22 - set
  

Fenômeno e Doença de Raynaud

Categoria(s): Angiologia Geriátrica, Cardiogeriatria




Resenha

O fenômeno de Raynaud é caracterizado pela isquemia paroxística bilateral dos dedos induzido pelo frio ou estímulo emocional, e aliviado pelo calor.

A isquemia paroxística dos dedos é devida a vaso constrição das arterias digitais e palmar ou plantar; a palidez inicial indica que a vasoconstricção envolve os pequenos vasos cutâneos. Posteriormente, os capilares e as vênulas dos dedos ficam dilatados, e o fluxo sangüíneo mais lento permite que a hemoglobina libere mais seu oxigênio, produzindo dedos cianóticos e frios. Quando a vasoconstricção é aliviada, o fluxo sangüíneo aumenta muito (hiperemia ativa), dando uma coloração avermelhada aos dedos anteriormente isquêmicos.

Raynaud

Etiologia

O fenômeno de Raynaud pode ser secundário a uma doença básica ou anormalidade anatômica, porém a causa mais comum e a doença de descrita por Raynaud em 1862.
Via de regra o Fenômeno de Raynaud por causas secundárias ocorre por estimulação dos nervos simpáticos, alterações vasomotoras de pequenos vasos ou aumento da hemossedimentação ou aglutinação eritrocitária.

Tem sido chamada a atenção também para a participação dos estados emocionais desencadeando o fenômeno de Raynaud.

O diagnóstico é clínico, podendo-se induzir o fenômeno com a exposição ao frio (água gelada).

Tratamento

O tratamento pode ser somente evitar a exposição ao frio nos casos de raros episódios até a simpatectomia química ou cirúrgica. Cogita-se a participação de substância vasoconstrictoras produzidas pelo endotélio e/ou plaquetas nesta patologia.

Doença de Raynaud
A doença de Raynaud não tem etiologia conhecida e se expressa pela isquemia paroxística bilateral dos dedos, induzidas pelo frio ou estímulo emocional, e aliviada pelo calor. Geralmente acomete mulheres após os 40 anos de idade, estando envolvida a atividade simpática com mecanismo fisiopatológico.

A doença de Raynaud tem início gradual com crises apenas no inverno. Os episódios podem ser raros ou ocorrer várias vezes ao dia; podem durar alguns minutos nos casos moderados ou até duas horas ou mais nos casos graves. Eles terminam espontaneamente ou podem ser encerrados pela imersão das mãos em água quente.

As mãos são afetadas isoladamente na metade dos casos. O nariz, as bochechas, os ouvidos e o queixo são atingidos muito mais raramente. A evolução da doença é variada; após o início, pode persistir na forma moderada, melhora espontaneamente ou evoluir em um pequeno número de casos para a forma progressiva, onde as crises são mais freqüentes e duradouras. As alterações tróficas ocorrem nos casos graves após 1 a 4 anos do início dos sintomas.

O diagnóstico é clínico devendo-se afastar a possíveis doenças que produzem fenômeno de Raynaud.

O tratamento pode ser apenas expectante nos casos leves, com proteção ao frio, uso de vasodilatadores nos casos moderados e graves, até simpatectomia por bloqueio ganglionar com lidocaina nos casos mais rebeldes.

Na doença de Raynaud das mãos rebelde ao tratamento, pode optar pela simpatectomia cirúrgica cervicodorsal pré-ganglionar, mas comumente o benefício e temporário entre 6 meses e 2 anos.

Nos casos que afetam predominantemente os pés utiliza-se a ganglionectomia simpática lombar, para alivio dos sintomas.

Referências:

Coffman JD, Cohen AS – Total and caapilary fingertip blood flow in Raynaud’s phenomenon. N Engl J Med. 1971;285:259.

Gifford RW Jr, Hines EA Jr – Raynauld’s disease among women and girls. Circulation. 1957;16:1012.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


68 Comments »

  1. natalia comenta:

    30 julho, 2012 @ 11:28 PM

    meus dedos doem muito no inverno,incham e mal da para fechar a mao. mas os meus dedos nao ficam roxos

  2. tiago comenta:

    20 agosto, 2012 @ 9:49 AM

    A doença de reno (raynaud) e contagiosa ?

  3. Elaine cristina comenta:

    20 outubro, 2012 @ 1:49 PM

    Tenho essa doenca a 3 anos,procurei um medico de circulacao que diagnosticou a doenca e solicitou que eu passasse com um reumatologista o mais rapido possivel,pois era bem provavel que eu ja estivesse com uma artrite…
    Pois so agora que consegui marcar uma consulta com o reumato,quando tenho as crises fico desesperada pois nao sinto meus dedos da mao e dos pes.Nao consigo pegar nada e nem andar e horrivel a sensacao…
    Espero ter cura pois isso me atrapalha muito,qualquer stress tbm tenho crises…

  4. Isabel comenta:

    2 dezembro, 2012 @ 10:16 PM

    Minha filha é portadora da doença de Raynald e tb doença mixta. Gostria de ajuda no sentido de ter acesso a um local que seja especialista nessa doença, que fique situado no Rio de Janeiro.

  5. Nuria comenta:

    21 janeiro, 2013 @ 9:47 AM

    Infelizmente eu tbm tenho , neste exato momento estou com dor ,não consigo andar 100 metros , não faço mais caminhada
    Terrível gente esta dor incomoda pacas .
    Tenham um bom dia .

  6. jheine comenta:

    11 fevereiro, 2013 @ 10:58 AM

    Bom gente eu axo q tbm tenho mas ainda nao sei!
    Meus dedos ficam mto roxos quando eu entro em lugares frios como arcondicionado, eu fico mto palida..Isso é mto estranho tenho medo q seja algo mto grave…

  7. edimagnescosmo coelho miranda comenta:

    4 março, 2013 @ 5:56 PM

    Olá meu nome é Edimagnes estou com doença de reynaud descobrir a 7 meses,agora que está aproximando o inverno nossa o corpo gela muito, é insuportavel,eu não posso entrar em lugares com ar condicionado,ventilador ligado,ficar abrindo a geladeira que o corpo gela fico suando muito é muito ruim estou sendo acompanhada por uma reumatologista mas a medicação que ela passou eu não estou tendo resultado e ela já mudou a medicação duas vezes eu gostaria de encontrar um medico especialista nesta doença,eu sou de Salvador graças a Deus que aqui não faz tanto frio mas eu tenho fé que vou mi livrar desta doença o medico disse que não tem cura que ela se estaciona,e confio em Deus que vou sair desta não só eu mas todos que passa pelo que estou passando,tenham fé e confiança e um bom acompanhamento medico que todos vcs irão se livrar desta doença boa sorte a todos!

  8. ana paula comenta:

    25 abril, 2013 @ 3:30 PM

    oi sou ana paula tenho lupos derna dos 10 ano e faz 1 mes que descubri esta problema nao dar para fazer nada como e que eles fala vida normal nao tem com ne ja sofro com o lupos ainda mais essa e assim nao dar o frio estar de matar sera que pode me enformar se isso tem cura !!!obrigada

  9. nelson comenta:

    10 maio, 2013 @ 1:48 PM

    Ola pessoa como fazer nas crises com dores, o que fazer para melhorar além dos medicamentos ministrados no tratamento?

  10. edimagnes cosmo coelho comenta:

    27 maio, 2013 @ 5:24 AM

    Olá pessoal sou Edimagnes graças a Deus estou tendo melhoras do reynaud, pois estou sempre aquecida apesar que aqui em Salvador faz pouco frio a medica passou um remedio muito bom que esta mi ajudando muito
    {pentoxilina} tomo de 8 em 8 estou bem melhor graças a deus,mas infelizmente não tem cura estaciona!

  11. vanesa comenta:

    19 julho, 2013 @ 10:07 PM

    tenho essa doença de fenomeno raynaud, sofro muito de dor nos meus dedos queria saber se posso sofre avc devido essa doença, pois na minha familia teve….

  12. rosee comenta:

    23 julho, 2013 @ 8:23 PM

    minha filha tem essa doença até então,não sabi-amos do que se tratava.ela tem deus dos oito anos nenhum médico conceguio diaguinóstico para ela nada resolve me ajudem se tiverem algum resultado .obrigada

  13. Liih comenta:

    5 outubro, 2013 @ 11:04 AM

    Raynaud pode causar aborto?

  14. vania comenta:

    7 novembro, 2013 @ 3:37 PM

    eu tenho essa doença, atrapalha na gravidez gostaria de saber. tenho que tomar remedio por toda vida.

  15. nilson gomes comenta:

    6 setembro, 2014 @ 4:47 PM

    Olá já faz algum tempo que eu sinto os sintomas dessa doença, não fui no medico ainda mas pelo que eu li aqui só pode ser a mesma coisa; só sei que é muito chato atrapalhar bastante o nosso tato e vc perde a capacidade de segurar alguma coisa, se alguém souber de alguma solução para combater esse mal eu ficaria muito grato pela informação pois isso me atrapalha muito no meu trabalho

  16. raydiane comenta:

    29 setembro, 2014 @ 12:26 PM

    olá meu nome e raydiane tenho 15 anos é meus dedos incha quando pego em alguma coisa gelada , tipo dudu , sorvete eles incha fica como tivesse formigando meio vermelhinho da agonia alguém pode me ajudar ??

  17. Jorge Carreiro comenta:

    21 fevereiro, 2015 @ 9:05 AM

    Eu tenho essa doença e tomo remédios naturais! Não passa massinto algum alivio e maior conforto! Já estou num estado muito adiantado!

  18. talita comenta:

    11 maio, 2015 @ 3:40 PM

    Ola eu tenho também essa doença e minha língua também fica roxa ou amarela estou preocupada não sei o que fazer estou indo no medico e vou fazer os exames e tenho muita vergonha que agora que ta frio só fico com as mãos roxa quase preta e parece que ta ate sujas e tenho que espricar pra pessoa mas nei todo mundo não entende queria saber como vai ser o tratamento

Deixe seu comentário aqui !