08 - mai
  

Dor no joelho – Osteoartrose de joelho:Gonartrose

Categoria(s): DNT, Reumatologia geriátrica




Resenha

Colaboradora : Sandra Chiavegato Perossi

* Fisioterapêuta, especializada no método Pilates, Pós-graduanda do Curso Saúde e Medicina Geriátrica – METROCAMP

artroseA osteoartrose de joelho também chamada de gonartrose, é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo, que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação. A etiologia da degeneração é complexa e inicia-se com o envelhecimento (1).

Aspectos epidemiológicos – A doença é de caráter crônico, de evolução lenta e sem comprometimento sistêmico de outros órgãos, afetando as articulações periféricas e axiais, mais freqüentemente as que suportam peso. Na grande maioria dos indivíduos se desenvolve de maneira silenciosa. Abaixo dos 40 anos, a freqüência é semelhante, em ambos os sexos sendo, esta patologia, um tanto quanto incomum. Estudos radiológicos demonstraram que a freqüência da Osteoartrose gira em torno de 5% em indivíduos com menos de 30 anos e, atinge 70% a 80% daqueles com mais de 65 anos. Contudo, somente 20% a 30% dos portadores de alterações radiológicas apresentam sintomas da doença.

Particularmente, na articulação do joelho, evidenciou-se, que 52% da população adulta apresenta sinais radiológicos da doença, sendo que, somente 20% destas apresentam alterações consideradas como graves ou moderadas. Já foi demonstrado que a gonartrose (artrose do joelho) tem uma incidência de cerca de 2% por ano nos Estados Unidos, A incidência desta patologia aumenta com a idade, estimando-se atingir 85% da população até os 64 anos sendo que, aos 85 anos é ela universal. Seu impacto social e seu grau de incapacidade e tão importante, que motivou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a criar a Década do Osso e da Articulação (2).

Um recente estudo a OMS refere que a osteortrose seria a quarta causa mais importante de incapacidade entre as mulheres e a oitava entre os homens. Estudos radiográficos mostram algumas alterações em 30% dos homens e mulheres acima de 65 anos, mas apenas um terço desses são sintomáticos (2).

Fatores de Risco (3):
1- De suscetibilidade individual a:
- Hereditariedade (filhas de mães com artrose tem mais probabilidade de desenvolver a patologia).
-Fatores Hormonais (descontroles hormonais propiciam a agudização da doença).
- Obesidade (indivíduos obesos possuem maior carga articular propiciando os fenômenos degradativos).
- Massa óssea (alterações de massa óssea interferem no aparecimento da patologia).
-Hipermotilidade (a hipermotilidade implica em maior stress articular e, como conseqüência, maior facilidade na ruptura da malha colágena)
- Doenças metabólicas.
2 – considerados fatores mecânicos:
- Macro traumas.
- Traumas repetitivos localizados.
- Sobrecargas esportivas.
- Uso inadequado de aparelhos de musculação.
- Alteração da biomecânica normal da articulação.

Sintomas (1):
• Dor relacionada a exercício físico;
• Dor ao repouso;
• Dor noturna;
• Rigidez após inatividade (tempo parado);
• Perda de movimento;
• Sensação de insegurança ou de instabilidade;
• Limitação funcional;
• Incapacidade.

Sinais (1):
• Pontos doloridos nas margens da articulação;
• Sensibilidade exagerada na articulação;
• Inchaço articular;
• Crepitações (atritos);
• Derrame intra-articular;
• Movimentos restritos e dolorosos;
• Atrofia muscular periarticular;
• Enrijecimento da articulação;
• Instabilidade articular.

Fisiopatogenia

Na fase inicial da OA, ocorre fibrilação e irregularidades da camada superficial da cartilagem articular, que se estende para demais camadas com posterior desenvolvimento de microfissuras. Em estágio mais avançado, com a perda da cartilagem e exposição do osso subcondral com microfraturas trabeculares, há ativação osteoblástica, que determina esclerose óssea, formação de cistos subcondrais e osteófitos, estes geralmente situados na periferia articular. Estudos recentes têm sugerido que o envolvimento inicial ocorre no osso subcondral e que este favorece a liberação de citocinas e outros mediadores inflamatórios que atingiriam a cartilagem promovendo a sua degradação.

A degeneração da cartilagem articular causa alterações secundárias na membrana sinovial, ligamentos e músculos. Do ponto de vista celular, a OA é resultado do desequilíbrio entre processo de síntese e destruição da cartilagem articular, incluindo alterações na matriz extracelular (produção aumentada, porém de qualidade anormal de proteoglicanos, diminuição na produção de colágeno tipo II e, em estágios mais avançados, a concentração de proteoglicanos se torna inferior a 50% do normal), condrócitos com pouca responsividade para a síntese, seja pela sua senescência, ou por dano mecânico associado com morte celular.

Embora a OA seja considerada uma doença não inflamatória, alterações articulares estão associadas à inflamação. A membrana sinovial, em resposta aos fragmentos de cartilagem no líquido sinovial (LS), produz metaloproteinases (MMP-2 e MMP-9) e citocinas como IL-1, IL-6 e TNF-α. A IL-1, mais do que as demais citocinas, está associada com estímulo aos sinoviócitos que irão produzir prostaglandina E2, resultando em dor e inflamação. Trata-se de potente interleucina causadora de degradação cartilaginosa por meio da liberação aumentada de metaloproteinases e da inibição de síntese de matriz extracelular.

Tratamento medicamentoso (2)

O uso de anti inflamatórios deverá obedecer as crises de inflamação e, quanto aos anti artrósicos de ação lenta, estes se justificam, e fazem parte da ação condroprotetora e de redução de medicamentos anti-álgicos e antiinflamatórios não hormonais.
Depois de numerosos anos, a Glicosamina foi proposta como um tratamento de primeira linha para as manifestações sintomáticas da Artrose (dor e limitação de função). Já existe um grupo convergente de estudos, de qualidade metodológica pelos meios válidos, sugerindo de fato que, esta molécula pode melhorar dentro de um prazo de 4 a 6 semanas os sintomas principais portadores de artrose. Se bem que dois estudos rigorosos (1,2) confirmam após um a duração de 3 anos que o Sulfato de Glicosamina em uma dosagem de 1500 mg/dia, permite bloquear a progressão estrutural da Osteoartrose de Joelhos (gonartrose). Certo número de pontos de interrogação, persistem quanto à eficácia anti álgida da Glicosamina quanto a melhor maneira de prescrição (formulação, posologia e duração) deste tratamento.

Tratamento cirúrgico (2)

Artroplastia do Joelho: Trata-se de um procedimento cirúrgico complexo que tem por objetivo a restauração da função articular, e a melhora do quadro doloroso. Isto é obtido através da substituição desta articulação acometida por componentes que serão implantados no ato operatório.

Tratamento Fisioterapêutico (2,5):

A fisioterapia é utilizada para aliviar a dor em fases agudas, preservar a função das articulações e melhorar sua movimentação. A fisioterapia alivia a dor e os espasmos musculares, proporcionando a articulação um certo grau de movimento.

As aplicações do calor ou do frio são recursos valiosos na prática da fisioterapia. Ambos constituem-se em recursos terapêuticos de grande valia no alívio da dor e na melhora da função articular. Atualmente não existe um consenso entre os profissionais de reabilitação sobre qual dos recursos terapêuticos empregar em pacientes com artrose avançada. A literatura é vasta em defender o uso tanto da crioterapia quanto do uso sistemático do calor, seja ele na forma de calor superficial ou profundo.

O uso do calor no tratamento de pacientes portadores de gonartrose é eficaz, pois têm a propriedade de alivia a dor, aumentar a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos, diminuir a rigidez das articulações, melhora o espasmo muscular e a circulação.

Os efeitos terapêuticos da crioterapia também são pronunciados pois através de pacotes ou o gelo em pinceladas se obtém os seguintes resultados: diminuição do espasmo muscular, alivio da dor, eficaz nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias.

Para o alívio da dor e inflamação são utilizados termoterapia por condução, calor local e também eletroterapia, como o TENS e o interferencial.

Os exercícios são os principais recursos para recuperar a força muscular e quando utilizados com eletroterapia aliviam a dor.

Conclusão:

É importante essaltar que a osteoartrose é a doença reumática mais comum entre os idosos e quando não tratada adequadamente pode levar a incapacidade física, quedas e imobilização devido as dores e perda da força muscular, tornando-se assim um grande problema de saúde pública.

Ver mais

Gonartrose – Condroproteção

Gonartrose – Viscossuplementação

Referências:

1. Cossemerlli, W – Reumatologia Básica. Ed. Sarvier – São Paulo, SP, 1992.

2. Marx,F – Tradução e Validação do questionário algofuncional de Laquesne para osteoartrite de joelhos e quadris para a língua portuguesa

3. Resende M – O que é osteoartrose

4. Novaes, A – Osteoartrose – Conceitos e Aspectos Epidemiológicos [on line]

5. Marques AP, Kondo A – A fisioterapia na osteoartrose: uam revisão da literatura. Rev. Bras Reumatologia 38(2)Mar/Abr:83-90,1998 [on line]

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


207 Comentários »

  1. Cleusa Caldeira comenta:

    12 julho, 2007 @ 2:49 PM

    Sentia mt dor mas não sabia que tinha gonartrose. É pena que os médicos não se importam com a queixa do paciente, praticamente o obriguei a pedir um rx do meu joelho e o pior ja reclamo dessa dor a bastante tempo. porque eles nao nos ouvem? A dor é minha e só eu sei o tamanho dela. e agora?

  2. Tania Brito Rodrigues comenta:

    2 agosto, 2007 @ 8:51 PM

    Descobri que estou com gonartrose,graças ao meu médico,pois logo que disse que estava com dor,ele pediu para fazer um raio X .Está doença não tem cura?

  3. Roberta Cristina comenta:

    14 setembro, 2007 @ 6:00 PM

    Tenho 17 anos e sofro com muitas dores no joelho, fui ao médico ele disse que
    era por eu estou em desenvolvimento, mas as dores continuaram fui a outro médico e ele disse que é um desgaste na articulação.Será que que terei que fazer alguma cirúrgia? Estou com muito medo. Tirei dois raio x mais não deu nada como isso é possivél ?

  4. Teresa Cristina Lesh comenta:

    18 setembro, 2007 @ 8:25 PM

    Tenho 60 anos, diagnóstico de gonartrose através de rx, estou em crise há 3 mese dor forte, imcapacidade funcional e em tratamento fisioterápico tendo em vista que não posso fazer uso de droga analgésica por ser paciente renal. Os recursos terapeuticos utilizados não surgiram efeitos. O que fazer para melhorar a dor?
    Teresa Cristina

  5. luciane de Oliveira Alves comenta:

    13 outubro, 2007 @ 1:22 PM

    Por favor qual é a referência deste artigo. Data etc…

  6. Ana Paula Kelly comenta:

    16 outubro, 2007 @ 8:40 AM

    Tenho condromalacia e foi muito dificil de descubrir so com meus 32 anos que o medico pediu uma resonancia magnetica que viu agora estou com a doença de ultimo grau so melhora com uma aplicação de sinvisc de 6 e 6 meses mas doe muito viu

  7. Dra. Suely Roizenblatt comenta:

    29 outubro, 2007 @ 3:16 AM

    Estamos iniciando na Escola Paulista de Medicina um tratamento para pacientes com artrose de joelho , com idade acima de 50 anos e que não tenha operado o joelho em questão. (O outro joelho pode ter sido operado). O tratamento é feito com um medicamento novo e tem duração de dois meses.
    Em caso de interesse deixe seu nome e telefone no email suelyroi@psicobio.epm.br que entraremos em contacto para maiores esclarecimentos.

  8. Waldir comenta:

    25 novembro, 2007 @ 8:28 AM

    Olá bom dia!
    Gostaria de saber se um pessoa com,Artrose no Joelho pode praticar exercícios ergométricos,se isso afeta ainda mais o problema?
    desde já obrigado..

  9. jonas de almeida comenta:

    27 novembro, 2007 @ 2:26 PM

    Prezados, eu me tratei com condroitina e glucosamina após uma cirurgia de ligamento cruzado, onde o cirurgião detetou o caso de artrose na parte inferior do fêmur, onde passa o tendão muscular do quadrícepes quando agachamos. QUE DOR!! Após 8 meses de recuperação tomando tais medicamentos, reslmente senti melhora, inclusive qy]uase de imediato, porém voltando a praticar esportes, lesionei o menisco, e quando fiz a segunda cirurgia que o médico abriu o joelho, ele reparou que tinha vários pedaços soltos de cartilagem nova, inclusive me deu muitos pedaços dentro de um vidro. Suspeitamos que a segunda lesão possa ter sido causada pelos pedaços de cartilagens que flutuavam entre o líquido sinovial da minha articulação.
    Se alguem tiver situações parecidas, sugestões ou dúvidas, pode entrar em contato com o email: jjcalmeida@gmail.com

    Grande abraço a todos.

  10. Carlos Carvalho comenta:

    30 novembro, 2007 @ 5:21 PM

    Boa noite!
    Eu tenho 30 anos e fracturei o joelho num acidente! Fiz rx, colocaram-me gesso e disseram-me que era uma fractura simples e daí a 1 mês ficava bom. Passada uma semana fiz novo rx e detectaram um pedacinho de osso fora do lugar e disseram-me que tinha que ser operado! Fiz a tal operação para me retirarem esse pedacinho de osso. Um dia a fazer desporto, senti uma grande do no joelho, fiquei incapaz de voltar a correr. Fiz uma ressonância magnética onde me detectaram uma osteoartrose! Tenho quase a certeza que na tal operação a que fui sujeito, me cortaram a cartilagem e assim fiquei com osteoartrose! Não um rapaz novo e nunca mais consegui fazer desporto ou mesmo correr numa situação em que seja preciso. Gostaria de saber quais as alternativas que existem e a melhor para resolver o problema. Sei que já se faz implantes de cartilagem através de cirurgia! Gostava de saber se é fiável.
    Desde já, os meus agradecimentos

  11. adriana de souza comenta:

    15 dezembro, 2007 @ 2:08 PM

    minha mae sofre com gonartrose,e faz tratamento com fisioterapia mais nao resolver nada,sera que uma cirurgia nao resolveria melhor este problema.ela tem 60 anos e sente muita dor.mande uma soluçao pra este problema.

  12. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    15 dezembro, 2007 @ 7:50 PM

    Adriana,
    A indicação cirúrgica depende do grau de lesão do joelho. O médico ortopedista pode definir o planejamento terapêutico analisando o caso de uma forma global.

  13. Divania Salgado comenta:

    27 dezembro, 2007 @ 10:36 AM

    Olá! Foi detectada uma artrose no meu joelho esquerdo e o médico disse prá tomar DIACEREINA 50 mg, por 6 meses e disse que fisioterapia não adianta nesses casos.Parei de caminhar pela dor, e ele não disse o que posso fazer de exercícios. Um terapeuta disse prá fazer alongamento. Vcs saberiam me dar alguma informação nova? Tenho 48 anos e excesso de peso. Que falta de graça , hein? Tô irada!…

  14. Fabio comenta:

    28 dezembro, 2007 @ 6:40 PM

    Ola! Estava lendo as perguntas, eu tenho condromalacia, grau 4, jogo futebol a treze anos e fiz uma artroscopia a dois anos, que só agravou a situação,pois antes da cirurgia tinha grau 1, pelo que parece o medico retirou cartilagem a mais. Hoje me trato com condroitina e glucosamina, fortalecimento muscular e gelo apos os jogos. Mas agora as dores estao voltando e gostaria de saber se esses remedios como suprahyal e sinvysc realmente ajudam na artrose do joelho e se infiltrando esses remedios nao vai causar danos em outros tecidos da articulação?
    Abraçõs

  15. herval comenta:

    2 janeiro, 2008 @ 5:21 PM

    Sou praticante de esporte tenho 46 anos, há um ano atrás, vinha sentindo dores no joelho direito, procurei um ortopedista e acusou lesão no menisco medial.
    Fiz ressonância magnética do joelho direito e me submeti a artroscopia, depois da cirurgia fiz fortalecimento do joelho e bem mais de 4 meses comecei a praticar futebol, não me sentir seguro meu rendimento caiu bastante não fui mais o mesmo, depois de dois anos procurei outro ortopedista fiz novamente ressonância magnética e acusou gonartrose tricompartimental,
    O que vcs me aconselha a fazer ou tomar como remedio ou terapia ?

  16. Luis Vieira comenta:

    7 janeiro, 2008 @ 11:20 AM

    Já algum tempo que venho sentindo dores nos joelhos,nada de impeditivo de fazer a minha vida normal,dsporto correr etc.
    Contudo á cerca de três mese as dores começaram a ser mais intensas,hoje já tenho algumas dificuldades em me movmentardurante a noite tambem tenho dores.
    Consultei vários médicos e, cada um tem sua opinião e Eu leigo na matéria estou cheio de duvidas, que fazer?
    Ficaria muito grato por uma opinião.
    Atenciosamente
    Luis Vieira

  17. Jonas de Almeida. comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 5:58 AM

    Prezados amigos, a gonartrose já me incomoda tem aprox. 20 anos. Fiz também cirurgia de ligamentos cruzados e menisco. O que os médicos sugerem é condroitina e glucosamina. (artrolive e outros). Eu comecei a ter melhoras com alguns exercícios: Primeiramente tomar um anti-inflamatório (diclofenaco com paracetamol) durante no mínimo 05 dias, após a dor diminuir gradualmente, começar um simples exercício: Durante o banho, se apoiar levemente no registro do chuveiro e se agachar até 90 graus e levantar, isso 02 a 03 repetições de dez exercícios e após o fortalecimento muscular, ir aumentando as repetições. Após o banho fazer alguns alongamentos básicos. Se possível não parar de tomar condroitina e glucosamine. Façam durante um mês e retornem com sua opinião.
    Grande abraço e melhoras a todos.

    Jonas de Almeida.

  18. Prof. Armando Miguel comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 4:56 PM

    Prezados Internautas
    Estamos preparando páginas com dúvidas e respostas a respeito do assunto. Brevemente irão ao ar.

  19. fabiane crespo comenta:

    10 janeiro, 2008 @ 12:32 PM

    preciso saber se a doença da minha mãe tem algum tratamento adequado.ela tem gonartrose,sinais minimos,incipientes,quase imperceptiveis no joelho direito.mas ela sente dor o que faz ela nao conseguir caminhar direito,tem dias que incha muito e doi muito .faz uns 4 meses que ela começou a sentir isso

  20. Cezar Cotrin Leite comenta:

    22 janeiro, 2008 @ 11:26 AM

    COLEGAS ARTRITADOS. No ano 2000, eu tinha comécio no ramo de refrigeração (e´pesado)
    Nêste ano, comecei a sentir os sintomas que vcs , o conhecem : mãos, pés, JOELHO e até o
    maxilar ( não podia mastigar ) – inchavam muito com vermelhidão, calor no local e DORES
    HORRIVEL e febre. Fiz todos os tratamentos possiveis e conhecidos e NADA de MELHORA.
    Num joelho, tinha apenas 1/3 de cartilagem (RX), e, só água no lugar do LIQ. SINOVIAL.
    EM, 27/07/2006, GRAÇAS a DEUS, fui CONVENCIDO fazer tratamento a base de BABOSA ou
    seja ALOE VERA – produto importado cujo nome é: FOREVER FREEDOM e mais 3, p/ SINERGIA.
    Com 4 meses estava 50% bom. HOJE, estou 100% ótimo. Os produtos são vital p/ a saúde,
    me sinto melhor do que qdo tinha 30 anos. tenho 61. sou crônico – ñ fico sem o produto.

  21. Soraya Rafaela comenta:

    23 janeiro, 2008 @ 1:40 PM

    Prezados amigos, é necessário que a musculatura que sustenta o joelho esteja fortalecida e flexível o suficiente para que seja capaz de suportar as cargas (na velocidade e intensidade da caminhada, corrida, agachamento, suporte de peso, etc.) impostas sobre a articulação, evitando a ocorrência de danos maiores. Sou fisioterapeuta e não podia deixar de falar da importância deste profissional na vida de alguém que apresenta gonartrose. Os comentários acima dividem experiências referentes ao tratamento medicamentoso e até alguns exercícios. No entanto, sem a ajuda da fisioterapia dificilmente a recuperação se processará por completo e adequadamente. É o fisioterapeuta que definirá quais os melhores exercícios e demais recursos terapêuticos de acordo com o quadro específico.Portanto, queridos, não deixem de procurar um bom profissional! Sucesso!!

  22. Jonas de Almeida. comenta:

    23 janeiro, 2008 @ 5:55 PM

    Prezado César Cotrin, devo informar que sua melhora realmente é associada a babosa, mas com condroitina e glucosamina que faz parte da composição do FOREVER FREEDOM e são anti-inflamatórios naturais e ajudam na recomposição cartilaginosa. Agora a babosa realmente é assustadoramente benéfica a saúde e garanto que você melhorou de vários outros problemas, inclusive deve estar mais disposto, pois a babosa é um ótimo anti-oxidante, ativador celular, além de ter muitos minerais essenciais a saúde.
    ÓTIMA DICA!

  23. tatiane moreira comenta:

    24 janeiro, 2008 @ 3:57 PM

    MINHA MÃE DEPOIS DE DUAS ARTROSCOPIA SOFRE COM GONARTROSE E TERÁ EM FEVEREIRO DE 2008 QUE POR UMA PROTESE FICO FELIZ QUE CONHECI UM MÉDICO SUPER COMPETENTE QUE NÃO ENROLOU COM MAIS UMA CIRURGIA DESNECESSÁRIA E GRAÇAS A SEU CONHECIMENTO COLOCARÁ UMA PROTESE ALEMÃ DE POLIETILENO DE CARBONO, CIRURGIA CARA E QUE INFELIZMENTE OS PLANOS DE SAUDE NÃO COBREM. MAS VALE APENA REALIZA-LA.

  24. wanderley roma comenta:

    29 janeiro, 2008 @ 12:35 PM

    Presados, boa tarde, minha esposa, com 60 anos tem um quadro de osteoartrose nos joelhos o que causa muitas dores, gostaria de saber se este tratamento à base de babosa se aplica a qualquer paciente ou deverá ser receitado por um profissional. Desde já agradeço.

  25. Jonas de Almeida. comenta:

    29 janeiro, 2008 @ 12:45 PM

    Wanderley meu amigo, a babosa é apenas o veículo para a condroitina e glucosamina. Ela tem muitas funções benéficas ao organismo, mas não tem indicação direta para osteoartrose. Quando citamos a babosa é uma fórmula do aloé vera que se chama freedom forever que tem em sua fórmula condroitina e glucosamina. Uma indicação muito conhecida e barata para utilizar juntamente com o tratamento médico é o cloreto de magnésio. Pesquise na internet sobre benefícios do magnésio, indicações e relatos do frei galvão.

    Grande abraço e melhoras para sua esposa.

  26. leinad vasconcelos comenta:

    20 fevereiro, 2008 @ 6:54 AM

    O meu médico confirmou que as minhas dores no joelho é essa tal de Gonartrose.
    Na verdade confirmo quase todos os sintomas de seu estudo.
    Estava numa crise e insisti no Pilates e piorei muito.
    Quando devo recomeçar o Pilates? Quando devo recomeçar sem risco de voltar a intensificar as dores?
    Tem alguma fisioterapia, ou outro tipo alternativo que apóie a cura ou o alívio dessas dores?

  27. Maria Bernardina da Cunha lau comenta:

    20 fevereiro, 2008 @ 8:12 AM

    Doutor , Tenho Condromalácia patelar de quarto grau e já fiz menopausa com 40 anos. Tomei Livial por 9 anos, estou com 49.Agora dei uma pausa no Livial por conta própria.E as dores aumentaram.
    O Livial ajuda na Osteartrose ?
    ATT,
    Maria Bernardina

  28. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    20 fevereiro, 2008 @ 5:44 PM

    Leinad,
    Nas fases agudas, o melhor tratamento é o repouso articular e a terapia com o calor e o frio. O Pilates ajuda nos processos em fase estabilizada e sem sinais inflamatórios.

  29. Cezar Cotrin Leite comenta:

    22 fevereiro, 2008 @ 9:07 PM

    Olá! …Dra Sandra, fico contente saber de sua preocupação com os “Artritados”.
    Minha filha Fabiana, é fisioterapeuta em Curitiba e é muito prestimosa com seus
    pacientes. Não querendo ser insolente: quando o “Doente”, não se recupera com
    a Fisio., é crônico mesmo, esta “corroido”, gastou-se (por muitos motivos e exce-
    -ssos pela vida)- criou-se um bicho que come nossas cartilagens e lubrificantes
    “É uma enzima do mal”. Sofri 5 anos “destes males”.como já ressaltei antes, sou
    100% livre dos sintomas. Eu não conheço até o momento, outro tratamento, sê-
    não com os produtos de Aloe Vera(babosa); Como distribuidor dos produtos,
    recomendo: Ômega3, Própoles e Forever Freedom que contem alem dos 200
    componentes ativos,é acrescido de: Clucosamina, Condroitina, Enxofre Orgânico
    e vitamina C.sê ainda tiver 1/6 de cartilagem,será reconstruida. Sou testemunho.
    entre em contato-Email c.cotrin@yahoo.com.br, acesse no google Cartilagem
    do Joelho! Abraços…
    .

  30. Vera Herzer Lima comenta:

    28 fevereiro, 2008 @ 10:06 PM

    Boa Noite

    Tenho artrose no joelho esquerdo, gostaría de freqüentar uma academia de ginástica,
    quais os exercícios que devo evitar e quais os mais indicados, tenho 47 anos.
    um abraço.

  31. Ernesto Figueiredo comenta:

    3 março, 2008 @ 4:18 PM

    Já operei 5 vezes meus joelhos, esquerdo menisco em 1977, aplicasonovial em 1985 e menisco e toalete cirugica para gonartrose 2005, direiro ligamento cruzado anterior 2005, toalete cirugica gonartrose 2005, retirada de parafusos 2007. Meus joelhos além dos traumas varias cirugias, a dor da cirugias gonartrose insuportavel, Dor relacionada a exercício físico; Dor ao repouso; Dor noturna; Rigidez após inatividade (tempo parado); Perda de movimento; Limitação funcional; as vezes me sinto Incapacitado, estou com 49 anos este problema começou a tempos porem fui deixando de lado. Tomo medicamentos e não resolve, meu medico diz que novas cirugias não é recomendado devido a idade e aos traumas já sofirodos pelo jolho. Pra ajudar estou com osteoartrose na coluna lombar e servical….

  32. Jonas de Almeida. comenta:

    4 março, 2008 @ 11:04 AM

    Ernesto meu amigo, tente a babosa, pois tem tido bons resultados contra a inflamação articular e principalmente osteoartrose. O cloreto de magnésio também tem ótimos resultasos (baixo custo). BABOSA com condroitina e glucosamina (forever freedom) tomar de 60 a 120ml dia . CLORETO DE MAGNÉSIO: em pó (muito amargo) dilui na água. Tomar média de 1gr dia. Comprimidos, peça ao seu médico para solicitar e você faz na farmácia de manipulação. Normalmente são 120 cáp 500mg. Nenhuma dessas dicas tem contra-indicação, pois são reposição de minerais e totalmente naturais. Só peço que após os resultados, vc nos informe para que outras pessoas possam ser beneficiadas.
    Qualquer desconfiança, pesquise na net resultados de babosa e cloreto de magnésio.

    Grande abraço a todos.

  33. carlos zalberto dalexandre comenta:

    16 março, 2008 @ 2:06 PM

    ola! tenho 39 anos e tinha pouco incomodo no joelho e continuava jogando futbol.
    apos uma resonancia no joelho esquerdo acusou condromalacia grau 4.ja fui em tres medicos uns dos melhores aqui de cuiaba,e cada um fala uma coisa.o primeiro disse que ia ter que fazer uma artroscopia.o segundo me assustou muito e disse para parar
    com futebol. disse que era para jogar peteca ,nataçao bla,bla,bla.o terceiro disse que em joelho nao se meche disse que e uma caixinha de surpresa e passou para tomar glucosamina 6 meses,ja estou no quinto e ate agora so piorou.e brincadeira…
    fiquei pensando se fazia a tal artroscopia e tinha decidido entao voltei no primeiro e ele me encaminhou para o tal medico da artroscopia e ate agora nao fui estou na duvida nao sei o que faço.andeipesquisando na internet uns dizem que so piora a tal da artroscopia.minha paixao aqui de baixo deste sol e o futbol,estou quase louco,sera que nao vou mais jogar?.meu deus…acho que vou apelar para babosa. me ajudem …

  34. Jonas de Almeida. comenta:

    17 março, 2008 @ 10:50 AM

    Carlos meu amigo, também tenho 39 anos, sou louco por futebol e passei por uma situação muito parecida. Lembre-se: DOR = INFLAMAÇÃO. Tente dar uma parada com atividades por uns 15 dias, coloque gelo, faça uma fisioterapia e tome um anti-inflamatório possante (diprospan injetável) três ampolas, uma a cada cinco dias. Se houver uma melhora significante e não resolver, você repete a dose. O exrcício físico é o agente inflamador para esses casos. Se você achar que não houve melhora, tente a artroscopia, mas eu vejo o tratamento fisioterápico (ultra-som e tens) com repouso e anti-inflamatório como o de melhor para esses casos.
    Depois nos informe.
    Boa sorte!!

  35. Lauricio Lopez comenta:

    18 março, 2008 @ 6:26 PM

    Tenho uma artrose em ambos joelhos(varos) que os médicos afirmam que só resolve com impla te de proteses, não conheço ninguem que ja implatou e gostaria de saber dos resultdado e dos tipos de proteses utilizados.

    Grato
    Lauricio

  36. Fabio comenta:

    8 abril, 2008 @ 10:57 PM

    Carlos Zalberto, fale com seu medico sobre infiltraçoes comsuprahyal, pretendom fazer esta semana , sao ciclo de 5 injeçoes, uma por semana, lubrifica a articulaçao, só que o preço é salgado, 250 reais cada, depois te falo no que deu

  37. alexandre vieira domingos comenta:

    10 abril, 2008 @ 10:58 AM

    Tenho 28 anos e fiz uma sirurgia de menisco a 10 anos atras, e sempre pratiquei esportes, principalmente futebol de salão, mas mesmo após a sirurgia sentia dor no joelho, minha perna sempre com a musculatura mais fina que a outra, fiz um tratamento com synvisc, foram feitas quatro aplicações, mas da quarta aplicação meu joelho veio a inchar, e inchou muito sentia muita dor, levei cinquenta dias pra começar a caminhar, hoje faço exercios para fortalecimento da perna, para manter a musculatura que ainda continua mais fina q a outra mas ja recuperei bem, mas antes de tudo isso vinha praticando o futebol de salão, de duas a três vezes por semana, meu joelho inchava e depois da atividade esportiva fazia bolsa de gelo para tirar a inflamção e muitas vezes tomava antiflamatórios. O médico disse que estou com artrose e no grau (3) três. A minha pergunta é, qual o tipo de tratamento e se é sirurgico, e se vou poder voltar a jogar futebol de salão, por que com o tratamento da synvisc, meu organismo não aceitou. Obrigado pela oportunidade

  38. kyty comenta:

    16 abril, 2008 @ 4:40 PM

    Tenho 40 anos, foi diagnosticado que tenho condromalácia patelar grau 4 e artrose no joelho, faço fisioterapia e hidroginástica além de tomar o medicamento artrolive de 12 em 12 horas, mas continuo com muitas dores, gostaria de saber se se alguém já fêz uso desse medicamento fitoterápico e se tem resultado.

  39. Fabio Tohme Bannout comenta:

    29 abril, 2008 @ 3:36 PM

    Bom, ja relatei meu caso aqui, tenho artrose no joelho e agora descobri que tambem tenho no quadril, ambos do lado direito

    Li na net e tambem um ortopedista me falou a respeito do tratamento com PST, que diz dar excelentes resultados para casos de artrose graus 1 e 2, que regenaria a cartilagem

    Gostaria de saber se alguem ja fez esse tratamento, ou se conhece alguem que tenha feito, pois é um tratamento novo no brasil e por sinal bem caro (cerca de 3000,00 nove sessoes)

    QUalquer informaçao pode me enviar um email tambem
    gratos
    e melhoras a todos

  40. Jonas de Almeida. comenta:

    29 abril, 2008 @ 5:33 PM

    Kyty, você toma quantas mg de artrolive dia? Pois para ter efeito você tem que toma glucosamina 1500mg e condritina 1200mg dia. Nesse caso eu me dei bem melhor com a babosa+condroitina+glucosamina forever freedom e o valor fica quase o mesmo se vc comprar como revendedora, R$ 51,00 o litro e dura aprox 15 dias. Se quiser entre em contato email> jjcalmeida@gmail.com.

    Melhora a todos.

  41. jerusa durr aguiar giovaninni comenta:

    9 maio, 2008 @ 5:31 PM

    eu não estava me aguentando de tanta dor nos joelhos e tornozelos, inclusive meus pés estão dormentes, há muito tempo venho sentindo essas dores, que se agravaram agora, quando estouraram em meus quadris 11 tumores, segundo o dermatologista chamados de antraz, fiz uso, de out/2007 até fev/2008 de 120 comprimidos de antibióticos que fizeram um estrago no meu organismo!Como o SUS não faz cultura e antibiograma de paciente de ambulatório, paguei particular, uma quantia simbólica de $30,00 e fiz esse exame no laboratório Pretti, aqui em minha cidade, Vila Velha,ES, o valor real é muito superior, foi constatado staphilococus aureus, enquanto aguardava o resultado, que leva alguns dias, procurei um angiologista, pois a dormência nos meus pés estava me preocupando. para minha surpresa, ele me disse q

  42. Ida Helena comenta:

    10 maio, 2008 @ 4:41 PM

    Boa tarde.
    Tenho 66 anos, e muitas dores no joelho esquerdo principalmente (osteoartrose).Já fiz uma cirurgia há três anos, na qual foi retirado 60% do menisco e feito uma raspagem no lugar da artrose,mas desde a saida da sala de cirurgia tenho tido dor. Estou indo ao médico( o mesmo que me operou e em outros) ,mas até gora de nada adiantou.Achei na internet o remédio Suprahyal, e outros, com indicação para artrose.Será que adianta? Tenho medo de fazer a infiltração e não resolver,ou ficar do mesmo modo ou piorar.O que vcs acham? Gostaria de uma resposta no meu e-mail,pois ando desesperada com dores não sei mais o que fazer.
    Obrigada pela resposta.

  43. Trancilita comenta:

    19 maio, 2008 @ 2:19 PM

    Eu tomo artrolive há 6 meses, tenho artrose no joelho esquerdo. O medico me receitou de 8 em 8 horas,eu tomo um pela manha e outro a noite,desde o inicio, dimiuiu bem as dores, e tenho 61 anos ele disse que aos 65 ?70 devo colocar uma protese. Agora apareceu um pouco de osteoporose nas nadegas 4% ,e ele me indicou uma injeçao de Synvisc ao ano, pelo preço de 1.900.

    Se alguem tem mais esclarecimentos sobre a injeção,gostari de ouvir
    atenciosamente.
    Tranci

  44. Trancilita comenta:

    19 maio, 2008 @ 2:25 PM

    Eu tomo artrolive há 6 meses, tenho artrose no joelho esquerdo. O medico me receitou de 8 em 8 horas,eu tomo um pela manha e outro a noite,desde o inicio, dimiuiu bem as dores, e tenho 61 anos ele disse que aos 65 ?70 devo colocar uma protese. Agora apareceu um pouco de osteoporose nas nadegas 4% ,e ele me indicou uma injeçao de Synvisc ao ano, pelo preço de 1.900.
    Ele me deu uma formula no lugar do artrolive, ainda não comecei, pois vou terminar primeiro este.
    A Formula;Diacereina,meloxical, masi um que nao entendo, e dificil a letra dele , e mais omeprazol, o unico que conheco, os outros devo ate ter lido errado.

    Se alguem tem mais esclarecimentos sobre a injeção,gostari de ouvir
    atenciosamente.
    Tranci

  45. Rubens comenta:

    28 maio, 2008 @ 8:26 AM

    Olá,
    É incrivél os resultados c/ o forever freedon em atletas.
    Sou Ed. Fisico e estou usando esses produtos com atletas. Muitos relatam redução das dores musculares e melhora nas articulações.
    Gostaria de saber; Existe algun artigo cientifico sobre o efeito da aloe vera sofre o ácido lático?

  46. Paulo Lasso comenta:

    3 junho, 2008 @ 11:09 AM

    Tenho artrose de quadril e gostaria de saber se alguem já fez ou conhece os resultados de uma terapia nova chamada PST. A propaganda promete maravilhas, mas queria saber se realmente é isso tudo mesmo.

  47. celia pordeus comenta:

    17 junho, 2008 @ 5:42 PM

    Gostaria de saber se vocês conhecem um exame chamado teletermografia computadorizada, minha mãe tem uma dor no joelha e no femu, ela fez esse exame o qual o laudo discrimina área de hipertemia em faces anterior das pernas a nível articular dos joelhos (Osteoartrose) (RG8, RG9).
    - área de hipertemia atingindo face lateral de coxa e perna esquerda (RG 11) (Sugere radiculopatia L4 – L5). e até o momento não conseguimos melhorar o quadro dela. gostaria saber se já existe algum tratamento para ela.

  48. marta luzia comenta:

    1 julho, 2008 @ 10:09 AM

    tenho 46 anos,trabalhei por 3 anosfixa) como demonstradora e promotora de vendas em supermercado, sentia muitas dores na perna esquerda pensava q era varizes externa por trabalhar em pé, depois q fui demitida e q procurei um médico(foi o meu erro) e após fazer exames foi diagnosticado artrose no joelho (gonastrose) para minha surpresa… fiz o tratamento com medicamentos e fisioterapia por vários meses… dei uma parada no tratamento por sentir melhoras, sábado fui à uma festa junina brinquei , dançei no dia seguinte estava eu com joelho inchado e com dores! tenho q tomar remédios e fazer fisioterapia sempre? eu preciso trabalhar e não tenho renda…q fazer?devo recorrer a previdência social?

  49. sandra eliane comenta:

    14 julho, 2008 @ 8:19 PM

    Eu tenho 33anos, e estou perdida em meio as últimas consultas médicas no que se refere a
    ortopedia, há muito venho apresentando edema e dor no joelho esquerdo,qualquer movimento que exige um pouco mais de esforço,um quilo a mais que ganho, tudo contribui para que meu joelho fique imenso e muito doloroso, a noite é a hora em que mais dói e edemasia, fica com calor local muito grande, e a sensação que tenho é que esta garrotiado,fiz raio-x, ressonância, ambos deram gonartrose,na ressonância diz que apresenta bursopatia pré-patelar,derrame articular que se estende para cisto de backer alongado,diminuta ruptura parcial do ligamento cruzado anterior,e gonartrose tricompartmental com condropatia grauIII no ápice da patela e sulco troclear, bem como em região de carga dos côndilos femorais dos platôs tibiais,com fissura osteocondral na extremidade do côndilo femoral medial.Fui em três médicos diferentes e em ambas consultas, condultas diferentes, um diz que não tenho nada, o outro deiz que seria necessário arterioscopia, e o outro me indicou 10sessões de fisioterapia, e no final fiquei confusa e continuo com dor e limitações.

  50. Tales Cristiano Kehrvald comenta:

    17 julho, 2008 @ 5:37 PM

    olá..
    Gostaria que vc me ajudasse a interpretar este resultado desta ressonacia magnetica..
    O que vc indicaria?? vou te passar algumas caracteristicas. Tenho 36 anos, 80 kilos, pratico bastante esporte, tipo futebol 3 vezes por semana, mais umas 2 caminhadas de 1 hora por semana.
    EXAME: RMDEJOELHO (UNILATERAL)
    Estruturas musculares do segmento estudado com topografia, trofismo e intensidade
    de sinal preservados.
    Fossa poplítea livre.
    Conclusão:
    Avaliação por Ressonância Magnética do Joelho direito evidenciando:
    1 – Derrame articular.
    2 – Acentuadas alterações degenerativas osteocondrais (osteoartrose) no
    compartimento fêmoro-tibiallateral.
    3 – Discretas alterações degenerativas osteocondrais (osteoartrose) na periferia do
    compartimento fêmoro-tibial medial. Há alteração degenerativa osteocondral mais
    evidente na região anterior do platô tibial medial.
    4 – Condropatia degenerativa da tróclea femoral, com significativo edema no osso
    subcondral.
    5 – Sinais de ampla meniscectomia parcial lateral. As porções remanescentes do
    menisco tem contornos irregulares, de forma mais evidente no corno posterior que
    apresenta alteração na intensidade de sinal (alterações pós-cirúrgicas?). Entretanto,
    não podemos afastar re-ruptura somente pelo presente exame. Necessário correlação
    clínica.
    obs. por enquanto tomei uma synvisc no joelho, mas nao teve resultado positivo..

  51. Mariza Barbosa de Oliveira Camargos comenta:

    19 julho, 2008 @ 3:05 PM

    Há um ano eu tive uma lesão meniscal, num simple passso falso, penso que a musculatura estava bem fraca para que acontecesse isto.
    Estive quase fazendo cirurgia de menisco e tive e felicidade de encontrar dois médicos com mesma avaliação da minha ressonância magnética …é artrose que se começa.
    Um destes pediu-me Rx do joelho com peso…e o resultado foi Gonartrose…estou tomando glucosamina e condroitina e sinto 70% curada…graças a DEUS, quero agora é fazer caminhadas , pois preciso voltar a minha atividade física que abandonei .
    Nao quero que ninguém sofra as dores que sofri…oh. MEU DEUS….
    NAO FIQUE APENAS COM UMA INFORMAÇÃO MÉDICA….SE TENS DÚVIDA PROCURE OUTRA AVALIAÇÃO DO MÉDICO.
    TENHAM BOA SORTE…
    /

    MARIZA

  52. José Narciso comenta:

    23 julho, 2008 @ 6:05 PM

    Olá.
    Sofro de osteoartrose no joelho esquerdo. O meu ortopedista aconselhou-me a injeção de Structovial para reforso da cartilagem.
    Eu gostaria de ser informado sobre este medicamento, desde a administração até ao resultado, passando pelo preço.
    Obrigado.
    PF: enviem para o meu mail.

  53. tatiane comenta:

    27 julho, 2008 @ 6:47 PM

    eu tenho 14 anos e meus joelhos formam um x, e quando eu abaixo doí muito eu gostaria de saber se tem como consertar os meus joelhos?

  54. ldias comenta:

    31 julho, 2008 @ 10:50 AM

    Gostaria de saber se em Portugal se pode adquirir esses produtos, babosa e forever freedom, e se estes podem ter contra-indicações

    Obrigada

  55. Maristela comenta:

    2 agosto, 2008 @ 1:01 PM

    Sou portadora de gonartrose bilateral (M17.0), associada a fascite plantar esquerda, mais esporão de calcâneo.
    Em 20 de maio último, tive um derrame intra-articular, segundo o médico, estando no momento em tratamento ambulátorial e na terceira fase de 10 sessões de fisioterapia, no momento estou tomando fórmulas e por enquanto não sinto melhoras, visto que, já tomei vários medicamentos e continuo com todos os sintomas da gonartrose.
    Gostaria de saber porque o medicamento ARTROSIL (lisanato de cetoprofeno 160 mg), me fez urinar sangue e, ao qual foi suspenso.
    Desde já agradeço pela atenção!

  56. Olga Pereira comenta:

    11 agosto, 2008 @ 4:38 AM

    tb.sofro de artrose há dois anos e agora exigi ressonância bilateral (dos 2 joelhos).Espero laudo pra ver se é caso de artroscopia ou prótese.Acredito ser prótee pois dói muito e remédios já tomei demais,fiz fisioterapiaas demais etc..Qual bom médico cirurgião no Rio de Janeiro e é verdade que os planos não cobrem?Nada mesmo?A prótese alemã é boa e já existe uma menor q.facilita o pós operatório,além disso tem durabilidade de l5 (quinze anos).Por favor orientem-me sobre o cirurgião.Muito obrigada .Tenho 64 anos e 7 meses.

  57. Olga Pereira comenta:

    11 agosto, 2008 @ 4:40 AM

    tb.sofro de artrose há dois anos e agora exigi ressonância bilateral (dos 2 joelhos).Espero laudo pra ver se é caso de artroscopia ou prótese.Acredito ser prótee pois dói muito e remédios já tomei demais,fiz fisioterapiaas demais etc..Qual bom médico cirurgião no Rio de Janeiro e é verdade que os planos não cobrem?Nada mesmo?A prótese alemã é boa e já existe uma menor q.facilita o pós operatório,além disso tem durabilidade de l5 (quinze anos).Por favor orientem-me sobre o cirurgião.Muito obrigada .Tenho 64 anos e 7 meses.

    Não pode ser enviado pois há comentário parecido mas não fui eu que mandei.Conheci osite hoje dia ll.8.08

  58. Luciano Barbosa comenta:

    20 agosto, 2008 @ 10:41 AM

    Ola,estou com condropatia nivel IV,sinto muitas dores dentro do joelho,fiz uma RM e fiquei alegre
    quando comecei a ler o resultado,pois nao era lesao de meniscos nem de ligamentos,contudo,
    na conclusao medica,segundo a opiniao dele,o meu caso era mais grave do que eu imaginava.
    Num primeiro momento ela falou que eu nao poderia mais jogar bola e nem treinar jiu-jitsu,
    fiquei triste,pois sao meus esportes prediletos.Estou fazendo o uso de CONDROFLEX,e nao senti
    melhoras.O tratamento com fisioterapia e importante nesses casos?Sim,tenho 40 anos de idade, tenho plena consciencia que a recuperacao e mais lenta,entretanto,com a sua ajuda e o poder de
    Deus em nome de Jesus Cristo,vou me recuperar.Desculpa-me os erros de acentos,pois o teclado
    esta com defeito.Que Deus ilumine seus passos.Amem.

  59. Jonas de Almeida. comenta:

    20 agosto, 2008 @ 3:15 PM

    Prezado Luciano, a única sugestão que posso lhe dar é que utilize a BABOSA (FREEDOM FOREVER) como teste durante tres a quatro meses, eu creio que você terá grande melhora das dores, recomposição articular e ainda é um suplemento alimentar completo que aumenta a disposição. O repouso é muito importante e no meu caso o médico indicou duas injeções de diprospan, uma a cada 5 dias. Estou jogando futebol e na academia, mas o jiujitsu não dá mais rsrsrsrsrs. (fazer guarda e esgrimar a perna acaba com o joelhão).
    Fique com Jesus e melhoras. meu email é: jjcalmeida@gmail.com

  60. neusa dilino comenta:

    22 agosto, 2008 @ 8:43 AM

    bom dia ! a + ou – 1 mes sentia dores horriveis no meu joelho esquerdo,fui ao medico e atrves de um rx detectou-se uma osteoartrose, o medico me mandou emagrecer 20% do meu peso e tenho q fazer exercicios fisicos para acelerar o metabolismo. gostaria q alguem q tivesse esse mesmo problema meu q se dscobriu um exercicio eficas q nao doesse muito por favor me indique . meu email é: neusadiolino@hotmail.com desde ja agradeço.

  61. Roberta Teixeira comenta:

    27 agosto, 2008 @ 7:27 PM

    olá boa noite preciso mt de ajuda, fiz duas cirurgia pois tenho deformidade em extensao do joelho esquerdo e uma patela de localizaçao alta esse foi o diagnostico da 1 cirurgia que fiz. na 2 cirugia fiz um alongamento de quadriceps + liberaçao articular a doença no momento: fibrose progressiva no quadriceps( joelho) e contratura congenita do joelho, e fiz um rx e o resultado foi discreta osteopenia difusa reduça do espaço articularmedial associado a esclerose subcondial femural, e o medico me disse que estou com artrose grau 3, sinto mt dor e estou com dificuldades p/ andar, a 1 ano atras cai no trabalho tive um contusao nesse joelho e de la p/ cá piorei mt, trabalho desde de já agradeço a atençao pela atençao fique com DEUS ah! eu tenho 32 anos obg

  62. expedito leite da silva comenta:

    29 agosto, 2008 @ 1:03 PM

    estou com artrose no joelho direito, posso praticar alguns exercicios como futebol.

  63. selma morais comenta:

    6 setembro, 2008 @ 9:25 PM

    Olá,tenho 36 anos e descobrir q estou c sinais de gonartrose. faço fisioterapia e por último estou fazendo hidroginástica, para q possa aliviar mais as dores q sinto.Pois são de gde frequências e já ñ aguento mais. ah, sim,tomo remédios pra dor,inflamação e nada resolve.Ñ sei mais oq fazer…! Se alguém souber de algum outro tratamento q possa me indicar , ficaria muito grata. Obrigada!

  64. cintia comenta:

    15 setembro, 2008 @ 3:47 PM

    tenho um avô que tem 82 anos que teve tuberculose glandular começou,em novembro de 2007 ai desse tempo pra ca começou a ter muitas dores nas pernas e muito inchaço,e perdendo a força das pernas,tem febre constante,as vezes ele cai,agora ele fez um RX e acusou(Gonartrose)isso que ele sente é da tuberculose que ele teve ou é da Gonartrose?E tem tratamento que volte a andar normalmente,ele anda mais não tem muita firmeza nas pernas.

  65. Ana Paula comenta:

    28 setembro, 2008 @ 7:44 PM

    Olá, tenho 36 anos anos fui diagnostica com osteoartrose no joelho direito e derrame articular na tibiaa direita, fiz a cirurgia do joelhoem 19 de agosto de 2008, tomei as injeções para evitar trombose, tomei os anti-imflamatórios e estou tomando o condroflex, estou me sentindo muito bem, a minha dúvida é: qual o tipo de exercícios físicos que posso fazer na academia ?
    Eu tenho feito esteira por cerca de 50 minutos e bicicleta por mais ou menos 30 minutos, os outros exercicios que faço são somento para o tronco ele não me deixa fazer mais nada com as pernas, gostaria de saber se é assim mesmo.
    Muito obrigada e melhoras a todos.
    Ana Paula

  66. leandro ramos comenta:

    29 setembro, 2008 @ 8:41 PM

    ola tenh 41tenho muitas dores no joelho sinais de gonartrose
    se alguem souber de algum tratamento possa me indicar. ficaria muito grato
    obrigado

  67. Laisa comenta:

    2 outubro, 2008 @ 10:19 AM

    Olá!
    Tenho um problema grave nos 2 joelhos, estou hoje com 35 anos e esse problema vem da infância. Fiz cirurgias com um médico “incapaz”, há 20 anos, que só me rendeu sofrimento, pois o memso disse que meu problema era nos meniscos e que teria extraido nessa cirurgia. Em 2000 fiz uma ressonância e descobri que estava com os meniscos intactos, portanto, a cirurgia foi prá nada. Nessa ressonância foi constatado que meu problema é genético, que tenho a cavidade do joelho rasa, etc…
    Esta semana voltei ao ortopedista e ele disse que tenho os joelhos de uma pessoa de 60 anos, que minha artrose está muito avançada. Me receitou artrolive, preciso tomar esse medicamento por 3 meses e depois fazer outra radiografia. Mas o mesmo me orientou a não manipular o medicamento, pois o medicamento manipulado não daria os mesmos resultados. Minha dúvida é essa, porque não posso manipular esse medicamento? A informação que ele me deu é correta? O medicamento manipulado não faz o mesmo efeito? Fiquei apreensiva pois sei muito bem como funciona a indicação de determinados medicamentos, onde o fabricante beneficia, e muito, médicos que receitam determinado remédio. Não será esse o caso? Pediu que eu não manipulasse pois o remédio manipulado não dá ao médico que o receitou ” passagens aéreas, brindes valiosos, etc”? Ou realmente é verdade que o medicamento manipulado não traz os mesmos resultados? Ainda não comprei o medicamento pois custa caro e gostaria de uma opinião sobre a manipulação da formula.
    Obrigada.

  68. Jair Azevedo comenta:

    2 outubro, 2008 @ 3:25 PM

    olá!
    tenho 28 anos,sofri um acidente à 6 anos já passei por duas cirurgias mas ainda sinto muitas dores no joelho esquerdo.Na ultima sexta-feira fiz uma exame de ressonância magnética e a conclusão foi que:

    Sinais de meniscoctomia parcial medial.
    Alterações degenerativas osteocondriasi(osteoartrose) secundárias nos compartimentos fêmoro-tibiais.

    Se alguém puder me explicar o que significa fico muito agradecido!
    t+++
    :D

  69. regina comenta:

    2 outubro, 2008 @ 7:42 PM

    02 outubro, 2008

    ola,tenho 54 anos tem3 meses que estou sofrendo de sinais de gonartrose e nao sei mais o que fazer,se alguem souber de algum tratamento me ajude ,ficarei muito grata obrigada

  70. Sônia Maria Alves comenta:

    13 outubro, 2008 @ 11:06 AM

    Olá
    Tenho 53 anos e sofro a 3 anos de osteoartrose no joelho esquerdo, devido a um acidente de carro a 28 anos atrás. Já fiz cirurgia de arteoscopia e percebi que depois deste procedimento as dores aumentaram ao caminhar. Faço hidroginástica e tomo artrolive artrodar regularmente a 02 anos. Já tomei também Forever freedom por 06 meses, e nada adiantou. Continuo tendo muita dificuldade no caminhar. Tenho agora uma única esperança… célula tronco para cartilagem. Alguém tem alguma informação pra me dar??

  71. neide banjai comenta:

    13 outubro, 2008 @ 1:58 PM

    Olá, tenho osteoartrose, me falta a cartilagem e sinto muita dor, estou quase sem andar pois doi demais, tenho 62 anos e desde 45 anos que tenho essas dores, já fiz vários tratamentos e não adiantou estou cada vez pior, gostaria de saber o que devo tomar ou que tratamento fazer, gostaria de saber se a protese é viavel e qual os perigos dessa operação. Obrigada.

  72. Trancilita comenta:

    13 outubro, 2008 @ 10:38 PM

    Falando com Neide Banjal

    Eu tomo CONDROFLEX,sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina,1,5 g+1,2g
    sache um por dia,faz menos de um mes e quase nao tenho dor, meu caso nao e cronico. O medico receitou usar durante 6 meses. Veja a bula, e fantastico.
    boa sorte

  73. Trancilita comenta:

    13 outubro, 2008 @ 10:39 PM

    Falando com Neide Banjal

    Eu tomo CONDROFLEX,sulfato de glicosamina + sulfato de condroitina,1,5 g+1,2g. Um
    sache um por dia,faz menos de um mes e quase nao tenho mais dor, meu caso nao e cronico. O medico receitou usar durante 6 meses. Veja a bula, e fantastico.
    boa sorte

  74. gildo alves comenta:

    20 outubro, 2008 @ 4:08 PM

    gostaria de saber se posso jogar futebol,mesmo com artrose no joelho esquerdo e se eu fizer a cirurgia pra colocar protese no joelho eu posso jogar futebol ou praticar algum esporte?

  75. PAULO EMILIO comenta:

    22 outubro, 2008 @ 4:46 PM

    TENHO ARTROSE NO JOELHO ESQUERDO DEVIDO A UMA LESÃO DE MENISCO MAU CURADA SINTO FORTES DORES NO JOELHO, TOMO DIACEREINA 50 MLG. POR DIA JÁ FIZ MAIS DE 50 SESSÕES DE FISIOTRAPIA E MEU JOELHO NÃO DOBRA MAIS QUE 100 GRAUS. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

  76. Anônimo comenta:

    22 outubro, 2008 @ 9:29 PM

    Paulo emilio,experimente tomar Condroflex(sulfato de glicosamina+ sulfato de condroitina,estou tomando desde o sia 19 de setembro deste ano , e ja nao tenho mais dores no joelho, segundo um medico e muito bom,deve toram 6 meses, sao saches,que vc toma um ao dia com um copo de agua.leia a bula, e importante que vc deixe no copo ate ficar transparente e depois mexe e toma. e fantastico\
    boa sorte
    Trancilita

  77. Anna Pinho comenta:

    23 outubro, 2008 @ 11:10 AM

    Bom dia. Minha mãe tem problemas no dois joelhos, anda com os joelhos sem dobrar, antes por causa da dor e agora porque já acostumou, ela diz. Ela tem 87 anos e como tem muita saúde e a cabeça muito boa o médico quer fazer a cirurgia para colocar uma prótese, pois ele diz que daqui há dois anos ela pode estar sem poder andar e com isso ter uma caída geral na saúde. Gostaria de saber quais os riscos de uma cirurgia para um idoso com 87 anos e se a recuperação é dolorosa e demorada? Ela nunca tomou remédio para esse problema a não ser antiinflamatórios quando está em crise muito dolorosa. Será que se ela começar a tomar o Artrolive (Glicosamina com a Condroitina) e concomitantemente fazer um pouco de exercicio como pedalar (naquele pedal cicle que pode sentar na poltrona, sem forçar e sem resistencia nenhuma ) ela conseguirá pelo menos que a gonartrose não progrida ou até alguma melhora? Se for possível por favor me digam alguma coisa, pois tentarei tudo para que ela evite a cirurgia. Será que a pobrezinha poderá escapar da cirurgia, pois ela morre de medo, apesar de já ter feito uma no ombro, aos 78 anos, com sucesso. Muito obrigada pela ajuda. Aguardo ansiosa qualquer contato. Anna Braga. (Recife).

  78. luciano comenta:

    24 outubro, 2008 @ 12:11 PM

    Não tenho mais dor , este é revolucionario , estou correndo de novo , pedalando , jogando squash , foi a melhor coisa que me aconteceu , mas só libero se vcs entrarem em contato comigo pelo meu email . O remédio se chama………..? dor no joelho nunca mais . é realmente tiro na queda , após 15 dias de adeus a dor e só precisa tomar durante 2 meses , depois é voltar a viver
    abs

  79. Tamima Schlickmann comenta:

    30 outubro, 2008 @ 7:32 AM

    Estou muito precisando de ajuda… tenho 24 anos e sofro desde dos 13 com frequentes dores no joelho,aos 13 quando fui ao médico ele me engessou durante 1 mes e depois de alguns dias eu tive que voltar no mesmo com a mesma dor claro que todas as vezes tiraram Rx mais nunca me disseram o que se tratava e foi assim durante 11 meses com o mesmo joelho engessado fiz a fisoterapia e a dor passou a ser frequente para de vez enquando mas essa semana se tornou impossível novamente… a rotula do meu joelho ela se move muito para um lado e para o outro como se estivesse solta… qual o procedimento devo tomar e quais os exames devo exigir do médico?
    Por favor alguém me ajude a esclarecer essa duvida que me acompanha à 11 anos
    Grata
    Tamima Schlickmann

  80. Laisa comenta:

    30 outubro, 2008 @ 9:09 AM

    Olá Tamima!!!
    Não sou médica, mas pela descrição do seu problema, é muito parecido com o que tenho. Já passei por cirurgias, onde o médico dizia que meu problema era nos meniscos, e isso foi constatado por radiografia. Mesmo assim continuei tendo muitas dores, até que um dia, fiz uma ressonância magnética, onde o médico diagnosticou um problema bem diferente do diagnosticado anteriormente. Foi constatado que tenho é uma deformidade na cavidade do joelho, onde a rótula se encaixa, no meu caso,essa cavidade é muitoi rasa e por esse motivo a rótula fica ” solta”, levando ao desgaste da cartilagem, o que provoca a artrose. Recentemente, voltei ao médico e ele me disse que meus joelhos tem uns 20 anos a mais que eu, tão avançada está a artreose, devido a eu não ter seguido as recomendações dele da últiam vez que o visitei, há uns 7 anos atrás.Me receitou artrolive, que é um remédio que ajuda a recosntituir a cartilagem. Estou tomando este remédio tem 15 dias somente, portanto não posso dizer se já fez efeito ou não, mas posso dizer que já tenho percebido que dói menos e não tem ficado inchado mais, acho que isso já é efeito do remédio.
    Espero ter ajudado vc.
    Abraços.

  81. ADAILSON PEREIRA MOURA comenta:

    6 novembro, 2008 @ 4:16 PM

    boa tarde tenho meu nome adailson pereira moura moro na bahia 48 anos sõ pordador de condromalacia patelar grau III NO JOELHO esqerdo ja fiz 3 cirugias hoje apresenta um quadro inrevesivel muitas dores, nao poso ficar muinto tempo em pé meu joelho incha constatimente,endureco quando eu ando , tenho dificudade para subir á escada da minha casa , agora para minha supresa o outro joelho apresentou as mesma consequencia constatose que eu estou com condromalacia no outro joelho ja apresenta um quadro de artrose, o medico que me acompanha esta tentando me aplicar uma injeçaõ chamada -SUPRARYAHL- que e injetado diretamente nos joelhos. há faltou eu dizer que eu era mecanico de manutencaõ industrial e pegava muinto peso ficava muinto tempo apoiado nos joellhos hoje pra andar eu tenho muintas dificudades ha faltou eu dizer tambem que eu sou vitima de contaminaçaõ por chumbo e cadmio que prejudica o homem.

  82. Cézar cotrin leite comenta:

    6 novembro, 2008 @ 7:46 PM

    RECADO :- para o sr. Adailson Pereira de Moura da BAHIA …se for esperto ! Você ficará 100%
    livre desses sintomas do mal. Procure em sua cidade um distribuidor da Forever Living, ou
    ligue para Salvador, tel. (71) 3362-8865, e infome-se de um DISTRIBUIDOR Forever em sua
    cidade. O produto para seu uso é:- FOREVER FREEDOM- tomar 60 ml na hora do almoço e
    um ÕMEGA3 junto todo dia. Este chamado tratamento, dura mais de um ano. O distribuidor vai lhe orientará. Na segunda semana não sentira tantas dores. Eu também achava que tinha
    tudo isso que você diz- O problema é desgastes de CARTILAGENS e liquido SINOVIAL
    (lubrificante dos ligamentos – “juntas”). O FREEDOM vai refazer novamente suas cartilagens
    e lubrificantes… QUE DEUS NOS AJUDE!!! Cezar.

  83. jose raimundo comenta:

    13 novembro, 2008 @ 6:39 PM

    ola boa noite, eu tenho 38 anos de idade venho a 1 um ano sentindo dores no joelho esquerdo
    quando fico agachado doi e quando levanto fico sem equelibrio no joelho so depois de alguns minutos ele volta a o normal mais mesmo assim fica doendo a noite é pior as dores que sinto qual procedimento tomar
    muito obrigada pela atençao

  84. Jorge Luis comenta:

    19 novembro, 2008 @ 5:34 PM

    Tenho gonartrose no joelho esquerdo e não consigo mais trabalhar, e os medicos do INSS, não me liberam o pagamento , é caso de aposentadoria , tenho 40, oque eu faço

  85. Dirceu comenta:

    23 novembro, 2008 @ 5:16 PM

    Tenho sentido muita dor no joelho esquerdo.fiz ressonancia e foi constatado condromalacia grau iii. o medico recomendou Suprahyal , sera que o procedimento correto. tenho muita duvida

  86. marli comenta:

    29 novembro, 2008 @ 11:27 PM

    TENHO OSTEOARTROSE DE FORMA ACENTUADA NO COMPARTIMENTO PATELO FEMORAL LATERAL,POSSO FAZER ACADEMIA SÓ EXERECICIOS ISOMETRICO? POSSO FAZER CAMINHADA?AGUARDO RESPOSTA ,ESTOU EM CRISE E ME DOI MUITO ,O QUE É MELHOR CALOR OU FRIO ,PARA POR NO JOELHO? ABRAÇOS

  87. Gilce Maria pastore comenta:

    5 dezembro, 2008 @ 8:25 AM

    Não tive resultados ainda que elucidem meu caso. Joelho esquerdo inchado, quente e vermelho, ando claudicante pela dor aguda.. O ortopedista disse que o raiox está ok, o exame de eletromiografia também, agora me submeti a uma ressonancia magnetica. Um médico disse para colocar gelo, outro disse-me para fazer calor. Estou fazendo acumpuntura. Tomando anti-inlamatórios há um mês, quando começaram as dores. Penso que a ressonância me dará resultados mais precisos. Enquanto isso estou suportando a dor. .Importante informar que tenho 62 anos. Ah, a dor começou na panturrilha , pior que contrações provocadas por cãibras. Depois da fisioterapia, passou para o joelho esquerdo. Enfim, estou desolada. tenho tanto a fazer e estou limitada pela dor. Os médicos são rápidos no atendimento, mas não precisos. Enquanto isso, a gente espera e aguenta a dor ….

  88. Mauricio comenta:

    8 dezembro, 2008 @ 10:04 AM

    Estou fazendo uso do medicamento ARTROLIVE con as festividades do final de ano gostaria de saber se fazendo uso de ste medicamento posso ingerir bebidas alcólicas.

  89. ELIAS FERREIRA DOS SANTOS comenta:

    16 dezembro, 2008 @ 3:43 PM

    Eu,tenho 47 anos e sofro com essa doença incuravel,passei por quatro avaliação cirurgica e não obtive resultado positivel.e vão faço mais atividades fisicas já que fui atleta,os medicos tentam mais tenho que me comformar com a dor.

  90. dalton comenta:

    17 dezembro, 2008 @ 10:14 AM

    queria saber se osterartrose e caso para aposentadoria ja que disem que nao tem cura

  91. SANDRA CRISTINA comenta:

    18 dezembro, 2008 @ 11:49 PM

    bom.dia!estou sofrendo muito com dores no joelho e esporoes no calcanio meu medico didde que ja sou portadora gostaria de receber esta resposta no meu email.ja tenho 46 anos tenho dificuldades para andar a dor e imensa mi ajuden neste caso pode vim uma surporta aponsentaduria.obrigado aguardo sua resposta .brigado!

  92. Nercy comenta:

    21 dezembro, 2008 @ 5:57 PM

    Tenho Gonartrose , mais evidente no compartimento fêmuro-patelar, em joelho valgo, a direita. Qual seria o melhor tratamento? A cirurgia resolveria o meu problema? Tenho 50 anos.

  93. Jorge Eduardo Cezário comenta:

    3 janeiro, 2009 @ 4:52 PM

    Tenho gonartrose no joelho, com graus lll e lv, quero saber gas é o grau maximo, e qual tratamento devo seguir, pois as dores estão aumentando e acordo todas as noites com dores, já operei esse mesmo joelho 4 vezes.

  94. Edith comenta:

    16 janeiro, 2009 @ 6:30 AM

    Tenho condromálacia grau IV, fiz 02 artroplastias de joelho, uma com meniscectomia total,e a outra parcial, sofro muito por ter sempre dor,e por estar com minhas atividades limitadas, nomomento estou na previdência social, meu médico que colocar uma prótese no meu joelho d (free way) que segundo ele é mais aprópiada para minha idade que é 55 anos. Tenho muito medo de ficar mais incapacitada, alguém me ajude astou com muito medo, alguém já colocou está prótese…Grata desde já…

  95. SIMONE LOIOLA CARVALHO comenta:

    23 janeiro, 2009 @ 11:05 AM

    OI!!!!
    fIZ UMA OPERAÇÃO NO JOELHO ESQUERDO DEVIDO AO ROMPIMENTO DO MENISCO MEDIAL, FIZ ARTROSCOPIA, E MINHA MUSCULATURA TA + FINA Q A OUTRA.
    gOSTRIA DE SABER SE EU FIZER FISIOTERAPIA, JUNTO C/ UM REMEDIO Q O MEDICO PASSOU P/ CARTILAGEM, SE EU VOU CONSEGUIR FAZER EXERCÍCIO FISICO E SE ELA VAI FICAR DO MESMO GEITO Q A OUTRA?
    TO MTO PREOCUPADA,.
    ANDAR É BOM?? PQ ANDO BASTANTE.

    OBRIGADA
    UM GDE ABRAÇO

  96. filomena comenta:

    24 janeiro, 2009 @ 11:13 AM

    meu marido tem 46 anos e ja esta com joelho condenado nao mais soluçao no caso so a cirugia mais o sus so fais a cirugia com mais 60 anos nao sei o que fazer pois ele toma remedio todos os dias nao pode trabalhar nao pode se divertir nem subir escada ja temtamos tudo so decepiçao tem alguem que possa nos ajudar so por deus

  97. Carlos Henrique da Silva Dias comenta:

    29 janeiro, 2009 @ 7:21 PM

    Tenho 37 anos sou policial militar/ RJ, trabalho em uma escala de 24 X 72 e sempre que estava de serviço fazia uma corrida de 30 a 40 minutos e de um tempo pra cá passei também a utilizar a academia de musculação da corporação, acontece que em determinado dia antes da corrida senti meu joelho diferente, parecia está solto, mas mesmo assim fiz a corrida de 30 minutos e permaneci na academia 40 minutos aproximadamente. No dia seguinte estava eu com uma grande dor na lateral do joelho, dirigi-me ao a emergência do hospital da pm, onde fui medicado e orientado: Alginac 1000 ___ 01 cpm de 8 X 8h durante 05 dias e gelo no local 3x / dia 20min. não deu resultado procurei então outro médico este me solicitou um raios X (constatou sinais de gonartrose) e após verificar o mesmo me receitou três meses de fisioterapia. Pergunto eu qual seria o tratamento adeguado.

  98. paulo oliveira comenta:

    31 janeiro, 2009 @ 1:28 PM

    Boa Tarde:Tenho 46 anos e constatei atraves de uma radiografia,que estou com inicio de uma pequena artroze no joelho esquerdo.Ja estou realizando tratamento com condriflex ou coisa parecida.Estou exercendo trabalhos especias na academia no intuito de fortalecer minha musculatura.Estou tentando correr leve mas minha perna fica um pouco preza e tambem sinto estalos na regiao.Gostaria de uma orientaçao; preciso recuperar meu joelho pois e muito importante pois sou arbitro de futebol e tenho em mente que sempre estamos aprendendo algo diferente.certo de sua ajuda. Meu muito obrigado.

  99. Antonio Moreira comenta:

    3 fevereiro, 2009 @ 8:27 PM

    Olá eu tive um açidente de viação com 27 anos, agora tenho 30 tenho um estirameto de menisco e a minha cartilagem está em grau 4 tenho muitas dores e soube que agora ja fazem reposição de cartilagem.Será que essa pode ser uma solução para min? Gostava de saber a vossa openião,obrigado.

  100. joseraldo comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 6:25 AM

    Bom dia ,tenho 38 anos ,ja fiz 3 cirurgia no joelho e me tiraram o menisco,hoje tenho artrose,tenho dor constante,o que fazer? hoje tomo glucosamida .gostaria de saber novos tratamentos ate como testes eu aceito,e esportes posso jogar futebol 1 vez por semana? grato

  101. Herick comenta:

    5 fevereiro, 2009 @ 3:37 PM

    É IMPORTANTE QUE ALÉM DESSES MÉTODOS TENHA UMA RESPOSTA POSTURAL CORRETA, COM UM PROFISSIONAL CORRETO, “NAO ADIANTA TAPAR O SOL COM A PENEIRA” NÃO ADIANTA TRATAR A DOR SEM ELIMINAR A CAUSA….

    A DISPOSIÇÃO

    Herick Ulisses de Oliveira – Sócio Especialista pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva

  102. Cristiane garcia comenta:

    12 fevereiro, 2009 @ 3:04 PM

    Boa tarde! Tenho 18 anos e sinto frequentes dores na coluna e joelho esquerdo, há mais ou menos dois dias notei um inchaço(que tem aumentado) atrás do joelho esquerdo seguidos de dores fortes. Em meados de 2008 meu joelho esquerdo começou a inchar de repente e eu sentia muita dor, logo, toda a perna esquerda estava imobolizada por uma causa desconhecida.
    Um médico disse que eu tinha hérnia de disco, mas não fez nenhum exame para este diagnóstico, outro( ortopedista) disse ser fibrimialgia, mas se tão simples a ser tratado com remédio, por que o retorno?, sendo uma das causas da fibrimialgia considerável alteração no sistema nervoso? Gostaria , se possível, de algum esclarecimento, considerando o fato de que sinto dores nos ossos e, dores musculares não são frequentes. Minhas mãos- esquerda e direita- também são alvos de dores.
    Tenho casos na família de hérnia de disco, atrite em todas as articulações, osteoporose, não sei exatamente o poder de interferência de tais casos em minhas dores mas, pode ser de alguma ajuda a informação.
    Desde já agradeço a atenção!

  103. Crevanilde Pinho comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 9:02 AM

    Por favor, me ajudem! Sofro de gonartrose desde 2006 (julho) e a cada dia que passa me sinto pior, com dores terríveis nos joelhos (os dois), no quadril e há mais ou menos 10 dias comecei a sentir nos dedos do pé direito, nas articulações. Se escorrego (coisa mínima) é um motivo para que eu fique sem conseguir andar, então tenho que usar muleta para me sustentar. Soube há 20 dias sobre um remédio de nome Artrolive, mas para mim ele é caro, custa 48,00 e sou aposentada por invalidez devido a este problema. Alguém conhece algum tratamento eficaz (para aliviar minha dor) que não seja tão caro? Como é o tratamento com BABOSA? Me ajudem por favor, já não sei mais como fazer p/ter a alegria que eu tinha quando não sofria com esta doença. Eu pratiquei volei até 34 anos, sempre fazendo esportes, hoje não posso nem fazer caminhada. Tenho 59 anos e preciso de ajuda. Agradeço a atenção que me for dispensada.
    Crevanilde Pinho

  104. Humberto Lopes comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 1:22 PM

    Bom dia!tenho 40 anos.sofrí uma lesão no menisco medial,e tb uma lesão condral e orteocondral,na cartilagem do joelho).Meu médico que operar o menisco,e nada falou sobre a cartilagem.Preciso muito de informação sobre cartilagem,pois com a lesão vai acelerar o processo de desgaste da mesma.Alguém passou por exp semelhante?aguardo

  105. JOSE HENRIQUE comenta:

    8 março, 2009 @ 5:11 AM

    Recebi recentemente diagnostico de Artrose no joelho esquerdo. Não há cura, mas sim, tratamento. Em todo caso, saí em busca de informações sobre a doença e aqui estou. Me chamou a atenção o depoimento de Jerusa Durr Aguiar Giovaninni de 09/05/2008 onde ela
    cita dentre outras coisas, ter um exame resultado STAPHILOCOCUS AUREUS. Pena que o
    depoimento está incompleto e por isso incompreensível, pois dois meses antes de começar a sentir as dores da artrose, também tinha esta bactéria no organismo. Será que haveria alguma
    ligação: Bactéria + cartilagens + artrose e etc. ? Se alguém puder me responder, ficarei muito
    agradecido.
    Abraços a confraria “ARTROSILDOS”

  106. Gislane comenta:

    11 março, 2009 @ 8:38 PM

    Boa noite,

    Caros, estou um tanto que preocupada, pois há alguns anos venho sentindo dor no joelho e atras do joelho aparecia um calombo depois de andar por um periodo, parecendo um cisto, fui em varios ortopedistas, fiz rx, usg dos joelhos, porém nada foi detectado … e a dor continuava, e conforme andava piorava …. fui em alguns ortopedistas, uns falavam q a rotula estava gasta, outro falava que era gordura localizada atras do joelho, e que era caso de estetica … detalhe … Eu tenho 1,74 de altura, peso 56 kg 26 anos. Como pode ser gordura localizada … enfim …

    porém agora encontrei um bom ortopedista que solicitou RX digital do joelho (ap +p) + axial da patela e tb uma usg do joelho .. ambos com laudo.

    O rx eu já peguei e me trouxe como resultado:

    reducao da fenda articular medial com esclerose sub-condral e osteofito marginais

    Esclerose sub-condral do planalto tibial

    Agudização e esclerose das eminências inter-condilares e margens marginais

    ESTOU muito curiosa, pois dr. pediu para tomar o medicamento por 10 dias, pois está inflamado e depois retornar.

    Medicamento manipulado: Tomar 12/12 h
    Meloxicam 7,5 mg
    Ranitidina 150 mg
    Paracetamol 500 mg

    DETALHE.
    Quebrei o dedinho do pé da mesma perna está semana, e outro ortopedia me afastou do trabalho por uma semana.

    E para ir ao meu trabalho ando muiiiiito, uns 30 minutos , andando rapido ….

    POR FAVOR , alguem pode me dar uma luz .. sobre este resultado do rx …. será que tb esotu apresentando esta doença comentada nesta pagina por voces …

    Desde já agradeço

    Abço
    Gi

  107. Alex Pagliaminuto comenta:

    23 março, 2009 @ 12:35 PM

    Tenho 33 anos, e a alguns anos atrás torci o joelho jogando bola. E como sentia dor, resolvi ir ao médico. Ele me pediu um Raio X. E o resultado foi: sinais de Gonartrose. Não sei se vou precisar operar, pois o Dr. vai me avaliar. Acho que sim. Abraços.

  108. carlos comenta:

    23 março, 2009 @ 10:12 PM

    Caramba! ha muito tempo venho acompanhando todos os que sofrem deste mal.
    é gonartrose ,artrose,artrite,condromalacea,desgaste de cartilagem etc…
    Será que não vai aparecer cura pra nois não?rapaziada já fiz de tudo para me livrar disso.
    Tenho no joelho esquerdo.Como é dificil lutar contra isso,é uma batalha a cada dia que acordamos,ainda mais para quem ama e vive,respira,um futebol que coisa maravilhosa um futebol,principalmente aquele joguinho nas manhas de domingo, com o sol já em aquecimento,
    a grama ainda repleta de orvalho,sereno da noite,que coisa gostosa,chega a repiar,ainda mais agora que não posso jogar.
    Olha,não tenho mais dor não,comprei uma bicicleta,faço quase todos os dias 20 minutos de fortalecimento,já fui em 4 médicos,atualmente estou tomando glicosamina e condr. sache,e forever aquele de babosa.rapaziada mas já fiz tanta coisa por esse joelho marca ai ó num perde a conta: mulsão de scot,gelatina sem sabor,pilula de alho,propolis,omega 3,omega 6,gelatina,
    babosa,erva sta maria,complexo b,cloreto de magnesio,pacei sebo de carneiro,gordura de sucuri,pomada de cavalo,promeça de tudo quanto é tipo,agora como é quaresma e amo a Deus ao nosso criador e a jesus seu unico filho nosso salvador,estou fazendo jejum de carne vermelha,bebida alcolica a cerveja em especial e sexo.é mole,mas tenhamos fé vai dar tudo certo.
    Mas alguem sabe alguma coisa recente,sobre os tal implante de celulas no joelho,e as experiencias da medicina esportiva no Rio de janeiro,já pesquisei mas não encontrei nada,se alguem sabe,manda aí.atualmente meu joelho parece que tá sarado,dá até uma vontade de bater uma bolinha,mas qundo estico ele faz uma baruiera.Duro é jogar e acontecer de novo e começar do zero de novo,ai é fod.será que é a tal pedacera de cartilagem que tá lá dentro,será que tenho que fazer uma artroscopia,duvidas…Já estou cansa é de escrever.um abração a todos aí,e fique com Deus…..

  109. Paulo Lasso comenta:

    24 março, 2009 @ 10:30 AM

    Alguem já ouviu falar ou já fez aplicação de PST (Pulsed Signal Therapy) para artorse de joelho ou quadril? É eficiente mesmo como a propaganda fala ou é só pra enriquecer os donos das clínicas que aplicam?

  110. ADRIANA PEREIRA comenta:

    24 março, 2009 @ 4:21 PM

    OLÁ,
    TIVE UMA QUEDA DE PRESSÃO E CAI DA ESCADA ,QUE ESTAVA LIMPANDO NO MEU TRABALHO
    COM ISSO TIVE UM DERRAME NO MEU JOELHO.
    FIZ UMA CIRURGIA,
    MAS NÃO CONSIGO DOBRAR O JOELHO E QUANDO TENTO DOBRAR ELE DÓI .
    É NORMAL DEPOIS DA CIRURGIA CONTINUAR SENTINDO DORES.
    ME AJUDE.
    OBRIGADO

  111. NEIDE comenta:

    24 março, 2009 @ 7:45 PM

    Tenho, verificado, que ao soos obesos tem o problema da aartrose.. eu sei que preciso fazer exercicios, mas alguem cohece alguma serie, especifiac par este problema , fiz exerciciso errados a \Academia e agravou minha dor a cervical, alguem pode iformar, E o Frever freedom da resultado, aida ao comprei, alguem sabe onde comprar ou e enctrado, em farmacias? Por favor eu emiha mae com 86anos, tb sofre, por favor!!!!!!!!HELP!!!!!!!!!!! obrigada amigos N EIDE

  112. Jacqueline lima comenta:

    25 março, 2009 @ 7:59 AM

    Estou cuidando de uma pessoa que esta com artrose no joelho, e a alimentação não é das boas, fora o uso de bebidas alcoolicas como room, camarões, miudo, dobradinha etc… Qual alimentação deve ser administrada em pessoas com artrose de joelho fora os exercicios fisicos?
    Obrigada pela atenção

  113. José Amálio comenta:

    4 abril, 2009 @ 10:04 AM

    Estou com 57 anos.Tenho artrose desde 2001, com diagnóstico através de raio x com a seguinte análise:
    Sinais iniciais de artrose de ambos os joelhos, com redução do espaço articular.
    Tenho tratado com forno de Bier desde os primeiros sintomas até hoje. Não tenho muitas dificuldades em caminhar em terreno plano, porém em terreno desnivelado, ou inclinado ou ainda,quando tenho que subir ou descer escadas sinto dores e principalmente em escadas verticais de madeira ou fibra para realizar algum trabalho que desenvolvia anteriormente, tendo que me apoiar nas mãos para exercer a função de tração, haja visto que as forças através das pernas desaparecem devido as dores nos joelhos.
    Comecei a poucos dias um novo tratamento com:
    Sulfato glucosamina 500 mg.
    Condroitina 400 mg
    Diacereina 50 mg
    Ainda não estou notando diferença.
    Minha pergunta é a seguinte: Não existe tratamento em eu possa desenvolver esta função novamente de subir e descer escadas sem que tenha dores?
    Obrigado.

  114. Marilene comenta:

    19 abril, 2009 @ 8:57 AM

    Faz uns 02 anos que descobri que tenho gonartrose, vou fazer uma artroscopia, diz a reumatologista que foi causada porquê eu tenho artrite reumatóide que começou por volta dos meus 23 anos, já me sinto inválida com apenas 28 anos, pois a doença já limitou de fazer 90% do que eu fazia antes pois há muito tempo venho sofrendo com muita dor no joelho principalmente, mas também em outras articulaçoes.
    Preciso muito de ajuda, e o que posso ta fazendo para melhorar? Estou estou me tratanto com reumato e ortopedista mas não tenho obtidos resultados bons.

  115. Anônimo comenta:

    19 abril, 2009 @ 8:28 PM

    artroese doida

  116. Anônimo comenta:

    19 abril, 2009 @ 8:29 PM

    artroese doida
    coisa de velho

  117. Vanessa comenta:

    20 abril, 2009 @ 9:40 AM

    Olá!Descobri que tenho condromalacia patelar no joelho direito.Sinto muitas dores e estou me tratando com Condroitina e Glicosamina.Malhei durante muitos anos e agora não sei que tipo de exercícios fazer, a angulação..etc.Já fui em vários ortopedistas e cada um fala uma coisa.Uns dizem para não fazer mais musculação (que eu tanto amo) devido ao impacto, só exercícios na água, outros dizem que podem. Um médico me indicou a Artroscopia, já outros dizem que não é bom,pois pode voltar .Não sei +o que fazer.Existe alguma operação, algum medicamento melhor,alguma prótese que se possa colocar, qualquer coisa?Ou realmente não tem cura?Pelo que o médico falou tenho condromalacia moderada.Estou com 30 anos e com esse problema a uns tres anos, pois foi difícil descobriri o que era.Por favor me ajudem.
    Agradeço desde já.

  118. paulo sergio macaferri comenta:

    20 abril, 2009 @ 3:02 PM

    Eu fiz uma cirurgia de ligamento cruzado anterior e na epoca usaram-se parafusos para a uniao do ligamento, e agora sinto muitas dores no joelho, e num RX que fiz hoje deu gonartrosee osteofitos marginais.
    Presumo que o ligamento cruzado anterior tenha se rompido novamente pois jogando bola ha uns tres anos atraz senti a mesma dor qdo. rompi pela primeira vez.
    Fui ao medico soh agora e ele primeiro me pediu radiografias dos dois joelhos, e o laudo foi 1)Controle evolutivo 2) Parafuso metalico em topografia de tunel osseo do femur e da tibia, correspondendo provavelmente aa cirurgia do ligamento cruzado anterior 3) Osteofitos marginais 4) gonartrose.

  119. livia denise comenta:

    23 abril, 2009 @ 6:31 PM

    gostaria de saber se a cirurgia de artrose (articulação ) faz pelo sus. obrigada.

  120. Marilisa - Ribeirão Preto /SP comenta:

    23 abril, 2009 @ 8:01 PM

    Olá pessoal, quantos depoimentos!!! Não estou sozinha nesse barco!!!
    Estou sofrendo com esse problema faz tempo. Atualmente estou com 38 anos e em setembro de 2008 fiz artroscopia do menisco medial (joelho direito). O médico na cirurgia “viu”, ao vivo e a cores, a gravidade da osteoartrose do meu joelho.
    Há 1 ano faço uso regular de condroitina e glicosamina (Artrolive, Condroflex) e no meu caso não sinto diferença, dói do mesmo jeito. Mas o médico disse para não parar com o medicamento. Em fevereito de 2009 fiz aplicações de Fermadron, foram 5 injeções, uma por semana, aplicadas diretamente no joelho. Em cada ampola paguei 164,00. O tratamento foi caro e pelo visto não resolveu. Ultimamente tenho sofrido muito com as dores. Estou emagrecendo como o médico pediu e voltei a fazer fisioterapia toda semana. É uma luta constante e visito o ortopedista todo mês. Nunca mais fui a mesma de fevereiro de 2008 para cá. Creio que veio evoluindo porque ultimamente não subo e desço escadas como fazia antes. Dou um passo por vez. Tenho me sentido inutilizada e é muito ruim essa sensação. Sou professora e fico em pé direto, troco de salas de aula e minha carga horária é alta. Estou tentando conseguir readaptação no trabalho, entrei com um processo e meu médico fez um relatório pedindo para trabalhar fora da sala de aula, sentada, sem muita sobrecarga mecânica. Já passei por 3 perícias com 3 médicos diferentes e minha esperança agora de sentir menos dor é ficando menos em pé.
    Mas sigo firme com a dieta (não estava obesa, mas tenho 1,79 de altura e com sobrepeso), a fisioterapia e falta começar exercícios para fortalecer a musculatura da coxa. Antiinflamatórios já tomei todos que vocês imaginam e esse mês enquanto minha consulta não chega me automediquei devido as fortes dores.
    Me falaram desse medicamento da FOREVER, do Cloreto de Magnésio e do Piascledine (esse é muito caro por isso não comprei e foi um dos ortopedistas da perícia que me indicou).
    É isso aí, caso consiga algum resultado melhor deixo meu comentário para todos!
    Por favor, tb espero uma luz de algum de vocês.

  121. Fernando Teles comenta:

    27 abril, 2009 @ 4:11 PM

    Dra.Boa Tarde,
    Gostaria de saber,por quanto tempo em media se deve tomar o artroliv, para se ter bons resultados. grato

  122. elisa comenta:

    8 maio, 2009 @ 9:44 PM

    oi amigos descobri que tenho orteoartrose a 3 anos e nao estou vendo saida no meu caso tenho nos dois joelhos ja estou cansada de ir no medico procurar ajuda e nada a dor é cada vez pior. e tudo isso começou depois de um acidente de transito sera que pode ser por causa deste acidente que fiquei com orteoartrose bem amigos se puderem me indicar um medico ou qualquer coisa que possa aliviar minha dor agradeco valeu e boa sorte pra a todos que como eu tem esta doença

  123. carlos gervásio c melo comenta:

    11 maio, 2009 @ 3:39 PM

    fiz duas artroscopia de minisco e uma cirurgia de ligamento no joelho direito , tambem fiz uma artroscopia no esquerdo, agora estou com gonoatrose nos dois joelhos, e ainda sou obeso sinto muitas dificuldades para andar, e até mesmo se fico muito tempo sentado,
    minha profição é motorista de onibus, estou em auxilio doença a mai de oito meses,
    será que eu ainda vou consseguir voltar ao trabalho com todas essas dores?
    por favor mandem resposta pelo meu email
    att: carlos gervásio.

  124. Marcelo Bettencourt comenta:

    13 maio, 2009 @ 11:42 AM

    forever fredom informações > bettencourtt@hotmail.com

  125. Nubia Raymundo Martins comenta:

    5 junho, 2009 @ 6:02 PM

    JÁ FIZ CIRURGIA NOS DOIS JOELHOS,CONTINUO NA MESMA, ESTOU MARCANDO MAIS DUAS CIRURGIAS PARA O MES QUE VEM;AGORA IRAM AFROUXAR AS PATELAS PARA DIMINUIR O ATRITO E A DOR POR FALTA DAS CARTILAGENS. ESTOU TOMANDO C+G MAS A DOR NÃO PASSA.SE DER CERTO COMUNICO ÁTODOS OS RESULTADOS.TENHO 57ANOS E TUDO COMEÇOU AOS 51 ANOS.OBS:TBM TIVE STAFILOCOCUS AUREOS E DOURADOS Á MUITOS ANOS ATRÁZ.

  126. regina fernandes comenta:

    12 junho, 2009 @ 1:11 PM

    quero saber se eu tenho algum direito no inss tenho osteofitose e gonartose no joelho

  127. Jºtª @m@lio comenta:

    12 junho, 2009 @ 5:57 PM

    Respondo para Regina:
    Para entrar com auxílio doença no inss, vai depender do tipo de atividade que voce exercia em seu último emprego, se trabalhava com carteira assinada, se descomtava de outra forma, terá direito ao benefício se esta sua atividade depende de subir escadas ou carregar peso. Terá ainda que ter no mínimo 1 ano de descontos previdenciários e não ter deixado de contribuir a um ano, chama-se carência.

  128. mari comenta:

    17 junho, 2009 @ 11:31 PM

    Há 8 meses atrás , depois de ter caminhado bastante como sempre fazia, senti uma dor forte no joelho e não consegui mais andar. Aos poucos, com fisioterapia todos os dias, consegui andar com auxílio de uma bengala e fui ao médico. A radiografia acusou osteoartrose. Comecei a tomar condroflex em sachês uma vez por dia, continuei com a fisioterapia em casa todos os dias, contratei uma pessoa para me ajudar e descansei mesmo. Tenho 67 anos. Hoje parei com o Condroflex, com a fisioterapia, com a bengala e deixei tb a hidroterapia. Apenas faço exercícios de alongamento, sozinha mesmo. Já caminho moderadamente , uso joelheira pra sair, me alimento moderadamente tb e perdi 9 quilos que não quero ganhar de novo.
    Se por acaso voltar , faço tudo de novo… O condroflex , pode se tomar algum tempo e parar dois meses… O synviski é uma ótima solução e procurando vcs podem achar por um preço bom. Comprem vcs mesmos! A aplicação é feita em tres vezes e aqui pra mim seria cobrado 70 reai cada uma…

    Espero que isso funcione com vcs pois nem dor eu sinto.
    felicidades!

  129. Alberto Magno comenta:

    16 julho, 2009 @ 12:00 PM

    Ajudar não custa nada, engrandeçe! Moro em Belo Horizonte, e fiz uma cirurgia no quadril, tive uma lesão no lábio do acetábulo, quadro parecido com o do tenista Guga, devido a prática de karate. Descobri a lesão em maio do ano passado, e tentei vários métodos para curar. Nenhum surtiu efeito. Em abril desse ano fiz uma artroscopia que cauterizou a lesão, lixou as deformidades da cabeça do fêmur e cortou 1/3 do ligamento redondo que estava hipertrofiado. Um mês depois, ainda sentia muitas dores. Minha mãe falou sobre uma tal de semente de sucupira. Pesquisei na internet a achei só comentários bons, tem até uma entrevista do Juca de Oliveira no programa do Jô. Fiz o chá e tomei dois dias, no terceiro, fui ai banheiro quando acordei e surpreso ví que tinha esquecido a muleta. Não sou médio para indicar remédio pra ninguem. Mas no meu caso foi praticamente um milagre. Volto a treinar em dois meses, porque o médico pediu o prazo e não quero desrespeita-lo. Façam uma pesquisa minuciosa sobre esse fitoterápico, a semente de sucupira. Voces podem se surpreender com os resultados.
    Grande abraço a todos e sempre que tiverem dores, procurem ajuda rápido.

  130. Ivana Gobbi Rodrigues comenta:

    21 julho, 2009 @ 9:53 AM

    Descobrir que tenho Gonartrose leve de joelhos. Treino corrida de rua (10 km) duas vezes
    por semana (quinta e domingo) e faço musculação (40 munitos) todos os dias úteis (exercicios isométricos) gostaria de saber se posso continuar a correr ou se a corrida irá me prejudicar?

  131. leopoldo alves de lima comenta:

    24 agosto, 2009 @ 5:12 AM

    TIVE e tenho crises horriveis mais ou menos a duas vezes por ano crises que me deixan
    imobilizado por 15 dias é quando começa a melhorar e la se vão nais 15 dias para poder
    andar bem, na minha cidade não adianta mais pedir ajuda é preciso ser muito forte para suportar a dor que em varias vezes da vontade de morrer, me foi receitado corticoides e
    uma bomba de anti inlamatorios, NO AUGE DA CRISE USO MUITO GELO no local para
    amenizar a dor, infiltração nos joelhos ja fiz varias mas sofro com tudo isto preciso de um
    tratamento alternativo e tenho medo de daqui alguns anos não possa andar mais, agora por minha conta e risco vou tentar usar a glicosamida mesmo o meu medico não dando a menor atençao quando mencionei a ele assunto

  132. Antonio Pinto comenta:

    5 setembro, 2009 @ 10:52 AM

    Boa tarde

    Tenho 48 anos, sou Portugues (PORTO). Tenho Espondilite Anquilosante, contudo o que mais me incomoda é o Joelho direito que há entre os 32 e os 35 anos sofreu várias inflamações devido á doença. Nessa altura só controlei as inflamações com Hexatrione (corticoide). Desde há cerca de 11 anos que não tenho inflamações, pq faço Remicade e o meu estado geral melhorou imenso, ao ponto de quase fazer vida normal.
    Contudo há um ano senti dores no Joelho direito, e o médico reumatologista associou a gonartrose, confirmada por raio x.
    Fiz fisioterapia, mas a Natação e pequenas caminhadas é o que mais me tem ajudado. Tomo viartril Portugues (Glucosamina), contudo queria colocar as questões seguintes:
    -quais as descobertas mais recentes no Brasil relacionadas com as terapias com células regenerativas
    -quais os medicamentos que estão a testar já aqui citados pela Sra.Dra. Suely Roizenblatt.
    -o que é a babosa de que vocês no Brasil tanto falam? há semelhante em Portugal?

  133. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    5 setembro, 2009 @ 2:52 PM

    Antonio
    Aloe vera é um antiinflamatório natural extraido da uma planta chamada babosa. Existe na homeopatia e em sucos, vendidos em supermercado.

  134. Ricardo comenta:

    9 setembro, 2009 @ 5:55 PM

    Tenho 32 anos, pratico esporte (futebol) duas vezes por semana e estou acima do peso. Fiz uma artroscopia no joelho direito há cinco dias e meu médico pediu para que eu comprasse três ampolas de Suprahyal para injetar uma por semana associado a 01 ml de Triancil, além de toma 90 sachês (um por dia) de Glucoreumin. Lendo o texto aqui descrito, fiquei meio confuso. Qual será o meu problema?

  135. neusa diolino comenta:

    13 setembro, 2009 @ 9:35 AM

    Olá , amigos recentemente vi uma reportagem n progama do Jô sobre um tratamento
    com sucupira, fui à um medico homeopata e ele me passou uma tintura de sucupira pra tomar 15 ml 2x por dia. tem um mes que estou tomando e com + ou- 1 semana minhas dores no joelho acabaram, faço caminhadas, durmo bem, se fico sentada por muito tempo não tenho mais problemas pra me levantar…Foi realmente ate agora uma benção de DEUS esse remedio. a receitaeé a seguinte em uma garrfa de vinho branco (o que tem menos teor de alcool) quebra-se 15 semente de sucupira coloca dentro da garrafa e deixa por 08 dias e depois vai tomando. Vou tomar ate dezembro pra voltar ao medico e fazer os exames novamente, comigo tem dado certo!!! porque sentir dores não e bom…
    um abraço
    .neusa diolino

  136. willian comenta:

    14 setembro, 2009 @ 9:02 AM

    Fiz uma cirurgia de lca do joelho direito após 1 ano, voltei a praticar futebol mas as dores me incomodavam bastante, o médico receitou outra ressonância, constatou edema no ligamento aonde foi feito o encherto.
    Agora vou tomar o condroflx p/ por 6 semanas, posso tomar bebida alcoolica?

  137. maria helena pessoa comenta:

    22 outubro, 2009 @ 4:04 PM

    tenho me tratado com reumatologista, porque comecei com dor no joelho esquerdo, fiz um raio-x que diagnosticou artorse mas no inicio, assim fui na reumatologista que me mandou fazer fisioterapia e usar por 6 meses Artrolive, tive uma melhora, mas como voltei nela e ela me pediu uma ultrassonografia e mandou supender o remedio, a conclusão da ultra foi gonoartrose,, eu perguntou continuo com dores principalmente ao dormir, sinto um incomodo mto grande o que devo fazer?
    grata
    maria helena pessoa

  138. Crevanilde Pinho comenta:

    24 outubro, 2009 @ 6:59 AM

    Dr. Armando Miguel, bom dia!
    Hoje eu preciso de esperança, conforto e muito esclarecimento. Minha filha tem 25 anos, é uma moça saudável, cheia de vida. Há uma semana, dia 17/10 começou a sentir uma dor insuportável abaixo do peito esquerdo e nas costas. Levei-a ao pneumologista que solicitou um RX de tórax e o resultado foi o diagnóstico: hidropneumotórax à esquerda com colapso pulmonar. Pelo amor de DEUS dr. Armando, que doença é essa? O pneumologista mandou que ela fizesse por 5 dias muito repouso e soprasse bastante “balão de aniversário” e voltasse a fazer novo RX de tórax. Estou lhe mandando este e-mail porque já recebo e-mails da “medicina geriátrica” devido ter gonartrose.
    Só preciso saber do senhor que doença é essa, se é grave com risco de falecer, pelo amor de Deus ajude uma mãe desesperada, A Luana, é minha única filha, somos só nós duas.
    Agradeço a atenção que me for dispensada.
    Crevanilde Pinho

  139. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 outubro, 2009 @ 10:51 AM

    Crevanilde,
    O hidro (água) pneumo (ar) tórax é a presença de líquido e ar no espaço pleural, ou seja entre o pulmão e a parede do tórax. Existem várias causas para este aparecimento de líquido e ar entre o pulmão e o tórax (pneumonia, trauma, infarto pulmonar, tuberculose, etc) um das mais frequentes é desconhecida, que chamamos de idiopática. Aparece expontaneamente e desaparece com o repouso. Quando é muito grande e causa muito desconforto para a pessoa, pode tratar drenando com uma punção torácica.
    Veja a página do dia 18 de agosto de 2009. As figuras a respeito de um caso de pneumotórax expontâneo.

  140. flavia da silva comenta:

    30 outubro, 2009 @ 6:39 PM

    oi ! eu sinto muitas dores na parte da frente da rotula e e com creptação e as dores sempre aprecem com mais frequencia quando esta frio e quando pego muito peso , minha perna ela é um pouco arcada para tras o que sera isso? artrose, artrite? tenho 29 anos e sempre ate meus 16 anos praticava esporte e apos ao meus 16 anos nunca mais fiz exercicio fisico ; alguem pode me ajudar . obrigada!

  141. ioni ribeiro de campos comenta:

    2 novembro, 2009 @ 7:22 AM

    minha mãe estava tomando artrolive,mas começou emagrecer,e teve que parar ela estava se dando bem .mas não pode perder peso,porque fica muito debilitada.pois tem que pesar no minimo 54k.e em menos de duas semanas perdeu 2k…quero saber se artrolive faz emagercer…

  142. Marilisa comenta:

    2 novembro, 2009 @ 3:26 PM

    Na internet vi diversas receitas para fazer a tintura de sucupira com vinho. Alguém saberia me dizer a proporção correta. Comprei as sementes e a vendedora me informou 4 sementes quebradas para 1 garrafa de vinho.
    Quero testar a sucupira para artrose.

    Para a Ione que perguntou do Artrolive, eu tomo há 1 ano e meio e não emagreci.

  143. Elcio Luiz de Jesus comenta:

    3 novembro, 2009 @ 5:46 PM

    Comprimento a todos e agradeço antecipadamente a ajuda, minha Mãe tem 78 anos e ao que tudo indica por tudo que li aqui ela esta com “Osteoartrose do Joelho”, ela tem dores intensas, já foi em alguns médicos mas até agora ninguem conseguiu pelo menos diminuir as dores que ela sente, ela tem. Peço ajuda ou indicação de algum tratamento gratuito se houver ou mesmo um “Ortopedista” que eu possa leva-la, ela tem convenio com a Prevent Senior, mas através deste convênio até o momento não conseguimos nada.
    Mais uma vez obrigado a quem puder ajudar.

  144. jose humberto comenta:

    30 novembro, 2009 @ 3:39 PM

    Olá Marilisa, sou de Rib Preto tambem estou com o mesmo problema q vc, e te digo mais tomar condroitina e glicosamina é jogar dinheiro fora , pq nao resolve nada tomei por dois anos, comecei a tomar no começo da doença qdo ainda não tinha degenerado totalmente as articulações, mas a doença evoluiu rapidamento como se não tivesse tomado nada, o ideal é colocar protese e parar de tomar esses remédremédios, pq até hoje não descobriram nada q devolva a articulação então todos medicamentos recomendados não resolvem nada existem aqueles para minimizar a dor e dar uma mascarada, sofro mtas dores e vou colocar protese em breve, conheço muitos que colocaram e estão muito bem, e se dizem arrependidos de não terem feito antes, e ter sofrido dores por mtos anos, Um abraço, boa sorte, se aparecer alguma luz no fim do tunel pra vc, passe para mim tambem parar de sofrer…..

  145. Fabricio G. Silva comenta:

    11 dezembro, 2009 @ 9:24 PM

    Tenho 31 anos e 5 anos atras sofri um acidente automobilistico, fiz uma cirurgia no femo e foram colocados 3 pinos no mesmo, mas na ocorreu com o meu joelho. Porem a proximadamente 3 anos apos a cirurgia passei a sentir dores no joelho, e cada vez mais as doers vão aumentando, só que agora a aproximadamente 3 semanas notei que a regiao da minha coxa essta ficando mais fina ou seja o diametro da minha esta menor que a outra . minha coxa direita(perna boa) tem 55cm de diametro e a esquerda a que passei por cirurgia esta com 52 cm . estou notando que esta diferença começou a 1 mes atras. o que pode ser estou com muito medo por favor mande logo resposta. Grato tiescolly@yahoo.com.br

  146. jOSÉ ROBERTO SILVA PINHEIORO comenta:

    15 dezembro, 2009 @ 4:21 AM

    tebho 35 anos e a dois anos fiz uma cirurgia no joelho direito do ligamanto cruzado, e
    logo que operei começou umas inflamação nos pulso da minha mão que não consigo
    nem fechar a mão, creio que seja uma artrite; e meu joelho nunca eu cosegui andar
    direito, as dores mais forte varias de horario todos os dias . estou tamando o predimiso
    na ja estou tomando a tanto tempo que minha vista esta toda embaçada, estou enchegando
    pouco. em relação a esta inflamação e estas dores que tenho o que posso fazer. por
    faavor me mande a resposta que eu estou com muita dor.

  147. Marilisa comenta:

    15 dezembro, 2009 @ 6:24 PM

    Para José Humberto de Rib. Preto…

    Na minha opinião Condroitina e Glicosamina não respondem bem, mas melhorei muito tomando o Piascledine, estou no quarto mês. O medicamento é caro, não tem como manipular, mas aquela dor da artrose que queima, passou. Também estou fazendo uso da sucupira, pesquise na Internet e fisioterapia constante.
    Não é fácil, é preciso persistência. Boa sorte.

  148. Luiz MS Viecili comenta:

    19 janeiro, 2010 @ 12:37 PM

    Tenho 53 anos e Condropatia patelar. Lendo os depoimentos acima cheguei à conclusão que devo tentar o Forever Freedom(Condroitina, glucosamina, msm, aloe vera), mais a sucupira, mas para minha crise atual acho que preciso de mais uma dose de sinvysc. Meu médico me cobra R$300,00 por 9 ml, mais R$300,00 para aplicar. Alguém poderia me informar onde compro sinvysc por preços melhores? Posso fazer a aplicação com outro profissional, não? Agradeço qualquer sugestão.

  149. Anônimo comenta:

    15 fevereiro, 2010 @ 10:46 AM

    tenho 15 anos e percebo bem o que dizem. O meu médico acha que as minhas dores são preocupação da minha mãe.
    Quase não me explicou o que tenho e só sei que talvez seja gonartrose pois o medico do posto de saúde o escreveu quando lhe pedi um atestado.

  150. Joaquim comenta: comenta:

    20 fevereiro, 2010 @ 10:09 AM

    Boas, será que já algum destes visitantes levou infiltrações de STRUCTOVIAL. Foi esta a via mais prática e ificás que o meu médico me aconselhou a combater a falta de lubrificante na cartilagem do meu joelho.

  151. Ezequias Petros comenta:

    15 março, 2010 @ 12:40 PM

    Adorei o Site, muito facil pra explorar e bem explicativo, será meu guia para tirar muitas duvidas.
    Gostaria de saber se quem sofre de Gonartrose a vançada, é conciderado um portador de deficiêcia fisica.?
    Vale lembra rque tenho só 37 ano, mas ja sofro deste mal a pelo menos 5 anos.

    Grato.

  152. marcia comenta:

    17 maio, 2010 @ 10:06 AM

    Oi,
    tenho Condromalacea Patelar grau IV nos dois joelhos,estou com 41anos e trabalho a 22anos com Ed.Física de 1º ao 5º ano e esta cada vez mais insuportavel ficar de pé. Faço tratamento com Hidero-fisioterapia e tomo Arpadol(3 ao dia) e Artrolife(2 ao dia),quando fica intoleravel tomo tambem Torsilax.Faço tratamento com 2 médico , um quer fazer cirurgia o outro acha melhor ir suportado a dor e continuar pelo menos de 6 meses a um ano com o tratamento.Gostaria de ter sua opinião.
    Obrigada

  153. Marilisa / Rib Preto / SP comenta:

    17 maio, 2010 @ 2:07 PM

    Marcia, o que fez diferença para mim com as dores foi tomando o Piascledine (é caro, mas foi no meu caso o que melhor deu resultado) já fiz aplicação no joelho (5 injeções), e ainda tomo o artrolive.Faço 1 sessão de fisioterapia e 1 de hidroterapia. Sou professora e entrei com pedido de readaptação para não ficar em pé e deixei de subir e descer escadas. Ano passado foi 1 ano inteiro de luta e com mais sessões de fisioterapia do que atualmente. agora estou colhendo os resultados da persistência. Caso vc esteja acima do peso (eu estava!) emagreça e mantenha o peso ideal. Este ano já comecei com higriginática 3 vezes por semana e um suplemento d eproteína do soro do leite para ativar o fortalecimento muscular. Musculatura firme alivia a sobrecarga no joelho.

    Mas………. Cada caso é um caso. Cada organismo responde de uma forma. Desejo-lhe boa sorte! E tente o que for possível antes de encarar uma cirurgia.
    Marilisa

  154. Marilisa / Rib Preto / SP comenta:

    17 maio, 2010 @ 2:14 PM

    Corrigindo o final do e-mail… HIDROGINÁSTICA 3 VEZES POR SEMANA para não ter impacto

  155. engoiado comenta:

    18 maio, 2010 @ 9:57 AM

    Oi,
    No inicio do ano com uma resonância foi diagnósticado o condromalacea grau IV nos dois joelhos.O médico indica artroscopia. Ele já afirmou que esta medida só vai aliviar a dor.Sendo assim eu gostaria de saber quantas artroscopia um joelho suporta.
    Obrigada.

  156. carllos Décio comenta:

    4 junho, 2010 @ 9:23 PM

    Passei 40 min. lendo todos os colegas, sou atleta de tenis de mesa profissional e preciso muito do joelho para atacar e defender, tenho artrose de nivel 3 acompanhada de rutura de ligamento.Fiquei quase 1 ano jogando com uma joelheira (órtese) e agora ja consigo jogar sem ela.
    Colegas…minha rotina que praticamente esta me salvando de uma artroscopia é essa!

    (IMPORTANTÍSSIMO) COMPRE UMA CÂMARA DE PNEU DE BICICLETA (DE BOA QUALIDADE + OU – UNS 20 REAIS) COLOQUE ESTA ENTRE OS PES DE UMA CAMA DE SOLTEIRO…ENQUANTO VÊ TV (NOVELA / FUTEBOL) SEPARE UMA HORA POR DIA PARA ESTA ROTINA…NÃO SE ARREPENDERÁ…PESSOAS IDOSAS DEVE SER ORIENTADA E AUXILIADA DURANTE TODO O PRIMEIRO MES DE ROTINA DE EXERCICIOS ATÉ QUE CONSIGAM EXECUTAR SOZINHAS…NO PRIMEIRO DIA PROCURE O SEU LIMITE, FAÇA COM APENAS COM 1 DOS 2 ELASTICOS QUE A CAMARA FORMARÁ AO SER COLOCADO NO PÉ DA CAMA ATÉ A COXA DA PERNA COMEÇAR A QUEIMAR…ESSE É SEU LLIMITE! ESSE LIMITE VAI SUBIR ASSUSTADORAMENTE COM O PASSAR DAS SEMANAS, VC VERÁ…DESCANSE 1/2 MIM. FAÇA 3 VEZES ESTA SEQUENCIA E FRENTE , LATERAL EXTERNO E LATERAL INTERNO.
    É SIMPLESMENTE MILAGROSO POIS REFORÇA TODA A MUSCULATURA QUE SUSTENTA O JOELHO…SEJA PERSISTENTE COM VOCE MESMO E VERA EM 2 MESES OU MENOS RESULTADOS MARAVILHOSOS!!!
    Tomo condroitina + glucosamina (sulfato) , descobri que agora tem o CLORIDRATO DE GLUCOSAMINA (pesquisem) parece ser bem mais eficiente que o sulfatoe bem mais caro tbem…quem puder pagar..
    Qualquer duvida fico a disposição, abraço a todos!

  157. António Pinto comenta:

    5 junho, 2010 @ 9:35 PM

    Caro Délcio

    Acabei por não perceber nada da sua rotina. Goatava que desse uma explicação pormenorizada. Gostava também de saber qual o papel do pneu no exercício em causa.

    Muito obrigado.

  158. Joseraldo comenta:

    7 junho, 2010 @ 3:47 PM

    Carlos Decio, gostei da sua colocação, gostaria de saber qual camara ,qual medida posso comprar,,aro 14 ou 20 ou maor.

  159. marcio reino comenta:

    14 junho, 2010 @ 2:03 PM

    Tenho osteoartrose avançada no joelho direito cid M 17 desde 2008, fui operado da osteoartrose e reconstruçao do lca em dezembro de 2009, tenho 52 anos de idade e ja tenho a certidao do tempo de serviço do inss constatando em 35 anos até abril/10, eu fui fazer a perica para requerer a continuidade do auxllio doença,ja que apos operação em dezembro/09 fiquei 3 meses apenas encostado para recuperacaopois os medico da pericia do instituto ficam enchendo o saco da gente achando que sou vagabundo, e olham voces! é a primeira vez na vida que uso esta porcaria de instituto! gostaria mesmo de estar trabalhando ,jogando uma bolinha pois ja cumpri o tempo para aposentar por tempo de contribuiçao 35anos, mas nao tenho idade e não queria ficar olhando para esses carniceiros babacas de medicos peritos como se tivesse pedindo esmolas, só que a dor era forte, entao o medico ortopedista que me operou e esta me tratando pediu mais 6 meses alegou estar avançada a artrose que daqui uns anos terei que colocarr protese no joelho, voces pode acreditar! ao apresentar no instituto municipal de minha cidade ja que sou servidor a 18 anos para realizar pericia e requerer auxlio doença! o médico que é formado em gastro contestou o atestado de seis meses do meu especialista em joelho e reduziu o atestado para 30 dias, um médico que é formado em gastro e olha lá né? vai saber neste País tudo pode acontecer! agora o meu tratamento ? como devo proceder contra esse médico? ja que ele é do instituto municipal e nao do Inss?

  160. NEIDE FARIAS comenta:

    18 julho, 2010 @ 9:29 PM

    Estou com problemas com minha filha de 13,anos,ela reclama de quando está andando o joelho fica estalando.E nós escutamos porque é alto.Gostaria de saber qual a causa disso e o que devo fazer porque ela já não está conseguindo fazer mais exercicios escolares.Por favor me ajudem.Estou preocupada.

  161. Rosangela R. Menezes dos Santos comenta:

    3 setembro, 2010 @ 5:34 PM

    Estou com artrose crõnica dos joelhos com derrame articular associado e estou muito preocupada.Tive que procurar o médico com urgencia e o mesmo aconselhou-me parar para tratar-me enquanto é tempo.Sinto dores horriveis, parece que a qualquer hora os ossos irão partir.Creio que vou ter que fazer redução de estomago pois meu peso está acima do normal e sei que os meus joelhos não estão suportando.Caso eu emagreça, ficarei boa?

  162. maria laura comenta:

    21 setembro, 2010 @ 11:51 AM

    Bom dia,

    Minha mãe sofre de artrose no quadril e não pode colocar prótese devido a osteoporose avançada. Ficamos sabendo do tratamento por PST. Como podemos conseguir este tratamento mais barato, visto que moramos no interior e teremos que nos deslocar até São Paulo.
    Já ouvi dizer que posso conseguir alojamento e ajuda do governo para tal tratamento. Vcs. sabem me informar sobre isso?
    Obrigada pela atenção
    Maria Laura.

  163. valéria abreu comenta:

    23 setembro, 2010 @ 12:21 PM

    Acabei de receber uma ressonância do joelho esquerdo,o diagnóstico foi:gonoartrose incipiente , com alteração meniscal degenerativa,estou desesperada sou corredora de rua,atividade q me dá muito prazer e,estou temendo não poder mais praticar esse esporte,me ajude por favor!!!

  164. Antonio Marcelo comenta:

    7 outubro, 2010 @ 9:40 PM

    Cure com comida: Dor nos Joelhos

    Pacientes com dores nos joelhos relataram menos situações de desconforto e usaram menos medicamentos depois de ingerirem proteína de soja durante três meses, segundo uma pesquisa da Universidade Estadual do Oklahoma. A soja é rica em isoflavonas, hormonas com propriedades anti-inflamatórias. Os participantes no estudo ingeriram uma bebida de soja reforçada com 40 g de proteína, mas, segundo Bahnram H. Arjmandi, médico e autor da pesquisa, pode obter-se o mesmo benefício ingerindo leite de soja, edamame ou hambúrgueres de soja.

    Numa pesquisa feita com 239 voluntários australianos, a ingestão de muita fruta reduziu o risco de desenvolverem lesões na medúla óssea – um marcador para aferir o agravamento da osteoartrite do joelho e da dor. As frutas mais «amigas» dos joelhos parecem ser as que contêm vitamina C, tais como o quivi, laranja, manga, papaia e toranja. Os investigadores suspeitam que é a vitamina C da fruta que protege a articulação do joelho.

    Muitas pesquisas descobriram que o peixe e o óleo de peixe podem aliviar as dores e a rigidez das articulações provocadas pela artrite reumatóide. Agora, um novo estudo mostra que os ácidos gordos ómega-3 encontrados nos peixes podem bloquear não apenas os produtos químicos que causam a inflamação na osteoartrite, mas também as proteínas responsáveis pelo desgaste da cartilagem do joelho. Artemis P. Simopoulos, nutricionista e autor do estudo, defende que devem comer-se duas porções de peixe gordo (como cavala ou salmão) por semana, ou tomar 1 g de ómega-3 em forma de cápsula todos os dias.

  165. Antonio Marcelo comenta:

    8 outubro, 2010 @ 4:09 PM

    07/01/2010 | Probiótica
    LANÇAMENTO
    Joint Care oferece suporte nutricional para articulações

    A Probiótica Laboratórios, empresa líder na América Latina no segmento de suplementos alimentares está lançando no mercado brasileiro o Joint Care, uma bebiba a base de colágeno hidrolisado, que proporciona suporte nutricional para articulações, auxiliando na elasticidade, flexibilidade, fortalecimento e reconstituição.

    A matéria-prima do produto, o Fortigel, é um composto de peptídeos de colágeno bioativos desenvolvido com exclusividade para a Probiótica pela empresa alemã Gelita AG.

    O desenvolvimento e emprego da matéria-prima marca um avanço sem precedentes no tratamento de doenças degenerativas das articulações. Diferentemente das drogas analgésicas e antirreumáticas que meramente aliviam os sintomas e efeitos, o Fortigel oferece agora o potencial para uma terapia alimentar e causal.

    Além disso, o uso do produto não é apenas terapêutico, mas também de uso preventivo. O Joint Care se apresenta, portanto, como uma solução para praticantes de atividades físicas que exponham as articulações a consecutivos desgastes. A eficiência do Fortigel foi comprovada por estudos realizados pela Harvard/Tufts e pelo Collagen Research Institute (Instituto de Pesquisa do Colágeno).

    Sempre pioneira, a Probiótica Laboratórios segue investindo em estudos e parcerias para o desenvolvimento de suplementos alimentares que atendam cada vez mais às necessidades de quem busca uma vida saudável.

    SAC: 0800-105242
    Preço Sugerido: R$ 85,79
    http://www.probiotica.com.br

  166. renato lopes comenta:

    10 outubro, 2010 @ 11:00 PM

    Tenho 47 anos. Apos artroscopia menisco do joelho foi diagnosticado lesao em estado adiantado da cartilagem. Fico admirado pois nunca tive qualquer problema neste joelho, tinha alongamento perfeito e nunca tinha sentido qualquer tipo de dor. Como posso saber o grau da lesao? Foi indicado tomar CONDROFLEX por 90 dias. Por favor me ajude para saber o melhor caminho a seguir

  167. Marilisa comenta:

    11 outubro, 2010 @ 6:07 PM

    Renato, cada caso é um caso. Tenho 40 anos e o diagnóstico de artrose avançada no joelho direito e no esquerdo moderado. Foi na cirurgia de menisco há 2 anos que o médico viu como estava evoluído. Para ser sincera, no meu caso o remédio que resolveu foi o piascledine e faço uso regular. Mesmo se você se der bem com o condroflex só 3 meses não resolve. É para o resto da vida. Além do medicamento faço fisioterapia 1 vez por semana, alongamento e fortalecimento. Hidroginástica 3 x por semana. Cuidado ao alongar, não dobre os joelho, sempre com a perna esticada. Caso esteja fora do peso, emagreça, também é importante. É isso, vamos lutando.

  168. Ubirajara Mota comenta:

    6 novembro, 2010 @ 3:22 PM

    Tenho 48 anos e artrose nos dois joelhos. Iniciei tratamento atraves de reforço da musculatura e gostaria de saber se alguém está tomando algum medicamento que ajude na recuperação das cartilagens.

  169. alcy terezinha de souza comenta:

    16 novembro, 2010 @ 8:58 PM

    tenho 52 anos tenho fortes dpres nos joelho esqyerdo as vezes me empede ate de andar sera que tem cura? SERA QUE POSSO ME APOSENTAR COM ESSA DOENÇA.

  170. Santos comenta:

    19 novembro, 2010 @ 11:13 AM

    Descobri que estou com gonoartrose, acabei de completar 40 anos, pelo que sei essa doença apareçe mais em possoas acima de 60, fiquei muitos triste, sinto muitas dores. Gostaria de saber se posso fazer musculação em academia? Se esse tipo de atividade prejudica ainda mais? Aguardo resposta por email.

  171. Anderson sanches comenta:

    19 novembro, 2010 @ 9:46 PM

    Ola pessoal, gostaria de informar que estou ajudando algumas pessoas a pararem com as dores nas articulaçoes tomando um suco feito de condroitina e glucosamina, e msm que é um enxofre organico das cartilagem e com isso é reconstruida toda a cartilagem que esta gasta e por isso que se tem osteoartrite, que é inflamacao dos ossos do joelho e todas as articulaçoes do corpo, se alguem quiser sou de sao paulo, e como tenho essa ferramenta gostaria de ajudar a todos que eu conseguir, e se as pessoas puderem dar indicacoes eu agradeço.

  172. Rose comenta:

    23 novembro, 2010 @ 3:37 PM

    Olá, minha mãe tem problemas sérios relacionados as ossos e articulaçoes, como osteoporose, gonartrose, ela sente muitas dores, ja fizemos varios tratamentos e nada resolveu ate agora, poré de uns dias pra cá o guadro dela tem se agravado, gostaria de saber se tem um tratamento mais intensivo pra essa doença, sem ser a cirurgia pois devido ela ter tido um AVC, não pode operar…. por favor alguem me responda ou me de uma solução pois não aguento ver minha mãe sofrer mais… obrigada

  173. Silas Elizeu de Almeida comenta:

    11 dezembro, 2010 @ 8:58 PM

    Olá doutora, eu me chamo silas , sou jogador de futebol profissional,gostaria de saber se posso jogar futebol,mesmo com artrose pois to com o problemas nos dois joelhos,o esquerdo ta com o menisco medial com grau III o direito ta com a cartilagem desgastada ,e quando vou chutar a bola começa a doer,o medico me recomendou tomar o CONDROFLEX,mas ele não me falou quando vou poder voltar a jogar pois esse problema começou esse ano , e não é aguda, começei a tomar esse mês de dezembro dia 10 , e queria saber quantos messes devo ficar e qual mes certo devo voltar a jogar futebol pois os jogos começam em março e quero ta la jogando. abraços…

  174. cledineia cavalheiro da silva comenta:

    12 dezembro, 2010 @ 11:23 PM

    ola. eu tenho a cartilagem gasta do joelho direito,e tambem o mesmo na coxa esquerda (coxoartrose), e estou recebendo auxilio doença do inss. e tenho uma duvida como eu consulto com a medica do posto municipal eu dependo de vaga para consulta com o traumatologista, só que ja faz um ano que estou aguardando vaga com o medico municipal e até agora nada deles (a prefeitura) me chamar, eu eu não consigo dormi direito a noite,duranti o dia estou sempre com dor, tenho que estar sempre com minhas pernas em cima de uma mesinha da sala,para não doer demais, meu desempenho dentro de casa é precario,até meus a faseres domestico eu dependo do meu marido quando ele tem tempo, no entanto as dores estão almentando cada vez mais. eu queria saber se eu consultase um se isso me afetaria para comtinuar recebendo meu benificio. pois meu tratamento no momento é remedios anti-flamatório que ganho da prefeitura,e faço fisioterapinha que nada tem me adiantado como eu ja falei as dores tem sido constante e mais forte.por favor me eslareçam essa duvida porque eu não to aguentando mais essas dores orivel

  175. cledineia cavalheiro da silva comenta:

    12 dezembro, 2010 @ 11:31 PM

    (continuação do texto acima..)
    eu queria saber se eu consultase com um medico particular, isso me afetaria para comtinuar recebendo o beneficio do inss.. pois as dores são frequentes e com mais velocidade, não sei mais o que faser e eu tenho só 32 anos. me ajudem por favor e me digam o que devo faser eu dependo de prefeitura e do inss. me ajudem e esclareçam minha duvida sobre procurar medico particular.
    ass///; cledineia.

  176. taires viviane de melo comenta:

    14 dezembro, 2010 @ 1:48 PM

    minha mãe tem um grave problema de artrose no joelho ,o médico responsavel pelo caso dela aconselhou que ela não andasse mais ate que ela pudesse fazer uma operação de protese no joelho esquerdo , ela tem 63 anos sempre foi uma pessoa agil e forte e hoje se ve em uma situação de depencia da familia ver ela nesse estado me doi muito ;com dores pois o liquido do joelho secou e qd o ossso encosta um no outro doi muito,foi feito um pedido de cirurgia urgente mas como sabemos o sistema de saude publica é uma precariedade no nosso pais gostaria de saber se ela tem direito de que o inss operasse ela o qt antes pois ela não aguenta mais tantas dores e nós da familia não temos condições de pagar uma cirurgia particular esse caso de pedido da operação ja tem 1 ano desde quando ela sofreu ce um avc foi ai q as coisas pioraram pois são muitos remedios por favor aguardo uma resposta para me ajudar a solucionar esse problema obrigada pela atenção

  177. jorge hadad comenta:

    16 dezembro, 2010 @ 2:48 PM

    minha esposa esta acometida de estroartrose. ja tem ate dificudade p. andar dobrar os joelhos. doi queima da pontadas. dia e noite . e muito dificil para gente.nao posso pagar medicos particular muito menos trata mento. e o sus.e uma dificuldade………

  178. Vinicius Antines Arrieche comenta:

    27 dezembro, 2010 @ 8:09 AM

    Bom dia!
    Tenho artrose de grau 4 no joelho esquerdo e também tenho o famosa joelho varo ainda para piorar.
    Dois anos nessa batalha de dor tentando conciliar serviço com fisioterapia, mas não conseguia, pois no fim de tarde a dor aumenta muito e não podia trabalhar os músculos, tanto é que os músculos vastos medial e laterais ainda estão atrofiados então decidi juntamente com meu médico fazer um tratamento (ai começou meu pesadelo), pois a solução atual é a colocação de prótese mas meu médico acha um crime eu com 37 anos me submeter a uma cirurgia dessas. Para isto ele me deu um atestado de 15 dias e um laudo para o INSS para que eu possa ter a dignidade de ter uma chance de adiar esta tal cirurgia de risco tendo em vista que a prótese dura em média 10 anos, mas já fui a duas pericias e as mesmas não me deram tal benefício agora vem a pior parte, as peritas literalmente brincaram com o laudo que me deram (tive que ver o que elas estavam alegando para não me dar uma esperança te ter uma recuperação digna de um trabalhador e pai de família protocolei tal pedido destes laudos das duas pericias) ai que vem a surpresa minha profissão é técnico de segurança do trabalho colocaram Servente de Obras (nada contra esta profissão OK) a minha CID comprovada clinicamente é M17.1 na primeira pericia ela relatou que é M23 e a segunda perita colocou S83. É uma pouca vergonha termos que mendigar nossos direitos e a humilhação é grande, hoje é dia 26/12/2010 e estou sem receber desde o dia 09/10/2010 este foi o meu presente de NATAL……

  179. neide galdino comenta:

    29 dezembro, 2010 @ 11:31 PM

    Boa noite .acabo de ler tds os emails com duvidas e experienciencias vividas por portadores de gonoartrose. Bem ja venho sofrendo com este ploblema ha mais d e 20 anos, tudo começou quando as rotulas dos joelhos deslocavam e me jogava ao chao,mas achava que era por causa dos exercicios, e sobrepeso,ms ( sempre tive este ploblema na familia d e meu pai, que faleu com 88anos e minha avo mae dele com 103 anos , conviveram com estas dores ate a morte ….e cruel falar assim mas este tratamentos citados aqui so os via fazer a tal da infiltraçao, tomo direto a condroitina e o sulfato de glucosamina, mas tb estou fazendo musculaçao orientada por um fisioterapeuta……começo a sentir um alivio n nos joelhos mas estou muito infeliz porquew estou sentido a lombar e dores sao terriveis e me deprimo com medo de invalidez , tenho que ir ao reumatologista ou ortopedista ? sabe como sempre acompanhei meus pais e avo aos medicos , sinto um certo desanimo ou descrença por parte deles, quando logo de cara querem nos colocar proteses , estou com sobrepeso,,,,, e desanimada um circulo meio que vicioso. obrigada neide por favor me envie uma sugestao

  180. Cláudia comenta:

    1 janeiro, 2011 @ 3:33 PM

    Olá,
    Meu nome é Cláudia Albuquerque, gostaria de obter ajuda sobre um exame, o resultado foi o seguinte: Leve gonartrose fêmuro-tibial medial e palato-femoral lateral. Imagem hipointensa, horizontal, subcortical associado a edema ósseo no cõndilo tibial medial com aspecto sugestivo de pequena fratura subcortical(osteonecrose inicial).
    Ruptura do corno posterior e corpo do menisco medial. Bursite da pata de ganso. Provavelmente reacional as alterações ósseas do côndilo tibial.
    Gostaria de poder contar com a ajuda de vocês no esclarecimento desse exame.
    Desde já obrigada.

  181. vinha comenta:

    28 janeiro, 2011 @ 11:43 AM

    olá..
    minha mae tem gonartrose e sente muitas dores ontem ela foi em uma consulta com ortopedista e ele disse que o joelho dela ta acabado,nao tem mas jeito e que ela nao pode mais trabalhar,nao pode fazer longas caminhadas nnao pode subir escadas e por ai vai…so que nao deu atestado pra elade nem 1 dia,disse pra ela pedir conta no trabalho pois ela nao tem condiçao nenhuma de trabalhar,ela trabalha como auxiliar de cozinhapega muito peso e passa o dia todo de pe,o dr nus disse que o inss nao concede o auxilio doença para esse tipo de coisa queria saber se isso eh verdade, e oque ela devera fazer se realmente ela nao esta conseguindo trabalhar.Ela tem mesmo que pedir conta mesmo tendo pago nps?

  182. Elizabet Bagio Gomes comenta:

    2 fevereiro, 2011 @ 6:35 PM

    Fiz duas Artrosocopias, a última foi dia 04/01/11, meu joelho ficou muito inchado e minha perna ficou cheia de hematomas e também muito inchada. Estou fazendo fisioterapia sem sucesso, o médico que fez disse que a única soluçao para meu caso será uma prótese no joelho. Estou em desespero porque nao tenho suportado tanta dor, estou em depressao e sem vontade de viver, porém nao gosto de falar para minha filha e meu marido. Peço a juda de quem tiver uma soluçao melhor para o meu caso.

    Obrigada.

  183. gilce comenta:

    3 fevereiro, 2011 @ 8:07 AM

    Eu não tenho a solução, mas fiquei aflita ao ler seu comentário, pois também me senti assim há 4 anos atrás. Após meu tratamento medicamentoso para osteoporose e para artrose do joelho, mesmo sendo indicada a cirurgia(a que não me submeti) melhorei depois de longa recuperação. Dê tempo ao tempo. Vais melhorar sim. Trate a depressão, pois ela é pior que as dores do joelho. Eu fiquei um ano inteirinho de muletas e me arrastava, hoje estou muito bem. Acredite, vais ficar ótima.Embora sempre em tratamento. Vou orar por ti e espero que faças a tua parte, confiando em ti, nos médicos(se for o caso de colocar a prótese) e em tua família que precisam do teu amor.

  184. Suely comenta:

    15 fevereiro, 2011 @ 8:00 PM

    Olá..
    Há anos venho sentindo fortes dores na região de ambas as virilhas e joelhos, só q de um ano para cá as dores intenssificaram muito, e a noite, qdo em repouso , tornam se insuportáveis, as dores nas pernas não me deixam dormir, passo as noites me virando de um lado para outro, tomo analgésicos e anti-inflamatórios todos os dias e não vejo melhora nenhuma. O último RX q fiz mostrou artrose acentuada no quadril “D” e avançada no “E”.Estou tomando os saches de cartilagem á 8meses, mas até agora não vi resposta. Gostaria de saber se existe alguma coisa q possa me ajudar a melhorar minha qualidade de vida, já estou com di
    ficuldades de andar e com muito medo do meu futuro…
    Desde já agradeço!

  185. edimeire comenta:

    15 março, 2011 @ 7:21 AM

    Bom dia!!!
    Entrei no site pra saber mais sobre a doença osteartrose pois minha mãe tem e sente muitas dores ,ela toma o medicamento artroliv que alivia bem as dores e o desconforto que ela sente.Minha pergunta é se posso mandar manipular esse medicamento ,se é a mesma coisa pois ela toma o artroliv duas vezes ao dia e acaba as vezes não tomando de forma certa por ser um pouco puxado o preço pra ela, sendo que ela faz uso de outros medicamentos como por exemplo o seroquel de 100mg que já é muito caro no mercado?Gostei muito do site!
    Att;
    Edimeire

  186. leopoldo alves de lima comenta:

    15 março, 2011 @ 2:27 PM

    EDIMEIRE.
    Não sou médico mas vi a sua pergunta aqui sobre o ARTROLIV, vc pode mandar manipular o medicamento se for uma farmacia de sua confiança e tenho certeza que custará a metade do valor que costuma pagar

  187. jacqueline comenta:

    23 março, 2011 @ 3:47 PM

    BOA TARDE.
    GOSTARIA DE SABER SOBRE O MEDICAMENTO ARTRODAR,MEU MÉDICO PEDIU PARA TOMAR POR 6 MESES,DE 12/12 HORAS TENHO CONDROMALÁCIA JÁ ESTAVA TOMANDO SUFATO DE GLICOSAMINA, ACHO POR SER UM ANTFLÁMATÓRIO POR MUITO TEMPO FAZ MAL, PARA O RINS.SERÁ QUE DEVO TOMAR ESTOU COM DUVIDA.
    ATT. JACQUELINE

  188. Ronaldo Miguel comenta:

    25 março, 2011 @ 11:09 PM

    Gente eu compro o sulfato de glucosamina e condroitina na farmácia universitária do fundão (RJ) o preço bem mais em conta que nas farmácias de manipulação….Lá também é manipulado sendo que o valor é a metade dos vendidos em farmácias aqui fora…….

  189. Fatima Regina comenta:

    12 abril, 2011 @ 12:27 PM

    O médico solicitou ao meu marido que ele fizesse os seguintes exames:
    -Ressonancia Magnetica Joelho dir e esq ap/perfil com carga.
    -RX de joelho dir e esq pa c/flexão de 45º com carga
    -RX ax/al de patela dir e esq.
    Indicação: Gonartrose
    Já verificamos em diversos locais, que fazem ressonancia, porém não fazem ress.com carga,
    Alguem saberia me informar onde fazer esse exame(especifico), no Rio de Janeiro/rj?

  190. Luzia comenta:

    17 abril, 2011 @ 10:00 AM

    Parabens pelo site,tenho artrose nos dois joelhos e o ortopedista disse que tenho que colocar prótese,já tomei todos os tipos de remedios e já não suporto mais conviver com as dores,mas estou com muito medo.

  191. elias iasin comenta:

    27 abril, 2011 @ 12:40 AM

    fiz a mesma cirurgia que vc fiquei feio na foto mas Deus me ajudou muito esses inchaços e escurecimentos na pele é normal
    o sangue esta parado na pele com o tempo ele desapareçe massageie com as maos em sentido circular levemente a região escura
    para a sensibilidade voltar logo confie em Deus ,Ele deixou a medicina para nos ajudar melhora para todos. para Elizabet baggio gomes.

  192. Antonio Marcelo comenta:

    19 maio, 2011 @ 10:12 PM

    Um suplemento de vitamina D por dia pode oferecer alívio da dor da artrite

    Artrite e vitamina D estão ligadas por uma pesquisa recente. baixos níveis sanguíneos de vitamina D tem sido associada a condições de dor crônica, incluindo vários tipos de dores ósseas e articulares, dores musculares, doenças reumáticas e osteoartrite.
    Uma revisão baseada em evidências, de 22 estudos clínicos envolvendo pacientes com dor crônica e fadiga por Stewart B. Leavitt, Mestrado e Doutorado, descobriu que em quase todos os casos os pacientes tinham níveis insuficientes de vitamina D. De interesse ainda mais, observou-se que quando os pacientes receberam suplementação de vitamina D suficiente, suas dores melhoraram significativamente ou foram embora em alguns casos.

    Assim, quanto suplemento de vitamina D é “suficiente”? Um relatório relacionado por Dr. Leavitt foi analisadas por um painel de oito especialistas em ‘ Vitamina D para Crônica Dor Musculoesquelética “. O relatório sugere a recomendação atual para a vitamina D (600 UI por dia actualmente) está desatualizado. Segundo o autor, a maioria dos adultos e as crianças precisam de pelo menos 1000 UI por dia, mas as pessoas que já sofrem de dor crónica pode beneficiar de 2000 UI ou mais por dia de colecalciferol (suplemento de vitamina D3).

    O relatório refere que os suplementos de vitamina D têm um perfil de segurança altamente favorável. Eles são bem tolerados, de fácil auto-administrar, interagir com muito poucas drogas ou outros agentes. Eles são muito econômicos , e geralmente não são prejudiciais a menos que doses extremamente elevadas são tomados diariamente por um período prolongado de tempo.

    Além da saúde óssea (raquitismo, osteoporose), um suplemento de vitamina D podem ter algum papel na prevenção e no tratamento da osteoartrose, artrite reumatóide, câncer, diabetes, hipertensão, esclerose múltipla e muito mais.

  193. Cássia comenta:

    5 agosto, 2011 @ 11:48 AM

    Tenho 26 anos e desde os 13 anos sofro com a minha patela que me parece está solta, muita vezes ela só desloca rapidamente e volta para o lugar, mas outras vezes ela faz uma volta até a parte de trás do joelho e a dor é imensa, já levei várias quedas por conta dessa instabilidade, não posso engordar ou pegar coisas pesadas que ela desloca mais facilmente. Tenho isso nos dois joelhos o que será que pode ser?

  194. Fabio comenta:

    8 agosto, 2011 @ 12:56 PM

    Estou tomando cloreto de magnesio e extrato de sucupira…parti pra esse lado fitoterapico, tendo em vista q tomei glucosamina e condroitina e nada resolveu….Pra minhas hernias de disco to bem melhor, os joelhos ainda doem, mas como comecei a tomar apenas 20 dias, é pouco pra saber o resultado

    E gente, vamos fortalecer a musculatura que envolve o joelho, quanto mais fortes os musculos, vai sobrecarregar menos a articulação

    Abrços e boa sorte

  195. marcio fernandes comenta:

    25 agosto, 2011 @ 11:09 AM

    Já fazem seis meses que tenho migrado de hospital em hospital (seis nos total) para tentar a cirurgia de artroscopia do joelho. Em todos dizem que só terão vagas daqui a dois anos. Tem alguma alternativa pra adiantar o processo e fazer a cirurgia em menor tempo?

  196. elaine comenta:

    16 setembro, 2011 @ 9:49 AM

    Bom dia.gostaria de informação sobre minha ressonancia do joelho direito.afinamento e irregularidade da cartilagem hialina que recobre o vértice e a faceta lateral da patela com exposição da cortcal óssea e focos de edema da medular óssea subcondral associadas.Afinamento e irregularidade da cartilagem hialina que recobre o SULCO e a porção medial da tróclea femoral,com áreas de exposição parcial da cortical óssea e tênues focos de edema da medular óssea subcondral.Discretas áreas irregulares nas porções mediais dos côndilos femorais e platõs tibiais,com focos de edema da medular óssea subcondral associadas nestas topografias de aspecto reacional.moderado derrame articular,com importante espessamento cápsulo-sinovial,denotando uma sinovite em fase ativa,associada a borramento da gordura infrapatela.Cisto poplíteo laminar com extravasamento de liquido para os planos mioadiposos adjacentes.alteração degenerativa do corpo e corno posterior do menisco medial,sem roturas instáveis detectáveis no presente estudo.ligamento cruzado e colaterais com orientações e continuidades mantidas destacando-se halo de edema periligamentar,envolvendo os ligamentos colaterais.menisco lateral de aspectopreservados.AS ALTERAÇÕES sinoviais descritas tem aspecto inespecifico,devendo-se considerar a possibilidade de artropatia inflamatoria nos diagnosticos diferenciais sendo conveniente correlação com dados de exame clinico e laboratorial.Gostaria de saber se vou ter que fazer cirugia ou é tratamento.muito obrigada.

  197. SILVANA VASCONCELLOS comenta:

    23 setembro, 2011 @ 9:00 PM

    Sinto dores no joelho esquerdo desde os 13 anos de idade, os médicos sempre me receitaram
    um antinflamatório e mais nada. Agora aos 39 anos comecei a sentir meus joelhos cripitarem
    e as dores voltaram a ocorrer, retornei ao médico que solicitou raio x e ultrassonografia.
    A ultrassonografia não deu alterações, porém o raio-x acusou a redução do compartimento
    femuro-tíbia medial direito e bilateral e o ortopedista só me receitou un antinflamório e fisioterapia
    e não me disse nada mais. Gostaria de saber o que devo fazer, pois as dores sempre voltam

  198. Lorena comenta:

    31 outubro, 2011 @ 12:08 AM

    Sou bailarina classica, e a 7 meses sofro de dores horriveis, fui ao medico e estou c desgaste acetabular no quadril.. doi e me limita na amplitude, estou me tratando com piroxican, e atrtrolive…mas a melhora eh bem pouca.
    Qual outro tratamento seria possivel p resolver isso?
    O condroflex eh melhor que o artrolive?

    Estou desesperada!!!

  199. Paulo Cesar comenta:

    28 novembro, 2011 @ 1:08 PM

    Gostaria de saber sobre o tratamento para Gonastrose com PRP (Plasma rico em Plaquetas) que é injetado no joelho para recomposição da cartilagem.

  200. maria das graças silva comenta:

    8 dezembro, 2011 @ 10:55 PM

    tenho 48 anos e sentia mta dor no joelho esquerdo,fui ao medico e foi constatado q tenho artrose no joelho esquerdo,so q no joelho direito eu tive uma paralisia infantil,nao sinto mta força nessa perna,gostaria de saber pq nao tenho renda e nao consigo trabalhar pq doi mto mha perna,eu tenho q procurar a previdencia eu tenho direito pq tive paralisia na perna direita e agora com artrose na perna esquerda,o que devo fazer.Me ajude

  201. Jonas de Almeida comenta:

    9 dezembro, 2011 @ 5:18 PM

    Prezada Maria das graças,

    O ideal é procurar um especialista em previdência, mas onde fiz fisioterapia tinham pessoas que estavam fazendo fisioterapia (hidroterapia) pelo INSS e tiveram bastante melhora. Cabe a você saber se vale a pena a aposentadoria por invalidez ou tentar continuar com fisioterapias, pratamentos e retornar ao trabalho. Uma coisa eu te digo: Aposentado, em casa com dores, não vale a pena, pois o tempo vai passar e você não vai tratar. Deus te abençôe, te cure, te dê saúde e Paz. Jonas.

  202. Pedrina de Faria Souza comenta:

    29 dezembro, 2011 @ 3:58 PM

    Tenho ha varios anos em algumas juntas da mão dores. Já fui ao médico fiz raio x. Deu tudo normal

  203. Daniel Alves comenta:

    29 dezembro, 2011 @ 8:26 PM

    sofri um acidente de moto pouco recente, os ferimentos estão todos sarados e estou com o joelho inchado prestes a fazer um cirurgia.gostaria de saber se tem algum problema em ingerir bebida alcoólica ou ingerir supostas comidas “carregadas”.

  204. marcia comenta:

    4 janeiro, 2012 @ 10:40 AM

    Oi, fui diagnosticada com Condromalácea Grau 4 e Meniscos nos dois joelhos,a 2 anos me tratei com Arpadol e Artrolive. Após este período apresentei intolerância e o medico trocou para Artrodar e Glucoreumin só que eu não entendi se a troca e só pela intolerância ou meu estado agravou, já, que a cirurgia ele descarta, pois, acha que sou nova (43anos) e é inevitável no futuro a utilização de cadeira de roda. Ainda faço trabalho Muscular e tratamento com Acupuntura, Mocha e Chiatissu. Acho relevante falar que trabalho três períodos (60h semanais). Se for possível gostaria de obter seu diagnostico e comentário sobre a medicação. Desde já agradeço.

  205. marta dias comenta:

    6 fevereiro, 2012 @ 8:38 PM

    Tenho 51 anos faço tratamento de artrite reumatoide desde 2008 sempre com muitas dores e muita dificuldade para andar achando que as dores fossem da ar, mas depois que comecei a tomar humira as dores passaram menos a dos joelhos até fiquei um tempo sem dor mas agora as dores voltaram e ficaram mais fortes e mais dificil pra andar. Estou afastada do serviço por 3 anos voltei agora no inicio do mes como nossa amiga em 3 período, tenho sempre que ter um periodo pra deitar e descançar as pernas porque elas ficam duras e doloridas. Gostaria de saber de voces como é o tratamento pois os meus médicos da ar pouco falam e não me encaminham para o especialista pois faço tratamento em uma universidade agradeço, desde já. E boa noite.

  206. Raphael comenta:

    1 abril, 2012 @ 2:20 PM

    Olá, meu nome é Raphael e comecei a tomar Artrolive devido a uma artrose no joelho…tomava também vitaminas. Parei com ambos ja há um mês. Estou preocupado agora com a possibilidade de ter causado algum dano a meus rins com os 5 meses em que eu tomei os dois medicamentos juntos. o caso é que a dose de artrolive que eu tomava era de uma cápsula uma vez ao dia, assim como a de vitamina. Pela dose ter sido baixa, imagino que não tenha causado nada. Poss ficar seguro?

  207. vera lucia rodrigues nogueira comenta:

    26 julho, 2013 @ 9:57 PM

    tenho artrose no joelho direito a 2 anos agora fiz um raio xiz e deu gonartrose e crave tenho q opera ja tenho o tendao rrebentado no mesmo joelho posso fica sem caminha com o tempo vera lucia me ajude por favor

Deixe seu comentário aqui !