27 - set
  

Cuidados com pacientes com sonda naso-enteral

Categoria(s): Cuidador de idosos, Enfermagem, Gastroenterologia, Gerontologia, Nutrição, Saúde Geriátrica




Orientações

Colaboradoras: Ana Cristina Tosta & Astrid Arruda Celidonio Florentino *

* Enfermeiras e pós-graduandas do curso Gerontologia da Metrocamp

sondaOs usos de sondas para suporte nutricional, são de extrema importância e reconhecida como fator definitivo na recuperação de doentes, devido aumento da prevalência de doenças crônicas na população, especialmente nos idosos, pois permite o aporte de nutrientes. Sua indicação esta também associada as patologias que levam a dificuldades na deglutição, impossibilitando a alimentação por via oral.

O método utilizado é pouco invasivo, mas exige cuidados especializados. Ter conhecimento das técnicas de introdução das sondas, métodos para realizar a administração das dietas, saber reconhecer os riscos e complicações que possam advir dessa terapia, são fundamentais.

Muito conhecida e utilizada hoje, a sonda DOBBHOFF, (fabricada por Dobbie e Hoffmeister na década de 70) são fabricadas em poliuretano e silicone, não sofrem alteração física em contato com o PH ácido do estomago, são flexíveis, maleáveis e duráveis. Seu calibre é fino, com uma ogiva distal (tungstênio) possibilitando seu posicionamento além do esfíncter piloro, permitindo também o fechamento dos esfíncteres durante seu trajeto (Cárdia e Piloro).

Hoje, as vias mais utilizadas para alimentação por sondas são: via Nasogástrica, Nasoentérica e Ostomias (Gastrostomias, Jejunostomias). As sondas de polivinil devem ser utilizadas somente para drenagem de secreções devido serem de material que pode deteriorar mais facilmente e por causarem irritação em contato com a mucosa por longo período.

No momento da alta hospitalar, os familiares recebem muitas e extensas informações/orientações/cuidados, a respeito da doença e aos novos dispositivos agregados a ele: sondas, cateteres, curativos, etc. Ocorre muita dificuldade em absorver os conhecimentos e cumprir as novas tarefas, sendo fundamental o acompanhamento domiciliar destes doente-idosos.

No domicilio, alimentar o paciente via sonda, seja nasogástrica, nasoentérica ou por ostomia ( Gastrostomia), e necessário a cooperação dos familiares, cuidadores e paciente. Devemos estimulá-los e ensiná-los sobre a importância da terapia, fornecendo-lhes informações sobre a enfermidade e a necessidade do uso da sonda, deixando-os mais seguros, diminuindo suas ansiedades, garantindo melhor resultado na aceitação e no aprendizado dos cuidados com a manipulação e administração da dieta, diminuindo os riscos de complicações.

Orientação e Cuidados Gerais

As orientações dispensadas aos pacientes, familiares e cuidadores, relacionam-se aos cuidados com:

Manuseio da sonda – cuidados com retrações, pois pode ser deslocada do posicionamento correto. Exemplo: durante o sono, banho, mudança de decúbito ou pelo próprio paciente.

Limpeza/Higiene/Fixação – Após banho seca-la e trocar a fixação (Nasogástrica, Nasoentérica) da face, devendo estar sempre limpa e seca, evitando o desconforto para o paciente, odores desagradáveis, higienizar as narinas do paciente e tomar cuidado para não tracionar a asa nasal ao fixar a sonda, causando lesões. As vezes se faz necessário restringir as mãos do paciente com luvas sem os dedos, para impedi-lo de retirar a sonda, como pode ocorrer com doentes com demências, agitação motora, quadros de confusão mental, etc.

Administração de dieta, infusões de líquidos e medicamentos – posicionar o paciente sentado e ou, sendo acamado, manter cabeceira elevada por no mínimo 30 graus, (diminuindo riscos de aspirações de dieta, refluxos gástricos), e não deitar o paciente logo após ingesta alimentar e hídrica, lavar a sonda com água filtrada após administração de dietas (1 -2 seringas de 20 ml), medicamentos, mantendo sua permeabilidade, evitando obstruções por resíduos alimentares. Havendo obstruções, pode se realizar manobras para desobstrução, infiltrando água morna (ideal com seringa de 50 ml).

Observação e detecção de anormalidades – obstrução, vazamentos, quebras dos conectores das extremidades proximais, Se (gastrostomia,) proteger a pele se houver contato com conteúdo gástrico, para evitar formação de lesões, inflamações, infecções.

Tempo de troca – determinado pelo protocolo do serviço de acompanhamento do paciente.

Complicações com o uso da sonda

1. Infusões rápidas – levam a quadros de distensão abdominal, diarréias, vômitos.

2. Refluxos gástricos e pneumonias aspirativas – podem ser observadas pelos familiares na presença de agitação, tosse, dispnéia, cianose de face. (idosos acamados, seqüelados, afásicos, com reflexos diminuídos).

3. quadros de constipação intestinal, flatulências – necessitando readequação nutricional, sendo de grande importância aos familiares e cuidadores, observarem a presença de eliminações fisiológicas(volume, quantidade, aspecto, consistência, etc.).

Vale reforçar, que, o paciente no domicilio, deve ser acompanhado sempre por uma equipe multiprofissional e multidisciplinar, cabendo a nutricionista, definir a terapia nutricional mais indicada, também avaliando e acompanhando os resultados e adequando as alterações necessárias a cada paciente, levando em conta seu histórico alimentar, histórico de doenças, tipos de sonda, etc, orientando também , familiares e cuidadores.

Técnica de sondagem

- procedimento é de responsabilidade do enfermeiro ou médico
1. Características da sonda nasoenteral
A sonda nasoenteral tem comprimento variável de 50 a 150 cm, e diâmetro médio interno de 1,6mm e externo de 4 mm,com marcas numéricas as longo de sua extensão, facilitando posicionamento, maleáveis, com fio guia metálico e flexível, radiopaca.
2. Cálculo do tamanho da sonda a ser empregada
Fazer uma medição do lobo da orelha a ponta do nariz até o apêndice xifóide, adicionando-se mais 05 a 10 cm.
3. Instalação da sonda
A instalação da sonda pode seguir vários procedimentos dependendo de normas e rotinas de cada instituição, porém alguns passos são universais, como: a) após a instalação, o paciente deve ficar pelo menos 4 horas em jejum para não haver náusea ou vômitos; b) evitar muitos adesivos que possa prejudicar a visão do paciente; c) não infundir a dieta rapidamente, pois pode causar diarréia; d) manter o paciente em posição sentado ou semi-sentado durante e após o processo de administração da dieta; e) dar preferência ao uso de “bomba de infusão” para um melhor controle da dieta; f) utilizar as sondas de fino calibre que diminuem o risco de refluxo gástrico, conseqüentemente previne as pneumonias aspirativas.

Cuidados com pacientes que fazem uso de sonda nasoenteral:

1. Certificar a posição gástrica através da ausculta com estetoscópio em região epigástrica, injetando 20 ml de ar, aspirar conteúdo gástrico e realizar RX torácico/abdominal,
2. Deixar o paciente em posição lateral direita para progressão da sonda para região pilórica;
3. Manter a cabeceira do leito elevada a 30 graus para diminuir o risco de bronco aspiração;
4. Administração da dieta pode ser contínua ou intermitente;
5. Controlar, quando possível em bomba de infusão para melhor manutenção;
6. Observar intolerância (náuseas, vômitos e diarréia) a alguns componentes da dieta, neste caso deve-se alterar sua composição, principalmente quando idosos;
7. Deve-se aspirar o conteúdo gástrico através sonda, toda vez que for instalar nova dieta, para avaliar a presença de resíduos gástricos Caso exista um volume gástrico aspirado maior que 200 ml suspender a próxima dieta;
8. Controlar sinais vitais, diurese, distensão abdominal, glicemia capilar, edemas, turgor da pele, dispnéia;
9. Ficar atento na fixação da sonda, alternando o local para não lesar a pele das narinas;
10. Cuidados no preparo e manuseio das sondas e dietas, de forma estéril, mantendo as dietas em refrigerador exclusivo, podendo ficar até 04hs em temperatura ambiente e 24hs na geladeira;

Referências:

Rosário M, Marquini J – Sondas Nasogástricas/ Nasoentéricas. Cuidados.Medicina, Ribeirão Preto,35: 95-101, jan/mar -2002

Borges, VC, Et All: Nutrição Domiciliar: Uma Experiência no Brasil. In: Waitzberg, D.L. Nutrição oral, Enteral e Parenteral na Pratica Clinica. RJ: Ateneu.2002 p. 977-981.

Barrabarra, D F, Buch S, Pinto, S M D, Reis, W. Atenção Nutricional Domiciliar. UFPR. www.proec.ufpr.br

Freitas V E, PY ,L – Tratado de Geriatria e Gerontologia. In: Santos, H V, Resende, A C H – Nutrição e Envelhecimento. Guanabara Koogan .2 ed.,cap.96:930-931

Tags: , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


146 Comentários »

  1. gilberto bartier comenta:

    8 outubro, 2007 @ 5:54 PM

    Não é usado nada para a passagem da sonda? tipo gel xilocaina gel?

  2. cristiane silva araujo comenta:

    17 novembro, 2007 @ 11:03 AM

    Gostaria de sempre receber via email as pesquisas publicadas neste site.

    Grata,

    Cristiane Araujo

    Fonoaudióloga

  3. marta comenta:

    11 dezembro, 2007 @ 8:39 AM

    Qual a importância fundamental do uso das sondas nasogástrica e nasoenteral?
    E suas considerações finais?

    Resposta –
    As sonda nasogástricas e nasoenterais têm a finalidade de permitir uma alimentação controlada para os pacientes que não conseguem alimentar-se normalmente.
    Prof. Armando

  4. andre comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 5:49 AM

    Gostaria de saber qual o nome correto (técnico) de alimentação por via de cne ou sng ? E se infundir agua livre e medicamentos via cne há alteração no nome ?

  5. CAMILA FRANÇA DE OLIVEIRA comenta:

    19 janeiro, 2008 @ 12:50 PM

    OLÁ GOSTARIA DE RECEBER UMA INFORMAÇÃO. QUAL A FORMA CORRETA DE USO DA BOMBA DE INFUSÃO?? NO CASO DE DIETAS?? ABRAÇOS CAMILA.

  6. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    25 janeiro, 2008 @ 1:24 PM

    A bomba de Infusão para funcionar adequadamente, precisa estar bem posicionada, isto é, deve ficar nivelada, pois se ela ficar levemente inclinada, vai ficar apitando e não funciona.
    Não sei qual a duvida real, mas ela deve ser programada para o volume total do dia a ser infundido, e aí escolhe-se a quantidade a correr por hora(também consta na programação).O equipo deve ser trocado a cada 24h(ideal).
    É essa a dúvida?
    Joana Luísa Fernandes Souza (Nutricionista)

  7. Cleusa Hernandes Fernandes comenta:

    3 fevereiro, 2008 @ 10:52 PM

    Estive com meu pai internado com câncer de pulmão, só que ele tinha muita dor no abdomem, e resolverão fazer uma endoscopia, depois disso ele começou a reclamar mais ainda de dor no abdomem. E acabaram colocando uma sonda nele que entrava pelo nariz e no final tinha uma bolsa, (pendurada na cama), onde cada tossida que ele dava, saia um liquido vermelho. Até hoje não sei o que era aquilo, pois os médicos ao ver meu sofrimento, falavam que era uma secreção.

    Será que a endoscopia veio a perfurar algum orgão dele, pois ele tinha também hérnia de hiato.

    Após 03 dias ele faleceu!!!

    Por favor se possível esclareçam minha dúvida.

    Obrigada.

  8. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 fevereiro, 2008 @ 10:31 AM

    Cleusa,
    A dor que seu pai tinha no abdome pode ser de causa fora do estomago, até mesmo do câncer pulmonar. O líquido que era eliminado pela sonda naso-gástrica pode ser sangue do pulmão que era engulido por ele. Como os atuais equipamentos flexíveis de endoscopia é muito difícil ocorrer perfuração.

  9. paulo bronzeli comenta:

    7 fevereiro, 2008 @ 9:29 AM

    Após 180 dias de sonda nasoenteral a mesma obstruiu e teve de ser trocada. A nova sonda estava indo muito bem ate que notei que fica residuos da dieta isosource 1,5 que ela toma 4 vezes ao dia 4 x 250 ml. passei a amassar a parede da sonda com os dedos para sair o que ficou aderido ‘grudado’ na parede da sonda, masisso não provocara entupimento na outra ponta? O que fazer para retirar o residuo que adere a sonda que fica fora do corpo? E o residuo que fica dentro do corpo?
    Agradeço a resposta
    Bronzeli

  10. Jean Lucas comenta:

    12 fevereiro, 2008 @ 8:31 AM

    Bom dia, minha mãe utiliza a sonda que é implantada na barriga para alimentação via seringa
    e gostaria de saber se poderemos continuar pintando o cabelo dela?

    Grato pela atenção

  11. ANA CLAUDIA FILARDI TADIM comenta:

    18 fevereiro, 2008 @ 3:37 PM

    SNE PODE SER PASSADA EM DOMICÍLIO? O RX DEVE SER FEITO SEMPRE?

  12. cleuza comenta:

    20 fevereiro, 2008 @ 5:25 AM

    Gostaria de saber tudo sobre controle de infeccao, cuidados com paciente, fundamentos de enfermagem.

  13. Shirley comenta:

    17 abril, 2008 @ 8:11 PM

    vi certa materia dizendo que a sonda naso enteral deve ser usada não mais que seis semanas. Minha mãe está usando a 8 meses, e tem tido perda de peso. Não queremos usar a naso jejuno ou duodenal.
    O que podemos fazer para manter sua boa nutrição por tempo indefinido?

  14. DAMIAO PEREIRA NETTO comenta:

    19 abril, 2008 @ 7:40 PM

    quero receber tudo sobre a enfermagem

  15. janete comenta:

    21 abril, 2008 @ 9:15 AM

    Gostaria de saber qual a conseqüência da aplicação de O2 em fluxo alto na SNE. Desde já agradeço.

  16. Vanessa comenta:

    22 abril, 2008 @ 2:41 PM

    Gostaria de tirar uma duvida, gostaria de saber se pode desobstruir sonda naso enterica com coca-cola. Sou tecnica de enfermagem, e ja ouvi alguns comentarios sobre o assunto, gostaria de confirmar.

  17. samara coelho comenta:

    25 abril, 2008 @ 3:04 PM

    Gostária de saber, qual é o cuidado de enfermagem na passagem da sonda nasoenteral ,gastrostomia, jejunostomia.

  18. odete elisa de laia comenta:

    7 maio, 2008 @ 7:39 PM

    Gostaria de saber quais as orientações que um fonoaudiólogo deve fazer para o cuidador quando o paciente recebe alta com sonda naso enterica.

  19. Thays comenta:

    17 maio, 2008 @ 7:45 PM

    Gostaria de saber qual a diferença entre a sonda nasogástrica e a sonda naso-enteral.

  20. Jo comenta:

    19 maio, 2008 @ 7:41 AM

    Gostaria de saber detalhadamente sobre a sonda nasoterica: O que é? Para que serve? Características. Tecnica de utilização deste material

    E tipo de tratamento para o ronco

  21. Christiane comenta:

    27 maio, 2008 @ 2:09 PM

    A ausência de peso na porção distal de uma sonda naso entérica oferece quais diferenciais em seu desempenho?

  22. Rosana Jardim Pitanga comenta:

    8 junho, 2008 @ 4:06 AM

    Olá a todos ….
    Gostaria de entender melhor, quais os critérios ou indicações corretas utilizadas para a instalação de uma SNE no paciente? É utilizado com a finalidade só de alimentação, ou tem outras indicações também ?
    Grata,
    Rosana Pitanga
    BA- ssa

  23. Carla Cristina G. Ramalheiro comenta:

    9 junho, 2008 @ 4:04 PM

    Boa Tarde

    Gostaria de saber se os pacientes que fazem uso de sonda nasoenteral, gástrica ou otras para alimentação, são capazes de sentir o sabor da dieta que está sendo infundida?

    Atenciosamente.

  24. Marilene comenta:

    17 junho, 2008 @ 11:42 AM

    Gotaria de saber a respeito de Gastrostomia. Muito obrigada

  25. sandra de oliveira comenta:

    29 junho, 2008 @ 12:46 AM

    ola, porfavor me tirem uma duvida quanto tempo apos a introduçao da sonda nasoenteral ela sai do estomago e desloca ao seu destino “entero”

  26. Maria Ivia comenta:

    12 julho, 2008 @ 1:44 PM

    olá, gostaria de saber qual é o limite de dieta a ser administrada por SNG? obrigado

  27. Rogerio Dutra comenta:

    13 julho, 2008 @ 12:50 PM

    Eu gostaria de saber, é posicionado a sne,feito o RX então confirmado que é necessário reposicionar a sne, o mandrio e aramado, não o de aço eu posso repassar o mandrio dentro da sonda com ela posiciona no interior do paciente ou não?

  28. SILVANA FAGUNDES LEDO comenta:

    31 julho, 2008 @ 5:00 PM

    gostaria de saber sobre os cuidados com sondas e como aspirar um paciente traqueostomizado obrigado!

  29. angela cristina comenta:

    14 agosto, 2008 @ 6:04 PM

    Gostaria de saber se a passagem de sonda nasoenteral é de responsabilidade exclusiva da enfermeira, ou se é um procedimento opicional.

  30. celia comenta:

    25 agosto, 2008 @ 2:00 PM

    qual pode ser o aspecto do residuo gastrico aspirado antse das dietas.
    ex:purulento ,tem ser basicamento ligado a pus ,febre ou somente a consistencia nem liquida e nem serosa.

  31. elizangela comenta:

    26 agosto, 2008 @ 10:38 PM

    Gostaria de saber se é correto aspira sonda nasoenterica ante da dieta?

  32. Maria José comenta:

    31 agosto, 2008 @ 8:54 PM

    Minha mãe esta usando sonda nasoenterica há 3 anos.
    Cada 3 meses é trocado a sonda no hospital da cidade, mas nesta ultima vez a enfermeira que acompanha disse q na tirada da sonda , saiu um catarro verde escuro grudado na sonda.
    Gostaria de saber o que poderia causar este catarro.
    Agradeço a atenção e aparbenizo este site.

  33. alice-sao paulo comenta:

    2 setembro, 2008 @ 8:09 AM

    Gostaria de saber se pode existir a possibilidade da sonda de gastrostomia mal posicionada vir a desencadear uma diarréia constante,causando perda de peso do paciente.

    Obrigado pela atenção.

  34. elizangela comenta:

    3 setembro, 2008 @ 1:36 PM

    Maria jose sse catarro pode ser das vias aereas superior.quando a sonda estava sendo retirada.

  35. MARIA MONICA comenta:

    13 setembro, 2008 @ 4:18 PM

    por favor me ensine o manuseio da sonda de gastrostomia PASS24FR/2.4CM PASSPORT
    da cook wilson-Cook MEDICAL gi ENDOSCOPY,pois omaual esta todo escrito em ingles,sen-
    do impossivel endente-lo.´´É POSSÍVEL VOCES TRADUZIR O MANUAL PARA MIM?

  36. silvia comenta:

    18 setembro, 2008 @ 10:03 AM

    adorei o site,esta me ajudando muito quanto academica de enfermagem e tecnica.

  37. elionay comenta:

    26 setembro, 2008 @ 2:30 PM

    oi !!!

    mha mae eh portadora d esclerose múltipla e faz uso da SNE s um ano e 4 meses, alguns medicos indicam a gastrostomia, jah outros nao… o q eu devo fazer??????

    sei de alguns riscos q a SNE pde causar, mas tho mta dúvida a respeito da gastrostomia…

    alguem pderia me ajudar???

    mto obrigada!!

    elionay

  38. catia santos comenta:

    26 setembro, 2008 @ 9:00 PM

    Preciso de Orientação
    Minha mãe esta usando sonda gastrica a 3 meses e estou com muita dificuldade, ela teve um AVC e ficou com algumas seguelas não fala e perdeu a força na mastigação já realizou o exame videdeglutograma e foi constado que não tem condições para se alimentar sozinha.
    Quero saber exatamente qual o praso para a troca, alguns falan em 15 dias outros em 30 dias a vez que eu troquei foi com 32 dias, e contatei um cor muito escura parecia que estava apodrecendo, hoje fui ao pronto socorro de São Miguel e o medico falou que não iria trocar e que a sonda pode ficar até 3 meses porque se não acabaria com o nariz dela que isso não existe e não trocou.
    O que devo fazer?

  39. SUELI comenta:

    8 outubro, 2008 @ 8:41 AM

    AS INFORMACOES CONTIDAS ESTAO DE BOA QUALIDADE.ACHEI TUDO QUE EU ESTAVA PROCURANDO

  40. tatiana comenta:

    8 outubro, 2008 @ 10:28 AM

    Gostaria se possível de esta recebendo artigos puplicados pelo site. Gostei muito!!!

  41. Amanda comenta:

    8 outubro, 2008 @ 10:18 PM

    A técnica de sondagem enteral é estéril?Necessita de máscara e luvas estéreis?Grata.

  42. elizangela comenta:

    10 outubro, 2008 @ 3:51 PM

    resposta para Amanda:
    o procedimento de passar sonda e um procedimento limpo,pode usar luva de procedimento.não precesa de ser esteril.

  43. carlos menezes comenta:

    11 outubro, 2008 @ 3:33 AM

    gostaria de receber mais quaisquer procedimentos de saude em geral

    att carlos menezes

  44. cristiane comenta:

    13 outubro, 2008 @ 12:34 PM

    gostaria de saber como e onde posso adquirir uma bomba infusora.
    atenciosamente. cristiane.

  45. elionay comenta:

    16 outubro, 2008 @ 10:49 AM

    oi CATIA SANTOS

    MHA MAE TBM FAZ USO
    SERIA BOM S VC CONVERSASSE CM SEU MEICO SBRE ISSO

    NO CASO S MHAMAE A ORIENTAÇAO MEDICA EH PARA TROCA DA SAONDA DE 6 EM 6 MESES, JAH Q ELA DDAZ USO DA NASOENTERAL…

    POIS ESTA SONDA INCOMODA MENOS E EH MAIS FLEXÍVEL…

    MEU EMAIL EH elionaycerqueira@hotmail.com S QUISER ENTRAR EM CONTATO COMIGO, SERÁ UM PRRAZER ORIENTÁ-LA!
    ABRAÇOS

  46. ANTONIO EDUARDO comenta:

    26 outubro, 2008 @ 2:06 PM

    O NOME DADO PARA A ALIMENTAÇÃO VIA SONDA NASOENTERAL É : ALIMENTAÇÃO
    POR GAVAGEM. OK ABRAÇOS…

  47. Keyla comenta:

    4 novembro, 2008 @ 7:29 PM

    Olá! Gostaria de receber sempre

    estes tipos de informações sobre

    saúde e tuda mais, pois, faço enfermagem

    tem como isso acontecer? Gostei muito

    das informações.

    Abraço!

  48. juliana comenta:

    4 novembro, 2008 @ 7:29 PM

    olá !! gostaria de saber cuidados de enfermagem para pacientes que faz o uso de sonda nasoenteral e nasogastrica em ambiente hospitalar. e ténicas de aspiracão e cuidados de enfermagem, desde já agradeço…..

  49. elizabete souza costa comenta:

    27 novembro, 2008 @ 7:14 PM

    gostei muito de saber sobre algumas informações, é muito importante para o crescimento profissional.beijos.

  50. fabricia toti comenta:

    17 dezembro, 2008 @ 8:27 AM

    ola sou estudante de enfermagem ,e por meio de uma professora ,fiquei sabendo que naõ é mais preciso aguardar a progressão da sonda para a região pilórica ,será que vocês poderiam me explicar se realmente é isso que esta acontecendo???…desde ja obrigado

  51. cristiane dos santos comenta:

    8 janeiro, 2009 @ 7:47 PM

    minha vó tem 84 anos e foi preciso fazer uma gastrostomia. Então gostaria de receber informaçoes de como e o dia a dia de outras pessoas com a mesma faixa etária dela.
    como vivem, e se podem ter uma vida sem sentir dores.como devemos proceder com a higiene .pois apesar dos medicos terem passado algumas explicações,não custa perguntar a mais alguem que entende. desde já agradeço e fico no aguardo.

  52. helena pinto comenta:

    18 janeiro, 2009 @ 12:15 PM

    gostaria de receber se possível artigos publicados pelo site.
    obrigada.

  53. Walessa comenta:

    19 janeiro, 2009 @ 12:54 PM

    Minha vó só ingere líquidos há mais de dez anos devido a um processo de endurecimento do esôfago. Já há dez anos diziam que ela não aguentaria uma operação e como agora ela não estava conseguindo mais deglutir nada, nem sequer água, os médicos colocaram a sonda nasoenteral nela. O problema é que tem a incomodado muito com dores de garganta que refletem no ouvido e ela tem produzido uma secreção semelhante ao catarro, porém de cor diferenciada e que a tem sufocado. Usamos aparelho de inalação apenas com soro fisiológico e isto tem amolecido a tal secreção, aliviando-a, mas nem sempre resolve. Peço encarecidamente a ajuda e opinião do Sr. sobre o que pode ser esta secreção e se existe algum tratamento ou procedimento que resolva este problema ou pelo menos o amenize, porque é muito triste ver alguém tão bem da cabeça sofrer tanto com o corpo … Muito Obrigada; Walessa.

  54. joana ribeiro comenta:

    19 janeiro, 2009 @ 4:38 PM

    olá, gostaria de saber mais acerca de cuidados a ter com a sonda nasogástrica, tipos de alimentos administrar e respectivas quantidades a administrar…muito obrigada

  55. socorro reis comenta:

    23 janeiro, 2009 @ 10:19 AM

    Gostaria de saber quais os riscos para o paciente ao reutilizarmos nele a mesma sonda nasoenteral que foi nretirada para lavar/

  56. socorro reis comenta:

    23 janeiro, 2009 @ 10:20 AM

    Gostaria de saber quais os riscos para o paciente ao reutilizarmos nele a mesma sonda nasoenteral que foi retirada para lavar/

  57. marcia santos comenta:

    30 janeiro, 2009 @ 1:06 PM

    gostaria de receber no meu email,passo a passo como se passa uma sonda nasoenteral e qual material e usado. pois fiz uma prova em um hospital, não vou citar o nome pois a moça que corrigiu a prova me falou minha resposta estava totalmente errado. estou esperando a resposta.

  58. elizangela comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 5:46 PM

    Marcia consulte um livro de procedimentos de enfermagem.(indico Praticas de enfermagem,nettina)assim vc podera tira suas duvidas,e questionar com respaldo cientifico se corrigiram sua prova errada.

  59. elizangela comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 5:59 PM

    Resposta para Socorro Reis:
    A sonda é pra uso unico,o risco é de infecção ,por mais que seje lavada ,porén não é esteril.e ela pode não está em perfeitas condições,para ser usada novamente.Em certas instituições ela e resterelizada. Mas se tratando de cuidados a saúde todo cuidado é pouco.visto que quem usa esse material é um paciente.

  60. Roberta comenta:

    8 fevereiro, 2009 @ 5:48 PM

    Sobre a rotina de raio x após o cateterismo nasoentérico, qual o tempo ideal para a sonda migrar e realizar o raio x para verificar o posicionamento correto.
    Gostaria de receber por e-mail atualizações de tecnicas e procedimentos de enfermagem.

  61. maria comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 11:47 AM

    Achei muito bom interessante mas preciso de mais informações sobre as tecnicas sobre sonda naso enteral pois vou prestar uma prova por esses dias sem mais obrigada.

  62. Ana comenta:

    20 fevereiro, 2009 @ 3:59 PM

    Na verdade é uma dúvida, porque só enfermeiros podem passar sonda nasoenteral?? E ela só serve para dieta ou pode infundir medicação também??
    Obrigada

  63. luciana rodrigues da silva comenta:

    24 fevereiro, 2009 @ 3:52 PM

    gostaria de receber por e-mail tudo sobre sondas, desde de ja obrigada.

  64. valdirene comenta:

    10 março, 2009 @ 7:53 AM

    gostaria de saber porque a SNGnão é um procedimento esteril ,e sim limpo? obrigada.

  65. sara macedo laurentino comenta:

    18 março, 2009 @ 12:24 AM

    Olá,
    gostaria de saber quantos dias o paciente
    pode permanecer com a sonda nasoenteiral.e quando deve de ser
    realizada a troca. obrigada.

  66. Fernanda Hansen comenta:

    25 março, 2009 @ 8:51 AM

    Gostei muito da citações dos artigos e se possivel gostaria que as materias fossem enviadas para meu e-mail. Estou na graduaçao de enfermagem e me interessa muito ficar atualizada. Meus parabens e muito obrigada.

  67. Maria comenta:

    8 maio, 2009 @ 9:55 PM

    Olá!
    A minha dúvida é a respeito do líquido gástrico aspirado durante o teste para sabermos se a sonda está localizada no local correto .Ele deve ser eliminado ou devemos aspirá-lo e deixa-lo na sonda?Gostaria de saber também quanto tempo o paciente pode permanecer com uma sonda nasoenteral e com a nasogástrica ?

  68. Neves Elias comenta:

    27 maio, 2009 @ 7:59 PM

    Boa Noite!
    Quero ver as resposta principalmente a da Maria enviada no dia 08/05/2009.
    agradeço.

  69. fernanda hansen comenta:

    29 maio, 2009 @ 7:07 PM

    Me deixem sempre informada!
    Sou estudante de enfermagem e gosto de aprender com as dúvidas de todos…

    Grande abraço…..

  70. miriam comenta:

    31 maio, 2009 @ 4:19 PM

    Gostaria de sempre receber via email as pesquisas publicadas neste site. Pois e de muita e grande ajuda quando por algum motivo esqueçemos alugumas coisas… muito grata..obrigada

  71. carlos sena comenta:

    9 junho, 2009 @ 12:39 PM

    Tenho um filho de 2 anos que foi submetido a uma gastrostomia endoscópica há quase um ano.Devia regressar a Portugal para troca o que não foi possivel em tempo útil.Resultado a sonda deteriorou e acabou por ser espulso (sonda colocada directamente no estomago).Levei o meu filho para o hospital onde lhe foi colocado uma sonda que segundo o cirurgião não é o mais adequado para este caso.Que devo fazer para encomendar a sonda apropriado para o meu filho? por favor alguem me esclareça pois o meu filho esta a sofrer muito com esta situação.
    Sou Caboverdeano e vivo em S. Vicente

  72. carlos sena comenta:

    9 junho, 2009 @ 12:42 PM

    Gostaria de receber informações sobre tipos de sondas (colocação no estomago)para uma ciança de 2 anos.

  73. edinalva moreira comenta:

    12 junho, 2009 @ 11:33 AM

    gostaria de saber sobre o vírus citomegalovirus,porque apereceu alguns caroços no pescoço do meu filho e realizado ezames o médico disse que se trata do virus citomegalovirus,e que os caroços iam desaparecer mas acontece que até hoje eles não desapareceram.Isso desde 2004.
    Muito obrigada

  74. odete eliza de laia comenta:

    12 junho, 2009 @ 12:33 PM

    Observo que há por parte dos médicos um certo receio em realizar a gastrostomia.Os riscos são grandes?Quando é contra indicado?

  75. Ignácio Oviedo comenta:

    23 julho, 2009 @ 3:39 PM

    ola, boa tarde, fico muito feliz, quando leio as respostas das duvidas de varias pessoas referenteSNE e gostaria que me mandassem pelo meu e-mail, cuidados da enfermagem na administração da dieta NE, e cuidados de enfermagem em relação ao paciente e a sonda. Obrigado.

  76. Lindiane Lucas comenta:

    24 julho, 2009 @ 12:45 PM

    Gostaria de receber um cardapio bem nutritivo para meu pai que faz uso de sonda naso enteral. Ele vem perdendo peso e gostaria de saber como fazer para enriquecer a dieta dele.
    Obrigada.

  77. Luziana comenta:

    25 julho, 2009 @ 5:33 PM

    Gostaria de saber por que devo aspirar a sonda nasoenteral antes de ministrar a dieta, ja que ela não esta no estomago

  78. Neves Elias comenta:

    1 agosto, 2009 @ 9:18 PM

    Quero uma resposta quanto tempo um paciente pode ficar com uma sonda sanodudeonal!
    como saber a hora de trocar.
    Agradeço

  79. Neves Elias comenta:

    1 agosto, 2009 @ 9:19 PM

    Quero uma resposta quanto tempo um paciente pode ficar com uma sonda sanodudeonal!
    como saber a hora de trocar.
    Agradeço

    onde esta a resposta

  80. Neves Elias comenta:

    1 agosto, 2009 @ 9:24 PM

    Onde esta a resposta referente a minha pergunta. Não quero comentário mas sim resposta.l

  81. Neves Elias comenta:

    1 agosto, 2009 @ 9:26 PM

    Idiota eu fui e pensar que voces teriam alguma coisa para responder

  82. Zuleima R S Cuch comenta:

    7 agosto, 2009 @ 12:50 PM

    Ola gostariade saber se existe algum suporte para fixar a sonda nasogastrica no rosto do paciente ? Grata desde ja

  83. geni c. comenta:

    7 agosto, 2009 @ 10:49 PM

    quais os tipos de dietas encontradas em habiente hospitalar (mudanças fisicas / quimicas)

  84. geni c. comenta:

    7 agosto, 2009 @ 10:57 PM

    NEVES ELIAS , vai estudao que vc ganha +kkkk

  85. Carmelita comenta:

    9 agosto, 2009 @ 1:50 PM

    Adorei a forma clara e simples com que nos passa as informações, facilita muito a compreenção para os delas precisam. Gostaria mto de receber em meu e-mail essas informações, se possível. Um abraço. Obrigada.

  86. maria alzilene dantas gonsalo comenta:

    24 setembro, 2009 @ 10:16 PM

    desejo saber qual o prazo correto de realizar a troca da gastrotomia.algumas pessoas me que disseram que é aos 6 meses .agradeço a atençao.

  87. Marilene comenta:

    29 setembro, 2009 @ 6:52 PM

    Gostaria se possível, que me enviasse tudo sobre cuidados com sonda e saber atualmente quais são as formas mais usadas. Desde já agradeço!!! Abraços.

  88. DANIELA AZEVEDO DE OLIVEIRA comenta:

    1 outubro, 2009 @ 6:44 PM

    Atuo como enfermeira em uma unidade de clinica cirúrgica gostaria de saber se há algum cuidado especifico para o cateter enteral que migrou para o duodeno…

    Obrigada

  89. carolyna castro comenta:

    8 outubro, 2009 @ 7:01 PM

    Muito legal o site e tambem percebe-se muitas duvidas dos visitantes.eu particulamente gostei muito deste site e pretendo continua visitando-o por tenpo indeterminado.sou estudante de nefermagem e aqui faço minhas pesquisas e tiro algumas duvidas.Obrigada pelo espaço..Abraços.

  90. geovanna comenta:

    26 outubro, 2009 @ 7:19 PM

    oi gostaria de saber quanto tempo poder ficar uma sonda nosograstrica porde ficar no paciente idoso de 93 anoss..e pq?aboca dele estar toda escamada ele n toma agua pela boca todas vez que coloca ele coloca para foraa..o que devo usa na boca dessa pessoa..e ja faeiz 11 dias que le ta com sonda.deve tira a sonda dele..

  91. deborah novaes comenta:

    16 novembro, 2009 @ 9:54 PM

    Meu filho tem 9 meses ainda ta em uti pois tem ondine (apneia do sono central) ele tem gastrostomia ha 2 meses e meio ha um mes peço para trocar a sonda e nada ainda nao consegui alguem que faça troca para botton, hj fez muita febre ao fazermos compressa proximos a sonda começou a vassar um residuo amarelado bastante, para mim ta infeccionada o que pode ser, o que devo proceder,

  92. Vinicius comenta:

    4 dezembro, 2009 @ 7:34 AM

    Olá. Gostaria de saber se é obrigatório a realização de radiografia após a passagem da sonda.
    Grato.

  93. Marília M. Pedroso. comenta:

    3 janeiro, 2010 @ 12:46 PM

    Por gentileza, quero receber por e-mails artigos sôbre a gastrostomia,poís minha irmã, está há cinco anos, alimentando-se via sonda gástrica,nada mais é ingerido via oral. Foi necessário, porque ela aspira para o pulmão o que engole, e já provocou uma pneumonia aspirativa(ou mecânica), há cinco anos atráz. Ela está sob os meus cuidados,não tenho auxilio de enfermeira. No hospital fiquei observando o manuseio e aprendí. Faço tbm aspiração traquial nela. A alimentação enteral eu mesma preparo,porque indústrializada é muito dispendiosa.
    Agradeço, e recebam o meu abraço fraterno.

  94. LETICIA NASCIMENTO MATIAS comenta:

    19 janeiro, 2010 @ 7:58 PM

    VOCE ACHA LEGAL UMA ESTAGIARIA FAZER ESA TEGNICA DA SONDA

  95. Marília M. Pedroso. comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 2:12 PM

    Agradeço-lhes o envio de informações sôbre êste tema , poís é muito importante, principalmente para nós leigos no assunto.
    Dr. Armando Miguel , receba o meu abraço fraterno, e desejando-lhe “BOA SAÚDE” !
    Que DEUS os abênçõe !

  96. Milu comenta:

    28 janeiro, 2010 @ 4:10 PM

    È verdade que quando a sonda não está locada no estomago, na hora de injetar o ar, além de não escutar com estetoscópio, o ar que injetou sai pela boca? e também dá vomitos se a pessoa estiver com a dieta, já que não esta no lugar a sonda? e o teste do copo é para saber se está no pulmão ou na traqueia. Aguardo resposta .Obrigada

  97. Maria do Carmo comenta:

    7 fevereiro, 2010 @ 1:23 PM

    gostaria de saber se realmente pode usar a sonda nasoenterica para alimentação ou é a nasogastrica?

  98. immacolata telles comenta:

    11 fevereiro, 2010 @ 3:29 PM

    Quais os cuidados com o material usado na administração de dieta por SNE (garrafinhas, equipos, seringas, protetores de ponta do
    equipo,etc)?
    Como e onde devem ser guardados e até quando reutilizados?
    Faço estas perguntas porque:
    1 – a seringa, depois de usada é largada dentro de um copo com água! (não se assustem, é o que estão fazendo).!!
    2 – o equipo, quando desconectado da sonda da paciente , é enrolado no suporte de soro sem proteção na ponta!
    3 – quando a garrafinha da dieta e o equipo são lavados – pergunto – podem ser guardados sem escorrer dentro de uma caixa plástica,
    fechada com água residual da lavagem e junto com o inalador? Estou vendo a cara de horror de vocês! Más isto ACONTECE! E não é
    por falta de orientação! Por isto quero IMPRIMIR as orientações direitinho e mostrar aos responsáveis por tal prática como proceder
    corretamente e fixar no local onde é feito o procedimento.

    Quando a reclamante é a filha da paciente todos acham que é frescura.
    Talvez, estando impresso o procedimento correto e de origem segura e bem a vista , elas consigam me atender.
    Desde já muito obrigada pela atenção. Qualquer dúvida entrem em contato.
    Mais uma vez obrigada
    Immacolata (por favor não deixem de responder)

  99. Sérgio da Silva Pereira comenta:

    17 fevereiro, 2010 @ 10:50 AM

    Gostei muito dos comentario sobre procedimento de sonda naso – enteral .
    Muito não tem acesso a este comentario e também serve para estudo para alunos da area de saúde.

  100. DIOR comenta:

    17 fevereiro, 2010 @ 11:44 AM

    GOSTARIA DE DE SABER SE PODE LAVAR SNE COM AGUA DESTILADA?
    EU SEMPRE UTILIZEI AGUA FILTRADA E AGUA POTAVEL.. FICO NO AGUARDO……….

  101. juliana comenta:

    22 fevereiro, 2010 @ 4:22 PM

    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo em média se troca a SNE? Só quendo obstrui ? Grata Juliana

  102. Cristina comenta:

    24 fevereiro, 2010 @ 8:39 AM

    Olá, bom dia!!!!!!!!!!!
    Gostaria de saber se é normal após 35 dias de uso da sonda Double Hoffmam ao ser retirada é normal o paciente ( menor pós-operatório de tumor cerebral ) apresentar episódios de vômitos. Aguardo resposta

  103. Cristina comenta:

    24 fevereiro, 2010 @ 8:42 AM

    Cuidados após retirar a sonda, e se e normal apresentar episódios de vômitos

  104. vanuza comenta:

    23 março, 2010 @ 1:23 AM

    minha mãe foi liberada do hospital com traquihostómia e com sonda eu não tenho espaço em minha casa para cuida-la ela está com neurológico que não funciona o estado dela é crítico é dependente de alguém 24 horas sendo que tenho 04 filhos sempre tenho que sair para resolver algo que precisar o espaço de minha casa imagina 03 cômodos super apertado passei o meu caso para assistente social eles disse que não podem fazer sendo que passei minhas condições para direção me ajude. obrigado

  105. camila fernanda xavier comenta:

    23 março, 2010 @ 9:14 PM

    Tenho tres dúvidas básicas ….
    1- Qual a diferença de um cateterismo nasoenterico e nasogastrico?
    2- Quando devo realizar um cateterismo nasoenterico?
    3- O que devo observar quando administrar as dietas de nutriçao enteral e nutriçao parenteral?

    GRATA

  106. natalia marques comenta:

    27 março, 2010 @ 11:24 AM

    ola gostaria de saber os cuidados de enfermagem para pac com gastrostomia

  107. Márcia comenta:

    24 abril, 2010 @ 8:21 PM

    Gostaria de saber qual a diferença entra a sonda naso gastrica e a nasoenteral?
    Eu, sei que Nasogastrica e do nariz ao estomago, a nasoenteral e do nariz ao duodeno, e quais as suas finalidades.
    Obrigado!!!!!
    Márcia

  108. adriana oliveira comenta:

    28 abril, 2010 @ 5:46 PM

    gostaria de saber qual a tenperatura ideal ,se pode aquecer a souda?

  109. Diozino l souza comenta:

    15 setembro, 2010 @ 12:52 AM

    1-Qual o sentido de acrescentar 5 a10cm da medição,pois se deseja que a sonda fique no duodeno é interessante que seja guiada por endoscópia ou correrá risco dessa da um laço e causar dano ao paciente.

  110. jose roberto cappi comenta:

    29 setembro, 2010 @ 10:01 AM

    Meu pai está usando uma sonda enteral há 8 meses. Com o uso as tampinhas quebraram. Tem como trocar estas tampas sem trocar a sonda?
    Att
    Jose Roberto

  111. cristina costa oliveira comenta:

    10 outubro, 2010 @ 8:05 PM

    ola meu nome e cristina sou estudante de tecnico de enfermagem e irei ter prova de introduçao e vai cair algumas coisa que infelismente eu perdbi aula ira cair sonda gastrica ,sonda naso,dietas ,PA,ETC

  112. Sabrina da Silva Guimarães comenta:

    13 outubro, 2010 @ 1:28 PM

    Trabalho numa Casa Geriátrica,às vezes temos alguns pacientes q necessitam de uso de sonda nasogástrica.A minha única dúvida é de quanto tempo pode ficar com essa sonda?Pois meu chefe é médico,mas cirurgião cardíaco.Então quero ter essa certeza,pois pelo que me recordo,durante o meu curso de Técnico em Enfermagem,aprendi que era um período de 07 á 10 dias.Desde já agradeço.Sabrina da Silva Guimarães.

  113. lucy comenta:

    14 novembro, 2010 @ 1:53 PM

    ostaria de saber se este tipo de sondagem nasoenteral tem alguma contra indicação. Desde já obrigada.

  114. flavia martins comenta:

    22 novembro, 2010 @ 2:30 PM

    GOSTARIA DE SABER INDICAÇÃO E CONTRA INDICAÇÃO DA SONDA NASO ENTERAL E A NASO GASTRICA
    E TAMBEM DA SONDA VESICAL DE DEMORA E ALIVIO.DESDE JA AGRADEÇO

  115. Caralluma comenta:

    15 dezembro, 2010 @ 8:48 AM

    Eu realmente gostei do seu site, estou interessado em comprar espaço publicitário se isso é algo que você oferece. Pode você por favor voltar para mim no meu e-mail / site e podemos conversar sobre preços

  116. Tânia Freire comenta:

    16 dezembro, 2010 @ 1:27 PM

    sou estudante de tec. enfermagem
    e conheço um pouco sobre tal
    assunto são bastante os cuidados
    e deve ser manuseado por especialistas
    na aréa.

  117. Juliana GIopp comenta:

    5 janeiro, 2011 @ 10:13 AM

    Olá,
    o material para a Passagem da sonda a ser usado é:
    *sonda
    * fio guia
    * xilocaina em gel
    * esteto
    *seringa de 10 ml
    * copo com agua.
    obs; a seringa e , o copo com agua e o esteto é para verificar se a sonda está no local certo, os testes são facil de fazer, caso a sonda esteja no local errado o teste no como de agua, ou seja, a agua irá borbulhar então retire a sonda pois está no pulmão.
    o teste com o esteto : vc escutará um barulho de estufa. O teste com a seringa é que se o ar nao passar é que está no local errado.

  118. Rosilene maria comenta:

    8 janeiro, 2011 @ 11:18 PM

    gostaria de responder e tentar ajudar a senhora catia santos, minha mãe tinha uma gastrostomia, e a sonda ficou com ela por 5 anos sem nunca tre trocado ou causado mal alguns, depois de 5 anos eu resolvi pedir ao medico q a trocase por conta do tempo de uso, mas segundo ele, as sondas elas duram nesta faixa, não é preciso ficar trocando ate porque deixa o paciente muito vuneravel e exposto a bacterias. eu mesma pude ver q nestes 5 anos minha mae nunca teve problema algum, depois q resolvi trocar ai sim começaram os problemas ate nao ter mas jeito.

  119. Rosilene maria comenta:

    8 janeiro, 2011 @ 11:27 PM

    shirley, a sonda jejuno é uma otima opção, assim vcs dariam uma qualidade de vida melhor ao paciete, podendo tambem evitar a perca de peso, e risco de infecção. boa sorte.

  120. Rosilene maria comenta:

    8 janeiro, 2011 @ 11:33 PM

    José roberto, em relação as tampinhas da sonda, vc pode recoloca-las é só adaptar de outra tipo de sonda, sem precisar trocar a sondA, ATE PORQUE É DESGASTANTE AO PACIENTE. BOA SORTE.

  121. Rosilene maria comenta:

    8 janeiro, 2011 @ 11:34 PM

    José roberto, em relação as tampinhas da sonda, vc pode recoloca-las é só adaptar de outra tipo de sonda, sem precisar trocar a sondA, BOA SORTE.

  122. wellington-cabo comenta:

    6 março, 2011 @ 1:48 PM

    olá, minha avó tem 95 anos e faz uso de sonda nasogástrica há 2 meses,onde a cerca de 15 dias foi trocada pela sonda que tem duração de 6meses, só q a mesma está apresentando residuos de alimentação podendo a obstruir a sonda. minhas perguntas são; o quê fazer para isso não ocorrer e como fazer para limpar a mesma? salientando q toda vez a alimentamos colocamos água em seguida. de antemão já agradeço!

  123. diozino enf comenta:

    8 março, 2011 @ 1:50 AM

    Comentando a dúvida da Roberta e da Marcia.
    Quanto ao posicionamento para realizar rx,nem sempre ela irá migrar para o duodeno conforme muitos pensam,se a instituição dispor de rx para todas as sne passadas,se evidencia do rx a sne não tiver em outro lugar(pulmão,esofago) que não seja o estomago ja está ótimo.Ninguem deixa de iniciar uma dieta se no rx a sne for vista no estomago.
    Márcia
    Você sabe que Nasogastrica e do nariz ao estomago, mas a nasoenteral nem sempre é do nariz ao duodeno,se deseja que ela fica com certeza no duodeno,tem que ser passada com auxilio do endoscopio.SUGIRO QUE VEJAM PAGINA DE SNE NO COREN MG.
    Obrigado.

  124. diozino enf comenta:

    8 março, 2011 @ 1:58 AM

    DIOR.
    A administração de agua pela sne além de evitar obstrução tambem é uma forma de hidratar,portanto a agua destilada evita obstrução mas não hidrata por não ter nenhum mineral,ela passa pelo organismo sem entrar nas células.O ideal é que vc use água filtrada.
    A disposição.
    Diozino.

  125. adriano comenta:

    28 março, 2011 @ 8:48 PM

    Olá gostaria de saber quanto em geral um paciente pode usar a sonda nasogastrica se causar danos a si mesmo

  126. ALDA MILENE REINHARDT comenta:

    30 março, 2011 @ 9:47 PM

    Olá! Sou enfermeira da Estratégia Saúde da Família e em minha área adscrita possuo um número considerável de clientes acamados,portadores de patologias diversas, utilizando sonda nasoentérica. Diante da dificultade em locomover estes clientes até um ambiente hospitalar para realização de RX ( moradores de local de difícil acesso), gostaria de receber orientações claras e pautadas em nosso código de ética sobre a realização deste procedimento em domicílio e se a realização do RX é obrigatória.
    Se puderem me ajudar via email, agradeço desde já!

  127. andreia diniz comenta:

    6 abril, 2011 @ 10:24 PM

    ola! cuido de uma senhora ha 2 anos e ela se enternou devido uma infecçao ,no hospital descobriram um extreitamento de esofago e ela esta usando a sonda nasogastrca provisoria e o medico disse que assim eque que estiver estabilizado o quadro da infecçao ira precisar gastrosmizar ,entao poderiam madar para mim os cuidadoa de enfermagem na GTT o qualquer outra que se refere a gastrostomia. obrigada andreia

  128. ednaldo comenta:

    20 abril, 2011 @ 10:57 PM

    Ola boa noite!
    Gostaria de saber, quanto tempo depois de passado a SNE, se e necessario expor o paciente ao rx, para confirmar se realmente a sonda esta no estomago mesmo, ou só com os testes basicos de aspirado gastrico, enjetar o ar, e o teste do copo…já não sufiente. Obrigado e fico no aguardo.

  129. Lia comenta:

    22 abril, 2011 @ 10:54 PM

    Olá!!
    Meu pai esta usando SNG há 4 meses, e ele ja arrancou 4 vezes a sonda, bem nos raros momentos em que o deixamos só…
    E hoje, ele fez esta peraltice…arrancou de novo…porém hoje, trocaram por uma SNE, e eu e minha mãe eestamos aflitas, pois e o estomago agora? Vai ficar vazio? pois ele não deglute mais por estar acamado por um tipo de demencia que vai virar DA… (assim nos informaram). E se com esta sonda vai tudo direto ao intestino…e o estomago…vai ficar de que jeito…não vai virar uma gastrite???? E sem mencionar o fato de ele ja esta super, hiper magro (e com anemia)…. não vai ficar mais magro ainda???
    Por favor, se for possível alguma orientação …informação, ficarei muito agradecida mesmo.
    Desde já, o meu agradecimento,
    Lia.

  130. Rosilene Maria comenta:

    23 abril, 2011 @ 8:48 PM

    Meu anjo, todo procedimento com SONDAS , deve sim passar pelo RX para vericar se a mesma esncontra-se no lugar, em relação ao texte do copó e outros n é tão preciso. espero q tenha te ajudado de alguma forma.

  131. Paula Ferreira comenta:

    9 maio, 2011 @ 2:37 PM

    Ola, coloquei gatro na minha filha porque ela boncoaspirava, desde 6 meses ela vinha tendo pneumonia direto, até então levei em varios hospitais enclusive fora do Brasil, ate que ano passado eu decidi fazer essa cicrugia gastro, pela indicações dos medicos dela, fiz e foi um bom resultado , ela engordou , ficou até mais forte , so que teve uma complicações na alimentação dela e acabou falecendo , por causa de uma bacteria que ela pegou no estômago, e o plmão ja tava bem fraco ninguêm aguentava uma pneumonia com uma cirugia bem recente.No inicio eu me arrependi de ter feito , mais so depois eu cai na real que deveria ter feito quando ela ela mais nova , ela tinha 8 anos quado faleceu.
    eu adorei este site, explica tudo , as maes que tem criança neuropata pricipalmente que broncoaspira deveria fazer a cirugia mais cedo, pelo motivo em que a criança vai tar com os pulmões bem mais forte, sinceramente eu arrependo de não ter feito bem mais cedo, mais tudo é como Deus quer,

  132. maria teresa comenta:

    11 junho, 2011 @ 12:34 AM

    0 que acontece quando vai ar no estomago ?HOTMAIL.COMh

  133. maria jose comenta:

    12 junho, 2011 @ 10:20 PM

    Prezada Srª Ana Cristina Tosta

    Referente a aspiração gastrica a mesma deve ser feito em cliente com uso de sonda nasoenteral? visto que a SNE está localizada no duodeno fica incoerente aspirar conteudo gastrico.
    Por gentileza esclareça nossa duvida.
    Grata pela atençao
    Enf Maria Jose e Claudinete Farina
    Cuiaba MT

  134. Juliano Souza comenta:

    23 junho, 2011 @ 3:53 PM

    O pacinte sempre deve estar sedado para o uso de SNE ?

  135. rose comenta:

    25 junho, 2011 @ 3:22 PM

    Olá! gostaria de saber se vocÊs tem estudos recentes baseado em evidencias sobre o calibre da sonda enteral.

  136. maria cristina comenta:

    29 junho, 2011 @ 2:43 AM

    ola! meu nome e cristina e tenho um filho de 25 anos que sofreu um acidente de moto que se encontra na cama ele nao anda nao fala e nao entende quase nada usa traqueostomia e gastrotomia quais os riscos dessa sonda para ele ela pode dar alguma complicaçao a alimentaçao dele e industrializada sseguida se suco e fibra e castanha do para que e dado todos os dias a ele ele engordou depois de sair do hospital isso a 2 anos atras se encontra bem mas mexendo na internete achei algo sobre essa sonda e queris saber mais ele teve um tce com rompimento de difusios gostaria tanto que ele voltase a comer voceis poderiam me diser algo sobre algum paciente que voceis conhecem que teve esse mesmo trauma ele colidiu com um poste

  137. gladis rosa comenta:

    29 junho, 2011 @ 8:57 PM

    sou tecn e atendo um paciente que faz uso da sonda para a alimentaçao e medicaçao ,gostaria de saber porque ocorre que as vezes a alimentaçao nao desce mesmo usando o metodo de colocar agua morna antes e depois cof orienta~çao recebidatambem com a cabeceira elevada… sem mais grata

  138. marcia nunes comenta:

    3 setembro, 2011 @ 5:47 PM

    Pretendo fazer uma monografia sobre cuidados com sonda nasoenteral, gostei muito da sua publicação,gostaria de saber mais sobre esses cuidados,pois não achei artigos que me orienta-se como esse que voce escreveu.
    Vejo muito dentro das redes hospitalares casos de ter que retirar sondas por obstrução,por não fazer o procedimento certo após cada dieta.Também vi casos de pacientes em´pós operatorio, agitados, por acidentes,encomodos . em crianças e adultos.Casos que não daria para repassar para não causar lesões. por isso resolvir,escolher esse tema. por favor envie-me nomes de literaturas sobre o assunto já ,que escreve tão bem.

  139. Emanuel comenta:

    17 outubro, 2011 @ 4:51 PM

    Olá, gostaria de saber a diferença da sonda nasoenteral e nasogástrica, ou se são a mesma coisa. Grato.

  140. Paula comenta:

    7 dezembro, 2011 @ 8:34 AM

    Meu tio usa sonda vive tirando e colando que risco tem

  141. fernanda comenta:

    17 janeiro, 2012 @ 2:00 PM

    Boa tarde, gostaria de saber se tem bibliografia sobre o tempo de uso de sonda enteral. Não estou achando material. Aguardo

  142. cassia comenta:

    1 março, 2012 @ 7:36 AM

    parabéns dr. pela atenção dada aos leitores

  143. aurora comenta:

    29 março, 2012 @ 8:19 PM

    gostaria de saber por quanto tempo um idoso pode ficar com uma sonda vesical de demora sem trocar po outra? ja perguntei para medicos e enfermeiras, cada um diz uma coisa,ja me falaram 7 dias ,15,21,e ate um mes….

  144. Giseli comenta:

    21 maio, 2012 @ 12:03 PM

    Quarto tempo tem que esperar para administrar dieta oral apos a retirada da sonda nasogastrica?

  145. Nurse comenta:

    2 dezembro, 2012 @ 4:38 PM

    A técnica correta da medição da sonda não seria da ponta do narix ao lóbulo da orelha e apêndice xifóide??

  146. Nurse comenta:

    2 dezembro, 2012 @ 4:39 PM

    correção: nariz

Deixe seu comentário aqui !