14 - abr
  

Astenia nos idosos – Sistema reticular ativador

Categoria(s): Bioquímica, Neurologia geriátrica, Psicologia geriátrica




Conhecendo o assunto

Num período de dois anos, 65% da população geral fica sofrendo de alguma forma de astenia, e em 30 % dos casos, sua duração supera um mês.

Tem sido demonstrado que as mulheres são mais sensíveis à astenia e que a idade acima de 40 anos é a de maior risco.

A astenia afeta muitos aspectos da vida diária, sobretudo, causando sonolência, dificuldade de concentração, prejuízo na função de memorização, impotência, frigidez, queda da resistência física e inapetência.

A astenia parece constituir um sinal de sobrecarga das capacidades de reconstituição do organismo e um manuseio precário dos recursos do corpo pelo sistema reticular ativador (SRA)*, que é composto de uma vasta rede de pequenos neurônios altamente ramificados, que se estende desde a medula oblonga até o diencéfalo, onde se projeta no hipotálamo.

O SRA esta envolvido na coordenação da atividade motora voluntária, em funções autônomas e endócrinas, percepção sensorial, memorização e ativação de todo o córtex. O SRA pode ser ativado por qualquer modalidade sensorial, vias aferentes hipotalâmicas e corticais.

A astenia é um quadro que merece uma rápida intervenção terapêutica, pois pode cronificar-se com lesões difícil controle.

Por suas múltiplas faces clínicas, geralmente leva ao paciente recorrer a auto-medicação. Os fármacos com ação pró-colinérgicas que atuam sobre tudo nos receptores muscarínicos parecem produzir boa resposta clínica.

CID – F.480 = Neurastenia

diencéfalo* SRA – O sistema reticular ativador é uma rede de neurônios localizados no tronco cerebral responsáveis pela manutenção da vigília. O SRA leva impulsos do tronco cerebral para todo o cérebro.Sua lesão portanto,leva ao estado de sono. Recebe os estímulos provenientes do meio exterior. Seleciona e filtra, para que somente os estímulos necessários e suficientes atinjam o hipotálamo. O hipotálamo funciona como um segundo filtro selecionando os estímulos, enviando posteriormente para a hipófise que comanda as glândulas endócrinas, e para o córtex cerebral que é o terceiro filtro, onde o excesso de estímulos é novamente conduzido ao hipotálamo.

Referência

Abhey S, Garfinkel PE: Neurasthenia and chronic fatigue syndrome: The role- of culture in making of a diagnosis. Am J Psyciam- 148: 1638-1646, 199 1.

Shafran S: The chronic fatigue syndrome. Am J Med 90:730-739. 199 1.

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


24 Comentários »

  1. gercina comenta:

    22 setembro, 2007 @ 12:39 PM

    Meu filho Arthur completou 9 anos em 20/01/2007, no dia 04/01/2007 foi descoberto um câncer no tronco cerebral. Eu e minha família temos lutado muito na esperança da cura; o que quero saber é se existe em alguma parte do mundo algo que possa fazer o Arthur voltar a andar de bicicleta, soltar pipas, jogar bola, gritar, etc.

    Sem mais,
    Gercina
    José Filho
    André Juan

  2. fabia marinho comenta:

    13 dezembro, 2007 @ 10:44 PM

    Procurei um neuro para problemas de memoria e ele me falou q estou com depressao seguida de astenia aguda, nao consigo gravar acontecimentos recentes ando esquecendo o que faço o q leio, praticamente tudo.
    estou desesperada, tenho 30 anos.

  3. Prof. Armando comenta:

    17 dezembro, 2007 @ 4:14 AM

    Fabia,
    A depressão pode provocar lapsos de memória. Trate da depressão e a memória voltará.
    Veja outras páginas sobre memória no site.
    Prof. Armando

  4. cristiano souza do espirito santo comenta:

    14 janeiro, 2008 @ 8:55 PM

    Minha sogra tem 61 anos e começou a sentir cansaço,fraqueza desmaiou algumas vezes e a pois fazer variois exames e passar por varios médicos foi descoberto que ela tem astenia,depois de uma suspeita de depressão e a confirmação de anemia profunda,porem a cada dia que passa a falta de apetite e de animo ela vem piorando.sem comer e nos ultimos dias e com diarréia,estamos preocupados porque não entrou na cabeça dela a gravidade da doença e a propria doença.qual o melhor caminho a ser tomado agora?

  5. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    15 janeiro, 2008 @ 4:08 AM

    Cristiano,
    Se a Sra sua sogra sempre foi uma pessoa de alto astral e de repente apresenta estando este estado, deve-se pensar em alguma doença orgânica importante, até mesmo neoplasia. Se ela sempre teve traços de depressão e houve um agravamento do caso, o melhor é fazer um tratamento psiquiátrico associado.

  6. Nívia de F. Guimarães comenta:

    15 janeiro, 2008 @ 9:51 AM

    Meu pai está com 70 anos. Sempre foi muito ativo e trabalha até hoje como bombeiro hidráulico,
    atividade que exige muito fisicamente. Há uns 5 anos ele se queixa de um mal estar matinal, com
    dores nas pernas, angústia extrema (ele diz que morrer seria melhor) do que sentir o que sente.
    Depois que o dia começa e ele entra em atividade seu humor melhora, mas ultimamente notamos um abatimento maior. Ele é muito bem informado, sabe que a próstata nesta idade incomoda um pouco e é uma pessoa que se cuida. Ele tem estado deprimido, muito emotivo, saudoso, impaciente e irritável, tem tido medo de dirigir (coisa que sempre fez muito bem), fica ansioso diante de tarefas bancárias e que envolvam burocracia. Seus exames clínicos estão todos bons. Não fez exames neurológicos ou psiquiátricos. O que me preocupa é a intensa carga emocional que o perturba e da qual diz que está cansado de sentir.

  7. Rafael Brandão comenta:

    4 fevereiro, 2008 @ 7:54 AM

    o problema ocorre comigo msm…de dezembro p/ cá..venho sentindo dores fortes no pescoço, disturbio no canal da urina, seguido de espamos musculares e ardencia de pele…não conigo me concentrar e m stresso muito facil (era uma pessoa calma até então)…Ja fiz exame de sangue, de urina, e não diagnosticou nada…e os medicos só m receitam anti-inflamatorio e relaxante muscular. TO deixando de viver por causa disso..todo dia ta complicado.

  8. iraci comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 1:40 PM

    Olá!!!
    desculpe-me mais estou super nervosa, minha mãe tem 84 anos e ultimamente esta mto cansadinha e com mto refluxo, e sente mtas dores nas pernas estas tambem estão enchadas. Gostaria de saber o que devo fazer.
    Medico ela ñ gosta de ir. Obrigado.

  9. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 2:45 PM

    Iraci,
    Leve sua mãe à um médico geriatra. Ele saberá como assisti-lá. Muitas vezes não gostamos de fazer algumas coisas, mas não tem jeito, temos que fazer.
    Não se omita.

  10. Marluce comenta:

    4 março, 2008 @ 1:01 PM

    Senti um desejo de compartilhar com a Gersina, uma experiência que tive com meu sobrinho Rogerio, que com seis anos de idade teve q passar por um tramento de quimio e radio terapia, devido à leucemia, ele teve sucesso total no tratamento devido a fé em Deus, o poder de Cristo Jesus, e aos produtos natural, encontratos na forever living, como suco de aloe-vera e outros, cogumelos do sol e suplementos alimentar que deu à ele condições de vencer o tratamento, hoje ele é lindo e está com dezoito anos é muito saudavel e feliz.

  11. Eliúde curcino de lima comenta:

    27 agosto, 2008 @ 7:10 PM

    gostaria de saber quanto tempo a astenia cosuma durar, pois sempre que começo a tomar anti depressivo, no segundo ou terceiro mês alguns sintomas de astenia aparecem e acabo abandonando o tratamento. Não tenho controle dos movimentos, parece que meu lado esquerdo está dormente.
    Não posso parar o tratamento, mas os sintomas são orríveis. O que fazer?

  12. Carina comenta:

    3 setembro, 2008 @ 10:26 AM

    Tenho apenas 17 anos e tomo um remédio chamado geodon, queria saber se é ele que me deixa sem vontade de correr, porque pelo que eu vi na internet uma das reações que o remédio dá é astenia. Minha mãe insiste em dizer que não é o remédio. Mas pelo que eu vi é. Estou certa ou não?

  13. ELIANE REGINA LANCE CARDOSO comenta:

    10 setembro, 2008 @ 4:52 PM

    por favor me ajudem tenho 30 anos e tive depressão pós parto a 10 anos atráz, e recentemente tirei todos meus anti depressivos de uma só vêz pq estava enjuada de tomar e não ver melhoras. tratei com melhores médicos de vários estados ”EU AXO QUE FORAM MELHORES NÃO SEI AINDA”entrei no curso de direito pra ver se me ajudava, mais ta mais dificil ainda pois assisto as aulas é msm coisa que não tivesse assistido, não consigo entender nada e guardar nada dia de prova, qndo um amigo me ajuda vou bem mais qndo não à ajuda entregos todas as provas em branco, tenho muita vergonha de meus prof e amigos, parei com os anti depr a 1 ano e meio de uma só vêz, axo que piorou oq ja tava difiçil. Na volta as aulas equeço os nomes de meus prof e amigos e com isso sei que nunca irei virar uma advogada pois não aprendo nada e não guardo nada, como que vou ficar na frente de um juiz ou mesma cuidar da vida ativa profissional de meus clientes, por favor pesso novamente que me ajudem, moro em diamantino MT, prefiro que me indique um médico de cuiába por ser mais próximo de onde residuo. por enquanto muito obrigada, e me ajudem não quero parar meu curso e me entregar ao sedenterismo minha faculdade e meus professores são excelentes…OBS: ja tomei muitos remédios controlados nesses 10 anos de tratamento. um grande abraços espero resposta breve.

  14. Selma comenta:

    7 outubro, 2008 @ 11:24 PM

    Sou portadora de LER e por esse acometimento entrei em depressão, hoje sofro muio, não consigo memorizar nada tenho muita fadiga e muitas dores, ñ sei mais o que fazer o que mais me deixa confusa e preucupada é a falta de memória que pertuba meus estudos o que devo fazer? Já tomo pamelor, devo ir ao neuro, já venho sendo acompanhada por uma reumatologista, hoje ela me recomendou fosfocaps o que vcs me orientam?

  15. Maria comenta:

    4 dezembro, 2008 @ 5:37 PM

    Preciso de algumas orientações sobre problemas de memória recente. Estou com muitas dificuldades de concentração e esquecimento, raciocínio lento e fixação de informações. As lembranças mais antigas tenho facilidade para relembrá-las, porém, as recentes, esqueço com frequência. Preciso continuar estudando, mas não consigo absorver nenhum conteúdo novo, gosto muito de ler a Bíblia, mas é impossível gravar qualquer verso. No ensino médio fui sempre a melhor da turma. Hoje sinto que perdi todas as gavetinhas do meu cérebro, onde guardava informações, é como se estivesse escuro o local dos meus arquivos. Meu filho fica irritado quando me faz perguntas e eu sempre digo que vou pesquizar, ele não entende por que sou pós-graduada e não sei nada. Agradeço pelas orientações.

  16. Eunice Teixeira Camillo comenta:

    9 dezembro, 2008 @ 2:05 PM

    tenho 50 anos, entrei na menopausa e diante disso começou a minha pressão subir
    15/8 e foi já 14/9 gostaria de saber deo Dr. Armando miguel se o losartan demora p/ agir no organismo, pois eu tbém sou portadora de um sopro, queria saber se vai me ajudar tbém pois eu estou muito preo cupada. queria ver qto tempo ele demora p/ o organismo acostumar
    Obrigada Eunice

  17. isabel cristina comenta:

    21 março, 2009 @ 2:15 PM

    BOA TARDE,TENHO 57 ANOS,PRESSÃO 12 POR 8,SÓ TENHO COLESTEROL ALTO E TRIGLICIDEOS,POREM VENHO SENTINDO DEPRESSOES LEVES E DESANIMOS,ESTOU ANSIOSA ,SINTO DORES TIPO NEUFRALGIAS DO LADO ESQUERDO DA CABEÇA,MEU BRAÇO ESQUERDO NA PARTE DA MANHÃ DÁ UMA SENSAÇÃO DE FRAQUEZA,DEPOIS MELHORA,COMPREI POR CONTA PROPRIA UM CALMANTE FITOTERAPICO SOMINEX INDICADO PARA DEPRESSÃO NERVOSA,SÓ QUE SENTI MAIS DOR DO LADO DA CABEÇA,LENDO A BULA PUDE OBSERVAR QUE É CONTRA INDICADO PARA ASTENIAS, GOSTARIA DE SABER SE POSSO TER ASTENIAS? COMO IDENTIFICAR E QUAL MEDICO DEVO ME TRATAR,NÃO TENHO PLANO DE SAUDE,PRECISO DESSA ORIENTAÇÃO PARA PROCURAR TRATAMENTO PELO SUS.AGUARDO SUA RESPOSTA .OBRIGADA

  18. maria de fatima coelhofausto comenta:

    9 abril, 2009 @ 5:14 AM

    ola!!!! como estao todos os meus amigos esta que se dirige a vossa a tenção para comentar este episodio eu ten52 anos e sofro de astenia con bastante asentuadoe gostaria de saber como posso faser para melhorar desta situação pois foi me diagunisticado por eu ter sido operada a um tomor maligno e fiz tratamento de fraca intencidade de comprimidos só, agora trabalho mas tambem me esqueco muito ja das coisas que muitas vezes faço e guarde e nao sei onde as ponho gostaria de saber o que faserpara melhorar esta situação o meu obrigado pela atenção dispensada.um abraço desta sempre amiga

  19. maria de fatima coelhofausto comenta:

    9 abril, 2009 @ 5:29 AM

    oi sou eu outra vez esqueci me de diser tambem tenho a apeneia do sono ja fui operada ao nariz e garganta por nao poder respirar muito bem tinha só um centimetro quadrado para respirar mas continuo ainda com o mesmo problema resono acordo muitas vezes nao consuigo dormir muito bem e nao fui mais ao medico porque tiha de dormir com um aparelho para dormir melhor mas era muito cara e eu nao tinha tanto dinheiro para tanta coisa são estes problemas que eu tenho agora fui a pouco tempo operada outra vez a uma ernia abdominal noto cada vez mais que perco a memoria esquecome de tudo sera normal ou não digam -me alguma coisa o meu obrigada pela atençao dispensada????

  20. clede costa comenta:

    26 abril, 2009 @ 5:30 PM

    Minha esposa estava sentindo muitas febres, ficou enternada no período de uma semana mas os médicos disseram que tudo que ela estava sentindo vinha de origem de uma depressão.Tomou tramal para as dores e também um antidepressivo que não sei dizer o nome . Só que quando deu alta do hospital teria de ficar sendo medicada em casa com a mesma indicação que pela vontade dela mesma isso não aconteceu. PAROU DE TOMAR TODOS OS REMÉDIOS BRUSCAMENTE . No dia sequinte suas pernas e braços ficaram sem forças e tremendo não consegue nem andar e come com dificuldade. será que ela vai ficar assim para sempre ou é apenas uma reação dos remedios que parou de tomar?

  21. luis filipe comenta:

    23 setembro, 2009 @ 4:02 AM

    Esse e outros problemas de Saúde, só a Natureza tem a capacidade de solucionar…
    O recurso aos medicamentos, apenas leva ao alívio de sintomas , deixando que o problema se agrave….
    A verdadeira prevenção e tratamento…estão na Natureza…Por isso é que a Naturologia
    cada vez mais prova ser a Verdade da Medicina….

    Prof. Luis Garcez
    Naturologista Holístico- Consultor de Medicina Celular e Acupuntural – Iridólogo
    - Conferencista -
    happycentronatural@me.com

    Centros Clínicos:
    SPN-Sociedade Portuguesa de Naturalogia
    CVP-Cruz Vermelha Portuguesa
    Saúde.Com – Clínica de Medicina Dentária
    “In” – Clínicas de Saúde Natural
    Marcação de Consultas/Tratamentos:
    TM: 964299107

  22. Gissalda comenta:

    10 janeiro, 2011 @ 4:58 PM

    Minha mae, tem 77 anos e a + – 6 anos foi constatado alzaimer, devido as queixas de esquecimentos, então começou a tratar, ela toma Exlon e tbem tem arritmia cardíaca, que tbem faz tratamento.dentre os remédios que toma, está Bromidrato de Citalopram
    ela toma 1 comp.pela manha e a dois dias tem tomado mais 1/2 comp.a tarde. Ela tem reclamado de calorão, está muito fraca, caminha com dificuldade, e não quer + tomar o Citalopram a tarde, sabe como é , fica mto nervosa, chora, e a gente percebe que fica sem animo nenhum, achando tdo horrivel, que ker ficar internada até descobrirem a doença dela. Estive pesquisando sobre este remédio e verifiquei que com tempo tomando pode ocorrer astenia. Então, será que poderá ser isso, esta fraquesa e este mal estar, alem é claro do alzaimer? Por gentileza me respondam.
    Meu mto obrigada

  23. neide maria comenta:

    28 fevereiro, 2011 @ 9:40 AM

    tenho medo de toma anti-depressivos….tenho 60 anos e sou diabetica…passei por tantos estresses q agora me sinto assim…desanimo…esquecimento….sem graça nenhuma pra vida…..gostaria de uma orientaçao…pois estou muito confusa ao q procurar primeiro…..um psicologo…um psiquiatra….pois o meu medo é ficar dependente…me ajudem por deus…..ando tao perdida q nao sei nem mais o que quero o q gosto….tbm uma falta de apetite muito gde…e nao posso ficar sem comer pois tenho diabetes…obg…um bom dia…deus abençoe a todos

  24. silvana vigano comenta:

    2 março, 2011 @ 11:19 PM

    minha mae esta com 76 anos,á 3 anos adm. citalopran 20mg ao dia manha, no ultimo mes, começou,com sudorese aumentada ,insonia,boca seca, nauseas, desanimada,irritada, fraca, levamos ela no gastro fizemos EDA tudo bem sem alteraçao.eco abdominal tambem ok, a dra mudou os remedios do refluxo. daí o psiquiatra aumentou o citalopran para 1cp e meio pela manha, só que lea esta piorando com o mal estar pela manha,sudorese, tremores e o suor se concentra na cabeça, isso torna ela irritada , isto aconteçe logo apos adm o citalopran. Por favor me diga sera do remedio ou astenia? o que faço. Meu muito obrigada.

Deixe seu comentário aqui !