17 - mai
  

Úlceras cutâneas nas pernas – Aspectos gerais

Categoria(s): Dermatologia geriátrica, Enfermagem, Fisioterapia, Infectologia, Semiologia Médica




Revisão

Colaborador : José Lluis Ramos

* Médico – Especialista em Saúde e Medicina Geriátrica – Metrocamp

Atualmente, úlceras crônicas nas pernas são um problema mundialmente grave, sendo responsáveis por morbidade significativa, além de provocarem considerável impacto econômico. Seu acompanhamento requer acompanhamento por equipe multidisciplinar freqüente, curativos diários e perda de dias trabalhados em idade produtiva (1).

ulceraAlém disso os episódios de infecções secundárias comumente levam a complicações como linfangite, linfadenite e celulite, freqüentes causas de internações com repercussões sobre custos (1).

A incidência e prevalência de úlceras crônicas é ainda extremamente alta, repercutindo em elevados custos financeiros e profundas conseqüências sociais sobre os portadores, os quais com freqüência desenvolvem seqüelas que podem levar à perda de membros e de suas funções, com afastamento do trabalho e de suas atividades normais (2).

Existem várias causas etiopatogênicas para as ulcerações da perna. É de suma importância determinar a causa para orientação terapêutica, o que exige exame meticuloso das características da úlcera e das condições dos tecidos circunvizinhos. A ulceração deve ser observada quanto a localização, forma, borda, fundo, secreção, consistência, profundidade e condições dos tecidos vizinhos. Com esses cuidados, pode-se estabelecer se a úlcera está condicionada a processo vascular, infeccioso, parasitário ou a outros fatores coadjuvantes, isolados ou associados (3).

Nos Estados Unidos têm sido desenvolvidos alguns sistemas que auxiliam os profissionais nesse processo de avaliação e facilitam a tomada de decisão sobre os procedimentos e recursos a serem utilizados. Entre eles, vários trabalhos relatado e difundido a utilização do sistema Red/Yellow/Black – RYB, proposto por Cuzzel, para classificação de feridas que cicatrizam por segunda intenção (1).

O RYB assim classifica as feridas:

As vermelhas (Red) -incluem sítios doadores de enxertos, feridas pós-debridamento, feridas crônicas em cicatrização, em que predomina o tecido de granulação e novo epitélio. Nesse tipo de ferida, o objetivo do tratamento é favorecer o ambiente úmido, proteger os tecidos neoformados e prevenir a infecção;

As amarelas (Yellow) – normalmente apresentam exsudato fibroso e seus tecidos são moles, desvitalizados; elas podem estar colonizadas, o que favorece a instalação de infecção. Nesse tipo de ferida o objetivo é identificar adequadamente a presença ou não de infecção e, neste último caso, promover o debridamento dos tecidos desvitalizados e estancar a infecção, preferencialmente por meio de terapia sistêmica;

As pretas (Black) – apresentam necrose tecidual, com desnaturação e aumento de fibras colágenas, e conseqüentemente formação de escara espessa, cuja coloração pode variar entre castanho, marrom e preto. Nesse tipo de ferida, devido à presença do tecido necrótico, o objetivo é remover o tecido necrosado com a máxima brevidade, por meio do debridamento (1).

Embora não haja dados precisos no Brasil, alguns trabalhos demonstram que o impacto psíquico, social e econômico das lesões ulceradas crônicas, em especial dos pés e pernas, representam a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil (2).

Avaliação do paciente

A avaliação geral do paciente é um dos fatores mais importantes do processo de tratamento de feridas, toda e qualquer proposta de intervenção deve levar em conta não só a lesão a ser tratada, mas o portador da mesma, com suas características e necessidades (1).

Devem ser consideradas algumas ações, tais como diagnosticar os fatores intrínsecos (decorrentes das condições gerais do paciente) e extrínsecos, que possam interferir na evolução do processo cicatricial; identificar as expectativas do cliente e da família, suas possibilidades econômico-financeiras de manutenção.

Avaliar, quanto ao custo-beneficio, a relação entre medidas preventivas mais simples e tratamentos mais complexos; avaliar a disponibilidade do paciente e da família para realizar o curativo e a facilidade de utilização do recurso selecionado; avaliar os fatores que possam interferir na aderência ao tratamento proposto e em sua continuidade; buscar a independência, estabelecendo um planejamento que leve o paciente ao autocuidado. inúmeros trabalhos têm demonstrado que portadores de feridas crônicas se tornaram dependentes de cuidadores familiares ou profissionais, devido a falhas no processo de educação para o autocuidado (1).

Outros têm salientado que as lesões da pele, especialmente as crônicas, provocam alterações de auto-imagem, e os indivíduos desenvolvem um processo de negação e resistência em relação a tais lesões, evitando olha-las, toca-las e delas cuidar; e promover a qualidade de vida além da cicatrização e do fechamento das lesões, pois o processo de tomada de decisão quanto aos procedimentos, recursos e tecnologias que serão utilizados deve buscar a preservação das potencialidades e bem estar das pessoas que os utilizam, e para isso é fundamental que haja participação, envolvimento e respeito às opiniões do paciente e da família (1).

Tratamento (1)

Medidas Gerais

O tratamento das úlceras à seguir abordado tem várias vertentes que vão desde fatores nutricionais, orientações para abandono do tabagismo, até medicamentos específicos para ulcerações (4).

Vitamina A – foi demonstrado que a vitamina A restaura a secreção de TGF-beta pelos macrófagos em pacientes em uso de corticosteróides, o que reforça a necessidade de vitaminas, na dieta de pacientes com ulceras ou no pré e pós cirúrgico. A vitamina A ativa enzimas dos ribossomas favorecendo a produção de colágeno.

Vitamina C – a vitamina C ajuda a hidroxilação da prolina e da lisina, e sua deficiência retarda a produção de colágeno.

Vitamina E – a vitamina E é um co-fator, também, da síntese de colágeno, sendo benéfico administra-la na recuperação de cirurgias. Há evidencias de que a Vitamina E restaura a cura de feridas a níveis próximos do normal em diabéticos.

Proteinas – a deficiência de proteínas retarda a contração das feridas e, portanto, é importante uma dieta protéica adequada.

Medidas locais – Curativos

É comumente aceito que as úlceras de perna devem ser debridadas se houver tecido necrótico ou debris para permitir a formação de um tecido de granulação adequando e epitelização. Existem vários métodos para desbridamento: autolítico, químico, mecânico, cirúrgico ou biológico (1).

Poucos estudos de alocação aleatória compararam os efeitos dos curativos, embora haja um consenso geral de que o ambiente úmido acelere a cicatrização quando comparado com a exposição da ferida ao ar ambiente. Outro ponto em estudo é a utilização da medicina hiperbárica na terapia das úlceras.

Existem cinco tipos de curativos oclusivos: hidrogéis, alginatos, hidrocolóides, espumas e filmes, cada um com vantagens e desvantagens, amplamente discutidas. A escolha do curativo dependerá do tipo da ferida, quantidade de exsudato, custo do curativo, além de preferências do próprio profissional. Uma descrição resumida das propriedades e indicações será apresentada à seguir.

1. Hidrogéis – indicados em feridas dolorosas, pós-dermoabrasão, feridas por laser, peelings químicos, feridas mais superficiais, tem como vantagem o conforto semitransparente, não aderem às feridas, absorventes e como desvantagens curativos secundários e mudança freqüente no curativo;

2. Alginatos – feridas muito exsudativas, feridas superficiais ou profundas, feridas em pós-operatório, são absorverntes, hemostáticos e requerem poucas mudanças de curativos, porém requerem curativos secundários, e tem o odor fétido do gel;

3. Hidrocolóides – os hidrocolóides são indicados em feridas superficiais ou profundas, úlceras de pressão nos estágios 1 a 4, são fibrinolíticos, aumentam a angiogênese, absorventes, barreira física e bacteriana, porém são opacos e tem o dor fétido do gel;

4. Espumas – as espumas são indicadas em feridas superficiais exsudativas, alívio de pressão, absorventes, assumem a conformação das feridas, no entanto são opacos, requerem curativos secundários, podem aderir à s feridas e;

5. Membranas – as membranas bem indicados em sítios doadores, queimaduras superficiais, feridas superficiais com exsudato mínimo, são transparentes, barreiras bacterianas, aderentes, mas podem aderir às feridas, podem causar coleção de fluido.

Veja os tipos

Referências:

1- Dadalti-Granja P, Correa AC, Castro L, Franco T, Borojevic R, Takyia CM – Úlceras de Estase Venosa, Revista Brasileira de Medicina, Jul 2005, v62, n7

2- Síndromes venosas e Linfáticas – Diagnostico e Terapêutica, “A cicatrização e a intervenção medica no processo cicatricial” capitulo do livro editado pelo Prof. João Batista Thomaz. [on line]

3- Cintra do Prado, J; Ramos, J; Ribeiro do Vale, J; Atualização Terapêutica, 20ª ed, São Paulo, Artes Médicas, pág 180-182.

4- Mandelbaum, S.H.; Di Santis, E.P.; Santana Mandelbaum, M.H. – Cicatrização: Conceitos Atuais e Recursos Auxiliares, parte I, Anais Brasileiro de Dermatologia, Rio de Janeiro, 78 (4):393-410, jul/ago.2003. [on line]

Website – National Pressure Ulcer Advisory Panel. PUSH Tool information and registration form. NPUAP – http://www.npuap.org.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


104 Comentários »

  1. Úlceras de estase venosa nas pernas comenta:

    9 junho, 2007 @ 12:35 PM

    [...] Veja – Úlcera crônicas nas pernas [...]

  2. luana roca mota comenta:

    20 novembro, 2007 @ 9:55 PM

    Tenho úlcera de perna, nas duas e só tenho 16 anos.
    Me trato com vascular, mas não estou vendo resultado.
    Tomo uma porção de remédios e pomadas e nada consegue debridar o amarelo .
    Estou perdendo as esperanças, pois é uma dor insuportável, principalmente na hora do curativo.
    Queria outro tipo de tratamento ou se possivel mudança de medicamento, pois eu acho que não estão fazendo mais efeito.
    Os medicamentos por via oral são;VENOCUR, TRENTAL, DEFLAZACORT, COMPLEXO B, ACÍDO FÓLICO, AAS INFANTIL, CEUWIN.
    p/a perna;limpeza com SOAPEX+SORO, IRUXOL OU NITRATO DE PRATA, DERSANI e mais algumas pomadas que são dadas entre esses períodos.
    além disso tenho ANEMIA FALCIFORME, mas me trato todo mes, além de fazer tranfusão todo mes, e nada melhora ou pelo menos tirar a dor.

  3. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    21 novembro, 2007 @ 6:42 AM

    Luana,
    As suas úlceras das pernas são conseqüencias da anemia falciforme. Quando piora a anemia falciforme, piora as úlceras. O tratamento que voce está usando é o que existe no momento para as úlceras.
    O tratamento mais adequado será a cura da anemia falciforme. Toda a classe médica, sofre com o seu problema. Não desista, continue lutando. Acredito que em breve teremos tratamento para anemia falciforme com a terapia genética.
    Se encontrar um boa artigo a respeito enviarei para voce.
    Prof. Armando

  4. Ana Cláudia kamimura Mori comenta:

    2 janeiro, 2008 @ 6:20 PM

    Olá, sou enfermeira supervisora da rede pública de saúde e acompanho um curativo de uma paciente anemica por falcização. Qual seria o método curativo mais indicado??Essa paciente possui duas enormes feridas em MMII (pernas), com infecção por Pseudomonas sp, recebe freqëntemente transfusão sgnea e seu HMG sempre esta com índices abaixo do normal!Realiza curativo com SF0,9%, hidrogel. neomicina e ocluí com gaze e faixa, acm.Aguardo alguma contribuição!Grata.

  5. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    3 janeiro, 2008 @ 3:57 PM

    Ana Cláudia.

    Veja um pedaço da reportagem Folha de São Paulo, de 08 de outubro de 2007

    –Policial militar à disposição da governadoria, Hugo Sérgio Miranda de Souza, 43, também fez o implante de células-tronco em março do ano passado. “Sentia dores terríveis pelo corpo, tinha muitas dificuldades para dirigir, andar com rapidez ou fazer qualquer tipo de exercício físico.”
    Após a cirurgia, Souza joga futebol duas vezes por semana. “Meus dois irmãos, que também têm a doença, não conseguem mais dirigir e jogar futebol. Quando caminham 15 minutos, têm de parar por causa das dores.” “Minha auto-estima aumentou muito e vai ficar ainda melhor quando eu for operado do lado esquerdo.”
    Segundo o médico Gildásio Daltro, 12 pacientes já realizaram implantes de células-tronco no Estado -outros 18 estão na fila. “Os estudos demonstram que cerca de 15% da população de Salvador (cerca de 400 mil pessoas) é portadora da anemia falciforme ou tem o traço da doença.
    A anemia falciforme, que é incurável, tem causa genética e atinge em grande parte os afrodescendentes. As complicações aparecem por causa de uma deformação que ocorre nas membranas dos glóbulos vermelhos. Milhões dessas células circulam por todo o corpo.
    Com a deformação genética, os glóbulos vermelhos, em vez de facilitar, passam a impedir a circulação e a oxigenação do sangue. É o momento em que os problemas de saúde começam a aparecer.
    O histórico da doença mostra que a África é o continente que mais tem pessoas com o tipo de mutação genética que acaba provocando o aparecimento da anemia falciforme. Os pacientes sofrem bastante com problemas nos ossos das pernas, principalmente no fêmur.
    Algumas pessoas podem herdar o gene defeituoso para a anemia apenas do pai ou da mãe. Nesse caso, apesar de elas terem o traço da doença, terão uma vida saudável. A doença aparece quando a pessoa herda genes defeituosos tanto do pai quanto da mãe.

    Ana Claudia, acredito que as terríveis úlceras nas pernas, causadas pela anemia falciforme, só se curem com este tipo de terapia. Pois qualquer crise de falcização desencadeiam novamente as úlceras.

  6. Eliane R. Paula comenta:

    17 janeiro, 2008 @ 6:52 AM

    Meu pai tem úlceras nas duas pernas já há mais de um ano, já foi internado várias vezes, a última internação foi essa semana, nenhum tratamento já realizado obteve um bom resultado, pelo contrário, elas aumentam cada vez mais! No momento a maior ferida que ele tem é de 12cm por 8cm e é bem profunda, toma vários remédios pra dor e antibióticos, faz dois curativos por dia.
    Ele e nós da familia, já estamos entrando em desespero pois não apresenta melhoras. A causa das feridas nenhum médico descobriu, ele era saudável.
    Existe algum tratamento alternativo gratuito? Alguma instituição especializada no tratamento?

  7. lili comenta:

    17 janeiro, 2008 @ 7:26 PM

    minha mae sofre a anos com duas ulceras nas pernas agora mesmo elas estao abertas e com zipra nao sei o que fazer gual melhor madicamento?obrigado

  8. ruth deusa comenta:

    4 fevereiro, 2008 @ 11:34 AM

    Minha mãe tb está com úlcera na perna… começou com inchaço, vermelhidão, enrigecimento da pele e depois uma pequena manchinha, que foi aumentando até abrir e se tornar nessa grande dor de cabeça! Ela sente muitas dores, principlamente a noite… o cir. vascular está tratando da lesão com duoderm (troca 1 vez por semana), já ouvi comentários que esse método foi muito bom pra alguns pacientes, mas sinceramente, estou um pouco desacreditada, porque a cada dia minha mãe sente dores mais fortes, e a lesão que não fica coberta totalmente pela plaquinha de duoderme, tenho a impressão que vai ganhando vida e se alastrando para fora do curativo e ganhando terreno. É muito dificil vivênciar um familiar seu, sofrer tanto!

    E quanto a medicamento, o vascular só receita LISADOR, se nessas crises um clínico não prescrevesse o Tramadol, não sei, acho que minha mãe já teria morrido, pq a PA dela vai subindo, essa semana já chegou a 170X110 (17/11) , o que atualmente é muito prá ela, que já teve tantos problemas de hipertensão, e qdo finalmente se estabilizou, vem esse problema na perna e começa a desestabilizar o que com tanto sacrificio conseguimos alcançar que foi a PA dela ser considerada boa, mesmo que com medicamento diário.

  9. eleonora comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 4:20 PM

    Acompanho o curativo de um senhor de 80anos, com uma úlcera de perna que já dura 2 anos. O angiologista diz ser consequência de uma fratura de fêmur.Foi prescrito curativo oclusivo com gaze 4 e vaselina; lavar somente com sf9% e dexametasona pomada em volta da ferida para alívio do prurido. Também bandagem com faixa elástica (pé até perna).Não estou vendo melhora significativa. E para piorar o caso, o paciente está apresentando hiperglicemia. Até que ponto este tratamento é eficiente? É um tratamento muito demorado

  10. MARIA ROSA BARONI comenta:

    3 março, 2008 @ 1:35 PM

    MINHA MÃE MARIA ROSA BARONI, 83 ANOS TEM FERIDAS NAS DUAS PERNAS A MUITO
    TEMPO JÁ USOU TODO TIPO DE ANTIBIOTICOS, E POMADAS NÃO TEM MELHORA
    GASTA TODO SEU 380,00 DE INSS, NÃ TEM MELHORA.
    EXISTE ALGUM TRATAMENTO GRATUITO, OU ALGUMA INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA
    NO TRATAMANEOT

  11. Ar Sylva comenta:

    6 abril, 2008 @ 10:32 AM

    Moro em Lisboa, Portugal, tenho 60 anos e estou procurando informação sobre problema que tenho na barriga da perna.
    Foi operado para extração de uma pinta-mancha de nascença, com cerca de 1,5cm por 1cm.
    Depois da cirurgia foram retirados os pontos e fechou. Passados 15 dias aparece um altinho que foi inchando e doendo até que no seu topo rebentou e passou a sair muita linfa.
    O cirurgião que me operou, foi cuidando e tratando mas acontecia sempre o mesmo. A ferida fechava mas depois formava-se novo alto até que rebentava e la voltava a linfa a escorrer pela perna. Isto repetiu-se durante cerca de 2 meses.
    Comnão melhorasse o médico resolveu voltar a operar para proceder a uma raspagem de zona infectada.
    Acontece que parecia tudo correr bem mas ao fim de 15 dias voltou a abrir e começa tudo de novo.
    As análises da pinta e dos tecidos raspados deu benigna.
    Gostava de ter a vossa opinião por começo a desesperar. Como uma coisa que parecia simples já vai em 4 meses e não cicatriza estando sempre a correr liquido linfático.
    Agradeço antecipadamente a vossa ajuda e conselhos..
    Ar Sylva

  12. joão gomes comenta:

    10 abril, 2008 @ 8:20 PM

    oi meu nome é joão eu tenho 20 anos
    tenho anemia falciforme e hà 2 anos eu sofro com úlceras nas pernas.
    mais eu sempre mim esforso para tratar algumas ja se fecharam
    e hoje eu to com uma que ja dura 5 meses.
    eu fikei internado por causa dessa ferida e no hospital os enfermeiros
    passava uma pomada de nome KOLLAGENASE ai sarou mais passou um mes e voltou denovo e agora esta mais funda…..
    oque eu faço pq doi muito!! por favor mim ajude
    ki deus te abençoe!!!!!!

  13. rosângela ferreira comenta:

    19 maio, 2008 @ 10:12 PM

    tenho 26 anoa há 7 anos sofro co essas úceras q são refratárias fecha e abre.
    faço vários tratamentos com hidrocoloídes medicação via oral e nada,já até mim internei mas tudo e paliativo.eu quero uma ajuda de voCÊ, preciso melhora para meu bem está e qualidade de vida.obrigado

  14. katia comenta:

    12 junho, 2008 @ 3:58 PM

    meu pai tem ulcera em uma perna,porem é só uma ferida que sai pus,a perna dele esta enchada e a ferida parou de sair pus,mais a perna continua enchada e a outra tambem as pernas estão vermelhas e quentes.não sei o que fazer para ajuda-lo.o que posso fazer?

  15. Anelise Kreutzer comenta:

    18 junho, 2008 @ 9:42 AM

    Meu pai sofreu um acidente há 12 anos atrás e teve um esmagamento da perna direita do joelho para baixo, teve o rompimento de varicoses em 80% delas ficando assim com insuficiência de circulação do joelho até o pé, o qual incha muito e há muito vem tendo ulcera de perna, a pele abre formando aquelas feridas horrorosas, saindo um liquido o tempo todo, pois devido a isso ele está sempre com esta perna com faixas para que não suje a roupa e lençoi, só que ele ja está cansado e até ja pediu para que um médico amputasse sua perna por que não aguenta mais esse martirio, por tanto peço ajuda neste sentido, o que ele pode fazer para que isso cicatrize?
    Esclarecendo ele não tem diabetes, nem colesterol alto, somente usa rewmédio para pressão alta, pois este hoje está com 73 anos, e é um martirio para ele viver assim até……….

  16. Ney comenta:

    23 junho, 2008 @ 2:02 PM

    OLÁ, AO VER TODAS ESTAS MENSAGENS ME SENTÍ NA OBRIGAÇÃO DE ESCREVER.

    PARA SE TER RESULTADO NO TRATAMENTO DE FERIDAS É NECESSÁRIO QUE OS CURATIVOS SEJAM REALIZADOS POR PESSOAS COM EXPERIÊNCIA E SOBRETUDO COM INTERESSE NA ÁREA (É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR PROFISSIONAIS REALMENTE CUIDADOSOS).

    DURANTE MUITOS ANOS PERCORRÍ JUNTO COM MEU PAI POR DIVERSOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM SÃO PAULO (FORAM MAIS DE 10 LUGARES DIFERENTES), SEM MUITO RESULTADO.
    NO ANO PASSADO, FINALMENTE ENCONTRAMOS UMA CLÍNICA, E APÓS UM TRATAMENTO CUIDADOSO (SEM PRODUTOS OU PROMESSAS MIRACULOSAS), HOJE POSSO DIZER QUE NOSSA BUSCA TERMINOU.
    ACHO QUE VALE A PENA CONHECER. O NOME DO LUGAR É “CLINICA JABAQUARA”.
    DESEJO BOA SORTE E MUITA FORÇA PARA TODOS QUE ENFRENTAM ESTA SITUAÇÃO.

    NEY

  17. Warlley Brandão comenta:

    25 junho, 2008 @ 7:00 PM

    Eu tenho um colega de trabalho que sofre coma anemia falciforme, e ultimamente reapareceu as terriveis ulcerações. Já tinho tentando muitas pomadas para a cicatrização e nada resolvia, foi então que eu minha namorada que somos academicos do curso de farmácia e trabalhamos no ramo que decidimos pesquisar e formular um medicamento de uso tópico. O resultado foi incrivel e totalmente aprovado pelo medico especialista que esta o acompanhado.

  18. flavio motta comenta:

    18 julho, 2008 @ 3:29 PM

    minha avô tem uma ferida igual a essa da foto e morre de dor toda noite.gostaria que me informa-ce se aqui no RIO tem algun especialista que o senhor me indicace um abraço muito obrigado.

  19. EMILCE RAMOS comenta:

    4 agosto, 2008 @ 10:55 AM

    Meu cunhado com 81 anos de idade,está sofrendo muito com uma ferida na perna que está um pouco escura perto dos pés,ele cai muito e sente dor constante,já tomou antibióticos,antiinflamatórios,fez curativos e nada melhorou,não dorme e não deixa minha irmã 80 anos dormir.O que devemos procurar?Qual a especialialidade do médico?Pode ser geriatra?E tem algum lugar que faz gratuito? porque eles recebem um salário mínimo e não tem nenhum convenio médico.

  20. Jônatas Roschild comenta:

    6 agosto, 2008 @ 6:15 PM

    Olá! Meu avô tem, há anos, uma ferida no pé direito, no último mês começou uma pequena ferida de mesmo aspécto no pé esquerdo. Estou cada vez mais preoculpado, ele tem se recusado a buscar outros especialistas, isso porque considera infrutífira essa tentativa. Ele faz curativo duas vezes por dia, e lava uma vez a noite (acho), toma muito remédio pra dor, mais para o coração, etc. A conta da farmácia é grande no fim do mês, e sem resultados. A qualidade de vida não é boa. Quero ajudá-lo, mas não sei como. Moramos em Pelotas-RS. Alguém pode me ajudar?

  21. sirleny comenta:

    28 agosto, 2008 @ 5:21 AM

    OLÁ BOM DIA
    Minha mãe tem diabete toma insulina duas por dia e criou uma ferida enorme na perna as vezes sara uma e depois passa pra outra e assim vive a vida com dores insuportavés fica nervosa isto sem falar que fica anos sem sara uma ferida, ja usou varios tipo de pomada tomou varias besetassil e ja não pode tomar qualquer remedio pra aliviar a dor pois esta deixando ela cega. Gostaria muito de ajuda-la mais ja não sei o que fazer, por favor se poder nos ajudar eu agradeço imenso.obrigada
    sirleny

  22. paulo roberto comenta:

    12 novembro, 2008 @ 2:00 AM

    tenho ulcera cronica faço tratamento com sulfadiazina de prata mas abrem e fecham sozinhas sofro disso desde 2003 gostaria que me informassem um tratamento melhor ja que vivo ardencias nas pernas qual o melhor tratamento obrigado

  23. ROSA NUCITELLI comenta:

    14 novembro, 2008 @ 11:34 AM

    EU TENHO 42ANOS E SOFRO COM ESSA DOENSA A 16ANOS
    E ESPERO ALGUM DIA UMA CURA ALEM DOS TRATAMENTOS PRA Q EU POSSO TER
    MINHA VIDA SEM LIMITAÇÕES ….

  24. celio comenta:

    3 dezembro, 2008 @ 6:31 PM

    sou dila esposa do celio.meu pai tem 68 anos ele se chama manuel onorato tem diabetis odedo necrosou tevi q ser amputado. meu irmao edinaudo esta com ucera cronica ele tem 35anos.tivi afelicidade de encotrar uma medica maravilhosa q ama antes de tudo o ser humano e asim poso dizer q ela e uma medica excelente.posso dizer q ela e um anjo q deus colocou em nossas vidas. onome dela e rejane. quanto ao meu irmao edinaudo de 35 anos,ele presiza perder 60 quilos ou talvez fazer reduçao de estomago.como conseguir isto?

  25. DANIELE ROSA comenta:

    27 dezembro, 2008 @ 12:06 PM

    MORO EM UBERABA, MINHA MÃE HÁ SEIS ANOS SOFRE COM UMA ULCERA NA PERNA DIREITA, COMO AS OUTRAS COMEÇOU COM UMA PQNA MANCHA E SE TORNOU UMA GRANDE FERIDA. ELA JÁ FEZ ENXERTOS, DEBRIDAMENTOS E ATÉ MESMO UMA CIRURGIA NA SAFENA, ALTURA DA PERNA, ALÉM TBEM DE OUTRAS CIRURGIAS VASCULARES. SABE, É MTO DIFICIL, VÊ-LA SOFRER DE DORES, FICAR INTERNADA. NO CARNAVAL DESTE ANO, ELA TEVE UM DESMAIO E FOI LEVADA PELO SAMU COM CRISE DE CONSCIENCIA, DEVIDO AO TRAÇO DE ANEMIA FALSCIFORME. AGORA, ELA ESTA FAZENDO UM TRATAMENTO COM UMA JUNTA MÉDICA DE UM HOSPITAL AQUI DA CIDADE. E FOI ENCONTRADA UMA INFECÇÃO POR PSEUDOMONAS AURICULARES NA FERIDA. O TRATAMENTO É FEITO COM DUAS DOSES DE ANTIBIOTICOS VIA VENOSA POR DIA. É MTO DIFICIL!!!! ESPERO DO FUNDO DO CORAÇÃO QUE MINHA MÃE E TODOS QUE SOFREM DESTE MAL, ENCONTREM A CURA. NÃO PODEMOS PERDER A FÉ EM JESUS.

  26. Esmeralda comenta:

    28 janeiro, 2009 @ 10:39 AM

    Eu li cada relato aqui apresentado por voces no fundo são todos iguais sem solução mas eu tenho uma solução encontrei um medico que cura todas as ferida Jesus Cristo o medico dos medicos consulte ele e ficarão curados.

  27. VANESSA DE ANDRADE comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 9:13 AM

    OLA MEU NOME :É VANESSA E TENHO 18 ANOS, BOM TENHO UMA FERIDA NA PERNA A 1 ANO
    QUE NAO SICATRIZA JA FIZ FARIOS HISAMES MAIS NAO NAO DEU NADA SÓ UMA INFECSÃO
    NA PERNA EU NAO SEI MAIS O QUE FAZER!……..

  28. joaldo araujo comenta:

    24 fevereiro, 2009 @ 5:15 AM

    Ola me chamo Joaldo ,Minha avo tem uma ferida na perna ha mais de 20 anos
    e ate agora nao consegiu um remedio tratamento que a curasse com o tratamento que vem fazendo as vezes cicratriza mais logo volta tudo de novo.
    O que devemos fazer ,vcs tem como me ajudar de alguma ?Qual tratamento ela deve fazer para acabar com essa ferida. Espero q possan me ajudar, dessde ja agradeço a sua atençao.

  29. sonia espilari comenta:

    15 março, 2009 @ 4:56 PM

    Oi me u nome é sonia, e 4 anos surgiu uma ferida no meus dois tonozelo fui a um dermatologista que fez uma biopsia, e descobriu ser uma vasculite, ao qual nunca ouvi falar depois de tomar varios corticoides que me fizeram ficar toda inchada e pomadas, depois de 6 meses elas fecharam, e un ano depois voltaram no mesmo local comecei o tratamento tudo de novo meu medico resouveu passar benzetacil ai elas fechara mais rapido ,agora depois de 1 ano ela está de volta agora mais em cima tomei de novo a benzetacil mais não está adiantando não sei mais o que fazer já usei varias pomadas e nada, inclusive a kolagenase por favor me ajudem.

  30. edel comenta:

    22 março, 2009 @ 12:14 AM

    Meu marido tem 57 anos e sofre com as ulcerações nas pernas hà pelo menos 25 anos.
    Ele já fez inúmeros tratamentos, inclusive fitoterápicos.Creio que só de benzetacil ele fez umas 300 injeções neste período. Ele sofre terrivelmente com as dores, principalmente quando toma alguma cerveja ou come alguma carne mais gordurosa ou salgada. Será que é consequência de algum problema vascular ? Ou outro? E a dor! Não é possível que com os avanços da ciência com relação à dor ainda não haja alguma medicação que seja pelo menos paleativa e que o ajude a suportá-la.
    Sabemos que só existe UM com o poder de curar todos os males, mas nós somos humanos, e creio que Deus permite e deu sabedoria aos homens , no caso, médico, para que possam ajudar e aliviar o sofrimento daqueles que necessitam.
    Por favor doutor, envie-nos orientações sobre um efetivo tratamento.
    Somos do RS- Arroio do Padre.
    Obrigada.

  31. eguinaldo comenta:

    29 março, 2009 @ 12:56 PM

    eu bati com a canela em um banco de madeira (talvez com fungos) abriu um corte bem pequeno na canela derrepente virou uma ferida enorme coisa de 1 semana e a panturrilha e a perna ficaram muito gorda e roxa…depois de uns 15 dias fui ao medico tomei muito tempo antibioticos a ferida fechou depois de 3 meses perna ficou da cor normal desinchou mas ainda é um pouco mais grossa que a outra..no entanto a dor perto do osso da canela é trrivel quando faço qualquer tipo de esforço a dor vem com tudo ja estou asim ha 1 ano e meio..fiz ressonanca magnetica dizem que tem ums fistula mas que nao dá pra fazer nada..

  32. maria jose comenta:

    17 abril, 2009 @ 6:46 PM

    oi meu pai tem uma ferida a 4 anos ele ja é idoso qual o melhor tratamento?

  33. tety comenta:

    2 maio, 2009 @ 10:31 AM

    oi ,puxa essa explicação é muito detalhada e eu tenho apenas 11 anos e fiz a pesquisa pois eu quero ser uma médica de sucesso e já comecei aestudar para isso desde pequena

  34. arnaldino comenta:

    24 maio, 2009 @ 7:53 AM

    Ola Doutor!
    Meu pai tem 72 anos de idade e há mais de 20 anos tem uma ulcera na perna esquerda parecida com a ulcera da foto. Já foi em vários médicos, geriatra, dermatologista, clínico e nada de cura. Já tomou vários medicamentos inclusive injeções e a ferida continua aumentando de tamanho.

    Por favor nos envie orientações, para um possível tratamento.

    Atc.
    Arnaldino.

  35. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    24 maio, 2009 @ 10:37 AM

    Arnaldinho,

    Após uma cuidadosa avaliação clínica, é necessário uma biópsia para estudo anatomopatológico da lesão. Alguns casos o diagnóstico do tipo de úlcera só pode ser feito por este método.
    O tratamento depende do diagnóstico.
    Consulte um angiologista.

  36. carla ribeiro comenta:

    29 julho, 2009 @ 2:59 PM

    Minha mae tem ulcera na perna faz tratamento com pomadas mas nada adianta, a ferida cada dia q passa abre mais ela esta sofrendo. Qual e o tratamento adequado precisamos saber,por favor1

  37. Edison.a.f. comenta:

    4 outubro, 2009 @ 9:40 AM

    CONFORME PESQUISAS REALIZADAS ANTES DO ADVENTO DOS ANTIBIÓTICOS,QUE HOJE ESTÁ PERDENDO A GUERRA CONTRA AS BACTÉRIAS MAIS AGRESSIVAS QUE ATACAM O HOMEN,DEVEMOS VOLTAR USAR A PRATA COLOIDAL PARA CICATRIZAR FERIDAS,PORQUE APRESENTA RESULTADOS SURPREENDENTES NO COMBATE INFECÇÕES LOCALIZADAS,BEM COMO AJUDA NA CICATRIZAÇÃO DE MODO GERAL-

    PROCUREM SE INFORMAR SOBRE PRATA COLOIDAL NA INTERNET-EXISTEM MUITA INFORMAÇÃO A RESPEITO EM VARIOS SITES SÉRIOS SOBRE O TEMA.

  38. paulo roberto comenta:

    8 outubro, 2009 @ 10:34 PM

    tenho a muito tempo úlcera crônica trato a muito tempo, elas fecham e abrem sozinhas faço tratamento com um angiologista; já tomei vários remédios mais as feridas qd estão quase secas torna abrir novamente , faço curativo com sulfadiazina de prata e soro fisiologico deixo tampadas durante todo dia devido o local onde moro, gostaria de saber se o tratamento é correto e se isso tem haver com genética, já que minha mãe e vó tinham também e acontecia da mesma forma que acontece comigo abria e fechava sozinha. hj estou afastado do trabalho desde 2003; o meu trabalho é em pé pois sou auxiliar de cozinha. este tipo de trabalho atrapalha minha cicratização. obrigado pela atenção e resposta.

  39. jacira moreira comenta:

    25 outubro, 2009 @ 9:28 AM

    MINHA MÃE TEM ULCERA NA PERNA E USA COLAGENASE. QUERO SABER PRA QIE SERVE ESSA POMADA, POR QUE CAUSA TANTA DOR E POR QUANTO TEMPO DEVE SER USADA. E O QUE ELA DEVE USAR COMO CICATRISANTE?.

  40. regina fernandes da silva medeiros comenta:

    16 novembro, 2009 @ 7:40 AM

    Meu pai tem ulcera varicosa nas pernas a mais de um ano, eja tentamos de tudo quero colocar kollagenase, agora sera que e indicado no caso dele, pois a ulceras ja esta bem menor do que era antes, por favor me deem uma resposta rapida grata

  41. ciatya habitzreuter comenta:

    12 janeiro, 2010 @ 5:52 PM

    ola!!bom estou lhe escrevendo,pois minha mãe esta com uma ferida na perna!!!
    gostaria de ajudar…ela ja fez mutas coisas para tentar fechar mas não conseguiu…
    muinto obrigada e aguardo uma resposta de vc’s….
    grata….

  42. denise santos comenta:

    17 janeiro, 2010 @ 4:40 PM

    Ola, minha mãe é diabética, tem 73 anos e tem outros problemas de saúde. Ela apresenta pintas nos pés até a altura do tornozelo e até hoje não temos nenhum diagnóstico de médicos sobre isso. Há momentos que melhora outros que clareiam alguns pontos. O que poderá ser isso?? eo que devemos fazer e quem procurar??
    Obrigada

  43. Claudia comenta:

    20 janeiro, 2010 @ 8:08 PM

    Ola, meu marido quebrou o femur em dois lugares(colo e meio), e colocou haste e16 parafusos há 4 meses, mas ainda sai um liquido com aspecto de sangue diluido de um ponto, não está inflamado, nem vermelho em volta e o liquido não tem cheiro, perguntamos para o medico, ele passou um dreno e lavou com soro, e disse que é assim mesmo, mas como ele não explicou direito (e tbm não teve vontade de explicar), alguem poderia me exclarecer sobre isso?Uma amiga me disse que esse líquido é chamado de fibrina, a informação procede?Por favor, alguem responda…

  44. girlene campos comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 11:23 AM

    sou enfermeira e temos um paciente com anemia falciforme ele tem a ferida na perna (canela) a mais de 15 anos e ela nao sicatriza,ele faz curativo duas vezes por dia e faz uso da pomada kollagenaze,e acho que nao faz efeito pois ja faz uso a muitos anos e nao temos ate hoje nenhum resultado positivo,ela so se encontra abrindo.pedimos ajuda para esse paciente!!!!!!!!! gostaria de ter alguma sugestao para fazer o curativo!!!

  45. regina fernandes medeiros comenta:

    22 janeiro, 2010 @ 11:53 AM

    MEU PAI POSSUI ESTAS ULCERAS A MAIS DE UM ANO ESTOU CONSEGUINDO SICATRIZA-LAS, UZANDO KOLLAGENASE E DERSANI MAS,PARA AQUELES QUE USAN KOLLAGENASE, TEM OUTRA POMADA TÃO BOA QUANTO FRIBASE,DERSANI E SORO, TODOS OS DIAS ESPERO TER AJUDADO

  46. Ariane Lima comenta:

    3 fevereiro, 2010 @ 9:15 AM

    Minha mãe possui manchas pretas em uma das pernas. Ela foi ao médico, que solicitou a ela uma biópsia. Depois disso começou a piorar, no entanto, antes dela retirar um “pedaço” da perna ela não sentia dores, nem inchaço, o que vem ocorrendo com frequencia agora. Gostaria de saber se pode ser úlcera crônica e qual o procedimento, o que ela pode fazer para que melhore.

  47. Maria Goreti Pelissari comenta:

    12 fevereiro, 2010 @ 6:13 PM

    Em dois anos, passei por duas cirurgias, fiz duas internações, engordei 40 quilogramas, emocional está a zero. Tudo começouy com um cabelo inflamado, hoje o dedo em que inflamou o mesmo está quebrado e tem uma ferida que não cicatriza e médicos diagnosticaram osteoomielite. Não dói, mas o pé está deformado. Há cerca de seis meses aparceu uma úlcera na perna esquerda. Fui internada para averiguação de ambos os problemas, mas nada fizeram. Fiz um eco coler doples na perna e não foi constatado trombose. Estou tentando médicos para me ajudar, mas aqui as condições são difíceis, afinal não se tata só do questão física, mas também e emocional. Tenho uma carga grande de problemas e tenho que conviver com eles e taambém resolver o resto. Está difícil. Gostaria de virar cobaia de algum profissional e depois eu seria seu marketing. Hoje, uso açúcar e lavo com soro fisiológico. A ferida na perna dói excessivamente.
    Obrigada por enquanto.

  48. Maria Goreti Pelissari comenta:

    12 fevereiro, 2010 @ 6:14 PM

    Em dois anos, passei por duas cirurgias, fiz duas internações, engordei 40 quilogramas, emocional está a zero. Tudo começou com um cabelo inflamado, hoje o dedo em que inflamou o mesmo está quebrado e tem uma ferida que não cicatriza e médicos diagnosticaram osteoomielite e querema amputação, mas ainda não tive coragem. Não dói, mas o pé está deformado. Há cerca de seis meses aparceu uma úlcera na perna esquerda. Fui internada para averiguação de ambos os problemas, mas nada fizeram. Fiz um eco coler doples na perna e não foi constatado trombose. Estou tentando médicos para me ajudar, mas aqui as condições são difíceis, afinal não se tata só do questão física, mas também e emocional. Tenho uma carga grande de problemas e tenho que conviver com eles e taambém resolver o resto. Está difícil. Gostaria de virar cobaia de algum profissional e depois eu seria seu marketing. Hoje, uso açúcar e lavo com soro fisiológico. A ferida na perna dói excessivamente.
    Obrigada por enquanto.

  49. carlos comenta:

    27 março, 2010 @ 6:36 PM

    ola é com muito respeito e gratidao a DEUS, que vou lhes contar como minha avo foi curada dessa terrivel doença, a qual a fez sofrer por mais de 30 anos,e que a medicina ainda nao encontrou a cura.Minha avo foi fazer uma visita a uma igreja evangelica pentecostal à convite de uma filha sua, nao vou falar o nome da denominaçao, porque nao é a placa da igreja que cura, e sim o medico dos medicos Sr. e Dr.JESUS CRISTO!Apos terminado o culto que dura aproximadamente 1:30 minutos,minha tia falou á minha avo , que devia pedir uma oraçao ao pastor e contar-lhe do problema da ulcera na perna que a afligia por mais de 30 anos.Assim foi feito, O pastor a ungiu com o oleo santo que fica em cima do altar, e orou por ela pedindo a DEUS em nome de JESUS a cura, após a oraçao , minha vo com a grande FÉ que tinha em DEUS começou a sarar, e em poucas semanas a ferida sumiu e nunca mais voltou…Procure uma igreja evangelica seria! peça uma oraçao e tenha uma Fé forte, que eu tenho a certesa Deus vai te curar! Eu vivenciei isto espero ter ajudado fique com DEUS!

  50. DEBORA comenta:

    8 abril, 2010 @ 8:21 PM

    ola
    minha mae esta com uma ferida a ponta do dedo que nao melhora de jeito nenhum ela esta com aspecto amarelado ela toma ciproxacino. clandamicina, iiroxul, dersani
    eu gostaria de saber de uma pomada boa para cicratrizar

  51. vanessa comenta:

    4 junho, 2010 @ 9:19 PM

    oi,tudo bem?
    o caso do meu pai se prolonga a mais de 10 anos,ele tem duas feridas em cada perna ,ja foi internado varias vezes,sempre fazendo curativos nos postos,so que agora se agravou,ele e hipertenso e obeso,como ele esta internado a quase 1 ano,ele emagreceu por pouca alimentacao dada no hospital,caiu da cama,e nao trataram os joelhos direito e por muito tempo deitado os joelhos atrofiaram,ele nao esta conseguindo,andar,sentar,fazer a fisioterapia,pois qualquer movimento as feridas sangram muito,com isso ele tem uma anemia profunda,que teve que tomar varias tranfusoes de sangue,ele esta numa instituicao publica,pois nao temos meios de pagar plano de saude,e essa instituicao,nao tem remedios adequados,duas semanas atras ele quase veio a falecer pois teve hipoglecemia,parece que foi umas das causas,ainda tenho que conversar com o medico para saber mais o que houve,conseguiram estabilizar o quadro,ele tem 64 anos,e totalmente lucido,nao consegue nem sair da cama.o que faco? como posso dar um novo recomeco para ele,tentando de alguma maneira um tratamento,um medico,remedios,nao sei,estou perdida,so vejo o sofrimento dele naquela cama,me ajudem,por favor.

  52. Cristina Monteiro comenta:

    21 junho, 2010 @ 10:20 PM

    Fiz um traumatismo na canela da perna devido a uma queda, fiz tratamento médico com vitamina A para sarar a ferida que tinha pús. Mas essa ferida fechou mas ainda não está devidamente curada e fiquei com placas de sangue coalhado nessa zona.
    Essa região doi-me. O que me aconselha a fazer?
    Disseram-me que tinha que usar meias de descanço para fazer tração.
    Aconselhem-me p.f.

  53. maria amelia teixeira araujo comenta:

    10 julho, 2010 @ 12:11 AM

    Passei por uma crise de hipertireoidismo em 2007 , quando estava com 44 anos , tive dores articulares terríveise perdi do dia para a noite a visão do olho erquerdo com um súbito aumento da pressão ocular, Dois meses dpois apareceram feridas naspernas nas partes infeiores que não cicatrizaram e tive que me internar para passar por debridamento, a tireoide demorou muito para compensar. No ano passado tive nova crise de tireoide e novas feridas que vieram depois. Os médicos suspeitam de lúpos mas nunca nenhum exame acusou, estou desde o ínicio do ano com feridas , inclusive agora estou com erisipela , mas a tíreoide está compensada, já fíz vários exames de doenças infecciosas e ainda bem que não deu nada, será que tem ligação com o hipetireoidismo? Passei por váris especialistas e ninguem nunca descobriu nada, gostaria que me orientasse a respeito do meu caso. Obrigada.

  54. ariana comenta:

    17 julho, 2010 @ 6:30 PM

    gostaria de saber pois o meu pai tem ulcera cronica no pe e agora esta espalhando pelo o corpo todo iso e normal ele tem 64 anos e qual sera a pomada que temos que passa ele ja foi internado e eles fala que nao que as bolha que esta saindo pelo o corpo dele nao e ulcera e sim porque ele fica deitado o dia intero sera que pode ser isso mais eu acho que nao pois sao bolhas que nao cura ela vao aumentando nao sei o que eu fasso auquei pode me explicar o nque podemos fazer para melhora as feridas dele

  55. dulcinea nascimento comenta:

    18 outubro, 2010 @ 11:28 AM

    a minhaa mae o ano passado amputou um dos dedo de pe ela nao e diabeti e nein tem outros proplemas de saude so mesmo a ma sirculaçao das perna ela fumava e entao quando descobriu que tinha este praplema ela deixou de fumar so que ja faz 7 meses que ela fez a sirurgia e nada de sarar ela asvezes fica dezanimada porque doi muito queria saber algul remedio para ponder sicatrizar espero que vcs possa me ajudar muito obrigada

  56. Elair Gonçalves comenta:

    15 novembro, 2010 @ 10:15 AM

    Entrei neste site p/ conseguir o mm que todos procuram. AJUDA. Extrema necessidade de ajuda à uma pessoa que possui uma ferida cronica na perna. Porém,ao ler todos comentarios,cheguei a conclusão que meu esforço será em vão e o melhor que tenho à fazer é não me estressar,poupar meu dinheiro e ocupar o meu tempo com outra coisa mais importante que não seja ficar correndo de hospital em hospital;exceto muita dedicação,cuidados,carinho e,principalmente,nunca abandoná-la naquilo que está ao meu alcance,pois nem os exames mais avançados;como a Biópsia que o Dr Armando sugeriu p/ o Sr Arnaldinho e a Sra Sonia Espilari realizou sem sucesso,os melhores especialistas e os medicamentos mais caros,serão capazes de eliminar estas úlceras.

  57. Luiz Almir Dias comenta:

    18 fevereiro, 2011 @ 4:17 PM

    Sou Técnico de enfermagem, realizo curativo 2 x ao dia numa pacte. de 60 anos com ulcera venosa de perna na qual sua extensão é de toda a circunferência.A ferida está com aspecto amarelo e muito exsudato, usei kolagenase c/ cloranfenicol mas não surtiu efeito positivo, agora uso um creme à base de sulfadiazina de prata.O que poderia ser mais eficiente, em se tratando de pomadas para ser usado?

  58. wagner garcia comenta:

    31 março, 2011 @ 1:34 AM

    Doutores e Pacientes com úlceras
    Sofro deste mal a anos e contabilizando o nº de medicamentos que ja usei sem sucesso, fico até descrente da medicina.
    Mas sei que o tratamento hiperbarico é uma boa alternativa com chances de cura (custo muito alto e planos não liberam)
    E agora uma luz no tunel a pomada cujo principio ativo é o plasma sanguineo , esta dando resultados incriveis , mas ainda esta em estudo ou seja , fase experimental pela faculdade que pesquisou o invento.
    Todas as pomadas Dermazine-iruxol-colagenase -coast gel- para este tipo de bacteria não produze, efeito.
    O enfaixamento da ferida é invasivo e causa dor e retarda a cicatrização.
    Os antibióticos de amplo espectro tais como benzetacil , pv oral- fluorexitina- não conseguem destruir as bactérias.
    Tem feridas que atingem a profundidade de 1 a 1,5 ctm (minha esta com 1 ctm ).
    para piorar a situação o angiologista acha necessária a cirurgia venosa , passou os exames prós operatórios , mas o INSS (pericia) negou o pedido de auxilio doença.
    Que pais de miseraveis , vc trabalha 40 anos sem solicitar auxilio e quando vc precisa o médico do INSS simplesmente diz que não….Tambem estou pesquisando sobre pasta feita com óleos graxos e principio ativos de plantas , e quando concluir e funcionar , passo a formula
    Obrigado desde já
    Wagner Garcia SG RJ

  59. Carmen comenta:

    19 abril, 2011 @ 9:45 AM

    Espero que ajude. O meu pai sempre aparece escaras, e uma enfermeira me ensinou oleo de ozonio em vez de dersani ou AGE.O ozônio medicinal tem propriedades altamente bactericidas, fungicidas e antivirais. Usado extensamente para desinfetar
    feridas infectada. O oleo tem efeito muito bom. Venho usando a dois anos. Pesquise mais na internet que vcs encontram.
    Carmen

  60. roseli Martins comenta:

    8 maio, 2011 @ 11:03 AM

    Meu pai tem 89 anos. Tem problemas de coração mas naõ tem diabetes nem colesterol enfim seus exames sempre estão bons . A alguns anos tem úlceras vericosas segundo o médico devido as varizes. Atualmente está com várias feridas e seu cardiologista falou que tem zipra junto. Qual o tratamento adequado para zipra? Tem cura? As úlceras tem cura? Qual seria o especialista adequado para cuidar das pernas dele já que o vascular não está conseguindo curá-lo?
    OBS: Está tomando amoxilina e fazendo curativo com dersani. Para dor toma tilex.
    Aguardo resposta

    Roseli

  61. mariza comenta:

    8 maio, 2011 @ 11:02 PM

    Minha mãe tem ulcera varicose a mais ou menos 23 anos desde então já foram várias feridas que abriram e fecharam mas o mais estranho é que o medicamento que cura uma não cura outra, ela já usou varias pomadas, bota de una quente, bota de una fria varios tipos de curativo que até ajudaram a fechar mas sempre volta a abrir, e o pior é que a região na volta da ferida fica muito dolorida e qualquer curativo que faço não posso enrrolar a perna porque ela se queija que é muito dolorido é dificil ver ela sentindo dor e não saber o que fazer.
    No momento estou usando papaina 4% para remover a infecção e kollagenasse com clorafenicol, mas não esta cictrizando m falaram que hidrogel ajuda a cicatrizar gostaria de saber se alguem teve algum resultado positivo.
    Desde já agradeço.
    Mariza – Esteio/RS

  62. maria de fatima ramos comenta:

    13 maio, 2011 @ 3:32 PM

    estou desesperada pois minha mae tem uma ferida na perna e sofre muitas dores nao dorme a noite , e ja esta em tratamento a anos e nada da resultado, e ja esta resistente a varios medicamentos ,fizemos uma cultura e deu piseudomonas sp. ja tomou um monte de antibioticos e nao adintou nada por favor me ajudem , me indiquem uma clinica sei la alguma coisa pois nao aguento mais vela sofre ela tem 74anos e diabetica e ipertença.

  63. Vera lLucia Franco de Godoy comenta:

    16 maio, 2011 @ 10:35 PM

    Gostaria de saber mais sobre o sarcoma.É cancer?

  64. Dalva Santos comenta:

    5 junho, 2011 @ 11:40 PM

    Olá gente vocês estão procurando remedio para curar feridas usem o oleo de copaiba para fazer o teste comecem usando em uma pequena parte da ferida duas vezes ao dia, lave o local com agua boricada encontra-se nas farmácias, enxuge e aplique o oleo e observem o resultado pois usei em minha avó de 85 anos e ela ficou totalmente curada, quando usar o oleo ele vai puxar a carne para cicatrizar isto incomoda um pouco mais não se preocupe porque ele faz isso para sarar o local da ferida. depois comentem sobre o resultado.

  65. maria de fatima ramos comenta:

    13 junho, 2011 @ 12:08 AM

    hoje converçado com um amigo ,ele me disse que um senhor amigo dele currou -se da ulcera usando gracha de caminhao,achei um absurdo mas ele disse que vai trazer o homem pra falar comigo disse tambem que nao doi. minha mae tem ulcera mas ela nao tem corragem de usar so acredita em remedios e ja se trata a 8 anos e nada.ha se alguen souber o que fazer pra acabar com as dores me digam por favor.

  66. jaciara comenta:

    14 junho, 2011 @ 9:07 PM

    ola meu nome e jaciara, meu marido tem uma ferida na perna a anos, moramos aqui na bahia gostaria de saber se aqui ja disponibiliza do curtivo de plasma, ou aonde posso encontrar? obrigada aguardo anciosa a resposta.

  67. launice lomar calegari comenta:

    16 junho, 2011 @ 12:43 AM

    Meu marido tem osteomielite cronica e já retirou o colo do femur em ambas as pernas. Na última internação, em 2010, adquiriu uma escara no pé que hoje é uma ferida circundada por uma pele dura e branca, com a carne vermelha e um ponto escuro em determinada parte. Faço curativo uma vez por dia com Debrigel. Já gastei muito e sem resultado. O que fazer para cicatrizar? Meu marido fuma e está paraplégico há 20 anos. Tem Artropatia de Charcot, diagnosticada há 20 anos, já houve destruição na cabeça do úmero, colo do fêmur (2 pernas). Preciso que esta ferida no pé seja curada o mais rapido possivel, pois o pé já está inchando e em volta da escara a pele está ferida.

    Obrigada

  68. adrianacarvalho rodrigues comenta:

    22 junho, 2011 @ 2:16 PM

    oi tenho diabetes tomo metiformina 850 há uns cinco meses apareceram umas feridas em meu corpo e principalmente na perna direita elas q

  69. adrianacarvalho rodrigues comenta:

    22 junho, 2011 @ 2:28 PM

    tenho diabetes e ha uns cinco meses apareceram umas feridas em meu corpo parecidas com sarna principalmente em minha perna direita, meus medicos trataram como sarna e nada que fizeram teve melhora. tenho filhos e ninguem pega de mim, queima muito da uma casca dura que sai sozinha e volta a abrir, sinto vergonha de colocar uma bermuda pq estou toda marcada . queria saber se isso tem alguma coisa haver com a diabetesalem da diabetes sou hipertença grave e tenho coraçao grande, faço uso de metiformina 850 , propanololde 40, furosemida de40,apresolinade50,enalapril de 10espirilactonade100,ass infantil,sinvastatinade20e para as feridas ja fiz uso erevectina,loratadina,pomada betametazona,dexametazona,neomicina e nada resolve me ajudem se alguem puder me esclarecer eu agradeço .obrigado

  70. maria de fatima ramos comenta:

    23 junho, 2011 @ 12:00 AM

    adriana tenho uma amiga que tem uma ferida igual a sua a anos mas agora ela esta boa esta usando um antialergico chamado histamin (maleato de dexclorfeniramina.) ha ti aconcelho a se apegar com deus pq so ele pode nus libertar de todos os males.

  71. vilson comenta:

    29 junho, 2011 @ 11:51 AM

    Oi bom dia a todos, estou com uma feriada que esta me incomodando , estou assustado, e gostaria de arumar um rémedio eficas para o tratamento , quem conheser, por favor me endique, desde já agradeço, aguardo reposta

  72. vilson comenta:

    29 junho, 2011 @ 11:54 AM

    meu email é vilsonaki@live.com

  73. Edison a. ferreira comenta:

    4 julho, 2011 @ 10:24 PM

    Estive lendo todos os pedidos de ajuda neste site e fico espantado com a quantidade de pessoas que tem praticamente o mesmos
    problemas de saude,a grande maioria está sem esperança de cura e gastando muito com muitos remédios diferentes para amenizar
    os sintomas das doenças sem conseguir resultados,portanto acho que a medicina atual está perdendo a guerra contra as doenças novas que vem aparecendo ultimamente,por isso devemos procurar novos caminhos para tratamento destes males que tanto afligem as pessoas,procurem tratamentos alternativos como;PRATA COLOIDAL,SUPLEMENTO MINERAL MMS,BICARBONATO DE SODIO
    CHAROPE A BASE DE ALOE VERA DO FREI ROMANO ZAGO,CLORETO DE MAGNESIO(SAL AMARGO),Procurem tratamento Homeopático,
    precisamos encontrar tratamentos que acabem com a doença e não tratamentos que ficam amenizando os sintomas sem resolver
    a principal causa dos sintomas que é a doença .Boa sorte

  74. Enilda Bollmann comenta:

    22 julho, 2011 @ 6:50 PM

    Olá, concordo com Adison. precisamos usar mais o conhecimento dos antigos… deve haver algum chá ou medicamento natural que possamos limpar o organismo. Mas fico muito triste de saber que são tantos com essa doença e nao encontram solução,
    inclusive minha mae, ela tem essa ferida a 45 anos, tem controlado bem com os chás que toma e usa pra lavar o ferimento, mas o problema é a dor… chega ficar sem ar, e só piora quando está pra chover, ela é alérgica a medicamentos, então tem que se virar…
    JESUS, olhes por todos nós, amenise essa dor, faça com que essas pessoas tenham um pouco de alegria.

    Boa sorte a todos

  75. rivanilde isidoro dos santos comenta:

    29 julho, 2011 @ 10:25 PM

    ola tenho anemia falciforme estou curiosa pra saber a idade de vida que esses pacientes pode chegar….por favor responde pra mim…todos do meu conhecimento morreram cedo ….quero saber se existe paciente que chegou até aos 80 anos ou mais….aguardo resposta…seja franco….eu sou um pouco relaxada nao sigo o tratamento ao pé da letra…dependendo da resposta vou tomar medicamentos certinhos…um abraço…

  76. jaqueline souza comenta:

    29 agosto, 2011 @ 5:58 PM

    Boa Tarde!!!

    Alguns meses machuquei minha perna acima do tonozelo , ficou apenas um corte fiquei cuidando em casa.
    depois de uma semana fui ao mèdico o mesmo informou que já era uma celulite porém passou varios antibioticos e não fazia efeito.Depois e nisso se passou um mês. até que fui enternada e não era mais uma, celulite virou uma ulcera fiz uma piquena raspagem na perna , hoje estou fazendo um acompanhamento com , cirugião plastico , estou com muito medo de perde minha perna , meu tonozelo vive inchado quero uma opinião de vcs quanto tempo demora pra uma ferida desse tipo cicatrizar
    por favor me responda .

    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  77. Aurelina comenta:

    3 setembro, 2011 @ 10:05 AM

    Entrei estava lendo, tantos pedidos de ajuda, então eu me pergunto será que essas pessoas , já buscaram ajuda dos médicos dos médicos? Jesus é o médico que soluciona esses problemas , não tem ferida cronica que ele não pssa fechar, voce s naõ vaõ gastar nada , mas existe uma condiçaõ que é premordial sem essa condiçaõ é impossível, que condiçaõ ter FÉ, o Senhor naõ age por dó ou pena, somente pela FÉ, ele diz na sua palavra que sem fé é impossível agrada-lo,leia Isaías cap.53 v 4 e 5, medite nessa palavra e ponha sua fé em açaõ, repreenda ,paraliza e manda embora esses males! nós temos autoridade em o nome de Jesus! ele nos deu autorizaçaõ para usar o seu nome em qualquer situaçaõ, ele diz em meu nome expulsarão demonios e curaraõ enfermos, muitas vezes as pessoas dizem, mas eu tenho orado pedido a Deus cura e nada! mas naõ vai mesmo acontecer sabe porque? ele já fez isso na cruz do calvário, ele levou a sua a minha enfermidades e em Isaías 53 ele naõ diz que nós vamos ser curados lá ele declara que nós já fomos sarados, é só tomar posse! não precisa ficar orando toda ora, fazendo a mesma oraçaõ, só basta uma vez exija ordene em o nome de Jesus que o mal saia, e fique firme, naõ retroceda, profetize eu estou curada(o) eu já orei e determinei, e veja as suas pernas perfeita a sua saude restaurada, resumindo o seu o nosso remédio chama-se Jesus e não tem contra indicaçaõ e cura todo e qualquer mal seja Espiritual ou Físico Amém! Faça isso e verás , espero ter ajudado falo por experiencia própria, tive dois problemas sério, um dia cortei o tendão da perna, onde o médico disse que iria me operar depois de tres meses de sofrimento, mas ele deixou claro que ele não garantia que eu não ficasse com sequela, por que o tendaão poderia ficar curto, eu naõ aceitei e disse a ele, ninguém vai mais colocar as mãos , e disse a ele de uma coisa eu tenho certeza com dificiencia eu naõ vou ficar, sabe porque ? o Deus que me fez ,me fez perfeito e fui embora depois disso se passaram mais uns dis ou tres meses, fui pregar para uama senhora em uma festa de aniversário ela estava reclamando disso e daquilo eu falei de Jesus e falei sobre o que está escrito em Isaías 53, 4, e5, ela me respondeu sem pensar, mas então porque voce está arrastando a perna? entaõ devia estar curada eu me calei , e ia saindo ninguém riu mas ficaram me o olhando, dei tres passos eu entendi, o inimigo queria me envergonhar e eu voltei e perguntei a ela , quem disse que não estou curada? e afirmei com toda fé , eu estou curada só falta eu aprender andar direito, foi a oportunidade que eu tive de gloficar o meu Deus, pois só pude perceber que naõ estava mas arrastando a perna e que o caroço do tamanho de uma bocaiuva tinha desaparecido estava somete a cicatriz,então eu comecei a chorar e glorificar o Senhor e aprendi: a determinar e deixar de dizer se Deus quizer, se ele já disse que nos somos sarados! ponha fé em açaõ

  78. cristina comenta:

    19 setembro, 2011 @ 7:39 PM

    Todos que escrveram sobre essas feridas existe só um meio para curá-las, procure o médico dos médicos. Vá na igreja mundial, e peça par um obreiro orar por voce, e depois verá o que vai acontecer.

    Um milagre em sua vida.

    Deua abeçoe.

  79. Anônimo comenta:

    23 setembro, 2011 @ 2:47 PM

    Para jaqueline souza

    Existe um olçeo chamado oleo de ozonio, este é muito bom para feridas de dificil cicratização. procure na internet p compra.

  80. Polyanna comenta:

    27 setembro, 2011 @ 1:25 PM

    Olá minha mãe tem uma ulcera venosa na perna, ela tomava todos os tipos de medicamento mais nenhum foi ultima pra nada..
    Um dia meu marido pesquisando na internet sobre a doença, achou uma membrana que se coloca em cima da ferida ela vai puxando a secreção de dentro pra fora, e melhorando bastante, ….
    A ferida da minha mae não fecha mais rapido pq ele não tem repouso, pq diz que o repouso tambem ajuda muito…….

    Vcs podem compra pela internet, conversem com eles http://www.membracel.com.br

  81. sandro oliveira comenta:

    4 outubro, 2011 @ 12:59 AM

    olá eu gostaria de saber onde eu consigo comprar o curativo de plasma, pois a minha mãe tem uma ulsera varicosa em uma das pernas? já eiste disponibilidade deste medicamento?
    grato pela atenção.

  82. Polyanna Campos Martins comenta:

    4 outubro, 2011 @ 2:22 PM

    Boa tarde……..

    Achei a membrana vasculhando o google….. Entra no site da empresa http://www.membracel.com.br, ai vc le todo o site e envia um email pra eles que eles te falam o valor da membrana, com o frete, a da minha mae está fechando bastante, no caso dela so não fecha mais pq ela não tem repouso, pq quanto mais repouso melhor a cicatrização…..

    Tira foto da ferida dela e manda pra eles pois eles tem um enfermeiro que analiza as fotos……

    Entra lá, que pra ela resolveu bastante………

  83. mara comenta:

    30 outubro, 2011 @ 8:29 PM

    minha mae sempre tem essas feridas (ulcera varicosa) ela tenta sempre fazer um curativo ,ate que a ferida fica enorme ,o unico
    lugar que cura esta feridas e quase sem dor e na clinica jabaquara (pesquisa pela internet o endereço ) passa por uma consulta e depois fica fazendo curativos (e meio caro mas nao adiante fazaer em outro lugar so gasta dinheiro e nao adianta ,o bom e quando a ferida esta pequena (o tratamento fica mais barato ) mas eles tratam de qualquer tamanho de ferida . todos que estao
    sofrendo com isso ,pode fazer tratamento la ,eu garanto e o unico lugar que trata ate as feridas fecharem.

  84. regina comenta:

    19 novembro, 2011 @ 5:25 PM

    oi,gente,o meu pai também tem ulcera varicosa está um desafio muito grande para nós (família) já tentamos no posto de saúde não conseguimos um resultando bom, pois agora estamos em uma clinica particular já a 2 meses com o tratamento feito 2 vezes por semana e não está havendo um bom resultado,não temos mais condições de ajuda-lo financeiramente, peço ajuda de alguma pomada ou remédio que consigua obter um resultado curavel. obrigado a todos pela atenção dada desde já. tchau.

  85. Polyanna comenta:

    21 novembro, 2011 @ 6:12 AM

    Boa tarde……..

    Achei a membrana vasculhando o google….. Entra no site da empresa http://www.membracel.com.br, ai vc le todo o site e envia um email pra eles que eles te falam o valor da membrana, com o frete, a da minha mae está fechando bastante, no caso dela so não fecha mais pq ela não tem repouso, pq quanto mais repouso melhor a cicatrização…..

    Tira foto da ferida dela e manda pra eles pois eles tem um enfermeiro que analiza as fotos……

    Entra lá, que pra ela resolveu bastante………

  86. sandra comenta:

    23 novembro, 2011 @ 9:30 AM

    ola
    bom dia
    meu nome e sandra tenho 33 anos
    a 3 anos cuido de uma ulcera que saiu na minha perna direita
    mellhorou muito quando comecei fazer uma dieta vegetariana ela fechou em maio deste ano
    mais tenho medo que ela volte abrir que que voceis me dicessem se com um cirurgia ela nao abri mais se tem cura

  87. rodrigo de carvalho comenta:

    24 fevereiro, 2012 @ 7:55 PM

    gostaria de saber qual o medico ideal para tratamento de ulcera varicosa no tornozelo clinica particulares ou publica por favor se puder me ajudar muito obrigado

  88. michelly comenta:

    24 fevereiro, 2012 @ 10:31 PM

    desde os meus 23 anos sofro de ulcera tenho hoje 33 anos e tenho as duas pernas escuras nao posso nem usar shorts e sempre abre uma aqui outra ali nas 2 pernas pelo amor de DEUS me indique algum tratamento p/ acabar com esse sofrimento e levantar minha alto estima de novo nao sou diabetica ,fui fumante + ja parei me mande um email ,com alguma soluçao michelly maria ferreira

  89. simone canetti graciano comenta:

    27 março, 2012 @ 9:46 PM

    Minha mãe tem feridas nas duas pernas a mais de 50 anos,hoje ela ela esta
    com 77 .E muito sofrimento… quando ela esta com muita dor ela só tem vontade de morrer.
    Ja fizemos varios tratamentos particulares e é sempre a mesma coisa fecha as feridas e depois abre novamente.
    So que agora não temos mais condiçao financeira para tratamento.
    Procurei um posto de saude para fazerem curativos a infermeira disse que eles fazem curativos
    com placas de carvao só que temos que aguardar,porque no momento nao tem os curativos especiais.
    espero ter ajudado alguem.

  90. Mauricio Albuquerque comenta:

    20 abril, 2012 @ 10:00 AM

    Olá,bom dia.
    Gostaria de obter ajuda junto à vocês, no que diz respeito a curativos com PLASMA.Tenho ulcera nas pernas e faço trata-
    mento com médico especialista na área de vascularisação e-
    o curativo usado é a bota de una.
    Vejo muita demora na cicatrização,pois já decorrense sete anos e não obtive exito no tratamento,apesar de ser acompanhado pelo melhor cirurgião vascular do estado do Amazonas.
    Por esse motivo gostaria de tentar a mais nova descoberta pa-ra este caso.ajudem-me.obrigado- Maurício.

  91. Luciane comenta:

    7 maio, 2012 @ 11:01 PM

    Olá, sou Luciane e gostaria de obter ajuda.
    Minha mãe está com uma ferida acima da canela, faz seis meses. Começou com uma coceira e depois saia um líquido. Ela fez um exame e deu que era uma variz que havia se rompido. Também apareceu no exame uma mancha no osso. A perna dela incha e ela quase não consegue caminhar. O médico receitou antibióticos fortes e a ferida não fecha. Alguém poderia me ajudar em relação a este problema.

    Obrigada.

  92. maria lina comenta:

    4 junho, 2012 @ 6:28 PM

    oi me chamo maria lina e tinha uma saude muito boa até os meus desesseis anos,aparti dai até hoje com meus 21 compretando já 22 em agosto sofro com uma úcera no pé e não sei o que fazer ou com qual especialista devo procura sofro demais e como não tenho condições finaceiras para um tratamento mais adequado sofro muito plincipamente no meu emprego que tenho que trabalhar em pé,gostaria quem alquem podesse me ajuda ,quando vou a um hospital o que fazem é apenas passarem alguns remedios que não adianta nada…..gostaria de ter a minha vida normal outra vez…

  93. rainunda medeiros comenta:

    13 julho, 2012 @ 3:51 AM

    quero saber se existi uma solução de preferencia liquida para retira fibrina. Minha mãe tem problema de trobose ela já teve uma úcera e agora uma erisipela ela sofre com desbridamento por favor espero uma resposta

  94. Eliane comenta:

    25 setembro, 2012 @ 4:13 PM

    Meu Pai a 5 meses derrubou a tampa do caminhão na perna, que por falta um pouco de cuidado virou uma ucera, na verdade ele cuidava mais do jeito dele, tudo o que as pessoas mandavam passar na ferida ele passava.
    Estamos fazendo tratamento as quase 1 mes com vascular e ele esta usando aquele curativo de placa, mais não faz repouso e não larga o cigarro. Hoje estorou uma veia da ferida. Isso é normal é lento mesmo o processo para fechar essa ferida…. ou é falta de repouso e excesso da nicotina do cigarro?????

  95. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    27 setembro, 2012 @ 10:45 AM

    Elaine,
    O tratamento das úlceras são longos e requer um cuidado especializado. Continue tratando com médico vascular. Deve seguir corretamente toda orientação do médico, sob a pena de ter perder a perna por infecção e perda da circulação. Avise a ele que isso não é brincadeira e o risco é grande.

  96. Erico Erlan comenta:

    4 janeiro, 2013 @ 2:48 AM

    Ola pessoal sofri seis meses com esta doenca ulcera varicosa tratei com um. Curativo chamado curatec que o sus me cedeu foi menosde dois meses a ferida fechou e maravilhoso recomendo a todos que peca ao vascular medico este curativo e marvilhoso

  97. Eva M.Fraga da Rocha comenta:

    11 fevereiro, 2013 @ 4:03 PM

    Estou usando membracel a uns 20 dias e venceu o prazo da troca retirei pois estava saturada será que irá me prejudicar ?Mandei email para eles ,mas devido ao feriado de carnaval não tive resposta ,portanto se alguém puder me ajudar serei muito grata.

  98. Guilhermina de Souza comenta:

    3 março, 2013 @ 4:08 PM

    Minha mãe tem 76 anos, e faz 50 anos que ela tem uma enorme ulcera varicosa no pé.Faz um tempo que o pé feido foi infectado por pseudomona, atualmente está fazendo bota de una sem muito resultado.Gostaria de saber se seria recomendável algumas sessões de câmara hiperbárica, ou se a pele sintetica seria mais eficaz que a bota de una.Todas as experi}Ências pertinentes será bem vinda.
    Agradeço pela atenção, e conto com vossa colaboração!

  99. SEBAstiao quirino comenta:

    13 março, 2013 @ 8:40 PM

    APÓS A QUEDA DE UM BANCO DE MADEIRA NA MINHA CANELA NA PERNA ESQUERDA ,FORMOU-SE UMA FERIDA ALGUNS MESES DEPOIS E ESCURECEU A MINHA PERNA,FICOU UMA PELE MEIO AMARRONZADA AO REDOR.CICATRIZOU A PRIMEIRA FERIDA,MAS DEPOIS ABRIRAM SE OUTRAS TRES CONSECUTIVAMENTE,TODAS FORAM TRATADAS COM REPOUSO ABSOLUTO,ACOMPANHAMENTO MÉDICO,CURATIVOS DIA SIM ,DIA NÃO NOS PRIMEIROS DOIS MESES E DEPOIS,CURATIVOS COM OLEO DERSANE TODOS OS DIAS,TODOS FEITOS POR ENFERMEIROS ESPECIALIZADOS E COM PROCEDIMENTO METODICO ORIENTADOS PELO MEDICO,FAÇAM TRATAMENTO COM PROFISSIONAIS E NÃO SE AVENTUREM A PASSAR QUALQUER COISA POR CONTA PROPRIA,AS VEZES O MEDICAMENTO CORRETO NÃO SURTE EFEITO POR FALTA DE REPOUSO E PORQUE AS PESSOAS FAZEM POR CONTA PROPRIA O CURATIVO.SE A PESSOA FOR DIABETICA DEVE SE LUTAR PARA MANTÊ-LA NOS NIVEIS GLICÊMICOS IDEAIS93,AJUDA MUITO E MUITA PACIÊNCIA PORQUE NO MEU CASO FORAM,EM MEDIA DOIS MESES E MEIO PARA CADA FERIDA CICATRIZAR.APROVEITO PARA PERGUNTAR AO DR SE TEM ALGUM MEDICAMENTO OU POMADA QUE TIRE A MANCHA QUE SE FORMOU AO REDOR DO LOCAL DA FERIDA,ME DEIXOU COMPLEXADO. OBGDO.

  100. SEBAstiao quirino comenta:

    13 março, 2013 @ 8:42 PM

    AH IA ME ESQUECENDO OS DOIS PRIMEIROS MESES FORAM FEITOS CURATIVOS COM BOTA DIUNA

  101. Marcia comenta:

    25 março, 2013 @ 7:26 PM

    Minha sogra esta sofrendo deste problema apos uma cirurgia de varizes. os médicos que ela passou indicaram cirurgia e ela com medo foi a clinica da família aui no Rio onde estam tratando com KOLLAGENASE os curativos são feitos na própria clinica 1 vez ao dia. Começou o tratamento a uma semana e ja apresenta melhoras. nos finais de semana o curativo é trocado em casa, lavamos com soapex e esfregamos com gase, enxaguamos com água, aplicamos soro e por fim uma camada generosa de kollagenase e cobrimos com gase. A clinica da família não atende emergência mas, sempre ha uma profissional para atender.

  102. lenice comenta:

    15 abril, 2013 @ 9:58 PM

    Meu marido tem uma úlcera varicosa ja faz mais de dois anos. Fêz tratamento, faz curativo todos os dias e não está dando resultado. Ele sofre muito de dor nem dorme mais direito de tanta dor e esta muito inchado por favor

  103. Kell comenta:

    3 outubro, 2013 @ 3:41 PM

    Boa tarde. Alguém já ouviu falar em oxigenoterapia hiperbarica? É um tratamento que ajuda a secar e curar as feridas de dentro pra fora.

  104. RAIMUNDA DOS ANJOS comenta:

    27 outubro, 2013 @ 5:16 PM

    BOA NOITE!!AMADOS!!SOSSEGUEM O CORAÇÃO,ANTES DE USAREM OS MEDICAMENTOS CONSAGREM A DEUS,OREM NAS FERIDAS,NOS REMEDIOS,TODOS OS DIAS,E DESCANSEM EM DEUS,MAS CONTINUEM BUSCANDO ALTERNATIVAS SE NECESSÁRIO DEUS SEMPRE MOSTRA O CAMINHO,ENTENDEU??? E NÃO PERCAM A FÉ ELE NOS DEU O PODER DE ORAR,NOSSAS MÃOS SÃO ABENÇOADAS,USE-AS EM AGRADECIMENTO PELAS NOSSAS VIDAS,AMÉM!!!

Deixe seu comentário aqui !