30 - maio
  

Síndrome de Cushing – O que é?

Categoria(s): Dicionário, Endocrinologia geriátrica




Resenha

cushingA Síndrome de Cushing resulta da hipersecreção continua de cortisol endógeno. Clínicamente encontramos fraqueza da musculatura proximal, osteoporose, equimoses espontâneas e hipocalcemia. Outros achados menos específicos são: obesidade centrípeta (abdominal), membros “finos”, gibosidade, pletora, leucocitose, estrias violáceas e hirsutismo (pelos no rosto).

A síndrome de Cushing pode ser causada por:

1. Neoplasias adrenais secretoras de cortisol.

2. Doença de Cushing – hipercortisolismo secundário a hipersecreção de ACTH hipofisário.

3. Devido a secreção ectópica de ACTH.

As principais complicações cardiovasculares da Síndrome de Cushing são: hipertensão arterial sistêmica, acidentes vasculares cerebrais, hipertrofia ventricular esquerda e insuficiência cardíaca congestiva.

Diagnóstico – Além da sintomatologia clínica, que faz a suspeita de síndrome de Cushing, esta ultima pode ser confirmada e diferenciada em suas várias etiologias através de testes laboratóriais, procedimentos radiológicos e com o uso da Medicina Nuclear, ultra-sonografia e tomografia computadorizada.

Na suspeita de síndrome de Cushing devemos dosar o cortisol e os 17-hidroxiesteróides da urina, colhida por um período de 24 horas. No caso do cortisol atingir níveis acima de 7mg/dl e dos 17-hidroxiesteróides, níveis acima de 7mg/g de creatinina, devemos realizar o teste de supressão com o dexametasona, usando 0.5 mg de 6/6 horas, por dois dias e avaliando novamente o cortisol plasmático e os 17-hidroxiesteróides na urina de 24 horas.

Se, em resposta a tentativa de supressão o cortisol não cair abaixo de 5mg/dl e os 17-hidrõesteróides urinários abaixo de 2 mg/dl de creatinina, estabelece-se o diagnóstico de hipercortisolismo.

Na síndrome de Cushing há perda do ritmo secretório normal do cortisol. Pacientes acometidos têm valores alto continuadamente, nas 24 horas diárias. O nível do cortisol plasmático nesses pacientes raramente esta abaixo de 7 mg/dl, variando, na maioria, entre 15 e 35 mg/dl. Naturalmente, esta faixa se sobrepõe aos valores normais matinais, que variam entre 12 e 25 mg/dl. Porém, separam-se claramente dos valores normais noturnos, situados entre 1 e 8 mg/dl. Por isso, na síndrome de Cushing há grande valor a dosagem do cortisol noturno, e pouco a avaliação do cortisol matinal.

Como vimos anteriormente o diagnóstico topográfico da glândula hipersecretora se faz com exames radiológicos, ultrassonográficos, tomográficos e com o uso da medicina nuclear.

Tratamento – O tratamento utilizado para a Doença de Cushing (hipercortisolismo secundário a hipersecreção de ACTH hipofisário) e a radioterapia convencional com cobalto-60 em doses de 4000 a 5000 rads por mês, isoladamente ou em associação a hipofisectomia. Os resultados mostram curas em 20% nos adultos.

A terapia para a Síndrome de Cushing Adrenal ou devido a secreção ectopia de ACTH (tumoral) consiste na retirada da grândula produtora e anti-neoplásicos se for o caso.

O tratamento da cardiopatia e da hipertensão arterial sistêmica é feita da maneira clássica com diuréticos, hipotensores e cardiotônicos, até o controle da causa que provocou a Síndrome de Cushing.

Referência:

Cardoso GP, Carvalho MC, Maia MGCM, Fonseca RCV – Síndrome de Cushing. Atualização. Ars Cvrandi, 1988;21(6):104-108.

Veja mais

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


319 Comments »

  1. fernando augusto comenta:

    14 novembro, 2012 @ 3:19 PM

    ola pessoal tenho uma irmã que esta com essa doença diagnosticada , só que aqui pro interior de SP tem poucos profissionais capacitados em meu ver pra lidar com tal situação , eles agem como se fosse uma coisa incuravel e como se ela estivesse condenada a morte e percebi neste site pelo depoimentos de varios que apesar de não ser tão simples quanto queríamos porém tem como reverter tal situação , o quadro dela esta se agravando cada dia que passa e precisamos de pessoas que tenham conhecimento do assunto e consigam efetuar a cirurgia com sucesso se alguém souber um caminho que possa nos ajudar , seria muito grato a essa ajuda meu email é nando_arantes23@hotmail.com por favor me ajudem , ela esta com todos sintomas inclusive obesidade triplicada , gostariamos de levar ela pra tratar em SP porque em Taubaté estao dispreparados !!!!!!

  2. cristiane comenta:

    15 novembro, 2012 @ 2:06 PM

    atraves do meu filho…q viu essas materias pode me ajudar ha ter muitas esperanças com ha saude de minha filha,ela tem 23 anos e sofre com essa doença sindrome do cushing uma doença traiçoeira q veio e esta judiando da minha filha e todos ha sua volta…….hj ha gente se ve em uma fila de espera do sus….pra q ela possa fazer ha cirurgia e ja não sei mais oq faço pra agilizar isso ….pra dimunir o sofrimento dela se alguem puder me ajudar agradeço….muito tenho fé e vamos conseguir vendo todos esses relatos q muitos conseguiram aumentou muito minha esperança so falta cirurgia e rumo uma nova vida!!! ela tem uma filhinha de 2 anos q eu cuido pq ela não tem condições alguma….essa criança eh minha força de luta!!!
    obrigada ha todos desde ja e boa sorte pra quem esta na mesma situação q me encontro hj DEUS nos ampara.sou do interior de sp…lorena!!!! me ajude por favor o estado dela eh muito avançado ta cada vez pior tenho medo de perde-la sem dar tempo de operar me ajude pelo amor de DEUS!! OBRIGADA.

  3. cristiane comenta:

    15 novembro, 2012 @ 6:20 PM

    sou cristiane mae do fernando augusto foi atraves dele q estou aqui me ajudem por favor…
    meu email eh amiga_sincera@hotmail.com.br alguem por favor entre em contato cmg sou muito agradecida desde de ja to desesperada não quero q minha filha continue sem recurso….ela esta com 200k sente mau demais por causa da doença q DEUS abençõe cada um de vcs aqui eh apenas uma mae apavorada…OBRIGADA!!!suplicando ajuda.

  4. ESTELA MORAES comenta:

    15 novembro, 2012 @ 11:36 PM

    Amanhã faz 5 meses q fiz a cirurgia e vou fazer um ecocardiograma do coração do José Arthur estou muito confiante.
    Junior fiquei muito feliz com suas palavras amigas percebi q vc é uma pessoa de muita fé e acredito q isso adicionado ao carinho e amor familiar é o suficiente para juntarmos aos médicos alcançarmos a nossa cura.
    Algo q também acho essencial é confiarmos profissionais q trabalham em prol da nossa saúde e no sucesso deles.
    Sou do Rio Grande do Sul natural de Carazinho e me trato em Passo Fundo cidade que conta com muitos profissionais bons nesta área. Talvez se entrarem em contato com eles ou suas clinicas eles poderão informar sobre está doença ou até mesmo indicar um bom profissional no seu estado.
    ABRAÇOS ESTELA!!

  5. junior lyra comenta:

    29 novembro, 2012 @ 11:52 PM

    Oiii Estela é verdade a Fé , amigos e família tão me ajudando D+ na minha jornada , toda minha força vem desses fatores .
    To postando toda minha jornada contra o cushing nessa página > lutacontraocushing.blogspot.com.br < fiz para divulgar um pouco da doença e para mostrar para as pessoas que a vida é para ser vivida 🙂

  6. Carol comenta:

    30 novembro, 2012 @ 9:16 AM

    Amigos, mim esclareçam uma coisa essa doença da caulos nos rins? Ela pode voltar, por favor mim responda?

  7. ÉRICA FERRAZ comenta:

    10 dezembro, 2012 @ 8:45 AM

    Bom dia Júnior,
    Tenho acompanhado seu blog. Fiquei muito feliz com o apoio dos seus colegas, isso e muito importante nos sentimos amados. Vi também que esta tendo algumas barreiras para a cirurgia, mas saiba que tudo é na hora de Deus e que tudo vai dar certo, não fique ansioso. Vc por ser muito jovem vejo que tem muita fé. Meu email e erica-biscuit@hotmail.com, qualquer coisa estou lá,
    abraços,

  8. Luciane comenta:

    19 dezembro, 2012 @ 5:27 PM

    oi pessoal, estava pesquisando aqui na net sobre a corcova ou giba quando encontrei esse blog, estou mto preocupada pois tenho essa corcova abaixo da nuca, sempre achei q fosse só gordura localizada pela má postura, mas pesquisando e vendo depoimentos acho q posso ter essa doença. Pois nunca vi ninguem com essa giba, só eu mesma e isso me incomoda mto mesmo. Será q preciso sentir todos os sintomas pra ter essa doença? Além da giba estou 17 kg acima do peso tbm tenho dor de cabeça e mta ansiedade e sou mto irritada . Quanto tempo demora para aparecer tdos os sintomas? por favor me ajudem estou mto angustiada! Obrigada

  9. ERICA comenta:

    31 dezembro, 2012 @ 5:19 PM

    OI LUCIIANE,
    E MELHOR VC PROCURA UM ENDOCRINOLOGISTA, FOI ASSIM QUE COMECEI INVESTIGAR. DEPOIS MANDE NOTICIAS.
    ERICA

  10. Dorival Gonçalves comenta:

    9 fevereiro, 2013 @ 8:30 AM

    Pessoal sou curado da Síndrome de Cushing hipofisária, fiz 2 operações invasivas, ou seja, o medico retirou o tumor da hipófise e um radio cirurgia que queimou 90% da minha hipófise, esta peregrinação foi de 1997 a 2002, desde então tenho uma vida normal, mas a doença deixou algumas lembranças, sou hipertenso e diacetínico, mas procurando na internet descobri que os acometidos dessa doença, podem solicitar ao SUS a operação bariátrica, que em 100% dos casos eliminam a hipertensão e o diabites. por este motivo estou escrevendo para alertar as pessoas que necessita desta cirurgia.

  11. alessandra shalom comenta:

    14 fevereiro, 2013 @ 4:49 PM

    olá .estou aqui pra ajudar ,quem quiser entrar em contato comigo ,estou em meu facebook que é alessandra shalom lá tenho minhas fotos do antes e do depois de minha cirurgia e posso ajudar nas duvidas tbm mas ao pedirem pra add deixem junto uma mensagem dizendo que é para ajuda de cushing ok ,sejam bem vindos por lá

  12. Silvia comenta:

    14 fevereiro, 2013 @ 5:23 PM

    Fui portadora da Síndrome de Cushing, com um tumor na supra renal. Fui operada no Hospital do Servidor, em S.P., no dia 1º de julho de 2011. Hoje, 14/02/2013, emagreci 40 kilos. Não quero mais emagrecer, pois é o suficiente para 1.70 de altura e 45 anos. Só que não depende de mim. Tive perda óssea devido ao alto consumo de dexta, que hoje já não uso mais. Estou ciente que a próxima etapa é exerc´cios físicos para fortalecer os ossos e músculos. Quem quiser se comunicar, mande um e-mail com o título:Síndrome de Cushing. silrpesilva@ig.com.br

  13. Érica Paula comenta:

    23 abril, 2013 @ 11:52 AM

    Bom dia pessoal,
    Estou aguardo para fazer um exame chamada cateterismo de seios petrosos. Alguém de vcs fizeram, ajudou em alguma coisa na localização do tumor? Na ultima RM que fiz foi localizado um tumor de 1,7mm e os médicos me disseram que era muito pequeno para operar, pediram para esperar ate agosto para fazer outra RM. Fico muito angustiada com tanta demora. Mas tenho fé em DEUS que vou conseguir. Queria saber se alguém precisou do INSS e como foi? Eles cortaram o meu beneficio desde agosto do ano passado, esta na justiça, mas também muito lendo.
    Aguardo resposta

  14. JANETE SANTANA comenta:

    27 agosto, 2013 @ 11:02 PM

    Estou com essa doença desde março de 2013
    tive todos os sintomas pareço um monstro,fiz muitos exame,e
    vou operar, gostária de saber, se o joelho que ficou fraco volta a normal? e se alguem que teve recentimente qz conversa meu e-mail santana.janete@gmail.com e
    e se tiver foto do antes e depois me enviar por favor, isso acho que me daria uma esperança

  15. Sara comenta:

    15 junho, 2014 @ 6:35 PM

    Gostaria de saber nomes de profissionais médicos especialistas em sindrome de cushing no Rio de Janeiro.

  16. Vanessa Gama comenta:

    31 outubro, 2014 @ 10:40 AM

    Olá a todos meu nome é Vanessa e tenho 31 anos, gostei muito dos comentários daqui, me deu mais esperança quanto a essa terrível doença, descobri esse ano que tenho também Cushing, desenvolvi todos os sintomas que vocês descreveram: muitas estrias roxas pelo corpo todo, engordei uns 20 kg em 2 anos… fiquei com um barrigão enorme, os braços e pernas ficaram finos, depressão, fraqueza muscular, rosto inchado (face de lua cheia como dizem), pressão alta, dores nos joelhos, pés, coxas e pernas a pele ficou super fina e qualquer coisa já ficava cheia de pintinhas vermelhas e hematomas, meu cabelo caiu muito, a auto estima acabou, parece que envelheci uns 20 anos, me chamam de senhora e até meu namorado terminou comigo, …Fiz tomografias e deu um tumor na supra renal e 3,3 cm, acredito que terei que operar…
    Mas estou com esperanças que tudo dará certo e volte a ter meu rosto normal, emagrecer e ter forças nas pernas e braços …quem quiser conversar também sobre isso pode me mandar um email: vanessa_gamma@hotmail.com
    vou passar na minha endócrino para levar meus exames dia 04/11/14, veremos que ela me diz …

  17. Rosilda de Jesus Fortuna comenta:

    4 novembro, 2014 @ 3:11 PM

    Boa tarde,a todos meu nome é Rosilda , eu tive sindrome de cushing em 2007 e o foi na suprarenal e operei no hospital das Clinicas de São Paulo, e foi um sucesso, e hoje me encontro com os sintomas novamente será que a doença está voltando? Amanhã vou no hospital para minha médica me ver para ver o que ela vai falar (exames)
    quem teve essa doença, e ela voltou entra em contato comigo por favor rosilda_fortuna@hotmail.com
    desde já Agradeço a todos

  18. Daiane comenta:

    4 dezembro, 2014 @ 5:40 PM

    Boa Noite! Meu nome é Daiane, tenho 31 anos, a 5 anos atrás tive doença de cushing. Fui operada, meu tumor era na hipófise. Eu inchei 12kgs. Tive hipertensão, frieira, micose, meu rosto e abdômen ficaram bem inchados, tive crise de pedras nos rins, estrias, alteração de humor. Meu tumor tinha 11cm. Após a cirurgia que foi feita com muito êxito não tive mais nada. Fiz o acompanhamento durante esses 5anos. Hoje me encontro novamente com a doença, quando ia receber a noticia que teria alta que não precisaria mais fazer os exames. Fiz o exame de urina e o resultado que o tumor voltou. Hoje estou fazendo acompanhamento novamente para fazer outra cirurgia. Acho que em fevereiro eu faço novamente. Mas uma duvida surgiu dessa vez, minha medica falou da possibilidade de eu fertilizar meus óvulos por conta de alguma alteração. Alguém sabe me dizer o que ocasiona em relação a gravidez? Qual o risco? Porquê até agora eu não consegui nada sobre gravidez pós doença. Favor enviar no meu email: daianepaschotto@hotmail.com

  19. Hélio Monteirio comenta:

    31 dezembro, 2014 @ 2:12 AM

    Boa noite
    Quero alerta quem tem mal de cushing e procura tratamento.
    Minha sogra teve, foi muito difícil o diagnóstico, quando o médico descobriu achamos que esta resolvido , não.
    Ele recomendou cirurgia para retirar o tumor na hipófise ,
    Fizemos a cirurgia , e depois o médico mandou fazer 25 sessões de rádio quimioterapia , o que foi feito no beneficência portuguesa
    Em sp.
    Depois disso ela perdeu 100% da visão afetou o nervo óptico,
    Fomos descobrir depois que a cirurgia tinha que ser acompanhado de um neuro-oftalmologista e as sessões de rádio quimioterapia idem . Só que isso não nos foi recomendado.
    Não quero citar o nome do profissional , quero apenas recomendar
    Que antes de qualquer cirurgia consultem pelo menos mis de um profissional , o nosso desespero .
    Fez que fizéssemos tudo o que nos foi recomendado.
    Resultado a nossa querida d.gilda esta totalmente cega e sem volta.

    Cuidado..

    Hélio Monteiro

    São Caetano do Sul sp.

Deixe seu comentário aqui !