07 - ago
  

Varizes e insuficiência venosa – Tratamento fitoterápico

Categoria(s): Bioquímica, Cardiogeriatria, Medicina ortomolecular, Plantas medicinais, Saúde Geriátrica




Resenha – Varizes e insuficiência venosa

As varizes, especialmente nos membros inferiores, se formam por dois mecanismos: insuficiência das valvulas venosas e lesões na drenagem da microcirculação, que é composta de arteríolas, esfincteres pré-capilares, capilares, vênulas, vasos linfáticos e shunt (comunicação) artériovenoso, estes sistema sob influência do sistema nervoso simpático e parassimpático (figura). Uma série de fatores pode provocar as varizes, onde destacam-se as condições genéticas e sobrecarga hidrostática (ex. permanecer muito tempo em pé).

varizes2Tratamento fitoterápico

Algumas plantas medicinais têm propriedades venotônicas, ou seja, são capazes de recompor o tonus venoso e melhorar a microcirculação de drenagem. A abaixo, os principais fitoterápicos e as suas características farmacológicas.

Asiaticoside
O asiaticoside é um fitoterápico regulador do tecido conjuntivo e ativador dos fibroblastos, desta maneira atuando equilibrando a produção das fibras colágenas, sobretudo ao nível da derme e das paredes venosas. Dosagem:30 mg 2x/dia nas refeições.

Castanha da Índia
O extrato da castanha da índia (Aesculus Hippocastanus L) contém vários princípios ativos, incluindo esculosídeos (heterosídeos cumarínicos), saponinas terpênicas (Escina) e bioflavanóides (Quercetina, Campferol e Esculina).

Os derivados cumarínicos agem nos distúrbios vasculares periféricos e nos edemas protéicos, retiram as proteínas do interstício e promovem a drenagem linfática. A escina atua sobre os distúrbios vasculares periféricos e sobre o edema. Os bioflavanóides possuem ação antiinflamatória, por inibirem o ciclo da lipoxigenase e cicloxigenase. Como resultado destas funções, não há liberação dos principais mediadores inflamatórios (prostaglandinas e leucotrienos), com redução da permeabilidade capilar, redução da inflamação e da dor.

Indicações: A castanha da Índia tem indicação nos casos de edemas vasculares crônicos conseqüente à varizes e na cosmetologia no tratamento das celulites.

Rutina
A rutina é um bioflavonóide antivaricoso, com potente ação sobre o endotélio capilar.
A rutina atua na bioquímica da via do ácido araquidônico, inibindo a síntese de prostaglandinas por inibição da prostaglandina sintetase e da ciclooxigenase e inibindo a ação dos leucotrienos por inibição da lipoxigenase. Como conseqüência do bloqueio da síntese de prostaglandina ocorre a lipólise estimulada pelas catecolaminas e hormônios lipolíticos; redução dos processos inflamatórios por diminuição da histamina e diminuição da permeabilidade capilar e ação vasoconstritora por bloqueio da síntese dos leucotrienos.

A rutina forma um complexo com os radicais livres, protegendo as estruturas vasculares contra sua ação lesiva, pois possui ação antilipoperoxidante, impedindo a oxigenação das gorduras. Sua ação também se faz sentir no tecido colágeno. Elastina e proteoglicanos, aumentando a síntese destes nas paredes dos vasos tornando-as mais resistentes
Dosagem: 100 a 300 mg/dia.

Hamamelis
Hamamelis – Adstringente, hemostático, vasoconstritor. Indicado como: antihemorrágico, para o tratamento de flebites, varizes, hemorróidas. Também por sua ação tônica e adstrigente, nos casos de diarréias e disistesias.Dosagem: 50 a 300 mg/dia.

Referências:

Neves MO, Paes T – Melilotus +Rutina X Gingko biloba. Mesoterapia atual out/nov/dez 1998.
Nègre-Salvayre A, Affany A, Hariton C, Salvayre R. _ Additional antilipoperoxidant activities of alpha-tocopherol and ascorbic acid on membrane-like systems are potentiated by rutin. Pharmacology 1991;42:262-272.

Cátia Jorge (05/12/2006)- Acabar com as varizes para que não acabem com as pernas [on line]

Tags: , , , , , , , , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


102 Comentários »

  1. Rosemeri comenta:

    27 agosto, 2007 @ 10:07 PM

    Olá! Meu nome é Rosemeri, tenho 42 anos e no ano passado fiz aplicações nas varizes com espuma. No momento elas retornaram e sinto dores e como se as pernas estivessem pesadas. Gostaria de saber se posso tomar os produtos naturais indicados nesta página.
    Obrigada, Rosemeri

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    28 agosto, 2007 @ 10:05 AM

    Rosemeri, as informações nas páginas do site são para orientações. As utilizações de produtos farmacêuticos (prescrições) são de responsabilidade dos médicos que assistem os pacientes. Somente tome medicamentos, mesmo os fitoterápicos, sob orientação médicos.
    Prof. Armando.

  3. Patrícia França comenta:

    1 outubro, 2007 @ 11:53 AM

    Prezados,

    Gostaria de saber se a asiaticoside serve também como coadjuvantes no tratamento da celulite, bem como a hamamelis e a rutina.

    Agradeço,

    Patrícia França

  4. Andréa Juhaz comenta:

    15 outubro, 2007 @ 10:15 AM

    Uma pergunta…
    Gostaria de saber se Castanha da india pode provocar crescimento de pêlos no rosto.
    Obrigada, Andréa.

  5. Maria da Conceição D. Adolfo comenta:

    5 janeiro, 2008 @ 8:35 PM

    gostaria de saber quanto tempo tenho que tomar castanha da india para fazer efeito e desaparecer minhas microvarizes e se faz efeito realmente .Obrigada

  6. lucia de fatima comenta:

    6 janeiro, 2008 @ 12:19 PM

    gostaria de saber se tem algum tratamento a base de ervas(plantas) para o colesterol

  7. Prof. Armando Miguel comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 5:19 PM

    Conceição,
    As microvarizes e varizes são decorrentes de disfunção do sistema venoso, doença crônica que deve ser tratada das mais variadas formas (fisioterapia, medicamentos, fitoterápicos, alimentação, massagens, exercícios, cirurgia etc) sempre.

  8. Silvana comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 8:29 AM

    boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida quanto ao uso contínuo da formulação: castanha da índia, rutina e hamamelis, pois o meu médico me receitou mas não disse se posso tomar continuamente, creio que sim por ser no meu caso somente um preventivo. Tenho 28 anos.
    obrigada

  9. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 5:16 PM

    Silvana,
    A princípio não há contra-indicação. Veja se há necessidade desta prevenção, familiares com varizes, permanecer muito tempo em pé, cirurgia nas veias, excesso de peso.
    Usar um medicamento, mesmo que fitoterápico, como preventivo, deve ter um motivo.
    Seguindo esta linha de raciocínio. Você tomaria um analgésico diariamente, só por que qualquer dia você vai ter uma dor?

  10. ana raquel comenta:

    20 março, 2008 @ 2:44 PM

    tenho 18 anos e estou assustada com as pequenas varizes que ja aparencedo nas minhas pernas, acho quer deve ser o uso mensal do anticoncepcional injetavel

  11. conceição ap.go comenta:

    10 abril, 2008 @ 5:20 AM

    TENHO 38 ANOS 4 FILHAS SENDO UMA GESTAÇÃO GEMELAR ,FIZ RECENTEMENTE A MINHA TERCEIRA CIRURGIA DE VARIZES,FOI RETIRADA A SAFENA DAS DUAS PERNAS. ´Desta vez ñ foi tirada as varizes do pé e do tornozelo,existe algum problema ?tenho que usar meia de compressão o resto da vida?Consiguirei eu usar saia algum dia sem constrangimento? MEU CIRURGIÃO DISSE QUE O EXTRATO DA CASTANHA DA ÍNDIA Ñ TEM EFEITO NENHUM ,O QUE PENSAR E O QQUE FAZER?

  12. Janaina comenta:

    24 abril, 2008 @ 9:25 AM

    sou academica do 6° periodo do curso de farmacia, e estou fazendo um trabalho de fitoterapia sobre tratamento da celulite com a “hera”, e preciso de artigos sobre o assunto. Grata

  13. Carlos de Salles Soares comenta:

    24 maio, 2008 @ 6:37 AM

    Descobri que tenho dilatação na aorta abdominal (infra-renal). A maior dilatação está com 4cm e a parte dilatada tem, aproximadamente, a extensão de 6cm. Existe algum fitoterápico que pode ajudar no tratamento, pois, segundo a Medicina Tradicional, não existe nada a fazer.
    Esse tratamento seria diminuir a dilatação que é de cerca de 0,3 cm anualmente.

  14. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    24 maio, 2008 @ 9:55 AM

    Carlos,
    Não existe nenhum medicamentos fitoterápico que diminua a evolução dos aneurismas da aorta abdominal. Émuito importante o controle da pressão arterial, pois quando ele fica alta aumenta a possibilidade de aumentar e até romper o aneurísma.

  15. dulce comenta:

    25 julho, 2008 @ 5:32 PM

    tenho 40 anos e tenho micro varizes des dos 14 anos morro ve vernha de usar saia gostaria de saber se com a castanha da india somem os vasino.

  16. antonio miciano silvestre do carmo comenta:

    18 setembro, 2008 @ 3:53 PM

    EU TENHO 26 ANOS QUERIA SABER SE A CASTANHA DA ÍNDIA É SUFICIENTE NO COMBATE AS AS VARIZES. COMO DEVO AGIR NO COMBATE DELA.

  17. Angélica comenta:

    1 outubro, 2008 @ 5:45 PM

    Olá, eu tenho 18 anos e ja tenho muitas varizes e vasinhos, gostaria de saber (a grosso modo) o por que disso… Me sinto muuuuuuuiiiito constrangida com isso muito mesmo antes eu pensei que fosse pela pilula (tomo femina), mas eu tenho isso desde os 15 +/- e nessa época eu nao tomava essa medicação…

    Por favor me ajudem, eu gostaria muito de tratar isso alem da estética tem o problema de saude mesmo e eu estou preocupada..

    Desde ja obrigada.

  18. Carla Gomes comenta:

    8 outubro, 2008 @ 11:52 AM

    Bom dia Dr. Tenho tenho 25 anos e tenho microvarizes e vazos desde os 15 mais ou menos. Sei q è hereditário e q o anticoncepcional ajudou, por isso até parei de tomar. Minha dúvida é sobre umas manchas rosadas q minha mãe (48anos) tem e eu também. Ela já foi à dermatologista q disse pra ir ao angiologista q disse pra ela voltar a dermatologista. Sendo assim não sei o q fazer. Minha preocupação é com trombose ou algo q ouvi como erisipela. Obrigado

  19. Márcia Leonelo comenta:

    12 novembro, 2008 @ 3:00 PM

    Gostaria de saber si tomando castanha da índia, as
    varizes diminuem , pois tenho receio em fazer apliacação.
    Obrigada.

  20. Márcia Leonelo comenta:

    12 novembro, 2008 @ 3:00 PM

    Gostaria de saber si tomando castanha da índia, as
    varizes diminuem , pois tenho receio em fazer aplicação.
    Obrigada.

  21. nilza barros comenta:

    4 janeiro, 2009 @ 11:14 AM

    tenho 42 anos, já fiz aplicação quando tive meu primogênito a 20anos,quando tive a derradeira a 9 anos tive que operar tromboflebite, estou acima do peso por ter parado de fumar a 7 meses, de uns 2 meses pra cá minhas pernas estão inchadas e doem será que terei que fazer nova cirurgia ou posso tomar castanha da índia? Temo por cirurgias!!!

  22. josias comenta:

    16 janeiro, 2009 @ 1:44 PM

    Gostaria de umas informações e ficarei muito grato!
    tenho uma filha ela tem 18 anos e tem sido muito pertubador para ela de uns dois anos prá cá, com problemas de varizes e micro- em suas pernas , por ser nova esta sendo pertubador para ela, gostaria de saber se ela , pode tomar castanha da india e se seria bom para evitar que no futuro chegue a piorar a situação dela , e realmente seria bom .

    meus agradecimentos
    Olá, eu tenho 18 anos e ja tenho muitas varizes e vasinhos, gostaria de saber (a grosso modo) o por que disso… Me sinto muuuuuuuiiiito constrangida com isso muito mesmo antes eu pensei que fosse pela pilula (tomo femina), mas eu tenho isso desde os 15 +/- e nessa época eu nao tomava essa medicação…

    Por favor me ajudem, eu gostaria muito de tratar isso alem da estética tem o problema de saude mesmo e eu estou preocupada..

    josias

  23. ANE comenta:

    23 janeiro, 2009 @ 10:07 PM

    OI,TENHO 20 ANOS E SINTO MUITAS DORES NAS PERNA E ESTA APARESENDO MUITOS VASOS NA MINHA PERNA, FICO O DIA TODO EM PÉ E MINHA MÃE TEM VARIZES .FOI AO MEDIO ELE PASSOU A MEIA MAIS EU FIQ COM ALEGIA.SO A CASTANHA DA INDIA RESOLVE MEU PROBLE

  24. SELMA RGINA comenta:

    25 janeiro, 2009 @ 7:49 AM

    Olá,

    estou com problema sério de feblite na perna direita, dói muito, incha, e fica escura, já estou tratando a 3 anos e nada da certo, me disseram que só a medicina natural pode curar. oque posso fazer?

  25. sonia maria do espirito santo comenta:

    27 janeiro, 2009 @ 10:15 PM

    gostaria de saber se a nova rutina causa problemas de hipertensao?

  26. sandra vargas comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 12:17 PM

    boa tarde ,tenho 34 anos e após minha primeira gestação ,surgiram minhas primeiras varizes ,hoje estando com o terceiro filho elas piorarão muito,tenho medo de fazer a cirurgia por saber que não terei como fazer repouso,tenho varizes grossas atras do joelho e gostaria de saber se com tratamento a base de castanha da india posso ter uma melhora na circulação do sangue e claro uma melhora estetica ,adiando assim uma cirurgia.

    obrigada.

    Sandra.

  27. railda comenta:

    5 fevereiro, 2009 @ 1:16 PM

    oi….meu nome é railda tenho 22 anos, e a dois anos pra cá apareceu muitas varizes em minhas pernas…..tomo remédio de evitar a um ano e emagreci bastante…será que essa é a causa do aparecimento das micros varizes em minhas pernas…será que com remedio melhora o aspecto das varizes ou vou ter que fazer aplicaçaõ.?

  28. Noemia Cruz comenta:

    27 fevereiro, 2009 @ 5:13 PM

    Faço uso frequente de castanha da india com gingobiloba tenho varizes,mas temo que pode estar sendo a causa de calculos renais.Pode me esclarecer esta dúvida?

    obrigada Noemia.

  29. Roberto gregorio dos santos comenta:

    28 março, 2009 @ 9:29 AM

    faço uso diariamente dos comprimidos castanha da india composta 03 comprimidos ao dia ,tenho muitas dores nas pernas e principalmente quando ando,tenho varizes,quando tomo o comprimidos tenho alivio temporario,gostaria de saber o que faço ou sugestao poderia me dar.

  30. rejane comenta:

    19 abril, 2009 @ 6:19 PM

    oi gostaria de saber o que e melhor para varizes sao as cirurgias ou castanha da india resolve sofro com muitas dores nas minhas pernas

  31. neusa maria gabrielli correia gil comenta:

    22 abril, 2009 @ 2:40 PM

    para que serve a cantanha da india e rutina?
    tenho probema de circulação as minhas prenas
    so anda incada o meu peso é 98 quilo tenho 51 ano
    bjs deus abençoe vcs

  32. Adelina a. queiroz comenta:

    22 abril, 2009 @ 5:52 PM

    Gostaria de informações estou tomando um remédio da natupharma composto de
    castanha da india 250mg,rutina 250 mg e hesperedina 250 mg ,pois sinto dor nos vasos da panturrilha apenas quando eu ando mais um pouco 1 só por dia é aconselhavel.
    Obrigada aguardo uma orientação ADELINA

  33. Adelina a. queiroz comenta:

    22 abril, 2009 @ 5:54 PM

    Gostei muito desse site há muita informação
    Um abraço

  34. Celia regina comenta:

    25 abril, 2009 @ 5:28 PM

    tenho 36 anos e desde nova tinha muitos vasos e com o tempo foi só piorando ouvi dizer q a castanha da india é bom, mais tenho mioma e fiquei sabendo q pode dar hemorragias com uso desses remedios gostaria de uma orientaçao obrigada!

  35. Reinaldo Oliveira comenta:

    12 junho, 2009 @ 8:27 PM

    Preciso conhecer um remedio para me curar da mal circulação das minhas pernas, por favor cinto muitas dores inchaço nas minhas pernas, ficarei muito grato pela minha cura.

  36. Monica comenta:

    17 junho, 2009 @ 1:37 PM

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se a drenagem linfática auxilia no desaparecimento das micro varizes.
    Quais os efeitos da drenagem linfática nas varizes de pequeno calibre?

  37. Marisol comenta:

    4 julho, 2009 @ 8:05 AM

    Minha mãe tem varizes nas pernas e há 1 mês manifestou uma flebite,o que necessitou 5 dias de internação.O médico pediu repouso absoluto e alguns medicamentos.Hoje, após 1 mês a perna continua muito inchada,com muitas dores…gostaria de saber algum medicamento natural e geralmente o tratamento da flebite é longo?E o repouso,deve permanecer enquanto a perna estiver inchada?Obrigada!

  38. Maria Júlia Teixeira Mourão comenta:

    5 julho, 2009 @ 10:30 AM

    Boa tarde,tenho algumas micro e varizes o que me deixa bastante triste.Gostava de saber se a castanha da indía e a rutina são eficazes acabando com este problema.Hamamelis tambem é importante,onde posso adquiri-lo?Por favor me ajudem dando-me novas e eficazes soluções.Muito obrigado.

    PS-tenho 47 anos

  39. Maren Agnes Bacan comenta:

    19 julho, 2009 @ 10:26 PM

    Gostaria de saber, se no caso de cirurgia, o uso diário de castanha da índia, pode dar hemorragia? Agradeço se receber uma resposta.
    Agradeço antecipadamente,
    Maren

  40. rosana laura comenta:

    11 agosto, 2009 @ 10:13 PM

    tenho varizes grossas e me perna está toda manchada e marcada , operei uma vez e penso que por ser negra minhas pernas ficaram muito mais manchadas por causa da melanina , gostaria de saber se tem algum medico fitoterapico no rio de janeiro , mas especificamente no centro da cidade. obrigada

  41. Lidiane comenta:

    10 setembro, 2009 @ 7:20 AM

    gostaria de saber a eficiência do remédio com relação a dores nas pernas e pequenas varizes
    e se tambem diminui essas dores. Tambem se faz cair cabelo e se provoca algum problema no estômago. Agradeço a atenção desde já e me]uito obrigada.

  42. ALINE comenta:

    21 setembro, 2009 @ 12:45 PM

    GOSTARIA DE SABER O TEMPO QUE COMEÇA APARECER O EFICACIA DA CASTANHA DA INDIA ? , OU SE EXEISTE OUTRO MEDICAMENTO MAIS EFICAZ , POIS TENHO DERMATITE NAA DUAS PERNAS E AS VEZES MI ENCOMODA MUITO COM COCEIRAS E RACHADURAS AS VEZES MINA AGUA PRINCIPALMENTE NO CALOR , SEM FALAR DO INCHAÇO.

    ALINE , SANTA LUZIA MG 21/09/09

    OBRIGADA

  43. regina celia comenta:

    23 setembro, 2009 @ 10:30 PM

    olá,
    gotaria de saber se é possível crianças terem varizes, e porque só se comenta sobre varizes nas pernas, já verifiquei varizes na parte total das costas, da nuca até o bumbum, será que, tem haver com a cor da pele que é muito branquinha, ou pode ser indicador de algum problema???

  44. rai comenta:

    5 outubro, 2009 @ 9:03 PM

    tenho 17 amos der dos 13 anos tenho vareses tenho muita vontade de usar chort curto so q tenho vergonha por favor m ajude n posso pagar sirujia m diga um remedio bom e barato q eu tome ou passe na minhas pernas q saia ficarei grata espero a resposta

  45. Adelina a. queiroz comenta:

    6 outubro, 2009 @ 8:19 PM

    Tenho bastante vasos estou com 51 anos e de uns tempos pra cá quando eu ando sinto forte dores na panturrilha tenho que parar para amenizar fui na Upa e o médico disse que estou com claudicação intermitente estou tomando Pentoxifilina de 400 mg mas ainda não está resolvendo não sou hipertensa e não estou conseguindo um ambulatório para me tratar estando com encaminhamento o que o sr. me aconselha? Um abraço.

  46. Celio Augusto comenta:

    18 outubro, 2009 @ 2:59 PM

    Gostaria de fazer uma operação das varizes, porém, eu fumo. Existe algum risco? Já tentei fazer os tratamentos fitoterápicos, mas não adiantou nada, pura ilusão, apenas amenizam os sintonas.

  47. Celma Aparecida Martins Vilas Boas comenta:

    28 outubro, 2009 @ 11:15 AM

    gostaria de saber se castanha da india faz nascer e crescer pelo no rosto?

  48. Renato comenta:

    28 outubro, 2009 @ 12:29 PM

    Necessito saber quanto tempo levará para aparecer a eficiencia da Castanha da India, tenho diabetes e estou ficando com o tornozelo infeccionado e com muita dor e ardor os medicos já medicaram com antibioticos e tambem com Venalot, neste periodo ouviar falar desta castanha da india, então tive curiosidade de saber se funciona mesmo.

  49. MARIA DA CONCEIÇÃO comenta:

    5 novembro, 2009 @ 2:49 PM

    Fiz cirugia de varizes tem 4 meses, agora estou continuando o tratamento… fazendo aplicações nos vasinhos, e percebo que em alguns lugares nas minhas pernas onde faz aplicação, depois de alguns dias aparecem outros vasos fininhos. Porque será? Comecei tomar CASTANHA DA ÍNDIA VENAESCULUS sem indicação do meu médico. Será que posso continuar tomando? Espero uma resposta por favor.

  50. MARIA DA CONCEIÇÃO comenta:

    5 novembro, 2009 @ 2:56 PM

    Obrigada!

  51. ivanilde comenta:

    9 novembro, 2009 @ 6:54 AM

    encontrar este site foi tudo,aqui encontro respostas para todas minhas duvidas e como tem me ajudado,muito obrigado

  52. ivanilde comenta:

    9 novembro, 2009 @ 6:55 AM

    encontrar este site foi tudo,muito obrigada

  53. vivian comenta:

    13 novembro, 2009 @ 4:59 PM

    Boa noitpode tomar este remedio p celulte.bjoe gostaria de sber se gestante

  54. fabiana comenta:

    18 novembro, 2009 @ 7:25 PM

    Ola tenho 29 anos,sou caixa de uma loja de calçados e trabalho em pe ha 14 anos,tenho uma filha de 12 anos e as minhas pernas estao pela misericordia ja fiz aplicaçao duas vezes e esta ultima vez que fiz as pernas doem mais ainda estao com manchas escuras tem 2 meses fiz a ultima aplicaçao,e de tanto reclamar de dores e que as minhas pernas estao feias uma amiga me falou da castanha da india entao quero saber se posso tomar o medicamento e se vai ajudar a diminuir as dores.
    obrigada.

  55. glauce de mattos cardozo comenta:

    19 novembro, 2009 @ 2:07 PM

    tenho varizes na perna e sao bem visivel pois sao verdes e tenho uns vasinhos, gostaria de saber se tem um medicamento que eu possa tomar p ajudar aliviar a dor e o aparecimento de outras veias,-por favor me indica um nome obrigada;

  56. Gisele comenta:

    5 dezembro, 2009 @ 2:18 PM

    Tenho vasos na parte de traz do joelho, consultei com 2 medico vascular,
    um deles falou que o tratamento é aplicação para secar, porem ficaria alguma manchas escuras
    na qual não teria medicação.
    O outro informou que tenho que fazer uma microcirugia com anestesia local nas duas pernas,
    estou muito confusa, o que é melhor para meu tratamento?
    Por que ficaria com as pernas manchadas será que por causa da minha cor negra ou o tratamento
    não seria o correto??
    Se eu fazer a microcirugia tambem corro o risco de ficar manchada?

  57. Aderson comenta:

    18 dezembro, 2009 @ 7:52 AM

    Devido inchaço nas pernas, comecei tomar uma medicação para varizes a base de Hamamelis, Castanha da india, Rutina e Ginkgo Biloba. Em relação ao inchaço, foi otimo, mas em compensação me tirou toda a libido. Gostaria de saber uma opinião médica a respeito do assunto.
    Obrigado.

  58. tatiana comenta:

    21 dezembro, 2009 @ 4:23 PM

    Oi, eu tenho pernas mto grossas com tendencias cel e varizes, eu faço ginástica 3-4 x por semana, me alimento razoavelmente bem (verduras pouco cafe e poica carne vermelha e fibras) e mesmo assim a perna me incomoda, isso desde pequena. Nao sei mais o q fazer, pensei em uma cirurgia de pele para a parte interna, mas as celulite estao em toda a perna, o q vc indica, o fitoterapico pode ajudar ? muitoooo obrigada mesmo !

  59. Adriana comenta:

    10 janeiro, 2010 @ 6:52 PM

    TENHO 29 ANOS E TENHO MICROVARIZES, ACHO QUE DESDE QUE NASCI, POIS TENHO MUITA, FUI EM UM ANGIOLOGISTA QUE ME ORIENTOU A OPERAÇÃO, NÃO SERÁ A LASER, ESTOU APREENSIVA, COMECEI A TOMAR RUTINA COM HIDROCLOROTIAZIDA. NÃO AGUENTO MAIS ESSAS VARIZES, MAIS DOU GRAÇAS A DEUS POR TER ESSAS DUAS PERNAS MESMO ASSIM.
    GOSTARIA DE SABER SE A OPERAÇÃO É O MELHOR, SE OS VASOS SOMEM COM A CIRURGIA, E ESSE REMÉDIO POSSO TOMÁ-LO CONSTANTEMENTE, SE EU TOMAR A CASTANHA DA ÍNDIA JUNTO, FAZ UM MELHOR EFEITO?

    OBRIGADA!

  60. andreia comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 4:15 PM

    fiz um tratamento de aplicações e tive feblite posso fazer novamente pois eles voltarão .obg

  61. maria josé silva comenta:

    21 fevereiro, 2010 @ 7:23 AM

    gostaria de saber quais os beneficios da castanha da india para a ( hemorróidas )

  62. leandro comenta:

    14 março, 2010 @ 12:04 PM

    gostaria de saber se a castanha da india da disturbio mental esquecimento estou tomando e estou ficando muito esquecido pode ser do remedio

  63. Maria Luiza comenta:

    21 março, 2010 @ 7:39 PM

    Minha cliente veio a mim com encaminhamento do medico vascular para fazer drenagem linfatica nas pernas e os pés já estão já muito escuros devido a falta de circulação e ela quer que eu aplique Venalot H durante a drenagem mas sem a presquição do medico posso aplicar sem preocupação?E qual a função desdte medicamento? Sou massoterapeuta a 1 ano.Obrigada espero resposta

  64. saulo comenta:

    10 abril, 2010 @ 6:49 PM

    gostaria de saber quau o tempo e guantidade de castanha da india devo tomar no tratamento de hemorroidas

  65. maria das graças brito comenta:

    9 agosto, 2010 @ 8:19 PM

    oi, tenho muitas varizes tenho 33 anos , comesei o tratamento de aplicação a dois messas apos a nove dias da quarta aplicação tive uma coseira incotrolavel e inchaso nos locais da do tratamento não liguei a minha pele ficou como queimaduras e ematomas fui ao ospital tomei meticamento e melhorei mas as minhas pernas estão com cada manchas pretas orives serar que tem tratamento ao vão clariando aos poucos por favor me responda

  66. DIOVANA comenta:

    12 agosto, 2010 @ 7:17 PM

    BOA NOITE MINHA SOGRA TEM VARIZES GROSSAS E PARA PIORAR APARECEU UM FURINHO NA PERNA ONDE FICA MINANDO ÁGUA ISSO É NORMAL? O QUE DEVEMOS FAZER, A PERNA DELA FICA INCHADA E MUITO QUENTE, FICAREI NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA, OBRIGADA

  67. andreia peixoto comenta:

    13 novembro, 2010 @ 6:56 PM

    olá ,tenho33 anos ,ja fiz algumas aplicações e tive flebite será que poderei fazer novamente pois tenho alguns vasos e tenho vergonha de vesti saia ,obg aguardo retorno

  68. juliana comenta:

    16 novembro, 2010 @ 5:47 PM

    Oi, gostaria de saber se posso tomar a castanha-da-índia sem receita , tenho 19 anos e a maioria das pessoas da minha família tem problema com varizes. Obrigada

  69. claudia comenta:

    30 novembro, 2010 @ 5:47 PM

    olá eu fiz uma cirugia de varizes faz dois meses,todos os edemas sumiram com a drenagem e fisioterapia usando exercicios e o aparelho de ultrason,porém teve um que nao,dai retornei na medica e ela me disse que era um cisto linfatico,aplicou uma anestesia e furou esse cisto,drenou aquela agua bem branquinha,fez um curativo comprenssivo e vim pra casa,so que ele encheu denovo e com tudo isto ela ja drenou 3 vezes e ele encheu,por ultimo eu estive la e ela disse que nao ia manipular prq poderia fazer uma infecçaõ e dai teria que tomar antbiotico podendo deichar minha pele manchada, me encaminhou pra fisioterapia e drenagem,mas nao está adiantando,dai falei com ela pelo telefone,ela me disse que iria conversar com alguns colegas dela pra ver oque se pode fazer,ela disse que nao e comum fazer cisto assim e que ela ja teve 2 casos igual o meu e fez os procedimentos que fez em mim e resolveu, so que em mim naõ resolveu, e ficou de me retornar,mas até agora nada e eu ja estou ficando preocupada com isto,presiso de esclarecimentos sobre o que esse cisto e prq o surgimento desse cisto e quais os tipos de tratamento desse caso, ocisto linfatico fica na regiaõ da pantorrilha

  70. wilian comenta:

    2 dezembro, 2010 @ 12:05 AM

    olá dr. gostaria de tirar uma duvida,sinto muitas dores nas pernas ,e passei em um cirurgião vascular ,ele me disse que tenho poucas microvarizese mandou usar venalot,e que não haveria necessidade de cirurgia ou aplicação ,o venalot tira a dor e se ela voltar ele mandou tomar novamente,venalot faz mal ??tenho 25 anos….

  71. marisa lima comenta:

    8 dezembro, 2010 @ 7:42 AM

    olá , bom dia!
    além dacirurgia, existe um tratamento específico para combater as varizes e microvarizes que já estão em nossas pernas?
    agradeço a resposta .
    abraço!

  72. Ana Beatriz P.Sant'anna comenta:

    9 janeiro, 2011 @ 2:04 PM

    Dr. gostaria de saber se a rutina é importante para o meu caso.Tenho trombose profunda aguda a 10 anos,e durante todos esses anos nunca encontrei um médico que tirasse a dor e sensação de peso nas pernas,então li que a rutina é importante.Isso tem fundamento???

  73. marcos comenta:

    29 janeiro, 2011 @ 9:25 PM

    Posso tomar 1 cápsula de Arnica 3 vezes vezes ao dia durante 1 semana antes da cirurgia , para prevenir roxeamento ?

    Arnica do Mato EC, Solidago microglossa

    500 mg/cápsula

    Cada cápsula contém 3,5 mg de quercetina-3-rhamnosídica.

  74. Lili Costa comenta:

    10 fevereiro, 2011 @ 10:51 AM

    Ola. gostaria de saber qual desse é melhor, mas aconselhavel na prevenção e tratamento de varizes: VARICELL, VENALOT, VENOCUR TRIPLEX OU CASTANHA DA INDIA???? Ja fiz uma cirurgia da qual ja tirou uma safena, tenho 32 anos, faço atividade fisica de 3 a 4 x por semana, entao gostaria de saber qual dessa medicações é melhor p poder fazer uso. grata

  75. Anna Patrícia de freitas comenta:

    24 fevereiro, 2011 @ 4:31 PM

    Gostaria de saber se a meia com alta compressao,faz tanto efeito assim e nova rutina faz efeito em quem tem lefedema pois tive erizepele a 16 anos e fique com sequelas como edema inchaço permanente no membro inferior esquerdo vou ao medico ele apenas olha e fala que usar meia e castanha da india mais acho que nao melhora tanto…Obrigado

  76. rosangela comenta:

    8 março, 2011 @ 3:04 PM

    por quanto tempo posso tomar nozes da india e como devo guardar,eu guardo na geladeira ja tomo a dois meses mas nao emagreci sera por que sera que e porque tenho adenoma de hipofese uma glandua que comprola os ornomios obridada.

  77. clebermaia comenta:

    25 abril, 2011 @ 3:15 PM

    olá! tenho 32 anos tenho bastante varizes nas pernas, a castanha da india pode ajuda no combate e evita aparecimento novas varizes.

  78. LICE comenta:

    25 abril, 2011 @ 9:27 PM

    OLA! TENHO 46 ANOS E TENHO MUITASS VARIZES NAS PENAS, TENHO VONTADE DE TOMAR A CASTANHA DA INDIA, SERA Q E BOM, !

  79. simone comenta:

    6 maio, 2011 @ 3:43 PM

    Gostaria de saber qual dos dois medicamentos é mais eficaz no combate à varizes, a castanha da índia ou o varicell? Obrigada.
    Por favor, me responda no meu e-mail.

  80. joel aparecido bispo comenta:

    15 maio, 2011 @ 5:53 PM

    minha mae esta com problema em uma das pernas esta com inchaco e ela sente mta dores gostaria de saber si a algum tratamento para dor

  81. joel aparecido bispo comenta:

    15 maio, 2011 @ 6:05 PM

    gortaria si problema na coluna pode causa inchaco nas pernas e tbem dores

  82. Leon Cavalcanti comenta:

    16 setembro, 2011 @ 5:02 PM

    Boa tarde !!! Minha irmã tem úlceras varicosas enormes nas duas pernas , há mais de quatro anos sem cicatrização e aumentando cada vez mais , devido insuficiência venosa crônica . O problema agrava-se ainda mais pelo fato dela ser obesa mórbida . Outro problema é que incessantemente fica minando uma água das úlceras que sem o auxílio de panos para contenção , faz com que formem-se poças d’água onde ela estiver parada , o que é totalmente incômodo e constrangedor para a mesma. Gostaria se possível, de obter alguma explicação ou motivo para o aparecimento dessa água constante , e até mesmo saber se existe alguma solução para sanar este problema , fazendo assim melhorar considerávelmente a qualidade de vida dela. Aguardo retorno e desde já agradeço !!!

  83. sergio barbosa da silva comenta:

    22 setembro, 2011 @ 7:02 PM

    essa castanha da india realmente resolva o problema, quando o paciente esta com o quadro clinico bastante elevado no caso de cirurgia nas varizes … atenciosamente .

  84. domingas donato comenta:

    1 novembro, 2011 @ 5:46 PM

    tenho36anos ,sou domestica e desde os 24,começou apareçer varias mmanchas escuras nos pes e pernasfui no angiologista ele me receitou rutina associada com castanha da india nao resolveu o que fazer ,por favor me ajude

  85. cida silva comenta:

    2 novembro, 2011 @ 1:00 PM

    oi tenho 30 anos e trabalho muito em pe,fico com as pernas casadas e doloridas
    sera que posso tomar a castanha da india,e por quanto tempo por favor me ajude….

  86. marcia comenta:

    26 novembro, 2011 @ 8:21 PM

    OI EU ESTOU COM UMA VAREZE MINANDO AGUA QUERO SABER QUAL EU O PERIGO QUE OCORRE E COMO ESTAMPAR AGUA DA VARIZES

  87. marcia comenta:

    26 novembro, 2011 @ 8:24 PM

    OI EU ESTOU COM UMA VAREZE MINANDO AGUA QUERO SABER QUAL EU O PERIGO QUE OCORRE E COMO ESTAMPAR AGUA DA VARIZES E UMA SENHORA QUE ESTAR COM UMA FERIDA VAZANDO AGUA EU SOU OUTRA PESSOA QUE TA PERGUNTANDO ESSA PERGUNTA QUERO SABER QUAL E O REMEIDO POR FAVOR MIM RESPONDA AGORA

  88. marcia comenta:

    26 novembro, 2011 @ 8:27 PM

    OI EU ESTOU COM UMA VAREZE MINANDO AGUA QUERO SABER QUAL EU O PERIGO QUE OCORRE E COMO ESTAMPAR AGUA DA VARIZES E UMA SENHORA QUE ESTAR COM UMA FERIDA VAZANDO AGUA EU SOU OUTRA PESSOA QUE TA PERGUNTANDO ESSA PERGUNTA QUERO SABER QUAL E O REMEIDO POR FAVOR MIM RESPONDA AGORA DA PARA O S .R MIM RESPONDER NOVALMENTE EU NAO VI A RESPOSTA SI S.R UM INCOMO MIM DESCURPE MAS EU PRECISO DESSA RESPOSTA

  89. Silvia comenta:

    28 dezembro, 2011 @ 10:36 AM

    Por quanto tempo posso ou devo tomar o venalot?Existe algum outro medicamento que o substitua???

  90. tamiles comenta:

    30 janeiro, 2012 @ 10:05 AM

    tenho 22 anos. comecei ter varezes nas pernas trabalho 9 horas por dia como posso evita as varezes

  91. CARLOS ACCIOLY NERY comenta:

    21 fevereiro, 2012 @ 6:14 PM

    TENHO 62 ANOS. COMECEI A TER CRISE DE VARIZES DEPOIS DE UMA CRISE DE DIABETE, QUE CHEGOU 500 DE GLICOSE NO SANGUE. AS DORES SÃO MUITAS, NÃO TENHO DORMIDO DIREITO, FICO NOITES SEM DORMI, VEJO O DIA AMANHECE.
    SÓ CONSIGO TIRAR UM COCHILO DEPOIS DO ALMOÇO. TEM DIAS QUE NÃO CONSIGO COLOCAR O PÉ NO CHÃO A PARTE DO CALCANHAR DOI MUITO (LADO ESQUERDO). POR EXEMPLO HOJE, TERÇA DE CARNAVAL CONSEGUI IR A PRAIA, PARA CAMINHAR DENTRO DA ÁGUA PARA ALIVIAR AS DORES, SIM MELHOROU UM POUCO NAQUELE MOMENTO, QUANDO CHEGUEI EM CASA VOLTOU TUDO, ATÉ MAIS FORTES, CHEGUEI A TOMAR UM COMPRIMIDO ANADOR.
    PERGUNTO, O QUE DEVO FAZER? INDICARAÕ A CASTANHA DA INDIA E SE EXISTE UM OUTRO REMEDIO PARA TIRAR AS DORES QUE CINTO.
    DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO E FICO NO AGUARDO DE UMA BREVE SOLUÇÃO PARA O MEU CASO.
    CARLOS ACCIOLY.’.

  92. Luciana comenta:

    10 março, 2012 @ 4:45 PM

    TENHO 26 ANOS.HÁ 10 ANOS QUE TRABALHO EM PE.POR ISSO MINHAS PERNAS ESTAO CHEIAS DE VASINHOS AVERMELHADOS..PRECISO SABER SE TOMANDO A CASTANHA DA INDIA ESSES MEUS VASOS IRAO DESAPARECER?POR FAVOR PRECISO MUITO QUE ME AJUDEM!!OBRIGADA

  93. telma pereira comenta:

    13 maio, 2012 @ 10:32 PM

    ola gostaria de saber se realmente a castanha da india e eficaz no tratamento das varizes e hemorroidas, se faz as varizes que ja tenho desaparecer ou e so um mito e se faz, qual e o tempo minimo que tenho que tomar para ter resultado por favor aguardo resposta

  94. ELIANE comenta:

    13 junho, 2012 @ 11:43 AM

    OLA BOM DIA.. TENHO MUITA DORES NAS PERNAS E ELA INCHA MUITO ESTA APAREÇENDO VAZINHOS POÇO TOMAR CASTANHA DA INDIA ME AJUDE OBRIGADA

  95. lidiane comenta:

    26 junho, 2012 @ 11:36 AM

    oi.meu nome e lidiane fiz cirugia a um ano ainda cinto dores nova rutina vai me ajudar ?
    aguardo resposta

  96. Dirce comenta:

    19 julho, 2012 @ 5:24 PM

    Tenho um aneurisma cerebral desde 2004 qdo rompeu ,esta num lugar de dificil acesso ,meu medico colocou aqelas molinhas ,desde entao faço controle anualmente,agora estou com as pernas com muitas varizes ,gostaria de saber se posso tomar novarrutina,pois minhas pernas qeimam e as vezes incham.
    tem algum problema tomar novarrutina por causa do aneurisma?
    desde ja obrigada.

  97. ERICA DANTAS comenta:

    21 agosto, 2012 @ 6:31 PM

    Olá,

    Tenho vasos e gostaria de saber se o VENALOT, ou outro procedimento não invasivo consegue retirálo. Muitas vezes sinto as penas cansadas doendo, o venalot ajuda também na dor??????

  98. milla gercica andrade pereira comenta:

    8 setembro, 2012 @ 4:51 PM

    gostaria de saber depois de quanto tempo começa dar efeito as piulas de castanha da india e se some as miro varizes por favor responda tenho 21 anos e minha auto estima ta la em baixo doutor

  99. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    9 setembro, 2012 @ 7:34 AM

    Milla,
    A castanha da Índia fortalece as veias, melhorando o retorno do sangue ao coração pelas veias. As pequenas veias que se formaram pode demorar mais para desaparecer. Existem técnica a laser que podem resolver o probelam. Consulte um médico vascular para uma orientação correta.

  100. Sonia Maria Moreira de Souza comenta:

    17 setembro, 2012 @ 7:46 PM

    Boa noite.

    Tive flebite no dia 04/-09 fui atendida no Pronto Socorro,já sumiu todo o vermelho,mas só consegui um médico vascular para o 24/09,devo ficar em repouso até lá?

  101. janaina oliveira comenta:

    19 setembro, 2012 @ 4:51 PM

    Oi…tenho poucas varizes…o medico me receitou castanha da india
    Entai queria saber se faz efeito mesmo e qual o tempo determinado que posso tomar esse medicamento?e estou amamentando .o que posso fazer?

  102. suely gorni comenta:

    10 novembro, 2012 @ 3:04 PM

    Minha mãe tem 79 , teve um aneurisma cerebral há 14 anos. Ela teve o aneurisma clicado e depois fez uma cirurgia pela femural que elevou uma bolinha pela orta até a carotida para o sangramento para, agora um medico indicou o venalot (cumarina 15 mg e troxerrutina 90 mg) gostaria de saber se tem algum problema?

Deixe seu comentário aqui !