26 - fev
  

Anticoagulação oral nos idosos

Categoria(s): Emergências




Editorial

Considera-se que o emprego da anticoagulação oral está indicada, preventivamente, nos seguintes casos: imobilidade absoluta no leito por mais de 5 dias; varizes de membros inferiores; lesão na região do quadril e(ou) extremidades inferiores; acidente vascular cerebral; lesão na medula espinhal (trauma na coluna vertebral); obesidade; insuficiência cardíaca congestiva; fibrilação atrial crônica; doença pulmonar crônica; neoplasia malígna; doença renal (síndrome nefrótica); aumento do número de células plaquetárias (trombocitose); história de trombose anteriormente; erisipela; úlcerações na perna.

Dentre as várias doenças com indicação de anticoagulação oral destaca-se a trombose venosa profunda (TVP) que por não ser adequadamente valorizada como entidade clínica, em virtude de sua apresentação clínica inespecífica e da dificuldade de seu diagnóstico, leva à conseqüências desastrosas, quando não ao óbito.

Muitas vezes, toma-se todo cuidado com o paciente anticoagulado por ocasião da internação, mas abandona-o a própria sorte quando recebe alta e volta para o domicílio. Os profissionais que fazem atendimento a população idosa, necessitam ter uma rotina de profilaxia para as complicação da hiper e hipocoagulação, tanto a nível hospitalar como domicilar.

Orientações para o uso do anticoagulante oral

A anticoagulação adequada é um procedimento seguro; adequar a anticoagulação à vida do paciente e não adequar a vida do paciente à anticoagulação. A idade e as condições socio-econômicas não constituem contra-indicação ao uso da terapia anticoagulante, mas a capacidade cognitiva é um fator limitante.

Início. Antes de iniciar a anticoagulação, deve-se solicitar os seguintes exames: hemoglobina, hematócrito, contagem de plaquetas; razão normatizada internacionalmente (RNI) e razão do tempo de tromboplastina parcial ativada (r-TTPa).

Acompanhamento. O nível terapêutico desejado de RNI é entre 2,0 e 3,0. No início do tratamento, o mesmo, deve ser medido cada 3 dias. Quando alcançar o nível desejado colher o exame cada 4 semanas.

Doenças. As insuficiências hepáticas agudas (hepatite) e crônicas (cirrose) ocasionam baixa produção de fatores da coagulação sangüínea e contra indicam o uso de anticoagulantes orais.

Dieta. O anticoagulante oral inibe a produção dos fatores vitamina K dependentes (fatores de coagulação II,VI, IX, X e proteína C e S) e tem como produto final a ação anticoagulante. As evidências mostram que quanto maior a ingestão de vitamina K na dieta maior será a dose de anticoagulante (varfarina, femprocumona) oral necessária para atingir RNI (razão normatizada internacionalmente) eficaz. Os alimentos ricos em vitamina K são principalmente as folhas verdes. Por serem alimentos saudáveis, não deve ser eliminados, porém, manter aos proporções utilizadas na semana.

Medicamentos. Vários medicamentos interagem como o anticoagulante oral, e desta forma podem potencializar levando a sangramento como amiodarona; esteroides anabolizantes; cimetidine; omeprazol; clofibrato; eritromicina; tetraciclina; ciplofloxacina; miconazol; fluconazol; isoniazida; metronidazol; propranolol; quinidine; ácido acetil salicílico; tamoxifeno; indometacina; acetominofen. Ou inibir, como barbitúricos; colestiramina; griseoflulvina; rifampicina; ciclosporina e carbamazepina.

Referência

The Seventh (2004) ACCP Consensus Conference on Antithrombotic and Thrombolitic Therapy. Chest 2004, supp 126:163S-696S.

Tags: , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


38 Comentários »

  1. ELZA VENÂNCIO comenta:

    31 janeiro, 2008 @ 1:57 PM

    Boa noite!!
    Preciso muito de uma dieta para abaixar os resultados de exame de RNI da minha mãe,
    ela tem 85 anos.
    O médico dela manda manter a mesma alimentação, sou leiga, não sei nem o que minha mãe tem na realidade, estou sofrendo muito e precisando de ajuda,.
    Será que seria bom eu não dar ela prá comer verduras feijão, oleo de soja e figado, não sei o que fazer, se posivél me ajudem pelo amor de DEUS.
    FIQUEM SEMPRE COM DEUS.
    ELZA

  2. ELZA VENÂNCIO comenta:

    31 janeiro, 2008 @ 1:58 PM

    POR FAVOR, ME RESPONDAM POR EMAIL.
    elza.venancio@yahoo.com.br
    Deus abençõe a todos..

  3. ivanice comenta:

    21 abril, 2008 @ 3:47 PM

    gostaria de receber uma dieta para quem esta fazendo uso de anti-coagulante.Quais são os alimentos mais indicados e os que contem vitamina k.

  4. Renata Gennaro comenta:

    9 junho, 2008 @ 11:06 AM

    No caso, minha mãe que tem 79 anos, teve um problema de trombose na perna esquerda e foi contornado utilizando o anti-coagulante Marevan. Gostaria de saber se este remedio é um dos mais utilizados….

    Gostaria de saber se a dieta para uso de anti-coagulante deve ser feita somente para pacientes com problemas cardíacos ou para todos os pacientes que utilizam anti-coagulantes? E tb saber quais os alimentos que devem ser evitados ou mesmo diminuidos.

    Outra dúvida, uma vez tomando anti-coagulante, o paciente não mais poderá deixar de tomar? Ou pode ocorrer de não mais ter que tomar e se tem um tempo minimo para que isto seja detectado?

    Obrigada,

  5. ELIZABETH CAMILO comenta:

    26 junho, 2008 @ 3:57 PM

    Oi minha mãe tem 80 anos, e esta tomando anticoagulante, gostaria de receber uma dieta para quem esta fazendo uso de anti-coagulante.Quais são os alimentos mais indicados e os que contem vitamina k.
    obrigada, se possível mandar para o meu e-mail.

  6. ELIZABETH CAMILO comenta:

    30 junho, 2008 @ 1:56 PM

    Minha mãe toma anticoagulante, gostaria de receber uma diete, dizendo o que ela pode comer e o que ñ pode.
    Se possíevl mandar para o meu e-mail.

    Obrigada

  7. Graça Maria comenta:

    3 dezembro, 2008 @ 2:37 PM

    Boa tarde! Tenho um irmão que é safenado e tem válvula metálica na aorta, há 8 anos.
    Precisa realizar o exame COLONOSCOPIA, e deverá parar de tomar o anticoagulante durante 1 semana antes do exame. Passou pelo cardiologista e está inseguro pra fazer o exame. Teria como saber dos riscos que ele corre? Existe alguma pesquisa sobre o indice de pessoas que tiveram que interromper o anticoagulante por um tempo por causa de exames ou cirurgias? e se tudo correu a contento?
    ET – Agradeço desde já a atenção. Muito obrigada. Graça

    ET – a idade dele é 62 anos

  8. Eliane comenta:

    1 fevereiro, 2009 @ 1:25 AM

    Meu pai é revascularizado há 8 anos, há 2 anos desenvolveu arritmia: flutter e FA, iniciou tratamento com Marevan. Há 3 meses o INR estava elevado e por segurança o médico abaixou a dose e a cada 20 ou 30 dias realiza exame para saber a situação e desde então o INR não alcança um valor mínimo satisfatório. A cada consulta a dose só aumenta. Ele raramente consome alimentos verdes escuros. Ele tem 68 anos; Diabete, ICC, HAS. tem 1,75 de altura e pesa 100kg. O que posso fazer como controle alimentar adequado para quem usa anticoagulante. Por gentileza envie por e-mail. Obrigada.

  9. Cida comenta:

    16 maio, 2009 @ 8:39 PM

    Meu pai tem 77 anos, teve trombose na perna e ficou internado 10 dias, saiu tomando marevan, mas o médico me deixou um pouco confusa, como o q não pode comer, remédios proibidos, como ele toma babosa com mel, gostaria de saber se poderia continuar tomando( toma fazem 10 anos, depois de um CANCER DE PROSTATA)
    Por gentileza me informe melhor pelo meu email.
    Desde já, muito grata!

  10. Baby Figueiredo comenta:

    24 maio, 2009 @ 10:17 AM

    Gostaria e preciso saber a resposta dada ä Cida comenta datada de 16 de maio deste ano.Agradeço muito es for atendida.Baby

  11. Tânia comenta:

    24 julho, 2009 @ 12:19 PM

    gostaria de receber uma dieta para quem esta fazendo uso de anti-coagulante.Quais são os alimentos mais indicados e os que contem vitamina k e a quantidade para uma dieta semanal que não interfina na ação do anti-coagulante.

    Obrigada,
    Tânia.

  12. emilia valões comenta:

    18 setembro, 2009 @ 2:29 PM

    Tenho a mesma duvida em relação aos almentos que não posso comer por estar tomando um anti-coagulante, sei que as folhas não é bom e os outros alimentos, figado, frutos do mar, batata? se possivel me responda por e-mail.

  13. marco antonio almeida comenta:

    20 setembro, 2009 @ 9:15 AM

    Gostaria de saber a alimentaçao ideal de uma pessoa que usa anticogulante (marevan).e tem problema estomacal;gastrite e esofagite,Se possivel relaçao de alimentos,frutas etc que acidas .Agradecendo antecipadamente Marco Antonio

  14. Beco Lemos comenta:

    6 outubro, 2009 @ 12:18 PM

    Olá, sim sou usuário do remedio para anticoagulante (Marecvan) na porporção de 1ºdia 1/2, 2ºdia 1/2 e 3dia 1/1 no valor de comprimido inteiro 05mg. Tambem faço tratamento Hormonal para um cancer de Prostata e recebo a cada 28 dias o remedia Zoladex de 3,6mg. Bem com o uso destes dois remedios acabei por me descuidar de minha alimentação e estou a procura de ume eficaz melhor na minha alimentação e voltar ao peso descente e satisfatorio, hj estou com 80Kg e tenho 1,71mts altura, meu melhor estado foi com 68Kg e 1,71mts.
    Por favor se puderem me passem uma dieta para que possa voltar ao meu peso satisfatorio. Obrigado fico no aguardo.

  15. estela maria marcelão comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 7:30 PM

    minha mae tem 85 anos a cinco esta na cama e varios tipos de medicação e o marevan para coagulaçao a 5 dias a atra fis o exame tap estava 5.97 em 3 dia so cam alimentos que ajudam na coagulãção o resultado baixou para 2.o9 gostaria de saber se ela pode tomar o marevam de forma segura um quarto dia sim dia não ou se tem alimentos de ajudam e agem como anticoagulante essa é minha duvida se vcs. puderem me ajudar eu fico muito agradecida , porque os proprios medico não sabem muito bem o que fazer nesse caso . tem hora que entro em panico porque a situação é muito delicada. muito obrigada estela sou a filha dela e cuido a cinco anos dela sozinha

  16. Vilma comenta:

    29 janeiro, 2010 @ 6:34 PM

    Minha mãe toma MAREVAN: 4º e domingo :1/4
    2ª. 3ª ,5ª e 6ª ela toma meio comprimido.
    Ela fez exame de sangue hoje dia 29 de janeiro e o resultado do RNI deu 1.68, como somente recebi o resultado agora à noite o que devo fazer porque o resulfado foi bem abaixo de 2.0. Ela tem 92 anos.
    Gostaria de uma orientação agora!
    Mito obrigada

  17. Sílvia comenta:

    25 março, 2010 @ 5:13 AM

    Minha mãe faz uso de anticoagulantes e raramente ingere vegetais verdes. Gostaria de saber que quantidade desses alimentos ela poderia ingerir numa única refeição, sem inibir o efeito do remédio.

    Muito grata

  18. ivete comenta:

    1 novembro, 2010 @ 8:00 PM

    Paciente faz uso de marevan 0;5mg comforme controle medico mas seu TAP oçila muito,gostaria de saber quais alimentos nao devem ser ingeridos sei que a vitamina K é encontrada em folhas verdes ou frutas verdes. minha pergunta o que ela nao deve comer?

  19. Maria Aparecida comenta:

    11 novembro, 2010 @ 6:51 PM

    Minha mae tem 82 anos teve uma Trombose pulmonar (TEP) e esta fazendo uso
    de anticoagulante
    Aprincipio o medico receitou o Marevan Estava tomando 1/2 comprimido
    e o RNI estava +ou- 3,.-3,4
    Fomos em outro medico e ele trocou o Marevan pelo Coumadin
    Queria saber sua opiniao sobre esta troca

    Obrigado

  20. Marcia comenta:

    13 dezembro, 2010 @ 2:17 PM

    Meu pai tinha 67 anos, colocou uma válvula metálica, 1 mes depois foi reinternado por suspeita de infecçao, estava tomando 1 AAS c/marevan, qdo chegou no hospital, trocaram o marevan por 2 AAS c/heparina, 4 dias depois o INR subiu de 1.8 p/5.0 e ele teve um AVCH. Será que a causa desse aumento súbito foi a heparina?
    Obrigada

  21. Gislaine comenta:

    21 dezembro, 2010 @ 9:48 AM

    Minha na mãe teve trambose profunda na perna que quase amputaram, ela fez um tratamento no hospital das clinicas durante 5 anos tomando marevan, depois ela parou o uso do marevan. Passou 10 anos ela teve um embolia pulmonar e agora tá tomando novamento o marevan, mas o INR de coagulação do sangue está 5.0 alto. o medico pediu para suspender o uso novamento e fazer mais exames. preciso de uma orientação por favor alguem pode ajudar??? o medico disse que se o INR for para 10 ela morre. Peço pelo amor de Deus uma orientação.

  22. Gislaine comenta:

    21 dezembro, 2010 @ 10:03 AM

    Gostaria de saber a resposta da:

    Vilma comenta:
    29 janeiro, 2010 @ 6:34 PM

  23. paula comenta:

    22 janeiro, 2011 @ 8:18 PM

    Pai com 86 anos, com dois stents farmacológicos e, por isso, toma anticoagulante Clopidogrel e Bufferin. Após vários episódios de sangramento nasal e anal, suspenderam o Bufferin. No entanto os sangramentos continuam, sem regularidade.

    Soubemos da dieta para esses casos e gostariamos de uma orientação.

    Obrigada,
    Paula

  24. Maraisa comenta:

    13 abril, 2011 @ 3:13 PM

    Oi , minha a vó toma marevan tem Ahzeimer tem 79 anos ja teve trombose por 2 vezes e eu estou com uma duvida e gostaria muito de uma ajuda gostaria de saber o que ela pode comer tem pessoa que fala que ela não pode comer nada de verde , outros , ja fala que não que ela pode comer de tudo , alguem poderia me ajudar .Onde encontro mais imformações sobre isso .
    Obrigada

  25. Glaucia comenta:

    15 junho, 2011 @ 10:52 AM

    Ola, eatou com tvp,estive internada por 16 dias, e agora faço uso de anticoagilante 5mg uma vez por dia e faço o controle de rni, so tenho consulta uma vez por mes, gostaria se ter uma dieta que seja eficaz para os meus resultados darem sempre compativeis,para nao ter que sair correndo para o hospital,caso o rni rsta baixo ou alto! obrigada desde ja! obs:ainda nao consegui um atendimento, to esperando pelo sus,mas estou muito preocupada

  26. cristiane comenta:

    6 agosto, 2011 @ 7:55 PM

    faço uso do marevam a um ano, tenho 39 anos e estou com sintomas de gastrite
    sei porque ja tive anos atrás, o que devo tomar? posso tomar omeprazol? a alimentação
    cura? preciso saber pois se não puder tomar omeprazol ou qualquer outro remédio
    nem irei consultar e fazer exames!!! quando chega no brasil o antiflamatório para nós usuários
    de marevam? agradeço a atenção!!

  27. silvely comenta:

    2 outubro, 2011 @ 2:48 PM

    minha mae tem 91 anos,helzeimer,quebrou o femur ,ficou 3 meses sem andar.
    agora teve trombose na perna direita,esta tomando MARIVAN,.
    tem alguma restriçao de alimentos?
    por favor me aqconselhe.
    obrigada,silvely.

  28. milton comenta:

    3 março, 2012 @ 1:54 PM

    Estou fazendo o uso de varfarina. Gostaria de saber se faz mal junto com a babosa.

  29. Ozilene comenta:

    27 maio, 2012 @ 9:56 PM

    Estou em uso de marevan ha 4 meses, pois tive trombose e tep, tambem tenho endometriose e apareceu um cisto hemorrágico no ovario esquerdo, sofro c muitas dores. O médico me receitou zoladex 10.8, posso toma-la mesmo em uso do anticoagulante? Aumentará o risco de hemorragia c a zoladex? Aguardo resposta. Ozilene

  30. Adriana Amaro Lima comenta:

    16 julho, 2012 @ 6:25 PM

    Olá. Vendo uns artigos sobre o uso do Marevan, vi que os medicamentos Omeprazol e propolonol (que inclusive são os que eu já tomava) aumentam o efeito do Marevan. Minha consulta ainda está muito longe e estou com muitas dúvidas: devo suspender esses medicamentos?

  31. Monique comenta:

    23 julho, 2012 @ 10:40 PM

    Minha avó toma Marevan, alguém sabe me dizer se o SUS dá esse medicamentos para idosos?
    Caso sim,…. por favor me informem onde, pois sou do Rio de Janeiro! Fico em aguardo, quem puder me ajudar vou agradecer. Muito obrigada! Boa Noite!

  32. Monique comenta:

    23 julho, 2012 @ 10:56 PM

    Adriana Amaro Lima, vc tem artigos que fale sobre o Marevan? Será que pode me enviar?
    O omeprazol faz mal para quem toma Marevan?, não sabia!
    Se puder entre em contato comigo pelo email:
    moniquea20@ig.com.br
    Muito obrigada pela ajuda. bjs

  33. gilcelia Nunes dos Santos comenta:

    26 julho, 2012 @ 6:14 PM

    Por favor preciso urgente de uma dieta pois o RNI está 6,32 eo Tp 10 porfavor mande por email. preciso saber o que posso comer ou não

  34. Nilza Nunes de Brito comenta:

    3 outubro, 2012 @ 12:24 AM

    POR FAVOR ,ME RESPONDA POR EMAIL.TIVE TROMBOSE NA PERNA,FIZ TRATAMENTO E MEDICADA COM VARFARINA,A QUAL SUSPENDI O MEDICAMENTO,USO ATORVASTATINA E CIBRATO ,OMEPRAZOL,POR TER COLESTEROL SEMPRE ELEVADO,HOJE FIZ EXAME TAP O RESULTADO FOI 1,OO ESSE É UM BOM RESULTADO?

  35. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    6 outubro, 2012 @ 8:30 AM

    Nilza, O resultado mais importante para avaliar o seu nível de coagulação do sangue é o valor do RNI, que deverá estar próximo de 2. Quem teve trombose não pode suspender o anticoagulante (Varfarina) sem controle médico. O risco de nova trombose é grande. Volte ao seu médico o mais rápido possível.

  36. ilda pullig comenta:

    11 novembro, 2012 @ 2:32 PM

    Tive ima trombose no final de março e estou tomando Marevan até hoje,sendo que o meu RNI que sempre estava abaixo de 3 agora foi para 4,estou apavorada,pois não como nada verde escuro,nem bebo nada que contenha álcool desde essa época e meu médico não pode me atender esta semanamporque teve que fazer uma cirurgia de emergência,tenho que esperar até quarta feira esrou com medo de passar mal até lá.Quero saber se corro risco de repetir a trombose.Por favor,me responda por email.Obrigado.

  37. Alessandra A. Faita comenta:

    2 fevereiro, 2013 @ 7:23 AM

    Bom dia! Minha mãe atualmente começou fazer uso da medicação Varfarina Sódica , entrei neste site por curiosidade , gostei muito, parabéns por ele, graças a Deus minha mãe está sendo muito bem assistida pelo cardio ( profissional do Sus) que é excepcional , para tratar sua insuficiência cardio crônica e aumento bem acentuado do coração . Mas isso parabéns pelo site.

  38. gonçalo comenta:

    26 fevereiro, 2013 @ 4:39 PM

    Bom dia Ilda, sou usuario de Marevan nos ultimos 3 anos, faço o controle do INR a cada 30/40 dias.
    Via de regra, o ideal é que o INR fique entre 2 e 3.
    No entanto, para que tem válvula cardíaca, o máximo é 4.
    Assim, quanto mais perto do 1, maior o risco de trombose.
    Se passar muito de 4, o risco seria de hemorragia.

Deixe seu comentário aqui !