04 - nov
  

Memória fraca e os medicamentos

Categoria(s): DNT, Gerontologia, Neurologia geriátrica, Programa de saúde pública




Editorial

Os pacientes queixam-se freqüentemente como apaga-se da memória nomes de pessoas, de objetos, onde colocaram determinados pertences, documentos etc. Com freqüência, estes lapsos são transitórios, vindo à consciência quando já se passou algum tempo e já não são relevantes.

demenciaEm que momento, ou proporção, estes sintomas passam a ser relevantes como sinal de uma demência e mereçam uma investigação diagnóstica é causa de dúvidas. Até quando podemos entender estas circunstâncias como próprias de indivíduos normais, sem enfermidades degenerativas é algo a ser constantemente repensado e individualizado. Naqueles em que sua vida profissional, pessoal, já começa a demonstrar alguma forma de prejuízo, ou quando se revelam, paralelamente, deficiências em outras esferas cognitivas, não temos dúvida do caráter patológico dos sintomas.

Entre as inúmeras formas de doenças que podem causar demência devemos destacar as encefalopatias tóxicas exógenas que podem ocorrer com danos em múltiplas áreas cerebrais. O alcoolismo crônico é uma grande fonte de vários graus de amnésia, culminando com a síndrome Wernicke-Korsakoff, com a conhecida síndrome de Korsakoff. As drogas ilícitas como cocaína, ecstasy e outras estão ganhando espaço da vez mais neste terrível cenário.

O uso de drogas lícitas, como no caso de medicamentos prescritos por médicos ou não, também, deve ser lembrado como origem freqüente de distúrbios amnésticos das mais variadas intensidades. No entanto, de longe, uma das maiores causas de alegadas dificuldades com a memória, especialmente no que tange à retenção de eventos e informações, é a causada em indivíduos que estão recebendo medicamentos que têm ação depressora no sistema nervoso central. Nesta categoria de medicamentos, encontramos os tranqüilizantes, os antidepressivos, os antipsicóticos, hipotensores, relaxantes musculares, drogas utilizadas como sedativos labirínticos, alguns vasodilatadores, entre outros.

Freqüentemente encontrarmos pacientes, especialmente idosos, recebendo vários medicamentos destas qualidades simultaneamente, dados por médicos diversos que acompanham o paciente. Todos estes medicamentos, por sua ação maior ou menor, e dependendo também de tolerância individual induzem uma diminuição da alerta, da atenção ou mesmo sonolência, fatores que interferem muito na consolidação e aquisição da memória.

Pacientes que se queixam destes distúrbios e que não apresentam evidências de qualquer comprometimento neurológico, psíquico ou clínico geral que justifiquem as queixas, devem ainda ser cuidadosamente inquiridos sobre todos os medicamentos em uso. Quando se identificam drogas utilizadas no dia-a-dia do paciente que possam estar colaborando para a origem dos distúrbios, deve-se retirar as mesmas, desde que isto seja possível, não interferindo no objetivo do tratamento para o qual foram indicadas. Quando não possam ser retiradas, sua substituição por alguma outra com menor poder ofensivo para a memória deve ser buscada, num acordo com o paciente e com o outro médico que o venha tratando, se for o caso, obedecidos os ritos éticos envolvidos neste procedimento.

Veja as 10 páginas a respeito da Memoria – Dúvidas a respeito com 200 perguntas e respostas

Referências

Roth M., Tym E., Mountjoy CQ e cols. A standardized instrument for the diagnosis of mental disorder in the elderly with special reference to the early detection of dementia. Br J Psychiatry 149:698-709,1986.

Hanninen T, Hallikainen M., Koivisto K. e cols. A follow-up study of age associated memory impairment: neuropsychological predictors of dementia. J Am Geriatr Soc 43: 1007-1015, 1995.

Flicker C., Ferris S., Reisberg B. Mild cognitive impairment in the elderly: predictors of dementia. Neurology 41: 1006-1009, 1991.

Petersen RC, Doody R, Kurz A, Mohs RC, Morris JC, Rabins PV, et al. Current concepts in mild cognitive impairment. Arch Neurol; 2001; 58(12):1985-92.

McLoughlin DM, Levy R. The differential diagnosis of dementia. Acta Neurol Scand, 1996; suppl.165:92-100.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


197 Comentários »

  1. vanilde da silva rodrigues comenta:

    9 fevereiro, 2008 @ 8:50 PM

    Olá,tudo bem c/vcs?Quem bom. Gostaria de tirar dúvidas fui ao neuro p/ver que as vezes me dava uns branco e as vezes queria falar nomes de pessoas,lugares e outros me esquecia e as vezes ficava c/vergonha por causa do branco. e o dr me receitou
    a fenitoína 100mg e o amitriptilin 25mg tomar toda noite ao deitar.tenho 45 anos e um dia entrei na internet e busquei informação pelo nome de uns dos remédio e antedepressivo aí fiquei preocupado se é p/memória ou p/depressão??? Muitas dúvidas comigo. Será que esta correto ou não eu tomar esses remédios. Anciosamente aguardo
    respostas. Desde já os meus agradecimentos e um grande abraço.

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    10 fevereiro, 2008 @ 10:17 AM

    Vanilde,
    Tem sido observado que a depressão provoca um déficit de memória, e que quando é feito um tratamento com antidepressivos, a memória melhora. Em vista disso, indica-se alguns anti depressivos, como os que você está utilizando, para a melhora da função cerebral, mesmo nas pessoas que não apresentam quadro de depressão.

  3. franklin jamesson comenta:

    28 abril, 2008 @ 11:31 AM

    Bom dia,eu tenho 30 anos e de alguns meses para ca eu tenho tido muita dificuldade de lembrar nomes e algo que necessite à memoria.fico muito preoculpado com isto pois eu estou cursando a faculdade e tenho medo que isto mim prejudique.o que eu devo fazer.obrigado pela atenção.

  4. Marcelo comenta:

    2 maio, 2008 @ 8:49 AM

    Olá, tudo bom? Meu nome é Marcelo, tenho 29 anos, e tenho percebido que de uns tempos para cá minha memória tem falhado, muitas vezes me fogem nomes, ou fatos. O engraçado é que tem dias que estou bem alerta, lembro de tudo, porém, ultimamente, a maioria do tempo ando meio tempo estes lapsos, de palavras que fogem no meio de conversas, parace que fico meio desligado, etc. Isso pode ser stress? Eu tomo regularmente omeprazol, será que tem alguma ligação? Seria indicado eu procurar algum médico? Qual?

  5. Gildo comenta:

    14 maio, 2008 @ 11:01 AM

    Bom dia ! Faço uso de bebida alcoólica frequentemente, e minha memória tem falhado muito (nomes de pessoas, fisionomias, datas etc. ) Tenho 40 anos de idade.O alcoól pode estar influenciando? Obrigado

  6. Ana Cristina comenta:

    6 junho, 2008 @ 12:17 PM

    Olá!

    Gostaria de informações sobre o amitriptilin 25 mg, pois estou tendo muitos problemas com o nervo ciático, e o neuro me indicou este medicamento para melhorar a condição dos meus nervos, mas entrei na internet e vi que este medicamento é para depressão.
    Gostaria que alguem me informasse.
    Grata
    Ana

  7. Rogerio Souza comenta:

    11 junho, 2008 @ 9:10 PM

    Olá!

    Eu tenho 34 anos e tenho dificuldades de gravar e lembrar algo que necessite da minha memoria, gostaria que me indicasse um remedio, já usei o memorial, mas
    não obtive um resultado satisfatório.
    Atualmente não uso nenhum remedio para esse problema.
    Aguardo o seu retorno.
    Obrigado.

  8. nalva.alencar Rodrigues comenta:

    9 julho, 2008 @ 3:29 PM

    ola gosto de tomar umas cervejinha, ultimemente não estou me lembrado o q acontece so sei q ainda apronto. os meus amigos falam q fico quieta, e gostaria q vcs. me indicase um remedio pricipalmente natural fico aguardando resposta

  9. Adriana nunes lopes comenta:

    26 julho, 2008 @ 7:15 PM

    gostaria de ter uma resposta porque estou ficando preocupada estou fazendo curso de enfrmagem e estou tendo muita dificuldade para memorisar as coisas ja tive alguns problemas de depressao mas hoje estou bem sou muito ansiosa isso me atrapalha muito desde ja agradeço.

  10. glasielly comenta:

    29 julho, 2008 @ 10:32 AM

    Bom dia?
    faço facudade e tenho dificudade de aprendizado, nao consigo intender oque o professor esta explicando, quando intendo, assim que chego em casa já nao me lembro mas nada do que foi dito na sala de aula. tem me prejudicado muito na minha vida, e nos dias de provas oque eu faço, tem algum medicamento, para me ajudar?

  11. edi comenta:

    2 agosto, 2008 @ 10:55 PM

    Boa noite!
    Gostaria de saber o que eu faço para nao esquecer das coisas,ultimamente tenho esquecido de muitas coisas,ando anotando o que tenho para fazer se nao esqueço.tenho 41 anos, e sempre fui boa da cabeça , alguns filmes por exemplo ja tenho assistido e nao lembro, so quando esta acabando que dou conta de que ja tinha visto ou entao tenho que pegar alguma coisa e acabo esquecendo, o que devo fazer
    um abraço
    edi

  12. adriany comenta:

    11 agosto, 2008 @ 4:15 PM

    gostaria de saber o que eu faço p/ conseguir aprender dirigir ,tenho aulas todos os dias ,assim que entro no carro nao sei o que fazer esqueço tudo, ja tive 14 aulas de volante e nada, nao vejo melhoras. Por favor me ajude.

  13. célio fonseca comenta:

    18 agosto, 2008 @ 9:15 AM

    bom dai.

    gostaria de saber se tem nop mercado agum remédio para ativar a memória ou ajuda-lá
    a funcionar melhor..

    sou de sampa
    tenho 38 anos

    até
    obrigado;

  14. fernanda comenta:

    24 agosto, 2008 @ 8:22 PM

    Olá pessoal boa noite!
    Há uma semana +ou- venho esquecendo as coisas com muita frequencia inclusive esqueci meu nome .O que devo fazer ,ja que nunca isso me aconteceu?

  15. Patricia comenta:

    8 outubro, 2008 @ 5:45 PM

    Boa tarde, meu nome é Patricia tenho 32 anos e um filho de 6 anos,
    eu tenho tido dificuldade de lembrar coisas, nomes, objetos que guardo recente e depois esqueço com muita facilidade, e tambem de memorizar exercícios. Esqueço algo recente com muita facilidade oq devo fazer ou qual medicamento tomar para que possa melhorar isso? Grato

  16. Luciana comenta:

    9 outubro, 2008 @ 1:28 PM

    BOA TARDE, TENHO UMA FILHA DE 11 ANOS,E ANDO MUITO PREOCULPADA COM ELA, POIS ELA NÃO CONSEGUE SE CONCENTRAR NOS ESTUDOS E NÃO GRAVA AS LIÇÕES SÓ TIRA NOTAS BAIXAS, ME AJUDEM PORFAVOR
    GRATA

  17. Sergio comenta:

    19 outubro, 2008 @ 9:12 PM

    tenho 34 anos sempre tive problema de esquecimento, branco, em uma coversa esqueço
    as palavras, nomes, em geral, qualquer pessoa pode falar uma palavra meio dificil, depoi
    de uns minutos não lembro mais, tenho hora que fico com vergonha de conversar com
    alguem de vido quero falar algo e não vem a palavra

  18. paula comenta:

    20 outubro, 2008 @ 8:56 AM

    sou advogada e tenho dificuldades de memorizar nomes. A pessoa acaba de me dizer o nome e eu esqueço em seguida. Tenho vergonha de perguntar de novo. É muito difícil eu gravar o nome de uma pessoa. Além disso, me esqueço onde coloquei os objetos, ficando maluca procurando. As vezes me levanto para fazer alguma coisa na cozinha, ou no quarto e quando eu chego no lugar eu esqueço o que fui fazer. ISSO É NORMAL?

  19. Daina Limpo comenta:

    6 novembro, 2008 @ 2:51 AM

    Bpm dia tenho tido problemas de esquecimento de nomes, coisas sera que e problema de depressao? por fovor me ajude

  20. Edilaine comenta:

    22 novembro, 2008 @ 8:40 AM

    ola bom dia!!! tenhu 25 anos de idade, estou cursando no 3º ano da faculdade e ate agora todas as minhas provas estao sendo a base de colas nao aguento mais estou muito fraca da memoria, eu estudo e nao consigo guardar as informações qdo o professor fala parece q. estou em outro mundo mesmo tentando prestar atençao eu nao consigo q. remedio eu poderia tomar p/ melhorar a minha memoria por favor me ajude acho q. sou muito nova p/ isso estar acontecendo comigo sinto minha cabeça fraca de mais acha q. devo procurar um medico??? ou posso tomar remedio por conta

  21. RAQUEL CRISTINA comenta:

    25 novembro, 2008 @ 5:19 PM

    OLÁ !!
    TENHO 23 ANOS TALVES POSSA ME AJUDAR TALVES NAO
    EU ESTOU FICANDO COM FALATA DE ATENÇAO NÃO CONSIGO FIXA A MENTE EM PALESTAS OU COISA E TAL .

  22. claudete comenta:

    27 novembro, 2008 @ 11:38 AM

    Gostaria de saber o que eu faço para nao esquecer das coisas,ultimamente tenho esquecido de muitas coisas,ando anotando o que tenho para fazer se nao esqueço.tenho 41 anos, e sempre fui boa da cabeça , alguns filmes por exemplo ja tenho assistido e nao lembro, so quando esta acabando que dou conta de que ja tinha visto ou entao tenho que pegar alguma coisa e acabo esquecendo, o que devo fazer
    um abraço

  23. Paulo comenta:

    29 novembro, 2008 @ 5:35 PM

    Boa tarde eu tenho grande dificudade de guarda testo resposta de prova .eu leio 4 ou mais
    vezes um asunto de prova mas não cosigo memorizar. fiz um curso de de piloto.
    minha media foi 3 durante todo o cuso em fim reprovei.
    ja fiz cuso para memorizaçao.
    desde ja agradeso sua ajuda pelas dicas

  24. Lairton Brasil de Rezende Lima comenta:

    29 novembro, 2008 @ 7:50 PM

    Tenho 42 anos, estou com minha memória muito fraca, pois esqueço de tudo, inclusive tenho notado que, até de meu passado recente, não me lembro de muitas coisas. Por favor me ajude.

  25. Eracildo comenta:

    16 dezembro, 2008 @ 12:11 PM

    Olá, tudo bom? Meu nome é Eracildo, tenho 30 anos, e tenho percebido que de uns tempos para cá minha memória tem falhado, muitas vezes me fogem nomes, ou fatos. O engraçado é que tem dias que estou bem alerta, lembro de tudo, porém, ultimamente, a maioria do tempo ando meio tempo estes lapsos, de palavras que fogem no meio de conversas, parace que fico meio desligado, etc. Isso pode ser stress?

  26. Sônia comenta:

    27 dezembro, 2008 @ 9:58 PM

    Olá, tomo o amitriptilin há = ou – 4meses, tive um aumento de peço e, ando com esquecimento, e tenho trocado as palavras, por ex vou dizer arroz falo lua, é horrivél. Gostaria de saber se é alguma reação do remédio, tenho 53 anos.Tomo também Puram de 75 e Cloroquina de 250. Obridado

  27. Ana comenta:

    11 janeiro, 2009 @ 3:04 PM

    olá, tenho 30 anos, sempre tive facilidade ex: de gravar nomes, de uns 3 anos p cá, não consigo lembrar nem o nome dos meus amigos o qual estudei no colegial, ou tbm situações q acontecem quero comentar com alguém sempre foge alguma palavra, oq devo fazer ?
    desde já agradeço e aguardo

  28. Luis comenta:

    13 janeiro, 2009 @ 9:33 AM

    Ola … quero desejar sorte a todos… pois temos todos os mesmos sintomas e não temos a solução… os medicos nos medicam mas parece que nada funciona.. tomo clomipramina pra perda de memória.. no dois primeiros meses tudo legal.. depois eu ganhei quilos e a memoria continua do mesmo jeito.. seria legal os medicos falarem a verdade dizendo que não tem a solução completa do problema.. assim nao precisaríamos estar aqui em busca de solução… estarei voltando ao medico e vou falar tudo isto a ele quem sabe um ação mais energica eles me manifeste e haja com mais vigor.. abraços a todos

  29. Pedro comenta:

    19 janeiro, 2009 @ 2:00 PM

    OLÁ !!
    TENHO 23 ANOS TALVES POSSA ME AJUDAR TALVES NAO.
    EU ESTOU FICANDO COM FALATA DE ATENÇAO NÃO CONSIGO FIXA A MENTE EM UMA LEITURA, OU SEJA TENHO DIFICULDES PARA LER E ENTENDER, TENHO QUE LER VÁRIAS VEZES PARA ENTENDER E QUANDO ENTENDO DENTRE 20 MIN JA NÃO ME LEMBRO SOBRE OQUE EU LI. EXISTE ALGUM EXERCICIO OU REMÉDIO PARA MEMÓRIA QUE VOCE ME INDICARIA?

  30. simoni carvalho comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 9:34 PM

    gostaria que endicasse um remedio bom para memoria pois as vezes esqueco de certas coisas com facilidades,.

  31. Cristianr comenta:

    11 fevereiro, 2009 @ 3:39 PM

    Bom Tarde!!
    faço facudade e tenho dificudade de aprendizado, nao consigo entender o que o professor esta explicando, quando intendo, assim que chego em casa já nao me lembro mas nada do que foi dito na sala de aula. tem me prejudicado muito na minha vida, e nos dias de provas oque eu faço, tem algum medicamento, para me ajudar?

  32. Leticia de Oliveira comenta:

    12 fevereiro, 2009 @ 8:55 AM

    Bom dia, Dr!!!

    Gostaria que me ajudasse, pois tenho um pouquinho de depressão as vezes ataca, mais gostaria de saber um remedio bem forte para a memoria, pois faço faculdade de enfermagem, eh gostaria de saber um remedio para começar a tomar, posso tomar por conta a fenitoína 100mg??
    Obrigado

  33. Ana comenta:

    14 fevereiro, 2009 @ 8:07 PM

    Olá Dr. Armando,

    Percebo que minhas falhas de memória: esquecimentode nomes, rostos, datas, fatos, dificuldade de apreensão de informações (guardar informações), dificuldade de articulação de palavras numa frase e de escrever palavras quando me são ditadas numa frase longa (dentre as minhas atribuições no trabalho, realizo transcrição de depoimentos em audiencias), se identifica com os relatos dos demais leitores. Utilizo como medicação frequente apenas vacina antialérgica, o que não me pareceu incluido nas categorias de medicamento citada no texto. Tenho 34 anos, não uso drogas lícitas ou ilícitas, não pratico esportes, trabalho, estudo, e sou meio stressada. Não tenho dificuldade de compreensão, mas apenas de apreensão de informações, o que tem se acentuado bastante nos últimos anos, devo procurar algum especialista para avaliar o caso?

  34. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    15 fevereiro, 2009 @ 9:23 AM

    ‘O cérebro é como um músculo; precisa ser exercitado’, explica Arne May, da Universidade de Regensburg, na Alemanha.
    A memória pode ser melhorada com alguns medicamentos que estimulam a função das células cerebrais, como a Ginkgo biloba, porém o treinamento das chamadas funções cognitivas, como atenção, linguagem, orientação e utilização de estratégias compensatórias como agendas, bloco de anotações e calendários têm se mostrado de grande ajuda. A memória deve ser estimulada com o hábito da leitura, comentar fatos e praticar palavras cruzadas.
    Um estudo publicado na revista médica Nature mostrou que praticar malabarismo com bolinhas aumenta a massa cinzenta do cérebro nas regiões relacionadas às habilidades visuais e motoras.
    Pesquisa realizada com 18 mil mulheres entre 70 e 81 anos mostra que quanto mais atividade física, menor o risco de desenvolvimento de demência. Na pesquisa publicada no Journal of the American Medical Associatios, as voluntárias que caminharam durante 90 minutos ou mais por semana obtiveram maior pontuação nos testes de memória e redução de 20% no risco de declínio mental.
    Isso demonstra que exercícios sempre ativarão o cérebro.

  35. ANDRÉ comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 3:06 PM

    TENHO 40 ANOS…………. FACILIDADE PARA APRENDER E PARA FIXAR TUDO………. POREM ALGUMAS VEZES ME DA UM BRANCO…………….como se esquecesse qté quem sou eu…….SERIA UM EPILETICO DE PEQUENO MAL…..?

  36. lucia regina da silva comenta:

    25 fevereiro, 2009 @ 5:54 PM

    faço uso dos medicamentos fluoxetina 20miligrama para depreção clordiazepoxido 25 miligrama pode causar falha d memoria e dificuldade de memorizar as coisas

  37. lucia regina da silva comenta:

    25 fevereiro, 2009 @ 9:51 PM

    faço uso dos medicamentos fluoxetina 20miligrama para depreção clordiazepoxido 25 miligrama para enxaqueca pode causar falha de memoria e dificuldade de memorizar as coisas ja fis exame para desetimia não tenho brigado

  38. Alessandra comenta:

    4 março, 2009 @ 5:05 PM

    Boa Tarde, Meu Pai sofreu Enfarte e Parada Cardiaca, ele ficou 00:35 minutos sem Oxigenio na cabeça , ele ñ lembra de quase nada, só de algumas coisas, ele esta agressivo fala coisa com coisa, ñ dorme a noite, gostaria de saber qual os medicamentos corretos.

  39. marcia comenta:

    15 março, 2009 @ 3:16 PM

    boa tarde?
    Eu tenho 46 anos entrei na menopausa com39 anos, so q ultimamente estou tendo problemas do tipo falta de memoria e tambem não estou conseguindo me concentrar em nada, leio materias na net ,livros, depois de alguns minutos eu não me lembro de nada, vou fazer um curso de podologia estou com muito medo de não aprender nada por causa deste problema de falta de memoria e concentração.
    por favor gostaria de saber se existe algum remedio que eu possa tomar, me ajude por favor…
    muito obrigado

  40. JOELMA comenta:

    17 março, 2009 @ 11:30 AM

    BOM DIA!!!
    TENHO 31 ANOS TALVES POSSA ME AJUDAR…
    EU ESTOU FICANDO COM FALATA DE ATENÇAO NÃO CONSIGO FIXA A MENTE EM UMA LEITURA, OU SEJA TENHO DIFICULDES PARA ENTENDER, TENHO QUE LER VÁRIAS VEZES PARA ENTENDER E QUANDO ENTENDO DENTRE 1 DIA JA NÃO ME LEMBRO SOBRE O ASSUNTO. EXISTE ALGUM EXERCICIO OU REMÉDIO PARA MEMÓRIA QUE VOCE ME INDICARIA?

  41. grace comenta:

    17 março, 2009 @ 1:17 PM

    tenho amemória fraca eu gostaria de saber com que remédio me curo

  42. MARCOS comenta:

    18 março, 2009 @ 8:24 AM

    Bom dia Dr. Armando!

    Está nítido para todos nós que a carência ou a perda da memória tem tudo haver com exercícios físicos e mentais, não é mesmo? Pelo menos em sua maioria.
    Pode me incluir nesse rol, pois sou umas das pessoas mais desmotivadas para praticar esportes ou algo do gênero. Sei que estou completamente errado.
    O senhor como especialista, o que poderia me sugerir para fazer crescer imensa vontade de exercitar físico e mentalmente?
    Quanto ao Ginkgo Biloba, faço uso esporaticamente, juntamente com RadiFree.
    Abraços e muito obrigado.

  43. Elenice Alves comenta:

    18 março, 2009 @ 8:53 AM

    Olá! Talve poderia me ajudar: Estou com um pouco de dificuldade, não consigo gravar em mente. algumas coisas. recados, leituras, talvez vc poderia me ajudar. existe algum exercicio ou medicamento que vc me indicaria?

  44. Ariana comenta:

    18 março, 2009 @ 3:25 PM

    Boa tarde, tenho apenas 21 anos e percebi que estou tendo dificuldade de lembrar coisascomo por ex: nomes,lugares,datas, quando chega a noite as vezes esqueço até mesmo das coisas que eu fiz durante o dia estou ficando muito preocupada a dois anos atrás levei um tiro na cabeça mas pegou de raspão no crâneo será que tem algo a ver???sei lá mas estou preocupada sou muito nova pra ter esses sintômas…Obrigada!!!

  45. linda comenta:

    18 março, 2009 @ 4:37 PM

    Por favor preciso urgente de algo que me ajude a menorizar o q tenho estudado, fico achando as vezes q tenho algums problema neurologico, sempre esqueço das coisas, nao sinto nenhuma dor de cabeça, o maior problema q lembrar o que leio, e conseguir transmitir isso no outro dia, tem sido assustado para mim isso.

  46. julio comenta:

    20 março, 2009 @ 10:58 PM

    Ola,estou com um problema que esta me deixando preocupado,estou muito esquecido não consegui mi lembrar de coisas que fiz a poucos minutos atras,vou fazer algo e me esqueço no caminho….
    por favor me ajudem

  47. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    22 março, 2009 @ 10:21 AM

    Caros internautas
    Visitem as 10 páginas a respeito da memória com 200 perguntas e respostas.
    A primeira página foi postada no dia 01 de março de 2009 e as outras nos dias subsequentes.
    Memória – Dúvidas a respeito

  48. RODRIGO comenta:

    25 março, 2009 @ 9:24 AM

    BOM DIA!!!
    TENHO 22 ANOS E TENHO A MEMORIA MUITO FRACA…
    EU ESTOU FICANDO COM FALATA DE ATENÇAO NÃO CONSIGO FIXA A MENTE EM UMA LEITURA, OU SEJA TENHO DIFICULDES PARA ENTENDER, TENHO QUE LER VÁRIAS VEZES PARA ENTENDER E QUANDO ENTENDO DENTRE 1 DIA JA NÃO ME LEMBRO SOBRE O ASSUNTO. EXISTE ALGUM EXERCICIO OU REMÉDIO PARA MEMÓRIA QUE VOCE ME INDICARIA?

  49. jane comenta:

    27 março, 2009 @ 10:42 PM

    tenho 35 anos e estou estudando o curso de docente mas ñ consigo gravar as matérias.
    preciso de ajuda . espero resposta .

  50. raissa comenta:

    9 abril, 2009 @ 12:20 PM

    BOA TARDE !!!
    TENHO 16 ANOS E TENHO A MEMORIA FRACA
    EU ESTOU FICANDO COM FALTA DE ATENÇÃO NÃO CONSIGO FIXA A MENTE EM UMA LEITURA, OU SEJA TENHO DIFICULDES PARA ENTENDER, TENHO QUE LER VÁRIAS VEZES PARA ENTENDER O QUE ESTOU LENDO, POIS FALAM ALGUMA COISA PRA MIM VIRO JA NÃO LEMBRO O QUE ME DISSERAM

  51. ilcilene costa comenta:

    18 abril, 2009 @ 5:47 PM

    eu esqueco muito das coisas, e as vezes tenho dificuldade de aprender, por favor me ajude, que remedio tomar para memoria.

  52. Neide comenta: comenta:

    25 abril, 2009 @ 9:20 PM

    Ola! tudo bem? Tenho 49 anos e há algum tempo estou notando que minha memória ja está fraca ;pois esqueço nomes, onde guardo objetos,tenho dificuldade de guardar as explicações dos professores , estou cursando o segundo ano do ensino médio , estou tomando um remédio para memória que se chama vicog ,

    mas ainda não notei diferença ja tomei 2 caixas, tenho medo porque meu pai teve doença de halzaimer por favor me ajudem.

  53. Zilah comenta:

    29 abril, 2009 @ 7:43 PM

    É impressinante o número de pessoas ainda jovens a se
    ja queixar de falta de memória! Há autores que relacionam
    tal fenômeno com o excesso de informações e diversões,
    inclusive na Internet diante da qual passam horas segui-
    das. As tensões também causadas pelo noticiário podem
    influir bastante, bem como a dificuldade econômica…

  54. janete comenta:

    5 maio, 2009 @ 10:01 AM

    amitriptlim engorda todo quem toma ou algumas pessoas

  55. sandro comenta:

    21 maio, 2009 @ 1:47 PM

    alo.
    chamo-me sandro e tou a iniciar a faculdade agora e ando com problemas d memoria.tento estudar mais nao consigo memorizar nada.tou c notas baixas e coro risco d ficar nesse simestre.eu fumo cigara e bebo todos fds.pesso k me dem uma dica para resolver esse problema que tanto me preucupa

  56. Maria Elena comenta:

    21 maio, 2009 @ 10:36 PM

    por favor -me ajuda pois estou com a memória muito ja tomei ginko biloba e nada resolve estou estudando mais nao consigo memorizar nada e minha filha que só tem 15 anos esta com o mesmo poblem o que fazer? Maria Elena.

  57. Simone Bastos comenta:

    23 maio, 2009 @ 5:58 PM

    Desde minha infância percebia que tinha dificuldade de assimilar e memorizar as aulas. Estudava muito porém muito “decoreba”, não aprendi como pensar. E hoje percebo o quanto isto me prejudicou, pois hoje faço faculdade, cursinho para concurso, porém estou sofrendo muito pois meu tempo é curto, e não tenho tempo para ficar revendo matéria. O problema é que não consigo guardar as informações, e por insegurança ainda fico no “decoreba”, mas isto é terrível, pois percebo que não aprendi nada…. Estou desesperada, pois gosto de estudar, tenho planos para o futuro o problema que isto esta me desanimando. Você teria alguma sugestão, alguma fórmula, ou dica para me passar. Aguardo ansiosamente seu retorno. Obrigado Simone

  58. Flvioo Jose Ribeiro comenta:

    25 maio, 2009 @ 12:05 PM

    Gostaria de saber se tem um medicamento para mehlorar o ceribo para mehlo a predizado em qualque idade

  59. cleusa maria da silva comenta:

    1 junho, 2009 @ 7:13 AM

    tenho 44anos,e desde os dezoito anos sofro com problemas de depressão ,ansiedade tomo medicamentos como:ansiolíticos e antidepressivos,minha memória está péssima,não consigo trabalhar fora,tenho medo de tudo,pra sair de casa é um sacrifício,a sençação que tenho é que minha cabeça esta do tamanho da terra,não sei mais o que fazer,me ajudem por favor!

  60. Kleber Nunes comenta:

    2 junho, 2009 @ 12:40 PM

    Ola, gostaria muito de sua ajuda pois tenho o mesmo problema da Simone Bastos, estudo bastante mais tenho dificuldades para memorizar e aprender….Aguardo ansiosamente seu retorno. Obrigado kleber Nunes

  61. Valquiria comenta:

    8 junho, 2009 @ 8:37 AM

    Ola, achei muito interessante esta materia, pos veio de encontro a alguns problemas meu. Tive problemascom alcolismo, e ja fazem mais de10 anos que não bebo mais. Tomo anti depressivo a mais ou menos uns 05 anos pois vinha sentindo muitos problemas com ansiedade. Ultimamente venho percebendo que minha memoria esta muito ruim,esqueço as coisas que eu acabei de escutar, estou estudando e sinto muita dificuldade de entender tenho rereler os textos varias vezes e mesmo assim as vezes não entendo nada. Tambem quando estou em um abiente em que varias pessoas querem falar comigo ao mesmo tempo fico meia perdida as vezes me da uma agonia e não sei o que fazer.Gostaria que me ajudassem tanto no fato de estar com a memoria ruim como da dificuldade de aprendizado. Tambem gostaria de saber que especialidade medica devo procurar.
    Muito obrigada e aguardo uma resposta

  62. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    9 junho, 2009 @ 6:12 AM

    Valquiria faça um consulta com neurologista clínico. Ele poderá te orientar qual caminho seguir.

  63. José França comenta:

    22 junho, 2009 @ 8:56 AM

    OLÁ !!
    TENHO 23 ANOS TALVES POSSA ME AJUDAR TALVES NAO.
    EU ESTOU FICANDO COM FALATA DE ATENÇAO NÃO CONSIGO FIXA A MENTE EM UMA LEITURA, OU SEJA TENHO DIFICULDES PARA LER E ENTENDER, TENHO QUE LER VÁRIAS VEZES PARA ENTENDER E QUANDO ENTENDO DENTRE 20 MIN JA NÃO ME LEMBRO SOBRE OQUE EU LI. EXISTE ALGUM EXERCICIO OU REMÉDIO PARA MEMÓRIA QUE VOCE ME INDICARIA?

  64. RITA DE CÁSSIA ELIZIÊ comenta:

    25 junho, 2009 @ 12:59 PM

    TENHO 32 POR FAVOR ME AJUDE NÃO CONSIGO FIXA A MENTE EM UM LEITURA, TENHO MUITA DIFICULDADES PARA LER E ENTENDER, E ISSO ESTA ME ATRAPALHADO NA FACULDADE EXISTE ALGUM EXERCÍCIO OU REMÉDIO QUE VOCÊ POSSA ME INDICAR

  65. JANAINA ROSA comenta:

    28 junho, 2009 @ 7:10 PM

    TENHO 29 ANOS POR FAVOR ME AJUDE NÃO CONSIGO FIXA A MENTE EM UM LEITURA, TENHO MUITA DIFICULDADES PARA LER E ENTENDER, E ISSO ESTA ME ATRAPALHANDO MTO EM TUDO, NAO CONSIGO DIRIGIR, JA TIREI CARTEIRA MAS AS VEZES NAO ME LEMBRO PARA QUE LADO LIGO A CHAVE DO CARRO TO COM MTO MEDO DE TUDO ISSO ME AJUDEM POR FAVOR QUAL MEDICO DEVO PROCURAR.. OBRIGADO

  66. Ricardo comenta:

    13 julho, 2009 @ 2:02 AM

    Olá
    venho acompanhando o site e vi muitas perguntas interessantes!
    porém nenhuma resposta…

    tenho 23 anos e já sofro um bucado com a perca de memória, principalmente na faculdade, não tenho uma concentração muito estável, perco a atenção muito facil.
    também não consigo fixar a mente em uma leitura.

    queria saber se existe medicamento ou exercicios fora a leitura.

    desde já agradeço a atenção.

  67. Wilson caminha comenta:

    16 julho, 2009 @ 7:17 AM

    Minha esposa ultimamante, vem esquecendo algumas coisas, e fala sobre um assundo uma ou mais vezas e no dia seguinde repede as mesma coisas ou fala novamente no assundo que falamos anteriormente.
    Costaria de saber qual a especialidade medica que devo procurar e qual procedimento a tomar

  68. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    16 julho, 2009 @ 12:41 PM

    Wilson, leve a esposa para uma consulta com um geriátria e com um neurologista.

  69. sou adriano comenta:

    26 julho, 2009 @ 4:50 AM

    bom dia, defato gostei imenso da participacao e a opiniao publiaca,e tambem de algum esclarecimento do dr.e a dra muito obrigado pela instrucao.

  70. ISABEL comenta:

    5 agosto, 2009 @ 9:58 AM

    Bom dia! Sempre tive dificuldade de me concentrar e lembrar , isto me prejudicou a minha vida toda, hoje tenho 30 anos , voltei a trabalhar a pouco tempo, e estou tendo muitos problemas por causa da pouca memoria e concentração. Já percebi que alguns de meus irmãos e minha mãe tem o mesmo problema.Então gostaria de tomar algum medicamento e saber de exercicios mentais que podem melhorar este problema1obrigada!

  71. VANIA SILVA comenta:

    14 agosto, 2009 @ 1:49 PM

    Eu.tenho 40 anos e de algun tempo pra cá não consigo lembrar dos nomes de pessoas que tive muito contado por muito tempo. O que devo fazer, O que tenho que tomar. essas são as perguntas que não acho resposta. Aguardo resposta breve. Abraços

  72. Zilah Mottinha comenta:

    14 agosto, 2009 @ 2:46 PM

    Estou com 78 anos, sempre tive muita atividade intelectual. Um problema de deslocamento de vértebras que surgiu no início deste anos causa-me muitas dores; para minorá-las tomo Tylex de 6 em 6 h, mas fico com a atenção dispersa e quando durmo tenho verdadeiros delírios. Estou para me submeter ao um procedimento que preencherá com uma espécie de cimento os vários intervalos entre a maioria das vértebras afetadas. Qual a eficácia dessa cirurgia? Perdura ou terá prazo de durabiidade?
    E o Tylex, quais os possíveis efeitos colaterais?
    A todos que me ajudarem, muito grata pela atenção.

  73. CARLOS AUGUSTO comenta:

    17 agosto, 2009 @ 12:32 PM

    Boa tarde, tem 46 anos sempre tive problema de esquecimento. Há 3 anos participei de um curso de Inglês pela empresa. Estudava no ônibus e nas barcas e as notas eram ótimas entre 9 e 9 e 9.5. O curso foi há dois anos e não lembro de mais nada. Gostaria de saber o que eu faço para não esquecer das coisas ,pois, o meu sonho é entrar na faculdade e se formar e não esquecer do aprendizado. Aguardo o seu retorno.
    Obrigado.

  74. luziene comenta:

    18 agosto, 2009 @ 9:04 PM

    ola
    estou muito preocupada e chateada,sou muito lenta para pensar tenho difilcudade em concentrar esqueço de tudo o que fiz depois lembro,ja fui no medico ele disse que tenho atençao dispersa ,o que eu faço para melhorar minha concentração,tenho difildade ate mesmo no emprego,preciso de ajuda.meu marido so fica me chamando de burra ,estou muito chateada com essa situação,para piorar minha filha de 9 anos e minha copia.ajude nós

  75. aurilene comenta:

    27 agosto, 2009 @ 7:44 AM

    olá, tenho 30 anos, sempre tive facilidade ex: de gravar nomes, de uns 3 anos p cá, não consigo lembrar nem o nome dos meus amigos o qual estudei no colegial, ou tbm situações q acontecem quero comentar com alguém sempre foge alguma palavra, oq devo faz ainda esto estudando e reamente estou com problema de memoria serio pois não consigo acemilar nada das materia e eu me intereço muito me diga o que faz!

  76. Renata abrao da silva comenta:

    9 setembro, 2009 @ 12:59 PM

    Tenho um filho de 9 anos , estou preocupada com ele por está tendo dificuldade em memorizar as atividades na escola. Gostaria de saber que providencia que devo tomar.

    Aguardo retorno !!

  77. Natasha Bustamante comenta:

    9 setembro, 2009 @ 9:24 PM

    Olá, tenho 21 anos e eu sempre me lembrei muito bem das coisas ex: Provas escolares, conversas, musicas…
    Hoje em dia, as vezes eu falo e esqueço rapidamente, ou então conheço alguém e me esqueço logo em seguida, e depois d algum tempo volta a minha lembrança, eu estou um pouco preocupada com isso, pois aconteçeu derrepente. o que isso pode ser? sera algo grave?
    Obrigada pela atenção

  78. ARTEMIZIA comenta:

    17 setembro, 2009 @ 7:41 AM

    Bom dia Dr. Armando!
    Tudo bem com você?
    Tenho 39 anos, estou cursando 1° simentre medicina, sempre quis fazer medicina ,apos 20anos sem estudar e so trabalhando, hoje q conseguir realizar este sonho, mas
    estou tendo muita dificuldade em aprender,decorar materias, tenho uma sensação, q esta muito lento meus celebro,quando comerço a ler, sinto muito sono, estou lendo e me parece que estou no mundo da lua, nao consigo gravar nada. qual a melhor soluçao para este problemas.
    Desde ja agradeço sua atenção…..
    Tenha um otimo dia e DEUS te proteja sempre….

  79. Luis comenta:

    28 setembro, 2009 @ 11:39 AM

    Minha esposa tem 45 anos, toma anticonvulsivos há mais de 15 anos sendo que há 10 a substância é a fenitoina.
    Ela tem tido constantemente esquecimentos do que falou ( repete a mesma coisa) , do que está fazendo e coisas básicas como por exemplo esquecer de apagar uma luz, fechar uma porta de armário etc.
    Pequenas coisas, mas que estou observando e me deixam preocupado.
    Gostaria de saber de estes fatos podem estar relacionados ao uso do medicamento de forma prolongada ou se são fruto de stress ou outro fator relacionado a menopausa etc.
    Favor responderem para meu e-mail.

    Muito Obrigado,

    Luis

  80. Aderson comenta:

    1 outubro, 2009 @ 8:48 AM

    Ola !
    Tenho 54 anos e sempre achei que minha memória não é lá das boas. Às vezes acabo de ouvir algo e de repente não consigo lembrar mais, principalmente músicas palestras piadas, comentários de amigos etc. Certa vez, consultei um médico e ele me disse que meu problema é falta de atenção/concentração. Comecei analisar o que o médico me disse e em parte concordo com ele. Outro médico me receitou NOOTROPIL e foi muito bom para a memória porém, me causa outro problemas que talvez seja pior do memoria fraca, como por exemplo: dor de estômago, manchas na pele e outros.
    Bem , uma coisa que me deixa curioso é o seguinte: quando tinha 9 anos de idade contraí osseomelite e tive febre altíssima por várias vezes e por longo tempo (uns tres meses aproximadamente) e já ouvi falar que febre alta afeta o cerebro. Então fico pessando se meu problema de memória ou falta de atenção/concentração tem algo a ver com as fgebres altíssimas que tive quando criança.
    se tiver alguma relação, será que ainda existe algo que possa fazer?
    Obrigado

  81. Marcelo comenta:

    4 outubro, 2009 @ 1:26 PM

    Usei Sibelium e deu muito certo para memória mas me causou sono e talvez depressão. Estou procurando uma alternativa, se alguém tievr uma sugestão.

  82. Leandro Martins comenta:

    20 outubro, 2009 @ 6:44 AM

    Dr. Minha situação é o seguinte, não consigo gravar o que eu estudo,quando eu estudo passa alguns minutos ja esqueci tudo que estudei, isso eu comecei a perceber qdo tive depressão,to fazendo facudade e me preocupo com isso, minha cabeça ta muito ruim,não consigo gravar as coisas, da um certo tempo eu não lembro mais, e a s coisas q estudo qdo consigo passa um certo tempo não lembro mais,o que eu devo fazer ou o que devo tomar??

  83. Joana Darc comenta:

    21 outubro, 2009 @ 9:31 PM

    DR. eu gostaria de uma ajuda ,ou conselho do que devo fazer, tenho 34 anos e minha memoria de uns tempos para ca vem ficando muito fraca, sou mae de 3 filhos de 16,11 e 1 ano de idade, e saO ELES QUE ME AJUDAM A LEMBRAR DE TUDO MAS TUDO MESMO ,ATE DE DAR REMEDIO NO HORARIO CERTO,reuniao escolar, consulta marcada,aonde coloquei as coisas, ja cheguei a ficar trancada em casa sem saber aonde coloquei a chave e tinha que ir buscar um dos filhos na escola, tive que pular o portao, e depois descubri que guardei a chave no freezer, chorei muito , achando que estava louca!!! esqueço nomes de objetos ,troco nomes tambem de objetos, parece que as palavras enrroscam na lingua da um tipo de gagueira, eu sei o que vou dizer mais nao sai! daria para mandar um email para mim dizendo que tipo de ajuda devo procurar? estou pedindo isso pois tenho medo de nao achar mais esse site! muito obrigado desde ja!

  84. rodrigo comenta:

    24 outubro, 2009 @ 12:26 PM

    Olá, tenho 28 anos e venho tendo dificuldade de memorizar nomes de pessoas que estou conhecendo e no meu trabalho não venho conceguido aprender o nome dos meus alunos e na faculdade eatá dificil de aprender, pois o professor fica dando a aula e eu com a mente em outro mundo que não é a sala de aula. As veses tenho dificuldade de chamar o nome de um amigo. pois esqueço o nome e quando estou falando de um assunto não posso ser interrompido se não, não consigo recordar o que estava falando. Acredito por que estou sofrendo isso por causa de dois antidepressivos que tomo a 8 anos (clor. de paroxetina e clonazepan). Se alguám poder me ajudar eu agreço.

  85. Mário César comenta:

    27 outubro, 2009 @ 9:53 PM

    Bom gente estava pesquisando sobre fentoina, pois minha esposa sofreu um acidente e teve quetomar este medicamento, percebi que a fenitoina deixa ela meia zonza e lenta (mas vi que são os efeitos) a minha duvida éra se ela teria que tomar antcovulsivo pra sempre, mas o nouro disse que nao é só por um tempo. mas qdo lia vi que quase todos que postam aqui falam sobre problemas de memorização (pode ser burrice mesmo…rsrsrs..só pra descontrair) GALERA LI A REVISTA SUPERINTERESSANTE DESTE MES (OUTUBRO 2009) E VI UMA MATERIA SOBRE UM MEDICAMENTO QUE AUMENTA A POSSIBILIDADE DE PENSA, “PILULA DA INTELIGENCIA” O NOME É “MODAFINIL” NA MATERIA FALA QUE ESTA DROGA NAO TEM CONTRAINDICAÇÃO E JA É TOMADA QUASE EM TODO O MUNDO. ELA TE POUCO MAIS DE UM ANO NO BRASIL. QUEM TEM CORAGEM É SO TOMAR…Eu nao tomo ja tenho uma memoria boa..BOM VALE LEMBRAR QUE NAO ESTOU INDICANDO PARA NINGUEM SE POSSIVEL CONSULTEM UM MEDICO.
    Valeu.
    mario.suporte@hotmail.com

  86. Clara comenta:

    28 outubro, 2009 @ 8:57 PM

    Eu tenho 13 Anos é gostaria de um remedio para memoria, pois estou me esquecendo das coisas muito rapido. Qual o melhor remedio para isso?

  87. christiana comenta:

    31 outubro, 2009 @ 7:43 AM

    minha filha tem 15 anos e estuda e nao consegue guardar o que estudou inclusive com professor particular,se peço ela pra fazer alguma coisa pra mim ela da uns dez passos e me pergunta o que e pra ser feito mesmo?me ajudem por favor e desde ja agradeço em qual medico e especialista nisso.

  88. Patrícia comenta:

    5 novembro, 2009 @ 5:25 PM

    olá sou estagiaria faço faculdade etudo, tenho muitas atividades, mas sinto que as vezes não me recordo de certas coisas, por exeplo, o que eu comi no almoço, ou alguma coisa que acabaram de me falar, e o engraçado é que as coisas passadas me lembro claramente, o que isso pode ser? eu esqueço de datas, tenho sempre que colocar alarme no celular. To tão nova e ja tenho esses problemas, imagina quando eu ficar mais velha (morro de medo de ter aminésia ou coisa parecida)

  89. aleksander comenta:

    11 novembro, 2009 @ 7:06 AM

    olá sou mecanico e tenho dificuldades em guardar nomes de pessoas que trabalham comigo, quando estou em um problema sério a resolver que precise de concentração perco completamente o entusiasmo em raciocinar ou seja fico com preguiça de pensar em achar uma solução, não gosto de ler, quando começo a ler ou fazer palavras cruzadas começo bem, depois desanimo e paro. Tem alguma coisa que possa me ajudar para que eu melhore.

  90. paula comenta:

    7 dezembro, 2009 @ 5:27 AM

    Bom dia.tenho 29 anos,e como vários outros me sinto muito preocupada,pois esse esquecimento frequente,só tem me trazido problemas,esqueço o que conversei com as pesssoas depois de pouco tempo,objetos nos lugares q vou,recados,nomes das pessoas,compromissos….eu até tento melhorar,fico prometendo p mim mesmo,”vou mudar”,e fora q todos ficam cobrando,mas não consigo,cada dia que passa é um fato novo,e isso tem trazido muita infelicidade,preocupação,indisposição,me sinto inferior,com a alta estima zerada,tudo q inicio paro no caminho,mesmo que esteja obtendo bons resultados,como por exemplo exercicios,um exemplo disso;estava praticando ginastica,e qdo chegava nas aulas de estepe,eu ficava nervosa,envergonhada,com medo,pois todas apreendem os passos,ritimo,e eu nunca lembro nada,começo a fazer e me perco,isso me trouxe muita frustação com isso nunca mais voltei a academia.Esse exemplo é um de vários em minha vida.Gostaria de obter ajuda,qual médico devo procurar?Desde já muito obrigada,aguardo com esperanças a resposta.

  91. walligson comenta:

    11 dezembro, 2009 @ 7:31 AM

    Tenho 28 anos, e minha memoria falha desde a adolescencia… Ultimamente tem falhado muito, existe algum remédio feito com ervas que possa me ajudar… Estou tendo dificuldades no serviço e na faculdade por conta disso. O que me chama mais atenção é o fato de lembrar de fatos que aconteceram na infância e não lembrar de ontem! O que faço? Obrigado!

  92. Rafael Henry comenta:

    17 dezembro, 2009 @ 1:11 PM

    Dr. Observei várias perguntas sobre os medicamentos : Piracetam , Nootropil , etc , eles realmente aumentam a capacidade concentração ? E a Ritalina vendida indiscriminadamente nas faculdades como um doping para o cérebro , funciona ? Quais os efeitos colaterais , além do gasto com esses medicamentos ? Se der para exemplificar melhor o Nootropil , Cintilan e a Ritalina eu agradeço e muitas pessoas também . Grato pela atenção .

  93. valderice braga comenta:

    23 dezembro, 2009 @ 9:58 PM

    gostaria da ajuda de vcs pois tenho dificuldade de aprender as coisa e tambem de me lembrar das coisas e se estudo as materias nao entram na minha cabeça tem algum remedio de memoria que vcs possam me indicar pois isso esta me prejudicando muito obrigado

  94. deivison soares do nascimento comenta:

    13 janeiro, 2010 @ 9:26 AM

    OLA DR. TENHO OBSERVADO UMA GRANDE FALTA DE ATENCAO E DIFICULDADES EM LEMBRAR NOMES DE PESSOAS QUE ME FORAM APRESENTADAS E DENTRE OUTRAS COISAS COMO LEMBRA DO QUE ESTUDEI, ETC.. TENHO 21 ANOS TRABALHO E, NAO TENHO CONDICOES DE PROCURAR UM NEUROLOGISTA. TEM ALGUMA DROGA FORTE QUE PODE ME AJUDAR?
    OBRIGADO.

  95. walter canazart comenta:

    18 janeiro, 2010 @ 1:43 PM

    tenho 51 anos sempre tive dificuldade de gravar nomes de pessoas e fisionomia , endereço , quando estopu conversando se eu for enterompido por alguns segundo não lembro mais o que ia dizer. com numeros não tenho dificuldade. o sr. pode me ajudar por favôr? obrigado

  96. Beta comenta:

    27 janeiro, 2010 @ 11:36 AM

    Olá gostaria de um remédio que me ajudase na consentração e na minha memoria, pois estou estudando pra concurso e ando me sentindo sem concentração e sem animo tbm pra estudar se poissivel me ajude mas quero aldo sem contra indicação e que não precise de receita médica. Pois sou contra remedios de tarja preta. Agradeço e aguardo retorno
    Renata Betat

  97. juliana ventura comenta:

    27 janeiro, 2010 @ 12:51 PM

    olá eu estou muito preocupada com minha memória,tem dias q acordo sem lembrar de nada. O estranho é q do passado lembro de td com clareza,e de coisas rescentes esqueço. Tenho 32 anos e não tenho a mínima idéia do q está acontecendo por isso preciso de ajuda. Obrigada!

  98. Carlos comenta:

    31 janeiro, 2010 @ 4:59 PM

    Ola tudo bem ?
    Gostaria de saber um remedio bom a perda da memoria
    pq apos este acidente ma minha cabeça
    hj passo por dificuldades de lembrar coisas do meu passado
    e até do dia a dia
    Agradeço a Atenção

  99. pedro comenta:

    27 fevereiro, 2010 @ 2:57 PM

    ola estou com muita dificuldade de me concentrar e prestar a atençao no que os outros explicam e to com dificuldade de decorar as coisas tbm se eu coloco um negocio em um lugar passa poco tempo eu ja esqueço onde ta estou me distraindo com qualquer barulho queria saber se vc pode me ajudar nao faço noçao do q pode ser…. isso ta me atrapalando muito

  100. Juliana Prado Nunes Menacho comenta:

    3 março, 2010 @ 7:56 PM

    Oi tudo bom?
    Eu tenho 34 anos e a minha memoria está cada vez pior, venho tendo isso faz alguns anos
    meu filho e meu marido nao tem muita paciencia, pois eles acham q eu faço de proposito,
    me torno repetitiva, pq pergunto a mesma coisa mais de uma vez, sendo q eles ja responderam da primeira vez q eu perguntei,
    fico com vergonha deles. Ando esquecendo tambem certas palavras, mas depois de um certo tempo lembro,
    mas ja fiquei um dia sem lembrar. Isso sem contar nomes de livros, pessoas e por ai vai.
    Tenho medo, por favor me responda.
    Um abraço. Obrigada
    Juliana

  101. luciana comenta:

    8 março, 2010 @ 6:42 PM

    tenho 58 anos, sempre tive dificuldade em gravar textos ou telefones, tomo o Ginko biloba, tento aprender leio varias vezes mas sempre tive dificuldades em gravar isto e norma? Um abraco

  102. Carla comenta:

    16 março, 2010 @ 10:50 AM

    Bom dia,eu tenho 29 anos e de alguns meses para ca eu tenho tido muita dificuldade de lembrar nomes e algo que necessite à memoria.fico muito preoculpado com isto pois eu estou cursando a faculdade de enfermagem e tenho medo que isto mim prejudique.o que eu devo fazer? Tem algum remedio que possa tomar obrigado pela atenção.

  103. Ana Paula comenta:

    16 março, 2010 @ 6:31 PM

    Oi doutor!
    sou adolescente e tenho um problema em me concentrar nas aulas, tento grifar, ler reler a materia para entender, mais uns 15 minutos depois ja não lembro o q estudei, nas aulas tento perguntar exercer maias logo esqueço.. estou no ensino medio , me preparando para vestibular etc.., cada vez mais ando com falta de atenção esquecendo do que converso, minhas amigas vivem reclamando q esqueço tudo! quase reprovei ano passado por isso. não aguento mais estou tentando achar ajuda a um tempo mais nao encintro ninguem. não sei se podes me ajudar ou nao.. mais saberia a quem devo recorrer?
    Obrigada desde ja, aguardo resposta!

  104. Michelle comenta:

    17 março, 2010 @ 6:43 AM

    Oi dr. gostaria que de saber o que eu deve tomar pra melhorar eu não consigo pegar eu esqueço eu leio e leio e não lembro mais de nada me esforço mais não consigo. Alguns amigos me falaram tomar remedio que ajudar, tenho 24anos e estou preocupada com isso devo ir a farmacia e pergunta si têm remedio pra memoria…
    Agradeço si me responde o mais rapido possivel.

  105. jonny comenta:

    29 março, 2010 @ 9:49 AM

    ola
    Doutor

    Tenho 30 anos, sou universitario estudo 6 horas por dia e nao consigo memorizar nada , ultimamente tenho feito o uso do soro do leite, existe alguma outra medicação que posso associa-lo ao soro, muitas pessoas me indicaram o Ginko Biloba posso associa-lo.
    Um abraço, Aguardo sua resposta.

  106. FRANCISCO RODRIGUES comenta:

    31 março, 2010 @ 7:26 PM

    SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ME AJUDEM PELO O AMOR DE DEUS.
    ESTOU NO 3º SEMESTRE DE DIREITO E ESTOU A PONTO DE ABANDONAR O CURSO PORQUE ESTOU ME SENTINDO COM A MEMÓRIA FRACA, ESTUDO ATÉ DEMAIS, SOU ASSÍDUO EM TODAS AULAS, MAS EM DIAS DE PROVAS NÃO CONSIGO ME LEMBRAR DE NADA DAS MATÉRIAS. EU LEIO, LEIO E RELEIO E NÃO CONSIGO MEMORIZAR NADA, ESTOU INDO DE MAL A PIOR.
    PELO O AMOR DE DEUS ME INDIQUEM UM REMÉDIO PARA ATIVAR A MEMÓRIA ( A MINHA).
    TENHO 43 ANOS. DESDE JÁ AGRADEÇO AO ANJO OU AOS ANJOS QUE CONSEGUIREM ME AJUDAR.

  107. ricardo comenta:

    15 maio, 2010 @ 8:25 PM

    estou com o msm problema do ( francisco rodrigues )) estou fazendo um curso técnico de radiologia mais estou tendo muitas dificuldades de recordar das coisas q leiú e não consigo m concentra nas aulas por mais q eu tento minha mente foge guando m pego ja estou pensando em outras coisas ( tenho 28 anos e estou tomando paroxetina (como cloridrato ) 15mg e clonazepam 0,25mg..

  108. rachide comenta:

    14 julho, 2010 @ 7:33 AM

    tenho memoria fraca não consico intender aula quando o professor ensina

  109. edson comenta:

    26 julho, 2010 @ 9:38 PM

    ola tenho 26 anos e tenho um grande problema
    não concigo lembrar de nada
    o que sera?

  110. solange comenta:

    12 agosto, 2010 @ 4:03 PM

    olá tenho 29 anos trabalho, estudo,e sou dona de casa só que eu fico de recuperaçao todos os anos,
    pois nao consigo memorizar nada, po favor me ajude!!! estou desesperada pois todos na sala e no trabalho ja perceb3eram isso.
    um abraço.
    espero resposta.

  111. EDSON comenta:

    17 agosto, 2010 @ 11:01 AM

    TENHO 19 ANOS NÃO SEI COMO CONSERGUIR TERMINA MEU ENSINO MEDIO POIS ESTUDAVA TANTO E NÃO APRENDIA QUASE NADA
    TENHO DEFICULDADE EM APRENDE UM ASSUNTO TIPO TEORIA OU ENTENDER UMA LEITURA NÃO CONSIGO GRAVAR UMA MUSICA
    NA MENTE, SEMPRE MIM DOU MAL NAS NOTAS, QUERO A RESPOSTA

  112. raimunda lustosa de oliveira comenta:

    23 agosto, 2010 @ 8:58 PM

    tenho 50 anos trabalho fora e tenho um pequeno comercio e faço um cuso de informatica, e não consigo aprender nada estou quase desistindo do curso pois esqueço de tudo, não consigo me lembra de nada, costaria de um medicamento que possa me ativar memoria, aguado resposta.

  113. Maisa comenta:

    15 setembro, 2010 @ 10:37 AM

    Ola ,tenho 26 anos algum tempo tinha notado algumas falhas na minha memoria mas pensava que era uma coisa passageira mas agora tenho preoucupado muito com isso porque tem-se tornado muito mais frequente e tem me afetado até nos estudos eu sou estudante e estou tendo pouco exito nas escolas porque esqueço muito, esqueço das materias ,estudo um tempo depois ja não lembro ,para entender é dificil isso tem me deixado cada dia mais preoucupada não consigo concentrar nas aulas .
    Se me poder ajudar e responder mais rapido possivel agradeço imenso.

  114. Elisandro Lacerda comenta:

    27 setembro, 2010 @ 6:13 PM

    Boa Noite !!

    Tenho 33 anos e estou enfrentando problemas durante a leitura, não consigo me consentrar no que estou lendo, normalmente quando leio, e logo nos primeiros minutos acado me dispersando e vem outros pensamentos que atrapalham minha consentração, e ainda mais, como estou estudando, isso vem me atrapalhando no rendimento.

    Outro problema que tenho é que tenho esquecido muito as coisa, as vezes na hora de sair sempre esqueço algo, coisa que percebi que vem acontecendo de uns 3 anos pra cá.

    Existe alguma solução para este problema, medicamento ou até mesmo tratamento??

    No mais Obrigado pela atenção

  115. maria das graças pinheiro comenta:

    28 setembro, 2010 @ 8:05 PM

    Tenho 51 anos , desde que quando eu tinha 29 anos, tenho dificuldade para memorizar tudo que leio estudo preciso ler varias vezes, que devo fazer para melhorar essa deficiencia por favor me ajude preciso estudar para um concurso publico que almejo conseguir no proximo ano de 2011 ja faz 3 anos que estou estudando e sinto que não estou preparada por causa deste motivo. obrigada.pela atenção.

  116. jorge comenta:

    3 outubro, 2010 @ 10:22 PM

    boa noite , tenho 25 anos, e estou com dificuldade de dmorizar bem como aprender, nao consigo me concentrar, q preciso fazer para melhorar esse quadro???

  117. eliane soares clarete comenta:

    17 outubro, 2010 @ 1:24 PM

    tenho 40 anos,na minha adolescencia qd estava falando algum assunto com amigos,esquecia oq estava falando no meio da conversa,morria de vergonha com o passar do tempo,continuo com esses esquecimentos e tem atrapalhado na empresa onde trabalho,por favor qual medicamento p memoria e bom para o meu caso,desde ja agradeço!

  118. mariza comenta:

    28 outubro, 2010 @ 8:28 AM

    o que fazer para ter uma boa assimilacao na faculdade?

  119. melque comenta:

    4 novembro, 2010 @ 9:36 PM

    mim ajude eu não consigo mim concentra e ando mim esquecendo das coisas.

  120. maria helena comenta:

    1 dezembro, 2010 @ 6:57 AM

    bom dia! estou precisando urgentimente de um remedio para minha memoria e o meu filho,ele nao consegue aprender nada na aula e eu fico nervosa pq estou esquecendo de tuo,tem hora que sinto um vazio enorme dentro da minha cabeça.Socorrooooooo

  121. duda comenta:

    4 janeiro, 2011 @ 7:58 AM

    Bom dia!
    tenho 33 anos e não consigo me concentrar em nada, sou muito dispersa e não consigo gravar nada. Estou muito triste com esta situação pois sou pedagoga e preciso muito de uma memória boa. As vezes saio de casa para o trabalho ou trabalho pra casa, fico com uma impressão que esqueci algo, e também em meio bate papo, esqueço o que estava falando. Quando fazia o ensino fundamental, era a melhor aluna e agora não consigo passar em nenhum concurso, o que fazer? Que m´dico procurar ou que medicamento devo usar?

    Aguardo a resposta!

  122. lisete comenta:

    11 janeiro, 2011 @ 7:06 AM

    ola, ando muito esquecida, vou para buscar alguma coisa chego ao local e ja nao sei o que ia fazer, muita vez saio de casa para ir a algum lado, e em certas alturas nao sei onde estou, fico com brancas, gostaria de saber o remedio para isto.

  123. jessica comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 10:16 AM

    bom dia
    eu me chamo jesica etenho 17 anos e quase sempre eu me esqueço das coisas o que eu de vo fazer,pessoas,objetos entre outras..quando eu me acordo no outro dia eu me esqueço da maioria das coisas que fiz ou o que devo fazer no dia seguinte entaõ geralmente eu escrevo no papel e coloco na geladeira para nao me esqueçer.
    por favor eu preciso de ajuda gostaria de saber quais são os remedios adequado para o meu tipo de problema
    qual medico//???
    eu fico agradeçida

  124. jessica comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 10:16 AM

    bom dia
    eu me chamo jesica etenho 17 anos e quase sempre eu me esqueço das coisas o que eu de vo fazer,pessoas,objetos entre outras..quando eu me acordo no outro dia eu me esqueço da maioria das coisas que fiz ou o que devo fazer no dia seguinte entaõ geralmente eu escrevo no papel e coloco na geladeira para nao me esqueçer.
    por favor eu preciso de ajuda gostaria de saber quais são os remedios adequado para o meu tipo de problema
    qual medico//???
    eu fico agradeçida

  125. Adriana Dalvi comenta:

    25 fevereiro, 2011 @ 3:16 PM

    Boa tarde venho através deste, querendo uma suposta resposta para a minha falta de concentração e lentidão da minha memória, e também a perda de memória que estou tendo, bem me separei ha 4 anos e tive crises depressivas como, atitude de surtos “CHAMO EU”, de sair p dançar e depois me arrepende dormir dias a fio sem banho sem comer fui para 35 kilos eu tenho 1,73 de altura tive crise de anorexia nervosa, desmaios devido à ausência de alimento obvio, me isolei depois sair e não conseguia ficar perto de famílias, hoje vivo tentando existir, mas ainda sim com as minhas duas filhas casadas não consigo ir ate a casa delas, pois me parece que não sou FAMILIA PELO FATO DE ESTAR SEPARADA, tive 4 realcionamentos e não consegui mante-los, agora estou com uma sindrome de que eu penso que tenho um corpo sujo por ter deixado outro homem encostar em mim, em fim sempre surge algumas atitudes estranhas, tive nojo de homens também, sou funcionária pública e sempre mudo de setor devido às necessidades publica mesmo, e estou tendo muita dificuldade de concentração e não consigo de maneira alguma aprender coisas lógicas, fui casada durante 26 anos ele que saiu de casa esta sendo uma separação litigiosa em fim ele não me ajuda em nada tivemos três filhos em cinco meses eu casei duas filhas e ele “marido” saiu de casa ficando eu somente com um filho de 20 anos. Idade dos meus filhos? 27, 24,20 anos de idade! Fiz alguns tratamentos pesicoterapcos, mas o q mais eu gostei foi o tratamento de psicoterapeuta porem quando eles falaram q eu iria ter q tomar remédios eu parei o tratamento. Por favor, preciso de ajuda. Bem eu sou estilista e fazia sucesso no meio da moda, mas devido a isso tudo agora sou F. Publica gostaria de retornar com o pique q eu tinha e começar a aprender mais SOCORRO não agüento mais essa lentidão, ou seja, essa falta de aprendizagem. Por favor me aconselhe o q devo fazer . Desde já

  126. adriano comenta:

    6 março, 2011 @ 2:12 PM

    oi Dr 26 anos. eu tenho serio poblema de memorizar pois estudo,e estudo e na hora de fazer uma prova mim esqueço de tudo o que estudei,da um branco total.então gostaria de um remedio que resouvesse esse meu poblema obrigado

  127. fanny comenta:

    10 março, 2011 @ 3:54 PM

    bom tenho 25 estudo enfermagem o meu assunto e o mesmo nao consigo apreder nada e memorizar qual remedio que tomo

  128. zilma comenta:

    17 março, 2011 @ 10:37 AM

    Dr.eu tive depressão pos parto e tomei remedios por cinco anos.Hoje não consigo memorisar nada não consigo memorisar nada,tenho grande dificuldade em ajudar meus filhos nos estudos,tenho 34 anos tive ate que trancar minha matricula na faculdade me ajude por favor não sei mais o que fazer.

  129. glaucilene onesia ferreira comenta:

    28 março, 2011 @ 6:19 PM

    ola!eu tmbm padeço do mal do esqucimento,do branco da memoria faço uso de medicamentos controlados,sou epilética depressiva bipolar e mais alguns trantornos ainda naõ identificados;fico preocupada com minha mem´pria pois agora estou muito esquecida e estou tentando fazer uma prova e tenho tido muita dificuldades para memorizar,naõ sei mais o que fazer,por favor quero um conselho e um alento,obrigado.

  130. Teresa da Silva comenta:

    6 abril, 2011 @ 6:43 AM

    Bom dia. eu nao sei o que fazer, sou aluna universitaria e tenho muita dificuldades em entender a materia o q o professor fala entra de um lado e sai do outro, tanto no trabalho como na faculdade eu tenho muita vergonha de mim mesma por favor ajudem-me nao sei o que fazer… obrigada

  131. José Pacheco comenta:

    11 abril, 2011 @ 8:07 AM

    Bom Dia ,meu nome é josé , tenho 30 anos , e trabalho com informática , e estou com muita dificuldade de gravar as coisas ,esqueço as coisas sempre, em questão de minutos, poderiam me ajudar desde já muito obrigado…

  132. maycon comenta:

    15 abril, 2011 @ 7:33 PM

    Bom dia, meu nome e maycon tenho 21 anos e estou com muito lapso de memoria guardo as coisas e não sei aonde coloco apos um minuto depois de ter guardado,as vezes estou conversando com as pessoas e no meio da conversa esqueço o nome da pessoa,gostaria de saber o que pode estar causando isso, poderia me ajudar agradeço des de ja obrigado

  133. jefferson comenta:

    26 abril, 2011 @ 8:24 PM

    Boa, noite meu nome é jefferson e tenho 20 anos. Estou cursando a faculdade e eu sempre me dei muito bem,mas, no começo deste ano vem me dando um esquecimento muito grande desde a materia da faculdade ate onde coloquei as chaves de casa. Quero saber se existe um remedio ou tratamento que possa fazer pois, esta atrapalhando toda a minha vida!!! agradeço desde ja sua atençao e obrigado.

  134. Fabiana O. comenta:

    27 abril, 2011 @ 10:12 PM

    Boa Noite….

    Tenho 40 anos, e tenho dois filhos um de 14 anos e uma de 02 e meio, fiquei afastada do mercado de trabalho por 01 ano, sempre trabalhe em clinicas médicas e sempre tive uma ótima facilidade no aprendizado, mas hj estou empregada, por sinal em uma empresa que eu sempre almejei trabalhar, entrei com todo gás, com muita vontade de vestir a camisa da empresa, estou ha quase um mês nesta empresa fazendo ainda treinamento para posteriormente poder assumir sozinha a função.(que diga-se de passagem é coisa que não acaba mais!) Só que estou muito preocupada, pois minha memória não está ajudando, estou tendo falhas constantes a ponto de estar na frente do computador e não saber o que estou fazendo, hj mesmo fiquei tão decepcionada comigo mesma, que me deu vontade de chorar e ir embora dali naquee momento. Levo as anotações e as apostilas para estudar em casa, e qdo estou lendo, parece tudo fáci, mas chega na hora da prática mesmo, começo a ter essas falhas.
    Ahh e na gravidez tive muitos problemas, passei por sérias crises no casamento, muitas brigas, realmente muito stresse.
    Tenho consciencia que issso tudo afetou minha memória, e gostaria muito de resolver ou reverter ou até mesmo minimizar esse problema, que está atrapalhando minha vida, nao só profissional, mas também pessoal.
    Por fvr me ajude!
    agradeço muito…..

  135. Fran comenta:

    24 maio, 2011 @ 10:33 AM

    Bom dia, estou percebendo minha memoria enfraquecendo a algum tempo, tenho muita dificuldade de memorizar conteúdos da faculdade, livros, nomes de pessoas, assuntos que converso com alguém. Pode me indicar um medicamento bom? Ouvi falar no NOOTRON é bom? me ajude.

  136. Patrícia comenta:

    16 junho, 2011 @ 12:14 PM

    Oi há um ano atrás fiz uma cirurgia , tive infecçoes fiquei dois meses hospitalizada e recebendo medicamentos fortes como a morfina .
    E venho percebendo q minha memória já não é a mesma. Gostaria de saber se isso pode influenciar com a perda de memória . Me
    falaram q a ginko biloba ou o guaraná cerebral ou algumcomplexo vitaminico pudesse me ajudar . Obrigado.

  137. julio comenta:

    16 junho, 2011 @ 12:21 PM

    bom dia doutor..
    nao consigo me concentrar naquilo qe estou fazendo e as vezes esqueço muito rápido

    doutor preciso de ajuda

  138. Alexandre Domingos do Nascimento comenta:

    22 junho, 2011 @ 10:15 PM

    Estou muito preocupado com minha memória. Esqueço e muitas vezes não consigo transmitir recados a mim confiados, não consigo me concentrar em leituras (era meu hobbie predileto), enfim, estou me esquecendo de tudo que me é designado. Gostaria de ter um medicamento que solucionasse meu problema.

    Sds!
    A.D.N.

  139. pu4caa comenta:

    17 julho, 2011 @ 2:18 PM

    Estou muito preocupado com minha memória. Esqueço e muitas vezes não consigo transmitir recados, não consigo me concentrar em leituras, estou me esquecendo de tudo que me é designado. Gostaria de ter um medicamento que ajuda se a fortalecer minha memória, pois trabalho com equipamentos muito perigosos a vidas

  140. Samara comenta:

    21 agosto, 2011 @ 5:46 PM

    Boa tarde!!
    Há algum tempo tenho percebido que esqueço as coisas faceis, as vezes tenho vontade de ler, porém sei que a pagina seguinte já esqueci a que li anteriormente. Se me passam alguma informação preciso anotar se não eu não vou lembrar 2 minutos depois. Queria saber o que pode ser, chego ler varias vezes a mesma coisa e não consigo guardar nada. Fico preocupada pois estou na Faculdade e tenho medo de atrapalhar nos estudos.

  141. kinha comenta:

    10 setembro, 2011 @ 7:49 PM

    tenho problemas com memória esqueço o nome de meus amigos e ao mesmo tempo lembro, quando estou lendo um livro esqueço o que tinha na outra página, não consigo gravar falas de trabalho e as vezes não consigo lembra o que acabei de dizer a poucos segundos. tenho 16 anos e queria alguma coisa pra acabar com isso, estou com medo de isso me atrapalhar nos estudos.

  142. Michele Ribeiro dos Santos comenta:

    21 setembro, 2011 @ 12:23 AM

    Boa noite?
    faço facudade e tenho dificudade de aprendizado, nao consigo intender oque o professor esta explicando, quando intendo, assim que chego em casa já nao me lembro mas nada do que foi dito na sala de aula. , e nos dias de provas oque eu faço, tem algum medicamento, para me ajudar?tenho ataque epilético os problemas para memorizas as coisa pode têm aves com o ataque epilético?

  143. bruna comenta:

    21 setembro, 2011 @ 6:03 PM

    ola!meu avo tem 75 anos e se esqueçe de tudo q faz recentemente como onde guardou algo ou pergunta varias vzes a mesma coisa.sei q e a idade q esta o prejudicando mas queria saber se vc sabe algum remedio.muito obrigado

  144. Janet de Almeida comenta:

    7 outubro, 2011 @ 9:09 PM

    Tengo 56 anos.Estou com muita dificuldade em reconhecer e também guardar os nomes das pessoas.
    Tenho dificuldade tambem nos diálogos,pois me perco.esqueço o que estava dizendo.
    Não consigo lembrar muitos fatos recentes,e se digo algo para outra pesso,esqueço o que digo.Vivo me confundindocom o que disse.As vezes vou contar algo a uma amiga,e ela me diz que já havia lhe dito aquilo.
    Tambem estou com dificuldades na leitura.Não consigo armazenar nada do que leio.
    O que será que tenho.Seria começo de Demência? ou Alzeimer?
    Me ajudem.

  145. Jô comenta:

    8 outubro, 2011 @ 10:32 AM

    Olá! terei 40 anos em novembro, e estou muito preocupada, a muito tempo venho notando que minha memória estar muito fraca,esqueço o que estou fazendo,ou falando nao consigo me concentrar,falo para as pessoas e elas nao dao ouvidos,acham que estou brincando,mas realmente eu preciso de ajuda ,o que posso fazer, tem aluma medicaçao, me ajude por favor, obrigada.

  146. Cristina Souza comenta:

    15 novembro, 2011 @ 11:03 AM

    Bom dia, gostaría de saber se o remédio Nootropil, é um bom remédio para a memorização, pois na verdade eu sofri um acidente de carro em 2009, mesmo usando cinto de segurança acabei voano para fora do carro e fiquei algun meses no hospital, por isso então, logo que eu voltei para casa não lembrava de absolutamente nada, nem do acidente, nem de onde eu estava indo, e muito menos de memorizar conteúdos da faculdade; pouca coisa de uma empresa que eu trabalhava desde 2003 e absolutamente nada da outra empresa que eu trabalhava desde 2008, então minha preocupação é séria demais.
    Pode me indicar um medicamento bom? E o NOOTROPIL é bom, mesmo?
    Obrigada

  147. vania santiago comenta:

    15 novembro, 2011 @ 5:27 PM

    bos noite , tenho 25 anos e o que me anda acontecer nao é esquecimento, parece que se apaga aquele registo na memoria, estranho nem sei como falar o que me irrita muito e me deixa muito stressada, á kuase 1 semana perdi a minha cartei com 260 euros tinha vendido uma puslseira de ouro para ter dinheiro ate ao fim do mes u estranho é k th a nossao k entrei com a carteira no carro depois aconteceu isto tinha k falar com umas pessoas o assunto era serio e hoje que devia ou fiz nao sei na sexta passada, nao me consigo lembrar se recebi a minha filha da camioneta, nao me lembro se falei com elas parece k isso foi apagado da minha memoria e hoje penso que ao falar com elas ja sabiam do assunto fikei nakela sekalhar falei mas a verdade parece k se apagou da cabeça. ai é uma confusao, isto ta a dar comigo em doida, desde k me lembro como gente sou eskexida por naturesa agora isto tasse a tornar pior :(

  148. Lucas comenta:

    20 novembro, 2011 @ 12:29 AM

    Bom, eu tenho 20anos e fasso faculdade…dos meus 19 para os 20 comecei a notar que minha memoria nao esta gravando as coisas q estudei anteriormente (isso de 6meses atraz) e tambem os professores estao explicando a mateiras e nao conssigo entender nada do q eles estao falando (ai pesso para eles explicarem umas 2 vezes e tmbm nao conssigo enteder) e sempre estou concetrado e prestando a atenção pq são materias q eu gosto bastante só nao estou consseguido gravar e entender…
    Qeria alguma sujestao para ter mais facilidade e voltar a ser como antes ???

  149. JAIRO BISPO PARAISO comenta:

    29 novembro, 2011 @ 10:11 AM

    bom dia ,tenho trinta e dois anos e estou precisando de ajuda. desde de criança tenho dificuldades de aprender mesmo assim conseguir concluir o ensino médio em 20001. a minha mente não para de pensar não descansa nunca nem mesmo na hora de dormir tenho vários sonhos durante a noite e ate mesmo acordado. qualquer coisa, e motivo pra ficar em devaneios não consigo mim concentrar esqueço as coisas não lembro nomes de psesos as vesse esqueço ate nomes de parentes, minha situação e difícil mas não acho que não seja uma pessoa inteligente o problema e que não consigo mim concentrar e gravar as coisas que aprendo o que eu faço quero muito poder fase faculdade o ano que vem, mas mim falaram que o tratamento e muito caro e eu não tenho condições de faser eu vim do interior da Bahia pouco tempo com a finalidade de resolver este problema e mudar de vida fazendo uma faculdade hoje trabalho como caseiro de chacra em crapicuiba mim ajudem.

    (obs nuca fis nenhum tratamento. único medicamento que tomei foi omega trés a base de óleo de peixe 150 kapsulas)

  150. Eduardo Sebastiao comenta:

    19 dezembro, 2011 @ 7:10 AM

    Estou com serias dificuldades de assimilação e reter na memoria tudo akilo k leio. gostaria de saber o que posso fazer

  151. ivone comenta:

    19 janeiro, 2012 @ 8:40 AM

    bom dia estou procurando ajuda porque estou cuidando do meu pai de 87 anos e tem dia que ele fica sem amenoria e irritado eu gosr=taria de saber o qual melhor exercicio para melhorar a melhoria dele há ele teve um avc ou melhor uma esquimia e toma cadermal tem dia que sabe dAS coisas mas outros ñ gostaria de obter alguma resposta obr

  152. maria das graças comenta:

    22 janeiro, 2012 @ 4:10 PM

    estou com dificuldades serissima pois estou esquecendo tudo nao consigo guardar nada na memoria nao sei o q fazer

  153. Nininha comenta:

    9 fevereiro, 2012 @ 4:01 PM

    Olá
    Há quase 1 ano tenho tomado Luvox para a ansiedade, mas tenho sentido muita dificuldade na memória, as vezes esquece nomes rotineiros de pessoas, músicas e coisas. o que pode estar causando está perda de memória e a ansiedade ou o remédio que tomo???

  154. Ladiana comenta:

    10 fevereiro, 2012 @ 12:53 AM

    Olá! Doutor!! em converssas c amigos as vezes esqueço o que queria comentar ou perguntar,recentemente perdi um emprego
    porque não memorizava ou fixava coisas sobre o sistema da empresa,ás vezes acho que falo alto,as vezes sou desatenta a alguma situação.
    Desde adolecência percebo que minhas mãos tremem um pouco,e quando fico nervosa mais ainda,fiz ressonáncia magnética geral(normal) e não acusou nada,foi comprovado em teste de audimetria que tenho uma leve perda auditiva,mas,escuto bem só tenho dificuldade quando falam mt baixo esses sistomas podem ter correlação?? tem algum complexo vitaminico que pode ajudar? preciso de ajuda!!

  155. Leida comenta:

    4 março, 2012 @ 5:28 PM

    Boa tarde, tho 33anos e ando esquecendo mto das coisas. Tenho q fazer pesquisas e logo esqueco o assunto, preciso fazer compras e logo esqueco oq deveria comprar….tem medicação pra isso??

  156. Glaucio comenta:

    15 março, 2012 @ 3:59 PM

    Olá, Boa tarde!

    Tenho 21 anos e ando esquecendo muitas coisas, Estou cursando o 4 ano de faculdade e todos esses anos foi na base da cola, amigos ajudando… Na faculdade eu sei tudo, chego em casa para revisar parece que estou em outro mundo, nao sei da onde eu consegui fazer as coisas, tenho que fazer meu trabalho de conclusão de curso e não sei nada, não lembro nada da graduação, a mais ou menos 1 mês fui ao neurologista e fiz uma eletro, e deu tudo normal não me receitou nada.
    Mas Dr porque isso acontece?

  157. jose americo comenta:

    17 março, 2012 @ 1:34 PM

    ola dr estou muito ruin de memoria para decorar alguma coisa tenho que ler 5 vezes ou mas .esqueco de tudo que eu faco estou com19 anos e estou desesperado quero fazer um curso esse ano mas se eu comeca assim nao vou aprender nada fiz curso de ingles 1ano nao lembro quase nada.preciso de ajuda.me ajude nao sei o que fazer. Fico esperando sua resposta.

  158. more comenta:

    28 março, 2012 @ 2:19 PM

    Boa TArde gostaria de solicitar uma ajuda e ah um tempo cerca de 1 ano ou mais venho tendo dificuldade de concentracao , nao consigo lembrar das memorias recente se alguem me disser alguma coisa e passarem 5 minutos nao lembro mais ..nao lembro o que comi de manha . nao lembro da minha infancia/adolescencia e nem lembro mais da minha historia com meu marido que estou a 15 anos nao lembro tipo do primeiro jantar de viagens que fizemos de pessoas que conheci , as vezes tento lembrar das coisas eh como se eu estivesse dentro do meu cerebro e nao vejo nada so um enorme branco ou escuro uma sensaçao de vazio pessoa sem historia , nao consigo me consentrar em nada , nao consigo mais fazer calculos simples aos 34 anos como 9+5+3 tenho que contar nos ddos coisa que antigamente fazei super rapido de cabeças aos meus 20 ate 25 anos….era boa em matematica agora negacao….sou secretaria e esposa esqueço quase todos os meus compromissos e sou muito desosrganizada nao consigo mais me organizar porque arrumo as coisas depois esqueço onde coloco ai tenho que desarrumar tudo para achar as coisas..estou licando louca com issso….outro fator eh a dor de cabeça do lado esquerdo doi fortemente que sinto como se o sangue da cabeça pulsasse o sangue esquentar e nao posso de jeito nenhum abaixar a cabeça senao da impressao que vou morrer com o sangue me sufocando…esta dor me incomoda tanto , me sinto intediada, sou cobrada toda hora me irritando profundadmente.. me sinto cansada com dores por todo o corpo, sem animo ate para tomar banho escovar dentes, acordar, so tenho vontade de ficar no escuro e silencio. e tomar analgesicos como anador e dipirona alivio, lisador buscopam nao adiante mais nao passa a dor ela perciste dia e noite eu estou no estado de esplodir sair correndo e largar tudo mais nao posso me ajude tenho 3 crianças pequenas menores de 9 anos para eu cuidar ….grata

  159. carla regina comenta:

    2 abril, 2012 @ 7:06 AM

    bom dia, necessito da ajuda, des dos meus 13 anos tenho dificudade em aprender na escola, e agora estar atingindo o meu trabalho. gostaria que me dissesem, algum medicamento pois não aquento mais conviver com isto.obrigada aguardo ansiosa a resposta

  160. Claudeci Correia Fernandes comenta:

    2 abril, 2012 @ 3:17 PM

    olá boa tarde ! venho por meio deste a pedir o que fazer para ficar boa da memoria, porque eu estudo mas não consigo captar quase nada doque os professores falam e principalmente vou fazer uma prova para concurso e ja estudei, mas nada sei meu DEUS eu estou fazendo minha parte então pelo amor de DEUS me falem um remedio que faça lembrar e tambem conseguir captar as coisa . fico aguardando sua resposta obrigada.

  161. Roberson comenta:

    7 abril, 2012 @ 10:37 AM

    Tomar remédio sem receita medica é um risco, e esquecer o que estudou antes de provas isso se chama nervosismo , ansiedade, enfim pessoal acha que já tem problema de memoria, uma dica que o Dr. ou seja todos indicam e atividades físicas, o Dr disse em um comentário que atividades físicas estavam ajudando muito senhores da terceira idade, pois estimula, outra dica que ele deu e ler ajuda muito deu a dica ainda de palavras cruzadas ou até mesmo malabarismo ou seja e pegar qualquer coisa ex: laranja, limão etc, que tu tenha ai e exercitar o cérebro. Há quem tome remédios por exemplo o nootropil,Ginkgo biloba entre outros mas par quem não tem problema de memoria ou seja um nervosismo ansiedade isso pode prejudicar, o nootropil que eu sei e indicado para pacientes que sofreram AVC já o Ginkgo biloba eu não sei ainda sei que existe chá, devemos recorrer aos remédios ou seja as drogas legais em ultimo caso, bom eu sou ansioso as vezes perco sono antes de uma prova, dá um nervosismo sim mas ainda não tomei nem um remédio desses aqui citados, iria tomar mais pesquisei antes o jeito e controlar a ansiedade e o nervoso antes como eu nao sei ainda, talves uma respiração funda contando e respirando de um até 10 ou mais isso indicado pela psicologa, respire fundo e conte até 10 e vá soltando o ar devagar isso indicado antes da prova tu pode fazer isso dentro da sala de aula mesmo antes da prova, ninguém precisa ver e tu ali mesmo quetinho fazendo para ti mesmo, então sei la o tal do Ginkgo biloba ainda não tomei nem pesquisei sobre o mesmo, mas fica a dica.

  162. Iracema Correia SantAnna comenta:

    17 abril, 2012 @ 4:48 PM

    Dr,não consigo gravar o que eu estudo.Quando eu estudo,depois de alguns minutos ja esqueci tudo que estudei. Estou fazendo uma Pós-graduaçãoe e me preocupo com isso, Minha cabeça está muito ruim,não consigo gravar as coisas, de.um certo tempo para cá.Quando estudo,depois de um certo tempo não lembro mais para poder fazer um comentário com segurança.Esqueço bastante mesmo! Já estou ficando preocupada com isso.Tenho 48 anos.Que médico devo procurar?Neurologista ou Geriatra?

  163. Dirce comenta:

    17 abril, 2012 @ 8:21 PM

    Boa tarde!
    Gostaria de saber o que devo fazer para minha memória melhorar. Pois a 6 anos atrás tive um AVC, hoje sinto que minha memória não é mais a mesma, tenho dificuldades em gravar textos por mais que eu leia e releia umas 10 vezes não consigo armazenar nada.
    Atenciosamente,
    Dirce

  164. Adriana comenta:

    16 maio, 2012 @ 12:14 PM

    Boa tarde, tomo o medicamento Rivotril 2 mg há 17 anos tenho 44 anos após uma depressão e não consigo me lembrar de coisas recentes, tenho aprendizado lento como posso me tratar pois isto me afeta profissionalmente preciso marcar tudo e não consigo decorar quase nada.
    Att,

    Adriana

  165. jose roberto comenta:

    17 maio, 2012 @ 5:57 PM

    Boa tarde. tenho 55 anos naõ cansigo lembrar dos cisas que acabo de ler mefalam alguma fraze naõ cosigo lembra o que foi dito tenho dificuldade nos dialogos porque quero falar nao consigo lembrar doque estava pemsando… grato

  166. fatima comenta:

    29 maio, 2012 @ 12:07 PM

    atualmente,tenho percebido que não estou conseguido memorizar muita coisa,estou com 42 anos,trabalho,e estou fazendo faculdade e tem sido muito complicado memorizar as coisas o que devo fazer.

  167. gabi comenta:

    31 maio, 2012 @ 9:54 AM

    bom dia,
    tenho 26 anos estou com um cansaço mental, esqueço das coisas e nao tenho prazer em aprender, estou com trauma ate de ir pra faculdade pois sinto que nao aprendi nada esse tempo todo e agora chegou ao ponto de nao querer ir mais, minha mente é confusa e preguiçosa por favor me ajude pois nao tenho condiçao de ir ao medico e pelo SUS aqui e muito dificil pois sou do interior do RN.

    bjos

  168. Vanda comenta:

    9 junho, 2012 @ 10:16 AM

    Bom dia, tenho 51 anos e nos ultimos meses tenho sentido muito a perda de memória, falta de concentração para ler e não consigo gravar nada, se estou no meio de uma conversa, algo interrompe, pronto ja esqueci sobre o que estava falando.recebo uma ligação de um cliente, anoto e esqueço de ler ou retornar, leio a pagina de uma livro mas não entendo nada, mesmo releendo varias vezes, as vezes me percebo olhando as linhas sem ler e sem entender….tenho vontade de estudar e até comecei um curso, mas não consigo gravar nada na memoria que leio ou escuto.estou arrasada o que evo fazer?

  169. lenice comenta:

    13 junho, 2012 @ 4:06 PM

    Boa tarde!
    tenho 36 anos, trabalho em escritório e sofro muita pressão psicologica diariamente e ultimamente ando esquecendo quase tudo, onde guardo os documentos, tô na sala e vou na cozinha pegar alguma coisa e esqueço o que ia fazer. Tomo a 11 anos o anticoncepcional perlutan tem alguma coisa haver, começei a tomar memoriol é bom? por favor aguardo resposta.

  170. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 junho, 2012 @ 7:18 AM

    Ienice,
    Faça uma consulta com psicologa, pois o estresse pode causar falta de memória.

  171. Luciana guimarães comenta:

    14 junho, 2012 @ 5:28 PM

    Boa Tarde,
    Tenho 40 anos e há 3 anos tive problemas nas mãos diagnosticado mais tarde como fibromialgia. Tomei cymbalta por 5 meses, melhorei e parei o medicamento por conta propria, pois notei que tinha reações como problemas de memória, tem 1 ano e meio que parei de tomar esse remédio e minha memória continua péssima, o que posso tomar para melhorar esse efeito que ficou depois do medicamento?
    Me ajude por favor.

  172. djacy comenta:

    26 junho, 2012 @ 12:32 PM

    Estou muito preocupado com minha memória. Esqueço e muitas vezes não consigo transmitir recados, não consigo me concentrar em leituras pois mim destraio muito trabalho com 10 pessao naõ consigo grava nomes deles, quando vou chamar um dele pelo nome da um branco Gostaria de ter um medicamento.porque estou fazendo facudade e estou pessimo.

  173. MARIA DO ROSARIO comenta:

    29 junho, 2012 @ 4:05 AM

    Ola tenho 39 anos e sofro de psioriase, da algum tempo que vejo que nao consigo memorizar as coisas , ate coisas mais simples dentro de casa eu nao lembro onde deixo, e tambem me stresso facilmente , no ano de 98 eu sofri um acidente automobilistico e tive um tralma craniano encefalico , sou brasileira e hoje moro na Italia casada com duas filhas mas sinto muuita falta do meu Brasil e as vezes me vejo ate triste pq nao posso esta indo sempre na minha cidade brasileira, hj esses problemas de esquecimento continuo , nao memorizar as coisas e tanta dor de cabeça pode ser causas do acidente ou da psiorase ? agradeço sua ajuda ate breve .

  174. Sidvania comenta:

    4 julho, 2012 @ 11:18 AM

    Boa Tarde

    Tenho tido frequentemente um esquecimento e falta de memorizar informações importantes, que tem me prejudicado na vida pessoal, estudantil e profissional.
    Há pouco fui fazer o exame prático para a primeira habilitação e não lembrei de como fazer, algo que sei fazer, mas que não lembrei, acho que fui reprovada e isso acabou comigo.
    Me indique que médico posso procurar para que eu possa fazer um tipo de tratamento, para que isso seja normalizado.Estou desesperada.
    Obrigado

  175. Maura Angela da Cruz comenta:

    15 julho, 2012 @ 3:15 PM

    Boa Tarde Faço Facudade, e estou muito preocupada com meu rendimento academico, não consigo me concentrar nas matérias e sem falar que não consigo fazer a prova, dá imprensão que minha mente esta confusa, preguiçosa. Ultimamente,quando estou fazendo prova me dá uma sonolencia insuportavél. Desde já agradeço. Atenciosamente,obrigado!!!!

  176. jania m. de araujo carneiro comenta:

    20 julho, 2012 @ 3:03 PM

    Boa tarde Dr. tenho gde.problema de perca de memoria,ja tomei nootropil,execelon,ginnk biloba,tebonin. mas nada resolveu até agora, todos eese medicamento, foi administrado por ordem medica de um neurologista. fico muito triste com isso, as vese esqueço de coisas importante, que tem afetado minha vida profiisonal e pessoal.ajude-me por favor, leio bastante, faço hidroginastica. mas até agora não vejo resultado.tenho 43anos, não é possivel ser normal, o que esta aconteendo comigo. ajude-me por favor. grato(JANE)

  177. Renata da Silva comenta:

    23 julho, 2012 @ 3:29 AM

    No inicio deste ano começei a ter perdas de memoria significamente, tanto que chegou a interferir na minha atividade laborativa no qual não tive alternativa e acabei pedindo demissão imediata. Não consigo me concentrar e como sou bacharel em direito, necessito do uso da minha memoria para que possa alcançar os meus objetivos mas a minha ausência de memoria tem me prejudicado em todos os sentidos e realmente preciso de ajuda. Geralmente coisas naturais tais como esquecer aonde deuxou as chaves do carro…realmente incomoda gradativamente.. e dentre outras coisas. Preciso de ajuda.

  178. Suellen comenta:

    28 julho, 2012 @ 7:52 PM

    OLÁ, TENHO 29 ANOS. ESTOU FICANDO COM FALATA DE ATENÇAO NÃO CONSIGO FIXAR A MENTE UMA LEITURA, OU SEJA TENHO DIFICULDES PARA LER E ENTENDER, TENHO QUE LER VÁRIAS VEZES PARA ENTENDER E QUANDO ENTENDO DENTRE 20 MIN JA NÃO ME LEMBRO SOBRE OQUE EU LI. EXISTE ALGUM EXERCICIO OU REMÉDIO PARA MEMÓRIA QUE VOCE ME INDICARIA? Me ajude por favor !!!!

  179. Celso Batista comenta:

    14 agosto, 2012 @ 12:43 PM

    Já faz uns 5,6 anos que estou sem concentração para estudar, a dois anos comecei uma simples faculdade, mas não consegui explorar o curso, conclusão acabei com 6 dps e não aprendi bulhufas, só que eu não nunca parei pra pensar que a minha memoria era o grande problema, hoje parece que as coisas se agravaram, esqueço coisas bobas, como nomes ruas datas etc, já marquei consulta com o especialista, q nesse exato momento não me lembro qual especialista é, só que vai demorar um pouco mais de um mês da consulta, e essa situação já esta me incomodando. gostaria de ajuda oque devo fazer.

  180. magnólia lessa da silveira comenta:

    22 agosto, 2012 @ 7:22 PM

    tenho 47 anos e desde 15 ou até antes sempre tive probllemas com minha memória esqueço de dar recados
    não consigo gravar telefones ,e esses esquecimentos as vezes vem acompanhado de tonturas,
    sou extressada de nascencia, mas minha patroa esta preocupada porq isso vem acontyecendo freguentemente, não sei mais o q fazer, obrigada pela atenção. magnólia

  181. Rodrigo comenta:

    31 agosto, 2012 @ 11:02 PM

    boa noite ,tenho 26 anos ,e sofro de memoria muito fraca ,tenho muita dificudade para gravar as coisas ,quando vou fazer uma prova posso lembra de tudo antes mais na hora parece ,que esqueço ,tenho problema em tudo que faço ,sinto muito desanimo de focar em algo ate o final ,mesmo que eu preciso ,não sei o que acontece comigo ,por mais que eu repita para gravar tem coisas que fogem da minha mente ou eu deixo fugir sem querer ,como acabar com este trastorno em minha vida , me ajude ,obrigado por sua atenção …..

  182. tatiana comenta:

    2 setembro, 2012 @ 9:31 PM

    Olá meu nome e tatiana tenho 32 anos, e ultimamente tenho tido muitas falhas de memoria esqueço muito rapido das coisas e a falta de atençao e as vezes ate troco os nomes das coisas rsrsr isso me deixa assustada , tambem faz 6 meses que faço uso de sertralina 25 mg para tratamento de ansiedade gostaria de informaçoes que pudessem me ajuda obrigada.

  183. Adilson cavaleiro comenta:

    24 setembro, 2012 @ 8:39 AM

    olá meu nome é Adilson tenho 25 anos,ja na minha infancia tive muita dificuldades de memoria e aprendizagem e de se expressar,e até agora tenho esta mesma dificuldade. O que devo fazer para se tratar?
    Sem mais assunto no momento, gostaria de informações que pudessem me ajudar muito obrigado…

  184. ivonete comenta:

    19 outubro, 2012 @ 9:57 AM

    Nossa! que horror!são tantas pessoas com problemas idênticos que me fez ver que sou apenas mais uma.Mesmo assim,mais um motivo para que eu encontre uma solução,tentando modificar meus hábitos,em pró de ser mais feliz me dando prioridade e vou esquecer que estou esquecendo e lembrando de investir mais em mim em todos os sentidos da vida.Obrigado Senhor!.Um bom dia para todos!.

  185. leonardo N lima comenta:

    4 novembro, 2012 @ 12:24 PM

    olá. bom sofro de um tipo muito estranho desde muito pequeno q é perda de memoria, com isso minha vida nao desenvolve muito nao consigo aprender direito nada. semana passada perdi minha carteira com tudo,. depois que tirei outra perdi de novo. e para completa perdi mais uma vez agora. e estou tirando tudo de novo e nao é relaxamento me da um branco q nao sei aonde coloquei. perdi um iphone, um ipod.. esqueçi em algum lugar no trabalho as pessoas aproveitam a falha de minha memoria e se aproveitam. nao consigo entender o que me é passado direito tenho q prestar bastante atençao.. mesmo assim nao entendo. para algumas pessoas pode ser um probleminha de memoria.. mais para mim se continuar assim minha vida sera um fracasso..se alguem poder me ajudar ficarei muito grato…

  186. edmacson comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 8:16 AM

    tenho um zumbido no ouvido acho que deve ser do stress memoria fraca,esqueço das coisas rapidinho.queria saber se o zumbido e proviniente disto…

    obrigado !!..

  187. marlene aparecida ramos comenta:

    2 março, 2013 @ 1:04 PM

    tenho 38 anos sempre tive dificuldade em aprender mas notei que minha memoria esta mas rui leio e n esqueço estou tomando memoriol
    tem algunha dica para mim

  188. reginaldo comenta:

    5 março, 2013 @ 3:24 AM

    para tudo o bom mesmo é a ritalina tomo e estudo tenho bons resultados em provas

  189. fernando comenta:

    11 abril, 2013 @ 3:14 AM

    ola, sou o Fernando Braga, eu não consigo lembra do que eu leio, e fumo Maconha não e brincadeira sera que e por causa diso ? eu pre si de de respostas!!!!!

  190. Cleofas Batista comenta:

    21 abril, 2013 @ 10:25 AM

    Dr. Armando Miguel, bom dia!

    Li as suas orientações acerca de como lidar com a perda de memória e lhe agradeço muito pela lucidez e clareza como passa o seu conhecimento. Sou um caso típico de perda de memória e pude identificar várias causas que podem se encaixar no meu perfil. Tenho 38, quase 39, leio diariamente assuntos do meu trabalho e sou uma pessoa estressada e ansiosa. Ando esquecendo o que aprendi e isto muito tem me preocupado, uma vez que passei horas para adquirir o conhecimento. Penso que uma das causas pode estar associada ao fato de desejar/ansiar por ter uma qualidade de vida melhor, com realização no campo profissional, material e pessoal, que até então não consegui, por razões de foro íntimo. Tenho alimentação saudável, muito embora não pratique exercícios físicos. Seria ideal poder me consultar e dialogar na busca do melhor medicamento. Por isto, indago se o Sr. atende pacientes virtualmente de modo interativo, com o uso de tecnologia face-to-face. Digo porque resido em cidade muito campesina, dotada de comportamento tacanho. Não todos, mas não sei identificar quem. Assim, não desejo ser objeto disto neste chão que tenho que pisar em prol da sobrevivência. Aguardo resposta. Desde já registro agradecimentos.

  191. bruno muscop comenta:

    27 abril, 2013 @ 5:59 PM

    o nootron é otimo nao esquco de nada

  192. Angela Dayanne Pereira comenta:

    25 maio, 2013 @ 11:05 PM

    Boa noite!
    Dr. estou ficando muito preocupada com minha situação! À algum tempo eu veio prestando atenção, pois não consigo lembrar de muitas coisas que me acontece durante o dia, fora o sono imenso que sinto o dia todo. Eu não consigo entender nada do que leio, e muito menos do que estudo. Sou estudante de arquitetura, e para ser sincera estou a cada dia com notas piores, eu já fiz 4 provas de legislação e nunca passo, tento ser correta estudando, mais vejo que isso não esta valendo de nada, eu não trabalho fora, me dedico só aos estudos, e casa. pelo amor de Deus me indica algum medicamento que me de a oportunidade de apreender e consigo raciocinar, eu tenho impressão que vou enlouquecer assim, eu não consigo aprender nada!

  193. Milton Fortunato comenta:

    24 agosto, 2013 @ 1:07 AM

    Olá bom dia eu tenho 25 anos de idade sou estudante universitário estó a ficar com a falta de atensão, tenho dificuldade para ler e entender tenho que ler varias vezes mesmo assim não consigo fixar a materia que acabei de ler. E a minha cabeça doi bastante, sera que existe um remédio para a Memória para me endicares? Por favor me ajuda!!!

  194. patricia comenta:

    17 setembro, 2013 @ 11:14 AM

    Tenho muita dificuldade pra memorizar e estudar os conteúdos da faculdade, tenho 28 anos….não consigo memorizar o que o professor fala, existe algum medicamento pra ser indicado.

  195. Adriana comenta:

    13 julho, 2014 @ 10:12 PM

    Ola, tenho tido constantemente falhas na memoria, como flashes de esquecimento de coisas simples. Dificuldade em interpretar textos, lentidão em resolver contas simples, déficit de atenção. E infelizmente acho que pode ser devido ao medicamento que tomo desde de 2009 ou seja h[a 5 anos, chamado Cymbalta (cloridato de duloxetina), porem esse medicamento foi que me tirou do fundo do “poço”, me estabilizou. Mas agora tenho dificuldade em ler, interpretar e estudar. Alguém usa ou já usou por tempo prolongado e teve problemas semelhante?

  196. Cydy comenta:

    16 julho, 2014 @ 5:53 PM

    Olá gostaria de saber se o Fluoxetina causa algumas reações como: Memória ruim, difícil memorização e desânimo. Obrigada

  197. Alda Rezende comenta:

    10 outubro, 2014 @ 6:50 PM

    Olá meu nome e Alda tenho 14 anos, sempre quando pego algo esqueço onde coloco, EU queria sabera se EU tomar MEMORIOL VAI me atrapalhar Em algo por ser para pessoas de 65 anos acima?
    Por favor responda e urgente acho que estou ficando fraca da cabeça..

Deixe seu comentário aqui !