26 - out
  

Urticária e Angioedema

Categoria(s): Dermatologia geriátrica




Resenha

A urticária e o angioedema são enfermidades comuns que acometem 20% das pessoas em alguma fase da vida, sendo facilmente reconhecidas pelos pacientes e pelos médicos. Entretanto é altamente complexa quanto as manifestações clínicas e a terapia empregada.

urticáriaA urticária consiste em lesões eritemato-papulosas, isoladas ou agrupadas, fugazes, geralmente circulares, podendo variar em forma e tamanho. As lesões são conseqüentes à vasodilatação e ao edema (inchaço) da derme, estando geralmente associadas com prurido intenso (figura ao lado).

O angioedema, inicialmente chamado de urticária gigante ou edema angioneurótico, resulta de edema na derme profunda, tecidos subcutâneos e submucoso, acometendo freqüentemente as pálpebras e os lábios (figura abaixo).

Angioedema

A urticária e o angioedema geralmente coexistem, não apresentando diferença quanto a etiologia, patogenia e tratamento.

Na forma aguda, os episódios duram de poucos dias até seis semanas, sendo o fator causal identificado nas maiorias das vezes. Pode ocorre outros sintomas como falta de ar (dispnéia), chiado no peito (sibilância), edema de laringe ou hipotensão arterial. Na forma crônica, as lesões estão presentes diariamente ou quase diariamente, permanecem menos de 24 horas, durando mais de 6 semanas. O agente causal não é encontrado.

Baseado no aspecto da lesão, surgem alguns diagnósticos diferenciais, como as lesões causadas por picadas de insetos, a urticária-vasculite*, os eczemas (dermatites espongióticas) e sobre tudo a forma aguda da dermatite de contato.

* urticária-vasculite é uma condição associada a colagenose, cuja diferenciação clínica com as urticárias se faz pela persistência das lesões e aspecto hipercrômico quando crônica.

Patogênese

A urticária é uma condição heterogênea, cuja patogênese envolve uma grande variedade de mediadores bioquímicos, que são liberados a partir da ativação de diferentes células e vias enzimáticas.

mastócitosOs pacientes com urticária apresentam um grande aumento de mastócitos na pele, sugerindo um papel de destaque na fisiopatogênese da doença. Diversos mecanísmos imunológicos e não imunológicos podem provomer a ativação dos mastócitos, causando a degranulação e o aumento da histamina sangüinea, observado nos vários tipos de urticária.

Este fenômeno bioquímico ocasiona vasodilatação local, com aumento da permeabilidade capilar e aparecimento de eritema e edema. O edema acomete a derme superior, havendo dilatação vascular e linfática, com infiltrado celular, predominantemente perivascular, na derme.

Soter identificou cinco possíveis mecanismos patogênicos da urticária: 1. mediada por IgE, 2. por ativação do sistema de complemento, 3. por degranulação inespecífica dos mastócitos, 4. por formação de metabólitos do ácido araquidônico e 5. as denominadas idiopáticas.

O uso de medicamentos inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina) utilizados para o controle da hipertensão arterial essencial, pode provocar hipersensibilidade/edema angioneurótico: Edema angioneurótico de face, extremidades, lábios, língua, glote e/ou laringe.

Tratamento:

O tratamento envolve: 1. afastar os agentes lesivos encontrados; 2. uso de anti-histamínicos, que são eficazes por impedirem a liberação de histamina, bloquearem seus receptores ou mesmo agirem em outras vias na mesma célula-alvo; 3. uso de glicocorticóides. Em casos crônicos, rebelde aos tratamentos acima, pode se utilizar ciclosporina-A, metotrexato, hidroxicloroquina, nifedipina, dapsona, sulfasalazina, cinetidina e moduladores de leucotrienos.

Referências:

Soter NA – Acute and chronic urticaira and angioedema. J Am Acad Dermatol 1991;25:146-154.

França AT – Urticária e Angioedema: Diagnóstico e Tratamento; Rio de Janeiro,Editora Revinter 2000.p.117

Azulay RD, Azulay DR – Dermatologia; Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan SA 2 ed. 1999.

Sabroe RA, Greaves MW – The pathogenesis of chronic idiopatic urticaria. Arch Dermatol, 1997;133:1003-1008.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


268 Comments »

  1. silvana comenta:

    28 maio, 2012 @ 12:01 AM

    boa noite estou sofrendo com urticaria ha 6 meses ja fiz alguns textes maie nada agora stou tomando a vacina mas nao estou vendo resultado se alguem souber um remedio me avise por favor

  2. Flávio caetano comenta:

    18 junho, 2012 @ 12:38 AM

    Sofro de urticária á 2 anos e sendo que ela aparece só quando está frio.Não sei em qual medico tenho que consultar pois o que eu já fui não sabem direito..

  3. sueli comenta:

    23 julho, 2012 @ 9:13 PM

    Olá pessoal e amigos desse Brasil a fora..!!!

    assim como todos os relatos, tambem tenho sofrido a muiitooosss anos com essa urticaria… já estive em todos os melhores especialistas da area em Sampa e sem resultados satisfatórios..hj por exemplo estou muiito angustiada..chateada e triste…pois me vejo com minha auto estima alterada… coisas importantes já não me enchem os olhos…..gostaria apenas de algo q me aliviasse essas coceiras….esse mal estar q ficamos…tomei por vários anos o PRELONE que enganava bem a doença….ela sumia e qdo parava de tomar ela reaparece..Determinei desde 18 de abril desse ano parar de tomar prelone e ai então pronto tenho a cada dia sofrido.
    Todos os antialergicos q li aqui já foram ingeridos por mim e sem nenhum resultado….Percebo q agora alem das coceiras diária tenho sentido muiitas dores nas juntas….e varios inchaços pelo corpo…e fico preocupada pois muitos anos tomando corticoides tenho medo de ter outras doenças em função do uso prolongado.

    Perdoem – me amigos..apenas um desabafo pessoal de alguem q assim como todos sofrem com a urticaria.

    Li num depoimento aqui sobre um médico Dr. Paulo Wajchaman..vou procura-lo..queM sabe.. e vou procurar saber tambem sobre HEMOTERIA…

    Fiz algumas seções com OZONIO e achei q me aliviaram por um tempo…

    novidades..por fv vamos nos comunicar e nos ajudar.

    Fiquem com Deus…!

  4. Arlindo Moreira comenta:

    26 julho, 2012 @ 10:54 AM

    Tive o problema quando criança, o qual só reagia quando usava água fria no banho. Agora, com 34, eis que ela resurge, ainda sem um diagnóstico. Começou discreta e gradual até eu ter inchaço nos lábios. Já tomava um anti-histamínico para crise de espirro, agora, diante de tantos relatos, oro para que isso estaguine logo para que não precise de tanto medicamento. Pelo que vi, não há nada concreto sobre curas definitivas, então vou optar por uma alimentação sem supostos agentes complicadores. Temo muito a automedicação, embora o faça vez por outra. Agradeço pelos depoimentos, ideias e informações. Diante de tantos casos, sugiro que se criem grupos, associações sobre o tema para que não nos sintamos isolados. Um abraço a todos!!

  5. Danilo Lima comenta:

    21 agosto, 2012 @ 2:38 PM

    Eu tive urticaria por um bom tempo! foi quando eu resolvi ir ao medio e ela me receitou tomar remedio para vermes depois de tomar o remedio fiquei curado graças a Deus, espero que ajude alguem!

  6. Roseli comenta:

    31 agosto, 2012 @ 11:21 AM

    Danilo,
    Qual remedio para vermes voce tomou e além da urticaria voce tinha outros sintomas como diarréia, dor na barriga, etc ?

  7. herman oliveira comenta:

    4 setembro, 2012 @ 11:20 AM

    TENHO 52 ANOS E A CERCA DE TRES MESES LEVANTEI COM OS BRAÇOS E AS LATERAIS DO TRONCO COM VARIAS MANCHAS VERMELHAS PROCUREI UM ALERGISTA E ELE ME FALOU SE TRATAR DE URTICARIA COM ANGIOEDEMA ME RECEITOU ALLEGRA 180 MG POR TRINTA DIAS, PREDNISONA DE 20 MG POR TRES DIAS, 10 MG POR MAIS TRES DIAS E 05 MG POR MAIS TRES DIAS E CASO NECESSITA-SE HIXIZINE DE 25 MG UM COMPRIMIDO A NOITE,PEDIU DIVERSOS EXAMES DE RAST QUE NÃO APRESENTARAM NADA OCORRE QUE ENQUANTO TOMEI O CORTICOIDE AS MANCHAS DA URTICARIA E O ANGIOEDEMA SUMIRAM FOI SÓ PARAR E ALGUMAS REAPARECERAM AGORA O MEDICO ME PEDIU PARA FAZER UM TESTE DE CONTATO 30. GOSTARIA DE SABER SE ESSE PROCEDIMENTO É CORRETO E SE EXISTE UMA FORMA NATURAL DE EU ME TRATAR SEM A NECESSIDADE DE TOMAR CORTICOIDES POIS ESTOU VENDO QUE SÓ COM ELES É QUE ME SINTO BEM.A POUCOS DIAS PERCEBI QUE AO POR SACOLAS PLASTICAS NOS BRAÇOS FICO COM O LOCAL BEM VERMELHO.ESTOU DEIXANDO DE COMER MUITA COISA PARA VER SE DESCUBRO O QUE ME PROVOCA ESSA URTICARIA. GOSTARIA DE FRISAR QUE JÁ HÁ MUITOS ANOS UTILIZO CORTICOIDES (TRIANCINOLONA 4MG) PARA A MANUTENÇÃO DO PENFIGO BOLHOSO E ISSO FEZ COM QUE EU TENHA CATARATA EM AMBAS AS VISTAS E NECROSE DE CABEÇA DE FEMUR

  8. maicon freitas - marilia sp comenta:

    18 setembro, 2012 @ 11:49 AM

    OLA TENHO “”URTICARIA GIGANTE “” TOMEI UM MEDICAMENTO NO “”SUS”” AQUAL NAO FIZERAM O TESTE NAO DEU OUTRA DESENCADEOU , ESSA BENDITA ALERGIA , APROXIMADAMENTE A 5 ANOS ESTOU NO COMBATE CONTRA ELA
    TENHO 28 ANOS , TOMAVA CORTICOIDES TODOS OS DIAS + HIXIGINI , A QUAL FUI BUSCAR AJUDAR EM CLINICAR PARTICULARES, ENCONTREI ALGUMAS SOLUCOES QUE ESTAO AJUDANDO NA PREVENCAO DA ALERGIA

    1 MEDIDA FOI CORTAR OS CORTICOIDES, SUBSTITUINDO PELA RANITIDINA 1/2 COMPRIMIDO
    1/2 DE HIXIGINE
    E FAÇO EXERCICOS AEROBICOS 4X POR DIA
    FAÇO USO DE SUPLEMENTOS COMO BCAA

    MELHOREI ENTONOR DE UNS 80% AS MINHAS CRISES
    FORA QUE PERDI 18KG, COM O CORTE DOS MEDICAMENTOS
    OS INCHAÇOS DO ROSTO SUMIU , AQUELA APAECENCIA DE OBSIDADE TBM, ME SINTO MUITO MELHOR AGORA

    POREM ESTOU ESTUDANDO A POSSIBILIADE DE FAZER A AUTO-HEMOTERAPIA.

    POREM AS CRISES DA ALERGIA PRATICAMENTE ACABARAM
    JÁ QUE QUANDO ELA ATACA , PODE FICAR ESCONDIDO DENTRO DE CASA , PORQUE FICO PARECENDO UM MONSTRO,
    mais detalhe add ai colabem_maicon@hotmail.com

  9. Nívea Almeida comenta:

    12 dezembro, 2012 @ 9:38 AM

    Elizabete França
    Bom dia!
    Por favor, me diga se melhorou em relação a urticária c/a eliminação da bactéria.
    Grata,
    Nívea

  10. Priscilla comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 4:53 PM

    Boa Tarde

    Meu nome é Priscilla, engravidei no final de 2010 e quando estava com 6 meses de gestação começou a aparecer umas placas vermelhas na minha barriga, a minha ginecologista passou pra tomar anti alergico e melhorava e voltava, após o parto em agosto de 2011, logo apos a cirurgia, meus olhos incharam, meus labios, e comecei apresentar crises de urticaria por todo corpo, fui em vários especialistas e ninguém descobre a causa, já faz 1 ano e 4 meses que sofro com essa urticaria e ninguem descobre nada, logo no inicio comecei tomar corticóide e tomo até hoje, engordei 20 kg acima do meu peso, apareceram várias estrias no meu corpo, to me sentindo muito mal……alguem ja teve algo parecido??? me ajudem, me deem uma luz, não suporto mais sofrer com isso todos os dias!!!!

  11. eliane alves comenta:

    2 maio, 2013 @ 8:05 PM

    oi ! meu nome é Eliane e estou sofrendo muito com uma urticaria diagnosticada por uma dermatologista como sendo emocional.ela me aconselhou que procurasse um neurologista e um alergista. fui aos dois . primeiro a neuro que me receitou dois ansioliticos e agora acabei de chegar do alergista que me diagnosticou com DERMOGRAFISMO. eu fico toda “rabiscada” com varios lanhos pelo corpo quando qualquer coisa encosta na minha pele. vou começar a fazer o tratamento com o hidroxizine com cimetidine. estou confiante que tudo dara certo.ele disse que isso tudo e de fundo emocional, um nivel de estresse muito grande. mas tenho fe que tudo dara certo!

  12. bianca comenta:

    29 setembro, 2013 @ 8:26 PM

    SOFRO ……… ANGIOEDEMA HEREDITARIO………… SE ALGUEM SABER DE ALGUM REMEDIO ME AVISE.POR FAVOR.
    ESTOU PERDENDO A ESPERANÇA.

  13. bianca comenta:

    29 setembro, 2013 @ 8:34 PM

    MEU IMAIL É BIANCA.FRANCINE.GREMIO@HOTMAIL.COM
    SOFRO DE ANGIOEDEMA HEREDITARIO É RARA.
    ELA VEM DO TEMPO MUITO FRIO,OU MUITO CALOR,OU SE EU ESTIVER COM CORPO QUENTE E IR PRO FRIO OU INVERSO.
    ANTI HISTAMICO NAO AJUDAM!!!!1 HIDROXINE.HISTAMIN.ALERGOLIV.DIPROSPAN.POLARAMINE…TUDO JA TOMEI MAS NADA!!DIZEM QUE COM TEMPO ELA VAI SUMIR…TENHO 19 ANOS COMEÇEI A TER COM FINAL DOS 15 ANOS,MINHA FAMILIA TEVE MEU IRMAO MEU AVO,MINHA MAE,….E AGORA EU.
    ESTOU MUITO INFELIZ,NAO VIVO MAIS TRANQUILA TENHO MEDO DE ACORDAR SUFOCADA COMO JA ACONTECEU 4 VEZES PRECISO DE AJUDA FUI NO MEDICO MAS TBM NAO ADIANTOU ME AJUDEM ALGUEM POR FAVOR.

  14. Neide comenta:

    9 dezembro, 2013 @ 3:50 PM

    Meu nome é neide. Sofria com este mal á sete meses e só foi piorando, quando inchou os meus olhos e a perna esquerda, ai procurei o médico e ele me receitou cloridrato de fexofenadina tomar 1 comprimido por dia e uma pomada maleato de dexclorfeniramina para passar nas coceiras. A urticaria saiu tudo por meus olhos, pareçe um vermezinho meio esbranquiçado, quando os meus olhos piscavam saia aquele monte de coisinhas, graças a Deus estou livre deste mal, agora estou só cuidando da pele que ficou manchada.

  15. Elionei Ramos de Morais comenta:

    19 julho, 2014 @ 11:50 AM

    Tenho 40 anos eu tomava hidroxizine 10 mg todos os dias, desde os meus 18 anos, dá tipo uma coceira interna que é insuportável, já tentei de todas as formas descobria a causa desta maldita alergia, pois a hidroxizina causa até falta de concentração para quem estuda, normalmente a gente fica olhando para o professor por exemplo mas na verdade a gente fica é viajando no espaço devido ao medicamento. Eu nunca soube como parar de usar isso, pois a falta do hidroxizine é muito difícil pois coça demais, daí resolvi parti para fazer meu organismo a diminuir a quantidade de histamina(que é o que causa a alergia?) comecei a tomar um dia sim outro não, e sempre à noite às 22 horas para não me prejudicar nos estudos, depois de 2 em dois dias, 3 em 3… e consegui até 6 dias sem tomar, ou seja obrigando o meu organismo a diminuir a quantidade de histamina, hoje eu tomo somente qdo a alergia aparece que é de 6 em seis dias, e 01 (uma) cápsula somente, eu abro ela e coloco somente um pouquinho num como e tomo à noite, ou seja uma cápsula manipulada eu uso a mesma 15 vezes, diminuindo a quantidade… hoje eu não consegui me livrar deste medicamento mas fui conseguindo diminuir cada vez mais, pois quanto mais vc aumentar os mg, mais o seu organismo vai pedir, e agora uma cápsula dura 01 mês, não é economia de comprimido que estou falando e sim a gente forçar o organismo a diminuir a quantidade de histamina… pra mim está dando certo, pois este comprimido me prejudicava muito nos estudos e eu tb não quis fazer aquele tratamento anti-alérgico, pois aqueles comprimidos engorda muito, e qualquer descuido ou abandono no tratamento a alergia dobra… quem sabe isso pode ajudar vc…

  16. márcio comenta:

    8 janeiro, 2015 @ 5:46 AM

    oi, tenho32 anos e a 15 dias apareceu uma alergia e ñ sei oq causou começou aparecendo precárias na barriga tomei um antialergico allegra D a coceira diminuiu más agora apareceu nas pernas e nos braços passei a pomada vodol más parece q piorou a coceira . queria saber se tem uma pomada q diminua a coceira ..??

  17. valeria comenta:

    9 janeiro, 2015 @ 5:49 PM

    ola.
    venho sofrendo de urticaria cronica a 8 meses. varios medicos e consultas. eliminamos medicamentos, vasculite, doenças imunológicas, alimentos, e outros tipos de alergenos. foi quando um medico sugeriu a possibilidade de um parasita. optei por tomar o remédio e não fazer o exame de fezes pois essa consulta foi dia 23 de dezembro e eu estava indo viajar, ele disse que mal não faria. completamente descrente tomei a medicação, pq sou limpinha e tomo todo ano um vermífugo dose única. ele me indicou helmisen 2 x por dia por 3 dias e repetir em uma semana. faz 10 dias que estou livre das infernais bolinhas. não fui ainda na revisao mas ao que tudo indica, elas se foram. qualquer novidade volto aqui pra compartilhar com vcs.

  18. lilian comenta:

    13 abril, 2015 @ 11:43 PM

    tenho 46 anos, tenho urticária desde que nasci, mas desde pequena já sabia tudo que sou alergica, corantes, acidulantes, vitamina c, lactose, histaminas, glúten, posso garantir, que quando vc é alérgico, e não deixa de usar o que lhe ataca seu sistema auto-imune vc terá todo tipo de resposta do organismo, rinite, dermatite, asma, pênfigo, urticária, dermografismo entre outros, e a cada ano que passa seu sistema auto-imune vai piorando, vão surgindo novas alergias ou vai piorando mesmo, só o que resolve é tirar o que causa alergia, comer só comida feita em casa, sem aditivos químicos, remédios como cortizona e seus derivados ou moduladores como Hixizine podem te matar,
    entre outros que nem gosto de falar o nome, te levam pro caixão, por outro lado podem recorrer à homeopatia, para zerar essas alergias, não gosto da idéia de usar vacina, porque vou introduzir aos poucos pequenas quantidades daquilo que me afeta para tentar criar resistência, prefiro evitar, posso garantir que estou fazendo dita a 6 anos, e resolvi meus problemas, fui para muitas vezes em hospital com choque anafilático, por comer frutas ricas em vitamina c, ou um simples salgadinho desses comuns em mercados, fora as urticárias, e a dermatite herpetiforme por causa do glúten, fiquei livre disso tudo, só de fazer dieta, simples, bem não é bem assim, é dificil não comer todas essas coisas, mas eu me sinto outra pessoa, assim me sinto feliz, poir me livrei de certa forma até da rinite.

Deixe seu comentário aqui !