22 - set
  

Fenômeno e Doença de Raynaud

Categoria(s): Angiologia Geriátrica, Cardiogeriatria




Resenha

O fenômeno de Raynaud é caracterizado pela isquemia paroxística bilateral dos dedos induzido pelo frio ou estímulo emocional, e aliviado pelo calor.

A isquemia paroxística dos dedos é devida a vaso constrição das arterias digitais e palmar ou plantar; a palidez inicial indica que a vasoconstricção envolve os pequenos vasos cutâneos. Posteriormente, os capilares e as vênulas dos dedos ficam dilatados, e o fluxo sangüíneo mais lento permite que a hemoglobina libere mais seu oxigênio, produzindo dedos cianóticos e frios. Quando a vasoconstricção é aliviada, o fluxo sangüíneo aumenta muito (hiperemia ativa), dando uma coloração avermelhada aos dedos anteriormente isquêmicos.

Raynaud

Etiologia

O fenômeno de Raynaud pode ser secundário a uma doença básica ou anormalidade anatômica, porém a causa mais comum e a doença de descrita por Raynaud em 1862.
Via de regra o Fenômeno de Raynaud por causas secundárias ocorre por estimulação dos nervos simpáticos, alterações vasomotoras de pequenos vasos ou aumento da hemossedimentação ou aglutinação eritrocitária.

Tem sido chamada a atenção também para a participação dos estados emocionais desencadeando o fenômeno de Raynaud.

O diagnóstico é clínico, podendo-se induzir o fenômeno com a exposição ao frio (água gelada).

Tratamento

O tratamento pode ser somente evitar a exposição ao frio nos casos de raros episódios até a simpatectomia química ou cirúrgica. Cogita-se a participação de substância vasoconstrictoras produzidas pelo endotélio e/ou plaquetas nesta patologia.

Doença de Raynaud
A doença de Raynaud não tem etiologia conhecida e se expressa pela isquemia paroxística bilateral dos dedos, induzidas pelo frio ou estímulo emocional, e aliviada pelo calor. Geralmente acomete mulheres após os 40 anos de idade, estando envolvida a atividade simpática com mecanismo fisiopatológico.

A doença de Raynaud tem início gradual com crises apenas no inverno. Os episódios podem ser raros ou ocorrer várias vezes ao dia; podem durar alguns minutos nos casos moderados ou até duas horas ou mais nos casos graves. Eles terminam espontaneamente ou podem ser encerrados pela imersão das mãos em água quente.

As mãos são afetadas isoladamente na metade dos casos. O nariz, as bochechas, os ouvidos e o queixo são atingidos muito mais raramente. A evolução da doença é variada; após o início, pode persistir na forma moderada, melhora espontaneamente ou evoluir em um pequeno número de casos para a forma progressiva, onde as crises são mais freqüentes e duradouras. As alterações tróficas ocorrem nos casos graves após 1 a 4 anos do início dos sintomas.

O diagnóstico é clínico devendo-se afastar a possíveis doenças que produzem fenômeno de Raynaud.

O tratamento pode ser apenas expectante nos casos leves, com proteção ao frio, uso de vasodilatadores nos casos moderados e graves, até simpatectomia por bloqueio ganglionar com lidocaina nos casos mais rebeldes.

Na doença de Raynaud das mãos rebelde ao tratamento, pode optar pela simpatectomia cirúrgica cervicodorsal pré-ganglionar, mas comumente o benefício e temporário entre 6 meses e 2 anos.

Nos casos que afetam predominantemente os pés utiliza-se a ganglionectomia simpática lombar, para alivio dos sintomas.

Referências:

Coffman JD, Cohen AS – Total and caapilary fingertip blood flow in Raynaud’s phenomenon. N Engl J Med. 1971;285:259.

Gifford RW Jr, Hines EA Jr – Raynauld’s disease among women and girls. Circulation. 1957;16:1012.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


66 Comentários »

  1. lucilene camargo de lima comenta:

    17 janeiro, 2008 @ 7:22 AM

    ha 2 anos atrás eu tive esse fenômeno, sofri muitos, e os dedos ficavam roxo no inverno e no verão, conversando com um médico amigo meu, ele disse para eu fazer acupuntura, então com 7 sessões eu sarei, e hoje as vezes sinto um pouco os dedos um pouco formigando, mas não com antes.

  2. valeria ramos comenta:

    2 maio, 2008 @ 8:49 PM

    Tenho uma tia que esta com o fenomeno de raynaud, e mesmo com tratamentos a doença esta tomando conta do seu corpo, esta com pés , mãos , braços, ficando duro, a pele esticada parecendo um pedaço de pau, e sua médica disse que podera afetar todo o corpo, mas o maior medo é afetar algun orgão interno isso seria fatal.Preciso de mais informações sobre centros médicos especializados na doença.

  3. iraci comenta:

    12 julho, 2008 @ 10:22 AM

    Bom dia …
    Descobri que minha mãe tém raynaud, não sei o que posso fazer para ajuda-la…ela tém 39 anos e já sofre com enfermidade a 12 anos.(no frio)..e só agora os médicos deram um diagnóstico mais preciso..me deêm uma ajuda…estamos sofrendo muito…qualquer comentário me ajudara ….
    desde já….
    Obrigada…

  4. GEOVANE BEZERRA comenta:

    29 agosto, 2008 @ 7:35 PM

    NO BRASIL O MELHOR PROFISSIONAL PARA O TRATAMENTO DO FENÔMENO DE RAYNAUD É O DR.JOÃO FRANCISCO MARQUES NETO.
    VISITE O SITE DELE: http://WWW.MARQUESNETO.COM.BR

  5. Adriana comenta:

    23 setembro, 2008 @ 2:38 PM

    Foi dagnosticada esta doença a alguns anos, hoje tenho 41 anos e os sintomas estão agravando, neste inverno, chegou a dar hamatomas em minhas unhas das mãos e nos pés a sensação de dor, muita coceira e inchaço. Por favor preciso de uma tratamento que seja eficaz, pois agora fiquei muito preocupada, parece que vai parar de circular o sangue.
    Obrigado

  6. Heloiza comenta:

    28 setembro, 2008 @ 8:17 PM

    Ja estou com estas alterações da cor da pele nas mãos a alguns anos, mas nunca tinha ficado roxo um dedo ou mais, mas este ano comecei a ficar preocupada, pois o dedo indicador da mães esquerda, simplesmente ficou roxo , quase preto, parecia morto,não tinha mais sensibilidade, isso ficou por 2 dias. Depois começou os dedos da mão direita. As mãos sempre são avermelhadas e geladas tanto no inverno como no verão. O nariz fica aroxeado, é ruim. De uns dois meses para cá tem me dado outra coisa que eu gostaria de saber se isso dá em outras pessoas também. De noite quando vou me deitar, começa me dar uma tremedeira, sinto muito frio,mesmo quando não está frio, dá uma angustia muito grande, porque não depende de estar ou não devidamente agasalhada. Simplesmente dá uma sensação de frio por meia hora e depois passa.
    Se alguem já teve ou tem isso por favor relate.
    Obrigada

  7. petiula de sousa comenta:

    7 novembro, 2008 @ 8:54 AM

    bom dia
    tenho uma amiga que tem essa doenca gostaria muito de saber se essa doenca atrapalha na gravidez. ela já perdeu 3 filhos e faz todos os tipos de exame e nao da alterao nehuma pode ser por causa sa dessa doenca
    obrigada

  8. andreia comenta:

    11 novembro, 2008 @ 7:59 PM

    ola tenho 27 anos e faz 1 ano e meio que tenho tido esses sintomas de esfriar as maos e ficar rocha primeiro começou com um dedo depois formou uma ferida na ponta do dedo doia muito e ia se aprofundando ainda tenho marca dela nno dedo depois foi os outros dedoa ficarem rocho ,masnãochegou a formar ferida so começou ,comecei um tratamento depois parei sinto tambem nos pés e no frio e muito ruim gostaria de mais informação sobre isso e como podemos tratar se e uma doença incuravel ,isso interferi no nosso trabalho pois a mão da gente é tudo e acabamos ficando com vergonha pois nao da pra fazer nada quando ataca o esfriamento…
    obrigada

  9. andreia toledo comenta:

    18 novembro, 2008 @ 3:49 PM

    descobri essa doença a mais de cinco anos sou empregada domestica e tenho muita dificuldade para exercer as minhas tarefas no verâo alem das minhas maos ficarem frias elas transpiram muito tambem meu marido reclama pois eu estou sempre fria sendo assim , fica dificil á nossa relaçaõ . gostaria de saber se alguém passa por esse poblema também .

  10. joelisa santos comenta:

    17 fevereiro, 2009 @ 4:29 PM

    ola gostaria de saber o que esta acontecendo co m meus dedos,pois ultimamento ando sentido muitas dores em tres dedos,eles ficao cossando,enchados,doi muito e as vez ficao como se tiverse saido do congelado frio de mais ,mesmo no calor,se alquem porder me disser que eu devo fazer para aliviar.

  11. Rizomar comenta:

    25 abril, 2009 @ 11:30 AM

    Eu tenho lupus ha 16 anos,e já tive várias doencas relacionadas,como herpes por exemplo .Tenho 37 anos e não tive filhos ainda e confesso que estou um pouco assutada,porque agora eu tenho doenca de Raynaud `a quase 1 ano e gostaria de engravidar e não sei se posso.Ontem 24/04/09,eu estive no ginecologista e ele disse que o ideal seria não engravidar.Gostaria de uma opnião.Obrigada

  12. francislaine garcia de campos comenta:

    29 junho, 2009 @ 1:01 PM

    ja tenho esta doença a tres anosgostaria de saber se ela pode se agravar sinto as mãos roxas e os pés tremedeiras e ancias por favor me ajudem!!!!tenho 26 anos

  13. gisele andrade comenta:

    23 julho, 2009 @ 9:35 PM

    Sou advogada, e há cerca de cinco anos venho tendo sintomas parecidos com esta doença, e só se manifestam no frio. Minhas mãos e meus pés são muito gelados e meu dedo indicador do lado direito principalmente esta roxo, inchado e juntou pus. Gostaria de saber se posso com estes sintomas ter esta doença, e se esta doença pode ser transmitidas para minhas filhas, pois duas delas tem as mãos muito geladas também . Tenho 34 anos, e estou sofreno muito. Esta doença tem cura?

  14. Simone Luiz Francisco Hofstetter comenta:

    25 julho, 2009 @ 7:23 PM

    Olá tenho 36 anos e já faz uns 5 anos que tenho essa doença,mas só agora o médico disse que é chamado Fenômeno de Raynaud, no inverno minhas mãos e pés ficam roxas, incham,coçam e doem muito.Mas o médico não me deu uma explicação clara sobre essa doença,disse apenas que era para manter as mãos e os pés aquecidos.Os pés até que dá pra aquecê-los,mas o difícil são as mãos que estão sempre expostas.e o pior é que eu morava no estado de MG que não é tão frio e estou vivendo no Paraná desde 1996,onde faz muito frio no inverno.Gostaria de mais explicações sobre a doença e se tem esta tem cura.Desde já obrigada.Simone L.F.Hofstetter.

  15. maria aparecida comenta:

    31 julho, 2009 @ 3:40 PM

    o que alivia os sintomas é ginko, que são pílulas naturais de uma árvore japonesa… o problema é a falta de circulação periférica…

  16. Alminda Cezimbra comenta:

    28 agosto, 2009 @ 11:09 AM

    Olá, bom pelo que eu li aqui, e pelo que o médico falou
    minha filha de apenas 14 anos também está com essa doença.
    Se algém tiver mais informação ou depoimento quem sabe se isso
    tem cura. POR FAVOR!

  17. Alminda Cezimbra comenta:

    31 agosto, 2009 @ 10:56 AM

    Olá, tenho uma filha que apresenta esses sintomas,
    os médicos não sabem dizer se isso tem cura,
    Na verdade cada um diz uma coisa!
    Já não sei o que pensar.Se alguém souber mais,
    ou se isso tem cura, POR FAVOR me digam.
    Estou muito preocupada ela tem apenas 14 anos!
    ALMINDA

  18. maria goretti santos comenta:

    20 setembro, 2009 @ 10:14 AM

    sou goretti, a 2 anos estou sentido quer a minha lingua ficar sem circulaçâoe esbranquiçada, não tenho um diagnostico preciso dessa doença se eu tenho mas gostaria muito nas informação, pois minhas mão e lingua ficam opor alguns minutos sem circulação, ja procurei varios medicos mas ninguém da diagnostico ,isso tem cura , estou preocupada com isso. GORETTI.

  19. heloiza comenta:

    26 setembro, 2009 @ 2:45 PM

    ola!
    tenho 12 ano e o dedão da mão de minha avo esta palido e sua unha esta quase caindo,
    ela não foi no salão,limpesa diaria decasa ela sempre faz com luva,não bateu em nenhum lugar.gostaria de saber seesse sintoma pode ser uma doença
    por favor me ajuddem!!

  20. ELAYNE comenta:

    3 maio, 2010 @ 8:03 PM

    OI …
    SOU ELAYNE .. GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE MINHA MÃE TEM ESSE PROBLEMA DE RAYNAUD; POIS ELA SENTE O SEGUINTE SITOMA …QUANDO TOMA BANHO FRIO OU SE EPÕE A UMA FRIAGEM ELA COMESSA A SENTIR ARREPIOS FRIO E TREMEDEIRA ….AO DORMIR AS VEZES SENTE FRIO MUITO FRIO COMESSA A TREMER E DEPOIS AO REBUÇALA BEM COMESSA A SENTIR A QUELE CALOR INCONTROLAVÉL.. VC PODERIA MIM DIZER SE ELA SENTE ESTE TIPO DE PROBLEMA OU QUE É….
    OBRIGADA …ELAYNE

  21. Luana Feitoza comenta:

    10 junho, 2010 @ 12:18 PM

    Eu tenho raynaud mas só descobre apouca tempo infelismente evolui com isquemia e necrose de pododátictilos dendo submetida a debridamento cirurgico e amputação , preciso e ajuda pois sinto ainda muitas dores e não consegui fazer o tratamento pr fovor me ajude!!!!!!!!!

  22. Maria José Pereira comenta:

    11 julho, 2010 @ 2:18 AM

    Desde adolescente descobri que meus pés e minhas mãos ficavam cianóticos, logo em seguida ficavam cor de cereja e, a seguir, roxos; Percebi também que no inverno era bem pior. Nunca fui a uma manicure e, de tanto eu mesma fazer meus pés e minhas mãos com vergonha que os outros iriam falar ou perguntar, preferi fazer de conta que nada estava acontecendo. Em dezembro de 2003 comentei com meu angiologista e o mesmo me orientou no uso de luvas e meias no inverno, que parasse de fumar uma vez que o fumo piora e muito qualquer problema. Parei no ato. Não tenho mais vergonha. Quando alguém percebe e pergunta, só respondo se for para amigos caso contrário desconverso. Tirei proveito no fato de fazer muito bem meus pés e minhas mãos por diversos motivos, uso meu próprio material. Me alongo após ficar algum tempo curva e não sinto dor alguma e todos perguntam qual foi a manicure que fez meu pé tão bem feito. Confesso que passei anos preocupada. Hoje nem me abalo. Também fui orientada por um excelente cirurgião cardiovascular. Maria José

  23. claudia pezzim ourives matti comenta:

    1 novembro, 2010 @ 7:01 PM

    Estou muito triste amigos , mas eu vou lutar até o ultimo dia em que viver. tenho 39 anos 1 filho de 18 anos sou casada . Tenho depressão sou formada em Letras e pós graduada em docência do ensino superior e estou cursando Psicologia. Vamos ter fé Deus.

  24. Daniela Cruz comenta:

    23 janeiro, 2011 @ 7:06 AM

    Qual especialista é indicado para tratar essa doença?

  25. Daniela Cruz comenta:

    23 janeiro, 2011 @ 11:38 AM

    Gostaria de saber se posso engravidar sendo portadora da Doença de Raynaud?

  26. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 janeiro, 2011 @ 9:55 PM

    Daniela. Os especialistas são: o reumatologista e o angiologista

  27. márcia comenta:

    11 março, 2011 @ 8:25 PM

    Olá.. tenho 26 anos e há 2 anos descobri que tenho essa doença de raynaud e moro em um lugar muito frio, já fiz a cirugia simpatectomia, mas nada adiantou. minhas mãos e meus péis adormecem e por muitos minutos sinto como se não sentissem eles e quando aqueço ela doe bastante… queria saber o devo fazer, o que usar ou até mesmo o que tomar??? pois sofro muito e morro em lugar frio e isso prejudica o meu pessoal e principalmente o profissional… aguardo uma resposta! obrigada.

  28. ana comenta:

    21 março, 2011 @ 1:31 PM

    tenho um conhecido que tem a doença e ele mora em lugar fio,nem mesmomcom o calor a doença da uma tregua,ja fomos a um medico que o encaminhou pro hospital do fundao,mas o hospital nao ta aceitando mas pacientes,como podemos encontrar outro lugar que atenda esse meu amigo,o caso dele ta agravando mas a cada dia,aguardo resposta urgente,obrigada.

  29. Joel comenta:

    30 março, 2011 @ 11:47 AM

    Olá , tenho 30 anos , Há cerca de 03 anos atras , tenho visto que um dedo de cada vez tem ficado gelado, mas naum mudando de cor. Mas de um ano pra cá (30/03/2011 ele tem ficado branco ( pálido ) , isso me preocupa pois pode causar a necrose do dedo, fiz uma consulta com um médico ( heldemar) em Manaus , mas ele não conseguiu achar a causa e me encaminhou para o cardiologista.
    – Só agora achei estas informações sobre o fenômeno de Raynaud, mas pelo que li na maioria das vezes o sintoma é cor roxa , NO MEU CASO E DEDO BRANCO , um em cada MÃO , meu medo é isso piorar e eu estar demorando à iniciar o tratamento correto.
    – Já pensei em procurar um angiologista ( Cirurgião vascular ) , Isso é correto.

    Por favor alguem pode me ajudar ?

    Fico grato.

  30. iva comenta:

    4 abril, 2011 @ 12:18 PM

    ola tenho a doenca raynaud a 10 anos meus pes e maos fican asul e branco a te minha boca fica branca sofro com isso muito oq posso faser

  31. Evelaine comenta:

    17 abril, 2011 @ 5:46 PM

    Oi Pessoal!
    Sem dúvidas, a primeira coisa a fazer é procurar um angiologista (especialista no sistema circulatório).
    Existem pequenos cuidados que podem ajudar:
    -Manter as maos e pés sempre aquecidos;
    -Evitar mudanças bruscas de temperatura;
    -Não manusear coisas geladas;
    -Chá de canela e ginkobiloba podem ajudar muito (verifique se você não possue restrições ao uso desses fitoterápicos);
    -Manter a calma, o estresse ajuda a desencadear esse fenomeno.
    -Faça meditação, yoga ou outra técnica de relaxamento;
    -Evite a cafeína (café preto) e o cigarro;
    -Reduza o consumo de carne e gorduras;
    Já existe medicamentos indicados para o tratamento desta doença, embora seja uma medicação já popular, é necessário a prescrição médica pois pode ter efeitos colaterais.
    A busca por informações é sempre valida.
    Espero ter conseguido ajudar alguém.

  32. adriana valente comenta:

    20 abril, 2011 @ 1:28 AM

    Sou portadora do fenômeno de renô a dois anos… Manifestou em mim em março de 2009, passei muito mal, achei que fosse morrer, sofri muito no inverno. Meus dedos das mãos ficavam gelados, sem circulação, uma sensação horrível e muita dor nas mãos, depois começou atingir os pés, ficavam todinhos sem circulação, colocava os pés na água quente, fazia massagens, as vezes demorava uns 15 minutos prá voltar a circulação, minha pressão caía, ficava com tremedeira… As vezes tinha medo de não voltar mais a circulação. Fiz uso do Cebralat por um ano, usando 200 mg por dia, não saía no frio, não podia colocar as mãos em água fria, abrir geladeira só com luvas. O ano passado já foi tudo diferente, passei bem melhor…. Este ano estou sem medicação, prá ver como o organismo vai reagir nesse inverno…. A cura está em nós mesmos, temos que ter fé, muita paz espiritual e tomar todos os cuidados devidos. Faço acompanhamento com reumatologista, é necessário fazer o exame Fan ( fator anti-nuclear) a cada 6 meses…Prá ver se está tudo bem… Hoje estou tranquila qto ao fenômeno, não é um bicho de 7 cabeças, existem doenças muito piores. Devemos agradeçer a Deus por isso… DEUS DÁ O FRIO CONFORME O COBERTOR

  33. Maria de fatima rosa comenta:

    23 abril, 2011 @ 9:27 AM

    Amdo preucupada minhas unhas dos pes estam ficamdo roxo, sera que isti tem perigo de eu ter alguma doemça , primcipalmemte de coraçao.

  34. Bruno comenta:

    28 abril, 2011 @ 1:29 AM

    Tenho 16 anos e estava com algo parecido no meu dedo do meio da mão direita: ele ficou pálido e gelado de repente. Fui ao médico mas ele Nao me explicou muito bem o motivo disso, só disse que poderia ser uma doença causada pelo cigarro, pesquisei na internet sobre isso mas Nao achei nada gosttaria de saber mais sobre o assunto.valeu

  35. Diogo Faleiros comenta:

    8 junho, 2011 @ 11:41 AM

    Alguem ja teve melhora com algum tratamento para a doença de raynaud?
    Essa doença é meio constrangedora em alguns momentos.Mas parece que remédios são poucos
    eficazes..
    Aguardo informações..

  36. Ricardo Vitor comenta:

    4 julho, 2011 @ 1:05 PM

    Boa tarde!

    Como pude perceber é uma doença realmente acometida nas mulher na maioria das vezes, porem eu fui o felizardo. Tenho 21 anos e a 9 meses quando aidna tinha 20 ans, tive os primeiro sintomas da doença, mais logo entrou o verão e tive melhoras. Este ano desde o outono estou sofrendo com as reações, fui atinfido apenas ocom o polegar e o dedo indicador da mão direita, sinto muita dor, as pontas do meus dedos ficam duras, roxas, quando começo a tomar o vasodilatador, minhas unhas ficam escuras e com pontos marrons nas pontas dos dedos. Faço acompanhamento ja com 2 Vasculares e 2 Rematologistas, meus exames dão todos normais, porem é complicado, isso me incomoda demais, a unica coisa que temo é Amputação dos meus dedos, o resto agente avi tratando, pois nao sei se isso tem cura.

    Alguem pode me dizer se ja fez acumpultura e teve melhoras, pois ja ouvi depoismentos que reduz o problema.

  37. Alessandra Delphina comenta:

    1 agosto, 2011 @ 9:33 PM

    Olá! Pelo que pude perceber, tenho os mesmos sintomas que muitos dos depoimentos a mais ou menos uns cinco anos. Minha cidade é muito fria e este ano as dores foram ainda maiores e, mesmo com água quente, elas ficam vermelhas, inchadas ,coçam muito, e mihas unhas são todas infecçonadas. Ainda não procurei nenhum médico, pois são precários em minha cidade, mas fiquei muito preocupada e, gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer até conseguir um especialista para tratar essa doença. Ah! em dias quentes e,ou verão, são constantemente geladas e inchadas. Me ajudem por favor. Acumpultura ajuda mesmo a melhorar?

  38. Fabiana comenta:

    4 outubro, 2011 @ 10:01 PM

    Gostaria de saber se a sindrome de raynaud tem cura? E se posso engravidar me responda por favor preciso de ajuda so tenho 23 anos obrigado desde ja.

  39. Sidiane comenta:

    10 outubro, 2011 @ 9:56 PM

    Boa noite!
    Tenho 36 anos passei a ter problemas com essa doença a 06 anos, por ser uma doença pouco comum muitas vezes tenho que explicar para as pessoas do que se trata, algumas passam me tratar com indiferença como se fosse contagioso, sofro muito por morar em uma região fria, adoro cozinhar o fato de não poder abrir a geladeira muitas vezes me deixa triste ,esse ano esta mais complicado meus pés muitas noites não conseguia aquecer, estou tomando vasodilatador, oque observo que cada vez esta mais complicado, 03 anos atras fraturei um dedo da mão em meio uma das crises, fui sentir só mais tarde. Gostaria de saber se existe cura.

  40. MARIA comenta:

    20 outubro, 2011 @ 1:18 PM

    Boa tarde.
    idade: 50
    Já tenho a uns 8 anos raynaud, me trato com florais e com terapia que está resolvendo.
    Já sofri muito, inflamação em volta das unhas muita dor, chorrava de dor e sempre a noite, passava noites sem dormir.
    Como eu moro no sul e é muito frio, sofri muito.
    Agora já estou muito melhor.
    Eu estou me curando de dentro para fora (curando a alma) leva muito tempo e fé.

    Att.
    Maria

  41. Juiliana Miranda comenta:

    2 novembro, 2011 @ 12:35 PM

    Minha hoje tem 15 anos e tem ficado com os dedos das maos e dos pes arroxeados e as vezes muito avermelhados, isso acontece aos 3 anos so que era de vez em quando e eu achava q era normal, mas desde o inicio do ano esta constante, o clinico indicou um angiologista e falou sobre a doença de Raynaud, estou preocupada….

  42. luciene teixeira de oliveira comenta:

    10 janeiro, 2012 @ 3:26 PM

    recentemente descobri que tenho essa sindrome, as mãos e os pés ficam palidos ,cianoticos e perco a sencibilidades dos dedos meu corpo tambem ficam mosqueados parecendo um defunto,eu acho muito engraçado começo a rir minha familia fica muito preocupada,mas ai eu me agassalho bem e tudo passa.Gostaria de saber se tem alguma relação com sindrome do aticorpofosfolipidio pois tambem tenho essa sindrome agradeço se pudessem me esclarecer.

  43. SIDNEY PARANHOS comenta:

    27 janeiro, 2012 @ 4:00 AM

    Alô, a todos os portadores de Raynaud,
    Venho, a títulos de esclarecimento e alívio, transmitir um pouco do que sei e passei a respeito desta doença covarde, traiçoeira, incurável mas, felizmente, atenuável. Belo dia, quando chegue no trabalho, e fui cumprimentar uma colega, esta notou que meus dedos das mãos (indicador e médio da mão direita e médio da mão esquerda) estavam escuros. Para minha surpresa notei que estes dedos estavam azulados, quase pretos. E não sentia nada. Fui ao médico, o primeiro de uma série. Aí começou o meu calvário. Para encurtar, fui a mais ou menos uns 6 médicos, cada um com um diagnóstico diferente: síndrome do túnel do carpo, tromboangeite obliterante, e, finalmente, síndrome de Raynaud. Durante este tempo, de busca médica, passei maus momentos, com muitas dores nas extremidades dos dedos atingidos, com necrose na extremidade do indicador. Alguns médicos disseram que dificilmente não perderia os dedos. Mas, graças a Deus, fui levado a um médico da equipe do Dr. Vasco, em uma clínica vascular dentro do Hospital da Beneficência Portuguesa, que diagnosticou, e foi mais além, perguntando se eu tinha motocicleta. Eu tinha e no dia anterior à descoberta dos sintomas eu havia dirigido de Itaguaí para o Méier, no RJ, uns 90km, mais ou menos, e minhas mãos sofreram com o frio e o tremor do guidão. Pois bem, para o tratamento, me foi indicado medicamentos vasodilatadores, manter as mãos sempre agasalhadas, e evitar lugares frios, e claro a moto. Foram mais ou menos 18 meses de sofrimento e tratamento. Hoje, livre dos sintomas agudos, ainda tenho os tais dedos prejudicados se por acaso me aborreço muito ou os exponho à temperaturas baixas, mas, retirando tais acontecimentos, os dedos voltam ao normal. Nos dias frios, as pontas dos dedos ficam esbranquiçadas e dormentes, mas é só aquecê-los que voltam ao normal quase totalmente. Um truque que aprendi autodidaticamente é, quando no acontecimento dos sintomas, girar o braço da mão afetada como se fosse uma hélice, em movimentos rápidos e por pouco tempo. É um milagre. Tente. Outra coisa, fiz acupuntura mas não posso creditar-lhe sucesso pois não tive paciência em continuar o tratamento. O que sei é que não perdi meus dedos e fiquei praticamente curado após 1 ano e meio aproximadamente. Esta é, resumidamente, minha história, que, espero, ajude em algo.

  44. SIDNEY PARANHOS comenta:

    27 janeiro, 2012 @ 4:19 AM

    Ia me esquecendo: o diagnóstico desta doença, em mim, foi no início de 2000, ou seja, são doze anos convivendo harmonicamente com ela. No início era alarmante, mas hoje, com cuidados e o ‘truque’ do qual falei, dá para levar uma vida bem normal. E, melhoras a todos.

  45. Juliana comenta:

    13 fevereiro, 2012 @ 9:40 PM

    Bom, convivo com esse fenômeno a 9 anos. Descobri quando eu tinha apenas 10 anos. No início foi um choque para minha família, porque o fenômeno não veio sozinho, tenho uma doença chamada DMTC.
    Apenas queria dizer para não ficarem apavorados com a doença, ela não pode ser maior que a vontade de levar uma vida normal. Eu aprendi a conviver com a doença e não faço dela o meu maior pesadelo. Não neguem o tratamento.

  46. elza m . comenta:

    13 maio, 2012 @ 10:20 PM

    Não sei se tem alguma coisa haver ,, mais em agosto de 2012 fiz a cirurgia, reirada do ultero e ovários.. trompas…. após essa cirurgia, tenho sentido meu dedo indicador e médio amarelados gelados que chegam a doer,logo depois eles ficam roxos,, quase meio azulados.. sinto isso sempre de manhã quando toco na agua fria, depois quando estou exposta ao ar livre ,,, enfim tenho sentido esses sintomas umas 3 a 5 vezes ao dia. esse efeito dura apriximadamente uns 5 minutos mais ou menos. e passa as vezes sózinho,,, ou logo depois que eu coloco os dedos na agua quente. , pesquisando aqui agora sei que tenho essa sindrome. de Raynaud .Antes eu achava que tinha alguma com a cirurgia. .Agora sei que não é esse o motivo .

  47. leila oliveira comenta:

    22 maio, 2012 @ 9:43 PM

    A 3 anos comecei a sentir dor no punho,mao inchada ,vermelhada e depois roxa.Sinto muita dor ,dormencia, sinto que to perdendo movimentação não sei o que fazer me dizeram que to com esta doença depois de varios exames que fiz e nd acharam se alguem souber me explicar melhor vou agradecer muito .
    obrigada

  48. Elza comenta:

    8 junho, 2012 @ 9:00 PM

    tenho este problema do sindrome de reno, a mudança de temperatura 3 dedos das mãos fica branquinhos e os otros ficam roxos coloco em agua bem morna ai o sangue volta dai eles roxeia tambem ja fui nos especialista disse que é normau mas eu não sinto os dedos, fico muito dsconfortada, pq encomoda muito, vc tem uma resposta pra mim ? por favor???????

  49. Zilda comenta:

    18 julho, 2012 @ 11:53 PM

    Oi pessoal tambem tenho esse fenomeno de Raynaud
    descobri quando tinha 30 anos,hoje tenho 50. Passei na reumatologista ela disse para usar luvas e não mexer em agua gelada…que é impossivil para dona de casa.Os meus dedos da mão ficam amarelos e depois mudam a cor para roxo.
    O ideal é colocar as mãos na agua morna,em 5 minutos volta ao normal. Sinto tambem as mãos geladas,o nariz e pés isso incomoda até a mim. Isso acontece só no frio onde eu pego o secador de cabelos para aquecer os pés. Na hora de dormir sinto tremedeira de tanto frio. Este ano eu percebi que diminuiu um pouco. Mas procuro um tratamento se alguem souber por favor me indica.

  50. Karin comenta:

    26 julho, 2012 @ 11:54 AM

    Já sinto estes sintomas a alguns anos, a cada inverno piora e este ano está muito ruim, antes eram os dedos das mãos e agora também nos pés, eles ficam brancos, completamente dormentes, tanto os dedos das mãos como dos pés, esta dormência é horrivel, não sinto nada e fico com medo de cair. Estou preocupada, ainda não fui ao médico, gostaria de algum tratamento natural. Tenho 44 anos e temo que isso se agrave.

  51. natalia comenta:

    30 julho, 2012 @ 11:28 PM

    meus dedos doem muito no inverno,incham e mal da para fechar a mao. mas os meus dedos nao ficam roxos

  52. tiago comenta:

    20 agosto, 2012 @ 9:49 AM

    A doença de reno (raynaud) e contagiosa ?

  53. Elaine cristina comenta:

    20 outubro, 2012 @ 1:49 PM

    Tenho essa doenca a 3 anos,procurei um medico de circulacao que diagnosticou a doenca e solicitou que eu passasse com um reumatologista o mais rapido possivel,pois era bem provavel que eu ja estivesse com uma artrite…
    Pois so agora que consegui marcar uma consulta com o reumato,quando tenho as crises fico desesperada pois nao sinto meus dedos da mao e dos pes.Nao consigo pegar nada e nem andar e horrivel a sensacao…
    Espero ter cura pois isso me atrapalha muito,qualquer stress tbm tenho crises…

  54. Isabel comenta:

    2 dezembro, 2012 @ 10:16 PM

    Minha filha é portadora da doença de Raynald e tb doença mixta. Gostria de ajuda no sentido de ter acesso a um local que seja especialista nessa doença, que fique situado no Rio de Janeiro.

  55. Nuria comenta:

    21 janeiro, 2013 @ 9:47 AM

    Infelizmente eu tbm tenho , neste exato momento estou com dor ,não consigo andar 100 metros , não faço mais caminhada
    Terrível gente esta dor incomoda pacas .
    Tenham um bom dia .

  56. jheine comenta:

    11 fevereiro, 2013 @ 10:58 AM

    Bom gente eu axo q tbm tenho mas ainda nao sei!
    Meus dedos ficam mto roxos quando eu entro em lugares frios como arcondicionado, eu fico mto palida..Isso é mto estranho tenho medo q seja algo mto grave…

  57. edimagnescosmo coelho miranda comenta:

    4 março, 2013 @ 5:56 PM

    Olá meu nome é Edimagnes estou com doença de reynaud descobrir a 7 meses,agora que está aproximando o inverno nossa o corpo gela muito, é insuportavel,eu não posso entrar em lugares com ar condicionado,ventilador ligado,ficar abrindo a geladeira que o corpo gela fico suando muito é muito ruim estou sendo acompanhada por uma reumatologista mas a medicação que ela passou eu não estou tendo resultado e ela já mudou a medicação duas vezes eu gostaria de encontrar um medico especialista nesta doença,eu sou de Salvador graças a Deus que aqui não faz tanto frio mas eu tenho fé que vou mi livrar desta doença o medico disse que não tem cura que ela se estaciona,e confio em Deus que vou sair desta não só eu mas todos que passa pelo que estou passando,tenham fé e confiança e um bom acompanhamento medico que todos vcs irão se livrar desta doença boa sorte a todos!

  58. ana paula comenta:

    25 abril, 2013 @ 3:30 PM

    oi sou ana paula tenho lupos derna dos 10 ano e faz 1 mes que descubri esta problema nao dar para fazer nada como e que eles fala vida normal nao tem com ne ja sofro com o lupos ainda mais essa e assim nao dar o frio estar de matar sera que pode me enformar se isso tem cura !!!obrigada

  59. nelson comenta:

    10 maio, 2013 @ 1:48 PM

    Ola pessoa como fazer nas crises com dores, o que fazer para melhorar além dos medicamentos ministrados no tratamento?

  60. edimagnes cosmo coelho comenta:

    27 maio, 2013 @ 5:24 AM

    Olá pessoal sou Edimagnes graças a Deus estou tendo melhoras do reynaud, pois estou sempre aquecida apesar que aqui em Salvador faz pouco frio a medica passou um remedio muito bom que esta mi ajudando muito
    {pentoxilina} tomo de 8 em 8 estou bem melhor graças a deus,mas infelizmente não tem cura estaciona!

  61. vanesa comenta:

    19 julho, 2013 @ 10:07 PM

    tenho essa doença de fenomeno raynaud, sofro muito de dor nos meus dedos queria saber se posso sofre avc devido essa doença, pois na minha familia teve….

  62. rosee comenta:

    23 julho, 2013 @ 8:23 PM

    minha filha tem essa doença até então,não sabi-amos do que se tratava.ela tem deus dos oito anos nenhum médico conceguio diaguinóstico para ela nada resolve me ajudem se tiverem algum resultado .obrigada

  63. Liih comenta:

    5 outubro, 2013 @ 11:04 AM

    Raynaud pode causar aborto?

  64. vania comenta:

    7 novembro, 2013 @ 3:37 PM

    eu tenho essa doença, atrapalha na gravidez gostaria de saber. tenho que tomar remedio por toda vida.

  65. nilson gomes comenta:

    6 setembro, 2014 @ 4:47 PM

    Olá já faz algum tempo que eu sinto os sintomas dessa doença, não fui no medico ainda mas pelo que eu li aqui só pode ser a mesma coisa; só sei que é muito chato atrapalhar bastante o nosso tato e vc perde a capacidade de segurar alguma coisa, se alguém souber de alguma solução para combater esse mal eu ficaria muito grato pela informação pois isso me atrapalha muito no meu trabalho

  66. raydiane comenta:

    29 setembro, 2014 @ 12:26 PM

    olá meu nome e raydiane tenho 15 anos é meus dedos incha quando pego em alguma coisa gelada , tipo dudu , sorvete eles incha fica como tivesse formigando meio vermelhinho da agonia alguém pode me ajudar ??

Deixe seu comentário aqui !