22 - ago
  

Alimentos funcionais – O poder do alho

Categoria(s): Farmacologia e Farmácia, Nutrição, Plantas medicinais, Saúde Geriátrica




Alimento funcional: Alho


alhoHá muito tempo que o alho vem sendo utilizado, não só na culinária, como tempero que garante um sabor especial, mas também em tratamentos de diversos males corporais. Sociedades antigas, no Egito, Grécia e Índia, já o empregavam em fórmulas medicinais. Na idade Média, era considerado tão poderoso, que a cultura popular consagrou o seu uso, pendurado em réstias pelas paredes, como uma verdadeira arma para proteger as casas de visitas indesejáveis de vampiros.

Crendices à parte, as pesquisas modernas endossam o que os antigos, em sua sabedoria aplicavam no dia-a-dia: o alho tem efeitos benéficos comprovados. Funciona como antitérmico e expectorante natural, sendo amplamente utilizado em casos de bronquite e asma.
Em cortes ou lesões na pele, funciona como antisséptico; seu poder é superior ao do álcool a 90º.

Embora o sabor do dente de alho puro nem sempre agrade ao paladar, age como desinfetante na boca, estimulando diversas funções, entre elas a secreção salivar e a de suco gástrico. ’’O alho aumenta o apetite, regula a digestão e combate as fermentações pútridas do intestino’’.

Chás feitos com a folha do alho combate a diarréia, colites e parasitoses intestinais.

Efeitos Benéficos

Se a importância do alimento para o bom funcionamento do aparelho digestivo é indiscutível, no campo da medicina cardiovascular, suas propriedades são ainda mais evidentes. ‘‘O alho fresco possui alina, um amino-ácido sulfurado que se transforma em alicina, princípio ativo antisséptico e eficaz no tratamento de doenças coronarianas’’. Sua ação no aparelho circulatório é auxiliar na prevenção de eventuais tromboses em vasos arteriais importantes, que irrigam coração, pulmão e cérebro.

As tromboses são conseqüência de coágulos sanguíneos que se formam e se desprendem podendo criar bloqueios no fluxo. E o alho tem justamente a propriedade de diminuir a agregação plaquetária e a quantidade de fibrinogênio. Igualmente importante é a sua capacidade de baixar a pressão arterial, o nível do mau colesterol e dos triglicerídeos. Por isso, o consumo de um dente de alho, 3 vezes ao dia é recomendado pelos médicos, principalmente para pessoas que estão no grupo de grande risco para o infarto, como diabéticos, hipertensas, obesas, com hipertireoidismo e que costumam exceder-se no tabagismo e bebidas alcoólicas.

O consumo de 3 dentes de alho por dia diminui o LDL, que é a lipoproteína que transporta colesterol para os tecidos. Nos diabéticos, a ingestão regular ajuda a controlar o nível de glicose.

Para a saúde, a melhor forma de consumir o alho é cru mesmo. Frito ou cozido, porém, ainda conserva propriedades medicinais. Para conseguir uma ação preventiva e curativa, é preciso incluí-lo na rotina diária. ‘‘Ao tomar uma sopa, comer uma salada ou pão, aproveite e jogue pedacinhos de alho cru por cima’’. O ideal é ingerir, além de 3 dentes de alho ao dia, uma ou duas cebolas cruas, aí então, o remédio estará completo. Tanto o alho como a cebola são ricos no mineral germânio, antioxidante, capaz de neutralizar a ação dos radicais livres. Mas, nada de exagero no consumo, para não causar irritações gástricas.

Quando há equilíbrio interno no organismo, os reflexos manifestam-se logo no visual. E o uso freqüente do alho, na dosagem recomendada pelos médicos, promove uma reorganização no funcionamento dos órgãos que acaba se refletindo na aparência externa. Uma vez que o alho fortalece as paredes das capilares e artérias, melhorando a circulação sanguínea, este movimento de dentro-para-fora, manifesta-se através de uma pele luminosa, com mais tônus e elasticidade. Toda a área periférica da pele passa a ser melhor irrigada e, portanto, ganha um aspecto mais saudável e bonito.

Dicas Para Aproveitar O Alho

1. É comum, após o consumo de alho, uma halitose característica. Para conseguir comer um belo filé ao alho, por exemplo, sem deixar rastros, uma ótima dica é ingerir suco de limão ou laranja logo a seguir. Mastigar por algum tempo alface, salsa, aipo, erva-doce, grãos de coentro e casca de maçã também solucionam esse incômodo.

2. Uma receita caseira que ajuda a dilatar as vias aéreas superiores e permite respirar melhor: coloque 3 dentes de alho numa xícara de chá fervendo e faça inalação. É ótimo também para aliviar dores de garganta, faringites e amigdalites.

3. Para acabar com a gripe, pegue um dente de alho e corte em quatro pedaços. Deixe tudo em um copo com água, em maceração, à noite, por 12 horas. Pela manhã, em jejum, tome a mistura. Repita por 2 ou 3 dias e terá alivio rápido da doença.

4. Ótimo também para diminuir o colesterol é tomar um chá feito com um dente de alho fervido em um copo de água.

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


139 Comentários »

  1. VENANCIO HORBACH comenta:

    4 setembro, 2007 @ 12:01 PM

    <p>GOSTARIA DE SABER SE AS CÁPSULAS DE OLHO DE ALHO FAZEM O MESMO BENEFÍCIO A SAÚDE<br />
    SER FOR ATENDIDO DESDE JÁ AGRADEÇO</p>

  2. Sandra Assumpção comenta:

    11 setembro, 2007 @ 3:43 PM

    Onde achar a resposta se o alho em cápsulas é benéfico?

  3. pedro comenta:

    1 novembro, 2007 @ 6:43 AM

    ola! eu sou de nova iguaçu. e tenho umas perguntas a fazer…
    tipo.. eu tenho manias estranhas..
    rs
    eu ador comer alho..
    (alho puro)
    mniha mae vive brigando comigo por isso..
    mas e entao?
    alho em execeo.. pode fazer malll?
    como sempre alho com sal…

  4. ciron ulisses comenta:

    13 novembro, 2007 @ 6:39 AM

    o site é bastante interessante e informativo. gostaria de saber se eu colocar 8 dentes de alho dentro de um litro de água e beber todos os dias um copo, minha vida melhorará em que sentido.obrigado,

  5. Estevão Reis comenta:

    13 novembro, 2007 @ 3:20 PM

    Gostaria de saber se o alho é bom para pressão alta.

  6. shirlei dos santos medeiros comenta:

    22 fevereiro, 2008 @ 8:59 AM

    gostaria de saber se as capsulas de alho fazem os mesmos efeito do dente de alho

  7. francisco motta comenta:

    24 abril, 2008 @ 1:16 AM

    Gostaria de saber se as capsulas de alho tem o mesmo efeito, para a hipertensão, do ALHO CRU.

  8. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    24 abril, 2008 @ 7:45 AM

    Cápsulas de alho.

    Os laboratórios farmacêuticos elaboram cápsulas de alhos com as mesmas propriedades medicinais do alho. Podem ser utilizadas como no texto acima. Devemos sempre lembrar que o mais importante é o diagnóstico da doença. Muitas doenças dão os mesmos sintomas, algumas simples outras extremamente grave como o câncer. Faça sempre check up médico periódico com um geriátra ou clínico geral.
    Não vai tomando alho somente porque algum disse que é bom.

  9. PAULO ALBERTO RODRIGUES comenta:

    9 maio, 2008 @ 10:21 PM

    TOMO ALHO EM CAPSULA HA MAIS DE 02 ANOS E QUERIA SABER SE O EFEITO É PARECIDO
    COM O ALHO NATURAL, E SE O ALHO EM CAPSULA CONSERVA OS MESMOS EFEITOS PROVOCADO PELO ALHO CRU

  10. angela comenta:

    4 junho, 2008 @ 7:01 PM

    amei a matéria,não sabia que alho era tão importante.

  11. zilda mira comenta:

    17 agosto, 2008 @ 5:04 PM

    gostei muito dao arquivo sobre o alho.Pois tenho problemas de circulação e vou fazer o chá todos os dias.Só gostaria de saber se pode cozinhar ou colcar em fusão. obrigada e abracos.Espero respostas.

  12. zilda mira comenta:

    17 agosto, 2008 @ 5:12 PM

    Desculpe, pois esquecir de perguntar se as capsulas fazem o mesmo efeito que o alho cru.também já tomo jinkgo biloba em capsula e flor da india querendo trocar por castanha da india. obrigada.

  13. Teoboris comenta:

    24 agosto, 2008 @ 5:36 PM

    faço uso de alho imerso em azeite de oliva virgem. Uso uma colher de cha pela manhã. Gostaria de saber sua opini~eo quantoa ao uso de alho no azeite de oliva.

  14. VENANCIO HORBACH comenta:

    26 agosto, 2008 @ 11:10 AM

    Tenho labirintite com zumbido desde os 18 anos e náo consigo melhoras, pois ja tentei de tudo, agora estou revendo minha alimentacao, pois eu acho que meu problema esta relacionado com a intolerancia a lactose, se vocës tem mais dicas por gentileza me repassem.

    GRATO Venancio Horbach

  15. SUSANA comenta:

    24 setembro, 2008 @ 2:52 PM

    MINHA MAE E DIABETICA E TEVE AVC/ GOSTARIA DE SABER SE O ALHO AUMENTA A PRESSÃO POIS FIZ MINGUAL DE FUBA C/ALHO E FALARAM QUE NÃO PODIA DA PARA ELA.

  16. Toni comenta:

    2 outubro, 2008 @ 3:21 PM

    Caro Venancio horbach,

    A Ginkgo Biloba (planta), pode lhe ajudar a diminiur os zumbidos.

    Pesquise a respeito.

    Inté

    Toni

  17. luiza comenta:

    7 outubro, 2008 @ 8:13 PM

    Eu sempre ouvi falar que o alho,é muito poderoso.
    Tomo alho por um bom tempo,e mim sinto,muito bem com a ingestão do alho.
    Controlo a minha pressão,o colesterol, etc…
    Só sei dizer que é tudo de bom.

  18. sergio comenta:

    31 outubro, 2008 @ 8:21 PM

    CUIDADO COM AZEITE,,POIS ELE TEM GORDURA SATURADA E UM VENENO PARA AS ARTERIAS,POS GORDURA QUANDO ENGERIDAS NAO SAEM MAIS DE DENTRO DO CORPO CUIDADO COM AZEITE

  19. EDUARDO comenta:

    31 outubro, 2008 @ 9:49 PM

    GOSTARIA DE SABER SE O ALHO CONTROLA A PRESSÃO ALTA, COMO DEVO USAR E DURANTE QUANTO TEMPO, E QUANDO COMEÇO VER O RESULTADO ?

  20. m santos comenta:

    20 dezembro, 2008 @ 6:07 PM

    boa noite
    gostava de saber se as capsulas de alho fazem o mesmo efeito que o alho cru.
    abraço

  21. Eteovaldo comenta:

    22 dezembro, 2008 @ 12:58 PM

    Alho é muito bom mesmo, além de comê-lo com picanha. Costumo dormir com dentes de alhos na boca e engoli-los pela manhã junto com o desejum. Importante não deixar eles caírem no travesseiro nem grudar na dentadura. Com o tempo vc se acostuma.

  22. JOSÉ ROBERTO comenta:

    26 janeiro, 2009 @ 7:30 AM

    FAÇO USO DE UM DENTE DE ALHO …CRU..DURANTE UMA REFEIÇÃO DIÁRIA…
    CORTO-0 DENTRO DO PRATO APÓS A REFEIÇÃO PRONTA…
    GOSTARIA DE SABER SE ISTO PODE ME TRAZER ALGUM MAL..COMENDO-O DIARIAMENTE?
    MUITO OBRIGADO.
    JR.

  23. Francisco José Rodrigues comenta:

    9 fevereiro, 2009 @ 3:57 PM

    Ja tomo alho ha bastante tempo. Gostaria de saber se o alho tem alguma propriedade benéfica para a hipotencia sexual?

  24. Francisco José Rodrigues comenta:

    9 fevereiro, 2009 @ 4:03 PM

    Tomo alho cru ha bastante tempo. Ele tem alguma propriedade benéfica sobre a hipotencia sexual?

  25. veralucia comenta:

    27 março, 2009 @ 10:47 PM

    gosto muito de comer alho e me sinto bem comendo alho ele fas muito bem.

  26. julia comenta:

    2 abril, 2009 @ 10:10 AM

    eu gostaria de receber receitas de remedios feito com alho receita caseira me mande por favor tenho um monte de problema.

  27. Max Martins comenta:

    23 abril, 2009 @ 9:33 PM

    Olá! Onde estão as respostas às questões/dúvidas postadas nos comentários?
    Gostaria de saber qual a equivalência de cápsulas de alho x alho natural?

  28. fernanda comenta:

    8 maio, 2009 @ 8:10 PM

    oi..tb estou procurando as respostas…alho cru = cpsula de oleo de alho?

  29. Roger de Oliveira comenta:

    12 maio, 2009 @ 5:41 PM

    Ola…foi me indicado por um médico comer até 2 dentes de alho por dia, para aumentar a imunidade do corpo…gostaria de saber se eu colocar o alho em uma garrafa com água seria a mesma coisa tomar a água? e quais quantidades de cada seriam o melhor..não suporto alho e para mim isso come-lo será dificil de aturar..se tiverm alguma forma melhor a me indicar no uso diário de alho eu agradeço!

  30. gleid nogueira comenta:

    16 maio, 2009 @ 5:46 AM

    bom dia,

    gostaria de saber se tem alguma soluc~ao caseira p/ baixar pressão ?
    e se ‘e verdade que o alho aumenta a pressão
    tomar cha de alho vai me ajudar?
    obrigado
    gleid

  31. diego comenta:

    18 junho, 2009 @ 8:25 PM

    gostei muito do cha de alho que desobistrue as vias aéreas
    vou fazer!!!
    obrigada gente
    abraçao

  32. anelice comenta:

    22 junho, 2009 @ 10:20 PM

    Essa matéria é muito importante,adorei. Eu sempre tive uma verdadeira fé no alho.
    Meu neto tem rinite alérgica, em suas crises uso o alho e ele melhora mesmo!!
    Se possível queria sugestões à respeito do alho para rinite, asma…
    Usamos o alho diariamente nas nosssas refeições.

  33. silvan santos seeley costa comenta:

    30 junho, 2009 @ 2:48 PM

    olá!!!!
    essas são informações bastantes valiosas e benéficas para todos nós que pretendemos ter uma boa saúde. sem jamais esquecer da saúde da alma que é tentar praticar e fazer as coisas espelahadas no senhor jesus. parabéns a todos .

  34. ailton comenta:

    6 julho, 2009 @ 3:13 PM

    adorei esse slt, meus parabens e um forte abraço:

  35. Paulo de Assis comenta:

    10 julho, 2009 @ 4:23 PM

    Olá, desde que passei a ter problemas com a pressão arterial, adotei o hábito de consumir um dente de alho 3x ao dia. Eu confio nas pesquisas e nos documentários a respeito do Poder do alho e tem sido possível perceber o efeito do alho na minha saude de uma forma geral. Eu estou bem.
    Um abraço a todos.

  36. Edenilce comenta:

    21 julho, 2009 @ 7:29 AM

    Olá, a matéria é ótima e muito informativa. Quanto a dica para curar a gripe, quando for beber a mistura, será somente o líquido, ou o próprio alho que contêm, na mistura? Como eu tenho gastrite moderada e bulboduenite, não há problemas em beber esta mistura?

  37. vitor comenta:

    29 julho, 2009 @ 8:32 AM

    Ola, gostaria de saber se o efeito de um dente de alho engolido como se toma um comprimido, é igual ao alho mastigado na boca e depois engolido. ,

  38. ANA MARIA nardí comenta:

    3 agosto, 2009 @ 8:58 PM

    quero saber se eu come alho todo os día em jejun fas mal a saude , ou é bom pr o colesterou. e pr ermagrece obrígada

  39. S_Monteiro comenta:

    13 agosto, 2009 @ 6:35 PM

    GosteI da matéria vou publicar no meu blog: http://www.sebastiãomonteiro.zip.net (BLOG DO MONTEIRO).
    Vou engoli dente de alho todos os dias, mas gostaria de saber se o efeito é imediato.
    Obrgado

  40. Dr. Pepsi comenta:

    6 setembro, 2009 @ 9:49 AM

    Bem, o alho é um alimento natural, usado desde a antiguidade, melhor é consumir até dois dentes dia, mais que esta quantidade pode causar varios efeitos desagradaveis, melhor tambem sentindo o corpo estranho, procurar um médico ou um profissional que possa lhe orientar.

  41. jussara comenta:

    8 setembro, 2009 @ 4:29 PM

    tenho hipertiroidismo posso comer alho?

  42. jose antonio comenta:

    11 outubro, 2009 @ 6:25 AM

    gostava de saber qual a quantidade de alho que devo comer por dia .

  43. anabela comenta:

    24 outubro, 2009 @ 3:35 PM

    Para não ficar com sabor a alho na boca devem cortá-lo muito miúdinho e engolir sem mastigar.

  44. Ricardo Ramos comenta:

    16 novembro, 2009 @ 4:38 PM

    Faço parte da dupla Marcos & Ricardo, e sempre cantamos em Bares, casas de shows, ambientes fechados, sempre expostos á fumaça de cigarros e poeira, bruscas mudanças de temperaturas, eu comecei a usar um dente de alho picado por dia, com um copo d’ água de sobremesa, sempre antes de dormir, notei q espectora mesmo e notei q fortalece o organismo contra gripes e resfriados , fica um cheirinho se vcs não tomarem um suquinho de limão após a ingestão, mas se não se importarem, os benefícios superam o hálito não tão agradável, façam a experiencia … abrç

  45. deo comenta:

    30 novembro, 2009 @ 10:20 AM

    qual outro tempeiro que fica em segundo lugar em saúde , como o alho?

  46. Marcio Bezerra comenta:

    9 dezembro, 2009 @ 6:35 AM

    olá. e a capisula de alho, em o mesmo efeito medicinal? ela serve para a gripe tb?

  47. arlene comenta:

    21 dezembro, 2009 @ 8:20 PM

    éh verdade q as cápsulas de alho emagrece???????

  48. zelia maria de jesus comenta:

    30 dezembro, 2009 @ 4:24 AM

    eu tomo todos dias um dente de alho em jejum levanto cedo e tomo faz mal mim emcimarao para presao alta e emagrecer e bom mesmo

  49. Charles comenta:

    30 dezembro, 2009 @ 7:41 PM

    O alho além de controlar a pressão, reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL), também serve para aplicação em dentes sensíveis, logo após obturações profundas.

  50. claudia fernandes comenta:

    23 janeiro, 2010 @ 7:32 PM

    tenho pressãoalta , mais tomo meu remédioe vou ao médico sempre , minha endocrinologista, que avalia tudo em mim , não só ocoração.
    ano passado desenvolvi taquicardia em função da perda de dois entes queridos, um stress muito forte. minha médica aumentou o meu remédio , mais mesmo assim a taquicardia não passava…
    li sobre o alho e passei a tomar o chá 1
    impressioante , em um dia eu já estava melhorando … em duas semanas , minha taquicardia acabou mesmo o stress emocional da perda ainda estar presente…
    ou seja , quem tem pressãoalta , tem que fazer dieta, exercício orientado , ir ao médico e tomar o maginífico chpa de alho , que me parece ser o alimento dos deuses, pois é anti coagulante, anti cangerigeno, anti inflamatorio , melhora tudo em termos de circulação , doenças respiratórias , da boca – gengivites(anti- inflamatório).
    mas , amigos não deixem de fazer seus exames médicos e consultas regularmente,ok

    bjus
    claudia

  51. fatima comenta:

    24 janeiro, 2010 @ 7:00 PM

    Em que quantidade devo consumir o alho, tenho a glicose muit alta chegou a 286, foi a primeira vez que aconteceu isto, mudei o meu estilo de vida, e alimentacao. obrigada, e o que mais devo consumir para abaixar la, digo de receitas caseiras.

  52. claudia fernandes comenta:

    25 janeiro, 2010 @ 7:56 AM

    amigos, não sou médica , mais perdi meu pai justmente por diabetes e coração , uma ataca ooutro… eminha avó com a coronaria entupida de colesterol1
    depois disto fiquei tão neurótica com alimentação e eexercício e fundamentalmente com a responsabilidade de indicar algo sem r ao médico , ver o que vc tem…

    querida fátima, vá a uma endocrinologista ,faça todos os exames , veja se vc precis tomar insulina ou não.
    faça a dieta certinha que ela mandar , ande todo diaaaaaaaaaaaaaaaos poucos , vá aumentando devagarzinho depois que seu s exames falarem que vc pode e deve fazer exercício- cariologista, direto.
    bom amiga, em um ano , emagreci dez kilos ,sem pressa , um kilo por mes, para o corpo poder entender o seu novo esquema corporal e imagem corporal…

    alho é ótimo para tudo , masi não é a solução quando vc tem uma doença instalada: pressão alta, diabetes, coleterol . é um tratamento coadjuvante com seu tratamento médico.

    estudo macrobitica há vinte anos, é umam excelente alimentação ; comece a ler sobre ela, é toda natural e toda equilibrada , vc come de tudo que é saudável em quantidades proporcionais.

    quanto a sua diabetes , vc precisa ir a um endocrinologista urgente ,só ele ou ela poderá ver a sua real situação.
    nestes exames que fiz descobri que tenho tireoide lenta e uma sindrome de resistencia ainsulina, que provoca a pressãoalta .
    veja ; se a minha médic fosse irresponsavel me daria hormonio para tireoide. mas, sabendo que tenho esta sindrome , que gera pressão alta, obesidadee propensão a diabetes, ela diagnosticou que nãoposso tomar hormonio pois aceleraria o metabolismo e consequentemente o coração.

    logo , estou na base de exercícios – andar na areia – aos poucos e dieta natural , sem gordura, sem açucar pois eu tenho a propensão genética de meu pai.

    agora , chá de alho é um medicamento coadjuvante que pode ser tomado todo dia que não vai fazer mal , mas sem o seu remédinho não vai resolver uma doença crônica instalada ,amiga…

    beijos e vá no seu médico , querida amiga fatima

  53. Euclides comenta:

    28 janeiro, 2010 @ 1:07 PM

    Se o Francisco José quer um remédio para HIPOTENCIA ele vai ter que comprar um dicionário de português para aprender a escrever.
    Mas se ele quiser um remédio para IMPOTÊNCIA pode começar a comer alho que melhora a circulação e vai aumentar a vascularização
    dos órgãos sexuais.

  54. rosi comenta:

    21 fevereiro, 2010 @ 9:39 AM

    Como 1 alho por dia. Corto em pedaços e engulo com água. So que as vezes sinto que ele fica machucando meu estomago.
    Desejo saber quando tempo o alho demora a dissolver no estomago? porque estou com medo de comer novamente.

  55. rosi comenta:

    21 fevereiro, 2010 @ 9:41 AM

    Como 1 alho por dia. Corto em pedaços e engulo com água. So que as vezes sinto que ele fica machucando meu estomago.
    Desejo saber quando tempo o alho demora a dissolver no estomago? porque estou com medo de comer novamente.
    aguardo resposta e agradeço.

  56. orestes comenta:

    27 fevereiro, 2010 @ 8:29 PM

    É falta de educação corrigir erros de português de um outro comentarista, sr. Euclides!

  57. sergio comenta:

    2 março, 2010 @ 8:21 PM

    o alho além de tudo o que foi falado é bactericida, adstringente, faz muito bem a saúde. comam alho…

  58. berenice comenta:

    13 março, 2010 @ 11:52 AM

    gostaria de saber se o alho servi paracurar gripe forte tossi e catarro ?
    qual a função do alho nas crianças com gripe?
    e como devo usa-lo em uma criança com gripe forte?
    obrigada

  59. Marcos Cantuario comenta:

    25 março, 2010 @ 2:04 PM

    esse site é super interessante!!!!
    minha curiosidade foi porque meu patrão, come alho de vez enquando…
    e eu percebo um alito fresco na sua fala!!!!!

    e lendo este texo a cima, percebo que realmente o alho da esse fresacor que eu acho muito bom…

    rsrsrsrsrss….
    agora vou comer alho direto!!!!
    é claro pelo menos 3 dentes por dia!!!!!

    obrigado!!!!!!
    té ++++

    boa tarde!!!!!!

  60. anabela comenta:

    27 março, 2010 @ 3:24 PM

    Eu como alho á anos e não vejo nada de ruim em mim pelo contrário sinto-me muito bem. Gostava era de saber o que quer dizer alho envelhecido?Tambem bebo KEFIR será que junto é bom?

  61. thiago comenta:

    7 abril, 2010 @ 9:39 AM

    queria saber se o alho é bom para o sexo, como ja escutei?

  62. andreia a. silva comenta:

    1 junho, 2010 @ 8:34 PM

    se o alho faz mal ao coração e causa gastrite se comer um dente de alho cru por dia ajuda no herpes simples. obr

  63. jacivaldaramalho comenta:

    29 junho, 2010 @ 8:31 PM

    bao noite olho e bom para gases e para caretero um comsumo du alho foz nal a saude

  64. wando- planalto comenta:

    4 julho, 2010 @ 9:55 PM

    Sempre admirei essas matérias, cura natural, como nós somos tão rico em frutos, folhas, raizes, nós conviemos diariamente com alimentação in natura a começar pela simples dose de alho adicionada ao tempero de um arroz, muito legal esse site gostei dos comentários, agora deveriam ter mais depoimentos e respotas feitas por especialistas (médicos) a cada pedido ou solicitações.
    wando.

  65. wando- planalto comenta:

    4 julho, 2010 @ 9:57 PM

    gostei muito comentários da eficácia do alho.

  66. Adriana comenta:

    5 julho, 2010 @ 1:38 PM

    gostaria de saber se eu colocar três dente de alho dentro de um copo com agua e beber em jejum ,se é bom para a pressão alta.

  67. Adriana comenta:

    5 julho, 2010 @ 1:44 PM

    Euclides você não nem um pouco educado,se você não sabe é falta de educação corrigir os erros dos outros,você não entendeu a pergunta ,então pronto,seu mal educado.

  68. Ivonete comenta:

    16 julho, 2010 @ 10:17 AM

    Nunca tive pressão alta, ultimamente o médico mandou fazer um controle da pressão por trinta dias, me surpreendi pois ela varia de 140×09 até 180×12, mas não sinto nada, de vez em quando acordo com muita dor de cabeça, e sinto uma queimação nas veias artérias no pescoço, ainda não estou tomando nada prá pressão, o que devo fazer? me responda por favor.

  69. maria Cristina comenta:

    18 julho, 2010 @ 9:20 PM

    Tinha a minha pressão arterial controlada com medicamento, passei a tomar – por minha conta – cápsulas de alho diariamente e a minha pressão arterial subiu. Cápsula de óleo de alho faz a pressão subir?

  70. ELIANE comenta:

    19 julho, 2010 @ 10:48 AM

    BOA DIA!!!
    GOSTARIA DE SABER, ATRAVÉS DE VOCÊS, SE COMER, DIARIAMENTE, APENAS 1 ( UM ) DENTE DE ALHO, AMASSADO, PREFERENCIALMENTE NO CAFÉ DA MANHÃ, FAZ ALGUM EFEITO OU SE É MUITO POUCO PARA SURTIR EFEITO. TENHO PESQUISADO A RESPEITO, A INTERNET, MAS NORMALMENTE LEIO QUE SE DEVE COMER MAIS DE UM DENTE POR DIA.
    POR FAVOR, PEÇO QUE ME RESPONDAM, POIS ESTOU COM PROBLEMAS DE COLESTEROL ALTO E PRESSÃO ARTERIAL, ASSIM COMO HIPOTIREOIDISMO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO E ENVIO MUITOS VOTOS DE SUCESSO!!!
    ELIANE!

  71. smille monteiro comenta:

    1 agosto, 2010 @ 2:28 PM

    trabalho com produto quimico e teve informaçoas q o alho e um anti oxidante gostaria de saber se ele é desintoxcante e se faz ala para quem tem cancer

  72. smille monteiro comenta:

    1 agosto, 2010 @ 3:14 PM

    tambem tenho interesse de saber da pergunta de eleane 19 de julho

  73. GENI comenta:

    3 agosto, 2010 @ 10:55 PM

    Como utilizar o alho para o emagrecimento? Tem alguma receita? obrigado.

  74. Luiz Carlos comenta:

    23 setembro, 2010 @ 1:21 PM

    É bom colocar o suco de laranja e o alho no liquidificador e tomá-los. Não fica gosto e é delicioso.

  75. douglas comenta:

    4 outubro, 2010 @ 2:52 PM

    olá quando estou com gripe ou até mesmo com dor na garganta eu preparo o chá de alho da seguinte forma:corto o alho no meio
    pego mel aqueles comprados em pequenos pacotinhos boto uns 3 pacotinhos coloco ferver na água deixo uns minutos e tomo.
    está certo deste jeito que faço? e esse chá de alho garante que eu fique protegido da gripe?sim ou não? e por quantos dias?.
    obrigado desde já, e me mandem uma resposta por email.

  76. vicente comenta:

    8 outubro, 2010 @ 4:04 PM

    GOSTARIA DE SABER SE 2 DENTES DE ALHO, PODEM SER SUBSTITUIDOS POR DUAS CAPSULAS.

    POR FAVOR , AGUARDO RESPOSTA

  77. vicente comenta:

    8 outubro, 2010 @ 4:06 PM

    POR FAVOR GOSTARIA DE SABER SE POSSO SUBSTITUIR DOIS DENTES DE ALHO POR DUAS CAPSULAS.!

    NO AGUARDO, OBRIGADO

  78. Pacheco comenta:

    13 outubro, 2010 @ 7:48 PM

    como de 3 a 4 dentes por dia, um jeito facil e prático para não incomodar com o cheiro e gosto, podendo mastigá lo sem sentir seu gosto é colocar em conserva junto com tomate seco, é uma delicia e faz bem, isso porque nem gosto de alho….

  79. angela comenta:

    3 novembro, 2010 @ 7:17 PM

    Boa noite…gostaria de saber a quantidade de alho ao dia? se posso tomar com agua o dente inteiro? e se faz mal para o estomago pois tenho gastrite..aguardo resposta obrigada

  80. joão francisco duarte comenta:

    16 novembro, 2010 @ 6:08 PM

    Gente! Pesquisas científicas foram feitas a respeito do alho e concluiram que tomado isoladamente não trás benefício quase que nenhum ao corpo. É NECESSÁRIO ingerir com azeite de oliva para que seus componentes sejam liberados em sua totalidade. Pesquisem alho + azeite de oliva e verão que tenho razão.

  81. tony comenta:

    23 novembro, 2010 @ 9:53 AM

    eu sou um dos elementos que uso o alho ,superei algumas dificuldades isto é ral meus amigos

  82. tony comenta:

    23 novembro, 2010 @ 9:54 AM

    isto é real meus amigos

  83. Guilherme comenta:

    10 dezembro, 2010 @ 11:47 PM

    Olá, depois de muito pesquisar sobre o alho, vim parar aqui e gostei tanto da matéria que peço autorização para postar a mesma em meu blog, pois creio que esse tipo de informação é sempre bom passar adiante. Aguardo um retorno. geracaoweb@hotmail.com
    Grato.

  84. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    12 dezembro, 2010 @ 6:52 PM

    Guilherme,
    Todo conteúdo do site pode ser usado. Faça um link para os outros assuntos.

  85. eleides.rosa silva comenta:

    5 janeiro, 2011 @ 4:58 PM

    eu tive a cligose de 160 mg tomo agua de alho emfusao 3 veses au dia ja baixou para 90 mg graças a deus do ceu

  86. anabela comenta:

    6 janeiro, 2011 @ 6:25 PM

    Eu como alho á muitos anos e sinto-me muito bem , gostava muito de saber se beber Kefir junto tambem faz bem? Aguardo resposta.

  87. Rhamon comenta:

    7 janeiro, 2011 @ 8:43 PM

    Ola pessoal eu trabalho com alho em capsulas e prensado com tomilho no qual tira o mal odor de uma grande empresa chamada forever living temos varios certificados de aprovamento da qualidade dos nossos produtos se alguem estiver intereçado em conhecer e so me contactar
    rhamonsamuel@hotmail.com
    assim como alho tenho o omega3 olho do peixe muito usado para pessoas que tem colesterol muito alto muito indicado pelos medicos.
    grato.

  88. joao bosco c. da silva comenta:

    21 janeiro, 2011 @ 4:22 PM

    Sou Diabetico e gostaria saber se o alho é bom

  89. dfdhhh comenta:

    24 fevereiro, 2011 @ 11:17 AM

    gostei muito!!!
    o alho nos ajuda em muitas coisa!!!
    dfdhhh

  90. Eunice comenta:

    19 março, 2011 @ 11:04 AM

    Gostaria de saber se quem tem labirintite pode fazer uso do alho, pois o meu médico nerologista mandou eu suspender o uso

  91. Abraão comenta:

    30 março, 2011 @ 12:40 PM

    aa

  92. carlos comenta:

    4 abril, 2011 @ 2:13 PM

    tive retocolite ulcerativa cronica,fiz tratamento com mesalasina, fiquei bom.o medico falou que tenho que evitar alguns tipo de alimentos {;gostaria de saber se o alho faz mal ,pra quem teve retocolite ulcerativa{

  93. Sílvio Sobreira comenta:

    11 abril, 2011 @ 1:04 AM

    Parabéns aos autores da matéria sobre o alho. Talvez no site não tenha espaço exclusivo para responder às perguntas, mas não seria possível responde-las neste mesmo espaço, já que as mesmas são tao repetitivas? Eu, por exemplo, também gostaria de saber se as cápsulas de óleo de alho também são tão terapêuticas quanto o alho cru. Obrigado!

  94. d.r comenta:

    13 abril, 2011 @ 7:00 PM

    colegas, verifique que o dr. já disse que as capsúlas fazem o mesmo efeito que o alho.

  95. grazy comenta:

    29 abril, 2011 @ 9:19 AM

    nunca, tive nenhum problema c/ a minha clicose mais meu ultimo exame de salgue deu 103, estou muito precupada, quero saber se deixar o alho na água e depois beber, teria o mesmo efeito.
    aguardo respostas.
    fui.

  96. grazy comenta:

    29 abril, 2011 @ 9:20 AM

    ah, já ia me esquecendo, adorei o site.

  97. regina comenta:

    6 maio, 2011 @ 4:35 PM

    eu tbem estou usando alho para abaixar minha pressão estou gostando qualquer novidades me mande por favor

  98. antonio agostinho dos santos filho comenta:

    14 maio, 2011 @ 8:17 PM

    depois que comecei a ingerir o ALHO, sentí uma melhora geral em todo o meu sistema ORGANICO.Principalmente minha pressão que antes era ALTA!!!.

  99. kevin mickael comenta:

    24 maio, 2011 @ 10:49 AM

    legal essa novidade ne gente pois é muito tri isso
    bjssssoooo

  100. Bosco comenta:

    19 julho, 2011 @ 10:37 PM

    Costumo comer alho cru cortando-o em fatias bem fina e engolindo tomando agua junto, para não mastigar. Li um material sobre o alho de que o melhor efeito para a saude é a liberação da quimica alicina, que se obtem cortando o alho cru, ingerindo a alicina “in natura” é que faz melhor efeito medicinal para a saude como um todo.

  101. marcos comenta:

    20 julho, 2011 @ 10:37 PM

    se eu comer o alho cru em jejum vai diminuir o colesterol

  102. tania comenta:

    25 julho, 2011 @ 8:52 AM

    minha mãe não consegue baixar o colesterol gostaria de receber receitas praticas para ela que façam baixar o colesterol .obrigado

  103. vilma dias comenta:

    27 julho, 2011 @ 7:37 PM

    Tenho a minha pressão baixa, mais minhas mãos são quentes, gostaria se saber, se eu consumir uma cabeça de alho por dia faz mal

  104. Luiz sales comenta:

    31 julho, 2011 @ 7:58 AM

    Tenho no almoco incluido um dente de alho que como junto.notei que aumentou a gastrite.as capsulas de oleo é melhor?

  105. rosaria barros comenta:

    17 agosto, 2011 @ 8:48 AM

    Oi eu tomo todos os dias um dente de alho como capsula de manhã e a noite,pode me fazer algum mal
    muito grata aguardo resposta

  106. rosaria barros comenta:

    17 agosto, 2011 @ 8:50 AM

    Oi todos os dias tomo alho como se fosse uma capsula de manhã e a noite,pode me fazer mal??
    aguardo resposta muito grata.

  107. chris comenta:

    17 agosto, 2011 @ 2:42 PM

    Olá
    Bom, faço tratamento para síndrome do pânico, e deu no meu exame hipertireoidismo não tanto, q nem a minha ginecologista me encaminhou pra o endrócrino, mas sinto alguns sintomas e sei que os dois são meio parecidos, então fico na dúvida. se oq sinto é da tireóide ou do pânico. vi algo sobre repolhos vitaminas E e C, e agora o alho, o alho é bom mesmo pra hipertereóide? tudo q for bom vou fazer. devo comer brócolis, figo cenouras verduras folhas cenoura abóboras batata doce, enfim. quero saber se todas têm q ser cruas pq a batata doce é meio difícil rsrsrs. se puder me ajudar , muito grata.. ah devo tomar leite? tenho 46 anos

  108. tania comenta:

    18 agosto, 2011 @ 11:06 AM

    o chá é muito bom para curar resfriado e congestão nasal o alivio é imediato

  109. Josy Moreno comenta:

    25 agosto, 2011 @ 9:19 AM

    Olá, começei fazer o uso do alho, quando minha pressão subiu e tive sintomas de infarto.Hoje clinicamente depois de alguns exames estou ótima. Recomendo a todos a fazer o uso deste grande remédio natural.

  110. Creuzilda comenta:

    5 setembro, 2011 @ 10:48 AM

    Tenho hipotireoidismo e pressão alta, fazendo o uso do alho, o que poderá melhorar na minha saúde?

  111. claudia fernandes comenta:

    5 setembro, 2011 @ 12:36 PM

    Queridos amigos,
    principalmente creuzilda, que tem problema como o meu : hipotireoidismo e pressão alta.

    o alho , assim como o limão são excelentes alimentos da natureza, verdadeiras pérolas. Mas, necessitamos de acompanhamento médico , mesmo sabendo que que nosso sistema de saúde é precário é necessário tomarmos medicamentos com orientação médica para casos de todo tipo , principalmente de doenças crônicas , como pressão alta, diabetes, hipo ou hipertireoidismo e doenças agudas, ou infecções.
    Masssssssss,podemos nos ajudar sem risco algum tb incluindo estes diamantes em nossa alimentação diária.
    Quem tem intolerância ao alho crua , faça um chá e tome a água do chá pois esta contém o seu principio ativo.
    ao levantar , quem tem problema de colesterol , tome um copo de água com meio limão espremido . Se seu estômago é sensível tome chás quentes de limão, neutraliza o excesso de intoxicação em que o organismo já se encontra.
    Quem gosta de alho faça ele com arroz integral, vc come ele cozido e é uma delícia , mas não ponha muito sal , sempre pouco sal.
    Nunca devemos excluir o acompanhamento médico ,nunca!
    Muitas das doenças funcionais começam em nosso fígado , que está sobrecarregado . o limão em água quente ajuda a limpar este de gorduras , de ácido úrico e o alho abre o caminho de nossas artérias limpando-as . Esta é a dupla!Vc vai faxer mais xixi e vai mais no banheiro eliminando as toxinas acumuladas no fígado . vou ver se coloco aqui um texto sobre homotoxicologia , onde fala como se formam as doenças.
    O que é importante entender é: quando um orgão está deteriorado , ele pode melhorar ,mas precisa do seu médico do lado , de uma boa alimentação , de exercícios para oxigenar o corpo ,e de brilhantes da naurueza , como oalho eo limão , mas não se esqueçam ,toda pedra preciosa precisa de um artista para poli-la. Seja o artista do seu ser e tenha as ferramentas que são o conhecimento e a ajuda de seu médico. bjus claudia vou procurar o link e coloco aqui ,ok

  112. claudia fernandes comenta:

    5 setembro, 2011 @ 12:50 PM

    http://www.heel.com.br/homox/6fases_m.pdf – este é o quadro de cada tecido em seu processo de adoecimento ou reversão deste.

    http://www.iah-online.com/cms/docs/doc38519.pdf – este fala do processo de drenagem e desintoxicação do organismo
    Leiam ,muito esclarecedor. …
    Espero ter ajudado , bjus claudia
    Nunca deixe de consultar seu médico!

  113. normando comenta:

    8 setembro, 2011 @ 3:21 PM

    Tenho problemas de pressão alta e colesterol alto e triglicerídeos nas alturas, faço exercícios físicos no mínimo 03 vezes na semana, e como bastante saladas e frutas, mas mesmo assim o problema continua, comecei a tomar capsulas de alho há 06 anosa atrás, minha dúvida é: a capsulas de alho substitui o alho crú?

  114. Carol comenta:

    21 setembro, 2011 @ 9:23 AM

    Gostaria de sabe se as capsulas de alho ajudam no emagrecimento. Obrigada

  115. jovita alves dos santos comenta:

    22 setembro, 2011 @ 5:38 PM

    tenho pressão alta á muito tempo mas remedio
    todos os dias tenho tambem taquicaedia que as veses está
    tão atacada que não consigo dormir,
    e ultimamente minhas pernas estão inchando muito,
    oque será.

    beijos jovita.

  116. isabel teles comenta:

    30 setembro, 2011 @ 5:27 PM

    tenho o colesterol alto nao gosto de tomar remedio gostaria de saber se o alho reduiz mesmo o colesterol como fazer o cha e o melhor horario para toma-lo. beijos isabel

  117. Sinony comenta:

    14 novembro, 2011 @ 5:05 PM

    minha filha de 6 anos tem uma coceira muito grande no anus , e gostaria de saber de eu der a ela um dente de olho por dia vai resolver o problema?

  118. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 novembro, 2011 @ 5:24 PM

    Sinony, Sua filha pode estar sofrendo de enterobíase, também conhecida como Oxiuriase e caseira é uma infestação intestinal causada por helminto (Enterobius vermicularis), que afeta pessoas de todas as classes sociais. É a doença causada por helmintos mas frequente na infãncia, inclusive em países desenvolvidos, sendo mais incidente na idade escolar. Também é importante ressaltar que, em geral, afeta mais de um membro na familia, o que tem implicações no seu controle, que deve ser dirigido a pessoas que vivem no mesmo domicílio. Não provoca quadros graves nem mortes, porém interfere no estado de humor dos infectados, em vista da irritabilidade ocasionada pelo prurido na região anal.

  119. cintia comenta:

    23 novembro, 2011 @ 10:33 PM

    Boa noite, tenho colesterol alto a tempo e tomo remedio so que ele abaixa um pouco depois sobe td de novo, ñ aguento mais essa rotina de remedio( sinvastatina) o meu medico passou agora omega3, posso tomar o chá do alho 3 vezes ao dia e a aguá com metade do limão, realmente é bom e baixa o colesterol mesmo, gostaria de saber. Aguardo resposta no meu email, obrigada.

  120. selma comenta:

    1 dezembro, 2011 @ 7:53 PM

    Comecei a toma capsula de alho gostaria de saber se tem algo contra gostaria de ouvir a palavra de um profissional da saúde.

  121. REGIANE comenta:

    6 dezembro, 2011 @ 12:29 PM

    olá eu gostaria de saber se o alho cura miopia?

  122. francisco bispo da costa comenta:

    11 dezembro, 2011 @ 9:24 PM

    eu tomo água de alho , sou inpertenso,diabetico,e colesterol alto,tomo 3 vezes au dia,mas tomo pilulas para presao alta faz mal? aguardo resposta no meu E-imail

    SENA MADUREIRA ACRE -11/12/2011

  123. Elaine Vit comenta:

    19 dezembro, 2011 @ 1:57 PM

    Vou viajar para para ILHA BELA e tem muito borrachudo me falaram que ingerir CAPSULAS DE ALHO espanta os borrachudos……alguem sabe isso e verdade??????????????/

  124. mariavaniafragaflorencio comenta:

    20 dezembro, 2011 @ 8:28 PM

    gostei bastante dessas valiosas informações sobre o alho.
    gostaria de saber se o alho com a casca as suas propriedades são mais concentradas ?
    pois tomo todos os dias o alho que fica de molho em um copo com agua ,o cheiro realmente é bastante forte.
    eu sabia que ele era bom para pressão alta,mas graças ao nosso bom DEUS que o alho é algo expetacular.
    um abraço e que DEUS os abençõe…

  125. ilma magalhaes paiva comenta:

    5 janeiro, 2012 @ 1:29 PM

    E uma maravilha para saúde, pode ter certeza que o alho so vai lhe ajudar: Ter mais saúdes,(fora gorduras,frituras…
    Encha sua vida de amor,encluindo sò produos naturais, faça isso com amor e aproveite e repasse para todos, que tenho certeza
    DEUS o a gradece. DEUS os abençoe de verdade…

  126. Regina comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 11:15 PM

    3mg de óleo de alho concentrado eqüivale a 1500 mg de alho = a 2 dentes de alho.
    Preciso consumir 500 mg de lisina. Gostaria de saber se para obter essa quantidade de lisina Qtas capsulas preciso ingerir?

  127. marcos comenta:

    28 março, 2012 @ 11:17 AM

    sou hipertenso….ponho 01 copo de agua e dentro 01dente de alho..toda manha tomo a agua .gostaria de saber se fazendo isso vai me ajudar na hipertençao……………….obrigado

  128. João Carlos Libanio comenta:

    4 maio, 2012 @ 1:50 AM

    boa noite , gostaria de saber se água c/ alho crú tira o sono

  129. Francisco comenta:

    9 maio, 2012 @ 5:55 PM

    alho benefícios!

  130. cristiano.f.campos comenta:

    23 maio, 2012 @ 7:53 PM

    ola , boa noite , gostaria d saber se o alho ajuda em algo sexual , exemplo, vai me ajudar ou pode atrapalhar , pois ja faço o uso so alho bem legal , obrigado pela atençao e uma boa noite .

  131. Antonio Marcio comenta:

    11 junho, 2012 @ 7:01 AM

    ola gostaria de saber se ochá de alho da zunbido no ouvido já fai oito dias que estou com este problema eu gostaria que alquen me ajudasse obrigado

  132. Adriana Patrícia comenta:

    9 julho, 2012 @ 11:16 AM

    Muito bom saber que o alho é tão importante e seja benéfico para a nossa saúde.abraço.

  133. Tunin comenta:

    6 janeiro, 2013 @ 10:44 PM

    O Alho pode ser bom, mas perdi minha mulher.

    Com esta historia de comer alho melhora a saude, comecei a comer alho de dia e de noite, dai 3 meses minha mulher me abandonou e pediu a separacao, hoje estou com uma gatrite danada e sem minha mulher que alegou ao advogado que passava noites em claro com meu fedor de alho.

  134. Helton Gonçalves Ferreira ( Goisin ) comenta:

    6 março, 2013 @ 2:18 PM

    Eu sou Goisin moro em Mineiros Goiás gostaria de compartilhar, que uso o alho cru a muito tempo para não gripar e descobri que ele é um repelente contra o mosquito da dengue tomo um dente alho cru c/um copo de água .

  135. eunice comenta:

    24 abril, 2013 @ 9:26 AM

    eu não sei mas o que eu fasso meu corestero não abacha em vito gordura leite mantega refri. fejão so como mas epoco fejão lete so no cafe como muita verdura e frutas tem7 anos que eu fasso tramento sem pre esta aloto so tomo adoçante em vito açuca

  136. Wagner Moura comenta:

    4 junho, 2013 @ 12:47 PM

    Tomo chá de alho a noite e suco com l limão em jejum de manha. a muitos anos não pego gripe nem resfriado.

  137. Jeremias Agostinho comenta:

    30 julho, 2013 @ 8:00 PM

    adoro o alho, e continuarei a consumir.

  138. cleidiane paiva comenta:

    13 setembro, 2013 @ 8:40 AM

    muito bom ,gostei das dicas ,assim vou fazer!!!!!

  139. DANIEL comenta:

    25 setembro, 2013 @ 2:44 PM

    Eu como em média 4 a 6 dentes de alho por dia, e vou falar pra vc’s, é bom demais, estou usando como uma rotina já tem mais de 6 meses que eu fico nessa rotina, acordo cedo com disposição, o meu esperma é bastante grosso e grudento, enfim é muito bom

Deixe seu comentário aqui !