22 - out
  

SARA — síndrome da angústia respiratória aguda

Categoria(s): Cardiogeriatria, Emergências, Pneumologia geriátrica




Resenha

Colaborador: Dr Roberto Khairalla*

* Médico Intensivista e Pós-graduando do Curso de Saúde e Medicina Geriátrica da Metrocamp

A Síndrome de Angústia Respiratória Aguda (ARDS ou SARA) é uma nova e mais apropriada denominação para a Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto (também denominada SARA), pelo menos por 2 razões. Primeiro, porque a SARA foi denominada originalmente síndrome de angústia respiratória do adulto em função de suas similaridades com a RDS (Respiratory Distress Syndrome ou Membrana Hialina) a qual ocorre em crianças prematuras. Este termo provou ter sido um engano, fundamentalmente porque a patologia da SARA e da RDS/Membrana Hialina não são similares. A RDS/Membrana Hialina resulta de uma deficiência absoluta de falta de surfactante devido à imaturidade dos pneumócitos do tipo II, enquanto a fisiopatologia da SARA envolve inflamação neutrofílica aguda, com lesão secundária das células do epitélio e endotélio pulmonares. Em segundo lugar a SARA tem sido reconhecida em todas as faixas etárias, ocorrendo com igual prevalência em ambos os sexos.

A SARA ocorre por alteração na permeabilidade alvéolo-capilar com extravasamento de plasma para o interior dos alvéolos e formação de edema pulmonar não hidrostático.

Clinicamente se apresenta com quadro de intensa falta de ar (dispnéia) e diminuição da oxigenação (troca gasosa), necessitando de intervensão imediata com equipamentos ventilatórios. Os quadros de SARA sucedem com complicações de quadros graves de outras doenças. Sua incidência nas UTI é de 2 a 10% dos casos; ocorrendo 18 a 50% nos casos de septicemias; 20% a 24% nos Politransfundidos; 5% a 15% nos traumas;10% das pneumonias; 2% a 10% nas embolias gordurosas; e 7% nas Pancreatite.

sara1Ao exame histológicos dos pulmões dos pacientes que faleceram de SARA encontramos: observam-se poucos alvéolos expandidos. Sua superfície está parcialmente revestida por membranas hialinas. O tecido pulmonar entre estes alvéolos é constituído por alvéolos atelectásicos, infiltrado inflamatório e septos interalveolares edemaciados,
congestão, edema intersticial ou alveolar, necrose do epitélio, aumento do número e neutrófilos nos capilares, microtrombos hialinos. Focos de atelectasia, hemorragia intra-alveolar, formação de membranas hialinas.
Metaplasia epitelial e hiperplasia dos pneumócitos do tipo II, com atipias celulares. Proliferação fibroblástica intersticial.
Em casos menos graves pode ocorrer restituição da integridade.

Fisiopatogênia

Após instalação do fator predisponente, circulação extracorpórea prolongada ou por reação à administração de produtos sanguíneos ocorrerá a liberação dos fatores mediadores da inflamação e a conseqüente alteração da permeabilidade da membrana alveolocapilar.

Precocemente, grande afluxo de neutrófilos para o território pulmonar e uma série de reações:

a) Liberação de proteases (colagenase e elastase) relacionadas diretamente com a agressão à membrana celular.

b) Liberação de radicais superóxidos pelos polimorfonucleares, que alteram a estrutura secundária de proteínas e lípides da membrana celular, levando à lesão tecidual.

c) A cicloxigenase e a lipoxigenase (liberadas pelos próprios neutrófilos) na presença de ácidos graxos livres resultantes da lesão das membranas produzem prostaglandinas e leucotrienos. Estes geram vasoconstrição e broncoconstrição. Os leucotrienos possuem também efeito quimiotático para neutrófilos (LTB-4) e alteram a permeabilidade da membrana alveolocapilar.

d) Os neutrófilos recrutados ao parênquima pulmonar são ativados e agregam-se a membrana do endotélio. Essa interação entre neutrófilo e membrana endotelial é fundamental para criar um ambiente em que radicais superóxidos e proteases, liberados pelo neutrófilo ativado, possam agir sem sofrer mediação por agentes normalmente presentes na corrente sanguínea. Essa interação é feita por moléculas de adesão, as selectinas, que são expressas na membrana, tanto no próprio neutrófilo (L-selectina) como na célula endotelial (E-selectina e P-selectina). A expressão das moléculas de adesão ocorre em resposta a um estímulo por citoquinas (como, por exemplo, fator de necrose tecidual), e facilita a agregação dos polimorfonucleares. Essa interação é feita por moléculas de adesão, as selectinas, que são expressas na membrana tanto do próprio neutrófilo (L-selectina) como na célula endotelial (E-selectina, P-selectina), em resposta ao estímulo por citoquinas (como, por exemplo, fator de necrose tumoral) ou mediadores da inflamação (como lipopolissacárides bacterianos — LPS). Além das selectinas, a família das integrinas tem papel importante nesse mecanismo de adesão dos neutrófilos. Uma vez ativadas por mediadores como o fator de necrose tumoral (TNF), passam a expressar receptores de superfície CD11/CD18, que reconhecem as moléculas de adesão intercelulares ICAM-1 e ICAM-2 expressas na superfície do endotélio. Essa interação protéica torna ainda mais forte a adesão, permitindo que a reação inflamatória prossiga localmente.

e) Os neutrófilos ativados liberam citoquinas como o fator de necrose tumoral e as interleucinas, principalmente IL-1, IL-4, IL-6 e IL-8, que têm papel determinante no desenvolvimento da SARA. Em resposta a esses mediadores, verifica-se aumento da atividade pró-coagulante, com deposição de fibrina, aumento da degradação e liberação de produtos de degradação da fibrina e dímero D. Esses fenômenos ocorrem em toda a área lesada, mas principalmente no lado alveolar da barreira, contribuindo para a formação da membrana hialina, que é a marca histológica da síndrome.

f) A presença de fibrina contribui para a inativação do surfactante. Serve de matriz e estímulo para a proliferação e a ativação de fibroblastos, responsáveis pela fibrose e pela reparação do tecido alveolar. Produtos de degradação da fibrina podem aumentar a permeabilidade vascular e a vasoconstrição, uma associação que favorece a formação de edema. Níveis elevados de dímero D e de atividade pró-coagulante no lavado broncoalveolar de pacientes de risco são marcadores do desenvolvimento da síndrome.

A ocorrência da síndrome em indivíduos depletados de neutrófilos mostra que, além do neutrófilo, dois efeitos têm papel destacado em seu desenvolvimento: os macrófagos e as plaquetas.

Os macrófagos, células residentes no território pulmonar, contam com um arsenal lesivo semelhante ao dos neutrófilos e produzem grande quantidade de fator de necrose tumoral. Essa citoquina é capaz de desencadear todo o processo da SARA.

As plaquetas, por sua vez, por meio de sua agregação intravascular e conseqüente formação de microtrombos, levam ao desequilíbrio na relação V/Q, que piora pela vasoconstrição secundária a liberação de prostaglandinas e serotonina. As plaquetas também estão envolvidas no processo de reparação que se segue a lesão do parênquima pulmonar, já que liberam grandes quantidades de PGDF, potente estimulante mitogênico para os fibroblastos.

Recentemente demonstrou-se a importância de um novo mediador da inflamação: o óxido nítrico. Liberado por endotélio, neutrófilos, macrófagos e plaquetas, participa diretamente da alteração da permeabilidade da membrana alveolocapilar.

Numa fase mais avançada, há uma certa organização do processo, com proliferação de fibroblastos e deposição de colágeno, culminando com o estabelecimento de fibrose. A fibrose pulmonar depende não somente da presença de mitógenos, como o PGDF, como também de uma matriz apropriada, que resulta da coagulação intra-alveolar da fibrina extravasada do plasma, em função da alteração da permeabilidade da membrana alveolocapilar.

A superfície epitelial dos alvéolos apresenta intensa atividade anticoagulante determinada pela presença de ativadores do plasminogênio. A perda desses ativadores é um dos eventos iniciais na SARA.

A surfactante sofre interferência em sua ação pelos produtos de degradação da fibrina e tem sua produção alterada, por causa do comprometimento dos pneumócitos do tipo II.

Essas alterações causam anormalidades na função pulmonar. Há diminuição da complacência pulmonar e estabelecimento de insuficiência respiratória e hipoxêmica secundária a alterações na relação ventilação-perfusão, e ao estabelecimento de “shunt” venoarterial pulmonar secundário ao colapso alveolar. O broncospasmo, se presente, contribuirá para a intensificação dessas alterações.

Tratamento

1. Corticosteróides
Os efeitos potencialmente benéficos que os corticosteróides podem produzir evitando a lesão da membrana alvéolo-capilar são altamente atraentes. Usados em altas doses e precocemente, inibem a agregação dos granulócitos induzida pelo complemento, previnem o aumento da permeabilidade vascular induzida por edotoxina, dificultam a aderência dos polimorfonucleares ao endotélio da microcirculação, inibem a fosfolipase diminuindo a síntese de tromboxana e de outros
metabólitos do ácido araquidônico e inibem a produção de radicais tóxicos de oxigênio. Estudos multicêntricos mostraram que o uso de corticosteróides não previne o desenvolvimento da SARA, e que seu uso em altas doses pode provocar um
elevação da mortalidade por aumento na taxa de infecção. Portanto, o uso de altas doses de corticosteróides na SARA não está justificado. O uso de baixas doses de corticosteróides nas fases da SARA em que predomina a inflamação ainda é preconizado por alguns autores.Meduri et al mostraram que na fase fibroproliferativa da SARA (1 semana de história) o uso de metilprednisolona 2 mg/kg/dia pode levar a uma melhora da função pulomonar e da sobrevida destes pacientes.

2. Prostaglandina E1
As prostaglandinas E podem suprimir a quimiotaxia para os polimorfonucleares, a liberação de enzimas lisossomiais e a produção de radicais tóxicos de oxigênio devido provavelmente à elevação dos níveis intracelulares de AMP-cíclico. Quando administradas, atuam como um potente vasodilatador. Um estudo multicêntrico recente não mostrou uma melhora da sobrevida dos pacientes que receberam a droga.

3. Almitrina
O mecanismo de ação da droga não está completamente esclarecido, mas alguns estudos demonstraram uma melhor distribuição da ventilação alveolar em relação à perfusão. Teria o efeito benéfico teórico de melhorar as trocas gasosas,
contudo, pode aumentar a pressão na artéria pulmonar.

4. Surfactante
O uso clínico de surfactante exógeno no tratamento de recém-nascidos com doença da membrana hialina demonstram importantes benefícios na melhora da função pulmonar e na sobrevida dessas crianças. A utilização em adultos está fundamentada em evidências comprovando alterações no surfactante de pacientes com a síndrome. Os primeiros resultados são promissores, mostrando melhora na expansão pulmonar e manutenção de unidades alveolares abertas com melhor complacência pulmonar. Ainda existem dúvidas quanto à melhor forma de administração, quanto à antigenicidade do material instilado, quanto ao volume e dose a serem administrados. Um outro fator limitante será o alto preço do produto de origem bovina ou porcina

5. Pentoxifilina
A pentoxifilina, que tem sido testada no sentido de bloquear a atividade inflamatória sobre o endotélio, tem a propriedade de se opor ao processo inflamatório induzido pelas citocinas, diminuindo a aderência dos neutrófilos, a produção de radicais tóxicos de oxigênio, e a sua liberação dos grânulos intracitoplasmáticos.

Apresenta também uma série de efeitos hemorreológicos como aumento da flexibilidade das hemácias, redução da viscosidade e aumento do fluxo sangüíneo capilar. O mecanismo de ação proposto é o aumento do nível de AMP-cíclico intracelular associado à diminuição do cálcio livre ionizado. Interfere na reação inflamatória por diminuir a produção do fator de necrose tumoral (TNF) e por reduzir a ação tanto do TNF quanto da interleucina-1 sobre os fagócitos e também sobre outras células. Existem estudos experimentais promissores, porém o seu real valor no tratamento ou profilaxia ainda não foi estabelecido.

6. Óxido Nítrico
O óxido nítrico administrado sob a via inalatória em baixas concentrações é um vasodilatador pulmonar com uma meia-vida de apenas alguns segundos. Quando na circulação, é inativado rapidamente ao se ligar à hemoglobina. Suas vantagens são: 1. Produz vasodilatação exclusivamente pulmonar, sem qualquer vasodilatação periférica freqüentemente encontrada com os demais vasodilatadores pulmonares. 2. Ao contrário dos outros vasodilatadores pulmonares que pioram o
equilíbrio V/Q, o óxido nitrico, por vasodilatar somente as áreas do pulmão que estão sendo ventiladas, melhora a relação V/Q.

Estudos recentes multicêntricos tem mostrado que o óxido nítrico inalatório úm vasodilatador pulmonar seletivo diminuindo as pressões da artéria pulmonar em paceintes com hiertensão pulmonar associada a SARA porém não alteram o curso e a mortalidade da síndrome.

Alimentação enteral

Na SARA a alimentação enteral deve ser sempre tentada e considerada, como em muitas outras situações críticas, a melhor via de administração por prevenir sangramentos digestivos, diminuir as chances de translocação bacteriana, diminuir complicações pulmonares associadas à infusão de lipídios e menores chances de disfunções hepáticas. Uma porcentagem muito grande dos pacientes com SARA cursa Nutrição com diarréia, muitas vezes por edema de mucosa. A dieta enteral não deve ser suspensa por este motivo. Deve-se tentar seqüencialmente: infusão contínua gota a gota, diminuição da carga osmótica, uso moderado de antidiarréicos, uso de substâncias mais elementares como peptídeos e ácidos graxos de cadeia curta ou média.

Dietas ricas em lipídios devem ser estimuladas. Ofertas altas de carboidratos podem por ter um coeficiente respiratório maior, aumentar muito a produção de CO² e superar a capacidade de excreção pelo pulmão comprometido. Doentes dispnéicos ou em curso de desmame podem ser prejudicados por um início de dieta com sobrecarga calórica. Desta forma estimula-se a oferta da maior parte das calorias ser ofertada em forma de lípides. A infusão intravenosa de lipídios pode piorar a função pulmonar de doentes com SARA, principalmente naqueles com sepse associada e hipertensão pulmonar. Apesar de os efeitos serem reversíveis após poucas horas, aconselha-se a infusão lenta de lipídios durante 24 horas do dia. A sua infusão deve ser criteriosamente avaliada e até mesmo suspensa em pacientes sem reserva funcional,
por exemplo, num paciente necessitando de FIO² de 100% em que uma piora transitória pode ser muito perigosa.

Membranas hialinas. Num mesmo alvéolo podem coexistir as membranas hialinas e hiperplasia regenerativa dos pneumócitos II. Estes tomam aspecto de epitélio cúbico simples revestindo parcialmente a superfície alveolar.

Os pneumócitos II proliferam em resposta à lesão dos pneumócitos I. Devido ao estímulo regenerativo, alguns pneumócitos II são hipertróficos, com núcleos volumosos e nucléolos proeminentes. Estes sugerem síntese proteica ativa pela célula. Algumas mitoses são observadas.

Referências:

1. Barbas CSV, Amato MBP. Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo. Malorca: Permanyer Publications; 1998. 89p.

2. Pittet JF, Mackersie RC, Martin TR, et al. Biological marker of acute lung injury: prognosis and pathogenetic significance. Am J Resp Crit Care 1997;155:1187-205.

3. Rippe MD, Irwin RS, Alpert JS, Dalen JE, Pratter MR. Respiratory failure V: adult respiratory distress syndrome. In: Intensive Care Medicine. Boston: Little Brown; 1985. p.404-12.

4. Petty TL, Ashbaugh DG. The adult respiratory distress syndrome: clinical features factors influencing prognosis and principles of management. Chest 1971;60:233-9.

5. Carvalho Filho ET,Papaleo Netto M .Geriatria:Fundamentos,Clinica eTerapeutica 2.ed.-São Paulo:Editora Atheneu,2006.

6. Lopes AC .Tratado de Clínica Médica,V2 –São Paulo:Editora Roca,2005.

7. Moraes, E.N. Princípios Básicos de Geriatria e Gerontologia. Coopmed, 2006 em editoração).

8. Viana de Freitas, E., [et al.] Tratado de Geriatria e Gerontologia, 2ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2006

Tags: , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


185 Comentários »

  1. quezia comenta:

    26 janeiro, 2008 @ 6:52 PM

    a quatro anos atrás meu subrinho de um ano e cinco meses foi vitima do sara.na época nunca tinhamos ouvido falar nessa sindrome.foi muito bom saber mais sobre o sara pois na época nao tivemos nenhuma explicação até porque era uma doença desconhecida

  2. sauloperes comenta:

    31 março, 2008 @ 6:37 PM

    me ajudo muito esse trabalho na minha matéria de hospital geral na fisioterapia…
    Abraços…

  3. karoline comenta:

    31 março, 2008 @ 7:04 PM

    moro em Itajai/ Santa Catarina, gostaria de saber local mais proximo para atendimento de crianças com (sara) obrigada !

  4. danielle comenta:

    17 julho, 2008 @ 5:38 PM

    a quatro meses tive{ sara,} em consequência de uma{ malária}{falcíparo}gostaria de saber se por uma vez curada,ela não volta mais.e qual os cuidados tenho que tomar.?moro em porto velho/RO. obrigado…e espero uma resposta..

  5. yuri thompson comenta:

    22 agosto, 2008 @ 12:29 AM

    minha filha esta com a sindrome de sara,e o estado dela é grave e keria saber o ke causa a doença de sara,e como e curada? e se causa sequelas e se curada pode voltar e quais sao os cuidados,e se em ultimo caso fazem cirurgia?obrigada!!!!!!!!!!!

  6. LOLA comenta:

    23 agosto, 2008 @ 3:42 PM

    Lola comenta:

    23/08/08 hora 3h45

    meu sobrinho esta com a doença sara ele esta na utei a dois meises eu gstaria de saber
    mais sobre esta doença se ela é perigosa o meu sobrinho tem um ano e oito meses tem cura ??????????? obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. yasmin comenta:

    8 setembro, 2008 @ 1:06 AM

    eu tive sara!
    tenho 15 anos i adiquiri esta doença em um grave acidente, junto a 4 amigos,tds saíraam bem, menos eu.
    no princípio era apena uma perna quebrada..
    mais depois, deu nessa…
    complicaçao i fiquei sem oxigênio durante muitas horas…
    o pessoal do hospital nao sabia o qui tinha cmg…
    apenas dps d muito tempo qui foram intender..
    intao fiqui com 100% d oxigenio i msmo assim nao conseguia captar nem 20%…
    foi 1 mes em coma…
    i coooom MUITA MAIS MUITA oraçao d amigos familiares i pessoas qui nunca nem vi..
    eu consegui sobreviver!!
    i hj estou aqui dando esse depoimento para as pessoas qui conhecerem alguém com essa doença…i digo qui pra Deus nada é impossível, basta vc acreditaaar…
    naaao é fácil passar por isso,mas tb nao é impossível sair dessa!!!
    tem forçaaaaaaaa….
    i as sequelas d meu acidente ainda nao acabaram ainda estou em fase d recuperaçao…

  8. Vanessa comenta:

    8 setembro, 2008 @ 4:48 PM

    Minha mãe fez uma cirurgia do coração e hj descobrimos que ela está com SARA ela está na UTI entubada gostaria de saber mais sobra a doença e o que fazer conversar com pessoa que já passaram por este caso.
    Obrigada.

  9. karoline comenta:

    13 setembro, 2008 @ 10:43 PM

    oi eu gostaria de comentar alguma coisa sobre essa terrivel sindrome…..
    perdi uma sobrinha de 12 anos…..pois infelizmente a saúde no Brasil está em péssimas condições. eu leveiAndressa (minha sobrinha) no hospital infantil da cidade onde moro, e os medicos diceram que ela tinha uma virose, ela já estava fraca, entao levamos outra vez pro hostital,e nada fizeram ….. na terceira vez quando retornamos era tarde demais deu tres paradas cardiacas e ela morreu!!!! boa sorte para quem está se recuperando e agradeça a deus todos os dias por estar vivo….Obrigada.

  10. esilene comenta:

    3 outubro, 2008 @ 3:13 PM

    meu irmão está com sara ,está na uti, em coma induzido a 8 dias, hoje que ficamos sabendo que é sara gostaria de saber mais sobre ,que sequelas poderá ter.

  11. Luiz Doria Furquim comenta:

    14 outubro, 2008 @ 7:42 PM

    Por motivo de um acidente com fogo fui levado ao pronto socorro e de lá ao hospital no qual foi realizado um transplante de pele para as partes afetadas. Para tanto fui entubado e posto em estado de coma induzido que durou mais de vinte dias.Ao recobrar a consciencia estava ainda com o tubo traqueal e sem poder falar. Depois que recuperei a fala, retirado o tubo, ainda fiquei em CTI por mais uns meses , até que pude ser mandado para casa, onde prossegui o tratamento com nebulizações e fisioterapia. Hoje posso andar pela cidade, e estou recuperando a função pulmonar, tendo evoluido bastante a ponto de dispensar a nebulização ficando somente com a inalação de seretide . O resultado da espirometria mais recente atesta que estou dentro da normalidade, tendo passado de 90 para 120 o indice.
    Mas, não estou livre ainda de problemas de saude graves. Recentemente, descobri pela ressonancia magnética que tenho hidrocefalia , com pressão normal. Já me foi diagnosticado isso e que tenho de me submeter a uma “pequena” cirurgia, para colocação de um cateter a fim de drenar o líquido do cérebro desviando-o para o peritônio (operação chamada de derivação).
    Diante do meu antescedente hospitalar (teria sido vitimado por SARA, sendo a hipótese a seguinte: ao ser entubado o ar introduzido nos pulmões foi danoso para os alvéolos , o que provocou sequelas pneumológicas como narrado acima), resolvi me preparar para a próxima cirurgia ( a da hidrocefalia), investigando através de exames especificos o verdadeiro estado físico-clinico em que estou. Os exames são favoraveis, não acusando mais debilidades na função pulmonar. Viso todavia, a outra cirurgia, a do cateter no cérebro.
    Essa a minha preocupação pelo futuro. Agora, como o neurologista não esclareceu a causa dessa hidrocefalia, tenho dificuldades para me decidir a respeito da cirurgia.
    Na verdade, ocorreu-me agora especular pela internet sobre “a causa da hidrocefalia”. Afora o antescedente familiar, que é o de a minha mãe ter falecido após quase dez anos de uma doença associada ou parecida com a de Alzheimer , poderia eu cogitar de uma sequela da SARA , ou seja, a hidrocefalia teria sido provocada também, como o fora, a doença pulmonar ? A sequela da entubação deixou vestígio na traqueia, onde foi achada uma estenose traqueal. Ora, é sabido que a falta ou defeito de oxigenação pode afetar em poucos minutos o cérebro, posto que essa é uma das causas de óbito. A hipótese é pois: a entubação brusca teria também causado a hidrocefalia.
    Para encerrar , uma indagação: saber a origem da hidrocefalia poderá ajudar na deliberação de seu tratamento ?

  12. gloria santos comenta:

    17 outubro, 2008 @ 2:36 PM

    Meu nome é Gloria, moro em Caruaru,PE, perdi um subrinho chamado Danilo, ele faleceu no dia 20 de setembro de 2008, após 15 dias na ITI no hospital da Restauração em Recife,tudo começou apòs uma simples pancada no braço e após cinco dias ele sentia dificuldade pra respirar , febre e dores foi diagnósticado , água na pleura e logo após essa doença de sara ou uma bactéria chamada sthafilococos. Mas estamos inconsoláveis e sem entender muito bem , como tudo aconteceu e porque aconteceu , pois Danilo era muito saudável. Nos ajudem gostaria de uma explição convicente. obrigada. Carauru, 17 outubro 2008.

  13. Cínthia comenta:

    23 novembro, 2008 @ 5:11 PM

    Boa Tarde..Gostaria de agradecer essa explicação excelentissima de SARA..
    Uma explicação cientifica e ao mesmo tempo de fácil entendimento…
    Parabéns…

  14. rejane comenta:

    8 dezembro, 2008 @ 11:04 PM

    08 de dezembro 2008 as 23hs dia 20 de novembro perdi um anjo amado que é meu sobrinho de apenas 24 anos começando a vida era caminhoneiro viajava pelo Brasil afora contraiu uma malaria vivax fez exames e deu negativo por 2x dia 2/11 foi hospitalizado dia 4 entrou para a UTI e dia 20 as o2hs da manhã faleceu foi descoberta a malaria quando ja estava entubado dizem que contraiu a infecção sara. gostaria de saber mais sobre essa doença e como ela se aloja no pulmão e como se contrai.

  15. ana paula comenta:

    24 dezembro, 2008 @ 3:56 PM

    o marido da minha mae esta na uti com sara ja faz 15 dias gostaria de saber,se alguem ja passou por isso e sobrevivel

  16. Priscila Amalfi comenta:

    4 janeiro, 2009 @ 11:20 PM

    Minha prima de 22 anos, grávida de 4 meses, está internada á quase um mês na UTI e está em coma induzido há 11 dias. Infelizmente o quadro é irreversível e fazem apenas 3 dias que informaram que ela estava com a síndrome SARA, ela perdeu o bebê a dois dias, está irreconhecivel pois inchou muito e amarelou o corpo todo, alguns orgãos estão paralisados incluve os dois pulmões…sei que é muito difícil criticar ou avaliar os procedimentos da equipe médica do hospital mas será que esta síndrome realmente demora tanto para ser descoberta? Gostaria muito de uma resposta e esclarecimento, pois mesmo sabendo que não alviará nossa dor, mas que pelo menos possamos ter conhecimento sobre esta nova e tão cuel e dolorosa doença. OBRIGADA!!!

  17. Luiza Helena Trocilo Fonseca comenta:

    6 janeiro, 2009 @ 7:17 PM

    Tenho lido bastante a respeito da S. A.R.A,entretanto ainda tenho diversas dúvidasque gostaria fossem esclarecidas. Entendi que a doença em questão é secundária, podendo advir de diversas causas como por exemplo uma infecção urinária. Em quanto tempo uma pessoa com infecção urinária pode vir acontrair S.A.R.A?
    É possível ser imediatamente identificada para eficaz tratamento? Ou sendo uma doença secundária e considerando que a infecção já apresentava quadro grave tratamento não mais seria eficaz? Se ocorre uma infecção,o paciente faz uma sepse, surge a S.A.R.A. parace-me que a sobrevivência é praticamente impossível! Em quanto tempo tudo ocorre? Infecção, sepse e SARA? . Perdi meu anjinho, um amor de menina, preciso entender o desenvolvimento, tratamento da doença. Grata

  18. Aníbal comenta:

    7 janeiro, 2009 @ 10:59 AM

    Prezado doutor, parabenizo-o pelo trabalho e gostaria, se possível, de uma informação. Sou médico clínico e minha filha está em fase final de gravidez, com data de parto programado. Foi sugerido o uso de corticóide como prevenção da Sindrome de membrana hialina.Sua gravidez desenvolveu-se normal e a conclusão do parto deverá ser feito na 39ª-40ª semana. Pergunto se justifica-se o uso do corticóide.
    Atenciosamente,
    Aníbal
    CRM-AM:752

  19. carlos matos comenta:

    26 janeiro, 2009 @ 8:35 PM

    tenho um irmão,que aos 46 anos de idade,sofreu uma queda da propria altura,tendo uma fratura exposta do tornozelo,sendo socorrido pelo bombeiro,dando entrada no hospital e logo alguns minutos,fora para sala de cirugia,horas depois,já na cirugia ele tem uma paradacardiorespiratoria ,ressucitado,fora entubado,ficando 18 dias com tubo e sedado(coma endusido),ficou enchado por todos estes dias..depois fez a traqueo,pois com o tubo poderia ter problemas,e com a traqueo o paciente teria mas traquilidade na respiração,alguns dias depois ele retorna do coma,começa a comer,beber,falar(com confusão mental,devido todos estes dias sedados),uma gloria de Deus,5 dias depois,logo apos uma visita,teve uma complicação,retornou ao estatus quo (sedado e com a ventilação mecanica 100%),foi perguntado aos medicos e eles falaram que fora pego uma pneumonia,devido o estado dele a avarios dias sedado..,no dia 23 /01 ele fala que o meu irmão esta com pulmão de sara… o quadro dele é desesperador..
    segundo os medicos estão fazendo de tudo.. aplicando os antibioticos que o quadro requer.Mas a pergunta é esta..? Tem cura? tem cirugia? como tira a inundação do pulmão!? Meu Deus Me De uma noticia..Pois acreditamos em DEus em primeiro lugar,e pedimos desde de já que aja uma cura feita pelos homens aqui na terra.
    meu email é carlosmatosgcm@hotmail.com Que Deus Pai os abençõe!

  20. carlos matos comenta:

    26 janeiro, 2009 @ 8:44 PM

    so pra complementar…entrou na uti dia 16/12 e hoje dia 26 encontra-se por lá.

  21. carlos a s matos comenta:

    26 janeiro, 2009 @ 8:46 PM

    so para complementar… acima ;entrou na uti dia 16/12/2008 e hoje dia 26 /01/2009encontra-se por lá.

  22. Fernando Simoes comenta:

    5 março, 2009 @ 8:55 PM

    OLa para quem estiver lendo! a minha intençao e dar esperança a quem esta passando pelas dificuldades que a doença SARA causa!
    Aos meus 45 anos de idade contrai pneumonia, a febre nao passava eu e minha esposa resolvemos que deveria ser hospitalizado, hoje acho que foi um erro, pois foi la que devido a minha baixa imunibilidade contrai a sindrome, se talves tivesse tratado a pneumonia com antibioticos na minha casa, nao teria contraido a SARA, mas td bem! hoje estou com 51 anos e bem! de sequela so restou minha voz, pois me deixaram muito tempo entubado, demoraram para fazer traquel e minhas cordas vocais ficaram flacidas! agora vou contar como sobrevivi! graças a Deus, minha familia, meus amigos e claro a minha vontade de viver! mas um detalhe fez a diferença! foi quando depois de um em coma resolveram me tranferir de hospital, e quando la cheguei eu estava acordado e ouvi uma enfermeira comentar com outra que eu nao iria amanhacer! isso me salvou, pois adotei uma estrategia de ficar sempre mais um dia! e deu certo! nao foi facil, porque eu tinha 5% de chance e ficar 5 meses na UTI isolado faz a cabeça pirar! porissporisso acho que opaciente deve saber sua real situaçao! para que ele reaja e se agarre a Deus e na vida! enfim estou feliz em estar escrevendo essas linhas achando que posso estar dandodando esperança a alguem! boa sorte a todos e fe em Deus e principalmente em vc!!!

  23. Elaine Mirian De P aula comenta:

    15 março, 2009 @ 12:16 PM

    Hoje fazem 5 dias que meu Pai morreu,dessa doença chamada Sara…a dor é muito grande sinto muita falta dele,espero que encontrem a cura,para que bão ocorra mais casos lamentáveis assim.

  24. Carlos Matos comenta:

    17 março, 2009 @ 1:29 PM

    Em 26de janeiro postei aqui, desesperado a procura desta cura desta doença maldita e secundaria-sara(pois ela aparece apos uma doença primeira,digo, uma queda com fratura, uma batida, uma pneumonia..enfim) no dia 28de janeiro as 1;05 minutos meu irmão querido falece!
    acabou as esperança..
    oraçoes não faltaram,porém,fica aqui uma grande pergunta,será uma nergrigencia medica,pois entende-se nas literaturas aqui apontadas que esta doença é secundaria e apos diaginostico não passa de 10 dias,e as pessoas que ficam em UTI sedada com ventilação mecanica à mais de 30 dias tem forte indicios de adquir esta maldita doença..e logo à o falecimento do paciente.
    Meus Deus… a dor é insuportavel da perda de um entiquerido…este sentimento é horrivel;da-se a impressão que falta ar,um vazio na boca do estomago uma tontura…que angustia dos familiares…
    Mas aqui ,deixo mais este depoimento:
    que Deus Pai conforte todos aqueles que encontra-se com um amigo, um parente com esta maldita doença… pois ela engana…pois o paciente tem a melhora da morte,como diz popularrmente, no caso de meu irmão fora 5 dias inesqueciveis…
    E por final, os medicos deverão falar para familia que o paciente não tem volta quando se adquire esta doença e quanto logico esta internato em uti a mais de 30 e sedado e ventilado,pois todos pegam infecção hospitalar e eles(os medicos) falam: ele esta com um virus resitente e não estamos identificando …e logo vem a pior noticia… à morte! Que Deus tenha misericordia de todos nós!

  25. jessica comenta:

    14 abril, 2009 @ 1:33 PM

    boa tarde minha priminha de apenas 4 anos está na uti há 6 dias, entubada, infecção generalizada, toda inchada, agora os médicos disseram que é sindrome de sara,mas está apesar de todos esses obstáculos, principalmente com muita vontade de viver, pois está lutando pra sobreviver, espero que todos vcs que já tiveram ou até mesmo os que já perderam seus entes queridos nos ajudem através de oraçoes para que ela saía viva dessa, pois esta bixinha é a alegria da família , pois pra DEUS nada é impossível! SE puderem segue meu email ( diessiquinha@hotmail.com) para quem já passou por isto ,talvez possa me explicar mais a respeito, abraço a todos. para quem quizer colocar o nome dela em corrente de oração o nome completo é SABRINA HONÓRIO DA SILVA, ASSIM QUE EU TIVER MELHORES NOTÍCIAS ESCREVEREI. OBRIGADA!

  26. Aline comenta:

    14 abril, 2009 @ 4:52 PM

    Perdi um grande amigo, desse mal. Até hj nós ñ entendemos como a medicina ñ evolui depois de tantos casos com relação a essa doença.`É realmente uma mal subto maldito.

  27. evodia comenta:

    27 abril, 2009 @ 10:31 AM

    tenho uma irma de 48 anos que esta há 4 dias na UTI o medico já constatou que é a doença sara, devido a pneumonia bilatera aguda e edema pulmonar gostaria de saber quantos dias ela vai ficar entubada ela teve duas parada respiratória, mais está consiente não esta sedada, por favor me resposa se ela vai reagir logo a medicação e futura qualidade de vida

  28. JÉSSICA comenta:

    29 abril, 2009 @ 1:40 PM

    BOA TARDE PRA LÊ, É COM MUITA TRISTEZA QUE VENHO COM MÁS NOTICIAS MAS PARA QUEM, TEM ESPERANÇA ASSIM COMO NÓS DA FAMÍLIA ELA AINDA ESTÁ COM VIDA, APESAR DE VÁRIAS COMPLICAÇÕES ELA ESTÁ RESISTINDO BRAVAMENTE! TEVE VÁRIAS TAQUICARDIA, RINS PARARAM E VOLTARAM, FICOU A FICAR SEM NADA DE PLAQUETAS NO SANGUE , FEZ VÁRIAS TRANSFUSÕES DE SANGUE, ESTÁ TODA INCHADINHA, TEVE COMEÇO DE TROMBOSE NOS PÉS, DIABETE ALTÍSSIMA, MAS GENTE O CORAÇÃO AINDA BATE, É POR ISTO QUE VENHO PEDIR QUE CONTINUEM A ORAR POIS PRA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL, QUE SE A SABRINA NÃO VIER A SOBREVIVER QUE DEIXE PRA NÓS UMA LIÇÃO DE VIDA DE ALGUEM QUE APESAR DE TANTO SOFRIMENTO, LUTOU PRA VIVER, ENQUANTO NÓS AS VEZES NÃO NOS IMPORTAMOS COM A QUE TEMOS, QUE PASSAMOS A VALORIZAR CADA DIA DE NOSSAS VIDAS, BRINQUEMOS MAIS COM NOSSOS FILHOS, VALORIZAMOS MAIS NOSSOS AMIGOS E FAMILIARES, DIRIGIRMOS COM MAIS CAUTELA, NÃO ESTRAGUEMOS NOSSA SAÚDE COM CIGARROS E BEBIDAS, POIS ASSIM COMO ESTAMOS SOFRENDO POR ELA NÃO GOSTARÍAMOS QUE OUTROS SOFRESSEM OR NÓS, APRENDI QUE LEVAR UMA VIDA BOA É MAIS FÁCIL QUE IMAGINAMOS BASTA PRESTAR + ATENÇÃO AOS PEQUENOS DETALHES, ESPERO QUE NO DECORRER DOS DIAS POSSA ESCREVER ALGO DE BOM PRA VCS, ABRAÇO!

  29. carlos matos comenta:

    1 maio, 2009 @ 12:12 PM

    A familia de de jessica:
    que Deus Pai os abençõe, e que Deus aplique a Justiça sobre a vida de sua priminha e sua familia…

    carlos matos

  30. jéssica comenta:

    3 maio, 2009 @ 8:14 AM

    Á CARLOS MATOS UM GRANDE ABRAÇO MEU E DA FAMILIA DE FAMÍLIA, INFELISMENTE NÃO TENHO BOAS NOTÍCIAS DA MINHA QUERIDA PRIMINHA, ELA FALECEU DIA 30/04 ÁS 18:00 HS, FOI + OU- COMO ACONTECEU NO CASO DO SEU IRMÃO, O PASSO Á PASSO FOI QUASE O MESMO, ISTO NOS FAZ ACREDITAR CADA VEZ MAIS QUE O BRASIL AINDA NÃO SABE LIDAR COM SARA OU ESTA NÃO TEM MESMO CURA QDO UM PACIENTE ENTRA NESSA, A DOR É HORRÍVEL,A SAUDADE ENTÃO NEM SE FALA, MAIS O QUE FICA MESMO É A CERTEZA DE QUE ELA TEVE QUATRO ANOS DE PURA FELICIDADE , NUNCA VI UMA CRIANÇA TÃO FELIZ E AMADA QTO ELA, TENHO UM FILHO E POSSO DIZER COM CERTEZA QUE NEM ELE ATÉ HOJE COM 5 ANOS NÃO FOI TÃO FELIZ QTO ELA!
    VCS NÃO IMAGINAM QUÃO FELIZ ELA ERA, FICA O SENTIMENTO DE QUE FOI FEITO O POSSÍVEL EÍMPOSSÍVEL PRA ELA, O MÊS PASSADO ELA TEVE UMA UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO, E É ESTA IMAGEM QUE GUARDAMOS DELA, RINDO, BRINCANDO ,DANÇANDO COM LELÉO(MEU FILHO), NO DIA DO SEU FALECIMENTO MEU TIO DESDE ENTÃO ACENDIA VELAS TODOS OS DIAS PEDINDO PRA DEUS TRAZER ELA DE VOLTA BEM, NAQUELE DIA DEPOIS DE VER ELA TÃO MAL ELE APAGOU TODAS AS VELAS E PEDIU PRA DEUS FAZER O MELHOR PRA ELA, MINHA TIA NO MOMENTO DA VISITA DISSE AOS OUVIDOS DA SABRINA: SABRINA SE VC ESTIVER SOFRENDO E VENDO A MÃO DE DEUS PEGA NA MÃO DELE E VAI COM ELE QUE A ELE VAI TRAZER VC DE VOLTA PRA MIM , E MINUTOS DEPOIS O CORAÇÃO DELA PAROU! UM ABRAÇO A TODOS, INFELISMENTE NÃO SABEMOS O QUE TEM DO OUTOR LADO MAS FICA A ESPERANÇA DE QUE SEJA UM LUGAR MELHOR POIS ACREDITO EU QUE DEUS NÃO IA TIRAR ELA DAQUI SE NÃO FOSSE PRA LEVAR PRA UM LUGAR MELHOR NEM QUE NÃO SEJA HOJE MAS QUEM SABE UM DIA!

  31. Carlos Matos comenta:

    4 maio, 2009 @ 6:10 PM

    A Jessica:
    Deus aplicou a Justiça!
    e o que é isto,justiça,levar uma pequena menina…???
    é! sabe porque querida, vc já imaginou se ela tivesse uma sequela?
    como seria a vidinha dela e de seus familiares?então ?Deus age nestes casos ,aplicando a justiça e proporcinando a oportunidade da vida eterna(para quem acredita). E quando alguem que amamos se vai,aoi que acreditamos no impossivel imaginar que é a vida eterna,e como vc disse em seu depoimento, nós não sabemos o que tem do outro lado… mas fique certa!
    se existe a vida existe a morte,portanto existe a vida de novo.então desejo-lhe a vc e sua familia que a benção de Deus Pai (jeová) este sempre com vcs para o conforto de syas almas, pois vivo disso, pedindo a Deus o conforto pra mim e meus Pais que já estão velhinhos e não acredita que perdera o seu filho primogenito pra esta tal de S.a.r.a(morte).
    E para finalizar:Realmente o Brasil com sua medicina não evoluiu nesta doença, mal eles sabem diagnosticar..e quando consegue já sabe..é tristeza na certa!
    um grande abraço a vc jessica e sou sollidario a sua dor assim como todos que aqui passaram e perderam os seus ente queridos ou se não perderam estão com este sofrimento, esta angustia,e sabam aos outros que estão com parentes ou amigos com esta doença.. pessa A Deus acima de tudo que aplique justiça e de a calma que vc(s) precisa(am).
    carlos matos

  32. evodia comenta:

    6 maio, 2009 @ 6:28 AM

    para carlos matos
    essa doença tem cura sim o proprio nome já diz tudo DEUS SARA TODAS AS FERIDAS, é só ter fé, minha irmã passou doze dias na UTI com esta doença, mais não ficou sedada, já esta falando com todo mundo e graças ao nosso Deus e aos médicos que cuidaram dela não vai ficar com nenhuma sequela e seu irmão como ficou curado de tudo.

  33. evodia comenta:

    6 maio, 2009 @ 6:38 AM

    Desculpe Carlos Matos
    eu não tinha visto o depoimento sobre o falecimento de seu irmão, aqui deixo meus sentimenos, quem sabe os médicos não se empenharam tanto as vezes até um erro humano, será que os médido fizeram a coisa certa, pois minha irmã quando estava na UTI não ficou sedada em momento algum para se ter uma ideia nem plano de saude ela tinha mais a UTI do hospital universitário de nossa cidade(camapina grande pb) deu total assistência ao caso dela, todos os dias nos davam informação sobre o estado de saude dela nunca escoderam o que ela tinha, todos os dias tiravam radiografias e nos mostravam o pulmão dela progredindo, remédios caríssimos como o cipro enfim uma UTI de 1ª para.
    só temo que agradecer a Deus por esta vitória

  34. Carlos Matos comenta:

    6 maio, 2009 @ 5:24 PM

    Evodia, esta desculpado(a)…
    quero aqui dizer que deus Pai é a salvação e a esperança e ponto.
    porém não poderemos confundir ou interpletar as palavras como vc disse Desu sara todas as feridas ou seja Sara(é uma sigla e significa sindrome de angustia respiratoria aguida ou adulta) e sara é sinônimo de cura ,percebe… mas tudo bem, esta desculpado.
    acrecentando: quando fica-se sedado por varios dias ou seja apos 20 dias, e se adquire a SARA é super preocupante e os médicos quando descobre já é tarde de mais.. o quadro já evoluiu bastante prejudicando o paciente.Mas os médicos devem ser preventivos quando acontece estes epsodios devem já aplicar os antibioticos necessarios para que não aconteceça o já esperado.
    um grande abraço a Evodia

  35. evodia comenta:

    8 maio, 2009 @ 4:32 PM

    para Carlos Matos
    ok você está certo mesmo só Deus pode nos dar os designios da vida, e ainda mais correto quanto comenta que cada caso é um caso,. já ouvi falar que os casos de penumonia os indices de morte são menores como foi o caso do Fernando Simões (comentario acima do seu) por sorte minha irmã não ficou sedada apesar de passar doze dias entubaba, mais é uma doença que eu sei que vair requerer muitos cuidados ainda, pois ela ainda se encontra há 4 dias dias na enfermaria e vai fazer uma bateria de exames para ver se não ficou com sequelas, mais passou por maus bocados para sair da UTI, só ela sabe o que passou lá dentro.
    grata pelas palavras.
    Evódia

  36. Carlos Matos comenta:

    8 maio, 2009 @ 5:42 PM

    Evodia! fica em paz!
    que O nosso pai (jeová)esteje abençõando a sua irmã..e dando a paz que os familiares necessitam para interagir com o paciente, dando- lhes força também… por fim um grande abraço, e poste aqui a evolução positiva de sua irmã, pois estarei orando para o restyabelecimento da saúde, sem sequelas…
    aproveitando para abraçar aqui a todos que postaram…
    e solicitar se existe um medico que interage neste topico, que possa nos subsidiar com informações desta doença…

  37. Rafael Franchini comenta:

    16 maio, 2009 @ 1:57 PM

    Perdemos Júlia Rafaela Araújo nosso anjinho querido,minha sobrinha de 3 aninhos apenas foi internada com pneumonia maas depois de algumas horas q ela foi internada ficaram sabendo q era o caso de Sara , foi as pressas para a UTI ,e logo depois de 36 horas com esse sintoma, infelizmente ela se foi , infelismente o seu pulmão foi dominado pela Sara teve 4 paradas cardiacas, respirava 100% pelo aparelho,e seus orgãos foraam paralizados com o tempo em que ele se permaneceu internada.
    ela foi levada varias veezes ao hospital, e os médicos sempre diziam q era viroze, e raceitavam xarope para tosse , não ligavam para fazer nenhuum exame nenhuma radiografia para saberem se realmente era virose ou não.
    apenas reconmendavam o XAROPE e coom o tempo ela foi ficando cada vez mais pior.
    Espero q descubram logo ah cura para esse sintoma , e que alguns médicos tenha mais capacidades de fazer algo por alguém, que pensem mais antes de apenas receitar um simples XAROPE ..

  38. Papai Carlão comenta:

    16 maio, 2009 @ 5:14 PM

    Minha finha foi mais uma vitima dessa doença ,
    o que pesso mais empenho para encontrar um remedio que seja tao forte
    e eficaz ,contra essa maldita bacteria. Um pouco mais de empenho seria bom
    e parar com essa mania de tudo ser viroze. Uma vida merece mais empenho.
    ´só um pai que perdeu sua filha pode entender o que eu estou falando .A resposta
    sei que nao vai vim , mas vou esperar . Julia Rafaela Araujo nasceu em Araras , se
    foi como um anjo que caiu do ceu , ficou 3anos e meio e foi embora deixou a saudade
    e a lembrança de felicidade ,papai sempre vai te amar meu foguetinho.

  39. JUZIMAR comenta:

    22 julho, 2009 @ 5:23 PM

    Oiee Meu Nome é Juzimar Tenho 17 Anos Meu Filho Faleceu Com Essa Doença Sara ele tinha um ano e tres MESES Ficou Enternado na UTI Do Hospital Jesus No Rio De Janeiro em Vila Isabel Ficou Enternado 7 meses Gostaria De Saber si Essa Doença Tem Cura???Obrigado…

  40. carlos matos comenta:

    23 julho, 2009 @ 10:30 AM

    meu querido,meus sentimentos profundo;tão jovem e, já sentindo um profunda perda… mas Deus Pai o protegerá e te dará a Paz que vc precisa.Quanto a sua pergunta, leia os topicos,vc terá um entendimento um pouco mais sobre a doença.
    um forte abraço.

  41. carlosmatos comenta:

    23 julho, 2009 @ 10:34 AM

    Evodia como vc vai?
    Como andas a saude de sua irmã?
    espero que esteja bem…
    poste aqui minha querida(o),é importante para nós, até mesmo para um entendimento.
    abraçoa a vc e sua irmã…

  42. claudio ribeiro pereira comenta:

    1 agosto, 2009 @ 4:13 PM

    Estou c/ um irmao c/ sidrome de daw, c/ 52anos internado no hosp. das clinicas de teresopolis . Ele há 2anos e meio atrás ele foi atropelado, por um moto boy, teve varias sequelas, no dia 23 ele foi internado c/ peneumonia ,ficando 2 dias em cima d uma maca no hosp. depois ele foi p/ o CTI, chegando lá o médico disse k teria k entuba-lo…..nosso ele teve uma parada cardíaca, eles conseguiram ressussita-lo. alguns dias depois o medico disse a peneumonia stava sobre controle + o k o preocupava era k ele nao acordava ,em um dia d visita chegamos lá ,e chamamos por ele , ai ele abriu os olhos , ficamos felizes, ele stá saido do coma…..2 dias depois o medico vem nos dizer k o caso dele tinha se agravado mto, k ele stava c/ uma doença chamada sidrome d SARA….+ stamos colocando nas maos d DEUS pq ele pode tdo

  43. marcia comenta:

    3 agosto, 2009 @ 1:51 PM

    No ano de 2004 meu filho com 4 anos de idade foi internado com pneumonia,o estado clinico dele segundo os médicos que o acompanhavam era bom,mas foi realizado uma gazometria e a oxigênaçâo estava pouca…então pediram tranferência para um outro hospital onde a uti era melhor equipada,porque teria que ser entubado…Foi muito impressionante como ele piorou de uma hora para a outra,na ambulancia ele ja estava em coma induzido e entubado….chegamos no hospital pouco antes das 6:00 da manhã,ai foi onde tudo piorou os médicos disseram que em poucas horas ele tinha piorado muito e que a pneumonia ja estava nos dois pulmoes e eles estavam fazendo td possivel,meu filho deu entrada nesse hospital em um domingo e cada visita era uma tristeza porque enquanto eu e meu marido via os outros pais terem noticias boas eu tinha até medo de falar com o médico…nesse tempo ele teve 3 parada cardiorespiratória,teve que drena os 2 pulmoes e mesmo assim ñ conseguia respirar sem o respirador,fizeram uma broncoscopia para saber se tinha algum corpo estranho e nada….um dia o mádico chamou eu e o pai e falou para nós se apegar a DEUS porque td que podiam tinham feito e ñ via melhora e estava suspeitando dessa doença s.a.r.a.Uma semana exato que ele deu entrada no hospital no dia 04.04.2004 as 11:00 da noite meu filho faleceu….o pediatra dele acompanhou td a equipe médica ,todos falaram que nunca viram um caso igual ao dele,ficamos sem saber ao certo o motivo da morte dele,o médico falou que se eu e meu marido tivessemos interesse ele ia conversar com outros médicos para tentar achar uma causa e entraria em contato com a gente depois….mais ñ quis,nada ia traze-lo de volta ,foi uma semana de muito sofrimento para tds.Entregamos ele para DEUS e continuamos seguindo nossas vida.Um abraço para todos,e que DEUS conforte o coração de todos nós>

  44. carlosmatos comenta:

    3 agosto, 2009 @ 3:42 PM

    a marcia que Deusa conforte, é tão doido a perda de um ente..meu deus como doe! ainda mais perder por uma doença desta q parece ate esta doença suina, vc estão vendo… a semelhança.
    a diferença é de algumas situações…
    mas aqui deixo a minha solidariedade a todos mais uma vez e a vc minha querida marcia.
    um abraço.

  45. carlosmatos comenta:

    3 agosto, 2009 @ 3:43 PM

    a marcia que Deus a conforte, é tão doido a perda de um ente..meu Deus como doe! ainda mais perder por uma doença desta q parece ate esta doença suina, vc estão vendo… a semelhança.
    a diferença é de algumas situações…
    mas aqui deixo a minha solidariedade a todos mais uma vez e a vc minha querida marcia.
    um abraço.

  46. marcia comenta:

    4 agosto, 2009 @ 3:54 PM

    Muito obrigado Carlos,a agora já é possivel falar disso sem muito sofrimento.Só DEUS e o tempo que consegue conforta quem ja passou por isso…abraços

  47. carlosmatos comenta:

    4 agosto, 2009 @ 9:34 PM

    ok! querida,tdo de bom,que a benção de Deus esteje em sua casa!

  48. giovana comenta:

    10 agosto, 2009 @ 4:21 PM

    Meu irmão esta hospitalizado a oito dias baixou por causa de uma infcção respiratoria hoje os medicos falarão que ele adiquiriu a sara e esta em coma induzido por sete dias, mas não consegue respirar sozinho na ferdade a maquina é que esta respirando;por ele.gostaria de saber por quanto tempo essa doença fica nos pulmoes.essa bacteria se generaliza aus outros orgãos.o que podemos fazer?para reverter esse quadro.

  49. evodia comenta:

    10 agosto, 2009 @ 5:43 PM

    Olá Matos
    Eu entrei no site porque respodi a Giovana, que me enviou um email sobre o irmao dela, e eu já respondi a ela e dei muita força para que tudo der certo com o irmão dela, graça a Deus minha irma esta cada dia melhor esta tomando o meravan um tipo anticoagulante para envitar que a doença volte, e fazendo acompanhamento médico de 15 em 15 dias, mais esta tendo uma vida normal, isto é o que importa para o que passou pode se dizer que está no céu.
    grata pela lembrança.
    abraços
    Evódia

  50. carlosmatos comenta:

    11 agosto, 2009 @ 11:42 AM

    minha querida! q boa noticia… que Deus abençõe sempre a sua irmã e logico a vc.. e toda a familia… sucesso!
    abraços e obrigado pelo retorno…mais vai postantando sempre pois não á esqueceremos.

  51. janiviaduarte comenta:

    14 agosto, 2009 @ 12:01 PM

    eu quero participar

  52. carlosmatos comenta:

    14 agosto, 2009 @ 4:53 PM

    janiviaduarte, conte seu caso, socialize, vc pode e deve particiapar…
    um abraço e seje bem vindo .
    a todos um abraço.

  53. janivia duarte comenta:

    16 agosto, 2009 @ 7:52 AM

    oi Carlos minha filha est´s na uti adesde de 27 de julho de 2009, com SARA até então nunca ouvi falar dessa doença. Ela tem 24 anos. Està com a ventilação nos parametros a cem por cento pra manter o oxigenio no sangue. A dor maoir é a angustia e a demora não tem recuperação o pulmão parece estar duro. Gostaria de saber tudo sobre SARA. abraço, Nivia

  54. janivia duarte comenta:

    16 agosto, 2009 @ 12:53 PM

    Ola Carlos Matos vi seus depoimentos! minha filha estva bem, fiquei com ela o final de semana, nalevei no medico domingo ele façou que estava tudo certo, até então era um resfriado, na segunda ela foi consultar novamente e o dr á liberou e disse que estava tudo certo, então ela tussiu no lenço e ele viu um liquido avermelhado , pediu que voltasse, e fez um raio x. Aí começou a tortura foi para o hospital e veio as falta de ar. Na terça foi para a uti e entubada, está até hoje. Essa doença é tão injusta assim…?

  55. carlosmatos comenta:

    16 agosto, 2009 @ 4:47 PM

    olá nivia! Meus sentimentos, imagino a sua dor e sua angustia, o sentimento de impotencia..
    é horrivel;mas digo, pela experiência amarga q tive,a SARA é uma doença adquirida através de uma outra doença(bronco pneomonia por exemplo)logo,começam as dificuldades e as complicações, e se não fpr medicado e identificado rapido,ela evolui para este quadro de SARA,onde os pulmões (alvelos ficam cheios de secreções) ealém de tudo ficam duro, e ai o paciente necessita de ventilação mecanica 100%… ai minha querida amiga, só Deus Em nossa vida, pois ,segundo a literatura ,a chances de vida é muito pouca.
    Mas aqui, começo a minha oração, para que vc e familia tenha a paz q vcs irão precisar e logo,se for da vontade de DEus ,ela tenha a recuperação e que não venha com sequelas.
    então minha querida,Que Deus Pai esteje com vc (S) e por favor poste sempre, pois precisamos saber tdo desta doença,e as evoluções…
    um forte abraço!

  56. giovana comenta:

    17 agosto, 2009 @ 4:13 PM

    hoje fas 14 dias que meu irmão esta em coma induzido por conta dessa doença a SARA cada dia que passa as notiçias são as piores posiveis, hoje o medico da UTI nos falou que não ten mais nada que eles possan fazer a não ser entregar nas mãos de DEUS até as maquinas estão parando.ele ja teve falençia de pulmões e os rins estão muito lentos cada dia que passa eles funçionan menos que deverião.nãõ vejo saida,so nãõ aceito de um ser humano sofrer tanto assim.olho para ele na quela cama e não acretito no que meus olhos vejan.essa maldita doença não ten cura essa é a mais pura verdade.ta acabando com minha familha ta acabando comigo, não sei de onde tiro tanta força.não concigo dormir penssando nele,não concigo comer pensando nele, acho que to ficando neorotica,não concigo nen falar com as pessoas,acho que queren saber de mais.fico indiguinada até mesmo com os medicos,eu sei que aculpa não é deles,mais é uma raiva tão grande pois ficamos impotente diante disso tudo.sem poder fazer nada só não ser esperar.que DEUS tenha piedade de meu irmão.

  57. carlosmatos comenta:

    18 agosto, 2009 @ 7:30 AM

    O GEOVANA , O Q FALAR;APENAS Q VC TENHA FÉ, E PEÇA AO PAI,NOSSO DEUS, A TRANQUILIDADE,O Q É DIFICIL… MAS É NECESSARIO…PASSEI POR ISTO, E AINDA PASSO, POIS SOFRO TODOS OS DIAS , POIS TENHO A LEMBRANÇA DIARIA DE MEU QUERIDO IRMÃO…NA uti DAQUELE HOSPITAL, VENDO A EVOLUÇÃO DA DOENÇA E VENDO MEU IRMÃO PARTIR..FOI HORRIVEL! MAS DEUS TEM ALGO PARA NÓS,E PRECISAMOS ESTAR ATENTOS… O Q ELE QUER DE NÓS…PRESTEMOS ATENÇÃO: VEJA O NOSSO COMPORTAMENTO O Q NÓS FIZEMOS OU Q NÓSDEIXAMOS DE FAZER…
    OU SEJA ,UM SIMPLES “EU TE AMO, COMO VC É IMPORTANTE NA MINHA VIDA” ENFIM…
    ESTAMOS AQUI ORANDO PARA VC E SEU IRMÃO…UM ABRAÇO.
    CARLOS MATOS

  58. Sandra Paula comenta:

    24 agosto, 2009 @ 11:06 AM

    Olá, acabei de saber por telefone que meu pai esta com SARA. Na verdade ainda não saiu o boletim médico, só sai as 15:30, mas uma médica conhecida de minha irma ligou p o hospital e explicou o caso. Meu pai já tem bronquite há anos, inclusive foi afastado do trabalho e aposentou-se devido a sua doença respiratória, Na 4a feira desta semana se sentiu mal pela manhã e começou com falta de ar, tomou um sal de frutas e foi p o hospital. Chegando lá na emregencia teve uma parada cariorespiratória e reanimado em 3minuto com massagem cardiaca. Foi com dificuldade que o entubaram. Não tinha uti, somente ontem foi encaminhado para a uti. NO sábado ele estava bastante inchado e ao perguntar apenas me informram que era devido aos medicamentos que haviam sido trocados. Ontem então ficamos sabendo que ele estava com pneumonia e com infecção. O rim parou, o coração esta inchado e estão usando 100% de ventilação. O pulmão nao consegue abrir. A pressão arterial baixa, usando o máximo que podem de adrenalina para manter a pressão. Informaram que nao podem usar medicamentos mais fortes pois mais que isso o envenenariam. Td que podem fazer esta sendo feito. è o relatos do hospital e de médicos amigos da familia que ligam para saber do caso. Peço também a tds muita oração, pq pelo que vi a maioria dos casos qdo diagnosticado SARA são fatais. Pelo que percebi apenas uma garota de 15 anos até o momento se salvou, e isso c muita oração. Na verdade estou aguardando o boletim médico oficial que sairá hj a tarde sobre o diagnóstico de SARA. Manterei contato, e desde já agradeço as explicações aqui passadas e as preces que seram dirigidas ao meu pai.

  59. MARCIA comenta:

    25 agosto, 2009 @ 2:04 PM

    BOA TARDE SANDRA,TENHO CERTEZA QUE TDS QUEREM QUE O CASO DO TEU PAI ACABE DIFERENTE QUE O DA MAIORIA…PORQUE EU AO MENOS´~N DESEJO PARA NINGUEM PASSAR PELO QUE PASSEI.MAS….PODE TER CERTEZA QUE EM MINHAS ORAÇÕES PEDIREI AO TEU PAI E PARA TD A TUA FAMILIA,PARA AJUDAR VCS A PASSAREM POR ISSO.QUE DEUS ESTEJA COM TDS NÓS,E MELHORAS PARA O TEU PAI.FIQUE COM DEUS TÁ.

  60. JANIVIA DUARTE comenta:

    3 setembro, 2009 @ 8:16 AM

    OLA CARLOS MATOS! MINHA FILHA FALECEU DIA 19 DE AGOSTO, HOJE CONSIGO FALAR SOBRE A MORTE DELA, AINDA NÃO ACEITO QUE NADA PODE SE FAZER CONTRA ESSA DOENÇA TÃO INJUSTA. ESTOU FAZENDO ORAÇÕES POR TODOS QUE ESTÃO COM ESSA DOENÇA!

  61. JANIVIA DUARTE comenta:

    3 setembro, 2009 @ 8:22 AM

    COM 24 ANOS O SEU PULMÃO ENDURECEU E OS OUTROS ORGÃOS FORAM DEIXANDO DE RESPONDER É MUITO TRISTE… 22 DIAS ENTUBADA SEM PODER FALAR, COM O VENTILADOR A 100%

  62. carlosmatos comenta:

    3 setembro, 2009 @ 8:42 AM

    ôh! minha querida! Meu sentimentos,imagino a tamanha dor, angustiante.Mas saiba Deus esta contigo e seus familiares pode ter certeza.Infelizmente tivemos esta noticia ruim.
    Mas minha amiga,saudades,agora só saudades,que é importante em nossa vidas,vamos recordar as melhores ações,atitudes,que ela aqui na terra fez a voce e aos seus.E entender que Deus Pai sabedor de todas as coisas age na hora certa, não q ele goste da morte, mas para que possamos repensar na vida e na vida eterna aqual ele proporcionará, e que esta breve. E quem sabe nós possamos encontrar nosso ente querido o mais rapido. pois segundo a bilblia.. o salario do pecado é a morte, portanto, o nosso ente já pagou, e com certeza estará na oportunidade de vida eterna.Cabe aqui dizer a vc que não sou evangelico e não tenho uma religião especifica embora seje simpatizante de uma religião;mas nós seres humanos deveremos se apegar em Deus que é o dador da vida .E para finalizar oro à Deus com todo sentimento, que abençõe a vida das pessoas que tem problemas semelhante ao nosso,assim como abençõe os medicoa para que possam diagnosticar rapido esta doença para que não evolua para este quadro de SARA, que á nosso ver hoje não tem cura, ou seja quase não há cura.
    mas uma vez, que deus Pai abençõe vc e a todos desta cumuna. abraços solidario e fraterno!
    carlos matos

  63. Sandra Paula comenta:

    4 setembro, 2009 @ 11:12 AM

    Gostaria de comunicar que meu pai faleceu no dia 30 de agosto deste ano. Embora tenha acontecido o que não queriamos, quero deixar registrado aqui em que não gostaria que os familiares que tem entes com a mesma doença percam a fé e esperança. O que levou meu pai a óbito não foi a SARA e sim todas as complicações. Ele estava com pneumonia, infecção hospitalar generalizada, com o rim parado e usando o máximo de adrenalina para segurar sua pressão. O hospital solicitou encaminhá-lo ao SVO(serviço de verificaçaão de obito) pois não conseguiam identificar a causa da morte, e por fim saiu como broncopneumonia.
    Enfim, o que quero deixar registrado é que mesmo tendo acontecido o que não queriamos, eu realmente acredito que ninguém parte se não for sua hora, portanto não deixem por nenhum segundo que alguém lhes tirem a esperança, não percam a fé…Acreditem sim até o último minuto, pois a própria médicina tem N casos inexplicaveis de superação, casos que estavam fadados a morte e sairam inteiros, abraçados a seus familiares e outros tantos casos que estavam em fase de alta e sem motivos vieram a óbito.
    Orei, acreditei até o ultimo minuto…e sei que se ele foi embora, é pq independete de sara, infecçao, cura, e oraçoes, é pq ele já tinha feito com mérito seu papel na terra.
    Fiquem em paz e nunca percam a fé, nunca deixem de acreditar, nunca deixem que roubem sua esperança…lutem sempre sabendo que se cada um fizer a sua parte o melhor irá acontecer, mesmo que pra isso tenhamos que dizer adeus.

  64. giovana comenta:

    5 setembro, 2009 @ 5:46 PM

    peço desculpas por não ter escrito antes,mas me lembro que no dia que entri encontato com voçes,no dia 17 de agosto tinha chegodo do hospital as 13horas mais tarde pela 16horas resolvi abrir meu msn e precisava desabafar e comentei de meu amado e inesquecivel irmão que deus tenha ele no reino da gloria.pois na quele mesmo dia ele venho ao óbito as 23horase25minutos,teve cinco parada cardiaca e não suportou,eu ja tinha me preparado,na verdede só da bouca para fora é triste perder alguem que a gente ama. continuo pedindo a deus que proteja que cuide dele,comcerteza fes oque seria melhor para todos nos.em meio de tanta triteza tivemos uma grandioza alegria meu subrinho do irmão mais novo nasceu agora no dia02/09 troxe para nos mais um motivo de não desistir da vida.e nos fazer entender que nesse mundo so estamos de pasagem.ninguem ficara para semente,que não importa o tempo que viveu ou vai viver todos nos temos nosso tempo predestinado por deus.mesmo ficando em nossas mentes lembranças terriveis que nunca esqueseremos,vai contnuar sempre vivas em quanto nos viver.obrigado pela atenção de todos.

  65. ana carla comenta:

    10 setembro, 2009 @ 2:43 PM

    Oiii vim aki deixar meu depoimento tbm..
    minha mãe fez uma cirurgia dia 11 da agosto (com urgencia)
    pos o médico diagnosticou pancreatite, diverticulite, ulsera, e sisto hemorragico
    ficamos com muiito medo
    pois a minha mãe sempre
    teve muitas dores mas sempre foi uma pessoa forte principalmente em sua fé
    a cirurgia occorreu tudo bem graças a Deus e após 19 dias se recuperando bem
    ele vomitou sangue que segundo o médico era um coagulo de sanguee que ela havia inalado quando vomitou , que não era grave mas que minha maezinha teria que ficar na UTI para exames .
    Muiitissimos assustados com tudo iamos visita-lá mas ela estava ótima apenas meio amarelada// foram passando os dias e ela estava com dificuldade na respiração //quando no 5 dia os médicos diagnosticaram SARA.
    ela foi entubada e depois de tres dias partiu com sua enorme fé.

    e nós perdemos a melhor coiisa das nossas vidas
    não esta sendo fácill mas sei ki da onde ela está esta olhando por nós
    poiis ela fez da sua vida para ver eu minha irmã e meu pai felizes…
    Deixo aki meu depoimento não para desanima-los mas sim para anima-los
    pq minha mãeziinha foi curada po Deus como nós tanto pediamos
    A fé é o ki nos move hj para que um dia possamos encontra-la na presença de Jesus…

    - Que Jesus e Nossa Senhora Aparecida abençõe todos nós -

    “vigiai e orai pois não sabeis a hora e nem o lugar”

  66. Karla comenta:

    21 setembro, 2009 @ 3:19 PM

    Olá! Jessica!
    Sua priminha faleceu ? Meu irmão está com essa terrível doença.
    esta na UTI ja há 11 dias eu e minha familia estamos deseperados , nao aguento mais essa situação o quadro esta mantendo somente ouço isso da equipe medica .
    meu irmao tinha uma vida saudavel , moço lindo de apenas 22 anos cheios de planos para o futuro , acredito na vida dele pois confio em Deus .
    Somos de Claudio Minas Gerais gostaria que alguma familia entrasse em contato comigo pois isso me alivia muito trocar ideias com alguem que sabe realmente o que tenho vivido nesses ultimos 21 dias .
    Por favor me envie e-mails karla@minasclaudio.com.br 37-9948-4868

  67. karla comenta:

    22 setembro, 2009 @ 12:12 PM

    Olá, pessoal!
    Hoje fazem 12 dias que meu irmao está em coma na UTI entubado.
    Essa doença e terrível, os rins dele paralizaram tb. Eu e minha famila tem sofrido demais , so quem viveu essa situação sabe o que estou passando, hoje conversei com os medicos me disseram que ele está mantendo somente ouço isso , perguntei para a equipe medica se existia um pontinho de melhora me disseram que ainda nao .
    Meu irmao e lindo ! tem 22 anos com 1,83 de altura cheio de planos para o futuro acredito na vida dele, creio em Deus Tem sido esse Deus maior que tem me dado forças .
    Por favor me mande algum comentario preciso de respostas estou muito ansiosa

  68. giovana comenta:

    22 setembro, 2009 @ 8:39 PM

    ola carla acima de tudo nunca perca a fé em DEUS ele é que nos da muita força muito vontade de viver,sei o quanto voçeis estão sofrendo. vaço minhas oraçoes todas as noite por todos que estão passando por essa droga que a SARA .peço sempre a DEUS para ter uma atenção muito espesial principalmente com os familhares.pois náo ha palavras para descrever a dor, o vasio a saudade e as lembranças.que continuan vivas dentro de nos mas machuca muito.então minha amiga rese converse com DEUS é so ele que pode e fara o que for melhor não so para teu irmão mas para toda familhia.não temos muito o que dizer nessa situação.a não se orar e pedir a DEUS POR TODOS.

  69. carlos matos comenta:

    23 setembro, 2009 @ 10:36 AM

    Karla , o q aconteceu com seu irmao de fato.. o q afetou-o primeiro… ?
    pois vc sabe ,a sara é decorrencia de um trauma, ou outra doença como pneomonia…
    fique com Deus, aqual só ele poderá te dar força a vc e familia, pois a maioria dos depoentes desta comunidade reza para q os medicos descubram a cura da sara e rapido… embora não trouxa os nossos entes de volta…Mas tras a esperança para quem esta com o problema.
    abraços a todos da comunidade!
    carlos matos

  70. karla comenta:

    25 setembro, 2009 @ 11:38 AM

    Olá, Carlos

    Meu irmão nao se sabe ainda , mas aki aconteceu com ele e que do do dia pra noite meu irmao inchou 10 kgs ai se descobriu que os rins dele estavam paralizados , ele estava tossindo muito mas ninguem deu importancia depois foi ficando cada dia mais fraco ate um dia isso tudo no hospital ele ficou no oxigenio pois estava muito sem ar no dia seguinte ja foi pra a UTI. DESDE ENTAO foi so piorando cada dia mais , ontem precisou de 100% oxigenio ai fizeram hemodialise tirou 6 litros de agua do corpo dele ai ajuda dos aparelhos caiu para 60% e ele fez 140 ml de xixi , estavam para fazer outra biopsia renal não ficamos de acordo pois achamos que possa prejudicar em alguma coisa pois estava marcada pra ontem e depois que viram que ele piorou adiaram significa que a biopsia e traumatica , se nao vai mudar no tratamento nao estamos de acordo, isso tera que ser discutido com mais cautela ou seja dias melhores dias piores isso ta
    uma agonia ,Mas tenho Fé em Deus que ele vai sair dessa, pq a obra do Senhor é maravilhosa!

  71. karla comenta:

    25 setembro, 2009 @ 1:56 PM

    Carlos, primeiramente gostaria de te agradecer pela força.
    Meu irmao inchou de um dia para o outro, levamos ao hospital fizeram exame de urina acharam nefrite entao ficou internado e estava tossindo bastante ninguem deu importancia depois foi ficando cada dia mais fraco ai levaram ele para A UTI fizeram biopsia renal demorou chegar resultado 08 dias e quando chegou nao ficaram de acordo entraram em contato com o patologista de São Paulo e discutiram muito,chegaram conclusao fazer outra biopsia
    Dai entao ele que estava com a oxigenação de 80% passou para 100% adiaram a biopsia ai perguntei ao medico pq da Biopsia se mudaria alguma coisa respondeu que nao somente para resposta da medicina entao questionei que se traria algum problema pois se quando estava com dificuldade de respiração nao fizeram (preocupei) acho melhor depois de uma melhora fazer uma biopsia pulmonar. mas hoje tiraram mais liquido do corpo ai Graças ao bom Deus a oxigenação do aparelho esta de 70%. Estou confiante no Senhor! Ele sara todas as feridas!
    Nunca perco a fé!!!

  72. carlos matos comenta:

    27 setembro, 2009 @ 12:31 PM

    Olá Karla!
    obrigado pela resposta… fiquei feliz pela melhora do seu irmão, ficarei à orar…
    um grande abraço e fique com Deus.. de noticias…

  73. ariana comenta:

    29 setembro, 2009 @ 7:15 PM

    Gostaria de saber, qual está sendo a posição da medicina em relação ao tratamento da sindome de sara. se houve casos de cura quais foram as sequelas, qual a possibilidade de cura. mais informações com palavras mais facíl de entender.
    Obrigado. Ariana

  74. karla comenta:

    1 outubro, 2009 @ 8:38 AM

    Olá,´pessoal!

    Existe cura sim para a doença Sara meu irmão e um Testemunho. Hoje fazem 22 dias de CTI ele esta muito melhor esta praticamente respirando sem ajuda de aparelhos. Nao sabemos ainda se ira ficar com insuficiencia Renal , pq ainda faz muito pouco XIXI 0,85 ML . Acredito na cura dele , pois a obra de Deus e grande ! Peço quem tem a doença Sara nao perca as esperanças nunca, , Clama ao Senhor! Pois ele é o medico dos medicos!Estou muito Feliz!! ele estão tirando do cedativo dele , vou poder conversar bastante com ele , estou com muitas saudades do meu querido irmao . Quem quiser entrar em contato comigo estarei à disposição 37-99484868

  75. karla comenta:

    22 outubro, 2009 @ 11:35 AM

    To Feliz demais !!! Deus fez um milagre no meu irmao, permitiu que ele nascesse dinovo!
    Para honra e Gloria do Senhor o Kerli foi curado , saiu sem sequelas, os rins voltaram a funcionar.
    Quero deixar meu depoimento :
    Seja qualquer o seu problema confia sempre em Jesus Cristo, quem morreu por nos!
    Ele e misericordioso , que mesmo pecadores ele teve misericordia. Ele cura!

  76. robson comenta:

    22 outubro, 2009 @ 12:52 PM

    ola, minha prima esta na uti a 22dias e foi descoberto que ela esta com essa doença chamada sara,ela estar no hospital regional do Gama-DF e estar em estado gravissimo,gostaríamos de saber se a médicos especializados nesta doença terrível,e se a ,onde tem estamos praticamente
    em desespero não sabemos mais o que fazer so muito oração e muita,mais muita fe em DEUS ,por favor se alguem conhecer um médico que trate dessa doença,me comunique pelo email eu agradeço muito.obrigado(firmoaguiar@hotmail.com)

  77. Roberto Khouri comenta:

    1 novembro, 2009 @ 7:08 AM

    Meu pai está na UTI há 10 dias com esta doença SARA, gostaria de saber se alguém ficou sabendo de algum profissional especializado no tratamento desata doença tão cruel. Preciso entrar em contato com este profissional o mais rápido possível.
    Moro em Londrina Paraná, mas vou a qualquer lugar do Brasil caso tenha alguém quem possa me ajudar!
    Agradeço qualquer atenção! (meu e-mail é formularoberto@hotmail.com)

  78. Lilian Soares comenta:

    2 novembro, 2009 @ 6:27 AM

    Meu irmão está internado há 15 dias. Foi diagnostcado leucemia. Estava com 9000 plaquetas. Estão tentando establizilar. A presão está comprometida tb.Quando se inicou a quimioterapia, ele desenvolveu a síndorme de SARA. Que o levou ao CTI e seu estado é muito grave, sempre fumpou demais, o que também contribuiu. Os médicos disseram que as chances de recupração são mínimas. Qual o parecer do Sr.? Obviamente será um comentário, sem jamais comprometê-lo. Obrigada.

  79. Lilian Soares comenta:

    2 novembro, 2009 @ 6:30 AM

    Peço a todos que rezem não só pelo meu irmão, mas todos que se encontram nessa situação. Obrigada. Fiquem com DEUS.

  80. yanca comenta:

    3 novembro, 2009 @ 7:39 AM

    eu gostaria de saber se essa doença pode matar pq a população do brasil esta muito ruím

  81. bianca comenta:

    13 novembro, 2009 @ 5:42 AM

    ola..eu começei a ler esses comentarios e achei doveroso dar um pouco de esperança pra quem tem essa sindrome..a minha historia è a seguinte: eu fui encaminhada para a uti apos uma cirurgia estetica.,. fiquei na uti durante 4 dias e ninguem sabia o q eu tinha.. dpois d muitos dias foram descobrir q o q eu tinha era a sindrome de sara…ateh hj ninguem descobriu direito o q causou essa sindrome . a cirurgia foi a 3 anos atras e agora eu nao tenho mais nada se nao falta de ar de vez em quando e mto medo q essa doença possa me atingir d novo.
    alguem sabe os riscos quem teve essa sindrome de ter ela d novo?
    agradeço a todos e que deus ajude todas aquelas pessoas q sofrem por essa sindrome..

  82. carla comenta:

    16 novembro, 2009 @ 6:01 PM

    tive sara e hoje estou aqui para honra e gloria do senhor jesus cristo,quem quizer se comunicar comigo deixo meu telefone 08387303634 e que deus possa confortar a tds que passam por este aperreio e que confie nele que td ele farar.carla souza jp pb.

  83. Priscila Fernanda comenta:

    30 dezembro, 2009 @ 5:49 PM

    Olá pessoal, estou aqui hoje para contar com muita tristeza o que minha prima Jéssica infelizmente já postou aqui no dia 03/05/2009.
    Como ela já contou minha família perdeu um anjo lindo que ficou apenas 4 anos em nossas vidas: SABRINA, hoje faz 8 meses que esse anjinho foi morar com Deus. Infelizmente ela não conseguiu lutar contra essa trrível doença que a deixou 22 dias na UTI, fico feliz quando vejo depoimentos aí em cima de pessoas que conseguiram sobreviver, gostaria muito que quem está passando por esse momento agora não perca a fé em Deus, pois para ele nada é impossível, não é porque perdemos nossa princesa que deixamos de crer em Deus.
    Acreditamos que cada um tem sua missão aqui na Terra, e a dela foi de nos trazer muita alegria, sabemos que passou rápido sua passagem aqui conosco e faríamos tudo para poder abraçá- la novamente, mas acreditamos que os anjos sentiram sua falta lá no céu e hoje ela cuida e olha por nós lá do céu.
    NUNCA PERCAM AS ESPERANÇAS E A FÉ EM DEUS, HOJE O QUE NOS CONFORTA É SABER QUE UM DIA NÓS IREMOS NOS ENCONTRAR.
    “CEDO OU TARDE A GENTE VAI SE ENCONTRAR, TENHO CERTEZA NUMA BEM MELHOR, SEI QUE QUANDO CANTO VOCÊ PODE PODE ME ESCUTAR…”
    SAUDADES ETERNAS MINHA PRINCESA, TE AMAMOS E SEI QUE VC SABE DISSO, VC FAZ MUITA FALTA MINHA LINDA.
    VOCÊ ESTÁ MAIS QUE VIVA DENTRO DOS NOSSOS CORAÇÕES.

  84. Luiza Helena Trocilo Fonseca comenta:

    1 janeiro, 2010 @ 8:53 AM

    Olá para todos.
    Já está quase completando um ano que nossa mocinha amada se foi. A dor ainda é incomensurável, e ainda é impossível pensar quando vai ser amenizada. Durante todo esse ano pesquisei tudo que há sobre SARA, tenho recebido notificações deste site e acompanhado casos semelhantes. Tenho percebido que em muitos casos os óbitos ocorreram pela falta de percepção do início da instalação da doença. SARA não vem sozinha, é acessória a um processo pré existente, onde a dispnéia surge como sintoma. Gostaria que pudesse ser respondido. Se a dispnéia surge como prova evidente de que há algum problema no sitema respiratório,não seria a radiografia do pulmão o primeiro passo para verificação ou investigação do problema evitando-se o surgimento e instalação da SARA?????
    Fiquem todos com Deus e que Ele possa amenizar a dor daqueles que perdem seus entes queridos.
    Luiza Helena

  85. Andréia comenta:

    3 janeiro, 2010 @ 11:01 AM

    Olá. Estamos passando por uma fase difícil, pois meu primo sofreu um acidente de carro e foi parar na CTI, os médicos diagnosticou e descobriram qe ele está com a doença de SARA. tem cura? Quais são os procedimentos a ser feito ? estamos preocupados, precisamos de ajuda. ESPERAMOS A RESPOSTA. Obrigada

  86. carlos matos comenta:

    3 janeiro, 2010 @ 11:13 AM

    É! estamos postando o aniverssario de morte de nossos entes,daqui alguns dias faz um ano que perdi meu irmão amado, silvio, um homem muito especial,por caso de uma queda e logo um fratura exposta,socorrido,veio a internação e paradacardiaca e internação em UTI, complicação, S>A>R>A e morte;41 dias apos à sua internação. Fora dias de angustia,hj estamos intristecidos pela falta do mesmo neste natal e ano novo,porém com vivacidade na crença , que Deus Pai(jeová)através de seu Filho Jesus cristo,dará á oportunidade da vida eterna e para que possamos ver os nossos entes o mais breve possivel,pois faz uma falta violenta! E até q isto ocorra, que deus Pai abençõe os medicos,para que eles possam diagnosticar antes o problema, e já sabendo de historicos semelhantes,serem preventivos,utilizando de medicamentos corretos,algo q a meu ver pode ser visto ou revistos.
    um forte abraços todos desta comuna, e que Deus continuue abençõando todos nós.
    Carlos Matos.

  87. Rafael comenta:

    5 janeiro, 2010 @ 5:32 PM

    Meu avô tem 77 anos e esta na UTI desde o dia 1° de janeiro, os médicos falaram que ele está com SARA, foi tudo muito rápido, ele esté em COMA induzido, hoje colocaram a respiração dele pela traquéia, isso vai ser melhor, está se alimentando por sonda, e a única coisa que tenho que fazer e rezar…

  88. simone comenta:

    14 janeiro, 2010 @ 9:12 AM

    minha sobrinha nasceu prematura de 6meses e ficou na uti por 24 dias e morreu entre as doenças que teve uma delas foi sepse sara e isso faz so 20 dias e sofro muito por saber que um ser tao pequeno tenha sofrido tanto com uma doença tao grave mas tenho fe em Deus que a verei de novo

  89. carlos matos comenta:

    14 janeiro, 2010 @ 10:41 AM

    minha querida simone…
    pode ter certeza… um dia e em breve estaremos todos juntos á estar com nossos entes querido q já se foi..
    E o que é confortante é saber q apromessa de Deus é real..
    um forte abraço e fique em Paz..

  90. Robson comenta:

    22 janeiro, 2010 @ 1:02 AM

    Minha sobrinha está em coma induzido a 5 dias, mas graças a Deus, seus orgãos vitais estão funcionando. A pneumonia é que está retardando sua cura da s.a.ra. A vitória virá.

  91. Dayana comenta:

    23 janeiro, 2010 @ 8:59 PM

    Minha irma acabou de ganhar gemeos e depois nove dias ela foi para uti e descobriram q ela esta com uma doença chamada SARA nunca ouvi falar,queria saber mais sobre a doença ,como surgi e as sequelas q ela deixa? Qual o metodo pra cura? Pois os medicos nao souberam me explicar e nem como surgiu .Obrigada!

  92. simone comenta:

    25 janeiro, 2010 @ 10:41 AM

    essa doença,se vc procurar na internet no google escreva sepse sara la vai falar como ela pode ter aparecido como se desenvolve e porque ela e tao agessiva.,daiane.sei que deve ser muito dificil o que vc ta passando,como vc ja sabe eu a simone perdi minha sobrinha a mais de um mes,e ela era prematura de 6 meses e tinha outros problemas de saude.a sepse sara e muito agressiva quando acomete um adulto imagine um bebe prematuro.essa doença pelo que entendi acomete os pulmoes,vasa plasma para eles,e enche os alveolos,e que e uma bacteria que pega pelo cano que a pessoa e entubada na uti porque todos os casos que eu pesquisei a maioria so contraiu essa doença depois que foram entubadas.se os medicos nao acham logo o diagnostico a pessoa morre porque a bacteria e resistente a temperatura do corpo ela pode viver num unico lugar e causar este estrago todo.mas tenha fe em Deus que tudo vai dar certo.a sua irma pelo jeito e nova e se ela tem boa saude com certeza ela vai se recuperar tenha fe,muita fe para Deus todo poderoso nada e impossivel ele e o dador da vida e se ele quizer ele pode.acredito que minha sobrinha nao resistiu nao porque Deus levou e sim porque ela era muito pequenininha pra aguentar tanta doença e por isso se foi.masem breve tenho a esperança que a verei de novo com muita saude e livre de todas doenças que acomete a nos humanos imperfeito fique com Deus.daiana e força que tudo dara certo e sua irma vai cuidar desses dois bebes logo logo.

  93. valéria comenta:

    26 janeiro, 2010 @ 9:15 AM

    Olá,sou tia de um bebe que nasceu com 37 semanas,gostaria de saber se o que aconteceu com ele pode ser sara,hoje ele está com 11 dias,nasceu dia 15/01/2010, ele nasceu com um gemidinho e os médicos o levaram para semi intensivo,ficou no oxigênio 24hs,ele pesou 2.775kg,43cm,fico em dúvida em relação a seu comportamento,pois ele não chora só resmunga,os médicos dizem que isso é pq ele é prematuro,mas ficamos em dúvida,pois se ele tiver alguma coisa queremos fazer algo para ajudá-lo o mais rápido possível para evitar sequélas graves,desde já agradeço.

  94. simone comenta:

    26 janeiro, 2010 @ 9:49 AM

    olha valeria eu nao posso te dizer se o que o seu bebe tem e sepse sara esses gemidos que vc fala pode ser porque ele e prematuro,mas que bom que ele tem tem um peso bom e nao esta na uti,isso e um bom sinal.a minha sobrinha tinha so 26semanas e nasceu com os pulmoes com problema e pesava 910g.e nos seus ultimos dias de vida ela nao se mechia muito.oque pra nos era estranhoporque ela mechia antes bastante.se vc diz que ela ficou no oxigenio 24hs isto quer dizer que ele nao esta mais.e um bom sinal a sepse sara e muito agressiva e eu acho que seu bebe nao tem isso,oerque se ele nao esta entubado provavelmente e um procedimento normal dos medicos para ajudar o bebe ja que nasceu de 8meses tenha fe em DEUS que tudo vai dar certo.assim que seu bebe sair do hospital me avise ficaria muito feliz em saber que ele esta bem.

  95. Taiane comenta:

    3 março, 2010 @ 12:56 PM

    Oi, eu tambem tive sara
    mas para os medicos descobrirem foi muito dificil fui parar no hospital por pelo menos três vezes
    até q me transferiram para outro hostipal. Pq eu podia dar parada cardiaca e ja estava no balão de
    oxigênio.Quando cheguei no outro hospital ja me levaram pro CTI – geral pq eu não tinha mas chances
    de vida, acabei ficando em coma induzido por 5 dias até q foram saber o q eu tinha, tomei até
    remedio pra gripe suina. Mas hoje estou bem graças aos medicos , a Deus principalmente e aos
    amigos pelas orações!!!!

  96. simone comenta:

    4 março, 2010 @ 7:01 AM

    ola taiane fico muito feliz ao saber que se recuperou dessa terrivel doença que mata tao rapido um recem nascido como foi o caso da minha sobrinha que nasceu de 6meses graças a DEUS que tudo deu certo pra vc.ainda doi muito sinto muita falta dela mas enfim temos que seguir a vida com a saudade apertando.fique com DEUS e se cuide.

  97. simone comenta:

    4 março, 2010 @ 7:02 AM

    oi valeria como esta seu bebe espero que esteje tudo bem estou esperando vc nos avisar o que aconteceu e espero que seja boas noticias

  98. Marcia comenta:

    12 maio, 2010 @ 9:50 AM

    Olá pessoal, estou aqui por pura aflição. Minha sogra está há 17 dias na UTI. Ela entrou com um quadro de pneumonia e em dois dias apenas estava entubada, com uma parada cardiorespiratória e sem conseguir respirar. Inicialmente os médicos disseram que poderia ser um câncer de pulmão. Fizeram uma coleta de material para biopsia mas deu negativo para malignidade. Agora fizeram uma cirurgia onde abriram seu pulmão e colheram uma amostra maior de material e novamente deu 98% de chance de não ser câncer. A suspeita deles de câncer se deu em função dela ser fumante há 40 anos, mas agora estão dizendo que ela apresenta um quadro muito parecido com essa tal de sindrome sara. nunca tinha ouvido falar nisso, mas agora lendo esses depoimentos fiquei bastante triste porque vejo que o índice de mortalidade é muito alto. A única resposta que os medicos dão é que o quadro está estável, mas sem nenhuma previsão de sair da uti ou de deixar de receber respiração artificial (ela fez traquio). Qualquer notícia ou informação sobre essa sindrome eu gostaria que vocês me mandassem para que eu possa ficar mais tranquila. Ela é como uma mãe para mim…

  99. Melissa comenta:

    26 maio, 2010 @ 6:02 PM

    Olá a todos.
    Nunca tinha ouvido falar dessa doença Sara até meu pai ser internado com quadro grave de Pancreatite e do dia para a noite começar a tossir e ter dificuldades de respirar e parar na UTI. Foi diagnosticado pelos médicos como SARA.
    Me desesperei procurando na net casos e descrições da doença. Me emocionei muito ao ler todos os casos postados aqui e hoje tomei coragem para compartilhar o meu com vocês.
    Meu pai está no hospital a pouco mais de um mês. A uma semana ele saiu da UTI e hoje está no quarto. Ele está melhorando, aos poucos, ainda respira com dificuldade e usa quando precisa a máquina de oxigênio, não consegue andar, e só de falar fica sem ar. Está fazendo fisioterapia e já não usa medicamento intravenoso.
    Confesso que passei o pior mês da minha vida e ainda rezo muito para ele melhorar.
    Como essa doença não é muito conhecida, ficamos com mil dúvidas na cabeça, por isso gostaria de receber depoimentos de pessoas que já tiveram essa doença , contando se demorou mesmo para curar, se fica alguma sequela, ou seja, gostaria de saber como vai ser a melhora, pois fico apreensiva sem saber se ele está melhorando ou não.
    Obrigada, força a todos!!!

  100. Carina comenta:

    5 outubro, 2010 @ 9:19 AM

    Meu esposo esta com essa bacteria, na uti, ja completando quase 3 semanas, e eu gostartia de saber qual a causa, quais são os sintomas, e se essa bacteria é transmissivel, atraves de contatos… agradeço desde já!!!

  101. michele comenta:

    15 outubro, 2010 @ 8:57 AM

    gostaria de saber se a pessoa fica prostada antes, se fica abatida, so deitada, ja que devemos diagnosticar mais rapido possivel, mas graças ao bom Deus nao tenho caso na familia…obrigada.

  102. Daiane comenta:

    12 novembro, 2010 @ 5:11 PM

    Olá eu estava me interando desse assunto pois tive SARA a 6 anos. Tinha 25 anos na época e comecei sem mais nem menos ficar cansada, sem vontade para nada , ate q um dia fui tomar banho e fiquei com fobia do banheiro, e com uma falta de ar de morrer, eu ficava preta em algumas crises, procurei um cardiologista por que meu coração parecia q ia sair pela boca, não tinha nada mais ele decidiu me internar, no hospital ele não descobriu o q eu tinha, fiquei la uma semana com oxigenio 100. Ele chamou minha familia e disse q se não drenasse os meus pulmões eu iria morrer, eu não quis, ainda tinha bom raciocinio. Minha familia pediu pra ele q arrumasse o melhor infectologista que pudesse, e ele arrumou, DRA HUANG WEI LING, uma medica chinesa linda e inteligente q trabalha na cidade de FRANCA SP. Cheguei no hospital com oxigenio e na UTI movel, com medicos e infermeiros, e minha familia atras da UTI, cheguei lá tinha somente 2 de pressão arterial, mais estava lucida, ela me curou somente com remedios antibióticos e alguns alternativos chineses, ah e boa alimentação. Saí de la após uma semana andando e respirando com meus pulmões recauchutados, graças a inteligencia e a rapidez de uma medica. Tenho uma vida normal, hoje estou com 31 anos e nunca tive reincidencia da doença. GRAÇAS A DEUS E A DRA WEI. Se alguem quiser falar mais sobre isso podem me escrever. d.vieira30@hotmail.com

  103. Daiane comenta:

    12 novembro, 2010 @ 5:15 PM

    Só pra completar, primeiro diagnosticaram aqui na minha cidade q eu estava com depressão, parece mesmo q vc esta, vc fica cada vez mais sem ar, como vai ter animo pra fazer alguma coisa?

  104. rejane comenta:

    16 novembro, 2010 @ 9:30 PM

    minha cunhada esta na uti faz 21 dias com sara seu estado e gravissimo pois ela so respira por aparelho seu pulmao esta muito lesadocom todos esses dia internada os medicos nao n tem nenhuma expectativa de melhora esta muito dificil pra todos os familiares

  105. neuza cristina comenta:

    21 novembro, 2010 @ 3:48 PM

    Minha irmã tem 47 anos estava tratando de uma pneumonia e ficando cada dia pior levamos ela pro hospital os médicos falaram que se tratava de asma e bronquite ficou internada 5 dias e deram alta pra ela tomar o medicamento em casa so não vinha resultado nenhum e cada dia ela mas cansada sem ar tossindo muito ,febril e com muita dor no tórax .Resolvemos leva-la para Prá de minas ela deu uma crise muito forte,lá os médicos fizeram exames e mais raio-x e dizeram que asma e bronquite ela não tinha que pneumunia si e tava muito serio ela deu uma parada respiratoria dai levaram ela pro CTI e ela deu uma melhorada tres dias depois eles dizeram que ela não estava aceitando os medicamentos e que tinha algo a mas que eles não estava conseguindo diagnosticar.Foi ai que uma semana depois eles dizeram que ela estava com SARA .Estamos assim na espera ,ela ficou sedada 2dias ,e noticia que tivemos hj dia 21-11as 12hs é que os médicos entubaram minha irmã.Pois hj esta fazendo 20 dias que ela foi internada e agora só DEUS a nossa esperança.TRITEZA É MUITO GRANDE EM MEU CORAÇÃO E DE TODOS NA MINHA FAMILHA PEÇO A TODOS MUITA ORAÇÃO PELA MINHA IRMÃ. ABRAÇOS NEUZA N.S.

  106. Priscila Fernanda comenta:

    22 novembro, 2010 @ 3:18 PM

    Olá Neuza, imagino o que você e sua família estejam passando nesse momento, pois tive um caso desse na minha família procurei ajuda na internet e eu e minha prima Jéssica postamos alguns depoimentos aqui. Entrega nas mãos de Deus, e nunca perca as esperanças, estarei torcendo e orando para a melhora da sua irmã.
    Fica com Deus…

  107. Ana Luiza comenta:

    11 dezembro, 2010 @ 9:03 PM

    Olá
    Li todos os depoimentos acima e me conformei mais com a morte de meu irmão. Todos os casos são bem parecidos, começam por um problema (aparentente fácil de se resolver) e evoluem para a SARA. Meu irmão fraturou um braço, entrou para fazer a cirurgia, teve complicações respiratórias durante a cirurgia e ficou internado. Foi para o quarto, ficou 2 dias e entrou em estado de SARA. Foram longos 20 dias de UTI com quadros de pequenas melhoras até que chegou a noticia. Faleceu em 27 de julho de 2010 na Unicamp.
    O que me resta dizer: cada um tem a sua hora, seja a idade que for. Para aqueles que estão passando por isso, entreguem para DEUS pq os homens ainda não sabem de nada.!!

  108. Aline comenta:

    16 dezembro, 2010 @ 10:43 PM

    OLá!
    Vim buscar forças na internet e li depoimento por depoimetno sobre essa doença SARA. Um amigo, de 33 anos, sofreu acidente de carro na quinta-feira, dia 09. Ele bateu em poste, e caiu em um ‘lago” com aguas poluida, foi socrrido por um anjo que escutou o barulho da batida e foi salvá-lo. Chegou em um hospital desacordado, precisando de uma UTI, mas, nenhum hospital público não tinha vaga. Movemos todas as pessoas que podíamos para tentrare uma vaga, na tarde da quinta conseguimos, porém, ele n podia ser removido devido ao quadro clínico . Ele ficou na emergencia desse hospital, mas, domingo pela manhã, conseguimos transferí-lo para uma UTI de um hospital publico, mas, referencia em traumas. Além do trauma no tórax, Os rins dele pararaam, começaram a fazer hemodialice, e na quarta-feira, dia 15 agora, descobrimos que ele estava com SARA. Hoje, dia 16, fui visitá-lo, entrei, conversei dei mtoaa mta força. Ele está sendo guerreiro. Os rins voltaram a funcionar, mas, ele ainda está na hemodialice. Está com 65% de ventilação, o inchaço nas maos e pe´s está dominuindo. Mas, ele está com muitas escaras, os hematomas estão abrindo, creio que seja pela falta de oxigenação no sangue. Nós amigos, fizemos uma ”vaquinha” e compramos um colchao pneumatico, para ajuda-lo na circulação e com essas feridas. Agora a noite acabei de saber que ele tava com acidez metabolica. Enfim, estamos todos muito esperançosos. Quando entrei para vê-lo seus batimentos que estavam a 77, 78, foram a 85, conversando com ele vi o quanto ele suava ( sem estar com febre, o que podia ser um sintoma), como li em depoimento acima, ele com certeza deve estar escutando. Estamos dando MUITA FORÇA, e dizendo que ele é guerreiro e vai sair dessa.Tenho uma dúvida, essa diminuição da ventilação é um bom resultado???????

    Obrigada pelo depojmento de vocês, mtos me deram força para acreditar que ele IRÁ SE CURAR!

  109. karla comenta:

    21 dezembro, 2010 @ 4:43 PM

    Aline,
    Sou a Karla irmã do Kerli, que tem um depoimento.
    Respondendo sua pergunta a ventilção:
    diminuir e ótimo resultado significa que ele está conseguindo respirar um pouco sem aparelhos , ou seja esta saturando um pouco.

    Mas aki e isso mesmo , meu irmão ficou bastante tempo na UTI o tratamento e lento.
    Mas Fé em Deus, conversa mesmo com ele pede , suplica que ele te atenderá,
    Quanto a conversarcom o seu amigo é muito importante, passa energia boa, tudo e mente, força do pensamento , dá força pra ele sair dessa.
    Vou pedir a Deus, para a família e para você que tambem e da familia pois amigos e algo divino ,porque sei bem que quem mais sofre são vcs Se quiser conversar estarei a disposição , estudei bastante sobre a doença.
    37-9948-4868
    Meu irmão também poderá conversar com você , também fez hemodiálise e graças a Deus hoje e um jovem super saudável, sai dessa com ajuda de Deus ele e misericordioso.

    Que Deus abençoe!

  110. gabriela barros comenta:

    10 janeiro, 2011 @ 9:01 PM

    olá, sou gabriela prima da priscila fernanda e da jéssica que postaram comentarios aqui…… sou prima da sabrina tanbem que morreu com essa maldita doença sara,minha priminha de apenas 4 aninhos sofreu muito pois ficou 22 dias na utei lutando por sua vida mais infelismente não aguentou e faleceu… ela estava sofrendo muito e se ela sobrevivesse iria fikar com sequelas ………… mais agora ela esta descanssando e não esta mais sofrendo…. se que é duro perder alguem na morte mais sei que minha priminha voltara e eu irei fazer de tudo para vela….sou testemunha de jeova e tenho a esperança de ver minha priminha e tela de volta no paraiso onde irei cuidala e dala muito amor… hoje com 2 anos e um pokinho que ela faleceu dia a dia me lenbro dela e me conforto com a dor pois sei não o melhor tenho serteza que jeová deus ira trazela de volta do geitinho como minha priminha era…… tomare que todos voces consigam superar isso e tenham serteza que jeova esta olhando por todos voces e se per acaso alguem de sua familia falecer tenham certeza que ele tem a esperança de trazer de volta todas as pessoas falecidas…………….

    bomm me dispido por qui e beijos para todoss e nunca desistem de jeova deus pois ele ve tudo e nos conforta

    gabriela barros honorio da silva s2

  111. aline brum comenta:

    23 janeiro, 2011 @ 1:55 PM

    olá , gostaria de deixar o que eu e minha familia estamos passando, a trinta dias atras meu pai ” meu paizao” comecou a passar mal e levamos para o hospital aqui no rio grande do sul, la o doutor diagnosticou uma simples peneumonia, receitou remedios e mandou embora, no dia seguinte ele acordou pior do q estava entao levamos novamente ao hospital e foi internado , para tratar a peneumonia e realizar mais exames, vendo so a piora de meu pai resolvemos ir atras do medico responsavel por ele, o medico falou mil e uma coisas sem sentido enos falou q nao gostava de trabalhar sob pressao e falou q se ate no outro dia ele continuace assim levaria a uti pois ele sentiamuita falta de ar, no mesmo dia ele foi levado a uti 26/12/2010, estava respirando com a mascara.na segunda a feira pela noite ele passou mal e deu a parada respiratoria e teve q ser entubado,foi um desespero taogrande vendo meu pai com48 anos uma pessoa q numca tinha ficado num hospital tao debilitado da quele jeito, os doutor falaram que possivelmente seria uma bacteria chamada legionella. passando-se doid dias eles diagnosticou essa maldita infecçao a SARA ….. teve sete esquema de medicamentos, ventilaçao a 100% . em coma enduzido nada tinha resposta positiva apenas escutamos dos medicos q e gravissimo rezar bastante e que a chances de vida sao poucas, e um tristeza tao grande voce nao poder fazer nada apenas esperar e rezar, rezar muito para deus nos ajudar, ver meu pai uam pessoa q trabalhou a vida inteira , matou a fome de muita gente q pressisou salvar ele… hoje 27 dais de uti 15 de sedaçao tivemos uma resposta boa os pulmes estao limpando aos poucos o sangue esta limpo, e nem um orgao foi atingido….. cada dia e uma nova luta e tanta gente q reza por ele uma corrente muito forte e eu tenho a certeza q deus sara todas as feridas e ele vai sarar a nossa pois enquanto a vida a esperança pesso a todos q rezem por ele tambem pois a uniao faz a força e é isto q esta fazendo meu pai lutar para sobreviver a isto o nome dele é LEO IRAJA AVILA BRUM… OBRIGADO QUE DEUS AJUDE A TODOS NOS Q ESTAMOS PASSANDO POR ESTA TERRIVEL FASI NA NOSSA VIDA E Q SALVE AS PESSOAS Q PASSAM POR ISTO…. ATÉ MAIS……

  112. Heliete Vale comenta:

    11 fevereiro, 2011 @ 1:30 PM

    É com pesar que relato a doença de minha mãe. Com 77 anos, mas uma senhora relativamente saudável. Depois de um avc, já controlado aparece com uma insuficiência respiratória, 6 dias na uti, agora já no quarto, sem melhoras.Às vezes achamos que está um pouco melhor, outras ficamos desanimados. Depois de quase 40 dias de internação é que nos foi dado o diagnótico: SARA. Para Deus nada é impossível, mas é uma doença cruel, de uma hora para outra pode levar minha mãe. O que mais nos deixa revoltados é a falta de preparo dos médicos em dar e acertar no diagnóstico, sempre em jogar a culpa na idade do paciente ( muito idoso) e nunca às vezes na própria incompetência. É um absurdo, você entra em um hospital com uma doença, cai numa uti e pega a maldita SARA. Só nos resta rezar, pedir à Deus que nos fortaleça, porque não é fácil, qualquer um de nós está vulnerável à esta situação.

  113. aline b brum comenta:

    21 fevereiro, 2011 @ 3:08 PM

    gostaria de dizer para q nimguem perca a esperanca em deus pois gracas a ele meu pai esta bem melhor, os doutor dizeram q ele nao esta mais com a sara mais continua na uti pois nao saio ainda da respiraçaomecanica , mais logo logo ele estara no quarto com a familia sem o respirador… abraços a todos e nunca percam a fe …

  114. ALLAN comenta:

    3 março, 2011 @ 11:01 PM

    oi sou allan gomes minha tia teve pulmao de sara e na terceira hemodialise ela faleceu como uma doenca desse nivel possa ser pouco conhecida e mais estudada,aqueles que perderam seus entes queridos como eu so nos resta o conforto e aqueles que sobreviveram numca se esquecam que a causa de suas vidasse resume a DEUS.
    minha tia querida faleceu dia 03/03/2011 as cinco e meia da tarde.
    hoje percebo o quanto sua falta me faz.
    eaconselho a todos orem pq DEUS tem um proposito na sua vida.

  115. Le comenta:

    11 março, 2011 @ 3:27 PM

    Oi, sou le e perdi minha cunhada a poucos dias. Ela deu entrada no hospital e a primeira médica q a atendeu mandou minha cunhada pra casa fazer um exame de gravidez, pois há meses ele não mestruava. Sem exame nenhum, essa “Doutora” diise q comprassemos um teste de gravidez q a febre era psicológica. Pois bem minha cunhada piorou durante a noite, e como aquele hospital era o único, voltamos pra lá. Fizeram alguns exames e descobriram q as plaquetas dela estava muito baixo e que suspeitavam de dengue emorrágica. Passaram dois dias e transferiram ela pra outro hospital, mais alguns dias tratando a dengue, e o quadro hora melhorava ora piorava. Ela começou a sentir dificuldades de respirar, tosse, e os médicos dissendo q era normal. Depois de muitos apelos e pedidos a um médico amigo da família, fizeram um raio X e uma ultrossonografia e decobriram q o fígado, o baso estavam altos e tinha agua no pulmão. Dai pra frente ela só piorou e o pior de tudo é que lutamos para conseguir uma UTI para ela desde o dia de sua primeira transferencia até o fim de sua vida mais os médicos não liberaram a transferencia para outro hospital, onde conseguimos uma vaga, e nem tão pouco a transferiram para uma UTI no próprio hospital. Estamos muito decepcionados com a falta de profissionalismo e de humanidade de alguns médicos, minha cunhada faleceu tbm por negligencia. Entendemos q poderia ser feito muito mais pela sua vida, mais não acreditavam q poderia ser algo grave e foi o fim…

  116. Le comenta:

    11 março, 2011 @ 4:54 PM

    É revoltante saber q outras pesoas se curaram dessa enfermidade e, que se minha cunhada tivesse recebido o tratamento adequado ela poderia esta entre nós. O pior de tudo é que ainda não sabemos o que ela teve no início, sabemos que essa bactéria a atacou , mais o porque das plaquetas baixa e do sistema imune fraco não sabemos. Devemos esta de olho nesses profissionais q infelismente, tratam seus paciente como mais um nos dados estatísticos. Se vc tem alguem com suspeita de SARA, corra atrás lute, brigue, pois infelismente os hospitais públicos para aqueles que tem influencia, para aqueles que os diretores são conhecidos…. Só mim arrependo de não ter colocado o caso na imprensa no início, asssim a classe médica teria dado a importancia que o caso merecia.
    HUSE_ Hospital de Urgencia de Sergipe
    Antigo Hospital Joaõ Alves Filho

  117. Josiane comenta:

    12 março, 2011 @ 12:32 PM

    tive Sara recentemente, fiquei 9 dias na UTI, quero saber, se a Sara deixa Sequelas e se ela pode voltar com o tempo…

  118. Rita comenta:

    23 março, 2011 @ 6:26 PM

    minha irma fez uma cirurgia bariátrica ,pegou essa infecçâo Sara ficou 16 dias na uti.
    Ela pode te pego essa infecçâo Sara como infecçâo hospitalar ,apos a CIRURGIA BARIÁTRICA .
    NA certidâo de óbito esta como CHOQUE SÉPTICO,PÓS OPERATORI BARIÁTRICA, OBESIDADE.
    Se algum medico puder responder eu desde já agradeço.
    E por todos aquele que pederam seus entes queridos ,que Deus possa cosolar os vossos corações.
    Nâo esquecer que Jesus vos ama. fiquem com DEUS.

  119. Jacqueline comenta:

    18 abril, 2011 @ 4:06 PM

    Boa tarde,
    Estou aqui pra desabafar um pouco e em poucas palavras demonstrar meu desespero estou com meu amigo de 30 anos internado na uti a 17 dias com sara, ele esta todo intubada, os medicos so falam que ele esta estavel, agora querem colocar o tubo pela traqueia disseram que era melhor devido esta muito tempo entubado…. Gente essa situação é aguniante to sofrendo muito, essa opção pela traqueia é a melhor mesmo? da onde vem essa sindrome ? Fico no aguardo…

  120. simone comenta:

    19 abril, 2011 @ 9:31 AM

    pelo que eu jaqueline ja li a respeito e ate mesmo perdi pra morte a minha sobrinha que nasceu de seis meses é uma bacteria a stafillococus que se instala no tubo que a pessoa fica entubada por muito tempo e entra na corrente sanguinea causando varias infecçoes mas leia sobre essa sepse sara que paralisa os pulmoes principalmente porque é uma sindrome angustia respiratoria aguda e assim vc possa ter mais entendimento dessa terrivel doença,mas ore bastante ao CRIADOR AO DADOR DA VIDA JEOVA ele pode tudo e pode ser que seu amigo sobreviva jamais perca a fe naquele que pode tudo!!!

  121. carlos matos comenta:

    19 abril, 2011 @ 10:26 AM

    olá jacquelini… fico triste com seu depoimento, e solidario..mas convido a vc ler os depoimentos diversos acima citado,e vc verás, que a SARA provem de algum trauma,de uma doença principal,e logo ,se não tiver atendo, evolui para esta doença maldita.
    é necessario os medicos diagnosticarem certo, para que possam de uma forma eficiente dar as medicações …
    é necessario tirar o RX pulmonar constantantemente,Buscar um infectologista caso apresente complicação pulmonar, e aplicar as ferramentas necessariasvoltadas para a doença, que por sua vez confunde-se com embolia( a exemplo de uma fratura exposta,que leva a uma cirugia e intercorrencia,causando,paradacardiorespitaratoria)),e que deixam de aplicar em tempo,levando infeliz mente a obito, o que não espero que aconteça a seu amigo.
    desde já, oro por ele, pois meu irmão se foi, por causa desta doença.. o qual faz mais de dois anos, e hj ainda tenho duvidas nos procedimentos medicos.
    um grande abraço, e caso seu amigo saia desta, que poste por aqui,
    que Deus Pai esteja com vc e familia.
    Carlos Matos

  122. Jacqueline comenta:

    19 abril, 2011 @ 2:00 PM

    Olá Carlos, fico feliz por ter respondido,ta muito dificil, ele esta em um bom hospital com uma equipe medica 24 hrs, os medico dizem que o pulmão dele estava muito comprometido, nos ultimos raio x, disseram que estava limpando um pouco, só que assim vejo ele naquele estado sabe é horrivel ,fazem dialise todos os dias 24, dizem que ele esta resistindo bem que a pressão esta otima e que ele não esta precisando de um remedio chamado nora. Mas sabado vão colocar o tubo pela traqueia… Isso ta me abalando muito pq acompanho junto da amiga kelly que é esposa dele, to muito abalada psicologicamente estou muito mal na faculdade devido a esse problema. Agradeço pela atenção e peço que continue orando, Deus tem feito maravilhas na familia dele sabe,a mãe era espirita, e os amigos bebiam…. está todo mundo na igreja, espero qmesmo que ele saia dessa…. obrigada.

  123. Aline comenta:

    19 abril, 2011 @ 9:15 PM

    Olá jaqueline,
    Infelizmente essa é uma situação muito triste! Perdi um amigo, após um acidente de carro, onde diagnosticaram SARA. Ele ficou internado durante 10 dias, estava entubado de todas as formas, pela traqueia tb, estava com outros formas de tirar o líquido do pulmão. Ele chegou a tomar o ‘nora’, mas depois a pressão foi regularizando e quase não necessitava mas, porém, é uma doença assustadora, e pelo que vejo é frequente. Ainda não sei, como não há um estudo mais específico dessa doença.
    parece, que ela impede que o oxigênio passe para o resto do corpo (devido a água que fica acumulada nos alveolos), enfim, se n estou muito enganada tem algo haver.
    Meu amigo chegou a se alimentar por sonda, quando conversávamos com ele, os batimentos subiam, tinhamos certeza que ele está escutando. mas, infelizmente, Deus o quis perto dele, era o momento.
    Então nessas horas, a fé nunca é demais, só ELE msmo sabe o que é o melhor pra gente, e a hora que devemos deixar esse plano pra se encontrar com ele.
    Tente, confortar sua amiga, por mais difícil que seja, é uma doença que precisa sim ter mta fé!
    Tomara que seu amigo fique bom!!

  124. Jacqueline comenta:

    20 abril, 2011 @ 9:49 AM

    Pessoal obrigada pela força…. Qualquer novidade deixarei meu depoimento. Abraços.

  125. THIAGO SOUZA comenta:

    20 abril, 2011 @ 5:12 PM

    Oi pessoal venho lamentar pela perda de seus entes queridos, mas eu peço que não desistam da fé pois minha sogra foi enternada na terça feira com febre e vermelhidão no pescoço,e foi submetida a uma bateria de exames onde foi constatado que ela estava com SARA que aproveito uma picada de inseto no queixo, no mesmo dia ela foi para a UTI a pressão dela foi a 4 por 2, teve 2 parada respiratória, mas a nossa fé foi mais forte que a doença, a beira da morte segundo os médicos, ela começou a reagir e hoje ela recebeu alta depois de 7 dias na UTI eu não conhecia essa doença, mas agora coloco nas minhas orações a cura a todos e peço a proteção a todas as pessoas para que não passem por isso.E tenham fé pois ela existe e ela salva o pai nunca abandona seus filhos…

  126. carlos matos comenta:

    21 abril, 2011 @ 11:41 AM

    Jacqueline, este remedio nora é para estabilização da pressão..
    ele fará a traqueostomia, até para facilitar a respiração e não prejudicar o aparelho respiratorio, mas é preocupante sim…
    Mas pesa aos medicos para verificar se à febre, e se esta tomando antibioticos, pois eles fazerm isto e, depois avisam a familia, ,logo diz que tento-se de tudo..veja se tem bacterias, pois alegam ter bacterias resistente e ai vai… tem que ficar atento.
    por fim, veja agora, e pergunte tudo.
    um grande abraço e que Deus Pai, jeová,esteja com vc e familia e amigos..

  127. zilda comenta:

    24 abril, 2011 @ 2:55 PM

    emuito triste ,ois estou com minha cunhada ha, 16 dias em coma,entubada,en sete lagoas,foi fazer uma cirurgia de coraçao,e comtraiu esta doença ,e muito triste ,pois ela so 46 anos filho de 12 anos,dai da mais triteza. pela primeira vez vi falar da tal doença ,fiquei preocupada, e estou vendo estas mensagens e tentando enteder,. muito obrigada q deus d forças ha todos nosssssssss

  128. Jacqueline comenta:

    2 maio, 2011 @ 9:17 AM

    Zilda tenha fé em Deus, ele é o dono de nossas vidas e ele fará o certo, boa sorte .

  129. Jacqueline comenta:

    2 maio, 2011 @ 9:25 AM

    Bom dia pessoal e Carlos…

    Estou aqui para dar uma boa noticia meu amigo está conciente e sem respirador, os médicos disseram que ele está bem melhor o pulmão está limpando, ele está botando tudo pra fora e quase não tem mais secreção, a aparencia dele já é a mesma, já esta dialisando menos e sem nora, está voltando os movimentos e ta um tagarela, ainda está com a traquia, mas os medicos falaram que ate quarta a fono vai lá pra ver se da pra tirar, pessoal to muito feliz e confiante depois de 31 dias de internação só deus mesmo, Deus está operando milagrosamente na vida dele. Agradeço o apoio e consolo de vcs sempre, assim que tiver mais novidades volto pra dar noticias, Abraços…

  130. Carolina comenta:

    2 maio, 2011 @ 2:30 PM

    Caros,
    Gostaria de deixar o meu depoimento aqui, pois tenho uma irmã de 34 anos que teve SARA e quando descobri que ela estava com essa síndrome, pesquisei na internet e encontrei o depoimento de todos vocês, o que me auxiliou muito para entender esta doença. Vou relatar o caso da minha irmã pois sei que ajudará outras pessoas também.
    Ela teve uma pedra nos rins, que trancou no canal na uretra e deu uma infecção urinária que se expandiu para o rim e se espalhou para todo o corpo, ou seja sepcemia. Realmente é tudo muito rápido em questão de 4 dias tudo aconteceu, ela tinha febres altas e acreditava ser da infecção urinária, até que começou a se cansar facilmente, dava 3 passos e ficava cansada com o coração acelerado. Levamos numa clínica urológica fizeram diversos exames e bateram o raio X do pulmãos para ver este cansaço que ela tinha e detectaram a príncípio pneumonia nos 2 pulmões, na mesma hora fez a cirurgia para a retirada da pedra da uretra para facilitar o fluxo urinário e tentar diminuir a infecção que estava generalizada e após a cirurgia ela foi levada por uma UTI móvel pára um hospital com UTI, onde foi rapidamente tratada, ganhou bolsa de sangue e tudo, porém no dia seguinte foi diagnosticado que a penumonia na verdade era SARA e a inflamação no pulmão estava aumentando rapidamente e graças a DEUS o médico decidiu intubá-la preventivamente, antes que desse uma parada cardiorespiratória. Foi a salvação. Depois da intubação ela ainda piorou mais, o pulmão dela ficou completamente tomado pela inflação, ou seja líquido na membrana que não permite a oxigenação do sangue, estava respirando com 100% de oxigenação da máquina e ficou assim uns 4 dias até que lentamente começou a aparecer a melhora, foram 5 dias de pequenas melhoras e diminuição da oxigenação da máquina e graças a Deus ela teve alta ontem e está em casa. Ao todo foram 9 dias intubada e 13 dias na UTI e é uma dor inexplicável, uma espera infinita, mas o importante de tudo é sempre manter a fé, e entregar nas mão de Deus para que seja sempre feita a vontade DELE. Não percam a esperança e a fé e neste caso, a intubação preventiva antes do paciente ter uma parada é essencial para ampliar as chances de recuperação.
    Apenas para maiores esclarecimentos, a principio os medicos passaram que nao terá qualquer sequela, porém ela ainda fará novos exames esta semana, e ainda está se recuperando da sedação onde a pessoa fica quase sem os movimetos e vai recuperando aos poucos, mas é rapido coisa de 3 ou 4 dias volta ao normal.
    Que Deus ilumine e auxilie a todos que passam por esta síndrome bem como os familiares que ficam na angustiosa espera.

  131. Daniel Antonio Santin comenta:

    16 maio, 2011 @ 11:38 PM

    Hoje meu pai foi diagnosticado com SARA. Teve uma inflamaçao na vesicula que originou uma infecção generalizada e agora isto.
    Os médicos disseram que a situação é bastante grave, mas não é irreversível. Estamos rezando muito e acreditamos muito em Deus.
    Obrigado.

  132. Brenda Q. comenta:

    23 maio, 2011 @ 1:15 PM

    Minha amiga está com sara, depois de ter estourado a apendicite e ter infcção no pulmão descubriram que ela estava com sara, o caso dela é muito grave os médicos já estão quaze falando que não há volta, ela esta na UTI, a mãe dela disse que ela esta muito inchanda, eu gostaria de saber se ela tem chances de sobreviver, e se ela pode sair dessa sem sequelas ? Por favor eu gostaria de uma resposta urgente, obrigada.

  133. Jacqueline comenta:

    24 maio, 2011 @ 9:13 AM

    Bom dia,

    Brenda pra Deus nada é impossivel, o meu amigo está a 52 dias enternado, e esta se recuperando aos poucos, já saiu da sindrome de sara, agora só está curando a pneumonia, mas aos pucos está indo. Por enquanto os medico não falaram nada em sequelas, ele esta fazendo fono, fisioterapia, e etc é muito tempo deitado. mas tenha fé, Deus só faz o que tem que ser feito….
    Boa sorte e melhoras pra sua amiga, vou está orando por ela. beijos fica com Deus.

  134. Daniel Morgan comenta:

    22 julho, 2011 @ 8:46 AM

    Jaqueline bom dia , pelo que li que vc escreveu sobre sua amiga meu pai está na mesma situação, está praticamente a quase 80 dias internado e a duas semanas atrás entubaram ele por que estava com broncopneumonia estava com muita falta de ar, quando foi terça feira agora dessa semana tiraram a entubação dele, e colocaram aquela mascara de oxigênio, os dois primeiros dias ele estava estavel , quando foi ontem minha mãe falou que ele está com muita falta de ar, ainda não consegue falar devido a entubação que machuca, e a gente está desesperado, está fazendo dialise, quase que todo dia pois o quadro dele não é bom, tá com problemas de rins e também, com essa broncopneumonia, só que não estamos confiante no que os médicos dizem pra gente cada hora eles falam uma cosia, agora falaram para minha mãe que vão parar a hemodialise para ver como ele reage etc, vão tirar um pouco dos medicamentos que falaram que prejudica na respiração e assim vai … mas estamos muito preocupado com tudo isso… se alguem tiver uma diga do que eu possa fazer pra salvar meu pai ficaria muito grato.. muito Obrigado a todos do blog.. Daniel Morgan 22/07/2011 – Santo André – SP

  135. Karla Patricia comenta:

    4 agosto, 2011 @ 11:24 AM

    Olá Daniel! Seu pai está melhor? Nao sei se vc leu meus depoismentos anteriores, meu irmão teve essa doença em 2009, foi uma barra , achei que nao iria suportar tamanho sofrimento. ele é jovem , lindo com uma vida toda pela frente.s
    Mas Deus é maior e deu a chance da sobrevivencia! Hoje tem uma vida normal e ate com algumas estrapolias de jovens.
    Namora , trabalha , normal.
    Eu e que ainda não consigo esquecer o tralma vivido em setembro de 2009 , foi duro . Com esse fato, fortaleci na fé em Deus!!
    Ele sara todas as doenças , por mais que a medicina me dizia não pela vida o medico dos medicos curava , resultado Deus é maior.
    Daniel, qualquer duvida pode me ligar ! Pesquisei bastante sobre a doença .
    37-3381-2338
    37-9948-4868
    Estarei a disposição e ficarei feliz em poder te ajudar com alguma coisa! Que Deus te abençõe!

  136. sonia martins comenta:

    22 agosto, 2011 @ 5:36 PM

    Esta doença chamada sara é terrivel, a minha pequena sobrinha LAURA, de 11 meses, deu entrada no hospital infantil em Fortaleza por volta das 10horas da noite ,do dia 17 de março de 2011, com suspeita de engasgo do leite que havia passado para os pulmões, os médicos a levaram imediatamente para a UTI, lá ela ficou entubada (coma induzido) e recebendo a medicação, até então nunca tinhamos ouvido falar desta doença, a não ser depois que ela faleceu dia 26 de março, na UTI ela ficou sedada o tempo todo. Como uma criança saudável, que nunca deve doença nenhuma morre assim derepente? Foi horrivel, mas a minha irmã está bem, conformada e o nosso Senhor Jesus tem derramado sobre ela e o marido grande paz e a Fé dela está inabalada, é certo que tem dias que ela chora demais e sofre com a saudade. Todos nós estamos abalados, pois a festa da LAURA estava toda orgnizada e pronta, só esperando o dia 15 de abril para ela completar um ano.
    Queria saber como essa doença que é secundária entrou na Laura, já que ela estava bem, quando ela passou mal estava no aniversario de uma criançinha, amiguinha dela, foi tudo muito rápido.

  137. Sheila comenta:

    23 agosto, 2011 @ 3:08 PM

    Boa tarde, gente,

    Como pe reconfortante “ouvir” pessoas falando dos mesmos problemas que estamos passando, principalmente de casos de sobrevivência. Pois bem, minha irmã tem 43 anos de idade, é obesa e hipertensa. No dia 02 de junho último, fez uma cirurgia para retirada de um cisto no ovário. Na hora da cirurgia o cisto estourou dentro dela e caiu pus na parede abdominal. Ela ficou em casa um mês e a cirurgia não fechava e não parava de sair secreção. Quando ela voltou na médica, no dia 04 de julho, foi internada novamente e ficou uns 35 dias na enfermaria do Hospital das Clínicas de Recife sendo tratada de uma fístula (intestino perfurado). O tratamento consistia basicamente de dietas e limpeza da cirurgia. Depois de tanto tempo internada ficou depressiva e no dia 8 de agosto foi internada de urgência na UTI.
    No dia 11 de agosto fizeram outra cirurgia para ver se achavam o foco da infecção no abdome e não foi achado nada. Pensavam que, por não ter nada no abdome, ela iria se recuperar bem rápido, voltar pra enfermaria e depois pra casa. Infelizmente isso não ocorreu e ela não ficou boa assim tão rápido. Não piorou, ficou tendo pequenas melhoras. Sábado passado ela foi extubada, mas no outro dia foi entubada novamente, o médico disse q foram precipitados. No momento q ela fez a 2ª cirurgia ela já estava com SARA, mas a família só sabia os sintomas, não tinham nos dito o nome dessa doença. Quando ela foi extubada uma das médicas contou que ela havia se recuperado da SARA, estava boa dela, mas ainda estava grave, pois a respiração não estava boa, apesar do PEEP ser 7, e os rins estarem ainda comprometidos (ela está há uns 4 dias fazendo hemodiálise). Até hoje não encontraram o foco da infecção. Antes de ontem começou a sair secreção atra´vés dos cortes das duas cirugias, muita secreção. Dizem que é uma secreção tipo “chocolate”, fétida, e estão achando q são fezes. Ontem resolveram operá-la de novo e hoje ela entrará no bloco cirúrgico, só não sabemos a hora, ainda… O que não entendo é que dizem que ela se curou da SARA, mas ainda está em estado grave. Com pulmões e rins comprometidos e a infecção continua lá. Faz 5 dias q ela não teve febre, mas passou 7 seguidos após a cirurgia tendo febre.
    Continua…

  138. Sheila comenta:

    27 agosto, 2011 @ 12:43 AM

    Quinta passada (25/08/11) minha irmã fez a 3ª cirurgia e após mais de 6 horas, saiu de lá ostomizada (bolsinha na barriga para as fezes) pq encontraram uma pequena fístula e novamente entubada. Minha irmã reagiu bem até ontem à noite, pois voltou a ter febre, os pulmões voltaram a “encharcar” por causa dos rins que não estão funcionando bem. Hoje ela se encontra com duas cirurgias na barriga, uma aberta igual as de cesárea e outra tb aberta vertical. Os médicos não fecharam a segunda cirurgia para poder lavar caso fosse preciso, e é justamente o que eles irão fazer amanhã, voltar à sala de cirurgia, anestesia geral e nova lavagem da cavidade abdominal…
    Dois médicos já me disseram que ela é uma guerreira, pois está lutando muito para sobreviver. Não páro de pensar nela e estou sempre “falando” por pensamento, pois quero que ela receba só energia positiva para aguentar mais um pouco até sair de lá bem e saudável com as sequelas para o tempo curar. A angústia é muito grande, pois só de imaginar o qto ela está sofrendo e reagindo para conseguir ficar boa, me deixa orgulhosa e triste pelo momento agora.
    Uma hora ela melhora um pouquinho numa coisa, depois perde um pouco em outra… Não sei mais o que fazer para ajudá-la. queria saber se tudo que pode ser feito de melhor está sendo feito nesse momento e como sou leiga em medicina e os médicos nem sempre contam tudo, não terei essa resposta…

  139. fabio-junior@hotmail.com comenta:

    30 setembro, 2011 @ 1:25 PM

    enternamos um filho de 21 anos na uti de juina um dominga 13 03 2011 as 10 hrs medicos dizian que em 3 dias ele sairia pra casa pois ere jovem 1; teria quebrado 3 costela e perfurado um pulmao na quarta feira seu quadro se agravou ja teria quebrado 6 costela nao comia na o bebia nao se mexia a falta de ar piorou muito os medicos dizian que era assim mesmo na proxima quarto se u quadro de saude dava tristaza entao tiraram as mas.de oxigenio entubaram e induziram coma.ai todas as esperanças ja começaram se acabar um dia dava enfecçao no pumao que agravou o outro tambem outro dia o inchasso era tanto por causa do ar que saia do pulmao outro dia era do soro .pra diminuir a histori de baixa imunidade animia enficçao hospitalar ai com 20 dia tiraram o tubo e pouseram traquio na sexta a noite pra nao dizer que ele foi todo perfurado pra tirar o podre como falou o proprio medico na madrugada do dia 03 04 so telefonema triste relataram os medicos que ele teve a tal sara. hoje 5 meses se passaram so saudads e dor profunda sera que se tivessemos tirado para outro hospital meu filhho teria falecido saudades eternas filho{dhiorge alfredo}

  140. maria comenta:

    30 setembro, 2011 @ 3:21 PM

    ola tudo bem gente estou pedindo pra todos vcs orar pelo o meu irmaa que esta com essa doença sara contraiu no hospital esta enternadado a 25 dias e esta semana dicerao que ele esta com sara nao sei mas o q fazer os medicos dezem q tudo q podia ser feito ja foi feito e agora e so esperar mas a dor e muito grande so podemos orar e ter fe conto com vcs obrigado

  141. Aline brum comenta:

    2 outubro, 2011 @ 4:00 PM

    ola pessoal nao sei se vcs ja lerao meus depoimentos anteriores!!!!
    mais gostaria de dizer a vcs que nunca percao a fé pois só deus pode ajudar,
    pois pelo que eu passei cm o meu pai eu descobri que nao tem medicamento contra a sara,
    nossa familia se agarrou muito a deus fizemos novena cm a familia e assim era, so rezar muito,
    meu pai ficou 2 messes morto na uti, este ano e hoje cm a graça
    de deus meu pai ja voltou ate a dançar, claro ele continua fazendo fisio e cm muitos cuidados
    por causa dos pulmoes, mais ele esta muito bem, por issi eu digo a vcs nunca dessistam se apeguem
    a deus pois so ele pode ajudar, pois a fe move montanhas.
    vou rezar pelos amigos e familiares de vcs!!!
    abraços a todos ate logo!!!

  142. Ubiraci Jucá comenta:

    2 outubro, 2011 @ 8:23 PM

    Em abril de 2008 submeti-me a uma cirurgia bariátrica com video- laparoscopica,ouve complicações e algumas fistolas,abriram o adomem refizeram tudo,mas aspirei azul de metileno e desenvolvi uma SARA,agora olhando este artigo e outros na internet,vejo que após 10 dias de coma,ter sobrevivido,tem a mão de Deus e a competência dos médicos da CTI da Beneficência Portuguesa de Manaus.
    Na época tinha 179 kgs e 53 anos

  143. Adriana Seixas comenta:

    5 outubro, 2011 @ 10:05 AM

    Ola a todos!
    Meu sogro está internado a 58 dias com o diagnóstico de SARA. Ele teve uma pequena melhora mas o caso ainda é muito grave. Gostaria de saber as possíveis sequelas que a doença pode deixar, já que percebi que ele não mexe nenhum membro. Ele está fazendo hemodialíse e está com pés e mãos inchados e com manchas roxas, tem 71 anos e a SARA foi em decorrência de uma pneumonia.

  144. fabiana aparecida caetano comenta:

    9 outubro, 2011 @ 12:12 PM

    Estamos com um quadro de sara na familia, minha tia de 45 anos esta internada com esta bacteria, estamos muito preocupados, pois o quadro dela é grave, está intubada, sedada, muito inchada e os médicos não nos informam direito o que esta acontecendo, já faz 1 semana que ela esta assim, estamos esperando em DEUS a melhora dela, mas gostaríamos de ter mais informações sobre esta bactéria.

  145. Juraci - Sorocaba comenta:

    12 outubro, 2011 @ 4:43 PM

    minha sobrinha de 12 ano foi 3 vezes ao medico com febre e dor nas costas falaram que era bronquite na 4 vez ela ja foi sem ar não conseguia respirar foi enternada colocaram ela no oxigenio na madrugada ela foi pra UTI e entubaram ela ficamos desesperados não sabiamos o que estava acontecendo os medicos não sabiam o que ela tinha estavam fazendo de tudo achavam que era sara mas não tinham certeza no outro dia 11:45 Deus levou ela para seu reino de gloria isso foi no dia 03/09/11 faz 1 mes e9 dias é uma dor muito grande mas sei que ela esta em um bom lugar lendo estes depoimentos tenho certeza que era sara mas eles não descbriram era uma moçinha linda mas Deus sabe o que faz minha irmã esta muito triste pois só tinha ela e um moço ja casado

  146. silvania comenta:

    20 outubro, 2011 @ 12:04 AM

    há cinco anos, atras perdi minha filha, de dois anos e três meses com essa doença. sab nem tive tempo pra refretir quando vi ela ja tava numa utei em vazea grande mt, foi uma locura, quaze morri junto com ela.hoje sinto muita falta da minha filha e nunca tive curiosidade de saber,até hoje porque essa doença mata tanta criança assim.hoje com a evolução da medicina ja é posivel evitar mortes como a da minha filha? gostaria de saber .também pra ajudar muitas mães adolecenttes que nem imagina que essa doeça matae é muito séria…… obrigado….

  147. lourenço jaime comenta:

    25 outubro, 2011 @ 8:31 AM

    saudaçoes a todas familias que direta ou indiretamente sofren com as consecuencias desta doença presto o meu apelo de solidaridade paz e bem. apartir de angola.

  148. Adriana Seixas comenta:

    26 outubro, 2011 @ 5:55 PM

    Olá a todos!
    Venho aqui informar que após 77 dias de muita luta o meu sogro faleceu! Realmente o indíce de mortalidade dessa doença é muito grande mas estávamos confiantes já que ele estava resistindo a tanto tempo. Os médicos fizeram de tudo mas a SARA o levou.
    Desejo mais sorte a todos que estejam com parentes nessa mesma situação e que acreditem, mesmo sabendo que é uma doença muito difícil de obter cura.

  149. cida comenta:

    8 novembro, 2011 @ 7:06 PM

    hoje ja faz oito dia que to com minha sobrinha na uti,no inicio os medico ,tratava de depresaõ,porque ela tinha forte dores de cabeça..com passar do tempo resolveraõ pagar uma consulta particular,ai sim o medico examinou direitinho e costatou a penamonia nos dois pulmaõ,emediatamente internou na uti,com resultado exame deu p.sara,mas ela ja estava boa ,voltou a piorarfoi sedada e intubada ,estava gravida 7mes.tirou o bebe,mas ela continua estado grave ,peço que faça oração por ela tem 26,e bb pra criar….se alguem souber..que provoca essa bacteria por favor me informa ..fica com deus.

  150. ELAINE comenta:

    18 novembro, 2011 @ 10:28 AM

    bom dia…mha filha acabou de perdeu sua cunhadinha de 20 anos.deu entrada no hospital com infecão urinaria, dps peneumonia, e detectaram esta bacteria, foi fatal dentro de 4 dias veio a falecer veio a melhorar na quarta 16/11, pela manha ficamos radiantes de felicidade, mas infelismente a tarde, veio a falaecer…MEU DEUS COMO SE PEGA ESTA BACTERIA, COMO PREVINIR???? QUE TRISTEZA…ABRACOS A TODOS

  151. claudia maria t.nascimento comenta:

    3 dezembro, 2011 @ 2:59 PM

    amigos nao entendo tambem como numa epoca em que se cria e sescobre tantas coisas estamos vivendo uma enchurrada de doenças antigas e agora mais estas como gripe A E OUTRAS eu vi esta semana que aquele cantor internacional jorge naicom esta internado com esta bacteria no cti , eu quero dizer que tenho uma neta especial com 14 anos o qual completou no cti intuaba confesso que ja tinhamos perdido todas as esperenças e cruel esta doença ela np inicio de 2010 no dia primeiro de janeiro rstava tossindo resfriada como ela ja tinha tido 3 pneumonias viviamos em panico levei ela no dia 03 num medico que nada detectou na quarta feira leva mos de novo num alergista mais uma vez nao detectou nada ela vomitava se urinava nao tinha forças enfim na quinta feira de madrugada ela pois sangue pelo nariz de madrugada eu e meu maridos corremos com ela para um hospital chamado pronil em nilopolis la fomos destratados pelo descaso de um medico que depois de eu tanto insistir tirou ums chapa do pulmao que de nada adiantou pois ele nem se deu o trabalho de olhar foi embora do plantao e mandou um enfermeiro dar a receita com antibiotico e disse que era uma virose pronto tava feito o pior ela foi para casa e piorou ate a noite ela desidratou rapidamente que quando deu entrada no hospital das clinicas de nova iguaçu estava ja a beira da morte mais DEUS

  152. claudia maria t.nascimento comenta:

    3 dezembro, 2011 @ 3:00 PM

    amigos nao entendo tambem como numa epoca em que se cria e sescobre tantas coisas estamos vivendo uma enchurrada de doenças antigas e agora mais estas como gripe A E OUTRAS eu vi esta semana que aquele cantor internacional jorge naicom esta internado com esta bacteria no cti , eu quero dizer que tenho uma neta especial com 14 anos o qual completou no cti intuaba confesso que ja tinhamos perdido todas as esperenças e cruel esta doença ela np inicio de 2010 no dia primeiro de janeiro rstava tossindo resfriada como ela ja tinha tido 3 pneumonias viviamos em panico levei ela no dia 03 num medico que nada detectou na quarta feira leva mos de novo num alergista mais uma vez nao detectou nada ela vomitava se urinava nao tinha forças enfim na quinta feira de madrugada ela pois sangue pelo nariz de madrugada eu e meu maridos corremos com ela para um hospital chamado pronil em nilopolis la fomos destratados pelo descaso de um medico que depois de eu tanto insistir tirou ums chapa do pulmao que de nada adiantou pois ele nem se deu o trabalho de olhar foi embora do plantao e mandou um enfermeiro dar a receita com antibiotico e disse que era uma virose pronto tava feito o pior ela foi para casa e piorou ate a noite ela desidratou rapidamente que quando deu entrada no hospital das clinicas de nova iguaçu estava ja a beira da morte mais DEUS E M

  153. claudia maria t.nascimento comenta:

    3 dezembro, 2011 @ 3:19 PM

    desculpe eu esbarrei numa tecla e nao continuei meu depoimento eu quiz dizer que nosso DEUS e muito bom ela ficou um mes intubada sofreu demais pois por ser especial e nao entender bem nos ficamos muito mal ela saiu do hospital com os dois pezinhos cada um com uma bolha enorme de samgue que e chamada de ulcera de pressao depois teve que estourar e ficou em carne vive tendo que fazer curativos todos os dias e isto durou ate abril foram meses dificeis pois tenho 54 anos e tnha que leva no colo para o banho e tudo mais hoje passdo quase um ano ela ainda nao se recuperou ela tem bronquite e faz uso de bombina de corticoide de manha e a noite e outros medicamentos mais tenho que aagradecer ao doutor fabricio do HCNI que foi muito competente apesar de nao acreditar que ela fosse se curar ele detectou o que foi importante e outro medico do cti chamado doutor rafael que apesar de sua pouca idade apostou tudo para salva la e claro com alguem muito especial no controle o nosso DEUS enfim amigos quero dizer que e uma doença cruel que esta ai e tem muita gente morrendo por falta de conhecimento pois nem todos os medicos estao preparados para entender a chapa de um diagnostico de SARA acho que os nossos governantes nao estao preocupados com a saude e nem tampouco em descobrir que a algo tao perigoso como esta maldita doença um abraço e força em DEUS para quem ja passou e esta passando por isto

  154. weverton lima comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 2:03 PM

    Meu tio faleceu ontem(08/01/2012)com essa doenças chamada sara.Ele morava em são paulo e veio passar as festas de final de ano com a familia em caruaru,antes do natal,ao passear pelo centro da cidade tomou um caldo de cana e logo em seguida se sentiu mal,com falta de ar,daí levaram ele para o hospital do coração ,chegando lá disseram que não era o coração e mandaram para um hospital comum,daí colocaram ele na UTI onde permaneceu por alguns dias e ontem veio a falecer,infelizmente.Só o que sabemos é que os médicos não sabem se ele contraiu a doença em são paulo ou no avião durante a viajem,mas eles disseram que a doença é contagiosa se permanecer muito tempo perto de alguém que esteja infectado!!!

  155. claudia maria t nascimeneto comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 8:55 PM

    lendo este comentario acima de que a SARA pega, quero deixar claro que estes medicos ou estao mal informado ou não era esta doença, pois ficamos todos ao lado de minha neta que teve, e ate hoje nao desenvolvemos esta doença

  156. sofia varela comenta:

    5 fevereiro, 2012 @ 7:05 PM

    Boa noite,
    minha tia foi diagnostica com SARA após sofrer um forte trauma…
    hoje a infecção havia diminuido, mas agora a noite foi preciso bolsa de sangue… isso quer significar algo, ou apenas faz parte do tratamento?
    obrigada

  157. Julia Barbosa comenta:

    22 fevereiro, 2012 @ 6:47 PM

    Olá meu nome é julia da silva santos barbosa e tenho 11 anos perdi a minha mãe com essa doença’S.A.R.A’ primeiro ela ficou com peneomonia e depois foi complicando o caso dela ai depois ela parou de andar e deixou um irmãozinho para eu e o meu pai de 3 meses e quando ela morreu foi muito triste estava pensando se ela sobrevivisse ela ia viver como com essa doença?

  158. diego comenta:

    3 março, 2012 @ 12:27 PM

    em 9 dias a SARA levoa a pessoa q mais amava
    Minha mae de 55 anos tava sentindo mta dor nas costas na garganta e difculdades para respirar fomos a upa por 3 vzes e nda adiantou o sintoma era de uma penamunia tomando varios remedios sem resultado …….. fomos para o hospital na sexta fomos ao quarto e la ela passou o sabado e o domindo ond com mta dificuldade custava a respirar ….deuuma parada respiratoria e foi sedada e entubada entrou em um coma induzido ond seu quadro era estavel mas seu pulmao ja estava todo inflamado 6 dias dpois de mta luta nervosismo e angustia ela nos deixou ……….. conversava com ela todos os dias da visita e sempre via uma lagrima caindo do teu rosto tenho certeza q ela podia me ouvir mesmo os medicos me dizendo o contrario q ela esta completamente sedada tenho o previlegio de ter passado os ultimos minutos com ela antes do CTI ………..pedia ela desculpa por ter tido minhas falhas mas……… ela me disse q fui um bom filho ……..mas qria ter sido o melhor ……..acho q deus faz esse tipo de coisa pra mostrar q a gente pode ser melhor a cada dia agradeço mto a ele por ter me dado uma mae tao amorosa boa trabalhadora e vencedora “mae te juro ir ao culto todo domingo sei q la irei te achar sempre pq vc esta do lado de nosso pai JESUS
    obrigado Karla por comentar a melhora de teu irmao me ajudou bastante a dar esperança obrigado a todos q comentaram tristes ou felizes …………se alguem presisar de oraçao nunca irei desfazer uma corrente q conseegui entrem em contado deixando o nome do enfermo q iremos orar com fe tenham todos uma otima vitoria em nome de Jesus filho nosso unico salvador

  159. diego comenta:

    3 março, 2012 @ 12:30 PM

    03/03/12 Zenita Aparecida Vargas de Castro
    te amo mae ond estiver vo te encontrar meu amor por vc e maior q qualquer outra coisa….

  160. diego comenta:

    3 março, 2012 @ 12:33 PM

    DONA ZENITA esta doença somente levou seu corpo pq tenho certeza q de onde a senhora estiver estara cuidando da gente como a senhora prometeu………….Olha sempre o Miguel por mim e msmo de longe continue ne ajudando a cuidar dele…………………te amo para sempre e por todo sempre………………….

  161. Karla Patricia comenta:

    5 março, 2012 @ 1:14 PM

    Diego,

    Não precisa agradecer nada não.
    Quando coloquei meus depoimentos era para dar força alguém , para as pessoas terem fé!!!
    Fiquei muito feliz por você ter lido , meus depoimentos.
    Hoje meu irmão é saudável , semana passada ate retornou ao medico, ira fazer exames amanha terça -feira , mas aparentemente não tem nada, jovem como outro qualquer n , ele nem lembra que passou por isso , eu que não sai da minha mente, mas pode ter certeza minha vida foi divida por dua etapas antes doença do Kerli e depois doença do Kerli, conheci o que é ficar perto de perder alguém , e conhecer o quanto eu amava ele, pois antes não conhecia esse amor que estava dentro de min. As vezes fico olhando as marcas , pois na cabeça dele onde ficou muito tempo deitado deu uma falha de cabelo não nasce nunca mais, no pescoço , onde fez a traque , próximo ao ombro onde ficou o quateter para a Hemonemdialise, meus olhos lagremejam, penso assim, Como Deus foi maravilhoso, vem na minha cabeça , quando o via naquele CtI apagadão, Deus me livre parece que a pessoa não esta viva.
    E quando ele acordou contou uma historia muito interessante.
    Pois por causa dos remédios ficam meios doidos, não me conhecia no quarto contava uma historia assim Moça ( não me conhecia) Aqui fiquei lá naquela sala o tempo todo pregando pregos no vidro , ai salvei !!!
    O homen mandou eu fazer isso , para eu salvar, Era Deus o curando. olha que maravilha!!!
    Quanto ao filho que vc era tenha certeza de uma coisa,
    Sua mae o amava incondicionalmente, para ela vc não tinha nenhum defeito, ser mãe é dádiva, não tenho essa experiência ainda, estou tentanto engravidar acredito que Deus ira me conceder essa maravilha so de imaginar ser mãe já mudo , abro um sorriso e imagino a carinha e ate fico arrepiada do quanto irei amar, ate os defeitos.
    Beijos no seu coração!!! Tenha força e coragem!!!!
    Siga o exemplo da sua mãe , sempre lembre dela com carinho!!!!
    Quando quiser conversar com alguém conte comigo!!!!
    Pode ligar quando quiser, trabalho por conta própria , pode ligar durante o dia, qualquer hora.

  162. marcio rodrigues poletto comenta:

    27 março, 2012 @ 2:45 PM

    Em abril de 2007 minha esposa fez uma cirurgia de tireoide no hospital das clinicas (setor cabeça e pescoço) foram constatados nodulos frios.Com extração da tireoide,por haver nodulos nela,houve um edema de glote, devido a um toque no nervo vocal,(quinta à noite)internação em uti de recuperação,sabado pela manha foi feito uma traqueostomia.Domingo no almoço houve uma ingestão de carne moida que foi para o pulmão,terça pela foi diagnosticado infecção pulmonar;com confirmação `a noite de que ela estava com sara.Apos 09 dias de uti ela voltou para enfermaria,com 24,700kg acima do peso de internação(47kg.).Apos 28 dias de ingestão de diureticos e remedios ela teve alta,com 41kg.Hoje ela esta com 64 kg,reclamando de dor pelo corpo Toma diariamente PURAM 75mg.Apos esta explamação gostariamos de saber que sequelas pode ter trazido esta infecção? Alem de minima lesão no pulmão conforme se constata em radiografia e tomografias(comentarios feitos pelos medicos que fizeram à cirurgia).Se mais obrigado;Marcio Poletto

  163. Antonio patricio comenta:

    29 abril, 2012 @ 10:54 AM

    Olá pessoal.tive SARA de setembro a outubro de 2011.
    Fiquei 39 dias na UTI;20 dias em coma induzido.
    Tive três paradas cardiorespiratórias e fui desenganado por quase tôda equipe médica.Sofri uma intervenção cirúrgica(Toracotomia)que me levou 75% do pulmão direito.Eu tive derrame pleural,e para complicar era alcóolatra e tabagista.
    Sobrevivi graças a Deus e a equipe médica.
    Fui uma cobaia num hospital público,que embora fosse um hospital exemplar,segundo os médicos, não tinha a menor condição de tratamento com invasão cirúrgica.Mas a boa vontade deles salvou a minha vida.Um deles chegou a dizer a minha irmã mais velha que encomendasse logo os papéis da funerária.Tenho 41 anos(41 na época)e queria dizer que, tive uma experiencia em que vi dois enfermeiros num sonho,que tentavam me convencer a não desistir de viver.
    Eu já estava pedindo a Deus que permitisse a minha morte.Mas lembrei do meu querido filho de 12 anos e gradativamente voltei a vida.Se alguns de vcs estão com algum familiar ainda internado,acreditem que, quando Deus ou o que for quer conseguimos sobreviver.

    Coragem a estes,e força para viver aos que já perderam seus entes queridos.

    Antonio patricio

  164. luzinete m b de oliveira comenta:

    13 maio, 2012 @ 9:44 AM

    Sou uma mae muito feliz, nem que eu nascesse de novo conseguiria agradecer a Deus por devolver meu filho vivo e inteiro apos SARA originada por uma pneumunia por coronavi-rus,segundo me disseram os medicos, cujo virus foi descoberto ja apos varios dias em coma induzido. Foi tudo muito rapido e com cinco dias dos primeiro sintoma meu filho ja estava entubado, desessete dias depois de entubado ja estava com traqueo mesmo sem parametros respiratorios favoraveis, os medicos indiretamente me diziam para prepar pro obito, mas DEUS FOI MISERICORDISO, desde 22 de abril meu filho esta em casa, com vinte e quatro anos eu digo, ele ressucitou, na pascoa, junto com JESUS,pois foi no sabado de aleluia que conversando com o medico plantonista foi que descobri que depois de todo o sofrimento do meu filho sobreviver a entubaçao, a traqueo, estava quase morrendo por impregnaçao por ziprexa, medicacao que segundo os medicos foi usado para diminuir os sintomas da sindrome da abstinencia pelas drogas do coma induzido. mas este medicamento quase matou meu fi-lho tambem . Tive muitas pessoas rezando para meu filho e tambem para mim, eu mesma rezei e pedi muito e agradecia todos os dias quando acordava de uma noite mal ou bem dormida por nao ter tido nenhuma noticia ruim de evoluçao pra morte que era pra isso que os medicos parecia querer me preparar, hoje meu filho faz fisioterapia para recuperar o movimento das maos que ficaram comprometidas, nao sei se pelo empo em coma, ou se pela impregnaçao do medicamento. So sei que foi muito importante para mim todas as pessoas queconheci no hospital , as quais passavam por sofrimentos com algum tipo de doença. me marcou muito um passagem biblica.MATEUS 18-v 15 a 20 e joao 15-v12,16. Leiam e peçam. acredite valeu pra mim. Estive vivendo a verdadeira quaresma. so quem passa perto de perder um filho saudavel sabe o que estou falando.

  165. wellington lopes comenta:

    24 maio, 2012 @ 10:49 PM

    olá tenho uma dúvida terrivél , gostaria de saber se é normal de tanta demora para descobrir que a paciênte está com a sintrome de SARA pois minha filha que se DEUS quizer irá completar nove anos em outubro está internada des do dia cinco de maio deste ano só hoje dezenove dias depois foram diagnosticar que ela está com sintrome de SARA dizem os médicos que o estado dela é muito grave pois é a segunda vez que isso acontece em alguns anos atraz ela teve essa doença mais conseguiu superar meu medo é que o estado dela é muito delicado estou com medo de perde a minha filha gostaria de saber qual a cura para isso fora a fé em DEUS, pelo amor de DEUS preciso de uma resposta..

  166. JULINDA comenta:

    7 junho, 2012 @ 4:20 AM

    meu genro esta com SARA… CONTRAIU ESSA DOENÇA POR CAUSA DE UMA PNEUMONIA… EU E MINHA FAMILIA ESTAMOS TRANSTORNADOS. ESSA DOENÇA TEM CURA?

  167. MAIARA,R.G.B.R comenta:

    14 junho, 2012 @ 5:22 PM

    QUERO.APENAS.DAR.UMA.PALAVRA.AMIGA.PARA.QUEM.ESTÁ.PASSANDO.POR.ESTE.MOMENTO.TÃO.DIFÍCIL.PERDI.UMA.IRMÃ.DIA.QUATORZE.DE.MAIO.DESTE.ANO.2OI2.ACHO.QUE.TUDO.FOI.PERMISSÃO.DE.DEUS…..DEUS.PERMITE.MAS.SOMOS.NÓS.QUEM.ESCOLHEMOS.”TODAS.AS.COISAS.COOPERAM.PARA.O.BEM.DAQUELES.QUE.AMAM.A.DEUS.”E.DEUS.É.PAI.PAI.ÁS.VEZES.TEM.QUE.CHAMAR.A.NOSSA.ATENÇÃO.E.ISSO.ME.FEZ.CRESCER.ESPIRITUALMENTE.,.DAR.OUVIDOS.QUANDO.DEUS.FALAR.DEUS.É.FIEL.ELE.NOS.CONHECE.E.SONDA.O.NOSSO.CORAÇÃO.ELE.É.PODEROSO.PARA.FAZER.O.IMPOSSÍVEL.POR.MIM.E.POR.VOCE.TEMOS.QUE.BUSCAR.A.FACE.DE.DEUS.A.CADA.DIA.E.NOS.PREPARAR.PARA.UM.DIA.ESTARMOS.COM.ELE.NA.GLORIA.DOS.CÉUS…A.MAIRA.FOI.MAS.DEUS.NOS.DEIXOU.UMA.BENÇÃO.A.LAVÍNIA.QUE.NASCEU.MORTA.NA.UTI.DE.OITO.MESES.MAS.DEUS.A.DEVOLVEU.A.VIDA.PARA.A.HONRA.E.GLÓRIA.DO.SENHOR.JESUS…..CREIA….

  168. Nívia Lins comenta:

    21 junho, 2012 @ 3:19 PM

    Oi, minha prima Karla está com SARA depois de fazer uma redução de estômago. Estava perfeita quando entrou no hospital. Tem 28 anos, marido e uma filha linda de 7 anos. Está a 21 dias cedada e já com 3 dias fazendo hemodiálise. Os médicos já aparentam desesperança, mas nós confiamos em Deus e rezamos fervorozamente para que ela retorne a nós. Por favor rezem, orem, pensamentos positivos peço a ela. Alguém por favor me diz que ela ficará bem! É muita dor!!!!

  169. Vania comenta:

    31 julho, 2012 @ 10:42 AM

    Ola pessoal… Estou aqui pra dizer q minha priminha d apenas d 2 aninhos estar cm sara, tudo começo d uma pnamomia i agora estar cm sara, ja faz 1 mes 20 dias q ela estar na uti, agente os familiares estamos esperançosos, pq para Deus ñ ha impossivel! Apesa q ester tempo q ela estar lá ela ja tever um parada cardiaca… Agora só estamos esperando em Deus… Pq só Deus pra tira ela dela!

  170. patricia gomes comenta:

    14 agosto, 2012 @ 5:17 PM

    oi gente,a minha cunhada ganhou nenem a uma semana e esta em coma na UTI .Os medicos disseram q ela esta com sara,queria saber se isso tem a ver com o parto que foi cesariana,e tb a cirurgia para nao ter mais filhos.o estado dela e grave.por favor se alguem souber me explicar.Eu agradeço desde ja.

  171. Michele comenta:

    10 outubro, 2012 @ 6:58 PM

    Oi pessoal, vendo todos esses depoimentos eu vi que Eu é a minha família estamos passando pelas mesma angustias que vcs.. a exatos 15 dias atrás a minha mãe que e obesa e ipertensa deu entrada no hospital Santa Marta aqui em Brasilia com a pressão arterial 28×12 aprincipio ela estava bem conversando e tudo mais, os médico acharam melhor deixa-la na UTI para ficarem verificando a pressão, ai na Sexta -feira anoite agente ligou no hospital para ter noticias sobre o boletim médico e eles nós disseram que a minha mãe tinha tido uma piora e que ela teve q ser entubada, nossa o nosso mundo caiu ficamos transtornados pois ela nunca tinha passado por isso, passado 5 dias de entubação pela boca fizeram a traqueostomia e nós disseram que ela estava com PULMÃO DE SARA, meu Deus eu nunca tinha visto falar sobre isto antes…mas enfim ela continua sedada e com a traqueo tem dias q tem uma melhora muito pouca do pulmão e tem dias q piora um pouco, a nossa familia esta toda em oração e estamos tb entregando a equipe médica nas mãos de Deus pois ele sabe de tudo, o estado e muito grave e ela já começou a fazer a dialise peço a todos vcs q estão passando ou já passaram por isso que rezem que orem por ela e por todos que sofrem dessa maldita praga….EU CREIO NO MILAGRE DE DEUS NA VIDA DA MINHA MÃE MARIA DE LURDES……um forte abraço pra todos!!

  172. mercia terra comenta:

    12 novembro, 2012 @ 9:36 AM

    Li todos esses depoimentos e fiquei impressionada com essa doença. Meu esposo mfoi internado à 19 dias para tratar de uma gripe, logo fez alguns exames e no dia seguinte estava realizando uma cirurgia, onde constatava uma veia entupida do coração. a cirurgia durou cerca de 9 horas. Após alguns dias foi confirmada essa doença. Peço a Deus a piedade e encontre nele a vontade de viver. Tenho 3 filhos com ele, muitas historias para contar. Sua irma não deixa um dia sequer de visitá-lo na Uco, precisamos de oraçoes e de muita paz. Parabens a todos pela esperança, pela fé e pela graça de Deus. Entendamos os desígnios DELE, pois só ele É o TUDO que precisamos nesta hora.

  173. ZEZÉ comenta:

    13 novembro, 2012 @ 12:06 AM

    Hoje, 12/11/2012, minha querida irmã foi diagnosticada com SARA. Como não conhecia a doença resolvi pesquisar e encontrei esses depoimentos, alguns me ajudaram a fortalecer ainda mais a minha FÉ em Deus e a certeza de que é Nele que devo depositar toda confiança e esperança em sua misericórdia. Peço orações para minha irmã, o nome dela é Neusa. Obrigada.

  174. helena paulino comenta:

    12 dezembro, 2012 @ 5:11 PM

    minha filha karolina esta na uti com sara,ela faz tratamento de quimeoterapia, teve seu pulmao perfurado ao colocar intracarte, e ela esta com os seus pulmoes seriamente lesados,ela tem 8 anos ja faz 27 dias hoje que ela esta lutando pra sobreviver,ela tem leucemia,sei que DEUS eta com suas maos estendida e protejendo ela , nos nao podemos desistir nunca , DEUS é poderoso ,se que ela vai sair dessa cheia de vida amem.

  175. sueli comenta:

    22 dezembro, 2012 @ 9:32 PM

    meu irmão está na uti a 12 dias, ele teve avc, fez uma cirurgia,foi entubado, agora os medicos dizem que ele está com sara, estamos confiando em Deus, esperando que ele consiga sair dessa,até então eu não conhecia esta doença.

  176. giovanni comenta:

    28 dezembro, 2012 @ 10:42 PM

    olá,ha 1ano minha mae teve uma dor na coluna e foi para o pronto socorro de minha cidade[novo horizonte sp] para tomar uma injeçao para dor chegando lá a coisa se agravou e aequipe médica nao conseguia chegar a um diagnóstico uma bactéria tomou o seu corpo e uma infeccçao se generalizou seu pulmao fechou e a doença de sara se manifestou a princípio acharam q era uma nova bactéria ela foi induzida ao coma chegando a ter 1% de vida os médicos liberaram a visita para todos q quisessem se despedir dela foi um momento de grande afliçao pois ela só tinha 34 anos e tres filhos gemeos de 11 anos para cuidar só nos restava acreditar em um milagre eu e meus irmaos buscavamos a deus em oraçao e uma cidade inteira nos ajudava também e deus lá do céu achou pela sua infinita misericórdia devolve-lá para nós sem nenhuma sequela o senhor nosso deus fez e ainda opera milagres ele é a mao misteriosa q age na vida daquele q cre. giovanni,guilherme e gabriel

  177. Lucinéia comenta:

    7 janeiro, 2013 @ 7:41 PM

    Meu irmão apresentou o quadro de SARA ficou internado na UTI por 15 dias, hoje fui visita-lo ele respira sem ajuda de aparelhos e está conciente, que passa por isso com um ente seu creia em JESUS e peça misericórdia porque foi ele quem curou meu irmão, creia mais creia mesmo e peça misericórdia que só ele pode salvar.

  178. Maria comenta:

    8 janeiro, 2013 @ 5:34 PM

    Minha irmã morreu com essa doença :(

  179. Carla comenta:

    27 fevereiro, 2013 @ 12:16 PM

    Minha mae fez uma cirurgia cardiaca em 25 de janeiro de 2013 e dois depois começou a ter falta de ar…. ja a entubaram e foram 17 dias de luta contra essa doença tão triste, que vem pra acabar com todos os nossos sonhos….ver minha mãe naquela uti a cada dia mais inchada… tantos medicamentos e no fim dia 11 de fevereiro de 2013 minha mãe nao conseguiu resistir a essa doença duas paradas cardiorespiratórias..Lastimável como essa doença em tão pouco tempo destroi uma vida… triste… triste

  180. fabíola comenta:

    11 março, 2013 @ 7:36 AM

    EU PERDI UM FILHO COM ESSA DOENÇA SARA ELE TINHA 3 MESES ELA É TERRIVEL ,NO CASAO DELE OS MEDICOS INTENSIVISTA DE RIO PRETO NAUM DESCOBRIRAM LOGO DEMOROU MUITO PRA DESCOBRIR AONDE JAH NAUM TINHA MAIS SAIDA .DEPOIS QUE DESCOBRIRAM A SARA ELE MORREU DENTRO DE 20 DIAS SENDO QUE JA FAZIA 2 MESES QUE ELE ESTAVA NA UTI FOI UM RELAXO TOTAL POR QUE A UTI VC VAI COM UMA DOENÇA E FICA UMA UMAS 10 DEPOIS CLARO QUE ELE NAUM AGUENTOU É MUITO TRISTE MEDICOS NAUM ESTAREM PREPARADO PRA ESSE TIPO DE DOENÇA .DESCOBRIRAM TARDE D+ A DOENÇA AI FOI PARARILASANDO TUDO ELE FOI FICANDO ENCHADO ATE QUE RESOLVERAM FAZER DIALISE POR QUE FALARAM QUE O RUIM DELE NAUM ESTAVA FUINCIODANDO, FIZERAM NA QUARTA A NOITE , NA QUINTA QUANDO FUI VISITA-LO ELE ESTAVA CINZA E OS BATIMENTO CARDIACOS ESTAVÃO EM 50 60 NO MAXIMO 80 PERCEBI QUE ELE NAUM IA AGUERTAR FIQUEI AO LADO DELE ATE NA HORA DE IR EMBORA NA SEXTA AS 14:00 VEIO A NOTICIA QUE ELE NAUM TINHA AGUENTADO ELE TINHA FALECIDO ISSO JAH FAZEM 5 ANOS E ATE HJ ME DOI MUITO EU SINTO MUITA SAUDADES DELE .MAIS DEUS QUIS ASSIM EU FIZ O QUE PODI ……..

  181. Rodrigo comenta:

    22 março, 2013 @ 8:05 PM

    Gente, tomem cuidado e rezem muito por seus entes queridos que tem essa maldita doença, meu pai era um homem de 55 anos e completamente saudável, desenvolveu esta doença através de uma pneumonia.. Teve apenas febre de sintomas, qnd começou a sentir falta de ar já foi direto pra uti, e faleceu com 9 dias, exatamente antes de ontem, dia 20.. Por isso alerto vcs, cuidado: essa doença vem pra destruir mesmo as familias, o tratamento é agressivo e triste. =/

  182. Calita Fernanda comenta:

    2 maio, 2013 @ 12:26 PM

    Oi gente perdi meu filhinho de 1 ano e 7 meses com essa maldita doença ele ficou 11dias em uma UTI em coma enduzido,entubado a SARA apareceu nele decorrente de uma pneumonia grave com acumulo de liquido nos pulmao esta sendo um sofrimento grande para mim e meu esposo naum conseguimos aceitar issso uma criança linda saudavel ele estava bem e de um dia para o outro amanheceu passando mal levei ele para o hospital foi dificil ele sofreu bastante e nos tambem e estamos sofrendo ate hj pq perdemos tudo quando perdemos o Alessandro Carlos nosso primeiro filho nos so tinhamos ele
    no dia 07/08/2012 as 16:05 hs ele faleceu na UTI do hospital de Porto Velho/RO. Peço que orem por nos pq esta sendo dificil aceitar sua morte nunca imaginei passar por isso mas ele sabe que eu o amooo mais que tudo nessa vida e sempre vou ama-lo.

  183. erlete cristina comenta:

    9 setembro, 2013 @ 9:32 PM

    a 8 dias estou cm um amigo na u.t.i q sofreu um grave acidente e atingiu a medula.hoje descobrimos q ele tem a doença sara…estamos com esperanças q deus pode fazer mais um milagre como o de algumas pessoas q deixaram seus depoimentos…peço a todos q lerem meu depoimento ajudem nos com oraçoes…pois grande tbm é nossa afliçao…ele se chama alexandre e completou 34 anos dia 08-09 ele é pai da minha sobrinha q tem 10 anos e está sofrendo mto tbm

  184. rosilene braga comenta:

    8 novembro, 2013 @ 8:57 PM

    depois de ler esses comentarios fiquei felliz pelos que sairam dessa doença e triste pelos que nao resistiram mais hoje estou confiando muito entregando a vida do meu sobrinho matheus nas maos do senhor ele tem so 5 aninhos e se encontra em uma uti e foi diagnosticada essa doença sara ate entao eu nunca havia ouvido falar nela agora entando o quanto ela e perigosa mais ta na mao de deus a vida do meu anjinho matheus papai do ceu cuida de vc meu amor te amo muito. eu acredito que pra deus nada e impossivel.

  185. luciane comenta:

    15 novembro, 2013 @ 5:47 PM

    Meu esposo teve essa sindrome sara após ter contraido o virus h1n1 e pela demora no diagnostico complicou tudo , agora ele está melhor, se recuperando mas está ha 65 dias na UTI intubado, mas graças a Deus e a dedicação dos médicos ele está melhor.

Deixe seu comentário aqui !