08 - jun
  

Diverticulose – Sangramento intestinal

Categoria(s): Emergências, Gastroenterologia




Resenha

Os divertículos do cólon representam a causa mais freqüente de hemorragia intestinal nos idosos, podendo os pontos de sangramento estar localizados igualmente em cólon esquerdo e em cólon direito. A diverticulose está presente em aproximadamente 50% dos indivíduos com mais de 50 anos.

O divertículo se forma por adelgaçamento da parede intestinal, pela ausência da camada muscular (seta), como ilustra a figura a direita, expondo os vasos do fundo do divertículo.

diver O fator desencadeante do sangramento seria o aparecimento de erosões ou ulcerações no colo ou fundo do divertículo, comprometendo ramos intramurais da artéria marginal, responsável pela vascularização do cólon.

Normalmente, o sangramento se origina em um único divertículo, mais comumente do lado direito do cólon, e, em geral cessa, espontaneamente.

A utilização de ácido acetilsalicílico e de antiinflamatórios não-hormonais poderá desencadear o sangramento dos divertículos, que se manifesta por meio da evacuação de abundante quantidade de sangue, geralmente em coágulos, misturado com fezes.

A recorrência do episódio de sangramento ocorre em 25% dos casos.

diverticulosO diagnóstico é realizado por meio do exame endoscópico (colonoscopia) como ilustra a figura ao lado; muitas vezes, porém, pela quantidade de sangue coletado e pela impossibilidade de realizar preparo adequado, tem-se prejudicada a total visualização da mucosa colônica. Nessas condições, é importante dispor do recurso da arteriografia da mesentérica inferior, que, quando o fluxo de sangramento for superior a 0,5 ml/min, demonstrará o local de sangramento e também verificará outras causa possíveis da hemorragia, principalmente as de origem vascular. Por meio da arteriografia poderá ser efetuada, também, a embolização do vaso sangrante.

A terapêutica, na maior parte das vezes, é conservadora, com reposição volêmica. A utilização de clisteres com sulfato de bário tem ação efetiva, com tamponamento dos divertículos pela aderência dessa substância à mucosa intestinal. Com a colonoscopia, pode-se, também, tratar localmente o sangramento por meio de esclerose ou eletrocoagulação.

Em situações mais graves, com desencadeamento do choque hipovolêmico, sem resposta à terapêutica clínica, deverá ser indicada a opção cirúrgica, com remoção de todo o cólon comprometido.

Referências:

Freitas JA. Tacla M. Doença diverticular do cólon. In: Gastroenterologia Essencial. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara-Koogan; 2001. p.352-7.

Gostout CJ – The rote of endoscopy in managing acute lower gastrointestinal bleeding. N. Engl J Med 2000;342:125-127.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


66 Comentários »

  1. Sandra comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 8:35 AM

    Quando o paciente já fez duas cirurgias de diverticulite e agora depois de alguns anos , tem diverticulose e de vez em quando sente dores . Qual o tratamento e alimentação?

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    12 fevereiro, 2008 @ 3:54 PM

    Sandra,
    Veja a página que está no dia 13 de fevereiro 2008 – Diverticulite.

  3. nanci comenta:

    13 fevereiro, 2008 @ 5:28 PM

    Nos casos de diverticulite e diverticulose há alguma contra-indicação para realização de exercícios físicos, ou massagem ?

  4. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 fevereiro, 2008 @ 4:34 PM

    Não, Nanci.
    Todos exercícios são saudáveis. Porém, não os faça em jejum. Alimente-se, pelo menos 2 horas antes da prática do exercício. Se o exercício for muito forte pode causar mal estar, pela hipoglicemia e desidratação. Se fizer exercício intenso e parar bruscamente, pode ter reflexo vagal com cólicas e vômitos. Isso pode ocorre com qualquer pessoa, mesmo atletas.

  5. patricia comenta:

    13 março, 2008 @ 11:22 PM

    Meu marido operou de diverticulite, gostaria de receber informacoes sobre uma dieta ,agora depois da cirurgia,obrigada

  6. nanci comenta:

    10 abril, 2008 @ 9:23 PM

    minha avó tem muitas vezes dificuldade para engolir os alimentos, não é constante, foi diagnosticada como estreitamento esofágico e pelo menos uma vez por ano faz endoscopia para promover o alargamento quando começa a ter estas crises, tendo melhora, mas sempre retornando com o passar do tempo. Tb faz tto para osteoporose com alendronato de sódico 70mg, e li um artigo onde uma das contra indicações era estreitamento esofagico, fui ler a bula dos medicamentos e na contra indicações: anormalidade do esôfago que retardam o esvaziamento esofágico, pactes com distúrbios do trato gastrintestinal superior, doença esofagina sintomática. Bom solicitei que na próxima consulta ao gastro informasse o uso deste medicamento para saber se não é o medicamento que esta causando ou não faz melhorar. Peço sua opinião sobre esta dúvida. obrigada

  7. Paulo Cesar comenta:

    2 maio, 2008 @ 8:20 PM

    tenho 33 anos e tenho diverticulos no intestino. ja ouve duas inflamaçoes, agora aguardo para fazer uma cirurgia. Os meus sao proximo ao reto (diverticulos do sgmoide) gostaria de saber se apos a cirurgia avera aumento nas evacuaçoes ja que se deva tirar segundo meu medico uns 25centimetros? hoje apesar dos diverticulos meu intestino funciona como um relogio. desde ja agradeço.

  8. Angela comenta:

    9 maio, 2008 @ 3:48 PM

    meu esposo tem já diagnosticado diverticulite ,gostaria de saber se quando doe é sinal que esta inflamada ou não

  9. conceição comenta:

    24 junho, 2008 @ 12:01 AM

    nem sabia da diverticulite, tenho 53 anos ..a um ano tenho muitas dores abdominais pedi pra fazer a colonospia, deu verticulite, o medico pouco me falou…tenho muito gazes e dores abdominais, operei a vesicula e ficou pior, esta semana começou a sangrar qdo evacuo, fui ao medico e levei meus exames , ele disse voce ja tem verticulide, ai começei a pesquizar, minha barriga parece uma guerra de tantos gazes, mais não me deram nada pra tomar so pediram endoscopia, nem exame de sangue pediram e estou muito preocupada, gostaria de saber se deveria pedir outa colonoscopia porque não para de sangrar………o que faço pra melhorar até fazer meus exames…..obrigada

  10. juliana araujo rosa comenta:

    2 agosto, 2008 @ 3:43 AM

    oi minha vo tem 64 anos e descobriu agora que sofre de diverticulose, porem nao sabemos muito dessa doença gostariamos de saber como deve-se agir apartir dai?
    como se tem mais informaçoes do que seria a causa e como solucionar este problema e se tem cura total?
    obrigada.

  11. Eliane Lacerda comenta:

    4 agosto, 2008 @ 9:32 PM

    Fiz essa cirurgia de diverticulite há dois anos atras. Gostaria de saber se tenho que estar fazendo exames anuais, pois as vezes sinto uma dorzinha do lado esquerdo.
    Tbm quero informações sobre alimentos ricos em fibras.
    Obrigada,
    Eliane L. Soares 39anos

  12. andre castro comenta:

    5 outubro, 2008 @ 11:41 AM

    em 2006, tive dores abdominais ( comprovaram que tive diverticulite), fiquei internado 5 dias e melhorei. Em 17/08/08, tive sangramento violento novamente internado ( 10 dias) com emergêcia, sofri muito. Meus Hematócritos chegou a 27.2, sangramento cauterizado. Estou livre de um novo sangramento ?

    Minha alimentação é com muitas fibras. Tenho chances de não operar?

    agora estou com tonteiras ( Labirintite). Posso fazer exames pré-operatórios?

  13. PATRICIA comenta:

    12 novembro, 2008 @ 12:10 PM

    Em 14/10/08 fiz uma cirugia para retirada de 28 cm do intestino(delgado) para um desencarceramento intestinal (descrito pelo Dr). A recuperação está sendo boa, porém sinto uma forte diarréia sempre q me alimento, vivo com constante sensação de fome, estou fazendo uso de floratil e seguindo a orientação de retirar da minha alimentação: o leite e seus derivados e as fibras ou seja tudo que ajude a soltar o intestino e fazer uso de alimenos que façam o contrario. Tenho feito tudo isso e continua do mesmo jeito. Será que tem alguma dieta mais específica? Que ajude a melhorar esta parte, pois tenho sofrido com muitas cólicas e sentido muitas dores na região da cirurgia?
    Agradeço a atenção.

  14. bartolomeu marchette da costa comenta:

    22 dezembro, 2008 @ 7:28 PM

    Olá por favor responda-me tenho 41 anos de idade os médicos constataram que tenho a enfermidade da diverticulite fiquei internado tomei soro e outros remedios fui orientado a tomar por 5 dias cipro xr 500mg,metronizadol 400mg,planta bem e buscopam mas minha barriga continua empacinada dura não faz digestão sinto dores gases mal estar e uma sensação parece que vou esplodir a qualquer momento ,quais são os melhores alimentos que devo consumir e quais os remédios naturais como por exemplo o própolis, alho picadinho na comida,mamão com laranja ou algum chá para se tomar, quais exercícios devo praticar?tenho consulta marcada com uma proctologista para o dia 16/01/2009 o que devo falar ou pedir para ela.

  15. Roselene comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 7:34 PM

    Gostaria de obter uma informação se for possível…
    Meu namorado vem sofrendo desse tipo de sangramento há um certo tempo;ele tem muito medo de ter diagnosticado câncer intestinal(por possuir caso na família).Tenho tentado com muito afinco fazê-lo procurar atendimento médico.Devo procurar um gastroenterologista ou um proctologista?No caso dele,sente também muita dor abdominal…chega a chorar!
    Neste fim de semana ele tomou Buscopan para aliviar a dor…fiz certo?Ou isso pode aumentar o problema? Ah…ele tem apenas 33 anos…
    Poor favor,dr… me ajude!!!!
    aguardo sua resposta
    Roselene

  16. ana cristina comenta:

    8 março, 2009 @ 4:03 PM

    Boa tarde!

    Estou preocupada com a minha mãe ela está com forte dores na barriga e foi constatado pela endoscopia a doença DIVERSICULITE!! gostaria de saber qual é o tratamento, se pode operar se pode fazer exercicios.

    Grata
    Cristina

  17. MARLENE MENDES comenta:

    24 março, 2009 @ 12:03 PM

    TENHO DIVERTICULITE, TRATO COM UM GASTRO E UMA NUTRICIONISTA, NO MOMENTO ESTOU ME SENTINDO MTO BEM, POIS NÃO FUJO DA DIETA ALIMENTAR. GOSTARIA DE SABER SE P ESTA DOENÇA EXISTE CURA?OU TEREI Q FAZER DIETA A VIDA TODA?QUAL A PROBABILIDADE DE TRANSFORMAR EM CANCER? OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  18. MARLENE MENDES comenta:

    24 março, 2009 @ 12:06 PM

    MARLENE MENDES comenta:
    24 Março, 2009 @ 12:03

    TENHO DIVERTICULITE, TRATO COM UM GASTRO E UMA NUTRICIONISTA, NO MOMENTO ESTOU ME SENTINDO MTO BEM, POIS NÃO FUJO DA DIETA ALIMENTAR. GOSTARIA DE SABER SE P ESTA DOENÇA EXISTE CURA?OU TEREI Q FAZER DIETA A VIDA TODA?QUAL A PROBABILIDADE DE TRANSFORMAR EM CANCER? OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  19. carla comenta:

    15 abril, 2009 @ 11:51 AM

    Meu pai tem diverticulute e esta com noventa e três anos e está enternado com fortes dores ele tem alguma chance? agradeço desde já.

  20. Nancy Fernandes comenta:

    12 maio, 2009 @ 5:21 AM

    Tive pequena hemorragia mas no exame Colonoscopia deu o resultado: Doença diverticular do sigmoide e sei que não tem cura , mas tem tratamento qual alimentação devo consumir? Estou sempre com a sensação empazinada. Existem remedios naturais, posso continuar fazendo dança de salão, yoga embora com os 73 anos, sinto disposição dentro das minha limitações.O meu médico pouco esclarece e precio saber o que comer, beber e viver … tire-me as dúvidas me oriente obrigada.

  21. maria comenta:

    16 junho, 2009 @ 4:40 PM

    a chas para a diverticulite ?ando com muitas dores nao sei o que fazer.

  22. JOSÉ CARLOS comenta:

    18 junho, 2009 @ 9:00 PM

    diverticulite pode se transformar em cancer?

    Atte,

    José Carlos

  23. raquel comenta:

    19 julho, 2009 @ 3:41 PM

    minha sogra teve cancer de colon intestinal a oito anos foi operada e nem prescisou fazer quimio, agora a quatro meses apresentou fortes cólicas vive internada fez denovo colonoscopia e deu diverticulite mais estamos preocupadas pois pensamos que o cancer voltou pode ter voltado estou aflita por resposta obrigada

  24. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 julho, 2009 @ 4:55 PM

    Raquel, diverticulite é uma inflamação do divertículo, que causa os sintomas da Sra sua sogra. O câncer de intestino vem de pólipos e não de divertículos.

  25. Juliana Silva comenta:

    20 julho, 2009 @ 10:23 PM

    Oi Pessoal , tudo bem?
    Eu estou aqui para saber se é normal sangramento intestinal sobre essa doença Diverticulose?
    A minha avó esta com esse problema , sangra muito quando vai a banheiro, meus famíliares querem saber como envitar essa doença.
    E tem cura Diverticulose? Qual é o especialista possa nos ajudarem.
    Os filhos, os netos não sabe o que fazer . Ela foi internada, o médico aplicou bolsa de sangue dela chegou á 2,35 , quase sem sangue nenhum. o médico deu alta, mais ela continua sangrado, estamos muito preocupado . Meus Familiares samos de Viçosa MG, se tem algum especialista em Minas gerais sobre esse caso ou em outro lugar do Brasil.
    Muito obrigada espero suas respostas!!!

  26. Marco Aurelio comenta:

    29 julho, 2009 @ 9:33 AM

    Sofro de diverticulose e tomei conhecimento da existência de um medicamento que auxilia a manter o controle dos sangramentos, embora não elimine a necessidade de uma dieta adequada. Esse remédio de fato existe? Poderiam me fornecer o nome desse remédio?

  27. CARLA SPINOLA comenta:

    13 setembro, 2009 @ 9:55 PM

    MINHA MÃE TEM DIVERCULITE A MAIS DE 10 ANOS ELA TOMA UM ANTIBIÓTICO MUITO FORTE TODE ESSE TEMPO AS VEZES PASSA DIAS E DIAS TOMANDO ESSE REMEDIO QUEMICETINA SERÁ Q ESTÁ CERTO ELA NÃO QUER IR AO MEDICO DEVIDO O MEDO DO EXAME ESTOU PREOCUPADO O Q DEVO FAZE PODE ME AJUDAR? OBS: ELA NÃO SANGRA

  28. CARLA SPINOLA comenta:

    13 setembro, 2009 @ 9:57 PM

    HA MAIS DE 10 ANOS MINHA MÃE TEM ESSA DIVERTICULITE ELA TOMA QUEMICETINA TODO MES DESDE EM TÃO QUE DESCOBRIU SERÁ Q ELA ESTÁ CERTA? NÃO QUER IR AO MEDICO PQ TEM MEDO DO EXAME O Q FAZER CORRETAMENTE?

  29. Juliana Silva comenta:

    16 setembro, 2009 @ 9:00 PM

    Oi Carla fica tranquila , vai ao médico fala com ela que bom ir..
    Eu não sei com remedio que minha avó esta tomando, mais vou olha pode ficar calma.
    E leva sua mãe no médico mais rápido possível.Depois eu te mando nome do remedio,graça a Deus minha avó melhorou do sangramento.

    Abraçoss!!!

  30. danyela comenta:

    23 setembro, 2009 @ 6:58 PM

    minha avó tem diverticulite, nós descobrimos à uns dois anos, a dieta foi para que ela não comesse sementes.
    de alguns meses para cá ela vai ao banheiro e urina sangue e também evacua sangue.
    agora elaesta internada,ela esta com a barriga empacinada e vomitou sangue, e mesmo tomando soro continuaevacuando sangue.
    O que esta acontecendo?
    sera que a diverticulite ja esta muito avançada?
    muito obrigada.

  31. Evanda comenta:

    19 outubro, 2009 @ 6:04 PM

    minha avó esta com diverticulite estou preocupada ,pois não conheço essa doença .
    ela esta internada para fazer o exame.essa doença pode ser cancer já é 3 vez que ela fica internada .ela não tomar medicamento para controlar vc poderia me ajuda com um nome de remedio.obrigada!!!!! urgente

  32. marli comenta:

    22 outubro, 2009 @ 6:50 AM

    oi meu marido descobriu que esta com doença diverticular de sigmóide.
    sem sangramento sem imflamação.
    ele sente dor no lado esquerdo da bariga.
    tem algum remédio pra comtrolar
    ou chas medicinais.
    porque o médico só deu um remédinho pra dor
    alguma diéta ,presiso saber o que fazer,vc pode me ajudar.
    desde ja agradeso

  33. Camila comenta:

    24 outubro, 2009 @ 8:22 PM

    Ola gostaria de saber se essa doença tem cura,e tbm se corre risco de vida(idoso de 71 anos)para uma cirurgia??????Por favor me responda Grata………..

  34. juliana comenta:

    3 novembro, 2009 @ 7:26 AM

    Tenho 41 anos sou superdisposta fazer dieta exercícios e ingerir mais fibras isto tudo evita a tal da diverticulite inlamação nos divertículos para quem já tem é bom ingerir muito líquido(água de preferencia), e muitas fibras, sejam através de vegetais ou cereais.Usar pães integrais é muito recomendável.
    Tenho dores nos diverticulos lado direito qdo o intestino está preso, e realmente o desconforto provocado pela dor e gases é triste.
    Sobre a diverticulose os trombos ocorrido no diverticulos podem não somente causar hemorragias mas a morte súbita pelo fato de muitas pessoa sangram ao evacuar mas muitas não sangram o trombo na diverticulose se desloca e causa infarto fulminante, tive uma tia recentemente aconteceu isso com ela. O meu tio proctologista falou usa supositório e vai ao banheiro não teve sucesso dai a dois passos do banheiro ela faleceu caiu e foi o fim. Muito triste isso tudo é bom fazer exames e se preciso tomar laxantes, como o óleo natural. Não soframos a toa ,,,o almeida prado 46 é bom mas dá cólicas, meio comprimido as vezes funciona bem , um inteiro dá uma cólica, 02 então nem se fala,,,,mas não é muito bom ficar viciada nestes remédios.

  35. juliana comenta:

    3 novembro, 2009 @ 7:36 AM

    Meu sogro tinha diverticulite aguda a consequencia foi uma cirurgia para tirar 70 centímetros do intestino idade na época 77 anos. teve que colocar a bolsa de colostomia na parte superior do estômago para sarar embaixo.
    As bolsas são geralmente colocada em casos mais avançados da doença, a irmã do senhor citado acima meu sogro, tbm colocou bolsa isso deixa a pessoa deprimida.É inconfortável, fétido e tem que ter muita paciência ao fazer a higiene.
    A minha mãe tinha diverticulite aguda sofreu vários sangramentos , havia começado com hemorróidas causadas por prisões de ventre e por pouco não colocou a bolsa, disse ela ainda viva que Deus a livrou com a intercessão de Jesus e conviveu com diverticulite e prisões de ventre até 68 anos qdo morreu de infarto diabetes, e neuropatia( perda da mobilidade e irrigação sanguínea dos pés e pernas) antes de falecer teve o pé e em seguida perna amputada muito triste mesmo GENTE SE CUIDEM EVITEM DOCES E FAÇAM EXERCÍCIOS.

  36. juliana comenta:

    3 novembro, 2009 @ 7:40 AM

    O meu irmão 30 anos tinha sérias prisões de ventre e tinha que usar clisters. A pessoa que tem intestino ressecado deve ingerir mais fibras e alimentos aquosos, aveia, ameixas pretas com água em jejum.
    Não ter vida sedentária…porque gente vou te falar que adianta ser um gênio sofredor isso meu irmão tinha seus defeitinhos mas ele era um gênio sofredor (Engenheiro mecânico da Marinha do Brasil) entendia super de hidráulica foi morar em Manaus mas inferlizmente faleceu em acidente de avião voltando de Tabatinga para Manaus.

  37. marcelo tk comenta:

    3 novembro, 2009 @ 8:34 PM

    eu li o artigo , porem meu pai esta internado no hosp S fran RP , com sagramento , estou precisando de ajuda , qual o prognostico… O

  38. Marcos José comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 5:20 AM

    Tenho 38 anos fiz exame e deu veticulo não sei se é psicologico parece que tudo que como faz mal gostaria de saber o que faz bem e que faz mal qual é o maior vilão dessa doença e tem cura ou não o medico me disse que tem que comer muita fibra mas viajo com frequencia, me disse que tudo que tem semente é para evitar pode me passar uma dieta ou me falar o que faz mais mal , obrigado .

  39. augustinho luiz dias comenta:

    13 dezembro, 2009 @ 5:06 PM

    fiz colonoscopia e a conclusao foi o seguinte estou com consulta marcada para 13 janeiro 20010. dá para eu esperar? o que devo fazer?atenciosamente augustinho

  40. REINALDO comenta:

    27 dezembro, 2009 @ 2:32 AM

    Gente, minha mãe tem diverticulite há mais de 10 anos. Com uma boa dieta, dá pra controlar a coisa. Vá a um bom médico, não se desesperem. Tenham fé em Deus!

  41. Mayumi Silva comenta:

    3 janeiro, 2010 @ 1:09 PM

    Olá.. Tenho um primo q acaba se ser operado, ele estava com alguns por todo intestino e evacuando sangue (não sentia dores), mas depois de dois dias de cirurgia começou a reter agua na região do abdômen. Abriram-o novamente, mas aparentemente esta td ok, então estão tratando-o com medicamentos mais forte, mas ainda continua c picos de febre e acumulo de água.
    Pelo q me explicaram a cirurgia foi retirado todo o intestino grosso e já fizeram a ligação entre o delgado com o reto! Pelo q li, isso poderealmente causar infecção?
    Bem gostaria de saber mais e tentar entender para ajudar e apoiar a família!!!
    Grata a ajuda de todos!!!
    Feliz 2010!!!

  42. liana maria da silva sampaio comenta:

    18 janeiro, 2010 @ 9:45 AM

    meu marido ja fez uma operação de diverticulite, mas agora esta sentido dores novamente.Seria o caso de uma nova cirurgia? Por favor me ajudem………………….

  43. Liliana Lima comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 8:09 PM

    Olá!

    A minha mãe sempre sofreu de indigestão e de acumulo de gases no intestino, enfartamento, obstipação. Foram diagnosticados divertículos aquando um exame de clíster opaco. A médica que acompanha não refere preocupação quantos aos divertículos apenas sugere dieta rica em fibras e ingestão de muitos líquidos. Até agora não surgiu sangramento nas fezes. A minha mãe tem 61 anos, será prioritária a colosnoscopia? para melhor pesquisar esses divertículos? Haverá o risco de perfuração intestinal associado?

    Atenciosamente

    Liliana Lima

  44. walter G comenta:

    4 fevereiro, 2010 @ 8:41 PM

    tenho doença diverticular a mais de 3o anos m( tenho 70 ) , ja operei e tirei ocolon descendente onde havia a maior concentração de diverticulos . todo o m colon esta comprometido, no entanto e uma doenca irreversivel, porem pode ser controlada com medicação e alimentação. considere que 4o% sa populacão do mundo com mais de 5o anos tem diverticulos , so que alguns são assintomaticos e nunca souberam que tem . o negocio e mantwer a calma e procurar um (BOM ) medico proctologista . tenho crises de dores de durar ate um mes , e ja fiquei ate um ano sem sentir nada, estou hoje aqui me aliando a vcs. porque estou novamente em crise . vendo se ha algo de novo para nos ajudar. um abraco a todos

  45. ANTONIO SA comenta:

    29 abril, 2010 @ 1:02 PM

    fiz uma colonoscopia a 02 anos e deu divertiulos,gostaria de saber se tem cura essa doença pois o medico não comenta muito o assunto , meu pai morreu de cancer de intestino será que tenho risco?estou com 50 anos, minha mãe tem 77 anos tambem tem diverticulos.

  46. ANgela M.K.Rosa comenta:

    3 maio, 2010 @ 10:42 AM

    Meu pai tem 68 anos e tem diverticulose segmoide,tem tido dores lado squerdo superior,dores intensa, dura aproximadamente 20, 30 m.,ficxa estufado, forma uma bora do lado esquerdo, e doi tambem o braço até o pulso esquerdo,, só alivia depois de soltar gases. O que será, todo dia dói uma vez, e durante o resto doa dia fica uma dorzinha incomodando, tipo mal estar.Obrigada.

  47. ANELIS DE MORAIS comenta:

    16 junho, 2010 @ 12:05 PM

    Há exatamente um ano sinto umas fortes cólicas que vem e desaparecem, mais me deixam sem fólego e juntamente com isso tenho bastante prisão de ventre com bastantes gases que quando elimino me dá um aívio momentâneo. E há dois meses atrás fiquei evacuando sangue durante uns três dias e depois parou…Mais o que mais me incomoda é uma queimação constante que sinto do lado baixo direito, qe me deixa desorientada. E por conta disso minhas mãs e pés ficam gelados , acho que de tanta dor, passo dias sentindo isso. Lendo a respeito, acho que me enquadro nessa doença, tenho 39 anos e não sei qual médico devo procurar.

  48. Assis comenta:

    19 setembro, 2010 @ 10:25 AM

    Gostaria de obter uma informação se for possível…

    venho sofrendo desse tipo de sangramento há um certo tempo; eu tem muito medo deste mal ser diagnosticado câncer intestinal. Agora á pouco fiz uma colonoscopia e o resultado apresentado foi: “DIVERTICULOS DO COLÓN SIGMÓIDE”. Há como este poblema ser tratado sem que haja uma cirurgia ?

    Por favor,Dr… me ajude!!!!
    aguardo sua resposta

  49. ana maria comenta:

    26 setembro, 2010 @ 9:53 PM

    Há muito tempo venho sofrendo com muitas dores do lado esquerdo do abdomen, ja fiz varios exames ultrasson total do abdomen,endoscopia,colonoscopia, enema opaco, e graças a Deus, todos deram negativo mas as dores estão aumentando cada vez mais , inclusive quando estou me alimentando é que a dor vem mais forte , e sinto que os gases parecem aumentar e é uma dor insuportavel, que dor vem até a minha coxa esquerda e as vezes ate a perna. graças a Deus nunca evacue sangue. muitas vezes tenho que tomar nalgesico para passar a dor mas é momentanea.sempre que fico por dois ou tres dias sem evacuar a dor ameniza, quando o intestino fica vazio é que a dor é intoleravel. não sei mais o que fazer. por favor me oriente. obrigada

  50. Mabel Luize Lima comenta:

    16 outubro, 2010 @ 12:32 PM

    estou com virticulite, goistaria de saber o que posso comer, e o que proibido, quais são os legumes e frutad ácidas, gostaria de informaçoes.
    grata

  51. maristela elias de oliveira comenta:

    19 outubro, 2010 @ 9:07 AM

    oi me chamo Maristela estou com minha vo no hospital so que ela esta com muito sangramento pelo o intestino mais e muito mesmo ,os medicos nao falao nada o por que desse sangramento podes me responder. beijaoooooooo

  52. lidia severmine comenta:

    8 março, 2011 @ 12:05 PM

    tenho diverticolo.
    passei muito mau fui internada tomei metronidazol cefalexicina e buscopan injeção jetamisina .passei 5 dia enternada
    .agora estou mais boa .
    sigo meu tratamento comendo muitas frutas e fibras.e tem que toma bastante água
    e não pode come nada acido’
    mais eu não tenhu sangramento graças a Deus…
    de vez em quando tenhu umas dorzinhas do lado esquerdo
    mais passa..

    BjOOoOOSSS

  53. Teka comenta:

    17 março, 2011 @ 9:45 AM

    Bom , queria pedir algumas informações; uma pessoa que opera e chega a usar a bolsa de colostomia tem risco de ter diverticulos novamente?
    OBS: o uso da bolsa foi no periodo de 6 meses, send entoa reversivel

  54. Arivan Izidio comenta:

    10 abril, 2011 @ 10:16 PM

    Foi constatado após exemas de tomografia colosnopia que tenho numerosos diverticulos no intistino sigmoide, porém após a primeira crise senti fortes dores no abdomen, fui medicado e não senti mas nada, ocorre que apóes 35 dias, percebi sangramento ao defecar.
    Gostaria de saber quando ocorre o sangramento é proveniente de que ?

  55. hercilio seder lengruber comenta:

    8 maio, 2011 @ 11:32 PM

    Sofro de trombocitemia essencial, faço tratamento ha onze anos com Hydrea (dois pela manhã) e somalgin 325 (apos o almoço), tenho hernia diafragmatica, sofro de “diverticulose acentuada do sigmoide”, sofri um sangramento intenso (sangue vivo) em torno de 30 horas, passando a expelir coágulos, vindo a ser contido e estando sob cuidados medicos e medicamentosos. Estava desde o inicio no Hospital Evangélico, que julgo ser de 1º mundo; com os cuidados do hematologista que cuida de mim por esse tempo todo, bem como de um proctologista de referencia, sendo medicado e feito transfusão, pois foi intenso o sangramento. Gostaria de saber qual a dieta eficiente para este quadro e se exixte probabilidade de se transformar em câncer.

  56. DANIELLE CARVALHO PEREIRA comenta:

    20 junho, 2011 @ 11:09 AM

    MEU FILHO DE APENAS 3 ANOS DE IDADE TEM PRISAO DE VENTRE ELE SOFRE MUITO COM ISSO FICA DE 5 A 8 DIAS SEM EVACUAR O
    QUE FAZER? QUE MEDICO PROCURAR? ELE NÃO GOSTA DE FRUTAS QUE AJUDAM A SOLTAR O INTESTINO, NÃO BEBE MUITA AGUA
    NÃO SEI O QUE FAZER. JA FOI AO MEDICO DUAS VEZES FAZER LAVAGEM SO ASSIM ELE CONSEGUIU FAZER COCO.

  57. Hudson rafael moreira gonçalves comenta:

    1 agosto, 2011 @ 10:40 PM

    Tenho 30 anos tenho muitos gases.tambem tenho colicas intestinais.e uma dor constante que vai do abdomem para as costas.e as vezes evacuo sangue vivo.O QUE PODE SER ESTOU MUITO PRECUPADO?

  58. matide souza comenta:

    20 setembro, 2011 @ 11:23 AM

    meu pai tem 73 anos, teve um diverticulo, sempre teve mta dificuldade pra alimentar, quero uma dica para que ele possa alimenta melhor e c comidas saudadevei ??? oubrigada!!!

  59. Alexandra comenta:

    17 novembro, 2011 @ 1:03 PM

    Para amenizar muitos sintomas da diverticulite e tratar ela , o correto seria além de procurar um médico
    especialista,consultar uma Nutricionista,pois uma dieta equilibrada vai ajudar muito!

  60. carla comenta:

    19 dezembro, 2011 @ 12:50 PM

    um amigo meu fez a cirurgia de hemorroida e depois de algum tempo que ele fez a cirurgia aprocimadamente uns 2 meses ele começou a sangrar muito e tambm ta dando febre muito alta isso é normal ?

  61. Jane m. Kolya comenta:

    24 fevereiro, 2012 @ 11:49 AM

    Tenho artrose nos dois tornozelos e por isso tomo a medicacao Tramadon para aliviar um pouco as dores…
    So que nao posso fazer sempre pois evaquo sangue.Isso se deve a medicacao,e uma pergunta…

  62. maria leonora comenta:

    9 março, 2012 @ 9:02 AM

    doutor meu filho tem 25 anos tomou anabolisante ja faz um cinco mes que ele sente muita dor ja pensou em se matar quando ele vai al banheiro nas fezes dele sai sangue e ele sente muita dor comeca na barriga e temina nas costa ate ele realizar estes exame me passa um cha o remedio para ir aliviando maria

  63. maria leonora comenta:

    9 março, 2012 @ 9:05 AM

    doutor meu filho tem 25 anos tomou anabolisante ja faz um cinco mes que ele sente muita dor ja pensou em se matar quando ele vai al banheiro nas fezes dele sai sangue e ele sente muita dor comeca na barriga e temina nas costa ate ele realizar estes exame me passa um cha o remedio para ir aliviando maria

  64. Helen Porfirio comenta:

    3 abril, 2012 @ 8:58 PM

    Boa noite eu tenho 61 anos e desde jovem que sofro de obestrução intestinal, mas à coisa de três anos comecei a ter muitas dores abedominais, fui ao médico e fez-me o exame não tenho polipos mas as fezes colam-se, e não cossigo defectar quando vou a casa de banho, tenho 5 medicamentos e nem assim so o mais forte que é um lachativo, dos que se tomam para fazer o exame é que me faz alguma coisa mas é so no dia em que o tomo depois volta o mesmo,e tenho medo de o tomar muitas vezes,esto a ser seguida por um bom médico aqui na suiça onde habito à 12 anos,ainda hoje la fui porque tambem tenho almorroides que me obestruem a saida das fezes e estou preocupada, poi não sei bem qual deve ser a minha alimentaçãopois tenho uma dieta muito grande, desde 2005 mas mesmo assim os gazes sobem até ao pescoço incluindo as costas pois vi as radiografias com o meu médico de familia e do lado esquerdo so se viam era bolas pretas e ele disse-me que é o que provoca as dores ,poi em março do ano passadoteve que me mandar para o hospital onde passei o dia todo mas continua tudo igual,peço o favor se me poderem dizer o que devo comer agradeço,e farei tudo para que corra bem. OBRIGADOS/AS

  65. vande queiroz comenta:

    14 outubro, 2013 @ 10:59 AM

    ola bom dia tenho 54 anos sofro com divirticulite godtaria de saber quais os alimentos ricos em fibras devo usar. onrigado

  66. Getuljo Holmes Pereira comenta:

    1 março, 2014 @ 10:29 AM

    Tenho 52 anos, gostaria de saber como controlar o sangramento.A cerca de um ano tive um grande sangramento,que só foi controlado com internação de 6 dias. Agora voltei a sofrer com sangramento, se puder me mande uma forma de controlar este sangramento.

Deixe seu comentário aqui !