02 - ago
  

Artrite Psoriática

Categoria(s): Dermatologia geriátrica, DNT, Fisioterapia, Reumatologia geriátrica




Resenha

psoriaseA artrite psoriásica é uma artrite inflamatória, geralmente soronegativa para o fator reumatóide, associada a psoríase cutânea. Não costuma ter predomínio de sexo, a não ser em subtipos específicos (predomínio do sexo feminino na forma poliarticular simétrica e do sexo masculino na forma espondilítica). Inicia‑se freqüentemente entre a terceira e quinta décadas de vida, sendo rara a artrite psoriásica juvenil, que, quando se apresenta, tem como sintoma inicial à artrite assimétrica associada a dactalites, evoluindo posteriormente com acometimento cutâneo. Predomina em populações caucasóides. A psoríase cutânea é doença bastante freqüente, podendo acometer de 1 a 2% da população; em média, 5 a 10% dos pacientes com psoríase cutânea evoluirão com artrite psoriática.

Etiopatogenia – Não existe um antígeno de histocompatibilidade associado à artrite psoriásica como um todo; o que vem sendo observado de maneira crescente é a tendência à associação entre subtipos de artrite psoriásica e alguns HLA específicos. O HLA‑B 27 está comumente associado a forma axial, enquanto os HLA‑B 38 e B 39 são mais freqüentes nas formas periféricas da doença; o HLA‑DR 4 pode ser encontrado na forma poliarticular simétrica (AR-like) e o HLA‑A 2, nos casos de artrite psoriática juvenil.

Embora ainda existam muitas etapas a serem elucidadas na etiopatogenia da artrite psoriática, acredita‑se que, num indivíduo geneticamente predisposto, a presença de um fator ambiental possa funcionar como “gatilho” para desencadear as alterações imunológicas que darão origem a doença. Dentre os fatores ambientais, podemos citar infecção (retrovírus ou bactérias Gram-positivas, como o estreptococo) e trauma articular.

O estresse emocional representa importante papel no desencadeamento tanto da psoríase cutâneo quanto articular, porém os mecanismos neuroimunoendócrinos envolvidos neste processo ainda necessitam ser esclarecidos. Do ponto de vista imunológico, são observadas alterações tanto da imunidade humoral (produção de auto-anticorpos contra antígenos da derme e da membrana sinovial, e presença de imunocomplexos circulares), quanto da imunidade celular (subpopulações de linfócitos T ativados na pele e na membrana sinovial).

Quadro Clínico
: – Na artrite psoriática, a lesão cutânea costuma preceder o quadro articular em 75% dos casos, havendo início simultâneo em 10% dos pacientes; nos restantes 15%, a artrite precede a psoríase cutânea. Não costuma haver correlação entre o tipo ou a gravidade da lesão cutânea e a presença, tipo ou extensão do quadro articular. Quando existe suspeita clínica de artrite psoriática e o paciente nega ter psoríase cutânea, convém procurar a lesão cutânea no couro cabeludo, em superfícies extensoras de grandes articulações (joelhos, cotovelos) ou na região umbilical. Alguns pacientes com oligoartrite assimétrica podem referir história passada de psoríase gutata ou história familiar positiva de psoríase.

Classicamente, a artrite psoriática apresenta cinco formas clínicas, tais como: Oligoartrite assimétrica (70%): é a forma clínica mais freqüente, acometendo grandes e/ou pequenas articulações. É comum a presença de tenossinovites, com os chamados “dedos em salsicha”. Poliartrite simétrica (15%): apresenta quadro articular muito semelhante a artrite reumatóide. Pode acometer as articulações interfalangianas distais, comumente não afetadas na artrite reumatóide. Distal (5%): acomete exclusivamente as articulações interfalangianas distais, geralmente associada a lesões ungueais (pequenas depressões circulares no leito ungueal, que demanda diagnóstico diferencial com micose ungueal).

Artrite mutilante (< 5%): é a forma clínica menos freqüente e a mais grave, acometendo geralmente indivíduos jovens, na 2ª e 3ª décadas de vida. Acomete pequenas articulações de mãos e pés, evoluindo para deformidades importantes, com encurtamento dos dedos. Espondilite (5%): o quadro clínico pode ser indistinguível daquele apresentado pela espondilite anquilosante. No entanto, costuma haver muitas diferenças radiológicas entre a espondilite psoriática e a espondilite anquilosante.

A artrite psoriática não costuma apresentar manifestações viscerais. Alguns autores costumam pleitear a inclusão da Síndrome SAPHO (acrônimo de Sinovite, Acne, Pustulose palmoplantar, Hiperostose esterno‑costoclavicular, Osteíte multifocal crônica recorrente) como um subtipo distinto da artrite psoriática. No entanto, o assunto está longe de ser uni consenso, aliado a extrema raridade da síndrome.

Nas formas clínicas periféricas da artrite psoriática, as alterações radiológicas são importantes no diagnóstico diferencial com a artrite reumatóide. Caracteristicamente, é observado, na artrite psoriática, destruição significativa de articulações isoladas, de maneira assimétrica. Nas articulações interfalangianas, é comum ocorrer osteólise da falange proximal (“ponta de lápis”) e alargamento da base da falange distal (“cálice invertido”). Por serem patognomônicas, quando a alteração tipo “ponta de lápis” e “cálice invertido” ocorrem num indivíduo sem psoríase cutânea, diz-se que este apresenta artrite psoriática sine psoríase.

A espondilite psoriásica apresenta inúmeras diferenças radiológicas em relação a espondilite observada na espondilite anquilosante. A sacroileíte costuma ser unilateral ou bilateral assimétrica. Os sindesmófitos (popularmente conhecido com “bico de papagaio”) costumam ser assimétricos, irregulares, grosseiros, paramarginais, não acometendo todos os corpos vertebrais, em contraste a simetria absoluta da espondilite anquilosante.

Métodos de imagem mais sofisticados, como tomografia computadorizada, cintilografia óssea ou ressonância nuclear magnética, costumam ser desnecessários nos casos definidos de artrite psoriásica.

Tratamento: Os antiinfiamatórios não hormonais são utilizados de rotina no tratamento da artrite psoriática, com evidente melhora da dor articular e sem provocar exacerbação das lesões cutâneas, mas não afetam a evolução da doença. Quanto aos corticosteróides, embora concorram para melhoria da dor e inflamação articular, estão associados a exacerbação da lesão cutânea no processo de retirada da droga, não é conveniente seu uso.

Não existe nenhuma droga de base que comprovadamente altere a evolução da artrite psoriática. Nos casos não responsivos aos AINH, a droga de primeira escolha é o metotrexato, na dose de 5 a 25mg semanal, por via oral ou intramuscular. A grande vantagem do metotrexato é sua ação tanto em nível cutâneo quanto articular. Nos casos mais leves, também podem ser utilizadas a sulfassalazina (1,0 a 3,0g/dia) e a hidroxicloroquina (400mg/dia), enquanto nos casos mais graves pode ser utilizada a azatioprina (100 a 150mg/dia).

Referências:

Chahade WH – Determinação dos antígenos de histocompatibilidade (Loci A e B) de pacientes portadores de psoríase e artropatia psoriática. Tese de Mestrado. FMUSP, São Paulo, 1980

Barreiro CJR, Nunes CMCG, Amorim LJ, Giorgi RDN – Artrite ou artropatia psoriática. Temas de Reumatologia Clínica vol5(1):15-22

Artrite psoriática [on line]

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


139 Comentários »

  1. gilvan gonçalves comenta:

    1 janeiro, 2008 @ 3:06 PM

    ola! gostaria de saber a eficácia desta formula se realmente tem surtido efeito
    SULFATO DE GLUCOSAMIDA- SULFATO DE CONDROITINA
    Pois gostaria desta afirmação se possivel grato

  2. Angelica comenta:

    9 janeiro, 2008 @ 5:25 PM

    Gostaria de saber se a artrite psoriática pode ser tratada por homeopatia em pessoas com problemas de alergias com corantes amarelos(tartrazina,oxido de ferro) nos comprimidos e comidas,acido acetil salicílico que causam reaçoes terriveis na pele e estomago.Tendo psoríase,gostaria de tratar pela homeopatia para fugir desses prudutos corados.É possivel?

  3. alex zambianco comenta:

    26 março, 2008 @ 12:32 PM

    ola tenho artrite psoriatica e muita psoriase cutânea gostaria de saber c vcs tem conhecimento de um medicamento importado chamado remicade ? se tiver gostaria opniao sobre o mesmo
    obrigado

  4. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    27 março, 2008 @ 11:10 AM

    Alguns centros de pesquisa estão testando substâncias anti fator de necrose tumoral alfa (FNT-alfa) =>infliximabe (Remicade), certolizumabe e adalimumabe (Humira); no controle de algumas doenças crônicas, como a artrite psoriática. Os resultados parecem promissores.

    No Brasil, o infliximabe (anti FNT) é a droga mais testada, e já comercializada. Os efeitos colaterais dependem da velocidade de infusão, como febre, cefaléia, náuseas, dor abdominal, tonturas, artralgia, dor torácica, abscessos, furunculose, pneumonia, infecções das vias aéreas superiores, bronquite, faringite e risco de linfoma não Hodgkin.

    Informe-se com seu reumatologista sobre isso.

  5. IARA comenta:

    1 abril, 2008 @ 8:14 PM

    Meu marido tem artrite psoriática já tratou com reumatologista e agora está fazendo ortomolecular….sente dores horríveis, cada vez parece que aumenta mais. Existe algum tratamento alternativo ? A pessoa pode fazer exercícios físicos ? Terapia é recomendável ? Não sabemos o que fazer…sendo que eu tenho psoriaises planto palmar há muitos anos mas hj totalmente controlada!!!

    Obrigada

    Iara Leventhal

  6. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 abril, 2008 @ 9:19 AM

    Iara,
    No momento, os medicamentos anti-fator de necrose tumoral parece ser os mais promissores. Veja com o seu médico ortomolecular à respeito.

  7. Nata comenta:

    10 abril, 2008 @ 12:25 PM

    Há 9 anos venho passando em medicos para descubrir o que eu tenho, apenas há 2 anos foi descoberto que eu tenho artrite psoriatica, vou fazer 23 anos em junho.
    Minha dificulade é encontrar um tratamento menos agressivo e um bom reumato, já passei por vários e já tomei vários medicamentos que não tiveram efeito e agrediram minha saúde, gostaria de indicações de onde eu poderia me tratar, moro no interior de São Paulo.

  8. Edvaldo comenta:

    15 abril, 2008 @ 8:56 AM

    Há mais ou menos 10anos descobri que tenho psoriasi. Na época apareceu no couro cabeludo, nas pernas e na costela só que na forma de pequenas lesões com casca, e ao soltarem ficava umas manchas avermelhadas.
    Procurei um clinico, me foi passado alguns calmantes os quais fez com que a doença não aumentasse, também procurei um dermatologista e esse me passou alguns medicamentos, assim a doença ficou controlada até hoje.
    Tenho pouquíssima lesão da psoriase, mas agora devido a um agrande descarga emocional que passei ela está aparecendo nas articulação dos dedos o que posso fazer para conter tal problema? Já procurei uma reumatologista e estou realizando o tratamento que ela me passou porem não estou muito confiante com o tratamento, pois meus dedos que estão com as articulações inflamadas ainda incomodam.
    Há 2 anos eu realizei uma cirurgia para correção dos dedos dos pés devido esse estra em forma de garra, esse problema pode ter sido provocado pela psoriase?

  9. angela comenta:

    2 maio, 2008 @ 1:42 AM

    boa noite a um mes descobri que tenho artrite psoriatica,sempre tratei como problema na coluna.so que agora apareceu umas manchas na mao como um grosseirao que depois fica avermelhado.fui encaminhada para um reumatologista que viu meu exame de hemossedimentaçao que estava 60.00 m m e mais a mancha na mao e ja entrou com o tratamento com metotrexato,passo mal ao tomar essa quimioterapia, mas ja melhorou as manchas,so que ainda tenho muita dor no corpo.é assim mesmo? vou sarar? vou poder voltar a trabalhar?trabalho na enfermagem.tenho medo de continuar assim com essas dores,me sinto uma velha e so tenho38 anos.desculpe mas estou preucupada.

  10. jair spingola de oliveira comenta:

    18 maio, 2008 @ 11:52 AM

    bom dia!gostaria de que informa-se as pessoas que sofrem de psoriase,como eu que eu me trato com a drº vera márcia ferrante de araujo ,dermatogista da clinica NOVA VIDA-FRANCA/SP CEP:14400970. ENFIM ,ESTOU MUITO SATISFEITO COM O TRATAMENTO OBTENDO MELHORI A NA CURA DA DOENÇA. MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COMIGO ATRAVES DO MEU MAIL.desde já que deus abençõe a todos e melhoras.

  11. sandra rocha comenta:

    21 maio, 2008 @ 6:11 PM

    Ola! ja tenho artrite psoriatica ha 6 anos e tenho 38 anos, gostaria de saber se normal a psoriase aparece so na curva do braço? porque ante eu tive pelo corpo agora se localizou-se na curva,faço tratamento no hospital do fundao rj, e uso faço uma de humira) e outras medicaçoes estou feliz com o tratamento pois melhorei muito ha nao ser em casos que estou mais nervosa… obrigado

  12. marcilene comenta:

    29 junho, 2008 @ 9:58 PM

    ola, estou passanso por esse problema, mas e com minha filha elatem 16 anos e esta sofrendo muito, ela não aceita de forma alguma. Ela esta fazendo acompanhamento com o dremato e o reumatologista ( começou agora o tratamento). A artrite psoriatica tem ou não tem cura, porque, ela anda muito nervosa chora muito, já faz mais ou menos uns 8 anos que estamos nessa luta só agora descobriram. Devido aos remédios ela engordou e com iso entrou na depressão ela muito nova, por favor aguardo resposta.

  13. fernanda comenta:

    12 julho, 2008 @ 11:00 PM

    Estou em fase de descoberta da artrite, porém, a reumato tem quase certeza que seja artrite psoriásica,no caso, o último exame solicitado foi a tomog. comp.
    Confesso que estou muito preocupada, pois são muitas incognitas e possibilidades,e o que mais me deixa triste é saber se a expectativa de vida é reduzida, ou se essa doença está associada a esclerose multipla.aguardo resposta. obrigada

  14. Elaine Guedes comenta:

    14 julho, 2008 @ 2:00 PM

    Foi diagnosticado a 2 anos que tenho artrite reumatoide, mais uns 3 anos antes nos meus pés uma coceica commanchas vermelhas que descamam e ficam em feridas, meu médico comentou na ultima consulta para eu ir a um dermatologista , quando fui a lamina deu dermatite de contato, hoje gostaria de saber se há um evxame especifico para eu verificar se tenho reumatoide ou psioriatica.

    Atenciosamente.

  15. karina martins comenta:

    19 julho, 2008 @ 3:52 PM

    olá, tenho psoriase cutanea que se manifesta preferencialmente nas mãos, principalmente ponta de dedos e cuticula. a mais ou menos 2 meses comecei a sentir dores nas artivulações interfalangeanas, com rigidez matinal. estou morando no interior do pará e na cidade não há reumatologista. um ortopedista saberia diagnosticar se estou desenvolvendo uma artrite psoriatica, ou diferencia-la de outra doença? muito obrigada.

  16. igor comenta:

    24 julho, 2008 @ 12:35 AM

    olá, descobri a pouco que tenho artrite psoriática, devido a uma inflamação ocular que o oftalmo disse ser uveíte anterior. gostaria de saber se a espondilite anquilosante e a uveíte anterior tem correlação com essa doença,pois estou com os dois diagnósticos. qual o melhor tratamento? tem cura? há risco de vida? Obrigado!!

  17. Desirée comenta:

    24 julho, 2008 @ 5:01 PM

    olá,meu marido vem a 1 ano tendo um processo inflamatório crônico,começou no joelho sempre inchado e com muita dor,disseram ser tendinite tiraram liquido do mesmo e mandaram p/casa,desde então ele vem tomando antiinflamatório sem obter sucesso,na cabeça e rosto começara um processo escamoso,disseram ser dermatite seborréica,do joelho o processo inflamatório foi p/os tornozelos e punhos,pescoço e ombros com dor,sairam umas firidinhas na barriga,umbigo e joelho.Se ele não tomar remédio p/dor não consegue suportar a mesma,o antiinflamatório nunca fez efeito e agora depois de varios exames disseram que ele pode ter artrite psoriática e iniciará o tratamento com metrexato 6 comp.1vez p/semana.Será que é artrite psoriática ou poderá ser outra coisa?O tratamento será este mesmo?Depois de alguns diagnósticos incorretos,fico com medo de ser outra coisa e o tratamento nõ ser apropriado.Obrigada

  18. vitor martinez comenta:

    30 julho, 2008 @ 1:48 PM

    olá, tenho 57 anos e psoríase há mais de 30 anos em seguida desenvolvi a artrite psoriatica e tenho tatado com vários antiinflamatórios que melhoram um pouco mas volta tudo de novo. Há mais ou menos dois anos tenho dor generalizada principalmente nas articulações dos ombros e para complicar há 3 meses tenho sentido essa mesma dor no penis que em consequencia esta curvando para cima . Através da internet soube de casos parecidos que tem o nome de peyronie. o que faço?

  19. Flavio Frascino comenta:

    31 julho, 2008 @ 11:46 AM

    Caro Dr. Armando, é possível indicar médicos especializados em artrite psioriatica na cidade de SP?
    Grato
    Flavio

  20. Rafael Mendes comenta:

    1 agosto, 2008 @ 11:53 AM

    explique a fisiopatologia do comprometimento articular e cite uma caracteristica clinica cutânea e duas articulares em um paciente com artrite psoriática do tipo auto imune?

  21. JAIR-RIO DE JANEIRO comenta:

    7 agosto, 2008 @ 4:17 PM

    Boa Tarde! portadores de psoríase no Dia 12/08/2008 vai haver um encontro com uma palestra com a DRa.Vera ferrante,dermatologista de são paulo,sobre a cura de psoríase não deixe de comparecer.
    O Endereço é AV.MARECHAL CÂMARA Nº160 Grupo 231-Centro rio de janeiro.
    horario As 09.00h.
    Estão todos convidados aguardo você lá………..

  22. Sylvana Delicato comenta:

    20 agosto, 2008 @ 9:51 PM

    Depois de cinco anos sendo tratado como LER, descobri a mais ou menos um ano e meio que tenho artrite reumatoide psoriatica. Fiz uso de metrotexato, mas me fez muito à pele cabelos e unhas, além de outros efeitos. Estou tomando Arava há um mes, mas ainda sinto muita dor, nos joelhos, tornozelos, pés (tenho neuroma de Nortom), punhos, maos e quadril. Será que exercício físico ajuda e qual devo fazer? tenho só 45 anos e me recuso a viver menos a vida do que eu mereço. Gostaria de alguma luz… Obrigada.

  23. Elaine Ribeiro comenta:

    20 agosto, 2008 @ 11:48 PM

    Bom Dia , descobri que tenho atrite psoriadica a 4 meses estou fazendo tratamento com metrotexate e remikade, e sou aeronauta e não posso trabalhar pois não posso tomar vacina de febre amarela, devido aos medicamento será não vou poder tomar a vacia nunca mais.

  24. JAIR-RIO DE JANEIRO comenta:

    21 agosto, 2008 @ 4:13 PM

    Boa Tarde!,descobri que tenho atrite psoriatica estou iniciando um tratamento,gostaria que alguem pudesse me informar se tenho o direito de solicitar o beneficio de doença no inss,se tem qual é o procedimento ,há fazer.

  25. Lucia Almeida comenta:

    13 setembro, 2008 @ 11:05 PM

    Tenho psoríase ha muito tempo, agora estou com 43 anos e descobri depois de passar por vários médicos qu tenho artrite psoriática, estou iniciando o tratamento com o reutrexato, tenho mutio medo da reação que o remédio possa causar no meu organismo. Tenho dores muito fortes nas articulações joelho, mãos, ombros e pés, teve um período que não conseguia andar, tomei medicações fortes nesse período que me fizeram muito mal. Agora estou muito preocupada com esse novo diagnostico, pois tenho um filho de 03 anos e tenho medo de não conseguir criá-lo. Gostaria de saber se tem uma forma de acelerar ou amenizar mais rápido as dores. Agradeço e que Deus possa olhar por nós e enviar a cura, pois é muito dificil viver diariamente com dor.
    grata Lúcia Almeida/14/09/2008.

  26. rosinha c. mastromano custodio comenta:

    27 setembro, 2008 @ 10:45 AM

    tenho psorise a treze anos e descobri a quatro anos que tenho artrite psoriatica, faço tratamento com embrel, comecei tomando a raptiva mais me acelerou a psorise(piorou) depois que comecei usar a embrel desapareu as lesões decorente da psorise, mas as dores ainda continuam por causa da artrite psoriatica , que tem a psorise consulte seu medico sobre a embrel porque no meu caso ela me ajudou muito.

  27. jaque comenta:

    4 outubro, 2008 @ 8:47 PM

    Tenho psiorísase a 23 anos desde que minha filha mais velha nasceu, e artrite psioriática a 12 anos, leio tudo e me informo sobre o assunto, já fiz varios tipos de tratamento, mas posso afirmar que a coisa que mais da certa e a prevenção, uma dieta vegetariana , sem açúcar,sem beber, nem fumar já torna a vida da gente muito melhor, fazer terapia também ajuda muito. Comer carne de ovelha, e miúdos é um veneno. faz muito mal mesmo, para quem tem esta doença. Falar aberta e claramente sobre a doença também, sempre falo para as pessoas o que eu tenho, que não é contagioso, e sempre as pessoas ficam mais a vontade e falam que tem alguém na famiília, ou pelo menos que conhecem alguém. E não deixe de se exercitar.
    Atualmente estou fazendo tratamento com o enbrel que tem ajudado muito.

  28. Rene Rodriguez comenta:

    29 outubro, 2008 @ 9:00 PM

    Por favor alguem poderia me indicar onde posso me dirigir a uma clinica em Rio de Janeiro para o tratamento de Psoriasis , Grato!!

  29. MARIA IZABEL BATISTA comenta:

    31 outubro, 2008 @ 11:59 AM

    Olá,
    Tenho artrite psoriática, tomo enbrel e metrotexato e um calmante, neste momento piorou muito o meu quadro pois tenho as mãos e os pés cheios de bolhas de pus, isto é, chamam de postulose, o que eu gostaria de saber é se vou cegar? se a base de medicamento posso retardar a evolução da doença? e principalmente, o que me espera de pior para acontecer?
    Atenciosamente,
    Izabel

  30. Fábia Rosa da Silva Alves de Souza comenta:

    28 novembro, 2008 @ 8:32 AM

    Tenho 37 anos e desde criança sinto dores muito forte em minhas pernas ,quadris ,pés ,tornozelos e outros . Andei pesquizando as doenças reumáticas e achei artrite psoriática muito parecida comigo,a única coisa que me deixa em dúvida é que eu só tive uma espessa de escamação na cabeça no umbigo na orelha mais isso fui só no começo da doença mais ou menos 25anos atrás hoje somewnte meu pé fica com uma casca grossa que chega até sangrar. Gostaria de saber a opinião de vocês se tem alguma coisa haver com a doença ,meu médico diz não ter ser certeza mais acha que eu tenho oligoartrite essa doença pode vim depois da psoriáse.
    Por favor me ajudem estou desesperada. Obrigadi

  31. maria lopes comenta:

    14 dezembro, 2008 @ 11:55 AM

    Queria pedir aos cientistas,a todos os médicos em geral, que avaliassem a tiròide das pessoas com pesoriase, tive psoriase aos 25 anos, em criança tnha “ataques” á vista, aos 34 anos tive alteraçôes na tiróide, inchou-me o bósio, numca mais “andei2″ bem, aos 40 anos cheguei a perder as forças de andar e cheguei a ter que tomar metibasol, aos 42 tive artrite psoriatica, hoje encontro-me sem saude, o que mais peço é aos “cientistas” que analisem isto, pois o melhor presente que me podem dar seria a saúde!

  32. maria lopes comenta:

    14 dezembro, 2008 @ 11:58 AM

    Queria pedir aos cientistas,a todos os médicos em geral, que avaliassem a tiròide das pessoas com pesoriase, tive psoriase aos 25 anos, em criança tinha “ataques” á vista, aos 34 anos tive alteraçôes na tiróide, inchou-me o bósio, numca mais “andei2″ bem, aos 40 anos cheguei a perder as forças de andar e cheguei a ter que tomar metibasol, aos 42 tive artrite psoriatica, hoje encontro-me sem saude, o que mais peço é aos “cientistas” que analisem isto, pois o melhor presente que me podem dar seria a saúde!

  33. Marco Augusto comenta:

    1 janeiro, 2009 @ 9:50 AM

    Solicito a quem possa informar se aqui em Fortaleza-CE existe alguma associação de
    artrite psoriaticos de ante mão agradeço esta valiosa informação.

  34. Luciana Santos comenta:

    4 janeiro, 2009 @ 1:53 PM

    Tenho lido bastante sobre artrite psoriatica ,pois minha mãe está com a doença ,e se trata com reumatologista a mais ou menos 3 anos tomando metotrexato,mas o pavor da familia são as complicações oftalmologicas tipo uveite recorrente que ela tem frequentemente e que a impede de ser uma pessoa ativa e dinamica que é sua caracteristica.Pergunto:O que há de novo no tratamento para esses casos que atacam os olhos.

  35. Francisco Moacyr Mendes Carneiro Filho comenta:

    22 janeiro, 2009 @ 1:09 PM

    Temos em Fortaleza uma associação dos portadores de Psoriase.
    Email: acepp.ce@hotmail.com

    Fone: 85 34761059 / 99059496
    Tratar com Simone.

  36. joelson santos comenta:

    2 fevereiro, 2009 @ 7:19 PM

    olá !!! a quem tem psoriase digo procurem uma dieta saudavel sem carnes e açucar nem gorduras, ate agora foi isso que ajudou com apsoriase porem, com artrite psoriatica que acho que tenho devido a muito cansaço nos tornoselos nao sei oque faser… ahhh remedio nada adianta e os corticosteroides só vao te deixar cego.

  37. gelson borges comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 4:59 PM

    Ola,tenho artrite psoriatica e gostaria de saber se tem cura.

  38. Georgiano comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 6:52 PM

    sofro de artrite psoriática a quase dois anos e infelizmente o tratamento o qual eu faço não mostra sinais de avanço. Gostaria de saber se existem trataqmentos adcionais os quais eu poderia recorrer.

  39. Carina comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 12:23 PM

    tenho psoriase. uns dois meses pra ca meus tornozelos e um pouco dos meus joelhos começaram a inchar. desde de la venho fazendo varios exames todos normais, essa semana fiz um pra reumatismo, estou aguardando resultado, issu pode ser sintomas de artrite psoriatica?

  40. Diana comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 9:55 PM

    Olá! Tenho psoríase cutânea desde criança e descobri a forma articular à quatro anos. Tenho 23 anos e nunca pensei que iria me descobrir com uma doença articular tão jovem. Meus dedos das mãos doem de mais e estão constantemente inchados e aprensentam aqueles sintomas horríveis dos “dedos em formato de salsicha” já meus dos pés são “em formato de garras”. No meio do tratamento senti grande melhora, diminuição das dores e dos inchaços, mas a menos de um ano o reumato suspendeu alguns remédios pra ver como a doença iria se comportar. O fato é que agora todo santo dia é dor e inchaço.
    Queria saber se posso tratar a artrite psoriática com homeopatia, porque é menos agressivo que os remédios que tomo.

  41. tirza comenta:

    4 março, 2009 @ 6:11 PM

    tenho 44 anos, psoriase há 34 e artrite psoriatica há 08 anos. Fiz diversos tratamentos, mas

  42. Nataluci comenta:

    4 março, 2009 @ 6:44 PM

    Para Diana ( escreveu em 19/02)
    Oi Diana, nossa história é quase a mesma, tb tenho 23 anos psoríase cutânea desde de criança mas comecei a desenvolver os primeiros sintomas da artrite psoriatica aos 13 anos, demorou 8 anos para descobrirem a artrite, perdi a conta de quantos médicos visitei e ainda visito e quantos medicamentos tomei. Normalmente os médicos pela nossa idade não acreditam que possa ser essa doença, ainda mais que é dificil os exames que constatem ela em 100%. As dores começaram no joelhem direito, hoje o joelho esquerdo, a bacia e as vezes os pulsos doem, sei bem o que é conviver com a dor, o que me ajudou bastante e me garante uma vida com menos dor é a acupuntura, a 3 anos faço esse tratamento e melhorou em muito as dores, dormia muito mal por causa das dores, fisioterapia e hidroginastica ajudam em muito a melhorar a nossa qualidade de vida.
    Desejo sorte e saúde a você e a todos que assim como eu, tem essa triste doença, tão pouco conhecida e entendida pelas pessoas; que tem em seu tratamento as piores consequências para a própria saúde

  43. EPITACIO BEZERRA comenta:

    10 março, 2009 @ 11:04 AM

    VENDO ESTES COMENTARIOS ,NC CASO E SÓ COM O SONHOR JESUS ELE CURA DE VERDADE

  44. EDIBM comenta:

    24 março, 2009 @ 11:14 AM

    Gostaria de saber quando a dra vera ferrante voltara ao rj. grt edibm.

  45. maristela trevisan comenta:

    26 março, 2009 @ 5:19 PM

    tenho artrite psoriatica e que mais uns tratamentos se possivel pois ja fiz variose tenho muita dor.

  46. Marilene comenta:

    5 abril, 2009 @ 12:44 PM

    Conheci um pcte que tem artrite psoriatica há 6anos, ele apresenta atrofia muscular, perda do tonus e encurtamento das falanges e disse que esta em tratamento em uma outra cidade e que esta sendo usado uma droga chamada intamexabe. Gostaria de informações sobre a droga.

  47. Ricardo Dias comenta:

    2 maio, 2009 @ 9:28 PM

    Tenho psoriase em todas as minhas unhas (mão e pés), um aspecto terrível há bastante tempo e não consigo tratamento. Estou agora com artrite psoriatica detectada por reumatologista. Tratamento com cremes no local ( unhas) não surgem efeitos. Já tentei metrotrexatoe me deu muito efeito colateral como muitas náuseas. estou usando agora o Arava e também nada, pois tenho muitas dores mandibulares e cabeça. Por algum acaso alguem conhece algum tratamento (creme, pomadas, liquidos) para as unhas e algum outro tratamento para estas dores? Fiquei sabendo de uma terapia biologica, alguem tem conhecimento?

    Ricardo
    Belo Horizonte

  48. Juliane Nardes comenta:

    4 maio, 2009 @ 2:15 PM

    Olá sou fisioterapeuta no interior do Rio Grande do Sul, acabo de receber um paciente em minha clinica c/diagnostico de artrite psoriatica. Possui grande comprometimento em ambos joelhos e lesões cutâneas nessa mesma região. Gostaria de pedir dicas de um bom tto fisioterapeutico p/o mesmo, tenho duvida em intervir c/aparelhos fisioterapeuticos ( US e TENS) na articulação do joelho e piorar as lesões cutâneas.
    Aguardo oientações….Grata….Juliane Nardes

  49. Graceli comenta:

    11 maio, 2009 @ 11:06 AM

    dra.vera ferrante, como posso comunicar c/vc,pois meu filho fez tratamento de psoriase no rio em 2002 e se recuperou, mas agora o problema esta voltando,por isto ele precisa urgente retomar o tratamento, peço que me envie o endereço e telefone por favor. Sem mais agradeço pela oprtunidade e muito obrigado, um abraço,aguardo resposta

  50. veronica comenta:

    22 maio, 2009 @ 2:30 PM

    Meu namorado tem artrite psoriática, ele fez o tratamento com a droga FNT-Alfa /Quimioterapia ( injeção na veia)que o Dr. Armando Miguel se referiu, porém, faz efeito durante um mês mais ou menos depois disso a dor parece voltar em dobro. Ele ja esta quase impossibilitado de fazer suas atividades básicas como por exemplo calçar o tênis ou colocar a roupa sozinho, pra levantar precisa de ajuda. Não sabemos mais o que fazer nenhum tipo de remédio adianta. Pra ele ir pra uma cadeira de rodas falta quase nada. Se alguém souber de um tratamento eficaz por favor nos ajude. Moramos em Porto Alegre meu email verques@gmail.com.

  51. shirley comenta:

    23 maio, 2009 @ 2:12 AM

    Tenho psoríase desde criança e o que realmente melhorou fou usar ansiolíticos ,dieta naturalista e atividade fisica.

  52. jair comenta:

    23 maio, 2009 @ 8:10 AM

    BOM DIA!Pessoal,ai vai uma dicas para os portadores de psoríse,tomar aloé vera
    É a BABOSA gente é um santo remedio pode experimentar vocês vão melhorar.ACREDITE…

  53. cle comenta:

    31 maio, 2009 @ 10:25 PM

    tenho artrire psoríatica há 10 anos sinto dores no meu corpo todo pois ja esta no sangue so agora o medico me receitou ENDREL quero saber se tenho direito a auixilio doença pois meu caso é grave.

  54. Fabiola comenta:

    11 junho, 2009 @ 4:56 PM

    Tenho 33anos e pequenas placas de psoríase que me acompanham desde meus 10 anos. Como a maioria dos comentários que li nesta página, eu também sofri muito desde 2002, quando tive uma crise dolorosa em todas as articulações,que foi tratada como fibromialgia. Somente agora, em 2009, depois de uma nova crise nos joelhos que me deixou quase sem andar, fui diagnosticada com artrite psoriática. Estou tratando com metotrexato, acupuntura, hidroterapia em piscina aquecida e gelo, muito gelo em casa.
    Estou a procura de novos tratamentos que complementem os que faço, já marquei uma consulta com um médico ortomolecular e um homeopata.
    Deixo aqui minha indignação com o despreparo de médicos que se dizem reumatologistas, pois como a maioria de vcs eu fiz uma longa e penosa peregrinação a vários consultórios.
    Desejo a todos força e luz na busca daquilo que só nós sabemos o valor que é “um dia sem dor”

  55. Nataluci comenta:

    12 junho, 2009 @ 2:12 PM

    Obrigada Fabiola, somente alguém que passa pelas mesmas dificuldades e sofrimento pode entender o que passamos.
    É triste saber que o tratamento dessa doença mais traz efeitos colaterais a saúde do que alivio da dor, a busca por um bom médico é difícil!!
    Boa sorte nessa nova jornada, pergunte ao seu homeopata sobre tratamento com a babosa, pois sei, que em primeiro lugar buscamos qualidade de vida, e nosso caso qualidade de vida é poder ir e vir, fazer coisas normais sem ser impedida pela dor.

  56. Helvio De Prá comenta:

    22 junho, 2009 @ 5:25 PM

    Resido em santa maria,cidade com exelente curso de medicina e muitos reumatologistas mesm
    assim,fui tratado por muitos anos como GOTA só recentemente descobri que é artrite psoriatica,estou tomando metrotexato, gostaria de saber de quem esta se tratando a mais tempo, sobre os resultados do mesmo
    OBRIGADO

  57. Helvio De Prá comenta:

    22 junho, 2009 @ 5:29 PM

    Resido em santa maria,cidade com exelente curso de medicina e muitos reumatologistas mesm

    assim,fui tratado por muitos anos como GOTA só recentemente descobri que é artrite psoriatica,estou tomando metrotexato, gostaria de saber de quem esta se tratando a mais tempo, sobre os resultados do mesmo
    OBRIGADO

  58. Aldo Tomaz comenta:

    27 junho, 2009 @ 12:26 PM

    Tenho psoríase desde 1993, no último ano comecei a sentir muitas dores e mais recentemente inchaço no dedo médio da mão esquerda.
    Estou tomando cápsulas de óleo de prímula (ômega 6), 3 x ao dia na dose de 500 mg.
    Estou também fazendo autohemoterapia 1 x por semana na dosagem de 10 ml de sangue.
    Estes dois tratamentos tem reduzido consideravelmente as lesões cutâneas, mais ainda não senti melhoras na artrite psoriática.

  59. Waldemar comenta:

    14 julho, 2009 @ 12:51 PM

    Caros,

    Pesquisem sobre o cloreto de magnésio, pode ser que a cura para essa doença maldita esteja aí.
    Estou usando a um mês, ainda é cedo, mas vejo uma leve melhora nas feridas cutâneas, espero que aute junto artrite psoriatica também que é a sua principal indicação.

  60. Rebecca comenta:

    18 julho, 2009 @ 10:08 PM

    18 de julho de 2009

    tenho psoríase há 26 anos e há 6 meses apareceu artrite psoríática após morte de familiar . Estou tratando com metrotexato 7,5 por semana , mais antinflamatório, mas as dores continuam fortes , e os dedos das mãos inchados, mas no ínicio nem conseguia andar. Faço Yoga há 6 anos , o que ajuda muito. A psoríase melhorou muito com um creme manipulado que é: Coaltar a 5% mais 100g creme lanete. Conservar em geladeira, mancha as roupas e tem odor ruim , fiquei praticamente sem lesões por 2 anos, agora com a artrite , voltaram poucas. Gostaria de saber se o Metrotexato resolve mesmo. Que Deus proteja a todos nós que sofremos com estas doenças.

  61. H1N1 e algumas (novas) neuras « Bah! Que Teto! comenta:

    29 julho, 2009 @ 6:50 PM

    [...] é que meu pai também tem (é uma doença genética) e a dele é muito pior que a minha. Ele tem artrite psioriatica. Acontece que essa doença causa dores fortes e ele não consegue andar (atingiu uma perna) se não [...]

  62. Virgínia comenta:

    1 outubro, 2009 @ 10:38 AM

    Descobri que estava com psríase pustular palmo-plantar há 3 anos, e como as unhas tb foram acometidas, a dermato receitou Acitretina e como efeito colateral, tive endurecimento de tendões. Como os dedos das mãos começaram a ficar deformados, o dermato da Sta Csa de Misericórdia de BH (onde faço meu tratamento) encaminhou-me para a reumatologia e passei a fazer o tratamento com essas 2 especialidades, pq foi detectado a artrite psoriática. Desde então tomo a dose mais alta de Metrotexato injetável uma vez por semana.Tomo tb analgésicos e relaxantes musculares, mas só qdo a dor é mto intensa. A psicoterapia tem me ajudado mto, e melhorei mto a psoríase, porém tenho mto rceio dos efeitos a longo prazo do Metrotexato. Gostaria de ter informações a respeito.Se eu parar de tomar o que poderá ocorrer?

  63. waleska comenta:

    26 outubro, 2009 @ 8:01 PM

    Bom,eu tenho eu tenho psoríase há 16 anos, e a atrite há mais ou menos uns,8 anos,eu sofro muito com isso,faço tratamento nas clinicas,tomo ijeção toda semana,pra mim oder andar,efaço banho de luz(uvb)tb toda semana,mais eu acho que não esta adiantando nada,eu só gostaria de saber,como eu faço pra tratar da PSORÍASE com a ARTRITE.

  64. sargento comenta:

    9 novembro, 2009 @ 7:20 AM

    perguntem ao seus medicos sobre o embrel {medicamentos biologicos} é o melhor tratamento p doenças auto imune

  65. marlene comenta:

    29 dezembro, 2009 @ 6:45 PM

    boa noite sou portadora psoriase ha 16 anos já fiz varias aplicações com mectrotexate;foto terapia;acitretim com esses remédios eu melhorei
    por dois anos mas depois ele voltou muita cevera com artrite psiriatica nos ossos hoje tenho problema nos rins;no figado;perdi meu útero sou dependente de anti depresivos eu estou no momento fazendo somente manipulação de dexametazona;acido salicilico;ureia e loção lannet para os ossos eu tomo prednisona passei por muitos especialistas de dermatologia a melhor forma de tratar é controlar os nervos e usar produtos naturais.
    Os médicos não encontraram a cura somente o controle mas vamos ter fé e lutar e vamos vencer por que para Deus nada é impossivel.

  66. Maria Izabel comenta:

    30 dezembro, 2009 @ 4:04 PM

    Oi a todos,
    Fico lendo os comentários e pensando que o meu sofrimento é o mesmo de muitos, e estou em tratamento a 10 anos, tenho psoríase e artrite psoriática e faço o tratamento com um dermatologista e um reumatologista. Uso os medicamentos: Embrel, dapsona, amytril 25, creme desonida para as mãos e pés, a pomada psorex nas unhas, e para as dores de cabeça e outras insuportáveis uso toragesic.
    Como costumo dizer eu estou sobrevivendo.
    boa sorte a todos e por favor continuem fazendo comentários sobre o estado de saúde e tratamento, pois é bom saber.

  67. Eunice comenta:

    11 janeiro, 2010 @ 7:15 AM

    Bom dia, já fiz tratamento com a Dra Vera em 1994 mais ou menos, tive ótimos resultados. Fiquei sabendo de um menino que está com muita psoríase e estou tentando achar o tefefone da Dra mas não consigo. Se alguém puder, me envie por email.
    Desde já muito obrigada.
    Eunice

  68. JAIR S de OLIVEIRA comenta:

    11 janeiro, 2010 @ 1:27 PM

    Boa Tarde! Eunice é um prazer poder conhece-la,estou enviando o nº de telefone p/que você possa entrar em contato e adquirir os medicamentos.
    o TEL é 99465708 ou 31373450 ,falar com JACIARA…
    OU ENTRE EM CONTATO COM A FILHA DELA A FABIOLA FERRANTES É SÓ PROCURAR NO MEU ORKUT…
    Desde já melhoras ,fique c/DEUS…

  69. jand ferreira comenta:

    11 janeiro, 2010 @ 8:18 PM

    artrite psoriatica SO JESUS PODE CURAR sofro com isso a+ou- 20 anos a dias melhores a dias terriveis de atravessarporem seguro nas maos de DEUS e continuo a caminhada com ele tudo fica mais facil abraços a todos

  70. Paulo Alexandre comenta:

    24 janeiro, 2010 @ 8:02 PM

    ,Boa noite, tenho Artrite psoriática, foi me diagnosticada em 1999, depois de ter tido uma crise profunda, quase ter ficada de cama para sempre, descobri um médico que me conseguiu tratar, Dr Montezuma de Carvalho. Hoje de novo, estou com algumas crises, começaram a mais ou menos 6 meses. Apesar de ter passado por uma crise muito grave, de saber como funciona e como se poderia resolver, existem diversos fatores que nos deixam sempre muito em baixo, estou a falar do fator psicológico, esse fator é terrível para nos deixar cada vez mais baixo astral. Bom, apesar de tudo isso, é preciso acreditar que tem uma solução, hoje estou muito longe do Dr Montezuma de Carvalho, estou em Sáo Paulo ele em Portugal, sem chance de correr para lá, preciso de ajuda, quem me puder indicar um médico que realmente saiba como tratar esta doença, ficarei muito agradecido, e também se existe algum tido de alimentação que deveria evitar. Muito Obrigado.

  71. crisiane munhoz comenta:

    27 janeiro, 2010 @ 8:08 PM

    Tenho 45 anos, tres filhos e um marido que é meu amigo acima de tudo, e mais em primeiro lugar tenho Jesus na minha vida.
    Portadora de psoríase vários tipos desde os 16 anos; tive cancer na tireóide e agora sofro com artrite psoriásica. Tudo que tomo meu organismo rejeita. tenho fortes dores e psoriase cutanea controlada com clobetazol, ureia, creme lanete. Esou prestes a usar humira e to morrendo de medo. Quando usei anti-depressivo e fiz erapia melhorei. O melhor acho que é combinar com coisas naturais. Indico tomar chas depurativos e com fins antiinflamatórios e evitar frutas acidas. tentar caminhar, melhora.
    ÀS vezes choro porque não posso fazer alguns serviços domésticos. Vou à igreja e lá encontro conforto. Assim, vou vivendo……….

  72. Carla Silva comenta:

    9 fevereiro, 2010 @ 6:02 PM

    Boa Noite a tds,sou Carla.e tenho artrite psoriasica,.
    comecei com psoriase,des q tinha quinze pra dezesseis anos.
    agora com trinta e dois anos,estou loca de dor,por causa da atrite.
    tenho deformaçoes nas maos e pes.
    tive tbm duas vezes tuberculose.
    ai sabem q com o tratamento da tuberculo,sumiu a psoriase,mas
    a artrite parece q aumentou mais.
    tinhas dores horriveis,nas maos,pernas,joelhos,em fim quase no corpo todo.
    ja tomei metrotexito,mas agora n posso tomar,pq se n baixa a imunidade,
    e pode volta a tuberculose.
    q é multirresistente.
    bah n sei mais oq faço.
    mas Deus esta vendo q estou tentando…
    se alguem tiver algo a me ajudar e dizer,por favor me mandem email…
    abraços a tds Carla….

  73. jandira comenta:

    30 março, 2010 @ 5:54 PM

    oi Cristiane, q bom saber q vc tem uma familia linda q te ajuda a superar essa doença terrivel q a gente nao encontra medicos q resolva. q bom q o nosso DEUS tudo pode nao e mesmo? estou em crise no momento tenho dores , muitas dores esdtou na casa do meu filho em sao jose dos campos e minha nora e qem cuida de mim as veses nao consigo nem pegar um copo dagua, as vezes preciso q alguem tire uma perna minha de cima da outra porque eu na o consigo me movimentar, as choro por me sentir invalida e totalmente dependente mais contudo confio em DEUS sei q ele tem o melhor pra mim e pra ti q DEUS te abençoe um grande abraço

  74. vanderlei comenta:

    30 maio, 2010 @ 9:38 PM

    Começaram me aparecer a dois anos manchas em minhas pernas,costas e cotovelos.Fui a um derma,ele disse que tinha
    psoriase,passo pomadas loçoes capilares que aliviam as coseiras e manchas.Mas as dores articulares aso fortes emeus tornozelos
    e punhos incham,tenho artrite psoriatica?Oque faço?Me ajudem,pois aqui em RIO BRANCO AC ate para se conseguir uma consulta
    com um dermatologista é quase imposivel,estou desesperado.

  75. adriana comenta:

    30 julho, 2010 @ 4:30 PM

    olha pessoal esta doença e terrivel meu marido tambem tem ele ja sofreu muito ate que encontrou um tratamento ele usa embrel etarnecepte esta doenca artrite psioriatica nao tem cura ele sofria com fortes dores nos ossos nao conseguia nem trabalhar agora esta fazendo tratamento esta muito bem so que e muito caro mais compensa viu melhoras pra vc todos .

  76. Alice comenta:

    19 agosto, 2010 @ 2:23 AM

    Tenho psioriase a 16 anos, sofor bastante com isto pq se alastrou por todo o meu corpo, e couro cabeludo, agora comecei com as juntas do meu corpo com muitas dores, estou indo para Goiania a procura de um bom tratamento, por favor se alguem souber um bom medico por favor manda para mim telefone e endereco obrigada Alice

  77. Val comenta:

    23 agosto, 2010 @ 12:50 AM

    Vivo nos Estados Unidos com dois filhos e esposo somente. O restante da familia esta no Brasil. A psoriase comecou uns 20 anos atras somente no cotovelo e ai permaneceu sem se alastrar. A artrite comecou devagarinho assim que cheguei nos EUA. Nao tinha ideia que essa artirte pudesse doer tanto, inflamando tendoes em qualquer parte do corpo, fazendo da gente individuos incapacitados. Caramba, preciso sobreviver neste pais e presicos encontrar solucoes para esta enfermidade. Descobri alguns truques que ajudam: exercicios de hidroginastica, massagem com oleo johnson misturado com certos “essential oils”(fez disparecer a psoriase do cotovelo completamente e ajuda a diminuir e ate a passar a inflamacao -enctrei a receita online, exercicios de alongamento dos tendoes em agua morna na banheira. Meu problema maior e que tenho dores em praticamente todas as juntas e me sinto incapacitada para continuar minhas atividades de trabalho. Acabei de me formar em enfermagem e nao consigo me ver trabalhando nesta profissao me sentindo deste jeito. Os remedios antiinflamatorios me causam perda de memoria e efeitos gastrointestinais. A linha de medicamentos aqui e igual a que voces resaltam. Tambem morro de medo de usa-los. Volto a comentar sobre a receita do essential oil assim que acha-la. A terapia com agua e uma das chaves da solucao para este problema. HIdroterapia, hidroterapia, hidroterapia…andar na agua, fazer exercicios na agua, fazer alongamentos na agua, natacao, etc. fiquei sabendo que rabaeteom para nossas dores, tem uma receita online tambem, mas nao me atrevi a fazer o suco e toma-lo de manha em jejum. Claro que que como os rabanetes, nabos crus ou cozidos. Que fiquem em paz e espero que isso ajude um pouco. Me de noticias se isso surte efeito. Continuo procurando solucao para o problema.

  78. Val comenta:

    26 agosto, 2010 @ 8:01 PM

    Esta e a receita que eu misturei com oleo johnson: algumas gotas de oleo essencial de lavanda, algumas gotas de patchouli, algumas gotas de tea tree oil, algumas gotas de lemongrass e eucaliptus.
    Essas sao tiradas da internet: misturar peppermint, eucaliptus, rosemary, willow bark extract, menthol em dimethicone oil.
    Outra: 14 gottas de lavender oil, 10 gotas de roemary oil, 8 gotas de peppermint oil, 6 gotas de juniper oil, 1 colher de carrot seed oil, misture bem,2 colheres de St. John Wort oil, 2 colheres de oleo vegetal.
    Outra: 1/4 de uma xicara de manteiga de cacau, 1/4 de xicara de cera de abelha, 5 colheres de shea butter, 1/2 xicara de oleo de amaendoa doce, 1/2 xicara de oleo de jojoba, 1/4 xicara de Emu oil, 2 capsulas de evening primrose oil, 2 capsulas de vitamina E, algumas gotas de tea tree oil, algumas gotas de oleo de lavanda, 2 gotas de patchouli oil, 2 gotas de sandalwood oil, agumas gotas de peppermint oil.

  79. alexandre comenta:

    18 setembro, 2010 @ 11:44 PM

    Usei a remicade, no periudo de um ano, minhas taxas do figado alteraram após oito meses iniciei o tratamento com humira. Gostaria de sua opinião.

  80. aline alves gonçalves correa comenta:

    24 setembro, 2010 @ 2:39 PM

    Tenho artrite psoriasica a mais de 10 anos ,ja foi para rua de dois serviçao por isso gostaria que tivese cura para nãosei mais o que faz para me trata , ja fiz uso de metratoquisate.

  81. dR. ARY PEÇANHA comenta:

    12 outubro, 2010 @ 9:01 PM

    Vejo muitos depoismentos acima e na verdade desespero em todos os casos tanto da psoríase como a artrite psoriática, sou médico há 18 anos e pesquisei essa patologia em todos os níveis. A única coisa que posso deixar de útil é que façam uma boa alimentação, saudável sem carnes, gorduras, açucares, os exercícios fisicos são de suma importancia mesmo sendo a dor um agravante no início, radicalmente mudar os hábitos de vida, mandar para o ralo tudo aquilo que deixa seu cérebro em conflito. A mente deve estar saudável, outro ponto importante é esquecê-la no corpo, deixá-la de lado e não se preocupar, não existe psoríase visceral, e porque ela aparece é icógnita assim como eczema seborreico e ect… A ioga, fisioterapia, técnicas de relaxamento vão ajudar mais que qualquer remédio, ela pode desaparecer num estalar de dedos. Cientificamente é isso, todas as drogas testadas e umas até promissoras dão em nada e se ajudar é uma ajuda ínfima. Mudança de vida principalmente nos casos em que há depressão, TOC e demais distúrbios mentais conjuntos. Trata-se nesse caso a mente e deixa o corpo reponder com a melhora da psoríase mas vai aí algo que pode tentar em ajudar: ac. fumárico 500mg+ac. gama-linoleico +sulfato de glucosamida+sulfato de condroitina. Pode ajudar um pouco. o Escitalopram (para depressão) com alprazolam(calmante) pode ajudar. O melhor mesmo é ficar ZEN. Abraços e meu email está aí para alguém que queira algum estudo. Abraços.

  82. mauricio silva comenta:

    15 outubro, 2010 @ 9:01 PM

    oi eu tenho psorise a 12 anos eu ja fis tratamemto

  83. marco augusto comenta:

    27 outubro, 2010 @ 9:25 PM

    quero se possível o email do dr. Ary Peçanha

  84. Juliana comenta:

    1 novembro, 2010 @ 2:21 PM

    Olá meu pai sofre com artrite psoriase a 35 anos, sua psoriase é muito atacada , ele ja usou metotrecato e varios outros medicamentos, mas nada deu efeito., Sei que o uso de corticóides até melhora o problema mas depois voltar pior.. o que o senhor indica?? Li num blog que tem um medicamento chamado coaltar, tem um medicamento manipulado que sua formula é a seguinte: COALTAR D30/ 30 ml – tomar 5 gotas, colocadas na lingua, duas vezes ao dia.
    durante 30 dias. Após parar. è de um medico Homeopata Doutor Roberto Costa, Petropolis, RJ. O Senhor ja ouviu falr alguma coisa sobre isso???

    Meu pau tbm é mto nervoso, tem depressão, toma remedios para dormir.. ele ja tem 69 anos.. Por favor me ajude..
    obrigada!!!

  85. Juliana comenta:

    2 novembro, 2010 @ 9:47 PM

    Olá continuando o recado de cima.., ele usar na pele uma pomada escura de coaltar e vaselina, que manda manipular.. quando a psoriase esta atacada ele passa ela.., resolve um pouco., mas não muito., mas ela tem um cheiro muito ruim, mancha a pele, mancha as roupas e ainda da muito trabalho pra ele tirar da pele..

    Por favor me responda…
    desde ja Obrigada!

  86. Rebecca comenta:

    10 novembro, 2010 @ 11:05 PM

    Oi , meu nome é Rebecca , já fiz uso de coaltar a 5% mais 100 gr creme lanete, é muito bom mesmo e passe oHidratante manipulado, ureia a 10% , Hidroviton 5%, PCA na 2%, creme base qsp 90g,é ótimo. Tomo 15 mg de metrotexato por semana , mas está baixando a minha imunidade, estou com esofagite por cândida (tipo sapinho ) na garganta, dói muito. Vou em Janeiro em um médico Homepata muito bom em Campinas Dr. Mateus,marquei a consulta em maio, sei que não podemos comer carne , feijão enfim , proteínas . Quando voltar, darei notícias. Façam ioga ou hidroginástica. Precisamos achar outrasformas mais saudáveis de conter essas doenças. Fiquem com Deus.

  87. Rebecca comenta:

    10 novembro, 2010 @ 11:22 PM

    Oi , meu nome é Rebecca , já fiz uso de coaltar é muito bom mesmo e passe oHidratante manipulado, ureia a 10% , Hidroviton 5%, PCA na 2%, creme base qsp 90g,é ótimo. Tomo 15 mg de metrotexato por semana , mas está baixando a minha imunidade, estou com esofagite por cândida (tipo sapinho ) na garganta, dói muito. Vou em Janeiro em um médico Homepata muito bom em Campinas Dr. Mateus,marquei a consulta em maio, sei que não podemos comer carne , feijão enfim , proteínas . Quando voltar, darei notícias. Façam ioga ou hidroginástica. Precisamos achar outrasformas mais saudáveis de conter essas doenças. Fiquem com Deus. Queria o e-mail do Dr. Ary peçanha

  88. GUARACBX comenta:

    14 novembro, 2010 @ 5:07 PM

    Pessoal descobri que tenho artrite reumatoide psoriatica a pouco tempo, novembro do ano passado quando tive uma crise em pleno show(sou músico) ao qual estava participando quando ao final não conseguia mover quase nada do meu corpo e fui carregado até uma condução para ir embora para casa, descobri um tratamento natural longo que faço paralelo com o chá de semente de sucupira, um tratamento é uma vacina que já tomo a quase um ano e resolveu bastante, associada ao chá de sucupira, pois tomava 20mg de predinisona hoje tomo só 5mg, a vacina quem quiser saber alguma coisa entre em contato comigo através de meu e-mail e o chá de sucupira é da; : http://www.fitomedic.com.br

  89. GUARACBX comenta:

    14 novembro, 2010 @ 5:10 PM

    Desculpe, meu e-mail, guaracy@cpovo.net!

  90. Alice comenta:

    8 janeiro, 2011 @ 10:25 PM

    descobre que tenho psorise ha 18 anos e estou agora com muitas dores nas juntas e muita insonia so durmo com medicaçao muito forte nao sei o que fazer ja consultei muitos medicos eu queria saber como eu fasso para descobrir se eu tenho artrite reumatoide psoriatica.

  91. dalmir cardoso de jesus comenta:

    10 janeiro, 2011 @ 9:48 AM

    Bom dia tenho artrite psoriatica . a mais de vinte anos ,nos ultimos anos o s remedios nao estao fazendo efeito ;
    , tenho 46 anos. 30 anos de contribuiçao no inss. ja fiz varias pericias e todas vierao negadas, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria
    por invalides pois nao consigo mais trabalhar .grato

  92. Antonio Guaracy Guimarães comenta:

    10 janeiro, 2011 @ 9:45 PM

    Caros amigos que sofrem desta doença horrivel que eu também infelizmente tenho, postei a algum tempo algumas soluções que talvez não a cure mais melhora a qualidade de vida e que não inpedem a gente de fazer nada, estou fazendo um tratamento natural a base de chás depurativos com ervas, um é de alcachofra, capim cidrão(capim santo ou cidro), carobinha, porangaba e sene indiano esse é um o outro é abacateiro, cavalinha, chapéu de couro e quebra pedra. Desintoxicante, salsa parrilha, dente de leão e alecrim esses chás devem tomado um a cada semana feitos em infusão em um litro de água levantou fervura deixem descançar por dez minutos e tomem uma chicara de chá tres vezes ao dia, junto podemos melhorar a acidez de nosso sangue com suco de repolho mais louro e salsa tomar de preferencia a noite um copo, comer muitas folhas amargas e verdes, cortar toda alimentação a base de enlatados, menas carnes vermelhas trocando por alimentação natural e agora o mais importante tomo uma facina do dr Genésio que me ajudou muito a ponto de eu diminuir os corticoides, digitem no google dr. Genésio da Veiga para acha-lo, a graças a isso não precisei abandonar minha profissão que é músico, espero ter ajudados a todos que sofrem desse mal e infelizmente não acharam a cura ainda há tenho mais um site muito bom deem uma olhada http://www.india-herbs.com/, abços a todos!

  93. Ana Cristina comenta:

    26 janeiro, 2011 @ 11:59 PM

    Olá…
    Tenho 40 anos, e aproximadamente a quatro anos descobri que tenho artrite reumatóide. Bem, após ler alguns comentários resolvi deixar para vcs um depoimento sobre meu caso: no ínicio tomei uma combinação de cloroquina, metrotexato e sulfalazamina… em dado momento meu médico, retirava uma, aumentava a outra, enfim quase um ano… depois ele conversou comigo a respeito de um novo tratamento que inicialmente fiquei na dúvida.. bem, eu já estou fazendo uso do remicade três anos e meio, me sinto curada, apesar dele sempre deixar claro que a doença está inativa… realmente pra mim foi o diferencial… Meu médico é Luiz Mauricio Lederman, fica no Leblon-RJ. Espero que eu possa ter ajudado alguém…

  94. MOISES VIANA JUNIOR comenta:

    31 janeiro, 2011 @ 9:01 PM

    ola… tenho 25 anos, a 4 anos sofro com muitas dores e descobri a 1 ano e meio que possuo artrite psoriasica, tomei varios remedios, mas a 1 mes comecei tratamento com remicade, ja na primeira dose notei muita diferença… mas algumas duvidas ainda tenho em relação a efeitos colaterais, nao tenho contato com ninguem que faça o tratamento com o mesmo remedio…. minha duvida maior no momento é saber se o remicade engorda, pois desda primeira dose ja engordei 4 quilos… alguem no forum teve o mesmo problema???? obrigado????

  95. josefa de fatima comenta:

    4 fevereiro, 2011 @ 8:22 PM

    ola. tenho 38 anos e a 10 sofro de artrite psoriasica faço tratamento com metrotexato melhorei muito gostaria de saber se tem algum alimento que ajuda melhora e algum que piora. obrigado

  96. andreia comenta:

    20 fevereiro, 2011 @ 10:38 AM

    antonio guaraci, gostaria de saber aonde e a clinica do doutor genesio, pois gostaria de tomar a vacina tenho dores em todas as juntas ja tentei muita coisa e nada adianta desde ja agradeço

  97. Barbara comenta:

    26 fevereiro, 2011 @ 11:36 PM

    Andreia, procure no google Dr. Genesio da Veiga, que vc a cha o doutor das vacinas…
    Muito boa sorte.. espero que traga o mesmo resultado que trouxe para alguns amigos.
    você vai falar diretamente com ele, e pode explciar seu problema que ele passa a vacina. vale a pena

  98. jose roberto zanette comenta:

    4 março, 2011 @ 8:34 PM

    boa noite.tenho reumatismo ha mais de 20 anos,que foi descoberto por minha medica que me tratava dos rins.So que ate hoje eu tenho dores terriveis nos ombros,nas maos,nos braços e nas articulaçoes.nao sei se o tratamento que faço e o correto.gostaria de um esclarecimento maior sobre essa doença que atinge todas as idades.qual o tipo de tratamento ideal ja que cura nao tem.que tipos de exames posso pedir para meu medico e como vou saber que tipo de reumatismo eu tenho,pelos sontomas ,e o reumatismo PSORIATICO.tenho 56 anos de idade.Aguardo resposta. jose roberto zanette 04/03/2011

  99. Moises Viana Junior comenta:

    10 março, 2011 @ 12:00 PM

    Ola, Ja estou na minha segunda dose do remicade, indo para terceira dose semana que vem, e o remedio comigo esta funcionando muito bem, tenho a artrite psoriasica, e mais duas doenças cronicas que o remicade ajuda combater… e as melhoras sao incriveis. Eu nao conseguia dormir, pois a dor era muito forte, muitas vezes acordava de madrugada e ia tomar banho quente para aliviar a dor, andar era muito sacrificio, dores nas pernas e juntas do corpo inteiro… foram muitos exames de varios tipos ate descobrir a causa… e mais 1 ano e meio ate conseguir um controle… depois de varios medicos e tratamentos resolvi seguir o conselho de alguns amigos e prucurar recurso fora da minha cidade, fui ate curitiba em um medico que me indicaram (Dr. Acir Rachid Filho), em duas consultas e alguns exames ele chegou a conclusao que o remicade seria alternativa mais correta… pois estava muito avançado o meu caso…. So gostaria de compartilhar o meu caso e sempre que realizar exames e novas Aplicações posto os progressos… ate mais

  100. Maria Vilma comenta:

    17 maio, 2011 @ 10:19 PM

    Há 7anos tenhopsoriase tratei com um dermatologista de apucarana pr, mas a 2 desenvolvi atrite psoriatica e espodialite sofri demais ate chegar ao medico certo e diagnstico , hoje fazem dois meses que estou tomando o arava e enbrel 50 mg por semana estou tendo uma melhora de 80%

  101. luciane comenta:

    21 maio, 2011 @ 7:58 PM

    Ola meu marido tem psoríase descobrimos agora ele esta todos manchado e coberto de feridas a cabeça dele também esta com feridas já fomos no medico e ele indicou para fazer tratamento na puc mas estamos esperando chamar eu como esposa como posso ajudar ele tenho 25 anos ele tem 58 anos me ajuda.

    grata Luciane

  102. jair comenta:

    23 maio, 2011 @ 7:35 PM

    Boa Noite! Luciene,recebi seu email com seu comentário sobre psoriase,sou portador dessa doença que decorre do sistema nervoso das pessoas ,gostaria de te informar que a psoriase é uma doença derivada do sitema nervoso da pessoa ,não é contagiosa ,requer um tratamento constante,perseverança,voce tem que auxiliar o seu marido no tratamento, é imprescindivel o seu apoio a ele nessa fase da vida ,enfim estouenviando um endereço o qual eu faço tratamento amuito tempo e tem dado resultado.
    http://www.novavidafranca.com.br tel 16 37252233-FRANCA-SÃO PAULO
    >qualquer duvida j_spingola@hotmail.com

  103. Moises Viana Junior comenta:

    15 junho, 2011 @ 3:21 PM

    Ola…. Boa tarde… gostaria de saber c alguem que possui artrite psoriatica possui algum outro sintoma fora as dores… tipo enjoo, dores nos olhos, dores de cabeça e outros….???? obrigado…

  104. juliana comenta:

    3 julho, 2011 @ 9:04 PM

    Tenho artrite psoristica e psoriase ungueal ha 26 anos, sempre sofri muito, ja fiz varios tratamentos(inclusive MTX, o que me causou muito efeito colateral) e desde maio estou tomando infliximabe(remicade). Parece um milagre, melhorei muito com apenas 2 aplicações, minhas unhas já estão praticamente normais e as dores melhoraram bastante tb. Se pudesse indicar este remédio para todas as pessoas que tem esse problema eu faria pois foi a unica solução para mim. Estes dias fiquei sabendo sobre uma dieta para controle de artrite reumatóide, alguém sabe se esta dieta se aplica para artrite psoriatica tb?

  105. juliana comenta:

    3 julho, 2011 @ 9:09 PM

    Moises Viana,
    Eu tomo o remicade e não engordei não. Na verdade até emagreci, mas uma enfermeira me disse que pode inchar, vc tem a bula do remédio? Se não te mando por e-mail.

  106. Moises Viana Junior comenta:

    26 julho, 2011 @ 5:38 PM

    Oi Juliana…. não tenho a bula….. se vc puder me mandar por e-mail fico grato… movjr@yahoo.com.br….. é na verdade parece que estou mesmo inchado…. mas assim… tomei a quarta dose e nesse intervalo a unica reclamação que tenho é que facilmente vc pega uma gripe… a ultima duas semanas atras passei uns dias internado… mas quanto as melhora concordo com vc…. é 100 % nas dores…. vou para minha quinta dose daqui 1 mes… dai comento para vcs….

  107. Antonio Guaracy Guimarães comenta:

    28 julho, 2011 @ 1:53 AM

    Amigos agora estou fazendo mais um tratamento que estou no começo alcalinizando meu sangue com um litro de agua puificada com uma colher de sopa de bicabornato de sódio e vamo que vamo digo a vocês o rersultado daqui mais um tempo, tem que se tomar esse litro de agua com bicabornato de sodio diariamente, abços! Há telefone do Dr. Genésio. fone (27)32610117!

  108. sandra comenta:

    24 agosto, 2011 @ 10:09 PM

    Oi meu nome é sandra, hoje fui ao medico pois tenho psoriase desde meus 16 anos, faz 26 anas q tenho a doença. ha 3 meses q venho setindo dores na juntas, muitas vezes não consigo caminhar isso me incomoda muito. O medico falou q eu estou com artrite psoriatica e sindrome da fibromialgia. estou na luta não posso desestir agora bola frente.

  109. Amanda Ruas comenta:

    24 agosto, 2011 @ 11:36 PM

    Olá pessoal espero que todos estejam bem, sou professora da ed infantil, tenho 37 anos e quando pequena tratei de reumatismo, passado alguns anos “curada” de repente me saiu uma mancha com casquinha no ante braço e no coro cabeludo.Fiz tratamento e melhorou muito,fiquei algun tempo sem sintomas. Comecei sentir dores no punho direito, fui operarada do tubo do carpo, depois da minha gavidez tive alguns problemas profissionais acarretou em uma crise muito gr.Muitas dores,infinitas dores……Tratei muito com médicos do convenio e foi ai q decidi ir no AME.Sofri muito pois tenho um filho de 2 anos e 8meses
    Graças a Deus encontrei uma médica que está me ajudando muito,comecei o tratamento com o mtx, ác folico,reuquninol,predisona, hoje ela me passou a humira (adalimumabe) e eu estou muito confiante e creio q Deus nos ajudará a encontrarmos forças para superar as dores.
    Obs: Chorei muito ao ler os comentarios dos amigos, em ver quantas pessoas estão na mesma situação q a minha.Abraços a todos

  110. Moises comenta:

    25 agosto, 2011 @ 11:20 AM

    Sandra…. vc fez algum exame para determinar que vc esta com a sindrome da fibromialgia… quais eram seus sintomas… pois tenho a artrite e faço tratamento… mas sinto dores localizadas algumas vezes…. o medico te explicou qual tipo de dor é associada a fibromialgia..??????

  111. Mercurio & Chagas Lab comenta:

    12 setembro, 2011 @ 5:27 PM

    Psoríase como Dermatite são doenças de pele complexas de se conviver e complexas de tratar. Acrescenta-se nessa formula de baixa estima, os efeitos psicológicos trazidos e causados pela exposição de áreas de afecção – Inflamações de Pele Indesejáveis, com escamações e vermilhidão entre outros aspéctos…
    O Mercurio & Chagas Lab traz uma forma de solução para Psoríase que age mais em profundidade na pele levando ao alívio imediato após uma semana de uso da solução.
    Com o uso da solução para psoríase, o retorno do problema da inflamação vem mais tarde levando o psoriático a ter mais conforto e assim elevando sua auto estima e prazer de sair sem expor áreas de afeção inflamadas.
    Em mercurio.chagas.lab@gmail.com temos mais informações sobre essa PD&I Tecnológica que o Mercurio & Chagas Lab inovou para o alívio dessa preocupante doença auto imune.
    Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células, levando-as a serem protagonista dessa doença.

  112. maria alice comenta:

    24 setembro, 2011 @ 3:24 PM

    Também sou portadora de psoriase desde os 23 anos,hoje estou com 53 e a mais ou menos 15 anos desenvolvi a artrite psoriatica onde já tive crise com dores insuportáveis, fiz vários tratamentos mas somente ameniza, até agora, nada que cure definitivamente. Entre todos os tratamentos o que mais deu resultado foram os medicamentos naturais fitoterápicos. Em 2009 uma terapeuta me receitou um remédio natural muito conhecido, chamado ALMEIDA PRADO 37, o resultado foi exelente para o controle da psoríase, tomei durante três meses e fiquei quase três anos sem aparecer nenhuma manchinha de psoriase no meu corpo. MAS SABE O QUE ACONTECEU????????? O remédio parou de ser fabricado, talvez pelo fato de custar apenas 10,00 um vidrinho com 30 comprimidos e ser tão eficiente. Não entendo porque se um remedio dá resultado e é barato logo ele sai de linha. Alguém tem uma explicação?

  113. Zelvaneide Barbosa comenta:

    11 outubro, 2011 @ 1:33 PM

    Tomo injeções intermecept, intercalado com metotecsat mesmo assim sinto-me com várias dores nas articulações e dores lombares, nas mãos, nos tornozelos, na coluna, ainda tenho psoriase umgal nas unhas. Me sinto mal quando a temperatura varia de uma hora pra outra (quente e frio). Na minha cidade faz muito calor e a temperatura é muito alta, muito quente e às vezes não consigo dormir por causa do calor e sinto dores no corpo.

  114. Irena comenta:

    27 outubro, 2011 @ 6:12 PM

    Tenho 44 anos. Minha primeira crise de psoríase foi aos 24 anos. Desde os 16 anos tenho sintomas reumatologicos e apenas aos 34 tive o diagnostico de artrite psoriatica embora tivesse todos os sintomas desde cedo. A reumatologista que consultei disse que artrite psoriática juvenil é rara e por isso tive o diagnostico tarde. Já tomei vários antiinflamatórios, atualmente nada mais faz efeito. A prednisona ainda ajuda um pouco, mas o ganho de peso é terrível, até porque tive que retirar a tireóide há dois anos e o metabolismo ficou muito lento. Comecei um tratamento homeopático com Arnica Montana e Rhus Tox. Acreditem ou não obtive resultados bons, já que não quis usar o metotrexate indicado pela reumatologista devido aos efeitos colateriais.

  115. amanda Ruas comenta:

    30 outubro, 2011 @ 9:43 AM

    Com já disse comecei o tratamento com as injeções de humira, tomei 3 doses e me sinto bem melhor,não tenho mais as crises de dor, mas tenho muitos efeitos colaterais por causa metotrexate., mas sigo em tratamento.

  116. eliene comenta:

    14 novembro, 2011 @ 9:21 AM

    tenho artrite psoriasica ha 4 anos perdi os movimentos das mãos por 18meses fiz quimio +radioterapia nada adiantou um reumatologista passou embrel foi como sai da crise voltei a andar e a trabalhar so que eu me aceitei com o problema não me entreguei da depressão da, da tristeza falta a vontade de viver e vergonha pelas lesõesso que eu resolvi viver me amar engoudei eu pesava 50k fui pra 128 k fiz dieta emagreci 68k e comecei a me amar quando me casei era linda depois fiquei um monstrinho com feridas e gorda so que o problemanãoera osoutros era eu,eu precisava parar desentir pena de min ,ecomecei a me aceitar hoje não tenho nem uma lesão e continuo tomando a medicação hojepeso 57k e me amo .SE aceite quanto mais nervosa +lesões

  117. josefa de fatima comenta:

    7 janeiro, 2012 @ 8:06 PM

    tenho artrite psoriatica comecei um novo tratamento com humira espero que de certo pois estou sentido muitas dores. gostaria de saber se algem teve mehlora com esse medicamento.

  118. amanda Ruas comenta:

    8 janeiro, 2012 @ 6:12 PM

    josefa de fatima sim estou me tratando com humira desde setembro de 2011,tomei 10 injeções,
    mas na 2ª ja me senti bem melhor!!! O tratamento está sendo otimo é associado com metotretexato , me sentia muito mal mas o organismo ja acostumou!!!Bjs e desejo que Deus te abençoe com o tratamento!!!!!

  119. marcia dolores comenta:

    7 fevereiro, 2012 @ 10:25 AM

    Oi Pessoal, tenho psoriase desde 1980, e de 1 ano pra cá comecei a sentir dores em todo o corpo, fui diagnosticada com AR, estou tomando remicade e metrotexate, estou me sentindo bem, não tive nenhuma reação desagradavel, as dores melhoraram muito e a psoriase praticamente sumiu. estou feliz

    bjss a todos

  120. william comenta:

    26 fevereiro, 2012 @ 2:07 PM

    ola,tenho sacrolileite bilateral e faço tratamento diario com sulfassalazina, mas de alguns anos para ca percebo que não esta sendo muito eficaz, gostaria se possivel saber se existe algum outro medicamento mais promissor para essa doença, pois ultimamente esta dificil, tenho 28 anos e trato dese os 20. obrigado , aguardo resposta.

  121. Claudia A. F. Oliveira comenta:

    4 abril, 2012 @ 10:05 PM

    Boa noite, tenho 47 anos. Tenho psoríase há 18 anos. Há 02 anos, descobri que tenho atropatia psoriática. Não faço nenhum tratamento, pois não tenho convênio médico, fui atendida pelo SUS, mas é lamentável as filas que temos que enfrentar. Sinto muitas dores na planta dos pés e mãos, meus dedos de ambos os membros estão super inchados, minhas unhas estão feias… gostaria de saber se posso perder as unhas ou os dedos e até mesmo ficar sem andar ou segurar algo, pois não tenho forças. Leio muito sobre o assunto para ver se acho uma solução para o meu caso, mas não chego a lugar algum. Tenho muito medo das dores intensas que sinto. Obrigada, aguardo o seu retorno.

  122. JAIR-RIO DE JANEIRO comenta:

    7 abril, 2012 @ 2:15 PM

    Boa Tarde! Claudia A.F Oliveira,é um prazer poder conhece-la,estou enviando o nº de telefone p/que você possa entrar em contato e adquirir os medicamentos.
    o TEL é 99465708 ou 31373450 ,falar com JACIARA…
    OU ENTRE EM CONTATO COM A FILHA DELA A FABIOLA FERRANTES É SÓ PROCURAR NO MEU FACEBOOK…
    Desde já melhoras ,fique c/DEUS…

  123. Marco Augusto comenta:

    9 abril, 2012 @ 10:14 AM

    Bom dia

    Tenho51 anos e tenho artrite pisoriatica a três anos, atualmente me trato com EMBREL nos últimos 12 meses estou muito bem, graças a deus e ao remédio, as dores acabou e a deformidade dos dedos da mão também estou muito bem e espero que continue
    assim

  124. Dino comenta:

    26 abril, 2012 @ 10:43 AM

    Hoje estou quase 100% curado da artrite com cloreto de magnésio PA – Uso o Vetec. Com o méto do Padre, vastamente divulgado na internet –> 1 Litro de àgua mineral x 33 grs. cloreto de magnésio ( equivale à 1 copinho de café descartavel cheio de cloreto de Magnésio PA )——> Fazer a solução e guardar em 1 litro de vidro escuro na geladeira – pois o cloreto é foto-sensível)…..com o mesmo copinho de 50ml, beber em jejum 1 dose pela manhã e 1 copinho a noite antes de deitar).

    Obs.: No começo pode “soltar” o intestino. No meu caso não aconteceu, e depois de 1 semana já praticamente não tinha dores.

    Eu tomei e não acreditei que iria me curar e pensei que fosse caô desta história do padre que se levantou da cama.

    Só pode ser pura verdade, pois aconteceu comigo, pois era a maior dificuldade em levantar cedo da cama.

    Insista e faça uso do cloreto para as dores.

    No caso das escamações não resolveu não, mas para quem sentia fortes dores …nem ligava para a coceira.

    Agora usarei o chá de alho tibetano.

    A receita original pode ser encontrada neste vídeo no youtube, onde tem quase 1 milhão de acessos:

    ==== > http://www.youtube.com/watch?v=OwgQ0Rsr5Ts&feature=related hoje é difícil encontrar o álcool de cereais à 70 graus,pois todos são praticamente s acima de 90 graus, por isso aconselho usar uma boa aguardente…..

    Isto funciona sim, pois hoje comprovadamente, empiricamente, a medicina já sabe que o ALHO é um dos maiores anti-bióticos naturais……e isto já é se sabia à 3.000 anos de cristo.

    ====== > A N T I B I Ó T I C O = A N T I V I DA de B A C T É R I A < =====

    sai desinflamando tudo nesta metodologia +/ – homeopática …se assim se pode comparar.

    Fazendo um paralelo….hoje muito cardiologistas receitam cloreto de magnésia PA = (para análise) …para quem tem problemas circulátórios, pois o mesmo não deixa permitir o depósito de cálcio nas artérias, pois onde não há magnésio, há muito cálcio e o magnesio controla o nível de cálcio no sangue … agindo assim como o antagonista ao cálcio.

    Hoje não sinto praticamente + nenhuma dor que era causada pela ARTRITE DA PISORÍASE, pois há seis anos atras vivia à base de anti-inflamatório tipo cataflan, nimessulida e outro que só faz é acabar com seu fígado….

    Hoje tomo de vez em quando o MAGNÉSIO.

    O cloreto de MAgnésio não melhorou a PISORIASE….mas acabou com as dores que eram fortíssimas …à ponto de não conseguir levantar da cama….realmente o magnésio é milagroso….

    Como já curei as dores pelo CLORETO DE MAGNÉSIO….Agora irei fazer o ALHO TIBETANO….para acabar com essa PISÓRIASE, Que comparad à quem sente dor, não significa quase nada, pois a dor transforma sua qualidade de vida , pois com dor nós não dormimos direito ….aí quebra qualquer corrente de SAÚDE….

    Tomarei o ALHO E DEPOIS deixarei a resultado aqui…

    Sou analista de sistemas e quem quiser maiores esclarecimentos de como é a cura pelo CLORETO DE MAGNÉSIO…..pode me perguntar que terei o maior prazer em DAR todos meus conhecimentos…

    dinofelipe@ig.com.br

    http://www.cura-natural-comprovada.blogspot.com.br

  125. Dino comenta:

    26 abril, 2012 @ 10:46 AM

    CLORETO DE MAGNÉSIO ME CUROU DAS DORES = NÃO USO ANTI-INFLAMATÓRIO À 6 ANOS.

    Hoje estou quase 100% curado da artrite com cloreto de magnésio PA – Uso o Vetec. Com o méto do Padre, vastamente divulgado na internet –> 1 Litro de àgua mineral x 33 grs. cloreto de magnésio ( equivale à 1 copinho de café descartavel cheio de cloreto de Magnésio PA )——> Fazer a solução e guardar em 1 litro de vidro escuro na geladeira – pois o cloreto é foto-sensível)…..com o mesmo copinho de 50ml, beber em jejum 1 dose pela manhã e 1 copinho a noite antes de deitar).

    Obs.: No começo pode “soltar” o intestino. No meu caso não aconteceu, e depois de 1 semana já praticamente não tinha dores.

    Eu tomei e não acreditei que iria me curar e pensei que fosse caô desta história do padre que se levantou da cama.

    Só pode ser pura verdade, pois aconteceu comigo, pois era a maior dificuldade em levantar cedo da cama.

    Insista e faça uso do cloreto para as dores.

    No caso das escamações não resolveu não, mas para quem sentia fortes dores …nem ligava para a coceira.

    Agora usarei o chá de alho tibetano.

    A receita original pode ser encontrada neste vídeo no youtube, onde tem quase 1 milhão de acessos:

    ==== > http://www.youtube.com/watch?v=OwgQ0Rsr5Ts&feature=related hoje é difícil encontrar o álcool de cereais à 70 graus,pois todos são praticamente s acima de 90 graus, por isso aconselho usar uma boa aguardente…..

    Isto funciona sim, pois hoje comprovadamente, empiricamente, a medicina já sabe que o ALHO é um dos maiores anti-bióticos naturais……e isto já é se sabia à 3.000 anos de cristo.

    ====== > A N T I B I Ó T I C O = A N T I V I DA de B A C T É R I A < =====

    sai desinflamando tudo nesta metodologia +/ – homeopática …se assim se pode comparar.

    Fazendo um paralelo….hoje muito cardiologistas receitam cloreto de magnésia PA = (para análise) …para quem tem problemas circulátórios, pois o mesmo não deixa permitir o depósito de cálcio nas artérias, pois onde não há magnésio, há muito cálcio e o magnesio controla o nível de cálcio no sangue … agindo assim como o antagonista ao cálcio.

    Hoje não sinto praticamente + nenhuma dor que era causada pela ARTRITE DA PISORÍASE, pois há seis anos atras vivia à base de anti-inflamatório tipo cataflan, nimessulida e outro que só faz é acabar com seu fígado….

    Hoje tomo de vez em quando o MAGNÉSIO.

    O cloreto de MAgnésio não melhorou a PISORIASE….mas acabou com as dores que eram fortíssimas …à ponto de não conseguir levantar da cama….realmente o magnésio é milagroso….

    Como já curei as dores pelo CLORETO DE MAGNÉSIO….Agora irei fazer o ALHO TIBETANO….para acabar com essa PISÓRIASE, Que comparad à quem sente dor, não significa quase nada, pois a dor transforma sua qualidade de vida , pois com dor nós não dormimos direito ….aí quebra qualquer corrente de SAÚDE….

    Tomarei o ALHO E DEPOIS deixarei a resultado aqui…

    Sou analista de sistemas e quem quiser maiores esclarecimentos de como é a cura pelo CLORETO DE MAGNÉSIO…..pode me perguntar que terei o maior prazer em DAR todos meus conhecimentos…

    dinofelipe@ig.com.br

    http://www.cura-natural-comprovada.blogspot.com.br

  126. edemar waldraff comenta:

    29 abril, 2012 @ 8:08 PM

    Tenho artrite psoriátrica. Queria saber quanto por cento tem haver com doença psicossomática. Porque começou após eu passar por um trauma?

  127. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    1 maio, 2012 @ 6:11 PM

    Edemar.
    Ainda não existe uma explicação médica para o surgimento da Psoríase, como também da artrite psoriásica. Porém, a participação dos fatores emocionais no início da doença e dos períodos de piora são bastante evidentes. åssim sendo é importante um atendimento psicológico para os casos.

  128. Dino comenta:

    3 maio, 2012 @ 11:57 AM

    CLORETO DE MAGNÉSIO ME CUROU DAS DORES = NÃO USO ANTI-INFLAMATÓRIO À 6 ANOS.

    Hoje estou quase 100% curado da artrite com cloreto de magnésio PA – Uso o Vetec. Com o méto do Padre, vastamente divulgado na internet –> 1 Litro de àgua mineral x 33 grs. cloreto de magnésio ( equivale à 1 copinho de café descartavel cheio de cloreto de Magnésio PA )——> Fazer a solução e guardar em 1 litro de vidro escuro na geladeira – pois o cloreto é foto-sensível)…..com o mesmo copinho de 50ml, beber em jejum 1 dose pela manhã e 1 copinho a noite antes de deitar).

    Obs.: No começo pode “soltar” o intestino. No meu caso não aconteceu, e depois de 1 semana já praticamente não tinha dores.

    Eu tomei e não acreditei que iria me curar e pensei que fosse caô desta história do padre que se levantou da cama.

    Só pode ser pura verdade, pois aconteceu comigo, pois era a maior dificuldade em levantar cedo da cama.

    Insista e faça uso do cloreto para as dores.

    No caso das escamações não resolveu não, mas para quem sentia fortes dores …nem ligava para a coceira.

    Agora usarei o chá de alho tibetano.

    A receita original pode ser encontrada neste vídeo no youtube, onde tem quase 1 milhão de acessos:

    ==== > http://www.youtube.com/watch?v=OwgQ0Rsr5Ts&feature=related hoje é difícil encontrar o álcool de cereais à 70 graus,pois todos são praticamente s acima de 90 graus, por isso aconselho usar uma boa aguardente…..

    Isto funciona sim, pois hoje comprovadamente, empiricamente, a medicina já sabe que o ALHO é um dos maiores anti-bióticos naturais……e isto já é se sabia à 3.000 anos de cristo.

    ====== > A N T I B I Ó T I C O = A N T I V I DA de B A C T É R I A < =====

    sai desinflamando tudo nesta metodologia +/ – homeopática …se assim se pode comparar.

    Fazendo um paralelo….hoje muito cardiologistas receitam cloreto de magnésia PA = (para análise) …para quem tem problemas circulátórios, pois o mesmo não deixa permitir o depósito de cálcio nas artérias, pois onde não há magnésio, há muito cálcio e o magnesio controla o nível de cálcio no sangue … agindo assim como o antagonista ao cálcio.

    Hoje não sinto praticamente + nenhuma dor que era causada pela ARTRITE DA PISORÍASE, pois há seis anos atras vivia à base de anti-inflamatório tipo cataflan, nimessulida e outro que só faz é acabar com seu fígado….

    Hoje tomo de vez em quando o MAGNÉSIO.

    O cloreto de MAgnésio não melhorou a PISORIASE….mas acabou com as dores que eram fortíssimas …à ponto de não conseguir levantar da cama….realmente o magnésio é milagroso….

    Como já curei as dores pelo CLORETO DE MAGNÉSIO….Agora irei fazer o ALHO TIBETANO….para acabar com essa PISÓRIASE, Que comparad à quem sente dor, não significa quase nada, pois a dor transforma sua qualidade de vida , pois com dor nós não dormimos direito ….aí quebra qualquer corrente de SAÚDE….

    Tomarei o ALHO E DEPOIS deixarei a resultado aqui…

    Sou analista de sistemas e quem quiser maiores esclarecimentos de como é a cura pelo CLORETO DE MAGNÉSIO…..pode me perguntar que terei o maior prazer em DAR todos meus conhecimentos…

    http://www.psoriase-artrite.blogspot.com.br

    dinofelipe@ig.com.br

  129. Dino Felipe comenta:

    10 maio, 2012 @ 10:55 PM

    À 6 ANOS NÃO TOMO + NENHUM ANTI-FLAMATÓRIO PARA AS DORES — A C R E D I T E M A M I N H A C U R A FOI COM = C L O R E T O DE M A G N É S I O – PA.

  130. gkalsdawuuad comenta:

    27 maio, 2012 @ 12:20 PM

    Artrite Psoriática I was suggested this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my trouble. You are amazing! Thanks! your article about Artrite Psoriática Best Regards Veronica

  131. Danielle Scatena comenta:

    27 maio, 2012 @ 7:06 PM

    Ola,tenho29 anos e tenho psoriase desde os16,realmente por achar q não tem cura,sei q nao, mas tem tratamento para melhorar,gostaria de saber como faço para marcar uma consulta com a Dra Vera Ferranti,sou de Ribeirao Preto,e ouvi dizer muito bem dela.Desde ja agradeço.

  132. Renata comenta:

    2 junho, 2012 @ 9:31 PM

    Olá pessoal, vou deixar meu depoimento pois temos que nos ajudar mutuamente. Tenho psoríase unguel a 18 anos, minha unhas descolam do leito, só isso, dizem que quem tem isso pode chegar a ter artrite psorática. Fui ao médico pra tentar resolver o problema das unhas e ele me veio com essa história, entrei em pânico (pois eu não sabia). Não é que começaram a surgir furos nas unhas e dores nos dedos logo em seguida, incrível, hehe. Mas é a mais pura verdade! Nosso psicológico pode até criar essa tal doença. Bom, mas a questão é que já estou melhor, não tenho mais dor e minha unhas estão “lisas” novamente. O que eu fiz? desencanei..é, desencanei e melhorei.Ah, comecei a fazer ns trabalhos voluntários também, isso me deu outro ânimo na vida. Sei que quem tem isso na pele deve passar maus bocados e é difícil de esquecer, mas posso garantir, é a melhor coisa a fazer, desencane! Hoje procuro me alimentar bem e fazer exercícios, e me vejo muito saudável… até velhinha. Confesso que comecei a pesquisar sobre isso e resolvi incluir na minha alimentação um tempero chamado cúrcuma, pelo sim pelo não, melhor usar (dizem que é ótimo anti-inflamatório). Ah e estou vendo se compro o tal cloreto de magnésio, pois vi vários depoimentos sobre isso. Pra evitar né (olha o psicológico). Mas a questão é que nascemos saudáveis e criamos nossos próprios fantasmas (doenças). Deus nos quer saudáveis e fortes! ele nos fez pra vencer e ajudar o próximo. Levantem a cabeça e sejam muito felizes!

  133. eva souza comenta:

    3 junho, 2012 @ 8:48 PM

    olá eu fiz auto pesquisa e descobri que acidos cítricos e carnes de porco e derivados sao inimigo numero 1 dos portadores de pisoriase,tbm descobri que ao engessar uma perna passei nas lesoes creme com uréa antes, e qndo coçava colocava dentro do gesso loçao da linha gota dourada 42 dias dpois ,tirei o gesso nao tinha mais nada somente uma pelesimha solta lavei passei hidratante e nada ficou,além disso tomo duas vezes por ano cetoconazol nessa época tbm tomei,nao deixar a pele respirar mata as lesoes e creme com uréia e vitamina e) tbm praia e muito sol desaparece as lesoes da pele mas haja dim dim para isso gostaria de ajudar nas pesquisas pois tive um bom controle e tenho muita pena dos portadores dessa doença que nos aflinge e nos descrimina ja dentro de casa peço por gentileza considere meu comentário pode ser de grande valia para qm sofre.pois suas vidas mudam decorrente desta doença obrigada

  134. eva souza comenta:

    3 junho, 2012 @ 9:01 PM

    compllementando, frutos do mar tbm sao inimigos dos portadores, hoje tenho 49 anos tomo gelatina sempre cuidar p nao baixar imunidade é fator, controle emocional meu ex marido era meu principal descriminador separei to feliz nunca mais ninguem me chamou d cancerosa uma das agressoes doida k sofria deus nos indica sempre o caminho muita fé obrigadamais uma vez.

  135. maria regina garcia comenta:

    27 julho, 2012 @ 4:38 PM

    Olá, tenho 37 anos e à 40 dias estou sofrendo com dores nas articulações comecou com uma alergia nas mãos que achei que fosse alergia de luvas pois trabalho na area de enfermagem, mas minha mao comecou a inchar e doer, qdo vi estava sentindo em todo corpo pes tornozelo joelho, fui ao reumato e ele me passou o metotrexato apos 30 dias voltei ao medico com novos exames e ele disse que o medicamento esta fazendo mal para meu figado, agora ele me receitou o humira, este medicamento é bom mesmo??? vou dar entrada no pedido pelo SUS, so que estou tão desanimada pois não aguento mais estas dores, e agora a alergia começou a aumentar sino dores na região glutea e nas coxas sabe no pele tbm o que ta contecendo comigo?

  136. MATOS comenta:

    18 outubro, 2012 @ 7:16 PM

    Olá boa noite, a cerca de 8 anos sofro de artrite psoriática e me trato com metotrexato de 7,5mg por semana, faço o controle laboratorial de 3 em 3 meses, sinto muitas dores no corpo, fui proibido pelo médico a fazer qualquer exercício que contenha impácto, mas a alguns meses venho sentindo umas dores no calcanho, será que tenho piorado meu estado de saúde? Por favor se existe alguma droga nova no mercado me indique para que eu possa levar ao conhecimento de meu médico Dr. Armando.
    Aguardo respostas por favor!!!!!

  137. BATISTA comenta:

    1 novembro, 2012 @ 3:18 PM

    MARIA REGINA,ESSES MEDICAMENTOS SÃO FANTASTICOS TANTO O HUMIERA COMO O EMBREL,TOMO INJEÇÕES SEMANALMENTE DE EMBREL,FAZ 4 ANOS, MAIS MINHA QUALIDADE DE VIDA MELHOROU 95%.CASO QUEIRA TROCAR IDEIA MEU CELULAR É (85) 9913-8585

  138. fatima silva comenta:

    27 dezembro, 2012 @ 9:28 PM

    oi estou tratando com humira e a um ano nao sinto dores muito bm.

  139. Ricardo de carvalho comenta:

    26 novembro, 2013 @ 10:09 AM

    Faço tratamento com remicade a 4 anos para artrite psioriatica sumiu toda a psiorise e dores nas minhas articulação recomendo

Deixe seu comentário aqui !