17 - jul
  

Hidroginástica: Vantagens e desvantagens para os idosos

Categoria(s): Emergências, Fisioterapia, Gerontologia, Programa de saúde pública, Sociologia




Editorial

Colaboradora: Vanessa Angeli *

* Professora de educação física e pós-graduanda do curso Saúde e Medicina Geriátrica da Metrocamp

A hidroginástica surgiu na Alemanha, para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade física, segura sem causar riscos ou lesões articulares e que lhes proporcionassem bem estar físico e mental. No Brasil, a hidroginástica chegou a 27 anos, sendo desenvolvida em vários locais como: clubes, academias, spa, etc. É um programa de condicionamento, desenvolvido na água, que inclui exercícios do tipo aeróbios e exercícios para o desenvolvimento da resistência muscular localizada, força muscular e flexibilidade. São exercícios de aquecimento, alongamento, exercícios localizados e relaxamento muscular.

A resistência natural da água multiplica o esforço exigido em um movimento, por mais simples que seja. Por outro lado, segundo as leis da física, a água responde na mesma intensidade a uma força aplicada sobre ela, ou seja, a resistência oferecida pela água vai ser proporcional á força do movimento, seja ela grande ou pequena. Isso permite que qualquer pessoa possa fazer, independente do seu nível de condicionamento físico.

Propriedades Físicas da Água

È importante para todo professor que deseje trabalhar com hidroginástica, entender essas propriedades, podendo desenvolver um programa adequado as seus alunos.

• Flutuação: è considerada a primeira força física que percebemos ao entrar na piscina. È a força que atua em sentido contrário à ação da gravidade.

• Pressão Hidrostática: é a força exercida igualmente, em todas as direções. O efeito da pressão hidrostática depende da profundidade a que o corpo é submerso e quanto maior a profundidade, maior será a pressão exercida. Essa pressão é a primeira para o exercício, havendo uma estimulação imediata da circulação periférica.

• Viscosidade: é um termo científico, usado para medir o atrito que ocorre entre as moléculas de um determinado elemento. O líquido é considerado de alta viscosidade quando flui lentamente e de baixa viscosidade, quando flui mais rapidamente, variando também com a temperatura deste líquido. A viscosidade da água quente é maior que a água fria e a resistência que a água oferece é 12 vezes maior que a fora da água.

• Densidade: a densidade de uma substância é a relação entre a massa e seu volume. A densidade relativa da água pura é 1, um corpo com densidade menor que 1 flutuará. Alguma pessoa de acordo com seu biótipo tem maior flutuabilidade, isto faz com que sintam maior facilidade em executar exercícios de flexibilidade.

A turbulência pode ser usada como forma de resistência nos exercícios na piscina, quanto mais rápido o movimento, maior a turbulência, portanto, um exercício pode ser progredido aumentando-se a velocidade à qual é efetuado.

• Temperatura: influencia em algumas alterações cardiorrespiratórias, quanto maior a temperatura maior a FC para qualquer aumento de O2. O ideal é 27 a 29 graus.
A prática da hidroginástica, freqüente na terceira idade, é capaz de promover modificações morfológicas, sociais e fisiológicas, melhorando as funções orgânicas e psíquicas.

Várias modificações ocorrem com as pessoas da terceira idade, dentre elas: Atrofia muscular, Sarcopenia, Fraqueza funcional da musculatura das pernas, Osteoporose, Perda da elasticidade muscular, Diminuição da capacidade de coordenação motora, Equilíbrio, Deficiência auditiva e visual, Hipertensão arterial, Insuficiência cardíaca, Lesões vasculares, Desvios da coluna, Problemas de ordem articular. Esses processos poderão ser retardados ou aliviados, mediante a prática da hidroginástica.

Nesta fase da vida, a atividade física constante é necessária para manter a vitalidade e disposição necessária para a execução das tarefas do dia a dia, a atividade mental e intelectual para entender e avaliar o mundo ao nosso redor e o convívio social para exercitar com prazer todas essas habilidades. A hidroginástica propicia e colabora para o alcance dessas metas.

Vantagens da Hidroginástica

• Aquece simultaneamente as diversas articulações e músculos durante os exercícios, o que auxilia o tratamento de problemas articulares;
• Melhora a execução de exercícios sem sobrecarregar as articulações de base e eixo do movimento;
• Ganho de estabilidade e equilíbrio;
• Facilita o aumento gradativo da amplitude articular;
• Fortalece a musculatura sem risco;
• Melhora a condição da pele devido à ativação do suprimento sanguíneo e trabalho circulatório;
• Facilidade do retorno venoso pelo efeito da pressão hidrostática, auxiliando quem tem varizes;
• Reeducação respiratória aumentando o trabalho respiratório em 60%, melhorando assim a capacidade respiratória do corpo;
• Performance global, qualquer movimento que será feito na água terá que ter resistência na ida e na volta, sendo uma sobrecarga natural;
• O coração funciona com maior eficiência, quando nosso corpo está submerso na água, conseguindo bombear maior volume de sangue por batimento, resultando em maior eficiência e melhor condicionamento cardíaco;
• Massageamento dos músculos, a ondulação da água contra o tecido muscular cria um efeito de massagem no organismo, proporcionando um relaxamento;
• Freqüência cardíaca mais baixa;
• Redução da gordura corporal;
• Socialização e melhora da auto-estima;
• Sensação de bem estar.

Desvantagens e Contra Indicações

• Exercícios mal orientados;
• Avaliação não específica
• Profissionais incapacitados e leigos sobre a modalidade;
• Febre;
• Hipertensão arterial grave;
• Insuficiência cardíaca grave;
• Embolia pulmonar;
• Aneurisma.
• Diabéticos não controlados.

Referências:

FIGUEIREDO, Suely Aparecida, “Hidroginástica”, Rio de Janeiro-RJ, ed. Sprint, 1996;

JÚNIOR, Antônio Michel, “Hidroesporte – treinamento complementar”, Londrina-PR, ed. Ápice, 1997;

SOVA, Ruth, “Hidroginástica na terceira Idade”, São Paulo-SP, ed. Manole Ltda, 1998;

MANUAL DO PROFISSIONAL DE FITNESS AQUÁTICO/ AEA (Aquatic Exercise Association) tradução de Beatriz Caldas, Cinthia da Silva Cezar, Rio de Janeiro-RJ, ed. Shape, Ed. 2001.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


16 Comentários »

  1. marcirene comenta:

    24 abril, 2008 @ 3:45 PM

    Gostaria de saber qual q temeratura ideal e confortavel para pratica de hidroginastica na terceira idade.

  2. Regiane comenta:

    24 abril, 2008 @ 10:08 PM

    não encontrei nenhum estudo q fale da sala de hidro ,como ela deve ser ? fechada ,aberta ,arejada ? já ouvi dizer q a sala fechada aumenta ainda mais a pressão arterial de quem tem pressão alta . isso é verdade ? por quê ?

  3. ivete comenta:

    17 julho, 2008 @ 7:05 PM

    hidroginastica é aconselhavel para quem tem neuvraugia pós-herpética ???me respondam por favor

  4. vera bandeira medina comenta:

    1 setembro, 2008 @ 11:35 AM

    Qual a duração de cada exercício de hidro?
    e de cada exercício de alongamento na hidro?
    Grata, Vera

  5. Rodrigo comenta:

    21 outubro, 2008 @ 8:08 PM

    Que tipo de patologias são contra indicadas a prática da hidroginastica?

  6. zelma simas comenta:

    30 outubro, 2008 @ 8:10 PM

    adorei o seu artigo sobre a hidroginastica para o idoso, eu faso educaçao fisica nA CIDADE DE MATO VERDE, e pretendo fazer a minha monografia sobre hidroginastica para o idoso.

  7. Alex Sandro comenta:

    31 outubro, 2008 @ 4:11 PM

    Gostaria de saber de você, se uma piscina aquecida acima de 30 graus provoca flacides em quem pratica hidro, ou se a uma relação entre quem pratica hidro e flacides.

  8. Ana Luiza comenta:

    14 abril, 2009 @ 10:22 PM

    Tenho 38 anos e uma vida bastante sedentária… Vou começar a praticar hidroginástica agora,mas vou fazer apenas 02 vezes na semana …… resolve ou precisa ser 03 vezes?
    A hidroginastica melhora a elasticidade da pele e fortalece os músculos?
    Obrigada

  9. CLEONICE comenta:

    6 outubro, 2009 @ 12:05 PM

    MUITO BOM SEU ARTIGO, TRABALHO COM HIDRO COM GRUPOS DE TERCEIRA IDADE.PARABENS.

  10. carlos comenta:

    28 abril, 2010 @ 1:31 PM

    gostaria de entrar em contato com você, pois estou fazendo meu tcc sobre hidroginastica na terceira idade.

    vc pode se quiser (e se der), poderia ser minha co-orientadora

    qualquer informação manda resposta pro meu email
    carlinhoscezar@bol.com.br

  11. MILA comenta:

    3 agosto, 2010 @ 5:20 PM

    GOSTEI,QUERO SABER MAIS. MAIS DO QUE LI,MAIS DO QUE VI,EUZINHA SEMPRE CURIOSA.ESSA ADOLECENCIA ME MATA. HAHAHAHAHAHAHA.

  12. Diego Assunçao comenta:

    28 março, 2011 @ 3:51 PM

    Ola, estou terminando meu curso de educaçõa física e meu tcc e sobre hidroginastica.
    O titulo do meu tcc que ainda nao consegui tenho uma monte de ideias mais ate agora
    nada… queria falar da causa da procura da hidroginastica pelo idoso e os efeitos psicologicos ou
    fisiologicos. SERA QUE VC TERIA UMA SITUAÇÃO PROBLEMA MAIS RECENTE OU NOVA QUE POSSA
    ME ORIENTAR….?????????

    OBRIGADO.

    meu e-mail diegoassuncaoed.fisica@hotmail.com

  13. araci m silva comenta:

    10 fevereiro, 2012 @ 5:21 PM

    GOSTEI muito do comentario sobre hidroginastica, tirei minhas duvidas a qual agradeço mto. sou praticante desta modelidade.

  14. graceline martins comenta:

    11 abril, 2012 @ 5:48 PM

    consultei com medico clinico geral,por dor no joelho, tenho sobre peso, e asma, orientou a nao fazer hidro, com sultei com outro esse diz para fazer. continuo fazendo me sinto muito bem apos a pratica.

  15. Bertilene Mendonça Araújo comenta:

    13 abril, 2012 @ 7:39 AM

    Oi tudo bem! sou Professora de Educação Física, comecei agora a trabalhar com Hidroginástica gostaria de umas dicas como avaliar a terceira idade e de alguns exercícios aeróbios para executar com eles!!! adorei o seu artigo!!!!

  16. maria comenta:

    1 agosto, 2013 @ 7:05 PM

    a hidro e indicada para quem tem hernia de disco degeneração da coluna bico de papagaio abaulamento discal

Deixe seu comentário aqui !