08 - nov
  

Infecção por mordida de um animal

Categoria(s): Caso clínico, Demografia, Emergências




Interpretação clínica

Senhor de 63 anos estava caminhando com o netinho e foi surpreendido por um cão que escapando da casa do vizinho correu em direção à criança, no ato de defende-la, colocou a mão a frente e foi mordido pelo animal. Informando ao dono do animal sobre o ocorrido este afirmou que o animal havia passado recentemente com o médico veterinário e todas as vacinas estavam em dia inclusive a anti-rábica. Após dois dias apresentou inchaço, vermelhidão e aumento da dor, tipo latejante, no dedo ofendido, apresentou quadro de indisposição e febrícula. Figura ilustrativa.

mordida

Comentário do caso – As infecções cutâneas que envolvem as estruturas mais profundas da derme e gordura subcutânea, como as apresentada pelo paciente, são denominadas de celulites. Os agentes mais comuns são Streptococcus pyogenes (grupos A, B, C e G) e Staphylococcus aureus. Esses microorganismos, que normalmente habitam a pele e mucosas, entram através de rupturas da pele, causando a infecção.

A celulite que segue-se à mordida de um animal ou humana podem envolver a presença não só do S. pyogenes e S. aureus, mas também organismos da boca. Embora a flora oral varie entre as espécies, patógenos inoculáveis incluem vários anaeróbios, que podem causar infecções necrosantes, bem como organismos aeróbios Gram-positivos e Gram-negativos, como: Pasteurella multocida e Capnocutophaga canimorsus (mordidas de cães e gatos).

A terapia antibiótica com amoxicilina-clavulanato oral costuma cobrir efetivamente a variedade de microorganismo envolvido no processo.

Pacientes, como o relatado no caso,devem receber um reforço vacinal antitetânico e profilaxia para raiva. Nos casos com infecção estabelecida a hospitalização é uma conduta bem indicada.

Saiba mais sobre infecções cutâneas .

Referências:

Davies HD, McGeer A, Schwartz B, Green K, Cann D, et al – Invasive group A streptococcal infections in Ontario, Canada. Ontario Group A Streptococcal Study Group. N Engl J Med, 1996;335:547-554.

Zimmerli W, Widmer AF, et al – Role of rifampin for treatment of orthopedic implant-related staphylococcal infections: a randomized controlled trial. Foreign-Body Infection (FBI) Study Group, JAMA 1998;279:1543-1541.

Tags:




Comentário integrado ao Facebook:


21 Comentários »

  1. Cleilce comenta:

    13 março, 2008 @ 12:00 PM

    Meu pai tem 53 anos e foi mordido por um gato de rua, foi levado diretamente ao médico onde recebeu as vacinas adequadas, já se passam 15 dias e a mão dele continua inchada [muito parecida com a foto], voltamos ao médico e ele indicou o uso de cefalexina monoidrata e não conseguimos nenhuma melhora, o tratamento é realmente demorado, ou tem algo de errado no caso?

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    13 março, 2008 @ 3:50 PM

    Cleide,
    Os tratamentos parecem serem correto. Estranho a demora na melhora do quadro. Se já está usando o antibiótico há 1 semana, sem melhora, retorne ao médico para reavaliação.
    Se estiver com dúvidas, consulte novamente o médico. Nós médicos vivemos sempre com a incerteza da resposta biológica, e somente, revendo o caso podemos procurar a melhor conduta. Algumas pessoas melhoram com determinado medicamento, outras não. Isso, faz parte da resposta biológica de cada um. Os médicos não curam ninguém. Apenas, ajudam a natureza se defender. Por isso, sempre conversamos, orientamos e procuramos entender os processos biológicos e explica-los. Vá ver o que está acontecendo com Sr. seu pai.
    Boa sorte.

  3. ike comenta:

    26 março, 2009 @ 6:49 PM

    oi meu pai tem 44 anos e ele foi mordido pelo meu gato que morreu esses dias por Raiva(naum sabemos se é mesmo raiva) e ta enchado mas naum como a foto comoço pelo dedo a dor e foi até o pulso e ele diz q doendo que eu podeiria aguentar a dor! E ele ta tomando remedios os nomes dos medicamentos são: amoxilina+clavulanato de potacio (é um só) e diclotenacosódico, ele tambem tomo bastante engeçao!eu tbm fui mordido mas nam deu nd!

  4. Elton comenta:

    17 setembro, 2009 @ 9:42 AM

    FUI MORDIDO POR UM CÃO A 10 DIAS TOMEI VACINA ANTI-RABICA E O CAO TBEM É VACINADO SO QUE A FERIDA TA CUSTANDO A CICATRIZAR E MEIO VERMELHA AO REDOR FUI AO MEDICO E ELE ME DISSE QUE É NORMAL O QUE DEVO FAZER AGORA ESTOU PREOCUPADO

  5. Simone Pereria Gomes comenta:

    22 novembro, 2009 @ 5:49 PM

    Olá, meu filho foi mordido por um cachorro, segundo o dono o cachorro esta com as vacinas em dia; foi no dedinho da mão, a unha foi arrancada na mordida, ele foi medicado pelo plantonista do Pronto Socorro o uso de antibiótico (500mg) por 7dias, a cada seis horas. Gostaria de uma orientação sobre o tempo de uso do remédio e a quantidade administrada. O brigado Simone

  6. Rodrigo Stabelini comenta:

    1 julho, 2010 @ 3:02 PM

    Boa Tarde

    o Robur é um rapaz que trabalha comigo foi mordido por um cão, hoje pela manhã e não esta passando bem ( o cão ) o que devemos fazer? Levar o cão ao veterinario ou mandar sacrificar o ROBUR? AIIIIIIIIIIIIIIIII Me ajudem por favor meu cachorro esta morrendo

  7. Mairy comenta:

    14 julho, 2010 @ 1:28 PM

    Olá, meu cachorro me mordeu a um mês e vinte dias, como o cão é meu e é vacinado o médico da mergência do hospital me disse que não precisaria da anti-rábica só se o cachorro morresse em 10 dias, tb não passou antitetânica, apenas me passou uma benzetazil, fez um curativo e disse que se o ferimento não fechasse e/ou saísse uma secreção que eu procurasse um posto médico, enfim, com 4 dias o ferimento mais profundo já estava fechado, porém o local continuava inchado. Um mês depois fui a outro médico que me receitou a antitetânica e um antibiotico por dez dias, e me encaminhou ao setor de doenças infectocontagiosa o qual no mesmo dia fui, lá no setor de infectologia me informaram que o local da mordedura não havia cicatrizado internamente e estava tumorizando e que só precisaria da antitetanica e do antibiotico receitado pois o cão continuava sadio sendo descartada a antirábica, acontece que o local da mordida continua inchado, parece uma placa achatada de mais ou menos 5 cm de diametro, levemente quente, os ferimentos cicatrizados apresentam um coloração levemente roxeada, a lesão foi proxima ao punho da mão direita e um dos ferimentos parece ter sido bem profundo na infectologia dizeram q provavelmente o dente do cão chegou a encostar em um tendão o que me leva a ter umas fisgadas refletidas até o ombro. Gostaria de saber se isso é normal, pois já faz muito tempo? Se fosse um pocesso de tumorização já não teria vazado? Pode ser alguma infecção especifica? Pode necrosar o local do ferimento? Pode alguma doença se alojar no local e ainda não ter se manifestado? Seria interessante fazer uma ultrassonografia? Ou raio x? Por favor me dê alguma orientação, tenho consulta marcada pelo sus mas gostaria de ter uma idéia do que pode estar acontecendo!

  8. Eliane comenta:

    5 janeiro, 2011 @ 1:11 AM

    No dia 2 de janeiro de 2011 meu filho de 22 anos foi mordido pelo o nosso cão na região da boca, foi pro hosp. da Aeronáutica levou dois pontos e não deram nehuma injeção nele, passaram alguns remédios que ele tomou e nada adiantou no dia seguinte doia muito ele voltou em outro hospital da mesma chegando lá passaram antibiótico e ele tomou uma anti-rábica e não tomou a anti-tetânica, agora na madrugada do dia 5 estava saindo pus dos pontos, ele ficou assustado, vou pedir para ele voltar ao médico pois estou com medo da bactéria que o cachorro possa transmitir!!!Ele está tomando amoxilina 500 mg. Estou assustada. O cão é vacinado mordeu com ciúme do outro cão que estava do lado do meu filho, e ele pegou os dois ao mesmo tempo no colo para tirar um retrato, então surgiu a briga dos dois, o rosto do meu filho estava entre os dois cães e um deles acabou mordendo o meu filho. Preciso saber meu filho corre algum risco de vida?

  9. Anônimo comenta:

    21 novembro, 2011 @ 3:35 PM

    olá !! fui mordida pela minha gatinha que só tomo remedio pra verme mas ja esta marcada as datas das demais vacinas dela
    o meu dedo esta doendo muito ela mordeu na unha onde tem carne não fui no medico mas estou usando pomada e o lugar estava roxo e agora esta amarelo será que esta infecionando minha unha e tenho que ir no medico????
    por favor me responda !!!

  10. céia comenta:

    13 dezembro, 2011 @ 6:23 PM

    ola!
    fui mordida pelo meu auau ao separar uma briga dele, que é de porte pequeno c 1 de porte maior e levei 1 bela mordida hoje na unha mais nao ferio o outro lado mais ta doendo bastante e ta latejando. por favor que antibiotico devo tomar? pois preciso estar bem melhor semana que vem pois trabalho de manicure e ta muito ruim pra fazer as coisas. por favor me ajuda, obg pela atençao. 1 otimo final de ano pra vc e q Deus abençoe td o q fizeres. amem

  11. céia comenta:

    13 dezembro, 2011 @ 6:26 PM

    ah so um detalhe a unha ta um pouco funda por causa da mordida foi bem no meio da unha.

  12. Ana Lucia comenta:

    17 janeiro, 2012 @ 5:12 PM

    Oi estou gravida e fui mordida pela minha gatinha que tem uns 4 meses,tem algum risco para mim ou para o bebe!!!

  13. Anônimo comenta:

    19 janeiro, 2012 @ 12:08 PM

    Foi envolvido em uma briga quando meu vizinho mordeu meu dedo, quais as precauções que devo tomar.

  14. debora comenta:

    2 março, 2012 @ 12:30 PM

    ola boa tarde acabei de tomar uma mordida da minha gatinha sangou mas foi de leve mas esta ardendo ela tem tres meses mas ainda nao tomou as suas vacinas tenho que tomar a anti rabica ?

  15. Bruna comenta:

    13 julho, 2012 @ 6:35 PM

    Meu gato me mordeu na unha, furou a unha i está muito quente o local e dolorido, ele tem 4 meses i não está vacinado, vai aconteçer alguma coisa no meu dedo ? devo tomar alguma coisa ?

  16. Joao Carlos Dewbuy comenta:

    22 março, 2013 @ 1:06 PM

    O MELHOR PARA UM CÃO QUE MORDE, É UMA BALA DOS CALIBRES MAIORES, 380, 38, 357, OU ENTÃO UM CARTUCHO CALIBRE 12 OM CHUMBOS 3T OU SG.

    PS: A DISTÂNCIA IDEAL É DE UNS 5 METROS.

  17. Dija comenta:

    13 outubro, 2013 @ 5:48 PM

    hoje aconteceu uma tragédia , estava segurando minha gata pelas patas , quando minha cachorra se aproximou , ágata reagiu de tanta braveza que me abocanhou por duas vezes meu pulso , sangrou muito estaquei fiz curativo . depois de quatro horas não estava aguentando de dor tomei dipirona e cefalexina. tenho que ir ao medico? a gata ta com as vacina em dia .

  18. Fernando do Nascimento comenta:

    23 outubro, 2013 @ 12:01 PM

    Eu fui mordido profundamente por um gato na mão esquerda. Após consulta com Clínico geral, Ortopedista, tala na mão, 4 injeções de Benzetacil e 4 caixas do antiinflamatório Nimesulida, minha mão continuava inchada, avermelhada e dolorida, mesmo após 20 dias. O médico do trabalho me orientou a procurar um médico infectologista. Então, fui pesquisar por conta própria e descobri, neste site, a Amoxilina + Clavulanato de potássio. Conversei com o médico e ele me receitou esse medicamento. Tomei apenas 2 comprimidos até agora, mas já sinto uma melhora significativa, pois a dor profunda cessou e o vermelho está mais claro. Acho que logo vou conseguir mexer a mão!!! Obrigado pelas informações. E pensar que eu poderia ter perdido a mão. Depois eu conto o final dessa história….

  19. Raquel comenta:

    13 abril, 2014 @ 8:59 AM

    Gente, é super importante passar no medico o mais rapido possivel apos ser mordido! O primcipal medicamento será um antibiotico (amoxilina+ clavulanato) porque a boca do animal contem inumeras bacterias! Um anti inflamatorio para a dor e a vacina de tetano, se voce nao tiver tomado nos ultimos cinco anos. Por menor que seja a mordida, nao deixem de consultar um medico!

  20. Aléxia comenta:

    20 outubro, 2014 @ 12:32 PM

    Olá, boa tarde. Na semana passada, sofri um corte no meu dedo da mão esquerda, ontem (domingo) acabei sendo mordida por meu cachorro no corte que já existia na minha mão. Fui ao médico e ele fez apenas um curativo. Hoje o meu dedo está doendo muito, latejando e está meio amarelo em baixo da pele mordida. Qual procedimento deve seguir? Existe alguma dica? Fico no aguardo.

  21. Maria José G Santos comenta:

    7 dezembro, 2014 @ 11:18 PM

    Fui mordida pelo meu cachorro dia 30 denovembro2014 ele já estava com sintoma de raiva, no mesmo dia e hora fui até o pronto socorro da minha cidade onde o medico disse que não precisava de tomar vacina nem soro! ai na quarta dia 3 o veterinário disse que realmente o cão era suspeito de raiva, foi onde eu tomei a vacina só no outro dia tomei o soro! mas to muito preocupada com que pode acontecer! afinal teve que sacrificar o cachorro e até agora nehuma resposta! Dr. me explica melhor me ajuda tenho muito medo!
    :

Deixe seu comentário aqui !