11 - ago
  

Esporão do calcâneo – Fasciíte plantar

Categoria(s): Fisioterapia, Reumatologia geriátrica




Mais comum em indivíduos entre 40 e 60 anos, pode iniciar de forma insidiosa ou agudamente após trauma local ou uso excessivo do calcanhar (atletas, longas caminhadas), sapatos inapropriados ou não apresentar causa específica (idiopática).

esporãoOs pacientes apresentam dor na área plantar do calcâneo, pior pela manhã ao colocar o pé no chão, sendo mais severa durante os primeiros passos, com melhora posterior e piora no final do dia. A dor é descrita como uma queimação, profunda, ocasionalmente lancinante e é o resultado de alterações degenerativas na origem da fáscia plantar e da periostite por tração do tubérculo medial do calcâneo (ver figura anatômica). Com o passar do tempo e com o estresse repetitivo podem ocorrer microtraumas na origem da fáscia, gerando um processo inflamatório local, e posteriormente a imagem radiológica de um”esporão” .

O tratamento recomendado é relativo, diminuição de atividades que produzam estresse sobre o calcanhar, utilização de palmilhas e órteses, antiinflamatórios não hormonais.

péReferências

1. Hoppenfeld S – Exame do pé e tornozelo. In: Propedêutica ortopédica. São Paulo, Atheneu, 1996. p. 207-248.

2. Pinals RS – Traumatic arthritis and allied conditions. In: Koopman WJ. Arthritis and allied conditions. A textbook of rheumatology. 13th ed, Pensylvania, Williams and Wilkins, 1993.p.1767-1771.

3. Araujo NC; Fermandes JA – Reumatismos de partes moles – II. Membros inferiores. Elementos Básicos de Diagnóstico. Temas de Reumatologia Clínica Junho2003;v.4(2):38-42.

Veja – 08/02/2008 – Esporão do calcâneo – Dúvidas e respostas.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


844 Comments »

  1. Katarina Caetano comenta:

    17 janeiro, 2012 @ 4:43 PM

    Pessoal, conheci esse site pesquisando sobre essa BENDITA dor nos calcanhares.como hj nao acredito na medicina alopatica,resolvi q iria descobrir uma maneira mais CURANDEIRA de resolver esse problema.Vi que o pessoal estava reclamando que se alguem tinha conseguido reslover o problema : sumiam! entao, resolvi falar sobre minha MARAVILHOSA EXPERIENCIA! Vi que o pessoal estavam citando muito era o sebo de carneiro, como moro em Natal/RN ficou mais facil de conseguir, comecei a passar todas as noites nos pés. Assim: vc pega a banha, derrete no fogo com uma colher e passa nos pes e enrola com um saco e veste uma meia. É imnacreditavel!!!! uma semana estou sem sentir quase nada…Até pq eu trabalho em construcao civil e tenho que andar muito no campo,entao, daí é por isso q ainda não fiquei completamente CURADA!!! Espero que tenha colaborado. Abraços a todos.

  2. Joao Carlos comenta:

    18 janeiro, 2012 @ 11:10 PM

    Sinto as mesmas dores no calcanhar, o deve fazer? Cirurgia resolve?

  3. willson comenta:

    22 janeiro, 2012 @ 8:36 PM

    Olá ! Comecei a sentir muitas dores,quando fiz percusos de tres meses concecutivos.Mesmo sentindo muitas dores comecei a insistir na caminhada,após tres meses naõ suportei mais,e resolvi procurar um ortopedista, já fis 30 fisioterapia e outros exercícios que existe na fisioterapia,até agora nada. Ouvindo os depoimentos uma coisa é clara naõ tem cura. A unica coisa que eu vou apelar para que o Senhor Jesus me cure desse mal,ele é a última esperança, faça o mesmo amados leitores e potador desta enfermidade um abraço de seu amigo willson, estou crendo.

  4. FRANCISCO comenta:

    3 fevereiro, 2012 @ 1:37 PM

    Comecei a ter fascite plantar desde outubro/2011. Comecei fisioterapia com várias sessões, depois acupuntura com mais sessões, depois fisioterapia com acupuntura, alongamentos, depois de passear em vários consultórios médicos e quase desistindo descobri esse site e li os comentários. MUITO OBRIGADO A QUEM ME INDICOU ÁGUA QUENTE COM SAL GROSSO E VINAGRE! Estou curado graças a Deus, fiz 10 dias seguidos de escalda-pé por 30 minutos de molho na água quente com um punhado de sal grosso e 3 colheres de sopa de vinagre de álcool. Durante o molho na bacia, a cada 10 minutos, eu tirava uma jarra da água da bacia e deixava 3 minutos no micro-ondas, para depois colocar aos poucos na bacia, de forma a manter a água sempre quente durante os 30minutos.
    TOMARA QUE VOCÊ TENHA A MESMA BENÇÃO E FIQUE CURADO COMO EU FIQUEI.

  5. pitita comenta:

    9 fevereiro, 2012 @ 9:36 PM

    preciso com urgencia que me deem uma sugestao de remedio para pelo menos pausear um pouco a dor de minha mae nos pes… ela tem muiita dor no calcanhar e fica com os pes travados pelo inchaço que dá .. nossa nos ajudeem nao aguento mais ouvi-la dizer que esta com dor.. muito obrigado desde já. vania

  6. Meiri Melo comenta:

    10 fevereiro, 2012 @ 8:58 AM

    Olá pessoal que tem muita dor! Estou passando pelo mesmo, mas estou conseguindo progressos com muito alongamento. Não a nível de pés somente o que é recomendado nas fisioterapias mas no corpo todo. O alongamento deve ser feito todos os dias o máximo que puder e principalmente após ficar sentado um tempo, fazer o alongamento da panturrilha e os pés o resultado é imediato mas não milagroso. Não estou tomando remédios e vou consultar um Osteopata.

  7. Dirce comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 11:45 PM

    Alguem sabe me dizer quais exercicios de alongamento é bom para tratar o esporao calcaneo? eu entendi o da toalha, algum mais? eu tenho nos dois pés, mas nao deixo de fazer caminhadas, mesmo porque preciso perder uns 8 kilos. ja fiz o tratamento de banhar com alcool de cereais curtido com ervas os pes toda noite e enfaixar mas nao adiantou nada. As vezes quando esta atacado tomo antiinflamatorio mas sei que isto não é muito bom.

  8. adelane comenta:

    29 fevereiro, 2012 @ 5:47 PM

    gostari de sober como posso tratar desta dor e muito dolorida tenho 29 anos e ñ aguento colocar meu pé no chaõ mi ajude por favor.obg des de ja.

  9. Olaf comenta:

    29 fevereiro, 2012 @ 8:13 PM

    boa tarde,, uma senhora do norte me mandou 5 comp. ñ sei do q e nunca mais sent idor alguma,, ela falou q comprou numa (feira ou mercado de ervas) infelismende ñ tenho mais o email dela, mas se alguem sabe dessa feira ou mercado de ervas , é de muita ajuda para todos

  10. Eveline comenta:

    1 março, 2012 @ 5:09 PM

    Boa tarde, pessoal!

    Algumas considerações sobre esporão:

    -Nós mulheres Não podemos usar rasteirinha, sapato sem nenhum salto, uma das razões do esporão.
    -Ouvi falar que “casca de angico vermelho” fazer o chá e ir bebendo durante o dia, um copo. Faz todos os dias até não mais sentir dor. Várias pessoas que conheço disseram curar. Não fiz porque não encontrei a casca aqui onde moro.
    -Outro procedimento que ajuda muito e deve-se fazer sempre que lembrar durante o dia, é alongamento. O meu fisioterapeuta me ensinou alguns. Alivia muito mesmo. Raramente sinto dores. No mais muita fé sem revolta pra não piorar mais!!! Abraços!

  11. wilson marthe jr comenta:

    3 março, 2012 @ 2:11 AM

    meus amigos fiquei horas lendo todos os casos todas as p e percessoas aq e percebi que aprendi muito com todos os casos vou tentar me curar seguindo algumas dicas aqui postadas e voltarei para dizer se deu certo! obrigado…ui neste site

  12. Dirce comenta:

    3 março, 2012 @ 1:01 PM

    PARA MIM MELHOROU MUITO DEPOIS QUE DEIXEI DE USAR SAPATO BAIXO E CHINELO RASTEIRINHA, SÓ USO AGORA COM SALTINHO, ATE CHINELO… tÉNIS COM AMORTECEDOR POIS PRATICO CORRIDA , SÓ PRECISO SABER DOS ALONGAMENTOS…

  13. silvana batista comenta:

    4 março, 2012 @ 9:50 AM

    minha mãe tem esporão, gostaria de saber qual tratamento e calçado que teve usar.

  14. maria aparecida comenta:

    5 março, 2012 @ 11:57 AM

    5 março, 2012 @ 11:39 AM

    ola tem esporoa mais 10 anos sinto muita dor nos pes e na perna esquerda e fica quemando e os meus dois pes tambem queima muito gostaria de saber se tem agus remedio para esta dor em suportavel

  15. sidney comenta:

    6 março, 2012 @ 10:50 AM

    Oi pessoal eu tambem tenho esporão e o que eu fiz para obter uma boa melhora foi o sequinte .
    Observei os calçados, foi o primeiro ponto(sapatos tenis e ate chinelos ): muitas das vezes nossos calçados , as partes do solado dele e muito dura,PORTANTO EVITE OS, Os solados duros fazem que o atrito(calcanhar x solado) e isso faz que a dor pode ser maior e aquela parte do ossinho fica ali , cutucando . use um tenis com uma parte de solado macia .

    bem, não querendo fazer propaganda mas o tenis que me ajudou no momento, foi um NIKE E OLIMPIKUS pois eu indicaria estes nomento para quem este tipo de encomodo aos pes .
    outro ponto bom tambem e andar descalço dentro de casa da um conforto aos pes , esperimenta fazer isso as vezes depois voçe lava e massageia os pes e o local da dor .
    Bem pessoal desejo sucesso a todos e espero que obtenham sucesso, gosto de correr e estou louco para voltar as pistas , pois minha caminhada tem sido tranquila e sem queixa ate no momento . tem 7 dias que não sinto dores fortes. um abraço

  16. sidney comenta:

    6 março, 2012 @ 11:03 AM

    alongamento voçe pode fazer assim .
    voçe vai fazer de pe : com cabeça elevada , coloque as mãos na parede com um perna esticado para atras com solado pe ao chão e o outro pe a frente e joelho dobrado a frente , voçe vai levantar o calcanhar do pe esquerdo.
    observe , voçe estara trabalhando o calcanhar , panturilha ,15 segundo e troca .

  17. wilson marthe jr comenta:

    7 março, 2012 @ 1:41 AM

    ola amigos!! venho tentando massagear o calcanhar com um gel de arnica e vem dando resultados, recomendo comecar po ae!!! o gel tira as dores e o cancaso acumumulado00 origado ate breve parceiros de dor

  18. Angelita G. comenta:

    7 março, 2012 @ 5:11 PM

    minha tm esporao e tm mt dor no pé,vou fala p/ ela das dicas d tds.Quero saber s o esporao é genetico e s tm cm evitar?
    fiquem com Deus…

  19. Mingas Viégas comenta:

    9 março, 2012 @ 7:01 PM

    Tenho uma irmã tem esse problema, tenho dó dela, até o seu andar já mudou, a coitada sofre mto. Gostaria q alguém q já encontrou um solução p esse problema ou até mesmo já amenizou, me desse essas dicas, por favor.

  20. Ricardo Ventura comenta:

    12 março, 2012 @ 10:35 AM

    Olá, tenho 42 anos e sou praticante de corridas de rua ha 6 anos. Treino 2 a 3 vezes por semana ( 25 a 30 km semanais ) e ha um tempo venho sofrendo de muitas dores na planta do pé. A dor é como uma martelada na sola do calcanhar (parte de dentro do pé). Acredito que pelos sintomas seja Fascite plantar. Estou me medicando com Flanax e alongamentos, pois não acredito mais em ortopedistas (são muito ruins para diagnosticar, querem te atender rápido visando o $$ da consulta). TODA VEZ QUE EU CORRO PROVAS DE 10KM E 15KM FICO UNS 2 DIAS SEM PODER PISAR NO SOLO. Gostaria de saber: No caso de suspender os treinos e tomar os medicamentos anti-inflamatórios, quanto tempo o problema leva para acabar, aproximadamente ? semanas, meses, anos ???

    Abraço.

  21. MARIA DE FATIMA comenta:

    25 março, 2012 @ 11:14 PM

    Boa noite a essa turma do esporão tb tenho esse dando,já fiz de tudo,inflitração no final da janeiro,o dando voltou agora com todo gosto,estou no momento topadad com dolamine,tilex e alginac,estou no momento com muitas dores ,nao consigo nem colocar os pes no chaó, qdo penso em se levantar lá vem a dor,recentemente mim ensinarão fazer um escalda pé com pimenta malaguenta,machuca a pimenta umas 20 coloca agua quente e ponha os pes guarde a agua e use umas 3 vezes ao dia,qdo a agua nao prestar mais depois de usar umas 4 vezes jogue fora e faça de novo,tem uma melhora ,nao cura mais alivia,amanha estarei indo ao mercado de sao jose aqui no recife para comprar as ervas do kit esporao, espero encontras todas e tb vou usar o sebo de carneiro,tomei o calcio de magnesio o bicho é muito ruim de gosto,nao vi melhora ,mas mesmo assim quem ja toma continui ,po is se nao serviu para mim pode servir para outras,fiz 100 sessões de fisio e acupu,nao vi resultado.
    bom boa noite para todos da comunidade esporao ,vou dormir com minhas dores e amanha se Deus quiser ,poderei andar para comprar essas ervas e tb vou procura a pomada MOMENT,

  22. MARIA DE FATIMA comenta:

    26 março, 2012 @ 6:21 PM

    Voltei,andei um pouco hoje pelo centro da cidade a procura do alcool A 40% ,NÃO ACHEI, gostaria de saber se posso usar o alcool de cereal ,preciso URGENTEMENTE fazer o remedio ,ja comprei todas as ervas ,so falta esse bendito alcool,se alguem souber se posso substituir entre em contato pelo e-mail triunfo2869@yahoo.com.br, preciso urgente usar pois estou com medo ate de andar,mas não posso ficar assim ,tenho que sair de casa para estudar ,e nao posso ficar desse jeito,hoje irei usar o sebo de carneiro com farinha .tb não encontrei a pomada MOMENT,se alguem souber onde posso comprar pela net agradeço.

  23. Ricardo Pacheco comenta:

    10 abril, 2012 @ 4:50 PM

    Possuo sintomas semelhantes a de 90% das descrições apresentadas neste blog, dores na planta de somente um pé, dor quando pisa ou queimação, especialmente após periodos de repouso. Palmilha e anti inflamatorios não resolvem o problema deste tipo de inflamação. Estou conseguindo alguma melhora, tipo 50% com primeira aplicação de Ondas de Choque, ja consigo caminharde forma normal, porém com alguma dor residual. Segundo medico o restante da dor devera desaparecer depois da 2a aplicação. Na verdade as ondas de choque provocam uma lesão interna na area inflamada, provocando um aumento da irrigação sanguinea no local, atravez de novas artérias que se formam. desta forma eliminando a inflamação. Resultados aparecem 30 dias após 1a aplicação. Não existe cobertura de planos de saude, valores por aplicalção variam de lugar para lugar, mas não é barato.

  24. Itamar Junior comenta:

    13 abril, 2012 @ 10:42 AM

    Olá a todos! Eu sou um usuário e um sobrevivente como vocês dessa enfermidade. Porém depois de tentar todos os artifícios muitos aqui descritos, o meu caso terminou em cirurgia. O meu esporão é na parte posterior e não na fáscia mas é esporão, ou era, rsrsrs. Sou praticante de atividade física e Policial Militar e há muito vinha sofrendo com as dores. Como o esporão era na inserção do tendão calcâneo causou uma inflamação crônica que com o passar dos anos culminou na degeneração do mesmo. Dia 2 de janeiro um uma atividade física senti uma contração forte que causou na ruptura parcial do ligamento. Dia 13 de fevereiro operei e foi retirado o esporão como também foi feito a reconstituição do tendão calcâneo com a transposição do ligamento fibular para reforçar o mesmo. Foram 50 dias sem por o pé no chão. Hoje dia 13 é aniversário de 2 meses e já estou andando sem o robofoot e já estou em processo de fisioterapia e começo a natação hoje também. Não tenho mais esporão e as dores intermináveis que me acompanhavam. Daqui uns 2 meses já estou normal e podendo fazer qualquer atividade. Suportei dor tempo demais e hoje não me arrependo de ter operado. Abraço a todos e melhoras!!!

  25. MARIA DE FATIMA comenta:

    17 abril, 2012 @ 6:52 PM

    Oi galera dos esporoẽs.Boa noite!
    Amanhã será o gde dia pois consegui fazer o remedio com as ervas ,passou-se exatamente 14 dias em infusão,comprei o creme MOMENT,mas nem por sonho ele queimou ou ardeu,mas continuo a usa-lo,no exato momento estou em crise ,com muito medo de andar,mas preciso sair de casa para estudar pois faço dois cursos superiores um pela manha e outro a tarde,já falei para meu esposo que não vou mais sair de casa de forma alguma pois qdo retorno da rua fica impossivel andar pela casa ,pela manhã tenho medo de se levantar da cama só em pensar nas dores que são muitas ,na proxima quinta feira irei a um ortopedista para uma consulta sobre ondas de choque vou fazer mja comprei tudo que foi tipo de palmilhas ,sandalias de varios modelos ,esses meus pés estão ficando muito ricos pois o que já gastei com eles não está no gibi.Mas vamos em frente agradeçer a Deus e ter fé ,pois é o mais importante ,ter fé e confiança no Medico dos MEDICOS QUE É JESUS.EM BREVE VOLTREI PARA CONTAR AS MINHAS MELHORAS .BJS A TODOS

  26. Eliane Lovato Silva comenta:

    18 abril, 2012 @ 10:40 PM

    Olá à todos. Há 4 anos atrás, fiz tratamento para esporão com fisioterapia, agora as dores voltaram a todo vapor no mesmo pé (direito),sou praticante justo de que: jump, que é a minha atividade física favorita ,mas infelizmente vou ter que dar um tempo, pois a dor está demais ,estou tomando nimesulida e por enquanto não está adiantando. boa noite e abraços.

  27. Monique comenta:

    26 abril, 2012 @ 4:43 AM

    Tratamento para ESPORÃO DE CALCÂNEO
    retirado do blog: http://socionatural.blogspot.com.br/2010/02/tratamento-para-esporao-de-calcaneo.html

    O Tratamento que se segue foi deixado em comentário em “Remédios da Medicina Popular”
    Acho que é suficientemente importante para dar o devido destaque…

    Resposta para Anónimo de 13/08/07, às 11:36h, sobre tratamento natural para ESPORÃO DE CALCÂNEO
    (É EFICAZ!):

    Ingredientes:

    – folhas de aroeira

    – raiz de gengibre

    – álcool em gel

    Modo de preparar o Emplastro:

    – Fervem-se as folhas de aroeira para amolecer um pouco. Depois de esfriar, rala-se pouca quantidade da raiz de gengibre (pois o gengibre é picante e, se colocado em grande quantidade, arderá na pele. Caso, por descuido, vc coloque a mais e arda a sua pele, levante o emplastro, banhe o local com água gelada e torne a aplicar o emplastro).

    Adiciona-se, pouca quantidade também, do álcool em gel ao gengibre ralado e às folhas cozidas de aroeira. Após misturar todos os ingredientes, o emplastro estará pronto para ser colocado e amarrado com um pano limpo no local afectado. De preferência, aplicar o emplastro à noite, antes de dormir, e retirar ao amanhecer.

    Indicações:

    – Esporões (de calcâneo, de coluna, etc.), pós retirada de gesso em fraturas, problemas ósseos em geral, problemas articulares em geral, problemas musculares em geral, inflamações externas onde não haja feridas e/ou escoriações (isto é, somente com a pele íntegra), etc…

    Boa sorte e… dê um feedback para que outras pessoas possam usufruir deste benefício.

    OBS.: A aroeira e o gengibre são antiinflamatórios naturais.

  28. Monique comenta:

    26 abril, 2012 @ 4:45 AM

    espero ter ajudado tenho o mesmo problema e vou tentar fazer. Um Abraço a todos

  29. Gardenia comenta:

    31 agosto, 2012 @ 10:46 PM

    até então n sabia o motivo de tanta dor nos, pés só agora descobri que é esporão de galo,a dor é tanta a noite, q n desejo a ninguém .só fazedo o rx q foi descoberto o esporão de galo.acho que estu no caminho certo , fazendo tratamento com aculputura, espero q logo tenha resultado.
    não é fácil ter q trabalhar em pé.

  30. Fisio-M comenta:

    7 setembro, 2012 @ 11:26 PM

    Dor na planta do pé tem tratamento, rápido e eficiente.
    Com Terapia Manual, kinesio tape Osteopatia….
    conheça nosso Trabalho
    http://www.colunasemdor.com.br

  31. antonia comenta:

    20 novembro, 2012 @ 6:25 PM

    eu tambem estou com esporao mas soube de uma receita que vai ajudar todos inclusive antes mesmo de fazer vou passar pra vcs pois quem fez me passou e se curou esquentar agua que possa aguentar/com 3 colheres de cinza/2 colheres bem cheia de sal grosso/meio copo de alcool/meio copo de vinagre/colocar o pe de molho e banhar do joelho pra baixo um dia sim um dia nao e evitar molhar os pe com agua fria durante 2 semanas nao vamos ter dor alguma

  32. Tânia Moreira comenta:

    21 novembro, 2012 @ 5:57 PM

    Não aguento mais de tanta dor, já tomei anti inflamatórios, injeções de corticóides e nada alivia a dor…Socorro, alguém pode me ajudar, estou entrando em parafuso, quero ter meus pés sadios de volta…

  33. Sonia Maria Soares comenta:

    23 novembro, 2012 @ 4:15 PM

    MEU DEUS…Eu não sabia que tem tanta gente que tem esse mesmo problema, esporão de calcâneo, é terrível, como dói muito, como a gente sofre, fui no ortopedista, ele me receitou anti inflamatório, PROFLAN, tomei uma caixa, não resolveu, tomei outra por conta própria, melhorou mkas não resolveu, atualmente faço fisioterapia, fiz 5 mas ainda sinto dor, me disseram que chá das folhas secas da cana, tomar 2 copos por dia , resolve, fiz e estou tomando, depois volto aqui para falar se resolveu, fiquem com DEUS, e só ele para nos ajudar a suportar a dor, não é fácil.

  34. Carla de Souza comenta:

    19 dezembro, 2012 @ 3:11 PM

    Não está dando pra suportar esta dor, se alguém sabe de algo que possa aliviar esta dor no calcanhar, por favor me diga pelo amor de DEUS..Obrigado.

  35. Ralf comenta:

    29 janeiro, 2013 @ 8:39 AM

    Uma coisa q ajuda e alongamento continuo de noite, qdo dormindo. Existem botas para se usar a noite contra esse tipo de condicao. Essas botas puxam a ponta dos pes para cima, alongando a panturilha. Isso durante a noite toda, alonga todos os tendoes dos pes e parte de baixo da perna. Ajuda muito.

  36. Néia comenta:

    23 março, 2013 @ 6:16 AM

    Colegas,
    Existe um tratamento para quem tem esporão denominado Ortotripsia. Trata-se de uma terapia por ondas de choque é um tratamento indicado nas inflamações crônicas dos tendões e calcificações no ponto de inserção dos músculos ou tendões. Vou começar esse tratamento na próxima semana. É caro, mas promete que 95% das pessoas terão uma grande melhora ou que não sentirão mais dor.

  37. mara comenta:

    18 setembro, 2013 @ 11:14 AM

    PESSOAL EU TB TENHO FACEITE PLANTAR QUE É A ATROFIA DE UM TENDÃO DO PÉ.PROCUREM UM ORTOPEDISTA E PEÇAM ESCLARECIMENTOS SOBRE UMA TÁBUA DE MADEIRA QUE SE COMPRA EM LOJAS DE ORTOPEDIA PRA FAZER EXERCICIOS DE ALONGAMENTO SOBRE ELA.SEGUNDO,COMPREM O MELHOR TENIS DA MIZUNO,É CAROOOOOOOOO ,PAGUEI 1.000,00 REAIS MAS O AMORTECIMENTO DELE MELHOROU MINHA DOR,PORÉM AGORA SÓ POSSO USAR O TENIS.TERCEIRO, EMAGREÇAM SE ESTIVEREM GORDOS, ISSO EU AINDA NÃO CONSEGUI,PESO 115 KILOS E ME DOI TUDO,PÉ, COLUNA TUDOOOOOOOO.E PORQUE NÃO??LEIAM SOBRE COMO USAR SEBO DE CARNEIRO NA NET,EXISTEM SITES QUE VENDEM.É SÓ BUSCAR NO GOOGLE! BOA SORTE !

  38. Max soares cordeiro comenta:

    5 novembro, 2013 @ 7:58 AM

    Olá Pessoal,de uns 35 dias pra cá venho sofrendo com esta dor e nenhum remédio alivia a dor…ainda trabalho a noite todinha em pé.
    Se alguém souber de algo,(remédios,exercícios,Simpatia,etc…)me avise por favor!!
    Estou deixando aqui meu e-mail e Facebook…desde já muito obrigado!
    madmaxbetimmg@hotmail.com
    max.soarescordeiro@facebook.com
    há,no e-mail coloque no assunto esporão ok?!
    assim não deleto sem abri-lo…valeu e melhoras aos que sentem esta dor!

  39. Simoni Santos comenta:

    28 janeiro, 2014 @ 11:02 PM

    Alguém poderia me informar onde compro sebo de carneiro puro? Obrigada

    meu e-mail é simonisantos@msn.com

  40. Joao Luiz comenta:

    15 maio, 2014 @ 3:33 PM

    estou com esporao ha 5 anos ou mais, depois de tantos anos a gora estou tendo mais descanso das dores Mee indicaram e eu fiz o melhor remedio de todos: descascar 1 cebola em fatias e as fatias do centro coloca las em 1 recepiente com vinagre mais meia colher de sal em cima da cebola por 30 min. apos enrrolar em 1 faixa e colocar antes de dormir fazer isso por uns dois meses, sente se a melhora na primeira semana. Tbm ja fiz mtos alongamentos o que mto me ajudou, mas o da cebola o alivio foi mto rapido.Façam e comprovem, pra mim adiantou e mto.

  41. Joao Luiz comenta:

    15 maio, 2014 @ 9:44 PM

    devo informar que se entrarem no You Tube aharao uma nova tecnica de cirurgia pouco invaziva cujo paciente volta pra casa no mesmo dia, so que esta cirurgia somente e feita no Peru la tem o site dos hospitais que fazem este tipo cirurgico, vale conferir. Paz e Luz a todos.

  42. aurelio comenta:

    2 setembro, 2014 @ 10:14 PM

    Sobre dor no calcanhar. Sofri vários meses com uma facite plantar em ambos os pés. Não vou listar todas as tentativas que fiz com a medicina tradicional, inclusive a infiltração. Resolvi (acho, pois já não sinto dores ao levantar) com sebo de carneiro. Consegui um pedaço de sebo e o coloquei em banho-maria; quando esfria e a gordura sobe e flutua. Com uma colher repare e passe no calcanho. Estou torcendo.

  43. faceq comenta:

    13 setembro, 2014 @ 5:14 PM

    faceq

    Esporão do calcâneo – Fasciíte plantar

  44. Everaldo comenta:

    20 maio, 2015 @ 8:18 AM

    Olá pessoal, gostaria de ajudar áqueles que acreditam na eficácia do sebo de carneiro PURO sem mistura, sei onde encontrar.
    Everaldo
    1399771 6884
    aldoaraujo.008@gmail.com

Deixe seu comentário aqui !