05 - set
  

Dietas – Melhorando o funcionamento do intestino

Categoria(s): Gerontologia, Nutrição, Saúde Geriátrica




Medicina popular

O bom funcionamento do intestino é fundamental para eliminar as toxinas e manter o corpo saudável. Isso pode ser conseguido com a escolha certa dos alimentos. Há um consenso entre médicos e nutricionistas de que frutas, verduras e fibras insolúveis compõem a receita certa.

Nunca é demais lembrar que a nossa pele reflete a qualidade de nossa alimentação.
Acredita-se que o essencial em uma dieta para limpeza do organismo, regularizando as funções intestinais, é que ela seja rica em fibras insolúveis. Que vêm a ser fibras insolúveis? As que combatem a prisão de ventre, responsável pela retenção não só das fezes, mas também pelas toxinas que precisam ser eliminadas pelo organismo.

Existem ‘‘n’’ fatores, entre outros, os de natureza hereditária, o estresse existencial, as tensões nervosas, etc. Portanto, antes de iniciar qualquer regime para promover a limpeza do organismo, convém consultar um clínico.

ALIMENTOS ÚTEIS

Quando fica evidenciado que bom funcionamento do intestino depende basicamente da mudança de hábitos alimentos, a dieta ideal, nesse sentido, é sobretudo composta de folha, vegetais amarelos e folhosos verde-escuros, leguminosas como os feijões, ervilha e lentilhas, as frutas, de forma geral, são grande aliadas da saúde e neste caso existem apenas umas poucas exceções, como goiaba, caju, maçã e laranja-azeda.

Note-se que banana e limão não são totalmente contra-indicados; mas a presença na lista negra da maçã, um alimento excelente, portanto rico em pectina, contendo fibras solúveis e contribuindo para diminuir o colesterol, explica-se porque, esta fruta, contribui, por outro lado, tal como a cenoura, para aumentar o bolo fecal, e, com isso, complicando ainda mais a constipação.

Vegetais e frutas são ideais para promover a limpeza do organismo, porque contém um alto teor de sais, vitaminas e água. Trocando em miúdos: dar sempre preferência em líquidos, fibras, verduras e frutas como mamão, ameixa e laranja-lima. O caldo é ótimo, porém é indispensável comer o bagaço da laranja. Os sucos podem ser digeridos puros ou misturados, valendo mencionar combinações tão saborosas quanto abacaxi com hortelã ou laranja com acerola.

Veja mais – Constipação

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


3 Comentários »

  1. CARLA comenta:

    2 julho, 2008 @ 10:42 AM

    GOSTEI DESTE SITE!!!!!
    ASSIN APRENDEMOS CONO EMAGRECER

  2. gustavo comenta:

    7 junho, 2009 @ 7:10 PM

    muito bom me ensinou a ter uma alimentação balanciada

  3. vanessa comenta:

    19 fevereiro, 2012 @ 3:31 PM

    nao q eu esteja criticando mas essa esquisa poderia ser muito mais aprofundada ne?

Deixe seu comentário aqui !