26 - jun
  

Herpes zoster – “Cobreiro”

Categoria(s): Dermatologia geriátrica, Infectologia, Inflamação, Neurologia geriátrica, Oftalmologia geriátrica




Painel

Colaboradora : Dra Mônica Cristine Jove Motti *

* Médica geriatra

O Herpes zoster (HZ) é uma doença viral causada pelo Varicella Zoster, que é um DNA-vírus, agente causador da varicela (catapora). Trata-se de um vírus exclusivamente da raça humana, de prevenção possível através da vacinação, entretanto após sua instalação ele pode persistir de forma latente por toda a vida. O fenômeno de reativação tardia apresenta-se em pacientes imunoincompetentes, já acometidos por outras doenças por exemplo: Linfoma não Hodgkin, Doença de Hodgkin, leucemias, transplantados em imunosupressão medicamentosa, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, etc. E pode acometer pacientes com alteração imunológica própria do envelhecimento (idosos- alteração da resposta imunológica das células T). O zóster esta associado a complicações como neuralgia pós herpética, oftalmite herpética, miocardite, parestesias, miopatias, entre outras.

Epidemiologia

Estudos mostram a incidência anual de herpes zoster é de 2,9/1000 nos EUA, 4,6/1000 na Islândia, 4,0/1000 na Itália e 4,8/1000 na França. Não há dados nacionais , pois a doença não é de notificação compulsória. No estudo da Itália cerca de 50% ocorrem em indivíduos com mais de 65 anos, e mais de 75% dos casos em pessoas acima de 50 anos. Há uma forte relação da incidência de herpes zoster com a população idosa acima da oitava década de vida( 10/1000), visto que a um aumento no número de casos devido provavelmente a longevidade e ao número de pacientes imunocomprometidos.

Diagnóstico

herpes

O diagnóstico é basicamente clínico. Lesões vesicobolhosas agrupadas sobre base eritematosa, seguindo trajeto de nervos, unilaterais. Pode ser feito por cultura de tecidos.

Quadro Clínico

O HZ Tem um período de incubação de 7 a 12 dias, o início é rápido e com manifestações cutâneas características por vesículas agrupadas seguindo o trajeto de um nervo, unilateral, acompanhada ou precedida de dor neural e febre. Os dermátomos (são as áreas da pele inervadas por fibras provenientes de uma única raiz nervosa) mais acometidos são os: torácicos (55%), cranianos (20%), lombares (15%) e sacrais (5%). Na face o ramo oftálmico do nervo trigêmio é o mais acometido, podendo levar a cegueira devido a possível queratite. O envolvimento dos ramos maxilar e mandibular pode expressar-se com lesões osteolíticas e dentárias. As manifestações motoras podem localizar-se na face, como na Síndrome de Remsay-Hunt, com as características vesículas cutâneas no conduto auditivo(zoster octicus), e paralisia ipsilateral do tipo infranuclear.

Neuralgia pós-herpética

A neuralgia pós-herpética pode ocorrer de 10% a 15% dos casos, durar de 6 meses a anos, sendo a complicação mais comum no idoso. Outras complicações que podem-se observar são: a infecção bacteriana secundária, as oculares (uveite) e as neurológicas (meningite, encefalite, etc).

Tratamento

Terapia antiviral – A terapia antiviral é utilizada com a finalidade de promover com mais rapidez a cura e reduzir a gravidade e a incidência da neurite pós-herpética.
Aciclovir- dose: 800mg 5x ao dia , por 7 a 10 dias VO
15mg/kg/dia por gotejamento, 3x ao dia EV
Valaciclovir- dose : 1g, 3x ao dia de 7 a 14 dias VO
Fanciclovir – dose : 500mg a 750mg, 3x ao dia de 7 a 14 dias VO.

Vacina contra o Herpes Zoster – O Shingles Prevention Study conduziu um grande estudo com a finalidade de estabelecer o impacto de uma vacina contra o Herpes Zoster . O estudo teve por objetivo estudar a redução da dor e do desconforto relacionado a doença, o impacto sobre a sua incidência como um todo, além de medir a freqüência de complicações, como a PHN (neuropatia pós herpética), em uma população idosa (Oxman et al). Estudo duplo cego randomizado, placebo contolado, de 38.546 indivíduos acima de 60 anos, usou-se a vacina de vírus vivo atenuado Oka/Merck.

Durante o seguimento do estudo foram confirmados 957 casos de zoster, 315 no grupo vacinado e 642 no grupo placebo, foi usado o antiviral em ambos os grupos,ocorreram 107 casos de PHN, sendo 27 no grupo vacinado e 80 no placebo. O uso da vacina reduziu o impacto da doença em termos de dor e desconforto em 61,1%, reduziu a incidência da doença em 51% e reduziu a incidência de PHN em 66,5%. Na avaliação estratificada por faixa etária a redução da doença foi de 65% no grupo de 60 a 69 anos e de 55% no grupo acima de 70 anos.

Efeitos adversos da vacina foi a reação local, geralmente leve. A vacina foi aprovada pelo FDA, em junho de 2006 e tem previsão de disponibilidade no Brasil por volta de 2007.

Referências:

1-Vilela,JC. – Herpes Zoster, Atualizações Diagnósticas e Terapêutica em Geriatria; cap.81, pg 747 e 748, editora Ateneu,2007.
2-Naylor,RM. – Neuralgia Pós-herpética, Instituto Simbidor
3- Silva, LJ; Richtmann R – Vaccines under development: group B streptococcus, herpes-zoster, HIV, malaria and dengue. J. Pediatr. (Rio de J.). 2006, vol. 82, no. 3, suppl. [on line]

Tags: , , , , , , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


502 Comments »

  1. Haroldo comenta:

    17 outubro, 2011 @ 11:09 PM

    Quem já teve catapora pode ter herpes zoster? O vírus fica incubado pra toda vida como no herpes simples? Obrigado.

  2. Sônia Machado comenta:

    19 outubro, 2011 @ 7:51 AM

    Tive plerite, mas o pneumologista disse que foi uma herpes zoster. Mas não tive erupções na pele, somente muita dor, hora como caimbras, hora como se fosse arrancar fora o meu coração. Os medicos do primeiro atendimento ate acharam ser problema cardiaco. Fiquei internada por sete dias, dizendo o medico ser problemas lombares. Depois de uma ressonancia mandou-me para um pnemologista e um neurologista. Ate ai ja tinha um grande abcesso na nádega direita causado por tantas aplicações de voltaren. Comecei a tomar Dimorf que foi o alivio das dores. Quando decidiram fazer os exames preparatórios para uma biópsia, ja não era mais necessario ,pois ja havia tomado muito antiiflamatorio e antibiotico por causa do abcesso. Hoje estou bem, mas tenho uma dorzinha enjoada que me incomoda todos os dias, no mesmo lado. Quero saber tem perigo de volta o problema? O que devo fazer?

  3. ana claudia costa de moura comenta:

    30 outubro, 2011 @ 4:11 PM

    Boa Tarde. Gostaria que pudessem me ajudar.
    a minha vó ela teve Herpes na regiao da barriga deu umas bolhas e umas ferrida na região, Levamos ela a uma dermatologista e passou o uma pomada e sarrou. hoje ela tem 70 anos ela sente uma dor muito forte na região em que teve a herpes, queima,doi e até vomitando está, não consegue durmi a noite, e de manha e a tarde não guenta de dor, ela toma todo tipo de analgesico para minimizar a dor só que não adianta. Me ajuda pelo o amor de Deus não aguento mais ver minha vó sofrer mais. Qual seria o médico certo para esse problema dela, para que eu possa levar ela e conseguir solucionar esse problema.
    Muito Obrigado Espero a sua Resposta.

    Grata..

  4. Luigi comenta:

    4 novembro, 2011 @ 10:18 AM

    Minha mãe tem herpes zoster, essa doença é contagiosa?, a dela ja caiu a casca e ta com pequeno buraco esse buraco vai sumir?

  5. francisca lima comenta:

    4 novembro, 2011 @ 1:40 PM

    nossa foi muito bom conhecer muito desta doença horrivel

  6. laurenicia comenta:

    10 novembro, 2011 @ 6:53 PM

    tenho uma amiga que está com cobreiro e entra na piscina conosco prá fazer hidroginástica, é transmissvel na água?

  7. Jorge Silva comenta:

    14 novembro, 2011 @ 12:38 AM

    BOA NOITE,

    POR GENTILEZA QUERO UMA AJUDA REFERENTE A HERPES ZOSTER!!!!!!!!!!!!

    NO LADO DIREITO DO PEITO SURGIU UMA MANCHA COM MUITO DOR COM UMA QUEMAÇÃO NA PELE, PENSEI QUE TINHA SIDO UM INSETO,POTÓ, MAS SURGIU OUTRA MANCHA NA MINHA COSTA FOI NA FARMACIA O FARMACEUTICO FALOU QUE ERA HERPES, FIQUEI COMEDO,POIS NUNCA TIVE ISSO E COMO PEGUEI, ELE PASSOU UM CREME ACICLOVIR 50mg ESTOU PASSANDO, SO QUE HOJE MESMO VOU PARA O MEDICO.

    QUERO SABER ISSO É GRAVE EXISTE UMA VACINA PARA ACABAR COM ISSO TENHO 33 ANOS.

    AGUARDO A RESPOSTA.

    JORGE SILVA

  8. MARCIA comenta:

    18 novembro, 2011 @ 10:34 AM

    OLÁ GOSTARIA DE SABER SE POSSO PASSAR PASTA DAGUA, OU POMADA NOVACORTE,NO LOCAL COM HERPSZOSTER ,JÁ ESTOU TOMANDO ACICLOVIRS

  9. Michele comenta:

    19 novembro, 2011 @ 8:22 AM

    Bom dia Marcia eu tive herpes zoster a alguns anos atras e o que eu passei nas vesiculas foi
    o creme ou pode ser a pomada tbm aciclovir ou zovirax é o mais aconselhavel nesses casos.
    Não passe outro tipo de pomada, pois pode piorar.
    espero ter ajudado!

  10. Julio comenta:

    19 novembro, 2011 @ 8:55 AM

    oi bom dia?
    vou direto ao assunto, li um pouco sobre mas nao vi nem um depoimento parecido, por isso vou perguntar.
    primeiro tive herpes no peito que demorarão para passar um diagnostico.
    depois disso vem saindo bolinhas na minha mao iguais as da herpes 3 A 4 parecendo que minha mao foi queimada varias vezes, mas com pequenos pingos, elas vai crescendo e ficando cada vez maior e doi, gostaria de saber oque e que realmente sao essas bolinhas?

  11. Michele comenta:

    19 novembro, 2011 @ 10:21 AM

    oi julio, não sou nenhuma especialista, mas acredito que possa ser alergia de algum
    produto que vc esteja usando, te aconselho procurar um dermatologista, só ele poderá
    te dizer o que realmente é. pede para fazer testes de alergia e etc

  12. Srginho comenta:

    21 novembro, 2011 @ 8:56 PM

    GENTE QUEM TIVER HERPES, COMECE A FAZER A AUTO HOMOTERAPIA. USE CHAROPE DE PROPOLIS QUE VC ENCONTRA EM QUALQUER FARMACIA. EU TENHO HERPES. QUANDO APARECE EM MIM SAO POUCAS BOLHINHAS. EU ESTOURO NA HORA E PONHO O PROPOLIS( ARDE FEITO O CAO) MAS EM 2 DIAS TO BELEZA. EVITE CARNE DE PORCO E MARISCOS. ISSO ALIMENTA O CABRUNCO DO VIRUS. ESSES RMEDIO D FARMACIA AJUDA UM POUCO, MAS EU USO MESMO O PROPOLIS

  13. vania s a. comenta:

    25 novembro, 2011 @ 12:52 PM

    socorro! minha mae esta com hz a 2 meses as vzs se desespera e tanta dor q pensa ate bobagem as bolhas estoraram e ja seraram porem continua a arder queimar repuxar constantemente ela esta muito nervosa e deprimida q especialista devemos procurar uma vez q a medica do posto de saude so passou dipirona e 1 caixa de tylex acabou a duas semanas e a dor persiste ela disse q o aciclovir ñ resolveria muita coisa ate quandopelo amor de deus me ajuda.ela tem 57 anos

  14. Silvia comenta:

    19 dezembro, 2011 @ 11:37 AM

    Gente, estou em um surto de herpes zoster… Acredito que seja uma das piores doenças que existe, pois acaba não só com o seu corpo, mas também com toda sua auto estima. Já faz 4 semanas que estou sentindo dores horrorosas… Fiz o tratamento com aciclovir pomada e comprimido, e além disso estou tomando vitaminas e passando pomadas dermatológicas pra secar as feridas e as escaras que estão aperecendo. Choro todos os dias, minha família têm sofrido muito com o meu problema, pois todos querem me ver bem.
    Comecei a passar própolis ontem, senti um pouco de alívio, mas não vejo a hora de ficar boa de vez, pois tenho me sentido um lixo.

  15. Neiva comenta:

    28 dezembro, 2011 @ 6:14 PM

    Minha mãe esta com Herpes Zoster a mais ou menos dois meses, esta depressiva, ela diz que dói muito e repuxa demais. Ela tem Linforma Não-hodgkin e tem um cateter implantavel no peito para colocação da medicação. Minha dúvida é se o “cobreiro” pode prejudicar o tratamento do linfoma.
    Ela toma Tylex que segundo ela é mesmo que água, pois as dores nao passam. O que mais posso fazer por ela?

    Grata pela resposta

  16. Marilene Lessa comenta:

    9 fevereiro, 2012 @ 3:40 PM

    Olá,
    a exatamente dez dias acordei com uma dor terrível no pescoço e pensei que fosse torcicolo, mas senti muitas pontadas fortes, e estranhei!
    três dias depois saíram bolhas no meu pescoço, rosto e atrás da orelha. As dores começaram fortes e procurei um hospital, e foi diagnosticado
    Herpes de Zoster. Estou tomando diclofenaco de 50mg e aciclovir de 400mg. As bolhas aumentaram de tamanho e se alastraram ficando com
    aparência muito feia, resolvi estourar as bolhas, sofrendo ainda mais com as dores, e começou a ficar roxo e com pequenas bolinhas de inflamação.
    Tenho lido muito sobre o assunto e cada dia mais me assusto com as possíveis sequelas. Pelo que entendi, meu nervo trigêmeo foi atingido, e como
    tenho no rosto e atras da orelha, temo que aumente e venha a ter sérios problemas no ouvido(e já tenho dificuldades de ouvir o som grave) e a visão
    que também já é bastante prejudicada(não enxergo bem nem de longe nem de perto) e atualmente por falta de recurso uso meu óculos de leitura pra
    enxergar de longe…e para ler já tenho dificuldade usando o mesmo óculos. Corro risco de ficar cega e surda de vez? O que faço se não posso pagar
    uma consulta com oftalmologista nem comprar óculos novos?

  17. Valdete de sousa Reis comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 9:38 PM

    Minha irmã tem herpes a anos, e ficou cronica ela sofre muito com dores na face no olho,e no couro cabeludo,ela tem 68 anos, ja tomou zovirax, aciclovir, usou a pomada, e nada adianta, o medico dissse que ela tem que operar o nervo trigemios, mas não quis operar ela porque disse que ela pode ficar com defeito na face, o que fazer para q minha irmã fique livre desa dor, por favor me indique um tratamento que resolva essa dor que ela sente, pois ela sofre muito.
    aguardo um e-mail.
    valdetesousa@terra.com.br.

  18. Alex comenta:

    17 fevereiro, 2012 @ 3:47 AM

    Estou com herpes zoster, estou fazendo tratamento com aciclovir, tem algum medicamento que posso tomar para aliviar a dor? Como o lisador.

  19. Mateus comenta:

    8 março, 2012 @ 1:11 AM

    Estou com a doença meu Deus , é horrivél corsa muito irrita a pessoa fácil e queima muito , oq faço pra passar logo ?

  20. Ilma comenta:

    15 março, 2012 @ 8:23 PM

    estou com herpes no pescoço, posso emgravidar?

  21. silvestre comenta:

    15 março, 2012 @ 8:38 PM

    Eu já tiver dois vez a dor e muito forte corsa muito e um dor horrivél eu estou com uma mancha pretas na minha pena esquerda . o quer eu faço para tira estas mancha na da minha peles ..por favor me em manda uma forma de de cremes para me ??

  22. Vanda B. Machado comenta:

    16 março, 2012 @ 6:19 PM

    Já tive Herpes zoster a mais de 5 anos, e até hoje tenho muita dor e cosseira nos locais afetados. Isso é normal? Qual o tratamento indicado?

  23. Carla comenta:

    2 abril, 2012 @ 12:51 PM

    Boa tarde!
    Faz aproximadamente uma semana atras, apresentei os primeiros sinais de HZ, e comecei a tomar os medicamentos indicados pelo dermatologista.
    A coceira já diminuiu, e as dores, apesar de persistirem, também perderam intensidade. Mas tenho dúvidas a respeito do contágio. Por exemplo: Posso transmitir HZ para meu namorado atravéz de beijo ou de relações sexuais? Os meus colegas de trabalho estão preocupados. É necessário tirar licença do trabalho pra evitar o contágio com colegas e clientes?
    Aguardo resposta.

  24. Vinícius R. comenta:

    27 abril, 2012 @ 9:41 PM

    Boa noite,
    Estou com um tipo de herpes, que está se alastrando pelo meu corpo. Na virilha ela está secando e nos braços aparentemente também. o problema é que ela esta indo para o peito, barriga, nadigas, costelas… Acho estranho pois é pouca quantidade de bolinhas vermelhas. Estou me medicando com aciclovir comprimido de 200mg, pomada aciclovir e complexo ? está correto? tenho que aumentar a dosagem do aciclovir para o comprimido de 400mg?
    Aguardo resposta.

  25. Anatália comenta:

    25 maio, 2012 @ 8:59 PM

    Boa noite!
    gostaria de saber se neurite arpetíca é a mesma coisa que herpes zoste e se isso inflama o nervo da costela obrigada.

  26. Anatália comenta:

    25 maio, 2012 @ 9:06 PM

    tenho dúvidas a respeito do contágio. Por exemplo: Posso transmitir a neurite arpética para meu esposo atravéz de beijo ou de relações sexuais? , é contagioso para crianças de 1 a 2 anos , É necessário tirar licença do trabalho pra evitar o contágio com colegas e clientes? aguado a resposta.

  27. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 maio, 2012 @ 4:06 PM

    Anatália a neurite (inflamação do nervo) pós-herpética pode ocorrer de 10% a 15% dos casos de herpes, pode durar de 6 meses a anos, sendo a complicação mais comum no idoso. No caso da neurite o vírus da herpes já foi eliminado pelo corpo e o que ficou foi a lesão na bainha nervosa, que a capa que reveste o nervo.
    Qualquer nervo pode ser afetado pelo herpes. Importante continuar o tratamento com neurologista com medicamentos apropriados como vitamina B12.

  28. jaqueline comenta:

    27 maio, 2012 @ 10:01 PM

    BUENAS NOCHES,QUIER SABER SI EXISTE COBRERO PROVOCADO POR UNA BABOSA Y SI ES ASI QUE TRATAMIENTO HAY .DESDE YA MUCHAS GRACIAS

  29. MARIA DE FATIMA ALVES comenta:

    27 junho, 2012 @ 4:00 PM

    SEGUNDOS COMENTARIOS QUE LI TENHO HERPES ZOSTER DIAGNOSTICADA PELO DERMATOLOGISTA, QUANDO FICO EXTRESSADA APARECE COMO UMA QUEIMADURA NA PARTE SUPERIO DO BUMBUM, USO ACICLOVIR CREME E COMPRIMIDOS LEVA ALGUNS DIAS E DESAPAREÇE NAO SINTO TANTA DOR COMO RELATAN COÇA ARDE DOE MAIS PASSA LOGO COMO SABER SE E HERPES MESMO OU OUTRA INFECÇÃO POIS SEMPRE APARECE DEPENDE DO MEU NIVEL DE STESS ME MANDE UMA RESPOSTA SE E OU NAO A HERPES OU SE PODE SER OUTRA DOENÇA
    SEM MAIS GRATA FATIMA

  30. Manoel comenta:

    24 julho, 2012 @ 9:52 PM

    Doutor Armando, tenho 28 anos e tive Hz há três semanas as lesões cicatrizaram e a dor passou, mas o q ta me tirando o sono é uma coceira na região em q apareceram as lesões, Estou sofrendo bastante com essa coceira. Isso é normal ? Q medicação devo tomar para passar a coceira? Por favor me ajude!

  31. nubia comenta:

    5 setembro, 2012 @ 11:32 PM

    Doutor há dois anos tive herpes zoster na face.
    Fiz todo tratamento fiquei, e por um tempo fiquei boa e agora voltou a doença. Tomo remédio para aliviar a dor.
    Vai continuar assim?
    O que devo fazer? Estou afastada do meu trabalho. Vou ficar sempre assim? Me dê uma resposta.

  32. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    6 setembro, 2012 @ 11:00 PM

    Nubia.
    A infecção pelo vírus Herpes já deve ter acabado. O que ficou foi uma neurite herpética por lesão do nervo facial pelo vírus. O tratamento deve ser feito para restituir a integridade do nervo. O tratamento é demorado.

  33. Maria Cecília comenta:

    12 setembro, 2012 @ 11:26 PM

    Minha mãe tem 60 anos e foi recentemente diagnosticada com herpes zóster. Uma semana após o surgimento dos primeiros sintomas ocorreu uma paralisia facial severa em metade da face, gostaria de saber se esta paralisia pode ser permanente e o que pode ser feito para revertê-la.
    Obrigada.

  34. Laise Honorato comenta:

    7 novembro, 2012 @ 12:50 AM

    Estou há 2 semanas com os sintomas de HZ, o que amenizou a coceira foi a pomada de calêndula, estou tomando também vitamina do complexo B e cuidando da limpeza de roupas pessoais, de cama e de banho que teem que ser desinfectadas a cada uso (com água sanitária ou sal grosso e tb. passá-las a ferro bem quente). Recomendo usar o mínimo de roupas possível, visto que coça incessantemente. Li que há muitas ervas que combatem esse mal, é só pesquisar e ver qual se adapta a pessoa e ao caso. Espero ter ajudado.

  35. vanessa olegario comenta:

    7 novembro, 2012 @ 8:16 PM

    TIVE HZ E NAO É BOM TOMEI O REMEDIO POR DEZ DIAS AS FERIDAS SECARAM MAIS DOI E COÇA MUITO PARECE QUE POR DENTRO AINDA NAO ESTAR SARADO É HORRIVEL ME AJUDEM O QUE DEVO TOMAR PARA AMENIZAR A DOR E A COCEIRA. SOCORROOOOOOOOOOOOO SO QUERO VOLTAR A DORMIR NORMALMENTE. ESPERO A RESPOSTA OBRIGADO.

  36. Adriana comenta:

    12 novembro, 2012 @ 1:28 AM

    Estou com herpes na bunda, mas não sei qual tipo de herpes. Preciso de ajuda.

  37. claudia schuck comenta:

    17 novembro, 2012 @ 7:07 PM

    Minha avó mora na Alemanha tem 73 anos e recentemente perdeu seu marido após uma longa doença.Uns 2 meses após a morte dele ela teve uma herpes na planta do pé,foi ao médico e ele fez o protocolo de tratamento.Ele falou que pode durar de 6 meses a 1 ano pra ela melhorar 100%.Ela tem sofrido muito com muitas dores.Será que há tratamentos alternativos?

  38. Léia comenta:

    28 novembro, 2012 @ 2:59 PM

    Meu pai tem 75 anos, sofre de diabets teve esquemia cerebal e está com herpes zoster.Esta tomando remedios e passando pomadas aciclovir e para dor tilex, esta tendo crises de coceira e está sofrendo muito. E a familia esta sofrendo tbm, preciso muito de ajuda. qual é a solução para isso, tem como curar ou ameniza-las?

  39. Paulo Alves do Nascimento comenta:

    15 janeiro, 2013 @ 2:02 PM

    Cientistas fizeram uma pesquisa com 500 pacientes durante 2 anos e confirmaram que a planta Echinacea Purpurea cura a herpes.
    Eu tive a herpes genital há dois anos atras, comprei a echinacea na http://www.chaecia.com.br, tomei um copo do cha apos as refeições e lavei a area afetada e fiquei bom em uma semana, graças a Deus.

  40. ana lucia comenta:

    27 fevereiro, 2013 @ 5:07 PM

    Eu estou com a boca cheia de bolha que arde, cossa e me irrita muito. O que eu faço para me livrar dessa bolha horrorosa

  41. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    28 fevereiro, 2013 @ 2:27 PM

    Ana Lucia existem inumeras doenças que causam lesões bucais. Consulte com um dermatologista para avaliar suas lesões.

  42. Flavia comenta:

    3 outubro, 2013 @ 12:48 AM

    Dr Armando

    Minha vo de 87anos foi diagnosticada c HZ
    Dps de 2 meses de tratamento sofreu um AVC e esta no hospital.
    Teve complicacoes pneumonia e agora falaram q o virus subiu p cabeca.
    Quais as consequencias? Vc acha q ela consegue se recuperar?
    Eu tenho um bebe de 14meses, tendo contato com ela ( a ferida ja secou) minha filha pode ter catapora?

  43. Flavia comenta:

    3 outubro, 2013 @ 12:50 AM

    Ah ela tem diabetes tb

    A HZ pode csusar o AVC?

  44. miminalva soares comenta:

    18 janeiro, 2014 @ 9:55 PM

    boa noite! gostaria de saber como vê as respostas dos e-mails, pois são perguntas interessantes, e vai ajudar bastante.
    atenciosamente,mimi

  45. miminalva soares comenta:

    18 janeiro, 2014 @ 9:59 PM

    foi a primeira vez q entrei no site! para mim não seria interessante fazer a mesma pergunta se já tinha a rsposta a minha idade não permite.
    inclusive vi uma pergunta desta.

  46. Rafael comenta:

    3 fevereiro, 2014 @ 10:13 AM

    estou com erupções na região axilar, há risco de ser herpes zoster? apareceu a pelo menos 5 dias, bolhar peguenas com um liguido parecido com puz,a princípo acreditei que podesse ser alergia ao desodorante, mas apareceu em apenas uma das axilas.

  47. ALZIRO DA SILVA comenta:

    11 maio, 2014 @ 6:20 PM

    SOFRO COM ESTA ENFERMIDADE HÁ MAIS DE 15 ANOS E TENHO TIDO MUITA DOR É HORRIVEL, MINIMIZA É O ACICLOVIR E VENHO BUSCANDO A CURA DEFINITIVA; MAIS TA DIFÍCIL SE SOUBER DE UM REMÉDIO DEFINITIVO ME MANDE URGENTE!!1 OBRIGADO!

  48. mara cordeiro comenta:

    18 outubro, 2014 @ 3:31 PM

    Tive a HZ, na regiao da lombar,quadriz e na virilha , hoje ja estou sem dores e secou as lesoes, mas sinto que a minha barriga esta inchada no lado atingido, o inchaco eh so de um lado da barriga….o que sera isso, estou preocupadaçalguem pode me ajudar…

  49. ROSANA CRISTINA GUIMARAES ARAUJO comenta:

    7 março, 2015 @ 9:38 PM

    SOU CUIDADORA DE IDOSA E ELA ESTA COM UMA ESPÉCIE DE GROSSEIRA QUE NÃO SARA, O QUE DEVO FAZER?

  50. DOUGLAS HUMBERTPO DE LIMA JUNIOR comenta:

    23 maio, 2015 @ 10:55 PM

    EU ACHO Q TENHO ESSA DOENÇA E GOSTARIA DE SABER A SE AUM EXAME DE SANGUE Q COMPROVE C EU REALMENTE TENHO ELA.C EU TIVER C POSSO TOMAR A VACINA ……

Deixe seu comentário aqui !