O método aceito para água corporal se baseia na diluição de isótopos radioativos (deutrim ou tritium) que são metabolizados pelo organismo por um tempo. Tradicionalmente se estima uma composição corporal baseada no uso de um plestimógrafo por impedância elétrica.

Todavia, estes métodos são pouco práticos e necessários uma técnica de composição corporal mais rápida, segura, não suficientemente exata e conveniente para permitir seu uso prático. Uma metodologia de composição que cumpre com todos estes requisitos é feita através da configuração da resistência elétrica corporal (estimativa de resistência corporal), por meio de aparelhos simples e práticos como as figuras.

A medida da corrente elétrica é feita a partir de uma passagem de uma corrente elétrica senoidal, imperceptível pelo corpo, e com altura imperceptível da pessoa corrente a partir do peso e altura alternada mínima.

O que é bioimpedância ou biorresistência?

“Bioimpedância ou biorresistência’ é uma palavra científica usada para descrever a capacidade de seu organismo de resistência (atrasar) a passagem de uma corrente elétrica. O tecido gordo, o tecido magro e a água resistem ou atrasam esta passagem de formas diferentes. A composição corporal mede a passagem de sinais elétricos quando estes sinais passam pela gordura, tecido e água. Quando a quantidade de gordura, tecido esbelto e água, você também apresenta os sistemas uma medida de segurança e precisão da quantidade de cada um destes componentes que formam seu peso.

Composição corporal

o corpo é composto por massa livre de gordura (magra), gordura e água. A soma destes valores o total de seu peso corporal; (a massa livre de gordura corporal inclui, ossos, órgãos vitais, e etc.); tanto o tecido gordo como o magro contém água. Para ter um corpo são, é extremamente importante uma proporção adequada de tecido magro e gordo.

Por exemplo, o seu corpo deve ter aproximadamente 79% (setenta e nove porcento) de tecido magro e 21% (vinte e um porcento) de tecido gordo.

Quanto mais magro você é, mais ativo é seu metabolismo, mais você são seus órgãos e mais energia terá.

– Certo? NÃO!!
– Ser magro tem limites.

Nós definimos que sua roupa esta justa e você decide emagrecer 5 kg. Você sabe que vai perder gordura e não tecido magro, que é muito importante para sua saúde e que funciona com seu metabolismo. Nenhuma balança comum pode provar esta informação vital, mas sim a ciência da bioimpedância.

Quantidade de Gordura:

A gordura corporal é a medida mais importante para aquilatar seu estado nutricional. Por exemplo, uma pessoa pode medir 1,50 mts, pesar 40 kgs e ter 11 kgs de gordura. Outra de 1,82 mts, 72,5 kgs também pode ter 11 kgs de gordura. Esta pessoa de 75 kg está em melhores condições nutricionais do que uma pessoa de 40 kg, porque os 11 kg de gordura representam uma pessoa menor de seu peso corporal total.

Massa magra

Os quilogramas de massa magra no seu corpo, em sua maioria músculos e órgãos, representam o peso do seu organismo que não é gordura. Para um mesmo volume de gordura e massa magra, o tecido magro é mais pesado, em outras palavras uma taça de tecido magro pesa mais que uma taça de gordura. Isto ajuda a explicar muita gente alcança um peso e depois não consegue abaixar a dieta e exercícios físicos, mais. Eles continuam a perder gordura, mas paralelamente a massa corporal não podem notar sua perda e assim não podem perder peso corporal total. Os resultados são: um corpo saudável, saudável, perda de cm, um aumento possível mais esbelta, um aumento no corpo real, sem dúvida saudável, e um melhor estado nutricional.

A água

Um litro de água pesa aproximadamente 1 kg. A maioria dos fluidos de água estão contidos na massa magra, que normalmente contem 70% a 75%. Muitos tratamentos para a perda de peso na provocação e não na perda real de gordura. Isto é extremamente perigoso para sua saúde além de apresentar inconveniente rápido retorno do peso

Referências:

Rodrigues MN; Silva SC; Monteiro WD;� Farinatti PTV – Estimativa da gordura corporal através de aparelhos de bioimpedância, dobras de pele e pesagem hidrostática. Rev Bras Med e Esporte Vol7(4): 125-131, Jul/Ago2001 [on line]

Lafortuna CL, Agosti F, Marinone PG, et al. A relação entre composição corporal e potência muscular em homens e mulheres com obesidade. J Endocrinol Invest. 2004;27(9):854-
61.

Acuña K, Cruz T. Avaliação nutricional de adultos e idosos e estado nutricional da população brasileira. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2004; 48(3):345-61.

Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.