08 - jul
  

Cromo no organismo humano

Categoria(s): Bioquímica, Endocrinologia geriátrica, Nutrição, Saúde Geriátrica




Medicina ortomolecular: Íon cromo

A importância do cromo (Cr) no organismo está relacionada ao controle da glicemia e lipídeos. A ingestão dietética diária é de 50 a 200 ug, segundo a ESAD-DI (Estimated safe and adequate daily dieteary intake). A principal função do cromo é potencializar os efeitos da insulina, e através desta alterar o metabolismo da glicose, aminoácidos é lipídeos. Considerando-se os efeitos anabólicos promovido pela a insulina nos tecidos, promovendo a captação de glicose, aminoácidos e a síntese de proteínas, a presença de cromo potencializa esta ações reduzindo os níveis de gordura corpórea e normalização do lípides sangüíneos. A medida que envelhecemos, retemos menos cromo no organismo. O excesso de gorduras e açúcar na dieta aumenta a excreção e consumo de cromo.

Propriedades funcionais – 1. Ajuda o crescimento. Contribui para controlar a pressão sangüínea. age como controlador de diabetes. 2. O cromo desempenha papel relevante na síntese de serotonina, estando diminuído em estados depressivos.

Doenças causadas por carência de Cromo: 1. Diabetes devido redução na produção de insulina. 2. Redução no metabolismo de glicose, aminoácidos e lipídios. 3. Hipercolesterolemia. 4. Inflamação e necrose da pele e vias aéreas superiores. 5. Insuficiência renal. 6. Câncer pulmonar. 7. Choque circulatório.

Doenças causadas pela Toxicidade – O cromo trivalente não é tóxico. A forma hexavalente é tóxica e pode causar lesão renal e hepática.

Terapia : Indicação – Aumenta capacidade aeróbica e anaeróbica, age como suplemento em pacientes com diabetes, anti-aterogênio e protetor do aparelho cardiovascular. apresentação e dosagem: Pode ser encontrado nas melhores preparações multiminerais. Dosagem: 50-200 mcg/dia.

Orientações higieno-dietéticas: Fatores que contribuem para a deficiência: ingestão de carboidratos refinados. Diabete juvenil. Dieta de baixa qualidade protéica, má absorção, alimentos processados.

Plantas hipoglicemiantes e índice de cromo (mcg/mg) – Cajueiro=15; Marapuama=0,7; Carqueja= 4,2; Quina-quina=0,8; Pau de ferro= 2,7; Angico amargo=1,8; Pata de vaca= 2,3 Dosagem : 200 mcg/dia Resolução GMC nº18/94.

Referências:

Clarkson PM – Effects of exercise on chromium levels. Is supplementation required ? Sports. Med 23(6):341-349,1997.

Hasten DL, Rome EP, Franks BD – Effects of chromium picolinate on beginning weight training students. International Journal of Sport Nutrition. 2:343-350,1992.

Anderson RA – Chromium as an essential nutrient for humans. Regul. Toxicol. Pharmacol. 26(1):S35-S41,1997.

Anderson RA – Chromium metabolism and its role in disease process in man. Clin Physiol. Biochem. 4:31-41,1986.

Baruthio F – Toxic effects of chromium ans its compounds. Biol Trace. Elem Res. 32: 145-153, 1992.

Grant KE, Chandler RM, Castle AL – Chromium ans exercise training: effect on obese women. Med Sci Sports Exerc. 29(8): 992-998,1997.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


86 Comentários »

  1. fabio comenta:

    15 outubro, 2007 @ 4:11 AM

    tenho uma empresa de cromagem e e nela temos banhos de cromo,zinco com cianeto de sodio,niquel,cobre acido,cobre alcalino e desengraxante.
    em que esse tipo de trabalho poderia prejudicar a mim e meus funcionarios e como isso pode ser evitado???

  2. MARISA LAMOUNIER MASCHIETTO ALMEIDA comenta:

    28 fevereiro, 2008 @ 6:45 PM

    GOSTARIA DE SABER O QUE O CROMO COMO METAL PESADO PODE ACARRETAR AO SER HUMANO QUANDO EM CONTATO OU INGERIDO OU MESMO SO NO MANUSEIO.

  3. marivio comenta:

    6 março, 2008 @ 9:05 PM

    gostaria de saber o que mais o cromo causa a nos e nossa saude, eu to fazendo segurança do trabalho, e por meio desde sait requer algumas orientaçoes

  4. cibele cristina comenta:

    12 março, 2008 @ 3:31 PM

    Obrigado vc me ajudou de mais tinha muitas duvida mais agora não tenho mais
    obrigado msm…

  5. TIago comenta:

    13 agosto, 2008 @ 4:19 PM

    para quem queira adquirir esse mineral

    vá a qualquer loja de suplementos esportivos e peça o cromo em forma de Picolinato de cromo , ou em uma farmacia de manipulaçao sai mais barato

  6. josemar da costa comenta:

    3 dezembro, 2008 @ 8:19 AM

    eu tenho diabetes e qro sabe se posso tomar suplemento alimentar pois estou muito magro e me sinto fraco as vezes eu tomo metformina 850mg

  7. Everton diniz comenta:

    9 janeiro, 2009 @ 5:20 PM

    Ola..gostaria de saber os efeitos do consumo do Picolinato de cromo em excesso. Estou pensando em tomar um suplemento que contêm 25mcg de Picolinato de cromo. Esta quantidade pode causar algum problema de saude?
    Obrigado

  8. tatiane comenta:

    13 janeiro, 2009 @ 3:30 PM

    Olá, estou fazendo uma dieta de emagrecimento e ela contem cromo, gostaria de saber se realmente ele pode ajudar no emagrecimento…Obrigada

  9. lucy comenta:

    23 janeiro, 2009 @ 11:54 AM

    Olá. Gostaria de saber se é seguro tomar suplementos de picolinato de cromo. Li que pode levar ao câncer. é verdade? existe mesmo risco?
    Obrigada

  10. Gilmar comenta:

    23 janeiro, 2009 @ 11:27 PM

    Minha esposa é diabética e ficamos sabendo dos benefícios do picolinato de cromo. Gostaríamos de saber, porém, quais os malefícios, ou seja, o que ele pode causar se ingerido em excesso. Ele realmente é bom para diabéticos e quais são os efeitos colaterais?
    Agradeço desde já.

  11. antonio filho comenta:

    9 março, 2009 @ 7:43 PM

    temho diabetes e quero saber se cromo pode me ajudar a ganhar peso e qual o medicamento pode ser indicado que com tenha tal substancia

  12. MILENA ADLER comenta:

    27 março, 2009 @ 5:20 PM

    Olá, comprei o chromium picolinate da universal, pois quero emagrecer. Queria saber se não faz mal a saúde e a quantidade que posso tomar por dia, se são 2 ou 1 e obrigada pela atenção. Obs: faço atividade física.

  13. Daniela comenta:

    28 maio, 2009 @ 4:35 PM

    Olá,

    Eu gostaria de adquirir o picolinato de cromo para perca de peso, faço exercicios fisico e quero associar com o cromo. Observei que, poderia dar cancer! por favor me oriente a respeito para tirar minhas duvidas.

    Obrigada.

  14. jessica mancini comenta:

    4 junho, 2009 @ 5:51 PM

    Olá

    Estou utilizando o picolinato de cromo com a finalidade de perder gordura localizada faço exercícios regularmente.Estou fazendo uso de 1 por dia em jejum ,porém tenho sentido muita sede,minha garganta passou a ficar ressecada tenho ingerido muita água mas não tem amenizado o problema, isso seria algum efeito colateral ou é comum??Quanto aos comentários aqui na própria página dizendo q ele pode gerar um cancêr tam bém me preocupou visto q ja tive vários casos na família de parentes próximos como minha mãe q faleceu de câncer.

    Obrigado desde ja pela atenção

    forte abraço

    Jessica Mancini

  15. ELisabeth comenta:

    15 junho, 2009 @ 5:25 PM

    Gostaria de saber a contra indicação do picolinato de sodio,tenho nodulo na tiroide oisso tomar?

  16. ELisabeth comenta:

    15 junho, 2009 @ 5:26 PM

    Gostaria de saber a contra indicação do picolinato de sodio,tenho nodulo na tiroide
    posso tomar ou não tomar?

  17. lucy comenta:

    15 junho, 2009 @ 8:00 PM

    Gostaria de saber qual a forma mais indicada se é o picolinato de cromo ou o quelato.
    De já agradeço
    Atenciosamente

  18. vera comenta:

    14 julho, 2009 @ 11:32 AM

    gostaria de esclarecimentos quanto os perigos e virtudes do produto. agradecida

  19. fabio comenta:

    11 setembro, 2009 @ 12:01 PM

    Ola … gostaria de saber se qualquer pessoa pode tomar cromo, eu pretendo perder pesso e mais gordura lacalizada, o resulto exite mesmo e se o ganho de massa e muito auto, asima eu lie que uma pessoa que comprou cromo estava ficando com a garganta muito seca e esta ga ingerindo muito agua isso e normal ou isso acontese com todos que toma o cromo, e exite algum efeito colateral nas pessoas.

    obs. eu faço atividade fisica eu malho e faço corida .

  20. nilziane comenta:

    21 novembro, 2009 @ 7:23 PM

    é o que doença do cromo gostaria de mais infornaçao.

  21. Deisi comenta:

    10 fevereiro, 2010 @ 6:22 AM

    Hoje fiquei sabendo que o CROMO QUELATO GTF, junto com outros suplementos vitaminicos podem intoxicar o organismo, sou atleta e tomo vários, isso me deixou bem preocupada, pois a dois dias estou tomando o cromo!!
    brigada aguardo resposta!!

  22. Daniella comenta:

    3 março, 2010 @ 5:05 PM

    Olá. Gostaria de saber se é seguro tomar suplementos de picolinato de cromo. Li que pode levar ao câncer. é verdade? existe mesmo risco? Hoje fiquei sabendo que o CROMO QUELATO GTF, junto com outros suplementos vitaminicos podem intoxicar o organismo, sou atleta e tomo vários, isso me deixou bem preocupada, pois a dois dias estou tomando o cromo!!
    brigada aguardo resposta!!

  23. Vinicius comenta:

    1 abril, 2010 @ 10:27 AM

    Olá. Gostaria de saber qual e o melhor horario para ingerir cromo, alguns dizem que é 30min antes das principais refeições outros dizem que é 30min depois da outras refeições.
    Obrgido

  24. Walkiria Marchi Ruiz comenta:

    31 maio, 2010 @ 7:55 PM

    Olá,

    Gostaria de saber se o picolinato de cromo ajuda mesmo a emagrecer, qual a quantidade supostamente ideal, se é que existe realmente alguma e principalmente as contra-indicações, ou onde posso me informar sobre iosso sem ser em sites que vende o produto e só falam das vantagens.

    Grata.
    Walkiria

  25. Joselene comenta:

    9 julho, 2010 @ 10:47 AM

    Olá,o cromo realmente queima gordura localizada?Pois essa gordurinha é tão dificil de nos deixar.gostaria de uma resposta sincera,tenho esses pneuzinhos q me incomoda d+.

    Desde ja agradeço a atenção!!

  26. Neuzinha comenta:

    7 agosto, 2010 @ 7:53 PM

    Oi, estou aqui na sua pagina da net lendo , mas o que eu tenho nenm sei o que é realmente pois fiz uns exames de reotina, e descobri que tenho pouco,cromo, pois o vr 0.7 a 2.2 mcg/L e o meu deu inferior deu ,01 mcg/L. foi feito pelo metodo espectrotometria de absorção Atomica(forno de grafite com corretor zeeman). Gostaria que vc me explicasse sobre isso.Na verdade fiz esse exame porque não consigo emagrecer, já fiz de tudo e nada, será que devido a crmo baixo, estou tendo dificuldade.Espero sua resposta.

    Desde já agardeço a atenção.

  27. rogerio comenta:

    22 agosto, 2010 @ 3:08 PM

    Ola, gostaria de saber se o picolinato d cromo é mesmo cancerigeno, feito em farmacias d manipulação tem o mesmo efeito q os industrializados? produz efeitos como a ginecomastia em homens se tomado em altas doses? qual a dose diaria recomendada p perda d gordura e aumento d massa muscular? faço musculação, tomo albumina p ajudar no ganho d massa, posso tomar junto, tenho uma barriguinha indesejável, obrigado e abraços

  28. jamile comenta:

    24 agosto, 2010 @ 7:24 PM

    Olá, boa noite ,gostaria de saber se tomando CROMO diminui a quantidade de CELULITE? E quantos eu posso tomar por dia,mais não quero esmagrecer só mesmo diminuir a quantidade de CELULITE, obrigada.

  29. sandra comenta:

    25 agosto, 2010 @ 11:36 AM

    achei extremamente interessante o assunto sobre o cromo. Eu , como leiga, achava que o cromo era somente um metal pesado, e assim sendo, nocivo à saúde. Entretanto quero manifestar meu DESCONTENTAMENTO por nao haver RESPEITO aos seus leitores, na questão de resposta às perguntas aqui feitas, algumas muito importantes.
    um abraço

  30. cleusa comenta:

    14 setembro, 2010 @ 4:28 PM

    eu faço reposiçao hormonal ele não contem hormonio

  31. Luciana comenta:

    17 setembro, 2010 @ 7:51 PM

    Estou fazendo tratamento para engordar, e o meu endocrinologista passou uma fórmula de coenzima B12, picolinato de cromo e buclizina, e estou fazendo musculação. Esse Picolinato CRomo não é para emagrecer?

  32. Anônimo comenta:

    23 setembro, 2010 @ 9:20 AM

    Ola..gostaria de saber os efeitos do consumo do Picolinato de cromo. Estou pensando em tomar um suplemento que contêm 35mcg de Picolinato de cromo. Esta quantidade pode causar algum problema de saude? e se esse suplemento vai me fazer perde peso e vai me fazer ganhar massa definida??
    Obrigado

  33. wilker comenta:

    23 setembro, 2010 @ 9:21 AM

    Ola..gostaria de saber os efeitos do consumo do Picolinato de cromo. Estou pensando em tomar um suplemento que contêm 35mcg de Picolinato de cromo. Esta quantidade pode causar algum problema de saude? e se esse suplemento vai me fazer perde peso e vai me fazer ganhar massa definida??
    Obrigado

  34. Renata Sant' Ana comenta:

    4 outubro, 2010 @ 8:27 AM

    Olá…estava com um sobrepeso, comecei a tomar o Cromo Quelato, em 7 meses eliminei 9 kg. Consegui fazer uma reeducação alimentar que tanto queria e não conseguia. O Cromo normalizou meus níveis de glicose, e essa foi a 1ª diferença q senti no início da ingestão, não tinha mais tanta vontade de comer alimentos doces.

  35. Ana Maria M. Arede comenta:

    17 novembro, 2010 @ 11:17 AM

    Gostaria de saber se posso tomar Picolinato de cromo, 200mcg. Comprei em uma farmácia de manipulação, segundo a pessoa que me vendeu disse que era bom para tirar um pouco, a barriga e diminuir o estomago, mas lendo algumas coisas a respeito, estou preocupada. Se puderem me ajudar, ficaria muito grata. Obrigada.

  36. Ana Alice comenta:

    22 novembro, 2010 @ 9:03 PM

    Olá ! Vou começar a tomar picolinato de cromo e estou um pouco preocupada
    quanto aos efeitos colaterais .Ele pode causar cancer ? Mandei manipular 200mcg
    e vou tomar um compromido por dia em jejum está certo ?
    obs: faço exercicios e trabalhos aerobicos

  37. andrea lupo passanha pitanga comenta:

    14 dezembro, 2010 @ 9:47 PM

    Eu tomo chromo de picolinato todos os dias gostaria de saber se faz mal a saude?

  38. jaciara maria oliveira belem comenta:

    15 dezembro, 2010 @ 1:44 PM

    Fiz um exame de laboratorio e o Cromo deu menos de 0,1, gostaria de saber o que é isso e porque.

  39. rafael comenta:

    13 janeiro, 2011 @ 9:25 PM

    Gostaria de saber os maleficios para quem trabalha com cromo (na forma de banho – cromação),
    e oque pode ser feito para evitar algum tipo de contaminação

  40. alessandra comenta:

    9 fevereiro, 2011 @ 3:11 PM

    Gostaria de saber se eu tomar Picolinato de Cromo e seguir uma dieta consigo emagrecer e gostaria de saber tambem se e so para pessoas que treinam ou qualquer pessoa pode tomar.

  41. Vagner Martins comenta:

    10 fevereiro, 2011 @ 3:27 PM

    Olá estou pensando em tomar o cromo para perder um pouco de peso, este produto pode realmente causar câncer? qual seria a quantidade recomendada por dia?

  42. Cassiano comenta:

    17 fevereiro, 2011 @ 12:35 PM

    Nossa, estou tomando uma cápsula com 35 mcg, em 1 mes emagreci 5 kg, perdi bem a barriga de chopp.rsrsrsrs. Mais sempre faço caminhada de no mínimo 1 hra por dia e controlo a alimentação, nada de mais, só procuro evitar alimentos excessivamente caloricos, doces e frituras. Já havia feito essa dieta antes, porem com o cromo alcancei esse resultado que antes eu não conseguia ter. Indico sem medo, no meu caso 0% de efeito colateral.

  43. Janaina Olivier comenta:

    23 fevereiro, 2011 @ 2:15 PM

    Olá, boa tarde!!!
    Conversando com uma amiga e a mesma falou que o cromo é excelente para acabar com a celulite.
    Não quero emagrecer…1 semana que estou tomando e percebo que algumas gorduras indesejadas na barriga diminuíram.
    Ele serve so para emagrecer???
    Atenciosamente

  44. ADRIANA DOMENCIANO COSTA comenta:

    18 março, 2011 @ 3:41 PM

    OLA….. ESTOU TOMANDO CROMO E GOSTARIA DE SABER A MELHOR HORA PAA TOMAR PARA QUE POSSA AJUDAR A EMMEGRECER? OBRIGADA E QUAL A QUANTIDADE. OBRIGADA.

  45. Arlete Lindner comenta:

    21 março, 2011 @ 7:37 PM

    Boa noite!
    Gostaria de mais informações sobre a eficiencia do Picolinato de Cromo. Realmente funciona? Estou acima do peso, comecei uma programação de exercicios há 1 mes, mas gostaria de acelerar a perda de peso. Aguardo retorno.
    Obrigada

  46. Orígens Alcantara comenta:

    10 abril, 2011 @ 8:03 PM

    tenho diabete com 52 anos de idade, gostaria de saber do efeito do chromo quelato em diabeticos.

  47. marta comenta:

    12 abril, 2011 @ 9:39 PM

    eu comprei o Picolinato de cromo e gostaria de saber os efeitos colaterais e se eu engravidar no periodo q estou tomando causará algum prloblema

  48. marta comenta:

    12 abril, 2011 @ 9:39 PM

    eu comprei o Picolinato de cromo e gostaria de saber os efeitos colaterais e se eu engravidar no periodo q estou tomando causará algum problema

  49. Daniela Fernandes comenta:

    22 abril, 2011 @ 4:45 PM

    Gosatria de saber os benefícios de tomar Cromo e os seus efeitos colaterais

  50. Edneia Fogaça comenta:

    18 maio, 2011 @ 1:57 PM

    Boa tarde ,
    sou uma pessoa comum, nao faço atividades fisicas , comecei a tomar o Picolinato de Cromo ha 3 dias,
    Faço a Dieta da Proteina, tomo ele e mais L glutamina . Gostaria de saber os efeitos colaterais de Tomar cromo, causa cancer mesmo ? ou algum tipo de dependencia ?
    Obrigada, Aguardo Retorno .

  51. fabio luiz comenta:

    14 junho, 2011 @ 3:24 PM

    Boa tarde , gostaria de saber se a quantidade de picolinato de cromo de 200mcg diarias é prejudicial ao organismo.

  52. Roseli comenta:

    20 junho, 2011 @ 5:03 PM

    ME INFORMARAM QUE O CROMOS JUNTO COM A GARCINIA FICA MELHOR AINDA PARA PERDER PESO,GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM ESSE CONHECIMENTO .DESDE JA AGRADEÇO

  53. Rosa comenta:

    31 julho, 2011 @ 9:46 AM

    gostaria de saber quanto tempo posso usar cromo e se não vai projudicar a minha saúde.

  54. luciana-a comenta:

    2 agosto, 2011 @ 12:07 PM

    ano passado minha instrutora na academia me indicou o cromo da iniversal, como é mais caro comprei outro e percebi nitidamente a transformação do meu corpo.
    deixei de malhar e fazer exercicios fisicos e comi mt basteira. engordei.
    desta vez comprei o da iniversal q é mais potente segundo ela. tem 3 dias q to usando junto com exercicios e dieta.

  55. marilandes guerra dias comenta:

    4 agosto, 2011 @ 10:42 AM

    gostaria de saber em quando tempo que estou tomando cromo que vejo resultado……

  56. sidnei almeida comenta:

    18 agosto, 2011 @ 12:11 AM

    estou com 53 anos e agora resolvi praticar esporte, estou em uma acadenia fazendo condicionamento fisico, tenho 80 kgs .168 altura e tenho diabetes e tomo remedio para controlar DAONIL 5 MLGS E TEUTOFORMIM 850 MLGS rescentimente comprei o remedio CHROMIUM PICOLINATE. COFACTOR INSULIN. fabricante MILLY NUTRITION , com orientções de professores e da loja vendedora do produto que este remedio faz reduzir a gorduras e ajuda na queima delas??? , antes de iniciar os exercios e apos 4hs apos os exercios . sendo 2 por dia ,,,,!!!!! pergunto este remedio ajuda a perder gorduras e eu posso tomar sem problemas devido ao diabetes a minha diabes esta controlado entre 80 e 120 as vezes um pouco mais acima 130

    att obrigado

  57. luciana-a comenta:

    18 agosto, 2011 @ 1:33 PM

    sidney, vá a um endocrino.

  58. Elizabeth comenta:

    17 setembro, 2011 @ 11:34 AM

    Bom dia! Estou acima do meu peso + ou – uns 13 kilos. Tenho pensado em tomar um produto de que contém cromo. Tenho somente um rim. Graças à Deus ele funciona bem, mas tenho que preservá-lo. O cromo é contra-indicado? Não tenho problemas de diabetes e nem pressão alta. Tomo fluoxetina, um comprida 1 vez ao dia. O produto que contém o cromo que eu estou querendo tomar é o LA. Pode me esclarecer? Minha principal dúvida é se o cromo ou qualquer outra das substancias contidas no LA (óleo de cártamo, etc.) faz mal para o meu rim? Desde já agradeço. Um abraço.

  59. Grazieli comenta:

    16 outubro, 2011 @ 8:33 PM

    Olá!
    Fazendo exercícios aeróbicos, ajuda a perder gordura abdominal?
    Qual melhor horário para Tomar?
    Qual o tempo médio para ver o resultado?

    Desde já Agradeço.
    Atenciosamente,
    Grazieli

  60. helena correia comenta:

    19 outubro, 2011 @ 11:12 PM

    BOA NOITE,
    ESTOU USANDO OLEO DE CARTAMO E CROMO PICOLINATO (35MCG) 1 VEZ AO DIA A MAIS OU MENOS 1 MES, GOSTARIA DE SABER SE ESSA DOSAGEM E´SUFICIENTE PARA EMAGRECER E CONTROLAR A GLICEMIA QUE ESTA UM POUCO ALTA OU POSSO TOMAR 2 CAPSULAS POR DIA? O COLESTEROL TAMBEM ESTA UM POUCO ALTERADO , MEU MEDICO DISSE QUE NAO IA ME PASSAR NEHUM REMEDIO, QUE ERA PARA CONTROLAR SO COM DIETA E EXERCÍCIOS , MAS SOU UM POUCO SEDENTARIA.
    QUAIS AS REAÇÕES ADVERSAS QUE O CROMO PODE CAUSAR?
    POSSO ESA-LO POR MUITO TEMPO?
    QUAL A DOSAGEM IDEAL?
    DESDE JÁ AGRADEÇO, UM ABRAÇO.

  61. Maria Helena M. de Souza comenta:

    24 outubro, 2011 @ 7:00 AM

    Bom dia, Em mu exame de sangue o CROMO esta só 0,01 e nele diz que o normal é de 0,7 á 2,2 MCG/L, em que medicação eu encontro o CROMO?

  62. sandra comenta:

    28 outubro, 2011 @ 11:38 AM

    ola….tenho transtorno de ansiedade tomo citalopram 40 mg….desde que fui dia gonisticada,não paro de engordar,,,ja engordei 20 quilos….so como besteira,muita massa.
    Gostaria de saber se esse cromo faz efeito no meu problema
    Aguardo resposta.

  63. Katia comenta:

    14 novembro, 2011 @ 10:45 AM

    Gostaria de saber se a dosagem de uma capsula de Chromium picolinate 1000, pode diminuir ou até perder o efeito de remédio anticoncepcional, fico grata!

  64. sabrina parreiras comenta:

    27 novembro, 2011 @ 1:42 PM

    olá gostaria de saber se cromo ajuda no emagrecimento pois estou tomando uma formula para emagrecer e contem o cromo desde ja obrigada

  65. Jady comenta:

    23 dezembro, 2011 @ 8:34 AM

    Bom dia eu resolvir tomar cromo. Mas nao pratico academia,existe algum problema quanto a isso? Gostaria de saber. ONG atenciosamente.!

  66. Rosilda comenta:

    21 janeiro, 2012 @ 9:40 AM

    Bom dia,

    Eu tenho problemas com hemorróida, gostaria de saber se posso tomar cromo quelato como suplemento alimentar no auxílio de dieta!!

    Desde já, muito obrigada!!

  67. verareginalibanio comenta:

    27 janeiro, 2012 @ 11:57 AM

    Qual a diferença do cromo TRIVALENTE E HEXAVALENTE. Qual dos dois é prejudicial a saúde.

  68. Marcelo Rodrigues comenta:

    3 fevereiro, 2012 @ 10:42 AM

    olá meu nome é Marcelo, tenho diábetes, faço academia e queria ganhar massa muscular. Queria saber se o chomo ajuda a ganhar massa muscular?

  69. maricelsa naboa petengil comenta:

    18 fevereiro, 2012 @ 3:23 PM

    já tomei cromo quelato, e fiquei com os pes e mãos inchados, tenho hipotireoidismo, tomo eutirox de 100mg, tem alguma relação, gostaria de tomar algum temogenico, para ajudar na perda de peso, faço academia, aerobico e musculação 3x por semana e não consigo emagrecer. obrigada.

  70. .RUDIMAR MEZZOMO comenta:

    23 fevereiro, 2012 @ 4:13 PM

    MCA METALÚRGICA: SOMOS UMA EMPRESA QUE TRABALHAMOS COM CURO CROMO, MESMO COM A UTILIZAÇÃO DE EPI’S, ESTAMOS INICIANDO UM PROGRAMA DE CONTROLE E ACOMPANHAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS EM CONTATO COM O DURO CROMO NO DIA A DIA DO TRABALHO.
    TEMOS A INTENSÃO DE FAZER EXAME S PERIÓDICOS, PRECISAMOS INFORMAÇÃO QUE TIPO DE EXAME E ONDE BUSCAR, QUE LABORATÓRIOS O FAZEM?

    NO AGUARDO.

    RUDIMAR MEZZOMO
    51-34776516 – CANOAS RS
    ADM

  71. christiano soares comenta:

    3 abril, 2012 @ 9:22 PM

    GOSTARIA DE SABER SE O CROMO É CONTRA INDICADO PARA QUEM TEM PROBLEMAS NA TIREOIDE?

  72. maria de fatima comenta:

    13 abril, 2012 @ 10:57 AM

    gostaria de saber ao certo o que é cromo sérico no organismo do ser humanoe quais os danos que faz a saude da pessoa e qual o tratamento e o médico que devo procura-lo de já obrigada pela sua atençao um abraço Fátima.

  73. teresa maria comenta:

    21 abril, 2012 @ 12:40 PM

    boa tarde, gostaria de saber se picolinato de cromo emagrece mesmo, por favor mande resposta.

  74. glaucia pires comenta:

    29 abril, 2012 @ 6:58 PM

    BOa noite, gostaria de saber quais os medicamentos que constitui, o cromo, de que ele é feito, e si é cancerigeno, e tbm si ele ajuda a abaixar o diabetes, pq meu esposo é usuario de insulina, ele pode tomar o cromo??? como é vendido?em capisulas,???obrigado GLaucia

  75. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    1 maio, 2012 @ 6:14 PM

    Glaucia,
    √eja se consegue uma consulta com um médico que faça medicina biomolecular (antiga ortomolecular) para uma avaliação do caso do seu marido e se existe necessidade de complementação do íon cromo no organismo dele.

  76. silvana carbone comenta:

    4 maio, 2012 @ 12:59 PM

    Ola,gostaria de saber se o picolinato de cromo emagrece,e se faz algum mal a saude,queria perder 8kg,que dosagem eu tomo e quantas vezes por dia,e se preciso fazer caminhada todos os dias pra ajudar me responda por favor

  77. sirley comenta:

    23 maio, 2012 @ 8:13 PM

    por favor tenho Hipoglicemia e me foi indicado tomar cromo quelato para ajudar na produção de serotonina,pode ser ruim para a hipoglicemia baixando muito a glicose?

  78. marcia comenta:

    5 junho, 2012 @ 3:25 PM

    oi
    nao tenho nenhum problema grasas a Deus, esse portal me ajudou muito a entender mais sobre o gromo
    obrigado!!!!!!!!!!

  79. adair aparecido de souza comenta:

    8 julho, 2012 @ 1:03 PM

    gostaria de saber sobre os sintomas adquiridos com o manuseio com o cromo duro,e tambem com o po de ferro,eu trabalho ja tem dois anos com cromo duro ou seja sou cromador.

  80. Mabilia Paiva comenta:

    26 outubro, 2012 @ 11:11 AM

    Fiz exame de sangue para verificar a quantidade de cromo o resultado foi inferior a 0,1 MCG/L o valor de referencia é de: 0,7 a 2,2 MCG. claro que procurar um Especialista, mas o que se deve comer para melhorar o cromo no meu organismo.
    Estou com 53 anos de idade idade da menopausa o ciclo já acabou a mais de 9 meses, engordei muito principalmente no abdomen, estou sentindo os movimentos lentos. O que possa já evitando até que arrume um especialista?
    A matéria assina já clareou muito sobre este assunto, mas o ideal é comer proteínas e evitar carboidratos?

  81. carla comenta:

    31 outubro, 2012 @ 9:19 AM

    Bom dia,o cromo é otimo eu era fissurada por comer doce depois do almoço e agora passei a tomar cromo todos os dia e realmente e inibi a vontade de comer doces.Eu recomendo e aprovo….otimooooooooooooo

  82. Tatiana comenta:

    1 março, 2013 @ 5:15 PM

    Gostaria de saber se o Cromo emagrece mesmo e se demora a fazer efeito? Obrigada

  83. Isabel Cristina comenta:

    10 abril, 2013 @ 10:43 AM

    Pena que ninguém obteve respostas das peguntas feitas!

  84. adriana ribeiro comenta:

    19 novembro, 2013 @ 8:12 PM

    olá ,sua uma pessoa normal ,não faço nenhum tipo de exercício só tenho dias normal de dona de casa , gostaria de saber se o picolinato de cromo ajuda a emagrecer mesmo assim , desde já agradeço e espero ansiosa pela resposta !!!!!!

  85. suzana comenta:

    9 maio, 2014 @ 6:02 AM

    Oi gostaria de tirar essa duvida pois tenho hipotiroidismo e estou tomando 1 capsula de cromo por dia e tenho percebido formigamento na ponta dos dedos da mao tenho que parar de tomar? Agradeço desde já por sua resposta

  86. Elisete comenta:

    25 setembro, 2014 @ 7:11 PM

    olá,fui ao endocrinologista e ele me passou picolinato de cromo+cromo quelato.estou com medo de tomar esse remédio.Ouvir falar que pode da câncer,me ajude.desde de já agradeço.

Deixe seu comentário aqui !