17 - ago
  

Dor Lombar – Espondilite Anquilosante

Categoria(s): Fisioterapia, Reumatologia geriátrica




Resenha

espondiliteA Espondilite Anquilosante (EM) é uma doença inflamatória crônica que acomete  preferencialmente o esqueleto axial, evoluindo para limitação funcional progressiva e anquilose da coluna vertebral. Tem início da segunda a quarta década da vida, preferencialmente do sexo masculino, da raça caucasóide. A forma juvenil, que se inicia antes dos 16 anos de idade, costuma cursar inicialmente com artrite periférica (predominante em grandes articulações de membros inferiores) e entesopatias periféricas (notadamente em inserção de tendão aquilino e fáscia plantar), evoluindo somente após alguns anos com lombalgia de ritmo inflamatório; costuma ter curso evolutivo mais agressivo, necessitando com maior freqüência de próteses de quadril.

A EA que se inicia no adulto entre 17 e 45 anos de idade costuma ter como primeiro sintoma à característica lombalgia de ritmo inflamatório, com predomínio de sintomas axiais. A EA é mais freqüente no sexo masculino, numa proporção de 5:1. O predomínio da doença em homens jovens (a partir da fase de maturidade sexual) suscita questões sobre a importância dos hormônios sexuais na gênese da EA.

A frequente associação com o antígeno de histocompatibilidade HLA‑B 27 faz com que a EA seja mais comum em populações caucasóides, onde sua prevalência pode chegar de 0,1 a 0,2% da população. Por sua vez, a positividade do HLA‑B 27 nos pacientes espondilíticos pode variar de 80 a 98%.

Quadro Clínico – O sintoma inicial mais característico do paciente espondilítico costuma ser a dor lombar baixa de ritmo inflamatório, que melhora como movimento e piora com o repouso, apresentando rigidez matinal prolongada. Por vezes, o paciente também refere dor de ritmo inflamatório nas nádegas e face posterior da raiz da coxa, suscitando diagnóstico diferencial com dor ciática. A evolução costuma ser ascendente, acometendo posterior e progressivamente as colunas dorsal e cervical.

No início do quadro, predomina a dor axial intensa; na evolução, também aparecem o espasmo muscular paravertebral e as limitações funcionais, que contribuem para o desenvolvimento ela, “postura de esquiador”, caracterizada pela retificação da coluna lombar, acentuação da cifose dorsal e retificação da coluna cervical projetada para frente. No exame físico do paciente espondilítico podem ser observadas inúmeras alterações. Na coluna lombar, a inspeção revela retificação e a palpação mostra espasmo muscular paravertebral. Na coluna dorsal, a inspeção revela acentuação da cifose e a palpação mostra espasmo muscular paravertebral. Com relação ao acometimento articular periférico, é característica a presença de oligoartrite (predominando em grandes articulações, principal mente de membros inferiores).

Quanto as manifestações extra‑articulares, a mais freqüente é a uveíte anterior, aguda, unilateral, recorrente, que pode ser observada em até 25% dos pacientes num seguimento prolongado, estando associada ao HLA‑B 27 positivo, raramente cursando com seqüelas.

Quanto as manifestações cardíacas, também associadas ao HLA‑B 27 positivo, pode ocorrer aortíte e arritmia cardíaca, bloqueio cardíaco, requerendo marcapasso.

As alterações pulmonares são caracterizadas por um distúrbio da função pulmonar (defeito ventilatório restritivo leve, em pacientes com acentuada limitação do diâmetro respiratório, devido à restrição da caixa torácica) e por uma fibrose pulmonar apical (presente em 1 a 2% dos pacientes).

Quanto as manifestações renais, destacam‑se a nefropatia por IgA (hematúria e proteinúria geralmente leves, com biópsia renal revelando depósitos mesangiais de lgA) e a amiloidose secundária (pode acometer até 5 a 10% dos pacientes espondilíticos num seguimento prolongado, evoluindo com insuficiência renal, causa freqüente de óbito na EA);
As manifestações neurológicas, bastante raras, são caracterizadas pela subluxação atlantoaxial, síndrome da cauda eqüina ou fraturas vertebrais traumáticas.

Diagnóstico -

A radiografia simples de bacia é indispensável na EA porque a sacroileíte radiológica é critério obrigatório para o diagnóstico da doença. O acometimento da articulação sacrilíaca, na avaliação radiológica, pode ser subdividido em: grau zero = normal; grau 1 = sacroileíte suspeita ou duvidosa; grau 2 = esclerose óssea de sacro e de ilíaco, irregularidade de contornos articulares e erosões ósseas; grau 3 = alterações verificadas no grau 2, associadas ao pseudoalargamento articular; grau 4 = anquilose total (fusão ela articulação). Em alguns pacientes com doença bastante insidiosa, pode demorar até mais de três anos para o aparecimento de uma sacroileite radiológica.

Exames Laboratoriais: O laboratório na EA resume‑se à elevação das provas de atividade inflamatória inespecíficas (velocidade de hemossedimentação, mucoproteínas, proteína C reativa), associadas à atividade da doença. A pesquisa do fator reumatóide e do fator antinuclear revela‑se negativa (daí o nome soronegativa). A presença do HLA‑B 27 restringe‑se ao aconselhamento genético familiar (a agregação familiar na EA é, em média, de 10% nos pacientes H LA‑B 27 positivos). É importante salientar que a ausência do HLA-B 27 não exclui o diagnóstico de EA, já que até 20% dos pacientes espondilíticos caucasóides são HLA‑B 27 negativos.

Para a confirmação do diagnóstico de EA, pode‑se utilizar os critérios de Nova York modificados, que combinam critérios clínicos e radiológicos. Os critérios clínicos são: 1) dor lombar de mais de três meses de duração, que melhora com o exercício e não é aliviada pelo repouso; 2) limitação da coluna lombar nos planos frontal e sagital; 3) expansibilidade torácica diminuída (corrigida para idade e sexo). Os critérios radiológicos são: 1) sacroileite bilateral, grau 2, 3 ou 4; 2) sacroileite unilateral, grau 3 ou 4. Para o diagnóstico de EA é necessária a presença de um critério clínico e um critério radiológico.

Tratamento – O tratamento da EA, na maioria dos casos, é constituído por antiinflamatórios, miorelaxantes e fisioterapia. Devido à intensa reação inflamatória da doença, o antiflamatório não‑hormonal mais utilizado na EA é a indometacina, na dose de 50 a 150 mg/dia; outros AINH também utilizados são o dicioferraco sódico (100 a 200 mg/dia), o naproxeno (500 a 1.500 mg/dia), o piroxicam (20 a 40 mg/dia) e o aceclofenaco (100 a 200 mg/dia). O paciente espondilítico apresenta geralmente um intenso espasmo muscular paravertebral, necessitando do uso de relaxantes musculares diversos.

Além do tratamento medicamentoso, a fisioterapia, notadamente tias modalidades da hidroterapia e da cinesioterapia, auxilia de maneira importante no controle da dor e do espasmo muscular.
Fatores reumatóides
Os fatores reumatóides são auto-anticorpos dirigidos contra a IgG autóloga. Costumam ser classificados de acordo com seu peso molecular em 19S (IgM) e 7S (IgG e IgA). A prova do látex e a reação de Waaler-Rose detectam os fatores reumatóides 19S. A presença ou não do fator reumatóide no soro de pacientes com poliartrite permite a sua classificação em seropositiva ou seronegativa, contribuindo para o diagnóstico e auxiliando no prognóstico no caso da artrite reumatóide. Assim, a doença reumatóide do adulto cursa com fator reumatóide presente no soro em cerca de 90% dos casos. Outras doenças como a espondilite anquilosante, a síndrome de Reiter e a artrite psoriásica são seronegativas.

Referências:

1. Brooks PM:NSAIDS. In Klippel’s: Rheumatology, 2th ed, London, Mosby, 1998, p.5.1-5.6 (sec.3).

2. Clegg DO: Sulfassalazine. In Koopman WJ: Arthritis and Allied Conditions- A Textbook of Rheumatology, 13th ed, Baltimore, Willians & Wilkins, 1996, p.699-707.

3. Koopman WJ: Arthritis and Allied Conditions- A Textbook of Rheumatology, 13th ed, Baltimore, Willians & Wilkins, 1996, p.679-698.

4. Creemers MCW, Franssen MJAM, van de Putte LBA, Gribnau FWJ, van Riel PLCM: Methotrexate in severe ankylosing spondylitis: an open study. J Rhematol 22: 1104-1107, 1995.

5. Dalyan M, Guner A, Safiye T et al: Disability in ankylosing spondylitis. Disability and Rehabilitation 21(2):74-79, 1999.

Tags: , , , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


414 Comentários »

  1. Sandra comenta:

    28 novembro, 2007 @ 4:51 AM

    Gostei muito da sua resenha, pois já lir várias matérias sobre espondilite, mas nenhuma tinha essa total informação que vc desenvolveu e conseguiu explicar com clareza sobre a doença, eu fui informada em março desse corrente ano que estaria com essa doença, depois de ter passado por vários ortopedistas e neuros por quase 06 meses sem ter ao menos o diagnostico sobre o que eu tinha foi horrível, até ser encaminhada por reumatologista, em fim, mas só que agora estou vivendo aquele terrível momento de qdo eu começei a sentir dor ao uns 14 mese atráz, pois os meus exames radiológicos não dão mais alterações sacroilíca que mostrava sinais de esclerose subcondral no terço inferior das articulação sacroilíca esquerda. Mas como pude observarvar na sua colocação que em alguns pacientes com doença bastante insidiosa, podem demorar até mais de três anos para o aparecimento de uma sacroileite radiológica. Eu tenho todos os sintomas da doença até mesmo a rígidez e o encurvamento da coluna, mas estou muito preocupada, pois o médico suspendeu o uso da sulfalasazina e muitou as medicação pra tratamento de fibromialgia, sendo que os exames laboratorias estão dando uma enorme alterações na PCR e VHS. Ficaria muito agradecida se vc puder comentar sobre esse fato que estar me angustiando muito sem uma definiação, se possível espero resposta.
    Parabenizo-lhe pelo excelente trabalho.
    Atenciosamente,
    Sandra Paiva

  2. Carlos Alberto Brito Cardoso comenta:

    6 dezembro, 2007 @ 10:58 PM

    O meu médico diagnosticou há algum tempo atrás, através de raio X que eu possuo espondilite anquilosante. Gostaria de saber se posso tomar a medicação “Dexalgin”? E de que forma? Pois melhorou c/ fisioterapia na época uns treze anos atrás, só não recordo da medicação administrada, pois sinto muito dor atualmente.

    Resposta.
    Carlos, as doenças crônicas como a espondilite anquilosante, atualmente elas ainda não tem cura, apenas controle. Voce deve retomar o tratamento avaliando em que estágio está a sua doença. As medicações que voce citou podem ser usada, mas a melhor forma de toma-las é sob orientação de um médico. Nós médicos dizemos -”Cada caso é um caso”. Ou seja, não existe um modelo único de tratamento. O pior tratamento é o feito pela metade, apenas cuidando dos sintomas e não da doença.
    Não se guie pelas conversas dos colegas e amigos. Faça o tratamento correto com um bom reumatologista. Você só ganhará.
    Sucessos.
    Prof. Armando

  3. Olenir comenta:

    15 dezembro, 2007 @ 11:14 AM

    Procurei por 2 anos o diagnostico das dores que eu nao suportava mais, minhas noites de sono já não existiam eu fui em mais de 6 ortopedistas todos me diziam que era postura, alongamento, parecia até que eles queriam me dizer que era da minha cabeça
    até chorar de dor, varia vezes chorei, pois nao aguentava tamanho sofrimento.
    Quando graças a Deus um abençoado de um neurocirurgião disse que eu deveria procurar um reumatologista, quando passei por uma reumato falei de tudo o que eu sentia ela sem muita demora disse: seu probleme e uma EA, comecei o tratamento hoje me sinto bem melhor ,depois de 6 meses de tratamento até correr eu ja posso.

  4. Vera Lúcia Romanato comenta:

    14 janeiro, 2008 @ 6:46 AM

    Já fui diagnosticada como Espondilite, estou sendo medicada a 9 semanas com Metotrexato (7,5 mg), não obtive nenhuma resposta favoravél ao tratamento. Meu médico quer continuar com a medição por 12 semanas. Já li algumas materias onde falam que o prazo para sentir melhora no estado clínico com a medicação é de 6 a 8 semanas, e se não obtem resultado positivo, deve ser aumentado a dose do Metotrexato. Gostaria de saber a sua opinião a respeito do tratamento.

  5. Nélio comenta:

    3 fevereiro, 2008 @ 1:16 PM

    Fui diagnosticado no Sarah de Brasilia com Sacroileite bilateral em 2005. Ja venho sentindo dores na bacia, predominantemente do lado direito, há uns 8 anos. Minhas taxas de HLA-B no exame de 2005 deram negativas e o VHS, apesar de superior aos valores de referência (máximo de 15 mm/h) para a minha idade , atualmente 29 anos, deram 19, não ultrapassando os 20 que poderiam caracterizar uma Espondilite Anquilosante (EA). Atualmente, diante de uma Uveíte unilateral anterior que contraí e estou tratando, repeti o Hemograma Completo e as taxas de VHS baixaram para 17. A pergunta que tenho é a seguinte: além de procurar uma consulta com um Reumatologista, quais seriam os principais exames que deveria fazer para buscar alguma conexão entre a Sacroileite bilateral detectada por Tomografia em 2005, a Uveíte unilateral contraída atualmente, e a associação a um provável diagnóstico de EA?
    Agradeço a atenção dispensada e anseio por uma orientação a respeito.

  6. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 fevereiro, 2008 @ 10:48 AM

    Nélio,
    O diagnóstico das espondiloartrites (também conhecida como espondiloartropatia) é clínico, os exames laboratoriais (detecção da presença do gene HLA-B27) confirmam o diagnóstico. No seu caso a clínica é de espodiloartrite.

    O termo espondiloartrite abrange um grupo de doenças inflamatórias intimamente relacionadas, que incluem artrite da coluna (sacroiliite ou espondilite) e articulações periféricas; assim como inflamação na área em que os tendões e ligamentos ligam-se aos ossos (entesite). Alguns exemplos de espondiloartrite são:1) espondilite anquilosante; 2) artrite reativa (Síndrome de Reiter); 3) artrite psoriásica e 4) artrite ou espondilite associada a doenças intestinais inflamatórias, colite ulcerativa e doença de Crohn.
    A inflamação ocular, chamada uveíte, ocorre em aproximadamente 30% dos pacientes com espondiloartrite.

  7. Nélio comenta:

    7 fevereiro, 2008 @ 1:53 PM

    Ok Dr. Armando Miguel.
    Vou já procurar um reumato por aqui para, com a ajuda dele decidir pelo melhor tratamento a seguir. Muito obrigado pela atenção.

  8. PATRICIA comenta:

    9 fevereiro, 2008 @ 8:40 PM

    Gostaria de me informar se após uma considerável recuperação o tratamento será constante ou periódico e se mesmo seguindo rigorosamente o tratamento a doença evolui com o tempo!

    Grata,
    Patricia

  9. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    10 fevereiro, 2008 @ 9:48 AM

    Patrícia,
    A medicina consegue recuperar e estabilizar as doenças crônicas, mas não podemos deixar de nos cuidarmos, pois continuamos a envelhecer, e as nossas defesas ficam mais vuneráveis.

  10. Vera Lúcia Romanato comenta:

    10 fevereiro, 2008 @ 11:15 AM

    Meu médico resolveu suspender o tratamento com metotrexato após 12 semanas, para avaliar o diagnostíco de EA, já fazem 2 semanas. Porém ele efetuou bloqueio da dor,com a aplicação local (lombar e sacro) de cortisona. Já fiz dois bloqueios, até senti um alivio na dor, mas temporario (+/- 3 dias). Como posso avaliar se o tratamento que estou me submetendo está gerando resultado? Tenho muitas dúvidas a respeito, e como já fazem 14 meses que estou passando de médico em médico, quais os pontos chaves que devo considerar para não me sentir tão desmotivada?
    Agradeço sua atenção antecipamente.

  11. MANOEL SILVA SANTOS comenta:

    13 fevereiro, 2008 @ 12:54 PM

    Ha 8 anos eu sofro com a doenca, comesei fazer o tratamento mas abandonei gostaria de saber ate que ponto isso infruenciou no avanco da doenca pois hoje existe dificultade em me locomover.
    Vou retornar o tramento com fisioterapia gostaria de saber qual o exeto que vou ter neste retorno? Tenho 42 anos estou aposentado mas gastaria de ter uma vida ativa com por exemplo voltar a trabalho isso e possivel ?

    Agradeco ancioso pela resposta.

  12. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 4:50 PM

    Manoel,
    Doença crônica degenerativa não tem cura, somente controle.
    Volte ao seu reumatologista. Procure, junto com ele, regredir e estabilizar a doença. Depois siga o controle à risca. Não abandone o tratamento. Sob o meu ponto de vista, as doenças invalidantes são as piores de todas. Impedem a pessoa de exercer até as atividades mais simples. Tira todo prazer da vida.

  13. Maria Ester comenta:

    2 março, 2008 @ 11:13 AM

    Dr. Armando,moro no Rio, e gostaria de saber qual endereço de um reumato que possa fazer o exame da EA, consultei vários ortopedistas e os mesmos insistem que ta tudo bem sendo que minha coluna cada dia inverga mais e as dores noturnas e pela manhã são constantes neste artigo seu foi bem trasnparente e pude entender a real situação obrigado aguardo resposta .

  14. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 março, 2008 @ 11:59 AM

    Ester,
    Visite o site da Sociedade Brasilera de Reumatologia. Lá tem informações dos médicos com título reconhecido pela reumatologia pela sociedade.
    http://www.reumatologia.com.br/reumatologia/procure_reumata/procureReumatologista.asp

  15. antonio carlos comenta:

    2 março, 2008 @ 8:04 PM

    ola boa noite eu esto afastado pelo inss por auxilio doença pois eu tenho espondilite anguilosante sacroileite bilateral e eu trabalho de lavrador eu trabalho com corte de cana e apanho laranja gostaria se esta minha doença da aposentadoria por invalidez pois nao consigo trabalhar no meu serviço mais e um serviço muito duro para mim

  16. Claudia comenta:

    4 março, 2008 @ 11:17 PM

    Caro Doutor,

    Estou tendo muitas dores na região lombar, bacia direita que se prolonga até o pé.
    ë uma espécie de choque. (indescritívelll!!!). Acompanhado do amolecimento (literalmente) da perna direita. Eu fico sem nenhum movimento da perna direita além do amolecimento total!!!!
    Fui ao ortopedista, que diagnosticou lombalgia e bursite trocandérica.
    Por orientação do meu obstetra, procurei um neurlogista que pediu alguns RX.
    O laudo dos RX apurou o seguinte: sacroileite e escoliose dextro-concava.
    Faz seis meses que passei por uma cesariana. Após uns 40 dias que começaram estas dores

  17. Claudia comenta:

    4 março, 2008 @ 11:20 PM

    cont…
    Porém eu já me sentia incomodada antes.
    O que devo fazer???
    Que medicamento posso tomar???
    Que tipo de fisioterapia posso fazer (choque não resolveu) (calor não posso)

    Obrigada antecipadamente.

    Claudia

  18. Nélio comenta:

    5 março, 2008 @ 5:03 PM

    Cara Claudia, tb sofro de uma sacroileite, coincidentemente do lado direito.
    Ha pouco tempo fui a um Reumatologista daqui e ele me disse que um tombo que tive logo antes de começar a sentir a dor pode ter desencadeado o problema, que é genético e pode ser detectado por Tomografia, Ressonancia e comprovado via exames laboratoriais (HLAB 27). Dessa forma, penso que algum trauma sofrido durante a sua gravidez, ate mesmo o excesso de peso, ou mesmo durante o procedimento cirúrgico da cesariana pode ter sido o estopim para o aparecimento das dores que sente pela sacroileite, porem volto a lembrar, a causa da mesma é genética.
    Espero te-la ajudado.
    Atenciosamente,
    Nelio Soares

  19. Lynda comenta:

    7 março, 2008 @ 1:45 PM

    Olá pessoal! Preciso da ajuda de vocês, que entendem do assunto pelo jeito. Já fazem dois anos que venho me tratando de infecções urinárias crônicas e, consequentemente pielonefrite (inflamação dos rins). Até então, fiz diversos exames e nada foi constatado de o por que dessas infecções. Semana passada fiz um exame (uretrocistografia) e no laudo médico consta nas observações: Sacroileíte degenerativa Grau I à esquerda. Alguém pode me explicar o que é isso? Li boa parte do conteúdo desta página, mas gostaria que alguém me explicasse claramente. Estou aguardando um outro exame ficar pronto para ir mostrar ao médico, mas estou curiosa.
    Alguém pode me ajudar???

    Obrigada

  20. otavio comenta:

    24 março, 2008 @ 8:11 PM

    Dr Armando, sofro de espondilite anquilosante já faz 13 anos e atualmente as dores voltaram.
    Existe alguma alimentação adequada ou alimentos que devem ser evitados que ajudam no tratamento?
    Obrigado.

    Resposta.

    Otávio, não tenho esta informação. Vou pesquisar a respeito com colega nutricionista.
    Prof. Armando

  21. welinton geraldo comenta:

    11 abril, 2008 @ 7:59 PM

    tenho apenas 24 anos estou pasando dificuldades por causa de uma dor na coluna , meu trabalho é pesado e se eu falar q nao poso faze-lo corro o risco de perde-lo .Atualmente estou fazendo controle com um dos melhores ortopedistas de bh ele constatou lombalgia muscular nao sou rico e nem posso perder meu emprego gostaria de saber se tenho direito ao abono doença pelo inss
    desde ja agradeço
    welinton geraldo bh.

  22. jane rose comenta:

    14 abril, 2008 @ 9:51 PM

    Estou com quadro de sacroileite bilateral mais à direita que começou quando estava grávida no 3o mes.Hoje o meu filho tem 5 anos e só agora procurei o ortopedista ,na época não podia fazer RX e acabei levando em’ banho maria’já que as dores não eram tão fortes.Tomei um susto quando vi o laudo,e não tenho duvidas quanto ao diagnóstico,possivelmente espondilite anquilosante!Sou mèdica e farei o tratamento com Homeopatia ,que é uma terapia menos agressiva com medicamentos sem efeitos colaterais e associado com atividade física (alongamentos). Tenho uma colega reumatologista/homeopata que tem bons resultados em doenças reumatológicas ALIVIANDO as dores e evitando a sua progressaõ permitindo ao paciente as atividades diárias.Agora serei a próxima paciente dela…Acho que vcs deveriam procurar o tratamento com Homeopatia,é um tratamento completo onde vc trata tb o lado emocional,causa do nosso Adoecer.

  23. Nélio comenta:

    17 abril, 2008 @ 3:17 PM

    Saudações Jane Rose,
    Achei bastante interessante sua proposta de tratamento homeopático, com possibilidade de se minimizar os efeitos coleterais advindos da alopatia. Entretanto, você esqueceu de nos dizer onde mora. Nos passe também, se puder, a referência dessa sua amiga reumatologista homeopática, acredito que muita gente gostaria de se consultar com ela, e eu, claro, sou um deles.
    Atenciosamente,
    Nelio Soares

  24. ivonete comenta:

    18 abril, 2008 @ 7:25 PM

    Boa noite!
    Também gostaria de saber se possível o endereço ou e-mail da médica reumatologista
    homeopática.
    Obrigada.

  25. Fernanda comenta:

    22 abril, 2008 @ 7:34 PM

    Boa noite.
    Tb gostaria de saber informações sobre essa reumato/homeopata.
    Grata
    Fernanda Indicatti

  26. Arminda sousa comenta:

    28 abril, 2008 @ 1:18 PM

    iniciei esta doença finais de 2007.Estou a ser seguida por uma Dra Reumatologista.Omeu tratamento e apenas na base de antiinflamatorios dado que nao tolero a Salosapirina .Faço Hidroterapia 2 vezes por semana.Actualmente encontro-me sem dores.

  27. alessandro comenta:

    3 maio, 2008 @ 5:56 PM

    sofro de muitas dores nos pes principalmente no 1 metatarso bilateral a dor aumenta aos grandes esforços tenho que parar e sentar queria uma ajuda opiniao comecei com a sulfasalazina 1g todos os dias nao guento mais de dor….

  28. Nélio comenta:

    9 maio, 2008 @ 12:03 AM

    Gostaria de um esclarecimento por parte da Jane Rose quanto ao comentado acima dela acima! Fiz a ela uma pergunta que ainda nao foi respondida.
    Atenciosamente,

  29. miguel comenta:

    15 maio, 2008 @ 10:45 PM

    comesei com dores na servical tive crise forte de labirintite uma so vez não conceguia ficar em pé tenho dore na coluna favor se puder mandar mais informações sobre a espondilite alguma coisa se encaixa nos relatos que li obrigado pela atenção .

  30. mar rebellato comenta:

    16 maio, 2008 @ 1:42 PM

    tenho 40 anos e sempre senti muitas dores. Fiu em varios medicos mas nao consiguia saber o que eu tinha. Ate que agora confirmei em exames a epondilite anquilosante pela HLA‑B 27 negativo e radiografias.
    como sendo negativo eu gostaria de ter mais informações sobre esta relaçao com quem tem HLA‑B 27 positiva.
    obrigado

  31. luiz comenta:

    21 maio, 2008 @ 9:56 AM

    Oi, bom dia por favor venho sofrendo com fortes dores entre a coluna e a bacia a pouco mais de 2 anos ja fiz duas cintilografia ossea e o laudo deu que tenho sacro-ileite bilateral e venho tratando com fisioterapia e alguns medicamentos que meu ortopedista passou p/me tomar fiz o exame de sangue HLA-B27 e deu negativo mas os medicos disse que tenho ESPONDILITE ANQUILOZANTE, o meu PCR deu bem acima do normal e ja estou afastado do trabalho a dois anos porque trabalho como ajudante de entrega é um trabalho muito pesado e nao consigo mais fazelos por essas dores muito forte queria saber se é preciso fazer algun outro tipo de exame

  32. andreia comenta:

    29 maio, 2008 @ 8:01 PM

    tenho uma amiga que foi diagnosticada com espondilite anquilozante. ela fala muito da doença de uma forma muito agressiva, ela tem 32 anos e descobriu a 9 anos. ela toma metrotexato 7,5 mg e faz uma quimioterapia com remicade. ela tem duas vertebras ja paralisadas, mas nao evoluiu alem disto. gostaria de saber qual é a perspectiva de uma longevidade pois gostaria de apoia-la de uma forma mais real, pois ela sempre conta o tempo de vida dela. ja pensei em até marcar uma consulta com o medico dela, mas achei este site e talvez vc possa me ajudar.

  33. Nélio comenta:

    30 maio, 2008 @ 10:01 AM

    Por acaso o Dr. Armando Miguel Jr está de férias?

  34. FRANCICLEIA comenta:

    1 junho, 2008 @ 10:16 PM

    Oi! boa noite sou professora tenho 39 anos, gostaria de saber se dor lombar e espondilolistese grau 1 de L5 sobre s1, diminuiçao de espaço discal de L5- S1,escoliose dorsal de conveexidade esquerda, escoliose dorsal de convexidade direita e pequena hernia de schrmol no platô resume-se em ESPONDILITE ANQUILOSANTE. Esse diagnostico requer auxilio- doença ou aposentadoria? As dores noturnas e diurnas estao se tornando insurpotaveis. Obrigada, aguardo uma orientaçao profissional.

  35. Liah comenta:

    4 junho, 2008 @ 10:38 AM

    Olá… Então eu ando com dores terríveis, por exemplo qdo estou com essas dores e espirro dói muito na região da dor… parece uma cólica menstrual muito forte, lembra muito a dor de parto normal… a dor é uns e dedos acima do coquis… será que é E A… como eu poderia fazer para parar a dor… faz uns 2 meses que está assim, mas a dor vem fica uma semana e depois fica normal, sem doer nada…. passou uns 20… quase 30 dias, ai voltou =/ Tô com medo!!!
    Me ajuda!!!! Pelo que descrevi aqui vc consegue mais ou menos diagnosticar….???

  36. antonio carlos comenta:

    4 junho, 2008 @ 3:01 PM

    ola boa tarde por favor venho sofrendo com fortes dores entre a coluna e a bacia a pouco mais de 2 anos ja fiz duas cintilografia ossea e o laudo deu que tenho sacro-ileite venho tratando com um reumatologista ele me afasto do trabalho por tempo indeterminado gostaria de saber se esta doença da aposentadoria pois eu trabalho no corte de cana muito obrigado

  37. Daniela Moore comenta:

    11 junho, 2008 @ 2:28 AM

    Em 1.999 tive problemas com meu intestino,quando consultei o médico vi que tinha que retirar o intestino grosso,pois descobri que estava com polipose familiar.Eu e minhas duas irmãs.Passei anos operando,já fiz mais de 15 cirurgias,com o tempo fui sentindo fortes dores na coluna,achava que era por causa de algumas anestesias locais,mas meu médico disse que era impossivel,que anestesia local não dava problema na coluna.Intão procurei um reumatologista,e com os exames ele descobriu que tenho espondilite anquilosante.Tenho 30 anos e venho sofrendo há 5 anos,pois sinto dores praticamente o tempo todo,se faço esforço ou não,mesmo assim sinto dor,meu lado esquerdo está atrofiando,principalmente os dedos da mão,é tanta dor que as vezes nem consigo pegar um copo,a dor se concentra mais na nuca do que na coluna mesmo,e remédios sempre mudo porque dependendo nem faz efeito.O que mais me encomoda é a dor na nuca,porque já estou andando curvada,nem consigo olhar para cima,está dificil de conviver assim.Estou em depressão,já perdi muito peso,não sei mais o que faço,pra onde corro.Preciso muito de uma orientação,sempre leio sobre espondilite anquilosante,pois sei que não existe cura,mas quero pelo menos um remédio melhor.Uma vez li sobre uma injeção chamada Remicade,ela funciona??Ou existe outra??Se puder mande resposta,preciso saber o que tenho que fazer para melhorar.Obrigada pela atenção!!Espero resposta.Daniela Moore

  38. Aguinaldo Santos de Araújo comenta:

    16 junho, 2008 @ 9:15 PM

    Ola boa noite meu nome é Aguinaldo tenho 28 anos. na infância tive febre reumática.durante sete anos fiz tratamento com penicilina e fiquei bom.Sempre trabalhei ajudando a meu pai na luta com gado pois, temos uma pequena criação.Em abril de 2005 comecei a trabalhar como vigilante.em abril de 2007 exatamente quando estava fazendo dois anos de trabalho comecei a sentir dor na coluna , nos pés principalmente o direito, o joelho esquerdo e inchando; também doia meus ombros.como eu trabalhava em um hospital para conseguir passar a noite +ou_ bem sempre tomava algum analgésico.só que chegou uma hora que não aguentei mais e por orientação dos ortopedistas que lá trabalhavam procurei um reumatologista que de imediato me mandou providenciar alguns exames: (rx da coluna,HLA-B27,ecocardiograma etc.)onde foi diagnósticado a EA.faz um ano e um mês que estou em benefício pelo INSS. graças a Deus estou conseguindo passar pelas perícias médicas,contudo é muito desgastante pois parece que os médicos penssam que estamos inventando doênça.acho que nesse próximo dia 24 será marcada uma nova perícia pois ainda não mim sinto em condições de trabalhar ainda sito dores na coluna, pé e joelho.

  39. Carlos Alberto da Costa Oliveira comenta:

    17 junho, 2008 @ 1:13 AM

    Gostei muito da sua resenha, pois já lir várias matérias sobre espondilite, mas nenhuma tinha essa total informação que vc desenvolveu e conseguiu explicar com clareza ….
    parabens…

  40. Celso Amaral comenta:

    21 junho, 2008 @ 6:25 PM

    Tenho uma dor na região do quadril(nas costas logo acima das nadegas)essa dor seria uma dorsinha parecida como se tivesse tomado um enjeção.Essa dor hora esta no lado direito hora esta no lado esquerdo.Mas essa dor me incomoda, tem dia que não sinto nada,mas normalmente dois dias na semana fico sem sentir essa dor.Se eu ficar de pé parado por 30 minutos a dorsinha começa.Ja fiz tomografia computadorizada, mas o resultado foi normal.Perguntei ao médico ortopedista(passo pelo atendimento do PAM do inss) o que seria essa dor infelismente esse medico é um daqueles que nem olha para sua cara muito menos te examina. me respondeu SE NÃO DEU NADA NO EXAME DE TOMOGRAFIA(Só fiz esse exame pelo INSS de insistir a esse mediquinho que queria sim fazer porque pago todo o mes o inss e acho que tenho esse direito(fiz o exame por sorte demorou só 5 cinco meses)MENOS MAU,SE QUIZER SABER QUE DOR É ESSA PROCURE UM CLINICO QUE ELE TE INDICARÁ O ESPECIALISTA foi assim que me respondeu.Portando queria muito saber que especialista devo consultar para saber que exame devo fazer para tentar descobrir essa dor que sinto.
    Agradeço muito pela atenção.
    aguardo uma resposta se possivel

  41. Silvio Antonio Guieiro comenta:

    27 junho, 2008 @ 3:49 PM

    Infelizmente, sou portador de Espondilite Anquilosante, com uso constante de Meloxicam de 15 mg, Retrexato de 2,5 mg, Prednisona de 5 mg, Omeprazol de 20 mg e Codein de 30 mg em caso de dor. Fiquei afastado recebendo auxilio doença, até o dia que a perícia me considerou apto para o trabalho. No dia 12 de junho de 2008 o médico do trabalho esteve na Empresa e me considerou inapto para o trabalho e solicitou que marcasse uma nova perícia na Previdência Social. Será que os peritos acham que o portador dessa doença vai fazer pericia como se fosse um passeio? E a educação do peritos? Tenho 54 anos, acho eu que mereço respeito e gostaria de contar com vocês como proceder nesse caso. Aguardo uma resposta.

    Abraços.
    Silvio Antonio Guieiro

  42. LUCIANA CIDADE comenta:

    1 julho, 2008 @ 10:41 PM

    TENHO 39 ANOS E FUI DIAGNOSTICADA DESDE 2006 COMO PORTADORA DE ESPONDILITE ANQUILOSANTE NA CIDADE DE LONDRINA , DEMOROU UM ANO ATE CHEGAREM NESSE DIAGNOSTICO , FORAM INUMEROS NEUROS QUE PASSEI AS DORES ERAM HORRIVEIS E FIQUEI SEM ANDAR POR 02 MESES, TOMEI MUITA MEDICAÇAO ESTOU AFASTADA DO TRABALHO E DESENVOLVI UMA DEPRESSAO POR TER TANTA DOR E NAO PODER FAZER NADA EM CASA.JA FIZ MUITA FISIOTERAPIA, ACUPUNTURA E ATE TENTEI HIDRO MAS NAO CONSIGO DOI DEMAIS, SO QUE NAO MELHOREI E RESOLVI IR PARA CURITIBA. FUI EM UMA REUMATO QUE ME DISSE O SEGUINTE: QUE EU TENHO O FATOR REUMATOIDE BEM ALTO E O EXAME CHAMADO FAN TAMBEM E ALTERADO E QUE QUEM TEM ESSES EXAMES ALTERADOS NAO PODE TER ESPONDILITE ANQUILOSANTE AGORA ESTOU CONFUSA POR NAO COMPREENDER DIREITO. ELA ESTA INVESTIGANDO FIZ TOMO E FIZ CINTILOGRAFIA E INUMEROS EXAMES DE SANGUE. MINHA PERGUNTA E: QUEM TEM FATOR REUMATOIDE ALTERADO NAO TEM ESPONDILITE ANQUILOSANTE?????????
    ESTOU BEM CONFUSA TENTEI ENTENDER SUAS EXPLICAÇOES MAS NAO ENTENDI DR. PODERIA ME AJUDAR??????????
    AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA, LUCIANA

  43. LUCIANA CIDADE comenta:

    4 julho, 2008 @ 9:10 PM

    POR FAVOR DR ARMANDO MIGUEL JR, AGUARDO RESPOSTA ANCIOSAMENTE.
    LUCIANA CIDADE

  44. Adriana comenta:

    6 julho, 2008 @ 11:52 PM

    Boa noite,
    Há 6 anos sinto dores lombar, procurei vários médicos até chegar em um reumatológista, fez uma cintilografia e acusou que eu tinha Sacrieliete bilateral, gostaria de saber que doença é essa?????? e se tem cura, e quais os males que ela pode mim causar futuramente. Agrardo uma resposta de vocês anciosa, pois estou sofrendo muito e não sei mas o que fazer, não posso tomar todo tipo de medicamento pois tenho Retocolite Ulcerativa.

  45. roseli comenta:

    14 julho, 2008 @ 3:15 PM

    meu nome Nestor tenho 50 anos a 9 anos sofro de espondilite equilosante tomo remedio arava e mais outro medicamentos importado e carro o que quero saber se e bom? mas dizem que este medicamto arava tem efeito devastador e verdade? quem indicou foi reumatologista espero que me ajudam porfavor

  46. Sandra Regina Rossi Primon comenta:

    26 julho, 2008 @ 10:35 PM

    Resultado Ressonância Magnética coluna Cervical:Nódulo hiperitenso no corpo vertebral de t2que deve responder a pequeno hemangioma .Redução da intensidade do sinal habitual em T2 dos discos intervertebrais cervicais, consequente a desidratação.Discreta protução discal difus em C5-C6 tocando a face anterior do saco dural. Conclusão: Discopatia degenerativa nos níveis cervicais.Protusão difusa discal em C5-C6.Resultado Rx da coluna Lombo-Sacra : EspondiloartroseIrregularidade dos platôs vertebrais e acentuação da cavidade dos platôs vertebrais na transição dorso lombar. Redução dos espaços de discos na transição dorso-lombar e L5-S1. Acentuação da lordose. tenho 51 anos sinto muita dor gostaria de ouvir comentários sobre meus problemas sou Funcionária Publica Estadual – Readaptada , mas não consigo voltar ao trabalho devido as dores que sinto muitasssss.Obrigado …….espero resposta sobre minhas doeças……..

  47. DANUBIA TRINDADE SANTOS comenta:

    4 agosto, 2008 @ 6:58 PM

    OI BOA NOITE.BOM EU TENHO 27 ANOS E FIZ UM EXAME DE RAIO X E DEU QUE ERA ESCOILIOSE DA COLUNA CERVICAL E ESCOLIOSE DEXTRO-CONCAVA DA COLUNA DORSO-LOMBAR .POREM EU TENHO SEIOS GRANDE AI EU GOSTARIA DE SABER QUE PODERIA TER SURGIDO ESSAS ESCOLIOSE POR CAUSA DOS MEUS SEIOS OU POR FALTA DE POSTURA?E GOSTARIA DE SABER SE EU FAZENDO A SIRURGIA DE REDUÇÃO DE MAMA PODERIA AMENIZAR O CASO?MUITO OBRIGADO

  48. Cristiane Freitas comenta:

    8 agosto, 2008 @ 3:00 PM

    Boa tarde! Tenho 27 anos, e desde 2001, venho lutando com fortes dores nos quadris, e nas laterais externas das coxas. Como primeiro diagnóstico, recebi a informação de que tinha bursite. Durante o tratamento, fiz uma cintilografia que constatou sacroíleite. Passei por vários médicos e vários tratamentos, como fisioterapias, acumpultura, e várias infiltrações. Depois recebi o diagn´stico de Espondilite Anquilosante, novamente exames, tratamentos até um procedimento muito dolorido eu fiz a punção. E durante 4 anos, eu estava trabalhando, e os médicos me afastavam do trabalho e na perícia médica alguns peritos concordavem com o diagnóstico e outros diziam estar apta para o trabalho. Até que em 2005, por não aguentar mais trabalhar doente, pedi para ser mandada embora. Desde então, estou em casa, mas como n tenho mais plano de saúde o tratamento pelo Sus fica muito dificil, os próprios médicos por onde passei, tentam contestar os laudos escritos de próprio punho pelos médicos que cuidaram de mim. Por este motivo há quase 1 ano não faço mais os tratamentos. Tenho crises constantes, acompanhadas de febre, tento controlá-las usando o piroxicam, com exercícios de fisio que aprendi. Mas gostaria de saber, se assim sem um tratamento concreto da doença ela evoluirá para algo mais grave?
    atenciosamente

  49. Saionara gomes comenta:

    8 agosto, 2008 @ 7:38 PM

    BOA NOITE
    DEPOIS DE SOFRER UM ACIDENTE EM 1985, COMECEI A TER FORTES DORES NO QUADRIL ,APÓS DIVERSOS TRATAMENTOS SEM RESULTADOS FIQUEI COM DIFICULDADE DE CAMINHAR .EM 1997 APÓS UMA LESÃO NA VISTA DESCOBRI Q SOU PORTADORA DE EA,CONTINUEI MUITOS TRATAMENTOS ALOPATAS E FISIOTERÁPICOS PORÉM SEM SUCESSO.FOI QUANDO O MEU MÉDDICO RESOLVEU COLOCAR AS PROTESES,UMA FOI COLOCADA EM 92 E A OUTRA EM 93,APÓS QUASE UM ANO VOLTEI A CAMINHAR MAS OS MÉDICOS ME DERAM ALTA E AGORA NÃO SEI COMO FAZER POIS JA SE FORAM 15 ANOS E NAO SEI COMO SE ENCONTRAM ESSAS PROTESES, COMO ME DERAM ALTA NAO SEI COMO FAZER PARA SABER O ESTADO EM Q SE ENCONTRAM

  50. alexandro comenta:

    9 agosto, 2008 @ 11:38 PM

    já faz 2 anos que foi diagnosticado sacroileite em mim. eu estou em tratamento desde entao mas a doença nao teve melhora agora eu estou com sessenta dias de atestado vou para o inss mas sei que o medico nao vai permitir que eu continue afastado sinto muitas dores no quadril no peito do pe e nos ombros nao sei por que essa doença teve inicio talves seja pelo meu trabalho ou nao bem eu nao sei so sei que e horrivel sentir tantas dores e essas dores nao passam. tenho um plano de saude pela empresa mas a empresa quer me demitir pois nao estou conseguindo trabalhar so vivo de atestado . nao sei se quando eu voltar a trabalhar eu vou conseguir manter meu emprego se eu perder meu plano de saude eu tambem perco meu acompanhamento medico ” gostaria que voces me respondessem se a empresa poderá me demitir quando eu voltar do inss.???????????

  51. Lynda comenta:

    11 agosto, 2008 @ 1:03 PM

    Dr. Armando! Gostaria que você me respondesse: Pielonefrite pode ser causada por Sacroileíte degenerativa???
    Aguardo retorno!
    Obrigada

  52. Neurison Ramalho comenta:

    27 agosto, 2008 @ 7:00 PM

    Sofro com esse doença mais de 12 anos já fiz vários tratamento, e não tive melhoras.
    ando com uma bengala Canadence, e tomo biofenac LP no momento não faço fisioterapia.
    Tenho um grande desgastamento severo no quadril-esquerdo tenho que fazer uma atoplastia-de-quadril

  53. cristiane comenta:

    3 setembro, 2008 @ 12:48 PM

    Dr. Armando, estou com diagnóstico de sacroileíte e meu médico no processo de investigaçãodas casuas desse sintoma identificou que meu PPD deu reator forte. Fui ao pneumo e foi descartada a hipótese de tuberculose pulmonar. Agora meu reumato me pediu uma biópsia – acho que do osso – pra descartar ou confirmar uma hipótese de tuberculose óssea. Caso discarte a hipótese de tuberculose óssea, quais são as outras possíveis doenças que podem estar gerando a sacroileite? E como diagnósticá-las?

  54. TANIA comenta:

    11 setembro, 2008 @ 9:26 PM

    OLA O MEU NOME E TANIA E INFELIZMENTE TAMBEM RECEBI ESTE DIAGNOSTICO DE SER PORTADORA DE ( ESPONDILITE ANQUILOSANTE) . LEVEI 2 ANOS PARA QUE ME FOSSE FINALMENTE DIAGNOSTICADO DEPOIS DE TER PASSADO POR ORTOPEDISTAS ,FISIOTRAPIA E NINGUEM ME DESCOBRIA O QUE EU TINHA DE ONDE VINHAM TANTAS DORES INCAPACITANTES . UMA GRANDE DUVIDA QUE TENHO E GOSTAVA QUE ME FOSSE ESCLARECIDA E REALMENTE O QUE DIFERE A FORMA DESTA DOENÇA QUANDO APRESENTA O HLA B27 NEGATIVO OU POSITIVO
    esta e uma das tantas duvidas que tenho sobre esta doença visto que me foi diagnosticada a dois dias e ainda estou a tentar conformar me. AGRADECO QUE ME RESPONDA A ESTA QUESTAO COM ALGUMA BREVIDADE, ESPERO ANCIOSA, OBRIGADA

  55. TANIA comenta:

    11 setembro, 2008 @ 9:28 PM

    OLA A TODOS AGRADECIA QUE SE ALGUM DE VOCES TIVER ESTA MESMA RESPOSTA QUE ME
    ESCLARESSECEM. NAO FAÇO IDEIA MESMO QUAL A DIFERENÇA ISTO E TUDO NOVO PARA MIM.

  56. veraldo comenta:

    24 setembro, 2008 @ 4:26 PM

    Gostei muito da resenha, mesclareceu muitas duvidas.
    Sofro de EA desde os meus 14 anos so fui descobrir com 20 anos
    que eu tinha essa doença que me faz sofrer tanto.

    POR favor gostaria de saber se existe alguma cirurgia a ser feita
    estou com 24 anos e não consigo mais trabalhar.

    OBRIGADO…

  57. Carminha comenta:

    2 outubro, 2008 @ 1:59 PM

    Adorei a explanação sobre a doença EA e me ajudou a entender algumas dúvidas ainda tinha sobre a doença. Já sofri bastante sem ter um diagnóstico definido ,só há mais ou menos 4 anos quando mudei de profissional e com todas as queixas ela solicitou o exame HLA B 27 que deu positivo e os exames para artrite negativo.Faço uso do metotrexate,miosam ,tylex e muita fisioterapia.É uma pena que ainda uma grande maioria dos profissionais não prestam atenção no que o paciente fala e muitas vezes acha que é invenção da nossa cabeça,já passei por isto , que fiquei revoltada a ponto de achar que era isso mesmo.
    Esta resenha esclareceu muito.PARABÉNS!!!!

  58. Daniel comenta:

    13 outubro, 2008 @ 9:21 AM

    Bom Dia! Fui diagnosticado (Espondilite Anquilosante) a um ano. Tenho 34 anos e minha lombar parece explodir de tanta dor. Recentemente troquei de médico e de medicamento. Gostaria de saber se posso utilizar juntamente com a medicação que controla a doença, relaxantes musculares e analgesicos? Obrigado

  59. TANIA comenta:

    13 outubro, 2008 @ 8:25 PM

    ola,

    sera que ja nao ha ninguem que nos possa valer neste forum
    com relaçao as nossas duvidas?
    obrigada

  60. TANIA comenta:

    13 outubro, 2008 @ 8:28 PM

    ola Daniel!

    e melhor perguntares a um especialista,

    e ja agora que medicamento tomas pra controlar a doença?

  61. Andrezza comenta:

    14 outubro, 2008 @ 10:10 AM

    Fui diagnosticada com Sacroileite bilateral em 2007, fiz o tratamento com meloxicam, famotidina, ciclobenzaprima e cianocobalamina. Tive uma melhora temporaria, mas continuo com as dores na região da bacia que desce para a perna (direita) até os pés com dormencia. O que devo fazer para me livrar dessas dores definitivamente? Já passei por 3 médicos e continuo com as dores. Trabalho sentada o dia todo e tenho essas dores desde 2001. Em 2007 comecei a ter dores no ombro direito que desce pelo braço ate a mão com dormencia… tem ligação com a Sacroileite bilateral ? Tenho essa dor diariamente e nenhum médico conseguiu diagnosticar.
    Agradeço se puder me ajudar.

  62. Sueli A Moraes Silva comenta:

    23 outubro, 2008 @ 8:14 PM

    Desde de 1997, comecei a ter problemas com joelho D, fiz artroscopia e tomei corticoides durante + ou – 1ano e 2 meses, fisioterapia, RPG, retornei ao trabalho durante o periodo de retorno ao trabalho, tinha que fazer fisioterapia e tomar analgesicos para dor, portadora de tendinite, travei a cervical e finalmente o joelho E tb foi acometido, afastada do trabalho, fiz pulsoterapia, acunputura, RPG, fisioterapia e tomei varios medicamentos, cloroquina, piroxican, corticoides, infiltrações em ambos joelhos, agora no dia 16/10/2008, rm acusou tb uma sacroileite bilateral simetrica, estou com muita dores, minha medica solicitou tratamento em uma clinica vou tentar pelo convenio, caso negativo irei para a fila do SUS, apesar de toda as dores o mais triste e a humilhaçao e o descaso das pessoas,pois nao aparento doente, e sofro muito, hoje em pericia o perito me disse que tenho uma doença cronica e ele nao tem como avaliar qto tempo irei ficar doente e que o INSS, concede beneficio so para doenças agudas, gostaria de saber se tenho direito do beneficio e quais os meus direitos se tem algum site onde eu possa me informar, eu estudei para ser uma profissional e nao fiz curso para ser afastada e nem ecostada com me falam e serio eu realmente estou sofrendo e com dores.

  63. José Ferraz da Rocha comenta:

    23 outubro, 2008 @ 10:24 PM

    Caro amigos tenho a doença espondilite Anquilosante faço o uso de medicamento sulfazalina e outros analgésicos associados. Moro na zona rural e a profissão que exercia antes de constatarem era trabalhador rural ,não aguentando mais trabalharem optei por um auxilio doença junto ao sindicato dos trabalhadores Rurais fiquei recebendo alguns meses pelo inss. mas o perito reprovou dando o laudoda inexistencia de capacidade laborativa.hoje estou não tenho condições de trabalhar pq não aguento devido as dores, e tenho família .E ainda meu médico que faz o acompanhamento do meu tratamento diz que não tenho condições de exercer o meu trabalho como não aguento realmente estou hoje sem amparo sem salário doente em casa e quando procuro os peritos sempre a mesma coisa reprovam dizendo da inexistencia da capacidade laborativa. E peço a vcs que me orientem como proceder pois não consigo trabalhar mais.

  64. iara comenta:

    25 outubro, 2008 @ 9:08 PM

    Gostaria de dizer que fiquei curada de dor na lombar atraves de exercícios fisicos boa postura e caminhadas 5 vezes por semana….

    Foi maravilhoso

  65. Tais comenta:

    28 outubro, 2008 @ 3:35 PM

    Olá boa tarde, meu nome é Tais tenho 23 anos, tenho dores nas costas, no meu RX deu escoliose dextro concava. O que seria isso?
    Faço tratamento com reumato, mas ele não tira todas as minhas duvidas.
    Agradeço imensamente.

  66. GENI MARTINS comenta:

    29 outubro, 2008 @ 5:43 PM

    BOA TARDE, DR. TRABALHO O DIA INTEIRO SENTADA. ESTOU COM MUITAS DORES NAS COSTAS, FUI ATE UM MEDICO E ELE ME SOLICITOU O RX QUE FIZ IMEDIATAMENTE. ESTOU EM PODER DELE E AS INFORMAÇÕES ESTÃO FORAM: FORMAÇÕES OSTEOFITICAS MARGINAIS ANTERIORES E ESCOLIOSE DEXTRO-CONCAVA DO SEGMENTO TORACO LOMBAR. O QUE SIGINIFCA ISTO. ESTOU MUITO PREOCUPADA, POIS SUA MAE E O SUSTENTO DELES DEPENDE MUITO DA MINHA SAUDE. NO AGUARDO DE SUA ATENÇÃO E INFORMAÇÃO, AGRADEÇO.
    UM GRANDE ABRAÇO. GENI MARTINS

  67. Rubia comenta:

    6 novembro, 2008 @ 3:54 PM

    Olá pessoal, li alguns comentarios postados aqui e fiquei feliz por eu ter descoberto em pouco tempo q tenho espondilite, pois a maioria levaram anos, saí do consultorio do meu ginecologista com um FAN positivio e me mandaram logo pra um reumatologista que descobriu q apesar de FAN + nao tenho a doença de lupus e sim espondilite, ja estou medicada com naproxeno 500g, me fez muito mal (estomago) agora estou tomando arcoxia 90mg, estou me sentindo bem, vou tratar 3 meses direto com medicamento e com uma serie de exercicios apropriados, gostaria de saber à respeito de alimentação adequada, se alguem puder me falar …

  68. marcio a silva comenta:

    30 novembro, 2008 @ 8:32 PM

    a quatro mese descobri que tenho espondile anguilosante nivel 3 ,meu medico receitou AZULFIN 500mg NAPROXENO 500mg
    fui afastado do serviço ate 2011 eu trabalhava de lavrador este serviço e muito pesado sera que quando eu for passar na pericia de novo eu vou poder votar a trabalhar na roça ficar parodo e muito ruim , se alguem poder me falar mais sobre a doença eu agradeço. desculpe eu malemar sei escrever estudei ate a 3° serie eu morava na roça precisava trabalhar para ajudar meu pai

  69. Cezar Martins Garcia comenta:

    7 dezembro, 2008 @ 9:57 PM

    Olá,

    Estou com uma dor na parte lombar a mais ou menos 1 mês, passei pelo medico ele me passou um atiflamatório, tomei ele conforme a orientação medica por 10 dias, quando voltei a jogar bola, no primeiro esforço senti uma dor muito forte, quase não consegui andar.
    Obs. a dor apareceu em uma partida de futebol,
    o que fazer ? existe algum tratamento especifico ?

    Um Grande abraço !

  70. Nelio comenta:

    9 dezembro, 2008 @ 11:02 AM

    Ola Cezar…
    Como o Dr Armando anda ausente do site, poderiamos estimular o diálogo para tentarmos trocar experiencias e aprender mais sobre essa doença, o que acha da ideia?
    Por acaso essa dor que anda sentindo é na altura da coluna lombo-sacra?
    Abraço e boa semana!

  71. cristiane ferreira da costa comenta:

    10 dezembro, 2008 @ 11:42 AM

    estou com esclerose e sacroileite esou afastada pelo inss no auxilio doença e desejaria saber se esta doença aposenta pois ja estou afastada a 5 anos agora me cotaram dizendo que eu estava melhor mais nao estou desejo algum esclarecimento obrigado.

  72. Hudson comenta:

    16 dezembro, 2008 @ 4:05 PM

    Caros colegas, somos todos portadores da espondiloartrite, venho fazendo meu tramento com o meu médico reumatologista que mora em Cuiabá-MT, ele é ótimo, quem se interessar procure por ele na Fisioclin, av Tenente Coronel Duarte- Cuiabá-MT, e um bom tratamento para todos.

  73. Jaqueline comenta:

    27 dezembro, 2008 @ 4:22 PM

    Dr. Armando, por favor me ajude:
    Tenho 26 anos e acabei de ser nomeada para a Justiça Federal. Continuo estudando pois meu sonho é ser fiscal da receita. Era para eu estar tranquila, entretanto, há 5 meses, senti uma dor no ombro. Fiz um ultra-som e deu tendinite no supra. MEu ortopedista disse para não parar a natação, só a musculação. (Nadei por 7 anos). Depois de uns quinze dias, começei a sentir dores no glúteo. Fiz uma RM e foi detectada entesite de glúteo mínimo. Comecei a fazer fisioterapia e acupuntura. Parei a natação pq não estava mais nem penteando o cabelo. Fiz 50 fisio e uma ressonância no ombro. Não deu mais nada. Mas eu continuva sentindo dores no ombro. Ai comecei a sentir dor no joelho. Fui ao ortopedista e ele detectou uma condromalasse. Troquei de ortopedista pela sexta vez e então este solicitou uma centilografia e novo ultra-som do ombro. Continuei sentindo dores no ombro. A centilografia apontou: Processo osteo-articular, provavelmente de natureza inflamatória no ombro direito, sacroiliaca, coxo-femurais, coluna vertebral e em menor grau, nos joelhos. Procurei a reumatologista e ela solicitou uma rm da sacroiliaca, que detectou uma sacroileite leve no terço médio à esquerda. Então fiz o exame de sangue: tudo negativo. VHS: 9. Proteina C reativa: não reagente… Já fiz 80 sessões de fisio, 10 acupuntura, 9 RPG, 3 osteopatia, tomo sulfassazalina e nisulide + deflazacort. Há alguns dias venho sentindo dores no pés e na coluna. Não sei se é o sedentarismo ou se posso ter EA. Por favor, me ajude!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  74. Edair comenta:

    27 dezembro, 2008 @ 4:47 PM

    ola colegas sou portador de espondilite anquilosante tive o diagnosttico a 2 anos faco o tratamento com sulfassalazina e metrotexato, para quem perguntou se espondilite da aposentadoria, da sim, pergunte para seu medico que ele esta bem informado sobre isso, se ele dizer que nao ,ele esta escondendo a informacao correta pois muitos medicos sao aconselhados a nao informarem.procurem a lista de doencas que dao aposentadoria no Brasil que vcs vao encontrar la “espondilite anquilosante” abracos para todos.

  75. Fábio José dos Santos comenta:

    4 janeiro, 2009 @ 4:56 PM

    Olá Doutor

    Doutor, venho sentindo dores fortissimas desde 1 ano atras, trabalho na produção de peças automotivas, ja fiz uma cirurgia de hérnia umbilical e correu td bem mas, agora, mal estou podendo andar. ja fui mil vezes no medico da empresa e, ele, por sua vez, sempre fala q o que eu sinto é dor lombar, fiz uma ressonancia magnetica que constatou : Discreta acentuação da lordose lombar, pequenos nodulos de Schmorl em d11, d12, e L1
    Discreta redução da intensidade de sinal do disco invertebral de L4 – L5 melhor apreciada na sequencia ponderada em T2 por desidratação inicial
    Protusão discal difusa nesse segmento (L4 – L5) mais evidente em situação postero-lateral esquerda, provocando leve compressão sobre a face ventral do saco dural e sobre emergencia da raiz neural L5 a esquerda. Doutor, preciso de uma palavra de alguem com trabalha com respeito ao paciente, sinceramente, aqui na minha cidade eu ja perdi as esperanças. a maioria dos medicos parecem ser aliados da firma e se bobear, te batem no consultorio . ninguem acredita em mim, pois sou jovem, tenho 24 anos, mas meu serviço é bem pesado e eu nao sei mais o que fazer. muito obrigado, se puder , pelo amor de Deus, pelo menos me dizer se o que eu tenho é grave, ficarei feliz em tentar recorrer em algo para poder me tratar ou, ate mesmo se nao tiver jeito, sair desse serviço. o unico problema em relação a sair do serviço, é que nao posso sequer ficar meia hora parado que ja começo a sentir dores nas costas e a perna esquerda adormecer. por favor doutor, me mande um e mail. ficarei a espera. feliz ano novo e, saúde a todos . que Deus nos proteja. e mail: bim_ll@hotmail.com

  76. ana paula francisco comenta:

    5 janeiro, 2009 @ 10:18 PM

    olá, tenho 26 anos e sou portadora da doença de EA há 4 anos, sei bem o que é viver uma vida de dores insuportaveis,pois no meu caso demoraram cerca de 2 anos para me diagnosticarem a doença. Sofri muito com dores todos os dias,no começo me disseram que era dor ciática,o que eu achava impossivel, pois as dores eram muito mais fortes que ciática. minha luz foi um dia em que um médico me disse que o melhor era eu passar por uma reumatologista e foi a minha salvaçao,ela me fez um rx lombar e viu logo que se tratava de EA, e disse que eu iria começar com varios tratamentos que nenhum deles deu resultado,foi entao que ela disse-me que me ia esperimentar uma injeçao que só estava no mercado há 7 anos que se chama ENBREL 50mg que me devolveu a minha vida praticamente normal de volta,informem- se sobre este madicamento. em mim foi a unica coisa que me ajudou, foi mais do que isso foi um milagre poder dormir uma noite inteira sem dores o que naõ acontecia há 3 anos e poder voltar a trabalhar sem ter que ficar a manquejar, porque tinha as virilias completamentes inflamadas o que causava as dores insuportáveis. li o comentário da luciana de 32 anos de londrina pr que por acaso é muito parecido com o meu caso, pois me tocou sou londrinense tbm mais vivo em portugal nos açores há 7 anos e o que te recomendo e há todos que tem está doença é procurarem saber sobre a injeçao ENBREL 50mg. espero que o meu comentário os ajudem fica aqui o meu imail caso queiram entrar em contaquito comigo para saber mais sobre este tratamento anapaulalondrinense@hotmail.com, fico feliz se puder ajudar alguem thaul

  77. Marco costa comenta:

    9 janeiro, 2009 @ 2:53 PM

    Bom ! tenho todos esses sintomas que vcs tem , gostaria de saber como fizeram para conseguir afastamento no inss ou até mesmo aposentadoria pois tem dias que pra andar tá dificil assim como vcs. e já fui no perito por duas vezes consegui somente um mês e depois dois meses e na terceira vez o médico achou que eu posso trabalhar , mal consigo andar quem dirá trabalhar,
    Obs: eu trabalho com montagens e é serviço pesado e muito pesado , escadas ,transito o dia inteiro e sem contar que o carro da empresa pula feito cabrito e só nós pra sabermos o que é uma chacoalhada,,,,rsrsrsr
    bom se alguem puder me dar uma dica de como proceder eu agradeço

    E-mail : lasuper@terra.com.br ou marco-c2007@hotmail.com

  78. Eliane comenta:

    15 janeiro, 2009 @ 5:30 PM

    Boa tarde! Meu namorada tem espondilite anquuilosante há 10 anos. sempre tomou Indocid mas mudou pro CELBRA. Ele nunca fez tratamento, só pra tirar a dor. Acabamos de sair do médico e ele receitou tratamento com metotraxate. entrei na net e li coisas horriveis sobre esse remdio. Ele é realmente indicado? Há melhores alternativas?

  79. Letícia comenta:

    22 janeiro, 2009 @ 12:01 PM

    tenho escoliose há +/- 6 anos. é uma dor insuportavel. tenho os seios muito grandes e to ficando meio corcunda. qual o melhor tratamento.

  80. Desolina Marales comenta:

    22 janeiro, 2009 @ 9:29 PM

    GOSTARIA DE SABER SE POSSO FAZER FISIOTERAPIA E ALONGAMENTO E ANDAR DE BICICLETA QUALQUER REMÉDIO QUE EU TOMO O EFEITO PASSA MUITO RAPIDO O QUE EU PODERIA ESTAR FAZENDO O MEU MÉDICO DEU O DIAGNOSTICO ,DA RETIFICAÇÃO COLUNA TOTAL TEM ALGUMA COISA QUE EU PODERIA ESTAR FAZENDO PARA AMENIZAR A DOR OBRIGADA

  81. valdeir rodrigues comenta:

    24 janeiro, 2009 @ 7:26 PM

    tenho dores 24 horas por dia ja fiquei afstado do trabalho por este motivo e os medicos do inss me dero alta voltei trabalhar a minha emprsa me dispensou agora nem uma coiza nen outra mina idade e 57 anos sofro muito com dores que mundo e este mesmo pagando o inss nao temos o direito de viver como seres umanos..

  82. ivaldo comenta:

    31 janeiro, 2009 @ 4:02 PM

    Prezados colegas,

    Li algums comentários, e percebo que muitos médicos, parecem que, são desinformados, ficam diagnósticando algumas coisas através de RX, e também levam as queixas dos pacientes sem muita inportância! Um médico deve procurar fazer o maximo para ajudar a um paciente que vive, constantemente, reclamando uma dor. Como já foi dito neste coluna, cada caso é um caso. Um remédio para um pode não servir para outro, mas deve-se procurar a melhor maneira de aliviar as dores da espondelite. Vejam bem, para o diagnóstico só com um exame de sangue, não existe outra forma de se saber se é espondelite ou não! Minha doênça começou em 1999. A princípio comecei a tomar naprozin, mas eu não estava me sentindo bem, e tb o médico não me ajudava, ele só fazia passar o remédio, não me incentiva, não conversava, e muitas vezes falava coisas que me deixava triste, então troquei de médico, ai foi otimo! Atualmente estou gastando R$ 13,00 + R$ 15,00, por mês de medicamento. São 60 compromidos de indometacina 25 mg + acio folico/1mg, tomo duas vezes por dia; e de 7 em 7 dia, 1 caps ao dia de methotrexate 8mg (12 caps), estou me sentindo muito bem!! mas digo novamente, cada caso é um caso, e principalmente os valores da medicação, só tomem remédio com orientação médica, não vá mandar fazer este remédio sem falar com seu médico, ok! depois escrevo mais, um abraço para todos!!

  83. ivaldo comenta:

    31 janeiro, 2009 @ 5:59 PM

    PARA VC valdeir rodrigues,

    VC TEM DIREITO A LICENÇA MÉDICA, PEÇA AO SEU MÉDICO E LEVE AO INSS. SE VC PAGA O INSS, E SE VC ESTA DOENTE, ENTÃO TEM DIREITO! POR OUTRO LADO, VC ESTA SENDO ACOMPANHADO POR UM MÉDICO? VC VEM TOMANDO REMÉDIO PASSADO PELO MÉDICO? VC TEM FEITO EXAMES DE SANGUE E DE URINA? VC PRECISA VER TUDO ISSO! FALE PARA SEU MEDICO QUE NÃO CONSEQUE FAZER NADA, QUE ESTA COM MUITAS DORES, APESAR DOS REMEDIOS, ELES NÃO PODEM NEGAR A LICENÇA, OK!! UM ABRAÇO.

  84. ivaldo comenta:

    31 janeiro, 2009 @ 6:16 PM

    PARA VC Eliane,

    PQ SEU NAMORADO DEIXOU O INDOCID? QUAL A MEDIDA DO INDOCID? COMO ELE ESTA SE SENTINDO COM O CELBRA OU CELEBRA? QUANTO AO QUE VC PERGUNTA SOBRE O metotraxate, VEJA BEM, ESTE MEDICAMENTO É PARA TOMAR DE 7 EM 7 DIAS, E ELE SÓ É PERIGOSO QUANDO É DOSES MUITO ALTAS! QUAL A DOSAGEM QUE SEU NAMORADO ESTA TOMANDO? ELE TEM FEITO EXAMES, DE 6 EM 6 MESES, DE SANGUE E DE URINA??

  85. ivaldo comenta:

    31 janeiro, 2009 @ 6:27 PM

    PARA VC Marco costa,

    VEJA BEM MARCOS, VC DIZ QUE TEM SINTOMAS, MAS VC TEM CERTEZA QUE TEM ESPONDELITE? VC TEM O EXAME DE SANGUE INFORMANDO QUE VC TEM ESTA DOENÇA? SE VC TEM O EXAME, QUARDE, POIS É MUITO IMPORTANTE! O MÉDICO SÓ DÁ LICENÇA MÉDICA QUANDO O PACIENTE ESTA EM CRISE, SE A LICENÇA ACABOU E VC ESTAVA BEM, ENTÃO ELE NÃO VAI DAR A LICENÇA! OUTRA COISA, QUARDE TODOS OS PAPEIS DAS LICENÇAS, COMPRE UMA PASTA, COLOQUE TODOS OS EXAMES E OUTROS PAPEIS RELACIONADOS COM SUA DOENÇA, DEPOIS QUE VC COMPLETAR DOIS ANOS DE LICENÇA, PODERÁ SER APOSENTADO, DESDE QUE VC ESTEJA MESMO INCAPACITADO, OK!!

  86. ivaldo comenta:

    31 janeiro, 2009 @ 6:35 PM

    PARA VC Desolina Marales,

    CLARO QUE VC PODE FAZER ESTES EXERCICIOS. O ALONGAMENTO É MUITO BOM, E VC DEVE FAZER TODOS OS DIAS! CONVERSE COM SEU FISIOTERAPEUTA, ELE VAI AJUDAR VC. QUANTO AOS REMÉDIOS, VC TOMA DITEITINHOS? O QUE VC TEM, VC NÃO FALOU?? CONVERSE COM SEU MÉDICO, DIGA PARA ELE SOBRE OS EFEITOS RÁPIDOS DOS MEDICAMENTOS, ELE VAI TE AJUDAR, OK!!

  87. Eliane comenta:

    1 fevereiro, 2009 @ 6:50 PM

    Para Ivaldo
    Ivaldo respondendo as suas perguntas
    PQ SEU NAMORADO DEIXOU O INDOCID? Porque ele teve ulcera por causa deste medicamento.
    COMO ELE ESTA SE SENTINDO COM O CELBRA OU CELEBRA? Ele parou o celebra e esta com o metrotrexate e meloxican e prednisona. E tomando omeprazol devido a ulcera que teve.
    QUANTO AO QUE VC PERGUNTA SOBRE O metotraxate, VEJA BEM, ESTE MEDICAMENTO É PARA TOMAR DE 7 EM 7 DIAS, E ELE SÓ É PERIGOSO QUANDO É DOSES MUITO ALTAS! QUAL A DOSAGEM QUE SEU NAMORADO ESTA TOMANDO? esta tomando 10 mg todas as segundas feiras
    ELE TEM FEITO EXAMES, DE 6 EM 6 MESES, DE SANGUE E DE URINA?? Ele tem feito mensalmente
    Bom ele começou esse tratamento com esses medicamentos que falei a pouco tempo, e suas dores diminuiram bastante. Ele tinha horror em espirrar, pois sentia muitas dores. Agora ele já espirra sem dor, ficou até emocionado. O problema é que são medicamentos muito pesados, mas é melhor do que ter dor… Tomara que dê certo esse tratamento e seja a curto prazo. Vc tem ideia de duração de tratamento? Sei que varia de pessoas mas uma média?

  88. joao batista oliveira comenta:

    1 fevereiro, 2009 @ 7:48 PM

    sofro de espondelite tenho dores lombares terriveis perdi a musculaturas das pernas e das maos passei anos em cima da cama sem poder me levantar de dorsinto dores nos nervos e tontura na cabeça e dor de cabeça devido a doença ja andei em medicos reumatolojista s fisioterapeuta tratei com medicamento naturais e ate agora nao achei a cura se alguem pode me ajudar me mande um email

  89. Olenir comenta:

    5 fevereiro, 2009 @ 7:23 PM

    Olá gostaria de comprimentar e agradecer a todos que trocam imformacões nesse site, sofro do mesmo problema da maioria,e queria dizer que tem sido muito importantes as informaçoes que tenho acompanhado aqui.
    Vamos continuar nos ajudando pois a duvida de alguns tem sido a de muitos é logico que devemos sim conversar com o nosso médico que é a melhor pessoa para nos orientar, mas só quem tem ou teve crises de dores como eu e algumas pessoas tiveram é que podem realmente o quanto é bom trocar informações um abraço a todos e que Deus na sua infinita misericordia use a medicina para encontrar a cura para a EA.

  90. ivaldo comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 9:21 PM

    PARA VC Eliane,

    Antes de tudo quero dizer que não sou médico, sou apenas uma pessoa que tenho tb espondelite e que gosto de ler! Os meus comentários são formas de ajudar aos que têm dúvidas e se queixam de alguma coisa sobre essa doença. O seu médico é seu melhor amigo, OK!!!

    O metotraxate é um medicamento que faz a doença parar de crescer, aumentar, progredir, retardando sua evolução; e não conheço os outros dois medicamentos que seu namorado esta tomando, mas acredito que o médico que cuida dele deve saber muito bem.

    O INDOCID é um medicamento para evitar a dor, e ele pode ser substituído por indometacina + acido fólico(medicamento manipulado em farmacia), veja o primeiro comentário que fiz!

    Esta doença não tem cura. Ela pode ser estangada, parada em parte, mas não tem cura! Seu namorado vai continuar tomando pelo resto da vida os medicamentos que o médico passar. Sugiro que ele não deixar de tomar a medicação, fazer exercicio, nadar e fazer hidroterapia(no sesi tem). Evitar tomar bebidas alcoolicas, e sempre tomar os remédios com o estômago cheio, ou seja, logo depois as refeições.

    Se seu namorado teve ulcera é pq ele não teve cuidado ao tomar os medicamentos e não foi ao médico regurlamente. Veja bem, a ulcera vem depois de uma gastrite. Boa sorte!!

  91. ivaldo comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 9:27 PM

    PARA VC Eliane,

    Antes de tudo quero dizer que não sou médico, sou apenas uma pessoa que tenho tb espondelite e que gosto de ler! Os meus comentários são formas de ajudar aos que têm dúvidas e se queixam de alguma coisa sobre essa doença. O seu médico é seu melhor amigo, OK!!!
    O metotraxate é um medicamento que faz a doença parar de crescer, aumentar, progredir, retardando sua evolução; e não conheço os outros dois medicamentos que seu namorado esta tomando, mas acredito que o médico que cuida dele deve saber muito bem.
    O INDOCID é um medicamento para evitar a dor, e ele pode ser substituído por indometacina + acido fólico(medicamento manipulado em farmacia), veja o primeiro comentário que fiz!
    Esta doença não tem cura. Ela pode ser estangada, parada em parte, mas não tem cura! Seu namorado vai continuar tomando pelo resto da vida os medicamentos que o médico passar. Sugiro que ele não deixar de tomar a medicação, fazer exercicio, nadar e fazer hidroterapia(no sesi tem). Evitar tomar bebidas alcoolicas, e sempre tomar os remédios com o estômago cheio, ou seja, logo depois as refeições.
    Se seu namorado teve ulcera é pq ele não teve cuidado ao tomar os medicamentos e não foi ao médico regurlamente. Veja bem, a ulcera vem depois de uma gastrite. Boa sorte!!

  92. ivaldo comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 10:00 PM

    PARA VC João Batista Oliveira,

    Se vc já esteve com reumatologista e fisioterapeuta, e vc continua tendo dores, então alguma coisa esta errada!!
    Remédios naturais são muito demorados, não resolvem, só vai fazer vc sofrer ainda mais. fale com seu medico, diga o que vc sente, e só tome medicamento que ele passar. Eu tenho espondilite e tomo indometacina + acido folico(este medicamento é manipulado, seu médico sabe disso) e metotraxate. As dores não passam totalmente, mas nos dá mais conforto. Volte ao médico e fale novamente com ele. boa sorte!

  93. Eliane comenta:

    9 fevereiro, 2009 @ 12:57 PM

    Para Ivaldo

    Oi Ivaldo. Estou com uma duvida as vezes vc pode me ajudar.
    Meu namorado e eu gostamos de tomar uma cervejinha. Tentei marcar a reumatologista dele pra ver se no carnaval ele poderia beber um pouco, pois qdo fomos nela ela falou que se beber tem que parar o remedio naquela semana. Não consegui consulta antes do carnaval. Será que tomar um pouquinho de bebida alcoolica pode fazer mal?

  94. ivaldo comenta:

    9 fevereiro, 2009 @ 9:35 PM

    PARA VC Eliane,

    SE VC TIVESSE QUE ESCOLHER UM PRÊMIO DE R$ 1.000,00 ou R$ 5.000,00, QUAL VC ESCOLHERIA??

    VC MESMA JÁ ESCREVEU QUE SEU NAMORADO TEVE ULCERA, TOMA metotraxate E OUTROS MEDICAMENTOS, PORTANTO, TOMAR ALCCOL NÃO É UMA BOA ESCOLHA!

    PEGUE 5 BULAS DE REMÉDIOS, VC VAI VÊ QUE TEM O ITEM “INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS”, E QUE EM TODAS AS 5 BULAS, TODAS FAZEM REFERENCIAS A NÃO UTILIZAÇÃO DE ALCOOL JUNTO COM OS REMÉDIOS!

    ASSIM, SEU NAMORADO DEVE ESQUECER O ALCOOL, NEM MESMO UM COPO DEVE TOMAR, POIS A UTILIZAÇÃO DE ALCCOL JUNTO COM REMÉDIOS, SÓ IRÁ PREJUCAR O TRATAMENTO. ALÉM DISSO, CASO ELE USE ALCCOL JUNTO COM OS REMÉDIOS, A DOENÇA PODERÁ SAIR DO CONTROLE E SER PIOR, PODENDO ATÉ TER OUTRAS COMPLICAÇÕES! BOA SORTE.

  95. Romoaldo Lima comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 3:57 PM

    Estou com 59 anos, a 15 anos sofro com dores pricipalmente no torax, rigidez no pescoço, nas juntas. Já fui a vários reumatologistas aqui na minha cidade – João Pessoa-PB, tomei tanto remédios mas até o presente nada de melhora, pelo contrário sinto que o quadro está piorando.Fiz alguns RX, foi diagnosticado Artrose. Gostaria de ajuda dos amigos.

    agradeço encarecidamente,,

    abraços Romoaldo.

  96. Valmir comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 4:36 PM

    Tenho Dores da coluna lombar desde 2004, e na RM acusa que tenho protusão discal.. discopatia degenerativa….Nos RX acusa sacralização de l5. Tem alguma coisa haver com espondilite? pois as dores nunca cessaram?

  97. Fatima comenta:

    22 fevereiro, 2009 @ 10:58 AM

    Estou com bursite trocanterica e sinto uma dormencia na minha perna esquerda mesmo lado do quadril que está a bursite me tire dúvidas, pois estou com medo que seja trombose.

  98. paulo cesar comenta:

    23 fevereiro, 2009 @ 1:17 PM

    Foeum muito bom.
    Tenho uma pergunta a fazer
    Tenho 38 anos , trabalho de vigilante , tenho espondilite anquilosante , 02 hernia de disco
    na coluna lombar , artrose no jnoelho , direito , dores no joelho d como no e , poso da entrada no pedido de aposentadoria no inss ou auxilio doença ?????
    aguardo resposta no e-mail. paulocomso@bol.com.br .

  99. Fabrício Xavier comenta:

    23 fevereiro, 2009 @ 5:12 PM

    Dr. Armando, a Associação Brasileira de Remautologia precisa se reunir com o INSS para rediscutir os exames necessários para concessão da aposentadoria por invalidez aos portadores de espondilite.

    Centrar as consequências da doença apenas na região sacroilíaca é tirar sarrinho com a cara de quem sofre da doença. Tenho espondilite e sofro com dores terríveis nos peitos (não posso tossir, que parece que irá explodir), nas articulações dos dedos, torcicolo constantemente, dores no joelho, enfim acomete tudo.

    E aí o INSS exige exames que, se levarmos em conta, são os que menos atrapalha, deixando os mais graves de fora como essas dores que apontei. Repito, doutor: os médicos especialista da área deveriam buscar explicações do INSS e propor modificações.

    Já li muitos desabafos de portadores da doença sobre o tratamento dado pelos médicos peritos do INSS. Sofremos muito com a doença, e aí fala apenas da região sacroilíaca.

    Muito obrigado.

  100. uelinton dias comenta:

    24 fevereiro, 2009 @ 3:02 PM

    olá tenho essa patologia a 12 anos e perdi a mobilidade do pescosso tenho 31 anos e sofro muito queri algumas dícas se possível.obrigado!!!!

  101. Maria Weydes comenta:

    27 fevereiro, 2009 @ 6:17 PM

    Sofro com dores há muitos anos e comecei a fazer fisioterapia há 3 anos, mas sem diagnóstico dessa doença. Em cintilografia já aparecia a espondiloartroparia com processo degenerativo articular envolvendo não somente a lombo-sacra, mas também os ombros, cotovelos, ossos do carpo, joelhos e articulações tíbio-társicas. Em ultrasonografias, foram detalhados os processos inflamatórios e degenerativos nesses locais e depois surgiram bursites de grau 5.2 e 7.2 nos quadris, com ileíte nas cabeças dos ossos fêmur. As dores pioraram gradativamente em 2008, apesar dos tratamentos com medicamentos e fisioterapia, até se tonarem insuportáveis. A sacroileíte foi diagnosticada por ressonância somente em dezembro/2008. Tomei a terceira dose do Remicade e as dores melhoraram, mas ainda acordo de madrugada com dor e tenho que caminhar lentamente pela casa para aliviar. Nos comentários após o seu excelente artigo, li o seguinte: “Alguns exemplos de espondiloartite são: (…) 4) artrite ou espondilite associada a doenças intestinais inflamatórias, colite ulcerativa e doença de Crohn.
    A inflamação ocular, chamada uveíte, ocorre em aproximadamente 30% dos pacientes com espondiloartrite.”
    Sofro de endometriose grau IV, que provocou uma grande inflamação na cavidade abdominal em 1998, me deixando sem andar durante vários meses e desde então fiquei com síndrome do intestino irritável e sempre com crises inflamatórias abdominais. A última me levou a uma vídeolaparoscopia em 2008, que diagnosticou a presença de pus na mesma tropa onde havia o endometrioma inicial em 1998. Fui a um ginecologista que me falou que há associação desse processo inflamatório com a coluna vertebral.
    Outro problema é nas glândulas abaixo dos olhos, que há anos são inchadas, me dando uma aparência de cançaço o tempo todo, além da secura nos olhos e de exoftalmia em um deles.
    Também há anos sinto eventualmente umas pontadas na altura das parótidas, que provocam um inchaço, em ambos ou em um dos lados, que me dão uma aparência de “sapo”, depois de um tempo (horas ou dias) melhora. Não sei se tem relação, mas há anos sofro de bruxismo, o que provoca dores nas mandíbulas e no pescoço. Uso placa dental para dormir.
    Já me consultei com vários médicos (cabeça e pescoço, bucomaxilo, otorrino), mas ainda sem diagnóstico. Fico pensando se tudo isso não faz parte do mesmo problema sistêmico. Espero melhorar de tudo com o remicade. Gostaria de saber sua opinião. Agradeço imensamente a sua atenção.

  102. IVALDO comenta:

    2 março, 2009 @ 2:53 PM

    PESSOAL NÃO SOU MEDICO, MAS ESTIVE COM TRES MEDICOS ANTES DE SABER QUE TINHA ESPONDELITE, MAS FOI COM UM EXAME DE SANQUE QUE FICOU CONFIRMADO MEU PROBLEMA. TENHO ESPONDELITE HÁ 10 ANOS, É MESMO TERRIVEL!

    PARABENS FABRICIO XAVIER PELO QUE VC ESCREVEU. OS MEDICOS PERITOS DO INSS, MUITAS VEZES SÃO INSENSIVEIS, JÁ OUVI MUITA GENTE FALAR QUE ELES ATÉ TIRAM DEBOCHES DOS DOENTES, ISSO NÃO SÓ COM ESTA TERRIVEL DOENÇA, MAS COM OUTRAS SITUAÇÕES TB!

    ESTA DOENÇA, ESPODELITE, NÃO É ADQUIRIDA, ELE É NATURAL, JÁ VEM NO NOSSO CORPO, ENTÃO JAMAIS PODEMOS DIZER QUE ESTAMOS BEM, MESMO TOMANDO REMEDIOS E NOS SENTINDO BEM, EXISTE SEMPRE UMA DOR NO NOSSO CORPO! ESTA DOENÇA JÁ ESTA ESPECIFICADA EM LEI, OU SEJA, SE VC TIVER ELA, VAI SE APOSENTAR POR INVALIDEZ, DAÍ QUE O FABRICIO TEM RAZÃO.

    PARA ENCERRAR, DIGO A VOCES QUE PRIMEIRO SE DEVE ACEITAR QUE TEM ESTA DOENÇA, QUE NÃO ADQUIRIU COM OUTRAS PESSOAS, NASCEU COM A GENTE; SEGUNDO É TOMAR OS MEDICAMENTOS DIREITINHO E NÃO CONSUMIR BEBIBAS ALCOOLICAS; TERCEIRO SE VC NÃO ESTA SE SENTINDO BEM COM OS MEDICAMENTOS QUE SEU MEDICO ESTA PASSANDO MUDE DE MEDICO, OU RECLAME/FALE PARA ELE, PEÇA PARA MUDA A MEDICAÇÃO.

    UM ABRAÇO PARA TODOS E BOA SORTE!

  103. gladis teresinha lohamann lauber comenta:

    12 março, 2009 @ 10:55 PM

    Sinto dores muito fortes principalmente na região lombar, ressonancia: espondiloartrose + protusão discal. RX coluna cervical: retificação/ressonancia protusao discal. Também degeneração. RX sacroileíte esclerose osse subcondral. VHS só uma vez alterado:25. FAN NEGATIVO. Bursite trocanteriana e no ombro. Cintilografia: Fascia Plantar. Dores nos ombros, nos tendões, mãos, joelhos. Também apresento inchasso no corpo no final da tarde. As dores pioram bastante nos dias anteriores, durante e após a menstruação. O reumatologista da um diagnostico diferente cada vez. Perguntei se eu ia ficar numa cadeira de rodas e ele me disse que fribromialgia não deixa na cadeira de roda. Nos atestados ele classifica como espondilite ou reumatismo não especificado ou artrose e, por último lupus. Não sei mais o que fazer e esta incerteza me deixa sem saber qual caminho tomar. Por favor, me ajude.

  104. Olá comenta:

    16 março, 2009 @ 1:12 PM

    Em novembro de 2008 caí de moto com meu marido, caímos do lado esquerdo…mas não nos machuvamos fomos pra casa, em Dezembro começei a sentir uma dor lombar bem em cima do bumbum, que atingue o quadril, fui ao médico, gatei tudo o que tinha! e ele disse que a minha coluna está normal! fiz ressonancia magnética, fiz ultrassom no quadril e não dá pra ver nada, eu trabalho sentada no computador á 2 anos e nunca senti isto! tomei uma engeção que aliviou a dor por uns 15 á 20 dias…e logo fui nuym terapeuta que fez massagens…e disse pra mim entrar em uma academia, pq até setembro de 2008 eu fazia aulas de bike indoor…e agora, em março entrei fiquei apenas umas 3 semanas…e saí…pq a dor voltou totalmente!
    to desesperada..pq nada adianta..o que será? algum nervo?

    Muito Grata

  105. Jaiane tenho apenas 20 anos fiz o comentário a cima..i comenta:

    16 março, 2009 @ 1:16 PM

    Obrigada pelas respostas!
    estou preocupada…poxa, nem os médicos puderam me ajudar a saber o que é?

  106. NELIO comenta:

    17 março, 2009 @ 10:35 AM

    Bom, respondendo ao comentário não identificado logo acima do da Jaiane, gostaria de acrescentar que a Espondilite Anquilosante (EA) tem cunho genético e, dessa forma, a maneira mais adequada de identificá-la seria através de realização de exame laboratorial de coleta de sangue para identificação de presença/ausência da proteína HLA-B 27 (É necessário pedido médico para tanto).
    É interessante observar que mesmo a doença sendo genética, ou seja, herdada dos pais ou outros ascendentes, o indivíduo que apresenta HLA-B 27 positiva não necessariamente desenvolverá a EA ao longo de sua vida, uma vez que ela poderá permanecer em estado “latente” até que porventura ocorra algum evento traumático desencadeador. No seu caso, em particular, talvez a queda de moto que sofreu pode ter “despertado” os sintomas latentes de uma eventual EA. Sugiro que realize o exame apontado para tirar a dúvida. Outros diagnósticos que estão comumente associados à doença seriam: Uveítes dos tipos mono ou bilateral além de alguns tipos de infecções intestinais. Assim, para o correto diagnóstico final de EA o médico deverá observar esses e outros sintomas porventura associados.
    Espero ter ajudado.
    Atenciosamente,
    Nélio Soares
    Biomédico – HFA

  107. Adilton Frois comenta:

    17 março, 2009 @ 2:14 PM

    Fui diagnosticado com esta doença aos 18 anos, hoje estou com 28. Sofria muito com todos os sintomas descritos. Na epóca fiz um tratamento com Indocid e um medicamento manipulado que nao lembro o nome. Ja fazem uns 7 anos que nao sofro nenhuma dor e nao tomo nenhum tipo de medicamento. Gostaria de saber se a esporidilite arquilosante esta controlada ou ha a possibilidade de eu sofrer os sintomas com o tempo.

  108. uelinton dias comenta:

    17 março, 2009 @ 11:43 PM

    ola gostaria de saber sobre cirurgias realizadas em pacientes com ea…pq tenho essa doença a 12 anos e perdi os movimentos do pescosso e atualmente esta afetando minha perna direita sos presiso de informaçôes se posso recorrer a cirurgia pois estou sofrendo muito tenho 30 anos e ja perdi muita coisa por causa dessa doença familia etc… meu imail é uelinton_ps@hotmail.com se alguem pudér me de uma lúz , obrigada a todos.

  109. NELIO comenta:

    18 março, 2009 @ 8:58 AM

    Saudações Adilton,
    Como foi anteriormente mencionado, por se tratar de uma doença de cunho genético a EA, mesmo que controlada em determinado momento, pode sim apresentar rescidivas, entretanto essa possibilidade é imprevisível. Dessa forma, caso os sintomas reapareçam, é aconselhável dar continuidade ao tratamento clínico após consulta com seu reumatologista.
    Atenciosamente,
    Nélio Soares
    Biomédico – HFA

  110. luiz comenta:

    19 março, 2009 @ 8:18 AM

    Oi bom dia a todos, Dr. Nelio gostaria que me desse uma opiniao ja venho sofrendo de muitas dores na regiao lombar e ja estou a 3 anos encostado pelo inss os medicos que ja fui deu o diagnostico de EA ja fiz 3 cintilografia ossea e tenho a sacro ileite bilateral sendo que nessa ultima ultima que fiz em setembro de 2008 as inframaçoes pioraram ja esta no joelho esquerdo nos ombros dedos dos pes e tenho sentido fortes crises de dor que tenho que para ate no hospital porque nao aguento tomo um remedio manipulado com croroquina. e fiz o exame de sangue HLA-b27 e deu negativo mesmo sendo negativo pode ser essa doença e se estiver outro tipo de remedio que possa me endicar por favor passe para min que vou pedir auxilio aos medicos que faço tratamento obrigado aguardo resposta.

  111. Maria Weydes comenta:

    19 março, 2009 @ 4:09 PM

    Caro Dr. Nélio Soares,
    Agradeço pelo email com os esclarecimentos sobre a EA. É muito bom poder contar com o apoio de vocês para conseguir conviver melhor com essa doença.
    Também vi o comentário da Jane rose e fiquei muito interessada em saber qual é o tratamento homeopático indicado para EA, já que moro em Recife e não conheço nenhum reumatologista que seja homeopata. Agradeço a Jane rose se puder nos falar.

  112. Diego franca comenta:

    20 março, 2009 @ 7:02 PM

    Atraves do exame de sangue,constatou a presenca do antigeno HLA-B27,A PRESENCA DESTE ANTIGENO SIGNIFICA QUE EU TENHO A DOENCA ESPONDILITE,NAO TENHO DIFICULADES EM ALONGAMENTOS E PRATICO FUTEBOL TODOS OS DIAS.JA TIVE MUITAS DORES NA REGIAO SACRAL ,NAP TENHO MAIS.SERA QUE TENHO ESTA DOENCA?

    AGRADECO DIEGO

  113. Maria Weydes comenta:

    23 março, 2009 @ 7:36 PM

    Lendo o comentário do Diogo, aproveito para dizer que já conheço quatro homens cujos exames de sangue são positivos e eles não sentem nada, têm vida normal e dois deles praticam atividades físicas regulares e os outros dois não. Já no meu caso o exame de sangue não é positivo e por isso mesmo o diagnóstico foi tardio, de modo que sinto muitas dores e os exames locais registram várias inflamações (grandes bursites, faceíte, ileíte, etc., além de danos nos tendões, artrose e bicos de papagaio). Estou de licença há quatro meses. Ainda espero informações sobre o tratamento homeopático comentado aqui pela Jane Rose. Também ouvi falar que nos países onde o solo é pobre em cloreto de magnésio a incidência de doenças reumáticas é muito maior. Conheço pessoas que sofrem de dores na coluna e articulações, que tomam o cloreto de magnésio há vários meses e já não sentem mais dores. Alguém tem informações sobre isso?

  114. ana comenta:

    26 março, 2009 @ 6:13 PM

    mi ajude acho que tenho espodinite mi aconselhe como trato

  115. Deise comenta:

    17 abril, 2009 @ 12:59 PM

    Bom Tarde!

    Venho sentindo dores na região lombar do lado esquerdo há exatamente 3 semanas. Procurei ajuda médica e fiz uma ultrasonografia dos rins e um exame de urina, só que nada foi detectado. Diante disso o médico indicou apenas um medicamento para dor chamado TROPINAL e um outro chamado BIOFENAC CLR, só que além desses não terem resolvido o problema, quando tenho crise dessa dor, a mesma só passa quando vomito e isso está me assustando pois a vontade de vomitar só alivia quando já vomitei muito uma substância amarela, que acredito ser bili.
    No que senhor pode me orientar quanto ao supracitado?

    Obrigada!

  116. itamar comenta:

    24 abril, 2009 @ 4:15 PM

    tenho espoindilite anquilosante a cerca de 20 anos. hoje estou com o movimento do pescoço comprometido. sinto dores nos quadris. tenho um dor terrivel no pescoço do lado esquerdo que da pontadas na cabeça. (não é sempre). apareceu um tumor no instistino maliquino (cancer) fiz a cirurgia de retirada do tumor e fiquei 10 meses com bolsa de colostomia. fiz a retirada da bolsa em maio deste ano. fiz 31 aplicações de quimioterapia. hoje tomo o medicamento sulfasalazina de 500mg. todo este processo que passei, tende a melhorar ou piorar a minha situação. a quimioterapia ameniza a espondilite?. enfim me deem uma luz , uma explicaçao. pois estou preocupado. meu e~mail digaooiapoque@oi.com.br. obrigado

  117. José Roberto Costa comenta:

    26 abril, 2009 @ 6:13 PM

    Tomei conhecimento oficialmente que era portador de espondilite anquilosante em 2001. Até então me tratava das dores que tinha como se fossem problemas de coluna. Optei até hoje por não tomar anti-inflamatório receitado pela minha médica. Convivo com a dor, com a qual já “acostumei”. Da data da descoberta da doença até o ano passado, me tratei com metrotexate. Fazem oito mêses que eu não tomo o remédio. Eu não tenho sentido evolução da doença. Tenho limitações dos movimentos, nada que me impessa de ter uma vida relativamente normal. Minha médica disse que vai observar a evolução da doença, que segundo ela tem um período de evolução e pode estacionar sem a medicação.
    Faço exames de dois em dois meses. Gostaria que alguém se manifestasse a respeito dos procedimentos que estou tomando. Será que minha médica está certa ?

  118. Vivi comenta:

    27 abril, 2009 @ 10:02 PM

    Olá…tenho dores terriveis que começam no gluteo esquerdo…e vão até o pé…..tem dias que ñ consigo levantar da cama! Esses dores começaram em 2005…desde então passei por varios especialistas, onde cada me apresentava um diagnostico diferente…dentre eles: hernia de disco, nervo ciatico e até stress emocional. No inicio de 2009 fui parar em uma emergencia…onde eu gritava de dor….os médicos medicaram me…sai do hospital com a mesma dor sem poder me mexer….fui encaminha a um reumato. Fiz uma cintilografia ossea e uma bateria de exames de sangue. No sangue estava tudo ok…mas na cintilografia o médico diagnosticou sacro-iliaca não relacionada. Venho me tratando com AZULFIN e ULTRACET(quando houver dor). No inio desse mês(Abril) as dores voltaram violentas…o ultracet ñ esta mais fazendo efeito! Procurei na ultima sexta meu médico….ele me deu outro remedio para tomar a noite…sem parar com o azulfin. O novo remedio q estou tomando é MELOXICAN. Quero engravidar, mas meu médico falou q meu tratamento pode demorar 2 anos! Tenho muitas duvidas…já tenho uma menina de dez anos…eu tenho 28 anos…..vou poder engravidar novamente? Isso pode ser um cancer? Preciso fazer uma biopsia? Quanto tempo para me curar? Até quando com essas dores….estou desesperada, pois isso esta afetando meu trabalho e minha vida pessoal…as vezes fico semanas sem dormir por causa das dores! POR FAVOR ME AJUDEM!!! Sds Vivian

  119. paulo cesar comenta:

    4 maio, 2009 @ 10:11 PM

    …Eu sofro com espondilite a muito tempo(15 anos), eu gostaria de saber se isso tem alguma cirurgia p/ corregir pois isso de uma certa forma acabou com minha carreira de 15 anos jogador de futebol.
    Joguei em vários clubes no brasil, hoje não consigo nem jutar uma bola sem sentir dor, já tomei muitos remédios, fiz várias sessões de fisioterapia, hidroterapia, rpg.
    Estou me formando em educação física gostaria muito de poder jogar minha peladinha e fazer exercícos como fazia antigamente me ajudem se puder pois eu não tenho condições de pagar mais nenhum tipo tratamento sou casado e tenho 2 filhos e as dispezas são muito grande desde já muito obrigado (PC)

  120. paulo cesar comenta:

    4 maio, 2009 @ 10:27 PM

    Gostei muito do que eu vi sobre espondilite nessa resenha sobre espondilite,…Eu tenho espondilite aquilosante +- 15 anos, eu era jogador de futebol,hoje não consigo jogar futebol,já tomei vários remédios,fiz sssões de fisioterapia, hidroterapia, será que existe alguma cirurgia para acabar com esse sofrimento eu prefiro correr esse risco ou à ficar com essas dores na coluna me ajudem se puder desde já meu muito obrigado aquardo respostas.

  121. janaina muniz nauroski comenta:

    15 maio, 2009 @ 8:56 AM

    olá!gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida.se puderem, mandem-me um e-mail ainda hoje, pois estou mto ansiosa e preocupada.Tenho 26 anos, peso58 quilos, e minha altura é 1,63.Descobri esta semana que tenho escoliose.Iniciarei tratamento com RPG daqui uns 15 dias e farei aulas de hidroginástica a partir do dia 1 de agosto.quero muito engravidar daqui uns 4 meses e tho medo de não poder por causa da escoliose.Devo esperar quanto tempo após o tratamento para engravidar?tenho medo tbem que estando gravida eu venha a sentir dores na coluna, e como toda gravida nao poderei tomar remedios para aliviar a minha dor.O que eu faço?Me ajudem por favor!

  122. Fabrício Xavier comenta:

    17 maio, 2009 @ 9:42 PM

    Pessoal, o deputado federal Waldemir Moka (PMDB-MS) encaminhou ao ministro do Planejamento indicação para mudar o nome da espondilite anquilosante, que nas normais legais aparece como espondiloartrose anquilosante. A Indicação é a 3958/2009. Quem quiser pegar detalhes entre na página da Câmara http://www.camara.gov.br e vá em “projetos de lei e outras proposições” do lado esquerdo. Aí é só entrar com o número da indicação. Essa questão do nome tem prejudicado muitas doentes, pois os médicos peritos não têm consciência que se trata da mesma doença, mas com nome incorreto.

    INC-3958/2009 1SECM Aguardando Envio ao Executivo
    Autor: Waldemir Moka – PMDB/MS.

    Data de apresentação: 5/5/2009
    Ementa: Sugere ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão o envio de projeto de lei visando modificações no art. 186, § 1º, da Lei nº 8.112, de 1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais), que trata das hipóteses de aposentadoria por invalidez permanente. Explicação: Para retificar a denominação da doença espondilite anquilosante erroneamente denominada espondiloartrose anquilosante.

    Despacho: Publique-se. Encaminhe-se.

  123. selma luzia comenta:

    22 maio, 2009 @ 6:31 AM

    fiquei ate certo ponto satisfeita, com o conhecimento da doença, pois ja tinha feito uma romaria de ida a diversos medicos nada de diagnostico certo,ate que um neuro,conhecido meu ,mandou-me procurar um reumatologista,graças a deus acho que estou no caminho certo,depois de ler os sintomas pude observar que e as dores que sinto.

  124. Ana comenta:

    25 maio, 2009 @ 5:10 PM

    ola doutor,
    meu esposo tem escoliose destro concava, e ele trabalha numa empresa
    e faz muito esforço fisico
    neste caso tem que ficar en repouso
    muito agradecida se for atentida
    Ana

  125. vincius comenta:

    27 maio, 2009 @ 3:27 PM

    Olá pessoal tbm sou portador do EA sei que nao e uma doença facil de lhe da.
    depois de passar por varios medicos,cai na mao de um reumatologista
    entao comecei o tratamento com corticoides e antinflamatorios.
    fiquei um mes encostado pelo inss e meu tratamento foi muito bom
    so que com algums deslizes meus as dores foram voltando e piores os remedios
    nao faziam mais efeito fiquei quase um ano com o tendao dos pes inflamados
    so andava mancando e como os remedios nao estavam adiantando o medico almentou muito a dosagem dos remedio e mesmo assim nao resolvel nada
    com esse almento de dosagem veiram muitas queimaçoes e nao sei como e pq esses medicamento me feizeram engordar 10kg em pouco tempo.
    bom mas como isso tudo nao estava adiantando de nada o meu medico resolveu entao me passar um tratamento com injeçao nos primerios meses pesei que nao valia de nada a injeçao pq nao esta dando resultado algum mas com o passar do tempo percebi a melhora nas articulaçoes para agachar me movimentar tudo esta melhorando apos a injeçao, o nome da injeçao e ENBREL 50mg essa foi o melhor remedio para mim so que como o custo dela e muito caro ainda, nem todos possa ter acesso a ela infelismente
    mas vao atraz procure orintaçao do seu medico comentem com ele sobre a injeçao pq essa doença e muito triste so nos que temos sabemos o quanto ela e horrivel dores insuportaveis e varias outras coisas. fikem todos com DEUS…

  126. Weriton comenta:

    30 maio, 2009 @ 11:50 PM

    Drº muito prazer em te escrever!
    Drº foi diagnosticado que tenho Espondiite Amquiosante, a 6 meses e faço o tratamento desde ai com aceclofenaco e Sulfasalazina, so que tem um agravante tenho empre entido dores principalmente ao amanhecer.Só eu trabalho com REFRIGERAÇÃO INDUTRIAL, por tanto meu trabalho é relaciondao com baixas temperaturas e ao mesmo tempo tenho contato com a temperatura ambiente.Será que este fator faz aumentar ou melhor impedir que meu tratamento tenha sucesso? Muito obrigado doutor, agradece ua resposta!!!

  127. Fabrício Xavier comenta:

    7 junho, 2009 @ 9:39 PM

    VEJAM A MENSAGEM QUE MANDEI À MINISTRA DILMA ROUSSEF:

    Sra Ministra Dilma,

    O deputado federal Waldemir Moka (PMDB-MS), que é médico, encaminhou à Casa Civil a Indicação 3958/2009 que altera o nome da doença de ESPONDILOARTROSE para ESPONDILITE nas normas legais.

    Sou portador dessa doença, que é muito agressiva. Temos sido discriminados pelos médicos peritos do INSS por conta desse problema de nomenclatura.

    Por favor, essa doença é muito grave, muito mais do que pensa o governo, principalmente o INSS.

    Ela não ataca apenas a coluna lombar ou região sacroilíaca. Ele ataca tudo na pessoa acometida por esse mal. Tenho dores horríveis, do pescoço (com torcicolos diários) até a sola dos pés.

    E o INSS só aposenta quem apresenta problemas na região sacroilíaca, quando há erro grave porque a doença torna a pessoa inválida por causa de outros agravamentos.

    Segundo a Medicina, os órgaos e tecidos mais afetados pela espondilite anquilosante são:

    - Articulações da coluna vertebral;
    - Outras articulações (articulações dos quadris, ombros, joelhos, entre outras);
    - Ossos;
    - Olhos;
    - Coração, pulmão e sistema nervoso central;
    - Pele;
    - Intestino.

    Por favor, ministra, esperamos resposta rápida a essa Indicação, uma vez que o referido deputado nos informou que tentou entrar com projeto lei, mas tal processo é inconstitucional porque modifica o Regime Jurídico dos Servidores Públicos.

    Veja a tramitação da Indicação que se encontra em poder de seu ministério:

    Proposição: INC-3958/2009 -> Íntegra disponível em formato pdf

    Autor: Waldemir Moka – PMDB /MS

    Data de Apresentação: 05/05/2009

    Apreciação: .

    Regime de tramitação: .

    Situação: 1SECM: Aguardando Resposta .

    Ementa: Sugere ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão o envio de projeto de lei visando modificações no art. 186, § 1º, da Lei nº 8.112, de 1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais), que trata das hipóteses de aposentadoria por invalidez permanente.

    Explicação da Ementa: Para retificar a denominação da doença espondilite anquilosante erroneamente denominada espondiloartrose anquilosante.

    Despacho:

    6/5/2009 – Publique-se. Encaminhe-se.

    Última Ação:

    6/5/2009 – Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) – Publique-se. Encaminhe-se.

    21/5/2009 – Primeira Secretaria (1SECM) – Remessa por meio do Ofício 1ªSec/RI/E nº 875/2009, à Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff.

    Obs.: o andamento da proposição fora desta Casa Legislativa não é tratado pelo sistema, devendo ser consultado nos órgãos respectivos.

  128. Indiara comenta:

    15 junho, 2009 @ 10:16 PM

    Olá pessoal,
    Gostei muito do artigo,é muito esclarecedor. Principalmente os comentários aqui existentes. Pelo menos a gente não se sente tão sozinho.
    Sou portadora de espondilite anquilosante, diagnosticado em 2000. Tenho 36 anos. Fiz tratamento com Azulfin durante 7 anos. Desde 2007 as dores tem aumentado, mudei a medicacao e passei a tomar metrotexato. Nao tive muita melhora, minha medica aumentou a dose do metrotexato e voltei a tomar o azulfin conjugado. Faço exames de sangue periodicamente . O VSG e a Proteina C baixaram consideravelmente com esse tratamento. As dores no quadril cederam um pouco, mas ainda preciso tomar anti inflamatorio com frequencia para dormir melhor. Ate ter o diagnostico tambem passei por diversos médicos, acabei indo em um reumato por indicacao de um amigo, tambem portador de espondilite. Fiz o exame HLA-B27 4x tendo resultados diferentes em todos eles (- + indeterminado e pedindo p refazer). Com o raio X e a cintilografia foi entao diagnosticado. Este ano fiz uma ressonancia na parte sacro-iliaca onde tambem aparecem os desgastes bi laterais.
    Essa doença realmente desgasta a gente, a fadiga eh constante…mesmo cansada a gente nao consegue ficar na cama. A gente se supera a cada dia p/ fazer coisas banais…tive que parar de fazer academia de tanta dor, fiz fisioterapia esses ultimos meses e ajudou bastante., pelo menos as dores nas costas diminuiram muito. Faço massagem uma vez por semana, ameniza.
    Tive indicacao medica para iniciar Pilates, alguem ja fez? deu resultado?
    Doi p/tossir, dificuldade p/ espirrar…e ultimamente tenho sentido fortes dores no peito…parece que a gente esta sempre com aquela sensaçao de angustia…de aperto…
    Enfim pessoal, achei que deveria deixar um depoimento. É dificil encontrar um espaço p/ trocar informacoes sobre esse tema. Sucesso a todos nos seus tratamentos.

  129. MÁRCIA CRISTINA comenta:

    19 junho, 2009 @ 9:12 AM

    TENHO 34 ANOS ESTAVA TRABALHANDO COMO AX DE LIMPEZA ,HÁ 3 MESES COMECEI A SENTIR UMA FORTE DOR LOMBAR MAS NO COMEÇO DAVA PARA SUPORTAR AI SO TOMAVA UM COMPRIMIDO E DEIXAVA PARA LÁ; HÁ MAIS OU MENOS 2 MESE FUI AO MÉDICO SEM NEM CONSSEGUIR COLOCAR O PÉ NO CHÃO QUANDO ELE EXAMINOU ACHOU QUE ERA O NERVO ASSIÁTICO MAS DEPOIS DO RX VIO QUE SE TRATAVA DE UMA ESCLEROSE LOMBAR, TOMEI VARIOS REMEDIOS,ENJEÇÃO, FISIOTERAPIA E NÃO RESOLVEU NADA E PARA COMPLETAR ESTOU COMPLETAMENTE TORTA COMO SE FOSSE TOMBAR PARA O LADO DIREITO E A DOR É CONSTANTE NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO ATÉ SAI DO EMPREGO PORQUE AS DORES ERAM DE MAIS E EU NÃO CONSSIGUIA DORMIR .E EU GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO AO AUXILIO DOENÇA? OBG ESPERO RESPOSTA.

  130. João L. Amaral comenta:

    28 junho, 2009 @ 11:29 PM

    Tenho 43 anos, e descobri à 6 meses que sou espondiliaco. Faço tratamento com sulfasalasina e indometacina a 4 meses e tenho a impresão de que, depois que passei a tomar esses medicamentos, passei a sentir dores em regiões das quais não doiam,como: cotovelos,joelhos,musculos e nervos.O que poderia estar acontecendo?

  131. olenir comenta:

    1 julho, 2009 @ 4:56 PM

    perguntem para o seu médico sobre EMBREL..

  132. margareth rose comenta:

    3 julho, 2009 @ 6:11 AM

    Estou desiludida pois sinto uma dor muito forte na altura da bacia do lado esquerdo, a minha micção é dolorida, fiz ressonãncia deu pequeno comprometimento de L4 e L5, assim como a tomografia que deu resultado semelhante apenas com observação de vário osteofitos. No raio X de bacia deu flebolitos somente e no mais normal. Já usei todos os medicamentos indicados: dexalgem, dexacitoneurim, tramal, piroxicam… Enquanto estou tomando não sinto nada., é só parar que volta tudo. O perito do trabalho disse que não tenho nada e que simulo dor, mas eu sinto dores fortes sim… O que fazer?

  133. mylena comenta:

    10 julho, 2009 @ 6:05 AM

    meu pai se chama levi e ele tem espondelite, o estágio de sua doença ja e bem avançado
    ele sente dores constantes,a doença so não tomou conta de todo o seu corpo porque
    os médicos disem que ela esta na frente do seu corpo e porque ele tem também bico de “papaguaio” atrás das sua costa por isso que a doença não chegou no pescoço, nois sabemos que se a doença chegar a todo o seu corpo ele pode ter até problemas para atravessar a rua,todos médicos pediram parar ele parar de trabalhar pois o seu trabalho era muito pesado”pedreiro” você imagina? então ele tomou o concelho do médico e parou. todos os seus remedios são muitos pesados ele já tomou tilex.e agora não para de tomar diclofenacum de sódico. mas a pergunta que até hoje eu pergunto é essa doença aposenta?

  134. Leiane comenta:

    11 julho, 2009 @ 12:34 PM

    Tb fui diagnosticada com Sacroeleite bilateral há três anos, no inicio fiz uso de piroxicam e as dores praticamente sumiram. No entanto voltei a ter dores principalmente no tempo do frio. Não estou fazendo o uso continuo do medicamento, tomo nos periodos de dor.
    Tenho dores no quadril, e há dois meses fui reumato para saber como seria o tratamento se eu engravidasse, pois quero muito engravidar nos próximos meses daí ele me disse pra conversar com o ginecologista, o mesmo me disse que neste caso eu não posso fazer nada se sentir dores, somente uma hidroginástica.
    Por favor alguém já passou por isso?
    Aguardo um contato.

  135. Gustavo comenta:

    13 julho, 2009 @ 9:11 PM

    Preciso de ajuda!!!

    Meu Pai tem 47 anos, a + ou – 4 anos vem sofrendo com essa doença “Espondilite Equilosante”, ele está fazendo o tratamento no HC(Hospital das Clinica/SP), já fez cirurgia no joelho pra ele poder esticar, só que ele sente muita dor, os remédios parecem não fazer efeitos, hoje ele se encontra numa cama debilitado precisando de ajuda pra tudo, ele não consegue ficar em pé, ele está com a coluna curvada, não mexe o pescoço, não levanta os braços, ta sendo muito dificil pra mim ver o sofrimento do meu Pai, não sei + o que fazer.
    Gostaria de uma indicação, nem sei se existe, uma clinica que trate disso que ele possa ficar lá e ter um acompanhamento de um profissional.
    Muito Obrigado.
    Aguardo Retorno

  136. Josilene comenta:

    19 julho, 2009 @ 6:30 AM

    Na verdade ainda não sei qual é a causa das minhas dores, sinto dores fortes e constantes na bacia, que irradiam para as coxas, muitas vezes não consigo andar, pois as dores retiram as forças do quadril e das pernas, analgésicos não melhoram, passei 8 dias internada tomando analgésicos venal e vitaminas, não houve melhora nenhuma, cada vez que vou a um medico, recebo novo diagnostico, inflamação ciática, hérnia de disco, inflamação lombar, bico de papagaio, há um ano que a dor é constante, esta sempre lá, e quando piora fico sem andar, e sem esticar o corpo, tenho que ficar na posição fetal deitada ou sentada, por pouco tempo, pois logo tenho que mudar a posição. minha vó morreu decorrente de câncer nos ossos, não sei mas o que fazer.

  137. Julio Augusto Soares comenta:

    1 agosto, 2009 @ 5:14 PM

    BOM, EU NEM SEI PORQUE ESTOU ESCREVENDO, TODAVIA, DEVE RESSALTAR QUE SEGUNDO O DIAGNOSTICO MÉDICO, TENHO EA. DESDE CEDO, AOS 35 ANOS, QUE COMEÇOU, NA COLUNA CERVICAL E FOI PROGRESSIVAMENTE ALASTRANDO. O QUE RETARDOU OS SINTOMAS FOI A MINHA DISCIPLINA NO EXERCÍCIOS E TOMO A INDOMETACINA, ASSOCIADA A PARACETANOL E UM RELAXANTE. O MEDICO PRESCREVEU E EU MANDEI MANIPULAR. Tomo este remedio a mais de 10 anos. tem sido muito bom. Estou com 59 anos e ando de Bike e meu movimento ainda não estão muitos comprometidos. O receio que tenho é o efeito colateral que o remedio pode causar. Abraços a todos. E acima de tudo tenham fé em Deus. Milagres não tem explicação. Abraços. JUlio.

  138. Julio Augusto Soares comenta:

    1 agosto, 2009 @ 5:16 PM

    Obrigado por abrir este espaço. Julio.

  139. Nelio comenta:

    1 agosto, 2009 @ 10:03 PM

    Boa noite Julio,
    Aproveitando o seu depoimento, torna-se relevante acrescentar que os exercícios físicos – com a orientação de um profissional especializado – realmente apresentam importância ímpar no retardo ou mesmo minimização dos sintomas observados na EA. Portanto, digam NÃO ao sedentarismo e comecem a se exercitar!

  140. vilmar slominski comenta:

    3 agosto, 2009 @ 4:15 PM

    oi gostaria de converçar com pessoas que tenha espondilite .

  141. Andrea comenta:

    5 agosto, 2009 @ 8:56 AM

    Olá a todos.
    Li em um comentário acima, de Jane Rose que a mesma tem uma amiga reumatologista/homeopata e gostaria de saber se alguém tem o contato dessa médica e onde ela atua. Sou totalmente a favor de fazer uma primeira tentativa com remédios que não agridem o corpo e só depois, caso não funcione, partir para a alopatia. Claro, que considerando cada caso e sua gravidade. Fui diagnosticada pela RM com uma sacroileíte bilateral, não sinto dores apenas um pequeno incômodo quando sento numa superfícia dura por tempo prolongado, bastando mudar de posição para passar. Como está no início, gostaria de começar a me tratar com homeopatia e atividade física.
    Alguém poderia me indicar um Reumatologista que acredite na homeopatia aqui em Recife? Grata

  142. olenir comenta:

    5 agosto, 2009 @ 8:01 PM

    E ai vilmar ,se quizer trocar umas idéias meu imail é (guimouriano@yahoo.com.br)

  143. JOSIMAR SAMPAIO comenta:

    13 agosto, 2009 @ 1:20 AM

    COMPANHEIROS(AS),
    PROCUREM PESQUISAR SOBRE AUTO HEMOTERAPIA, OUVI FALAR MUITO BEM SOBRE ESTA FORMA DE TRATAMENTO DE BAIXO CUSTO.
    ABRAÇOS,

  144. Marcos Brauner comenta:

    18 agosto, 2009 @ 4:04 PM

    boa tarde !
    meu nome é Marcos Brauner tenho 29 anos, e tenho sofrido com a espondilite a +ou- uns dez anos, pois sempre corri de medico em medico e ninguem descobria nada até que a dois anos foi diagnosticada a espondilite!(estes remedios citados ai em cima ja passei por todos)
    a seis meses acabei fazendo uma protese total de quadril, e estou tomando uma ingeção chamada humira que custa em torno de 7.300,00 reais mensais, e esta me ajudando um pouco para que possa levar uma vida um pouco melhor!
    quem tiver ou quiser alguma informação pode me passar um email para b.c.d@brturbo.com.br ou ligar no meu celular 55 96069292

  145. ludecio lopes comenta:

    11 setembro, 2009 @ 11:35 AM

    boa tarde? eu sofro de sacroeleite cronica a mais de seis anos e so agora a uns dois anos veio a piorar e estou afastado dez meses,e ja fiz trez broqueio,e trinta horas de fiseoterapia;e nada veio a resolver,e o medico do inss quer q eu volto a trabalhar,eu sou carreteiro;e nao tenho condisoes de trabalhar, pois a sacroeleite e do lado esquerdo,e ando escorado por uma muleta, pois a perna esta muito fraca,e as veses, fanha e se estiver sem a muleta,eu caio,quero saber se tem cirurgia,pois os medicos,estao me errolando,quero voltar a trabalhar,o mais rapido, possivel.amo o q faso,obrigado

  146. Edair comenta:

    15 setembro, 2009 @ 4:12 PM

    Ola pessoal, sou portador de espondilite anquilosante ja faz uns 10 anos o que me levou a ler muito sobre esta doença, acabei conhecendo quase tudo sobre ela, por isso resolvi montar um blog voltado para amigos portadores. fiquem a vontade se quizerem acessa-lo e deixar seus comentarios, este é o endereço:
    http://espondiliteanquilosante1.blogspot.com
    um abraço a todos.

  147. Rose comenta:

    17 setembro, 2009 @ 11:57 PM

    Quando criança era tratada como reumatismo infeccioso.Tomei benzetacil quase que minha vida inteira, sem conTar a dores horriveis que passei dos 19 aos 30 anos.Posteiormente fui acometida por diversas crises de uveite (infecção na úvula dos olhos chegando a quase perder a visão). Na verdade recebí o diagnóstico do EA aos 40 anos. Para mim foi um choque tremendo ao saber que não havia cura e sim um tratamento bastante evasivo ao meu ver.Hoje aos 46 anos procuro ter um vida normal, claro que com minhas limitações, mas não é facil… nos momentos de crise não tenho condições nem de falar, embora seja otimista, muito jovial e resistente as dores, não estou aguentando mais conviver com ela.Sempre fui extremaente alegre e dinâmica mas sinto que estou ficando emocionalmente abalada nos momentos das crise.Como hoje por exemplo….

  148. william ralf alves comenta:

    19 setembro, 2009 @ 4:09 PM

    OLA,mmeu nome é william tenho 27 anos sou mais un sofredor como todos que aqui estao. com 20 anos ja tinha sacroileite bilateral, sofri muito até saber que era portador de EA.SO tive o diagnostico cinco anos depois pela minha medica reumatologista,sete anos se passaran e hoje tenho muitas dores no quadril,na cervical,lombar e espasmos muscular por toda coluna.ESTOU tomando metotrexato 20 mg,mas nao tenho resultado,estou tentando os medicamentos biologicos,remicade,embrel ou humira mais vou ter que entrar na justiça,porque o governo nos esclui da lista de medicamentos doados e so eses remedios podem nos ajudar nessa luta contra a doença.PRATICO nataçao duas vezes por semana e tem me ajudado muito,temos que ter fé em DEUS e lutar por nossos direitos para um dia nossos governantes olharem para nos e nos fornecer a tal medicaçao sem ter que brigar na justiça por saude.FIQUEM TODOS COM DEUS,EU SEI QUE É DIFICIL MAS NAO DESISTAM,LA NO CEU TEM UM PAI E VAI NOS AJUDAR.

  149. william ralf alves comenta:

    20 setembro, 2009 @ 12:49 PM

    dr Armando gostaria de saber se algum projeto de lei ja foi enviado ao governo para incluir nós portadores de EA parar recebermos os novos medicamentos biologicos. Portadores de artrite reumatoide ja recebem esse tratamento, que pode chegar a 2,500 uma ampola,nossa infermidade é tao seria quanto a artrite,mesmo assim estamos desamparados e queremos ter direito tambem.Se alguem souber por favor me responda. Vamos solicitar aos deputados que criem um projeto para nos favorecer. Obrigado, espero resposta.

  150. Anna Luísa comenta:

    28 setembro, 2009 @ 9:48 AM

    Dr. Armando meu noivo foi diagnosticado com Espondilite Anquilosante há 01 semana.Moro em Vitoria-ES e estou à procura de uma BOM reumatologista para acompanhá-lo.O Sr poderia me sugerir algum?
    Grata!!

  151. william ralf alves comenta:

    29 setembro, 2009 @ 4:28 PM

    Anna luiza procure um reumatologista na sua cidade,quanto antes começar o tratamento melhor para evitar as deformidades.pergunte ao dr sobre os medicamentos biologicos,leia os meus comentarios acima do seu e vai entender melhor.temos que lutar contra essa doença terrivel,pesquize sobre a vacina anti-brucelica, o medico que a descobriu mora perto deve voce em guarapari ES,ele dis ter curado muitos pacientes reumaticos com a vacina.Se descobrir alguma coisa do tratamento nos informe,estou muito longe de Espirito Santo. fique com Deus e de forças ao seu noivo,só quem tem EA sabe oque é. Fé em Deus ele é fiel…..

  152. alciney comenta:

    7 outubro, 2009 @ 5:14 PM

    parabens pela informacao pois apos 12 anos com esse problema hoje fiquei informa do o q e realmente

  153. cleriston amaral comenta:

    13 outubro, 2009 @ 2:25 PM

    olá dr, sofro com muitas dores nas articulaçoes
    essas dores sao mais frequentes nos tendoes!
    ja faço acompanhamento médico a mais de 3anos
    mais eles ainda nao mim deu o diagnostico corre to
    pelo que obs: nos depoimentos acho que tenho espondilite,
    tambem ja fiz todos os exames necessarios
    isso pode ser espondilite?

  154. EDSONLUIZ DE PAULA comenta:

    16 outubro, 2009 @ 1:04 PM

    Meu filho é portador da Ea faz cinco anos já passou por todos esses medicamento.
    Hoje está tomando o ENBRELL, METREXATO, tem uma vida normal trabalha estuda pratica esporte pratica tenis de mesa. gostaria de ter mais informação sobre a doença.

  155. william ralf alves comenta:

    16 outubro, 2009 @ 3:15 PM

    Edson como vc conseguiu o ENBREL para seu filho,estou tentando mas não consigo.Todo tratamento que ja´fiz não da certo,estou desesperado, por favor me informe quero voltar a viver sem dor…..

  156. João l. Amaral comenta:

    27 outubro, 2009 @ 7:01 AM

    Bom dia! Tenho 43 anos e recentemente ,descobri que sou portador de EA,com sacroeilite bilateral. Gostaria de saber em qual estagio que a doença precissaria estar para eu en trar com o pedido do beneficio, já que não estou respondendo ao tratamento com Metotrexato e antiiflamatórios?

  157. vilmar slominski comenta:

    27 outubro, 2009 @ 4:20 PM

    gostaria de conversar com pesoas que tenha E A pois eu tenho essa doensa a 3 anos
    e sinto dores todos os dias sera que isso è normal meu endereco è
    vilmmar79@gmail.com obrigado

  158. Mireli comenta:

    30 outubro, 2009 @ 6:24 AM

    bom dia tenho um caso em minha familia de espondilite minha mae tem , o medico dla pediu para que eu e meu irmão fizessemos o exme para ver se temos tambem .atualmento estou com muita dor na coluna estou esperando para ver o resultado dos exames .Meu irmão ja tem bico de papagaio na coluna segundo o raoi x que se faz da bacia .isso ja é um indicio de espondilite nele? obrigada

  159. william comenta:

    31 outubro, 2009 @ 10:47 AM

    gente venho lhes informar que vinha sofrendo de EA a mais de sete anos, usei todos medicamentos que puder imaginar e nada adiantou.tentei o enbrel mas ainda não consegui o tratamento.foi então que resolvi fazer AUTOHEMOTERAPIA,estou na quinta sessão e as dores estão desaparecendo,é imprecionante o resultado,não preciso tomar mais aquele tanto de remedio.pesqisem sobre o assunto e comessem já o tratamento.eu tomo dez ml ,cinco no braço e cinco na nadega.AUTOHEMO É SÓ ALEGRIA, NOSSO SANGUE NOS CURA,GRAÇAS A DEUS.Se tiverem alguma duvida perguntem e eu respondo aqui nesse site.

  160. paulo teodoro oliveira comenta:

    5 novembro, 2009 @ 3:15 PM

    gostei muito dos comentários deste site, sofro dessa doensa já faz uns dez anos, mas somente agora um ortopedista iluminado por Deus me deu o diagnóstico (HLA-B27 POSITIVO)

  161. paulo teodoro oliveira comenta:

    5 novembro, 2009 @ 3:23 PM

    boa tarde, gostei muito deste site, já faz 10 anos que sofro com essa doensa, mas só agora fui diagnosticado por um ortopedista iluminado por Deus (DR Fernando Nunes Matos) contei pra ele min ha vida sofrida e ele de imediato me pediu este exame, agora me encaminhou para um reumatologista para em conjunto, possam definir qual o melhor tratamento para mim, apesar de ter ficado muito triste pela gravidade dessa doensa, tambem fiquei feliz, pois agora sei o que tenho realmente e posso tratar com objetividade.

    sou bombeiro militar e já estou ficando depressivo, pois muitas das atividades que fazia, não consigo mais devida a intensidade da dor.
    gostaria que algum profissional comentasse esse caso.

  162. william comenta:

    7 novembro, 2009 @ 11:08 AM

    Paulo teodoro, não sou medico mas a sete anos venho sofrendo como vc, por isso temos que trocar esperiencias para achar a saida,como vc foi dignosticado de pouco posso te dizer que a luta é grande mas vamos vencer.Eu estou encostado a um ano pelo inss, não consigo trabalhar pois tenho desgaste nas articulaçoes do quadril,dos ombros e dor por toda coluna , ja tentei todos os tratamentos mas nada adiantou e agora estou tentando os medicamentos biologicos, mas só o governo pode custear o tratamento ,quase vinte mil por mes, mas esse tratamento e a nossa chance de sair dessa, se não conseguir terei que entrar na justiça contra o estado.estou sempre buscando tratamentos auternativos,foi ai que decobri a autohemoterapia ja estou na sexta aplicação e me sinto bem melhor,as dores estão amenizadas e por isso fasso e recomendo pois temos que tentar de tudo.Paulo fale com seu medico sobre os medicamentos biologicos { embrel } pesquize na net ,e tambem sobre autohemoterapia se quizer pode perguntar e eu respondo aqui mesmo ou por email. UM ABRAÇO FIQUE COM DEUS VAMOS VENCER ESSA DOENÇA TODOS JUNTOS,FÉ EDM DEUS……….

  163. Marcelo comenta:

    7 novembro, 2009 @ 11:13 AM

    Olá, gostaria se possível saber o que significa essa conclusão da minha ressonancia.
    Acentuada escoliose anquilosante lombar de convexcidade d. . , protusoes discais em L3L4 e L4L5 S1 com Discopatia degeneratia T12 Espondilose lombar.

  164. joão l. Amaral comenta:

    9 novembro, 2009 @ 11:36 AM

    Boa tarde! Meu nome é joão e descobri através de tomografia, que tenho sacroilite bilateral. Gostaria de conversar com pessoas que tenha conseguido receber auxilio junto ao INSS para saber o que devo fazer e se nos dá direito de termos transporte urbano gratuito como metro onibus etc.,

  165. João L. Amaral comenta:

    9 novembro, 2009 @ 11:55 AM

    Para WILLIAM! R ecebi seu email,vou conversar com minha médica hoja as 16 horas, vou tentar a aoutohemoterapia. Gostaria de saber de voce, o que foi necessario para voce conseguir o beneficio junto ao INSS, Pois estou a quase 2 anos parado e minha médica não dá meu laudo. Se voce puder passar seu email para trocarmos ideia, ficarei grato!

  166. Anônimo comenta:

    10 novembro, 2009 @ 5:32 PM

    João amaral, estou encostado pela segunda vez, a primeira em 2007 fiquei sete meses e votei a trabalhar, trabalhei um ano e meio e não aguentei de tantas dores, por isso estou encostado dinovo desde janeiro deste ano. Graças a minha medica reumatologista que me faz otimos laudos e eu nunca fui cortado no inss.João, nós que somos portadores de espondilite temos direitos previdenciarios previsto por lei, pesquise sobre direitos previdenciarios de portadores de EA.Quanto a autohemoterapia
    não fale esse assunto com seu medico, eles são contra essa tecnica ,eu faço de sete em sete dias dez ml,cinco no braço e cinco na nadega e tem ajudado muito, procure um enfermeiro ou uma pessoa que saiba pegar uma veia e aplicar injeção,estou esperando resposta do governo do estado para liberarem o enbrel{medicamentos biologicos} pois ate agora nenhum tratamento deu serto, já tomei sulfassalazina,metotrexato,varios tipos de anti inflamatoreo,cortizona mas nada adiantou só ameniza um puoco.Pesquize sobre o enbrel dizem ser nossa salvação.estou com problema no meu email, por isso vamos trocando esperiencias pos esse site,qualquer duvida pergunte e responderei aqui mesmo. ATE A PROXIMA……

  167. william ralf comenta:

    11 novembro, 2009 @ 11:05 AM

    João amaral o comentario acima é meu desculpe esqueci de por meu nome.William Ralf

  168. Priscila G comenta:

    13 novembro, 2009 @ 3:42 PM

    Boa tarde! Meu nome é Priscila, tenho 29 anos e tive um acidente 1 ano e 4 meses atrás, torci meus pés e atingiu o tendão de aquiles do lado direito. Fiz fisioterapia e não senti mais dores. Há pouco tempo comecei a trabalhar de pé, ficava +- 10h em pé, com isso comecei a sentir dores insuportáveis nos meus pés. De um 1 mês para cá, sinto altas dores em todo o meu corpo, principalmente nas articulações, além de formigamento e sensibilidade. Não estou conseguindo andar direito pois sinto muitas dores, com isso estou desempregada. Meu médico (orto/trauma) me passou uma cintilografia óssea, hoje peguei o resultado que deu na conclusão: Compatível com Sacroileíte bilateral. Na atividade relativa Sacro-ilíaca direita: 3,9 e esquerda: 4,3. O QUE SERIA ISSO? Alguém pode me ajudar? Pois só vou estar com o meu médico no final do mês e por acaso eu marquei uma reumatologista mas só vou ser atendida no final do mês também. Desde já, grata!

  169. Maximiliano faleiro silva comenta:

    17 novembro, 2009 @ 12:16 PM

    Boa tarde. Eu sou o Max tenho 28, e a 11 anos sofro com essa doenca. ESPONDILITE ANQUILOSANTE E de uns anos pra ca ando sentindo mtas dores, na regiaõ lombar. e a minha maedica fala que a doenca naõ evoluiu, ela esta so no quadril. Naõ consigo mais dormi, nao sei o que eu faco, minha vida esta ficando mto dificil pois saõ dores teriveis, consigo andar consigo trabalhar, mais sempre com os movimentos sempre limitados. E a unica coisa que eu quero e ter ida um ritimo de vida normal. Tomar cervejinha com os meus amigos, ter ritimo de o vida e naõ ser uma farmacia ambulante eu gasto $ 600,oo reias de remedios por mes.. meloxil, belserol,torcilax,tantrilax,indocid 5o mg, tandene,paco 5oo gm, vindo a sentir tanta dores estou tendo uma ensofagite, fora as gastrite. Agora pra variar estou emagrecendo por dia, protetor de estomago ja conheco todos. ja conheco mais remedios que os propios farmaceuticos. ALGUEM PODE ME AJUDAR?????

  170. ivaldobotelho comenta:

    17 novembro, 2009 @ 8:10 PM

    Maximiliano faleiro silva, em primeiro lugar esqueça a cerveja, isso não é bom para vc! segundo, procure fazer exercicios, caminhar por exemplo. Se vc puder troque de medico, pois vc esta tomando muito medicamento e não esta resolvendo. Passe a tomar banho, a noite, quente antes de dormir. os medicamentos tantrilax, torcilax, belsero e paco 500gm, são fracos para esta doença. Procure tomar somente o indocid, mas tome tb o omemprazol. Mas mude de medico, as vezes um medico tem mais experiencia que outro! eu tomo indometacina 25mg(medicamento manipulado em farmacia), este é o mesmo que indocid. MAS LEMBRE-SE, SÓ TOME MEDICAMENTO COM CONSULTA MEDICA, OK!!

  171. william ralf comenta:

    18 novembro, 2009 @ 10:54 AM

    Max o unico meio para melhorar são os medicamentos biologicos {enbrel} pergunte ao seu medico sobre ele e pesquize na net. pesquize sobre autohemoterapia eu faço, e tem ajudado enquanto não consigo o enbrel. valeu…….

  172. WILLIAM RALF comenta:

    19 novembro, 2009 @ 7:08 AM

    Ivaldo botelho, gostaria de saber se o indocid é um bom medicamento para aliviar as dores e a rigides matinal,vale……….

  173. João l> amaral comenta:

    19 novembro, 2009 @ 7:15 AM

    William Ralf e Antonio! Obrigado pelas respostas!! Em 1 lugar acho minha médica muito ruim,tenho HLA-B27 positivo, fator reumatóide negativo, tomografia acusando sacroilite bilateral, e mesmo assim ela não consegue chegar ao laudo, porque primeiramente ela me disse se o HLA-B27 fosse negativo,não queria disser que eu não era espondelitico e se desse positivo não queria disser que tambem que eu tinha a doença, em fim , ao invés dela me esclarecer ,ela acaba me confundindo mais ,e tenho a sensação de que sou cobaia dela , pois já estou testando o 3 medicamneto com ela sem sucesso. Indometacina,sulfassalasina e agora Metotrexato, fora os antiflamatorios como Voltarem, diclofenaco, Tandrilax entre outros sem resultados satisfatórios! Dia 8 de dezembro tenho consulta novamente, se ela não chegar ao laudo, mudarei de médica,pois já falei a ela sobre minha condição financeira, mas parece que para ela é indiferente,e já vão fazer 2 anos que eu não consigo trabalhar, não pago minhas contas, dependo da bondade de familiares e dos outros para continuar a manter minha dignidade,sendo que sou habituado a ter minha independência financeira à anos, então como bom brasileiro e amante de politica, gostaria de fazer valer meus direitos!Obrigabo!!

  174. João l> amaral comenta:

    19 novembro, 2009 @ 7:49 AM

    William, já tomei o Indocid e para mim foi péssimo! Tive dores de cabeça terriveis e todo dia pela manhã ao assoar o nariz, saía sangue!, mas pode ser que para voce ele dê resultado!Boa sorte!

  175. João l> amaral comenta:

    19 novembro, 2009 @ 8:05 AM

    William Ralf/ Antonio. Bom dia! Agradeço pelo retorno e gostaria de enfatizar que, acho minha médica péssima ,porque tenho HLA-B27 positivo,fator reumatóide negativo,tomografia acusando sacroilite bilateral e mesmo assim ela disse que não consegue ainda chegar ao laudo?Primeiramente ela me disse que se o resultado do HLA-B27 fosse negativo,isso não queria disser que eu não tinha a doença e se desse posito que eu tivesse, em fim ,ao em vez de ajudar ela me confunde mais! Diaz 8 de dezembro tenho consulta novamente com ela, e se ela recusar a dar o meu, laudo vou denuncia-la ao conselho regional de medicina e vou procurar outro médico,pois já falei à ela que estou parado desde o ano passado,mas parece que nossa vida financeira não interessa muito aos médicos,tenho minha dignidade e gostartia de poder mante-la ,e como admirador de politica,fazer vaer meus direitos!Já estou testando o 3 remédio com ela sem resultados,Indocid, sulfasalasina,metotrexato dentre outros e nada até agora do laudo e continuo com dores, com a vida parada e com uma médica que parece nem se importar com isso. É o fim!!

  176. william ralf alves comenta:

    20 novembro, 2009 @ 7:08 PM

    João amaral obrigado pela resposta, se vc quiser meu email é: ELAINEWILLIAM10@HOTMAIL.COM para trocar experiancias ,me aceite no msn para conversarmos.um abraço……

  177. Márcia comenta:

    21 novembro, 2009 @ 8:39 PM

    Oi, tbm tenho espondiloartrite só descobri isso no inicio desse ano, mais já venho sentindo essas dores desde 96 quando engravidei, depois que meu bebe nasceu passei algum tempo sem sentir nada, até achei que era por conta da gravidez mesmo, fiquei muito pesada, a dor era só do lado direito do quadril até o pé, fui a varios médicos e nada até ser encaminhada para uma reumatologista, feito os exames foi com confirmado esse problema, faço tratamento com sulfasalazina, metotrexato e scaflan.
    Agora vou começar outro tratamento, aplicando medicamento na veia, as dores agora vai por toda parte, nas mãos, na perna esquerda, incha, fico de cama, acordo de madrugada chorando de dor…o que mais posso fazer para aliviar essas dores? minha medica não falou nada sobre mudar a alimentação, fazer caminhada, perder peso.

  178. william ralf alves comenta:

    23 novembro, 2009 @ 9:29 AM

    marcia esse medicamento que voce vai começar e aplicar na veia é o medicamento biologico REMICADE ? Se for como vc conseguiu? estou tentando outro tipo de biologico o ENBREL mais esta dificil de conseguir.um abraço…….

  179. william ralf alves comenta:

    26 novembro, 2009 @ 9:11 AM

    PARA: João amaral , voce tem que precionar sua medica a te dar o laudo evidenciando ser portador de EA,eu conheço um portador de EA que tem o HLA B27 NEGATIVO, e mesmo assim tem o laudo medico como portador de espondilite anquilosante, pois ele tem sacroileite bilateral e rigidez por toda coluna,esses sintomas mostrados em raio x ou ressonancia ,junto com o VHS alterado ja servem como prova. Peça a ela pra caprichar no laudo é assim que eu faço e estou encostado a um ano,se ela não fizer procure outro medico que possa te ajudar, e pergunte sobre o ENBREL,corra atras de seus direitos, se for preciso acione um advogado ele pode te instuir melhor.VAI COM FÉ……

  180. Renato comenta:

    28 novembro, 2009 @ 5:35 PM

    “No intestino grosso encontra-se a Klebsiella Pneumoniae. Este bacilo tem uma estrutura bastante similar à estrutura do gene HLA-B27 (Human Leukocyte Antigen B27, moléculas presentes na maioria das células, especialmente em doentes com ea). Por essa razão, os anti-corpos responsáveis pela destruição do bacilo, destroem também as células deste gene.

    A destruição das células do gene HLA-B27 causa a deterioração da coluna vertebral, causando a inflamação e, consequentemente, as dores.

    Ao reduzir a população de bacilos Klebsiella, diminui a produção dos anticorpos responsáveis pela sua destruição. Logo, as células do gene HLA-B27 não são destruídas e, assim, a inflamação decresce fazendo a dor desaparecer.

    Os bacilos Klebsiella alimentam-se de açúcares derivados de amido”

    Fonte: http://espondiliteanquilosante.wordpress.com/amido-klebsiella-hla-b27/

    Existem inúmeros depoimentos comprovando que a Espondilite reduzem drasticamente com a dieta.

    - Converse com seu médico;
    - Passe esta informação adiante;
    - Pesquise por: a) espondilite+Klebsiella+Pneumoniae, b) espondilite+HLA-B27, c) dieta+sem+amido, d) dieta+espondilite

    – Que Deus te ilumine.

  181. Renato comenta:

    28 novembro, 2009 @ 5:48 PM

    Outra conclusão que dá pra fazer sobre o amido versus EA é que, como se sabe, na idade mais avançada, o amido é aproveitado mais lentamente pelo organismo. Coincidentemente, sabe-se que EA também diminui com a idade.

  182. jose rinaldi comenta:

    30 novembro, 2009 @ 12:36 PM

    tenho sintomas de dor nas nadegas alternados desde os 12 anos de idade, mas eram leves e como eu na época ja trabalhava na lavoura axava que poderia ser por esforço fisico e nem ao medico ia; e aos 21 anos de idade as dores começaram a aparecer nas costas rigidez ao levantar cedo, aos 25 anos a rigidez começou a percistir durante ao dia sempre que eu me sentava e ficava mais de 1minuto sentado e começou a dar nas costelas e no peito e dificuldade para sair da cama tendo que na maioria das vezes mais rolar o corpo para fora da cama do que levantar, ai fiz um um exame de raio x , mas o medico disse que eu tinha um desvio e um bico de papagaio e que quando doesse era para tomar antiflamatorios e so!! e fiquei tomando antiflamatorios por 6 anos,[ diclofenaco e composto..} hj aos 31anos de idade tive uma crise muito forte que me deixou impossibilitado de trabalho com inflamaçao cronica seguido de caibras na coluna muito forte e parece que o corpo inteiro ficou doente, ate minhas maos co0meçaram repuxar os nervos, nem sempre ao mesmo tempo mas doi todas as juntas do corpo ate dedos; e somente agora os exames radiologicos fisicos de sangue tomografia, estao afirmando espondilite anquelosante ja com consequencias grandes; estou em tratamento fiseoterapeuta, remedios; so que com limitaçoes do sus, consegui pagar um ortopedista, mas é duro fazer um tratamento a risca quanto tem limitaçoes financeiras!!!! obrigado e é so um desabafo de alguem que aos 31 anos esta descobrindo algo novo que nao gostaria de descobrir….de normal a incapaz é muito dificel.

  183. Olenir comenta:

    30 novembro, 2009 @ 7:24 PM

    Meu nome é Olenir, ja deixei outros depoimentos aqui nesse site, sou portador de EA tbem como a maioria que aqui se encontra
    Eu consegui a ineção EMBREL a alguns meses e Peço a Deus nosso Senhor que todos voceis lutem e consigam esse medicamento pois eu leios todos os comentarios que voceis deixam aqui sinto na minha alma compaixao e ao mesmo tempo me sinto inutil por nao poder ajudal-os a conseguirem a injeção pois foi ela que amenisou a dores que sentia. Gente lutem não desistam nao esmureçam ainda a uma saida , a uma luz , eu sei que gente que tem lutado pra conseguir a injeçao e nao tem conseguido mas acreditem e confiem que Deus dara uma saida a cada um abraço..

  184. william ralf comenta:

    3 dezembro, 2009 @ 11:48 AM

    olenir, como voce fez para conseguir o embrel? estou tentando mas não consigo junto a secretaria de saude do estado,por favor se puder nos ajude e diga que meios vc usou para conseguir esse tratamento. valeu……..

  185. Tania Moreira comenta:

    3 dezembro, 2009 @ 3:07 PM

    Estou com ESPONDILITE ANQUILOSANTE, entao se nao tiver tomando rememdios posso tomar bebida alcoolica???
    comer marisco, carangueijo etc.. faz mal?
    Obrigada, reponda-me por favor

    Tania

  186. Olenir comenta:

    3 dezembro, 2009 @ 7:19 PM

    Willian ralf
    O exame que me deu o diagnostico final de espondilite foi uma cintilografia ossea, esse exame mais o HLA B27 positivo foram essenciais para eu poder dar entrada e conseguir a injeção e um bom relatorio medico tbm ajuda muito nesse caso, é isso que eu posso dizer, ahhh e sem misturar as coisas mas eu tenho que dizer tbm pois creio muito em Deus, que pedi muito para que me mandasse a injeçaõ pois só ele e nós que sabemos o quanto é difícil . Willian se for preciso mude de medico uma duas tres vezes se precisar até que vc consiga essa benção abraço…não desista crê sempre

  187. william ralf alves comenta:

    8 dezembro, 2009 @ 12:09 PM

    Olenir, muito obrigado pela força, eu estou esperando resposta da secretaria de saude do estado, se Deus abençoar e eu sei que vai vou conseguir o embrel. Olenir, o que voce pode me dizer sobre o embrel, é eficaz contra a doença ? não vejo a hora de esperimentar. valeu…..

  188. Olenir comenta:

    8 dezembro, 2009 @ 5:37 PM

    William , sim é um ótimo tratamento para essa doença, ela para a evolução da EA não sinto as dores que eu sentia antes, porém não resolveu “todos” os problemas, porque a lesao que eu tenho na coluna ela não sara, só um milagre, mas aquela dores horriveis que sentia sumiram quase que 100% sinto uns leves encomodos, longe, longe do que ja senti , passei a viver uma vida (normal), claro que com certas limitações, no meu caso eu nao estou tomando nenhum outro medicamento so a EMBREL. boa sorte pra vc e pra todos ai… vai dar tudo certo!!!

  189. william ralf comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 9:10 AM

    Olenir, eu fiquei sabendo que os medicamentos biologicos nos deixa com a imunidade baixa, e podemos contrair algum tipo de doença viral, depois que vc começou a tomar sentiu algum sintoma ? Gostaria de saber se me tratando com embrel as dores vão sumir e principalmente a rigidez matinal, para poder voltar a trabalhar pois vaz um ano que estou encostado, trabalho o todo em pé será que vai ser possivel voltar a trabalhar? OBRIGADO………

  190. Olenir comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 1:40 PM

    willian, ja ouvi medicos falando isso tbm , mas vou falar sobre mim, até agora não senti nenhum desconforto, mal estar,ou contra indicação desse medicamento, e sobre imunidade baixa graças a Deus não sofri nenhum dano decorrente de estar com a resistencia do meu organismo fraco ou baixa imunidade.
    Quanto as dores matinais não senti mais nada e agora consigo dormir um maior tempo pois antes eu nao conseguia ficar na cama nem mais um minuto porque as dores eram terriveis, até trabalhar tbm eu tenho trabalhado muito bem boa sorte fique com Deus.

  191. Marcos Brauner comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 2:09 PM

    boa tarde!
    so para complementar!
    referente ao comentario do olenir, é isto mesmo que ele disse tomo humira a um ano e não senti nenhuma reação adversa, pois sinto muitas dores ainda, mas acredito que sem a medicação seria pior! e a unica coisa que me alivia um pouco as dores é diclofenaco potassico, mas tem um efeito curto, apenas 8 horas e da umas azias danadas, pois prejudica figado ,rins, mas fazer o que as vezes e umas dores que não da para guentar e acabo tomando para passar!
    queria saber se alguem sabe me dizer qual a diferença entre humira e o embrel?
    e qual apresenta um melhor resultado?

  192. Ivone comenta:

    12 dezembro, 2009 @ 11:17 AM

    Colegas!
    Tenho um amigo que teve diagnosticado EA, está sofrendo bastante, tudo é muito complicado quando não se tem recursos
    para o tratamento, então gostaria muito de informações sobre os tratamentos e o que posso fazer para ajudá-lo a conseguí-los
    pelo SUS. Onde podemos procurar ajuda até agora ele tem pago as consultas e a medicação, mas não sei até quando poderá pagá-las.
    A médica dele receitou Embrel, mas é muito caro e não conseguimos pelo Sus, o processo é demorado e tenho muito medo que a EA piore, a medicação que estava tomando não está dando resultado, por isso ela receitou esse. O que podemos fazer para conseguir esta medicação urgente, pois eu acho que o estágio dele está piorando, ele está com uma tosse que não melhora, ele acha que é do remédio, mas eu acho que está afetando os pulmões. Preciso dessas informações para poder ajudá-lo.

  193. Renato comenta:

    16 dezembro, 2009 @ 5:27 PM

    TERAPIA ANTIBIÓTICA PARA REUMATISMO

    Com certeza, quem tem pesquisado pode ler que a vacina anti-brucélica funciona pra algumas pessoas.

    Wikipédia:
    “A brucelose também conhecida por febre de Malta ou ondulante é uma doença crônica causada pelas bactérias do gênero Brucella, transmitida pelos laticínios não pasteurizados.”

    Logo, a vacina anti-brucélica seria somente para tal bactéria. No entanto, já nem todos conseguem sucesso com ela. Possivelmente a razão para isto seria que existem outros agentes causadores da grande quantidade de artrites existente.

    Agora leia isto com muita atenção (pode representar sua cura):

    http://rheumatic.org/faq_port.htm

    Fale com seu médico. Exija a opinião dele sobre o assunto. Se ele se mostrar contrário, procure a opinião de outros médicos.

    Grande abraço,


    Renato

  194. william ralf comenta:

    18 dezembro, 2009 @ 8:16 AM

    Olenir,ja entrei com o pedido para receber o embrel na secretaria de saude do estado, porem ja se passaram quase tres meses e nada de resposta, não sei o que fazer, as dores estão piorando e o metotrexato não adianta nada, por favor se puder me de uma dica de como proceder. valeu…….

  195. IVALDOBOTELHO comenta:

    18 dezembro, 2009 @ 9:13 AM

    PARA william ralf,

    Noto que vc esta sofrendo muito, entretanto, vc tem ido ao medico? vc tem feito exercicio? procure tomar banho com agua quente pela manha e a noite. POR OUTRO LADO, o metotrexato não é para dor, ou seja, ele não é para párar a dor! este medicamento é para que a doença não tenha evolução. Mas procure seu medico ou mude de medico. Quanto a secretaria não fornecer isso é normal, pois o pessoal de governos não tem sensibilidade, até observo isso como uma falta de respeito e de competencia. Te oriento a ir a defensoria publica, abrir um processo que será encaminhado a um Juiz, e com certeza vc vai receber este medicamento. Mas veja bem, primeiro vc tem que pegar um relatorio médico, onde o medico irá justificar a compra do medicamento, e na receita deve ficar explicado a quantidade do medicamento por mes que vc irá tomar. Caso na sua cidade não tenha Defensoria, procura a cidade que tenha, levando todos seus documentos, e tb comprovante de residencia, e não esqueça do relatorio medico e a receita medica. Eu tomo indometacina 30mg ou indocid 25mg, mas TODO MEDICAMENTO DEVE SER TOMADO E COMPRADO COM A AUTORIZAÇÃO DO MEDICO. Espero que vc melhore! Um feliz Natal

  196. Olenir comenta:

    18 dezembro, 2009 @ 3:04 PM

    Willian, como eu ja escrevi, anteriormente vc viu como eu procedi pra conseguir a embrel, acho que vc tem que mudar de medico se precisar, fazer tudo de novo fazer oque, oque nao podemos é desistir, e ja que temos que lutar contra essa doença temos que ir ate o fim, pois é em nois que ela esta, se essas pessoas que julgam esses casos tivessem esse problema que temos ou alguem da familia com certeza liberariam na hora, maaaas em fim sou eu, e vc, e nos que precisamos dar as maos, e correr atraz
    obs: é díficil entender isso, mas nada é por acso em nossas vidas…hj aprendi a dar valores em coisas que antes eu nem ligava, vou orar a Deus e espero que consiga o mais rapido possivel abraço…

  197. daniel comenta:

    24 dezembro, 2009 @ 12:53 PM

    Olá,gostaria de mais informações sobre a auto hemoterapia,tenho espondilite e gostaria que vcs me ajudassem me indicando se tem algum lugar aqui em são paulo que faiz este tipo de tratamento.

  198. Maiara Domingues Pereira comenta:

    2 janeiro, 2010 @ 10:53 AM

    Olá, meu pai sofre desta doença espondilite anquilosante já tem cerca de 4 anos. Ele já fez diversos tratamentos e atualmente usa o Enbrel. Porem ele reclama o tempo todo das dores. Seu reumatologista disse que caso ele quisesse consumir álcool isso não iria influenciar em seu tratamento. Eu e minha família pensamos ao contrário, pois desde onde temos conhecimento o uso do álcool corta qualquer efeito de medicamento. Por favor me ajudem a encontrar a resposta para este problema. Ficarei aguardando

  199. Renato comenta:

    2 janeiro, 2010 @ 2:53 PM

    Maira,

    O uso de álcool, sem dúvidas não seria recomendado – uma dieta saudável deveria ser a primeira recomendação do médico. No entanto, medicamentos como Enbrel, até contém álcool em como excipiente. No caso do Enbrel, nao há o problema de cortar o efeito do medicamento. Mas…

    …principalmente no caso da Espondilite Anquilosante, as calcificações estão presentes e são agravantes. As calcificações são combatidas com o magnésio (que por sua vez substitui o cálcio). Para absorver o magnésio, o corpo precisa estar com nível de potássio adequado. Pois bem, o álcool é grande inimigo do potássio [De Vries, Jan, Dr.H.Med.] – o álcool é o primeiro inimigo mas existem outros: o café e o açucar branco. Aliás, os refinados são nossos inimigos.

    A artigo abaixo ensina a usar o magnésio (na forma de cloreto) para resolver problemas de calcificações:
    http://www.florais.com.br/si/site/0923

  200. joão L. Amaral comenta:

    4 janeiro, 2010 @ 12:28 PM

    Boa tarde!Lendo a Folha de SP, vi uma chamada no caderno de ciência que chamava a atenção para doenças reumaticas onde diziam que uma erva chamada unha-de-gato era boa para essas doenças. Fui a uma farmacia pedi a tal erva ;cortei o Celebra, Predinisona, fiquei só com oMetotrexato e o tal chá,logo no primeiro dia senti a melhora da tal erva. Gostaria de saber se ela tambem evita o avanço da espondelite , apesar de voces serem halopaticos e não homeopaticos,existe algum estudo a respeito dessa erva, já que ela tirou quase que por completo minhas dores,sendo mais efetiva do que o Clebra ea Predinisona!Obrigado

  201. Maiara comenta:

    5 janeiro, 2010 @ 5:13 AM

    Renato,

    Muito obrigada pela sua ajuda vou levar a sua resposta ao conhecimento do meu pai sobre a importância do magnésio. Nossa você não tem ideia como me ajudou…..

  202. william ralf comenta:

    6 janeiro, 2010 @ 11:32 AM

    Olenir: depois de tanto chorar, pedir a Deus implorar por ajuda minha fé venceu,eu nem acreditei quando me ligaram dizendo que o enbrel ja estava aqui na minha cidade so esperando eu ir buscar,era tanta gente torcendo e orando por mim que Deus ouviu nossas presses e deu sua bençao na minha causa.Olenir, ja sao quase dez anos de sofrimento e dor agora vejo uma luz nesse novo medicamento,ja tomei a primeira e não tive nenhuma reaçâo.Mesmo sem te conhecer sua força e suas oraçoes me ajudaram a vencer mais uma etapa contra esse pequeno problema em nossas vidas,prefiro me referir assim a EA pois nossa fé é gigante frente a essa terrivel doença.Agradeco tambem a força do Ivaldo Botelho, e a todos que ainda não conseguiram o enbrel não desistão nunca,agora eu estarei orando por todos dessa resenha.Feliz ano novo a todos, em especial ao grande amigo Ollenir que Deus abençoe voce e sua casa e que seus dias sejam cheios de alegria e prosperidade.Estarei sempre passando por aqui para trocarmos experiencias que Deus abençoe a todos………..-

  203. Olenir comenta:

    6 janeiro, 2010 @ 4:01 PM

    Gloria a Deus!!!! Willian acabei de vir do medico, e abri o meu email, e me deparei com essas palavras, de que vc conseguiu a injeção e fiquei muito emocionado, e agradeci a Deus por isso, agora e so esperar que tudo vai mudar .
    Que essa graça, seja alcançada por todos os que a necessitam, amém….e um feliz 2010 a vc,e a todos abraço Olenir.

  204. carlos comenta:

    6 janeiro, 2010 @ 9:22 PM

    ola boa noite lie alguns comentarios pois tenho37 anos e tenho espondelite anquilozante pois vai aqui um remedio muito bom maz é bom compra com receita vamos la é uma formula combinada piroxican 20mg dexametasona 1mg , vitamina b122500mgg, orfenadrina citrato 35mg, diclofenaco de sodia 50 mg, famotidina 40mg, mande um bom Farmacêutico fazer e viva a vida cem dor não tome todo dia tome so um por semana . para eu não trava mais comprei um simulador de caminha é muito bom com ele vc trabalha toda a esqueleto e se esercita , fé em deus amigos , espero ter ajudade ha mais procura um medico primeiro antes de fazer o remedio levi a formula ao conhecimento dele fui off

  205. Roseli comenta:

    8 janeiro, 2010 @ 1:11 AM

    Olá..por favor estou morrendo de dor a 30 dias , alguem pode me dar endereços de bons ortopedistas ou reumatologistas?
    Apesar de eu estar só indo no pronto atendimento do suss e aguardando uma vaga pelo sistema susss para otopedista ,espero não morrer de dor… se puderem mandar nomes e fones de bons medicos agradeço muitto, agora são 4 da manha e não durmi de dor, amanha vou me auto medicar com Dexalgin ja que só tomo decadrom e voltarem numa crise severa..obrigada meu email caso queiram me informar e ajudar é gaya.r@hotmail.com obrigada

  206. antonio carlos vaz comenta:

    15 janeiro, 2010 @ 2:39 PM

    Boa Tarde atodos, tenho EA ha varios anos estou me tratando HC de Rib.Preto, estou afastado p/inss há 2 anos inclusive tenho nova pericia dia 18.01 agora,espero continuar afastado e conseguir minha aposentadoria, pois é muito didicil trabalhar,no meu caso sempre dirigi longas distancias, fui hoje conhecer uma pessoa que foi aposentada na primeira pericia,lutem todos p/conseguir pois temos direito, pago inss desde 1971 já contribui c/+ ou – 400.000,00 segundo proprio calculo do inss. Informo que existe associação dos prtadores reumaticos que consegue Embrel via judicial pois a vacina é muito cara.Espero ter colaborado em algo, estou a disposição p/receber e quem quiser contato me escreva

  207. carlos comenta:

    17 janeiro, 2010 @ 9:52 AM

    de carlospepozo@hotmail.com pois tenho espondelite enão me considero uma pessoa invalida ? parem de se acharem que são imcapaz tenha fé em DEUS ele vos aliviara enquanto vcs se acharem que são coitadinhos so vao piorar mais e mais pois so digo que estou incapaz quando eu so mover meus olhos pare di ter fé no homem ha medicina ajuda maz quando não tem jeito emplore para o medico dos medicos ai sim vcs vão ver que EU é so uma ilusão OFF

  208. beto comenta:

    22 janeiro, 2010 @ 1:21 PM

    tive um diagnostico pelo um exame de cintilografia ossea de sacroileite bilateral e meu ortopedista disse que tenho EA mas meu exame de sangue HLA-b27 deu negativo com o resultado desse exame de sangue mesmo assim posso esta com essa doença. Por favor se alguem puder me dar mais espricaçoes sobre isso fico muito agradecido abrigado e um grande abraço a todos

  209. william ralf comenta:

    26 janeiro, 2010 @ 1:35 PM

    Beto: a pouca tempo conheci um portador de EA com HLAB27 NEGATIVO isso e possivel sim, mas pessa explicaçoes ao reumatologista,e se for seu caso pergunte a ele sobre o enbrel,pois e o unico medicamento capaz de combater a doenca com eficasia. Boa sorte……. fé em Deus

  210. beto comenta:

    26 janeiro, 2010 @ 2:55 PM

    Obrigado William Ralf pela sua orientaçao um grande abraço

  211. william ralf alves comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 9:08 AM

    OLENIR:ja se foram duas caixas de enbrel, e o que vc me disse agora estou provando, em um mes desapareceram as terriveis crises de dor , agora posso dormir ate mais tarde, o que antes nao era possivel.Só posso dizer uma coisa quem ainda não toma o enbrel, nao perca tempo corra atras vá pedir socorro as autoridades competentes,tenho serteza que todos vão conseguir assim como eu consegui. Grande abraço a todos, e vc Olenir sobre o que disse sobre o enbrel eu assino em baixo:ENBREL É DEEZZZZ…..

  212. Olenir comenta:

    31 janeiro, 2010 @ 12:02 PM

    E irmão heim, que bom que sua hora chegou William; nao deixe de fazer uns alongamentos que isso é bom pra todos principalmente para nós, abraço! Olenir…fé em Deus sempre.

  213. ELISANGELA comenta:

    4 fevereiro, 2010 @ 2:30 PM

    sofri um acidente em 2008,um carrinho que transportava tubos onde eu trabalhava caiu em cima de mim na minha perna esquerda depois desse acidente não fiquei mais boa,vou frequentemente no médico e sempre me dá remédio fala que preciso operar e nada eu acho estranho pois nunca fala o diagnostico dos enxame. dois enxame que fiz deu o resultado bursite e tendinite não sei mais que faço até hoje sinto muitas dores e pra completar estou com dormencia e falta de movimento.está dificil e ele fala que não e do acidente é estranho pois não fiquei mais boa depoi desse acidente e é a perna esquerda que sofro até hoje

  214. daniel comenta:

    4 março, 2010 @ 11:29 AM

    Olá,gostaria de saber como faço para se aposentar,pois não aguento trabalhar por causa de tanta dor, estou desempregado e não tenho dinheiro para comprar os remédios,a aposentadoria me ajudaria muito á sair dessa situação que me encontro com muita crise,nem estou tomando todos os remédios que o médico passa por falta de recursos financeiros como por exemplo o metrotexato, só tomo diclofenaco,omeprazol e o ácido fólico que dá de graça no posto de saúde,nem tenho dinheiro para pegar um ônibus para ir ao médico,preciso da ajuda das outras pessoas para pode ir,+ mesmo passando por está situação ñão posso ser pessimista senão as crises pode aumentar como aconteceu a pouco tempo quando estava me questionando pq isto estava acontecendo comigo uma pessoa jovem ver seus sonhos ser interrompidos pela espondilite anquilosante,acabou eu tendo uma uveite por ter ficado deprimido,agora mesmo estando em crise tenho pensado só positivo em deus e procurado ser feliz,e isto está me ajudando a vencer estás crises que estou passando se eu ficar em depressão percebir que fico pior ainda,por isto quem tem está doença não tem que ficar pensando coisas negativas senão vai ser pior ainda,estou procurando ouvir e vê só coisas boas estou evitando estás noticias ruins e negativas que passa nos jornais,tv,rádio, e internet,e percebi que dei uma melhorada nas crises fazendo isto,a aposentadoria me ajudaria em muito pq não ficaria depedendo das pessoas que é ruim, estou tentando melhorar para poder trabalhar + se não conseguir como faço para se aposentar? Saudações.

  215. Maria Weydes comenta:

    9 março, 2010 @ 11:38 AM

    Daniel,

    Ainda náo conheço os detalhes para aposentadoria, mas ouvi falar que antes de aposentar você deve passar dois anos em gozo de “auxilio doença”. Você pode dar uma olhada no site da Previdência Social, que explica muitas coisas. você pode agendar uma perícia pelo telefone ou internet, para a qual você deve levar seus exames e um laudo do seu médico, explicando a sua situação de saúde e colocando o CID (código) da doença. Boa Sorte!

  216. rosangela comenta:

    11 março, 2010 @ 6:38 PM

    Gostaria que alguem me orientasse por gentileza se possivel onde fazer uma ressonancia magnetica da coluna lombar aqui em são paulo, pois nao consigo encontrar um hospital ou clinica de confiança e com preços mais acessiveis, e preciso fazer com urgência p poder realizar uma cirurgia..Se alguém souber por favor me auxilie.desde já agradeço muito. Rosangela

  217. william ralf comenta:

    22 março, 2010 @ 10:46 AM

    Daniel a unica saida para sair dessa é conseguir o enbrel, pergunte ao medico sobre ele

  218. daniel comenta:

    25 março, 2010 @ 5:18 PM

    Obrigado pela informações,no mês que vem tenho consulta com o médico reumatologista,e vou perguntar sobre remédio biológico ,vi na internet que para obter o remédio biológico enbrel têm que seguir um protocolo ,o remicade,humira,e depois o enbrel,por causa do alto custo do remédio,ñ estou vendo a hora de começar a usar o remédio biológico e se deus quiser vou ficar bom e poder ter uma vida normal e trabalhar,ñ aguento + de tanta dor na coluna,obrigado pela atenção de vcs,abraços.

  219. william ralf comenta:

    30 março, 2010 @ 7:51 AM

    Daniel vc não precisa passar por nenhum protocolo, seu medico pode entrar com pedido na secretaria municipal de saude, é só caprichar no laudo e pedir muito a Deus eu tenho serteza que vc vai conseguir.Faça como eu, depois que mandar os papeis va pedir ajuda ao prefeito ou algum vereador, eles tem influencia no governo do estado, foi assim que eu consegui e voltei a viver novamente, se de tudo não conseguir entre na justiça, pois a lei diz que é dever do estado manter a saude do cidadão.Faça como eu falei e no maximo em dois meses o embrel esta na suas mãos. FÉ EM DEUS e as demais coisas o serão acrecentadas……..

  220. Mara comenta:

    2 abril, 2010 @ 4:31 PM

    Olá. Gostei desta matéria bem explicada, pois também tenho um blog sobre meu problema de coluna e nestes anos de sofrimento sempre tive problemas também com a nomenclatura espondilite e espondiloartrose : http://www.colunalegal.com.br

  221. Mara comenta:

    2 abril, 2010 @ 4:34 PM

    E complementando gostaria de uma análise sua realmente qual é o meu caso: pois diz os textos legais que a doença grave é a espondilite, mas que nos textos legais está errado como espondiloartrose, mas porque não corrigem? e diz-se também que anquilose (fusão) só dá em quem tem espondilite, mas como fica se no meu caso tenho fusão ? pode ter fusão sendo espondiloartrose? e há médicos que dizem ser a mesma coisa???

  222. rosemeri comenta:

    23 abril, 2010 @ 6:50 AM

    no meu exame de cintilografia óssea foi diaguinosticado osteoarticular degenerativa em l5 s1 e no meu joelho direito osteoartropadia inflamatoria de grau leve fui tratada por um ortopedista onde foi preciso fase uma cirurgia foi preciso por 4 parafusos na região lombar não melhorei das dores isso que eu tenho pode ser esponditi anquilose ?? se poderem enviar respostas ao meu problema ficarei grata

  223. mario felix comenta:

    19 maio, 2010 @ 12:00 PM

    EU VINHA TRATANDO DA UVEITE 10 ANOS, FOI QUANDO EM 2009 PASSEI PELO UM REMATOLOGISTA ELE ME PEDIU 5 TIPO EXAMES E NUM DELES FOI CONSTATADO AESPONDILITE ANQUILOSANTE ENTÃO COMECEI O TRATAMENTO SO QUE EU SOU TRATORISTA DESDE QUANDO COMECEI OTRATAMENTO ESTOU TRABALHANDO DE TRATORISTA E SINTO MUITA DORES NA COLUNA E NA NUCA O QUE DEVO FAZER PRECISO DE UMA ORIENTA ÇÁO E AGRADEÇO DESDE JÁ AGUARDO RESPOSTA.

  224. Lucineia P. Stos silva comenta:

    29 maio, 2010 @ 2:48 PM

    Ola o meu marido sofre muito de EA ja por 5 anos, e hipertenço, diabetico, coluna cervical e lombar agara apareceu um nodulo no pulmao, c/ td isso o INSS nega as pericias dele ja por um anos s/ receber nada.
    Esta ja na Procuradoria da Uniao o que devo fazer p/ aposenta-lo e tratar melhor dele ? ja faz acompanhamento c/ reumato, neuro, pscicologo, pciquiatra, pneumologista, nefro, urologista cardiologistaete,,,
    o q acham q posso fazer amo ele demais ele sofre muito de dor e tb ja se encontra praticamente s/ alto estima, esta mto depressivo mais esta sempre reagindo, mais mesmo assim vejo muita tristeza no olhar dele,,, me ajudem por favor meu fone e 11-8338-4008.
    Att: Lucineia

  225. valéria cristina comenta:

    22 junho, 2010 @ 9:43 PM

    Ola eu tenho 27 anos e descubri depois de passar por varios medicos que tenho espondilite arquilosante no exame o normal e 20 e estou com 60 ,estou fazendo tratamento com 3 medicamentos e não tive sucesso o medico mandou eu entrar com documentação para conseguir o medicamento arava 20mg estou tomando a mais ou menos 2 semanas e as dores piraram estou sentindo dor na nuca não posso nem olhar para o lado ,durante o dia a dor melhora e a noite piora isso é normal sera que o medicamento ainda não começou a fazer efeito não sei mais o que fazer meus pés doem muito também .gostaria de saber se esse medicamento arava 20mg realmente é bom evejo muita gente falar que esse medicamento não pode ter filhos .
    Agradeço e aguardo respostas

  226. Francisco comenta:

    6 julho, 2010 @ 7:02 PM

    Olá pessoal!!!!
    Possuo 51 anos e nunca fui de sofrer dor. Alguns meses atrás comecei a sentir uma pequena caimbra na panturrilha direita e continuando à caminhar a dorsubia para a cocha direita. Pois bem, hoje ao caminhar(somente caminhando), a dor é enorme na bacia, lado direito e vem quase a travar a perna, tendo eu que parar de caminhar por alguns minutos, aguardar a dor passar e continuar caminhando, até chegar em casa ou ao meu destino. Explico que a dor somente acontece quando estou caminhando e em especial subindo escadas que também vem o cansaço enorme. 1,78altura, 70kg, corpo atlético. O que devo fazer ou que médico procurar?

  227. viviane comenta:

    7 julho, 2010 @ 10:43 PM

    olá zompletei agora em março 40anos,sou auxiliar de enfermagem, a 3 anos fiz exames e foi diagnosticados uma artrite reumatóide ela esta bem acentuada nos ombros,cotovelos,punhos e calcaneos, tb uma sacroileite após as cintilografias óssea, faço tratamento com o reumato e o ortopedista, sendo assim a 3 anos atras que descobriu fiquei um bom tempo afastada do serviço e qdo voltei fiquei em desvio de função fazendo serviço administrativo no hospital em que trabalho mas eu continuo com as dores sempre que faço exames nunca melhora gostaria de saber se isso me dá uma afastamento definitivodo serviço.

  228. mario felix comenta:

    8 julho, 2010 @ 9:27 PM

    EU TENHO ESPONDILITE ANQUILOSANTE E EU SOU TRATORISTA DURANTE OTRABALHO SINTO MUITA DOR ; AS VEZES ME DA VONTADE DE ABANDONAR O TRABALHO ; E MESMO TOMANDO MEDICAMENTO PEDIDO PELO MEU REMATOLOGISTA AS DORES NAÕ PARA; GOTARIA DE SABER O QUE POSSO FAZER ;E AGRADEÇO DESDE JÁ ;ESPERO RESPOSTA

  229. luciano comenta:

    22 julho, 2010 @ 7:21 PM

    ola eu tenho espondilite anquilosante preciso sabe ser esta doença tem cura ja sofro ha 8 anos
    quero saber ser esta doença se a´posenta o medico ja mendeu op laudo da doença
    espero resposta.

  230. Olenir comenta:

    23 julho, 2010 @ 5:45 PM

    Olá luciano, tudo bem seria melhor se nao tivessemos essa doença né mas enfim, cada um tem oque pode suportar.
    Essa doença é auto imune cronica ou seja nao tem cura pela medicina. só um milagre se assim vc acreditar é claro.
    Quanto ao fato de dar aposentadoria ou não isso é meio complicado mesmo que falam que a Espondilite aposenta, não é bem assim também até onde (eu) sei o portador da doença tem que estr imcapacitado pra trabalhar e precisa estar afastado por pelo menos dois anos e isso é bem complicado tem que passar por peritos do (inss) um montao de vezes até que eles olhem para o portador da doença e vejam atravéz de exames e e pessoalmente que o portador nao tem mais condições de trabalhar, ai talves isso aconteça ,tenho essa infeliz doença a 6 anos mas Graças a Deus tomo uma injeção chamada EMBREL que tem controlado a EA como eu não estou incapacitado de trabalhar seria impossivel que o Estado me aposentasse, entende, abraço a todos…

  231. gustavo brigagão comenta:

    24 julho, 2010 @ 11:13 PM

    sou portador de espondilite anquilosante a mais de quarenta anos .atualmente estou com 62 anos .Estou com a coluna totalmente rigida ,mas sem nenhuma deformidade. Não sinto mais dores .Somente rigidez matinal. pratico esportes. pela manhã acaminho 2 quilometros até uma academia onde pratico exercicios leves de musculação e retorno para casa caminhando novamente 2 quilometros. faço isso há dois anos. Esse procedimento está correto?

  232. Ivanilson Alexandre comenta:

    26 julho, 2010 @ 3:13 PM

    Para WILLIAN RALF E OLENIR

    Olá meu nome é Ivanilson tenho 38 anos, resido no estado de Pernambuco, sou portador de EA e sacroeleíte há muitos anos sofro com essa doença, não vou comentar muito sobre a doença ois que a tem já sabe do que ela é capaz, o pior de tudo colegas é que ela atinge o individuo quando ele esta no auge de sua atividade laborativa (TRABALHO / ESTUDO) faço o possivel para tentar levar uma vida mais proíma possivel do normal, mais muitas vezes as dores e limitação de locomoção não deixam. Os anti-infalmatórios parecem não fazerem mais o efeito desejado, e bem sabemos que o uso constante de anti-inflamatorios podem ocasionar problemas na função hepática e renal, mais como não fazer uso deles para controlar a dor e a inflamação??? Estou buscando junto ao meu médico iniciar o uso dos medicamentos biológicos, para isso estou realizando alguns exames clinicos na tentativa de ser incluído no programa do governo, já que os medicamentos são muito caros e não tenho como custear, já que vocês tiveram a benção de DEUS de conseguirem tais medicamentos gostaria de saber de ambos como estão se sentindo,se houve algum efeito colateral, se a qualidade de vida de vocês melhorou com o uso dos biológicos? Voces tomam o humira ou o enbrel? Tenho fé em DEUS que irei melhorar, que o DEUS todo poderoso abençoe vocês. segue meu email : ivanilson.ags@click21.com.br Vocês sabem dizer se a homeopatia ajuda????

  233. daniel rocha comenta:

    11 agosto, 2010 @ 2:13 PM

    Iniciei o biológico REMICADE desde 19/07/2010,de lá para cá nunca + sentir dor alguma,antes minha vida cotidiana era muito difícil sentia dor 24 horas,estava saindo pouco de casa,deprimido,angustiado,sem trabalhar,sem dinheiro,fiquei deste jeito por muito tempo,por causa da espondilite,até começar a usar este tratamento minha vida mudou da água para o vinho não sinto mais nada,saio de casa o dia inteiro e ñ sinto nada de dor,estou agora 100%,minha saúde está ótima,e ñ sentir nenhum efeito do REMICADE até este momento,converse com seu médico sobre iniciar este tratamento com biológico,que com certeza tuas vidas vai mudar muito para melhor,procure iniciar logo pq quanto + cedo melhor,é o tratamento + eficaz para está doença,sei o que vcs estão passando ñ é fácil mesmo,+ tudo isto vai passar com o biológico.

  234. Zilandia Dutra comenta:

    11 agosto, 2010 @ 11:28 PM

    Parabenizo-lhe Dr. Armando Miguel Jr , pelo excelente trabalho.

  235. william ralf alves comenta:

    24 agosto, 2010 @ 9:52 AM

    Para Ivanilson alexandre: caro amigo como vc mesmo disse o enbrel é mesmo uma benção de Deus pois nunca mais senti nenhun tipo de dor como vc já viu nos meus comentarios acima.Quanto ao medicamento não me causou nenhun tipo de efeito colateral, é só alegria, e eu tenho certeza que vc com fé em Deus tambem vai conseguir e acabar com esse sofrimento, peça ao seu medico que entre com o pedido na secretaria de saude do estado e ore pedindo a DEUS pela sua saude.Não desanime se for o caso entre na justiça, qualquer duvida é so perguntar estarei passando por aqui. Fé em Deus ele é contigo…….

  236. Marcelo Castro comenta:

    26 agosto, 2010 @ 2:41 PM

    Dr. Armando, boa tarde!
    Estou com espodiloartite segundo o meu médico. Tenho 26 anos de idade.
    Não possuo o HLA B27 positivo, fiz uma ressonancia magnetica e deu sacroileite, mas não sinto dores na coluna. Sinto fortes dores nos dois joelhos, nos dois cotovelos e no pé esquerdo. Estou com excesso de liquido sinuvial nessas partes, segundo todas as ressonancia feitas. Com a proteina C reativa alta e com o VHS alto também. Iniciei o tratamento com cetoprofeno e metotrexato e agora estou fazendo um tratamento apenas com o metotrexato. O tratamento iniciou há dois meses e meio e até agora não notei diferença nas dores, parei de tomar o cetoprofeno e tambem não notei nenhuma mudança. Continuo sentindo as mesmas dores. Posso estar com outra doença ou o meu médico está certo no diagnostico?
    O que devo fazer para melhorar as minhas dores que são insuportáveis?
    Agradeço a sua atenção.
    Abraço,

  237. cleber eliton cunha comenta:

    3 setembro, 2010 @ 10:55 PM

    olá dr sempre tive dores fortes nas costas na regiao lonbar toraxi na regiao da bacia .sinto dr tambem dores nos olhos como se eles quisessem saltar p fora dor nos onbros nas juntas das maos tenho ressonancias que mostram resultados assim leve reduçao espaços discaisdecorente desidratação discal hiporsinas t2,discretos esboços osteofitorios incipienteesparsos em corpos vertebrais.minimus abaluamentos discais posterosmedianos c4-c5,c6-c7,cc7-d1,leve protusao discal c5-c6 coluna cervical.ressonancia col toraxi resultados certa acentuação na curvatura fisiologica em decubio p o metodo.mtos descretos esboços osteofitarios e de nodulos de schmold icipiente esparmos.leves abaulamentos\protusoes discais posteros central um poucolateral a direitaem d9-d10 e posterocentral un pouco lat.esq.em d10 d11rm col.lombosacra discretos esboços oosfeofitarios incipientes corporvertebrais.minima quatidade de liquido em interfacetarias c diminuta imagem de aspecto cistico peri facetaria esqurda em l2 l3,leve hipossinal t2minimos abaulamentos l4l5e l5s1s compressao radiculares dores\nos calcanhares resultadohlab27 7.7%sintotravamento e doresnao durmo direito queria saber se posso aposentar ou tem cura minha doença tenho travamento diarios dores nas maos dormencia e calcanhar queimam e choques no pescoço e mta rigides o devo fazer .desde ja obrigado a tambem sofri acidente carro em 2000 ai dors nunca mais sesaram carro bateu atra meu e me lancou num engavetamento mais dois carros mto obrigado me ajude

  238. luciano j gonçalves comenta:

    21 setembro, 2010 @ 11:50 AM

    BOM dia eu gostaria de tirar uma dúvida já que passei por um reumatologista e ele me deu o diagnostico de espondelite; agora estou afastodo do trabalho porque não conseguia fazer as atividades proficionais sou mecanico de automovel desde meus 14anos de idade e sempre tive dor nas costas passaei por varios especialistas e diagnosticaram uma lombalgia cronica mais hernias discais estou agora com 35 anos de idade e foi me dado este diag a mais ou menos 1 ano atraz estou em tratamento com metrotexato e indocid e as dores só vem a piorar mudei de cidade e tive que procuar outro medico como nesta cidade não atende o meu convenio comessei a passar em consulta pelo sus ai vem minha dúvida pois a doutora me pediu uma nova resonancia e asim que chegou o resultado ela mesma pegou para mim pois ela trabalha na st casa de sao paulo foi la que fiz o exame não cheguei a ver pois no dia da consulta ela disse ter esquecido de trazer já que moro em outra cidade bertioga litoral deixei uma tomografia com ela e tambem ela sempre esquce de trazer comclusão ela me disse que não acusou nada na resonãncia me passou um novo exame agora de sangue por favor oque devo fazer agora estou confuso no convenio um resultado e pelo sus outro resultado estou gastando muito dinheiro com remedio ja que ate ai o sus nao me fornece pois ela não deu a certeza da doença agradeço desde já obrig por esta pag de comentarios existir

  239. Helena Lourenço comenta:

    28 setembro, 2010 @ 9:37 AM

    sinto uma enorme dor do lado direito que eu até já cheguei a pensar que fosse rim mas a dor vai à brilha segue pela a perna abaixo até ao pé, tenho o peito do pé cheio de pigmentação roja e quando me deito tenho a sensação que a minha perna até está podre, porque as dores são imensas, os RX não acusam nada mas que se passa alguma coisa passa, porque as dores são horríveis.

  240. Ivanilson Alexandre comenta:

    3 outubro, 2010 @ 1:15 AM

    Dr.porque é que alguns médicos não iniciam logo o tratamento comoos biológicos??? No meu caso os ati-inflamatórios não fazem mais efeito algum, sou portado de EA tenho dores na coluna lombar e cervical, dor no pescoço, sacroeleíte, HLA B 27 positivo. Conversei com meu médico para entar que ele me incluísse no programa dos biológicos, ele disse que tem que seguir um protocolo e primeiro eu teria que passar pelo metotrexato, estou a tomando metotrexato 15 mg, há 7 semanas, as dores continuam, estou tendo queda de cabelo e inflamação nos lábios, o que fazer???? Só gostaria de sentir menos dor e voltar a ter o prazer de viver.

  241. vander comenta:

    6 outubro, 2010 @ 9:46 PM

    possuo o HLA B27 positivo, fiz uma ressonancia magnetica e deu sacroileite tomo uma injeção por semana Enbrel sem duvida é o melhor remedio para esse tipo de dor o sus disponibiliza procure o seu medico!

  242. ADRIANO comenta:

    15 outubro, 2010 @ 10:27 PM

    EU TAMBEM SOU PORTADOR DESSA DOENÇA ORRÍVEL , MAS ATUALMENTE FAÇO TRATAMENTO NA REDE SARAH DE HOSPITAIS , QUE POR SUA VEZ É UMA ESSELENCIA NESTA ÁREA E POR ISSO ENTICO A TODOS , EM ESPECIAL DRA. MATILDES LUCAS DINIZ MITIDIERO , SARAH B.H ASS;ADRIANO

  243. Lucia comenta:

    23 outubro, 2010 @ 8:50 PM

    Tenho o diagnóstico de entesopatia do quadril e , foi indicado o tratamento com infiltração hemoterápica. Há uma forte corrente que tende para este tratamento. Há realmente uma boa resposta clínica?

    Grato

  244. gisele comenta:

    27 outubro, 2010 @ 3:13 PM

    dr. meu esposo tem espondilite anquilosante e ja faz um ano que tento engravidar mas nao consigo,ja tenho um filho de outro relacionamento por favor favor me tire esta duvida .

  245. Sandro comenta:

    31 outubro, 2010 @ 12:13 AM

    Observei aqui o sofrimento de todos que como eu possuem EA. É fato que existem remédios biológicos que podem amenizar as dores, mas também são invasivos e poder ocasionar tuberculose como no caso do ENBREL (etanercept) e ainda são medicamentos caros e temos que solicitar ao SUS. Ainda assim não é de fácil acesso. Temos que nos unir e fazermos campoanhas para que haja quebra de patentes de medicamentos como esses para que nós portadores de EA possamos ter uma vida mais saudável e possamos trabalhar com dignidade. Quem sabe se todos nós que estamos aqui tivermos disposição de nos unirmos, possamos trocar idéias e descobrirmos uma forma de fazermos essa campanha. Deixo meu e-mail para quem quiser me contatar. sandpasso@yahoo.com.br

  246. herculys comenta:

    2 novembro, 2010 @ 5:24 PM

    tenho espondilite anquilosante, essa doença me da direito de comprar um automovel com desconto?

  247. mauricio vanci comenta:

    5 novembro, 2010 @ 7:02 PM

    eu tambem sou portador dessa doença mais ja fasso tratamento a 02 anos com remicade pela o governo banca tudo tratamento de auto custo, ja melhorei bastante não sei o quanto esse tipo de tratamento prejudica outros orgão. abracos.

  248. mauricio vanci comenta:

    5 novembro, 2010 @ 7:04 PM

    meu email mauriciovanci@hotmail.com

  249. andreia comenta:

    6 novembro, 2010 @ 9:58 PM

    oi tenho essa doença a mais ou menos desessete anos mais so descobri faz dez meses, e venho me tratando com um rematologista nesse tempo, so nunca perguntei pra ele se a doença tem cura, pode me responder e se tambem posso fazer algum tipo de exercicio fisico?

  250. deniziamaria pereira comenta:

    7 novembro, 2010 @ 5:25 PM

    meeu marido esta com esta doença ele fas tratamento com remedios eu preciso saber oque e degenerativa ele tem 48 anos e a tres sofre com esta doença o pescoso dele ja nao mexe mais isso pode afeta oresto da coluna essa doença podefaze cirugia me ajude pois nao quero perde meu marido eos orgao pode ser afetado

  251. william ralf alves comenta:

    15 novembro, 2010 @ 6:43 PM

    Para Olenir: caro amigo gostaria de saber como vai seu tratamento com enbrel, fiquei um pouco preocupado porque estou tomando desde o começo deste ano e estou muito bem ,porem faz duas semanas que estou com pouco de dor no quadril, sera que o medicamento com passar do tempo perde a eficassia ,por favor me informe estou vivendo a melhor epoca de minha vida e não quero nem pensar em voltar ao pesadelo. Aguardo sua resposta .Um abraço…….

  252. Olenir comenta:

    16 novembro, 2010 @ 6:15 PM

    E ai willian, Graças a Deus estou me sentindo bem, as vezes sinto umas dores, mas pode ser varias as causas dessa dor, como a minha coluna já esta lesionada devida a EA , nesse local eu fiquei com uma certa deficiêcia ou seja a lesão como ja te falei, ai se eu fizer algum esforço brusco, o algum mal jeito, ou até mesmo se eu estiver acima do peso isso pode causar dor, o meu médico reumato disse, que se eu sentisse algumas fisgadas, ou algum incomodo não era pra eu ficar desesperado, a injeção embrel, não cura essa infeliz doênça que temos, ela bloqueia a sua atividade ou seja não deixa piorar o estagio da EA, mas as dores que senti no passado não senti mais não, fica em paz, não faça esforço, se precisar tomar um remédio para a dor, daqueles que vc ja tomou pergunte pro seu médico, essa dor que esta sentindo veio mas vai passar a injeção é ótima pra esse tratamento.
    Não temas crê somente( marcos 5:36) abraço

  253. Olenir comenta:

    17 novembro, 2010 @ 6:50 PM

    E ai Willian, eu tinha deixado uma resposta pra sua pergunta ontem mas nao sei porque motivo não entrou
    Graças a Deus o tratamento que eu tenho feito com a embrel tem sido eficaz, o Meu reumato disse que se eu sentisse algumas pontadas não era pra eu ficar preocupado, e ele disse que a EA lesionou a minha coluna ou seja aquela lesão a embrel não iria curar e sim ela ia bloquear a atividade da doença, mas quando eu faço um esforço maior, ou até se eu tiver fora de peso isso pode dar dores sim, mas pergunte pro seu medico se for preciso tome um remedio pra dor passar , essa dor que esta sentindo não veio pra ficar não…. cuidado pra não abusar com esforço abraço Olenir

  254. Camila Trindade comenta:

    21 novembro, 2010 @ 3:58 PM

    li vários comentarios…tenho HLAB27 positivo ha 9 anos repetido 12 vezes, e só tenho dor no quadril as vezes direito,as vezes esquerdo…o exame é um falso positivo..não pque tenho o exame positivo tenho Espondilite, pois não tenho os outros inumeros sintomas que deveria ter em 9 anos…Então fica o alerta para uma avaliação criteriosa com um especialista em quadril p ver dpois de tdos os testes q o médico faz se realmente é Espondilite ou apenas Sacroileiate…Cuidado, muita medicação prejudica e muito os rins e levam a uma insuficiencia renal, o que na minha opinião é uma das piores patologias existentes!!Abraço a todos e sorte p nós…a cura deve estar perto!!!

  255. william ralf alves comenta:

    21 novembro, 2010 @ 7:29 PM

    Olenir: obrigado por me tranquilizar,acho que o incomodo no quadril é por conta de eu estar trabalhando e estudando, eu trabalho em uma confeitaria e passo o tempo todo em pé.Vou conversar com minha medica essa semana.Valeuuu mais uma vez, qualquer coisa volto a passar por aqui.

  256. JOEL VIEIRA DE SOUZA comenta:

    23 novembro, 2010 @ 7:33 PM

    Boa noite sou portador de espondite anquilosante calcificaçâo dor lombar dor no tornozelo
    me interecei pelo tratamento homeopatico pos quero me libertar desses antiflamatorios que tras
    muitos efeitos colaterais como fazer o tratamento certo obrigado.

  257. william ralf alves comenta:

    25 novembro, 2010 @ 1:07 PM

    Para Joel Vieira: Antes de começar o tratamento com enbrel eu tentei todo tipo de tratamento possivel inclusive homeopatico, mas posso te dizer que no caso de espondilite só os medicamentos biologicos é a solução para amenizar o problema. Pergunte ao seu medico. Boa sorte……

  258. Carla comenta:

    28 novembro, 2010 @ 5:18 PM

    Meu pai tem espondilite anquilosante e a medica dele pediu exame de pdd e disse,
    que era pra saber se ele vai ter alergia ao remedio novo que ela pretende passar, alguem pode responder se isso tem algum sentido

  259. william ralf alves comenta:

    30 novembro, 2010 @ 9:45 PM

    Carla: este exame é para analisar se o seu pai não corre o risco de se tratar com medicamento biologico, para não contrair tuberculose.pequise sobre o medicamento biologico embrel..

  260. Edilson Caetano comenta:

    2 dezembro, 2010 @ 3:42 PM

    Boa tarde doutor,não sei se o diagnostico citado é o meu caso,mas gostaria se possivel de ajuda.Tenho uma protusão discal,ja fiz alguns tratamentos com remedios e fisioterapias mas até agora nada,agora estou com uma inflamação em toda a região lombar que me incomoda muito em tudo que faço,ou seja sentar,levantar,deitar,agachar,tudo,tudo o que faço doi muito,atualmente estou tomando um remedio manipulado que contém antiflamatório e estou melhorando mas sinto que a dor esta voltando,não sei o que faço,me ajude por pavor.

  261. roberta parizotto comenta:

    2 dezembro, 2010 @ 5:09 PM

    Olá dr minha sogra tem 62 anos, tem menisco no joelho tem problema de coluna e no ombro e nao consegue se aposentar para poder ter dinheiro para fazer o tratamento preciso muito de uma avaliação e um laudo que conteste o laudo do inss pois ela realmene nao consergue mais trabalhar. Se tiver uma solução por favor me diga não sei mais o que fazer. Obrigado

  262. melissa krusch comenta:

    8 dezembro, 2010 @ 11:50 AM

    Gostei muito da clareza das informações, sou da área da saude e meu marido tem todos os sintomas e o medico estava certo de que o diagnostico era espondilite. O RX da bacia mostra esclerose bilateral sacro iliaca, já estava até tomando medicação, mas o pediu o hla b 27 o qual deu negativo, com isso ele descartou o diagnostico, disse que ele sofre de lombalgia por causa de espondilidiscoartrose, mas eu ainda não me conformei, porque tudo que li diz que o fator HLA B 27 não é o que determina. Ele so sente alivio das dores com anti inflamatorios, tem rigidez matinal, dor sempre na região lombar e a coluna cervical esta bem comprometida já, as dores no repouso pioram, só alivia com calor,e agora que parou com os remedios as dores voltaram a piorar. Agora não sei. Os exames que identificam atividade inflamatoria também foram bons, mas com tanto antiinflamatorio e a sulfa que ele já estava tomando não pode alterar? Moro em Blumenau e realmente não sei quem procurar. Obrigada Melissa.

  263. Ivanilson Alexandre comenta:

    31 dezembro, 2010 @ 7:14 PM

    Para: MELISSA KRUSCH

    Olá Melissa, você tem toda razão quando diz que o HLA B27 POSITIVO não é fator determinante para o diagnóstico da EA, as pessoas que possuem o HLA B27 positivo tendem a ter uma doença mais agressiva, já aqueles que não possuem o HLA B27 positivo tendem a ter uma doença menos agressiva (isso teoricamente), no inicio da minha doença ha 20 anos atraz o meu HLA B27 era negativo, no entanto eu já estava com sinais claros de EA, acerca de 03 anos atraz o meu HLA B27 positivou, sei como você se sente pois também sou casado, tenho um filho e minha família compartilhou de todo o meu sofrimento, procure um REUMATOLOGISTA para que possa se for necessário encaminhar o seu marido para iniciar o tratamento com algum medicamento IMUNOBIOLÓGICO – EMBREL – HUMIRA – REMICADE, e com isso se DEUS QUISER ele irá readiquirir o prazer de viver, fé em DEUS. Os medicamentos imunobiológiocs são acessíveis tanto pela rede pública como pelos planos de saúde da rede privada. Fé em DEUS e procure um bom reumatologista.

  264. juliene comenta:

    14 janeiro, 2011 @ 9:08 AM

    ola tenho atrite remantoide juvenil sofro muitas das dores ,eu gostaria de saber qual e o remedio que aliviar as dores ?pois sei que a doença nao existe curaaaaaaaaaaaaa……

  265. patricia comenta:

    27 janeiro, 2011 @ 9:52 AM

    Ola. Tenho 37 anos e por vezes tenho dores terriveis na cervical e na coluna. Fiz rx coluna cervico-dorsal-lombar.
    Resultado: A nivel cervical uma rectificação da curvatura fisiologica, havendo um esboço de labiações osteofitárias marginais posteriores em C4,C5,C6, a traduzir espondilose cervical em fase incipiente. Nos estanes segmentos esboça-se uma ligeira escoliose lombar destro-concava, referindo-se esboço de espina bifida em S1.
    Dito isto, gostava de saber a sua opinião sobre se posso fazer exercício ou se devo ter limitações. Se devo procurar ajuda médica?
    Desde já agradeço disponibilidade.
    Pat

  266. Renato Lima comenta:

    2 fevereiro, 2011 @ 1:09 PM

    Boa tarde a todos!

    Tenho 22 anos, e vinha sentindo diversas dores na bacia a mais de dois anos, depois de diversos especialistas consultei minha ultima
    reumato e mesma depois de um HLA-B27 positivo em 99%, diagnosticou a EA, O medicamento que ela me indicou é o Azulfin, alguem
    já utiliza o mesmo??? Pois pela informação dela o medicamento demora a fazer efeito.

    Quero obter informações sobre ações e reações de verdade sobre este medicamento e não o que diz a bula… rsrs.
    Ahnnn tenho feito bastante alongamento, natação e musculação o que tem me ajudado bastante, vale a dica.

    Aguardo.

  267. Olenir comenta:

    5 fevereiro, 2011 @ 11:04 PM

    Para Renato Lima, e para os que passam pelo mesmo problema. li seu comentario e tive que escrever aqui no medicina geriatrica
    que foi e tem sido um site de muita importancia na minha vida.
    Amigo, tomei azulfin por varios anos, pois foi diagnosticado EA em mim, no começo pareceu que resolveu, mas depois foi deixando de fazer efeito. tive que partir para outro tratamento que o pessoal aqui no site ja sabe, que foi os biologicos.
    injeção chamada EMBREL que tem sido muito boa nesse tratamento, graças a Deus…
    Mas o pior de tudo , pra mim a respeito do azulfin, foi que eu descobri sem querer, que era um remédio que causava infertilidade, pois fiquei tentando ter filho e no tempo que eu tomava o azulfin não conseguia engravidar , ja tinha um de 3 anos e tentava outro.
    Quando parei de tomar o azulfin, exatamente depois de uns cinco meses minha esposa ficou gravida ai pesquisa aqui pesquisa ali
    minha esposa viu que ele causava infertilidade. ficou provado que foi ele que estava me deixando infertil, minha medica nunca me falou nada disso, não sei julgar se ela tinha obrigação ou não ,pois vimos isso na bula, mas isso ja passou meu filho nasceu e sta tudo bem graças a Deus, estou escrevendo isso pra que vceis saibam desse meu caso e tentar ajudar, não sou expert no assunto mas isso aconteceu comigo, abraços a todos…

  268. ADELAIDE comenta:

    10 fevereiro, 2011 @ 5:25 PM

    MEU PROBLEMA E O SEQUINTE FIZ TOMOGRAFIA E O RESULTADO ME PREOCUPOU ,,TENHO PEQUENA PRODUSAO DISCAL NIVEL L4-L5, TOCANDO A FACE ANTERIOR DO SACO DURAL ,,E ACENTUAÇAO DA LORDOSE FISIOLOGICA,,,,POR FAVOR SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO DE CORAÇAO …..PODEM SE COMUNICAR COMIGO PELO email…obrigada

  269. Jefferson Mesquita comenta:

    13 fevereiro, 2011 @ 4:03 PM

    Fui diagnosticado como espondiloartropatia algum tempo. Ultimamente tenho sentido dores constantes na coluna, portanto, gostaria de saber qual o melhor exame para diagnostico dessas dores, se a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada?
    Aguardo!

  270. Renato Lima comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 7:54 AM

    Bom dia Jefferson !

    Vc já procurou um médico reumatologista???
    Ele saberá te indicar exatamente o exame necessário, no meu caso da Espondilite Anquilosante, fiz vários raios x, uma ressonância magnética, onde apontou um edema, e logo em seguida fiz o famoso HLA – B27, que foi possitivo em 99%, aí foi constatado.

    Mas procure seu médico, se vc for de São Paulo – Capital e não tiver convênio procure a rede publica AMA, mais próxima a sua casa, para esse tipo de atendimento eles são muito rápidos, iniciei meu tratamento lá, mas logo seguida migrei para o convênio, por melhor localização, não por meritos de qualidade.

    Boa sorte!

  271. Andiale moreira comenta:

    26 fevereiro, 2011 @ 11:03 PM

    Eu conheço uma pessoa que passo por um desse processo de cirugia na coluna onde colocou quatro parafuso de titanio.
    Qual seria o procedimento onde essa pessoa pode preocura pra se aponsentar.

  272. José Olímpio Nunes Vésper comenta:

    11 março, 2011 @ 5:56 PM

    Quero dizer a vocês que sofri 10 anos com EA sem ser diagnosticada, é uma vergonha os médicos ortopedistas Brasileiros no geral, me desculpe a indignação pois quem sofre com um dor dessas sabe o que é dor. Uma vergonha! Quero dizer que tem alguns remédios que já foram aprovados na UE que são comprovadamente bons e que a ANVISA e quem mais de direito ainda não liberou para ser tomado no Brasil.

  273. jose rinaldi comenta:

    15 março, 2011 @ 10:50 AM

    ola amigos gostaria de deixar um comentario q consegui junto ao governo o tratamento com biologicos ja estou tomando a tres meses e tenho sentido muita melhoras ainda tomo antiflamatorios e tecnomed mas percebi melhoras com a injeçao e começei agora a fazer hidroginastica q tem ajudado bastante na recuperaçao de movimentos de articulaçao!!! queria deixar um agradecimento ao apoio de todos deste sit e a minha medica dra( juliane waidemam) do hospital estadual de bauru, q Deus sempre a abençoe!!! por ajudar a minimizar sofrimentos d muitos… so q a injeçao q estou tomando é humira, gostaria d saber se ha diferença com o embreu?? abraços a todos e q Deus olhe por todos nos!!!

  274. James Andrade comenta:

    26 março, 2011 @ 6:36 PM

    MUITO BOA NOITE A TODOS!!

    Tenho 33 anos e estou em tratamento de EA, tomei a 4ª de 6 injeções de adalimumabe 40mg e faço natação. A mudança é impressionante estou ótimo e nem quero lembrar dos momentos que passei. O que preciso saber é se poderei voltar a jogar futebol novamente pelo ao menos uma vez por semana??
    Lembrando que fiz fisioterapia, em seguida hidroterapia e agora estou fazendo natação e que é importantíssimo o acompanhamento do reumatologista, nada de automedicação.

    Espero pela resposta sobre futebol, pois é a única coisa que falta para minha rotina voltar ao normal desde junho/2010 graças a DEUS, obrigado!!

  275. paulo teodoro oliveira comenta:

    27 março, 2011 @ 9:26 PM

    Tenho 37 anos, e sofro de EA Há pelo menos 16 naos, faço o controle da doença com três fámacos produzidos em farmácia de manipilação sob orientação médica
    1- Piroxican 20 mg;
    2- Famotidina 20 mg;
    3- Ciclobenzaprina 5 mg.

    Tomo o medicamento todos os dias após o jantar e tem dado muito certo, nunca mais tive aquelas dores terríveis que todo portador dessa doença já conhece muito bem.

  276. Roberto comenta:

    29 março, 2011 @ 9:42 PM

    Olá. Se eu estou em tratamento por espondilite anquilosante, é por que eu tenho essa doença?

    Obrigado

    Roberto

  277. Jefferson Cesar comenta:

    30 março, 2011 @ 10:16 AM

    Gostei muito dessa matéria informativa sobre a EA,porém ainda tenho algumas dúvidas com relação as limitações dos portadores dessa doença porque a mais de 25 anos fui diagnosticado com a mesma e nunca fiz nenhum tipo de tratamento e atualmente tenho sentido muitas dores nas articulações, na coluna cervical e na região lombar.

    Tenho 47 anos e gostaria de saber também se posso praticar esportes normalmente como ciclismo e tênis de mesa.

    Muito Obrigado!!!!!

  278. claudineide b silva comenta:

    13 abril, 2011 @ 9:33 PM

    Olá,como todos vocês tenho sacroileite bilateral e, só quem tem é que sabe o quanto essas dores são terriveis.No meu trabalho sofro discriminação por ter que ficar me afastando sempre que estou nas crises,isso me deixa muito deprimida, muitas vezes penso que afeta ainda mais o meu estado.Trabalho com crianças, e não consigo me locomover adequadamente para acompanha-las e ,desenvolver um bom trabalho.O QUE FAÇO?

  279. Olenir comenta:

    14 abril, 2011 @ 10:22 AM

    Olá Claudineide, não sei se vc faz algum tipo de tratamento, se vc faz precisa converçar com seu medico e pedir outro remedio que seja eficaz para controlar as dores, eu sofri varios anos com espondite anquilosante hj tomo uma injeção (EMBREL) e levo uma vida praticamente normal procure o tratamento certo com um reumatologista fique com Deus….

  280. Daiane comenta:

    19 abril, 2011 @ 12:19 AM

    Olá caros colegas!!
    Depois de tanto sofrimento até o definitivo diagnostico como portador de EA.
    Estou enfrentando o tratamento com Azulfim 500mg ( 6 comprimidos por dia) à 3 meses e varios antiinflamatorios no qual meu medico, informou que seria um processo “digamos lento” até uma melhora. Posso dizer que estou cada dia pior, as dores aumentaram muito e em diversos lugares,estou afastada do trabalho,meu medico pediu que repetisse e voltasse final de maio para nova avalição. Não estou aguentando as dores,às vezes penso que vou enlouquecer, achei este forum e percebi que são muitas pessoas que sofrem com os mesmos problemas e gostaria de trocar experiencias.
    Abraços e muita força á todos

  281. claudineide b silva comenta:

    21 abril, 2011 @ 7:43 PM

    já faço tratamento a 3 anos, agora estou tomando pregabalina e paracetamol com fosfato de codeina,porque tambem tenho fibromialgia.pesquisei o preço do embrel e não tenho condições de compra-lo.mas mesmo assim vou preguntar ao meu médico na próxima consulta.

  282. carlos a. n. motta comenta:

    26 abril, 2011 @ 10:49 AM

    apos todos esses sintomas foi diagnosticado a e.a sofri e venho sofrendo descriminação ate hoje por parte de medicos
    meu caso esta avançado causando limitações sofro a 25 anos com dores e preconceito, e ´e muito importante trocar
    experiencia . estou sempre a disposição de todos.

    abraço e que Deus abençõe a todos

    sou de piraquara./paraná

  283. carlos a. n. motta comenta:

    26 abril, 2011 @ 11:24 AM

    gostaria de esclarecimentos em relação a aposentadoria no caso da e.a

  284. carlos a. n. motta comenta:

    26 abril, 2011 @ 11:39 AM

    para daiane:
    entre em contato pelo email
    p/falarmos

  285. Daiane comenta:

    26 abril, 2011 @ 8:04 PM

    Qual seu email Carlos???
    O meu é daianeprudencio@hotmail.com

  286. Daiane comenta:

    28 abril, 2011 @ 10:53 PM

    P/Carlos Motta
    Vc ja chegou a consultar com um reumatologista???
    Pois eles são especialistas nesta area.
    Abraço

  287. Guilherme comenta:

    29 abril, 2011 @ 1:43 AM

    Ola Doutor tenho 26
    Fiz uma tomografia e a conclusão foi
    -Protusão discal difusa L4-L5.
    -Complexo disco_osteofitário paramediano dreito L5-S1,com efeito de massa sobre o saco dural e emergências radiculares,podendo explicar os sintomas.
    Fiz pelo SUS e remarquei uma consulta com o ortopedista que sera só no proximo dia 11/05 e estou sentindo fortes dores e gostaria de saber se é grave!
    Não consigo ficar muito tempo em pé nem muito tempo sentado pois doi bastante,sinto dificuldade para trabalhar.
    Por favor ficarei muito grato se puder me explicar
    Abraços e obrigado…

  288. Guilherme comenta:

    29 abril, 2011 @ 1:44 AM

    Ola Doutor tenho 26 anos
    Fiz uma tomografia e a conclusão foi
    -Protusão discal difusa L4-L5.
    -Complexo disco_osteofitário paramediano dreito L5-S1,com efeito de massa sobre o saco dural e emergências radiculares,podendo explicar os sintomas.
    Fiz pelo SUS e remarquei uma consulta com o ortopedista que sera só no proximo dia 11/05 e estou sentindo fortes dores e gostaria de saber se é grave!
    Não consigo ficar muito tempo em pé nem muito tempo sentado pois doi bastante,sinto dificuldade para trabalhar.
    Por favor ficarei muito grato se puder me explicar
    Abraços e obrigado…

  289. sergio mariano comenta:

    30 abril, 2011 @ 9:21 PM

    olá, depois de 1 ano em tratamento com ortopedista, fui encaminhado a um neuro que me encaminhou a um reumatologista, QUE ME DEVOLVEU EXCELENTE QUALIDADE DE VIDA. sÓ Q A DOENÇA e.a CONTINUA ME CAUSANDO DORES MUITO FORTES. gOSTARIA DE SABER SE ESTA ENFERMIDADE E PASSIVEL DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. OBRIGADO E AGUARDO RESPOSTA.

  290. tatiana comenta:

    12 maio, 2011 @ 7:58 PM

    Olá
    Queria saber o que acontece na minha radiografia da coluna lombo sacra deu escoliose dextro concava e pediculos integros e ausencia de espondilolisteses.

  291. gilmar noe comenta:

    21 maio, 2011 @ 8:13 PM

    ola, queria tirar uma duvida tenho bastante dor no peito e no pescoço a mais de um ano o estou fazendo nataçao mais as dores continuam o que devo fazer

  292. sergio mariano comenta:

    21 maio, 2011 @ 9:01 PM

    a Espod Anquilosante é passivel de aposentadoria po invalidez.. Gostaria de saber aguardo resposta

  293. william ralf comenta:

    4 junho, 2011 @ 6:17 PM

    Sergio a aposentadoria vai depender do grau da doença e as sequelas existentes, eles te aposentam se vc estiver totalmente incapacitado,caso contrario é só umilhaçao que sofremos no inss pois eles não entendem a dor de um portador de espondilite.

  294. vivi comenta:

    22 julho, 2011 @ 1:34 PM

    Ola, tenho 2 hernias de disco estrusas em l4/l5/s1, são dores terriveis.O melhor tratamento pra mim é o repuso, porém fui ao medico de rotina e ele me disse que tenhoEA, fui a outros 3 e todos confirmaram o diagnostico. tudo bem eu aceitei, mas nenhum me deu passou algum medicamento especifico. procurei uma reumato e mesma ficou com muita duvida e me pediu para eu refazer todos os exames, inclusive os de sangue. e todos os meus exames de sangue deram não reagentes, negativos, pcr normal e apenas 1 rx saiu uma suposição de sacroliletie os outros 3 deram normais????????????????????????

  295. renata gabriela comenta:

    23 julho, 2011 @ 2:14 PM

    Boa tarde!

    gostaria de saber o que pode e não pode e não pode fazer.se tem algumans restrições.seu site é muito bom e bem informado.
    obrigada

  296. renata gabriela comenta:

    23 julho, 2011 @ 2:15 PM

    Boa tarde!

    gostaria de saber o que pode e não pode e não pode fazer.se tem algumans restrições.seu site é muito bom e bem informado.
    obrigada(espondilite anquilosante)

  297. carlos amaral comenta:

    23 julho, 2011 @ 5:04 PM

    estou tramando uma batalha judicial , junto ao inss para conseguir o direito a algum beneficio ou aposentadoria,
    masestá dificil mesmo tendo tudo que nescessário para tal, laudos ,exames comprovatórios,e uma intensa dor irrelevante
    uveites frequentes , juntas sacra já comprometidas, ai é que podemos ver o descaso que é o nosso governo aos que
    precisam deum amparo como nós portadores de E.A. não posso trabalhar a mais de 2 anos e mesmo assim a perícia do inss
    diz não ver incapacidade, fui para federal e o perito também me reprovou , e agora estou com a defensoria
    mas não vou desistir,pois temos que fazer valer nossos direitos de cidadão . gostaria de saber se ha alguma associação
    no paraná dos espondiliacos ou em curitiba. ou sede da ANEA EM CURITIBA. já estou com quadro depressivo por
    tudo isto, está sendo muito difocil, mas estou sempre confiante em deus, gostaria de manter contato com outras pessoas
    para trocar-mos experiencias. que deus abençõe a todos

  298. william ralf comenta:

    24 julho, 2011 @ 6:09 PM

    carlos vc ja tentou o tratamento com os biologicos, o enbrel é o melhor tratamento para espondilite…

  299. Ivanilson Alexandre comenta:

    30 julho, 2011 @ 5:24 PM

    Carlos se tem alguém que sabe direitinho tudo sobre EA este é o colega William, exitem vários medicamentos biológicos e ao meu ver estes são a nossa LUZ NO FIM DO TÚNEL, faço uso de REMICADE e graças DEUS voltei a viver sem dor. Veja com seu médico a posibilidade de iniciar o tratamento com biológicos, lembrando que pelo menos aqui no Estado que eu moro PERNAMBUCO poucos são os especialistas capacitados para prescreverem tais medicamentos, procure conversar com seu médico e se for o caso ele proderá lhe indicar um especialista e se DEUS quiser vc poderá ter de volta a sua vida e novamente ter o prazer de viver sem dor.

  300. maria da conceiçao da silva comenta:

    1 agosto, 2011 @ 12:03 PM

    eu gostaria muito que vcs mim ajudace por que eu sinto muitas doures na minha coluna comesa do pescoso e termina na lombar doi muito na parte das costas vai ate o joelho as minhas maos fica muito enchada estou com a circulaçao muito ruim tenho falta de ar, tenho asma tenho doures por todo corpo muitas doures de cabeça e tambem na parte da barriga que faz parte do ovario mais o que mais mim doi e as costa na parte da lombare cervical pesso que mim ajude por favou por que os medicos de onde eu moro diz que nao tenho nada eu sofro muito com tantas doures sim minha mestruaÇAO e muita tem vez que passo de dez dias ate doze tenho doures de garganta ouvido muitas colicas tontura sonolencia e varios sintomas eu sou maria da conceiçao tenho 42 anos casada tenho dois filhos adulto preciso de sua ajuda obrigado.

  301. José Olímpio Nunes Vésper comenta:

    16 agosto, 2011 @ 8:04 PM

    Gostaria de saber porque a medicina com tantos recursos que têm hoje, com ajuda da tecnologia de ponta que temos hoje com tantos cientistas nesta área, ainda não se descobriu um remédio para a cura da espondilite anquilosante?Está tendo uma atenção voltada para está doença dos laboratórios? Os dirigentes dos países estão cobrando de seus cientistas uma medicação para cura desta doença?Tem muita gente sofrendo sem saber que está com esta EA pois Eu fiquei 10 anos,sou empresário e sai varias vezes da minha empresa para ir a um Hospital sentindo dores insuportáveis e era medicado com remédios para coluna músculos etc., até remédio para depressão me receitavam achando que eu estava imaginando as dores que sentia, acho que tem muito neurologista precisando de reciclagem no Brasil principalmente em Itabuna na Bahia onde moro, pois nunca vim tanta desinformação deses profissionais-padrão.Descobrir uma reumatologista por acaso e comentando com ela, me convidou a fazer uma consulta e ai foi diagnosticado a EA em Outubro de 2010 de lá pra cá melhorei bastante já consigo dirigir e até pilotar, mais ainda sofro dores. Confio em Deus e na medicina e peço a Deus que ajude aos homens de boa vontade para trabalhar nesta causa que afeta tanta gente no mundo.Me desculpe pela indignação é porque agente fica escravo de tantos remédios. Um grande beijo a todos.

  302. José Olímpio Nunes Vésper comenta:

    18 agosto, 2011 @ 12:43 AM

    Olá amigos “boa noite”,gostaria de saber se o medicamento REMICADE e o PREDNISONA aumentam o estomago e a barriga, pois comigo está acontecendo isto, estou engordando muito na barriga e me dar muita fome depois que tomo os remédios, sinto que meu abdome dilatou bastante como também o estomago. Tomo aloporino,tecnonete, analgésicos, remédio para pressão alta, remédio para combater a gordura no figado, remédio para não dar derrame, remédio para combater a diabetes, e por ai vai ,já me atacou os olhos agora estou usando um colírio para glaucoma, não sei aonde vai parar melhorei em umas coisas em outras está piorando estou tomando remédio para o estomago para aguentar a bateria de anti-inflamatórios e biológicos e químicos manipulados. Que Deus tome conta da gente e acrescente mais uns dias de vida. Quando faço a aplicação do REMICADE fico legal uns 30 dds ando de moto,bicicleta patins, skate,carro etc,consigo dirigir o ano todo ,mais depois da aplicação uns 45 dds já não consigo andar de moto e volta as dores em lugares variados hoje está na cervical.Este remédio que estou tomando é caro, no meu caso meu plano de saúde paga,se o paciente não tiver plano de saúde o INSS paga agora tem que encaminhar todo o processo para conseguir, pra dizer a verdade eu mão sei o procedimento .Um grande beijo a todos fiquem com a sua fé.

  303. José Olímpio Nunes Vésper comenta:

    18 agosto, 2011 @ 12:59 AM

    Olá amigos, gostaria de agradecer a Dª Regina Adalva Couto Océa, reumatologista de qualidade como diz aqui na Bahia,médica da CEOTE de Aracaju Sergipe, que graças a ela hoje tenho uma qualidade de vida 70% melhor mais eu sou exigente e quero os 100% , mais mesmo assim eu sou eternamente grato a todos os profissionais que me ajudaram até aqui.Outra coisa não fiquem muito encucado com a EA não, procure levar uma vida mais prazerosa que ela melhora. Um grande abraço.

  304. José Olímpio Nunes Vésper comenta:

    20 agosto, 2011 @ 6:40 AM

    Gostaria de saber poque a página não está sendo atualizada?

  305. Luciana Vieira comenta:

    21 agosto, 2011 @ 2:21 PM

    Quero informar a todos os pacientes que no Facebook temos um grupo de Espondilite e que lá trocamos muitas informações e acima de tudo fazemos amizades! Espero que possam fazer parte! Beijos! Aqui esta o link: http://www.facebook.com/groups/grupoea/

  306. Luciana Vieira comenta:

    21 agosto, 2011 @ 2:23 PM

    o nome do grupo no Face é esse ” GrupoEA – Portadores de Espondilite Anquilosante”

  307. vilmar comenta:

    31 agosto, 2011 @ 4:47 PM

    luciana como fazer parte do seu grupo

  308. Thiago comenta:

    31 agosto, 2011 @ 4:54 PM

    Meu caro amigo, queria que você me enviasse ou me explicasse qual é os melhores exercícios físicos que eu poderei fazer por conta da EA diagnósticada.

    Att,Thiago

  309. Thiago comenta:

    31 agosto, 2011 @ 4:55 PM

    Quais são os….

  310. zaine jorge comenta:

    1 setembro, 2011 @ 1:20 PM

    Ola,boa tarde!!!!tambem sou portadora da EA,infelismente nao a cura,mas a tratamente que retarda a doença.faço o tratamento desde os 18 anos,no brasil comecei com injeçao (bezentacil).foi muito bom na epoca,piorou quando vim viver em portugal,pois o clima nao e favoravel pr essa doença.mas graças a deus,encontrei um reumatologista abençoado por deus….faço um antiflamatorio solexa,celecoxib,que tem me ajudado muito,mas tive que parar com essa medicaçao por causa da minha gravidez,essa foi a pior parte,ai e que se complicaram as coisa.dores orriveis so quem tem e que sabe!!!hoje minha pimpolha vai fazer trez meses,e ainda tenho muitas dores,nao vejo a hora de voutar a fazer a medicaçao.o meu medico me manda fazer nataçao,que e muito bom,e um exercicio fisico recomendado por ele pois exercita todo o corpo e nao e um exercicio brusco pr nosso corpo.gostei muito de encontrar esses depoimentos,fazem bem pr conviver com depoimentos de outras pessoas……

  311. william ralf comenta:

    2 setembro, 2011 @ 10:01 AM

    Para Olenir: caro amigo, faz tempo que nao conversamos , e vc como esta? como eu tinha relatado antes quando comecei o enbrel minhas dores desapareceram, depois de um ano voltaram as dores na sacroiliaca, na lombar,e joelho, nem minha medica intende porque meus exames de vhs e pcr estao com taxas normais, quer dizer que nao há inflamacao no organismo,mas mesmo assim as dores voltaram.se os exames estivessem alterados a dr disse que poderiamos tentar trocar pelo Humira mas com o vhs dando 6 o estado nao vai substituir nem me mandar o enbrel, que apesar de estar com dor esta bem melhor que antes . E no seu caso o enbrel continua satisfatoreo, espero que sim, quando penso que fiquei um ano sem dores parecia que estava curado eu fico um pouco chateado e as vezes bate uma depre, mas nossa vida nunca foi facil né.Um grande abraço espero que vc tenha alguma novidade pra nós. valeu……

  312. Luiza Torres comenta:

    10 setembro, 2011 @ 7:11 PM

    Gostaria se possivel que me respondessem por e-mail…
    Meu genro quando nasceu adquiriu uma infecção hospital com o nome de salmoneloze, quase faleceu e foi desenganado. Mas Deus o polpou para algum propósito.
    Se tornou um jovem sem problemas, estudando e trabalhando normalmente. Conheceu minha filha e namoraram por aprox. 6 anos, um ano antes de casarem ele teve um quadro de leucopenia, e fez uma aplasia medular. Ficando internado com imunidade baixinha, acometido de virus, bactérias e infecções, graças aos Médicos muito bem esclarecidos do Hospital São Paulo ele obteve uma melhora depois de 40 dias internado. Veio pra casa realizando o tratamento com hemato, Dr. Salvador e tomando ciclosporina. Pois bem… ao passar alguns meses foi retirada a ciclosporina e ele apenas continuou de 6 em 6 meses realizando hemogramas períodicos para controle.
    Casaram-se no ano seguinte, e hoje já se passaram 2 anos.
    Infelizmente em 07 de maio deste ano, ele teve um acidente de moto, onde teve fratura exposta do femur e teve que ser submetido uma cirurgia com extensores externos… ficou internado 30 dias, pois sua imunidade caiu significativamente. Desta vez realizou Neutropenia e novamente foi acometido de bactérias, virus e infecções.
    Tendo uma melhora boa, reve alta, e há três meses estava em casa, retornando ao médico ortopedista apenas e ao hemato para controle… e voltou a tomar ciclosporina.
    Mas, derrepente de uns 40 dias pra cá, ele começou a queixar-se de dor nas costas, dor em uma das laterais… dizia parecer uma fisgada que incomodava… o levamos ao hospital e passando pela clinica, ela nos disse que ele estava com dores musculares devido a postura, pois como esta com extensores sobre toda a perna esquerda… esta impossibilidade de andar e dobrar a perna, então há uma certa dificuldade dele se locomover.
    Tomou Miosan e Tylex e as dores apenas amenizaram…. quando acabou o medicamento em uma manhã ao acordar e sentar na cama para o café, desmaiou pela dor forte que deu nas costas… No outro dia novamente desmaiou ao tentar sentar… até que não conseguiu se mexer e tivemos que remove-lo de ambulancia até o hospital. Ele se encontra internado até o momento, há mais ou menos 12 dias e no exame ressonância magnética, descobriram que na vertebra 7, 8, 6 esta com espondilite. Uma bactéria se alojou ali. Realizou cultura do sangue e a bactéria cresceu… segundo eles é a mesma bactéria que todos nós temos sob a pele.
    Esta tomando antibiótico CIPROFLOXACINO e tomando vitaminas de ferro, além de estar tomando a ciclosporina e sulfato de magnésio.
    O que gostaria de saber, depois desse relato minuncioso sobre o caso.
    - Esse problema na coluna pode ser proveniente do problema de aplasias que ele tem.
    - Pode ter adquirido ao nascer com o problema grave que o acometeu
    - Tem cura… ou é apenas controlável… e a tendencia é progredir
    - Ele pode ter filhos normalmente… ou os filhos podem herdar esse problema.

    Minha filha não tem coragem de perguntar, mas eu como mãe me sinto no dever de ajuda-los…

    Por favor me mande por e-mail minhas duvidas…
    Obrigado pelo carinho e compreensão do momento.
    Luiza

  313. Marcos Marcelino comenta:

    12 setembro, 2011 @ 2:04 PM

    Dr. me chamo Marcos tenho 41 anos, tenho espondilite anquilosante a mais ou menos 9 anos, foi muito dificil diagnosticarem a doença, alguns diz que voce tem hernia de disco, artroze e quando voce consegue um diagnostico correto já é tarde, foi receitado para mim HUMIRA, fiz todo procedimento para adquirir o medicamento já faz um ano e nada, continuo tomando antiflamatorio quando estou com muita dor “Aprendi a conviver com a dor”.Está comprometida a C4,C5,C6eC7, tenho pescoço totalmente paralizado, ombro direiro comprometido(pouca mobilidade), joelho esquerdo idem, quadril ainda consigo movimentar com dores agudas. Doutor se não fosse a Fé que eu tenho no DEUS VIVO que eu sirvo já teria entregue os pontos.

  314. WILLIAM RALF comenta:

    13 setembro, 2011 @ 10:20 AM

    Para Marcos Marcelino: caro amigo, sei bem o que vc deve estar passando, pois como todos aqui tambem sofro com EA , mas no seu caso nao fique esperando o estado mandar o humira, arrume um advogado e entre com uma açao na justiça, tenho certeza que vai conseguir. quando vc começar a tomar os biologicos seja o humira ou enbrel sua vida vai melhorar muito, procure promotoria publica e esponha seu caso que eu sei que é grave, nesse caso o juiz vai abraçar sua causa. Espero noticias suas , e com certeza de vitoria. FE EM DEUS…..ABRAÇOS

  315. AUREA comenta:

    27 setembro, 2011 @ 8:03 PM

    OLÁ SINTO DORES NA REGIÃO LOMBAR FORTÍSSIMAS E O MEU ORTOPEDISTA PEDIU PARA FAZER TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E O RESULTADO FOI ARTROSE INTERAPOFISÁRIA A DIREITA DE L 4 – L5 E BILATERAL EM L5-S1. E GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA ISSO? SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SINTO MUITAS DORES QUANDO SENTO NUMA CADEIRA INFANTIL OU NO CHÃO. TENHO 48 ANOS. ME AJUDE A ENTENDER.

  316. rosemeire schiavi comenta:

    27 setembro, 2011 @ 9:39 PM

    OLÁ HÁ TDS …GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM A SOLUCIONAR UM PROBLEMA QUE ESTOU PASSANDO ,POIS OS MÉDICOS QUE ESTOU INDO NÃO CONSEGUEM DESCOBRIR O QUE TENHO , SINTO DORES INSULPORTAVÉIS NAS COSTAS ,TRAVAMENTO DE PERNAS COM DORES AGUDAS, FORMIGAMENTO NA SOLA DOS PÉS, MEUS BRAÇOS NÃO PASSAM DA CABEÇA PORQUE DOEM MUITO, MEU QUEIXO NÃO CHEGA MAIS NO MEU PEITO PORQUE PARECE QUE ESTA REPUXANDO TD NAS COSTAS E MUITA DOR NO COCCIX. POREM FAÇO O USO DE MORFINA 30 MG DEVIDO UM CÂNCER QUE TIVE HÁ DOIS ANOS ,CÂNCER NO COLO DO ÚTERO ESTAGIO 3, FIZ TD TRATAMENTO QUE FOI QUIMIO,RADIO E BRAQUITERAPIA, E DEPOIS DESSES TRATAMENTOS TD ,FIQUEI COM ESSAS DORES ,E MEUS MÉDICOS DESCARTARAM QUE O CÂNCER TERIA SE ALASTRADO ,MAS TAMBÉM NÃO DESCOBREM O QUE TENHO E NISSO ESTOU NA CAMA IMPOSSIBILITADA DE FAZER QUALQUER COISA DEVIDO ESSAS DORES, SERÁ QUE ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR E TENTAR ME DIZER O QUE POSSO TER E O QUE TOMAR PARA ALIVIAR ESSA DOR ??? POIS JÁ FIZ RADIO E TOMOGRAFIA E O MEDICO NÃO CONSEGUIU VER NADA ,ESTOU EM DESESPERO COMPLETO ,POIS MINHA VIDA PAROU DEVIDO ESSAS DORES ,MEU NOME E ROSEMEIRE SCHIAVI TENHO 37 ANOS MEU EMEIL É GATASCHIAVI@HOTMAIL.COM ,POR GENTILEZA SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR E SÓ ENVIAR UM E-MAIL PARA QUE EU POSSA LER.

  317. Barbara comenta:

    1 outubro, 2011 @ 3:52 PM

    bem para começar boa tarde a todos.fiz uma Ressônancia magnetica te 9 dias e fui buscar o resultado e ai me assustei por que eu não entendo os resultados dos diagnosticos então resolvi visitalos.já tenho mais de 20 anos sentindo dores na lombar as costas queimam de vez em quando mais agora está pior meus braços furmigam,sintomuita tensão nos ombros doi o pescoço na parte de trás não sei o que é dormir dores intensas meu braço esquedo tem hora que pareçe que vai paralisar então eu penso que posso ficar sem movimentos nos braços devido a tantas dores.fiz o exame e deu ESPONDILARTROSE LOMBAR<PROTRUÇÃODISCAL EM L4-L5 HERNIA DISCAL EM L5-S1 pelo amor de Deus o que devo fazer para eu fazer o tratamento qual o especialista que devo procurar e qual o remedio no momento que vc. pode está me indicando para eu ter uma melhora até eu marcar um medico que aqui em salvador tudo é dificil e demorado eu te agradeço muito em nome de Jesus.

  318. Barbara comenta:

    1 outubro, 2011 @ 3:56 PM

    por favor me dê a sua prioriadde j´estou com 55 anos e preciso me alegrar sem dores todos os dias sinto dores dia e noete já mandei outro comentario este sé é o complemento se vc. não entender leia o outro antes desse.fica com Deus.

  319. Anônimo comenta:

    1 outubro, 2011 @ 10:01 PM

    Oi willian ralf, vi sua mensagem hj 01-10-2011, não sei porque esse email não veio na minha caixa de mensagens
    Quanto a diser se estou bem, graças a Deus tenho andado bem, apesar de uns leves incomodos, mas bem leves mesmo, o dr disse que seria normal eu sentir algumas fisgadas que era pra eu não ficar preocupado, faço exames a cada 3 meses para poder pegar a injeção nesse ultimo exame me deu uma alterção no TGO E TGP parece que é algo relacionado com o figado, e isso não é muito bom não mas o meu dr disse que poderia ser por contas de um remédio que eu havia tomado, espero que não impliquem com esse resultado e deixem de me dar a injeção , pois eles podem alegar que é ela que esta prejudicando o meu figado , mas se Deus quiser vai dar certo.
    novidades a respeito de nossos casos , eu não tenho, mas dizem que pra tudo tem um jeito, meu reumato disse que existe injeções que são muito mais caros que o enbrel , mas eu não sei muito bem como funciona isso, se entra no alto custo do governo ou não fale com seu medico a respeito. e manda ele passar uns manipulados para passar a dor, são menos agressivos e melhoras pra vc abraço…

  320. Olenir comenta:

    2 outubro, 2011 @ 4:52 PM

    Oi willian ralf, vi sua mensagem hj 01-10-2011, não sei porque esse email não veio na minha caixa de mensagens
    Quanto a diser se estou bem, graças a Deus tenho andado bem, apesar de uns leves incomodos, mas bem leves mesmo, o dr disse que seria normal eu sentir algumas fisgadas que era pra eu não ficar preocupado, faço exames a cada 3 meses para poder pegar a injeção nesse ultimo exame me deu uma alterção no TGO E TGP parece que é algo relacionado com o figado, e isso não é muito bom não mas o meu dr disse que poderia ser por contas de um remédio que eu havia tomado, espero que não impliquem com esse resultado e deixem de me dar a injeção , pois eles podem alegar que é ela que esta prejudicando o meu figado , mas se Deus quiser vai dar certo.
    novidades a respeito de nossos casos , eu não tenho, mas dizem que pra tudo tem um jeito, meu reumato disse que existe injeções que são muito mais caros que o enbrel , mas eu não sei muito bem como funciona isso, se entra no alto custo do governo ou não fale com seu medico a respeito. e manda ele passar uns manipulados para passar a dor, são menos agressivos e melhoras pra vc abraço…

  321. cleide suzart silva portella comenta:

    6 outubro, 2011 @ 4:30 PM

    tenho 35 anos e em vespera de 36 . não acho normal eu sentir tantas dores na região lombar e dor na coxa direita que dizem ser ciatica tambem estou com esporam nos dois calcanhares . estou a esperar do resultadi da ressonancia magnetica. me esplique mas pq desse estorico na minha vida . meus trabalhos não foram das melhores oficios ja carreguei roupa de ganho na cabeça na infancia ajudando minha mãe , manicure ,vendedora porta a porta carregava peso tbm .ando um pouco reocupada como devo repousar pq queima muito ao andar medo de cair pq perco a firmeza..UM ABRAÇO

  322. Maria Weydes comenta:

    7 outubro, 2011 @ 8:50 PM

    Barbara, li suas mensagens e quero lhe dizer que também sinto dores terríveis na lombar, não durmo há anos do lado direito devido a bursites nos quadris e ombros; vivo tendo dores no punho e fica até inchado quando fico no computador. Tenho problemas em quase todas as articulações, com inflamações e bicos de papagaio. Durmo mal e vivo tomando medicamentos há 3 anos. Me sinto “inútil” por depender dos outros até para serviços domésticos. Eu moro em Recife e me trato com um ótimo médico, mas o problema deve ser o mesmo seu: diagnóstico tardio. Aguentamos muita dor sem encontrar a ajuda adequada. Cheguei a fazer 3 cirurgias (túnel de carpo; fibrose de nervo no cotovelo e cisto no joanete. Estou sempre tentando novas terapias, mas as opções são poucas. Tomo uma medicação chamada HUMIRA, fornecida pela famácia do Estado, para isso tenho que ir sempre a médicos de um hospital publico, que autorizam o recebimento da medicação.

  323. Daiane comenta:

    16 outubro, 2011 @ 11:05 PM

    Pessoal, existe um grupo no facebook para espondiliacos GrupoEA – Portadores de Espondilite Anquilosante grupoea@groups.facebook.com que é muito bom ,trocamos muitas informaçoes e ainda fazemos amigos,aqui ninguem nos responde só nós mesmos,vcsi iram gostar e se sentir amparados de alguma forma
    Grande abraço a todos

  324. Ana Dorotéia Magalhães comenta:

    19 outubro, 2011 @ 10:25 PM

    Olá!
    Em abril de 2005 comecei a sentir muitas dores na região lombar, fui hospitaliza duas vezes, por conta das fortes e indescritiveis dores que sentia. Na primeira ressonência e raio x que fiz o anel da L4 estava escurecido, a neuro cirurgiã me faluo que aquilo não era nada, que não justificava as dores que eu sentia, então a médica sugeriu que meu problema era de cunho psicológico, tive alta do hospital e fui encaminhada para fisioterapia. Passei a frequentar a clinica fisioterapica para realizar dez sessões de fisio, no dia da última sessão, sai da clinica em cadeiras de rodas. Passei a me auto medicar, tomei mais de quinze tipos de medicamentos, todos antiflamatórios paliativos, pois já havia desistido de ir ao médico. Passei um período de quase três meses sem andar, sentido dores, fazendo compressas de água muito quente. Até no dia29 de junho do mesmo ano, tive uma crise de dor, eu estava morrendo, fui encaminhada a outro hospital, lá chegando fui atendida por um ortopedista que soilicitou uma nova ressonância, que mostrou uma espécie de abcesso, parecia que minha coluna lombar estava derretendo, psicologicamente isso me ajudou muito, era a prova de as dores eram reis, eu não as enventava. Os exames foram encaminhados a um neuro que dianosticou mal de pott (tuberculose extrapulmonar), fiquei hospitalizada por dois meses, comecei imediatamente o traamento para tuberculose e logo começou o processo de melhora. Sofri uma intervenção cirurgica, possuo duas hastes de titânio (de + ou – 19cm) para dar sustentação à minha coluna. Hoje estou ótima, a região lombar é dolorida, mas nada que me machuque ou debilite, pois no início acahava que ia depender de uma moleta. O tratamento pós cirurgico foi todo a base de atividade física ( hidroterapia, fisoiterapia, camonhadas, musculação), coisa que até hoje faço. O que me intriga é que o médico não encaminhou nada para fazer biopsia, as vezes duvido se foi mesmo mal de pott que tive. Se fico, mesmo que por tempo sem fazer atividade fásica sinto pequenas dores nas articulações. Lembro que no resultado da ressonância, apesar de sre uma linguagem técnica, aparecia a palavra degenerativo. Então minha pergunta é : é possível que eu tenha espondilite anquilosante?

  325. Daiane comenta:

    27 outubro, 2011 @ 7:21 PM

    Olá Ana Dorotéia Magalhães, é bem possivel que tenha sim Ea, ja que os seus sintomas são bem parecidos, é um diagnostico bem dificil para alguns medicos ja que é uma doença pouco conhecida eu aconselheria vc procurar um reumtologista dos bons pois ele é especialista nessa doença.
    Grande abraço

  326. pablo comenta:

    30 outubro, 2011 @ 7:31 PM

    olha so quem tem esta maldita doenca sabe o sofrimento q e ,ja sofro a mais o menos 5 anos de la pra ca,cada dia vou ficando limitado gestos simples e prazerosos como pegar o meu filho ja nao sao posiveis mais ! sinto dores 24 horas por dia tenho apenas 29 anos e ja praticamenti com a forca de um idoso,estava trabalhando mais devidos as dores ja nao estou mais suportando ,vou atras dos meus direitos si e q nos temos algum peranti a esta merda de inss, tomo indocid 50 mg , mais nao faz mais o efeito ,as vezes penso em acabar com esti sofrimento,tirando minha propria vida mais por covardia nao o faso,estes medicos olham muitas vezes para nos como uma olhar de suspeita achando q nos inventamos as dores, enfim q deus tenha piedade por q os medicos nao tem.

  327. pablo comenta:

    30 outubro, 2011 @ 7:33 PM

    si alguem quizer trocar imformacoes ta ai o meu email pablof145@gmail.com

  328. joao l.amaral comenta:

    7 novembro, 2011 @ 12:32 PM

    Para o Ralf e outras pessoas que acessarem este e-mail. Passei atomar o Humira ja fazem 09 mezes, e a melhora foi so aparente. Fazendo fisiopterapia no hospital Sao Paulo e conversando com um conceituado reumatologista na patologia de EA, ele me afirmou que os biologicos so fazem 40% de efeito nos portadores de EA, sendo nao tabagista e sem uso de alcool. Entao meus amigos, boa parte da melhora deve-se a sua mente que espera uma melhora para o seu corpo. Abraços!

  329. lucia helena comenta:

    10 novembro, 2011 @ 4:36 PM

    oi meu filho esta internado com suspeita desta doença espodiloartropatia,e logo do lado ele colocou uns numeros escrito assim { cid-10:1448.8} queria muito saber porque esta assim com estes numeros .. sera que o senhor pode me explicar os numeros e se esta doença pode levar a morte , estou muito preocupada , pos ele so tem 24 anos…amo muito meu filho não quero que ele morra quero morre 1 que ele, sera que o senho pode me manda a resposta por email obrigada não esqueça de me explica os tais numeros

  330. Ivanilson Alexandre comenta:

    10 novembro, 2011 @ 11:35 PM

    Para Pablo URGENTE!!!!!!!!!!!!

    Dificil pedir para você não se desesperar, mas te peço que tenha calma, converse com seu Reumatologista sobre os imunobiológicos HUMIRA, REMICADE (INFLIXIMABE), EMBREL, quando os medicamentos convecionais (antiinflamatórios, analgésicos e coprticóides) não fazem mais efeito os IMUNOBIOLÓGICOS são a nossa única esperança, se o seu Reumatologista relutar em te encaminhar para iniciar o tratamento, procura outro médico que trabalhe com imunobiológicos, pois nem todos rematologistas estão capacitados para prescreverem esses medicamentos, só te digo uma coisa após o tratamento com imunobiológico vc provavelmente irá ter uma vida sem dor, poderá pegar seu filhinho nos braços novamente, andar de bicicleta, correr, nadar, RETORNARÁ A VIVER. FÉ EM DEUS E BUSQUE INICIAR O TRATAMENTO COM IMUNOBIOLÓGICOS.

  331. Ivanilson Alexandre comenta:

    12 novembro, 2011 @ 11:34 AM

    Para Barbara

    Barbara o especialista que você deve procurar com urgência é um REUMATOLOGISTA. Caso queira entrar em contato para conversarmos sobre a doença esse é meu e-mail: ivanilson.alexandre@tjpe.jus.br. Abraços e FÉ EM DEUS!!!!!! Ha qualquer pessoa que queira entrar em contato comigo para conversarmos sobre as patologias reumáticas é só me enviar um e-mail, sofro a 20 anos com EA, mas apenas a três anos atras é que a doença foi totalmente diagnósticada me mim. Abraços a todos e muita Fé em DEUS.

  332. paulo teodoro comenta:

    12 novembro, 2011 @ 5:52 PM

    há uns dez anos sofro com EA, mas, só Há uns 5 anos fui diagnosticado. apesar da dor sempre procurei levar uma vida normal como todo mundo é claro, mas, o fato mais importante é que meu médico acertou no meu remédio, pois, desonvolvo minha atividades normalmente (sou Bombeiro). sei que um dia, vai piorar, mas, até lá, estarei aki 24 horas no ar e pronto para salvar vidas em perigo.

  333. Ivanilson Alexandre comenta:

    12 novembro, 2011 @ 8:33 PM

    NECESSITAMOS NOS ORGANIZAR E CRIARMOS UMA ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE EA A NÍVEL NACIONAL, NECESSITAMOS DE UM SITE PRÓPRIO, DE CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS PARA MOSTRAREM A TODA A POPULAÇÃO QUE ESTA DOENÇA EXISTE, QUAIS SÃO SEUS SINTOMAS E MAIS TEMOS QUE DIVULGAR QUE APESAR DE SER UMA DOENÇA INCURÁVEL EXISTE TRATAMENTO (IMUNOBIOLÓGICOS) ESTÁ MAIS DO QUE COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE OS IMUNOBIOLÓGICOS DEVEM SER INICIADOS LOGO QUANDO SE SOUBER DO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA, OU SEJA, NO INÍCIO, E NÃO DEPOIS QUANDO ELA JÁ TIVER AVANÇADO E O PACIENTE ESTIVER INCAPACITADO PARA VIDA LABORATIVA, DEVE SER QUEBRADA A PATENTE DOS LABORATÓRIOS QUE FABRICAM OS IMUNOBIOLÓGICOS, COM ISSO O PREÇO SERÁ MAIS ACESSIVEL, É FATO QUE TANTO A REDE PÚBLICA QUANTO A PRIVADA É OBRIGADA A FORNECER OS MEDICAMENTOS, MAIS ISSO SÓ É FEITO SEGUNDO PROTOCOLO DA ANS QUANDO O PACIENTE JÁ NÃO RESPONDER AOS TRATAMENTOS CONVENCIONAIS, OU SEJA, TEMOS QUE SOFRER COM DOR E SÓ QUANDO ESTIVERMSO QUASE INCAPACITADOS É QUE TEREMOS DIREITO A INICIAR O TRATAMENTO ADEQUADO E AINDA ASSIM NÃO HA NENHUM TIPO DE DIVULGAÇÃO, MUITO PELO CONTRÁRIO DIFICULTAM O NOSSO ACESSO A TAIS MEDICAMENTOS, A PREVIDENCIA NACIONAL (INSS) E AS PREVIDÊNCIAS ESTATAIS PREFEREM TER QUE PAGAR UM INCAPACITADO PELA DOENÇA (APOSENTADORIA POR INVALIDEZ) DO QUE TRATA-LO. TEMOS QUE NOS UNIR E BUSCAR MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE. ABRAÇO A TODOS. ivanilson.alexandre@tjpe.jus.br

  334. Olenir comenta:

    13 novembro, 2011 @ 4:40 PM

    Concordo com oque disse Ivanilson, todo mundo sabe oque é artite, artrose , osteoporose, reumatismo etc…
    Mas Espondilite , só mesmo os profissionais da área Reumato, porque até mesmo ortopedistas, neurocirurgiões e outros médicos, que deveriam saber identificar com mais facilidade, os casos de espondilites, parecem que não sabem.
    Tanto a minha história, como a de outros que ja li nesse site, é a mesma, depois de ter passado por mais de 5 ortopedistas é que se descobre a doença, um fala que é postura, outro fala que é coisa da cabeça e outros absurdos que nem lembro mais, graças a Deus descobri ainda no inicio o estagio da doença, mas ja foi o suficiente pra eu quase desistir da vida, só que tem sabe, não me fazendo aqui da vitima mas eu senti muita dor antes de tratar com os biologicos, e em nenhum momento pensei em me afastar eu queira era ficar bom pra ter uma vida normal, apesar de ter momentos que eu ficava travado na empresa, mas não desisti, fico penalisado com as pessoas que lutam e não conseguem pegar os remédios.

  335. Ivanilson Alexandre comenta:

    13 novembro, 2011 @ 8:03 PM

    PARA OLENIR

    Exatamente Olenir, os medicamentos biológicos vinheram para devolver ao paciente a sua vida de volta, sem dor, sem sofrimento, para que le possa levar uma vida normal, trabalhar, estudar, ser feliz em sua vida conjugal, voltar a ser produtivo no trabalho, que DEUS possa nos ajudar nessa caminhada. Abraçossssssssssssss.

    Olha Olenir veja como a quebra da patente destes medicamentos é necessária: tomo REMICADE e voltei a ter uma vida normal, mas este mês aconteceu um desabastecimento no mercado brasileiro por conta de uma mudança de laboratório importador, o laboratório que importava antes era a Shering agora ele vendeu os direitos para importar o produto e rotular para a jansen Cilag um seguimento da jhonson & jhonson só que por conta da burocracia esta faltando em todo o Brasil, portanto voltei a sentir dor e sofrimento com a EA, veja como o o monopólio atrapalha, estou esperando com FÉ EM DEUS O reabastecimento, pq estou com a autorização para tomar o remédio só que omesmo esta em falta no Brasil. Grande abraço.

    Ivanilson

  336. Maria Weydes comenta:

    13 novembro, 2011 @ 8:46 PM

    Pessoal, eu já tomei Remicade e depois passei para o HUMIRA. Até agora nenhum deu resultados palamatórioa mim. Eles baixam a minha imunidade a um ponto que adoeço com herpes, amidalite ou gripe e fico sem poder continuar o tratamento, além de ter que tomar outros medicamentos para essas “viroses”. Assim, sigo piorando. Já tomei corticóide durante quase 3 anos, junto com relaxante muscular, antiinflaamatório, antidepressivo, além de lyrica e gabaneurin e de outros para digestão e síndrome do intestino irritável.Já cansei de tantos remédios e nenhuma melhora!

  337. Ivanilson Alexandre comenta:

    14 novembro, 2011 @ 8:43 AM

    Infelizmente cada pessoa responde de uma forma diferente aos medicamentos imunobiológicos, e é fato aqueles que possuem um sistema imunológico frágil não podem e nem devem tomar os medicamentos IMUNOBIOLÓGICOS, mas posso afirmar com certeza que casos como a da Sra. MARIA WEYDES não são maioria, os medicamentos não curam sozinhos temos que ter muita fé em DEUS e também trabalhar a questão espiritual, temos que buscar a saúde da ALMA e do CORPO, a Fé e a Esperança devem prevalecer sempre em nossas vidas, lamento que algumas poucas pessoas não respondem aos imunobiológicos porque possuem uma imunidade baixa e acabam tendo complicações colaterais, SÓ QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE OS MEDICAMENTOS IMUNOBIOLÓGICOS foram liberados para o uso em humanos pela OMS porque os beneficios que esles fazem são muito maiores do que os possiveis efeitos colaterais, lembrando que corticoides e antiinflamatórios também possuem vários efeitos colaterias, busquem a DEUS PAI – DEUS FILHO e o ESPÍRITO SANTO estes são os médicos que irão guiar o nosso tratamento, ESPERO QUE NÃO GERNERALIZEM UM DEPOIMENTO QUE INFELIZMENTE NÃO DEU CERTO COM OS MEDICAMENTOS IMUNOBIOLÓGICOS, não temam em iniciar o tratamento, busquem viver SEM DOR. Abraçosssssssssssss a todos e MUITA FÉ EM DEUS PAI.

  338. Jessé Costa comenta:

    14 novembro, 2011 @ 11:00 AM

    Olá pessoal, meu nome é Jessé, tenho 41 anos e à mais de 10anos estou com EA, no início passei por vários ortopedista, fiz vários exames até mesmo HLA B27 que deu negativo, até ser enviado para um Reumatologista que confirmou a EA. Após confirmar comecei a fazer fisioterapia e tomar medicamentos que apenas aliviaram as dores mais mim trouxeram problemas no estômago. Quando eu estava com um plano de saúde as coisas eram mais fácil a ter acesso aos reumatologista, hoje sem ele tenho que procurar o SUS e não é fácil,porque os reumatologistas(particular) não dava tanta atenção imagine pelo SUS. A minha coluna cervical está paralisada não tenho movimento com o pescoço, mesmo com o remédio anti-flamatório as dores são diária. Gostaria de receber mais informações sobre os medicamentos e tratamentos.
    Obrigado e até a próxima.

  339. William Ralf comenta:

    14 novembro, 2011 @ 6:22 PM

    Caros amigos Olenir e Ivanilson, lendo suas postagens nem posso imaginar que vivi um ano sem dor alguma, mas depois o embrel ja nao foi tão eficaz, infelizmente as dores voltaram, tenho a esperança de poder troca lo pelo humira, mas minha medica disse que não é possivel agora pois meus exames estão normais vhs e pcr, mas mesmo assim voltaram as dores do joelho,quadril e coluna.Meus amigos só podemos contar com Deus e uns aos outros com pelo menos uma palavra de conforto,é o que espero.Procurem no you tube uma musica chamada SOLDADO FERIDO,é exatamente como nós nos encontramos, mas Deus vai mandar socorro eu tenho fé.Grande abraço do companheiro de luta William Ralf……

  340. Ivanilson Alexandre comenta:

    14 novembro, 2011 @ 11:30 PM

    Para Jessé Costa

    Não sei aonde você mora, mais procure urgentemente um REUMATOLOGISTA em um hospital de refência em sue estado para portadores de doenças reumáticas, sua EA já está muito avança e vc precisa urgentemente de ajuda, voltará a readquirir seus movimentos novamente e a dor sairá, mas repito precisa de um REUMATOLIGISTA urgente, um que trabalhe com imunobiológicos, FÉ EM DEUS e busque o mais rápido possivel um espacialista. ivanilson.alexandre@tjpe.jus.br / ivanilson.alexandre2011@hotmail.com

    Qualquer coisa me envia e-mail tentarei ajudar no que eu puder.

    Abraçosssssssssssssssssssssssss

  341. Ivanilson Alexandre comenta:

    14 novembro, 2011 @ 11:32 PM

    MUITA FÉ EM DEUS E MUITA ESPERANÇA, UMA VIDA SEM DOR E LIMITAÇÕES PARA O PORTADOR DE EA NÃO É MAIS IMPOSSÍVEL – É POSSIVEL SIM VIVER SAUDÁVEL E SEM DOR, BUSQUEM OS SEUS DIREITOS, LUTEM POR SUA SAÚDE.

  342. paulo comenta:

    15 novembro, 2011 @ 9:06 AM

    OLA PESSOAL sou solidario com voces eu tambem cinto muitas dores no corpo inteiro nas juntas nas costas pele inframada tenho psoriase 22 anos nao tem nada pra reverter esta doenca nao tem cura ja procurei varios medicos dermatologistas indo ao consultorios medicos dao pouca importancia pagando consulta particular (nao dao orientaçao necessaria ) desejo melhoras a todos DEUS ESTEJAS SEMPRE COM TODOS NOS

  343. Ivanilson Alexandre comenta:

    15 novembro, 2011 @ 10:31 AM

    Para Willian Ralf

    Me solidarizo com a sua dor e sofrimento, no momento como já comentei aqui houve um desabastecimento no mercado brasileiro em especial Pernambuco do REMICADE faço infusões a cada 02 meses, estou com a autorização mais não posso tomar pois o medicamento esta em falta, questão de ambição e dinheiro, houve uma mudança da autorização de laboratório importador, saindo da Sherring para Jannsen cilag, VOLTEI A SOFRER COM A DOR, os antiinflamatórios e corticoides não fazem efeito algum em mim, sei o que você esta passando. Você já tomou o REMICADE (INFLIXIMABE)?????????????????? converse com sua médica. Grande abraço amigo, Paz e bençãos. QUE DEUS NOS DÊ FORÇA PARA CONTINUARMOS SOBREVIVENDO.

  344. Ivanilson Alexandre comenta:

    15 novembro, 2011 @ 10:51 AM

    Vejam no google ou no You Tobbe a música “A CARTA AO REI” escutem a música, temos que continuar lutando. Soldado ferido o Rei Conta com Você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  345. Ivanilson Alexandre comenta:

    15 novembro, 2011 @ 10:57 AM

    Escutem a música que o Wilian ralf indicou “SOLDADO FERIDO” e escutem também SOLDADO FERIDO! O REI CONTA CONTIGO! são duas músicas distintas, maravilhosas para continuarmos a luta pela sobrevivência, só quem tem EA sabe a dor e o sofrimento que ela nos causa.

  346. Ivanilson Alexandre comenta:

    15 novembro, 2011 @ 11:06 AM

    A PAZ DE JESUS E O AMRO DE MARIA ESTEJAM SEMPRE CONOSCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AMÉM!!!!!!!!!!!!!!! PAZ E BENÇÃOS A TODOS!!!!

    VOLTEI A SENTIR DOR PELA AUSÊNCIA DO REMICADE – RETORNEI NOVAMENTE A SENTIR DOR E SOFRIMENTO.

    FALO COM VOÊS COM CONHECIMENTO DE CAUSA TENHO EA A HA 20 ANOS, 20 ANOS DE DOR, APENAS 10 MESES DE ALEGRIA.

    MESMO ASSIM NÃO DESISTIREI NUNCA, O LABORATÓRIO INFORMOU QUE NO FINAL DO MÊS O MEDICAMENTO RETORNARÁ AOS HOSPITAIS, ATÉ LÁ SOFRO E OFEREÇO A JESUS CRISTO TODO O MEU SOFRIMENTO, PQ O MEU SOFRIMENTO EM NADA SE COMPARA AO QUE NOSSO SALVADOR SOFREU A QUI NA TERRA.

  347. Ivanilson Alexandre comenta:

    15 novembro, 2011 @ 12:13 PM

    Sou Católico, mas creio que a estpiritualidade seja em qual for a religião é necessária para que possamos ter força e continuar a nossa dolorosa caminhada, seja você Católico, Espírita ou Protestante, busque renovar-se espititualmente. Deixo aqui o Salmo 22, para meditação, Paz e Benção a todos, que a Paz de Jesus e o Amor de maria estejam com todos.

    Pelos Prados e Campinas

    Pelos prados e campinas verdejantes eu vou
    É o Senhor que me leva a descansar
    Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou
    Minhas forças o Senhor vai animar

    Tu és, Senhor, o meu pastor
    Por isso nada em minha vida faltará
    Tu és, Senhor, o meu pastor
    Por isso nada em minha vida faltará (nada faltará)

    Nos caminhos mais seguros junto d’Ele eu vou
    E pra sempre o Seu nome eu honrarei
    Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou
    Segurança sempre tenho em suas mãos

    Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou
    Um lugar em Sua mesa me preparou
    Ele unge minha fronte e me faz ser feliz
    E transborda a minha taça em Seu amor

    Com alegria e esperança caminhando eu vou
    Minha vida está sempre em suas mãos
    E na casa do Senhor eu irei habitar
    E este canto para sempre irei cantar

  348. william ralf comenta:

    17 novembro, 2011 @ 8:48 AM

    Para Ivanilson:caro amigo até agora só me tratei com enbrel, o remicade precisa de clinica para infusao, e aqui onde moro ainda não temos esse acesso, somente temos o enbrel e o humira que são de auto aplicação, mas esta questão dos biologicos ainda é muito dificil aos pacientes, quem sabe num futuro proximo esses medicamentos sejam mais acessiveis a todos, enquanto isso vamos arrastando nossa cruz.

  349. Ivanilson Alexandre comenta:

    17 novembro, 2011 @ 11:17 PM

    Para Willian Ralf

    Bom, ainda assim acho que deveria ver a possibilidade de seu médico avaliar se seria possivel te encaminhar para uma cidade próxima aonde tenha centro de referência em Reumatologia, provavelmente você utiliza da rede pública, nas grades capitais sempre existe no mínimo um Hospital Públicco CENTRO DE INFUSÃO para os portadores de Doenças autoimunes. Segue então a sugestão, há depois do inicio do tratamento que são três doses sequenciadas com um intervalo de tempo menor, as demais serão feitas a cada 02 meses. Sei que a DOR e o SOFRIMENTO nos aproxima ainda mais de Jesus, mas também sei que ele não que que soframos tanto. A Paz de Jesus e o Amor de Maria, estejam com você sua familia.

  350. Ivanilson Alexandre comenta:

    17 novembro, 2011 @ 11:25 PM

    Passo agora a transcrever na íntegra a resposta de um e-mail que enviei a Jannsen Cilag, o novo laboratório responsável pelos direitos de importação e comercialização do REMICADE (INFLIXIMABE) no Brasil. Perguntei para eles por que tanto desrrespeito aos portadores de patologias autoimunes que fazem uso do REMICADE, o por que de não se divulgar na imprensa nacional uma nota explicativa para dar uma satisfação sobre a falta do medicamento, medicamento este responsável por devolver a tantas pessoas a alegria de viver sem dor, vejam o que me responderam, NÃO SE MEDEM AS CONSEQUÊNCIAS PARA SE OBTER LUCRO E MUITO, MUITO DINHEIRO.

    Prezado Sr Ivanilson

    Desde a transferência dos direitos de distribuição e comercialização de REMICADE® para a Janssen no Brasil em 01 de julho de 2011, temos trabalho incessantemente para assegurar que todos os serviços relativos a este produto sejam mantidos sem rupturas a pacientes, médicos, hospitais e distribuidores.

    Contudo, estamos enfrentando uma falta de fornecimento temporária de REMICADE® no Brasil e a data prevista para faturamento do medicamento será na próxima semana.

    Ficamos à disposição para lhe atendermos próximo a esta data para confirmar o faturamento do medicamento.

    Agradecemos o seu contato e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Carolina Paolucci

    Serviço de Atendimento ao Consumidor

    Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda

    A Janssen agradece o seu contato. Informamos que o nosso horário de atendimento é das 08:00 às 20:00 hs, nos dias úteis. Você pode entrar em contato com o SAC pelo 0800 701 1851, sac@janbr.jnj.com ou atendimento on-line (www.janssencilag.com.br)

  351. Ivanilson Alexandre comenta:

    17 novembro, 2011 @ 11:31 PM

    É bom deixar bem claro que a FALTA DO REMICADE É NO BRASIL, vejam o quanto os nossos governantes se interessam pela saúde do BRASILEIROS, é bom deixar bem claro que dispomos de um instrumento processual chamado AÇÃO CIVIL PÚBLICA, em defesa dos direitos coletivos e difusos, e podem ter toda a certeza se a Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda assumiu o compromisso de Importar e Comercializar terá que ser ainda que judicialmente OBRIGADA a fazer o que se comprometeu a fazer.
    Abraços a Todos e que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja sempre com todos nós.

  352. Ivanilson Alexandre comenta:

    17 novembro, 2011 @ 11:36 PM

    Apenas para esclarecimento segue artigo do site: http://www.clinica-de-reumatologia.com.br/conteudo/doenca-autoimune

    DOENÇA AUTO-IMUNE

    A doença auto-imune ocorre quando o sistema imunológico produz anticorpos (células de defesa) que atacam estruturas do próprio organismo.

    O sistema imunológico é o responsável pela “defesa” do corpo contra agentes considerados agressores ao mesmo. Exemplos desses agressores são os vírus, as bactérias. Para combater esses agentes, o sistema imunológico produz algumas células de defesa, conhecidas como anticorpos, que atacam e destroem esses agentes.

    Normalmente, após ter destruído os agentes agressores, o sistema imunológico entende que a função daquele anticorpo acabou e para de produzir, como um “liga” e “desliga”.

    Nas doenças auto-imune, o sistema imunológico “liga” por algum motivo, mecanismo não completamente conhecido, e perde a capacidade de “desligar”, passando a produzir anticorpos continuamente, e esses anticorpos reconhecem alguma estrutura do organismo como o “agente agressor”, fazendo com que esse ataque se perpetue.

    Esses anticorpos podem atacar diversas estruturas e órgãos do nosso corpo, causando diversas doença. Alguns exemplos de doenças auto-imune:

    ◦doenças reumatológicas: artrite reumatóide, lúpus eritematoso, esclerodermia…
    ◦doenças endócrinas: tireóide (Hashimoto), pâncreas (Diabetes mellitus 1),
    ◦doenças de pele: psoríase, lupus cutâneo,
    ◦doença neurológica: esclerose múltipla,
    ◦doença gastrointestinal: doença de Crohn, retocolite ulcerativa,
    ◦doenças hematológicas: anemia hemolítica auto-imune, púrpura trombocitopênica idiopática

  353. Ivanilson Alexandre comenta:

    17 novembro, 2011 @ 11:54 PM

    Segue o caminho para quem esta tendo dificuldade com o fornecimento gratuito pelo ESTADO ou PLANO DE SAÚDE quanto aos medicamentos BIOLÓGICOS.

    1- Prescrição médica, conforme seja o caso, médico da rede pública ou privada;
    2- Laudo Médico (comprovando o grau de evolução da doença e que o paciente não mais responde aos tratamentos convencionais)
    3- Exames: Tomogorafia Computadorizada, Ressonância Magnética, Exames de Sangue: Hemograma, Proteína C reativa, etc; caso seja positivo HLA B27 (não é fator preponderante para o diagnóstico da EA);
    OBS: Todos estes exames devem comprovar que o paciente necessita do medicamento, sob pena de ficar incapacitado para manter uma vida saudável;
    4- Solicitação prescrita pelo Médico para a utilização da medicação;
    5- Deposse de tudo isso dá-se entrada (O próprio paciente ou um familiar caso este esteja incapaciatado para andar) no pedido diante do órgão estadua competente ou no próprio plano de saúde;
    6- Se o pedido for negado, solicitar a negativa por escrito, se não derem, o próprio protocolo de que o mediamento foi solicitado já é suficiente;
    7- Procurar uma Advogado, Defensor Público ou o Ministério Publico de sua cidade;
    8- AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM ANTECIPAÇÃO DE TUTELA PARA FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO DE AUTO CUSTO QUE FOI NEGADO.

    Espero que tenha ajudado em alguma coisa estas simples informações,

    Abraço a todos – Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria esteja sempre conosco.

  354. Ivanilson Alexandre comenta:

    18 novembro, 2011 @ 12:06 AM

    Parece dificil mas não é, por se tratar de uma tutela de urgência o Juiz é obrigado a apreciar imediatamente, irá determinar que o ESTADO ou PLANO DE SAÚDE forneça o medicamento necessário ao pronto reestabelecimento da saúde do paciente tal qual esta prescrito pelo médico, sob pena de não o fazendo incidir multa diária pelo descumprimento de no mínimo R$ 1.000,00 que será revertida em favor do paciente.

    Abraçossssssssssssss

  355. william ralf comenta:

    19 novembro, 2011 @ 12:31 PM

    Para Ivanilson Alexandre: lendo suas postagens vejo que vc está á espera do abastecimento do remicade no Brasil, porque vc nao tenta mudar para o embrel que é de mais facil acesso e nunca faltou na rede publica, pode resolver seu caso…

  356. Ivanilson Alexandre comenta:

    19 novembro, 2011 @ 8:51 PM

    Para Willian Ralf

    Caro Willian, já vi esssa possibilidade com a minha médica, ela disse que a minha resposta ao REMICADE foi simplesmente extraordinária, voltei a ter uma vida completamente normal, a ponto mim indagar se ainda tinha realmente a patologia, não tive nenhum efeito colateral, atribuo esse milagre ao SENHOR NOSSO DEUS, minha médica sempre diz quando eu à agradeço, que ela é simplesmente um instrumento nas mãos de DEUS para tentar devolver aos pacientes uma vida digna SEM DOR E SEM SOFRIMENTO, por tudo isso ela prefere que eu espere o reabastecimento do REMICADE, eu faço o tratamento pela rede privada de saúde e graças a DEUS nunca houve esse problema antes, o que aconteceu foi realmente um problema de logistica e desorganização no novo laboratório detentor dos direitos de importação e comercialização, mesmo assim MUITO OBRIGADO PELA DICA. Grande abraço!!!

    OBS: quanto as postagens que fiz relacionadas a área jurídica, foram feitas porque eu atuo nessa área, aí tentei deixar claro a todos que se houver uma NEGATIVA do fornecimento e não uma FALTA POR DESABASTECIMENTO (nesse caso a culpa é exclusivamente do responsável pela importação e comercialização do medicamento), em havendo NEGATIVA É POSSIVEL SIM ATRAVÉS DA JUSTIÇA SE OBTER O MEDICAMENTO, JÁ QUANTO AO DESABASTECIMENTO CABE AÇÃO CIVIL PÚBLICA PARA OBRIGAR O RESPONSÁVEL A REALIZAR O REABASTECIMENTO NO MERCADO NACIONAL, se assumiu o compromisso, também assumiu o risco do negócio, portatno tem cumprir.

  357. Ivanilson Alexandre comenta:

    23 novembro, 2011 @ 6:19 PM

    A quem possa interessar, segue protocolo de denuncia feita por mim, recentemente a ANVISA quanto a falta do REMICADE no Brasil, por irresponsabilidade da Janssen Cilag.

    Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011

    Recebemos sua mensagem, registrada sob o número 411006, a qual está sendo analisada pela equipe técnica desta Ouvidoria. Tão logo tenhamos resultados relativos a mesma, levaremos ao seu conhecimento no menor espaço de tempo possível.

  358. Ivanilson Alexandre comenta:

    24 novembro, 2011 @ 8:57 AM

    ExpressoLivre – ExpressoMail

    ——————————————————————————–
    Remetente: “Anvisa”
    Para: “IVANILSON ALEXANDRE GUEDES DA SILVA”
    Data: 24/11/2011 00:19 (08:34 horas atrás)
    Assunto: Solicitação Recebida
    Anexos: Logo Anvisa (11 KB)
    HH Agência (4 KB)

    ——————————————————————————–

    Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011 Senhor(a) IVANILSON ALEXANDRE GUEDES DA SILVA, recebemos a sua mensagem, registrada sob o número de procedimento 411006. Sua solicitação será analisada por profissionais da Anvisa e a resposta será informada no menor espaço de tempo possível. Reiteramos que o número do procedimento é fundamental para o acesso ?esposta. Atenciosamente, Ouvidoria/Anvisa.

  359. JOANA DARC THOMAZINI comenta:

    7 dezembro, 2011 @ 5:25 PM

    Meu nome é: Joana Darc Thomazini sou portadora de HlA-B27 Negativo, tenho todos os sintomas do EA, porque sinto dores quando sem movimentos e que melhoram com o movimento das articulações. Um dos lados da artuculação do punho está desaviando com inchaço. Mas com dores e sem vermelhidão. As vezes acordo com dor no pescoço, as vezes acordo com dor na coluna entre os pulmões e as vezes no meio das costas. Meus pés quando fico sentada por mais de meia hora. doi muito até que de depois de algumas passadas melhoram. Estou fazendo uso do diclofenaco de potássio porque custa mais barato. Mas estou ficando sem dores. Mas sinto que as articulações podem ficar deformadas. E eu já tenho quatro receitas de outros medicamentos. De quatro medicos diferentes. Mas estou aguardando uma decisão da justiça. Para liberar minha aposentadoria. E não posso comprar. Porque tambem tenho a sindrome da perna inquieta. Que se não fizer uso de amitrilina tenho dificuldades para dormir. Se podemos pelo ao menos reclamar. Já aumenta a nossa esperança. Na bondade de alguem que pode nos trazer mais conforto. Como Um anjo de Deus. Eu gostaria de estar muito melhor do que estou neste natal. Quem sabe Deus toca nos corações de quem pode nos ajudar a viver melhor.
    Que Deus nos abençoe para sempre em nome de Jesus Cristo.

  360. Cristina Alves Rocha comenta:

    12 dezembro, 2011 @ 6:51 PM

    Olá, meu nome é Cristina , sou carioca e moro em MG, aos 12 anos minha filha foi diagnosticada com espondilolistese de grau dois, que regrediu para grau 1 com uso de coletes ainda na infância.
    Ela se tornou Farmacêutica e mora sozinha em SP, onde começou a se interessar por alguns grupos de dança brasileira, e teatro.
    Há um ano atrás ela teve o diagnóstico de um stress na coluna, os médicos falaram que as vértebras L5 e S1 sofreram uma pequena fratura, ela ficou internada no hospital que ela trabalha , usou colete ortopédico um tempo, foi afastada das danças mas aos poucos foi sendo liberada pelos médicos para voltar com cautela, e fazer Pilates tb.Hj em dia ela faz o Maracatu, mas de forma mais lenta e Pilates, ela ja faz há um ano.Além disso, ela está indo para o 7 º mes de gravidez., continua com o Piates.Os médicos falaram que não há problema algum em ela tentar o parto normal que ela quer muito, porém desde os 6 meses de gravidez ela começou a sofrer dores de coluna e estalos na coluna, mesmo assim os médicos não mudaram de opinião, falaram que os estalos são do bebe se ajeitando e que ela ainda pode ter o bebe de parto normal, ela não quer tomar uma segunda opinião. O que o sr acha?Estaria indicada uma cesárea?ela não tem plano de saúde, e como trabalha num hospital de referência nessa cidade, fará o parto lá. Estou muito preocupada com ela, os médicos estão certos, o parto normal e a dor e a força nao afetam a coluna dela?pode me dar uma opinião?

  361. zaine jorge comenta:

    14 dezembro, 2011 @ 5:23 PM

    ola cristina rocha,sou portadora da ea!!a seis meses ganhei a minha bebe linda e fofa..graças a deus muito saudavel..com tanto medicamento durante a gravides afffff.tambem tavam a pensar fazer uma cesaria em mim,pois a partir do sexto mes so complicou,tantas dores mal podia me mexer,entrei baixa alto risco e fiquei em casa ate o dia que ela nasceu….neste abençoado dia tava melhor,mas a minha medica recomendou logo que entrasse na maternidade que me dessem a epidoral,pr alem das dores que ja tinha nao sofresse mais e que o parto normal ainda era a melhor opçao,pois uma cesaria poz parto pr nos portadores da ea so se tornaria pior pr nossa recuperaçao….graças a deus 8 de junho nasceu minha princesa e correu tudo bem….ainda estou a me recuperar,pois as medicamentos nao podem ser os mesmos durante a gravides e amamentaçao…minha querida fale com o medico da sua filha na possibilidade de levar a epidoral abaixo de deus foi a minha salvaçao ate preferia ter uns 10 partos normais do que tudo que sorfrir durante a gravidez..que deus abençoe força.vai correr tudo e uma hora pequenina….bjs

  362. pablo comenta:

    16 dezembro, 2011 @ 7:48 PM

    caro ivanilson. a algum tempo atras tu mim enviou um email, falando dos biologicos pois dito e feito conversei com minha medica! e a mesma vai iniciar o tratamento com os taus biologicos , fiz uma rm que apareceu alguns bichos hehehe, fiz tambem o exame ppd, raio x do torax , bom si tudo der certo , em breve poderei ter uma vida normal como tu mesmo tanto fala, bom segunda feira vou retornar para minha reumato , e si deus quezer sairei de la , com o laudo para usar os biologicos, mais mesmo asim fico com duvidas com relacao ao meu futuro por eu nao ter estudo somenti a quata serie , sera q com os biologicos vou poder trabalhar normalmenti, espero q sim nunca fui em uma pericia mais minha medica vai mim encaminhar agora! mais mim falam horores dos peritos!

  363. CLAUDIA REGINA LIBERAL BASTOS comenta:

    29 dezembro, 2011 @ 3:40 PM

    BOA, TARDE!! MEU NAMORADO FOI DIAGNOSTICADO COM ESPONDILITE ANQUILOSANTE E DESDE ENTAO VEM FAZENDO USO DE SULFASALAZINA, MAS, NAO TEM NENHUMA MELHORA. HOJE SENTIU UMA FORTE CRISE DE FALTA DE AR, GOSTARIA DE SABER SE IESSA CRISE TEM ALGUMA RELAÇAO COM A ESPONDILITE. GOSTARIA DE SABER ,TAMBEM SOBRE O REMICADE COMO POSS CONSEGUIR ESSE MEDICAMENTO PELO SUS. POP FAVOR NOS AJUDEM!!

  364. Ivanilson Alexandre comenta:

    29 dezembro, 2011 @ 7:11 PM

    Olá a todos!!!!!!!!!!! Que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre conosco. Amém!!!!!!!!! Lembro a todos que além dos imunobiológicos os mais eficazes no nosso problema de EA devemos também buscar alguma atividade física, preferencialmente na água porque diminui o impacto, HIDROGINÁSTICA, NATAÇÃO, HIDROTERAPIA, só que possui EA sabe o que passamos, poque nascemos assim enquanto tantos possuem saúde e a destroem com drogas, bom não estamos aqui para questionarmos o nosso DEUS tempos é que pedir a ele para podermos termos força para carregar a nossa Cruz, tem uma música de Pe. Zezinho que diz assim “sei muito, muito bem que peso tem a cruz, mas sim eu sei também que força tem Jesus, conheço a humana dor sofrer eu já sofri, mas graças ao meu DEUS eu nunca desisti…” A TODOS EU DESEJO UM 2012 COM MUITA SAÚDE, MUITA SAÚDE E QUE DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO,NOS AJUDE E NOS DÊ FORÇA EM NOSSA CAMINHADA” Abraço a todos!!!!!!!!!!!!! Ivanilson Alexandre – ivanilson.alexandre@tjpe.jus.br – REMICADE- HUMIRA- EMBREL – AKTENRRA – conversem com seus médicos.

  365. william ralf comenta:

    7 janeiro, 2012 @ 5:58 PM

    Para Ivanilson alexandre: caro amigo vc já conseguiu receber o remicade, espero que sim, e como tem passado? um abraço………

  366. Ivanilson Alexandre comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 8:54 AM

    Para Willian Ralf

    SIM graças ao bom DEUS já fiz a infusão com REMICADE no último dia 23/12/2011 foi o meu presente de NATAL, fiquei afastado das minhas atividades laborativas por 25 dias uma vez que infelizmente não respondo mais aos medicamentos convencionais, foram momentos de muita DOR, SOFRIMENTO e DESESPERO, mas serviu para repensara minha vida e me apegar ainda mais com DEUS e graças a ELE a medicação cheigou e já voltei a minha vida praticamente normal, eu tomava 5mg de MTX metrotrexato mais devido a uma pequena alterãção em uma das taxas do fígado a médica suspendeu (Gama GT) aí eu substituiu esta medicação que eu tomava pela NATAÇÃO faço três vezes por semana para compabter o enrregecimento das vertebras, hj estou bem Graças a DEUS. Que DEUS te abençoe e te dê muita Saúde, um abraço do Amigo portador de (EA) Ivanilson.

  367. william ralf comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 6:16 PM

    Para Ivanilson: que bom fico feliz em saber que obteve melhoras, gosteria de te pedir um favor, como ja disse antes estou com enbrel, meus exames de vhs e pcr estao com taxas normais:vhs 4, e pcr nao reagente, minha medica disse que nao sabe o porque tenho dores, gostaria de ouvir a opiniao de outro reumato sobre essa situacao, eu acho particularmente que o enbrel pode estar mascarando as inflamaçoes nos exames, e por isso nao consigo mudar para outro biologico porque com exames normais a secretaria de saude nao vai liberar outro biologico.Por isso pesso a vc ou qualquer outro companheiro da resenha que comentasse esse caso com seu reumato quando passar por consulta pra tirar a duvida se esse fato é normal com os medicamentos biologicos, aqui em minha cidade só contamos com uma medica reumato, e por isso conto com tigo pra me ajudar a tirar esse grilo. valeu……

  368. claudio lage comenta:

    12 janeiro, 2012 @ 12:54 PM

    Bom dia sou portador de espondilite anquilosante a bastante tempo,já faço tratamento co medicamento etarnecepte de 50mg. Continuo a sentir dores principalmente na região lombar (quadril ,bacia),faço natação o que melhorou muito minha vida no dia a dia.Estou pelo auxilio doença e gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalides pois estou com receio de ser reabilitado em outra função e após o periodo de estabilidade eu seja demitido ou a minha empresa não me aceitar reabilitado em outra função .Aguardo sua resposta ancioso.

  369. Maria Weydes comenta:

    14 janeiro, 2012 @ 1:15 PM

    Caro Ivandilson,

    Fiquei muito feliz em saber que você conseguiu o REMICADE e, o mais importante, que ele fez efeito em você, graças a Deus! São tantas as dificuldades que enfrentamos com essa doença que nos proporciona um convívio de 24 horas com a dor durante anos…
    É maravilhoso saber que alguém está conseguindo viver melhor com isso. Tenho fé em Deus e procuro sempre acreditar que nada na vida daquele que tem fé acontece por acaso. Se Deus permite que passemos por todo esse sofrimento, é porque está nos dando um chance de mudarmos nossos hábitos e conceitos e nos livrar de outros males maiores que enfrentaríamos se estivéssemos ativos e normais de saúde. Isso é vem difícil de compreender e aceitar, mas para mim é a única coisa que faz sentido. Infelizmente meu sistema imunológico é frágil e até o cloro da piscina me faz adoecer, então recorri a ioga adaptada para o meu caso, com fisioterapeuta, à meditação e à auto-massagem Ayurvédica com óleos e ervas aquecidos. Tudo isso tem me ajudado muito, alivia as dores com as quais dormimos e levantamos. Estou feliz por você e espero em Deus que o seu progresso chegue ao ponto de lhe deixar ativo novamente. Agradeço pela sua luta e pela ajuda que tem disponibilizado a todos. eu, infelizmente não posso digitar muito, pois sinto dores em todas as articulações e síndrome do túnel de carpo, aliviada com cirurgia. Não posso estar sempre digitando, mas sempre leio e fico feliz com as suas palavras para as pessoas aqui, que sempre são de força e conforto, que todos nós precisamos muito!! Deus nos abençoe e nos ilumine!

  370. Maria Weydes comenta:

    14 janeiro, 2012 @ 1:25 PM

    Cláudio,

    Não sei se alguém já lhe orientou, mas a espondiloartropatia é relacionada entre as doenças graves, que ensejam isenção no imposto de renda e aposentam. A aposentadoria não é um processo fácil, mas é mais seguro de se conseguir no judiciário. você deve procurar um advogado especializado em direito previdenciário, de preferência em alguma faculdade de direito. Sou advogada, mas sem condições de exercer a profissão e já estou em benefício pelo INSS há vários anos e agora resolvi entrar na justiça, através de uma advogada que ensina direito previdenciário na faculdade. Tenho fé em Deus que irei conseguir e parar de ficar indo fazer perícia no INSS. Da última vez peguei uma médica que falou que a doença não era espondilite porque o exame de sangue não dá positivo. Muitos médicos pensam assim. Já passei até por um professor de medicina que me disse a mesma coisa! Mas não devemos nos render a esses obstáculos! Precisamos lutar sempre, é o nosso propósito. Muita fé, paz e luz a todos!

  371. Matheus comenta:

    18 janeiro, 2012 @ 11:02 AM

    Bom dia , estou trabalhando atualmente em um laboratorio, e e uma atividade q exije um esforço físico muito grande ,há uns 3 meses, venho sentindo dores em toda a minha coluna e se erradiando por todo o meu corpo !
    passei por um ortopedista e ele solicitou uma ressonância da cervical da lombar e da torácica,
    o Diagnóstico foi esse : Ectasia focal do canal central da medula espinhal no nivel torácico T3T4 a T4T5.
    Leve desidratação discal de C2C3,C3C4 e C5C6.
    minimo abaulamento discal posterior em C3C4
    Diminuta protusão discal póstero-mediana de C5C6.
    Desidratação discal de L3L4 a L5S1.

    e o ortopedista e encaminhou para pericia do INSS, o q vc acha q eu ficarei no auxilio doença, pois tenho medo do INSS não aprovar e perder meu emprego , pois játenho varios atestados, e ele colocou + esse de 15 dias e depois ser encaminhado para o INSS, mé dá um conselho aí, não sei o que fazer, só tenho 20 anos e venho sofrendo com essas dores

  372. Ivanilson Alexandre comenta:

    18 janeiro, 2012 @ 3:33 PM

    Para: Maria Weydes

    Obg pelas palavras direcionadas a minha pessoa, tento ajudar com palavras de conforto e esperança, sei que não é muito, mas esta doença já me maltratou muito, sei maltrata ainda muita gente, e sei também que muitas pessoas se perguntam porque meu DEUS, porque EU, porque tantos possuem saúde e a destroe com bebidas, drogas, e porque EU que sigo teus mandamentos, fui condenado a carregar esta Cruz tão pesada para o resto da minha vida??????? só Ele sabe ninguem mais sabe, sei que devemos perseverar na fé, e não questionarmos o nosso DEUS. Fiquei alegre em saber que vc é advogada, estou no 10º período do Curso de Direito e atuo na área há 10 anos, sou sevidor público do TJPE. Vc não tem que me agradecer nada, sempre que eu tenho um tempinho tento escrever um pouco e tento dar esperanças e mostrar aqueles que não sabem, que existem outras possibilidades de tratamento além dos convencionais. Quanto a essa médica do INSS que vc comentou, lamento muito ela ser perita do INSS e não saber que o antígeno HLA-B27 POSITIVO não é fator prepoderante para o diagnóstico da ESPONDILITE ANQUILOSANTE, ela deveria era se reciclar e aprender sobre doenças autoimunes, médicos desumanos e insensíveis encontramos vários. Grande Abraço. Há me diz o Estado que vc reside. ivanilson.alexandre@tjpe.jus.br

  373. Ivanilson Alexandre comenta:

    18 janeiro, 2012 @ 3:38 PM

    Para william ralf

    Caro Amigo!!!! Vou imprimir sua mensagem e vou vê se na proxima consulta converso com a minha médica sobre seu caso, não lembro em qual cidade e estado que vc reside, mas não teria jeito de conseguir uma consulta em outro municipio vizinho do seu??/ Ou melhor na Capital do seu estado??? Não teria nehhum conheicido, amigo ou parente que pudesse ver isso para vc???? Grande Abraço.

  374. Ivanilson Alexandre comenta:

    18 janeiro, 2012 @ 3:43 PM

    QUE A PAZ DE JUSUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA SEMPRE COM TODOS NÓS E QUE NOS SEJA CONCEDIDA A BENÇÃO DE VIVER SEM DOR E SEM SOFRIMENTO!!!!!!!!!!!!! AMÉMMMMMMMMMMMMMMM!!!!

  375. Matheus comenta:

    18 janeiro, 2012 @ 4:00 PM

    Ajuda aew dentro desses diagnósticos vc acha que eu consigo o auxilio doença ?
    pois o médico já me deu o atestado de 15 dias .

  376. Ivanilson Alexandre comenta:

    18 janeiro, 2012 @ 4:14 PM

    Para Matheus

    Os termos usados no seu diagnóstico são termos técnicos e só os médicos entendem, eu conheço um poquinho sobre doenças autoimunes reumatológicas e oculares, mas busque assim mesmo agendar a perícia no INSS, pelo que sei vc se trata com um ORTOPEDISTA e se ele esta lhe afastando do trabalho é porque vc pelo menso neste momento não tem condições de exercer as suas atividades laborativas, portanto busque o auxílio doença sim, tente, se não conseguir administrativamente no INSS poderá recorer na esfera judicial através de um advogado ou Defensor Público, já pensou em fazer natação par ver se aliviam suas dores?????

  377. scheila silva comenta:

    8 fevereiro, 2012 @ 11:26 PM

    Boa noite. tenho 35 anos sou tecnica de enfermagem e começei o tratamento para EA a 6 meses.tudo começou com um edema no tornozelo esquerdo, por trabalhar com medicos pedi exames por conta propria e apareceu a pcr alterada. marquei uma consulta com o reumatologista no hosp. que trabalho e ele me pediu mais exames entre eles rx onde confirmou a sacroilieti, nunca tinha ouvido falar nesta doença, como tem pouca informação sobre ela, eu sentia dores nas nadegas mas sempre pensei que fosse postural, vinha sentido um mal estar geral, mas quem não sente… iniciei o tratamento com metrotexato 15 mg, sulfasalazina, indocide (esse não consegui tomar ) dai o medico trocou pro celebra 200 se necessario tomar 400. acido folico, as dores diminuiram bastante,continuo trabalhando. Só que iniciei os exames para entrar com os biologicos anti tnf como o dr. fala e por trabalhar em um ambiente contaminado meu manthoux deu positivo, alguem já passou por isso pois comuniquei o medico que já avisou que tenho que me tratar tbm para tuberculose, estou esperando o rx de torax. Alguem ja passou por isso. estou me sentido perdida.

  378. Filipe comenta:

    12 fevereiro, 2012 @ 6:38 PM

    Meus caros amigos. Venho para lhes informar sobre a importância dos alimentos na vida dos portadores de EA.
    Na internet tem muita informação, recentemente descobri que o amido e outros polissacarídeos influenciam significativamente para a evolução da doença. Busquem no google: espondilite anquilosante dieta

    http://www.kickas.org

  379. Valdir Carvalho comenta:

    16 fevereiro, 2012 @ 1:54 PM

    Leia o laudo ( LEDTERAPIA)
    Leia isso com atenção Tendinite, Bursite, Hérnia de disco e outras.
    Dos 700 mil operadores no Brasil, pelo menos 10 % estão com a doença. Os demais podem estar no grupa de risco.
    PROFISÃO DE RISCO. Motorista, Faxineiro, Balconista, Escrivão, Dentista, Protético, Bancário, Caixa de supermercado, Jogador de: Futebol, Tênis, Basquete, e Atleta em Geral e outras profissões.
    A DOENÇA PROVOCA. Dores, dormência, formigamento nos dedos, punhos, braços, cotovelos e ombros. Esses sintomas podem ser o começo de uma LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Essas são as definições para mais de 30 doenças ligadas as formas inadequadas de trabalhar. Entre as doenças mais conhecidas estão a Bursite (Inflamação das pequenas bolsas que ficam entre os ossos e os tendões e em articulações). Tendinite (Inflamações dos tendões) e a Tendossinovite (Inflamações do tecido que reveste os tendões).
    INFLAMAÇÃO A inflamação é um mecanismo de resposta do organismo á lesão tecidual, seja ela qual for a origem de agressão, (Mecânica Química ou Infecciosa). Aguda ou crônica ela depende de respostas hormonais e celulares, que senão tratada evolui para uma fase degenerativa.
    O processo inflamatório esta presente em uma gama de patologia, que nos molestam no dia a dia, sejam elas Agudas (Traumatismo, Cirúrgico ou Infeccioso) ou Crônicas (Artrite, Doença do colágeno e Artrose).
    Com a bioestimulação com o infravermelho nos tecido inflamado faz com que a célula proporciona uma diminuição de edema, liberando toxina, drenagem linfática, efeito analgésica, endorfina, enzima superóxido desmutase, controle sobre radicais superóxido, estimula a micro circulação, aumento do metabolismo celular, produzindo colágeno, elastina e divisão celular.
    Com isso elimina as dores, sem uso de medicamentos.
    (11) 76205122 (48) 88059746 Valdir
    Veja as fotos no http://www.facebook.com/ledterapia

    Assista o vidéio 2, 3 e 4 do Dr. Conrado no

    http://www.youtube.com/user/valdircsouza

  380. Anônimo comenta:

    2 março, 2012 @ 10:09 AM

    Para Ivanilson Alexandre: caro amigo, faz tempo q não passo por aqui, como anda o tratamento com remicade?,eu ainda continuo com embrel mas tem sido uma luta pois como já disse antes no primeiro ano de tratamento foi uma maravilha, mas as dores voltaram e estou com muitas dores no quadril.Esta semana estive em consulta medica e apesar dos exames de sangue estarem normais vhs 4, e pcr negativo, disse a medica que nao estou aguentando mais e ela então me pediu uma cintilografia ossea, consegui pelo sus e vou fazer nesta proxima terça feira dia 06/03, para ver se há inflamacão nas articulaçoes, e só assim ver o que pode ser feito.No meu caso acho que meu organismo criou resistencia contra o embrel, e vc quanto tempo se trata com remicade, gostaria de saber se ja teve problemas com ele pois falam que é o biologico que mais tem efeitos colaterais,mas meso assim se tiver q tomar pra melhorar eu arrisco.Grande abraço e espero sua resposta …..Valeu. Atenciosamente William Ralf.

  381. Wiliam Ralf comenta:

    4 março, 2012 @ 3:25 PM

    Ivanilson me desculpe esqueci de postar meu nome no comentario acima…..

  382. Ivanilson Alexandre comenta:

    4 março, 2012 @ 10:48 PM

    Caro Wiliam Ralf

    Provavelmente seu organismo infelismente deve ter criado uma barreira e o EMBREL ja não surte o mesmo efeito benéfico que outrora fazia, mas não se desespere DEUS lhe ajudará e vc irá trocar de medicamento. Eu já tomo REMICADE a 1 ano e 6 meses aproximadamente, mas conheci uma pessoa que já toma ha mais ou menos 8 anos, eu graças a DEUS estou bem e nunca sofri nenhum efeito indesejado, não tenha medo se for necessário tomar o REMICADE tome, estarei sempre a disposição para tirar as suas dúvidas sobre o medicamento e lhe ajudar no que puder, GRAÇAS A DEUS estou levando uma vida completamente normal SEM DORES, SEM SOFRIMENTO, trabalho, estudo, pratico natação, e o que é melhor não tomo nenhum medicamento a não ser o REMICADE. Que DEUS TE ILUMINE E TE PROTEJA. Abraçosssssssss

  383. Wiliam Ralf comenta:

    5 março, 2012 @ 7:45 PM

    Para Ivanilson: obrigado pela atenção,vou fazer a cintilografia ossea solicitada pela medica e retornar em consulta, quando tiver alguma novidade volto a postar meu comentario….valeu, DEUS nos proteja e nos de força para lutar e não desistir nunca, pois no final tenho certeza que vamos vencer, a dor e o desespero as vezes nos deixa desanimados, prostrados e até mesmo depressivos, mas Deus esta vendo a luta que tem sido viver com essa terrivel doença, e vai mandar socorro tudo na hora certa, é acreditando nisso que vou esperando por dias melhores.desculpe o desabafo,mas só quem passa ou passou é que sabe o que digo,hoje estou aqui escrevendo com lagrimas nos olhos mas Jesus já esta abraçando nossas causas,mesmo sendo meros pecadores sem direito algum ele nos ama…..abraço, quem quiser desabafar e não tem com quem conversar, faça como eu escreva aqui e ajudaremos uns aos outros………..

  384. Olenir comenta:

    5 março, 2012 @ 10:57 PM

    Que a boa mão de Deus, mão de graça e misericordia, em nome de Jesus, aquele que disse que se crêssemos, veriamos a glória de Deus (joão 11:40) seja sobre sua vida Willian e ivanilson e de todos os que tem sofrido desse mal,” certa vez os discipulos se depararam com uma pessoa que tinha uma doença de nascença e perguntaram a Jesus :- Quem pecou foi ele ou seus pais, ao que Jesus lhe disse: nem ele nem seus pais, mas isso aconteceu para que se manisfetasse a glória de Deus.Ai o mestre jesus o curou”
    Que sejam envergonhados a Dúvida, a falta de fé, as acusações que são muitas em nossas mentes dizendo que não seremos curados e os inimigos de nossas almas, Pela cura que teremos em nossos corpos pela fé em Cristo Jesus.
    Se ele não nos abrir o mar que nos permita andar sobre as aguas amém.
    Olenir

  385. Ivanilson Alexandre comenta:

    6 março, 2012 @ 11:10 AM

    Lindas palavras Olenir, DEUS está acima de tudo em nossas vidas, minha vida não mais me pertence e sim ao Senhor meu DEUS. A minha vontade não prevalece e sim a do Senhor meu DEUS. Amém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  386. Wiliam Ralf comenta:

    6 março, 2012 @ 7:21 PM

    Para Olenir;Obrigado pela força mesmo sem conhecer vc e o Ivanilson considero vcs grandes amigos,gostei do que vc disse q se Deus não abrir o mar q ele nos permita andar sobre as aguas, sua palavras refrigeram minha alma e me deixa mais forte.Grande abraço , atenciosamente:William Ralf

  387. Ivanilson comenta:

    6 março, 2012 @ 11:44 PM

    Wiliam, não desista, não se desespere, já fiquei praticamente sem andar, não imagino não, digo com conhecimento de causa, sei pelo que vc está passando, já ppassei noites a claro sem dormir com dor, olha quando um imunobiológico não surte mais os mesmos efeitos existem vários outros tipos que se negados podem ser obtidos através de decisão judicial, espero que a sua médica se sencibilize e possa lhe encaminhar para iniciar o tratamento com um novo medicamento. Fica com DEUS. Se necessitar de orientação jurídica é só me dizer.

  388. José Olímpio Nunes Vésper comenta:

    7 março, 2012 @ 1:28 AM

    Quero aqui agradecer ao Sr Ivanilson por participar do fórum dando atenção e respondendo algumas perguntas, tirando algumas dúvidas dentro do conhecimento dele, acho muito importante que tenha alguém que faça isto, pois é realmente triste pois muitas respostas e dúvidas são abafadas por choro e decepções, porque não tem respostas e a frustração aumenta dos enfermos levando a depressão profunda.
    Estou participando pela 1ª vez, tenho EA tomo REMICADE (Infliximabe) a um ano e dois meses.Estou bem melhor, já ando de moto, mais prefiro me locomover de carro por ser mais confortável e não, produzir tanto impacto, ando bastante, nado, subo escadas,troco a água mineral, botijão, varro o quintal, lavo o carro as vezes, sendo que todas as tarefas tem que ser prazerosa e não como obrigação pois é uma doença instável e pode aparecer as dores a qualquer hora. Infelizmente o portador de EA não tenhe condições de trabalhar normalmente é um fato. Parece que a EA tenhe ligação com os nervos se você fica nervoso ela doí.Tenho outras experiências para passar para vocês com dietas e novos remédios até breve amigos.jonvesper2008@hotmail.com

  389. Felipe comenta:

    8 março, 2012 @ 4:38 PM

    É isso aí, meus amigos. Tenho 20 anos e sofro muito com dor nas sacro-ilíacas.
    Infelizmente EA é isso aí. Muita dor, sofrimento, depressão, noites sem dormir, dias sem andar e etecétera. A doença não tem cura e ainda por cima pode te deixar deformado. Como o próprio dotor aí disse, essa doença é uma das piores que existem, pois MATA a vontade de viver do paciente. A luz no fim do túnel são os biológicos, mas às vezes nem esses salvam.

  390. Wiliam Ralf comenta:

    9 março, 2012 @ 10:31 AM

    Para Felipe: concordo com vc ,eu tambem sofro desde os 19 anos com dores e vou fazer 30 anos , mas tem que pensar positivo por mais que a depressao chegue a te desencorajar,vc é muito novo e a medicina está muito avançada,os biologicos são prova disso e eles podem achar a cura desse mal .Voce já se trata com algum biologico?,estamos aqui para ajudar uns aos outros mesmo sendo um apoio moral e psicologico….valeu fique com DEUS.

  391. Luiz Claudio comenta:

    9 março, 2012 @ 4:45 PM

    Prezados amigos,

    Sou portador de EA há mais de dez anos. Atualmente, faço tratamento biológico e fisioterápico há dois anos e me sinto bem melhor. Não mais senti dores após a primeira dose de medicação. Isso depois de ficar anos tomando diclofenaco sódico (tomava 3 por dia e não estava mais fazendo efeito) e fazendo tratamentos experimentais sem mesmo saber qual era a minha doença. O nome da Clínica (é uma Clínica com várias especialidades: oncologia, reumatologia… e os médicos são excelentes) onde faço tratamento é Oncosul, em Itabuna (sudeste da Bahia, a 450km de Salvador e 45 km de Ilhéus). Caso queiram entrar em contato com a Clínica, o número do telefone é (73) 3321 4343. O nome do médico reumatologista é Dr. Fernando Edington. Abraço e boa sorte a todos.

  392. ELAINE A comenta:

    27 março, 2012 @ 2:01 PM

    Olá fui diagnostica em novembro 2011, com Sacroileíte, estou fazendo vários exames, tomei flancox e depois ibuprofeno e tive reações com estes remédios e suspendi conforme orientada pelo médico. Sinto dores no intestino, quadril e lombar e meu médico pediu para fazer mais exames, Pneumococos/Raio X da lombar e do intestino e o resultado destes exames vai demorar bastante. Estou sem tratamento, e sentindo dores. Este procedimento será que está correto? Ele disse que depois vai avaliar se vou usar o imunoglobulina.
    Aguardo orientação.

  393. Ivanilson Alexandre comenta:

    27 março, 2012 @ 2:48 PM

    Para Elaine

    Pelos sintomas que você relatou creio que o especialista correto para lhe avaliar e lhe acompanhar seria um REUMATOLOGISTA, não sei qual foi o especialista que você procurou, mas se não foi um reumatologista. veja a possiblidade de se consultar o quanto antes com um.
    Fique com DEUS.

    Ivanilson Alexandre

  394. Cristina comenta:

    27 março, 2012 @ 10:25 PM

    Olá,zaine jorge
    Está tudo bem com minha filha que gráças a Deus teve seu bebe em 27 de fev, u8m menino forte e saudável, com a Gráça de Deus, mãe e filho passam bem, obrigada pelo seu recado,
    Bjos e muita saúde e paz prá vc e sua filhota!!!
    Cristina

  395. Vanilce S. de Almeida Dutra comenta:

    24 abril, 2012 @ 11:37 AM

    Fiz uma ressônância magnética a duas semanas e no laudo, alem de 4 protusões discais entre L3 e S1, veio o diagnóstico de espondilodiscoartrose, sendo que todos os sintomas clínicos citados no artigo eu tenho e sinto as mesmas dores relatadas como sintomas da EA.
    Sinto intensas dores em repouso e assentada e imenso alívio quando em movimento, caminhando. Dormir se tornou uma tortura, acordo como se um rolo compressor tivesse passado sobre meu corpo.
    gostaria de saber se há uma relação entre os dois casos ou se trata de casos específicos.
    Por favor estou muito angustiada.

  396. Sandra Fernandes comenta:

    30 abril, 2012 @ 8:35 AM

    Tenho EA foi diagosticada a cerca de um ano o meu reumatologista receitou-me HUMIRA (na Suiça) mas em Portugal os medicos disseram que esse medicamento era muito forte porque actuava diretamente no sistema emonologico. Gostaria da vossa opinião se for popssivel.
    Obrigada

  397. Luciana comenta:

    5 maio, 2012 @ 10:17 PM

    Boa noite, fiz recentemente uma TC, ainda não levei ao médico, mas o resultado foi normal, porém, consta OBS: sinais discretos de sacroiliite bilateral, caracterizada por esclerose óssea das margens ilíacas. Sugere-se estudo direcionado das articulações sacroilíacas. O que pode ser isso? Desde já agradeço a atenção.

  398. Luciana comenta:

    5 maio, 2012 @ 10:24 PM

    Já tive toxoplasmose e perdi quase totalmente a visão do olho direito, será que tem alguma relação?

  399. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    6 maio, 2012 @ 10:26 AM

    Não.

  400. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    6 maio, 2012 @ 10:45 AM

    Luciana veja a página no site – Dor lombar – Espondilite Anquilosante.Lá existe algumas informações sobre sacroileíte.

  401. Fabio Bittencourt Silveira comenta:

    11 maio, 2012 @ 2:54 PM

    Estou com EA a alguns anos ja tomei varios antiflamatorios e a dor vem e vai, chegandoa ter ate hepatite medicamentosa , entrei com pedido de remedios junto a governo mais sempre vem negativo, tenhoa receita para comprar sufasalazina gostria de saber se isso atacara meu figado e se atacar qual o melhor procedimento?

    Atenciosamente

  402. Olenir comenta:

    11 maio, 2012 @ 7:14 PM

    Dr. Armando Miguel Jr , apesar de ter uma vida cheia de trabalho, sua visita aqui no site é de muita importancia para nós, apesar de que cada paciênte precisa ter seu próprio Médico. Suas poucas palavras, ou apenas a indicação de algum site como mensionou logo acima, ajuda e muito os que estão aqui desorientados, porque é um profissional na saúde, sua resenha la no topo me ajudou muito a descobrir o que eu tinha.
    Muito obrigado
    Olenir

  403. claudineide b silva comenta:

    6 junho, 2012 @ 5:51 PM

    comecei o tratamento com humira há 2 mese .por enquanto continuo sentindo muita dor principalmente nos 3 primeiros dias após a aplicação.fiz uma ressonãcia no mes passado e no laudo diz que estou com edema medular e entesites ,eu achei que logo que iniciasse o tratamento estaria livre das dores.estava fazendo hidroginastica para melhorar as dores mas não tenho condições para pagar todo mes,faço caminhada quando aguento e todos os dias faço alongamento.sera que eu tenho direito á isenção do imposto de renda para tratar da doença já que ela é para toda vida?há quanto tempo será que leva para minha ressonãcia voltar ao normal.responda por favor.

  404. Jose Rinaldi comenta:

    28 junho, 2012 @ 10:18 AM

    olaa hj tenho 33anos de idade e a 3anos e meio fui diagnosticado como portador de E.A. com danos estruturais devido ao diagnostico tardio… comecei um tratamento no hospital estadual de bauru com a dra Juliane Waidemam reumato… 2anos fiquei em tratamento com cetoprofeno 100mg de 8em 8 hrs metratoxisato 15mg semanais acido folico 20mg semanais e omeprazol diariamente.. mas nao estava adiantando vhs meu nao abaixava dava sempre acima de 60 e creatina c sempre positivo… ai dra Juliane decidiu entrar com medicamento biologico dizendo q era o melhor tratamento na visao da medicina p controlar avanço da E.A fiz um processo de auto custo e foi aprovado iniciei o tratamento com HUMIRA em 17dezembro de 2010 e 3meses depois estava me sentindo muito melhor nao travava como antes e as dores diminuiram em 80%,estava tudo indo bem ate 3meses atras, quando dra Juliane Waidemam se afastou do hospital por licença maternidade q Deus ilumine sua gravides…no hospital estadual de bauru tinha outro reumato por nome de CARLOS BETTING q decidiu fazer acompanhamento nos pacientes da dra Juliane, ate ai tudo bem se foce p ajudar ne, mas infelismente nao foi isto q aconteceu o dr CARLOS BETTING decidiu mexer em todos os processos da dr Juliane o meu por exemplo estava na 3retirada e o processo normalmente se renova na sexta retirada,bloqueou os processos e pediu novos exames… atendi o pedido dele pescrito no auto custo, fiz todos exames pedidos mas consultar com ele eu ate hj nao consultei,, os exames estao feitos a 2meses e ate hj estou sem o medicamento e ja sentindo fortes dores, ligando sempre no SAU eles me pedindo p esperar q todos os processos estavam atrasados, e hj me disseram q foi aberto auditoria q o dr CARLOS BETTING decidiu nao mais tratar dos pacientes da dr juliane e q todos portadores de ea tem q esperar a chegada de um novo reumato!!! eu axei um absurdo oque este medico fez dr CARLOS BETTING… nesta vida aprendi uma coisa se vc nao pode ajudar, peça a Deus q ajude a quem esta precisando, mas nao vai se meter no meio so para atrapalhar… fiquem com deus amigos

  405. Ivanilson Alexandre comenta:

    10 julho, 2012 @ 9:30 PM

    É extremamente lamentável existirem médicos que não se preocupam com o paciente, o paciente deve estar sempre acima de tudo, custo financeiro?? O Estado é obrigado a garantir a saúde do ser humano, saúde é um direito constitucional, ser médico é além de tudo, agir com humanidade para com os seus pacientes, médicos como esse tal Dr. CARLOS BETTING deveriam rasgar os seus diplomas, são verdadeiros monstros que não se importam com a vida humana, que DEUS tenha misericórdia dele. Muita Fé em DEUS e saúde a todos, não desistam continuem lutando.

  406. Ivanilson Alexandre comenta:

    11 julho, 2012 @ 7:14 PM

    A LEI 7.713/88 EM SEU ARTIGO 6º , XIV – PREVÊ O SEGUINTE:
    OBS: JÁ É CONSENSO QUE ESPONDILOARTROSE E ESPONDILITE SÃO SINÔNIMOS E SE EQUIVALEM
    Os portadores de doenças graves são isentos do Imposto de Renda desde que se enquadrem cumulativamente nas seguintes situações:
    a) os rendimentos sejam relativos a aposentadoria, pensão ou reforma, incluindo a complementação recebida de entidade privada e a pensão alimentícia; e
    b) seja portador de uma das seguintes doenças:
    b.1) Aids;
    b.2) alienação mental;
    b.3) cardiopatia grave;
    b.4) cegueira;
    b.5) contaminação por radiação;
    b.6) doença de Paget em estados avançados (osteíte deformante);
    b.7) doença de Parkinson;
    b.8) esclerose múltipla;
    b.9) espondiloartrose anquilosante;
    b.10) fibrose cística (mucoviscidose);
    b.11) hanseníase;
    b.12) nefropatia grave;
    b.13) hepatopatia grave (nesse caso, somente serão isentos os rendimentos auferidos a partir de 1º.01.2005);
    b.14) neoplasia maligna;
    b.15) paralisia irreversível e incapacitante;
    b.16) tuberculose ativa.

  407. Ivanilson Alexandre comenta:

    11 julho, 2012 @ 7:15 PM

    SEGUE MODELO PARA REQUERER ISENÇÃO JUNTO AO INSS, QUALQUER DÚVIDA PROCUREM A DEFENSORIA PÚBLICA DO SEU ESTADO E FAÇAM VALER OS SEUS DIREITOS

    EXMO. SR.(autoridade máxima do órgão pagador da aposentadoria)
    [NOME], aposentado, matrícula ou número do INSS nº [NÚMERO], residente e domiciliado à [ENDEREÇO], na cidade de [CIDADE], vem expor e requerer o que segue:

    1. O Laudo Oficial de Médico da União (Estado ou Município) comprova ser portador da [DOENÇA], CID [CID DA DOENÇA] (doc. nº 01).

    2. Em data de [DIA] de [MÊS] de [ANO], foi submetido a cirurgia descrita no Relatório Médico incluso (doc.nº 02).

    3. Exame laboratorial confirma a existência de doença descrita no Laudo Médico (doc. nº 03).

    4. A Lei nº 7.713/88 em seu artigo 6º, XIV e XXI, a Lei nº 8.541/92 em seu artigo 47, a Lei nº 9.250/95 em seu artigo 30 e a Instrução Normativa SRF nº 15/01 em seu artigo 5º, XII, prevêem, expressamente, os casos de rendimentos isentos e não tributáveis.

    5. Assim, por força dos citados diplomas legais, o(a) Requerente não está sujeito ao recolhimento do Imposto de Renda relativo à sua aposentadoria.

    Diante do exposto requer a V.Sa. seja determinado ao órgão competente desta (repartição que paga a aposentadoria) a imediata cessação do desconto do Imposto de Renda em sua aposentadoria.

    Termos em que,

    P. Deferimento.

    [LOCAL], [DATA]

    [ASSINATURA]
    Texto retirado da cartilha: “Saúde – Faça Valer os Seus Direitos” de Maria Cecília Mazzariol Volpe

  408. silvia comenta:

    17 julho, 2012 @ 5:14 PM

    Tenho espondiloartrose, gostaria de saber como peço junto ao INSS pedido de aposentadoria por invalidez. Tenho exames que conprovem meu probelma de coluna mas não diz exatamente espondiloartrose, foi meu médico que me falou, como devo proceder junto ao INSS.

  409. Marcos Martins comenta:

    22 agosto, 2012 @ 11:29 AM

    Ola! eu sou portador de E.A. diagnosticada a mais de 20 anos. desde então fiz varios tratamentos e venho tentando levar a vida o mais normal possível, porém a um ano atraz, venho sentindo que estou perdendo o resto da mobilidade que tinha, adiei ao máximo a protese, mas acho que agora já não poderei esperar mais tempo, pois agora ando praticamente arrastando a perna além de ter dificuldade em fazer certos movimentos. Gostaria de saber a opinião do Doutor. Oque aconselha que seja feito, Atenciosamente Marcos Martins

  410. wellington comenta:

    10 outubro, 2012 @ 1:16 PM

    ola! sou portado de espondiloartropatia soronegativo (espondilite anquilozante, estou muito triste sou novo fui saber disso a pouco tempo 1meses atras ja sintia essas dor a mais de 4 anos atras nunca imaginava que seria isso estou de beneficio mais tenho medo deles me pota para trabalha muitas das vezes nem consigo anda nem abaixa sinto dor dia enteiro o que eu devo fazer me ajuda… e que Deus te abeçoa….

  411. Ivanilson Alexandre comenta:

    20 novembro, 2012 @ 10:38 PM

    Para Wellington.

    Calma Wellington, é possível se viver com EA e com razoável qualidade de vida, você necessita ser acompanhado por um Reumatologista que possa te medicar e fazer o melhor tratamento para o seu caso, já existem muitos medicamentos modernos imunobiológicos que devolvem ao portador de EA o prazer de viver, converse com seu reumatologista e tenha fá em DEUS que você irá vencer a doença.

  412. Ivanilson Alexandre comenta:

    16 fevereiro, 2013 @ 8:33 PM

    Porque esse canal caiu no esquecimento? que pena!

  413. Ana comenta:

    28 abril, 2013 @ 8:05 PM

    Meu irmão descobriu espondilite aquilosante há algumas semanas e o seu médico lhe receitou Humira. Vocês não acham o médico deveria lhe receitar um medicamento menos forte ? Eu li que Humira é só usada como segunda linha de tratamento, apenas quando a primeira não funciona.

  414. Ivanilson Alexandre comenta:

    24 maio, 2013 @ 8:49 PM

    Para Ana, pede para teu irmão acessar o nosso grupo fechado no face, ele se cadastra lá e passaremos as informações que ele necessitar, grupo no face fechado para portadores de EA.

Deixe seu comentário aqui !