26 - jun
  

Herpes zoster – “Cobreiro”

Categoria(s): Dermatologia geriátrica, Infectologia, Inflamação, Neurologia geriátrica, Oftalmologia geriátrica




Painel

Colaboradora : Dra Mônica Cristine Jove Motti *

* Médica geriatra

O Herpes zoster (HZ) é uma doença viral causada pelo Varicella Zoster, que é um DNA-vírus, agente causador da varicela (catapora). Trata-se de um vírus exclusivamente da raça humana, de prevenção possível através da vacinação, entretanto após sua instalação ele pode persistir de forma latente por toda a vida. O fenômeno de reativação tardia apresenta-se em pacientes imunoincompetentes, já acometidos por outras doenças por exemplo: Linfoma não Hodgkin, Doença de Hodgkin, leucemias, transplantados em imunosupressão medicamentosa, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, etc. E pode acometer pacientes com alteração imunológica própria do envelhecimento (idosos- alteração da resposta imunológica das células T). O zóster esta associado a complicações como neuralgia pós herpética, oftalmite herpética, miocardite, parestesias, miopatias, entre outras.

Epidemiologia

Estudos mostram a incidência anual de herpes zoster é de 2,9/1000 nos EUA, 4,6/1000 na Islândia, 4,0/1000 na Itália e 4,8/1000 na França. Não há dados nacionais , pois a doença não é de notificação compulsória. No estudo da Itália cerca de 50% ocorrem em indivíduos com mais de 65 anos, e mais de 75% dos casos em pessoas acima de 50 anos. Há uma forte relação da incidência de herpes zoster com a população idosa acima da oitava década de vida( 10/1000), visto que a um aumento no número de casos devido provavelmente a longevidade e ao número de pacientes imunocomprometidos.

Diagnóstico

herpes

O diagnóstico é basicamente clínico. Lesões vesicobolhosas agrupadas sobre base eritematosa, seguindo trajeto de nervos, unilaterais. Pode ser feito por cultura de tecidos.

Quadro Clínico

O HZ Tem um período de incubação de 7 a 12 dias, o início é rápido e com manifestações cutâneas características por vesículas agrupadas seguindo o trajeto de um nervo, unilateral, acompanhada ou precedida de dor neural e febre. Os dermátomos (são as áreas da pele inervadas por fibras provenientes de uma única raiz nervosa) mais acometidos são os: torácicos (55%), cranianos (20%), lombares (15%) e sacrais (5%). Na face o ramo oftálmico do nervo trigêmio é o mais acometido, podendo levar a cegueira devido a possível queratite. O envolvimento dos ramos maxilar e mandibular pode expressar-se com lesões osteolíticas e dentárias. As manifestações motoras podem localizar-se na face, como na Síndrome de Remsay-Hunt, com as características vesículas cutâneas no conduto auditivo(zoster octicus), e paralisia ipsilateral do tipo infranuclear.

Neuralgia pós-herpética

A neuralgia pós-herpética pode ocorrer de 10% a 15% dos casos, durar de 6 meses a anos, sendo a complicação mais comum no idoso. Outras complicações que podem-se observar são: a infecção bacteriana secundária, as oculares (uveite) e as neurológicas (meningite, encefalite, etc).

Tratamento

Terapia antiviral – A terapia antiviral é utilizada com a finalidade de promover com mais rapidez a cura e reduzir a gravidade e a incidência da neurite pós-herpética.
Aciclovir- dose: 800mg 5x ao dia , por 7 a 10 dias VO
15mg/kg/dia por gotejamento, 3x ao dia EV
Valaciclovir- dose : 1g, 3x ao dia de 7 a 14 dias VO
Fanciclovir – dose : 500mg a 750mg, 3x ao dia de 7 a 14 dias VO.

Vacina contra o Herpes Zoster – O Shingles Prevention Study conduziu um grande estudo com a finalidade de estabelecer o impacto de uma vacina contra o Herpes Zoster . O estudo teve por objetivo estudar a redução da dor e do desconforto relacionado a doença, o impacto sobre a sua incidência como um todo, além de medir a freqüência de complicações, como a PHN (neuropatia pós herpética), em uma população idosa (Oxman et al). Estudo duplo cego randomizado, placebo contolado, de 38.546 indivíduos acima de 60 anos, usou-se a vacina de vírus vivo atenuado Oka/Merck.

Durante o seguimento do estudo foram confirmados 957 casos de zoster, 315 no grupo vacinado e 642 no grupo placebo, foi usado o antiviral em ambos os grupos,ocorreram 107 casos de PHN, sendo 27 no grupo vacinado e 80 no placebo. O uso da vacina reduziu o impacto da doença em termos de dor e desconforto em 61,1%, reduziu a incidência da doença em 51% e reduziu a incidência de PHN em 66,5%. Na avaliação estratificada por faixa etária a redução da doença foi de 65% no grupo de 60 a 69 anos e de 55% no grupo acima de 70 anos.

Efeitos adversos da vacina foi a reação local, geralmente leve. A vacina foi aprovada pelo FDA, em junho de 2006 e tem previsão de disponibilidade no Brasil por volta de 2007.

Referências:

1-Vilela,JC. – Herpes Zoster, Atualizações Diagnósticas e Terapêutica em Geriatria; cap.81, pg 747 e 748, editora Ateneu,2007.
2-Naylor,RM. – Neuralgia Pós-herpética, Instituto Simbidor
3- Silva, LJ; Richtmann R – Vaccines under development: group B streptococcus, herpes-zoster, HIV, malaria and dengue. J. Pediatr. (Rio de J.). 2006, vol. 82, no. 3, suppl. [on line]

Tags: , , , , , , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


493 Comentários »

  1. jocelia comenta:

    3 julho, 2007 @ 10:08 PM

    Eu tive. Posso voltar a ter novamente a doença?

    Resposta.
    Habialmente, não.
    A não ser que sua imunidade cai muito.
    Prof. Armando

  2. Maria Nilza Carloto Bianchini comenta:

    7 agosto, 2007 @ 12:20 PM

    Meu pai tem cobreiro herpes, mas não se manifestou na forma cutânea e sim todos os sintomas internos de ardência e uma forma de queimadura, está tomando medicamento e sentindo um pouco de alívio…

  3. Dilza Ferreira dos Santos Oazetto comenta:

    24 agosto, 2007 @ 8:25 PM

    Meu filho tem herpes(cobreiro ) na nos olhos(dentro e fora), e nos labios, o que posso fazer para diminuir estes sintomas.
    Obrigada
    Dilza

  4. elaine fiori comenta:

    26 agosto, 2007 @ 11:55 AM

    Estou com o herpes zoster há mais ou menos 10 dias. Gostaria de saber se posso pintar os cabelos e quais as chances desse virus atacar novamente
    Atenciosamente , Elaine

  5. Mônica Cristine Jovê Motti comenta:

    27 agosto, 2007 @ 3:01 PM

    Respostas: É muito difícil o herpes aparecer mais de uma vez na mesma pessoa, principalmente se fez o tratamento adequado e tomou a medicação específica que elimina o vírus. No caso do herpes zoster atingir os olhos, o tratamento é muito sério e deve ser feito pelo oftalmologista, pois ao atingir a visão, se deixar seqüelas pode prejudicar por toda uma vista.

    No caso de usar tintura, por ser uma química e você já esta com a doença, devemos primeiro cuidar da saúde e depois da beleza, assim, você terá menos chance de ter alergias, ou mesmo do herpes se for na face, chegar no couro cabeludo.
    Para diminuir os sintomas, em qualquer tipo de herpes, o melhor é tomar complexo vitamínico para melhorar a resistência, principalmente vitamina A e complexo B.

    Nem sempre o herpes aparece com todos os sinais físicos, e de fácil diagnóstico, algumas vezes aparece a dor, e o nervo afetado nos mostra a localização. Em todos os casos o tratamento é o mesmo; eliminar o vírus, tratar a dor e melhorar a imunidade.

  6. sayuri comenta:

    3 setembro, 2007 @ 2:37 AM

    Meu sobrinho está ficando cego, primeiro afetou um olho, ele parou de enxerga, agora ele enxerga bem pouco pelo outro olho so de dia pq de noite ele nao consegue enxerga nada isso e herpes?????

    Resposta
    Somente, um exame oftalmológico poderá afirmar qual a doença que está afetando o seu sobrinho.
    Prof. Armando

  7. ana comenta:

    3 setembro, 2007 @ 3:13 PM

    Por favor me ajudem, estou muito preocupada pois meu marido tem herpes nervosa e a doença ja tomou conta de grande parte do corpo e ele nao vai ao medico ja disse a ele que aciclovi e o medicamento correto, mas um farmaceutico vendeu a ele clotrimix que medicamento para micose, e outra pessoa deu a ele cartelas de PREDNISONA, me orientem por favor.

    Resposta.
    Consulte um infectologista.
    Prof. Armando

  8. jaciara comenta:

    7 setembro, 2007 @ 9:24 PM

    minha sublinha esta com herpes nos olhos como tratar?

  9. Maria Claudia comenta:

    9 setembro, 2007 @ 11:24 PM

    Minha mãe está com o vírus herpes zoster e sente muita dor, gostaria de saber qual o melhor medicamento para alivio da dor. Ela esta tomando PENVIR, FREDSIM E CARBAMAZEPINA.

  10. Márcio comenta:

    11 setembro, 2007 @ 5:29 AM

    TENHO HERPES GENITAL E SINTO MUITA DOR QUANDO VOU URINAR…

    ESTOU USANDO ACICLOVIR POMADA E COMPRIMIDOS

    O QUE POSSO FAZER PARA DIMIMNUIR A DOR.

    ATENCIOSAMENTE.

  11. Maria Claudia comenta:

    12 setembro, 2007 @ 11:29 PM

    Minha mãe esta com herpes zoster. Para dor o médico receitou cloridrato de amitriptilina, vi na bula que causa sedação, ela ja usa Rivotril (clonazepam) pois sofre de insônia. Gostaria de saber se posso dar estes dois remédios a noite? Se é edequado essa combinação.

  12. Rafaela comenta:

    17 setembro, 2007 @ 12:57 AM

    Oi!Tive cobreiro no ano passado e foi a pior doença de toda a minha vida!!Tive novamente no começo desse e ano e fazem duas semanas q estou de novo não com muita dor mais doi ainda e ta muito feio passo aciclovir e tomo o compimido vu ficar tendo sempre isso!!!
    Obrigada
    beijos

  13. Vilma Terezinha Casri comenta:

    18 setembro, 2007 @ 4:06 PM

    Minha mãe (78 anos) teve herpes zoster há 40 dias. Fêz o tratamento com aciclovir (comprimidos e pomada), anti-inflamatório e complexo B e agora está com síndrome pós-herpética, segundo o médico. Ainda está tomando complexo B + cálcio por 3 meses e usando lidocaína 2% . A dor que ainda sente vai desaparecer? A fisioterapia pode ajudar nesse caso?
    Obrigada pela atenção.

  14. Laura Francisco comenta:

    21 setembro, 2007 @ 8:24 AM

    <p>O meu marido, 45 anos, vive em dor desde 5 meses, no inicio de agosto, apareceu apenas uma erupção na parte lombar esquerda, e as dores são alucinantes, ao deitar e ao levantar. Está em estudo a confirmação de nevralgia pós-herpética, e está tomar medicação para esse efeito. Pretendo que me informe, as consequências, as sequelas e se tem cura.</p>

  15. daise comenta:

    26 setembro, 2007 @ 10:44 AM

    Eu tenho herpes nervosa gostaria de sabe se pode ser trasnitida pelo toque ou pelo beijo, porque a minha herpes so sai nos labios ja fis varios tratamento. A minha herpes ñ e doloroça e ñ arde e so aparese um vez por ano.
    Iso e normau.

  16. SILVA comenta:

    27 setembro, 2007 @ 5:44 PM

    Tive herpes ne pele (embora nao soubesse que tratava-se de herpes ate ver neste site) quando tinha + ou – 7 anos de idade. Hoje tenho 39 anos e estou com herpes genital. Será que o vírus estava latente durante todo esse período??Ou o herpes genital é causado por outro tipo de vírus?

  17. Maria Assunção dos Santos comenta:

    3 outubro, 2007 @ 6:44 PM

    Penvier alivia as dores e a queimação da herpes Zoster? Se não poderia indicar um que solucione o problema? Não aguento mais de tanta dor.

  18. Ana comenta:

    23 outubro, 2007 @ 12:03 PM

    Tenho um cobreiro no tornoselo nas duas pernas,cosa muito,e não some ja usei tvarias pomadas e oleos,as feridas somem por alguns dias a mancha e o grosserão não, depois de algum tempo cosa e as feridas votam, me incomoda muito pq não posso usar vestido nem bermuda so quando esta sem ferida mais ainda fica a mancha.o que faço

  19. Elaine comenta:

    3 novembro, 2007 @ 5:46 AM

    Tive Herper Zoster facial a tres meses, e sinte o nervo trigemeo incomodar, latejar muito, estou fazendo tratamento com tegretol, ate quando permanecerei com estes sintomas?

  20. Rita comenta:

    3 novembro, 2007 @ 5:22 PM

    Olá então meu pa! uns três anos atrás teve herpes nos olhos f!cando cego dele,mot!o qual o tratamento fo! !nd!cado corretamente qdo já estava totalmente tomado seu olho.
    Hj ele tem mu!tas dores na cabeça d!sse que dá umas pontadas que ele não aguenta,estou pensando em leva-lo a um neorolog!sta será que !rá ad!antar…Por favor me or!ente pq não gosto de ve-lo com essa dor que o !ncomoda d!a e no!te.

    obr!gada,

    R!ta

  21. ana luiza comenta:

    8 novembro, 2007 @ 10:08 AM

    Boa tarde, meu pai está com herpes na cabeça no trigemio está fazendo 1mes e pouco chegou a ficar internado, tomou aciclovir , tegretol, e u m poderoso antialérgico prelone, é enfartado 3 vezes tem 75 anos, os remédios acabaram, e ele só está tomando TILEX para amenizar a dor, de 12 em 12 horas , mais lisador nos intervalos e assim mesmo tem dor. Será que está certo esse procedimento? Será que ele poderia fazer tratamento com vapor de ozonio,seria bom???

    muito obrigada Ana

  22. Maria Claudia comenta:

    8 novembro, 2007 @ 5:04 PM

    Minha mãe de 70 anos manifestou o herpes zoster em agosto/07. Ela teve complicações pois o vírus atingiu o nervo da face e do ouvido e ela teve paralisia facial e tem tonturas. Ela está fazendo fisioterapia, mas como não consegue fechar o olho esquerdo, ele costuma ficar irritado e doer bastante ja fomos ao aftalmologista, mas as dores dimuem e aumentam constantemente, não sabemos mais o que fazer. Ela também esta tomando Gabaneurim (gabapentina) segundo o médico (neuro) para as dores não virarem crônicas. Gostaria de saber se o remédio é adequado e o que podemos fazer para diminuir as tonturas dela. Me respondam por favor, muito obrigada

  23. gesilene comenta:

    26 novembro, 2007 @ 8:45 AM

    Dra. Mônica gostaria de saber qual especialista devemos procurar no caso da herpes zoster, meu sogro esta a mais de 6 meses na costela, perto dos pulmões, esta sofrendo muito com a dor, já foi em dermatoligista, e o único remédio que o receitam é o tylex, só que o mesmo faz ele passar mal do estomago ai temos que interna-lo, será que poderia me ajudar?

  24. Tereza Nogueira comenta:

    7 dezembro, 2007 @ 10:59 PM

    Estou aqui são 2:55hs da madrugada, sem conseguir dormir, minha mãe teve herpes zóster, no começo deste ano07, fizemos o tratamento com aciclovir, pomadas, vitaminas para aumentar sua imunidade, ela ficou boa porém ja faz 3 semanas q ela voltou a sentir os mesmo sintomas,e como eu li que este tipo de herpes só da uma vez,não entendi pq nela voltou, sei que é a herpes zóster, pois são os mesmos sintomas da primeira vez muita dor, principalmente ao deitar-se e ao levantar, ainda não saiu na pele, mas é na mesma região que apareceu da primeira vez, nas costa, região lombar, gostaria de saber o pq voltou a herpes zóster na minha mãe, comprei pra ela uma vitaminha de A a Z ela pode tomar enqto faz o tratamento da herpes,por favor me ajudem.Muito obrigada.

    Resposta –
    Tereza, o que a Sra sua mãe esta apresentando é a chamada neurite pós-herpética. Ou seja, lesão do nervo que foi lesado pela infecção pelo herpes. Causa muita dor. O tratamento é com medicamentos para neuropatia. São medicamentos controlados e o tratamento pode durar meses. Consulte um neurologista a respeito.

    Prof. Armando.

  25. Maria Claudia comenta:

    10 dezembro, 2007 @ 5:08 AM

    Minha mãe manifestou o herpes zoster em agosto/07 até hoje ela sente muita dor, ela toma Gabapentina 300mg, e quando a dor esta intensa Arcoxia 120mg, mas não alivia muita. Gostaria de saber se há alguma medicação que podemos passar no local para aliviar a dor (região do pescoço até um pouco das costas), lembrando que ela não tem mais lesão na pele. Muito obrigada.

    Resposta.
    Maria Claudia
    A lesão do herpes é no nervo sensitivo (neurite herpética). O tratamento é com medicamentos para o nervo, como esta sendo feito. não há pomada ou tratamento local, se não tiver as vesículas da fase aguda.
    Prof. Armando

  26. Rita comenta:

    12 dezembro, 2007 @ 5:30 PM

    Olá, por favor me ajudem.
    Minha mãe esta com fortes dores nas costas, região lombar, especialmente quando se levanta. O médico, reumatologista, disse que é herpes e receitou vitaminas.
    Somente agora que apareceu vermelhidão na pele, mas ela já sofre de dores fortíssimas há dois meses.

    Qual a especialidade médica que cuida deste problema, seria neurologista?
    Essa doença e grave? Tem cura?

    Por favor me oriente, porque ela esta tomando a vitamina, mas a dor continua. Poderia enviar a resposta para esse e-mail.

    Muito obrigada Rita.

    Resposta – O importante é o diagnóstico, várias especialidades cuidam, mas, a infectologia está mais habilitada. A dor é intensa pela lesão que causa no nervo afetado e persiste por meses. Os recursos atuais para o tratamento da dor, após terminar a fase viral, são vitaminas do complexo B especialmente B12, e medicamentos neurológicos.

    Prof. Armando

  27. Maria Cláudia comenta:

    18 dezembro, 2007 @ 3:43 PM

    Meu pai está com herpes zortes , foi feito diagnóstico tardio , pois trataram como se fosse hérnia disco, faz um mês e as feridas estão secando , porém as dores são insuportáveis e já foi internado por três vezes neste período , pois ele não se alimenta e o estômago é afetado pela medicações. Faz uso de aciclovir e tylex . Oque fazer mais ? Devemos procurar qual médico , já que tudo foi diagnosticado em pronto socorro, como amenizar tanta dor? Obrigada pelo espaço e espero contato!

  28. maria comenta:

    18 dezembro, 2007 @ 5:40 PM

    Gostaria de saber qual a relação de herpes com náuseas. Minha sogra está com HZ a mais ou menos 20 dias e continua com náuseas. Oque posso fazer para ajudá-la ?
    Por favor me ajude.
    Abraço
    Maria

  29. valdina maria ruckert comenta:

    19 dezembro, 2007 @ 4:03 PM

    Minha mãe, senhora de 85 anos de idade, tem mal de parkinson e toma Sifrol 1mg com 5mg de motilium ao dia, preferencialmente à noite para amenizar o mal estar, foi acometida de Herpes zoster facial, no crânio há 17 dias e tem passado muito mal, Inicialmente atingiu à vista esquerda e pensávamos ser apenas uma conjuntivite. Graças a Deus foi prontamente atendida e diagnosticada com Penvir,maxsulid, benerva e tegretol- (zovirax e tobrex para a área interna do olho atingido). Seu lado esquerdo, testa , pálpebra parte da face, principalmente lábio e boca foi totalmente coberto por bolhas enormes, inchaço e total desconforto. Conforme orientado pelo ótimo médico que a medicou em des dias desapareceram os sintomas externos. Entretanto as dores se tornaram fortíssimas e hoje ela toma tegretol 200mg à noite e dolamin flex 125 mg de 8 em8 horas e tem sofrido extremamente deixando toda a família sofrida e apreensiva. Está com delírios quase permanentes enfraquecida e sofrendo demais. Come apenas com um esforço sobrehumano pois está com inapetência forte também pelo desconforto das dores intermitentes. Se houver alguma coisa que possa nos orientar peço a gentileza de remeter para meu e-mail o que antecipadamente agradeço.

  30. Maria Claudia Moura comenta:

    19 dezembro, 2007 @ 6:16 PM

    Minha mãe teve herpes zoster em agosto/07 e até hoje continua sentindo fortes dores, ela descreve como a dor mais insuportavel que já sentiu, apesar da medicação, fomos orientados a procurar um médico especialista em dor. Ela esta sendo tratada também com acunputura e tem sentido um pouco de melhora na dor.

  31. Haroldo comenta:

    20 dezembro, 2007 @ 4:39 PM

    tenho herpes genital e tenho que tomar aciclovir todo dia cerca de 600mg para tentar controla-lo qual a dica para não voltar ou pelo menos diminuir a reecidência

    muito grato pela a atenção

  32. Ma Eugenia Pontes comenta:

    23 dezembro, 2007 @ 2:04 PM

    Ainda estou me recuperando da herpes zoster, tomou toda minha coxa e quadris, senti tantas dores que cheguei a chorar um dia. Fiz tratamento com aciclovir + nisulid + líquido vermelho medicianal. NUnca senti tantas dores, Não entendo de onde peguei isso, sou bem alimentada, forte, tenho saúde, Assustei-me quando a médica deu-me 15 dias de afastamento do trabalho. Estou com 14 dias da doenca e ainda não estou boa, sinto dores leves e com bastante feridas sarando. Será que corro o rísco de ter essa doenca de novo, ela vai ficar incubada?? Que susto…

  33. Rodrigo comenta:

    27 dezembro, 2007 @ 7:29 AM

    Oi, tenho herpes genital há mais ou menos 3 meses. Já me apareceu duas vezes manchinhas vermelhas. Estou tomando valtrex esse remédio é apropiado mesmo?
    Estou muito preucupado com essa doença. Vejo fotos de coisas feias de mais e penso que irá acontecer comigo, e penso logo em fazer besteiras!
    Essa doença vai afetar muito minha vida no futuro ?

    Rodrigo,
    O herpes genital ocorre por estresse e baixa imunidade.
    Procure, tem boa alimentação e vida saudável.
    As infecções pelo herpes é autolimitada, o que pode acontecer é voce ficar “incubando” o vírus, e quando sua imunidade cai ele reaparece.
    Prof. Armando

  34. lene comenta:

    2 janeiro, 2008 @ 7:53 AM

    Na verdade, eu queria saber: existem quantos tipos de cobreiro?

  35. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 janeiro, 2008 @ 9:35 AM

    Iene
    O Herpes zoster (HZ) é uma doença viral causada pelo Varicella Zoster, que é um DNA-vírus, agente causador da varicela (catapora). Este vírus tem tropisto, ou seja, invade células nervosas (neurônios) e seus axônios; então, pode acometer qualquer nervo do corpo humano, por exemplo o nervo trigêmio no rosto, os nervos intercostais (nas costelas), os nervos das pernas, braços etc. Normalmente, a infecção é única na pessoa.
    Como ele afeta o nervo provoca muita dor, tipo queimação na região do nervo e pode durar muito tempo até o nervo se regenerar.
    O herpes simples é uma outra doença viral que dá vesículas e também provoca dor, mas de menor intensidade a ataca a mucosa labial (herpes labial) ou genital (herpes genital). Esse tipo de herpes pode aparecer inúmeras vezes na pessoa.
    Ambos os herpes, geralmente, ocorrem quando a pessoa está com a imunidade baixa.
    Prof. Armando

  36. wendel comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 12:02 PM

    Boa tarde, pelas fotos e sintomas acredito que tenho herpes zoster que nem conhecia nome. Como se adquire a doença , ela se manifesta mais de uma vez e detalhe, foi a farmácia e me indicaram aciclovir.
    Notei isso há dez dias e hoje comecei a utilizar o remédio. Basta uma depressao , febre para doença e sintomas voltar? é Sexualmente transmissível?

  37. Armando Miguel comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 12:57 PM

    Wendel,
    Consulte um médico infectologista para tratamento correto. O Herpes Zoster não é sexualmente transmissível.
    A seqüela são as dores, tipo queimação, que podem duram muito tempo.

  38. juliana comenta:

    14 janeiro, 2008 @ 12:48 PM

    olá, há dois anos atras tive herpes zoster em uma parte do braço, só que agora apareceu no meio das pernas perto, isso é normal a doença aparecer 2 x? e existe vacina para combater esse virus? meu médico disse que a tive de novo por estar deprimida ou estressada, isso é verdade?
    aguardo respostas.
    Grata

  39. bruno comenta:

    14 janeiro, 2008 @ 4:56 PM

    estou com herpes zoster o medico me passou os seguintes medicamentos ,paracetamol e corticorten. sera que vai ajudar /? ou melhor comprar medicamentos melhores? quero me livrar o mais rapido possivel disso ! grato!

  40. chrystina comenta:

    20 janeiro, 2008 @ 8:13 AM

    Eu desde junho tenho tido umas feridas pelo corpo que começão como uma bolhinha de água
    e depois que estoura vira uma ferida e quando some fica uma mancha na pele eu as tive do
    lado fora da vagina, nos braços, nas axilas, nas pernas, nas nádegas e no rosto (próximo ao queixo).
    Já fui a dermatologista e ela disse que era uma bactéria na pele e eu tomei cefalexina durante
    10 dias e fiz vários exames de sangue, que não deram nada de anormal. Até teste para vez seu tinha alguma DST (as que dão para ver pelo sangue) eu fiz, e deu tudo negativo. As lesões sumiram e em dezembro voltou. Como a dermatologista não soube me dizer o que eu tenho procurei uma alergista e vou fazer testes alégicos. Mas gostaria de saber a sua opinião será que eu posso estar com herpes? desde já agradeço pela atenção. Obrigada.

  41. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 janeiro, 2008 @ 1:26 PM

    Chystina,
    O quadro que voce está contando,não é de herpes.
    Existem inúmeras doenças que pode dar bolhas e seguida de feridas. Dependendo do tamanho e característas da bolha devemos pensar nas doenças bolhosas (penfigo).
    Espere o resultado dos testes alérgicos.

  42. filomena l. dantas comenta:

    25 janeiro, 2008 @ 4:34 PM

    minha mae faz um ano que tem cobreiro no estomago,hoje na pele esta cicratizado,mas sente muita dor no nervo do estomgo,que remedio ela deve tomar?

  43. lea comenta:

    1 fevereiro, 2008 @ 8:24 AM

    Dr. mais ou menos uns 15 anos apareceu-me umas bolhas na região lombar,acima das
    nádegas,fui em vários dermatologistas e tomei até corticóides,sem falar em inúmeras
    pomadas.Foi tratado pelos médicos como micose,até que uma dermatologista diagnosticou
    como herpes e disse-me que era devido a minha imunidade baixa.Hoje tenho 56 anos e de
    vez em quando lá vem ela denovo com muitas dores.Agora mudou de lugar,apareceu-me
    nas costas em direção ao seio direito,queima como fogo.Sou hipertença;ansiosa;insônia etc
    Que devo fazer?A quem procurar?Como posso amenizar essa dor?Quando a dor vem,eu
    uso um cataplasma com as sementes de pepino gelado e sinto frescor,está certo isso?Que
    devo usar?Me ajude por favor.

  44. julio cruz comenta:

    5 fevereiro, 2008 @ 8:35 PM

    estou desesperado essa e minha segunda vez, i dessa vez ta sendo muito doloroso gostaria de saber um metodo pra acaba de vez com isso;;;

  45. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    6 fevereiro, 2008 @ 4:47 AM

    Lea e Julio
    Atualmente, os médicos têm se preocupado não só com as doenças e sim como o organismo reage a elas, ou seja a capacidade de defesa de cada um de nós (imunidade). Os vírus do herpes zoster estão por ai, por que algumas pessoas tem a doença e outras não? Essa é a grande questão.
    Os infectologista e os médicos que praticam medicina biológica (ortomolecular) se ocupam em melhorar as defesas. Consulte-os.

  46. Ardilles comenta:

    7 fevereiro, 2008 @ 9:51 AM

    Dr. estou com herpes simples genital , esse mesmo virus pode pegar na boca !?
    e outra duvida , existe herpes dentro da boca !?
    obg!!!

  47. Anônimo comenta:

    10 fevereiro, 2008 @ 7:25 PM

    QUERO SABER Q TIPO DE ANTIFLAMATORIOS POSSO TOMAR PARA COMBATER HERPES ZOSTER?

  48. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 7:04 AM

    Ardilles,

    O Herpes zoster (HZ) é uma doença viral causada pelo Varicella Zoster, que é um DNA-vírus, agente causador da varicela (catapora). Este vírus tem tropisto, ou seja, invade células nervosas (neurônios) e seus axônios; então, pode acometer qualquer nervo do corpo humano, por exemplo o nervo trigêmio no rosto, os nervos intercostais (nas costelas), os nervos das pernas, braços etc. Normalmente, a infecção é única na pessoa.
    Como ele afeta o nervo provoca muita dor, tipo queimação na região do nervo e pode durar muito tempo até o nervo se regenerar.

    O herpes simples é uma outra doença viral que dá vesículas e também provoca dor, mas de menor intensidade a ataca a mucosa labial (herpes labial) , podendo “aparecer” nas mucosas da boca também, ou genital (herpes genital). Esse tipo de herpes pode aparecer inúmeras vezes na pessoa.

    Ambos os herpes, geralmente, ocorrem quando a pessoa está com a imunidade baixa. Na fase inicial da infecção viral, o tratamento é com anti-virais.
    Os antiinflamatórios podem ser usado na fase aguda, para aliviar a inflamção e diminuir a dor. Na fase crônica a dor melhora com analgésicos.

  49. raimundo comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 6:59 AM

    Faz 15 dias que fui diagnosticado de herpes ,pois tive lesões com bolhas e muita dor e ardencia nas nádegas e região genital. Fiz tratamento com aciclovir 200 mg (5 comprimidos 3x ao dia por 5 dias) e carbamazepina 200 mg para aliviar as dores. Hoje já estou bem e fiz uma bateria de exames para a médica analizar como fica a minha situação.Gostaria de saber se ainda vou poder levar uma vida sexual normal e se poderei beber bebida alcoolicas e se tenho que diminuir o rítmo de trabalho para atenuar o stress,para ñ ter reincidivas.

  50. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 5:05 PM

    Raimundo.
    O herpes bem tratado, são deixa seqüelas. Quando falo bem tratado, não é só tomar os remédios, mas seguir os conselhos da sua médica.
    A vida volta ao normal. Porém, há que se descobrir por quê o herpes apareceu?
    baixa imunidade? estresse? excesso de atividades?

  51. edvane comenta:

    15 fevereiro, 2008 @ 1:23 PM

    tive herpes na boca mais nao sabia do q se tratava e coloquei violeta,depois de dez dias mais oumenos ela foi sumindo,na epoca estava muito stressada,depois q ela passou senti muitas dores nas pernas e em tdodo corpo e semfalar q sem querer passei alingua q engolia saliva,gostaria de saber se pode causar danos em algum orgaos internos por isso?e tem dois meses mais ou menos q estou com uma tosse e foi depois da herpes tem algo haver? e o sinto muitas dores nos nervos das maos , e nos nervos da cabeça e na face o q posso tomar para aliviar essa dores?
    gostaria muito de respostas

    obrigado

  52. ANA SANTOS comenta:

    18 fevereiro, 2008 @ 6:23 PM

    Há mais ou menos seis dias minha mãe está com herpes mais o médico não disse qual o tipo,está sendo tratada com aciclovir,o herpes dela é no braço,primeiro começou sentindo umas dores,uns pinicados,depois saiu umas bolhas,com 5 dias fomos ao médico,ele fez o diagnóstico que era cobreiro,gostaria de saber qtos dias mais ou menos dura a doença ? E qual o tipo,se é simples ou zoster ? Outra coisa ela tem linfoma malte na parótida esquerda.

  53. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    19 fevereiro, 2008 @ 5:19 AM

    Ana Santos,
    Se o aspecto das lesões for semelhante as da figura, é herpes zoster. O tempo de evolução da lesão é de até 2 semanas. As lesões nos nervos, causando dores, pode ser de até anos. Converse com o seu médico a respeito da doença. Ele é a pessoa mais habilitada para esclarecer suas dúvidas. Ele conhece o caso da Sra sua mãe.

  54. ivene comenta:

    24 fevereiro, 2008 @ 5:45 PM

    Meu esposo contraiu o herpes cobreiro.
    Gostaria de saber o risco de outra pessoa contrair
    esse vírus atraves dele, como ter um contato de corpo-a-corpo,
    uso de sabonetes que ficam no banheiro, cobertores…tenho duvidas
    de como lhe dar com isso…
    por favor espero rspostas…
    obrigada

  55. kelly comenta:

    28 fevereiro, 2008 @ 1:33 AM

    Quero que a Valdina Maria Ruckert entre em contato comigo! Não sei o e-mail dela por favor gostaria muito de ajuda-la.

  56. bruno santos comenta:

    4 março, 2008 @ 5:39 PM

    oque eu posso e o que eu naum posso fazer quando estou com herpes simpçes?

  57. willian comenta:

    4 março, 2008 @ 6:38 PM

    olá. foi contatado hoje que estou com herpes zoster, por favor gostaria de orientação
    no tocante a cuidados e modos de não infectar terceiros. obrigado.

  58. Rosa Maria comenta:

    10 março, 2008 @ 2:33 AM

    Surgiram alguns eritemas no meu rosto, cosavam mto, fui ao dermatologista que fez uma biopsia. O resultado nao foi conclusivo. Há uma suspeita de Lupus. Mas apareceram feridinhas no couro cabeludo tambem e sempre surge uma erupção mais ou menos do tipo nas minhas costas. Tenho muitas dores no corpo, dores de cabeça e posivelmente dor devido a sinusite (ou seria inflamação no nervo?)
    Desculpe mas estou confusa já que pode nao ser Lupus e sim Herpes Zoster. Há algum exame específico?
    Obrigada, aguardo resposta.

  59. antonia a oliveira comenta:

    10 março, 2008 @ 2:12 PM

    Olá…tenho 48 anos e tenho todos os sintomas do herpes zoster e diagnosticado por alguns médicos…desde 2000 q vem se apresentando, no inicio aparecia uma vez ao ano, depois foi aumentada 3 ou 4 vezes, de 2006 até hoje praticamente aparece tdos os meses. no período pre menstrual, q é qdo baixa a imunidade…mas é complicado pq tentei na rede pública…passei por um centro de referencia de aids p descartar esta possibilidade me encaminharam p o emilio ribas c um infecto, sendo q ela disse não ter condições de diagnosticar…q eu deveria procurar o cento médico paula souza…..n deu certo….passei p convenio….fiz varios exames, pssei por dermato, novamente pediu p excluir a possibilidade da aids…hepatite…descartado tbem…n tendo estas doenças, a possibilidade é…Emocional (stress) porem para por ai..ningem tem o interesse em
    desvendar de onde é q vem e pq… hoje estou aki com uma dor horrivel no nervo ciático pois as minhas lesões aparecem na nádega esquerda sempre….prejudicando todo o nervo da perna causando formigamentos, dores, caimbras. sendo q a dor parecida c a da coluna….tenho hernia de disco neste mesmo local…só q c o herpes a dor fica intensa, não sei mais onde ir, e o q fazer…..gostaria de uma orientação….obrigada, fico aguardando.

  60. Ana comenta:

    10 março, 2008 @ 2:22 PM

    Creio que estou com herpes zoster. Essa dor é muito insuportavel, coça, dá umas pontadas, e arde. Tenho dificuldade para dormir, pois já que ao encostar o cobreiro em algum lugar dói, e muito. Já me benzi, e espero que melhore, eu rezo e passo talco nas regiões afetadas pela doença ( essa foi uma solução para que o meu problema diminuisse), ao estourar as bolhas, sai um líquido que ao entrar em contato com a pele ‘saudável’, cria outras bolhas, e assim vai se propagando a doença pelo seu corpo, e já que o talco seca, absorve o líquido, ele vem me ajudando a amenisar as bolhas.
    ISSO É O QUE ME FOI PASSADO, E ESTOU FAZENDO, DE MODO QUE VENHAM BENEFÍCIOS PARA MIM

  61. Nalva comenta:

    12 março, 2008 @ 1:47 AM

    Dr.Armando, meu filho(8 anos) teve Varicela após ter contato com meu sogro(70 anos) que estava com lesões no abdomem com o aspecto da figura(herpes zoster). Ele adquiriu a doença pelo contato? Ele diz ter tocado nas lesões e também tinha caso de varicela no colégio.

  62. Alice Dania comenta:

    13 março, 2008 @ 3:54 PM

    Olá
    Minha mãe de 74 anos ficou com herpes zoster em fevereiro deste ano (2008), sentindo dores muito fortes na região lombar, com feridas. Meu irmão de 35 anos que nunca tinha tido varicela, em contato com ela, pegou e está todinho coberto de bolhas e feridas que incomodam muito. A médica deu o tratamento usual para varicela, Buscopan para as fortes dores de estômago, dipirona, etc, mas não deu uma pomada para aliviar o incômodo das bolhas. Gostaria que me indicasse qual a pomada que se usa nesse caso.
    Agradeço
    Maria Alice

  63. Ana comenta:

    25 março, 2008 @ 7:47 AM

    Bom dia! A minha mãe está com herpes zoster ha um mês. Tem dores insuportaveis, as bolhas secaram e estao a desaparecer, embora ainda tenha vermelho na zona afectada, continua com muitas dores e agora quando esta deitada sente ardimento em toda a zona. Neste momento esta a tomar Lyrica, o medico diz que é para as dores, mas não é de todo suficiente, tem de tomar outros analgesicos para aliviar as dores. Ja não sei o que fazer para ajudar, os medicos dizem que agora é tomar analgesicos e esperar que passe, será mesmo assim? Quanto tempo costuma demorar a passar? Ela é diabetica, pode piorar a situação? Não há mais nada a fazer? Ajudem-me por favor, nao aguento mais ver a minha mae a sofrer….

  64. Carol comenta:

    25 março, 2008 @ 11:33 AM

    Olá, ah +u – 15 dias atrás tive herpes labial,fiz o uso de aciclovir durante 5 dias, mas agora voltou a “estorar” novamente em outra parte da minha boca.
    Isso é normal????

  65. carlos comenta:

    25 março, 2008 @ 9:10 PM

    OLA.. FUI AO MEDICO E ELE CONSTATOU O VIRUS DA HERPES ZOSTER EM MIM. E PASSOU TODOS ESSES MEDICAMENTOS CONHECIDOS … KERIA SABER SE O HERPES ZOSTER TEM CURA… E SE N TIVER CURA KERIA SABER SE EM TEMPOS QUE EU N TIVER CRISE EU POSSO PASSAR O VIRUS PARA MINAH NAMORADA POR BEIJO OU RELAÇAO SEXUAL..

  66. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 março, 2008 @ 9:25 AM

    Carlos,
    O HZ tem cura em 2 semanas, por sua própria resposta imunológica. As feridas e dores podem persistir por algum tempo, até 1 ano. O contágio pode ocorrer na fase aguda, quando a doença está ativa (até 2 a 3 semanas). Nesse período evite o contato das pessoas na área da lesão.
    Prof. Armando.

  67. carlos comenta:

    26 março, 2008 @ 7:52 PM

    mas isso volta ou eu fiko imunizado??pois eu soube q essa doença nao tem cura…tanto a normal quanto a zoster..

  68. Tania Teruel comenta:

    27 março, 2008 @ 7:45 PM

    ola.minha mãe q tem 67 anos foi acometida por um cobreiro,e diagnosticado Herpes de Zoster,fez tratamento com dermatologista,tomou antiviral e medicamento pra dor. Mas as dores persistem,ja tem 40 dias ela esta tomando um medicamento Tilex mas não esta ajudando nas dores.Aconselharam ela a procurar um neurologista,porq o virus se intalou no nervo.Esta dificil,porq e demorado,queria saber se e normal essas dores e o q ela pode fazer para aliviar ate passar no medico.Se alguem puder me ajudar obrigada.

  69. vinicius fernandes comenta:

    30 março, 2008 @ 1:40 PM

    Minha já esta com essa doença da herpes zoster, mas nos estamos preocupados em saber se ela é contagiosa, até que ponto ela não é, e coisas do tipo.
    Obrigado pela oprtunidade. Desde já agradeço.e parabéns pelo trabalho de vocês!

  70. Eliana Rita Gentile comenta:

    30 março, 2008 @ 2:30 PM

    mais ou menos 3 dias apareceram umas lesões na minha pele, e consultei um médico, ele disse que era alergia e me receitou fenergam ingetável e cepro, não sei se o nome do segundo esta correto. No dia seguinte havia aparecido mais lesões( as lesões são na mão braço e antebraço) , voltei ao posto da Unimed, só que com outro médico. Este disse que era Herpes, mandou tomar 200mg. de aciclovir cada 6 horas e passar pomada no local. Como minha filha é médica ela recomendou aumentar a dosagem do aciclovir para 400mg. mas não viu as lesões pois ela mora em Marilia Estou gripada, não sei se é gripe ou algum processo alérgico, pois fico com o nariz tapado, não sinto gosto nem cheiro tenho muito pouca tosse, para gripe ele receitou descongex 10 gotas, escaflan 10 gotas, e mucolim 1 medida os tres misturados a cada 8 horas.Esse processo pode ter ligação com a gripe?
    Estou tomando por minha conta, quando tenho dor lisador.Comecei a medicação na sexta feira e hoje é domingo.
    Gostaria de saber quanto tempo isso vai durar pois estou desesperada.

  71. Márcia comenta:

    1 abril, 2008 @ 6:06 AM

    Acho que tenho cobreiro…mas está no meu pé esquerdo, só de um lado. Coça muito e só
    alivia com água fria. Tenho 51 anos e tive varicela já com 32 anos. Atacou muito o meu
    pescoça na época. Há pontos na sola dos pés que descamam, parece que estou trocando
    de pele. Secou mais ou menos uns 70 a 80% depois que comecei a lavar muito bem os pés com sabonete antibacteriano e passar pomada de terramicina. Mas uma vez eu mergulhei os pés nama bacia com água morna com permaganato. Não sei se fiz bem, mas melhorou pra caramba!

  72. marcos jose comenta:

    2 abril, 2008 @ 6:52 PM

    tive herpes na parte dos cabelos acima do pênis ha mais de 1 ano e todo mês volta, passo a pomada aciclovir. Se tomar o comprimido vai parar de vir todo mês? Ou tem a mesma função da pomada. Existe algum remédio mais eficiente porque um médico falou que com o passar do tempo diminui a quantidade de vezes por ano.
    Aguardo resposta urgente!!!

  73. MARIA CLAUDIA comenta:

    3 abril, 2008 @ 9:21 AM

    Minha mãe 70 anos teve herpes zoster em agosto/07, até hoje ela ainda tem sequelas da doença. Pois a doença atingiu o nervo da face que passa pelo ouvido ela ficou com um desequilibrio ao andar, esta fazendo tratamentamento com otorrino para labirintite e também tomando vitaminas para reforçar as defesas. Gostaria de saber se é possível que ela manifeste a doença novamente?

  74. Vanessa comenta:

    6 abril, 2008 @ 10:28 PM

    Ola!!Meu pai tem 51 anos e esta com HZ, foi medicado com aciclovir e ja passou as bolhas, porem esta com dores horriveis, oque ele pode tomar para diminuir essas dores?Esta assim há um mes e meio praticamente.Me ajudem

  75. marcello comenta:

    9 abril, 2008 @ 7:01 AM

    tenho 19 anos e tenho herpes zona, e eu queria saber se isto pode causar herpes genital ou labial ?? obrigado

  76. elaine miranda comenta:

    11 abril, 2008 @ 2:34 PM

    há 2 anos apareceu um cobreiro ,e depois de muitas consultas com medicos dermatos, descobri atraves domedico e prof jaime bruning ,que tenho hz, e estou fazendo tratamento natural atraves de chá e de mascaras de argilas, e estou sentondo bem melhor,caso vc interesse http://www.jimebruning.com.br. esse medico é otimo ele fika em americana sp.

  77. janaina comenta:

    19 abril, 2008 @ 10:41 AM

    Bom dia! O que eu quero saber é se a HZ é contagiosa, pois tenho um bebe de ano e oito meses, que porventura entra em contato com minha avó de 92 anos que se encontra com cobreiro facial.Sera que minha filha pode contrair a doença?

  78. tania comenta:

    19 abril, 2008 @ 2:50 PM

    oi tudo bem ?fiquei sabendo por intermedio de medicos q o HZ e contágioso sim e se tem bebe e melhor se prevenir.se naõ me engano ele e trasmissível nas primeiras 3 semanas.O medico mesmo vai informar.Espero q sua avó esteja bem,essa doença e muito chata e a pessoa sente muitas dores.E preciso consultar um neurologista depois q as bolhas secarem.

  79. JÉSSICA comenta:

    22 abril, 2008 @ 10:05 AM

    Olá! Tenho herpes genital, e isso ta me deixando “louca”! Fiz tratamento com aciclovir, pomada e comprimidos de 12 em 12hs. Mas após sarar, tive relação e ela voltou! E parece estar doendo mais! Não sei mais o que fazer, estou com medo! Gostaria de saber quanto tempo devo ficar sem ter relações para poder “curar” isso! E se apartir de agora minhas relações serão sempre assim… com o virus resparecendo sempre! me ajudem por favor! Des de ja agradeço!

  80. ney dias comenta:

    24 abril, 2008 @ 3:06 AM

    Meu olho foi operado de catarata (Abril de 2008) e logo após pinguei o colírio Maxidex. Após este tratamento preventivo contra infecções, comecei a sentir leves dores no entorno do olho operado. Após um mês continuei a sentir as mesmas dores, talvez no nervo trigêmio. Um médico neurologista prescreveu Tegretol CR. Nesta ocasião iniciou-se um processo aparentando inflamação no lado oposto ao cotovelo. Não patou mais e a dermatologista diagnosticou Herpes Zoste. Tive a nítida impressão que ela foi causada pela ingetão do Tegretol.. A médica desmente firmemente. Foi a terceira coincidência após a catarata.
    O fato é que as dores no braço esquerdo no lado oposto ao cotovelo são insuportáveis. Uma erupção vermelha com cerca de 3 centímetros apareceu após uma dor localizada. A dor vem crescendo assustadoramente. A médica prescreveu Penvir 500 mg, dois comprimidos ao dia. Após dois dias nenhuma melhora.
    Entrei neste grupo para aprender algo a respeito. Pelos ‘palpites’ vejo que somente encontro constatações e nenhuma notícia animadora. Para que servirão estes ‘palpites’?. Sou do Rio de Janeiro e estou com dores lascinantes no braço inteiro. . Levantei-me pela madrugada com fortíssimas dores e resolvi procurar na Internet algo que me ajudasse. Até agora nada. Apenas constatações. Comecei a fazer massagem no braço e consegui uma pequena melhora. Será que não haverá contraindicações? Alguém poderia me responder?
    Ney Dias

  81. Danny comenta:

    26 abril, 2008 @ 9:39 PM

    Nossa to assustada com esse HZ… a uma semana atras peguei resultados de exames e to ótima e de repente me dá isso… começou no meio das costas e ta seguindo uma linha de manchas e bolhas até embaixo do seio, hj é meu quarto dia e a dor ta insuportavel., snto ate meu seio pesado pq embaixo dele ta cheio de bolhas, to passando aciclovir, mas o médico não passou nenhum medicamento via oral… to achando estranho, pq ele disse q minha imunidade ta baixa mas não receitou nada para aumenta-la… qdo a resistencia do organismo ta baixa aparece em algum exame, tipo hemograma?? não tenho nenhuma doença e tenho 29 anos, fico lendo sobre HZ na net e a maioria falam q da em quem faz quimio ou esta com AIDS… mas graças a Deus não tenho essas doenças… mas o q pode ter feito minha resistencia cair, ja q nem anemia eu tenho??? Me falaram q é pq fazem muitos dias q eu nem saio no sol pq to estudando o dia inteiro pra fazer prova em 5 concursos neste mes… essa informação de falta de sol é valida??? sol aumenta a resistenca do organismo??? e uma pergunta mais importante de todas: por favor tem algo q eu possa passar pra amenizar a dor??? posso fazer compressas??? to desesperada ainda mais não tendo convenio médico sendo obriga a ir nesses PS em q cada médico q passo fala uma coisa, um até me falou q era furunculo e fez eu tomar benzetacil! Por favor Dr. me responda… ah e se o liquido q saem das bolhas qdo estouram escorre nasce nos locais onde ele passa????

  82. luciene comenta:

    30 abril, 2008 @ 5:16 PM

    Minha irmã tem 25 anos e hoje cheguei em casa e ela estava dormindo, tinha ido ao pronto socorro,pois desde antes de ontem se manifestou uma dor e hoje, as bolhas apareceram. A medicaram e disseram que era uma herpes que dá nos nervos e que ela estava com a imunidade baixa. Está tomando os medicamentos. Vi a foto acima e gostaria de saber se a hespes zoster pode se manifestar nessa idade?
    Estou preocupada pois ela teve a taxa de toxoplasmose muito alta e tomou bastante remédio.

  83. Danny comenta:

    1 maio, 2008 @ 3:03 PM

    Luciene eu tenho 29 anos e to sofrendo pra kct, faz 1 semana q to com isso as bolhas secaram mas a dor é insuportavel e em mim atacou o nervo q sai da coluna e vai pra baixo do seio… a impressão q da é q meu seio ta todo inflamado de tanta dor e não sei mais o q tomo pois ja tomei tudo qto é analgésico e nada passa… nem sutiã consigo usar… fora q essa herpes deixa o corpo cansado… sinto muito sono desde q isso começou…o médico me passou aciclovir em pomada, complexo b pra aumentar a resistencia do organismo e analgésicos…

  84. Francisco Iris Rodrigues Paulino comenta:

    4 maio, 2008 @ 12:54 AM

    Eu sou portador desta doença,chamada herpes; È muito desagradavel pois a minha é nús labios, doe muito e corsa muito. ela só aparese em mim de dois em dois mês. Gostaria de saber qual o tipo de tratamento que devo fazer pra acabar com ela,E como devo fazer? E porque tenho esta doença?: minha mae tambem é portadora desta doença: GOSTARIA MUITO DA AJUDA DE UM ESPECIALISTA. miuto obrigado!!!!!!

  85. janaina comenta:

    4 maio, 2008 @ 3:38 PM

    Ola , a poucos dias, perguntei se a HZ é contagiosa pois minha avo estava acometida desse mal, e minha bebe teve contato com ela, e agora ha tres dias, ela apresentou bolhinhas em todo o corpo, depois ficando com uma poentinha preta, deu febre tb, tudo indica ser catapora, o que pode ser? Estou muito desesperada.Obrigada!

  86. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 maio, 2008 @ 7:24 PM

    Sim, Janaina.
    O virus da HZ e o mesmo da catapora.
    A evolução nas criança é como catapora e tem boa evoluação sem deixar seqüelas.
    Antigamente, chamam de doenças próprias da infância. Quase todas crianças tinham e não provocavam complicações.
    Veja a primeria frase do texto – O Herpes zoster (HZ) é uma doença viral causada pelo Varicella Zoster, que é um DNA-vírus, agente causador da varicela (catapora).
    —- O problema do HZ na sua avó é que provoca muita dor e demorra algum tempo para passar.

  87. Rosmeri Florencio Gonçalves Garcia comenta:

    7 maio, 2008 @ 1:16 PM

    Boa tarde, passo às vezes horas pesquisando na internet à respeito neurite pós herpética, meu pai (78 anos) sofre com dor muito, muito forte nas costas e do lado onde teve herpes zoster, isso já fez 8 anos, já fizemos todos os tipos de tratamento, com medicação, com bloqueios, com médicos naturalistas, neurologista especialista em dor, enfim tudo.Agora no inverno meu pai não consegue por camisa, nem dormir coberto à noite dorme em uma tende nada pode encostar no local, vento nem se fala.Estou desesperada em busca de novos tratamentos.Atualmente está tomando tramal e tegretol, mas não faz efeito por favor me ajuda estou desesperada. Aguardo resposta. Obrigada.

  88. ricardo comenta:

    21 maio, 2008 @ 4:26 AM

    Eu tenho herpes zoster no braço e é a pior dor que ja tive, um tratamento eficaz na fase nao aguda é shiatso medicinal intensivo uma vez por semana. O tratamento inside sobre o nervo lesionado, podendo ser tambem utilizando a terapia Mocha bustão ou Unha de Gato sobre o proprio nervo. Além de aliviar a dor vai regenerando o nervo pois
    este tratamento é bom em qualquer fase da doença, mas no inicio da doença deve-se eleminar primeiro o virus e as feridas cutaneas tomando a medicaçao adequada até ao fim e com o acompanhamento de um bom neurologista para se ter a certeza que eleminou o virus. Quanto mais rápido o diagnostico e tratamento menor serão as as sequelas.

  89. janaina comenta:

    22 maio, 2008 @ 1:04 PM

    Boa tarde! Me desculpe por estar perguntando insistentemente, mas é que minha avó está com 92 anos, apesar de ser forte e bem de saúde, foi acometida da HZ e agora esta sofrendo com a neuralgia pós herpética, sofre dores,acredito que quase insuportável, chegando a chorar de dor. Será que isso pode causar a morte, ou logo isso passará em alguns meses? Minha mãe esta com muito medo, o que fazer?

  90. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    22 maio, 2008 @ 2:39 PM

    Janaina,
    As dores do HZ são demoradas de 6 meses a 1 ano. O tratamento com Vitamina B12, gabapentina e antidepressivos ajudam. Veja página sobre dor neurogênica.
    Existem casos que melhoram com acupuntura.
    O importante é manter a calma e a esperança. Os estados de ansiedade pioram as doenças de um forma geral, em especial as que causam dores.
    Lembre-se que dor é um sintoma que o cérebro recebe de que algo está doente. Assim, como a fome é sintoma da necessidade de comer. Em alguns casos o cérebro interpreta errado os sinais e ficam expressando a dor mesmo quando o corpo já se curou, como no casos de obesos que continuam comendo mesmo sem ter fome.
    Estimo as melhoras da Sra sua avó.

  91. mayara lima comenta:

    22 maio, 2008 @ 6:12 PM

    olá! minha vó teve herpes zoide a pouco tempo. mas a dor ainda
    persiste e ela fica de cama direto. gostaria de saber alguma medicação para
    melhorar a dor que ela sente. ela tá muito mal…os analgésicos não estão fazendo efeito!

  92. simone cassao comenta:

    23 maio, 2008 @ 9:07 AM

    Qual medicamento devo usar para combater a Herpes, que em mim localiza-se na parte superior da perna (cocha) ????

  93. Solange carvalho comenta:

    28 maio, 2008 @ 9:48 PM

    Há 7 dias estou com hz no rosto(no olho direito,testa e cabeça)E sinto dores alucinantes não aguento mais,estou tomando o aciclovir, hoje é o quinto dia será que devo continuar por mais 5 dias???Estou muito preocupada com o que li aqui será que vou continuar com essas dores por muito tempo???Minhas feridas já estão secando mais queimam muito essa reação é normal???Trabalho em consultório odontológico posso ter pego esse virus lá?Me ajude por favor!!!

  94. Fernanda comenta:

    30 maio, 2008 @ 7:58 AM

    Dr. Estou com um problema nos lábios há 1 ano. Já consultei 3 dermatologistas e 1 ortomolecular, e até agora nada resolveu e o problema tem progredido. Os sintomas iniciaram no lábio superior, semelhante à uma picada de inseto, com inchaço e coceira, mas sem feridas. Após esse quadro, os lábios (inferior e superior) ressecam ao ponto de abrir fissuras verticais, escamam e coçam demais. O inchaço permanece e agora o lábio inferior “verte” água, mas não abrem feridas, o que me faz crer que não é herpes. Os diagnósticos dos médicos são: queilite de contato (tratamento: betaderm e bepantol), carência vitamínica pelo fato de eu não ingerir carne (tratamento: ceralip e vidyn), da ortomolecular fiz um exame de alergias, que constatou alergia a todos os tipos de carnes, frutas cítricas e tomate. Estou tomando complementos alimentares e fazendo a dieta prescrita há vários dias, porém os sintomas incomodam muito. Não uso mais batom ou qualquer outro cosmético no rosto todo, para evitar irritações.
    Gostaria de sua orientação, pois a situação está realmente difícil, e os médicos até então não pediram nenhum tipo de exame, além daquele das alergias alimentares que fiz com a ortomolecular. Atualmente, quando coça demais, eu passo hipoglós (é a única coisa que ameniza), e nebacetin durante o dia, para amenizar as rachaduras.
    Muitos me dizem ser cobreiro, mas será que é possível durar 1 ano esse vírus? E sem feridas?
    Desde já, agradeço sua especial atenção.

  95. bruno comenta:

    30 maio, 2008 @ 7:20 PM

    herpes simples com o tempo ela vai aumento os locais de infecção ?

  96. Vanessa comenta:

    1 junho, 2008 @ 11:49 AM

    oi gente,
    estou com o HZ que me atacou o tronco e peito direito. A dor do peito era grande que eu não podia nem usar sutian. procurei uma mastologista que me falou não ter nenhum problema na mama. eu ja estava com uma mancha com bolhas no abdomen mas nem falei com ela pq jamais poderia imaginar que a dor do peito tivesse algo a ver com a referida lesão. Como começou a aparecer mais lesões, fui a uma dermato e foi diagnosticado o HZ. Comecei a tomar aciclovir 5x ao dia, de 3 em 3 horas começando às 6hs da manhã, e passar Bacrocim pomada 3 vezes ao dia. Estou bem melhor e não estou tomando o Tilex pq minhas dores são suportáveis. Quando começa a doer mais um pouco, coloco uma bolsa gel congelada, forrada com um pano (para não queimar a pele) e deixo por 20 minutos. Enquanto o gelo está agindo a dor aumenta mas depois alivia bastante. Para quem tem dores intensas, fazer isso sem suspender o Tilex. Mas antes consulte seu médico pq para mim está dando certo, mas cada caso é um caso. Outra experiência que tive é que a alimentação tb influe nas dores. Evitar comer mariscos e carne de porco, por exemplo, procurar saber quais outros alimentos são ruins para inflamações. Espero que meu relato possa ajudar alguém.

    NÂO FAÇA SEM CONSULTAR SEU MÈDICO.

  97. GSM comenta:

    6 junho, 2008 @ 3:37 PM

    Ha 40 dias atras fui dagnosticada por herpes zoster. Tenho 40 anos. Senti todas as dores e incomodos da doença, tratei incialmente com aciclovir, diminui as dores com tylex e suportei melhor os “choques”, queimação do pós, com carbamazepina. Estou na fase da COCEIRA involuntaria e alta sensibilidade da pele. O neurologista não me receitou nada p/ aliviar essa horrivel sensação. Por favor, se houver alguém que tenha vivida esse trauma e sobrevivido, ensine-me como. Preciso eleiminar essa conceira insuportável que não me deixa dormir a precisamente 14 dias seguidos. Obrigada e boa sorte a todos em todas as nossas missões e provações!
    Allandra.

  98. nen comenta:

    9 junho, 2008 @ 1:53 PM

    Estou com algumas bolhinhas as pessoas chama de xixi de aranha mais gostaria de saber se herpes e qual o medicamento bom pois no começo coça e depois as bolhas estoraram e ardem muito.

  99. carlos comenta:

    11 junho, 2008 @ 8:41 AM

    ontem surgiram em mim sinais de irritação no meu torax, gostaria de saber se pode ser hz, devo lembrar que não existe dor só prurido.

  100. Vanessa Vaz comenta:

    12 junho, 2008 @ 5:14 PM

    Minha Tia estava com o braço cheio de bolhas e com vermelhidão e com muita dor e queimação, e com o passar de um dia pioro muito, levamos ao médico e mesmo nos informou que ela estva acom hespes zoster, ele receitou Antivirax e percebemos que depois que ela passou a tpomar esse médicamento o braço dela começou a inchar muito e continua inxado.
    A minha pergunta é se é normal quem tem herpes zoster, ficar inchado no local ?…o que poderemos fazer neste caso, leva -la ao médico?…o estranho é que vi muitos depoimentos aqui neste site em que pessoas tomam além do antiviral, tomam vitaminas e antiflamatorios e o médico do hospital púlblico onde a minha tia passsou só passou esse antiviral..POR FAVOR ME AJUDEM COM ESSA QUESTÃO, POIS JÁ NEM SAI MAIS O QUE FAÇO E ESTAMOS MUITOS PREOCUPADOS COM ESSA DOENÇA QUE PRA NÓS É UMA NOVIDADE DESESPERADORA.

  101. alexandre comenta:

    15 junho, 2008 @ 4:56 PM

    o medicamento penvir dá muita reação?

  102. zenir francisco rabello comenta:

    18 junho, 2008 @ 8:51 AM

    estou muito triste perdi meu pai ha dois dias com herpes zoster o medico dele disse que sua morte foi por herpes e meningite viral ele sentia dores muito fortes na prna esquerda na altura da cintura pensomos que era o nervo siatico tomou varios medicamentos para tirar a dor depois começou com dor no estômago o medico disse que era gastrite mais medicamento .foi feito varios exames só aparecia que ele tinha uma forte infecção mais não sabiam o que era agora é tarde meu pai eu perdi por causa dessa maldita herpes e meningite

  103. moniue comenta:

    20 junho, 2008 @ 3:30 AM

    quero saber como faço para curar um cobrero que tenho na bunda se voces me der mais detales eu agradesso muito obrigado pela atençao por ler meu e-mail

  104. Anderson comenta:

    23 junho, 2008 @ 12:19 AM

    DR. queria saber como resolver o problema da herpes na região de minha boca as lesões saem com certa freqüencia tem cura? ou pelo menos melhorar bem esse problema agradeço a atenção!

  105. Laurita Keiko H.PEREIRA comenta:

    24 junho, 2008 @ 7:44 PM

    Prezado Prof.
    estou há 29 dias tratando de herpes zoster.no rosto lado esquerdo.. e agora fui ao otorrino e foi diagnosticado que estou com o tímpano perfurado…. Mas continuo com muita dor, e a minha boca ficou torta. Gostaria de sabes se eu preciso fazer fisioterapia para minha boca voltar no lugar….E

  106. Vitória comenta:

    24 junho, 2008 @ 8:25 PM

    Olá,
    Minha vó está entre três a quatros semanas com os sintomas da herpes zoster,
    sente ainda muita dor ! Ela possui 73 anos, e estou com medo que isso atinja
    otro local, queria saber de algum medicamento para o seu melhoramento.
    Espero com urgência, respostas !
    Muito obrigada !

  107. Márcio da silva comenta:

    26 junho, 2008 @ 9:13 AM

    no dia 27 de maio comecei a senti dor porcima do rim, mais nao era no rim no dia 30 de maio apareceu bolhas do meio da coluna eté o hmbigo do lado direito, parecendo que tivesses queimado com manteiga lquente, no dia 31 de maio fui ao medico que me disses que era herpis zoste , já tomei diverços medicamentos, e agora estou tomando, Amytril 25 mg,um comprimido de manha e a noite, e junto no mesma hora um comprimido de carbamazeepina 200 mg , e na refeiçao um comprimido benerva 300mg, as feredas estão serando mais as dores cocntinua na pele não pode encosta panu nim um se encostar qualquer tecido na pele, è como se encotar no braza viva a dor é forte queimando, o que eu posso fazer para livrar deste quimor?

  108. daiane comenta:

    26 junho, 2008 @ 6:41 PM

    há uns 4 anos atrás apareceu em minha virilha
    algumas bolhas q até estouraram… depois disso nunca
    mais apareceu nada… será que pode ser herpes?

  109. Rick comenta:

    2 julho, 2008 @ 2:07 PM

    eu tenho herpes simples(labiau)ela tah vindo uma semana sim outra naum pq posso fazer p diminuir a vinda dela ????tah atrapalhando moito minha vida por favor me de uma resposta

  110. CONSUELO A. comenta:

    4 julho, 2008 @ 5:23 PM

    TENHO DÚVIDAS QUANTO AO HERPES GENITAL,CONHEÇO UMA PESSOA QUE TEM ESSE HERPES M ACIMA DO ANUS, QUERO SABER SE ISSO É POSSÍVEL, POIS A MESMA DISSE ESTAR COM COCEIRA E DOR NESSA REGIÃO. OBRIGADA.

  111. EMANUELLA comenta:

    4 julho, 2008 @ 9:40 PM

    ESTOU COM ISSO HA + OU – UM MES E QUERO SABER SE TENHE CURA, SE É CONTAGIOSO, E SE MESMO DEPOIS DE ESTAR QUASE SARANDO PODE SER TRANSMITIDO
    O COBREIRO PODE SER COMPARADO A HERPES(Dst)?

  112. ivete comenta:

    6 julho, 2008 @ 1:36 PM

    Tive varicela as 5 anos e dizia minha mãe, com muita febre. Até hje tenho as marcas nas costas. Em 2004 perdi meu pai, e foi um ano muito difícil. No meio do ano comecei a ter dores fortíssimas num lugar das costas. Eu dizia que havia uma dor constante, uma sensibilidade ao toque, uma espécie de coceira e uma outra dor aguda que me fazia gritar sem querer. Fui a 4 clínicos, um dermatologista, um cardiologista e um neurologista. Fiz ressonância magnética e tomografia. Nada. Todos diziam não ser herpes zoster por não apresentar as tradicionais bolhas. Tenho hoje 52 anos e há 15, convivo com uma diabetes não satisfatóriamente tratada. Pensei que fosse algo relacionado com o diabetes. Mas com alguns meses, passou. Agora há mais de uma semana. Está abaixo da mama direita. E minha vida se transformou. Pergunta: pode haver herpes zoster sem feridas? Tenho pesquisado muito e tirando a falta de bolhas tenho todos os outros sintomas. Estou no climatério e tb é um período bastante difícil. Grata pela atenção.

  113. josiane azevedo comenta:

    10 julho, 2008 @ 12:23 PM

    OLA EU TIVE HERPES ZOSTER. NA REGIÃO DAS GOSTAS PERTO DO PESCOÇO, TIVE DOR, QUEIMAÇÃO, UMA SEMANA +OU- SENDO Q AGORA MELHOROU SERA Q VAI VOLTA. TIPO SE EU BEIJAR, TER ALGUM TIPO DE RELAÇÃO, POSSO PASSAR PARA MEU NAMORADO??? COM O TRATAMENTO VOU ME CURAR. POR FAVOR RESPON DA MINHA PERGUNTA. ABRAÇOS SAUDE!!!!

  114. hilda comenta:

    13 julho, 2008 @ 10:36 AM

    Dr. Armando, minha mãe a quinze dias atrás começou a sentir mal estar, falta de ar, tosse e febre baixa, levei-a ao médico que fez um eletro, ouviu o pulmão, pediu exames de sangue de rotina, disse que era nervosismo. passados três dias ele apresentou feridas na região abaixo dos seios, no meio da noite acorda com dor e queimação na região lombar, na altura dos rins, diz sentir também a boca amarga, ela toma dorflex, dipirona ou buscopam aleatoriamente.Retornamos ao médico e ele disse que era herpes zoster, que em mais ou menos vinte dias ela estará bem, não passou nenhum medicamento para o problema. as feridas estão cicatrizando mais os outros sintomas e agora também a falta de apetite e desânimo continuam.
    Estou preocupada, ela tem diabetes que aumentou com este problema , devo procurar outro médico, qual especialidade indicada para este caso.

  115. Maristela comenta:

    14 julho, 2008 @ 1:55 PM

    Meu pai teve herpes zoster em maio, comecou com algumas bolhinhas, e se estendeu em toda a perna, ele tem dores muito fortes, fez muita medicação, mas o que deu algum resultado foi o Tilex, que foi receitado pelo seu cardiologista, fez consulta a neurologista, mas o tratamento não deu resultado. Ele aplica o aciclovir nas lesões, mas a cura completa não houve, ele tem 74 anos e problemas cardíacos, e o herpes e/ou seu tratamento agravaram bastante o seu estado geral de saúde. Esperamos que com o tempo ele fique completamente curado.

  116. LUANA comenta:

    16 julho, 2008 @ 9:40 AM

    meu está a 15 dias internado com herpes zoster, a herpes atingiu o seu olho esquerdo
    isso provocando sua cegueira, ele ficou com o rosto totalmente deformado, agora graças a deus ele está bem melhor aparentemente, mas ele ainda está sentindo fortes dores no olho em que perdeu a visão. os medicos estão sedando ele mas mesmo assim as dores não estão aliviando, são dores muito fortes, ele não dorme , nao come, está muito fraco, creio que seje por motivo dos antibioticos, gostaria de saber se ele terá que conviver o reto da vida com essas dores?
    desde já agradeço.

  117. lucia comenta:

    21 julho, 2008 @ 12:42 PM

    tive a 3 meses herpes na coluna e as manchas são horriveis minha alta estima sem sei aonde esta ,isso tem cura ? Az vezes sinto dor e coceira isso pode voltar ? Aquem recorrer para fazer o tratamento ideal ? Tenho apenas 26 anos e na maioria das pesquisas ele desenvolve acima de 50 ? Pde me explicar ?
    obrigado?

  118. lidiane comenta:

    23 julho, 2008 @ 9:55 AM

    ola preciso de esclarecimentos meu marido estar com herpes zoster a cerca de quinze dias fomos a dermatologista e ele receitou aciclovir comprimidos e o creme mais a vitamina do complexo b , fizemos o tratamento e o herpes diminui, não há mais bolhas mais continua coçando isso é normal? devo comprar mais aciclovir? por favor me respondam obrigada

  119. Tuly Zunino comenta:

    23 julho, 2008 @ 1:35 PM

    Estou no oitavo dia de Herpes Zoster facial.
    Por estar fazendo regime de modo incorreto (Nao comendo a noite e tava com febre) com a baixa imunidade ele veio. Como tinha ido no dentista apertar o aparelho um dia antes, as dores no maxilar que deram (Bem em cima do dente Ciso da direita inferior), achei que era algo no dente. Logo foram aparecendo as bolhas, fui internado e no quinto dia que nada se resolvia chamaram um dermatologista/infectologista. De cara ele disse que estou com Herpes Zoster
    Estou tomando:
    Cefalexina 500mg de 8 em 8 horas
    Dexa-Citoneurin Injetavel uma vez ao dia
    Herpesil Aciclovir 200mg de 4 em 4 horas das 8 ate 24 horas
    Tomo varios banhos por dia de agua morna pra limpar bem a pele e em seguida uso no rosto Merthiolate Digluconato 10mg/ml SPRAY
    E passo pomadas como Zovirax, Acibio e Ferid (Sulfato de neomicina 5mg/g e bacitracina 250UI/g

    Hoje estou no oitavo dia com essa “desgraça”, mas não sinto dores nenhuma. Meu ouvido direito continua SURDO/Entupido, mas tudo sem dores. As febres que dava perto de 39ºC hoje estão bem controladas perto ou menos de 38ºC. Me sinto disposto, sinto fome, estou me sentindo melhor posso dizer.

    As bolhas que deram dentro da boca (tipo áfitas) no qual doíam muito, eu fazia gargarelhos direto com Anti-Séptico Bucal com Fluor sem alcool, no qual em dois dias pararam as dores e as peles mortas começaram a se soltar.

    O dermatologista/infectologista que me viu, disse que se eu tivesse iniciado os remedios corretos desde o inicio, elas nao viriam tão fortes como vieram, pois como disse, demorou 5 dias pra darem meu laudo que tenho herpes zoster (No quinto dia ja estava com o rosto cheio de feridas/bolhas.

    Sei que estou me sentindo bem, mas as bolhas no rosto do lado direito continuam enormes (Antes cheias de liquidos meio amareladas), agora estão escuras. É normal isso, demoram pra elas sairem de vez? Me falaram que é certo que elas sequem pra cair, mas as pomadas que passamos deixam tudo oleoso.

    Gostaria de saber se todo esse tratamento que estou fazendo esta correto? Tem algo a melhorar? É correto tomar varios banhos aos dias, passar o merthiolate spray e depois as pomadas na qual me referi? O ouvido, demora muito pra “desentupir”?

    Obrigado

  120. patricia alves da silva comenta:

    23 julho, 2008 @ 5:22 PM

    23 jullo ,2008 @ 15:51
    ola, muito interesante tomar conhecimento de tantos casos, ocorridos pelo Brasil com as mesmas sitomtologias,pois quando somos acometidos pela doença achamos que somos os unicos. a 30 dias que minha mae foi acometida pela herpes zoster,so que no seu casa nao houve lesao cutanea,so aparecimento da dor local que irradia da apendice xifoide ,passando pela mama ate a coluna do lado esquerdo,formigamento,coseira,queimaçao.dificio diagnosticar perdemos dias em energencias,e finalmente eu que descobri,por ser da area de saude,mas desconhecia a herpes sem lesao,depois de 17 dias enternada na neurologia do hospital da restauraçao,foi tratada com aciclovir iv 3 vezes ao dia e carbamazepina,onde veio o controle da dor,apos alta permanece com o carbamazepina 3 vezes ao dia,onde mantemos o controle da dor. mas ainda sente a disnestesia; que e a sensao de formigamento,coseira e nao poder encosta o local na cadeira.Hoje tenho certeza que a doença e imunodepressiva,pois nimha mae esta ainda depremida pela perda do nosso guga (papagaio ),que morreu em seus braços na clinica onde fazia tratamento dele para cancer, sei que nao tem cura,mais existe tratamento; e o segredo e manter sempre a alto estima,e para nos que estamos ao lado com a sensaçao de impotencia,nos resta dar muito amor e carinho e comprender o momento e se por no lugar do outro,essa foi a receita usada por mim ,que vivii momentos muito dificies ao lado da minha mae;mas graça a DEUS passamos.

  121. anayar santos.. comenta:

    29 julho, 2008 @ 8:22 PM

    olá , boa noite, Dr. a mais ou menos 5 dias meu pai, começou com os fortes dores, na costela, e com bolhas nos peitos e nas costa, e foi costatdo que ele está com herpes zoster, quando vi fiquei muito preucupada, mas fazendos pesquizas sobre a doenças vi que não e so meu pai que ta com essa doença ,inclusive vcs estão de parabens pois nesta pag, pude aprender muito. Quero saber se pessoas com isso corre risco de vida, pois como vi em um dos comentarios acima, o pai de uma colega ai morreu.e meu pai ta sentindo muitas dores, e o locl das bolhas esta bstante vermelho..qual o medicamento mas indicado pra essas dores,meu pai e caminhoneiro, será que essa doença e porcausa do estresedas viagens, me ajude porfavor, ele tem idade de 48 anos.desde já obrigada.

  122. rosangila comenta:

    6 agosto, 2008 @ 1:04 AM

    oi, gostaria de saber um remédio adquado para um tipo de micose que apresentou no pé de meu pai, ele já foi ao medico desapareceu mais volto novamente e agora ele já passou varios remedio e não fica bom. o medico passou para ele um antibiotico muito forte engetavel, e ele por ser idoso não aguentou tomar pois o tratamento é de 2 meses o nome das engesões é besetacil,gostaria de saber se existe um remédio para esse tipo de doença que não sesja engeção vcs poderiam me ajudar?

  123. tania- TUly comenta:

    7 agosto, 2008 @ 1:28 PM

    OI tenho um comentario sobre o herpes Zoster,minha mãe teve a uns 8meses entramos em desespero pois todos falavam muito que as dores que ela sentia não irian passar,mas e com grande alivio que digo que ela não tem mais dores,praticamente nen se lembra mais dessa doença tão desagradavel.Mas acho que isso so oconteceu porque ela teve muita determinação e seguiu a risca todas as recomendações medicas.Ela passou em medicos dermatologista e neurologista,acho que isso e que deve ser feito.Agradeço muito esse espaço pois tambem aprendi muito com outros depoimentos.Essa doença requer muita paciencia as dores são horriveis,mas como minha mãe se recuperou,tenho certeza que se segurem as orientações medicas tambem vão melhorar.Minha mãe teve herpes Zoster em baixo da mama e nas costas.,se preocuraren vão ver meu antigo comentario.Vi o comentario do senhor Tuli Zunino a agua morna pode não fazer bem experimente complexas de agua fria,NÃO galada so fria va fazendo com agua fria pelo menos foi o que aliviava as dores que parecian queimaduras.bom ate mais e boa sorte a todos.

  124. nanamisteriosa comenta:

    8 agosto, 2008 @ 10:43 AM

    Bom essa herpes INICIO no dia 02.08.08 so no dia 07.08.08 começei tomar um remedio penvir pomada e comprimido .
    SO NOVA TENHO 19 ANOS TO MUITO PROCUPADA PQ DOE MUITO E ALEN DISSO TODO MUNDO OLHA COM CARA DE ESPANTO INVES DE AJUDAR AGENTE ACABA FICANDO MAIS CHATEADO ….POR ISSO NEN TO SAINDO MUITO NA RUA
    MAS ISSO N E O PROBLEMA TO COM UMA TENSAO NO BRAÇO HORRIVEL N CONSIGO NEN RELACHAR ANOITE ACORDO A NOITE TODA COM MEDO DE POCA AS BOLINHAS /
    O MEU MEDO E DISSO FICA POR RESTO DA MINHA VIDA

    QUERIA SABER SE ISSO VOLTA DEPOIS ….???
    E SE DOE MUITO O FIM DO TRATAMENTO ???

    AGORA TA DOENDO MUITO QUEIMANDO ….

  125. Carina comenta:

    14 agosto, 2008 @ 10:01 AM

    Ja tem 3 meses que estou com HERPES começou na vagina,fiquei boa aparentemente,com uma semana voltou,tomei antibiotico,e assim que terminei o remedio começou a aparecer no corpo inteiro,todos os medicos que ja fui CONFIRMAM que é herpes,estou tomando o remedio proprio pra herpes.E todos os medicos dizem que estou com a imunidade baixa,mas nao sei o que fazer pois eles nao passam nenhum remedio pra mudar o quadro e eu nao aguento mais,sentir as dores e os incomodos dessa doença.Então gostaria de saber o que fazer nesse caso?O que é recomendavel se tem alguma vitamina pra que eu possa tomar e minha imunidade voltar ao normal,ja estou entrando no terceiro mês com Herper e não aguento mais de dor e sofrimento.Me AJUDEM!!!

  126. Maria De Jesus godinho comenta:

    14 agosto, 2008 @ 6:30 PM

    atenção eu tenho tratado o cobreiro 242965347 914628905

  127. Maria De Jesus godinho comenta:

    14 agosto, 2008 @ 6:31 PM

    atenção eu tenho tratado o cobreiro 242965347 914628905

  128. Tuly Zunino comenta:

    14 agosto, 2008 @ 9:13 PM

    Se voce ainda tem muita coceira por causa da Herpes Zoster, é muito bom passar a pomada BetaDerm (Valerato de betametasona 1mg/g), para a coceira na hora
    Essa pomada é indicada para promover alívio sintomático da inflamação ou prurido associado com doenças crônicas que respondem a corticoterapia

    E se vc ainda tem dores nos nervos (Senti ele ficar pulsando) depois de ter sumido as bolhas, é bom tomar Meticorten (Prednisona 20mg) por 10 dias, uma cápsula ao dia.
    METICORTEN comprimidos possui potente ação antiinflamatória, anti-reumática e antialérgica no tratamento de distúrbios que respondem a corticosteróides.

    CONSULTE SEU MÉDICO ANTES DE USAR QUALQUER MEDICAMENTO

  129. silvia regina mendonça comenta:

    18 agosto, 2008 @ 2:34 PM

    Por gentileza gostaria de um esclarecimento. Minha mãe tem 59 anos e teve uma herpes na orelha, causando uma paralisia facial, gostaria de saber qual médico eu devo procurar já que moro no interior (penápolis/SP) estou preocupadissima. Por favor me responda.

  130. marcia da silva comenta:

    18 agosto, 2008 @ 7:18 PM

    estou com uma feridinha com bolhas ao redor ja tive catapora e minha filha acabou de ter a catapora logo apos ela mwelhorar apareceu uma bolha na minha perna depois essa bolha estourou e a feridinha aumentou um pouco sinto mal estar dor de cabeça e ainda por cima estou menstruada queria saber se isso tem cura não estou tomando nada ainda não sinto as dores nos nervos so um formigamento e fica latejando muito e saindo uma secreçaopor favor me auxilie nisso pois trabalho com o publico e me sinto um pouco envergonhada sem mais desde ja muito obrigado

  131. Audiana Santiago comenta:

    18 agosto, 2008 @ 10:23 PM

    Olá, Eu estou com Herpes há 10 dias, estou tomando Aciclovir (Herpesil), mas me parece que faz efeito com vários dias, pois estou fazendo tratamento há 5 dias e não vejo muito resultado, porque será?
    Herpes é contagioso?
    Geralmente quantos dias a herpes costuma permanecer no corpo?
    Me ajude porfavor, estou sofrendo muito, SINTO MUITA DOOOOR.

    OBRIGADA

    ATENCIOSAMENTE, AUDIANA SANTIAGO LIMA

  132. Tuly Zunino comenta:

    18 agosto, 2008 @ 11:17 PM

    AUDIANA SANTIAGO LIMA, Nao sou medico mais vou tentar te ajudar pois ja tive essa desgraça a um mes e pouco atras

    A Herpes Zoster costuma levar um ciclo de 21 dias em média

    Eu usei os seguintes medicamentos no qual quando iniciei eles, teve ligeira melhora

    Cefalexina 500mg de 8 em 8 horas por 7 dias
    Dexa-Citoneurin Injetavel uma vez ao dia por 5 dias (Anti viral)
    Herpesil Aciclovir 200mg de 4 em 4 horas das 8 ate 24 horas
    Meticorten (Prednisona 20mg) por 10 dias (Uma capsula ao dia)
    Apos lavar a pele onde estao as feridas com agua morninha, aplicar Merthiolate Digluconato 10mg/ml SPRAY que ajuda a secar as feridas/bolhas e depois aplicar Aciclovir pomada (Zovirax)

    Nunca estore as bolhas, deixe elas secarem e soltarem naturalmente

    Consulte seu medico antes de usar qualquer medicamento

    Médicos que podem auxiliar nesse tratamento sao dermatolgistas ou infectologista

    Obrigado

  133. Luciano comenta:

    29 agosto, 2008 @ 12:07 PM

    Por favor. A uns quatro dias , quando passava a mão no pescoço sentia um formigamento, agora ficou avermelhado e as bolhas estão bem pequenas, fui no médico e ele me disse que era Herpes zoster, porem não sinto dor alguma, fui em outro médico, e ele me informou que não acompanhava o caminho do nervo. Existe alguma doença que seja parecida com a herpes zoster? E ter herpes zoster significa que estou com hiv?

  134. Débora comenta:

    3 setembro, 2008 @ 4:38 PM

    Ola, meu pai esta com herpes nas pernas ja fazem 20 dias , as lesões ja estão praticamente secas, mas ele não consegue andar de tanta dor , diz que a perna esta formigando, o que posso fazer para aliviar a dor dele, e é normal essa situação.
    obrigada

  135. daniela freire do santo comenta:

    4 setembro, 2008 @ 7:10 AM

    eu danyela freire tenho a hespes zoster com frequença

  136. Infectante comenta:

    4 setembro, 2008 @ 10:30 AM

    Ha uns 10 anos atras eu tinha herpes labial, e sempre aparecia quando ficava muito exposto ao SOL, só q ha 2 anos eu comecei com o tipo 2, q é a genital, sempre no mesmo lugar como todos os tipos de HERPES q são 3. Porém a genital só aparece quando meu sistema imunológico está baixo, geralmente após um fim de semana de bebedeira, sem se alimentar direito. Feridas pequenas e não dolorosas. Sei q é ruim para todos q temos isso, mesmo sem dor, pq o psicológico fica abalado. E como não tem cura, e sim um alívio de sintomas, temos q cuidar para não contaminar outras pessoas. Abraço a todos.

  137. Anônimo comenta:

    6 setembro, 2008 @ 8:13 PM

    Sofro de HZ há mais de 30 anos, hoje tenho 55. Tenho pesquisado vários sites sobre o assunto e em nenhum deles consigo identificar todos os sintomas que sinto.
    Começa com diversos sintomas, por vezes juntos e outras vezes sequenciais, dor nas juntas, pés e mãos inchados, queimação nas pernas e braços, cefaléia, urgência urinária, irratabilidade, sonolência fora de hora, instabilidade intestinal, aumento de PA, dores renais. Também percebo que a cor da urina, densidade e odor são característicos; o odor é forte e lembra algo do tipo BHC.
    Parece loucura, mas é assim que a minha HZ se manifesta.
    As ulcerações aparecem na parte superior das nádegas, próximo ao final da coluna.

    Isso acontece sempre que a HZ vai se pronunciar e tenho reincidivas divrsas, uma atras da outra, as vezes fico 2 a 4 meses seguidos tendo as crises que vem e vão. São muitas crises por muitos anos seguidos.

    Bem, o restante do processo de tempo e dores é igual a todos os casos que pesquisei.

    Meu histórico de saúde é o seguinte: Sempre fiz e faço tratamento para stress emocional. Trato-me de Transt de Pânico a 5 anos, tive um CA de próstata há 3 anos e fiz uma prostatectomia radical, sem necessidade de tratamentos posteriores. Meu PSA é normal.

    Esse é o caso. Se alguém puder identificar-se nele ou puder orientar-me eu agradeço.
    Sei que a cura não existe; quero apenas saber se alguém sente o que sinto, afinal são mais de 30 anos com o mesmo histórico.
    Grato,
    No amor de Cristo

  138. regina gondim comenta:

    13 setembro, 2008 @ 10:11 AM

    Oi, bom dia, minha mãe esta com essa doença a 1 mês…porem ja tomou todos os medicamentos as bolhas sumiram porem ela sente como se estivesse queimando”por dentro” o que ela pode tomar

  139. regina botelho comenta:

    13 setembro, 2008 @ 7:23 PM

    tenho 57 anos e há dois anos tive herpes no olho direito, fiz todo o tratamento, mas continuo sentindo coceira e dor no olho, isso será para sempre? faço acompanhamento médico a cada 6 meses.

  140. lilian - SC comenta:

    16 setembro, 2008 @ 10:57 AM

    olá pessoal..
    isso tudo que vcs relataram aí encima..é cobreiro mesmo.. e precisando de cura..
    eu faço minha oração que aprendi com meu avô (in memória), a já curei muita gente desse mal aí..ja estou com 25 anos, e já pratico essa oração desde os 10 anos de idade, ganhei esse dom, e exerço ele com toda força, já que hoje em dia não é fácil assim achar alguma pessoa que benze.
    obrigada!

  141. nayara comenta:

    16 setembro, 2008 @ 12:15 PM

    essa herpes pode ser pega através do contato fisico, por exemplo,estou com herpes zortes, ai vem uma pessoa e toca ela, corre risco de pegar ?

  142. Cesar comenta:

    18 setembro, 2008 @ 10:16 AM

    Tenho herpes genital(simplex 2) e gostaria de saber como conseguir a vacina DISC. Se puder gostaria que me dissesse como e aonde comprá-la. Sei que ñ existe cura pra esta doença mas necessito muito de tudo que for possível pra ter uma vida normal, amenizando este mal. Quero saber o endereço onde é vendida e como comprar a vacina DISC.
    Muito obrigado.
    Cesar

  143. Francisco comenta:

    20 setembro, 2008 @ 5:34 PM

    Tenho hZ, foi diagnosticado assim que surgiram as bolhas na região cervical, por uma competente dermatologista de Bom Jesus do Itabapoana-RJ. Iniciei o tratamento imediatamente com Aciclovir, limpeza no local afetado com água boricada e uma loção. Foram receitados medicamentos para aliviar as dores também. Deveria voltar para nova consulta em 15 dias, mas no ato do agendamento, não foi visto que 15 de agosto era feriado municipal. Procurei a médica na semana seguinte em sua clínica, ela voltou a marcar nova consulta para a sexta-feira seguinte. Na quinta-feira comecei com febre alta, muita tosse, procurei a emergência do hospital local e após radiografia foi diagnosticado pneumonia dupla. Não voltei a procurar a dermatologista, preferi ficar em casa cuidando para que a pneumonia fosse bem curada. Já não tenho mais tosse e vou voltar a procurar o clínico que diagnosticou a pneumonia. Quanto a herpes zoster, restam ainda manchas avermelhadas e cicatrizes nas áreas mais afetadas. Ainda queima bastante, principalmente quando passo mais de duas horas na rua, dirigindo ou cuidando de outros afazeres, queima mas é perfeitamente suportável, o que predomina é uma coceira nos locais onde as manchas começam a desaparecer. O que me preocupa é que os médicos são quase unânimes em dizer que em 2 ou 3 semanas o paciente está curado; como o meu caso foi diagnosticado no dia primeiro de agosto, e a queimação (fraca) e coceira persistem tenho medo de que isso continue por anos. Há mais de 15 dias não tomo nenhum analgésico; foi uma decisão pessoal, para sentir até onde consigo resistir.
    Tenho 66 anos, sempre preocupado com a situação econômica de filho e netos; perfil ideal de quem desenvolve o hZ. Desde já, agradeço qualquer informação possível que possa me ajudar.
    Abraço a todos,
    Francisco Rodrigues Neto
    São José do Calçado – Esp. Santo

  144. Juscinete santos silva comenta:

    21 setembro, 2008 @ 9:58 PM

    OLá,
    boa noite!
    O meu pai teve herpes zoster na cabeça e afetou seu olho direito…também apresenta um catarata.
    Faz exatamente 5 meses que isso aconteceu . Desde então as fortes dores de cabeças não a deixaram mais. Ele também tem linfoma e a baixa himunidade foi a causadora desta hespes.
    Recentemente ele apareceu com o mesmo olho com uma irritação bastante significativa e apareceu uma mancha branca em cima da “menina dos olhos” e agora esta mancha está vermenlha, e hoje ele disse que não enxerga com o olho….os sintomas,( dor, Coceira, ardência) apareceram sexta-feira e estou levando ao médico segunda-feira, ele não teve febre… contudo tenho curiosidade de saber mais sobre o assunto.
    A HZ pode ter voltado e o deixado cego?
    Aguardo resposta
    obrigada!
    Fiquem em Paz

  145. eliane comenta:

    22 setembro, 2008 @ 12:36 AM

    Meu filho está com herpes zoster,confesso que fiquei super assustada pois o conheço
    pouco da doença,,,a minha maior tristeza é saber que se trata de algo incurável….Mais graças a Deus a coisa certa meu filho está usando o medicamento adequado…estamos sofrendo devido não conseguirmos dormir,ele devido as dores e coceira e eu pq não consigo dormir preocupada…foi muito bom encontrar esse site bjks pra todos do site…

  146. Rui Neves comenta:

    22 setembro, 2008 @ 8:04 PM

    Há 2 dias atrás apareceu-me algumas borbulhas nas costas, na zona lombar. Só tenho comichão, nenhuma dor a menos que me coçe no local. Os médicos diagnosticaram Herpes Zoster. Tenho 2 questões:
    1 – Dizem que entre as pessoas que apanham estão os idosos e pessoas com imunidade baixa. O que é isso de imunidade baixa e qual as razões disso? Posso ter outra doença que me baixe a imunidade?
    2 – Toda a gente fala em dores fortes. Eu não tenho dores nenhumas ou será assim porque apenas passaram 48h? Vou ter dores depois mesmo que não coçe?
    3 – Tenho que ter cuidado depois de aplicar a pomada Aciclovir, para não contagiar outras partes do corpo? Como previno isso?
    Obrigado

  147. JOANA comenta:

    23 setembro, 2008 @ 12:49 PM

    HÁ TRES MESES A TRAS SENTIA MUITA DOR AO URINAR E APARECERAM ALGUMAS BOLHINHAS PARECENDO ESPINHAS NA ÁREA GENITAL,FUI Á GENICOLOGISTA E ELA DISSE QUE ERA HERPES,PASSOU ACICLOVIR (COMPRIMIDO E POMADA).MAS DE LÁ PRA CÁ JÁ TIVE VÁRIAS VEZES OS MESMOS SINTOMAS,A CADA 15 Á 20 DIAS,NAO SEI MAIS O QUE FAZER,E DESSA VEZ ESTA NA PARTE DE BAIXO BEM PRÓXIMO A ENTRADA DO ORGÃO.POR FAVOR ME INFORMEM SE EXISTE ALGUMA VACINA PRA DIMIMINUIR PELO MENOS O TEMPO.

  148. Aulinete - Santa Maria - RN comenta:

    26 setembro, 2008 @ 6:53 PM

    Há uns dez dias atrás meu marido começou com uma dor muito forte no peito, pensava que era atá uma complicação cardíaca, mas depois começou a aparecer umas bolhas acompanhadas de um vermelhidão. Fomos ao dermatologista e a médica diagnosticou herpes zostes. Ficamos aflitos. Ele está tomando Aciclovir (Penvir) e Tylex para dor e uma loção que foi feito em farmácia de manipulação. Gostaria de saber se essa doença demora muito, se as bolhas desaparecem logo e se as dores irão desaparecer. Pode me ajudar? por favor, mande-me um esclarecimento.

  149. Tuly Zunino comenta:

    26 setembro, 2008 @ 7:50 PM

    Pessoal que vem comentando, favor ler os recados mais acima que tem resposta pra todas as perguntas…

    Tratamento pra Zoster pode ser feito com so seguintes medicamentos:
    Cefalexina 500mg de 8 em 8 horas
    Dexa-Citoneurin Injetavel uma vez ao dia por 5 dias (Anti-Viral)
    Herpesil Aciclovir 200mg de 4 em 4 horas das 8 ate 24 horas
    Passar Merthiolate Digluconato 10mg/ml SPRAY pra ajudar a secar e limpar as áreas afetadas pelas bolhas
    Pomadas como Zovirax, Acibio e Ferid (Sulfato de neomicina 5mg/g e bacitracina 250UI/g

    Pra quem sente muita dor, aquelas que nem com Tylex passa, pedir receita médica pro remédio TRAMAL

    O líquido que tem dentro das bolhas é o vírus, sendo assim se estorar alguma e escorrer, limpar imeditamente. Nuca fure ou arranque as bolhas, deixe elas com o tempo sumirem. Arranca-las pode deixar a pele marcada depois.

    Esse vírus é o Varicella , mesmo vírus da catapora. Quem teve catapora quando pequeno, pode voltar a reanima-lo e agora vem como Varicella Zoster

    Quem sente muita coceira pode usar a pomada BetaDerm (Valerato de Betametasona 1mg/g), mas use somente depois que as bolhas sairem por completo, pois vc nao deve coçar de jeito nenhum as bolhas/feridas pra não correr o risco de arranca-las

    Consulte seu médico (Dermatologista ou Infectologista), antes de usar qualquer medicamento

  150. Rosiane Maria Feijó dos Reis comenta:

    28 setembro, 2008 @ 8:14 PM

    Boa noite, tenho 42 anos e desde o ano 2000 apareceu uma dor no seio direito; fiquei muito tempo fazendo vários exames e nada aparecia ,só que a dor já estava irradiando para as costas e ficando insuportavel, durando em torno de 20 mints, após vários exames foi diaguinosticado que era uma neurite intercostal crônica pós herpética. Fiz vários bloqueios mensalmente para poder controlar melhor a dor. uso vários medicamentos :gabapentina 300mg, 3x ao dia; amitripitilina 25mg, 3xao dia; rivotril 2mg,1comp a noite; tramal 100mg, de 4 em 4horas; tilex30mg de 4 em 4 horas e tambem ás vezes uso mitedon de 10 mg de 4 em 4horas. hoje a dor tem duraçao de 40 min e crise de 1em1hora e quando em crise faço bloqueio toda semana. já tentei acunpultura , hidroginástica, massagem ,fisioterapia. Quando estou em crise, tenho dor 4 ou5 vz ao dia, não sei mais a quer recorrer. Gasto em média quando em crise na faixa de mil reais por mês incluindo bloqueio e medicamentos. Aguardo comentário.

  151. nill comenta:

    29 setembro, 2008 @ 3:31 PM

    quero saber como conviver com a doenca ja que fiquei sabendo que nao tem cura eu tenho herpes genita e aparece sempre que eu fico deprimidi ou stressado…

  152. roger comenta:

    3 outubro, 2008 @ 2:12 PM

    estou com herpes no olho esquerdo, estou fazendo tratamento com Aciclovir 200 mg.ha bolhas, não tenho dor e nem coçeira, estou aplicando um colirio de nome Cetrolac 2 x ao dia. o médico ordenou tomar os comprimidos 4 x ao dia em intervalos de 6 horas.minha pergunta é?é eficiente esse tipo de tratamento? grato pela resposta.Abraços.

  153. elaine regina comenta:

    7 outubro, 2008 @ 9:13 AM

    oi,tenho 32 anos e desde os 3 meses de idade tenho herpes zoster nos olhos,por conta disso perdi 80% da visão direita.não tenho nenhuma doença grave mas os médico disseram que tenho imunidade baixa.e sempre que fico muito stressada a doença aparece.gostaria de saber sobre essa vacina.uso zovirax pomada.tem outro medicamento melhor?doi muito.obrigada.

  154. Carina comenta:

    7 outubro, 2008 @ 11:35 AM

    Acabei de ver,um novo recado e gostaria de saber como é essa vacina que o meu médico ja me falou,tenho imunidade baixa ,ja tomei ate remedios que é bom pra esse caso,mas como ando extressada,sempre volta.Eu ja tive varias vezes em menos de 3 meses,quando pensava que estava boa aparecia novamente e assim se passaram 3 meses,faz um mes que nao tenho nada,so que ja to sentindo as dores novamente e a febre.Gostaria de saber como tomar essa vacina?
    obrigada

  155. rosiane maria feijo dos reis comenta:

    14 outubro, 2008 @ 7:10 PM

    para corrigir um erro . quando nao estou em crise tenho dor 4a5 vezes ao dia.agora estou usando fanciclovir 500mg deu um resultado ,mas quando paro de usar volta tudo novamente e uma tortura nao sei mas o que fazer. obrigada rs

  156. fabia comenta:

    16 outubro, 2008 @ 11:09 PM

    que nojo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bllllllllaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  157. fabia comenta:

    16 outubro, 2008 @ 11:10 PM

    qqqqqqqqqqquuuuuuuuuuuuueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee hhhhhhhhhoooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

  158. fabia comenta:

    16 outubro, 2008 @ 11:11 PM

    qqqqqqqqqqquuuuuuuuuuuuueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee hhhhhhhhhoooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!tttttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!@_^_

  159. oi Fabia comenta:

    17 outubro, 2008 @ 12:03 AM

    eE verdade isso e mesmo um horror,minha mãe teve e foi uma tortura,mas tenha paciencia,q tomando a medicação direitinho isso tudo vai passar .boa sorte e tenha fé.

  160. EZEQUIEL comenta:

    22 outubro, 2008 @ 3:31 PM

    Oi, á 06 meses tive umas 12 machinhas avermelhada no
    lado direito da costela, já no outro dia, fui à farmacia e me
    receitaram aciclovir dentro de uns 10 dias elas sumiram
    mais elas não doiam exatamente nada e nem havia liquido
    dentro delas, será que isso era HZ??????????????????????????????
    me respondam por favor.

  161. katia cilene comenta:

    31 outubro, 2008 @ 9:24 AM

    Desejo saber se a Herps zoster pega ou não? Estou com uma parente assim e desejo visitá-la com os meus filhos. Me dê uma resposta, poe favor!

  162. gilson comenta:

    31 outubro, 2008 @ 9:30 AM

    olha tive umas dores que paresciam ser nos rins depis ai ums dois meses aparesceram umas alergias no penis que duraram umas tres semanas depois ai alguns dias tive uns caroscinhos debaixo do braço esquerdo acompanhado de uma lergia e os caroços doem muito que é me ajudem estou muito preucupado

  163. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 outubro, 2008 @ 5:21 PM

    Katia,
    O virus Varicela-Zoster pode causar catapora nas crianças não vacinadas.

    É muito importante não levar as crianças nas visitas a pacientes hospitalizados ou que
    esteja convalecendo de alguma doença.

  164. cleia comenta:

    11 novembro, 2008 @ 3:40 PM

    tenho 26 anos e a mais de tres vem aparecendo umas bolhihas no lado esquerdo do meu bumbum isso pode ser herpes zoster?

  165. Apollo comenta:

    12 novembro, 2008 @ 7:15 AM

    por favor o medico me passou alguns medicamentos orais, tópicos e injetável :
    esses:

    Amitriptilina 25mg;
    complexo B;
    diprogenta creme;
    betatrinta 01amp;

    seria medicamentos ideais???

  166. Apollo comenta:

    12 novembro, 2008 @ 7:15 AM

    por favor o medico me passou alguns medicamentos orais, tópicos e injetável :
    esses:

    Amitriptilina 25mg;
    complexo B;
    diprogenta creme;
    betatrinta 01amp;

    seria medicamentos ideais???

  167. Apollo comenta:

    12 novembro, 2008 @ 7:15 AM

    por favor o medico me passou alguns medicamentos orais, tópicos e injetável :
    esses:

    Amitriptilina 25mg;
    complexo B;
    diprogenta creme;
    betatrinta 01amp;

    seria medicamentos ideais???

  168. eduardo gonçalves comenta:

    17 novembro, 2008 @ 4:35 PM

    descobri que estou com hz gostaria de saber se tem risco de transmitir, para minha esposa, atraves de beijo ou relação sexuas.

  169. carmen comenta:

    18 novembro, 2008 @ 6:36 PM

    oi eu tive dor no peito e o medico disse que eu tinha herpes de zoster tomei todas as medicaçoes mas ainda tenho dores fortes, sera que eu nao estou curada. foi perto do seio . eu trabalho no hospital e acho q o medico nao deu as medicações certa.

  170. Manoela, BSB comenta:

    25 novembro, 2008 @ 7:21 AM

    Minha mae tem 64 anos e está sofrendo muito com essa doença ja levamos em varios medicos e nenhum acha solução pro caso dela, ha dois meses foi diagnosticado que era HZ, está tomando Fanciclovir, depois de varios outros remedios que foram receitados e nao surtiram efeitos, entao lendo varias repostagens descobri que Fanciclovir seria o mais eficaz, comprei e ela começou a tomar a poucos dias , aind anao apresentou melhoras, estou muito preocupada , ela nao dorme a dois meses, por favor me ajudem.

  171. cleide cesario comenta:

    30 novembro, 2008 @ 7:47 AM

    meu pai tem 77 anos e esta com herpes zoster na altura do umbigo ate a coluna a quase 4 meses na verdade as bolhas ja secaram mas ele continua com inchaço na barriga e muita dor o tratamento foi feito com aciclovir,lisador,nimensulida o atual que ele esta tomando e nao quer comer nada so fica deitado com dor por favor me ajude ja estou desesperada

  172. eliane comenta:

    4 dezembro, 2008 @ 9:20 PM

    saiu algumas bolhinhas,bem pequenas no meu seio e um poukinho nas minhas cotas,bem na altura da coluna,no início cossou um pouco,mas está muito é ardendo e tbém tá vermelho,incomoda muito colocar o sutiãn.fui ao médico,ele disse que é herpes zoster.me passou 2 rémedios.ainda nem comprei.é possível 1 diaguinóstico sem exame? essa doença é contagiosa?tem cura? qual o tratamento? por favor me ajude tô muito preucupada. OBRIGADA.

  173. salete carvalho comenta:

    9 dezembro, 2008 @ 7:45 AM

    gostaria de uma solução para o meu problema, tive herpes zoster no couro Cabeludo, fiz tratamento com aciclovir, amitriptilina e tylex, chegou a afetar minha visão. sinto muito queimor na cabeça, as vezes me vontade de chorar com tanta queimação é insuportável. Por favor me ajude não aguento de tanta dor e queimação.

  174. salete carvalho comenta:

    9 dezembro, 2008 @ 7:46 AM

    gostaria de uma solução para o meu problema, tive herpes zoster no couro Cabeludo, fiz tratamento com aciclovir, amitriptilina e tylex, chegou a afetar minha visão. sinto muito queimor na cabeça, as vezes me dar vontade de chorar com tanta queimação é insuportável. Por favor me ajude não aguento de tanta dor e queimação.

  175. marcia da silva comenta:

    9 dezembro, 2008 @ 2:56 PM

    gente gostariq
    quwe estou sentido tudo dores em todo o corpo umas pontadas que aparecem debaixo deo peito esquerdo mas logo some gostaria de saber o que e isssoa de saber quais sao os sintomas da sindrome do panico ou da depressao pois acho

  176. Anônimo comenta:

    10 dezembro, 2008 @ 5:26 PM

    Oi o Aciclovit 200mg é eficaz para o tratamento? na receita diz q deve-se tomar 4 x ao dia, mas e a noite naum precisa tomar? Eu sei devo devo ir ao médico, mas só conseguir marcar consulta daqui a dois dias e eu li q isso se alastra muito rápido… Comprei complexo B e vitamina, será q da pra pelo menos evitar q se alatre atá a consulta? AMe ajudem por fv

  177. leo comenta:

    11 dezembro, 2008 @ 12:52 AM

    de mes em mes apareçe umas bolhas no penis que vira uma ferida e depois desapareçe em depois aconteçe o mesmo processo queria saber o q es e o q posso fazer???

  178. Mércio comenta:

    11 dezembro, 2008 @ 11:38 PM

    Meu filho de 13 anos está com um quadro muito semelhante ao da foto, os sintomas se manifestam basicamente na mesma região que na pessoa da foto, sendo que no meu filho as bolhas não são amareladas, mas sim transparentes, não são tão agrupadas quanto as da foto, mas também se reúnem em grupos e são em maior número. Enfim, parece ser da mesma natureza, mas parece atingir uma área maior de forma menos intensa. No caso do meu filhoparece que as bolhas e os vermelhões seguem mais precisamente o desenho dos músculos.

    A doença começou a se manifestar muito rapidamente. No primeiro dia apenas uma mancha vermelha, como uma alergia, no segundo (ontem) já se apresentava esse quadro que eu descrevi. Aí o levei à médica que diagnosticou o herpes zoster. Ela receitou Penvir (Fanciclovir) 500mg de 12 em 12 horas durante cinco dias. Ele já tomou dois comprimidos e os efeitos da doença parece que só aumentaram.

    É normal esse ritmo da doença e da reação ao tratamento? Alguém poderia me indicar bibliografia (internet, artigos, teses ou livros) sobre a doença em crianças? Há algo que eu possa fazer e que eu ainda não esteja fazendo?

  179. Mara Moura comenta:

    14 dezembro, 2008 @ 5:11 PM

    Boa tarde, tive Herpes Zoster na região lombar, fiz tratamento com Dermatologista.
    Os medicamentos usados foram : Penvir 500mg, Predsim 20 mg e Duotrat.
    Já estou bem melhor, só que a dor apesar de ter diminuido 90% não passam e ainda me incomodam muito.
    Gostaria de saber se demora mesmo ou se tenho de procurar algum outro especialista, poia a médica me falou que foi por problemas emocionais.
    Obs. tenho 52 anos.
    Agradeço muito se pudesse me responder, pois a dor que sinto não é pouca.
    Mara

  180. Elaine Lima comenta:

    16 dezembro, 2008 @ 8:10 AM

    A minha tia de 85 anos está com Herpes Zoster, e a médica indicou tomar 2 comprimidos do aciclovir 400mg de 4 em 4 horas por 10 dias.
    Gostaria de saber se pode passar alguma pomada nas lesões, pois a doença apareceu no braço esquerdo e um pouco no torax e a mesma senti muitas dores.
    Li num site que é muito bom fazer compressas frias.
    Aguardo um breve retorno.

  181. jose lopes rodrigues comenta:

    23 dezembro, 2008 @ 2:52 PM

    Olá!

    Gostaria de deixar minha admiração e um elogio ao Dr. Armando Miguel Jr (saliento que o conheci somente por esta página), pelas informações e pelos conselhos dados às pessoas que tanto sofrem com o Herpes Zoster.
    Mais uma dúzia de médicos iguais a ele, em cada uma das especialidades médicas existentes, que divulgassem pela internet os seus conhecimentos, certamente aliviariam os sofrimentos de milhões de pessoas que buscam uma orientação para um tratamento adequado.
    Parabéns, Dr. Armando.

  182. Jão neto comenta:

    25 dezembro, 2008 @ 11:19 PM

    pelo amor de Deus alguem me passa um remédio para herpes zoster ??

  183. armando comenta:

    25 dezembro, 2008 @ 11:21 PM

    alguem PELO AMOR DE DEUS sabe um REMÉDIO / PUMADA pra tira as MANCHAS da herpes zoster ?
    ME AJUDEM POR FAVOOOOR !!

  184. barbara comenta:

    26 dezembro, 2008 @ 4:32 PM

    ola tenho 11 anos e tive herpes no começo do ano na regiao do rosto a doença se espalhou para meu olho fiquei sem conseguir engerga por bastante tempo fiquei enternada 11 dias diquei quase boa a nao ser a enrritaçao no meu olho nao conseguiar sair de casa mais grassas ao tratamento hoje estou boa mais a pergunta e a segunti: posso volta a ficar doente de herpes zoster

  185. Carla comenta:

    26 dezembro, 2008 @ 10:49 PM

    Vou ser muito cinsera,ja tive 3 vezes a herpes,minha imunidade esta baixa,nao sei o motivo,vivo tomando vitaminas e muitas vezes sinto dores como se ela fosse aprecer.Ja tive a herpes de varias formas e o meu Médico me disse pra evitar o maximo de extresse,se nao volta.E sempre que me extresso.ela aparece.

  186. Francisco comenta:

    7 janeiro, 2009 @ 10:35 AM

    Existe algum remédio ou pomada para diminuir ou acabar com as manchas do Herpes Zoster? se tiver indique?

    Grato!

  187. Alex Martins Vieira comenta:

    14 janeiro, 2009 @ 11:25 AM

    Olá , Minha filha de 7 esta com herpes no olho esquerdo não se o que faço para cura ou aminizar ,pois ja procure 4 clinicas e ate hoje não a solução para minizar essa doença
    agradeço se alguem poder me ajudar..

  188. Michele comenta:

    16 janeiro, 2009 @ 11:19 AM

    Boa tarde! gostaria de saber se quem apresentou herpes zoster
    quer dizer que ela possiu AIDS, HIV e entre outras doenças
    sexualmente transmissivel?
    A herpes zoster depois que acaba os sintomas é normal ficar
    alguma mancha? E tem tratamento para que se possa retirar
    essas manchas? E se a HZ voltar o que se deve fazer? O que se
    deve fazer para que a HZ não volte?
    – Desculpe por tantas perguntas mas é que tive HZ pouco menos
    de 1 ano e fiquei preocupada quando li uma reportagem relacionando a HZ
    com pessoas portatoras da AIDS e na reportagem não falava se o aparecimento
    da HZ está ligado diretamente com a doença (AIDS), ou seja só aparece em quem
    têm realmente a doença, por favor me informe pois isso é de deixar qualquer um louco.
    Há e tem tbm essa historia de que aparece mais em idoso, mas pessoas jovens tbm pode apresentar HZ?

  189. clodoaldo comenta:

    18 janeiro, 2009 @ 2:17 PM

    Olá estive lendo sobro herpes e fiqui imprecionado,não existe rémedio?

  190. Mauricio comenta:

    19 janeiro, 2009 @ 1:13 PM

    Primeiro comecei a sentir fortes dores nas costas, que pioraram nos dias seguintes, até ser diagnosticado – com o aparecimento de manchas com pequenas bolhas nos braços – a Herpes Zoster. A médica receitou o Aciclovir (várias marcas) – que no meu caso que sou portador de HIV – teve dosagem aumentada para 800 mg cinco vezes ao dia (somente para segurar o desenvolvimento da doença, já que não existe remédio para matar o vírus do Herpes), mais o uso de Clonixinato de Lisina (Dolamin) para tirar a dor nas costas e peito, e paracetamol (tylenol ou equivalentes) de 6 em 6 horas para ajudar a reduzir a dor nas horas mais críticas. Também usei Aciclovir pomada sobre os ferimentos várias vezes ao dia, o que ajudou a secar as bolhas e a cicratizar bem. Tomei os remédios por 10 dias e a recuperação foi muito boa. O grande problema é a coceira e a dor pós hepática, uma dor muscular que aparece derrepente e queima a região afetada durante cerca de 1 minuto e depois passa. Mas na região, 15 dias após o diagnóstico, ainda sinto formigamento. Estou passando lidocaína (xylocaína) nas lesões e ajuda a aliviar um pouco. Também estou usando vitaminas, inclusive Levedura de Cerveja que é rica em vitamina B12. Minhas recomendações é não coçar, não estourar as bolhas, a doença é contagiosa nas duas primeiras semanas, portanto, evite contatos ou compartilhamento de objetos e roupas. Se detectar a doença vá imediatamente a um pronto socorro ou médico infectologista ou dermatologista e o aciclovir ( que é usado tanto para Herpes Simples quanto para Herpes Zoster) é fundamental no tratamento, não deixe de tomá-lo por no mínimo 7 dias!

  191. Sandra comenta:

    20 janeiro, 2009 @ 9:18 PM

    A aproximadamente 1 semana apareceu umas manchas avermelhadas na minha mão, um monte de pintinhas avermelhadas que cossam muito fui em 2 medicos e eles acham que e herpes Zoster mas não deu bolhas , nos primeiros dias inchou minha mão, doia muito e cossa demais estou tomando Penvir 500mg e usando pomada aciclovir mas estou preocupada devo procurar outros especialistas ? agora minha mão em alguns pontos da mancha esta descascando não doi mais so de vez em quando cossa

    Estou muito preocupada

    Obrigado

  192. nininha comenta:

    31 janeiro, 2009 @ 1:04 AM

    minha mãe tem 88 anos é uma pessoa saudavel e vivia alegre, porem a 15 dias pegou essa maldida doença herpes zoster, não sei explicar como.AS bolhas já secaram, porem ela chora de ardencia e dencia e queimação. Já fez todo o tratamento com um dermatologista, porem agora, ele diz que não existe remedio pra essa queimação e ardencia que ela sente e não aguenta nem a roupa encima na região do quadril, por favor ajudem-me, não aguento ve- la sentir dor e ver a tristeza dela. o que ela pode fazer para aliviar essa queimação?e por favor me responda se isso é uma doença grave que pode d eixa-la para sempre sofrendo.?

  193. VALÉRIA comenta:

    3 fevereiro, 2009 @ 12:56 PM

    Tenho 48 anos e estou com Herpes zoster. Ela transmiti pelo toque ou beijo na face?
    Tomei Aciclovir comprimido e passei a pomada, mas as pontadas e queimação continuam no estomago, pulmoes e seios. Parece uma faca cortando de dentro para fora. O que posso tomar para estas dores desaparecerem?

  194. SANDRA GUIMARAES comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 12:18 PM

    Fui diagnóstica com Herpes Zoster mas não tenho dor. É possível?

    Tudo que leio sobre esta doença está associado a muita dor, posso estar com diagóstico errado?

    Grata

  195. Vivi comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 3:56 PM

    Boa tarde,

    A 1 semana meio noivo reclamou de tonturas e pressão no ouvido, chegou a desmaiar e está internado no hospital desde então sem conseguir escutar. O medico disse que era labirintite causada por um vírus provavelmente herpes, gostaria de saber como se adquire esse vírus e se é trasmitido pelo beijo, relação sexual, beber no mesmo copo. etc…

  196. Ricardo comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 2:05 PM

    Boa tarde, à mais ou menos uns 8 meses tive algumas manchas
    vermelhas na costela do lado direito, tinha mais ou menos umas
    22 manchas, tbm tive 03 manchas ou bolinhas vermelhas no
    braço doreito e 02 no pé esquerdo, depois de dois dias passei
    aciclovir em cima dessas manchas e desapareceram depois de
    uns 10 dias, mais não sentia nenhuma dor e não eram nenhuma
    vesiculo (pode ser que pelo fato de eu ter passado aciclovir não
    formaram, isso pode ser herpes zoster?

  197. cristiane comenta:

    21 fevereiro, 2009 @ 1:25 PM

    tive herpes zoster e as bolhas secaram mas a dor continua os médicos dão só analgésicos . A dor
    A dor chega a ser insuportável, que devo fazer?

  198. cristiane comenta:

    21 fevereiro, 2009 @ 1:27 PM

    tive herpes zoster e as bolhas secaram mas a dor continua os médicos dão só analgésicos .

    A dor chega a ser insuportável, que devo fazer?

  199. Fernanda comenta:

    24 fevereiro, 2009 @ 6:25 PM

    O uso de gelo no local, alivia bastante a dor.

  200. leila medeiros da silva comenta:

    24 fevereiro, 2009 @ 11:46 PM

    Por favor, peço orientação ao medico que possa me orientar melhor. Meu marido a 20 anos atras teve herpes zoster na testa chegando até a causar uma pequena lesão no olho ,mas só teve na testa um edema e não tinha dor alguma,mas maesmo assim a oftalmologista diagnosticou e ecaminou p/ um dermatologista. Passado esse tempo todo sempre que tomava sol ou frio intenso aparecia o herpes simples e passava usando a pomada de ciclovir. Agora apareceu na inernação lombar e maisnas costelas,na altura da axila. O medico receitou ciclovir em creme e em comprimidos. A noite doi muito e o medico não receitou mais nada . Gostaria de uma melhor orientação, caso seja possivel. Desde ja ofereço meu email p/ uma resposta. Grata pela atenção Leila Medeiros

  201. André de Souza comenta:

    5 março, 2009 @ 8:39 AM

    Bom dia.
    Eu tive o vírus herpes,começou no olho direito,ficou inchado a pálpebra superior,e depois dores fortes,mais manchas vermelhas na testa acima do lho.O médico infectologista Dr.Marcelo E.de Oliveira,receitou Aciclovir 200mg 4comp.de 4 em 4 horas 5X ao dia,totalizando 7 dias.mais aciclovir pomada,mais clorexedina tópico.Estou me sentindo bem,mas quero saber se é normal sentir na cabeça uma dor na cabeça,lado direito como se tivessem puxado meu cabelo bem forte,ou seja ficou dolorida a região.Fico no aguardo de uma resposta,e dia 9-3-2009,estarei realizando uma consulta com meu Oftalmiologista.Muito obrigado.

  202. Angela comenta:

    5 março, 2009 @ 10:46 AM

    OLa,gostaria de saber o q passar na mancha da herpes,ja secou mais ficou uma mancha bem escura.me ajude por favor.Me responda no email.Obrigada.

  203. Angela comenta:

    5 março, 2009 @ 10:51 AM

    So vejo as perguntas do leitor.Onde estão as respostas?

  204. Edilson Nogueira comenta:

    6 março, 2009 @ 11:47 PM

    eu fui ao urologista fiz exame (hsv) o resultado foi índice 18 qro saber o q quer dizer esse índice do herpes, mais nunca apareceu polhas em parte alguma do meu corpo ele passou aciclovir 200mg, fiquei muito preocupado com essa doença e quando q posso transmitir pra minha namorada por favor me responda doutor

  205. Fernando comenta:

    7 março, 2009 @ 5:14 PM

    Eu apresentei HZ, agora aos 40 anos. A dor foi tanta que pensei que estava apresentando um IAM. Não acreditei que aquelas algumas bolhinhas tivessem esse poder. Só após procurar um médico(dermato) é que pude contatar na verdade que se tratava de Hz, até então pensei que era alguma micose de praia pu piscina, pois eu costumo ir mto. A questão que venho tirar minha dúvida é ? a minha lesão foi no braço esquerdo até o ombro, ela pode almentar? vai ficar marcas = a da varicela?

  206. Walmar comenta:

    12 março, 2009 @ 1:24 PM

    Eu contraí Herpes Zoster, porém as lesões da pele já desapareceram com o uso da pomada à base de base aciclovir. Da mesma forma, as dores neurálgicas estão desaparecendo. Eu já encerrei o uso de medicamentos e gostaria de saber se já posso tomar umas cervejas ?

  207. maria do ceará comenta:

    14 março, 2009 @ 11:42 AM

    ha muito tempo atraz eu tive herpes, por conta de uma aranha que passou por cima de me quando dormia, a minha mãe chegou a ver a aranha do tipo caranguejeira, ficou cosando muito, no dia seguinte apareceram bolha, fui ao medico ele falou que era herpes, passou o tratamento fiquei boa mais anos depois teve herpes tipo 2, não sabia oque era ai a crize passou depois de 6 anos ela apareceu dinovo foi logo apos eu ficar boa da mestruação, ai fui ao medico ela afirmou que era herpes, dai muitas duvidas posso ter pegado o viruz com o pelo da aranha ou pode ter cido atravez do meu paseiro, pois tudo oque eu leio fala que é atravez da relação que pega, aguardo respostas, obrigada.

  208. MERCINHA comenta:

    15 março, 2009 @ 4:01 PM

    DE INICIO DEVEMOS IR IMEDIATAMENTE AO MEDICO, POIS NAO SE DEVE AUTO SE
    MEDICAR PELO FATO DE QUE SE O TAL MEDICAMENTO TE DAR UM EFEITO
    COLATERAL PODE PREJUDICAR MAS AINDA A SITUAÇAO, QUANTO MAIS SEDO
    TOMARMOS CONHECIMENTO DA DOENÇA MELHOR

  209. Leleca comenta:

    18 março, 2009 @ 2:34 PM

    Descobri que havia sido contaminada pelo virus da herpes genital a 10 dias atras.
    Tive muitas dores no começo e depois veio a coceira… fui em varios médicos
    Para acalmar as dores e a coçeira eu fazia banho de assento com cha de camomila e alternava com banho de assento com flogo rosa… continuo fazendo isso, mas estou tomando Valtrex (antiviral) e passando a pomado do Aciclovir… melhorei muito já.
    Mas minha maior preocupação é que não sei oque faço, pois estou noiva a um ano e só posso ter pego de meu noivo, não sei se termino com ele, estou perdida….
    Sera que alguem pode me ajudar nesta questão?

  210. Michele comenta:

    20 março, 2009 @ 11:16 AM

    OI LELECA, bem eu não sou médica eu sou apenas estudante de enfermagem e pelo que sei da herpes não há tratamento que cure herpes, porém medicamentos antivirais podem diminuir e prevenir as erupções. Adicionalmente, terapia diária de repressão ao herpes sintomático pode reduzir o risco de transmissão para o parceiro sexual.
    Aconselho vc conversar com o seu noivo sobre o assunto e procurar um médico que vai tirar as demais duvidas que vc’s tiverem,e é claro usar preservativos durantes as relaçoes sexuais que vc’s vierem a ter entre vc´s e com outras pessoas que vierem a se relacionar. e se vc não teve relação sexual com outra pessoa a não ser o seu noivi com certeza vc adquiriu dele. Mas vai com calma procure um médico e converse com o seu noivo e se ele te amar mesmo vai compreender e procurar a ajuda médica. abraços!

  211. Rafael Soares comenta:

    24 março, 2009 @ 7:40 PM

    Minha irma de 14 anos apereceu com bolhas na pele que foram se alastrando na parte direita
    do corpo (costas e passando para axilas e peito) sente dores, coceiras, dor de cabeça e dor
    no braço onde estão as bolhas.
    Visitamos um médico e ele nos disse que pode ser Herpes.

    O que devemos Fazer???

  212. jeffersonolivera campelo avila comenta:

    28 março, 2009 @ 8:36 PM

    porque que que are muito e parese que esta queimando tem perigo de morrer e contagiar outra pessoa

  213. Edneide comenta:

    30 março, 2009 @ 9:12 PM

    Boa noite,
    Em 1975, aos 14 anos de idade, minha irmã teve herpes zoster. Ela apresentou primeiro uma forte dor de cabeça que durou 4 dias seguidos e após esses 4 dias surgiram bolhas enormes no lado esquerdo do rosto atingindo olho, testa e couro cabeludo. Ela reclamava de ardência na região afetada. Demorou muito pra ela ficar boa. Hoje ela sente fortes dores de cabeça que a deixam prostrada na cama e nenhum médico descobre qual a causa. Já perguntei a ela se ela já informou para um dos médicos que ela vai que ela teve herpes zoster e ela me disse que não. Quero saber se asdores terriveis que ela sente tem alguma relação com o virus e com a doença. Por favor me mandem a resposta de preferência para o meu email, pois estamos todos muito preocupados com ela e com essas dores de cabeça que a tem acometido.

  214. alessandra comenta:

    31 março, 2009 @ 5:16 PM

    estou com hz.a quase um mes ,as dors passaram mas a coceira ,esta me deixando louca.ja usei tudo e qanto é tipo de pomadas e remedios orais pra ver se passasa coceira e nada resolveu .por favor me indique alguma coisa que resolva pois naõ consigo dormir comer ou trabalhar por conta dessa coceira no local das feridas.é com urgencia me mande um email.obrigado alessandra

  215. Andrea comenta:

    1 abril, 2009 @ 12:21 AM

    Dr, meu pai tem 62 anos e teve herpes zoster em torno de setembro/outubro de 2008. Após passar por um segundo dermatologista que fez o diagnóstico correto ele ficou curado das lesões em mais ou menos 15 dias. Desde então ele começou a ter fraqueza muscular progressiva e uma falta de ar também progressiva. Após idas a vários médicos e TODOS os exames possíveis, um neuro o diagnosticou com Esclerose Lateral Amiotrófica. Procuramos um especialista na doença e ele pediu uma RM da cervical e do crânio (ele fará no próximo sábado) mas disse q alguns sintomas batem com a ELA mas outros não (ele não tem nenhum problema bulbar). A eletroneuromigrafia mostrou comprometimento dos neurônios motores 1 e 2 da parte anterior da medula mas o neurologista ainda não fechou o diagnóstico. Fazendo uma busca sobre doenças do neurônio motor na internet li que a Herpes Zoster pode paralisar o diafragma (o q está acontecendo com ele pois já tem auxílio de um BPAP) e também danificar o neurônio motor, então achei mais provável q o caso dele seja esse pois começou exatamente após a crise do HZ e tem evoluído rapidamente. Que especialista devo procurar? Existe tratamento? Preciso de informações pois seus sintomas têm evoluído rapidamente.
    Agradeço antecipadamente sua resposta.

  216. rinaldi comenta:

    2 abril, 2009 @ 7:09 PM

    Olá, estou com Herpes Zoster a 4 dias na região do ombro, começou com uma dorzinha como se fosse torcicolo isso no domingo dia 29/03, na segunda senti dor porém pouca, só que quando foi a noite notei que a parte do ombro estava avermelhada, pensei que fosse do calor, na terça começou a parecer as bolinhas até então fui ao médico e ele achava q ñ era por ser localizada em tal região, ele só passou um anti-histaminico e decadorn pra eu tomar injetável na hora + dipirona para aliviar a dor, só que nada ,na quarta foi piorando as bolhas e os tamanhos aumentndo e a dor que dá como se tivesse dando um choque ai como faço enfermagem estou quase terminando, fui para os livros e internet, isso meus colegas já tinham suspeitado de Herpes Zoster, mas eu ñ queria acreditar pq ñ tinha nada a ver até pq me alimento bem, agora claro esses ultimos dias ando stressada com monografia, estágios e tal, deve ter sido por isso, mas já passei por stresses piores e só agora essa doença veio desenvolver??Continuando, na quinta(hoje) fui novamente ao medico e dessa vez ele passou um anti-inflamatório + Citoneurin de 5000 IM, além de passar Aciclovit creme, tomei a primeira injeção quase ainda agora antes de entrar nesse site, gostaria de saber se seria necessário tomar o aciclovir comprimido tb!! Pois o médico ñ comentou nada. Outra pergunta, será que adquirir no hospital, pois estou nos estágios e tb fiquei em dúvida nisso, logo eu que é dificil adoecer e mais aparecer esse tipo de doença na pele e o pior são vesiculas que ardem, dói que chega a arrepiar e coça.

  217. elis comenta:

    8 abril, 2009 @ 9:32 AM

    há dois meses minha perna começou a inxar,logo acima do joelho com leve dor parecia muscular e coceira por dentro, depois levantou um vergão e saiu bolhas que se espalharam por toda à região e muito inchaço.A dermato disse que era HZ, mas fui num infecto que me disse que era mordida de aranha marrom.Fiz tratamento com corticóide e melhorei; só que passaram 30 dias e minha perna começou a inxar de novo, doer e coçar por dentro, não sei o que pode ser e o que fazer?????

    Agradeço resposta.
    Elis

  218. jessica comenta:

    10 abril, 2009 @ 12:42 PM

    ola, Dr tive herpes zostes ano passado na região do peito, braço e costas. tenho 30 anos,
    gostaria de saber se isso so acomete em idosos e em pacientes com HIV, ou é normal acontecer com outras pesoas

  219. CHarles comenta:

    11 abril, 2009 @ 3:26 PM

    Boa Tarde
    Minha mãe esta com herpes ela ja teve um AVC e a herpes atingiu justamento o lado do AVC esta tomando Aciclovir de 800mg oque mais podemos fazer???

  220. janas comenta:

    13 abril, 2009 @ 8:48 PM

    Olá.
    Tenho 50 anos e estou com Herpes Zoster.Minha maior preocupação é sobre o contágio pois tenho uma filha grávida de 5 meses e um neto de 2 anos que moram comigo.O médico que me consultou não foi claro sobre o contágio.Por favor, me informem se há algum perigo para o bebe que vai nascer e para o meu neto.
    Dói e coça muito.Meu neto está sempre no meu colo, devo evitar ou sair do mesmo ambiente deles?
    Obrigada.

  221. Diniere Uchoa comenta:

    17 abril, 2009 @ 6:06 PM

    Meu filho est a com todos os sintomas deesta com herpes nao sei o que fazer pois nao fui ao medico .o que devo fazer o problema esta nas maos dele. Ele tem 9anos,ja teve catapora quando menor.

  222. rose comenta:

    25 abril, 2009 @ 1:00 AM

    bom dia eu tenho minha mae e ela ta com 68anos e apareceu isto nela ela falou que sente muita queimcao no local e ta saido um monte de bolinha de agua e ta avermeelho , gostaria de saber porque ela pegou isto ? ela ja foi no medico e medico passou o remedio pra ela usa
    ela mora em salvador e eu moro em sao paulo mim proculpo pela saude da minha mae ;
    mais eu creio em Deus que ela vai sai desta em nome de jesus ate mais ficar com DEus

  223. Junior comenta:

    27 abril, 2009 @ 1:59 PM

    olaa euu fuii aoo medicoo recementee e a demartalogista falouu q era herpes zoste!
    esta ja no meu coro cabeludoo um poucoo e esta chegandoo no olhoo devoo me preocupar??? e sinto muita dor no braços isso eh por causa da herpes??levoo + ou – qnts dias para melhorar?

  224. Roberta Ferreira comenta:

    27 abril, 2009 @ 5:34 PM

    Boa noite,meu marido apareceu com herpes nos lábios e diz q contraiu de mim.Só que eu nunca manifestei essa doença e nem tive contato com ninguém que a manifestasse.O vírus poderia estár em mim sem que eu soubesse??Uma médica falou pra ele,q ele só poderia pegar a doença através de beijo..isso é correto?Me ajudem,estou muito confusa.Obrigada.

  225. ismar comenta:

    8 maio, 2009 @ 10:50 AM

    estou com herpes zoster ah alguns dias estou tomando aciclovir comprimido e pomada… ela esta queimando e coçando muito fazem 2 dias q eu não consigo dormir tem algum medicamento q eu possa tomar para pelo menos consegrir dormir sem sentir queimação, coçeiraou dor???? por favoq eu jah estou para ficar doido de tanta coçeira…to com vontade d estourar todas as bolhasss…

  226. RENATA comenta:

    11 maio, 2009 @ 11:29 AM

    Conheço uma pessoa q já teve cobreiro.Essa pessoa teria que tomar alguma vacina pra previnir a doença?

  227. Pedro comenta:

    12 maio, 2009 @ 3:56 PM

    Doutora, Contraí herpes genital há uns 6 anos e só agora se manifestou pra valer. Tratei, mas retornou em 1 mês. Ocorre que ando estressado demais e isso influencia? Há uma vacina para diminuir a incidência?

  228. Alaor Machado de Souza comenta:

    18 maio, 2009 @ 12:00 PM

    Apareceu umas manchas meio rochas do estilo de hematoma e com umas bolhas bem pequeninas e meio brancas. Arde, coça e claro eu nao coloco a mao. Uns 2 dias de pois de aparecer a primeira apareceu mais uma e essa nao coça tanto mais doi quando eu encosto estou passando iodo. E me cuido bastante para nao coçar. E eu estou sentindo que minha imunidade esta baixa pois de uns dias pra cá estou com dor de cabeça, nariz escurendo, calor, sede e muito cansaço. Eu queria saber se isso é Herpes mesmo ou se é outra doença infecsiosa e qual o tratamento?

  229. Fernanda comenta:

    28 maio, 2009 @ 3:17 PM

    Preciso urgentemente de ajuda!!! Minha mãe começou a apresentar tonteira no sábado pela manhã. Foi ao otorrino na segunda-feira e começou a ser tratada com corticóide como labirintite. Na terça-feira à tarde apresentou paralisia de metade da face e a pressão arterial alterada. Pensamos que ela havia tido um derrame e a levamos para fazer um eletrocardiograma e tomografia computadorizada. Os exames não acusaram problemas de derrame e comunicamos ao otorrino sobre a paralisia que imediatamente receitou Aciclovir e que ela procurasse um neurologista. Só conseguimos marcar a consulta hoje, quinta-feira, e foi diagnosticado herpes zoster. Ele mudou a medicação para Valtrex e aumentou a dose do corticóide de 20mg pra 60mg e acompanhamento com fisioterapia. Há alguma chance das sequelas desaparecerem? Há alguma chance do quadro piorar após o medicamento? O diagnóstico foi mt tardio? Tenho medo de ter sido diagnosticado incompleto e além do virus, ter bacteria. Como devo proceder? Estou muito nervosa e preciso de ajuda!

  230. LUCIANE comenta:

    5 junho, 2009 @ 7:41 PM

    Tive herpes Zoster no início de 2007. Tomei a medicação Aciclovir e a passei a pomada também de aciclovir. Além das bolhas senti forte dor no peito, parecia que ia infartar. Tenho conhecimento de que minha imunidade está baixa. Em 2008, sofri com fortes dores nas pernas, pareciam que meus nervos estavam pulando, a dor iniciava na coluna e irradiava para a perna esquerda. Tomei Dexacetoneurin, injetável e núcleo CMP. Há suspeita de uma hérnia de disco. Minha preocupação é, se essa dor tem haver com o vírus do Herpes Zoster. Também no mês psssado, maio/09. Apresentei um quadro de sinusite seguida de infecção de ouvido. Tomei ciprofloxaxino por durante 15 dias, melhorei, porém meu ouvido direito continua surdo e com muito barulho de água, me causa tonturas. Ouço som de batuque dentro do ouvido, a secreção secou, mas me sinto agoniada com tanto batuque que ouço nesse ouvido será que tal inflamação tem haver com esse vírus do Herpes Zoster?

  231. kedma comenta:

    6 junho, 2009 @ 7:56 PM

    gostaria de saber se uma pessoa que tenha herpes nervosa que so aparece nos labios ela pode infectar outra pessoa em uma relação sexual

  232. Lorane Portilho comenta:

    11 junho, 2009 @ 9:40 AM

    O meu namorado tem 22 anos e ja deu 2 vezes a herpes zoster,isso é comum na idade dele?
    o que ele tem q fazer para isso nao voltar?
    e o que provoca isso?
    se for a haver com a imunidade, o que ele tem que fazer pra aumentar a sua imunidade?
    nao deixe de me responder..por favor!

  233. Lorane Portilho comenta:

    11 junho, 2009 @ 9:45 AM

    O meu namorado tem 22 anos e ja deu herpes zoster 2 vezes,isso é comum na idade dele??
    o que tem que fazer para evitar essa doencia?
    e o que provoca isso?
    se a imunidade tem haver com isso,o que tem que ser feito para aumentar a imunidade??
    nao deixe de me responder por favor!!

  234. paulo comenta:

    11 junho, 2009 @ 5:18 PM

    Auma semana tenho sentido dores do lado direito do peito e costas, agora apareceram vergoes mas nao bolhas, e coça, tenho passado pomada, ainda nao tomei nenhum medicamento a nao ser doril , asdores sao bem leves e a coceira suportavel, devo tomar aintiviral/?

    abraços

  235. fatima comenta:

    17 junho, 2009 @ 10:51 AM

    meu pai (71 anos)teve herpes zoster à 4 anos se tratou durante muito tempo , sente até hoje uma coceira no local (nas costelas) isso é normal ? tem como desaparecer este desconforto.

  236. sonia comenta:

    17 junho, 2009 @ 7:04 PM

    tenho 48anos e faz um mez saio umas bolinhas enbaixo do meu keixo e ta se alastrando no pescoso e casa muito anoite nao poso dormi de tanto ki cosa o ki eu faso devo procurar um medico mi ajuda porfavor

  237. paulo comenta:

    18 junho, 2009 @ 7:36 AM

    Estou com hz a uns quinze dias, tomei aciclovir comprimido de 4 em 4 horas e passei pomada aciclovir
    diminuiu as dores e a lesao (cobreiro) coça um pouco ainda mas esta bem melhor,o ideal é se alimentar bem para melhorar a resistencia, para a dor as vezes tomo um relaxante muscular
    porem elas diminuiram bastante

  238. Alice Barreto comenta:

    3 julho, 2009 @ 7:11 AM

    eu to com herpes no labio a uns 3/4 dias ,e agora ela tá ficando preta . isso é normal ?

  239. greice comenta:

    15 julho, 2009 @ 5:38 PM

    oi meu marido esta com herpes zoster a uma semana, foi receitado pra ele,aciclovir comprimido, aciclovir pomada ,ele sente muitas dores esta tomando relaxante muscular,eu gostaria de saber c essa doença passa, as bolinhas estão localizada nas costas e na perna direita esatamante na coxa..ele tem 21 anos me falaram q essa doença só da em pessoas idosas e com Hiv…
    isso é verdade ?

  240. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    15 julho, 2009 @ 5:54 PM

    Greice,
    O Herpes zoster é uma doença infecciosa que pode contaminar outras pessoas. O herpes pode se manifestar em qualquer pessoa.

  241. Lorane Portilho comenta:

    15 julho, 2009 @ 9:31 PM

    meu namorado ja teve HZ 2 vezes.e ele sente dores embaixo da costela,justamente no lugar a onde ela ficou…isso tem a haver com a doenca? e se tiver,porque?

  242. ALMERI FERREIRA R. DE OLIVEIRA comenta:

    26 julho, 2009 @ 6:07 PM

    Ola! quero deixar meu depoimento aqui . Apareceu pela primeira vez, a 25 anos, eu estava na maternidade, meu filho casula tinha acabado de nascer. Ele começou na face perto da boca caminhou pela minha orelha e foi ate o couro cabeludo. Senti uma dor terrivel, precisava parar de amamentar para tomar o remédio que era muito forte, foi terrivel mas passou, agora após 25 anos estou com o tal cobreiro é no abdome acima do umbigo pegou uma região pequena, só que estou preocupada, pois não acredito que minha imunidade esteja baixa, não fui ao médico e não estou tomando nada, doi o tempo todo, queima, estou preocupada, quando apareceu pela primeira vez eu tinha 28 anos, hoje tenho 54 anos, após ler os depoimento fiquei com médo. Que especialista devo procurar? por favor me ajude.

  243. José Nunes comenta:

    30 julho, 2009 @ 5:08 PM

    em principio de fevereiro de ano em curso, fui ” atacado ” pelo herpes zoster que me afectou o nervo todo do braço direito, até ao polegar da mão!! tomei já a madicação, mas só passadasmais de 80
    horas desde que senti as primeiras dores.Actualmente ainda sinto dores nas cicatrizes que ainda não secaram!
    que posso mais fazer ?

    Agradeçia ajuda por esta via

    Obrigado

  244. Cristiane - Uberaba MG comenta:

    30 julho, 2009 @ 8:22 PM

    O meu amigo teve Herpes zoster, so posso dizer que alem dos medicamentos receitados pelo medico, ele tambem foi a uma benzedeira para q ela pudesse cortar o cobreiro e claro com mta fé em Deus, assim foi feito. Não podemos auto se medicar pois se trata de uma infecção muito seria e que traz muito sofrimento ao paciente e a seus familiares e amigos.

  245. Renato comenta:

    3 agosto, 2009 @ 2:10 PM

    Olá, tenho todos os sintomas da herpes zoster intercostal, apenas não apareceu bolhas como as de exesso de sol, porem a pele ficou sensível apreceu algumas erupçoes (esoinhas) super sensiveis ao toque….. Já fui em vários medicos, fiz fizioterapia e a dor continua, ao entardecer aumenta, e durante a noite fica dificil, apresento certa dificuldade para respirar deitado. Quero saber, pode ser herpes Zoster? Tem como fazer algum exame que a identifique? Valeu

  246. Lucia Cardozo comenta:

    9 agosto, 2009 @ 10:39 AM

    ola, minha sogra esta com herpes zoster, essa doença é terrivel, como ela grita mesmo tomando aciclovir, e todos os medicamentos, essa dor não passa o que devo fazer pra amenizar o sofrimento dela….ela esta sofrendo muito.

  247. daqueçlyne comenta:

    11 agosto, 2009 @ 10:59 AM

    Olá ,minha mae está com supeita de cobreiro ,eu gostaria de saber porque eu estou gravida e
    gostaria de saber se corro risco só em ficar próximo a ela?????

  248. graziela comenta:

    13 agosto, 2009 @ 2:48 PM

    minha mãe está com HZ o médico receitou a pomada aciclovir e ela gostaria de tomar em comprimidos também para melhorar mas rápido, só que ela tem diabete ela pode tomar este medicamento?

  249. graziela comenta:

    13 agosto, 2009 @ 2:51 PM

    gostaria de saber se posso tomar aciclovir em comprimidos sendo que tenho diabete.

  250. isabela comenta:

    18 agosto, 2009 @ 11:32 PM

    olá tenho uma filha 14 ANOS , já teve herpes labial MAIS de 3vezes e hoje está novamente
    esta com feridas na boca toda e estão muito inxadas e doloridas
    como faço pra isso sair o mais rapido posivel da boca dela,? porqe ela esta perdendo dias de escola ,
    está passando aciclovir mais está do mesmo jeito a 2 dias e esta saindo mais.

  251. claudeane comenta:

    24 agosto, 2009 @ 9:40 AM

    bom dia!
    minha avó esta com herpes zoster.ontem as bolhas começaram a aparecer,e ela se queixa de muita dor.esta medicada mais pela idade dela(90 anos) fica dificil de lhe dar com a situaçao
    gostaria de saber se tem cura,quanto tempo leva para ela ficar boa.
    agradeço
    aguardo respostas

  252. Carolina comenta:

    29 agosto, 2009 @ 3:33 PM

    Olá!
    Há 3 meses atrás eu tive dores do lado esquerdo das costas e dificuldade em urinar. Achei que estava com cistite ou alguma coisa parecida. Não tive febre. No dia seguinte apareceu uma manchinha vermelha nas costas, na região lombar, logo acima do glúteo, que coçava. No dia seguinte formou uma bolha, e os gânglios da virilha ficaram inchados. Fui ao hospital e fui medica com corticóides para picada de aranha. Surgiram novas bolhas, bem pequenas ao redor. Usei violeta genciana e um pomada no local. As feridas cousadas pelas bolhas sararam. Depois de 2 meses voltaram a aparecer bolhas no mesmo local. Não sei o que pode ser. Minha dermatologista disse que é herpes genital, mas não tenho nada nos genitais. E também não sinto dores como li nos relatos de herpes zoster. Tenho sentido um pouco de cansaço, muito sono e tenho passado por situaçoes estressantes relacionadas ao meu trabalho. Alguém poderia me ajudar a respeito disso?

  253. Dilma Rezende comenta:

    31 agosto, 2009 @ 2:11 PM

    Em novembro deste ano farei 70 anos e em junho deste ano,fui atacada pelo Herpes zoster.
    passei em Abril por uma cirurgia,fui atropelada por um ciclista e quebrei o Fêmur,logo a minha recupera apareceu esse Herpes,que tem me incomodado muito,pq pegou do meio das
    costas até o seio direito.A coceira quando ataca é de enlouquecer,mas não adianta coçar,
    tenho que deitar e comprimir o local com almofadas,fico quieta até passar.Mas quando começa
    a coçar,pego uma gase bem molhada no Soro Fisiológico ,que deixo na geladeira e passo no
    local que coça.Já usei Ciclovir e a pomada KOLLAGENASE ,receitada pela dermatologista ,
    mas tive que parar pq parecia que estava passando uma tocha de fogo.Faço pesquisas na
    internet,mas cheguei a conclusão que só com tempo é que terá cura.Os médicos não estão
    preparados para descobrir ainda a cura do Herpes Zoster,lamentável!!!!!!!

  254. Dilma Rezende comenta:

    31 agosto, 2009 @ 2:46 PM

    Voltando ao assunto,o que os médicos passam ,são apenas paliativos,não a cura e vi que
    para ser atacado pelo Herpes não tem idade,qualquer um está sujeito a ter.
    Como hoje em dia é tudo Vírus ,tem mais esse no rol.Antes conhecido como
    cobreiro,hoje deram um nome,Herpes Zoster.E com a medicina tão avançada,não
    inventaram uma Vacina ,pois estamos sujeitos a ficar de seis meses a um ano para
    melhorar e ainda com riscos de retorno.Se é que temos isso devido a imunidade baixa,
    porque não temos uma orientação básica ,mas comprovada,como elevar essa taxa.
    Estive no hospital Pasteur,fui atendida p/ Dr Roberto Calheiros e fui a dermatologista
    Adriane Afonso e nada foi comentado a respeito da baixa imunidade.
    Não usem Água Boricada,com o tempo ela reseca a pele,comprovei isso,use sabonete
    neutro ou com hidratante.
    E o principal que tenhamos paciência!!!!!!

  255. LUZIA FEITOSA comenta:

    2 setembro, 2009 @ 8:13 AM

    HA TRES ANOS DESCOBRI Q TENHO HERPIS NERVOSA..Q A CADA ANO SEMPRE SE MANIFESTA NO MESMO LUGAR : ENTRE A LABIO SUPERIOR E O INEFRIOR..PASSADOS UNS 15 DIAS DA ALTA INTESNIDADE ENTRE DOR QUIMAÇÃO E INCOMODO, DESAPARECE SEM DEIXAR MARCAS…
    MAS EU GSOTARIA DE SABER COMO POSSO EVITAR Q VOLTE..PQ AS PESSOAS LEVAM SEMPRE PARA O LADO DA SEXUALIDADE ,, NOS EXCLUINDO.E AOS MEMSO TEMPO MAGOANDO…
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO.. LUZIA FEITOSA..

  256. SEBO(VITÓRIA-ES) comenta:

    7 setembro, 2009 @ 9:13 PM

    FUI DIAGNOSTICADO DE HZ, PORÉM,NÃO SENTÍ DOR ALGUMA,TIVE UMA PEQUENA LESÃO NA PALPEBRA DO OLHO DIREIRO,PEQUENAS BOLHAS QUE INCHARAM O OLHO E COÇAVAM,POSTERIORMENTE SENSIBILIDADE NO COURO CABELUDO, FUI AO OFTALMOLOGISTA QUE ME TRANQUILIZOU E DISSE NÃO TER AFETADO O OLHO,HÁ 5 DIAS TOMO O ACICLOVIR,COM ESPRESSIVA MELHORA, DÚVIDA: SE ESSE VÍRUS JÁ EXISTIA,ESTAVA ENCUBADO,E JÁ TIVE OUTRAS QUEDAS DE IMUNIDADE,PORQUE SÓ AGORA AOS 28ANOS DE IDADE ELE SE MANIFESTOU? SE MANIFESTARÁ NOVAMENTE? PORQUE NUNCA DÃO RESPOSTAS TAXATIVAS,DIRETAS,SEM PRECISAR DE COMPLEMENTOS? É ASSUSTADOR LER TUDO ISSO AQUI SEM RESPOSTAS CONCLUSIVAS.

  257. R.M_lost comenta:

    8 setembro, 2009 @ 4:38 PM

    Peguei catapora tem uma semana e meio, agora esta com cascão as bolhinhas mas tem algumas bolhinhas que estao avermelhadas e com liquido dentro ainda…
    É que eu estudo a noite e queria saber se eu ja posso sair de noite assim….
    e se tem algum risco de o virus voltar novamente, por favor me de esta resposta o mas rapido possivel…Brigado pela atenção.fica com Deus…

  258. eliana brandao comenta:

    9 setembro, 2009 @ 8:19 PM

    Tem 2 meses que apareceu uma cicatriz do canto da minha boca que vai até a orelha formada
    por caroços que agora parece cascão. Um clinico geral diagnosticou como herpes ossea, passou uma pomada(aciclovir), mas continua igual. Sentir dor apenas no inicio como se fosse dor de dente e agora sinto ardencia, coceira no local.Tenho uma filha de 4 meses e estou preocupada se ela pode pegar ou nao?? E o que devo fazer pra saber se realmente é herpes ossea??

  259. Silvia comenta:

    16 setembro, 2009 @ 9:03 AM

    oi, tive herpes zoster craniana quando tinha 15 anos, foi horrrrrrrrrrrrivel. hoje estou com 47 anos e graças a Deus, nenhuma reincidencia, mas frequentemente sinto fortes dores de cabeça do lado que tive a doença, será nevralgia? que medicamento posso usar quando sentir a dor?

  260. Dilma Rezende comenta:

    16 setembro, 2009 @ 9:30 AM

    Como já expliquei ,não sou médica,fiz apenas um comentário para essa sessão como vc tb fez.Mas aconselho a vc ir ao médico e pedir um mapeamento do seu crânio,pq essa doença ataca os nervos e os músculos ,seja em qualquer lugar.Muito boa sorte Silvia
    Boa sorte e não tome remédios por conta própria

  261. DAGOBERTO MOREIRA DE FIGUEIREDO comenta:

    22 setembro, 2009 @ 6:47 AM

    estou com cobreiro há duas semanas. estou tomando valtrex 1000mg 3 x ao dia, por orientação médica. Se é possivel após o tramento ter novamente?.`´E possivel ainda ter sequela? Se poder peço uma resposta com mais detalhes.

  262. vanessa comenta:

    23 setembro, 2009 @ 2:47 PM

    ola eu tive herpes genital e agora tive em um lado do braço…é normal??
    obrigada

  263. Luciano comenta:

    27 setembro, 2009 @ 2:56 PM

    eu estou com herps zoster á 8 dias já sofri muito no início fui ao médico clinico e ele receitou aciclovir pomada e comprimido não houve melhora e procurei uma dermatologista que falou que este medicamento era fraco ,seria para uma herps simples e para herps zoster seria o penvir 500mg com a pomada e água buricada para a acepcia , foi o que me aliviou das dores gradativamente já estão quese tudo sequinhas deu muita no cranio essas sumiram graças a Deus , ficando só no pescoço e costas já secando.é horrivel nao desejo a ninguém na cabeça parece brasas em chamas.

  264. alexsandro comenta:

    28 setembro, 2009 @ 12:26 PM

    Tive herpes zoster no olho a alguns dias atras e tenho fotos minhas como faço para publicar? para melhor conteudo do site e quais os meus direitos e deveres sobre esta publicação que quero fazer?

  265. Edneide comenta:

    28 setembro, 2009 @ 12:36 PM

    Não quero mais receber essas notificações. Como faço, uma vez que ao cliar no link pra não receber mais notificações nuna o encontro na net. Pare de me enviar comentários sobre o herpes zoster pq o que me interessava era a resposta ao meu comentário e isso ninguém se dignoou a fazer, portanto me deixem empaz e não enviem mais nada diso pra mim não POR FAVOR>

  266. joao duardo comenta:

    28 setembro, 2009 @ 4:25 PM

    Por gentileza,estou tomando o antibiotico Aciclovil a mais de 12 dias na medida de 800mg 4 x ao dia. Ate quando posso tomar este medicamento sem problemas!!!!

  267. Vera Lúcia comenta:

    30 setembro, 2009 @ 12:46 AM

    Mimha irmã está se recuperando do herpes zoster, que foi acometida no olho e no couro cabeludo do mesmo lado. O médico disse que ela estava com stres emocional, e por isso , com imunológico baixo. Ela está sendo tratada com médicos oftalmologista, infectologista e dermatologista. Ficou internada 8 dias. Está em casa ,mas está nervosa pois sente dores,olho arde e lacrimeja, está sendo medicada. Quanto tempo dura esta fase ? E se sempre vai fazer uso de remédios? Obrigada.

  268. Gildélia Gomes Fonseca comenta:

    30 setembro, 2009 @ 6:50 PM

    quero saber se as manchas desaparecerão, depois da cura?
    fazendo tratamento, estas manchas demoram muito para desaparecer?

  269. K.J comenta:

    5 outubro, 2009 @ 7:03 AM

    Todo ano eu tenho herpes zoster ,principalmente se tomar muito sol ou tiver emoções. não aguento mais ter que conviver com essas feridas horríveis e dolorosas ajude-me por favor ,o que posso fazer para diminuir essas crises? obg

  270. suzy santos comenta:

    10 outubro, 2009 @ 1:50 PM

    meu irmão está com herpes zoster,ele sente muita dor no corpo quando deita e levanta
    gostaria de saber qual o especialista que ele tem que proucurar para fazer um tratamento
    correto e se isso tem cura.
    me ajudem por favor obrigada

  271. cristina gomes comenta:

    10 outubro, 2009 @ 6:25 PM

    ola… sei que e muito dificil alguem ler os comenterios mais sei que sempre a uma alma abençoada e ler alguens… como eu tambem lei alguns… Venho por meio desta pedir se alguem tem o remedio ciclovir, meu pai esta com herpes soster e precisa tomar 10 dias deste remedio se alguem tiver em casa pelo menos 1 ou 2 caixas eu agradesso muito. E que Deus o abençoe . Amém.

  272. cristina gomes comenta:

    10 outubro, 2009 @ 6:26 PM

    ola… sei que e muito dificil alguem ler os comenterios mais sei que sempre a uma alma abençoada e ler alguens… como eu tambem lei alguns… Venho por meio desta pedir se alguem tem o remedio ciclovir, meu pai esta com herpes soster e precisa tomar 10 dias deste remedio se alguem tiver em casa pelo menos 1 ou 2 caixas eu agradesso muito. E que Deus o abençoe . Amém. Tenho certeza de que Deus colocara uma boa alma para ler obrigado .

  273. Lícia comenta:

    11 outubro, 2009 @ 7:45 PM

    Boa noite Dr;
    sempre tive Herpes Labial; mas a três dias estou sentindo muita dor ,queimação e estou com muitas placas vermelhas no couro cabeludo. Estas placas formão uma espécie de linha que vai da região frontal à occipital. Ontem aparecerão ganglios na região posteror da orelha. Hoje estes ganglios estão maiores E TB doem, sendo que agora estou sentindo uma espécie de nevralgia e volta e meia umas pontadas dentro do ouvido direito ( esqueci de menciar que tudo está localizado do lado direito , no lado esquerdo não tem nada). Bom a dor está aumentando muito inclusive refletindo no pescoso e parte superior da escapula. Só hoje imagimei que poderia ser Herpes e resolvi procurar alguma informação na internet, aí minhas suspeitas aumentarão. Como hoje é domingo e amanhã é feriado vou tentar procurar o meu dermatologista. Esqueci de dizer que no inicio TB coçava e ardia.
    Será que minha suspeita pode estar certa? Como tenho que esperar até terça feira, poderei termais complicações? Devo tomar o aciclovir que sempre tnho em casa? Se puder esclarecer minhas dúvidas desde já agradeço do fundo do coração.
    PS: infelizmente não posso enxergar o local em que sinto a dor, queimação, nevralgia, sei lá. Só sei que está vermelho porque me disseram.

  274. GEOVANA TREMEL comenta:

    13 outubro, 2009 @ 12:37 PM

    SAI NO MEU JOELHO DIREITO UM VERMELHAO Q COÇA MUITO COM DOR,AI DOIS DIAS DEPOIS SAEM AS BOLHAS COM PUS.E SEMPRE NESSE JOELHO MAS MUDA DE LUGAR.
    PASSO .A POMADA ACICLOVIR Q ALIVIA UM POUCO.COMEÇOU EM 1989.
    POR FAVOR PODE ME INDICAR UM REMEDIO P DOR,POIS PELO Q VI NAO TEM CURA.
    OBRIGADA PELA ATENÇAO E AJUDA.
    GEOVANA.

  275. adilsonpenze comenta:

    14 outubro, 2009 @ 9:55 AM

    Bom dia , gostaria de saber mais sobre o cobreiro, minha mae tem 67 anos de idade ja esta a mais de 30 dias , com muita dor na região lambar esta tomando aciclovir 200 mg, de 12 e 12 horas o mesmo nao esta mais vazendo mais efeito , passei a tomar tramal tambem nao passa a dor, Gostaria de mais informacao e o medico especialista. Ela nao dorme a noite sente muita dor, aparece que esta rasgando por dentro. Muito obrigado se for atendido.

  276. Vera Lúcia comenta:

    14 outubro, 2009 @ 5:36 PM

    Minha irmã teve herpes zoster no olho, depois da medicação antivirais e colirios, ela agora ao anoitecer sente uma coceira insurpotavel, no lado afetado e também no couro cabeludo, sai lagrimas também lágrimas do olho. O que fazer para cabar com esse sofrimento. Já tem 45 dias quando apareceu a doença. Obrigada pela resposta.

  277. Flor comenta:

    16 outubro, 2009 @ 3:31 PM

    Olá…. estive pesquisando pela internet e achei este site…. ainda estou meio abalada desde qndo apareceram os primeiro sintomas da herpes zoster em mim… toda vez q leio algo sobre o assunto fico mais preocupada…. sei q o vírus é o mesmo da catapora q permanece dormente no corpo e raramente como é o meu caso e de muitos aki se reativa… vi q é mais incidente em idosos… mas eu tenho 22 anos…sei q eu também deva ser debilitada imunológica. sei q não tem cura e q sempre estarei com o vírus…. mas a pergunta é qndo eu estiver mais velha e meu sistema imunológico estiver se deteriorando como vou ficar? vão surgir cada vez mais? os médicos q já fiu parecem não ter muita paciência em explicar…as feridas apareceram em 3 partes do corpos tais como perna braço e torax deixando manchas… e sempre voltam no mesmo lugar…. elas aparecerão em outros lugares ainda maiores? os médicos disseram q não é transmissível… mas hoje achei uma página q dizia q Enquanto estiverem com bolhas, as pessoas com herpes zoster podem transmitir o vírus para outras. é isso mesmo ? trasmite é tudo q quero saber… só mais uma coisa…. se eu tiver um filho irei transmitir para ele ? vi umas fotos horríveis…. minha ginecologista disse q não q é apenas o herpes vaginal q transmite para o bebe… é isso msmo? e a vacina é muito cara como faço para adiquirila?e os remédios DOCASONAL E ZILACTIN são melhores q o aciclovir… porq eu estou com a afloração de bolhas na perna como ela insiste em voltar parece q a aciclovir demora muito … fica mais ou menos um mes para sarar completamente não nada mais forte?

  278. Flor comenta:

    16 outubro, 2009 @ 3:33 PM

    …ha esqueci ….quem é a pessoa mais indicada a se procurar para informações um médico…dermatologista ou um ginecologista?

  279. Paula comenta:

    21 outubro, 2009 @ 12:41 PM

    minas bolhas de catapora estouram do nada, basta eu encostar o braço na mesa, esta no fim e a maioria já esta seca, e com casquinha, essas que estouram, fica meio que em carne viva, essas vão ficar marcadas pra sempre?
    obrigada

  280. damiao amorim comenta:

    25 outubro, 2009 @ 9:41 AM

    bom!tenho formigamento nas parte esquerdo da pa traseira das costa,acompanhando de
    como estivesse queimando quando se passa a mao,mas nada tem,amostra nem mesmo sinal de queimado poderia me ajudar a indentificar esse problema,agradeceira se enviassem por email.

  281. jose maria serrao viana comenta:

    26 outubro, 2009 @ 9:01 AM

    Gostaria de saber se é possivel ter cobreiro interno e como trata-lo estou sentindo formingamento na parte da barriga ate costa sinto como se a pele estivesse queimada de sol não posso embarrar a camisa que doe, preciso de ajuda isso esta me encomodando muito.
    aguardo resposta mais breve possivel.

  282. Marli regina comenta:

    26 outubro, 2009 @ 8:28 PM

    Boa Noite,
    Estou bastante preocupada, tive catapora em 2006, peguei dos meus filhos. A minha foi muito forte, corpo, couro cabeludo, genitais e garganta. Fiquei internada durante 3 dias e somente após 30 dias é que as feridas começarem a secar. Esta semana, estou apresentando todos os sintomas de herper zóster.
    Passo por uma crise de stress forte e não sei o que devo fazer. Tenho fortes dores de cabeça e quero saber se estas feridas vão voltar.Me responda, por favor.

    Marli

  283. jose maria serrao viana comenta:

    27 outubro, 2009 @ 10:27 AM

    gostaria de saber se existe cobreiro interno estou sentindo como se fosse uma queimadura da barriga ate costa e como trata-lo.

  284. Melissa Abreu comenta:

    4 novembro, 2009 @ 11:28 AM

    Olá, tenho 20 anos, há 1 ano deu Herpes Zoster, em pequena proporçao na regial abdominal.
    Gostaria de saber se corre o risco de voltar a se manifestar algum dia.
    Quero saber tambem se todos os que tem Herpes Zoster tem obrigatoriamente AIDS ?
    Essa Herpes pode dar em indivíduos saudáveis mais que passou por estresses?

    Obrigado!
    Aguardo ansiosamente informações!

  285. claudia comenta:

    4 novembro, 2009 @ 9:35 PM

    meu pai passou por uma cirugia de um caroço no pulmão, debaixo da
    costela e agora esta sofrendo de nevralgia sente muita dor onde foi a operaçãoesta tomando
    uma medição muito forte , mais ainda esta sintindo dor.
    o que fazer ?

  286. Ariene comenta:

    8 novembro, 2009 @ 5:38 PM

    Herpes Zoide tem cura?
    ficar deprimida causa isso?
    obrigada

  287. Lydiane comenta:

    9 novembro, 2009 @ 12:58 PM

    Oi , meu namorado esta com ‘cobreiro’ a 1 semana , em volta do umbigo ..gostaria de saber se ele encostando em mim.. cobertas .. eu posso pegar tambem ?? e o que ele pode tomar ou passar para curar ?? Ele sente coceira, ardencia, e dor..
    Obrigada !

  288. roberta pensabem de lima comenta:

    12 novembro, 2009 @ 8:52 PM

    boa noite.depois de mais de uma semana ,fui levar minha filha no medico e resolvi me consultar.pois eu achava que estivesse com furunculose.ate ouvir da medica o tratamento.tenho medo,pois ja apareceram os sintomas a mais de uma semana.posso ficar com alguma sequela ,ja que iniciei o diagnostico tardio?tenho uma filha de 02 anos em casa,que ainda nao teve catapora,ela corre algum risco?obrigada pela atençao.

  289. Beatriz wordell comenta:

    14 novembro, 2009 @ 5:17 PM

    essa doença pode ser transmitida para outra pessoa?eu tenho um filho de um ano posso tomar o remédio ESOPAN COMO TRATAMENTO?POSSO AMAMENTA-LO NORMALMENTE TOMANDO ESSE REMÉDIO?COMO EU PEGUEI ESSA DOENÇA?

  290. Beatriz wordell comenta:

    14 novembro, 2009 @ 5:42 PM

    ………….por favor me responda o mais rapido que puder, estou totalmente assustada não sei como peguei esta doença,todos os medicos que eu procurei falaram que era mordida de um inseto mas esta igual a foto da erpes cobreiro.

  291. janaina comenta:

    15 novembro, 2009 @ 7:55 AM

    tenho 32 anos e ha 6 dias descobri que estou com herpes-zoster.Gostaria de saber se essa doença te haver com meu estado emocional pois as pessoas que mais amo estão muito doentes e me abalei muito com isso e, ainda tomo rivotril gotas por sofrer de ansiedade, depressão e insônia.Estou tomando Penvir e Tylex,usando aciclovir creme.A dor é insuportavel será que vou ficar assim pra sempre?Obrigada.Janaina

  292. ANA comenta:

    15 novembro, 2009 @ 5:31 PM

    há mais ou mesnos tive uma herpes zoster, pegando o lado direito do rosto da palpebra acima, más de inicio não conheceram a doença, e fiquei muitos dias sem a medicação correta, moro no interior estado de são paulo, fui fazer o tratamento no hospital do servidor público,ai que constataram que era a herpes zoster, fiquei com muitas bolhas, e pegou o couro cabeludo atingindo o trigenio., fiquei com a sequela, já consultei dermatologista, infectolologista, neuro, e não consegui melhora, isso me encomoda muito, fiquei com o lado da testa adormecido, e me sai uma casca em todos os pontos que pegou no couro cabeludo, e çoça demais. minha região é muito quente. e isso me atrapalha mais ainda, vi que saiu uma vacina contra a herpes, onde poderia encontrar, e será que poderia ainda tomar?, ou que posso fazer, para amenizar esta sequela?teria algum remédio? seria uma neurite herpética?, aguardo uma resposta por gentileza. obrigada.

  293. anaflordeliz comenta:

    15 novembro, 2009 @ 5:46 PM

    gostaria de saber onde encontro vacina para herpes zoster. tive e fiquei com sequela. obrigada

  294. Luciana comenta:

    27 novembro, 2009 @ 6:57 AM

    Olá!!Vi os comentários e gostaria só de mais algumas informações: estou tomando o aciclovir de 4 em 4 hrs e mais um antitérmico para a dor e febre será q eu deveria passar a pomada também? já ouve uma melhora já está secando mas o vermelho ainda ficou…trabalho em comércio e a minha deu no rosto será q devo retornar ao médico?? dura em torno de qntos dias para desaparecer as manchas??obrigada aguardo a resposta…

  295. bia comenta:

    30 novembro, 2009 @ 12:47 PM

    oi! meu pai tem 76 anos e está sofrendo muito está com herpes zoster;o médico não passou nenhum maedicamento mandou ele fazer aculpultura ele já está na 7° semana de tratamento e continua sentindo dores alucinantes, não quer comer,está tonto,com muita coseira na face,ele está desanimado,dorme o dia inteiro e está com muita dor na vista direita.
    estamos desesperados não sabemos mais oque fazer por favor nos ajude.

  296. bia comenta:

    30 novembro, 2009 @ 1:32 PM

    •••por favor me responda o mais rápido que puder meu pai está com muitas dores eu preciso da resposta imediatamente!
    por favor;
    obrigada pela compreenção

  297. taina comenta:

    30 novembro, 2009 @ 5:56 PM

    EU TENHO COBREIRO NAS COSTA.QUAL E O REMEDIO CERTO PRA PASSAR NO LOCAL?

  298. bia comenta:

    2 dezembro, 2009 @ 12:04 PM

    -mande uma resposta eu preciso muito saber-

  299. stefhanie comenta:

    3 dezembro, 2009 @ 7:16 AM

    ainda não sei se é herpes, mas qeria uma foto dela no inicio e se é parecida com uma alergia por favor me ajude estou a base de fernegan pra parar a cocera .

  300. stefhanie comenta:

    3 dezembro, 2009 @ 7:17 AM

    ainda não sei se é herpes, mas qeria uma foto dela no inicio e se é parecida com uma alergia por favor me ajude estou a base de fernegan pra parar a cosera .

  301. eliane comenta:

    4 dezembro, 2009 @ 11:45 AM

    meu filho aos 10 anos teve encefalite devido a hespes zoster teve no CTI durante 5 cinco dias 2 dias em coma
    agora frequentemente senti dores de cabeça o que eu devo fazer preciso de ajuda obrigada.

  302. José Nunes comenta:

    5 dezembro, 2009 @ 9:28 AM

    Boa tarde:
    Gostaria que me dessem resposta e não só comentários!
    Fui atacado pelo Herpes zoster, no nervo do braço direito, até ao polegar em pricipios de FEV2009
    isto porque tomei a medicação indicada pelo médico, tarde de mais ( 85 Horas ) depois dos primeiros simtomas.
    Presentemente ainda sinto dores tipo dor NEUROPÁTICA, comichão, ardimento, depressão, nervos , etc… e nenhum médico até agora e já fui a vários desde dermatologistas a psiquiatras, neurologistas,
    me indicou qualquer medicamento para tal, todos me dizem, que o HERPES ZOSTER, só passa com o
    relógio, isto é com o tempo!!! podem ir aos médicos podem ir ás bruxas que nuinguém vos cura de tal
    PRAGA ! Só um creio eu, DEUS !

    José Nunes

  303. Jovair Neves comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 7:34 AM

    Todo ano na época do inverno me aparece hérpes nos lábios,gostaria de saber se exite algum tratamento para isso

  304. Gabriela de Oliveira Correia comenta:

    14 dezembro, 2009 @ 9:14 AM

    Bom dia. Acerca de uns 2 meses me apareceu várias bolhas na perna direita, que foram crescendo ao decorer dos dias, pensei que fosse por causa de picada de mosquito, pois as bolhas apareceram em cima e logo depois onde o mosquito havia picado. Depois de um tempo apareceu uma bolha na perna esquerda igual a da perna direita, e as semanas se passaram e elas não paravam de crescer, então proucurei uma enfermeira que fez corativo e me alertou que eu não pegasse sol e continuasse passando Nebacetin, falei para ela que tinha sido picada de mosquito pois não sabia ao certo o que era. Então eu continuei o “tratamento” com Nebacetin e lavava-o com permanganato. Depois de uns dias fazendo este “tratamento” as bolhas sumiram. Agora a cerca de uns 5 dias me apareceram de novo as mesmas bolhas na perna direita logo abaixo da primeira. E agora que minha mãe percebeu que as bolhas estão iguais a de Herpes( que ela e meu pai possuem), e agora não sei o que fasso para que elas saiam e que não fique a marca. Por favor me responda pois irei viajar e não quero ter essas marcas me encomodando.
    Obrigada.

  305. Daniela comenta:

    14 dezembro, 2009 @ 2:46 PM

    Peguei Herpis Zoster, atrás da axila … tive pouco comparado as fotos que vi … estou tratando, estou GRAVIDA, POR ISSO ESTou passando somente a pomada … ela esta secando … neste estágio pode nascer em outro LOCAL ??? é normal coçar neste estágio ?? ( esta caindo as casquinhas ).
    Pode voltar ? neste momento … ?
    Tem uma parte das costas que ficou vermelho, aparenta que ia nascer porém passei a pomada e diminuio, pode vir a aparecer ????

    E quando passar os 15 dias, posso voltar a vida normal, tomar sol etc ???

    NO AGUARDO ESTOU PRECISANDO MUITO DESTE ESCLARECIMENTO.

  306. MAURO comenta:

    17 dezembro, 2009 @ 4:38 AM

    Gostaria de saber se o herpes zoster aparece pode aparecer em qualquer lugar do corpo.
    Li que ele só acomete os nervos, por isso é mais comum nas costas, peito, rosto, braço (parte superior).
    Minha dúvida é: pode aparecer na parte inferior da perna? Ou só na parte superior?

  307. rosangela leal da silva comenta:

    22 dezembro, 2009 @ 4:36 AM

    tem como me mandarem fotos de olhos com esta doença herpes zoster

  308. Andrea Galvão comenta:

    23 dezembro, 2009 @ 8:13 PM

    Boa noite,
    estava aqui perquisando sobre a herpes zoster, hoje meu sobrinho de 15 anos foi diagnosticado com tal doença. Estamos todos muito preocupados, o que podemos fazer para aliviar a dor que ele sente na r5egião do abdomem, (ele não consegue ficar de pé). Sei que é Natal mas por favor nos ajudem… já levamos ele ao médico. Pra ser mais precisa, hoje. Aguardo uma resposta. Obrigada!!

  309. Henriette Helfant comenta:

    28 dezembro, 2009 @ 11:39 AM

    Gostaria de saber se é possível o Herpes Zoster se manifestar na região do joelho (lateral) e se há algum médico em São Paulo que seja especialista.
    Gostaria de saber também se devo tomar alguma precaução em relação à outras pessoas quanto a possibilidade de transmissão.
    Grata.
    Henriette

  310. Renata Rodrigues Ignacio comenta:

    30 dezembro, 2009 @ 7:29 AM

    Bom dia,
    Que especialista devemos procurar para tratamento de HERPES ZOSTER na região abdominal?
    Obrigada.

  311. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    1 janeiro, 2010 @ 7:32 AM

    Renata,
    Consulte um médico infectologista.

  312. Ana comenta:

    2 janeiro, 2010 @ 12:00 PM

    Eu sou médica recém formada, meu pai está com herpes zoster e vai iniciar o famciclovir. Gostaria de saber se há necessidade de usar polivitamínico, caso sim, qual seria o tipo e a dose indicada, baseada nas novas evidecias…obrigada

  313. Michelle comenta:

    2 janeiro, 2010 @ 12:20 PM

    tem como parar a doença antes que eu encha de bolhas pelo corpo todo??
    eu tenho 16 anos e suspeito estar mais tem poucas bolhas ainda
    no msmo dia ke surgiram as bolhas descobri o que poderia ser .. elas estão localizadas no braço..
    alguns sintomas apareceram antes como a coçeira no braço no local onde surgiram as bolhas,mal estar alguns dias antes e
    pontadas de dor. As bolhas estão separadas
    não estão grudadas umas nas outras e não tá vermelha porém passaram de um braço para o outro no braço esquerdo tah
    com 2 bolhas e no direito 6 .. será que é herpes zoster ou pode ser uma alergia ??

  314. Michelle comenta:

    2 janeiro, 2010 @ 12:24 PM

    tem como parar a doença antes que eu encha de bolhas pelo corpo todo??
    eu tenho 16 anos e suspeito estar mais tem poucas bolhas ainda
    no msmo dia ke surgiram as bolhas descobri o que poderia ser .. elas estão localizadas no braço..
    alguns sintomas apareceram antes como a coçeira no braço no local onde surgiram as bolhas,mal estar alguns dias antes e
    pontadas de dor. As bolhas estão separadas
    não estão grudadas umas nas outras e não tá vermelha porém passaram de um braço para o outro no braço esquerdo tah
    com 2 bolhas e no direito 6 .. será que é herpes zoster ou pode ser uma alergia ??
    só lembrando não dói.. não sinto dor só senti algumas pontadas fracas antes de surgirem ..

  315. tania lia de carvalho comenta:

    2 janeiro, 2010 @ 3:36 PM

    Minha tia está com herpes no pescoço e quer saber como cuidar, se deve lavar sempre, como lavar, se deve lavar com água morna ou fria e sabonete enfim diga-me todos os cuidados necessários. Obrigada, Tânia

  316. Priscilla comenta:

    6 janeiro, 2010 @ 10:32 PM

    Oie, eu estou com umas bolinhas parecidas com a dessa foto na mão e coça muito e tah se espalhando, está indo pra outra mão agora e tenho a impressao de que esteja indo para os braços! E quando vou no médico eles nunca falam o que é, e cada um passa uma pomada. e hoje a minha mãe apareceu com as mesmas bolhas no rosto, perto da boca. Como podemos tratar? O cobreiro tem cura total? Ou sempre vai sair e voltar? Por favor, responde !
    Beijinhos, obrigado!
    {se não for pedir d+, envia a resposta pro meu email?
    Obrigado!

  317. andrea duarte comenta:

    7 janeiro, 2010 @ 7:44 AM

    gostaria de sABER SE FICA SECOELAS POIS FAZ UNS 8 DIAS COM HERPES ZORTER NA FACE E DOE MUITO . FUI NO PLANTAL 24 HORAS GOSTARIa de sABER SE TENHO QUE IR AO MEDICO DE NOVO

  318. Davidson comenta:

    13 janeiro, 2010 @ 4:27 PM

    Boa Tarde.

    Há cinco dias a região compreendida da cintura(na altura do umbigo) até um palmo da coxa está infestado de bolinhas que se agruparam, um nervo da virilha parace que “saltou” 1 cm para cima. Fui ao médico e o mesmo disse que se tratava de Herpes e receitou Aciclovir (450 mg de compromido 3x ao dia e Pomada 5x ao dia). Iniciei o tratamento, mas a dor só fez a aumentar, cheguei a ficar 3 noites sem dormir de tamanho dor que sentia. Procurei outro médico que disse ser Herpes Simples, mas ao ler o material deste site creio que seja a Herpes Zóster. A primeira médica me disse que isso reaparece 5 vezes ao ano. O que eu faço para conter o vírus e evitar que ele atinga o rosto?? Há alguma indicação de remédio (sedativo) para conseguir dormir com tanta dor??

    Grato pela atenção.

  319. penha comenta:

    17 janeiro, 2010 @ 12:02 PM

    boa tarde. minha netinha tem herpes no rosto nau pode pegar sol nem vindo da escola q logo se mamnifesta mim ajuda por favor obrigada..

  320. Thais Oliveira comenta:

    19 janeiro, 2010 @ 11:26 AM

    Ola!!!!
    Tenho bolas na parte de tras da minha coxa direita e não sei o que fazer. Tenho a mais de quatro anos e só agora comecou a aparecer nas partes genitais. hoje nesse momento achei sua pagina no google e no desespero por ter aparecido mais do que antes venho lhe pedir ajuda. o que devo fazer? a que tipo de profissional da area da saude devo procurar? qual dever minha atitude diante dessa situacao pessima?
    aguardo contato, obrigada pelo espaco.

  321. Leandro C Miranda comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 10:53 AM

    Há uma semana estou com os sintomas, já fui medicado e as manchas na pele já começaram a desaparece no terceiro dia de tratamento, mas a dor nos nervos ainda sinto, mesmo em menor intensidade. No principio pensei que se tratava de uma micose, mas as dores me fizeram procurar um médico. Achei muito interessante o artigo e tudo que está escrito foi como se eu estivesse depondo sobre essa enfermidade que fui acometido, espero que um dia tenha uma vacina acessível à população, pois o medicamento que foi indicado para eu tomar varia de 80 a 120 reais, já em forma genérica. Fui informado que após cinco dias de ministração do medicamento, se as dores permanecerem deverei procurar um neurologista, então pergunto, o neuro é o especialista mais indicado para este caso, gostaria muito que me fosse esclarecido, e mais uma vez quero parabenizar pela maneira que foi explicado sobre Herpes Zoster no artigo, achei a linguagem bem fácil além das informações que nos dão segurançam, pois notei que há um domínio de conhecimento da parte de autor do artigo.

  322. cristiane comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 12:07 PM

    A minha mae teve herpes zoster e infelismente ja faz 3 anos e ela nao se curou por complento pois ficou com a sequela da dor e coceira ,que vai desde o meio da cabeca ate o olho isto a imcomoda muito e eu sofro junto pois nao vejo meios para ve-la aliviada .

  323. ALEX CINTRA CHAGAS comenta:

    1 fevereiro, 2010 @ 1:16 PM

    Sempre tive a herpes na costa, cada seis mes ela vinha com tudo, agora ela esta cada 10 dia me atacando, não estou mais aguentando, gostaria de saber o que devo fazer??????? Já tomei comprimidos Zovirax e uso direto o creme.
    Fico no aguardo.
    Obrigado

    Alex

  324. Adriana comenta:

    11 fevereiro, 2010 @ 2:19 PM

    Estou com herpes nervosa no corpo e couro cabeludo… posso lavar meu cabelo com qualquer shampoo??

    Obrigada

  325. MARLUCI comenta:

    17 fevereiro, 2010 @ 4:54 PM

    tenho herpes simples, e ultimamente tem aparecido varias vezes, ora genital e agora me apareceu na bunda parecendo cobreiro, pesquisando na internet vi que pode ser a herpes zoster, sera…no começo usava zovirax ai minha medica passou penvir, tomei no meio do ano passado os comprimidos qdo tive uma crise forte genital, no final do ano apareceu labial leve e agora no traseiro, o que posso fazer, a vacina que existe pode ajudar a melhorar isto pois sei que nao tem cura. tenho estado estressada demais ultimamente isto tbm pode ser a causa de tantas crises.
    Obrigada.

  326. erickinho comenta:

    18 fevereiro, 2010 @ 9:06 AM

    Oi tenho 15 anos , e tive herpes zoster na rosto faz 1 mes no começo nun tinha passado nada , depois
    percebe que nun estava sumindo as feridas ai meu pai comprou “aciclovir” estou passando
    jah melhoroi bastante só que as manchas ficaram :s As manchas vão sair ?????????
    Ou tenho q passar creme ou fazer tratamento para clarear ;????

    aguardo a resposta atentamente :D

  327. taina comenta:

    18 fevereiro, 2010 @ 1:16 PM

    tenho (HZ)mas a medica disse q some sosinho e so receitou remidios para aliviar a dor.
    entao queria saber se devo tomar outros remedios e se iso demora para sair?
    aguardo respostas urgentes

  328. Dilma comenta:

    18 fevereiro, 2010 @ 2:04 PM

    Não sou médica apenas entrei nesse site para relatar o que aconteceu comigo referente ao HZ ,mas essa médica que te atendeu
    deve ter comprado o diploma.Procure a opinião de outro médico.Isso não cura sem remédio próprio para o caso .
    Dá até dó de ler isso!!! Boa sorte Taina

  329. WEYLLA MARIA IRINEU SANTOS comenta:

    24 fevereiro, 2010 @ 10:21 AM

    Olá tenho 21 anos e a 1 mês tive cobreiro na região facil proximo dos olhos, no qual fui no medico logo q sentir uma queimadura, a medica me disse que tinha sido algum inseto, q me mijou (potó). Depois de três dias aumentou no meu rosto e não conseguia abrir um dos olhos, fui novamento no medico ele disse a mesma coisa, foi potó q te mijou, tomei varios remedios. Somente 20 dias depois fui no oftalmologista porque tinha ficando com a visão embasada. Aí q sobe q tive cobreiro pois disse a ele todos os sintomas q senti. No local q tive cobreiro cosa muito e ficou dormente, O q tenho q fazer e essas manchas do meu rosto vai sumir????
    Atenciosamente
    Weylla Santos

  330. LICIA comenta:

    25 fevereiro, 2010 @ 6:32 PM

    boa noite,
    constante mente aparecem feridas na minha coxa que nao sao doloridas, nao sinto nada de dor coçam um pouco as vezes na primeira vez apareceram duas feridas pequenas e cresceram muito depois secou, isso ja faz uns 4 anos e de 2a3 meses variando elas aparecem só que agora sao varias elas aumentaram, o medico disse que era herpe, mais eu nao cosegui descobrir que tipo de herpes é, e se tem algum tratamento pra nao aparecerem as feridas de mes em mes e demora de mais pra sumir, se é contagioso e se existe algum tratamento pra prorrogar o aparencimento das feridas

    atenciosamnte

    licia

  331. Helena comenta:

    3 março, 2010 @ 7:33 AM

    Oi
    Meu marido tem 33 anos, e há muitos anos ele sente dores lombares, se quase nao aguentar andar, as vezes ao acordar e ao deitar tbm, as dores as vezes tbm é no pescoço ele não aguenta virar ,as vezes ele passa dois dias sem almoçar e so come alguma coisa a noite, ele sempre faz isso qdo está com muito serviço e muita preocupação, ah e as dores são mais agudas nesses períodos de muito stress, e qdo ele toma bebida alcoolica( e exagera ) tbm amanhece com dores. Há alguns dias ele começou com fortes dores de cabeça, febre e começou a aparecer essas bolha no corpo nas costas do lado esquerdo e uma pquena mancha tbm no peito do mesmo lado…ele foi ao médico e constataram q é esse herpes zoster, mas ele nao fez o exame de sangue, e está tomando a medicação recomendada(aciclovir) mesmo assim a dor de cabeça continua….quero saber se as chances de ele ter hiv sao grandes….estou muito apreensiva…….

  332. Fernanda comenta:

    6 março, 2010 @ 11:35 AM

    Oi’
    eu tenho 16 anos e estou com Herpes Zoster na regiao lombar e na coixa da perna,
    gostaria de saber se ao beijar ou tocar meu namorado ele pode pegar tambem.
    e se o virus fica nas minhas coisas, como lençol, sabonete, roupas, enfim.
    Obrigada.

  333. Rosilene comenta:

    7 março, 2010 @ 1:15 PM

    Desejo saber se este tipo de herpes pode causar dores tipo ardencia mesmo sem nunca ter aberto nenhuma ferida no corpo pois sinto muito ardencia nos musculos do ante braços e queima e fica quase direto e nas maioria das vezes apresentam alguns nosinhos nos musculos depois de eu tomar um tombo fui ao ortopedista e le me passou dolamim flex e nimesuldina ai os caroços sumiram e ardencia tb a costela que foi o que eu tinha acidentado quando acabou o remedio volta ja ardencia e os caroços não.isto pode ser hernia z, me responda por favor

  334. Rosangela comenta:

    10 março, 2010 @ 5:42 PM

    Olá, gostaria de maiores informações: a minha mãe tem 60 anos e há quase dois anos descobrimos que ela tem anemia hemolítica auto imune. Ela toma agora uma dose de 5 mg de meticorten e 1 comprido de 50 mg de imuran. Contudo afetou os ossos dando osteoporose na coluna, e já está usando um colete e toma osteoforme uma vez por semana e caltrate todos os dias.Bem esta semana apareceu um cobreiro acima da cintura, iniciando nas costa e arrodeando até o umbigo. O que devemos fazer, posso lavar com permaganato e usar a pomada oncilom? E surgiu dores em um dos braços, ás vezes em uma perna, na coluna, é uma dor no osso que percorre o corpo. O que faremos? Ela se trata com um hematologista e um ortopedista, mas estamos pensando em levá-la para um geriatra.Por favor dai-me uma luz.

  335. luana comenta:

    11 março, 2010 @ 10:48 AM

    Oi,boa tarde!!tenho 28 anos e apareceu herps na minha perna a 4dias,sou sinto dor se pegar,sou casada e tenho um filho de 8anos…gostaria de saber se pega e qual o suposto motivo que me causou isso…
    obrigada

  336. ana edite comenta:

    13 março, 2010 @ 12:17 AM

    Boa noite
    Cheguei a este site pesquisando sobre herpes zoster.Sou paciencie cardíaca e tive um infarto em outubro de 2008. Ontem, após o terceiro expediente de trabalho (sou professora) passei a sentir dores fortíssimas na altura do seio esquerdo, o que me fez pensar estar tendo um novo iknfart. Dormi no hospital fiz eletro, exames de sangue para verificar enzimas, mas tudo aí estava normal. Todavia a dor era intensa. fui sedada e consegui dormir. Pela manã as dores voltaram; voltei ao hoispital, repeti exames os quai se apresentaram identcos ao da noite anterior. Porem ao me examinar novamente, o medico da emergencia observou manchas abaixo do seio esquerdo e levantou a hipotese de herpes zoster. C0ntinuo com dores. que medico devo procurar: um clinico ou um dermatologista. Tenho 53 anos.

  337. gilnei ladwig comenta:

    16 março, 2010 @ 3:29 PM

    estou com herpes zoster desde sexta feira,12.03.2010 e na segunda comecei otratamento com aciclovir 200 mg 5 comprimidos ao dia de 2 em 2 horas
    gostaia de saaber se existe algum complemento e possa tomar e por qto tpo ainda vão surgir bolhas e feridas> obrigado

  338. lindalva comenta:

    18 março, 2010 @ 12:44 AM

    ha anos tenho umas bolinhas na regiao das nadegas.coca e arde muito.mas so na regiao das nadegas.que exame devo fazer e que medico consultar para ver se e herpes????Me ajude,por favor ,porque agora tenho tido quase toda semana…Infectologista,ou dermatologista????existe vacina??????

  339. lucas comenta:

    19 março, 2010 @ 2:40 PM

    oi!!!! estou com a erpes zoster to tomando aciclovir 400 e vou para hoje
    quero saber se posso ingerir bebida alcolica amanhã???
    se pode causar algum efeito????
    ou pode voltar as feridas

  340. aylton comenta:

    19 março, 2010 @ 8:03 PM

    tive herpes zorte a tres meses atraz fiz o tratamento no hospital e ate hoje corça isso e normal

  341. karine comenta:

    23 março, 2010 @ 11:48 AM

    oi estou com herpes zoster a tres meses mais ou menos esta localizada na coxa esquerda quando penso que esta secatrizando estoura mais fiz piopsia da pele mas ainda nao saiu o resultado estou tomando acilovir e passando pomada e tambem tomando vitamina o que me alivia bastante e colocar bolsa de gelo em cima ajuda a adormecer Doutor gostaria de saber se poço engravidar pois estava querendo engravidar esse ano obrigada

  342. yuri comenta:

    24 março, 2010 @ 7:17 AM

    poxa eu tenho herpes labiau quau e o remedio certo que eu devo usa quando ele apareser pomada ou comprimido e quau e o remedio veja isso ai pramin

  343. Matheus comenta:

    4 abril, 2010 @ 8:03 AM

    EU nao sei que doença estou mais estou com coceira no corpo todo e tb nasceram bolinhas no corpo todo e avermelhadas e quano passo amao nas bolinhas avermelhadas mais rececada ela sai um liquido trasparente e eu estou sem apetite mais eu consigo comer pouco mais consigo e meu xixi estah saindo escuro que doença é essa estou preocupado por favor me de a resposta obrigado desde ja.

  344. Aline Neves comenta:

    15 abril, 2010 @ 8:30 AM

    Ola!!! Bom Dia a cerca de duas semanas descobri que tenho Herpes Zoster, ela nasceu no meu braço esquerdo com bolhas avermelhadas e coça muito, eu passei no medico que me falou que era HERPES OSSEA mais como que aparece essa coisa nas pessoas estou fazendo tratamento mais tem um detalhe um tenho esclerodermia pode ser isso o Medico que eu passei me disse que talvez sim mais como. fico aguardano sua respota.

    Obrigada.

  345. Mauricio comenta:

    18 abril, 2010 @ 1:35 PM

    Há um mês e meio surgiu uma mancha avermelhada abaixo do mamilo direito, no dia seguinte apareceram bolhas, perguntei À minha esposa, ela achou q não era nada, no dia seguinte as bolhas se multiplicaram e foram alastradas até o lado direito do tronco, com umas 500 bolhas,as bolhas começaram a se espalhar isoladamente na nuca, na barriga, nos braços e no rosto. Fui urgente a um dermatologista, que diagnosticou a Herpes Zoster.e receitou aciclovir mais uma bateria de remédios, comecei a tomar e achei que estava demorando muito para secar, fui num outro médico, que me receitou o Valaciclovir, comecei a tomar e as bolhas começaram a secar mais rapidamente, mas mesmo assim ainda demorou, até a descamação total das feridas, levou um mês. Hj(quase dois meses depois) ainda sinto dores de queimação e coceiras, mas não se comprara à dor da fase aguda. Qdo passo estresse, nasce uma bolha, e eu já tomo um aciclovir, sempre q nasce uma bolha, eu começo a tomar o comprimido, pq sabemos que aquilo se alastra. Hj estou assim, controlando , e qdo vejo uma bolha sequer, já ingiro um comprimido, tomara que esse vírus morra. No lugar afetado, há uma enorme cicatriz vermelha. Não vou mais à praia, nem em piscinas, tb não ando sem camisa.No dia 16 de junho vou a um dermatologista (já marquei) para ver se tem algum jeito de clareas essa cicatriz. Até lá, se nasceu uma bolhinha, eu já vou tomar o comprimido e espero que haja uma solução para o desaparecimento disso. Enquanto isso, é preciso ter calma, paciência. Sigam o tratamento À risca, qdo as bolhas começam a secar, o pior já estará passando. Depois ainda persiste um desconforto, mas acho que vai diminuindo gradativamente (pelo menos, assim espero).
    Não sei se essa bolha que nasce é espinha, mas na dúvida. Anteontem nasceu uma bolinha, idêntica a uma espinha, tomei um valaciclovir e sumiu. Tomara que seja só uma espinha mesmo

  346. Mauricio comenta:

    18 abril, 2010 @ 1:35 PM

    Há um mês e meio surgiu uma mancha avermelhada abaixo do mamilo direito, no dia seguinte apareceram bolhas, perguntei À minha esposa, ela achou q não era nada, no dia seguinte as bolhas se multiplicaram e foram alastradas até o lado direito do tronco, com umas 500 bolhas,as bolhas começaram a se espalhar isoladamente na nuca, na barriga, nos braços e no rosto. Fui urgente a um dermatologista, que diagnosticou a Herpes Zoster.e receitou aciclovir mais uma bateria de remédios, comecei a tomar e achei que estava demorando muito para secar, fui num outro médico, que me receitou o Valaciclovir, comecei a tomar e as bolhas começaram a secar mais rapidamente, mas mesmo assim ainda demorou, até a descamação total das feridas, levou um mês. Hj(quase dois meses depois) ainda sinto dores de queimação e coceiras, mas não se comprara à dor da fase aguda. Qdo passo estresse, nasce uma bolha, e eu já tomo um aciclovir, sempre q nasce uma bolha, eu começo a tomar o comprimido, pq sabemos que aquilo se alastra. Hj estou assim, controlando , e qdo vejo uma bolha sequer, já ingiro um comprimido, tomara que esse vírus morra. No lugar afetado, há uma enorme cicatriz vermelha. Não vou mais à praia, nem em piscinas, tb não ando sem camisa.No dia 16 de junho vou a um dermatologista (já marquei) para ver se tem algum jeito de clareas essa cicatriz. Até lá, se nasceu uma bolhinha, eu já vou tomar o comprimido e espero que haja uma solução para o desaparecimento disso. Enquanto isso, é preciso ter calma, paciência. Sigam o tratamento À risca, qdo as bolhas começam a secar, o pior já estará passando. Depois ainda persiste um desconforto, mas acho que vai diminuindo gradativamente (pelo menos, assim espero).
    Não sei se essa bolha que nasce é espinha, mas na dúvida. Anteontem nasceu uma bolinha, idêntica a uma espinha, tomei um valaciclovir e sumiu. Tomara que seja só uma espinha mesmo

  347. thiago nonato comenta:

    22 abril, 2010 @ 10:54 AM

    A dose do aciclovir que foi me passada para o tratamento da Herpes Zoster foi de 400mg 5 vezes ao dia dispensando a madrugada. Porém estive pesquisando e a dose inclusive na bula é 800mg 5 vezes ao dia. Por favor me respondam

  348. patrícia comenta:

    3 maio, 2010 @ 9:59 AM

    Boa tarde,
    tenho 37 anos e sempre tive a herpes labial infelizmente. Smpre q passo por alguma dificuldade ou ansiedade ela aparece no labio. Há dois meses nasceu na pápebra superior bom próximo dos cílios e demorou um bocado pra sumir, será herpes mesmo? Por favor me auxilie pois já tomei aciclovir um período e ainda tem aparecido.
    Um abraço e obrigada pela atenção.

  349. bibinha comenta:

    24 maio, 2010 @ 9:24 PM

    Como faço o tratamento terapia diária de repressão herpes ???? Tenho herpes genital.
    Tenho medo de não poder ter filho….

    Muito obrigada.
    Bárbara

  350. Marcia Ribas comenta:

    31 maio, 2010 @ 8:28 PM

    Minha filha está com uma ferida perto do olho, aonde já havia saído outra bem proxima a esta há uns 10 anos atrás, e a dermatologista agora falou se tratar de uma mordida de aranha, mas quando ela teve a 10 anos atrás o médico que tratou disse ser herpes. Pode ter sido herpes novamente, pois pelo que vejo a incidência seria em pessoas idosas, o que não é o caso dela, pois tem 15 anos. Agora a dermatologista está tratando com corticóide e uma pomada, até injetável já tomou a uns 7 dias. Mas ainda está com a ferida e uma bolhinhas por volta.

  351. luciana nunes ferreira santos comenta:

    28 junho, 2010 @ 2:42 PM

    É possivel o surgimento de herps no interior do nariz? Caso postivo, devo passar o aciclovir ?

  352. Fernanda comenta:

    29 junho, 2010 @ 4:43 PM

    doutor, tive herpes a uns meses , e ja secou e tudo . mais nao sei como faço pra sair essa mancha horrivel , ja peguei sol mais n sai . como faç?o

  353. pedro comenta:

    8 julho, 2010 @ 9:57 PM

    boa noite me chamo pedro e no ano passado tive esse tipo de herpes zortea.. gostaria de saber o que pode ter ocasionado..pois tgenho 29 anos.. segundo relatos sempre aparece em pessoas mais velhas

  354. claudia comenta:

    14 julho, 2010 @ 12:13 PM

    oi, meu filho de 16 anos estar com herpes zorter, pergunto se isso pode aparecer na idade dele já que geralmete, a lessão só aprece em idosos, e o o que transmite cobreiro?

  355. luciana comenta:

    18 julho, 2010 @ 12:02 AM

    Olá!! Há + ou – 8 dias comecei com uma bolinha nas costas , achando q era espinhas. Mas começou a coçar e ficar vermelho. Se
    alastrou. Só q meu irmão apareceu com os mesmo sintomas antes debaixo do peito, o dele ficou pior deu bolhas e depois pintas pretas
    Fui no medico ontem ( clinico geral) ele prescreveu pomada e remedio oral, e pediu para procurar um Dermato. Estou apreensiva por
    que meu primo tbm está com os mesmo sintomas só com dores a 2 semanas. E já tenho conhecimento de mais 4 pessoas que estão
    ou estiveram assim. Será que a vacina H1N1 pode provocar isso? Porque todas as pessoas que sei tomaram a vacina.
    Por favor me respondam! Desde já agradeço.

  356. maria comenta:

    18 julho, 2010 @ 5:59 PM

    tem alguma pomada para tiará as manchas!!!

  357. Ana Luisa comenta:

    22 julho, 2010 @ 8:20 AM

    Dr. Armando Miguel, bom dia. Eu tenho herpes genital, comecei com os sintomas no começo desse ano, fiz o tratamento com Aciclovir creme e comprimido e os sintomas duraram cerca de 10 dias.
    Atualmente a herpes reaparece praticamente após cada menstruação e todas as vezes que eu tenho relações sexuais. É normal uma incidência tão próxima da outra?
    Obrigada.

  358. silverio de souza filho comenta:

    23 julho, 2010 @ 6:15 PM

    ola
    estou a 2 dias com herpes gostaria de saber se a vacina H1N1 tem algo a ver com isto .Tambem passei uns dias de stress noites sem dormir e tenho o habito de consumir cervejas.estou tomando e passando aciclovir nao fui ao medico entao estou com esta duvidas
    aguardo resposta obrigado
    .

  359. alisson comenta:

    28 julho, 2010 @ 7:34 PM

    Olá, fui diagnosticado com herpes zoster mas nao tem nennhum sinal na pele apenas a dor e queimação intensa estou tomando aginac 5000 e odaten 50 mg, mas nao vejo nada de melhora, qual medicamento seria adequado, devo procurar outro médico?
    Atenciosamente.

  360. Marilei comenta:

    13 agosto, 2010 @ 8:22 PM

    Olá, minha filha foi diagnosticada com neurite. Ela tem herpes simples. Isso pode provocar neurite? Que especialidade médica devo procurar?

  361. Maria Claudia Moura comenta:

    18 agosto, 2010 @ 4:54 PM

    Gostaria de saber qual médico deve tratar de um paciente que tem herpes zoster. Infectologista, Imunologista ou Neorologista. Por favor preciso da ajuda de vocês com urgencia. Obrigada.

  362. adriana comenta:

    28 agosto, 2010 @ 8:26 PM

    Tenho mais de 30 episódios por ano de herpes no meu bumbum… alguem pode me dizer o que fazer???
    Eu não aguento mais

  363. JOANA comenta:

    4 setembro, 2010 @ 5:58 PM

    GOSTARIA DE SABER PARA QUE SERVE ESTE TOPICO SE NINGUEM RESPONDE A NINGUEM. SE É PARA AKJUDAR, PQ NÃO AJUDAM?

  364. Michelle comenta:

    8 setembro, 2010 @ 10:57 PM

    Fui diagnoticada com herpes zoster na região anal. A minha médica disse que era raro aparecer nesta região. Sinto muitas dores e já faz uma semana que dói e não vejo melhora. Estou tomando aciclovir 400mg e tramal, mas não tá adiantando! gostaria de saber quanto tempo dura essa dor terrivel?

  365. lilian comenta:

    24 setembro, 2010 @ 9:00 PM

    Ola pessoal infelismente peguei essa danada e olha dói muito , fiquei uma semana sem dormir , gemendo de dor , mas venci porque segui o tratamento corretamente , tive que tomar 400 comprimidos , sendo 20 por dia !!pra dor tramol, cuide pois minha médica disse que ela pode voltar ser a minha imunidade cair novamente.

  366. Amanda comenta:

    5 outubro, 2010 @ 6:55 PM

    minha avó teve herpes zoster no rosto e ficou com sequelas, gostaria de uma indicação de um médico em Minas Gerais que a tratasse,
    pois já tem 3 anos e ela queixa muita dor. Já fez acupultura, boqueios no nervo, mas nada tirou a dor dela. Atualmente toma gabapen-
    tina, mas continua reclamando. Morro de dó.

  367. carla comenta:

    12 outubro, 2010 @ 2:49 PM

    todo mes me aparece o tal do herpes antes a pomada do aciclovir adiantava mas agora so se espalha mais por favor o que devo fazer?

  368. luci comenta:

    14 outubro, 2010 @ 7:07 PM

    olá tenho herpes localizada na região do coxter..ela vai e vem tenho percebido que sempre que estou com minha imunidade baixa ela aparece..e sempre no mesmo local.como faço para amenizar a dor?

  369. luci comenta:

    14 outubro, 2010 @ 7:10 PM

    nunca usei medicamentos contra..pois ela sempre vai e vem sem que eu faça nada..mas agora esta me deixando marcas e sinto muita dor quando ela vem..o que faço?devo estourar as bolhas?

  370. marcelo comenta:

    19 outubro, 2010 @ 6:36 PM

    gostaria de saber, minha secretaria, tem herpes na bunda, e eu tenho medo de pegar, alguem poderia me esclarecer se eu posso pegar?????

  371. Daise Gomes comenta:

    21 outubro, 2010 @ 9:53 AM

    Gostaria de saber quanto tempo dura a Herpes Zoster, pois minha mãe ja esta com isso a uns 2 meses. Ja secaram as bolhas mas a dor ainda continua, e ela esta tomando todos os medicamentos corretos, mas diz ela que a barriga dela esta pesada, pois deu da metade da barriga ate na metade das costas. Será que pode ser que ja esteja sarando?

  372. Rodolfo Urban comenta:

    21 outubro, 2010 @ 12:27 PM

    Gostaria de saber,remedio eficazcontra as dores terriveis da Herpes Zoster,agradeço de coraçao .Parabens pela sua pagina

  373. Julio cesar comenta:

    24 outubro, 2010 @ 9:33 PM

    foi diagnosticado com o herpes zoster depois do terceiro dia de aparecimento cutaneos. foi-me receitado ciclovir, oral de 6 em 6 horas , mas estou pensando em encurtar para 4 em 4 , e pomada ciclovir, gostaria de saber se tem algum colirio que possa usar pois esta perto do olho as erpção e isso me deixa precavido. estou passando tambem babosa “in natura” momentos antes de lavar o rosto e aplicar a pomada. alguma informação relevante, ou troca de informação, meu email : passaroqueanda2010@hotmail.com. procuro ajuda mutua. grato

  374. Marques comenta:

    25 outubro, 2010 @ 8:58 AM

    Bom dia, Dra
    Meu sogro tem 79 anos e esta com Herpes Zoster, faz tres dias que sairam as manchas pelo corpo (foi diagnosticado depois de uma
    queda), hà uns tres meses atras ele contraiu a Dengue aqui no Nordeste onde moramos, ficou muito debilitado, se recuperou , mas
    nunca mais foi o mesmo, caminha pouco e sente-se fraco. Ele mora em SC, esta se tratando, meu marido esta la com ele. Preciso saber
    que cuidados devemos tomar, sendo esta doença contagiosa. tenho medo que meu marido pegue esta doença e a traga para casa em
    seu retorno que sera daqui uma semana.
    Obrigada,
    Marques / Petrolina /PE

  375. Silvia comenta:

    25 outubro, 2010 @ 7:12 PM

    Olá ,tive Herpes Zóster cervical,me tratei com uma médica de PS, que por sorte era alergista e detectou logo no começo. Fiz o tratamento com muito rigor até de horários de medicação. Aciclovir 180 cmp, prednisona ,omeprazol e para dor apenas paracetamol e tramal, tudo blz… mas a dor ainda lá, voltei e a médica então passou carbamazepina porque era terrível as noites com muitas dores, pois o ciclo da doença era mais forte à noite . Não imaginava que eu era alérgica a carbamazepina ,tive reação adversa… então ela suspendeu e me transferiu para uma pesquisa com um alergista .
    Acabou o tratamento e a pesquisa continuou, as feridas secaram , ficaram as marcas e agora quero saber se posso ter novamente como herpes genital ? Por quê? estou com bolhas em volta da vagina e ardência .Percebo que estou em uma fase de stress devido as cobranças do trabalho que também é da saúde. Ela pode voltar na forma Genital ?

  376. Iêda José da Silva comenta:

    30 outubro, 2010 @ 7:58 PM

    estou com herpes a quase seis meses e as dores são imensas tenho fé em Jeová Deus que ficarei curada em breve e que Deus Jeová nos abençoe sempre! Amém!

  377. Simone comenta:

    4 novembro, 2010 @ 5:44 PM

    Olá…
    Tenho herpes genital desde os 23 anos, faz dez anos que convivo com ela. Acontece que no inicio era como se não tivesse, só tive pro-
    blemas no primiero surto. Entretanto, faz um ano que venho tempo com espaços de tempo menores. Tenho todos os meses agora.

    O que será que aconteceu?

  378. Sérgio Cardoso comenta:

    4 novembro, 2010 @ 11:12 PM

    Caros amigos Herpenhos Stressados…
    É natural o tratamento com aciclovir em torno dos 60dias, aí seca, a flora intestinal desaparece e torna, a tosse continua…continua sempre a doer, com a mesma frequencia de seu stressamento diário ou momentâneo e também conforme comentários acima 18 hs é fatal… portanto a cada pico de dor, estirasse num sofá, fique em estado zem, só pense em coisas boas e sadias e a dor se esvai num milagre do nosso criador…
    Vejo esta dor como uma sinalização de que devemos nos alimentar bem com acompanhamento de vitaminas e complementos, para manter nossa imunidade em alta e observar a dor-alarme de que no momento alguma fadiga/stress o está cercando, procure diplomáticamente afastar-se do problemão ou micro problema poderia afetá-lo…exemplo alguem quebrou a torneira do jardim agora…feche o registro da água e do stress agora vá para zen e após resolva o dito ploblema com calma e dissernição após, vai ser mais fácil…
    Após 60 dias sem dormir direito tinha que deixar meu relato para os amigos H S.
    Controle mental em todas ações…

  379. carlos cesar silva de melo comenta:

    7 novembro, 2010 @ 3:51 PM

    Meu nome é Carlos Cesar, tenho 48 anos e moro em Natal(RN). Minha mãe (75 anos) adquiriu herpes zoster há 5 anos atrás. Ela fez todos os tratamentos conhecidos possíveis terapéuticos e medicamentosos, até mesmo aculpuntura, mas em nenhum deles ela teve sucesso pleno, apenas a dor diminuía ou passava por pouco tempo. Ultimamente a dor tem se intensificado, bem próximo da dor do processo crônico inicial.

    Li a matéria sobre a vacina contra o herpes zoster e gostaria de saber se realmente esta vacina esta disponível no Brasil e como adquirí-la.

    No aguardo. Grato.

  380. Juliana Cast comenta:

    10 novembro, 2010 @ 11:42 AM

    tenho herpes labial, e gotaria de saber se devo administrar como tratamento a pomada e comprimido juntos, ou só pomada
    ou só comprimido?

    Obrigada!

  381. timão comenta:

    10 novembro, 2010 @ 12:20 PM

    bom tarde
    doutor tenho herpes genital, gostaria de saber se tem algum problema eu tomar aciclovir comprimido, me consultei e o médico passou o creme aciclovir, se eu tomar o comprimido pode ter algum efeito contrário ao esperado?

  382. eloisa comenta:

    11 novembro, 2010 @ 1:05 PM

    O meu neto de 5 aninhos está com hz,apareceu no rosto,por dentro e fora da boca,está fazendo tratamento por 5 dias,confio no médico que o medicou,mas como tem outros irmãos e aparecem de vez enquando com feridas,gostaria de saber como a gente identifica a hz,,a varicela(catapora),ou picadas de insetos,se é problema de estômago,garganta,etc..,?se houver febre se dá um anti-térmico? se for atendida agradeço

  383. Lucinéya comenta:

    13 novembro, 2010 @ 11:04 PM

    Olá!
    A muito tempo,tenho todos os intomas de herpes genital,porem se manifesta 2ou 3 x ao ano,mais não tenho certeza,pois a ultima vez q fui ao gineco,era exatamente pra saber visto que tava com pequenas bolhas,normalmente quando aparecem mudam de posições,pensei que no preventivo viesse a resposta,mais não.Perecebi que o médico não deu a mínima atenção,sendo que estou me referindo a um profissional qualificado e particular.Ja fiz tratamentos c vacinas para rinite,tenho muitas alergias na pele,que vão e vem c/ frequencia.Minha dúvida é,isso que penso ser herpes poderia ser algum tipo de alergia,micose?Qual exame poderia fazer para detectar com precisão?Sou doadora de sangue,existe algum risco de contaminação?Tenho imunidade baixa,as vezes tomo algumas vitaminas,porque sinto muito cansaço,mesmo ficando o dia todo sem faze nada.No momento to sem planos de saúde,poderia fazer os exames pelo sus?
    Obrigada!
    Lucy

  384. Lucy comenta:

    13 novembro, 2010 @ 11:18 PM

    Olá!
    Tenho todos os sintomas de herpes genital,aparece 1 ou 3 x ao ano,já a muitos anos.Porem a ultima vez que fui ao ginecologista eu estava c/ esse ferimento,e essa foi a razão pela qual fui lá,pensei que o resultado viesse no preventivo,mais para minha surpresa não veio e mais surpresa ainda o médico não deu a mínima para minha queixa.minha pergunta é poderia ser algum tipo de alergia?Ja fiz tratamento para rinite e sempre tenho algumas alergias na pele,que vão e vem c frequencia.Quando aparece esses sintomas uso aciclovir no local por minha conta e percebi que não melhorou nada,mais uma vez usei um creme para micoses e notei uma melhora.Qual seria o exame preciso mais indicado para eu ter certeza?Sou doadora de sangue,existe algum risco de contaminar alguem caso seja herpes?Eu poderia fazer esse exame pelo sus??No momento estou sem plano de saúde.Para a minha surpresa,o médico não me disse nada a respeito,sendo que esse é um profissional conceituado e era particular.
    Obrigada desde ja!
    Um abraço!
    Lucy

  385. WILSONAPSOUSA comenta:

    16 novembro, 2010 @ 7:53 PM

    E QUERIA SABER CONHESO UMA PESSO QUE TEM UMA COSERA QUE LEVANTA BOLHAS VERMELHADAS E SANGRA MUITO
    ATE DEIXA MANXAS NO CORPO E NA PELE

  386. Rodolfo Urban comenta:

    19 novembro, 2010 @ 2:52 PM

    Minha esposa contraiu,herpes zoster a dois meses, está com medicametos Tylex 7,5 mg e Citoneurin 5.000,A dor não diminuiu .Gostaria de saber unm novo medicamento mais eficaz.o que eu possa fazer.Obrigado, espero resposta p/ Email

  387. Renata comenta:

    22 novembro, 2010 @ 5:25 PM

    Oi Dra. Boa tarde!
    De uns tempos pra cá tenho notado minha imunidade muito baixa e com isso estou sofrendo muito com rinites, conjuntivites e minha cabeça e todas as parte onde tem divisões parece rachar como no orificio da orelha,do lado do nariz. Estou preocupada gostaria de saber o que pode ser ja tomei anti alérgico melhorei, não dói parece ressecar a pele e fica soltando uma agua. Estou começando com isso denovo. Se puder me ajudar ficarei grata.
    Muito obrigada!
    Renata

  388. VANIA NUNES comenta:

    30 novembro, 2010 @ 6:31 PM

    MINHA MAE ESTA COM HERPES ZOSTER HA 1 MES, COM DORES ESTEVE INTRENADA, TOMA VARIOS MEDICAMENTOS ACICLOVIR, TILEX,TRAMAL, COMPLEXO B, DICLOFENACO, GOSTARIA DE SABER SE A DIABETE E HIPERTENSAO FOI A CAUSA DA HERPE?????? TAMBEM SENTE MUITAS DORES,AS BOLHAS ESTAO SECAS,TEM PERIGO DE SAIR OUTRAS??//EM OUTROS LUGARES DO CORPO.
    NOS CUIDAMOS DELA SEM SABER QUE ERA HERPES, PODEMOS TER CONTRAIDO A DOENÇA??/// HERPES TEM CURA???? POR FAVOR ME RESPONDA ESTOU MUITO PREOCUPADA, MINHA MAE TEM 72 ANOS. EU LI QUE ELA PODE SER FATAL É VERDADE??????
    MUITO GRATA. VANIA
    ESTAMOS DESESPERADA, ME RESPONDA URGENTE SE POSSIVEL NO MEU EMAIL

    TANIA42@YMAIL.COM

  389. ivan tostes comenta:

    3 dezembro, 2010 @ 1:50 PM

    ola boa tarde, por favor a 3 anos tive herpes no rosto e pescoço e ja tem 1ano que estou sofrendo de dores no nervo e a 2dias me apareceu a herpes no pescoço queria saber como diagnosticar se tenho herpes no nervo e qual o tratamento obrigado

  390. aloisio jose da silva comenta:

    4 dezembro, 2010 @ 9:01 PM

    bom dia, dra mõnica e dr armando
    que deus os abençõe. estou com hz no braço e na mão e com muita dor no ombro. já consultei um clinico geral, me receitou aciclovir e paracetamol 500mg c.codeina. estou seguin.do o tratamento, mas a dor n~diminue.iniciou dia 02.12.10. pergunto;qual analgésico devo tomar e se banho frio ou quente pode amenizar a dor e se após o tratamento posso tomar vacina. obrigado desde já .fiquem com deus derramando bençãos e bençãos e em todos os seus. Aloisio.

  391. thiago comenta:

    8 dezembro, 2010 @ 6:11 AM

    OI doutor eu peguei o cobreiro eu acho q foi do ribeirão PQ EU NAO ESTOU ACOSTUMADO SERÁ Q EXISTE ALGUMA COISA Q POSSA
    ALIVIAR PQ COÇA MUITO E QUEIMA MUITO POR FAVOR N CONSIGUI DORMIR ESTA NOITE POR CAUSO DISSO MUITO obg!

  392. rafaela costa comenta:

    8 dezembro, 2010 @ 4:13 PM

    Olá boa tarde doutor ou doutora …

    Bem apresentei um historico de cobreiro na regiao da lombar(cox) no fim da colunan sei como peguei e ja tenho esse cobreiro a 1 ano. Aparecem bolhas juntas e uma leve dor que dar p se movimentar.A dor ja veio umas 5 vezes n doi muito como vi os relatos mais doi, uma dor suportavel. Estou com medo que seja algo muito mais perigoso duque um simples remedio possa passar…entende… estou encaminha para ir no dermatologista para ver e tambem gostaria de saber se existe vacinas contra p que n apareça e nem tenha dores.Mais sei que estou com a imunidade baixa…..
    Tambem tenho um historico de alergias pois tomei muitos anos quando RN ate os dias de hoje um remedio Polaramini, predinisona entre outros….
    Por favor mantenham contato comigo pois não sei que medico recorer.
    Obrigada Rafaela Costa

  393. Danielle Cireli comenta:

    11 dezembro, 2010 @ 3:32 PM

    Boa tarde.

    Não é bem um comentário e sim uma dúvida.
    Ha uma semana uma aranha passou pelos pés da minha mãe,
    só que de uns dois dias pra cá, o peito do pé está bem avermelhado com algumas
    bolinhas e está se espalhando.
    Gostaria de saber se tem alguma pomada ou algum remedio natural que possa ser usado
    para ir diminuindo a coceira e a vermelidão até dar fim no problema…

    Obrigada.

    Aguardo retorno breve se pessível !

    Danielle.

  394. Claudemira comenta:

    4 janeiro, 2011 @ 12:46 PM

    Amais de 3 anos tenho sofrido com a herpes zoster sem achar solução pois a cidade que moro médicos não me procuraram me ajudar so descobri por conta propria e estou a procura de um medico bom para me ajudar a me tratar so na capital do meu estado (campo grande-ms) que tem o infectologista minhas posses são poucas e dependo do sus,se ha algum medico disponivel a me ajudar eu agradeço muito estarei esperando resposta.Deus o abençoe!!!

  395. TAMZ comenta:

    4 janeiro, 2011 @ 9:42 PM

    Pessoal, voces não conseguem ou sabem ler? Mil perguntas pra mesma coisa que ja foi respondida diversas vezes. COmo tratar,
    o que fazer, é só ler os comentarios dos outros!!! É raro quem já teve Herpes Zoster voltar a dar de novo, sendo assim é quase
    impossivel a pessoa
    ter Herpes Zoster a mais de 3, 4, 5 anos etc… como vem falando por aqui. Essa dença 99% dos casos aparece apenas UMA
    vez na pessoa na vida inteira.
    Se a pessoa tem feridas na pele que coçam a muito tempo é pq é outro tipo de doença (Herpes ou outro tipo) mas não a ZOSTER.
    Vá num infectologista/dermatologista para saber
    Se tratar direito as infecções na pele saem em menos de um mes, mas o virus continuará dentro do seu corpo e é MUITO, mais
    MUITO raro ele se reanimar novamente

    @Danielle Cireli
    Uma pomada/creme que ajuda aliviar a coceira é a BetaDerm (Valerato de betametasona 1mg/g)

  396. Ademar comenta:

    7 janeiro, 2011 @ 3:42 PM

    A 3 dias decobri q estou com herpes zoster estou fazendo tratamento com com aciclovir 200mg 2 comprimidos a cada 6 horas, qual a contra indicação para bebidas alcoolicas , posso ingerir durante o tratamento.

  397. marco antonio comenta:

    10 janeiro, 2011 @ 2:24 PM

    Doutor estou com herpes labial, no meu caso, as feriadas sao pequena, porém tem aparecido muito constantemente.
    existe algum tratamento?
    algum medicamento para aumentar a minha imunidade?

    Por favor responda-me por e-mail

    Desde ja agradeço

    Abraço

  398. Raquel comenta:

    13 janeiro, 2011 @ 7:29 PM

    Sempre tive saúde, nem gripe eu pego.. mas tbém tive HZ em 21/12/10, e acho que já li quase tudo a respeito.
    Dois dias antes de aparecer as lesões, senti dores embaixo do seio esquerdo, e como coloquei prótese há pouco mais de 1 ano, pensei que pudesse ser alqum problema na mama, por isso, consultei uma médica mastologista.
    No dia da consulta, apareceu a primeira lesão e a médica confirmou o que eu suspeitava.. Fiz exames de laboratório e o resultado foi
    normal. A Dra. prescreveu Penvir 500mg por 7 dias, nimesulida 100mg e vitergam zinco.
    As dores foram ficando mais intensas e tive que tomar tylex 30mg e estou tomando tbém vitaminas do complexo B para melhorar a imunidade.
    A fase aguda passou, mas sinto bastante coceira e ardência nas cicatrizes das lesões.
    Bom, o HZ mudou radicalmente a rotina que eu vinha tendo… Andava bem estressada com o trabalho e com a correria do dia a dia.
    Reduzi meu horário no trabalho, parei totalmente de fazer atividade física (musculaçao e aulas de bike), não tenho tomado sol, me sinto desanimada e irritada, pois não tenho dormido direito.
    Sei que tenho que ter paciência, mas tá difícil!

  399. Raquel comenta:

    13 janeiro, 2011 @ 7:43 PM

    Tbém tive HZ em 21/12/10. Senti muita dor na fase aguda e agora sinto coceira e ardência nas cicatrizes das lesões.
    Não tenho dormido direito… O HZ mudou minha rotina, me sinto desanimada e um pouco irritada.
    Estou tomando vitaminas do Complexo B para aumentar a imunidade.

    Nenhuma doença é boa, mas dos males, o menor.. existem coisas piores e sem cura!

  400. priscila lemos comenta:

    16 janeiro, 2011 @ 5:02 PM

    Minha sobrinha aparentemente teve herpes, mas nao foi comprovado que era esta a doença dela. E nasceu umas feridas no canto da
    boca dela e cada dia aumentava mais. minha cunhada apenas passou os medicamentos passados pela pediatra.
    Meu filho agora depois de quase um ano veio aparecer feridas pelo corpo dele. A alergia espalhou pelo corpo passei os medicamentos
    no meu filho e sarou…. Mas agora ele esta com uma alergia na perna e era bem pequena e agora esta pegando na perna toda e estou
    desesperada. Sera que pode mesmo ser4 a tal Herpes::: Os medicos dizem q e apenas alergia ……responde por favor em meu e-mail

    prigirotto@hotmail.com
    22796782

  401. Diogo comenta:

    16 janeiro, 2011 @ 10:04 PM

    Doutor tive herpes zoster, isso pode ser sintoma algum sintoma de outra doença? como o HIV?? Mi responde pq ja to aguniado com medo de eu tem aids

  402. marilene comenta:

    18 janeiro, 2011 @ 6:25 PM

    TENHO HERPES ZOSTER JA FAS MUITOS ANOS E SAI SEMPRE NO MEMO LUGAR NA NADEGA QUERO SABER SE SO COM O ACICLOVIR POSSO CURAR A DOR E INSUPORTAVEL FICO NERVOSA BRIGO COM TODOS E MUITO RUIM

  403. lucas rodrigues de oliveira comenta:

    24 janeiro, 2011 @ 3:46 PM

    meu nome é lucas tenho 14 anos e foi diagnosticado que eu estou com herpes zoster gostaria que vc me responde-se se é normal na minha idade eu ter esse problema pois ouvi falar que da mais nas pessoas ccom mais idades
    respona me por favor

  404. Rita comenta:

    28 janeiro, 2011 @ 8:36 PM

    Minha mãe tem herpes já tomou medicação do neurologista e continua com dores na cabeça e coceiras intensa nos olhos – já tratou com oftalmologista que diz que seus olhos não tem nada. O que posso fazer para controlar ou amenizar as coceiras e dores de cabeça?

  405. Rita comenta:

    28 janeiro, 2011 @ 8:39 PM

    Minha mãe tem herpes já tomou medicação do neurologista e continua com dores na cabeça e coceiras intensa nos olhos – já tratou com oftalmologista que diz que seus olhos não tem nada. O que posso fazer para controlar ou amenizar as coceiras e dores de cabeça?

  406. rosalha de andrade comenta:

    16 fevereiro, 2011 @ 7:10 AM

    minha filha tem 4 anos e deu herpis tomou toda a coxa dela eu usei um anti alergico e cada vez ficou pior ai fui ver era herpis começei a usar aciclovir comprimido e pomada, ficou igual a uma queimadura.agora ta manchada a prna dela muito feia sera que vai sair essas manchas,com o tempo ate porque ela so te 4 anos.

  407. Dina B.Meirelles comenta:

    3 março, 2011 @ 8:38 PM

    Dr.
    Existe herpes zoster interna? Sem erupções?
    Agradeço.

  408. ingrid comenta:

    12 março, 2011 @ 11:12 PM

    Ola, a minha mãe esta com esta porcaria de hespes zoster no anti-braço ela falou que doi muito e tem apenas 45 anos ela gostaria de saber se tem alguma relação com picada de inseto ou se realmente e de sistema nervoso.
    As pessoas que convivem com ela tem o risco de pegar essa DROGA?

  409. ingrid comenta:

    12 março, 2011 @ 11:20 PM

    Ola, a minha mãe esta com esta porcaria de herpes zoster no anti-braço ela falou que doi muito e ela tem apenas 45 anos ela gostaria de saber se tem alguma relaçao com picada de inseto ou se realmente e de sistema nervoso mesmo.
    As pessoas que convivem com ela tem risco de pegar esta DROGA?
    E tudo separado quando a pessoa esta com esta droga?

    Aguardo a sua resposta muito obrigada pela sua atenção.

  410. Eliane Kallemback comenta:

    31 março, 2011 @ 5:39 PM

    Ola, a minha mãe esta com esta porcaria de herpes zoster no joelho de uma hora pra outra ela falou que doi muito e ela teve com 78 anos após um estresse profundo agora ela tem 80 anos ela gostaria de saber se tem alguma relaçao com diabete ou se realmente e de sistema nervoso mesmo.
    As pessoas que convivem com ela tem risco de pegar esta DROGA?
    E tudo separado quando a pessoa esta com esta droga?

    Aguardo a sua resposta muito obrigada pela sua atenção.

  411. gabrielli comenta:

    2 abril, 2011 @ 3:30 PM

    e mt legal vcs ajudarem essas pessoas que tem esse plobrema

  412. Antonio Junior comenta:

    7 abril, 2011 @ 8:10 PM

    Oi em primeiro lugar muito obrigado pelo espaço, começou a aparecer em min pequenas bolhas de agua depois proliferou-se muito rapido so braço, já estou a tres dias com muita dor como se fosse no nervo fui a uma farmaceutica e ela me indicou aciclovir 50mg/g creme e disse para eu passar 4 x ao dia será que resolve ou ñ, na certeza de ser atendido des de já muito grato…

  413. Káah comenta:

    12 abril, 2011 @ 1:36 PM

    Me deu umas bolinhas d’agua,ela estora e forma-se uma ferida .
    Eu estou usando uma pomada chamada uni vir ja tem 3 dias mais tem aparecido mais bolinhas. Isso é msm herpes?
    Qual o tratamento? Me ajude ja estou fikando doida!!

    Obrigada!

  414. Ricardo comenta:

    13 abril, 2011 @ 4:59 PM

    tenho um tio que tem HIV ele te ve herpes antes cuido e passou uns 6 meses depois se queiixava q nao estava conseguindo enxergar, e ele nao tomava o coquitel do HIV ele começou a tomar o coquitel e ja tem 1 ano q ele nao enxergar e fala tudo embolado, ele tem alguma chance de pelo menos voltar a enxergar? obs: falam q ele tem um virus chamado JC na cabeça. grato

  415. Vanessa comenta:

    15 abril, 2011 @ 12:00 PM

    Tenho 34 anos e há 5 dias comecei sentir dor e sensação de queimadura abaixo do seio esquerdo e no meio das costas. Fiz um ultrassom e acharam uma pedra na vesicula de 1 cm. Tomei Toragesic hoje e por mais 2 dias e vou comecar a tomar Acido Folico e Prenvir. Dói muito e tenho filhos pequeno de 1 e 5 anos. Como posso previni-los ? Quem tem Herpes Zoster pode operar da vesícula ? Obrigada pelo espaço ?

  416. inaldo josé pires de souza comenta:

    19 abril, 2011 @ 11:37 AM

    Tive uma crise no nervo ciatico, e durante o periodo apareceu na panturrilha umas bolhas, diagnosticada por uma dermatologista
    como Herpes,e a referida medica disse ainda que o nervo ficaria imunizado,e que eu não voltaria a ter o problema.
    Entretanto o tornozelo direito e esquerdo,realmente secaram as inflamações e feridas, entretanto ficaram as manchas e coçam com
    frequencia,principalmente quando tenho qualquer contrariedade.
    Gostaria de uma opinião

  417. Fernando henrique barbosa comenta:

    26 abril, 2011 @ 5:18 PM

    Meu primo está com Hespes zoster lombar, já a dias ele esta sentindo muita dor , e sua mulher minha prima,
    está grávida de 1 mês. Queria saber se a herpes podepegar na minha prima e afetar a gravidês ?Ou se o bebê pode nascer com herpes zoster também?

  418. FATIMA comenta:

    26 abril, 2011 @ 9:19 PM

    MINHA MÃE ESTÁ COM HZ, HA MAIS DE UM MES , ESTA TOMANDO HERPESIL, IBUPROFENO, ACICLOVIR, TYLEX E VIT. B12, PORÉM SENTE MUITA DOR, DIZ UE PARECE TER UM BICHO ROENDO POR DENTRO, ARDENCIA E MUITA COCEIRA. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM ALIMENTO QUE DEVE SER EVITADO OU BENEFICO PARA AMENIZAR OS SINTOMAS. ELA TEM 72 ANOS, AS FERIDAS SE CURARAM EM POUCOS DIAS, GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM PODE DAR ALGUMA PREVISÃO DE QUANTO TEMPO PARA SE CURAR COMPLETAMENTE.

  419. andrea comenta:

    4 maio, 2011 @ 5:17 PM

    gostaria de saber se esta doença ele é contagiosa herpes zoster cobreiro pois estou muito preoculpada pois o meu sogro ele bebe muito e apareceu com este problema foi para o medico e ele disse que era cobreiro mais não disse se era contagioso.eu tenho uma menina de 9 anos e estou com medo gostaria muito desaber estarei aguardando respostas muito obrigado

  420. Alessandra Gomes comenta:

    22 maio, 2011 @ 1:27 AM

    Olá…
    por favor, preciso de ajuda!
    Minha mãe teve o herpes zoster a uns 6 meses e até gora as dores são insurpotáveis, todo dia ela geme de dor .Ela é paraplegica devidoo a um tumor na medula que retirou com cirurgia e radioterapia e por isso contraiu este herpes pega da costa até o seio e ela fica o tempo todo deitada.
    Um dos médicos dela falou sobre uma cirurgia que é feita neste nervo que foi afetado. na verdade não é bem uma cirurgia, ele falou sobre uma injeção que mata o nervo como se fosse um canal de dente.
    Por favor vçes ja ouviram, algo do tipo ?????
    Nos ajudem por favor.

    Obrigada. fico no anseio por uma resposta

  421. Flávia comenta:

    22 maio, 2011 @ 5:55 PM

    Olá, quero saber se o herpes zoster pode aparecer apenas com uma lesão, ou até mesmo sem.
    Pode aparecer em órgãos internos? Existe algum exame para seber se estou com a doença ativa?
    Obrigada.

  422. src comenta:

    8 junho, 2011 @ 2:32 PM

    O tratamento só com aciclovir 250 pode ser inadequado. Pois o pós herpes pode gerar a MIOLITE TRANSVERSA veja o que é na internet paralização de um lado.
    Procure especialista em Neurologia e infectologia

  423. Cristina comenta:

    9 junho, 2011 @ 3:14 PM

    Gostaria de saber se essa herpes zoster causa tanta fraqueza.
    Essa foto que está aí, nem se compara com a minha pele.
    Muito cansaço, fraqueza, queimação e dores.
    Pode haver mais complicações?????
    Estou tomando muitos remédios e estou no segundo dia do ciclo.
    Nem gosto de olhar no espelho, porque acabo ficando mal…
    Muito obrigada.
    Depois envio a voces, uma foto.

  424. janderson-marabá-pa comenta:

    13 junho, 2011 @ 11:49 PM

    gostaria de saber qual o melhor remedio para acabar de vez com o herpes zoster? eu tive na barriga muito, tava muito feio. agora ta se alastrando nos meus braços me responda por favor se algem souber bj

  425. Mercia Ferreira Brandao comenta:

    14 junho, 2011 @ 11:04 AM

    Minha mãe teve herpes zoster há 20 atrás no nervo intercostal e ficou com sequela que doem muito. Já fomos em todos médicos que pudessem nos orientar e não conseguimos nenhum resultado para melhorar a situação. A última indicação de remédio foi o Etna (para tratamento dos nervos periféricos). Ela tem 90 anos e sofre muito com essa situação.
    Grata,
    Mércia

  426. Lara comenta:

    15 junho, 2011 @ 4:21 AM

    Meu marido manifestou herpes zoster nas costas e no braço, está sendo medicado via oral. MAs ele sente muita queimação e coceira nas lesões , o que o impede de dormir.
    Pergunto: pode-se usar um creme a base de calamida nas erupções? Ou a base de aloe vera? Tipo daqueles usados para queimaduras do sol?
    Existe algum tratamento que pode aliviar a dor? Forno de bier, usado para nervo ciático, não é recomendável e pode piorar a situação?
    Sauna é bom?

  427. MICHELE comenta:

    15 junho, 2011 @ 4:55 PM

    LARA O UNICO MEDICAMENTO E POMADA QUE EU SAIBA QUE POSSA SER USADO E
    O ACICLOVIR 400 mg (MEICAMENTO VIA ORAL E POMADA OU CREME), FOSFATO DE CODEINA
    PARA TIRAR A DOR, NÃO É ACONSELHAVEL “TOMAR” SOL, POIS DEPOIS QUE AS VESICULAS SUMEREM
    MESMO SE ELE NÃO FICAR EXPOSTO AO SOL PROVAVELMENTE IRÁ FICAR MANCHAS NO FORMADO DAS
    MESMA E SE ELE FICAR EXPOSTO AO SOL É CAPAZ DESSAS MANCHAS FICAREM MAIS ESCURAS. E MEDICAMENTO
    PARA QUEIMADURA VAI PIORAR O CASO. EU TIVE E ANTES DE PROCURAR UM MEDICO TENTEI OUTROS MEDICAMENTO
    E POMADA, COM ISSO SO FEZ PIORAR AS VESICULAS QUE AUMENTARAM DE TAMANHO E A DOR TAMBÉM.
    O JEITO E TER CALMA E AQUENTAR A DOR NÃO TEM OUTRA FORMA.
    ESPERO TER AJUDADO EM ALGO.

  428. Rosangela Guedes Lyra comenta:

    20 junho, 2011 @ 8:30 PM

    Ola, gente eu tive Herpes Zoster que descobri dia 22 de fevereiro quando começou as crises horriveis que eu jamais senti. So que isso
    ja fazem quatro meses e eu ainda não consegui me livrar desta sencibilidade. É demasiadamente incomodo, ha meses que não durmo
    será que tem alguma coisa que me ajude , um chá, uma forma de almentação que me ajude, vivo a base de codeim, amitryl, dipirona,com
    plexo B. Sinto dores dia e noite, ela não me deixa um minuto. as vezes acho que não vou aguentar mais. o que faço. obrigada.

  429. HELIO comenta:

    8 julho, 2011 @ 6:29 PM

    Para desaparecer o Herpes Zooster, faça um chá de erva baleeira; uma colher de sopa das folhas para 2 litros de água. Deixe esfriar e
    tome o conteudo durante o dia. No 2º dia os sintomas desaparecem.

  430. SALETE comenta:

    15 julho, 2011 @ 4:24 PM

    MEU PAI FEZ TRANSPLANTE DUPLO DE RIM E FIGADO, POS CIRURGIA TEVE HERPES NA REGIAO DAS COSTAS E UM POUCO FRONTAL AO LADO DO CORTE, HOJE JA FAZ 01 ANO E 06 MESES QUE ELE FEZ A CIRURGIA E AINDA CONTINUA COM UMA DOR INSUPORTAVEL NO LOCAL ONDE TEVE HERPES, OQUE ELE PODERIA TOMAR OU PASSAR PARA AMENIZAR A DOR OU ATE MESMO CURAR. POIS NAO PODE NEM ENCOSTAR A MAO ATE MESMO A CAMISA INCOMODA.

  431. Isabella comenta:

    19 julho, 2011 @ 1:55 PM

    Eu tenho herpes nas nagdás não tenho dor, só cosar muito.
    é herpes mesmo? como eu trato.

  432. ana comenta:

    24 julho, 2011 @ 2:30 AM

    gostaria de saber se o que eu tenho é herpes, por volta de uns sete anos, nasceu umas bolinhas acima da vagina nos pelos , não sei como é nome, continuand , quando ta para nascer, sinto uma dor levemente, no dia seguint aparece as bolinhas coçam e eu passo alcool, a qual seca…tambem passo uma pomada bactericida, com dois ou tres dias desaparecem

  433. ana comenta:

    24 julho, 2011 @ 2:33 AM

    nunca saiu no meu corpo, como está na foto….

  434. fernando comenta:

    26 julho, 2011 @ 4:27 PM

    QUAL A DIETA IDEAL PARA’UEM TEM HZ..EXISTE OQUE PODE E O QUE NAO PODE COMER…OBRIGADO

  435. marivaldo comenta:

    31 julho, 2011 @ 3:06 PM

    o medicamento enax pode ser melhor que o aciclovir para herpes genital?

  436. carla renata oliveira comenta:

    1 agosto, 2011 @ 11:04 AM

    no meu rosto saiu uma alergia,estou achando que é de aranha,como descubro,se é mesmo?

  437. marivaldo comenta:

    1 agosto, 2011 @ 12:43 PM

    minha mulher ficou gravida duas veses mais perdeu com dois meses cada um e eu tenho herpes genital e ela nao , os meus espermatozoides pode estar contaminado?

  438. priscila freitas pereira comenta:

    2 agosto, 2011 @ 10:38 AM

    meu esposo teve herpes zoste a uns dois anos atraz gostaria de saber a doença pode volrar e tambem queria sabe se herpes zoste tem cura
    cura

  439. giovani comenta:

    22 agosto, 2011 @ 9:44 PM

    é proibido amamentar durante a manifestaçao desta doença

  440. adriana comenta:

    24 agosto, 2011 @ 12:44 PM

    estou com um cobreiro na mão,uns dizem q foi xixi de potó,de aranha ou de rato,isso é um tipo de micose?como posso tratar?
    nunca aconteceu antes,cossa bastante,lateja,doe muito ,tenho medo de ir ao médico,tenho pavor de injeçao,por favor peciso de ajuda.

  441. Flávia. comenta:

    27 agosto, 2011 @ 2:31 PM

    estou com herpes zoster , dura em media quanto tempo ?

  442. vanja lobo comenta:

    2 setembro, 2011 @ 10:49 AM

    Estou com herpes zoster há 8 dias, já fui a médica que receitou aciclovir,olcadyl, citoneurim e lisador, e solicitou bastante exames para investigar o porque, estou tendo todos cuidados com higiene, porém tenho dúvida sou casada tem 2 filhos 10 e 8 anos e meu marido, e meus filhos são muitos chamegentos, devo evita-los me ajude não sei o que fazer.
    Volto a trabalhar no dia 08.09 não vou levar o virus para o escritório, colocar mais de 20 pessoas a risco o que fazer.

  443. antonio evandro dos reis leite comenta:

    8 setembro, 2011 @ 8:16 PM

    BOA NOITE
    ESTOU A TREZE DIAS COM HERPIS NA PERNA E COM MUITA DOR NA PERNA , POR TER ATINGIDO O NERVO E ESTOU TOMANDO PENVIR , SERÁ QUE VAI DEMORAR PARA SARAR? DESDE DE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO E DEUS ABENÇOE A TODOS

  444. cliciane bezerra comenta:

    15 setembro, 2011 @ 9:34 PM

    minha mae esta com com herpes zoster facial e ela sente muita dor de cabeça, e ja atingiu o olho dela tem risco dela ficar cega? e como curar essa doença?

  445. maria lourdes alves comenta:

    16 setembro, 2011 @ 3:41 PM

    Boa tarde! Minha mãe há uns meses atrás estava com o corpo todo cheio de bolhas, coçava muito, foi em vários médicos e nenhum descoc
    cobriu, tomou remédio pra tanta coisa, sarna, pomadas no corpo, mas nenhum para tratar a herpes zoster, o que parecia que era. Isso o
    ocorreu tem uns tres meses, agora está voltando. Ela deve procurar qual especialidade médica? Dermatologista, ou infectologista?
    obrigada, que Deus te abençõe

  446. wanda comenta:

    23 setembro, 2011 @ 4:36 PM

    Tenho um irmão q teve herpes zoster a quatro meses esta tomando os remedios atingiu o abdome e costas, hoje ficou as cecatrizes. minha duvida é se o colchão que ele usava pode servir para outra pessoa, se o virus fica no colchão, se uma pesoa que esteja com imunidade baixa pode usar este colchão? se tiver virus no colchão, se tem um produto que mata esse virus, pois o colchão esta em bom estado de conservação.

  447. Alvina comenta:

    30 setembro, 2011 @ 9:07 PM

    Dr , meu marido teve herpes zóster nas costa, já esta´secando as bolhas , está muito vermelho e ressecado, pode passar alguma pomada.para aliviar.Ele sente muita dor , é normal?
    Obrigada.
    Alvina alvinapv@yahoo.com.br

  448. idelvan mesquita comenta:

    3 outubro, 2011 @ 10:00 PM

    Boa noite. Estive no otorrino e expliquei acerca de um zumbido no OE, na audiometria constou uma alteração de 20% para baixo da minha audição no OE. Estou com esse problema a +- 5 dias. Ele receitou aciclovir, uma injeção e um outro antibiótico. Com aplicação desses remédios consigo recuperar minha audição e o sumiço desse zumbido ?

  449. adelaide comenta:

    6 outubro, 2011 @ 2:09 PM

    HONTEM TINHA UM PROCEDIMEMTO CIRUJICO E DESCUBRI QUE ESTAVA COM ERPES NA PERNA SINTO DORES HORRIVEIS NOS MUSCULOS E TENHO COBREIRO POR ALGUMAS PARTES DA COIXA E PERNA MEU MEDICO QUE IA FAZER O PROCEDIMENTO CIRURGICO ME MANDOU PASSAR SO POMADA ACICLOVIR QUE ESTA EM FACE FINAL DEVO PROCURAR UM DERMATULUGISTA OU NAO POSSO VOLTAR A TER VISTO QUE TENHO SEGUIDO NA BOCA

  450. Paulo Alves do Nascimento comenta:

    11 outubro, 2011 @ 10:36 PM

    Cientistas norte americanos e brasileiros fizeram uma pesquisa com 500 pacientes e confirmaram que a planta Echinacea Purpurea cura a herpes genital.
    Eu tive esta doença há cerca de um ano, comprei a Echinacea na http://www.chaecia.com.br, tomei um copo apos as refeições, lavei a area afetada e em uma semana fiquei bom, graças a Deus.

  451. Haroldo comenta:

    17 outubro, 2011 @ 11:09 PM

    Quem já teve catapora pode ter herpes zoster? O vírus fica incubado pra toda vida como no herpes simples? Obrigado.

  452. Sônia Machado comenta:

    19 outubro, 2011 @ 7:51 AM

    Tive plerite, mas o pneumologista disse que foi uma herpes zoster. Mas não tive erupções na pele, somente muita dor, hora como caimbras, hora como se fosse arrancar fora o meu coração. Os medicos do primeiro atendimento ate acharam ser problema cardiaco. Fiquei internada por sete dias, dizendo o medico ser problemas lombares. Depois de uma ressonancia mandou-me para um pnemologista e um neurologista. Ate ai ja tinha um grande abcesso na nádega direita causado por tantas aplicações de voltaren. Comecei a tomar Dimorf que foi o alivio das dores. Quando decidiram fazer os exames preparatórios para uma biópsia, ja não era mais necessario ,pois ja havia tomado muito antiiflamatorio e antibiotico por causa do abcesso. Hoje estou bem, mas tenho uma dorzinha enjoada que me incomoda todos os dias, no mesmo lado. Quero saber tem perigo de volta o problema? O que devo fazer?

  453. ana claudia costa de moura comenta:

    30 outubro, 2011 @ 4:11 PM

    Boa Tarde. Gostaria que pudessem me ajudar.
    a minha vó ela teve Herpes na regiao da barriga deu umas bolhas e umas ferrida na região, Levamos ela a uma dermatologista e passou o uma pomada e sarrou. hoje ela tem 70 anos ela sente uma dor muito forte na região em que teve a herpes, queima,doi e até vomitando está, não consegue durmi a noite, e de manha e a tarde não guenta de dor, ela toma todo tipo de analgesico para minimizar a dor só que não adianta. Me ajuda pelo o amor de Deus não aguento mais ver minha vó sofrer mais. Qual seria o médico certo para esse problema dela, para que eu possa levar ela e conseguir solucionar esse problema.
    Muito Obrigado Espero a sua Resposta.

    Grata..

  454. Luigi comenta:

    4 novembro, 2011 @ 10:18 AM

    Minha mãe tem herpes zoster, essa doença é contagiosa?, a dela ja caiu a casca e ta com pequeno buraco esse buraco vai sumir?

  455. francisca lima comenta:

    4 novembro, 2011 @ 1:40 PM

    nossa foi muito bom conhecer muito desta doença horrivel

  456. laurenicia comenta:

    10 novembro, 2011 @ 6:53 PM

    tenho uma amiga que está com cobreiro e entra na piscina conosco prá fazer hidroginástica, é transmissvel na água?

  457. Jorge Silva comenta:

    14 novembro, 2011 @ 12:38 AM

    BOA NOITE,

    POR GENTILEZA QUERO UMA AJUDA REFERENTE A HERPES ZOSTER!!!!!!!!!!!!

    NO LADO DIREITO DO PEITO SURGIU UMA MANCHA COM MUITO DOR COM UMA QUEMAÇÃO NA PELE, PENSEI QUE TINHA SIDO UM INSETO,POTÓ, MAS SURGIU OUTRA MANCHA NA MINHA COSTA FOI NA FARMACIA O FARMACEUTICO FALOU QUE ERA HERPES, FIQUEI COMEDO,POIS NUNCA TIVE ISSO E COMO PEGUEI, ELE PASSOU UM CREME ACICLOVIR 50mg ESTOU PASSANDO, SO QUE HOJE MESMO VOU PARA O MEDICO.

    QUERO SABER ISSO É GRAVE EXISTE UMA VACINA PARA ACABAR COM ISSO TENHO 33 ANOS.

    AGUARDO A RESPOSTA.

    JORGE SILVA

  458. MARCIA comenta:

    18 novembro, 2011 @ 10:34 AM

    OLÁ GOSTARIA DE SABER SE POSSO PASSAR PASTA DAGUA, OU POMADA NOVACORTE,NO LOCAL COM HERPSZOSTER ,JÁ ESTOU TOMANDO ACICLOVIRS

  459. Michele comenta:

    19 novembro, 2011 @ 8:22 AM

    Bom dia Marcia eu tive herpes zoster a alguns anos atras e o que eu passei nas vesiculas foi
    o creme ou pode ser a pomada tbm aciclovir ou zovirax é o mais aconselhavel nesses casos.
    Não passe outro tipo de pomada, pois pode piorar.
    espero ter ajudado!

  460. Julio comenta:

    19 novembro, 2011 @ 8:55 AM

    oi bom dia?
    vou direto ao assunto, li um pouco sobre mas nao vi nem um depoimento parecido, por isso vou perguntar.
    primeiro tive herpes no peito que demorarão para passar um diagnostico.
    depois disso vem saindo bolinhas na minha mao iguais as da herpes 3 A 4 parecendo que minha mao foi queimada varias vezes, mas com pequenos pingos, elas vai crescendo e ficando cada vez maior e doi, gostaria de saber oque e que realmente sao essas bolinhas?

  461. Michele comenta:

    19 novembro, 2011 @ 10:21 AM

    oi julio, não sou nenhuma especialista, mas acredito que possa ser alergia de algum
    produto que vc esteja usando, te aconselho procurar um dermatologista, só ele poderá
    te dizer o que realmente é. pede para fazer testes de alergia e etc

  462. Srginho comenta:

    21 novembro, 2011 @ 8:56 PM

    GENTE QUEM TIVER HERPES, COMECE A FAZER A AUTO HOMOTERAPIA. USE CHAROPE DE PROPOLIS QUE VC ENCONTRA EM QUALQUER FARMACIA. EU TENHO HERPES. QUANDO APARECE EM MIM SAO POUCAS BOLHINHAS. EU ESTOURO NA HORA E PONHO O PROPOLIS( ARDE FEITO O CAO) MAS EM 2 DIAS TO BELEZA. EVITE CARNE DE PORCO E MARISCOS. ISSO ALIMENTA O CABRUNCO DO VIRUS. ESSES RMEDIO D FARMACIA AJUDA UM POUCO, MAS EU USO MESMO O PROPOLIS

  463. vania s a. comenta:

    25 novembro, 2011 @ 12:52 PM

    socorro! minha mae esta com hz a 2 meses as vzs se desespera e tanta dor q pensa ate bobagem as bolhas estoraram e ja seraram porem continua a arder queimar repuxar constantemente ela esta muito nervosa e deprimida q especialista devemos procurar uma vez q a medica do posto de saude so passou dipirona e 1 caixa de tylex acabou a duas semanas e a dor persiste ela disse q o aciclovir ñ resolveria muita coisa ate quandopelo amor de deus me ajuda.ela tem 57 anos

  464. Silvia comenta:

    19 dezembro, 2011 @ 11:37 AM

    Gente, estou em um surto de herpes zoster… Acredito que seja uma das piores doenças que existe, pois acaba não só com o seu corpo, mas também com toda sua auto estima. Já faz 4 semanas que estou sentindo dores horrorosas… Fiz o tratamento com aciclovir pomada e comprimido, e além disso estou tomando vitaminas e passando pomadas dermatológicas pra secar as feridas e as escaras que estão aperecendo. Choro todos os dias, minha família têm sofrido muito com o meu problema, pois todos querem me ver bem.
    Comecei a passar própolis ontem, senti um pouco de alívio, mas não vejo a hora de ficar boa de vez, pois tenho me sentido um lixo.

  465. Neiva comenta:

    28 dezembro, 2011 @ 6:14 PM

    Minha mãe esta com Herpes Zoster a mais ou menos dois meses, esta depressiva, ela diz que dói muito e repuxa demais. Ela tem Linforma Não-hodgkin e tem um cateter implantavel no peito para colocação da medicação. Minha dúvida é se o “cobreiro” pode prejudicar o tratamento do linfoma.
    Ela toma Tylex que segundo ela é mesmo que água, pois as dores nao passam. O que mais posso fazer por ela?

    Grata pela resposta

  466. Marilene Lessa comenta:

    9 fevereiro, 2012 @ 3:40 PM

    Olá,
    a exatamente dez dias acordei com uma dor terrível no pescoço e pensei que fosse torcicolo, mas senti muitas pontadas fortes, e estranhei!
    três dias depois saíram bolhas no meu pescoço, rosto e atrás da orelha. As dores começaram fortes e procurei um hospital, e foi diagnosticado
    Herpes de Zoster. Estou tomando diclofenaco de 50mg e aciclovir de 400mg. As bolhas aumentaram de tamanho e se alastraram ficando com
    aparência muito feia, resolvi estourar as bolhas, sofrendo ainda mais com as dores, e começou a ficar roxo e com pequenas bolinhas de inflamação.
    Tenho lido muito sobre o assunto e cada dia mais me assusto com as possíveis sequelas. Pelo que entendi, meu nervo trigêmeo foi atingido, e como
    tenho no rosto e atras da orelha, temo que aumente e venha a ter sérios problemas no ouvido(e já tenho dificuldades de ouvir o som grave) e a visão
    que também já é bastante prejudicada(não enxergo bem nem de longe nem de perto) e atualmente por falta de recurso uso meu óculos de leitura pra
    enxergar de longe…e para ler já tenho dificuldade usando o mesmo óculos. Corro risco de ficar cega e surda de vez? O que faço se não posso pagar
    uma consulta com oftalmologista nem comprar óculos novos?

  467. Valdete de sousa Reis comenta:

    15 fevereiro, 2012 @ 9:38 PM

    Minha irmã tem herpes a anos, e ficou cronica ela sofre muito com dores na face no olho,e no couro cabeludo,ela tem 68 anos, ja tomou zovirax, aciclovir, usou a pomada, e nada adianta, o medico dissse que ela tem que operar o nervo trigemios, mas não quis operar ela porque disse que ela pode ficar com defeito na face, o que fazer para q minha irmã fique livre desa dor, por favor me indique um tratamento que resolva essa dor que ela sente, pois ela sofre muito.
    aguardo um e-mail.
    valdetesousa@terra.com.br.

  468. Alex comenta:

    17 fevereiro, 2012 @ 3:47 AM

    Estou com herpes zoster, estou fazendo tratamento com aciclovir, tem algum medicamento que posso tomar para aliviar a dor? Como o lisador.

  469. Mateus comenta:

    8 março, 2012 @ 1:11 AM

    Estou com a doença meu Deus , é horrivél corsa muito irrita a pessoa fácil e queima muito , oq faço pra passar logo ?

  470. Ilma comenta:

    15 março, 2012 @ 8:23 PM

    estou com herpes no pescoço, posso emgravidar?

  471. silvestre comenta:

    15 março, 2012 @ 8:38 PM

    Eu já tiver dois vez a dor e muito forte corsa muito e um dor horrivél eu estou com uma mancha pretas na minha pena esquerda . o quer eu faço para tira estas mancha na da minha peles ..por favor me em manda uma forma de de cremes para me ??

  472. Vanda B. Machado comenta:

    16 março, 2012 @ 6:19 PM

    Já tive Herpes zoster a mais de 5 anos, e até hoje tenho muita dor e cosseira nos locais afetados. Isso é normal? Qual o tratamento indicado?

  473. Carla comenta:

    2 abril, 2012 @ 12:51 PM

    Boa tarde!
    Faz aproximadamente uma semana atras, apresentei os primeiros sinais de HZ, e comecei a tomar os medicamentos indicados pelo dermatologista.
    A coceira já diminuiu, e as dores, apesar de persistirem, também perderam intensidade. Mas tenho dúvidas a respeito do contágio. Por exemplo: Posso transmitir HZ para meu namorado atravéz de beijo ou de relações sexuais? Os meus colegas de trabalho estão preocupados. É necessário tirar licença do trabalho pra evitar o contágio com colegas e clientes?
    Aguardo resposta.

  474. Vinícius R. comenta:

    27 abril, 2012 @ 9:41 PM

    Boa noite,
    Estou com um tipo de herpes, que está se alastrando pelo meu corpo. Na virilha ela está secando e nos braços aparentemente também. o problema é que ela esta indo para o peito, barriga, nadigas, costelas… Acho estranho pois é pouca quantidade de bolinhas vermelhas. Estou me medicando com aciclovir comprimido de 200mg, pomada aciclovir e complexo ? está correto? tenho que aumentar a dosagem do aciclovir para o comprimido de 400mg?
    Aguardo resposta.

  475. Anatália comenta:

    25 maio, 2012 @ 8:59 PM

    Boa noite!
    gostaria de saber se neurite arpetíca é a mesma coisa que herpes zoste e se isso inflama o nervo da costela obrigada.

  476. Anatália comenta:

    25 maio, 2012 @ 9:06 PM

    tenho dúvidas a respeito do contágio. Por exemplo: Posso transmitir a neurite arpética para meu esposo atravéz de beijo ou de relações sexuais? , é contagioso para crianças de 1 a 2 anos , É necessário tirar licença do trabalho pra evitar o contágio com colegas e clientes? aguado a resposta.

  477. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 maio, 2012 @ 4:06 PM

    Anatália a neurite (inflamação do nervo) pós-herpética pode ocorrer de 10% a 15% dos casos de herpes, pode durar de 6 meses a anos, sendo a complicação mais comum no idoso. No caso da neurite o vírus da herpes já foi eliminado pelo corpo e o que ficou foi a lesão na bainha nervosa, que a capa que reveste o nervo.
    Qualquer nervo pode ser afetado pelo herpes. Importante continuar o tratamento com neurologista com medicamentos apropriados como vitamina B12.

  478. jaqueline comenta:

    27 maio, 2012 @ 10:01 PM

    BUENAS NOCHES,QUIER SABER SI EXISTE COBRERO PROVOCADO POR UNA BABOSA Y SI ES ASI QUE TRATAMIENTO HAY .DESDE YA MUCHAS GRACIAS

  479. MARIA DE FATIMA ALVES comenta:

    27 junho, 2012 @ 4:00 PM

    SEGUNDOS COMENTARIOS QUE LI TENHO HERPES ZOSTER DIAGNOSTICADA PELO DERMATOLOGISTA, QUANDO FICO EXTRESSADA APARECE COMO UMA QUEIMADURA NA PARTE SUPERIO DO BUMBUM, USO ACICLOVIR CREME E COMPRIMIDOS LEVA ALGUNS DIAS E DESAPAREÇE NAO SINTO TANTA DOR COMO RELATAN COÇA ARDE DOE MAIS PASSA LOGO COMO SABER SE E HERPES MESMO OU OUTRA INFECÇÃO POIS SEMPRE APARECE DEPENDE DO MEU NIVEL DE STESS ME MANDE UMA RESPOSTA SE E OU NAO A HERPES OU SE PODE SER OUTRA DOENÇA
    SEM MAIS GRATA FATIMA

  480. Manoel comenta:

    24 julho, 2012 @ 9:52 PM

    Doutor Armando, tenho 28 anos e tive Hz há três semanas as lesões cicatrizaram e a dor passou, mas o q ta me tirando o sono é uma coceira na região em q apareceram as lesões, Estou sofrendo bastante com essa coceira. Isso é normal ? Q medicação devo tomar para passar a coceira? Por favor me ajude!

  481. nubia comenta:

    5 setembro, 2012 @ 11:32 PM

    Doutor há dois anos tive herpes zoster na face.
    Fiz todo tratamento fiquei, e por um tempo fiquei boa e agora voltou a doença. Tomo remédio para aliviar a dor.
    Vai continuar assim?
    O que devo fazer? Estou afastada do meu trabalho. Vou ficar sempre assim? Me dê uma resposta.

  482. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    6 setembro, 2012 @ 11:00 PM

    Nubia.
    A infecção pelo vírus Herpes já deve ter acabado. O que ficou foi uma neurite herpética por lesão do nervo facial pelo vírus. O tratamento deve ser feito para restituir a integridade do nervo. O tratamento é demorado.

  483. Maria Cecília comenta:

    12 setembro, 2012 @ 11:26 PM

    Minha mãe tem 60 anos e foi recentemente diagnosticada com herpes zóster. Uma semana após o surgimento dos primeiros sintomas ocorreu uma paralisia facial severa em metade da face, gostaria de saber se esta paralisia pode ser permanente e o que pode ser feito para revertê-la.
    Obrigada.

  484. Laise Honorato comenta:

    7 novembro, 2012 @ 12:50 AM

    Estou há 2 semanas com os sintomas de HZ, o que amenizou a coceira foi a pomada de calêndula, estou tomando também vitamina do complexo B e cuidando da limpeza de roupas pessoais, de cama e de banho que teem que ser desinfectadas a cada uso (com água sanitária ou sal grosso e tb. passá-las a ferro bem quente). Recomendo usar o mínimo de roupas possível, visto que coça incessantemente. Li que há muitas ervas que combatem esse mal, é só pesquisar e ver qual se adapta a pessoa e ao caso. Espero ter ajudado.

  485. vanessa olegario comenta:

    7 novembro, 2012 @ 8:16 PM

    TIVE HZ E NAO É BOM TOMEI O REMEDIO POR DEZ DIAS AS FERIDAS SECARAM MAIS DOI E COÇA MUITO PARECE QUE POR DENTRO AINDA NAO ESTAR SARADO É HORRIVEL ME AJUDEM O QUE DEVO TOMAR PARA AMENIZAR A DOR E A COCEIRA. SOCORROOOOOOOOOOOOO SO QUERO VOLTAR A DORMIR NORMALMENTE. ESPERO A RESPOSTA OBRIGADO.

  486. Adriana comenta:

    12 novembro, 2012 @ 1:28 AM

    Estou com herpes na bunda, mas não sei qual tipo de herpes. Preciso de ajuda.

  487. claudia schuck comenta:

    17 novembro, 2012 @ 7:07 PM

    Minha avó mora na Alemanha tem 73 anos e recentemente perdeu seu marido após uma longa doença.Uns 2 meses após a morte dele ela teve uma herpes na planta do pé,foi ao médico e ele fez o protocolo de tratamento.Ele falou que pode durar de 6 meses a 1 ano pra ela melhorar 100%.Ela tem sofrido muito com muitas dores.Será que há tratamentos alternativos?

  488. Léia comenta:

    28 novembro, 2012 @ 2:59 PM

    Meu pai tem 75 anos, sofre de diabets teve esquemia cerebal e está com herpes zoster.Esta tomando remedios e passando pomadas aciclovir e para dor tilex, esta tendo crises de coceira e está sofrendo muito. E a familia esta sofrendo tbm, preciso muito de ajuda. qual é a solução para isso, tem como curar ou ameniza-las?

  489. Paulo Alves do Nascimento comenta:

    15 janeiro, 2013 @ 2:02 PM

    Cientistas fizeram uma pesquisa com 500 pacientes durante 2 anos e confirmaram que a planta Echinacea Purpurea cura a herpes.
    Eu tive a herpes genital há dois anos atras, comprei a echinacea na http://www.chaecia.com.br, tomei um copo do cha apos as refeições e lavei a area afetada e fiquei bom em uma semana, graças a Deus.

  490. ana lucia comenta:

    27 fevereiro, 2013 @ 5:07 PM

    Eu estou com a boca cheia de bolha que arde, cossa e me irrita muito. O que eu faço para me livrar dessa bolha horrorosa

  491. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    28 fevereiro, 2013 @ 2:27 PM

    Ana Lucia existem inumeras doenças que causam lesões bucais. Consulte com um dermatologista para avaliar suas lesões.

  492. Flavia comenta:

    3 outubro, 2013 @ 12:48 AM

    Dr Armando

    Minha vo de 87anos foi diagnosticada c HZ
    Dps de 2 meses de tratamento sofreu um AVC e esta no hospital.
    Teve complicacoes pneumonia e agora falaram q o virus subiu p cabeca.
    Quais as consequencias? Vc acha q ela consegue se recuperar?
    Eu tenho um bebe de 14meses, tendo contato com ela ( a ferida ja secou) minha filha pode ter catapora?

  493. Flavia comenta:

    3 outubro, 2013 @ 12:50 AM

    Ah ela tem diabetes tb

    A HZ pode csusar o AVC?

Deixe seu comentário aqui !