04 - abr
  

Incontinência urinária – Bexiga hiperativa

Categoria(s): Nefrogeriatria, Urologia geriátrica




Revisando o assunto

Para a preservação da continência urinária é fundamental que a bexiga apresente função normal e a pressão no seu interior deve ser baixa e constante durante todo o enchimento. Quando isto não ocorre surge a incontinência urinária.

inconti A incontinência urinária (IU) é uma condição que afeta a qualidade de vida dos idosos, comprometendo o bem-estar físico, emocional, psicológico e social. Estima-se que 200 milhões de pessoas vivam com incontinência ao redor do mundo e que entre 15% e 30% das pessoas acima de 60 anos que vivem em ambiente domiciliar apresentam algum grau de incontinência. No Brasil, aproximadamente seis milhões de pessoas sofrem de incontinência urinária e, destes, 80% são mulheres, geralmente com idade acima dos 45 anos.

As causas de IU são bastante variadas e a identificação da etiologia é essencial para o tratamento adequado. Possíveis causas incluem bexiga hiperativa (hiperatividade detrusora), deficiência de sustentação dos órgãos pélvicos, insuficiência do esfíncter uretral, problemas congênitos, obstrução infravesical, lesões da coluna espinhal, cirurgias, fístulas urinárias e acidente vascular cerebral.

Em homens a incontinência urinária está na maioria das vezes associada com história de cirurgia prostática. Esta intercorrência pode ser causada por incompetência esfincteriana, disfunção vesical ou transbordamento urinário devido à retenção nos casos de hiperplasia prostática.

As mulheres têm probabilidade duas vezes maior que os homens de apresentarem incontinência urinária. A abordagem básica para todos os casos compreende a história da paciente, diário miccional, escore de sintomas, questionário de qualidade de vida e exame físico. Exame de urina com cultura e medida do resíduo pós-miccional são informações adicionais essenciais.

As idosas com sintomas sugestivos de incontinência de esforço podem ser inicialmente tratadas com treinamento da musculatura do assoalho pélvico, mudanças comportamentais e orientações sobre os hábitos miccionais, desde que não apresentem história complexa ou prolapso genital. Pode-se associar o uso de cones vaginais, biofeedback e estimulação elétrica externa.

Bexiga hiperativa

A incontinência urinária por bexiga hiperativa ocorre como conseqüência da hiperatividade da musculatura detrusora, onde o músculo detrusor apresenta contração involuntária. Nestas pessoas, inesperadamente surge um desejo súbito e incontrolável de urinar. Quando a contração vesical supera a capacidade de oclusão uretral gerada pelo esfínter, causando perda de urina.

A medicação de primeira escolha nos pacientes com sintomas sugestivos de incontinência de urgência (bexiga hiperativa), e a anticolinérgica, aliada a tratamento comportamental e fisioterápico.

Pacientes que não respondem ao tratamento comportamental e/ou medicamentoso tem poucas alternativas para manter uma qualidade de vida aceitável. Dentre elas, a toxina botulínica tipo-A injetada na parede vesical e a ampliação vesical com alça intestinal (associado ou não à derivação urinária). A injeção da toxina botulínica é um procedimento relativamente simples, porém apresenta alto índice de retenção urinária, custo elevado e a necessidade de reaplicações em um intervalo médio de seis meses. A ampliação vesical é uma cirurgia de grande porte que envolve a ressecção de aproximadamente 40 cm de íleo terminal e relativamente apresenta maior índice de complicações a curto, médio e longo prazos.

Recentemente, tem sido proposta a realização da estimulação sacral ou neuromodulação sacral. O procedimento é composto de duas etapas. A primeira, conhecida como avaliação neuronal percutânea, é seguida pelo implante cirúrgico do eletrodo e do gerador de pulso definitivos naqueles pacientes que apresentam melhora satisfatória dos sintomas na avaliação inicial. Esta terapia ainda está em fase de estudos.

Referências:

Almeida FG – Neuroestimulador sacral – InterstimTM no tratamento da bexiga hiperativa refratária e retenção urinária idiopática: relato do primeiro implante no Brasil,Sinopse de urologia set2005;9(4):109-112.

Glashan, R. Q., Lelis, M. A. S., Fera, P., Bruschini, H. Intervenções comportamentais e exercícios perineais no manejo da incontinência urinária em mulheres idosas. Sinopse Urológica, v. 5 (6): 102-106, 2002.

Halbe A, Durigon OFS. Fisioterapia e menopausa. Revista Clínica e Terapêutica. V.1(1):29-42,Fev 2006

Almeida FG, Nesrallah LJ, Claro JFA , Ortiz V, Srougi M – Incontinência urinária. Revista Brasileira de Medicina v.63(7), julho 2006

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


121 Comentários »

  1. monica comenta:

    30 janeiro, 2008 @ 10:23 AM

    Bem,meu nome é monica estou a uns tres dias sentindo um movimento estranho,quando já estou terminando de urinar dar uma dor fina e as vezes sangra bem poquinho ou sai uns raiozinhos de sangue,quando terminano fico um tempo como se eu estive-se com vontade de fazer xixi de novo.O que é isso?obrigada desde já.

  2. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    30 janeiro, 2008 @ 5:08 PM

    Monica,
    Os seus sintomas é de infecção urinária. Consulte um médico Clínico Geral e faça um exame de urina.

  3. Denise comenta:

    7 fevereiro, 2008 @ 3:44 PM

    Há meses apresento os sintomas de bexiga hiperativa. Tenho 30 anos e sou heterozigota para adrenoleucodistrofia. Gostaria de saber se existe alguma relação entre esta sintomatologia e a adrenomieloneuropatia, já que as mulheres heterozigotas para ALD possuem uma probabilidade de cerca de 20% de apresentarem AMN.
    Desde já, obrigada

  4. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 4:42 AM

    Denise,
    Existem várias teorias para explicar o surgimento da hiperatividade da musculatura detrusora (musculatura que controla o volume e funcionamento de esvaziar da bexiga). Uma das teorias fala sobre a ativação de reflexos medulares latentes. Essa ativação ocorre principalmente nas neuropatias, nos quais a interrupção do chamado arco reflexo normal (que pode ocorrer nas mieloneuropatia) leva à manifestação de um arco reflexo latente, conduzido por fibras desmielinizadas conhecidas como fibras C. provocando a bexiga hiperativa.

    Traduzindo – O sistema nervoso autonomo (simpático e parassimpático) tem um papel importante no controle da micção. A parede da bexiga recebe densa inervação parassimpática e simpática, ambas atuantes sobre a musculatura lisa. Esta está normalmente relaxada, com exceção da musculatura que forma o esfíncter interno, normalmente contraída (impedindo a saída da urina). Essa configuração permite o enchimento gradativo da bexiga com a urina formada nos rins. O enchimento vai estirando a parede, e termina por ativar os mecanorreceptores (terminações nervosas) aí situados. Entra então em funcionamento um arco reflexo que envolve principalmente o nervo vago e seus núcleos no tronco encefálico. Retornam pelo mesmo nervo vago comandos que resultam na contração da musculatura lisa vesical e no relaxamento do esfincter interno. Nesse momento a micção fica contida apenas pela contração do esfíncter externo, constituído de fibras musculares estriadas sob comando voluntário exercído por neurônios da ponte (núcleo Barrington) e motoneurônios da medula sacra. O núcleo de Barrington recebe informação sensorial sobre o enchimento da bexiga, bem como comandos do prosencéfalo relativo à condições socialmente adequadas para o relaxamento do esfíncter externo. O indivíduo pode, assim, escolher o momento e o local apropriados para urinar.

    Por disfunção (adrenomieloneuropatia) do mecanismo fisiológico da micção, à nível cerebral (núcleo Barrington) ou periférico (nervo vago) pode ocorrer a bexiga hiperativa.

    Visite a página sobre fisiologia da micção no dia 09 de agosto 2007.

  5. scheyla comenta:

    12 março, 2008 @ 10:45 PM

    Fiz o exame de urodinâmica e o resultado foi obstrução infravesical.
    O tratamento é cirúrgico?
    Estou procurando um outro médico, já q o que me acompanhava não aceitou o resultado, visto que não foi realizado pelo mesmo.
    A sensação que tenho é de bexiga sempre cheia.
    O QUE FAZER?

  6. maria aparecida trevisani comenta:

    5 maio, 2008 @ 4:47 PM

    BoaTarde,
    Hoje peguei meu exame de urodimamico levei ao medico mas nao figuei muita satisfeita com a avaliação do medico,
    Comentarios : Incontinencia urinaria mista (por esforço e por hiperatividade detrusora)
    A interpretação do estudo miccional fica prejudicada devido a presença de hiperatividade detrusora. Sugestão: tratamento inicial com anticolinergico, micção de horario e fisioterapia perineal reavaliação com novo estudo urodinamico posteriormente
    Conclusão Medica: tenho dois problemas de baxiga, um vou tratar com anticolinergico
    talves por toda a vida.

  7. andreia comenta:

    12 julho, 2008 @ 3:25 PM

    tenho 18 anos e tenho enurese noturna desde dos 10 anos fiz um exame urodinâmico e o resultado deu que hiperatividade detrusora:CID já tomo o retemic e o imipramina e ñ tá resolvendo e quero saber como posso fazer….para resolver isso?
    obrigado.

  8. Victor Leonardo Groegel comenta:

    23 julho, 2008 @ 4:05 PM

    Prezado
    Dr. Armando

    Sou fisioterapeuta formado há 22 anos, trabalho em clínica própria, e iniciei na área de uroginecologia em 1995; desde então estudo muito a respeito de disfunções vesicais e participo de todos os congressos de urologia possíveis. Há 6 anos desenvolvemos uma técnica de tratamento da bexiga hiperativa e estamos com resultados de 81% de melhoras entre os pacientes. Comparando com o resultado de outras técnicas ficamos muito gratificados com a terapia. Caso lhe possa ser útil de alguma maneira, coloco-ne a sua disposição.
    Grato, Victor.

  9. FERNANDA SOUZA comenta:

    16 agosto, 2008 @ 4:03 PM

    OI!!!
    MEU NOME É FERNANDA E TENHO 18 ANOS, GOSTARIA DE SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO, POIS HÁ 2 DIAS NOTO ALGO ESTRANHO NO MEU CORPO. TENHO VONTADE DE URINAR VARIAS VEZES E QUANDO VOU AO BANHEIRO SO SAI UM POUQUINHO, LOGO APÓS SINTO UMA DOR NA BEXIGA.ESTOU COM MUITO MEDO!!!PODE SER NERVOSISMO? POIS ESTOU PERTO DE ME CASAR!!!

  10. Dirce Rodrigues comenta:

    12 setembro, 2008 @ 2:49 PM

    Oi! MEU NOME É DIRCE, TENHO 30 ANOS, TENHO SEMPRE DORES AO URINAR, ARDENCIA, E SENSAÇAO DE PESO NA BEXIGA. JÁ FIZ EXAMES DE URINA E SEMPRE ESTA NORMAL. ESTOU SEMPRE MOLHADA E NAO AGUENTO SEGURAR A URINA POR MUITO TEMPO. NOTO TBM QUE MINHA BEXIGA ESTA MUITO BAIXA, MUITO BAIXO A MINHA URETA EM RELAÇA AO QUE ERA ANTES. O QUE DEVO FAZER! POSSO FAZER CIRURGIA, MESMO NUNCA TIDO ENGRAVIDADO? OBRIGADA ” ME ESCLAREÇA POR FAVOR” AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA!

  11. marigil comenta:

    25 setembro, 2008 @ 6:43 AM

    oi bom dia sempre tenho dores no pé da barriga, ate mesmo quando transo dou o meu utero ,orino a noite toda as tem mais omenos 8 dia q minhe mistruãção vou embora ,tou sentindo o emu corpo todo estralho, tou com muito medo,

  12. Bernadete comenta:

    28 setembro, 2008 @ 9:12 AM

    olá!!! gostaria de saber o que está acontecendo? ja fiz varios exames de cultura urinário e até ulrason dos ruim tudo normal (obs:) mesmo tendo a senssação de está com infecção urinária, meu médico quando ver os exames não encontra explicação mais o poblema continua, os sintomas são quando faço xixi ao termio ainda fica uma sensação de não esvaziou totalmente a bexiga não sei mais o que fazer.
    será que eu tiria de fazer outros tipos de exames e quais seria me de uma orientação por gentileza aguardo resposta obrigado………………………….

  13. tania comenta:

    20 outubro, 2008 @ 6:54 PM

    olá,tenho 21 anos e tenho o problema de ir varias vezes ao banheiro,tem noites que demoro a dormir,algumas vezes não sai quase nada, so sinto uma vontade forte de urinar.nao tenho infecão,i fiz ultrason dos rins e também não apareceu nada.e também sinto dores no rins.fui ao medico ele me passou uns remédios mais não adiantou..
    o q eu faço???aguardo respostas.

  14. Mary comenta:

    4 novembro, 2008 @ 6:55 PM

    Mary comente:
    Olá, tenho 42 anos e apresento um problema que está me deixando muito nervosa. Há um ano comecei a sentir vontade de urinar com frequencia. Durante este período fiz vários exames como transvaginal, cultura de urina, ultrason pelvica e vários outros. Sempre da tudo normal. Inclusive já fiz exames com vários médicos. Porém tem período que desaparece mais sempre esta voltando e é bastante incomodo. Sinto que estou sempre molhada. Por favor, me ajude. O que faço? aguardo respostas.

  15. juliana comenta:

    6 novembro, 2008 @ 1:51 PM

    sinto a minha bexiga cheia toda hora , vou fazer xixi saium poquinho mais doi muito já fiz exame e não deu nada ….
    mas a dor é insuportavel cada vez está aumentando cada vez mais !
    o que eu faço…
    tenho 23 anos

  16. Mary comenta:

    7 novembro, 2008 @ 9:24 PM

    aguardo a resposta para o meu comentário do dia 4 de novembro 2008. obrigada.

  17. bianca lenize comenta:

    14 dezembro, 2008 @ 2:58 AM

    oi, eu gostaria d saber o porque que toda vez que eu vo fazer chichi eu sinto muita dor, e sinto vontade de fazer chichi toda hora mesmo sem beber agua, e as vezes sai um poquinho de sangue bem ralo, o que pode ser isso?

  18. Fernanda comenta:

    22 dezembro, 2008 @ 4:58 PM

    Oii tenhu 21 anos …. e não sei que esta havendo kmg.. ñ consigo urinar pelo canal da urina minha urina sai na abertura da vaginal onde sai a mensruação ..acabei de sair de uma infecçao urinaria tomei antibiotico durante 10 dias … pq isso esta ocorrendo … ??? aguardo resposta

  19. natalia comenta:

    30 dezembro, 2008 @ 7:37 PM

    Natalia tenho 22 anos tenho bexiga hiperativa detrusora por causa de um tumor na medula, como tratar isso. aguardo resposta

  20. Alessandra Souza comenta:

    13 janeiro, 2009 @ 1:16 PM

    Olá Boa tarde, há alguns dias, estou sentindo que minha bexiga esta cheia, e quando vou urinar não sai nada………..nem chega a arder nem nada…só tenho a impressão que a bexiga esta cheia quando vou ver não esta não…O que pode ser em???

  21. Fernanda comenta:

    17 janeiro, 2009 @ 12:00 AM

    Tenho 17 anos e tive relação sexual..
    ( não foi a 1ª vez ) e uns 2 dias depois, quando
    fui urinar.. senti uma ardência e uma dor onde se
    introduz o pênis no finalzinho do xixi..
    gostaria de saber o que pode ser .
    Muito obrigada, aguardo a resposta .

  22. Sue Hellen comenta:

    18 janeiro, 2009 @ 10:57 AM

    OI!!!
    MEU NOME É SUE HELLEN E TENHO 24 ANOS, GOSTARIA DE SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO, POIS HÁ 1 DIA NOTO ALGO ESTRANHO NO MEU CORPO. TENHO VONTADE DE URINAR VARIAS VEZES E QUANDO VOU AO BANHEIRO SO SAI UM POUQUINHO, LOGO APÓS SINTO UMA DOR NA BEXIGA QUE CONTINUA. ESTOU COM MUITO MEDO!!! O QUE PODERIA SER?

  23. Sue Hellen comenta:

    18 janeiro, 2009 @ 10:58 AM

    OI!!!
    MEU NOME É SUE HELLEN E TENHO 24 ANOS, GOSTARIA DE SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO, POIS HÁ 1 DIA NOTO ALGO ESTRANHO NO MEU CORPO. TENHO VONTADE DE URINAR VARIAS VEZES E QUANDO VOU AO BANHEIRO SO SAI UM POUQUINHO, LOGO APÓS SINTO UMA DOR NA BEXIGA QUE CONTINUA. ESTOU COM MUITO MEDO!!! O QUE PODERIA SER?
    OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA

  24. Inalda comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 3:55 PM

    Tenho uma filha e ela está com um incomodo. Há muito tempo ela sente vontade de urinar direto, qdo vai é só de pingo em pingo. Isto está afetando a sua estima, como tb afastando-a da sociedade, pois não tem condições de trabalhar, estudar, passear, pq não consegue ficar muito tempo sem ir ao banheiro. É horrível!. Estou muito preocupada. Já fui ao médico, ele passou o exame de estudo urodinâmico, ainda vamos fazer, está marcado. Mas estou com mêdo. pois ninguem sabe o que é. Por favor dei-me uma informação mais esperançosa. Neste caso tem cura? Aguardo resposta.

  25. Adelma comenta:

    25 fevereiro, 2009 @ 10:37 PM

    ola, meu nome é Adelma tenho 28 anos e a 1 ano luto para tentar resolver meu problema de incontinencia urinaria, tudo aconteceu depois que tive dengue neurologica (mielopatia viral), fiquei com sequelas, depois de dois estudos urodinamicos e de algumas medicações, ainda estou com o mesmo problema: a conclusão foi dissinergia esfinctero- destrusoriana. Atualmente faço uso de duas medicações doxazosina mesilato 4mg, e cloridrato de oxibutinina 10mg. Mas sinto que não esta melhorando, por acaso há algum tipo de tratamento que possa resolver esse meu problema, pois não tenho uma vida normal, não saio de casa nem para levar meus filhos ao parque que fica duas quadras da minha casa, com medo do que possa ocorrer pois minha bexiga é hiperativa, sera que posso fazer fisioterapia perineal? Por acaso isso afeta em alguma coisa devido os medicamentos que tomo ja que um é pra relaxar a musculatura da bexiga? Por favor me ajuda ja consegui uma graça muito grande que foi voltar a andar e agora gostaria de saber mais sobre este assunto para saber lidar com essa situação. Aguardo resposta

  26. Celia regina banik comenta:

    26 fevereiro, 2009 @ 7:30 PM

    Faz 15 dias que começou o meu tormento, certa noite acordei com muita dor naa bexiga e fui ao banheiro doeu muito saiu pouco xixi e tbm sangue, comecei procurar o que eu tinha fui numa médica que fez estudo urodinamico e conclusão foi cistite inespecífica e logo abaixo hd bexiga hiperativa será que é mesmo? pq na bexiga hiperativa tbm dá que a mucosa esta levemente hiperimeada, tenho muito medo que seja cistite interticial. aguardo resposta.

  27. Victor Leonardo Groegel comenta:

    2 março, 2009 @ 2:36 PM

    Prezado
    Dr. Armando

    Ano passado enviei um artigo sobre nossa técnica com a hiperatividade vesical.
    tem entrado muitos E-mail’s com perguntas sobre a patologia e tratamento , porém não direcionados para minha caixa de e-mail. Caso o Dr. considere importante poderia deixar meu endereço eletrônico para caso alguém queira algun contato e se não for lhe causar nenhum transtorno.
    Meu E-mail:clinicastisabel@terra.com.br
    Grato, Dr. Victor Leonardo Groegel

  28. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    4 março, 2009 @ 7:10 AM

    Victor,
    Escreva um post sobre o papel da fisioterapia na bexiga hiperativa (nos moldes da página acima, com referências) que eu divulgarei como uma página do site, assim voce receberá mais acessos.

  29. teresinha iza comenta:

    5 abril, 2009 @ 9:54 AM

    TEM 4 DIAS QUE SINTO UMA VONTADE DE FASER XIXI FORTE , MAS SEN DÔR , TENHO QUE CORRER PQ . SENAU FAÇO NA ROUPA , AS VESES ATÉ FAÇO , TOMEI SEPURIM , MELHOROU POUCO …TENHO 62 ANOS ,,,JA FUI OPERADA HA 15 ANOS DE UTERO , TIREI TUDO .OVALHOS MIOMA UTERO …. NAÕ PEGUEI PESO , ANDO UM POUCO ANCIOSA , MAS ISTO ATÉ TENHO SEMPRE , QUE SERÁ ??? TBM TENHO 1 MTRO E 50 ALT,,,PESO 66 KILOS …ME AJUDEM POR FAVOR ,,OBG,,BJUSSS

  30. juarez grassi comenta:

    6 abril, 2009 @ 7:26 PM

    estou sentindo dor na bexiga e urinando as prestações, levanto duas uo trez vezes a noite o que devo tomar para melhorar?

  31. Roseane comenta:

    29 abril, 2009 @ 12:09 PM

    Por favor, poderiam me esclarecer o que é Obstrução Infravesical Dinânima e tb o que é Teste Terapeutico com beta-bloqueadores?? Agradeceria imensamente se obtivesse uma resposta!
    ABraço
    Roseane

  32. josé luiz comenta:

    5 maio, 2009 @ 3:47 PM

    ola boa tarde.
    minha esposa fez uma cirurgia da bexiga.
    ela estava com incontinencia urinaria
    e depois da cirurgia ela vai ao banheiro de 10 em 10 minutos
    e faz poucoxixi,mais sente muita dor
    isto é normal,o que éla deve fazer sobre estas dores? boa tarde aguardo respostas

  33. Pâmella comenta:

    11 maio, 2009 @ 3:36 PM

    Ola Dr. Armando

    Meu nome é Pâmella sou fisioterapeuta, estou com uma paciente com quadro de Hiperatividade Detrusora Reflexa, esse termo acrescido de reflexa muda em algo o diagnostico??

  34. Cristina comenta:

    29 maio, 2009 @ 11:46 AM

    Dr. Armando, preciso da sua ajuda já tem um ano que tenho vontade de urinar e sempre que urino sai so um pouco e fico com a sensação de que falta sai mais. Meu ajuda eu não aguento mas preciso saber o que eu tenho e como se acaba com isso é muito ruim :(.
    Obrigada des de já .

  35. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 maio, 2009 @ 8:44 AM

    Cristina
    Voce pode estar com bexiga hiperativa. Consulte um médico urologista para uma boa avaliaçnao do seu problema.
    Prof. Armando

  36. Emerson Fersan comenta:

    26 junho, 2009 @ 10:37 AM

    bom dia

    Dr. tenho 34 anos e sempre que me conheço por gente não consigo segurar a urina isso ja me causou serios problemas como fila em banheiro , sem contar as calçac sempre marcadas horrivel, inclusive quando viajo de carro ne bebo liquido pára não ter que parar para urinar isso é normal ? tem tratamento

  37. natasha comenta:

    8 julho, 2009 @ 2:00 PM

    oi meu nome é natasha tenho 18 anos e nao sei o que esta acontecendo eu toda hr vou ao banheiro como se estivesse apertada que nao aguento mais e quando urino só sai um pouco e doi mais só as vezes nao tomo muita agua para nao ficar indo ao banhero mais mesmo assim tenho que ir toda hr esses tempos perdi aula por causa disso me ajude por favor
    estou com medo de ser algo grave.
    natasha
    desde ja agradeço

  38. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    8 julho, 2009 @ 7:04 PM

    Natasha os seus sintomas são de infecção urinária. Procure um clínico geral para colher um exame de urina e iniciar o tratamento.

  39. ELZA comenta:

    9 julho, 2009 @ 7:30 PM

    BOA NOITE,

    MEUNOME E ELZA TENHO 26 ANOS TENHO CONTINENCIA URINARIA,GOSTARIA DE SABER SE TEM CIRUGIA PRA ESSE CASO,PORQUE NÃO AGUENTO MASTOMO OXITUNINA MAS O RESULTADO É BEM POUCO MIM DÊ UMA RESPOSTA AGRADEÇO.

  40. simone de oliveira comenta:

    11 agosto, 2009 @ 8:55 AM

    Bom dia,

    Fui submetida ao Estudo Urodinâmico e o resultado foi:Incontinência urinária aos esforços,com pressão de perda 70cmH20(hipermobilidade uretral). Hiperatividade detrusora.Gostaria de saber se existe algum tratamento ou se o caso é de cirurgia.Obrigada.

  41. Andre comenta:

    27 setembro, 2009 @ 12:39 PM

    Tenho 65 anos já fazem 4 anos que vou no consultorio de urologista.
    Mas nada adiantou tomei varios remedios mas sem efeitos.
    O medico fez uma pequena cirurgia procurando abrir mais o canal para esvaziar melhor
    a bexiga, mas não adiantou.
    A minha vida cotidiana se resolve ficar em casa ou saida perto de casa.
    Quando saio ou preciso viagiar é um tormento procurando banheiro.
    Por favor me ajude, não aguento mais.
    Obrigado

  42. Danielle comenta:

    5 outubro, 2009 @ 9:25 AM

    Tenho 32 anos, e desde os 19 anos é que vou muito ao banheiro, há 5 anos fiz vários exames e nunca encontram nada. Neste ano fiz novamente varios exames e uma ginecologista informou que o que tenho possa ser bexiga hiperativa. Pesquisei sobre o assunto e acredito que seja realmente isto. Porém hoje estou sem condições financeiras para tratamento. Queria saber se o SUS tem este tratamento. Eu juro que eu não aguento mais o periodo de uma ída ao banheiro e outra chegou de aproximadamente 15minutos, não durmo direito, estou muito constrangida no trabalho e nem saio mais, pois é só sair que sinto vontade de urinar. Eu já até pensei em suicidio, pois realmente não suporto mais viver assim..Me ajude por favor! Belo Horizonte- MG

  43. thayssa comenta:

    6 outubro, 2009 @ 1:30 PM

    Olá tenho 28 anos e a uns 8 anos sofro com um problema sempre que tenho relação no próxino dia que vou fazer xixi arde muito e tem um mal cheiro já fiz vários tipos de exames e os medicos falam que não tenho infecção urinaria gostaria de saber o q pode ser por que não aguento mais sentir isso . Gostaria de saber se tem cura?
    obrigada.

  44. Teresa de Andrade comenta:

    14 dezembro, 2009 @ 4:22 PM

    Gostaria de saber o que é hiperatividade detrusora idiopática desencadeada perda urinária ,e qual o tratamento. Obrigada

  45. Elis comenta:

    22 dezembro, 2009 @ 12:07 PM

    , Tenhoo 15 anos e já tem um bom tempo q não consigo segurar xixi , quando eu vo ver já fiz na roupa , o que é isso o que devo fazeer ?

  46. eneida aguiar comenta:

    4 janeiro, 2010 @ 1:13 PM

    Gostaria de saber sobre colocação de uma esteira para quem tem bxiga hiperativa;se é feito por urologista ou ginecologista.

  47. Ana Paula dos Santos Cidade comenta:

    15 janeiro, 2010 @ 8:26 PM

    Tenho 17 anos e sinto muita dor quando vou urinar depois que eu urino eu ainda sinto dores.As vezes me da vontade de chorar porque nao parar essa dor nunca e minha mae me da um cha mais nao ta mais adiantando mais nao posso usar calça porque doe muito….Tenho muita dor e nao sei o que fazer!sei que devo procurar um medico mais tenho medo de ter algum problema na urina…….

  48. Ana Paula dos Santos Cidade comenta:

    15 janeiro, 2010 @ 8:29 PM

    ainda tem mais quando eu vou urinar depois me da vontade de fazer de novo e doe muito…..

  49. marcia comenta:

    11 fevereiro, 2010 @ 4:50 PM

    oi tenho constipação,mas ultimamente estou sentindo dores na bexiga fiz exames e não é infecção urinaria,vou ao banheiro umas 10 vezes no dia ,e depois q urino a vontade não passa,na calcinha sempre tem urina as veses fico constrangida,oq pode ser?

  50. Aline comenta:

    14 março, 2010 @ 7:12 AM

    oi, eu estou sempre com vontade de urinar, minha bexiga esta sempre cheia e eu vou ao banheiro e da uma ardencia por que nao tenhu o que urinar, fora que a mesma ardencia acontece quando urino, o que é isso?

  51. Tatiana comenta:

    16 março, 2010 @ 6:13 AM

    Olá, tenho 15 anos e assim como as outras sinto uma dor muito forte quando vou ao banheiro.
    Também vou aos poucos e tenho que correr pois n consigo segurar.
    isso acontece a mais ou menos 1 mês.
    Há 3 mantenho relações sexuais.
    Gostaria de saber o que está acontecendo comigo, e se existe algum medicamento que possa me receitar.
    Obrigado

  52. Michela comenta:

    17 junho, 2010 @ 8:05 AM

    Minha mãe fez uma cirurgia com a fita TVT para incontinencia urinária e ficou com bexiga hiperativa. Gostaria de saber se tem solução e onde posso encontrara ajuda pelo SUS?

  53. virginia comenta:

    24 junho, 2010 @ 9:36 PM

    boa noite.a três anos atraz fiz uma cirugia na bexiga.no meu parto o medico a perfuroi sinto muitas dores,no decorrer dos anos sera que posso ter a bexiga delatada.obrigada

  54. eduardo xavier comenta:

    25 junho, 2010 @ 5:36 PM

    meu filho tem 15 anos e sofre de enurese noturna. Já tentamos todos os tipos de medicamento. Recentemente um medico re
    ceitou aplicação de toxina butolinica. quais os efeitos colaterais e eficacia.

  55. Diogenes comenta:

    9 julho, 2010 @ 7:43 PM

    Boa Noite .

    Sempre q viajo sinto muita vontade de fazer xixi,e isso chega a doer,e tem vezes q seguro tanto q quando tento fazer xixi parece que trava e naum sai,oq pode ser ???

  56. francisco comenta:

    17 julho, 2010 @ 4:21 PM

    as veses sinto dor na bixiga quando urino passa mas o xixi sai pouco com ardor

  57. juliana farias de souza comenta:

    5 agosto, 2010 @ 6:52 PM

    Olá Dr boa tarde…
    Então meu caso é um pouco diferente mais tenho muito medo pq estou gestante agora…
    então o que acontece é o seguinte quando estou em casa não costumo ir tanto ao banheiro
    mais quando saiu me dá uma vontade louca de ir ao banheiro e me incomoda muito pq as
    vezes deixo de sair por isso sempre tenho que parar em algum lugar pra ir ao banheiro e
    quando vou não sai quase nada ou as vezes sai,e quero deixar claro que não doi tá,meu esposo
    acha que pode ser psicologico e quando fui fazer os exames de gravidez,sangue,urina,etc.
    deu que tenho um pouco sim de infecção e o medico me indicou um remedio wintomylon
    para tomar durante uma semana se passou uma semana e estou no aguardo de alguma melhora.
    O que o Dr acha sobre isso aguardo resposta em breve e quais riscos meu bebe corre???

  58. marisa comenta:

    5 agosto, 2010 @ 8:45 PM

    olá Dr boa noite…
    A situação não é comigo mas sim com a minha mãe, ela foi operada à bexiga por estar baixa. Os médicos disseram que correu tudo bem. hoje minha mãe comentou comigo que tinha perda de urina várias vezes e eu estou um pouco receosa. não quero que ela faça mais nenhuma intervenção. ela tem perda de urina desde que tirou a algária. hà algum tratamento que ela possa fazer?
    não quero ver a minha mãe outra vez a sofrer…

    muito obrigada pela disponibilidade, por favor responda

  59. maria comenta:

    28 agosto, 2010 @ 10:49 PM

    tenho abexiga muito baixa gostaria de tomar um remedio,sem ter que operar me ajude por favor

  60. gislaine comenta:

    3 novembro, 2010 @ 2:08 PM

    ola,estou muito preocupada pelo fato de ja algum tempo senti uma dor apos ter relaçoes sexual com meu marido ,doi a vagina para urina e encomoda ate para sentar e andar,e uma ardençia.agora começou a me dar vontade de ir ao banheiro de segundo em segundo,e quando eu vou ao banheiro so sai um pingo,gostaria de saber se e grave. e o que devo fazer ja que isto ocorre com frequencia.
    obrigada pela atençao.

  61. Cacau comenta:

    6 novembro, 2010 @ 8:43 AM

    Ola esto com sensacao de bexiga cheia e com peso na bexiga, com muita vontade de urinar e quando vou a casa de banho n sai nada. Nao tenho ardor nem dor nenhuma o q pode ser isso?

  62. sara comenta:

    16 novembro, 2010 @ 4:46 PM

    ola, sou a sara fui operada a bechiga por perda de urina, quando sai do hospital urinava normal ,passado uma semana da operacao comecei a urinar pouco e devagar, depois fica a doer me o fundo da barriga e com vontade de urinar mais ,mas nao consigo, ja fui ao medico mas ele disse que tava tudo bem, mas nao me combenceu, e voces acham normal que devo fazer obrigados.

  63. Isabel comenta:

    24 novembro, 2010 @ 10:57 AM

    Olá, há mais ou menos umas duas semanas sinto vontade de urinar toda hora. Começou um dia antes do meu período menstrual e, durante todo o período senti uma dor lombar somente do lado esquerdo e a o urinar sinto dor e queimação.
    As vezes tem algum período de melhora, muito raro. Quando saio do banheiro me dá vontade de urinar novamente só que são só umas gotinhas. Não estou sentindo mais a dor lombar, só as vezes sinto uma cólica. Mas queria saber se alguém sabe o que é isso exatamente e qual especialista devo procurar. Obrigada desde já.

  64. joao comenta:

    26 novembro, 2010 @ 1:11 PM

    Aguento muito tempo sem urinar, mas de facto quando ando nervoso, stressado e isso assim tenho de ir muitas vezes urinar, isso deve-se a que factores?
    Certamente nao sera infecçao, ate porque fiz exame de urina ha pouco tempo e nao deu nada.

    obrigado

  65. KAREN ALINE comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 6:47 PM

    OI!!!
    MEU NOME É KAREN TENHO 18 ANOS, GOSTARIA DE SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO, POIS HÁ1MES NOTO ALGO ESTRANHO NO MEU CORPO. TENHO VONTADE DE URINAR VARIAS VEZES E QUANDO VOU AO BANHEIRO SO SAI UM POUQUINHO, LOGO APÓS SINTO UMA DOR NA BEXIGA.ESTOU COM MUITO MEDO!!!

  66. rosimeire florindo comenta:

    1 janeiro, 2011 @ 1:39 PM

    há 9 meses fiz uma cirugia para colocar uma tela na bexiga,devido a uma incontinência urinária crônica,pois chegava a ir dez vezes ao banheiro fazer xixi durante á noite.Mas continuo com a bexiga hiper ativa e o que é pior:como durante á noite eu durmo e não consigo ir tantas vezes ao banheiro como a bexiga exige,acordo todos os dias de madrugada com dores crônicas na medula,parece que tem um peso enorme nos rins,que só melhora meia hora depois de eu sentar,se eu não sento,não melhora.E só passei a ter essa dor,após a cirugia,será que essa dor é na medula,ou nos rins?Meu urologista pediu uma ressonância dos rins e um estudo urodinâmico que farei na próxima semana,será que tais exames detectarão o problema?Por enquanto ele pediu para eu tomar detrusitol,será que amenizará minha dor?Desde já agradeço as informações.

  67. Linda comenta:

    14 janeiro, 2011 @ 1:40 AM

    Ola há 7 meses que tive o meu bebe(uma cesarea) e desde que tive nunca fui a um ginecologista de uns tempos p ca tenho sentido muita vontade de fazer xixi max sei pouco e as vezes tem mal feito sera alguma coisa.

  68. gustavo comenta:

    3 fevereiro, 2011 @ 10:27 PM

    existe cura para linfogranuloma venereo e clamidia?como cura a ferida deixada no reto pela dst linfogranuloma venereo

  69. evandro comenta:

    12 fevereiro, 2011 @ 9:05 PM

    Olá tenho 26 ano e a 2 semanas tenho vontade de urinar a cada 20 a 30 minutos já estou muito preocupado com isso ta me encomodando não tem dor nem nada só a vontade de urinar. pode ser alguma coisa grave, vou marca uma consulta com o urologista..

    essa vontade de urinar tem cura e será que pode ser pisicologico pois estou passando por um momento dificil..

  70. Rafaelle Oliveira da silva comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 11:55 PM

    Olá Dr. Armando, Desconfiava à algum tempo q meu xixi saia pelo canal vaginal, comentei com meu ginecologista e ele pediu q eu fizesse alguns testes, q ñ deram muito certo. E a dúvida continuava. A poucos dias usando absorvente interno, percebi q meu xixi ñ saia mesmo com muita vontade, coisa q nunca me aconteceu antes. Então esperei um dia q ñ estivesse mestruada e coloquei um absov. int. e quando senti vontade de fazer xixi, eu fui ao banheiro fiz muita força, e nada, então retirei o absorv. e então consegui e percebi q o mesmo estava enxarcado.
    Logo minha pergunta é, o q esta acontecendo? Isto é serio? Estou muito preocupada.
    Agradeço desde ja.

  71. mariana torres comenta:

    28 fevereiro, 2011 @ 9:52 PM

    ha mais de 5 anos descobrir que tenho bexiga hiperativa já fui varios urologista e eles não conseguem encontrar soluções para o meu problema o ultimo medicamento que ele mandou usar foi o detrusitol é remédio caro que tenho que comprar todos os meses e tenho que tomar o resto da minha vida. Gostaria de saber já tem outro método mais eficaz, outro dia li uma reportagem de uma aplicaçao de botox na bexiga resolveria.gostaria de saber de um urologista que resolvesse o meu problema, pois isso esta prejudicando até o meu relacionamento. O que fazer?

  72. Jamile Pereira comenta:

    16 março, 2011 @ 12:52 PM

    Gostaria de tirar uma dúvida, tive minha 1° relação sexual e após 3 dias a vontade de fazer xixi aumentou após 5 dias ocorreu um sangramento de cor natural, será q tem haver c gravidez??? a vontade de fazer xixi é de 30 min em 30 min, mas naum doi nem arde nada. o q será.. desde já agradeço.

    obrigada!!!

  73. nalva comenta:

    18 maio, 2011 @ 6:01 PM

    OLÁ,TUDO BEM?
    GOSTARIA DE SABER QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA PARA LEVANTAR A BEXIGA?
    FUI AO UM ESPECIALISTA E ELE ME DISSE QUE O MEU PROBLEMA SÓ RESOLVERIA SE EU FIZESSE UMA CIRURGIA CHAMADA SLING.
    É UMA FITA PARA LEVANTAR A BEXIGA.
    JÁ FIZ UMA VEZ PERINE,MAS NÃO RESOLVEU NADA.
    AGUARDO SUA RESPOSTA ATRAVÉS DO MEU EMAIL amandapam2009@hotmail.com
    OBRIGADA!

  74. iara comenta:

    28 agosto, 2011 @ 12:52 PM

    Bom dia Dr. Armando,minha mãe esta com 76 anos e reclama muito de uma dor no baixo ventre (pé da barriga),tem colite, intestino preso é bastante depressiva,gostaria muito de poder ajuda-lá, em qual especialista posso leva-la.?!

  75. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    28 agosto, 2011 @ 6:26 PM

    Iara, Levei-a a um médico geriatra que poderá orienta-la melhor

  76. Anonimo comenta:

    17 setembro, 2011 @ 6:38 AM

    Dr. bom dia. Minha esposa sempre quando chega ao orgasmo se urina toda. Isso e normal ou e incontinencia urinaria? Ela tem apenas 27 anos e descobril que esta com tireoide de Hashimoto. Isso e incontinencia? Se for pode ter sido causado pela tireoide? Repetindo, nao as vezes, e sempre que ela se urina no orgasmo. As vezes e constrangedor pela quantidade de urina. Percebo que ela fica constrangida e gostaria de ajuda-la. Aguardo respostas e obrigado pela atencao.

  77. lilian comenta:

    23 setembro, 2011 @ 10:28 PM

    pesso ajuda por favo ….tive um aborto a 7 meses fiz culetagi e minha mestruacao
    pasiso a vim sempre no dia 4 em agosto depois que minha mestruacao veio
    comecei a sentir uma do no do lado esquerdo da barriga comessou fraca
    depois foi almentando… entao fui ao GO ele olho e fez um transvaginal
    e mim passo uma pomada mas so por precalcao porque ele disse que nao tinha nada
    mas a dor u dai fui ao medico de familia fiz um izame de urina e de sengue
    deu uma infeccao urinaria tomei o antibiotico no dia 28 de agosto comessou a
    sair um liquidotransparente como uma clara de ovo sen cheiro, quando eu urinava
    minha mestruacao era pra vim dia 4 veio so no dia nove sendo queno primeiro dia veio abundante, no segundo so vinha quando eu urinava o sague era normal e as
    avezes quando urinava saia como uma bola de sangue….entao tenho agora no pe
    da barriga uma do fininha irritante e a sensacao da bixiga sempre cheia, e inritante
    durmo unas 13 horas por noite fui ao medico pra ve si era outra infeccao eles fizeram
    izames mas nao deu nada ja estou dezisperada min AJUDEM POR FAVO

  78. Elke Berneira comenta:

    27 setembro, 2011 @ 9:03 PM

    Boa noite!
    Doutor me ajude!

    Desde ontem tenho percebido que aumentou a frequencia de idas ao banheiro para urinas, depois que faço “xixi” sinto um desconforto enorme sinto uma pressão no “fundo da vagina”, doi muito E sinto uma leve ardência também nas ultimas gotas do “xixi”…
    Faço xixi a cada 3 ou 5 minutos (bem pouquinho xixi)
    tenho 37 anos (casada) o que pode ser??
    será que é bexiga baixa mesmo?
    O que é isso, me ajude pois nem consigo trabalhar e fazer nada, pois é horrivel esse incomodo…

  79. Kayllyn comenta:

    4 outubro, 2011 @ 11:24 PM

    Me ajudem… Tenho um problema há uns 4 anos. Tenho 19 anos e sinto mta vontade de urinar e mesmo depois de urinar eu ainda sinto vontade de urinar e sinto um peso na vagina que dói mto as vezes, minha calcinha fica com uma coloração escura, meio marrom o que seria isso? Responda por favor (:

  80. raimundo comenta:

    1 novembro, 2011 @ 9:13 AM

    doutor estou com ploblema grave. fiz uma cirurgia de pedras nos rins . ecoloquei o dupro j, quando retirei com 3 dias a pareceu esta vontade enorme de mijar e toda hora e fica doendo emcima do penis. tem hora que mijo forte tem hora que mijo fraco mais não sangta.ja fui em dois urologistam um pasou cipro 1000 e depois cipro 500, deprois uno prost com cystex e nada. fui para outro que mim passou primeiro cefalecina, não adiantou agora estou tomando retemed 5mg 3 vezes ao dia. ja fiz varios exames de cultura e urina e nada deu. fiz ultrason e tomografia na tomagrafia diz que o rins dilatou um pouco e que tenho um pouco de gordura no figado e mais nada o que fazer mim ajude. muito obrigado do fundo do coraçao. espero resposta muito obrigado.

  81. Izabel comenta:

    4 novembro, 2011 @ 9:51 AM

    preciso fazer todos os tipos de exercicios pra incontinecia urinária ou um basta?

  82. raimundo comenta:

    5 novembro, 2011 @ 4:09 PM

    doutor fiz umA cirurgia de pedras nos rins e depois coloquei us catetes duplo j. apos 5 dias da retirada comecei a sentir vontade de mijar toda hora. e agora começou a does e arder. o penis, etambem uma dor fina nos testiculos e na dor na bexiga. ja faz mais de 60 dias que estou assim. ja fua ao urologista e agora estou tomando unoprost de 4mg e norflofaxina de 400mg de 12 em 12 hs e outro uma vez por dia. mais ja esta com 4 dias e nada. ja fiz varios exames entre eles cultura de urina e sumario de urina hemograma, ultrason e tomografia duas vezes e não detectou nada. eu jatomei varios remedios. entre eles retemic, unoprost de 2mg com cistex, cipro 1000 e de 500mg,cefalexina e nada deu resultado o que faco mim ajude ja não tenho mais qualidade de vida. o medico disse que a minha prostata estava inflamada depois do toque que ele fez, e atomografia deu uma pequena dilataçaõ no rim o que faço muito obrigado.

  83. Mateus comenta:

    10 novembro, 2011 @ 1:11 AM

    Boa noite.
    Preciso muito de um esclarecimento. Tenho 26 anos e há algumas semanas tenho sentido uma certa dificuldade de segurar a urina. Mesmo após acabar de urinar continuo com vontade e tenho encontrado dificuldades até para dormir, pois sinto a constante sensação de que estou me urinando. Quando vou ao sanitário só urino um pouco, quase nada. O que pode estar acontecendo comigo?

  84. Debora comenta:

    10 novembro, 2011 @ 2:32 PM

    Doutor toda vez que eu tenho orgasmo eu me urino toda. E incontrolavel. Nao sei mais o que fazer pois ja estou com vergonha do meu esposo por causa dessa cituacao. Esta atrapalhando minha vida conjugal. O que pode ser isso, pois sempre acontece. As vezes fico me segurando mas sempre sai muito xixi, e horrivel. Me ajude por favor me esclarecendo como cuidar disso. Tenho apenas 27 anos e nunca tive filhos. Acho que nao tenho idade pra ter essas coisas. Desde ja obrigada.

  85. Jovelino Oliveira Carvalho comenta:

    10 novembro, 2011 @ 5:52 PM

    olá boa noite meu nome é jovelino tenho 21 anos, dias atras comecei a sentir vontade de fazer xixi, mas quando vou ao banheiro sinto uma dor no penis, e só sai um pouquinho de xixi e fico com vontade de fazer mas, mas não sai nada só sinto queimar por dentro, alguma dica doque devo estar passando???????????????? obrigado

  86. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    12 novembro, 2011 @ 7:01 AM

    Pode ser infecção de urina. Procure um médico clínico geral para solicitar o exame de urina.

  87. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    12 novembro, 2011 @ 7:09 AM

    Mateus.
    Provavelmente voce está com infecção urinária. Procure um médico clínico geral.

  88. LARYSSA OLIVEIRA comenta:

    23 novembro, 2011 @ 7:51 AM

    SINTO MUITA VONTADE DE URINA TODA HORA, MAIS QUANDO VOU AO BANHEIRO SÓ SAI UM POUQUINHO DE XIXI. QUERO SABER SE É ALGUMA INFECÇÃO?

  89. Gabriela comenta:

    29 dezembro, 2011 @ 7:02 AM

    Doutor há um tempo tenho sentido muita vontade de urinar e toda vez q vou ao banheiro sai só uns pinguinhos e as vezes não sai nada isso arde muito e não é a primeira vez que tenho, isso começou junto com minha menstruação e geralmente acontece quando eu seguro a urina por muito tempo
    preciso muito da sua ajuda já faz dois dias que não consigo dormir por conta disso

  90. Mauricio comenta:

    9 janeiro, 2012 @ 2:27 PM

    Boa tarde!!Tenho 33 anos e já tive histórico de pedras nos rins,porem nas ultimas 2 semanas,sinto uma vontade extrema de ir ao banheiro…extrema de 24hrs ao dia e só sai uns pingos.Nada de dor,como é os intoma das pedras,mas o mesmo da vontade de ir ao banheiro constantemente.O que pode ser?Att

  91. leandro oliveira comenta:

    21 janeiro, 2012 @ 9:18 PM

    toda vez que eu vou urinar eu faço a quantidade normal,mas não demora nem meia hora e já quero urinar de novo,isso já está modificando toda minha rotina de trabalho ,já que eu tenho que ir ao banheiro toda hora,e sem dizer que é o maior incômodo ficar retendo a urina no trajeto pra casa e pro trabalho e nos passeios familiares,eu não aguento mais ,por favor doutor me dê uma solução,tenho 35 anos,mande uma resposta pro meu corpo de email gust.leo@hotmail.com

  92. Mara Cristina Sampaio comenta:

    13 fevereiro, 2012 @ 4:48 PM

    Olá Dr Armando Miguel Jr, fiz um exame de urodinâmica por sentir que minha bexiga não esvaziava por completo.
    O resultado foi esse : Hipofluxo miccional com pressão destrusora baixa = Hipocontratilidade ??
    Tenho médica só no dia 07 de março , me ajude por favor !!!

  93. EDMILSON comenta:

    29 fevereiro, 2012 @ 1:54 PM

    DR. Armando miguel jr, Boa tarde minha mãe teve cancêr de utero e teve sessões de radioterapia faz mais ou menos uns 4 anos e agora ela tá com problema de urinar foi no medico urologista e fez um exame cultura de urina e o diagnostico foi hiperatividade detrusora. o medico passou um remedio que é feito em farmacia de manipulação tá tomando este medicamento e não estar resolvendo ao urinar ela sente muita dor. Dr. armando eu lhe pergunto esta doença que minha mãe tá foi devido a sessão de radio terapia que ela tomou o efeito estar causando agora ? ou não tem nada haver com a radioterapia ? o medico que ela se consultou disse que ela não tem nada. como não tem nada ? se quando ela urina é muito ardor que ela sente minha mãe tem 62 anos muito obrigado Dr. armando pela atenção gostaria se possivel o senhor esclarecesse sobre essa doença da minha mãe desde de já agradeço.

  94. licia cruz comenta:

    23 março, 2012 @ 7:43 PM

    gostaria de saber porque uma cirurgia de sling (incontinencia urinaria) não corrige o problema que eu tenho pois depois de 18 dias da ciruurgia continuo tendo de usar absorvente e minha urina continua saindo sem que eu tenha controle, pois sou uma pessoa com saude ótima pois aos 64 anos não tomo medicação para nada minha sude e otima a não ser por essa incontinencia aguardo que alguem me de uma dica

  95. Rosane comenta:

    27 março, 2012 @ 10:40 PM

    Olá doutor,tenho 25 anos,tenho enurese noturna e bexiga hiperativa. Estou tomando o remédio RETEMIC e IMIPRAMINA já faz 2 anos, mais não vejo resultado algum, preciso de sua ajuda o mais rápido possível,esse problema tem solução? Me ajude por favor!!! Obrigada.

  96. Mônica comenta:

    22 abril, 2012 @ 10:05 PM

    Eu fiz cirurgia de hernia de disco (lombar) e depois de um tempo comecei a ter a perda de urina. Nos exames que fiz também mostrou que nao sinto a bexiga encher e só vou sentir quando está com quase 400ml. O médico disse que eu tenho que tentar ir de hora em hora esvaziar, mas eu não me lembro. E muitas vezes, quando está bem vazia, eu começo a andar e espirro, ou me dá uma tosse repentina, e vaza. O médico disse que na cirurgia pode ter sido cortado o nervo que avisa ao cérebro que a bexiga que está enchendo. Seria ideal a colocação daquela rede ? Nao sei mais que medico consultar…Obrigada

  97. paula cris comenta:

    12 maio, 2012 @ 3:34 AM

    ola bom dia eu tenhu 21 anus e eu a uma semana e tal venhu tidu uma dor na bexiga mt estranha….é o seguinte eu quandu vou a casa de banhu e vou fazer xixi faço mt bem mas quandu estou para acabar sintu uma dor tao grande n bexiga nunca tive istu e tenhu medu gostaria de sber o k sara obrigada

  98. Lindomar mazoli berti comenta:

    28 maio, 2012 @ 1:03 PM

    eu tenho uma comtinesia renal nos rins e tenho muitas ifequisao os antibioticos estao terminando para min ficaro resistentis agora fico pior FRATUREI ACOLUNA ai eu tenho que tirar a urina de 6. 6 hos com asonda de alivio ? nao ezisti uma otra solusao para infequisao ou para meus rins eu ja tive cauclo renal E AGORA EU MESMO TOMANDO AGUA DIRETO FICO DEZITRATADO ai eu tomo 1 litro de soro oral ajuda mais ja perdir ocomtole do organismo fico tremolo direto eu nao sei oque fazer mais envia um MAIL paramin comfortar e me ajuda recoperar meus rins obrigada?

  99. anali comenta:

    5 julho, 2012 @ 12:00 PM

    oi meu marido saiu de casa dizendo que ia fazer um exame disse que tinha que tomar um comprimido que tem gosto e cheiro de cerveja ele disse que foi colocado alguma coisa no penis ligado ao computador e um soro e quando terminasse tinha que demora uns 40 minutos pra ir embora e ele foi acompanhado com alguem chegou em casa estranho

  100. Gabriely comenta:

    19 julho, 2012 @ 1:13 PM

    Gostaria de saber o que eu tenho? Tenho 15 anos e faz uns 3 anos que sofro dores de bexiga com muita ardencia. Fiz 4 exames já de infecção urinária e não da nada já fiz tomografia e da tudo regular . Eu sofro muito com as dores elas vem e ficam durante semanas não aguento mais . Me ajudem!

  101. juradir comenta:

    12 novembro, 2012 @ 9:51 PM

    oi boa noite urinei de uma só vez 1200 ml de urina gostaria de saber sorbre o record de uma pessoa mija numa só vez e se isto é nomal

  102. erika comenta:

    12 dezembro, 2012 @ 1:11 PM

    oi meu nome é erika e tenho 16 anos,sofri de infecção urinaria a 1 mês,mais consegui mim recuperar,e agora estou sentindo vontade repetina de ir ao banheiro,quando termino de urinar mim da vontade denovo,só que fui ao banheiro e não consegui segurar o xixi,tentei prender e não consegui,desceu de uma vez o que pode ser?

  103. monica patricia comenta:

    31 dezembro, 2012 @ 4:30 AM

    Bem,meu nome é monica estou a uns seis dias sentindo um movimento estranho,quando já estou terminando de urinar dar uma dor fina e arde e as vezes sangra bem poquinho ou sai uns raiozinhos de sangue,quando terminano fico um tempo como se eu estive-se com vontade de fazer xixi de novo.O que é isso?obrigada

  104. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 dezembro, 2012 @ 7:23 AM

    Cistite (infecção na bexiga).
    Consulte um pronto socorro e faça um exame de urina.
    Voce deve estar com infecção de urina.

  105. Emily comenta:

    10 janeiro, 2013 @ 9:33 PM

    Ola faz 3 dias que estou com dor na bexiga na hora de fazer xixi e quando sai arde mas não sangra nem nada só arde e toda hora da vontade de ir ao banheiro mas também sinto a bexiga como se tivesse xixi para fazer mas não sai nada o que tenho??

  106. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    12 janeiro, 2013 @ 8:19 AM

    Emily voce deve estar com infecção urinária. Procure um médico para fazer um exame de urina.

  107. almeida santos comenta:

    12 janeiro, 2013 @ 5:38 PM

    Por favor me explique o que aconteceu, que fui fazer um exame apenas de rotina urodinâmica, entrei sem dor e saí com desconforto, com o passar dos munitos começou a doer muito e agora morro de dores para urinar, a médica colocou três cateteres na bexiga e um no anus durante o exame, disse que sentiria desconforto mas que após 40 minutos passaria, já passou mais de 24 horas e a dor só piora, estou com medo dela ter machucado com a entrada dos cateteres, ou se contraí alguma infecção pós exame.Só lembrando, não estava com dor alguma, apenas urinava pouco e pediram esse exame para controle que inclusive o laudo não deu nada.Por favor me ajude a entender o que está acontecendo, estou quase indo ao pronto socorro. Tenho pavor de pensar urinar.Obrigada e aguardo anciosa essa resposta, se possível também opelo meu email..

  108. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 9:29 AM

    Voce pode estar com infecção urinária. Vá a pronto socorro e colha um exame de urina. O Médico plantonista poderá iniciar antibioticoterapia mesmo sem o resultado da cultura da urina.

  109. almeida santos comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 6:28 PM

    Não estou com infecção urinária, como falei o exame foi para um controle de rotina, o Sr. sempre diz que as pessoas aqui que relatam seus problemas podem estar com infecção urináira,e manda procurar um médico, não é meu caso, só gostaria de saber se esse exame que fiz urdinâmica deixa as pessoas com dores para urinar por algum tempo pós exame , porque etnrei sem dor e saí com dor para urinar.
    Obrigada pelo retorno e gostaria que o sr. respondesse apenas isso, se esse exame dá mesmo desconforto por algum tempo.Abraço, Almeida Santos.

  110. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 janeiro, 2013 @ 9:32 AM

    Não, Almeida. O desconforto é apenas na hora do exame e algum tempo depois.

  111. almeida santos comenta:

    18 janeiro, 2013 @ 7:42 PM

    Obrigada Dr. Armando pelo retorno!
    Almeida Santos

  112. silvia tolentino comenta:

    5 fevereiro, 2013 @ 11:03 PM

    Fiz uma cirurgia de sling e após essa cirurgia sinto muitas dores ao urinar gostaria de saber mais sobre essa cirurgia e se tem como reverter a mesma?

  113. eweliny paula comenta:

    6 maio, 2013 @ 4:04 PM

    meu nome ewliny paula tenho 23 anos ,fiz um exame de urudinamica e deu que eu tenho obstrução vesical ja estou fazendo o tratamento ja fazem150dias e ainda sinto muitas dores lomba e desconforto no estomago e mormal por fsvor me responda

  114. Jéssica Araújo comenta:

    1 junho, 2013 @ 1:36 AM

    Olá, meu nome é Jéssica e tenho 18 anos.
    Bem eu sinto vontade de ir ao banheiro de 5 em 5 minutos e sai pouca urina, as vezes causa ardência e as vezes não.
    E algumas vezes sai gotas de sangue e outras não.
    O senhor poderia me explicar o que está acontecendo comigo?
    Obrigada, aguardo a resposta.

  115. Prof. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 junho, 2013 @ 11:59 AM

    Jéssica,
    Seus sintomas são de infecção urinária. Consulte um médico para fazer os exames laboratoriais.
    É importante fazer uma cultura de urina para determinar o germe que esta causando a infecção e o antibiótico adequado.

  116. Andre comenta:

    24 julho, 2013 @ 12:17 AM

    Caro Doutor, meu filho tem 5 anos e a professora dele verificou que ele vai com frequencia no banheiro. Como estamos de férias, posso acompanhar. Ele vai quase que de hora em hora. Alguns caos demora mais, umas duas horas. Ele vai em faz pouco xixi. Perguntamos à ele se dói, arde, e ele diz que não. Qual a sua opinião? Obrigado.

  117. Andre comenta:

    25 julho, 2013 @ 12:09 AM

    Boa noite, meu filho está fazendo xixi a cada 1 hora, 1h30. Isso é normal? Não é frequente dmais? Ele tem 5 anos. Ele diz que não doi e nem arde. Cada ida sai pouco. Obrigado.

  118. charles de oliveira comenta:

    19 agosto, 2013 @ 12:42 PM

    Dr.armando,tudo bem!? sempre que eu mantenho relaçao sexual com a minha exposa ela nao aguenta segurar a urina ,oque e isso? como tratar?

  119. Alessandra comenta:

    22 agosto, 2013 @ 9:44 AM

    Estou Bexiga Hiperativa que me ajudou foi tomar GRAMBERY,que manda manipula e tem suco é caro mas bom .e tratamento hemeopatico Cantares só médico tem passar mas não pode parar tomar.

  120. nancy machado comenta:

    20 setembro, 2013 @ 5:35 AM

    dr.armando eu fiz cirurgia sling e estou sentindo minha calcinha umida e dores na virilha e desse para a coxa somente o lado direito nao consigo ficar muito em pe nem sentada que doe este lado ate deitada muito tempo de um lado doe parece que repucha alguma coisa fiz a cirurgia dia 11de junho de 2013 faz quase 4 meses e sinto vontade de ir ao banheiro bastante saiu do banheiro logo da vontade de ir novamente por favor me responda doutor muito obrigada.

  121. anônima comenta:

    15 outubro, 2013 @ 11:49 PM

    Minha irmã urina na calcinha com 16 anos, isso pode trazer algum plobema grave pra ela? Por favor me responda

Deixe seu comentário aqui !