20 - nov
  

Doença do refluxo gastroesofágico – DRGE

Categoria(s): Conceitos, Gastroenterologia




Conceituando

A doença do refluxo gastroesofágico é decorrente do refluxo anormal do conteúdo gastroduodenal para o esôfago e/ou órgãos adjacentes, ocasionando amplo espectro de sintomas esofagianos e/ou extra-esofagianos.

A DRGE é muito comum, com prevalência estimada de 10% a 20% da população, e incidência de cinco casos por 1.000 habitantes por ano.

Refluxo gastroesofágico

Fisiopatologia

A DRGE é decorrente da incompetência dos mecanísmos anti-refluxo na junção gastroesofágica, sendo os mais importantes; o relaxamento transitório do esfíncter esofágico inferior (cárdia); o esfíncter esofágico inferior hipotônico e a ruptura anatômica da junção gastroesofágica causada por hérnia hiatal por deslizamento.

Hérnia hiatal por deslizamento – A hérnia hiatal por deslizamento é uma protrusão de parte da cárdia gástrica para o tórax, decorrente do alargamento do hiato esofágico do diafragma, que pode ser vista como um ¨continuum¨ da ruptura progressiva da junção gastroesofágica. Sua condição clinica permite um fácil diagnóstico. Sua prevalência é variável e aumenta com a idade chegando à 80% dos idosos.

Manifestações clínicas

As manifestações clínicas da DRGE são da via digestiva, como odinofagia, disfagia, halitose, estomatite aftosa, pirrose, erructação, dispesia; ou das vias aérea  – dor torácia não-cardíaca, tosse irritantiva,  rouquidão, pigarro, soluços, laringite crônica, sinusite crônica, asma, pneumonias de repetição, fibrose pulmonar.

O diagnóstico depende da suspeita clínica e pode ser confirmado com exame endoscópico (esofago-duodenoscopia).

Tratamento

O tratamento inicial é clinico com orientações dietéticas, comportamentais, medicamentos inibidores da bomba de prótons e medicamentos procinéticos. Nos idosos com insucesso do tratamento clínico, pode-se indicar a terapia cirúrgica com bastante cautela.

Orientações dietéticas – A dieta anti-refluxo inclui redução ou abolir o café, chá, soda, chocolate, cítricos, alho, cebola, hortelã, menta, tomate e reduzir a ingestão de gorduras (menos de 40 g por dia). Abolir bebidas alcoólicas.

Mudanças comportamentais – Evitar deitar-se logo após as refeições (só deitar após 2 a 3 horas); reduzir o peso corporal nos obesos; Elevar a cabeceira da cama em 15 cm. Evitar medicamentos de favorecem o refluxo (antiinflamatórios, alendronato).

Inibidores de bomba de prótons – A supressão de secreção ácida é o ponto fundamental no tratamento do DRGE e os inibidores de bomba de prótons são os medicamentos mais eficazes em alcançar este objetivo. Os medicamentos devem tomados 2 vezes ao dia, 30 minutos antes do café da manhã e antes do jantar.

Medicamentos procinéticos – Em pacientes com regurgitação e plenitude pós-prandial importantes, os procinéticos podem fazer parte do tratamento inicial, porém, sempre em associação com os inibidores de bomba de prótons. Os efeitos adversos freqüentes sobre o sistema nervoso central (metoclopramida) e sistema cardiovascular (cisaprida) limitam o seu uso, sobretudo para os idosos.

Referências:

Chebi JMF – Doença do refluxo gastroesofágico. In jardim JRB, Oliveira JCA, Pinheiro BV – Medicina Atual. 2006.

DeVault KR, Castel DO – Update guideliness for the diagnosis and treatment of gastroesophageal reflux disease. Am J Gastroenterol 2005;100:190-200.

KahrillasPJ – Diagnosis of symptomatic gastroesophageal reflux disease. Am J Gastroenterol. 2003;98:S15-S23.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


94 Comments »

  1. Juliana comenta:

    23 maio, 2011 @ 4:54 PM

    Tenho refluxo ácido e biliar. Tomo Lanzoprazol e Peridal há três anos, com certa melhora nos sintomas, mas essa nunca foi nunca total (até agora). Para mim, o mais debilitante é a falta de ar que a doença traz, e a sensação de sufocamento (acordar à noite sem conseguir respirar é desesperador, a pessoa pensa que vai morrer). Duas coisas foram essenciais, porém, para reduzir a frequência dessas “apneias”: o uso de travesseiro ati-refluxo e não comer depois das 18h00. Acrescento uma terceira: banir frituras e outras comidas gordurosas do cardápio. Chocolate, por exemplo, é um veneno pra mim (infelizmente, pois sou chocólatra!).

    Meu médico diz que meu caso não é cirúrgico, mas gostaria de tentar a cirurgia mesmo assim. Tenho esperança de levar uma vida mais normal.

    Com todos os outros aqui que se sentem desanimados e sem saída, eu me solidarizo. Tenham paciência, pois as crises passam e a doença fica um pouco mais fácil de se lidar…

    Deus abençoe a todos.

  2. DAIANE ESTER comenta:

    11 julho, 2011 @ 4:22 PM

    FIZ A ENDOSCOPIA ALTA E DEU:

    CONCLUZÃO:
    Gastrite endoscópica erosiva plana antral leve

    TESTE DE UREASE: POSITIVO

    TÔ FICANDO LOUCA

    O QUE QUER DIZER ISSO?
    E COMO DEVO PROCEDER?

  3. lidia fernandes comenta:

    6 agosto, 2011 @ 3:17 PM

    eu o meu exame de endoscopia digestiva a pedido de meu dentista .
    e o resultado deu =
    – Cárdia hipotônico.
    -Refluxo gastroesofágico.
    – Esofagite crônica leve.
    gostaria de saber o que é Cárdia hipotônico.

  4. lidia fernandes comenta:

    6 agosto, 2011 @ 3:23 PM

    meu exame de endoscopia digestiva
    deu resultado=
    – Cárdia hipotônico.
    -Refluxo gastroesofágico.
    – Esofagite crônica leve.
    gostaria de saber o que é Cárdia hipotônico.

  5. luiza comenta:

    29 agosto, 2011 @ 7:09 PM

    sofro de refluxo esofágico a 9 meses ja passei por varios medicos e ja usei varios remedios no momento tomo pantoprazol de 40mg duas vezes ao dia e na semana passada um dentista me indicou bromoprida 3x ao dia tomei 2 dias e tive que parar pois mal conseguia levantar da cama so tinha vontade de dormir. Essa doença é pessima e pelo depoimentos que li aqui vejo que realmente não existem muitas possibilidades de cura.
    As vezes fico muito desanimada pois ja sou magra e perdi 5k em 1 mes por seguir a dieta certinha.adoro chocolates e doces e ter que evitar é muito dificil.
    Meu pior sintoma é essa queimação na garganta e na lingua,parece que estou com uma pimenta vermelha aberta dentro da boca, não suporto mais esses sintomas que parecem que nunca mais vai desaparecer.

  6. Vanessa comenta:

    6 setembro, 2011 @ 8:11 PM

    Tenho 23 anos e desde pequena sofro com refluxo,tomava pantoprazol(40mg) todos os dias, agora o pantoprazol não faz efeito e minha médica substituiu pelo Nexium(40Mg), senti uma grande melhora, pois tomo duas vezes por dia, mas é complicado por causa do preço do remédio, não tenho condições de pagar por semana esse remédio.
    A única solução que minha médica falou é a cirurgia, porém meu plano de saúde não quer liberar a cirurgia, estou sofrendo muito, porque não encontro outra medicação que possa substituir o Nexium com o mesmo efeito que ele faz.
    Não aguento mais fazer endoscopia, PH metria e monometria!!!!!! Quero ficar boa e ter uma vida normal!!!!!

    Gostaria de saber se existe outra medicação mais barata com o mesmo efeito ou melhor do que o Nexium ?

  7. Angélica comenta:

    9 setembro, 2011 @ 12:55 PM

    Já sofri muito com refluxo, minha médica receitou pantoprazol 20mg, 2x por dia, mas pouco melhorou, falaram para eu tomar aloe vera(babosa), assim eu fiz, tomo babosa no periodo da manha e pantoprazol no periodo da noite. Sentia muita azia, acordava com fortes dores no peito, bolo na garganta, é terrível. Mas depois que comecei a tomar aloe vera em capsulas melhorou muito mesmo. Procurem na internet sobre os beneficios da babosa, espero ter ajudado. Deus abençoe a todos.

  8. Bruninho comenta:

    18 outubro, 2011 @ 5:19 PM

    Meu problema é muito grave .. A 1 ano descobri q sofro d mau halito… Achava q era amigdalas, carne esponjosa. q eu nunka tive e apareceu do nada.. Operei no particular vendi tudo oq eu tinha. gastei 4.200 reias…. NÃO RESOLVEU MEU PROBLEMA…Fiz endoscopia. e Rx contrastado, e ultrasson do pescoço. Descobri q oq eu tenho : Refluxo Laringofaríngeo e gastrite moderada… Será que isso mesmo q esta causando o mau halito em mim ? Minha vida acabou não saiu mais d casa faz 1 ano. nem na esquina eu vou…..Meu mau halito eh muito forteee..Mais muito mesmo . vcs não fazem ideia.! Obrigado

  9. Walkiria comenta:

    29 outubro, 2011 @ 1:46 AM

    Ha 17 dias fui acometida de uma tosse seca e persistente que ñao me deixava dormir. Fui ao pront-socorro e o plantonista após tirar RX diagnosticou sinusite, passou amoxilina 550mg e xarope antituss´geno. Passados 10 dias nada acondeceu de melhorar, e iniciou junto à tosse, engasgos que perco o fôlego, com senssação de sufocamento, dando a impressão de morte. Fui hoje no otorrinolaringogista, e ele diagnostcou refluxo. Segunda-feira estarei fazendo um exame detalhado para fexamento de diagnóstico.
    Me solidariso com todos que aqui desabarafam. Agora são 2:42 da madrugada, estou acordada após a segunda crise de sufocamento. O otorrino passou Nexium mas só vou começar amanhã cedo (30 minutos antes do kfé). Espero melhoras, pois o remédio é realmente caro. Lendo os depoimentos, vou procurar aloe vera como coadjuvante no tratamento, e espero coragem pra tocar a vida, pois realmente os engasgos nos tiram o prazer de viver. Tenho medo de falar, comer, beber e até respirar, esperando…. será que vou asfixiar??? Sensação de morte a cada instante. Pelo visto não tem cura, mas vou iniciar o tratamento direitinho….. boa sorte a todos….fiquem com Deus

  10. João Clementino comenta:

    29 novembro, 2011 @ 11:13 PM

    Gente, li todos os comentários e desabafos acima relatados. A DRGE (sigla para a doença do refluxo gastro) realmente é assustadora, também sofro dessa terrivel anomalia. Após a leitura de todos os comentários, no geral, os sintomas com raríssimas exceções são sempre os mesmos e a medicação recomendada pelos Gastros são coincidentes, também. Aqui vai um conselho: não adianta se apavorar, se desesperar, pensar que via morrer, é preciso muita calma nessa hora. Fé, esperança e milagre existem. DEUS, também. Pensem nisso. Dê graças a Deus por existir e vá em frente, NELE achamos tudo. A fé, remove montanhas, a esperança é a última que morre e o milagre existe, quem sabe poderá acontecer ? Fé em Deus minha gente, uma coisa eu tenho certeza, desse mal não vamos morrer. Um abraço forte a todos, não devemos perder a esperança, e, num belo dia vamos todos nos encontrar, devidamente curados e podermos beber aquele chopinho, bem geladinho, em comemoração pela cura dessa terrivel doença. Acreditem nisso.

  11. Walkiria comenta:

    30 novembro, 2011 @ 10:01 PM

    Voltei pra dar uma luz a quem busca consolo…. NEXIUM funciona mesmo!!!… noites tranquilas, sem sufocamentos… durmo deitada, não mais sentada. Mudei minha alimentação completamente. Nada de frituras, alcool, refrigerantes, café, chocolate, salgadinhos, etc…… Emagreci 6 kg em 28 dias. Estou renovada e cheia de esperanças. Iniciei a segunda caixa de Nexium hoje, e ao termina-la volto no otorrino. Talvez ele me encaminhe para um gastro.
    O remédio é caro. (R$ 85,00/caixa com 28 comprimidos), mas vale a pena!!!…. quem puder comprar deve experimentar!!
    Fiquem na paz e na luz….boa noite a todos

  12. Aline comenta:

    5 dezembro, 2011 @ 9:04 PM

    Descobri que estava com refluxo por causa de inflamação de garganta, depois de várias idas a otorrinos descobri que essa inflamação ocorria sempre a noite quando tinha um engasgo parecendo que ia me sufocar e logo minha boca e garganta ficam ressacadas e brancas. Estou borrifando com hexomedine, evito de tomar refrigerante e café.. também tomei chá de boldo e tive uma boa melhora, o suco de aloe vera ajudou bastante ( tomar bem gelado refresca o estômago e parece que hidrata um pouco), também uso spray de própolis, mas daqueles bem leves sem muito alcool que irrita ainda mais o estômago. Estou usando o traveseiro propio anti refluxo. Ainda não fiz os exames… mas tenho certeza que sofro de refluxo..

  13. rosangela ferreira comenta:

    29 dezembro, 2011 @ 10:34 AM

    Ola! eu tenho refluxo a algum tempo e horrivel, mais a maracujina e acida não pode tomar quem tem refluxo. Feliz ano novo e que esse ano sera melhor para todos nós. Abraços. Que Deus nos ajude só ele tem poder pra curar todas as enfermidades amem

  14. ROBERTA comenta:

    27 janeiro, 2012 @ 11:06 AM

    BOM, TENHO UM FILHO DE 10 ANOS QUE ESTAR TOMANDO DOMPERIDONA AHA QUASE 1 MES , QUE O GASTRO PASSOU PARA O MAU HALITO QUE ELE TINHA, SO Q NAO TO VENDO RESULTADO. O QUE FAÇO,

  15. cristina comenta:

    3 fevereiro, 2012 @ 4:53 PM

    A vcs q como eu sofrem com essa doença do refluxo, realmente o medicamento Nexium funciona, pois já melhorei bastante, Omeprazol e Pantoprazol não resolvem o problema, o Nexium é um tratamento de choque q deveria ser ministrado no início da doença para tentar detê-la, mas não sei pq cargas d’água não o prescrevem, é pq todos somos pobres nesse país e os postos de saúde só fornecem o basicão e enquanto isso a doença cresce até evoluir p/a o câncer.
    Tenho 59 e sofro já há 3 anos com isso, qdo o médico viu meus exames de PHmetria e Manometria quis me encaminhar p/a a cirurgia, mas vou tentar mais uns 3 ou 4 meses com Nexium e Motilium para ver se resolvo o problema.
    Agora uma coisa: para mim essa doença é totalmente de fundo emocional, no meu caso eu deveria é procurar um psiquiatra, pois sou ansiosa por demais.
    Cuidado, acompanhem com endoscopia de rotina e se acusar Barret, se cuidem q está mais grave.
    Uma dica para conseguirem o Nexium com 40% de desconto:
    Liguem para o laboratório AstraZeneca que produz o remédio (que é importado da Suécia)
    SAC 08000145578 Entrem na opção: Projeto Faz Bem e cadastrem-se, ele sai por 129,00 na rede q eles indicarem, tenham em mãos o CPF e o CRM do médico.
    Muita boa sorte a todos!!!!

  16. rosana comenta:

    9 fevereiro, 2012 @ 10:20 AM

    Bom dia,Li muito a respeito de esofagite e hérnia do hiato sofro com isso há muitos anos Não dá pra comer nem beber quase nada,alimento ótimos para a sáude como alho,cebola,brócolis,laranja limão.são proibidos,já que é assim,não seria melhor a cirurgia para poder viver com mais cores e sabores sem sofrimento?

  17. Daniele Mars comenta:

    18 fevereiro, 2012 @ 11:08 PM

    Estou sentido uma sensação de bolo na garganta, falta de ar, vontade de ficar engolindo toda hora, pigarro e fico me sufocando e isso tá me incomodando muito. posso estar com alguma doença séria na laringe?

  18. Rafahel comenta:

    20 fevereiro, 2012 @ 12:33 PM

    Tenho essa doença a 1 ano a voz fica com uma diasfonia absurda e o pigarro é constante

  19. andreia comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 10:23 PM

    ja faz quase um ano que sofro com refluxo, tudo o que eu com volta, sinto um bolo na garganta e muita queimaçao. o medico me receitou ranitidina, mas não adiantou de nada…..não aguento mais essa doença

  20. zenaida comenta:

    7 março, 2012 @ 4:59 PM

    a 15 ano sofria com forte mau halito eu dizia que era nariz ou garganta fez comsulta no medico indicado otorinologista e eu tinha fisura na garganta que acomulava alimentos ecinosite fez uma pequena cirugia mas nao adiantou voltei no medico ele me imdicou medico de estomago fez endoscopia e eu tinha refluxo sou electricista de cons. civil convivo no meio de muita gente fico muito conplequicada . desculpa falta cinais de pontuacao

    cabo verde praia

  21. rosana comenta:

    21 março, 2012 @ 4:49 PM

    Boa tarde,há cinco anos fiz endoscopia e o resultado foi: esofagite e hérnia do hiato,no inicio do mês fiz endoscopia novamente edeu
    Pan gastrite.É possível esta alteração?

  22. bruninho. comenta:

    22 março, 2012 @ 8:23 PM

    Olá, Rosana.. Eu estou com um refluxo fortissimo tbm.. Chega até o nariz. garganta….
    Estou com PANGASTRITE moderada..
    Tbm tenho essa dúvida será que o refluxo está sendo causado pela PANGASTRITE . ?

    Obrigado . Boa sorte.

  23. Vanda comenta:

    30 março, 2012 @ 8:49 PM

    Bom, meu esposo que tem refluxo ele sente tanta dor que eu nem sei o que faço, ai resolvi procurar ajuda…Bom ele vai comprar esse medicamento nexium, Deus a de abençoar que estamos no caminho certo.

  24. Laudiceia comenta:

    7 junho, 2012 @ 6:42 PM

    Fiz uma endoscopia, no resultado da conclusão foi o seguinte:
    Esofagite
    gastrite erosiva
    presençade nodos estomacais
    Duodeno preservado
    Diante desse resltado estou muito preocupda,pois não sei se esses nodos quer dizer q estou com um câncer, por favor preciso de ajuda paraeste esclarecimento, pois só consegui consultacom meu ~´edico para daqui a 20 dias.

  25. Zélia comenta:

    9 julho, 2012 @ 12:31 PM

    Estava com muita tosse seca, procurei um otorrino e ele me disse que era refluxo, então procurei o gastro onde fiz vários exames onde deu gastrite cronica, fiz PHmetria, foi constatado refluxo o médico passou medicamento mas senti depressão com o medicamento, decide fazer a cirurgia pois não aguento mais não sei o que posso comer, quase tudo faz mal.

  26. Marlene comenta:

    21 julho, 2012 @ 10:20 PM

    Boa noite, tenho gastrite esofagica, mais refluxo, agora mesmo estou com muito soluços depois que tomei um omeprazol e um antiflamatorio para atendinite eu fico com um bolo na garganta nao consigo engolir os alimentos tenho que tomar sempre liquidos por cima e com muita dificuldade consigo engolir, as vezes penso que vou morrer engasgada, as vezes tento arrotar pra ver se melhora, mas nao consigo, a minha boca enche de saliva, sinto azia, faco endoscopia todo ano e o médico diz que nao tem nada no esofago, nao aguento mais tenho vergonha de ir algum restaurante e ficar com este bolo na garganta, nao posso comer quase nada, por favor me ajuda a solucionar este problema. obrigada

  27. Junior comenta:

    25 julho, 2012 @ 6:39 PM

    Boa noite! estou com refluxo ou soluço nem sei ainda, já fui em varios medicos e tomei varias injeçoes e tomei uma na barriga e no mesmo momento paro de soluçar, mas depois retorna já fazem 9 dias e nem sei oque fazer, já fiz de tudo preciso de uma orientação, toda minha alimentação não me ajuda a fazer digestão, após as refeiçoes sou obrigado a colocar o dedo na garganta e joga tudo para fora e dae o soluço para na hora mas depois ele volta!! e quando vou ingerir alimentação fica querendo voltar tudo para fora ae sou obrigado a vomitar! Obrigado

  28. francisco berto comenta:

    27 agosto, 2012 @ 5:45 PM

    eu esto com refluxo que devo come

  29. juliany comenta:

    28 agosto, 2012 @ 7:08 PM

    eu fiz os exames ai deu esofagite, hernia de hiato por deslizamento, gastrite cronica , ja tomei um remedio por 9 dias e tomava 8 conprimidos por dia,ai depois tomei omeprazol, por mais 30 dias, agora vou ter q tomar omeprazol por mais 3 meses..gostaria de saber se posso fazer a cirrurgia, eu prefiro fazer a cirrurgia do q ficar tomando remedios…obrigada

  30. Jonas comenta:

    23 setembro, 2012 @ 12:50 AM

    Olá, também sofro o problema de vcs, Refluxo Gastroexofágico, que é muito triste, o que me incomoda muito nem é o fato da azia, queimação, bolo na garganta e sim a Halitose e pigarra, não consigo ficar perto de pessoas por causa do mau hálito, eu próprio sinto este mau cheiro e prefiro poupá-las, até pela respiração é assim. Comecei a “luta” procurando um otorrino, pois sofria de problemas na garganta, descobri que era laringite, tomei remédio e não resolveu, o medico pediu uma endoscopia, não relatou nenhum problema estomacal, procurei um Gastro aí fiz PHmetria e deu Refluxo. Ele me receitou Pantoprazol, não resolveu, Agora me receitou Nexium e Peridal por 2 meses, vou começar a tomar e ver o resultado, espero que melhore, mas se não resolver vamos ver se há como fazer cirurgia, ficar deste jeito é ruim demais!!!! Agora Parar de comer certos alimentos e largar a Cerveja isto não faço naum, prefiro ficar assim, Se parar com comida e bebida vc não vive neh 😉 melhor morrer de uma vez kkkk

  31. Sebastiâo -S P da aldeia. Rj comenta:

    28 setembro, 2012 @ 7:35 AM

    Ola! A um ano descobri uma hernia de hiato deslizamento. A uns 4 meses endoscopia deu refluxo e esofagite g 1. Tratei com nexeum 40 mg e continuo com dor e queimacao no peito seguido de sufocamento. Parece que meu esofago ta ferido e dói muito. Fiz phmetria e deu refluxo posicao ereto anormal e azia. Minha gastro falou que minha hernia é pequena e nao p faze cirurgia. Passo mau todos os dias.

  32. Patricia comenta:

    5 outubro, 2012 @ 11:18 AM

    Ola! Pessoal, eu comecei a sentir todos esses sintomas a 1+ou – 10 dias…e estou usando Omeprazol…. que não adianta nada ….Quem descobriu esse problema foi o Otorrino, Tenho que passar com o Gastro entao? Alguem me indica um ?

  33. soreni comenta:

    12 janeiro, 2013 @ 10:00 PM

    tomei pantoprazol 3 meses….foi ótimo,porém quando acabou o periodo do tratamento começou tudo novamente….azia dia e noite.

  34. celso roberto da silva comenta:

    15 fevereiro, 2013 @ 5:50 PM

    bem a mais de cinco anos venho sofrendo com refluxo,e a um ano e meio fiz a cirurgia com renomado medico,e na minha ultima endoscopia não deu nada apenas a presença da valvula anti refluxo, mas mesmo assim minha garganta vive irritada não sei mais o que fazer pois já fiz de tudo desde dietas até cirurgia fora que já tomei e gastei em todos remedios possiveis .

  35. ayrton mangualde comenta:

    4 março, 2013 @ 12:46 PM

    aqueles que já fizeram a cirurgia poderiam se manifestar relatando os resultados positivos ou negativos . meu medico está avaliando se preciso ou não de cirurgia.estou para fazer manometria e phmetria.me disse que a taxa de sucesso neste tipo de cirurgia é de 96%.
    meu resultado de endoscopia
    – pequena hernia hiatal com esofagite endoscopica distal erosiva- A de los angeles.
    -heterotopia curta damucosa gastrica em esogago distal
    -leve gastrite endoscopica enamentosa antropilorica
    -duodeno endoscopicamente normal

  36. Enzo comenta:

    9 março, 2013 @ 10:42 AM

    estou com algum problema no estômago eu acho, n consigo comer, parece q a garganta fecha, tenho falta de ar de vez em quando , se eu beber algum coisa, tenho vários arrotos seguidos, n sei como parar! tenho medo de comer e de beber e que algo pode acontecer…
    Alguém me ajuda por favor?

  37. sandra victor comenta:

    11 março, 2013 @ 12:07 AM

    resultado da endoscopia ESOFAGO edemas e lesões hiperemicas recoberta por tênue fibrina 5mm de diametros localizadas em terçodistal ESTOMAGO mucosa gastrica apresentando moderada hiperemia em corpo e antro presença de moderada estase biliar CONCLUSÃO ESOFAGITE EROSIVA GRAU A DE LOS ANGELES PANGASTRITE DE MODERADA ATIVIDADE…(helicobacter pylori) porém o unico mremedio q estou ntomando é omeprazol e ranitidina.Nao serve sinto dores horriveis e não sei o q e nada disso alguem me explica? obg desde já.

  38. Amanda De Oliveira Pereira comenta:

    4 abril, 2013 @ 10:38 AM

    Tenho pigarro constante a uns 5 anos, tem hora que eu tenho vontade de morrer, esse pigarro me irrita, as pessoas acham que eu sou louca, já fui em vários medicos, a maioria deles me receitaram pantoprazol, mais nao esta resolvendo, meu problema esta cada vez maior, nao posso comer nada de manha, porque simplesmente se eu comer eu nao consigo respirar de tanto pigarro que me dá, e qualquer coisa que eu como me dá isso, até fruta, então eu acho que nao é alimentação, fiz dieta varias vezes mais nao melhorei nem um pouco, entao parei a dieta, nao aguento mais, essa doença é torturadora, e pra piorar eu nao tenho plano de saude, ja gastei mais de 2 mil reais em medicos e remedios e exames, que simplesmente nao adiantaram nada!
    alguem me ajuda por favor, estou perdendo a minha vontade de viver,

  39. Rogério Rodrigues comenta:

    5 abril, 2013 @ 4:33 PM

    Boa tarde, gostaria de saber com quantos dias posso tomar cerveja após cirurgia de hernia de hiato? Já fiz a cirurgia há duas semanas , estou me sentindo bem, só não posso beber nada rapidamente nem comer de pressa. Uma só cerveja faz mal? aliás faz mal ou só aumenta os gases?

  40. Ângela Maria Soares Furtado comenta:

    21 abril, 2013 @ 2:51 PM

    Boa tarde,meu nome é Ângela estou desesperada com um refluxo que deu na minha mãe, ela sofre desse problema a mais de cinco anos de lá pra cá ela já tem ido a muitos médicos, um deles passou domperidona e ela vem tomando dois por dia e não serve de nada ao contrário vem é aumentando o problema, quando ele começa a arrotar a pressão arterial sobe chega a ficar a 20 por 9, e ela se cobre de um enorme suor,minha mãe já é uma senhora de mais de 62 anos.
    fiquei também muito preocupada com que vi na internet dizendo que domperidona causa arritmia cardíaca e morte súbita.
    minha mãe operou vesícula a oito meses atrás de lá pra cá ele tem tido muita tontura, quer dizer ela tem labirintite mas depois da cirurgia aumentou bastante,todos os problemas que ela tem como pressão alta, refluxo e tontura, pelo amor de Deus me ajudem a ajudar minha mãe,a encontrar uma solução para estes problemas o mais rápido possível,meu e-mail é angelamariafurtado@gmail.com

  41. Ronaldo Fujitani comenta:

    26 outubro, 2014 @ 4:51 PM

    Olá pessoal durante 3 anos sofri com esse problema, mas graças a Deus fiz uma cirurgia para correção do esofago, por laparascopia, meu esofago foi fechado com próprio material do meu corpo pois evita rejeição pelo organismo.
    Retirei minha visicula e foi usada para fechar meu esofago foi um sucesso, hoje não tenho mais queimação bolo na garganta nem todos esses sintomas ruins.
    Operei ja tem 4 anos foi a solução.
    Meu médico foi um especialista prof. Dr. Raul Vianna Junior
    de Catanduva ele é excelente.
    É muito tranquila a cirurgia aconselho sem medo.

  42. CLAUDIA DANTAS PINTO comenta:

    5 dezembro, 2014 @ 2:02 PM

    Olá a todos!

    Estou muito triste ao ler todos esses depoimentos, pois tinha esperança de me livrar dessa praga que é o refluxo. Em mim, o ácido sobe à garganta e queima tudo, qualidade de vida zero. Socorro!!!!!!

  43. Alda Santos comenta:

    29 abril, 2015 @ 4:24 AM

    fiz uma endoscopia e o resultado foi:Esôfago: mucosa com edema no 1\3 distal, peristaltismo presente,luz de calibre habitual,linha Z coincidente com o pinçamento diafragmatítico. Estomago:boa capacidade,com morfologia e expansibilidade normais.lago mucoso claro .O pregueado do fundo e corpo mostra-se com relevo integro,seguido do eixo longitudinal como habitual. Á retrovisão,nota-sehiato diafragmático ajustado ao calibre do aparelho. No antro a mucosa apresenta com enantema difuso. O canal pilorico é centralizado,circular e transponivel.conclusão: esofagite distal leve não erosiva gastrite enamatosa antral leve\moderada . meu medico disse que tem que retirar o estomago estou preocupada como vai ficar se retirarem o estomago como fica a alimentação. e na biopsia deu dois fragmententos amareladose amolecidos medindo 3mme 2mm (B1.1252\15) microscopia: inflamação crônica moderada, atividade inflamatoria moderada, atrofia glandular ausente metaplasia intestinal ausente foliculos linfoides presente : diagnostico final gastrite crônica antral folicular ativa moderada, associada ao H.pylori (++\+++)

  44. sidinei comenta:

    7 maio, 2015 @ 7:43 PM

    Olá

    Há 03 meses venho sentindo a boca e língua ácida e queimando feito pimenta. Fiz endoscopia e foi constatado gastrite leve, tomei por 02 meses nexim 40, melhorou mas não curou esta queimação na língua e boca. Recentemente fui a um otorrino e o médico foi categórico, “pare de tomar este nexium 40, pois você não tem refluxo, você tem Síndrome da boca ardente”, será? parei de tomar o nexium, não piorou nem melhorou, e agora?

Deixe seu comentário aqui !