11 - mai
  

Saúde dos pés

Categoria(s): Dermatologia geriátrica, Gerontologia, Programa de saúde pública




Resenha

Colaboradora : Natália Azambuja Mendonça

* Enfermeira – Pós-Graduanda em Saúde e Medicina Geriátrica – Metrocamp

Quando sadios, os pés garantem a sustentação e o deslocamento de nosso corpo, suportando cargas enormes durante a marcha, a corrida e o salto sem qualquer dor ou desconforto. É composto por estruturas complexas, as quais fazem parte: 28 ossos entre si, articulações, ligamentos, nervos e músculos.

As afecções nos pés se devem a hábitos errados, como: marcha anormal, uso prolongado de calçados inadequados, dores causadas por traumas, inflamações, doenças hereditárias ou adquiridas.

Para manter os pés saudáveis são necessários boa circulação sanguínea – pois, este é o sistema responsável pelo fornecimento de sangue oxigenado para os pés e o retorno deste, de volta para o coração e pulmões – e, inervação integra – responsável pelo envio de sinais nervosos para o cérebro, sobre as sensações táctil, térmica e dolorosa.

Doenças dos pés

Vasculopatia – Os principais sinais que identificam uma circulação deficiente, causada por uma doença vascular periférica (aterosclerose é a causa mais comum), são: pele grossa, seca, e escamosa, calosidades ou rachaduras; pés frios, pálidos, ou com coloração azulada, ou inchado; dor ao caminhar; feridas que não cicatrizam; e perda da sensibilidade tátil, térmica e dolorosa.

Neuropatia – A Neuropatia (as casuas mais comuns são a diabetes e o etilísmo) é a lesão que impede que os pés sintam dor, pressão, ou alterações térmicas e mantenham o equilíbrio quando o indivíduo está em pé. Os sinais de identificação são: perda da sensibilidade (dormência); queimação, dor penetrante que piora à noite; feridas e úlcera de pressão que podem ser indolores.

Pode ser difícil determinar se a lesão presente foi causada por uma circulação deficiente ou neuropatia, porém, ambas influenciam na capacidade de determinar corretamente a temperatura, assim, é necessário alguns cuidados, como: verificar a temperatura da água do banho com a mão; quando andar descalço, observar a temperatura da superfície do chão; evitar queimaduras nos pés por água, sol ou aquecedores.

Higiene – Manter os pés limpos tem grande importância para prevenção de infecção, especialmente na presença de diabetes ou neuropatia. Portanto, os pés devem ser limpos diariamente com água e sabão. Deve-se assegurar de secar bem entre os dedos, evitando umidade entre eles, pois facilita a proliferação de fungos e bactérias. Para maior eficaz, é recomendado o uso de toalha de papel ou papel higiênico que absorve melhor a umidade do que uma toalha de pano.

Cuidados com as unhas
– As unhas devem ser aparadas, utilizando o material adequado – de preferência lixas ao invés de tesoura – o “corte” deverá ser em linha reta para evitar que encravem.

Hidratação – Na prevenção de rachaduras e securas, devem-se manter os pés hidratados. Pés ressecados são comuns em idosos. As causas comuns são: o tempo frio e os banhos freqüentes. O banho quente elimina os óleos superficiais, permitindo que a pele torne-se seca.

Calosidades – O aumento de pressão ou agressão externa provoca calos. A calosidade é uma reação cutânea desenvolvida como resposta a um estímulo de pressão local. Ocorre por razões externas (aumento do peso corporal, ação dos calçados, hiperuso) ou por razões internas (presença de irregularidades ósseas congênitas ou adquiridas). O aumento da pressão, acelera-se a formação de placas queratinizadas (calosidades) que recobrem a região comprometida. A prevenção é muito importante, porém, após a formação da calosidade, há uma gama de produtos que proporcionam melhora, como: os agentes queratolíticos que dissolvem a queratina e contêm o ácido salicílico; dispositivos de proteção com formatos adequados, aliviando a pressão no local; utilização de uma pedra pome durante o banho.

Os calçados – A escolha do sapato adequado e essencial para um pé saudável. O sapato que calça mal pode causar feridas, deformação dos dedos, bolhas e calosidade. O sapato ideal deve oferecer proteção (solas firmes e a parte superior macia); evitar salto alto e sapatos pontudos; adquirir sapatos do tamanho adequado dos pés.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


127 Comentários »

  1. nelson moreira comenta:

    30 dezembro, 2007 @ 12:40 PM

    Tenho esporão no dois pés, de manhã quase não consigo colocar os pés no chão de tanta dor, com o passar de minutos a dor vai aliviando, quando paro e volto a andar vem a dor novamente é uma como se estivesse colocando uma agulha na sola dos pés. (tem remédio, qual o tratamento certo, que médico devo procurar. Gratos.
    Aguardo resposta.

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 dezembro, 2007 @ 11:54 AM

    Nelson,
    O especialista para este tipo de problema é ortopedista com especialização em pés.
    Veja mais na página sobre Fasciite plantar – esporão do calcâneo.
    Acesse o dia 11 de agosto 2007 – no calendário da página principal do site.
    Prof. Armando

  3. Eloy comenta:

    16 março, 2008 @ 9:45 PM

    tenho uma grande dormencia, um formigamento na sola dos pés.
    Já fui a vários médicos mas todos desconhecem este problema.
    O que pode ser?
    Muito Obrigado e aguardo uma resposta
    preferencialmente por e-mail

  4. nidja macedo comenta:

    3 abril, 2008 @ 6:50 PM

    Saudações;
    Estou muito angustiada, minha mãe tem sofrido bastante com queimor nas solas dos pés e canibras nas pernas. Já levamos ao médico (geriáta) , foi medicada mas de nada adiantou, a mesma tem 71 anos. Por favor nos ajude .
    Que DEUS o abeçõe.
    Anciosa aquardo retorno, obrigada.
    NIDJA MACEDO

    Aracaju,03/04/2008

  5. nisia comenta:

    6 abril, 2008 @ 6:15 PM

    saudaçoes;
    tenho os pes muito rececados,rachaduras que chegam a ferir.qual tratamento devo fazer?tem remedio?E no dia a dia como Posso previnir?
    MUITO OBRIGADA E AGUARDO RESPOSTA ,SE POSSIVEL POR EMAIL TAMBEM .

  6. mariana comenta:

    9 agosto, 2008 @ 11:46 AM

    eu adorei muito esse site
    me esnsinou coisas que eu realmente
    nunca poderia imaginar
    como cuidar dos meus pés
    ja tente i de tudo para els ficarem belos
    mais só depois de pegar dicas aqui
    é que realmente eles tomaram um jeito
    obrigado por tudo!!!!

  7. mariana comenta:

    9 agosto, 2008 @ 11:47 AM

    vcs podem me mandar por email algumas
    sugestões para calos nos pés??
    obrigada

  8. marilda comenta:

    22 agosto, 2008 @ 1:53 PM

    meus pés vivem rachados r grosso com aspecto muito feio que deixa muita angustiada.
    minhas mãos eu não sei mais o que fazer para a acabar com os calos me ajudem por favor

  9. marlene comenta:

    3 setembro, 2008 @ 9:34 AM

    minhas mãos tem calos e doi quando faço pressão ao torcer um pano,ou segurar alguma coisa forte, ja usei varios cremes mas não deram resultado

  10. marcelo comenta:

    11 setembro, 2008 @ 11:39 AM

    ola !
    meu filho tem 7 anos e apareceu algo esquisito na sola do pé dele, proximo dos dedos, a sola do pé esta toda furadinha, até nos dedos, parece que esta ruída, não sei se é alguma bacteria, seilá, gostaria de saber o que posso passar, ele diz que não cossa, a unica coisa que notei é que quando o pé esta molhado ou acaba de tirar o tenis, aparece nitidamente e quando esta seco, da uma camuflada, por favor, me ajude com algo…
    obrigado e aguardo uma resposta.

  11. ivanir comenta:

    13 setembro, 2008 @ 9:58 PM

    olá,achei finalmente um site ,que veio de encontro ao meu problema!tenho os pés muito ressecados e todo esbranquiçados (ás vezes ,com bolinhas com água},racham com facilidade.
    Tudo o q tiver de novidade em cremes e hidratantes eu compro e uso ,s´o q faz bem por algum tempo mas logo volta a ficar no mesmo.Me indiquem um produto q pudesse me ajudar ,tenho vergonha dos meus pés ,e não tolero calçados fechados e para ajudar fazem 6 anos que tenho um pouco de diabetes.Por favor me ajudem.obrigado

  12. roselea comenta:

    25 setembro, 2008 @ 10:06 PM

    boa noite, minha sogra tem 80 anos e sente um queimor nos pés, mesmo eles estando gelados. Ela foi no dermatologista e ele a encaminhou para o neurologista. Será que esse é o procedimento correto? O que neurologista tem a ver com os pés??? Ela não tem diabetes, mas tem pressão alta e é regulada com remédios.
    Obrigada.

  13. wesley comenta:

    1 outubro, 2008 @ 7:46 AM

    tenho 20 anos e minha mao e toda enrugada e qualquer um ve de longe alem de ser uma mao grossa e muito ressecada,meu pe tbm e muito enrrugado e parte de cima em vez de ser fino e grosso e tbm muito ressecado,estou notando q ate minhas coxas estao ressecando e isso nunk tinha acontecido,existe algum remedio ou algum creme q poderia me ajudar?abraços e obrigado

  14. roseli comenta:

    8 outubro, 2008 @ 11:06 AM

    Olá, meu nome é Roseli e estou vendo que muitas pessoas tem problemas como eu tbm tive.
    Eu tbm ate pouco tempo não sabia mais o que fazer com os meus pés rachados…Era incrivel que ate chegavam a machucar de sair sangue, pq rececava e os rachos parciam escamas grossas… Nem quero lembrar…
    Então aprendi uma receita caseira que par mim foi um alivio,..
    A receita é simples:. muitos ate conhecem… são 10 aspirinas ou melhoral moidas ate virar pó e misturada com oxigenadas 20 cremosa e uma glicerina de 100 ml… misture tudo, e guarde num frasco e passe a noite depois do banho.
    Minhas rachaduras sararam.
    Depois de uma semana vc vai ficar surpresa(o)!!!! … hj eu estou muito feliz pq meus pés parecem pés de anjo.
    E de pensar que eu ja gastei tanto dinheiro com cremes e mais cremes…
    Se quiserem tentar… para mim esta sendo ótimo!!!!
    meu email é roseliharo@yahoo.com.br

  15. Mara comenta:

    8 outubro, 2008 @ 1:23 PM

    Nao aguento mais essas rachaduras no pe.
    Ja tentei de tudo que me disseram, mas nada adiantou.
    Me ajude por favor.
    Obrigada!

  16. claudenir arlindo anderson de angelo comenta:

    27 outubro, 2008 @ 5:10 PM

    tteagag

  17. cristina comenta:

    8 dezembro, 2008 @ 9:45 AM

    Ola!
    Sou jogadora de futsal, mas nestes ultimos meses tenho tido muitas dores nos pés mediante à area em que trabalho que precisamente deve ser de calçado fechado e social.Mas tenho tido problemas, pelo uso excessivo de calçados fechados quando ando, a dor é tão intensa que não tem como aguentar..o alivio é imediato quando coloco os pés para cima no final da tarde quando chego em casa.E no dia seguinte é a mesma coisa. Assim, se fez uma calosidade tão intesa nos meus pés, que neste ultimo fim de semana, joguei e formaram-se duas bolhas de sangue em baixo dos meus pés na região do dedão.A dor é insuportável, uso protetores de silicone, mas não é o suficiente.Antes de consultar um médico ou comprar remedios, gostaria de informações..o que tenho?e qual seria o tratamento?

    se puder, resposta por email..

    Grataaa!!

  18. jacqueline comenta:

    29 dezembro, 2008 @ 4:47 PM

    Boa tarde deu um calo no meio dedinho pequeno do meu pe esquerdo so que virou tipo um calo seco enorme ate meu dedo ta enchado e nao aguento de dor ferroa ja fiz raspaje mais nao resolveu da muito,e doi muito e so vivo machucando ele ta ficando rocho e a dor e muito grande que as vezes ate choro e ja fiz tdo que ja mim falaro ja queimei com leizer, a na ciadade que moro nao tem mem um especialista o que devo fazer to ate comedo de virar um tumorzinho porque ta muito feio.

    mim mande alguma orientaçao pelo meu email.fiacarei imensamente grata.

  19. Valdir Santana comenta:

    27 janeiro, 2009 @ 9:39 PM

    Meu Nome é valdir tenho 57 anos, meus problemas nos pés começaram a +- 20 anos, começou com inchaço, vermelhidão e dor ao tocar no calcanhar de um pé, que melhorava depois de uns 2 ou 3 dias de megulhar os pés na agua quente com sal e alcool, ocorrendo em média a cada 3 meses, variando de um pé para o outro e também variando do calcanhar para o peito do pé ou o dedão, uma vez em um pé no calcanhar, outra vez no peito do pe do outro pe, e as vezes nos dois pés ao mesmo tempo. De uns cinco anos para cá tem ocorrido menos, só que agora tenho queimação na sola dos dois pés não é sempre, mas pelo menos 1 vez por semana, acontece com mais frequencia quando fico muito tempo de pé. Ja fui em tantos medicos, ja fiz tantos exames de sangue e radiografia, e ninguem descobre o que é. Ultimamente comecei a ter dor nos cotovelos quando fico muito tempo em uma só posição. Ex durmo com o braço dobrado, quando acordo não consigo mecher o braço, vou esticando devagar e depois de meia hora a dor diminui muito, fica quase impercepitivel, também tenho dores involuntarias dependendo do movimento em outras articulações, dedão da mão, ombro e joelho. Tem como me dar alguma orientação. Desde já obrigado pela atenção.

  20. Elziney Pereira Barbosa comenta:

    23 março, 2009 @ 2:23 PM

    Olá, Minha Mãe tem 38 anos; À dois anos àtras ela vem sentindo muito enchaço no pé esquerdo,porém, não se cuidou. hoje ela sente muita dor no pé doênte e ja foi em vários hospitas particular, fez umas centenças de isames aqui em Macapá e foi transportado sangue até para São Paulo e não testou nada. agora ela sofre muito e não sabe qual é a doênça.

  21. Paulo Victor comenta:

    25 março, 2009 @ 8:04 PM

    Olá , Tenho tido muita dormencia na sola dos pés, e fisgada nos pés, oque pode ser? pois ja fiz exames , e nao teve resultados. oque pode ser?

  22. arménia comenta:

    12 abril, 2009 @ 7:23 AM

    sou a arménia tenho 71 anos e tenho os menbros inferiores com pintas vermelhas que passam a castanhas e inchadas, pés que aquecem muito na sola do pé, doi me e dores na barriga dos pés e comichao, e dores e tambem parece que se despega o pé da perna. por favor responda para este e-mail. ana_cunha_15@hotmai.com.
    obrigado. arménia

  23. Ivete comenta:

    3 maio, 2009 @ 11:02 PM

    Ola a todos
    Não aguento mais ver minha mãe sofrer com esporão de peixe e os médicos mandarem fazer fisioterapia, tomar medicamentos, etc…etc… Por favor se alguém conhecer alguma erva, simpátia, medicamento…sei lá me avise. Obrigada

  24. fabiana comenta:

    19 maio, 2009 @ 9:57 PM

    Oi!! Tenho um amigo que está com os pés rachados nada melhora, e ele sente muita dor e as rachaduras são profundas , ele ja usou aquela mistura de melhorou com glicerina, no começo foi bom, mas depois voltou a rachaduras, e ele sente muita dor, os médico não sabem o que é. Gostaria de saber sobre o assunto. Obrigada.

  25. ANA VALÉRIA comenta:

    6 junho, 2009 @ 11:36 AM

    Saudações a todos,

    Minha mãe tem 71 anos e está sofrendo há um certo tempo por causa de um calo seco. Sente dores por causa desse calo. Gostaria de saber uma medicação ou tratamento para a cura desse problema

    Obrigada.

    Ana Valéria – Maceió-AL

  26. Larissa comenta:

    10 junho, 2009 @ 7:33 PM

    Eu tenho um olho-de-peixe na sola do pé,
    e soube que colocar melhoral resolve mesmo?
    se sim como devo colocar o melhoral sem molhar ou molhado?
    por favor me ajude
    doi muito!!!!
    obrigada!!!

  27. michel mont serrat comenta:

    25 agosto, 2009 @ 11:01 AM

    Pratiquei por 2 semanas seguidas snowboard, ainda por lá, comecei com uma dormência na parte da frente de uma das minhas solas do pé. O que pode ser isso? Desde já grato

  28. ana maria comenta:

    26 agosto, 2009 @ 12:40 PM

    ola mande pra mim se for posivel oque devo faser pra curar as rachaduras dos meus pes obg.

  29. normelita comenta:

    10 setembro, 2009 @ 12:52 PM

    tenho 42 anos ,e eu tenho uma dormencia frequente na sola dos meus pes que vai subindo para as pernas ,ja tem alguns anos e eu nao sei o que eu faço,o que sera por favor me mande resposta

  30. Vanderlei José Tosta de Oliveira comenta:

    21 setembro, 2009 @ 2:02 PM

    saudaçoes;
    Tenho os pes e as pontas dos dedos muito ressecados,rachaduras que chegam a ferir.Qual tratamento devo fazer?tem remedio?E no dia a dia como Posso prevenir?Cheguei a pensar que o problema tenha alguma relação com ácido urico,mas não tenho certesa.Desde já agradeço e fico no aguardo de uma resposta,e com certesa divulgarei o site,obrigado.

    Atenciosamente,

    Vanderlei.

  31. elisangela comenta:

    9 outubro, 2009 @ 9:59 AM

    comecei a sentir cãinbra a pouco tempo mas ja esta min emcomodando naa sei acausa e geralmente aconteca durante a madrugada

    elisangela22anos sedentaria

  32. luiz vieira da silva junior comenta:

    13 outubro, 2009 @ 5:58 PM

    Olá, tenho um calo seco entre os dedos e no meio do dedão, não aguento mais esse queimor entre os dedos e não apoiar o dedão no chão, se tiver algo que me ajude a tratar vou ficar muito grato, obrigado!

  33. Geovani comenta:

    15 outubro, 2009 @ 7:57 PM

    Boa noite ! Meu nome eGeovani e eu tenho entre os dedos alguma s bolinhas de agua, por isso que coça tanto de ficar ferido ! o que esta acontecendo com meu pés, sera que alguam doença grave ?
    Vejo muito o cahnmado pédiabetico, fico com muito medo , espero uma resposta ob rijgado !!!

  34. Rui Metz comenta:

    26 outubro, 2009 @ 1:44 AM

    Bom dia, gostaria de uma orientacao: Minha mae tem 86 anos, em marco deste ano teve um diagnostico de osteoporose e artrose e esta se tratando, as dores que ela sentia nos ombros passaram, mas os sintomas de dormencia e queimacao nos pes vem piorando, agora passou a sentir fisgadas e sensacao de inchaco, quase impossibilitando andar, o que me leva a crer que esses sintomas nada teriam a ver com osteoporose ou artrose, os medicos consultados receitaram antinflamatorios e analgesicos, sem resultado algum, deveriamos consultar outro especialista ou seja um neurologista, pois poderia ser outro problema que nao nos ossos?
    Muito grato, aguardo orientacao.
    Rui

  35. Rui Metz comenta:

    26 outubro, 2009 @ 1:52 AM

    Desculpem, ainda sobre comentario enviado ha pouco, caso possam me orientar a procurar um neurologista ou outro especialista, poderiam indicar algum aqui no Rio de Janeiro- RJ ?
    Grato
    Saudacoes
    Rui

  36. Maria Concatto comenta:

    28 outubro, 2009 @ 8:51 AM

    Ola!
    Gostaria de tirar uma dúvida? Atualmente estou morando no Nordeste e começou a aparecer
    rachaduras em meus pés, não sei se é pelo clima quente e acabamos usando muito sapato aberto, ou se é algum tipo de fungo pelo calor.
    O que posso fazer?

  37. mabel comenta:

    4 novembro, 2009 @ 2:40 PM

    meus pés tb são um grande problema.
    Na parte da tarde e noite ficam coçando muito, as pernas tb mas os pé é que eu não aguento, meajudem por favor.

  38. Tatinnhhaa comenta:

    6 novembro, 2009 @ 8:47 AM

    Olá…

    Há alguns dias, tenho sentido uma dor insuportável na parte inferior do pé direito, próximo ao calcanhar. Sentada sinto apenas uma dorzinha porém, quando levanto e ando a dor aumenta gerando uma fisgada que chega a me dar calafrios. Por favor, me ajudem. O que pode ser isso? a dor piora a cada dia!!!!

  39. zenilde comenta:

    21 novembro, 2009 @ 6:16 PM

    Boa noite,hoje,20/11/09, acordei com uma dor estranha no peito do meu pé direito,que dói ao tocar, a dor espalhou-se para a parte inferior do pé abaixo dos dedos e perdurou por todo o dia,quando foi à noite percebi que a dor começou a subir para a perna chegando um pouco acima do joelho e no calcanhar.É suportável mas incomoda pois não para, e estou preocupada.Será algo proveniente da coluna?Pois tenho hernia de disco cervical?Obrigada pela atenção,aguardo retorno.

  40. Adymar Linhares comenta:

    23 novembro, 2009 @ 7:44 PM

    Tenho muita dor nos dedos dos pés principalmente no pé esquerdo, além da dor tenho também fisgadas, e formigamento.Estou pensando em procurar um especialista para poder me ajudar, pois não aguento mais esse desconforto.Qual especialista devo procurar?Além disso tb tenho artrose na coluna cervical e lombar.Estou muito preocupada pois é muito incômodo!!!!!!! Por favor aguardo uma resposta!!!Obrigada

  41. shirley comenta:

    23 novembro, 2009 @ 8:17 PM

    Olá, minha mãe tem esporão no calcâneo do membro inferior direito e já fez tres aplicações e não resolveu. O médico disse que ela deve passar a andar om sapato que seja de salto leve, mas quando ela está em casa não resolve. O que faço já que ela fez tratamento e não resolveu. Obrigado. Espero resposta.

  42. jorge luiz comenta:

    9 dezembro, 2009 @ 7:08 PM

    Boa noite, meu pai tem 76 e nos utimos 2 anos vem sofrendo com queimações na sola dos pés.
    Já passou por varios especialista que não conseguiram diagnosticar e não obtendo nem um resultado não passaram nem uma medicação, ele não tem diabete e nem sofre de pressão alta ou baixa, gostaria muito se for possivel me indicar se existe cura ou remedio para diminuir esta queimação.
    Sem mais agradeço a vossa atenção e aguardo resposta na medida do possive
    Jorge Luiz/ São Paulo

  43. Antonio Carlos Vianna comenta:

    28 dezembro, 2009 @ 4:18 PM

    Tenho 58 anos, 1.80m e 105 kg e a cerca de 2 meses, tenho tido uma queimação na sola do pé, a principio sem motivo especial. Sou engenheiro e sempre trabalhei de bota nos canteiros de obra, mas nunca havia sentido tal queimação, hoje já não exerço a profissão como empregado de firma e sim como pessoa fisica o que me permete flexibilidade de horario e no uso da bota.
    Quem eu poderia procurar para pedir ajuda para resolver este encomodo insistente, tenho procurado deixar neus pés bem livres achando está descançando, mas não tenho melhorado.
    Grato
    Antonmio Carlos

  44. cintia comenta:

    2 janeiro, 2010 @ 7:26 AM

    Olá, bom dia, a algum tempo venho sofrendo com um problema no meus pés, tenho uma bolinhas de agua que coçam muito e queimam a sola dos pés,laterais e calcanhar, e depois de secas elas descamam.Meu pé fica muito ressecado e racham com freqüência.Que tipo de remédio devo usar…Obrigado.

  45. marinho comenta:

    6 janeiro, 2010 @ 1:47 PM

    boa tarde, estou com uma queimaçao na sola do pé que sobe para as pernas nas duas,e no braço esquerdo ate a mao, nao e dor, parece que esta pegando fogo fica 24 horas sem parar, fiz varios exame e nao costaram nada, fiz ecoodopler das pernas, ressonancia da coluna so saiu escoliose, fiz ultraçao abdominal completo, ultraçao da tiroide, ultraçao do braço esquerdo, eletroneuromiogafia dos membros, ressonancia do cranio, fiz curva glicemica 7 horas, eletro do coraçao, ja tomei gabapentina, amytril, tryptano, rivotril, diazepan e nao resolve, ja passei com todos especialista, agora estou passando com um psiquiatra e uma psicologa eles falam que e uma somatizaçao, gostaria de alguma sugestao. ja fiz 50 sessao de acupuntura e massagem, e nada resolve, se alguem tiver alguma soluçao pode me responder
    marinho_marinho@ig.com.br

  46. andré luiz nascimento ferreira comenta:

    15 janeiro, 2010 @ 12:33 PM

    minha mãe tem 73 anos tem diabetes tipo 2 toma insulina 30 unidades pela manhã metiformina 3x ao dia captopril 25 mg de manhã e a noite daflon 500 2x ao dia. problemas agravante sente forte dormência nas pernas e forte dores nas solas dos pés e mais uma queimação na batata das pernas que sobe até os braços. gostaria de saber se esse problema tem alivio e qual o médico devemos procurar já que o endocrinologista diz que não tem o que fazer gostaria de orientação. muito obrigado pela atenção aguardo respostas

  47. elecimar comenta:

    24 janeiro, 2010 @ 7:21 PM

    Tenho 36 anos sinto muita coceira nos pes ele estão sempre com uma cor rosada entre a sola do pé e a carne. Meus pés racham e estão sempres ressecados e isso doi muito, se alguém souber alguma receita caseira ou remédio de farmacia por favor me informe.

  48. Vanessa Gonçalves comenta:

    3 fevereiro, 2010 @ 8:19 PM

    Bom dia, minha mae te 67 anos e ha 6 anos ela tem um rachadura na planta dos pes. Eles racham ate ela ficar quase sem poder andar. Ja fomos a varios medicos e foram feitos muitos exames, mas as indicaçoes so aliviam por um tempo, deixando a pele bem fininha e logo em seguida, volta toda a rachadura. Por favor, gostaria de saber que especialista poderiamos procurar, tem relacao com urologista?? Atenciosamente, Vanessa

  49. mirian comenta:

    25 fevereiro, 2010 @ 9:13 AM

    ai gente alguem mi ajude nao consgo entender o meu pe direito doi as ves em cima dos dedos mais de repente começa a coçar muito eu nao sei o que + fazer.. por favor mi ajudem

  50. mirian comenta:

    25 fevereiro, 2010 @ 9:16 AM

    ai gente alguem mi ajude nao consgo entender o meu pe direito doi as ves em cima dos dedos mais de repente começa a coçar muito eu nao sei o que + fazer.. por favor mi ajudem!!!!!!

  51. Fábio Ferreira comenta:

    1 março, 2010 @ 8:20 AM

    Bom dia! Tenho 44 anos, tem mais ou menos 2 meses que estou sentindo uma dormencia e queimação na minha perna direita, do joelho para baixo, meu olho do lado direito também não está como era. Faço exercícios regurlamente e tenho peso normal. Gostaria de saber o que é e o tratamento.

    Desde já agradeço,

    Fábio

  52. Rita comenta:

    7 março, 2010 @ 9:09 PM

    Oiii..Meu pai tem diabetes e também tem problemas na familia com circulação no sangue 3 irmãos já anputaram a perna por motivo de circulação. Ele tem 85 anos e começou com uma ferida nos dedos dos pés, estou preucupada, pois o médico pediu para tirar u raio X. Será que pode ser diabetes? Aguardo retorno. Obrigada…

  53. rose comenta:

    19 março, 2010 @ 1:19 PM

    Meu pai tem 84 anos e não é diabéticos. De uns tempos pra cá vem se queixando de calor nos pés, ao ponto de acordar de madrugada e mergulhar os pés em água fria.
    Eu também sofro com o mesmo problema. Tenho 52 anos.
    Por favor, se puderem, me ajudem!

  54. wanessa comenta:

    13 junho, 2010 @ 10:38 PM

    minha mãe tem 56 anos e sofre de disbetes,de uns tempos prá cá vem se queixando de dores nas pernas e um formigamento.agora o dedo dela ficou meio rocho.se alguem já passou por isso me ajudem !

  55. Dina Mello comenta:

    20 julho, 2010 @ 12:07 PM

    Boa tarde ultimamente meu sogro que está com 81 anos está sentindo uma queimação nos pés que sobe quase na cabeça e fica com tremores nas pernas e mãos. Não aceita ir ao geriátra o que fazer\/

  56. Antônio Carlos comenta:

    20 julho, 2010 @ 12:09 PM

    venho através de vocês pedir uma ajuda para meu pai que tem tremores nas pernas

  57. fatima comenta:

    20 dezembro, 2010 @ 10:48 PM

    Boa noite! eu estou muito encomodada, com uma queimação muito
    forte no solados dos pes. pricipalmente nos calcanhar, está tb com um vermelhão
    no solado dos calcanhar, o medico falou q é alergia a sandalhia, já mudei de sandalhia
    mais ñ adiantou nada.
    O q devo fazer? Me encine alguma receita caseira..
    Eu as vezes coloco gelo, será se faz bem?
    Obrigado..

  58. eliana vilas boas comenta:

    13 janeiro, 2011 @ 7:46 PM

    BOA NOITE MINHA MÃE ESTÁ COM QUEIMAÇÃO NA SOLAS DO PÉ ,E OS PÉS ESTÃO AVERMELHADO E ELA NÃO CONSEGUE FICAR EM PÉ DE DOR. ALGUÉM QUE JÁ FOI RESPONDIDO E TEVE SOLUÇÃO DO SEUS PROBLEMAS PODE ME AJUDAR POR FAVOR ………. QUALQUER COISA ME MANDA UMA RESPOSTA POR E-MAIL. VILASBOAS.32@HOTMAIL.COM ( MAIUSCULO ) MUITO OBRIGADA ELIANA

  59. Mara comenta:

    19 janeiro, 2011 @ 7:26 PM

    Boa noite!!!

    Espero que me ajude… Tenho rachaduras nos pes ja passei de tudo e nao melhora
    Espero encontrar algo que melhore isso, pois nao suporto mais .Obrigada !

  60. Manoel Nunes Neto comenta:

    8 março, 2011 @ 10:27 PM

    Tenho numa calosidade na planta do pé, na região do meio da planta, cujo contato/atrito é praticamente nulo. Algumas vezes dá uma coceira e tenho notado rachaduras, sem sangramento.Por enquanto não me incomoda, poderia me orientar?

  61. Neuza comenta:

    5 abril, 2011 @ 10:17 PM

    Parece que esta dificil até mesmo descobrir que especialista procurar para resolver problema de queimaçao nos pés, tenho minha mãe com 76 anos com este problema e não consigo nem sequer atençao dos médicos quando reclamo deste sintoma , só falta procurar um veterinário.

  62. ELIZABETE SILVA comenta:

    7 abril, 2011 @ 1:30 PM

    Vim nesta pagina fazer pesquisa sobre queimor nas solas dos pés,e vi que tem muitas pessoas que estão na mesma situação que a minha.
    SOLA DOS PÉS COM QUEIMOR
    MANCHAS ESCURECIDAS SUBINDO PELA PERNA NA PARTE DA PANTURRILHA .
    INCHAÇO NA CIRCUNFERÊNCIA DOS 2 TORNOZELOS .
    Já fui a varios especialistas: ortopedista,angiologista,nefrologista,dermatologista…..e não descobrem nada e me entopem de medicamentos e cremes para passar tanto nos pés quanto nas manchas sem resolver nada até o momento.
    Peço que me oriente o que fazer,pois ja não consigo nem dormir com o queimor na sola do pés que é o que mais incomoda.
    Se puder enviar uma resposta por e-mail,ja fica aqui meu agradecimento.

  63. fatima comenta:

    7 abril, 2011 @ 4:50 PM

    Oi boa tarde adorei este site descobri estes dias que tenho diabéte tipo II e faz tempo
    que tenho tipo um calo no peito do pé não incomoda só se andar descalço sinto ele
    mas não doi será que tem ver co o diabete.
    Espero resposta.
    Desde já agradeço.

  64. rafael comenta:

    28 abril, 2011 @ 12:12 AM

    Oi, eu estou muito preocupado com a minha esposa
    porque ela sofre com fissuras nas solas dos pés e nas pontas
    dos dedos. São rachaduras que chegam a abrir e acabam por
    sangrar. Já fomos ao médico e ele disse que é uma alergia
    a uma substáncia chamada TIMEROSAL.

    Gostaria de uma recomendação de medicamentos ou qualquer coisa
    que possa ajudar, ok…

    Muito Obrigado!!!

  65. J. Souza comenta:

    29 abril, 2011 @ 9:05 AM

    Meu pai tem 52 anos, e a 2 anos apareceu na região anterior de seus pés, manchas avermelhadas que escurecem , incham e aumentam de tamanho com o passar dos dias. As manchas tbém apareceram nos joelhos e várias outras pintinhas menores do joelho para baixo.
    Ele sente queimação e coceira.
    O que pode ser isso?

  66. Geroní comenta:

    29 abril, 2011 @ 10:36 PM

    vivo com a sola dos pés ressecados e escamando, gostaria de saber o que realmente é bom? pois meus pés ficam muito feios……

  67. Geroní comenta:

    29 abril, 2011 @ 10:37 PM

    vivo com a sola dos pés ressecados e escamando, gostaria de saber o que realmente é bom? pois meus pés ficam muito feios…… desde já agardeço…

  68. margo comenta:

    10 maio, 2011 @ 12:16 PM

    o que é bom para tirtar a dormencia e dor na sola do pé e nos dedos pois tenho biabete e esta cada vez pior a dor
    bjs

  69. FÁTIMA CÁCERES comenta:

    11 maio, 2011 @ 8:26 PM

    Boa noite, gostaria de saber por que a sola dos meus pés,e as palmas da mãos queimam tanto,principalmente a noite.
    Aguardo uma resposta,e desde já agradeço.
    Fátima.

  70. edmundo reis g. de oliveira comenta:

    29 junho, 2011 @ 7:54 PM

    há dois meses depois de muita queimação surgiu uma ferida no quinto dedo do pé direito e está dificil de cicatrizar .Sou motorista de onibus estou afastado a trinta dias pelo inss fiz exames não constatou nada . O sirurgião vascular me receitou pentoxifilina por sessenta dias ´so tenho mais trinta dias pois já se passaram trinta dias e o progresso é lento alguém pode me ajudar. desde já muito obrigado….. há pode ser por e-mail…

  71. MARIA SAMPAIO comenta:

    1 julho, 2011 @ 11:50 AM

    tenho 61 anos meus pes racham e descamam até sangrar que faço para acabar com isso.

    atenciosamente
    obrigada

  72. nilce comenta:

    8 julho, 2011 @ 10:11 AM

    Olá,bom dia!!!

    Eu tou muito encomodada com meus pés,pq há alguns anos(7 anos) que nasceu algo na minha unha,começou purgando,depois a unha ficou fofa dos lados e depois de um tempo ela ia caindo aos poucos,ou seja,eu ia cortando pq estava ficando muito feia.
    Agora elas duas estão amareladas e jah sao outras q nasceram,sao apenas as duas unhas grandes do pés.
    E depois de um tempo,tempo curto,passou pra pele encima dos dedos e embaixo dos pés ficaram raxados q encomoda muito,racha encima dos dedos,coça,sai sangue,encomoda muito!! Eu tenho até vergonha de sair com sandálias….sinto muita vergonha,pq é escamado encima dos dedos dos pés,só nao tem mau cheiro…graças a deus!
    O pior é q cada vez fica diferente,ficando mais feio.
    No momento ta escamado sinza pq larga toda a pele dos dedos(no momento os tres primeiros dedos).
    E coça muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito sinto muito prazer em coçar pq é muito gostoso,mais o pior vem depois pq racha e fica ardenso e sai sangue de tanto coçar!!

    Me ajudem por favor,pois eu nao qeria procurar um médico,sinto muita vergonha.
    Me passe alguma receita por favor,obrigada!!!

  73. silvia comenta:

    1 agosto, 2011 @ 8:11 PM

    oi, minha mae tem 70 anos e esta sofrendo de queimaçao nos pes e ja tentou varias coisas mais nada adianta!
    queria saber se tem como voce me informar de algum procedimento para ajuda-la, obrigada.

  74. Andressa comenta:

    18 agosto, 2011 @ 10:24 PM

    Olá,tenho apenas 18 anos e acho muito estranho o que aconteçe comigo,
    meu pés etão rachados, e quanto mais o tempo passa almentam as rachaduras,
    as vazes chego atéa mancar um pouco do meu pé esquerdo,pois as rachaduras estão
    ficando c/ cortes no meio,e isso doi muito,na maioria das vezes nao consigo nem forçar meu calcanhar
    no chao,algumas pessoas me disseram q pode ser diabetes,mas acho q nao,pois ninguem da minha familia tem,mas a gente nuca se sabe oq pode ser ne, e
    pela minha idade,eu acho que isso é estranho,
    gostaria de saber oque pode ser,ou qual a melhor precauçao a ser tomada?
    OBRIGADA

  75. suely comenta:

    31 agosto, 2011 @ 8:34 PM

    sofro mt com dores no braço esquerdo na parte de cima ,o q pode ser isto e o q devo fazer desde ja agradeço

  76. FABIO comenta:

    14 setembro, 2011 @ 9:49 AM

    olha estou com um problema, sinto uma queimaçao nos meus pés constantemente, e queima muito, principalmente quando estou parado e a noite quando vou domir parece que a queimaçao fica mais intensa, o que pode ser, tem algum remedio que eu possa esta comprado para me curar, engraçado que quando eu ando quase nao sinto a queimaçao…

  77. Maria Portela comenta:

    25 setembro, 2011 @ 1:40 PM

    Olá! Gostaria de uma ajuda!
    Já fui a vários médicos e estou com estes sintomas a anos, mas não consigo descobrir o que tenho….
    sinto dormência, queimação na sola e peito dos pés e uma dor que vai da virília aos pés. Já fiz vários exames, o último foi eco doppler e todos estao normais. O que eu faço? alguem poderia me dar uma luz? Obrigada

  78. josilene comenta:

    26 setembro, 2011 @ 4:28 PM

    Olá. Desde pequena, tenho os pes muito resecados,rachaduras que chegam a ferir e sangrar. Qual tratamento devo fazer?tem remedio?

  79. Michele comenta:

    26 setembro, 2011 @ 7:01 PM

    Olá! É muito importante a ajuda de vcs, não sei a quem recorrer mais para erradicar o sofrimento de minha mãe.
    Minha mãe tem 57 anos, 1,56 de altura, 90kg perceptivelmente está acima do peso e nao faz nenhum tipo de exercicio fisico, portanto ficando a maior parte do tempo deitada. A aproximadamente um ano ela começou a apresentar nós pés uma coceira excessiva que provocam rachaduras tão dolorosas que não consegue apoiar o pé no cão por completo, foi levada a varios dermatologistas dos quais medicaram como uma possivel alergia a detergentes, sendo assim receitando medicamentos a base de cetoconozol, betametazona e neomicina, o que na verdade não faz nenhum efeito, pensavamos que era diabete, no entanto o controle é feito, toma remedios e verifica quinzenalmente sua glicose atraves de parelho portatil feito em casa. Não sabemos mais a quem recorrer, a qual médico especialista procurar, sei que é dificil diagnosticar desta forma, contudo, a ajuda de vcs será preciosa.
    Agradeço desde já a atenção.

  80. RENATA comenta:

    9 outubro, 2011 @ 10:58 PM

    BOA NOITE!PRECISO URGENTE DE AJUDA..TENHO OLHO DE PEIXE..DOI MUITO..E TA SE ESPALHANDO….QUERIA UMA ORIETANÇAO…ME RESPONDI….

  81. maria angélica da S.M.Figueiredo comenta:

    11 outubro, 2011 @ 4:23 PM

    Boa tarde , só tenho rachaduras no pé direito e e ele é extremamente ressecado morro de vergonha pois gosto de usar sandalias e tambem quando abre rachaduras náo consigo nem pisar de dor , se fosse problema de saude seria nos dois pés mais é só no direito sempre … me responda por favor que hidratante ou tratamento devo seguir ….

  82. maria angélica da S.M.Figueiredo comenta:

    11 outubro, 2011 @ 4:38 PM

    Boa tarde atualmente tenho rachadura só no pé direito que nem posso pisar direito e ele é extremamente ressecado e tambem está coçando me incomada pois tenho que ficar muito tempo em pé tambem tenho inchados os pés esses dias de calor …vou fazer alguns exames mais preciso urgente de ajuda …. obrigado

  83. Matheus. comenta:

    14 outubro, 2011 @ 3:51 AM

    SERA QUE NUNCA IREMOS ACHAR UMA SOLUÇÃO PARA RESSECAMENTO NA SOLA DOS PÉS!! Acredito que ainda não foi encontrada a cura, acho que essa doença deve ser ligada ao sangue, tipo genetica. Aqui vai um dica aí para a mulherada, ainda não é a cura mais…sinto um leve melhora, o bom seria mesmo a cura!!
    Aí vai o nome do creme: SEVE, é da natura, pesquisei aqui no google e ta na faixa de 12 reais a bisnaga com 50 ml.

  84. Patricia Pimenta comenta:

    17 outubro, 2011 @ 9:37 AM

    Minha mãe tem 63 anos e reclama de queimação no pés, principalmente a noite. O pés ficam frios e queimam. Ela foi em um especialista em veias e ele passou para ela um remédio para melhorar a circulação, mais não melhorou. Ele disse que a queimação não é problema circulatório. Vi a reportagem da hematologista Sara Teresinha Olalla Saad e achei interessante, sobre deficiência de vitamina B12. Que médico ela deve procurar? Ela tem apenas um rin e tem problema de calculo renal.
    Gostaria muito de uma ajuda-la.

  85. Patrícia comenta:

    18 outubro, 2011 @ 7:54 AM

    Bom dia,

    Minha mãe está com um problema sério há alguns meses e já foi em diversos médicos que ainda não conseguiram ajuda-la.

    Pés – ela está com rachaduras profundas nos pés. Ela sente ele mais quente, fica meio escuro, racha e algumas vezes sangra. Já tentou diversos médicos, produtos dermatológicos que ainda não conseguiram aliviar a dor. Eles ficam tão ressecados que ela não consegue andar direito.

    Mãos – está com várias fissuras também que racham e sangram, sempre embaixo das unhas. Além disto, a pela fica descamando.

    Uma dermatologista que ela foi disse que poderia ser episoríase ou dermatite, mas já faz mais de meses que ela faz o tratamento com cremes mas ainda não surtiu efeito.

    Será que deveria procurar outro demartologista ou tem outra especialidade?

    Ah, ela está com alta taxa de ferro; já procurou um hematologista que disse não ser preocupante e sem nada a fazer; disse que deve ser de alguma infecção no corpo, mas será que o alto ferro não poderia estar dando estas rachaduras profundas?

    Bom, fico no aguardo se alguém pode me ajudar.

  86. Cida Mauro comenta:

    25 outubro, 2011 @ 12:30 PM

    Estou fazendo tratamento (de 3 a 6 meses meses) com Prednisona 40 ml. Pes68 ks e estou cuidando da alimentação e exercici (esteira e bicicleta ergometrica . Este remédio causa efeitos e vivo ateta. O que eu sinto no pé esquerdo é como se eu tivesse uma paumilha do meio do pé para os dois dedos (mindinhho e o ourtro). Olhei e está rosado. Meu pé é fino.Meu problema para esse tratamento é Polimisite ( aoareceu uma fraqueza muscular quando eu agachava ou para levantar de cadeira) mas o neuro disse que recupera pelo menos 70% e a melhora foi incrível. Fiz todos exames para prevenir diabete e aumento de LDL e deu nas faixas. O pé esquerdo e às vezes os dois incham perto do tornozelo e no peito do pé. (de vez em quando ) aí diminuo o sal e volta ao normal. Bebo bastante agua e o rim funciona meia hora depois de eu ter bebido a água. O que pode ser esse sintoma dessa sensação na sola do pé ?
    Obrigada
    Abçs
    Cida

  87. maricelia comenta:

    10 novembro, 2011 @ 1:30 PM

    Meus pés estão com um tipo de micose que eu não sei o que é.
    Tem umas bolinha de água e queima muito no meio dos dedos.
    Podem comentar ou me orientar?
    Obrigada.

  88. maricelia comenta:

    10 novembro, 2011 @ 1:33 PM

    meus pez esta com uma nicoze cosa e queia poden comentar

  89. mitie comenta:

    4 dezembro, 2011 @ 4:57 PM

    meu filho tem as duas unhas do dedão dos pés, bem curvadas para dentro. os dois cantos bem curvados para dentro.
    representam unhas bem pequenas.
    ele tem tratado com uma podóloga, mas não tem dado resultados.
    por favor, como faze-las para voltarem ao normal?

  90. Dalva Eufrosino comenta:

    11 dezembro, 2011 @ 2:14 PM

    Olá amanhã eu vou passar no vascular, pois há 4 meses fiz uma cirurgia retirada de um nodulo no seio, e depois de dois dias meus pes e maos começaram a formigar agora o dedão do meu pé esta doendo e mal posso tocar no chão, não tem ferida as unhas dos meus pes estão meias arrochoadas e adormecidas o que fazer sera que e grave emagreci muito estou com medo.

  91. margarett_sribeiro@hotmail.com comenta:

    17 dezembro, 2011 @ 7:56 AM

    Olá

    Tenho um filho de 8 anos, sempre que está deitado a noite (ou no momento que ele pára, já que é bem ativo), sente dores nos pés, que na verdade não é dor, é uma agonia intensa nos dedos e ele não consegue dormir, ele pede pra eu aperta com força os dedos dele pra ter alívio. Por favor, o que pode estar acontecendo?

    Desde já agradeço.

    Margarete

  92. Marli comenta:

    21 dezembro, 2011 @ 9:27 PM

    Olá

    Minha mãe tem 75 anos e nos ´ultimos mese vem sentindo uma queimação terrível na sola dos pés e ferroadas no dedão do pé,
    já consultamos um clinico , ela fez exames não deu diabetes nem acido úrico, mesmo assim ele receitou vitamina B, mas não
    adiantou nada os sintomas permanecem, ela está muito preocupada, podem ajudá-la?

    Obrigado,

    Marli

  93. Carlos comenta:

    14 janeiro, 2012 @ 12:00 AM

    Por favor, me ajude.
    Tenho os mesmos sintomas citado acima pela marli, ou seja:
    Tenho uma queimação no peito do pé com ferroadas ardentes do dedão do pé esquerdo,(o dedão do pé direito me parece que esta com inveja e também tá querendo sentir as mesmas reações)
    Fiz exames de Glicose (85)
    Aácido ùrico (4.7)
    To tomando vitamina B

    Mas os problemas continuam.

    O que será.
    Me ajudem, que com certeza ajudará a muita gente.
    Deus lhe abençoa.
    Grato

  94. Carlos comenta:

    14 janeiro, 2012 @ 12:08 AM

    carlosautoescola@com4.com.br

  95. carlosautoescola@com4.com.br comenta:

    14 janeiro, 2012 @ 12:11 AM

    Por favor, me ajude.
    Tenho os mesmos sintomas citado acima pela marli, ou seja:
    Tenho uma queimação no peito do pé com ferroadas ardentes do dedão do pé esquerdo,(o dedão do pé direito me parece que esta com inveja e também tá querendo sentir as mesmas reações)
    Fiz exames de Glicose (85)
    Aácido ùrico (4.7)
    To tomando vitamina B

    Mas os problemas continuam.

    O que será.
    Me ajudem, que com certeza ajudará a muita gente.
    Deus lhe abençoa.
    Grato
    carlosautoescola@com4.com.br

  96. wilton comenta:

    3 fevereiro, 2012 @ 8:43 AM

    Bom dia meu filho de sete anos esta sofrendo muito com o solado dos pés bastante ressecado ao ponto de ferir e infelizmente esta semana chegou a sangrar.
    Já o levamos os vários Dermatologista que não identificam a causa desta enfermidade.
    Não agüentamos, mas comprar hidratantes com uréia a 10%.
    Favor enviar uma orientação de especialista.

  97. Jane comenta:

    13 fevereiro, 2012 @ 3:40 PM

    Boa tarde! Já alguns dias vêm saindo algumas bolinhas de água nos meus pés, ontem sairam varias nos dedos e as mesmas queima arde, na lateral de um dos pés esta escamando, estou conseguindo ficar de sapato, o que seria isto ?

  98. Rogério Ademir comenta:

    19 fevereiro, 2012 @ 6:28 PM

    Queimação e outros sintomas sensitivos periféricos:
    Pesquisem sobre Neurologista Funcional , Cymbalta e Venlafaxina. Se trata de Neuropatia periférica sensitiva de fibras finas. Também tenho queimação nos pés e programo comprar o Cymbalta que custa em média R$260,00 com 28 caps. só que, com desconto da Lily (fornecedor/ fabricante) oferece desconto de até 70%.

    Boa Sorte a todos!
    Rogério Ademir
    Recife-PE

  99. zinha comenta:

    12 março, 2012 @ 5:36 PM

    estou com o mesmo problema gostaria de me curar pois eh muito dolorido

  100. Ivone comenta:

    20 março, 2012 @ 1:39 PM

    oi, vc pode me ajudar? eu tenho como se fosse umas gorduras umas bolinhas perto dos olhos, acho que isso é do germe de dinheior pois trabalhei muito em caixa e tinha muito contato… Um dermatologista já queimeu com acido, mas voltou. O que faço pois me sinto mal com isso.Obg.

  101. Eunice Porto comenta:

    28 março, 2012 @ 3:46 PM

    Por favor gostaria que me enviasse um bom creme para usar nos solados dos pes, pq eles ressecam muito e ficam como queimados arde muito e sinto dormencia e agoniante, principalmente quando estao usando agua sanitaria e sabao para lavar quintal ou quando deixo cair nos meus pes., unico chinelos que aguento uisar sao as chhavaianas e por pouco dias enquanto estao macias, gostaria muito que me enviasse o nome de um creme ou medicamento para poder usar, sou prediabetica e faço dieta e tenho hipotiroidismo.Grata desde ja mui obrigado pelo site.

  102. Joan comenta:

    3 abril, 2012 @ 12:13 AM

    Olá boa noite.
    Estou com um problema com meu pé direito, começou com dormência nos dedos e agora está em toda a sola di pé. O que pode ser? E o que devi fazer?
    Pode me mandar a resposta por aqui mesmo!
    Acho que é uma dúvida que pode servir para outras pessoas!
    Abraço!

  103. Aynna comenta:

    14 maio, 2012 @ 9:16 PM

    Olá meu nome é Thayná queria tirar uma duvida meus pés e de pele fina e racha de mais ate sangra e inxam muito idrto muito eles e sempre deixo limpo mais sofro muito com isso e não sei mais o q fazer.

  104. elisangela caldeira comenta:

    20 maio, 2012 @ 6:39 PM

    a minha tia tem75 anos ela acordou e sentiu um friagem nas penas do joelho para baixo e entao tem4 ano que os pes estao dumentes e sesaçao de frio e ficou meio escuro tipo azul so nao incha mas furmiga e queima e ela so consegue andar meio dançando o que sera isso os medicos nao discobril

  105. erika comenta:

    6 junho, 2012 @ 4:58 PM

    Boa Tarde!

    Minha mãe tem 66 anos e está sofrendo com uma queimação nos pés, fez varios exames: ressonância magnetica e ultrassom , mas o resultado foi normal, entretanto, ela contínua a sentir essa queimação o pé fica gelado por fora e queimando por dentro.
    Aguardo a resposta por e-mail.

    Obrigada.

  106. geni comenta:

    19 junho, 2012 @ 5:57 PM

    eu tenho uma queimaçao e dor no peito do pe direito,que incomoda muito.queria saber como tratar e o que pode ser.Por favor me indique um tratamento, por favor.

  107. Alan cristian comenta:

    19 julho, 2012 @ 2:56 PM

    Eu tenho uma especie de coseira nos dedos do pés como se tivessem queimando por dentro, principalmente nas partes de cima do dedo, da vontade de arancar os dedos de tanto q doi, principalmente isso acontece quando to em logares quentes, nao preciso tar de sapato ou tenis pra começar a doer

  108. mariluze comenta:

    28 julho, 2012 @ 9:15 PM

    olá, boa noite gostaria de saber que doença é essa que minha mãe ta ela está com os pés rachado e as mão as rachadura cada vez mais abre coça muito e doe ela já foi ao dermatologista já fez uso de varios medicamentos mais até agora nada de melhora pelo amor de DEUS me ajude

  109. Mariane comenta:

    30 julho, 2012 @ 8:29 PM

    Oi ja faz uns 5 meses que meu marido cortou um calo que estava debaixo do meu pé e ele não curou ainda quando ando doi muito o que devo fazer?

  110. jôsi comenta:

    18 agosto, 2012 @ 10:56 PM

    olá. a alguns dias meus calcanhares apareceram com umas manchas escuras e descamando e muito áspera. gostaria de saber se o médico que devo procurar é o dermatologista ou o angiologista.

  111. natacha comenta:

    27 outubro, 2012 @ 9:53 AM

    Bom dia…

    Bom recentemente descobri q estou com olho de peixe nos dois pés, doi muito as vezes n consigo colocar sapatos,mais enfim quero muito q me orientem qual especialista devo procurar.

    Att

  112. Ferrao Justino comenta:

    15 novembro, 2012 @ 4:21 PM

    Essa doença aconteceu comingo da seguinte maneira:
    a) vermelhidão e ardor na sola dos pés
    b) secura da pele e diminuição de volume muscular dos pés
    c) desidrataçao e dores articulares ao caminhar
    d) prieza muscular dos pés
    e) escurecimento da sola do pé, como que queimado

    Exames (ácido úrico/VS) feitos foram negativos.
    Assim, agradeço que me seja dada uma explicação tranquilizantes, sobre esse fenómeno.

  113. Lucas comenta:

    23 novembro, 2012 @ 1:57 PM

    OLA BOA TARDE! SOU LUCAS.MINHA MÃE ESTA COM UMAS FERIDAS QUE APARECEU NOS PÉS TIPO UMAS RACHADURAS E DOE DEMAIS,QUASE QUE NÃO CONSEGUE NEM ANDAR E ESTA TOMANDO OS PÉS EM VARIAS PARTES.O QUE FAZER?QUEM SOUBER DE ALGUMA COISA POR FAVOR ME AJUDA.PODE SER ALGUMA RECEITA CASEIRA,OU QUALQUER REMEDIO QUE POSSA AJUDAR,MENOS CREMES DE PÉS QUE ELA JA USOU UM MONTE E DE NADA ADIANTA.ALGUEM QUE TENHA PASSADO PELO MESMO PROBLEMA POR FAVOR ME AJUDE NÃO AGUENTO MAIS VER MINHA MÃE RECLAMAR DE DORES.

  114. NELI comenta:

    22 dezembro, 2012 @ 7:00 PM

    A meses sinto queimar meus pés, sinto como se tivesse pegando fogo, se alguém sente isso por favor me ajude, durmo e acordo com os pés queimando. o momento que mais queima é quando vou pra cama. isso me incomoda muito. desejo a todos um FELIZ NATAL.
    Se conhece algum medicamento que alivia isso me ajudem.

    ficam todas com DEUS .

  115. marilda comenta:

    9 janeiro, 2013 @ 8:32 AM

    Quando deito meus pés parece esta dentro do fogo,e esta descascando.O que eu posso usar? Me ajude por favor.

  116. Maria Regina de Almeida Siqueira comenta:

    9 abril, 2013 @ 1:57 PM

    Por favor responda meu E-mail não aguento mais as dores no ´Pé e queimura,mas o Clinico geral me disse que tenho Aido urico,Gotas,sei la mis o que ,percebi que tenho um esporão no lado esquerdo do pé .Meu Deus o que fazer ajuda me aliviar essas dores.
    Obrigada Maria Regina de Almeida Siqueira.

  117. edneiva beloni silva comenta:

    13 abril, 2013 @ 9:58 AM

    olha minha filha de 4 anos esta a 7 meses sofrendo com um encomodo nos seus pes e maos . tudo comocou de uma escamacao na sola dos pes depois entao ela tem a nessecidade de ficar molhando a s maos e pes ou passando creme. mas nao consigo compreender o que ela sente se resecamento , ela reclama que tem aluma coisas estranha dentro dos pesinhos dela, ja nao sei mais o que fazer. leeviao dermatologista ele me disse que alergia a proteina do leite de vaca, suspendemos o leite mas as reacoes nao parou, ja tomou a vacina mas tudo continua ,, alguen poderia me ajudar?
    muito obrigada edneiva silva

  118. Glenda comenta:

    19 maio, 2013 @ 10:33 AM

    meus pés saem umas bolhas brancas e pocam toda a parte de baixo do pé… antes doia bastante quando as bolhinhas começavam a pocar. agora não doi mais… pórem é meio nojento por causa da aparencia i o pé fica cheio de buracos embaixo e a pele bem grossa… to começando a achar q pode ser aletgia ao sandalia havaianas… aparece mais quando uso e tbm fico com muito chulé quando uso eessa marca de sandálias… o que pode ser…????

  119. VERA comenta:

    7 março, 2014 @ 9:45 PM

    Ba noite

    Uso botas de bico de ferro,mas não suporto mais as dores nos calcanhares,minhas pernas incham demais,e não tenho opção de mudar isso, minha empresa não permite que trabalho sem as botar,por favor me de uma soluçao para aliviar tudo isso.

    grata.

  120. srtd comenta:

    11 março, 2014 @ 1:09 PM

    yrutru

  121. Teresinha Martin Cardozo comenta:

    6 julho, 2014 @ 8:23 PM

    Boa noite tenho 62 anos desde criança tenho os pés com rachadura e mãos ásperas que parecem umas lixas sempre uso cremes mas agora a parte da planta do dos pés estão finas demais que ficam escamadas e se coloco chinelos eles escorregam as vezes tenho medo de sair já lixei a palmilha para ver se melhora mas não conseguipor favor me orientem no calcanhar tudo áspero e na planta do é fino e escamando oque será agradeço muito a atenção.

  122. alexandre comenta:

    23 julho, 2014 @ 7:44 PM

    tenho um incomodo no pé direito pois se eu colocar o pé para cima não sinto dor mais se tentar coloca-lo para cima doe bastante e se colocar peso neste movimento eu sinto muita dor e é capaz até de cair no chão. não estou conseguindo jogar bola tenho 43 anos e só consigo correr se for na ponta do pé direito quando esqueço sinto a dor .preciso resolver este problema pois adora jogar minha pelada nas terças e sabado

  123. jandersergia comenta:

    9 setembro, 2014 @ 8:17 PM

    Oi, tenho hipotiroidismo, descobria pouco tempo , nao sei se tem aver minhas hunhas do pé , estao fracas , ficando ocas do dedao e rachaduras na sola e calcanhar q fere , arde , nao sarao , seria um pé , o esquerdo só, estou preocupada , estou passando pomada para infecção e um remedio nas unhas para micose , gostaria de saber de algo que me ajude, por favor aguardo, , obrigado , jan

  124. Nicélia do Nascimento Silva sousa comenta:

    10 setembro, 2014 @ 11:06 PM

    Olá meu nome e Nicélia minha mãe tem a algum tempo uma coceira que com o passar do tempo causa rachaduras deixando-a incapacitada, pois não consegue caminhar direito. já fizemos de tudo, esames foram feitos com parte de pele, e vários medicamentos e cremes utilizados e nada. Se alguém souber de alguma solução por favor me ajude e muito ruim vê-la nessa situação sem poder dar jeito. Obrigada!

  125. Val Guedes comenta:

    10 outubro, 2014 @ 11:08 PM

    Boa noite! Eu vi que muita gente sente o que eu sinto, muito calor nos pes e o esquerdo realmente é mais forte, o calor é tao forte que as vezes tenho que molhar, fazer massagem e este mesmo pé esta inchando diariamente. Eu ja fiz aquela cirurgia pra retirada de veias e me parece que apos o procedimento lamentaram as dores is calores nas pernas e pes. Será que uma coisa tem haver com a outra?

  126. viviane viana comenta:

    24 outubro, 2014 @ 3:15 PM

    olá, a mais ou menos 1 ano cortei meu pé num acidente de moto e numca deixou de dar tipo umas ferradas no nervo , o q pode ser?

  127. clailda silveira comenta:

    7 novembro, 2014 @ 7:45 AM

    Gostei dos esclarecimentos medicos das perguntas das pessoas que não consegue resolver seus problemas através dos médicos e da boa dica de roseli a única. Gostaria de mais dicas de pessoas que conseguiram algum progresso. Obrigado a todod que procuram nos ajudar. Que Deus os ajude também.

Deixe seu comentário aqui !