25 - ago
  

Bioimpedância – Avaliação da gordura e água corporal

Categoria(s): Bioquímica, Endocrinologia geriátrica, Nutrição, Saúde Geriátrica




A Bioimpedância é o método aceito para medir água corporal se baseia na diluição de isótopos radioativos (deutrim ou tritium) que são metabolizados pelo organismo por um tempo. Tradicionalmente se estima a composição corporal baseado no uso de um plestimógrafo por impedância elétrica.

Todavia, estes métodos são pouco práticos e é necessária uma técnica de medição de composição corporal mais rápida, segura, não invasiva e suficientemente exata e conveniente para permitir seu uso prático. A metodologia para estima composição corporal que cumpre com todos estes requisitos é feito através da medição da resistência elétrica corporal (impedância), por meio de aparelhos simples e práticos como os das figuras.

A medida da bioimpedância é feita com a passagem de uma corrente elétrica alternada senoidal mínima, imperceptível pelo corpo, e calculada a partir do peso e altura da pessoa.

O que é bioimpedância ou biorresistência?

impedancia1 impedancia2

“Bioimpedância ou biorresistência’ é a palavra científica usada para descrever a capacidade de seu organismo de resistir (atrasar) a passagem de uma corrente elétrica. O tecido gordo, tecido magro e a água resistem ou atrasam esta passagem de formas diferentes. O analisador de composição corporal mede a passagem de sinais elétricos quando estes sinais passam pela gordura, tecido magro e água. Quando a quantidade de gordura, tecido magro e água variam, também variam os sinais, dando a você uma medida confiável e precisa da quantidade de cada um destes componentes que formam seu peso total.

Composição corporal

o corpo é composto por massa livre de gordura (magra), gordura e água. A soma destes valores dão o total de seu peso corporal; (a massa livre de gordura inclui músculos, ossos, órgãos vitais, e etc.); tanto o tecido gordo como o magro contém água. Para ter um corpo são, é extremamente importante uma proporção adequada de tecido magro e gordo.

Por exemplo, o seu corpo deve ter aproximadamente 79% (setenta e nove porcento) de tecido magro e 21% (vinte e um porcento) de tecido gordo.

Quanto mais magro você é, mais ativo é seu metabolismo, mais saudáveis são seus órgãos e mais energia você terá.

- Certo? NÃO!!
- Ser magro tem limites.

Suponhamos que sua roupa esta justa e você decide emagrecer 5 kg. Você precisará saber que vai perder gordura e não tecido magro, que é muito importante para sua saúde e para um correto funcionamento de seu metabolismo. Nenhuma balança comum pode provar esta informação vital, mas sim a ciência da bioimpedância.

Quantidade de Gordura:

A porcentagem de gordura corporal é a medida mais importante para aquilatar seu estado nutricional. Por exemplo, uma pessoa pode medir 1,50 mts, pesar 40 kgs e ter 11 kgs de gordura. Outra de 1,82 mts, 72,5 kgs também pode ter 11 kgs de gordura. Esta pessoa de 72,5 kgs está em melhores condições nutricionais do que a pessoa de 40 kgs, porque os 11 kgs de gordura representam uma porcentagem menor de seu peso corporal total.

Massa magra

Os kilogramas de massa magra no seu corpo, em sua maioria músculos e órgãos vitais, representam o peso de seu organismo que não é gordura. Para um mesmo volume de gordura e massa magra, o tecido magro é mais pesado, em outras palavras uma taça de tecido magro pesa mais que uma taça de gordura. Isto ajuda a explicar porque muita gente alcança um peso e depois não consegue abaixar, mais, mesmo com dieta e exercícios físicos. Eles continuam perdendo gordura, mas paralelamente incrementam sua massa e assim não se pode observar variação no peso corporal total. Os resultados reais, sem dúvida, são: um corpo mais saudável, perda de cm, uma figura mais esbelta, um possível incremento no gasto metabólico basal e um melhor estado nutricional.

A água

Um litro de água pesa aproximadamente 1 kg. A maioria dos fluidos corporais estão contidos na massa magra, que normalmente contem 70 a 75% de água. Muitos tratamentos para emagrecer provocam a perda de peso na desidratação e não na perda real gordura. Isto é extremamente perigoso para sua saúde além de apresentar inconveniente do rápido retorno do peso

Referências:

Rodrigues MN; Silva SC; Monteiro WD; Farinatti PTV – Estimativa da gordura corporal através de aparelhos de bioimpedância, dobras cutâneas e pesagem hidrostática. Rev Bras Med e Esporte Vol7(4): 125-131, Jul/Ago2001 [on line]

Lafortuna CL, Agosti F, Marinone PG, et al. The relationship between body composition and muscle power output in men and women with obesity. J Endocrinol Invest. 2004;27(9):854-
61.

Acuña K, Cruz T. Nutritional assessment of adults and elderly and the nutritional status of the Brazilian population. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2004; 48(3):345-61.

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


30 Comentários »

  1. Aline comenta:

    26 fevereiro, 2008 @ 6:25 PM

    Por que a TBM da bioimpedancia e menor da TBM segundo a FAO

  2. Nancy Lamartine comenta:

    2 abril, 2008 @ 11:59 AM

    Muito interessante este artigo para as pessoas saberem que emagrecer é necessário. E devemos fazer, mas de uma manteira saudável e equilibrada com ajuda de profissionais que será melhor e mais segura. Desta maneira evitando menos danos a saúde.
    Também vemos que com a tecnologia temos aparelhos que podem nos ajudar com mais precisão a ter um corpo equilibrado. Temos que cuidar do nosso corpo e assim, consequêntemente, cuidando da nossa saúde. Temos que fazer isso diariamente e sempre para termos uma qualidade de vida melhor até o final.

  3. Marcelo Araujo comenta:

    14 abril, 2008 @ 8:14 PM

    Gostaria de informações sobre o criterio de avaliação , porque ao repetir o mesmo procedimento no dia seguinte o resultado foi muito diferenciado. A unica diferença foi um copo de suco no café da manha. Será possivel ter alteração tão grande por isso?
    Desde já agradeço
    Prof. Marcelo

  4. Carlos comenta:

    20 abril, 2008 @ 6:52 PM

    Gostei muito sobre este artigo. Gostaria de ser informado sobre o percentual de gordura, haja vista que realizei um teste de avaliação por bioimpedância ( no parque da cidade em Brasília) e obtive 23,7% de gordura, o meu peso corporal é 74,1 Kl, a estatura é 1,82 m e a minha idade é de 40 anos. Sou totalmente leigo neste assunto, e sinceramente fiquei um pouco preocupado com este indíce de gordura. Desde já agradeço.

  5. eliane silva comenta:

    17 julho, 2008 @ 3:53 PM

    Li o artigo, me interessei pelo tema e gostaria de saber algumas coisas:
    1- as balanças digitais fornecem corretamente os percentuais de gordura e água do corpo?
    2- Quais são os valores de refereência para uma pessoa de 1,60 m?
    Obrigada
    Eliane

  6. fanfa comenta:

    20 agosto, 2008 @ 6:40 PM

    eliane,
    é preciso saber varias coisas a respeito de vc para saber a referencia ideal,

    por exemplo, idade,atividade fisica por semana ,metabolismo,sexo etc.
    a idade que é o principal voce nao citou,

    a altura é o menos importante já que os valores sao dados em percentuais(logo nao muda o valor)

    o valor é de18 a 20 por cento de gordura=saudavel(o ideal)

    acima de 25 (bom se preocupar , está abixo da média)

    aí vc calcula o IMC
    IMC=peso kg/altura² m

    deverá estar entre 20 a 25.
    é claro se tem percentual de gordura baixo o imc podera ser ligeiramente mais baixo.

  7. Helena Aparecida Cardoso Martins comenta:

    23 setembro, 2008 @ 6:38 PM

    Gostaria de realizae uma avaliação física.Tenho a balança de Bioimpedância que me deramo percentual de gordura, de agua e de músculos.Mas na avaliação que quero fazer preciso também da impedância em ohms.Como achar este resultado para dar sequência à minha avaliação?

    Obrigada!

    Helena

  8. Rogers Barros de Paula comenta:

    18 outubro, 2008 @ 11:48 AM

    bem pude tirar muito proveito dessa matéria, pois passo por um problema semelhante:
    num concurso militar em que fui aprovado, fui reprovado no teste físico (teste de barra fixa) pois naum fiz duas barras. daí, comecei a malhar e malhar e ‘engordei’ uns 5 kg em 5 meses. Entaum fiz essa prova novamente, fui aprovado e no exame médico, fui reprovado no IMC, pois o máximo que eles aceitam é 24,9 e meu IMC está nada menos do que 26,7. Aí fiz o exame de bioiumpedância e constataram que tenho 86% de massa magra e 14% de gordura. Daí o endocrinologista me disse que estou longe de ser considarado gordinho e vou ver qual o parecer da junta .
    Alguém por dentro do assunto poderai ler e dizer o q acha?
    Obrigado.
    ROGERS.

  9. Iran comenta:

    24 outubro, 2008 @ 10:47 AM

    Materia realmente muito boa, principalmente pra mim que estou sofrendo a reprovação de um concurso pra Sargento da Aeronáutica por causa de peso. Tentei emagrecer eliminando alimentos que engordam e praticando exercícios aeróbicos, mas mesmo assim não via meu peso cair. Diversas pessoas já me disseram que não sou gordo, o próprio Capitão que me avaliou disse que eu não sou gordo e nem quis me avaliar na BioImpedância, por ser visível minha massa muscular; mas mesmo assim estou fora do concurso e vou ter que entrar na justiça. Quem estiver interessado no caso pode me adicionar no orkut (iranramos1986@yahoo.com.br) ou deixar e-mail. Um abraço.

  10. Iran comenta:

    24 outubro, 2008 @ 11:01 AM

    Obrigado!

  11. Francis comenta:

    27 novembro, 2008 @ 11:27 AM

    Eu gostaria muito de saber os valores referência para a gordura e água corporais. Tenho a balança de bioimpedância, mas não sei interpretar os valores.
    Minha altura é 1,62.

  12. Alximist comenta:

    11 janeiro, 2009 @ 3:46 PM

    Pois, eu fiz um exame com o sistema EIS que além da composição corporal, fornece muita informação tais como triglicerides, e neurotrasnmissores, hormônios etc além do fato que podes visualizar o seu corpo em movimento 3D….
    Muito impresionante… tem um vídeo disponível caso algiuem quer saber mais no http://www.sistemaeis.com.br

  13. Lívia Brandão comenta:

    18 março, 2009 @ 3:20 PM

    Olá,
    gostaria de saber os vslores de referência da bioimpedancia e
    saber interpreta-los.

  14. viviane comenta:

    11 agosto, 2009 @ 7:57 PM

    Minha filha está tentando paSSAR NO CONCURSO DA AERONAUTICA SARGENTO, alt 1.66 e peso 49k. Qual o peso exigido? E o que é IMC? aguardo uma resposta

  15. sonia regina popowicz comenta:

    25 agosto, 2009 @ 2:07 PM

    Minha filha tem 16 anos e tem 1,77 mt de altura e pesa 62,5 kg sei que o indice de massa
    corporal dela está certo e estéticamente está bem, mas como ela é modelo necessita emagracer
    .Ela fez exercícios com personal por um mês todos os dias e uma dieta de 900 cal. por dia
    mas na realidade não deu muito resultado, perdeu 2 cm de cintura e o peso varia muito
    numa semana pesou 61,700 na outra 62,600 com os mesmos hábitos, ela retem muito
    liquido. gostaria de saber o que poderia fazer pra ajuda-la
    aguardo um retorno

  16. Daniele Cristina Rangel Barreto comenta:

    16 setembro, 2009 @ 7:15 AM

    Gostei muito desse artigo.
    Mas qnt em média custa esse exame de bioimpedancia?

  17. sandra comenta:

    30 setembro, 2009 @ 7:13 PM

    ola,qro agradecer por essa materia,pois estou fazendo acompanhamento com um grupo de nutricionistas elaa me explicaram sobre a bioimpedancia,tecido magro,agua,gordura,mas ficou meio confuso e agora com essa materia exclareceu mto pra mim.
    emagrecer com saude é tdo de bom.
    Temos que cuidar do nosso corpo e assim, consequêntemente, cuidando da nossa saúde. Temos que fazer isso diariamente e sempre para termos uma qualidade de vida melhor até o final.
    obrigada mesmo.

  18. Olá, Sou Cleide comenta:

    15 janeiro, 2010 @ 9:07 AM

    Como devo me avaliar,vcs podem me ajudar? Ja malho a muito tempo, agora e que estou pegando pezado,mais queria saber quanto de gordura ainda tenho que perder. Fico no aguardo.
    Att,Cleide

  19. André comenta:

    28 janeiro, 2010 @ 8:06 PM

    Vc tem a tabela para fazer este tipo de avaliação, para fazer uma avaliação com varias pessoas de varios tamanhos e pesos, qual a tabela que é usado para um aparelho como este, ele é mais preciso do que o adipometro.
    aguardo retorno.

  20. ACBF comenta:

    9 março, 2010 @ 7:12 PM

    Gostaria de saber se existe valores de referencia para % de gordura, de agua e de musculo? no caso para saber se a pessoa encontra-se dentro da normalidade.

  21. FLAVIA comenta:

    19 maio, 2010 @ 8:36 AM

    ADOREI O ARTIGO. ACHEI MUITO INTERESSANTE, TUDO SOBRE .. BIOIMPEDANCIA…………..

  22. FLAVIA FALQUETTO comenta:

    19 maio, 2010 @ 8:39 AM

    QUANTOS % DE AGUA, UMA PESSOA DE 14 ANOS TEM NO CORPO?

  23. milton comenta:

    8 agosto, 2010 @ 2:30 PM

    fis bio impedancia deu 18 por cento de gordura e 79,2 de massa magra…mas meu imc ainda tá acima de 30 alt 1,745 95 kilos exame dis que to no pesso ideal.mas exigem que baixo para imc de 28 é posivel ?

  24. tiago scarcela comenta:

    9 outubro, 2010 @ 10:43 PM

    Meu exame de bioimpedancia diz q tenho 93,2 kg com 38% de gordura corporal 55% de agua corporal, escala 6 de gordura visceral, 52 kg de massa muscular, escala 4 de constituiçao fisica e 2,8kg de massa ossea. alguem pode me dizer se estou bem ou mal.. grato!!

  25. Van comenta:

    19 maio, 2011 @ 9:06 PM

    onde posso comprar o aparellho de bioimpedancia orom?

  26. alan carlos gomes ribeiro comenta:

    19 outubro, 2011 @ 7:45 PM

    gostaria de obter essa balança, como faço me informe do valor. obrigado, boa noite!

  27. Maria da Conceicao Souza comenta:

    24 outubro, 2011 @ 10:41 PM

    Gostaria de saber a diferença entre a balança e o aparelho que faz a avaliação do paciente deitado em uma maca. Obrigada.

  28. Frederico comenta:

    6 novembro, 2011 @ 11:06 PM

    Primeiramente , obrigado pela iniciativa de divildarvbioimpedanciometria , certo de que alguns tópicos podem e devem ser pontuados. 1 as imagens referencia são de balanças ou ” aparelhos” de bioimpedancia de uso domesricov, todos que se interessarem podem compra los por 400 reais na feira do paraguai.BMI ou IMC são dados utilizados para estudos populacionais e não refletem estado nutricional de ninguém !!!! Chega a ser um insulto o que a who faz com essa desinfarcao . O aparelho mede principalmente água e modelos tetra ou octapolares são os únicos validados com dexa para avaliação corporal ( o resto e chacota) freqüências de 1 a 500 hz bedém água extra celular , freqüências de 500 a 1000 hz lêem água intracelular , a validação hoje existente e para fast de 6 horas toda a agua em viceras ocas e tida como gordura corporal pois não se encontra nem no intersticio nem dentro da célula ou seja gordura !!! Para a pergunta do alan esses aparelhos médicos e não essas chacotinhas custam de 42- 56 k.

  29. Elioandrey comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 12:57 AM

    A matéria é ótima e esclareceu algumas dúvidas, parabéns. Recentemente realizei o exame de bioimpedância e o resultado foi de uma taxa de gordura de 12,1% e imc de 23,12. Sou homem, tenho 23 anos, 1,74 de altura e 70kg. Segundo a medica que realizou o exame estou dentro dos padrões saudáveis, com a taxa de gordura no minimo indicado e imc quase no maximo. Enfim, gostaria de entender melhor, pois, como tenho uma taxa de gordura no minimo e imc quase no máximo, e ainda uma barriga bem notável? E como faço para abaixar o imc sem perder gordura já que esta no minimo? Até então achava que a barriga era gordura em excesso e continuo achando que sim. Outro ponto importante que não tenho só barriga, pois, tem pessoas que são magras em perna e braço e a barriga é grande, não é o meu caso. Minhas pernas são até grossas e braço normal. Não sei se fui claro o bastante para apresentar minha dúvida colocando informações precisas para tal esclarecimento. Mais uma vez parabenizo pela ótima matéria. Obrigado.

  30. Mario Teixeira comenta:

    9 junho, 2012 @ 11:42 AM

    Excelente matéria, parabéns pelos esclarecimentos. Trabalho com controle de peso há 7 anos e percebo que a ciência vem se aprimorando e a consciência do que é controlar o peso têm amadurecido gradualmente.
    Menciono para todos meus clientes: “Você pode ter um corpo perfeito de acordo com seu biotipo ou com intervenção cirúrgica, o que indico é respeitar seu corpo naturalmente e ‘trabalhar’ para atingir seus resultados se baseando primeiramente pela alimentação (nutrição) saudável, segundo pela hidratação adequada e terceiro por prática de atividade física ‘regular’. Outros fatores que afetam seu Bem Estar e controle de peso é o estilo de vida, sono adequado, auto-estima e controle do estresse.
    Respondendo a dúvida do Elioandrey: Parabéns por estar dentro dos números saudáveis, fique atento que os números são médias e não são rótulos aplicáveis a todas as pessoa, cada um tem um biotipo e uma situação peculiar. Com os números que apresentou, fique despreocupado com eles e atenha-se à exercícios físicos tanto aeróbicos com anaeróbicos, boa hidratação e, se acompanhado, uma suplementação. Consumo de fibras e ervas de baixo valor calórico e bebidas termogênicas junto com atividade física pode corrigir sua insatisfação. Espero ter contribuído. Dúvidas, dicas e acompanhamento entre em contato através do e-mail: master.supervisão@gmail.com – Mario Teixeira

Deixe seu comentário aqui !