha aguda próxima a boca do estômago e as vezes um pouco mais abaixo. Por favor doutor me responda, seria este um caso de agravamento da doença por causa da bebida? devo tomar algum antiflamatório? estou correndo risco de ter a pancretatite na forma necro hemorrágica?

    Obrigado!
    Marcos.

  158. Ivanilde Tarrão comenta:

    24 março, 2010 @ 10:25 AM

    Boa tarde, tive pancreatite necro hemorragica a 09 anos, causa triglicerio alto nunca bebir e nem fumei segundo os medicos foi o que me ajudou na recuperacão.hoje fico preocupada, pois surjiu um novo caso de câncer na familia no pancreas segundo os medicos é hereditario.Sempre que faço exames de rotina o trigliceridios esta acima de 300 : Corro o risco de tudo volta ou a ter um problema mais serio? tipo câncer. Des já agradeço.

  159. Cláudia comenta:

    25 março, 2010 @ 1:37 PM

    Infelizmente perdi minha mãe recentemente, nos exames iniciais (rx, ultrasom) deu icterícia obstrutiva e pedra na vesicula, pelo seu estado delibitado não pode fazer a tomografia abdominal. Mas antes de ser internada, deu crise de empachamento, vômito, enjoo e calafrio, ela ficou com a mente confusa, sudorese e pressão arterial 8X4. Os sintomas de empachamento, vômito, enjoo, dor no peito e nas costas, ela já sentia quando dava a crise de hernia de hiato (lendo depois a respeito do assunto, vi que os sintomas são parecidos com os da pandreatite e que geralmente a pancreatite vem associadas com outras doenças , como gastrite, hernia de hiato, etc.). Assim que chegou no hospital os rins dela não estava funcionando, e os médicos falaram que a confusão mental era por conta do mal funcionamento dos rins. Achei que ela ia melhorar pois os rins começaram a funcionar (o nível de urina tinha aumentado e com cor clara) e ela estava ficando lúcida, mas de repente os exames de sangue constatou o nível de plasma muito baixo e estava baixando o nível de oxigênio dela, ela estava tendo uma hemorragia, foi entubada, recebeu transfusão. Como li em vários sites, nas crises de calculo na vesicula como pancreatite, quando há necessidade de internação, o procedimento clínico é tentar estabilizar o paciente e esperar a evolução, para depois partir para uma cirurgia. Infelizmente a evolução dela foi hemorragia, complicação nos rins, pulmões e coração. Procurei em vários sites uma explicação sobre essas doenças e a morte, para entender e até me conformar. Mas, mesmo sem querer aceitar a separação e contestando (sem entendimento) a vontade de Deus na vida de cada um. Quero e acredito que foi a vontade de Deus e que chegou a hora dela.

  160. domingos rodrigues rosa comenta:

    27 abril, 2010 @ 7:47 AM

    estou com o hamilase altissimo, acima 1000, que saber como faça para reduzir essa taxa? que tipo de medicação posso tomar?, ja fiz todo tipo de exame, e nada foi constatado de anormal, somente o hamilase continua alto.

  161. OSWALDO COIMBRA comenta:

    24 maio, 2010 @ 7:07 PM

    TIVE PANCREATITE NECRO HEMORRAGICA EM 2008 : TENHO 43 ANOS…BASICAMENTE AS 2 PRINCIPAIS CAUSAS ME CAUSARAM: BEBIA MUITO E ALEM DISSO POSSUIA MICRO LITIASE NA VESICULA. NA PRIMEIRA INTERNAÇAÕ FIQUEI 5 DIAS E ME PROGRAMEI PARA TIRAR A VESICULA ….ANTES DE TIRAR A VESICULA, NOVA CRISE…INTERNADO DE NOVO E OPERAÇÃO DA VESICLUA, POREM O PANCREAS JA ESTAVA 1/3 NECROSADO…VOLTEI PRA CASA E FIQUEI EM OBSERVAÇÃO PQ OS MEDICOS FALAVAMQ ERA P OBSERVAR, CIRURGIA NO PANCREAS SOMENTE P CASOS MAIS GRAVES, ETC…..FIQUEI 4 MESES SEMPRE COM INCOMODOS ABDOMINAIS E EM ABR/09 COM MUITAS DORES FUI INTERNADO NOVAMENTE…TOMOGRAFIA CONSTATANDO NECROSE E ABCESSO PANCREATICO DE CAUDA….FUI OPERADO (NECROSECTOMIA) LIMPEZA DOS TECIDOS MORTOS E DRENAGEM DO ABCESSO. FIQUEI 70 DIAS INTERNADO, EMAGRECI 25 KG …COM O DRENO MAIS 4 MESES (ESTAVA C FISTULA PANCREATICA)….DEPOIS FECHOU A FISTULA E O PANCREAS VOLTOU AO NORMAL…HJ TENHO VIDA SAUDAVEL, POREM EVITOS GORDURAS E ALCOOL NUNCA MAIS
    DOENÇA TERRIVEL , PRECISAMOS TER FÉ EM DEUS Q TUDO SE RESOLVE

  162. marcia comenta:

    11 junho, 2010 @ 11:24 AM

    tive pancreatite ,e gostaria de saber pq não posso comer carne, se vou poder voltar a comer e quando?

  163. carina teixeira comenta:

    12 julho, 2010 @ 7:11 PM

    minha irma tem pancreatite aguda e neste momento esta internada no hospital de faro.
    eu gostaria de saber qual a alimentaçao que ela tem de ter agora, ate que ela tambem e diabetica.
    se poderem mandar me uma lista de alimentos comidas que ela pode comer agradeço
    obrigada pela sua atençao

  164. Sérgio Wendell comenta:

    15 julho, 2010 @ 12:52 PM

    Boa tarde.
    Estou precisando de algumas informações sobre pancreatite aguda. Tive 3 crises de pancreatite aguda devido o consumo de alcool em um ano, gostaria de saber se algum dia ainda posso beber cerveja, quanto tempo é recomendado para ficar sem ingerir bebidas alcoolicas, e quais as consequençias que eu posso sofrer se eu continuar bebendo mesmo só aos finais de semana.

    att,

    Sérgio Wendell.

  165. Adriana comenta:

    16 julho, 2010 @ 10:09 AM

    Bom dia! Minha sogra está internada ha 3 dias na frança com panreatite. Ela teve um mau subto e está muito grave! foi induzida ao coma e os rins e pulmao pararam, Ela sempreconsumiu alcool, diariamente e tem pedras na visicula. Mas ela faz exercicios diarios e se alimenta muito bem, com habitos da alimentação francesa, pois mora la ha 30 anos.
    O pancreas não para de liberar substancias nocivas e isto esta muito preocupante.
    Gostaria de uma orientação sobre quanto tmpo ela precisa para começar a reagir e sem tem muitas chances de sair dessa.
    Obrigada
    Adriana

  166. Adriana comenta:

    16 julho, 2010 @ 10:10 AM

    Ela tem 55 anos.

  167. domingos rodrigues rosa comenta:

    16 julho, 2010 @ 10:37 AM

    como fazer para abaixar amilase que esta altíssima, sendo que a lipase esta normal?

  168. Lourdes comenta:

    16 julho, 2010 @ 11:16 AM

    Oi eu gostaria de saber mais sobre mal de alzaimer…a minha mãe tem e está sendo dificil Obrigada

  169. Marta Moreira comenta:

    5 agosto, 2010 @ 10:32 AM

    Oi Bom dia!
    Minha mãe faleceu a 3 meses, e hoje peguei o resultado do laudo da necropsia que tem como causa básica da morte dela “pancreatite aguda”, ocorrendo depois um edema pulmonar agudo e parada cardiorrespiratorio.
    ela estava fazendo acompanhamento medico regular devido um inicio de infarto a 3 anos atrás, como não dectaram esse problema de pancreatite antes? Tem como vc me explicar como é essa pancreatite aguda por favor? Estou um pouco confusa agora!!
    Desde já te agradeço…

  170. franciele comenta:

    9 agosto, 2010 @ 5:52 PM

    Boa noite Dr., meu pai foi internado com pancreatite agudo e tb com hemabcapsular do baço. O médico que está cuidando dele quer retirar o baço, mas tenho medo de complicar a pancreatite, ja que eu ouvi que quando faz a cirurgia o paciente com pancreatite é mais fácil ir a óbito. O que o senhor me aconselha?? lembrando que ja passamos por outro medico antes e ele n conseguiu diagnosticar esses problemas; e meu pai criou muita confiança nesse atual médico.

    Obrigada, a cirurgia é pra próxima semana.

  171. Geando Oliveira comenta:

    15 agosto, 2010 @ 4:56 PM

    Tive pancreatite aguda 02/10 – fiquei internado no hospital por 12 dias (devido os médicos não terem diagnosticos, apos uma tumografia foi detectado PA) hoje após seis meses não senti mas nada, gostaria de saber se esta PA foi devido a bebida alcoólica, pois bebia muito, e quando tive estas dores estava SEM beber uns 8 dias, já houvi falar que pancreatite alcoólica ela apresenta quando se está bebedo alcool, isto é vero, estou louco para tomar umas cervejinhas geladas, pois não fiz cirurgias e nem recebi dieta,

    Aguardo retorno…

  172. ROBERTO CARLOS comenta:

    16 agosto, 2010 @ 8:25 PM

    ESTOU COM PANCREATITE DESDE OUTUBRO 2009 NÃO SENTI MAIS NADA GOSTARIA DESABER SE POSSO TOMAR VINHO OU CERVEJA POIS O TEOR ALCÓOLICO É MÍNIMO

  173. Evelin comenta:

    17 agosto, 2010 @ 10:15 PM

    Boa Noite, Dr.

    Tive uma pancreatite Aguda e sai do hospital a 3 dias. Fiz a dieta zero, Fui ao hospital depois de estar com crise de dor por 4 horas, por pensar ser gases ou colica. Fui internada, pediram exames de sangue, urina e em seguida foi feito uma tomografia devido ao resultado de sangue e aos médicos nao saberem qual era o nivel da pancreatite.
    Há um ano atras exatamente, tive muita dor nesse mesmo local e o resultado foi refluxo com hernia de hiato. Hoje buscando saber qual o motivo e tentando descobrir o por que, sendo que nao foi diagnosticado nenhum cáculo, nao bebo e nao estava fazendo uso de medicação, uma vida saudável, pegando exames e lembrando do ocorrido. Tenho um RX de um ano atrás, ele poderia mostrar se tive pancreatite? Qual o caminho para essa pesquisa? qual a especialidade que devo procurar para isso/

    Obrigada e no aguardo

  174. Fabiola comenta:

    24 agosto, 2010 @ 9:22 PM

    Tive internada no hospital 11 dias so tomando soro é nesse tempo que permance internada não conseguia devegar e nem soltar gases,minha barriga enxou muito onde como consequência me surgiu uma dor insuportavél nas costas,após fica de repouso fui mandada de volta para casa,onde estou a 4 dias é ainda sofro dor constante nas costa,me mandaram voltar ao hospital em 7 dias de espera para fazer um novo exame.Gostaria de saber,quando será possivel eu fazer essa cirurgia o mais rapido possivel ?
    Sendo que meu caso e Pancriatite Aguda é se encontra inflámada!
    Agradeço!

  175. ROSELI PAREIRA comenta:

    6 setembro, 2010 @ 5:38 PM

    Olá pessoal perdi meu irmão com essa doença ,pancreatite aguda, a doença apareceu nele dentre de 7 dias ele faleceu,gente por favor naum brique essa doença e perogosa de mais.

    Abraços a todos

  176. ELVIS SANTANA BOAMORTE comenta:

    14 setembro, 2010 @ 10:15 AM

    OLA EM JANEIRO DE 2001 TIVE PRANREATITE AGUDA EM DOIS 2006 HOUVE UMA NOVA INTERNAÇÃO, HOJE A PANCREATITE ESTA SINALIZAÇÃO QUE VOU TER UMA NOVA INTERNAÇÃO O QUE DEVO FAZER PRA BAIXARMINHA TAXA DE AMILASE ELA ESTA EM 260, SERA QUEM TEVE A PRIMEIRA SERA HAVERA OUTRA É ASSIM MESMO.

    GRATO
    ELVIS

  177. Victor comenta:

    28 setembro, 2010 @ 3:06 AM

    Boa noite a todos, gostaria de saber doutor se sibutramina pode causar pancreatite??? Pois tive pancriatite a 1 ano e 2 meses, ao qual fiquei internado 5 dias. Ja retirei minha visicula a 4 anos mais menos. E se a causa for medicamentosa , a doença pode voltar devido a alimentação?

    Realmente ficaria grato se respondesse!

    Grato

    Victor

  178. KAl comenta:

    28 setembro, 2010 @ 5:01 PM

    Doutor,
    Tenho um amigo que está internado há 19 dias na UTI, diagnosticado com pancreatite aguda. Foi submetido a cirurgia há 6 dias e o quadro dele já está progressivo. Ele retirou um pedaço do pancreas, água do pulmão e do estômago. Não tem mais febre, os leucócitos estão diminuindo (estava com 36 mil já está com 21 mil). Ele está super consciente e nervoso, pois durante a cirurgia entubaram ele e ainda está com o tubo. Me parece que ontem tiraram mais água do pulmão e que hoje os médicos iriam retirar o tubo de respiração dele. Pergunta-se: O quadro dele irá evoluir para melhor logo, ou ainda ele vai ficar muito tempo na UTI? A fase crítica já passou? Com Fé em Deus ele vai ficar bom logo!!!! Obrigada!!!

  179. Elisangela comenta:

    12 outubro, 2010 @ 1:14 PM

    Boa tarde Dr.
    O meu irmao em 17/09/10 teve dores abdominais intensas, foi ao PS e após exames de sangue, urina, tomografia e ressonancia, foi diagnosticado Pancreatite Aguda, onde nos 3 1ºs dias não pode se alimentar e ficou com soro na veia, tomando antibióticos via endovenosa. Foi para casa e seguiu uma dieta rigorosa, sem gorduras e outros alimentos . Sempre que come da uma sensação de inchaço e desconforto, como se fossem gases, e tendo febre entre 37,5 e 38,5. Após uma semana retornou ao PS e se internou novamente poir mais 5 dias e os médicos disseram que após todos esses exames não se descobre a causa da pancreatite, porque os exames não tem alterações, não ha calculos biliares e os outros orgãos estão normais. A febre persisitiu mais uma semana e ele se internou de novo dia 10/10. O roblema é que os médicos dizem que os exames estão normais, e não conseguem descobrir o pq da febre por tanato tempo. Ah apareceu no exame de USom, ultimo, um líquido em volta do pancreas, o que seria este liquido, é normal o que ele vem sentindo, Será que o diagnóstico é só pancreatite mesmo? Devemos nos preocupar? Será que este líquido não está causando a febre?
    No aguardo da resposta, agradeço, obrigada.

  180. Prata comenta:

    23 outubro, 2010 @ 12:39 PM

    Boa tarde!
    Durante dois dias tomei Ibuprofeno por por me sentir indisposto. Minutos depois depois de comer algo quente tive que vomitar tudo
    e forcei totalmente o estômago e como consequencia fui parar ao hospital e lá estive durante dois dias internado. O médico disse-me que era pancreatite.
    -Será do Ibuprofeno ou da cerveja que consumo regularmente?
    -Agradeço resposta e como devo fazer de hoje em diante.
    23 outubro de 2010

  181. larissa comenta:

    28 outubro, 2010 @ 7:57 PM

    ola,sou vandete,tive pancreatite a 1ano,fui ate desenganada pela medicina .eu queria saber se e normal sentir dor,com o estomago enxado,quando vai evacuar sai gordura,e o trigliceridio esta a 655?e sou dibetica.te agradeco.

  182. Elizabeth comenta:

    29 outubro, 2010 @ 7:43 PM

    tenho dificuldade na digestão , às vezes preciso de tomar remedios para ajudar, minha amilase esta sempre no limite ou acima da media fiz tambem a lipase e estava um pouco acima da media, fiz ultrasonografia e não deu nada.
    O que pode ser ?

  183. cleber brandão comenta:

    30 outubro, 2010 @ 9:16 PM

    Ola,Boa noite!
    De acordo com os medicos tenho pancreatite desde 2000,de la pra cá tive varias crises,mas sempre eu chegava no hospital tomava um medicamento na veia e voltava pra casa sem dores mas com inchaço na região do pancreas que passava por dois dias.Só que tive dores novamente nesta semana e eu senti que foi mais grave,estou melhor agora porem ainda não sei nem o que causou a pancreatite em mim.Bebo somente cerveja mas nada de alcoolismo.minha alimentação sim não é muito controlada faço algumas estravagâncias,o que eu gostaria de saber o que posso fazer para que eu mesmo consiga regular o meu pancreas seja na alimentação,pois decidir que vou ficar sem tomar cerveja bom algum tempo.
    Desde já agradeço e que Deus abençoe a todos para que possamos tre uma vida melhor e saudavel.
    Cleber Brandão

  184. adriana da silva comenta:

    7 novembro, 2010 @ 12:25 PM

    ola ,boa tarde! eu gostaria de saber oque fazer quando a pessoa tem incomtaveis pedra na vesicula e esta com pancreatite aguda ?obrigada !

  185. Adryelle comenta:

    15 novembro, 2010 @ 12:12 PM

    meu avó ta com pancreatite, na cabeça do pancreas ele esta com pancreatite massas metastases eu quero muito saber se tem cura, risco de vida, se tem remedio, se tem medico especialista, se isso é um câncer?
    to muito triste por causa dessa doença! quero muito saber como nos pegamos essa doença tamb quem puder responder agradeço de já!

  186. weslen martinelli comenta:

    16 novembro, 2010 @ 8:35 PM

    por favor onde encontro as respostas deste site,sera possivel eu saber

  187. Marcus Paterlini comenta:

    21 novembro, 2010 @ 4:26 AM

    NO ÚLTIMO SABADO DIA 13/11, FIZ UMA DESGUSTAÇÃO JUNTO A UMA DA EMPRESAS QUE REPRESENTO DE PRODUTOS PORTUGUES,BACALHAU,VINHOS,QUEIJOS,AZEITOS,AZEITES ETC…, BEBI MUITAS QUALIDADES DE VINHOS E PETISCOS DE QUEIJOS,AZEITONAS E CHORIZO PORTUGUES (SALAMINHOS COM PIMENTA), NO DIA 14/11, FUI A UM ANIVERSARIO DE UM PARENTE E LA DEGUSTAMOS CERVEJAS E PETISCOS DE QUEIJOS, GORGONZOLA, PARMEZÃO, PROVOLONE E REINO NO DIA 15/11 JÁ EM MINHA RESIDENCIA FUI PARA O COMPUTADOR COLOCAR MEU CORREIO EM DIA, ASSIM QUE O FIZ COMECEI A SINTIR FORTES DORES NA ALTURA DO ABDOMEM O QUE ME PARECIA GAZES, FIQUEI ESTA NOITE EM CLARO POIS NÃO POSIÇÃO E AS DORES SÓ ALMENTAVAM,
    NO DIA 16/11 FUI AO PS DO VITORIA APART HOSP. E LÁ O MÉDICO FEZ EXAME DE SANGUE E URINA, ONDE FICOU CONSTATADO QUE TERIA QUE ME INTERNAR POIS APARECEU UMA ANOMALIA EM MEU PANCREA, ENQUANTO AGUARDAVA NO PS VAGAR UM QUARTO, CONSEGUI FAZER UMA ULTRASONOGRAFIA DE TODOS OS ORGÃOS CLARO, E FICOU CONSTATADO QUE MEU PROBLEMA ERA GAZES MUITO POR SINAL E QUE TODOS OS MEUS ORGÃOS E CLARO O PANCREA ESTAVAM TODOS PERFEITOS, MESMO ASSIM MEU QUARTO VAGOU E ME INTERNEI, TOMEI SORO,BUSCOPAM, REMEDIO PARA GAZES E DIGESTÃO, ALÉM DA ULTRA A TUMOGRAFIA TAMBÉM CONSTATOU QUE ALÉM DE TODOS OS MEU ORGÃOS ESTAREM NORMAIS O MEU PANCREA ESTAVA IMPECAVEL, E FIQUE DO DIA 16/11 A 20/11 INTERNADO COM DIETA ZERO, MAS SEI QUE O REMEDIO PARA GAZES É QUE ME CUROU OU MELHOR ME ALIVI0U DAS DORES.
    DR. O SENHOR PODERIA POR GENTILEZA ME DIZER ALGUMA COIZA SOBRE ISTO?
    OBRIGADO.

  188. Bruna comenta:

    21 novembro, 2010 @ 5:34 PM

    Boa Noite, no dia 13/11 (sabado) meu esposo passou mal e foi diagnosticado muitas pedras na vesicula, a cirurgia foi de emergencia pois ja estava com um quadro inflamatorio com a taxa de amilase e lipase muito alta, muita febre e dor, ao retirar a vesicula o medico disse que ela tinha sido perfurada pelas pedras que estavam soltas dentro na barriga”, e a vesicula estava necrosada, ele ficou de dieta zero por alguns dias, tomando metronizadol e outros medicamentos, tivemos alta no dia 17/11 (quarta) após novo exame de sangue no qual as taxas tinham normalizado, fomos embora e o médico restringiu a gordura na alimentação, e continou tomando antibiotico, mas no dia 19/11 (sexta) ele se sentiu mal e fomos para hospital, um novo de sangue e taxa de amilase estava em 400 e lipase 1500, junto com bilirrubina e outros alterados, a ultrassonografia feita não mostrou nada irregular com o pancreas ou outro orgão, e ficou de dieta zero, hoje 21/11 (domingo) o medico liberou dieta liquida, e informou que uma pedrinha pode ter ido para o figado ou para o pancreas, mas o quadro dele é de pancreatite, na terça feira (23/11) ele fara um exame para saber onde e se esta obstruido, ou o que esta acontecendo.
    Estou com muito medo, meu esposo fez bariatrica (capela) a seis anos, tem 40 anos, fuma e bebe muito, tem uma vida muito estressante e nenhum exercicio fisico. Gostaria de saber mais para poder fazer mais por ele.
    No aguardo de um contato, brunabbravim@hotmail.com.

  189. E.Rafael Pereira comenta:

    5 dezembro, 2010 @ 8:41 AM

    Bom Dia.
    Tenho 59 anos e a um ano tive pancreatite necro-hemorrágica.
    Fiquei em coma durante um longo periodo e no total foram exatos 120 dias de internação.
    Não sofri intervenção cirurgica,o meu tratamento foi clínico.
    Foi uma recuperação dificílima . Perdi muito pêso e massa muscular.
    Desde a minha saida do hospital a27/10/2009,tenho feito uma série de exames a cada três mêses ,todos com resultados
    absolutamente normais.
    O médico que administrou minha crise e acompanhou a minha recuperação é enfático ao dizer que jamais poderei usar
    comidas gordurosas e bebidas alcoolicas.
    Sempre apreciei um bom whisky e a duras penas,cumpro a restrição imposta.
    Esta restrição deverá ser eterna ou é apenas uma observação visando a que excessos não sejam cometidos?
    Grato pela orientação.

  190. NADIR SILVA comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 10:24 PM

    oLA TURMA LEGAL. GOSTARIA SABER POIS FIZ ENDOSCOPIA ,O RESULTADO FOI PANGASTRITE LEVE .AINDA NAO RETORME AO MEDICO .COM TEM ACESSO MEDICO PERGUNTE ME DISSE É TOMAR omeprazol. OBRIGADO. COMO ANDA O SERGIO ,SERA QUE TRANPLANTE ? TAMA QUE SIM DEUS ABENÇAO AS DOS PROFISSIONAIS.AMÉM. SOU BELO HORIZONTE .

  191. vanessa inacio dos santos comenta:

    28 dezembro, 2010 @ 7:16 PM

    gostaria de saber qual e a dieta para quem tem pancreatite

  192. SIMONE comenta:

    30 dezembro, 2010 @ 1:54 PM

    olá meu esposo está c/ pancreatite aguda e pedra na vesicula, foi operado as pressas…passado 1 semana teve alta, o médico que passou a alta receitou apenas dipirona.
    porém retornou ao hospital do penteado c/ febres altas e tremedeiras, um médico dr bruno solicitou tulmografia e não quis operá-lo novamente, outro médico discordou querendo operá-lo novamente, alegando que estava todo inflamado a vesicula eo pancreas!!
    resumindo meu esposo fugiu do hospital e agora está sem medicação e eu nem sei o q posso ou não posso dar, ele perdeu o direito de qq beneficio!! e ele necessita retirar as pedras , está muito cansado, s/ animo, triste….
    por favor me ajude ………..

  193. Lucimeire comenta:

    2 janeiro, 2011 @ 7:16 PM

    Olá..acabei de ler os relatos de voces, e isto me levou a lembrar do sofrimento que tive em 2002.Minha mãe teve pancreatite necrohemorrágica, dpença que eu nunca havia ouvido falar…levamos ao médico e ele disse que problema de estomago, deu remedio na veia para estomago e voltamos para casa, mas as dores não passavam levamos ao servidor publico estadual e lá diagnosticaram a pancreatite necrohemorrágica, fizeram tudo para salvá-la, mas já era muito tarde…fez a cirugia de vesicula, ficou na UTI por 18 dias, em coma induzido…foi muito difícil pra mim ver minha mãe indo embora e eu sem poder fazer nada, ou pior me sinto culpada por te-la levado a Santa Casa de SP primeiro onde nada fizeram por ela, ao invés de ir ao HSPE onde tudo fizeram para salvá-la…esta doença é perigosa, cuidado! Peça a ajuda divina e vá a um hospital que confie..não cometa o meu erro, pois hoje tenho minha maezinha apenas dentro do meu coração. Fiquem com Deus.

  194. jaqueline santos comenta:

    8 janeiro, 2011 @ 2:29 PM

    bao tarde doutor minha irmã tem pancreatite ela esta na uti em coma os medicos desse que o caso dela e muito grave o mais grave de todos da uti ela tem 24 anos os medicos fizeram uma cirugia nela e tirou 1 litro e meio de puis e ela esta com febre e toda inchada eles disse ela tinha quer fazer dealise mais quer no momento nao ia precisa

  195. Hugo comenta:

    14 janeiro, 2011 @ 7:29 PM

    Boa noite, Doutor.
    Minha mãe teve um quadro de pancreatie necro hemorragica a 6 meses atraz, ficou internada na uti por 30 dias, na onde teve uma grande evolução , o que levou a mesma a ter alta medica, fazendo o tratamento em casa. Mensalmente ela faz alguns exames como TC…. ao ler o diagnostico da ultima TC , consta a seguinte informação que o pseudocisto teve um consideravel aumento de 9 cm por 6 cm para 12,0 x 7,7 cm nos seus maiores diametros. Na conclusão diagnostica consta a informação .

    - Pseudocisto localizado na topografia e cauda pancreatica, com importante redução volumetrica do tecido pancreatico nesta topografia.
    - Finas calcificações ateromatosas aorto-iliacas.
    - Diverticulos no colon descendente e sigmoide.

    Gostaria de saber se é normal esse aumento do pseudocisto, com a diminuição do pancreas.

    Desde-já agradeço.

  196. EVERTON comenta:

    25 janeiro, 2011 @ 9:58 AM

    ola Dr tenho 22 anos Tive pancreatite necro hemorragica a mais ou menos 1 mez. minha infeccao estava alta 35,900 leucocitos na primeira noite na uti tomando os antibioticos baixou para 15,000 leucocitos e assim foi baixando hoje estou com 9,000 normal no caso,
    fikei com uma diabetes estou tomando insulida duas vezes por dia 15 ml de manha e 5 a noite, meu medico disse q assim q melhorar o pancreas ele vai me passar para o comprimido, minhas duvidas sao.
    ha a possibilidade q meu pancreas se regenere e eu volte a uma vida normal sem insulina e sem dieta ???
    poderei ingirir bebida alcoolicas sosialmente denovo ???

  197. EVERTON comenta:

    25 janeiro, 2011 @ 10:00 AM

    ola Dr tenho 22 anos Tive pancreatite necro hemorragica a mais ou menos 1 mez. minha infeccao estava alta 35,900 leucocitos na primeira noite na uti tomando os antibioticos baixou para 15,000 leucocitos e assim foi baixando hoje estou com 9,000 normal no caso,
    fikei com uma diabetes estou tomando insulida duas vezes por dia 15 ml de manha e 5 a noite, meu medico disse q assim q melhorar o pancreas ele vai me passar para o comprimido, minhas duvidas sao.
    ha a possibilidade q meu pancreas se regenere e eu volte a uma vida normal sem insulina e sem dieta ???
    poderei ingirir bebida alcoolicas sosialmente denovo ??
    desde- ja agradeço

  198. sarah de mello comenta:

    13 fevereiro, 2011 @ 1:32 PM

    Olá DR , minha mãe , foi diagnosticada com Pancreatite Aguda , esta internada , Em jejun absoluto , e tomando medicamentos , ela corre o risco de ter pancreatite necrohemorragica ??????

  199. VALÉRIA SOARES comenta:

    15 fevereiro, 2011 @ 9:14 PM

    DR, BOA NOITE, VEJO AQUI VÁRIOS CASOS DE PANCREATITE COM CURA, PERDI MEU IRMÃO ANTEONTEM DEPOIS DE TER FEITO TRÊS CIRURGIAS, A ÚLTIMA FOI CONSTATADO UMA INFECÇÃO GENERALIZADA, PELO AMOR DE DEUS, ME EXPLICA PRQ SE DEU ISSO, ELE FICOU VÁRIOS DIAS NO HOSPITAL SEM CONSEGUIR COMER, PASSARMA UMA DIETA PASTOSA, MAS ELE NÃO CONSEGUIA, SEM MEDICAÇÃO ESPECÍFICA PRA INLAMAÇÃO, É ASSIM MESMO?OS MÉDICOS DISSERAM QUE FIZERAM TUDO O QUE FOI POSSÍVEL, MAS O SR SABE, ESTAMOS DESESPERADOS.QUERO ENTENDER MAIS UM POUCO SOBRE O QUE ACONTECEU PRA ME CONFORMAR…OBRIGADA

  200. Thatyane Alves comenta:

    17 fevereiro, 2011 @ 7:20 PM

    Gostaria de saber se é possível viver sem o pâncreas, pois, o esposo de uma tia teve uma câncer no intestino tirou o tumor e recentemente precisou retirar o pâncreas. Não tenho muitas informações, pois, eles moram na Itália e nos falamos pouco e agora minha tia esta muito abalada e fica mais difícil a comunicação.

  201. cassio comenta:

    25 fevereiro, 2011 @ 8:02 PM

    Quando a pessoa não bebe e tem pancreatite e esta 17 dias em tratamento e o abdome continua inchado o que fazer?

  202. zelia maria comenta:

    16 março, 2011 @ 4:57 PM

    Doutor Armando semana passada tive uma dor muito forte que me deixou sem lugar fui ao ambulatorio e a médica de plantão me pediu estes exames que foram feito na hora amilase, lipase;cálcio está tudo normal . há um ano mais ou menos venho fazendo tratamento com nexum ou pariet peridal, ramitidina pois o médico diz que tenho falso refluxo não aparece na endoscopia mas continuo sentindo queimação e dor nãoera para ter melhorado? estou preocupada! pois até para respirar doi. O que fazer me ajude obrigado

  203. juliana dos santos dias comenta:

    17 março, 2011 @ 3:02 PM

    ola doutor,estou aqui em ato de desespero pois meu marido foi enternado com dores abdominais,fizeram cirurgia era pancreatite aguda,ele se encontra na uti os medicos não nos tanta esperença mais eu sou muito crente em deus e espero por um milagres,faz 7 dias quue ele esta na uti a 2 dias o quadro não evolui parou ,gostari de saber se e normal ele vai sair dessa.ele sempre fui um homem forte tem 46 anos e ate então nunca tinha sentido dores os medicos acham que foi muito remedio que ele tomou ele tomou trandilax por 2 anos por tem quebrado o joelho.

  204. mario leonardo comenta:

    17 março, 2011 @ 4:44 PM

    Boa tarde Dr
    Meu pai já estar com crise de pancreatite a 3 dias, nenhum remédio passa a sua dor. Ele não consegue dormir e estar hospitalizado sofrendo muito. Lá no hospital ele tá sendo medicado com: tramal100mg, simproflaxacima 200mg e tilatil 40ml. Gostaria de saber se esse é o medicamento apropriado pois ele não esta reagindo ao tratamento. Continua com muitas dores, por favor nos ajude.

  205. karina comenta:

    24 março, 2011 @ 8:52 PM

    Dr me tira algumas duvidas?
    Meu pai esta com pancratite aguda, levamos no hospital ele ficou 2 dias tomando soro.Omedico dispensou e pediu para ele retornar em 30 dias,Passou buscopan caso tenha dor,ELE ESTA COMENDO MAS ESTA COM AZIA,
    PANCREATITE E PERIGOSO PODE LEVAR A MORTE?
    COMO ELE PODE SE RECUPERAR?
    E PORQUE ELE COMO E DOI?
    O MEDCO DIZ QUE ELE ESTA BEM?

  206. João Batista Calumby comenta:

    31 março, 2011 @ 8:14 PM

    Boa Noite,
    No Dia 13/03 acordei com uma forte dor abdominal e vomitando muito, Procurei o medico e ele diagnosticou uma apendicite aguda e fui submetido a uma cirurgia por vídeo, logo apos a cirurgia tive uma complicação, fiquei todo inchado e com falta de ar e a pressão arterial variando muito, o medico levou imediatamente para uti onde passei 3 dias e foi diagnosticado uma pancreatite aguda, foi feito vários exames, tomografia do abdome, raio x, ressonância do abdome e o medico falou que se tratava de uma pancreatite aguda, fiquei no hospital 16 dias no total, no inicio colocaram um cateter por onde entrava a nutrição parenteral e a hidratação e todos os dias era feito exame de sangue para ver a evolução do tratamento depois do 13 dias sem alimentação oral o medico libera alimentação liquida no 14 dia foi feito outro exame e foi liberado a alimentação solida no 16 dia recebi alta e não foi explicado o que aconteceu para o desencadeamento desta pancreatite, quando eu pergunto para o medico o porque ele desconversa e não fala nada.
    Gostaria muito se tirasse minhas duvidas,
    Eu não bebo e nos exames a vesícula esta boa, pâncreas esta em perfeito estado, gostaria muito de ajuda.
    Obg.

  207. Joselio Carvalho comenta:

    6 abril, 2011 @ 9:26 AM

    A um mês tive pancreative aguda com inflamação da cabeça e parte do corpo do pancreas, fiquei 3 dias de dieta zero, minhas taxas de amilase e lipase normalizaram, estou de dieta de 1.500 cal desde que sai do hospital, faço atividade fisica diaria e já perdi 10 kg. Gostaria de saber se há uma cura difinitiva para a pancreatite e a possibiolidade de levar uma vida normal.

  208. neuma palmieri comenta:

    12 abril, 2011 @ 11:41 PM

    a milha irmã esta fazendo um Tratramento ,para emagreci,e tomam do varios medicamentos a seis meses,agora ela esta com muita dor,e os Médicos falaram que ela da com pedra na Visícular,e uma delas entraram na pancrêas,que esta entupido a passagem ,que esta muito enchado,queria saber se a um tratamento,para poder ajudar

  209. marcos comenta:

    15 abril, 2011 @ 2:39 PM

    minha mae esta com pancreatite, qual é o melhor procedimento de cura desta doença, a alimentaçao, quais meios devo tomar sobre isso

  210. Anônimo comenta:

    2 maio, 2011 @ 5:27 PM

    Dr, gostaria de saber se pancreatite aguda de grau 2 tem cura?
    qt tenpo a pessoa pode voltar a beber bebida alcoolica.
    obrigada

  211. Simone comenta:

    16 maio, 2011 @ 4:55 PM

    Olá tive pedra na visícula e por consequencia tive pancreatite aguda.. retirei a visícla e fui curada do pancreas.. posso ter pancreatite novamente??

  212. Tatiana Maria comenta:

    23 junho, 2011 @ 9:02 PM

    Dei entrada no hospital com fortes dores na região do estômago q se irradiava para o lado direito,fiz exames e foi diagnósticada inflamação do pâncreas.Foi feita a cirurgia da vesícula onde retiraram sete pedrinhas do tamanho de um caroçinho de quiabo.Os exames mostraram q a pâncreatite foi causada por uma dessas pedrinhas q se desprendeu da vesícula e foi para o pâncreas.
    A minha pergunta é,posso voltar a ter essa inflamação?e o q faço para evitar?.

  213. Sol comenta:

    27 junho, 2011 @ 9:38 PM

    Tive pancreatite, gostaria de saber quais os cuidados que devo tomar para que os sintomas nào voltem mais a acontecer, e devo fazer dieta? como deverá ser feita? quais alimentos devo comer e quais não devo? por quanto tempo?

  214. lUIZ aLAN comenta:

    2 julho, 2011 @ 4:13 PM

    FIZ UMA CIRURGIA PARA RETIRADA DE PEDRAS NA VESÍCULA,O MÉDICO CONTATOU QUE EU TINHA SINAIS DE PANCREATITE, ME PROIBINDO DE INGERIR BEBIDA ALCOOLICA.QUERIA SABERSE ESTA DIETA É PRA TODA VIDA OU SE POSSO COM UM TEMPO VOLTAR A BEBER SOCIALMENTE.

  215. Ana Maria comenta:

    2 julho, 2011 @ 8:37 PM

    Olá,fiz uma cirurgia a 15 dias por causa de uma pancreatite,ainda estou em dieta líquida,quando e o quê vou poder me alimentar normalmente?

  216. anderson santos comenta:

    4 julho, 2011 @ 7:59 AM

    BOM DIA,Dr. ARMANDO:

    minha mãe,há cerca de 2 anos mais ou menos foi submetida a um transplante de rins onde meu pai foi
    o doador,há alguns dias atrás ela começou sentir dores no abdomen,costas e febre,os médicos disseram
    que ela estava com pedra na vesícula,fizeram então uma cirurgia para retirada dessas pedras,teve alta hospitalar
    e foi para casa,só q agora teve q voltar ás pressas para o hospital novamente,pois continuava a sentir as mesmas
    dores,depois de alguns exames foi constatado q ela estava com pancreatite,gostaria de saber se pelo fato de ela ser transplantada tem algum risco maior em relação e outras pessoas não trasplantadas?

  217. marcelo comenta:

    10 julho, 2011 @ 11:59 AM

    Dr. bom dia, meu irmão está com pancreatite aguda e seu pancreas dissolveu-se, ele está internado no CTI, existe a possibilidade de recuperação?

  218. emily nayara comenta:

    15 julho, 2011 @ 9:56 AM

    meu pai tem pancreatite como faço para curar – los essa doença

  219. Elisabete gomes comenta:

    30 julho, 2011 @ 7:27 PM

    olá boa noite ! ñ quero fazer perguntas simplesmente ,dizer todas as pessoas atravez da minha experiencia sendo portadora de uma dõença rara NEOPLASIAS ENDOCRINAS MULTIPLAS TIPO 1tendo sido operada ao pancreas o ano passado por 2 tumores fiquei apenas com a cabeça do pancreas e para ja ñ sou diabetica so aí ja é um milagre apesar de nunca mais ter sido a mesma pessoa com 26 anos tem sido dificil tenho vivido constantemente com uma dor de lado que me apanha a parte das costas é dificil ñ digo que ñ mas tento dar a volta por sima de alguma maneira vivendo a vida como se cada dia fosse o ultimo antes preocupava-me muito a pensar que ía morrer agora deixo as coisas correrem normalmente sei que quando chegar a minha hora nada me podera salvar mas quero ir com paz de espirito sabendo que nos dias que estava entre aspas bem sem estar no hospital fazendo a minha vidinha ñ deixei nada por fazer nem nada por dizer como dizia o nosso actor portugues que faleceu ANTONIO FEIO realmente o pancreas ñ é pera doce quando se fica dõente mas força a todos tudo ha de correr bem os milagres tambem acontecem temos que lutar até ao fim esta vida é uma passagem as melhoras a todos!

  220. FABIANA comenta:

    16 agosto, 2011 @ 4:24 PM

    olá.. gostaria de saber quais são as possibilidades de recuperação da doença pancreatite aguda e mais um dos rins paralizados… gostaria de saber se tem chances de voltar a ter uma vida normal? pois meu pai já tá com 16 dias internado e com 5 dias na uti… ele sente muitas dores e a barriga dele está muito inchada e quase ele não está urinando… ele tem chance de vida?

  221. Beth comenta:

    20 agosto, 2011 @ 11:00 AM

    Amei a materia cuidei de um paciente com pancreatite e fiqui curiosa, dai a pesquisa.

  222. tati comenta:

    26 agosto, 2011 @ 11:49 AM

    Bom dia… Preciso com urgencia de um medico especialista em BH na sindrome da angustia respiratoria aguda (SARA)??

  223. Elvira comenta:

    28 agosto, 2011 @ 11:07 AM

    Meu irmão (60anos) teve alta hospitalar a 4 dias pos pancreatite aguda. Gostaria de orientação sobre dieta alimentar, nesse caso.
    Grata,
    Elvira

  224. Taísa Helena comenta:

    3 setembro, 2011 @ 5:54 PM

    Boa noite a todos! Estive internada por 23 dias por causa de uma pâncreatite aguda, hoje é meu segundo dia em casa. Gente o atendimento médico e hospitalar com diagnóstico é muito importante,mas devemos nos apegar e achegarmos a Deus porquê ele é misericordioso. Dei entrada no Hospital dia 09/08 fui para o apartamento, usei a alimentaçao parienteral um dia nates de ir para UTI mais ou menos, chorei muito pq iria p UTI, MAS LA SERIA MONITORADA 24H por dia. Foi o que aconteceu, sofri muito, tive diarreia que so saia agua por 4 dias, estava consciente e acordada entao via tudo. agora estou bem

  225. ELIANE comenta:

    13 setembro, 2011 @ 3:01 PM

    BOA TARDE,minha mae no dia 7 de julho terrepente começo a sentir dor no estomago ,começou a fazer vomitó ela sentia muita dor no estomago ,meu pai e minha irmã levou ela pro hospital, fizeram eletrico do coraçao falara q o ensame acusou q deu poblema no coraçao,ele ficou no hospital,ainda com muita dor eles medicaram ela e mesmo assim setia muita dorna barriga toda.. mais depois descobriram e ela tava com pacreatite aguda isso ja tniha passado dois dias,,no dia 10 de julho teveram q fazer a cirugia , o pancrea dela tava praticamento td estragado tiram 90% do pancrea , o caso dela os medicos falaram q se nao operace moriae se operace poderia ter chance, na graças de DEUS,ela ficou na uti ficou uns dias desacordada..tiraram a sedaçao dela q mantia ela dormindo depoisde uns 7 dias, a dieta dela era zero ela comecou a falar coisa cm coisa, mais tava bem, ficou na UTI 17 dias e depois foi quarto, la tds podia visitar e minhas irmas cuidavam dela ´eu moro em vitoria e minha mae mora na bahia texeira de freita, e minha mae parecia bem os medico ate ficava bobo e falava q ela e muito forte… tiraram a dieta dela , mais ela comia muito puco e bebia pouquicima agua, ela sentio muita fome e cede,mais depois nao consegia comer e nem ber nada graças a DEUS E OS MEDICOS Q ELA TAVA NA DIETA QUARENTENA E UM ALIMENTO, Q COLOCA DIRETAMENTA NA VEIA DO CORAÇAO ai ele ficava forte, depois de uns 15 dais q ela tava no quarto o medico ia da alta ela so q ela tava com um cansaço muito forte. ai resolveu mandar ela pra cmi intensiva A ae ela foi piorando piorando, e veia a falecer no dia 23 de agosto…. dr; minha mae nunca tinha reclamado de dor no estomago na barriga,,so um sensaçao de barriga empasinada ou sejaa cheia.nunca imaginei q essa doensa ia levar minha mae ,se ela nao bebe bebida aloocolica e nem fuma. so q ela tomava muito declofenaco isso q os medicos falaram ,medicamentos ou bebibas, ou alimentos..minha mae tinha 62 anos…o q posso fazer pra saber se tenho ou nao pancreatite, pois sinto a mesmo coisa da minha mae barriga q parece q ta empasenada e eu como pouco,estomago parece q fica enchado quando vai dando a noite…sera q isso pode ser um sitoma da pancreatite…o laudo da morte da minha mae foi pacratite aguda hemorragica……dese ja muito obrigada…..

  226. ELIANA comenta:

    13 setembro, 2011 @ 3:08 PM

    muito bom saber sobre esses tipo de doenças, assim ficamos mais atentas…

  227. ELIANA comenta:

    13 setembro, 2011 @ 3:47 PM

    minha mae faleceu dia 23 de agosto, foi enternada no dia 7 de julho, sofreu muito,ela nem sabia q tinha essa doença no pancrea fez a cirugia no dia 10 de julho, tds nos familhiares ficamos boba pq ela nunca falou nada de dor no estomago,so reclamava de sensaçao do estomago empasenado ou seja cheio sendo q ela cominha pouco,ela nao bebia bebida q contia alcool e nem fumava,ela tomava muito declofenaco pra uma doença q deu na perna dela, ate hoje nao sabemos o q ela tinha na perna..so uns medico falava uma coisa outro medico falava outra.. ela tinha 62 anos…. mae era muito forte nao reclama de nada …pra ela reclamar so se for igual aconteceu,,,,, comecou a sentir dor no estomago e vomitar no dia 7 de julho, eu ate agora to em choque pq nao da pra acreditar q minha mae se foi……parecia q era uma coisa simples´mais era pancreatiti…de uns tempos pra ca sao tantas pessoas q estao morrendo por causa dessa doença q da no pancreas……o laudo do medico era q e pancreatiti aguda hemorragica..as veze me pergunto se minha mae tiveese um plano de saude ou q se tivessimos condicoes pra pagar a cirugia e manter ela no particular se ela teria sobrevivido…e triste ver como o ser humano sofre no hospital nas maos de outro sere humano, como por exemplos algumas enfermeiras..q nao tem amor pelo proximo,as vezes achoq q nao teria sobrevivido, pq O DEUS q cura no particular cura no suss, A diferenca e q os doentes no particular os familiares pode ta mais perto p da o amor q pescisam, e no sus eles nao deixam a familhar ficar mais perto e nem eles mesmo cuida do jeito q o ser humano merece ser cuidado…..DR; O Q DEVO FAZER PRA SABER COMO ESTAR O MEU PANCREAS DESDE JA MUITO OBRIGADO

  228. ELIANE O DE JESUS comenta:

    13 setembro, 2011 @ 4:02 PM

    boa tarde gostaria de saber o q posso fazer pra saber se o meu pancreas esta ou nao bem…pq minha mae faleceu com a doença pancreatite aguda e hemorragica no dia 23 de agosto e ela nem sabia q o pancrea dela estava doente….nao sentiar dor so um mal estar no estomago
    e eu tambem sinto esse mal estar no estomago………..bigado desde ja……

  229. vera comenta:

    6 outubro, 2011 @ 1:54 AM

    Fiz uma cirurgia para retirada da vesicula que estava muito inflamada, isso já faz 1 ano e 8 meses, mas ultimamente sinto que em
    cima da cirurgia fica parecendo que está duro o local e eu sinto uma leve dor parecida com uma dor de estomago mas que não atrapalha,será que poderia ser algum tipo de cancer do pancreas pois pelo que tenho pesquizado parece que não tem como diagnosticar este tipo de cancerr mas estou bem preocupada, me ajude por favor.

  230. vera comenta:

    6 outubro, 2011 @ 1:57 AM

    como posso saber se meu pancreas está normal, que tipo de exame devo fazer?
    Obrigada

  231. mara eliane comenta:

    9 novembro, 2011 @ 1:24 AM

    Meu marido é alcolotra…teve uma crise de pancreatite, ficou 18 dias internado, hj ele diz q c sente bem, ficou sem beber durante uns dois meses, mas voltou a beber cerveja, tento controla-lo…mas é impossivel….o médico dele mandou ele comer muita banana, o q a banana pode influenciar? é possivel ele ter outa crise? fico preocupada e ansiosa…

  232. João Romero Garcia comenta:

    11 novembro, 2011 @ 9:39 PM

    Dia 29/10/2011 fui internado com crise de visicula, apos fazer o exame CPRE me deu pancreatite, gostaria de ter uma dieta
    pois ja recebi alta do hospital,sera que agua de coco faz mal.

  233. susana comenta:

    22 novembro, 2011 @ 8:54 AM

    minha irma tem 24 anos esta na uti a 11dias com pancriatite aguda ela esta fazendo amodialize porque os rins dela parou de funcionar ,mais os medicoas disseram q os rins dela estao bons,ela nao bebe e nem fuma so q os medicos disseram q o caso dela e bem grave por causa da pancriatite aguda ,ela esta em coma induzido…o medico disse q ela vai precisar de fazer uma cirurgia para retirar a vesicula depois q melhorar a infeccao dos pancrias…gostaria de uma resposta sobre isso ,muito abrigado.

  234. Lourdes comenta:

    22 novembro, 2011 @ 8:38 PM

    boa noite, tive pancreatite necro hemoragica fiquei 4 meses no hospital e ainda tenho uma bolsa de colostomia que ainda nao pude tirar, tenho dificuldade de caminhar e falar depois desta doença e estou fazendo fisioterapia pra ver se melhoro perdi 15kg e todos os musculos,achei otimo este site pq pude saber mais sobre a doença gostaria que o Dr me dissesse se é possivel andar normalmente de novo uma vez que tenho pouco equilibrio agora, o medico me disse que to viva por milagre e eu continuo acreditando nisto e agradeçendo a Deus pelos que cuidaram de mim.

  235. sara comenta:

    9 dezembro, 2011 @ 8:54 PM

    acabei de sair do hospital tive uma pancreatite aguda e o medico disse que a causa foi pedra na visicula se eu fizer a sirurgia nao tenho mais pacreatite

  236. sara comenta:

    9 dezembro, 2011 @ 8:56 PM

    tenho muita azia sensaçao de estomago cheio isso pode ser da visicula Dr;

  237. julio comenta:

    15 dezembro, 2011 @ 10:49 AM

    bom dia
    minha mae estava com pancreatite e com pedra na vesícula.
    quero saber quais sao as consequencias porque os medicos tiraram o pancras e a vesicula!
    oque pode acontecer com ela agora?
    ela esta na UTI, esta falando normalmente, mas os medicos dizem que o caso dela é muito grave. PORQUE MUITO GRAVE?
    como vai ser a vida dela agora pra frente?

  238. alessandra caetano comenta:

    25 dezembro, 2011 @ 7:14 PM

    estou com PANCREATITE há 5 dias DIAGNOSTICADA PELA MINHA MÉDICA , POIS E TUDO QUE COMO ME DÁ DOR.
    ATÉ QUANDO TOMAR OS REMÉDIOS OU PROCURO O MÉDICO NOVAMENTE ESTOU TOMANDO PANTACOL, DIGEPLUS FIQUEI INTERNADA 2 DIAS O QUE TOMO PARA DOR MINHA MÉDCA ENTROU DE FÉRIAS E NÃO CONHEÇO OUTRO PARA ME ATENDER NO MOMENTO .
    AINDA SINTO DOR QUANDO COMO ALGO.

  239. Anete Araújo comenta:

    31 dezembro, 2011 @ 7:57 PM

    Moro no Rio de Janeiro, muitos hoje estão na Praia de Copacabana, esperando a virada do ano, a queima de fogos etc. e etc. Ano passado, como de costume, eu também estava lá com minhas filhas mas, este ano, nada temos a comemorar. Perdi minha irmãzinha caçula, Aila lane, 27 anos, casada e mãe de Isabella. Minha irmã se foi, cindo dias depois de sua filhinha completar cinco aninhos. Minha irmã morava na capital Paulista, sentia dor de estômago, nas contas e o coração palpitando. Procurou uma clínica particular, a Master Clin no dia 30 de setembro de 2011, e o médico nem sequer olhou para ela e diagnosticou gastrite, passou a medicação e, três dias depois, dia 03 de outubro de 2011, minha irmã retornou a mesma clínica, com os mesmos sintomas e, agora vomitando, a médica que a atendeu, reafirmou, ser gastrite. Nosso irmão mais velho vendo que seu estado piorava, a levou ao Hospital Estadual Vila Alpina no dia 05 de outubro de 2011, onde com um simples exame de sangue o médico, o médico diagnosticou pancreatite aguda, no dia seguinte, minha doce, linda e única irmã, sofreu uma parada cardio-respiratória, entrando em coma, e partiu no dia 08 de outubro de 2011. Um diagnóstico errado destruiu assim uma família, deixando minha sobrinha orfã e, meus pais com o coração estraçalhado de dor, meus irmãos e eu perdemos a alegria e, desde então eu passo a pesquisar sobre essa doença…sem acreditar até agora, que minha única irmã, que nunca foi ao um hospital e, na primeira vez que foi, não mais voltou…minha família e eu não temos palavras para expressar nossa dor…

  240. joão carlos suello comenta:

    8 janeiro, 2012 @ 4:29 AM

    dr quem teve pancreatite necrotizante hemorragica pode ter novamente ?

  241. maria helena de oliveira santos comenta:

    12 janeiro, 2012 @ 10:51 AM

    Dr,em agosto do ano passado fiz uma cirurgia de vídeo histeroscopia cirúrgica,para retirada de um pólipo no útero.Tive que fazer essa cirurgia pois estava com hemorragia.Operei e graças a DEUS ocorreu tudo bem.Só que um mês depois de fazer essa pequena cirurgia comecei a sentir fortes dores do lado esquerdo do abdomem,são dores muito fortes e que doem também nas costas não estou conseguindo tomar um medicamento,pois todos os remédios só fazem minha dor aumentar.Já tomei buscopan,elixir paregórico,simeticona e nada da dor cessar.Toda vez que me alimento a dor aumenta.Fui ao médico e ele me solicitou primeiro ultrasonografia de abdomem total,depois colonoscopia e por último tomografia de abdomem total.Só que os exames nada deram.É possível eu ter pancreatite e a tomografia não ter dado nada?Não sei mas o que fazer.Pois sinto dores todos os dias.Perdi completamente o apetite e estou emagrecendo,sou obesa.O médico por final me receitou I comprimido de pantoprazol sódico e sesqui-hidratado 40 mg.Só que continuo com dores.Muitos dias nem consigo dormir,pois as dores são muito fortes.Tem algum outro exame que posso fazer para verificar se tenho pancreatite?Me ajude doutor,pois já não sei o que faço.

  242. maria helena de oliveira santos comenta:

    12 janeiro, 2012 @ 11:04 AM

    Doutor esqueci de falar uma coisa as vezes quando vou ao banheiro minhas fezes não estão da cor normal,estão bem mais clara e com um odor diferente do normal.Em outros dias estão normal.

  243. Nivea Queiroz comenta:

    24 janeiro, 2012 @ 10:01 PM

    Meu pai está com 24 dias internado na UTI, em estado grae com pancreatite necro-hemorrágica, está com dois drenos, fazendo hemodiálise, fez trasnfusão de sangue por estar com anemia, e semi-aberto, pois já passou por cirugias, a primeira onde retirou um pedaço do pâncreas e as outras por estar fazendo limpeza dos tecidos necrosados, a Pressão arterial baixa, mas tenho fé em Deus que ele vai ficar bom, não bebe nem fuma, e nós todos da família não sabíamos nada sobre essa doença, a única coisa que podemos dizer é que é muito grave e o tratamento lento…

  244. CARLOS ROBERTO MESSIAS comenta:

    26 janeiro, 2012 @ 11:07 AM

    Estou com pancreatite desde 02/1/2012, gostaria de saber quanto tempo demora para curar fazendo a dieta recomendada pelo médico e se algum dia vou poder tomar cerveja sem alcool

  245. ARIANA OLIVEIRA comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 2:04 PM

    BOA TARDE !!!

    TENHO UMA IRMA COM PANCREATITE AGUDA GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM RISCO PQ ELA É OBESA
    AGUARDO ANCIOSA RESPOSTA

  246. Marcia Christino comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 6:10 PM

    Doutor
    Estou muito preocupada com minha mãe, ela é diabética há 33 anos, agora com 72 anos descobriu que está com pancreatite,
    só que seu médico só receita analgésicos, mas ela diz que sua dor não passa. Já está há 4 meses sentindo dores, fazendo exames e nada de melhora. Gostaria de saber como deveria ser o tratamento dela, sua dieta, enfim o que fazer…

    obrigada

  247. Afonso Jungblut comenta:

    2 março, 2012 @ 11:03 AM

    Estava com pancreatite Aguda, inicio de janeiro 2012. Fiquei 5 dias internado. estou buscando respostas referente, o que devo fazer daqui para frente. Pergunta principal; é possivel voltar tomar de vez em quando socialmente , bebidas tipo uma cerveja, vinho ou isto é risco ou é nescessário não poder mais usar. . Qual este risco. Também pergunto , referente ,restrição frequentar academias, futebol , esforços físicos. quais restrições para volta destas atividades. Que alimentação restringir ou não usar mais?

  248. jorge henrique de souza comenta:

    3 março, 2012 @ 6:48 PM

    EM 2009 TIVE PANCREATITE !HOJE ESTOU BEM !!! UM AVISO AOS SENHORES Q ESTAO QUERENDO A VOLTAR A BEBER. OBS::SERÁ Q VIVER NÁO É MAIS IMPORTANTE . TEMOS VARIOS GRUPOS DE AJUDA NO BRASIL !!!( jorgehsouza@yahoo.com.br).

  249. fatima comenta:

    23 abril, 2012 @ 9:18 PM

    minha mae teve pancreatite aguda , éla tem 71 anos, ficou muito mal, e então ficou dieta zero e voltou a se alimentar .. graças a Deus ela está bem . o médico deu alta e não marcou nem retorno, não falou nada sobre alimentação e nem se haveria possibilidade de voltar . qual a melhor dieta para ela ? será que é perigoso voltar????

  250. Elilide comenta:

    24 abril, 2012 @ 6:25 PM

    quem teve pancreatite aguda pode comer,pimenta muita gordura chocolate abacate,massa de tomate, ele ficou muito grave com pancreatite aguda, o meu pai….

  251. Renata comenta:

    29 abril, 2012 @ 12:40 AM

    Oi, minha mãe fez uma cirurgia, retirou um calculo e a vesicula, e logo depois da cirurgia ela deu queda de sódio, inchou muito as pernas e ficou totalmente prostata e foi encaminha ao UTI, e lá descobriram que estava com pancreatite, o medico me disse queé leve, mas estou preocupada demais. Já voltaram com ela para o quarto hoje, ela permaneceu no UTI por 8 dias e sem alimentação, sendo que hoje voltou a alimentar. Mas gostaria muito de saber como é feito a dieta dela, tipo, o que ela pode comer ou não! Ela tem 78 anos e hoje fazem 20 dias internada entre enfermaria e UTI. Por favor me respondam com o maximo de urgencia. Ela pode ter alguma crise novamente? Ela é hipertensa(controlada), tem labirintites e ovos de solitaria no cerebro calcificados. Por favor , mais uma vez eu peço ajuda. Obrigada.

  252. Claudio comenta:

    20 junho, 2012 @ 7:32 PM

    Tive pancreatite em razão do excesso de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, estou muito bem agora, mudei meus hábitos alimentares, não bebo, mas gostaria de saber se posso fazer uso moderado de pimenta.

  253. Rosa Helena comenta:

    5 julho, 2012 @ 7:37 PM

    Doutor meu marido teve pancreatite recente, a dois meses atrás, ele pode comer sardinha ,tomar refrigerante etc ,nunca mais ele pode beber cerveja,ou de vês enquanto pode tomar alguma. ele comeu sardinha e sentiu mal estar no pancrea.

  254. Cristina Teixeira da Silva comenta:

    7 julho, 2012 @ 1:47 PM

    Eu tive pancreatite aguda por duas vezes ja tem dois anos mais eu sofro muito com isso pois tomo remedios e tenho que fazer uma dieta zero gordura dizem os medicos q foi pelo meu aumento do trigliceres. Por favor eu peso ajuda porque e muito dificio fazer dietas sera q nao tem uma dieta mais gostosa porque eu ja nao aguento mais.

  255. ALBERTEINSTEIN comenta:

    21 julho, 2012 @ 9:53 AM

    PUBLICAÇÃO DIFERENTE:
    Peço desculpas ao médico que responde as perguntas, mas vou detalhar um pouco sobre pancreatite em geral.
    Durante minha trajetória estudando sobre essa doença, tenho a dizer que para evitá-la um pouco é necessário evitar o uso de carne vermelha, ou comendo nos finais de semana.(moderadamente) Para quem já teve pancreatite ou tem, nem passar perto de vacas ou bois.
    Evitar o uso de remédio principalmente DICLOFENACO.
    Evitar ao máximo o uso de bebidas alcoólicas.
    Evitar o fumo e outras drogas em geral.
    Fazer um hemograma a cada 1 ano para diagnosticar possíveis auterações em seus resultados, como por exemplo gordura no fígado (ESTEATOSE) e outros.
    Evitar o sedentarísmo. (a saúde do seu corpo em geral está nas pontas dos seus pés)
    Diabetes, colesterol elevado, pesso acima, tudo isso contribui para um pancreatite, independente do grau.
    Geneticamente tem um pouco também.
    Comer frutas e verduras sempre.
    Contar com a sorte.
    Ter muita fé em Deus.
    Com todos esses fatores está uma explicação bem simples sobre essa doença.
    Melhoras a todos vcs e que Deus ilumine os caminhos de todos.

  256. marli gregorio dos santos comenta:

    30 julho, 2012 @ 12:11 AM

    Tive pancreatite um mês atrás, gostaria de sa ber se posso voltar a ter novamente, a explicação do médico é que foi por pedra na vesícula. Obrigada, aguardo resposta.

  257. paula comenta:

    8 agosto, 2012 @ 8:07 PM

    ola boa noite.gostaria muito que vc me esclerecesse algumas duvidas meu pai foi internado ja faz 15 dias que isto aconteceu.. ele ficou 4 dias nos soro sem beber e sem comer pois os medicos disse q ele tava com pancreatite.ele ficou 7 dias no hospital hoje graças a deus esta em casa, mas ele tem q tomar remedio para a flora intestinal pois e muito dificil ele ir ao banheiro evacuar, e tambem disse q se sente fraco e tem dias que a barriga incha, queria saber se estes tres q eu citei aqui sao normais por ele ainda esta em processo de recuperaçao?e qual dieta ele pode seguir?por favor esclareçam minhas duvidas.desde ja eu agradeço.que deus abençoe.

  258. Janete Reis comenta:

    18 setembro, 2012 @ 11:03 PM

    Boa noite. Perdi meu pai sexta-feira passada dia 14.9.2012.
    É uma dor enorme. A causa foi: choque séptico, pancreatite necro hemorragica, hepatopatia alcoolica. Ficou internado em Uberlândia na UTI por 95 dias. Seu sofrimento foi enorme, juntamente com a surpresa de que ele bebia, pois para nós ele bebia socialmente. Foi realmente uma surpresa o laudo médico apresentar essa característica. O meu questionamento hoje é: uma vez descoberto um pâncreas necrosado, não seria melhor retirá-lo? Se está literalmente podre por que permanecer dentro do paciente? Grata Janete

  259. paula comenta:

    20 setembro, 2012 @ 3:04 PM

    ola gostaria que me esclarecesse uma duvida. meu pai teve pancreatite aguda e foi internado ja faz dois meses ,ele ficou 7 dias internado e os medicos disseram q o pancreas dele respondeu bem ao tratamento. agora ele nao sente mais dores so q antes dele ficar doente ele fazias as necessidades ( evacuar) varias vezes ao dia .agora ele so vai uma vez aos pes. isto e normal? ele esta tomando um remedio para evacuar o nome do remedio e dhupalac. queria saber se pode voltar as crises de dores novamente?muito obrigado.

  260. Francisco comenta:

    2 outubro, 2012 @ 8:09 PM

    Boa noite, fiz um exame de amilase, e está a 269, fiz outro exame e meu pancreas está inchado.. Não sinto dor, mas agora sinto ele inchacho abaixo da costela.. Pergunto, é motivo de preocupação? devo procurar que médico de que especialidade?

  261. nestor comenta:

    6 outubro, 2012 @ 12:35 PM

    bom dia, a 5 anos tive 1 crise de pancreatitis 1 hora de dor que subia para as costas, nao sabia que era pancreatis, pasaram 2 a 3 meses para me atender com o medico, meu amilase estava em 136 tomei o remedio que o medico pasou; o amilase baixou a 110 mais a dieta sem gordura progresivamente foi caindo para 65, em estes 5 anos sempre fui cuidando para o amilase nao subir, agora ultimo meu amilase estava em 120 tomei antibiticos por causa de uma cirurjia (cisto sebaceo) o amilase foi para 140, e eu que tanto cuidaba para isto nao acontecer entrei em panico, mesmo com a dieta com muito pouca gordura o amilase foi para 158, tirei toda a gordura do arroz, feijao etc, e o amilase caiu para 138 e o medico me dize que nao vai abaixar mais, estou triste tenho muito medo pois sei que se o amilase subir mais, posso ter serios problemas por favor me oriente enquanto a alimentaçao o que que eu nao posso comer, alguem me dize que batata nao posso comer, me ajude Dr. Deus o abençoe!

  262. Erika comenta:

    12 outubro, 2012 @ 8:42 PM

    Qual é a alimentação adequada para quem tem pancreatite?

  263. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    13 outubro, 2012 @ 10:37 AM

    Erika,
    Independente da gravidade ou da etiologia, todos os pacientes com pancreatite aguda devem manter-se em dieta zero, fator preponderante para o repouso glandular, evitando-se estímulos pancreáticos que ativariam secreção enzimática e suas conseqüências. O processo deve durar 3 a 5 dias, tempo suficiente para a redução significativa do processo inflamatório. A reintrodução da alimentação oral deve ser lenta e progressiva. Inicialmente os caldos isentos de conteúdo lipídicos, e posteriomente, dieta lipopídicas padronizadas. Nas forma graves (pancreatite necrosante) a dieta zero prolongada é a regra, sendo por vezes mantida por 30 a 60 dias. É obvio que se impõe nesta situação, não só uma hidratação venosa adequada, mas em especial, nutrição parenteral ou enteral.

  264. Ana telma comenta:

    10 novembro, 2012 @ 12:21 AM

    Bom dia Dr.
    Meu marido tem 30 anos, ha um ano atras sentiu fortes dore no abdomem, fomos ao P.S e após exames constataram pancreatite ( não sabemos se aguda ou crônica), o fato é que ontem fomos ao P.S novamente por causa da urina dele que estava com cor escura… O medico solicitou exame de urina e um hemograma e constatou que a amilase dele estava alta (523), tentou interná-lo mas meu marido por medo não aceitou e fomos embora; preocupada tentei convencê-lo a voltar ao médico para novos exames, voltamos e fiquei em pânico pois um novo hemograma revelou que a amilase subiu para 999 e ele não estava sentido absolutamente nada, imediatamente cuidamos de sua internação. Tenho muitas dúvidas pois não o internaram na UTI para fossem realizados exames mais precisos e principalmente para saber quanto da gravidade. Dentre todas as dúvidas que tenho Dr. gostaria de saber se não seria o caso de solicitar uma TC com urgência, ou seja, nas primeiras horas de internação e se um hemograma que revela uma produção de amilase tão alta (embora o paciente não sinta nenhum desconforto) não seja tão serio como estou pensando para encontrar meu marido num quarto de enfermaria recebendo como medicação Buscopan e Dramin. O que o Dr. aconselharia? Por que meu marido não sente dores? 999 de amilase é muito grave? Na ultrasson do abdômen feita na consulta anterior não revelou nada, isto é favorável no que se refere à pancreatite? Por favor me ajude Dr.!!!

  265. ALEX SANDRA WANDEL REY SANTOS comenta:

    3 fevereiro, 2013 @ 11:02 PM

    Dr Armando,
    Minha irmã teve PNH, a 68 dias internada em UTI, iniciou com náusea,võmito e diarréia ,cãimbras e dormência no corpo, seguida de fortes dores abdominais, sendo internada durante 4 dias com diagnóstico de virose ou hipertensão alternando para uma sindrome hepato renal seguida de pancreatite necro hemorrágica.Após ser descartada a hipótese de problemas cardíacos e observada uma baixa produção de insulina,qdo então chegaram ao pancreas.Ela foi submetida aa cirurgia no 6º dia depois da primeira crise,e de lá prá cá estaá com o abdome aberto e sendo levada ao centro cirurgico já 18 vezes para fazer limpezas do organismo, em um desses procedimentos ela foi operada com raspagem do pancreas e parte necrosada do abdome.Ela tem tido febre e agora foi perfurado o intestino dela e esta tendo complicações. Os médicos pedem para orarmos e confiar em Deus e também neles,porqu o que tem que ser feito estão fazendo e todo po possível para a medicina. Mas, nós irmãos ficamos preocupados, apesar de saber que pessoas já sairam de casos assim, e sobreviram,por favor o Dr.Armando ,os médicos dizem que ainda não pode fechar o abdome dela, é possivel fechar depois, e a necrose do tecido, o que existe de tratamento para fechar esta cavidade abdolminal? como fechar o que está rejeitando o ponto , pois ela teve casdo de rejeitação de pontos em um cesárea a 15 anos atrás e o abdome chegou a ficar aberto um tempo, mas, não foi muito como agora.
    existe um tratamento a que ela possa ser submetida?
    Ela tem 45 anos e tres filhos,gostariamos de saber se algo como sessão bariátrica ou hiperbárica ajuda e onde fazer isto no ES?
    AGRADEÇO E PARABENIZO PELO SITE.
    Obrigada e um abraço
    Alex Sandra Wandel Rey
    Montanha ES

  266. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    7 fevereiro, 2013 @ 7:24 PM

    Alex Sandra.
    As pessoas que apresentam doenças com longa duração acabam consumindo muitas proteinas, musculatura e elementos do sangue, anticorpos, sais minerais. Neste casos somente tratamente nutriconal com dietas hiperproteícas e hipercalóricas e mesmo reposição de sangue total ou de derivados sangue é capaz de reverter o quadro de continua perda de massa muscular e tecidos do corpo. Acredito que os profissionais que estão cuidando de sua irmã devam estar fazendo isso. Fechar uma ferida é um fato que poderá até ocorrer expontaneamente quando a pessoa está bem nutrida, com vitaminas e sais minerais como Zinco, selênio, etc.
    Assim, Alex Sandra acredito que a nutricão é parte fundamental no tratamento. A terapia em câmara hiperbárica pode ajudar na cicatrização e recuperação de doenças crônicas.
    Espero ter contribuido com alguns esclarecimentos.
    Boa sorte.

  267. emerson riboldi comenta:

    15 fevereiro, 2013 @ 7:36 AM

    tive pancreatite aguda um ano atras por abuso de bebidas tive algumas dores depois que sai do hospital mas depois de seis meses nao sinto mais nada e nem tomo remedio algum enfim falaram que eu iria morrer emagreci 30 klg mas estou firme e forte claro nunca mais bebi mas me alimento normalmente sera que posso ainda ter outras crises ou nao sera que tenho que procurar algum medico mesmo nao sentindo nada oque o senhor acha dr armando obrigado e tenham fe

  268. pedro proença comenta:

    7 maio, 2013 @ 1:21 PM

    tive uma pancreatite aguda altissima, por problema biliar, me recuperei mto bem da pancreatite, sop que continuo tendo dores no abdomem toda vez que como, inclusive já fiz tbem uma papilotomia , poirque o medido suspeitava que eutinha alguns restos de calculos na papila qdo retirei a visicula, faço tos os exames e nao encontra nada esta tudo otimo graças a Deus, mas minha dor continua toda vez que como qualquer coisa o que faço? por favor poderia me orientar? obrigado

  269. Flavia comenta:

    21 maio, 2013 @ 2:54 PM

    Ola, tive pancreatite aguda no final de 2012, uma semana após ter tido bebê, a amilase chegou a 2400, fiquei em pausa alimentar e melhorei, foi retirado a vesicula, que foi o motivo da pancreatite, uma predra deslocou obstruindo a passagem, mas ainda sinto dores leves e dependendo da alimentação as dores são maiores.
    Estou amamentando e isso me impediu de fazer a tomografia, pois não podia tomar contraste.
    Sera que essas dores leves ainda são normais?
    Tenho medo de ter diabetes, pois conheci uma pessoa que teve como sequela diabetes, tudo sobre pancreatite nao é muito claro, ja fiz exames de sangue e os niveis estao normais. Enfim, gostaria de saber nao posso comer ou fazer, pois moro no interior e aqui nao ha medicos especialista.

  270. Talissa comenta:

    28 agosto, 2013 @ 1:33 AM

    Olá, no ultimo dia dos pais dia 11/08 minha mãe sentiu dores abdominais e começou a vomitar de madrugada, foi levada ao hospital e o médico examinou dizendo que possivelmente seria pancreatite que mais tarde foi confirmada com os exmes de imagem a TC e a Ultrassonografia e o exame de sangue que a amilase e a lipase estavam altissimas chegavam a 3mil, daí ela foi submetida ao tratamento clinico, dieta zero, tomando soro glicosado, cloreto, melhorando significadamente em 7 dias, recebeu alta no sabado dia 17/08, o médico ainda não tinha passado pra ela alimentação nem pastosa nem liquida e quando mandou pra casa disse que ela só deveria ter cuidado para não ingerir proteinas, gorduras e etc…. 3 dias depois ela sentiu dor novamente, precisou ser internada na terça dia 20/08, quando o médico disse que a inflamação havia piorado, estava com leucocitose e os leococitos em 17 mil ( na primeira internação estava em 14 mil), teve que colocar novamente a sonda nasograstica, ficar medindo a urina todas as vezes e ficou internada até ontem dia 27/08, o médico disse que a recuperação foi muito boa, foi incluindo aos poucos a alimentação e ela está fazendo alimentação pastosa com um pouco de peito de frango e legumes batidos no liquidificador,no ultimo hemograma os leucocitos estavam em 10.400, diminuiu bem e segundo o médico isso é bom… acontece que ele não pediu nenhum exame, nem acompanhamento, disse pra ela retornar apenas no dia 11 de setembro e nós estamos muito preocupadas de como aconteceu da primeira vez ela ter que voltar, será que da primeira vez houve a piora por conta da alimentação? quais cuidados devemos ter? há risco da doença voltar? Nos ajude por favor, estamos meio que em pânico, nossa sorte é que ela é uma pessoa muito querida e todos estão orando muito pela recuperação dela, Deus está no comando e está na frente disso tudo, mas precisamos de informações… como deveremos reagir? a atitude do médico é correta? durante esse tempo é realmente desnecessário fazer qualquer exame pra acompanhar?

  271. CLEIA comenta:

    26 novembro, 2013 @ 6:21 PM

    BOM DIA DOUTOR, MORA NA ITALIA MEU MARIDO EM 2007 TEVE PANCREATITE AGUDA POR CAUSA DE COMIDA GORDUROSA E PRINCIPALMENTE A BEBIDA FOI INTERNADO COM URGENCIA OS MEDICOS DERAO 1% DE VIDA PRA ELE MAS GRACAS A DEUS SE SALVOU, O PROBLEMA E QUE VOLTOU A BEBER DE NOVO TOMA 4 GARRAFA DE CERVEJA POR DIA A NOITE E FINAL DE SEMANA CHEGA A TOMAR 15 GARRFAS SOZINHO OS MEDICOS DISSERAO QUE NAO PODERIA MAS BEBER O QUE PODE ACONTECER , POR FAVOR SE PUDER ME RESPONDER AGRADECO ESTOU MUITO PREOCUPADA E O COLESTEROL DELE ESTA ALTO JA TENTEI FALAR COM ELE PRA PARAR MAS NAO TEM JEITO NAO ME ESCUTA OBRIGADO

Deixe seu comentário aqui !