21 - fev
  

Cirrose Hepática – Hepatite Alcoólica

Categoria(s): Bioquímica, DNT, Gastroenterologia, Gerontologia, Nutrição, Programa de saúde pública




Resenha

No Brasil, causa mais freqüente da cirrose hepática é a provocada pelo abuso do álcool. Seu tipo anatômico mais comum é o micronodular (veja a figura). A cirrose alcoólica se apresenta após lesões necróticas focais dos hepatócitos (células do fígado), inflamação, acúmulos de proteínas celulares, esteatose, fibrose e regeneração micronodular. Nas fases iniciais da lesão hepática, quando ocorre a chamada esteatose hepática, que é o depósito de gordura nas células hepáticas, o fígado aumenta de tamanho (hepatomegalia), com aumento da sensibilidade no hipocôndrio direito (lado superior direito do abdomem) e desconforto epigástrico (região central e lateral esquerda do abdominal, área de projeção do estômago).

A explicação mais aceita (teoria da hipoxia centrolobular) da lesão hepática pelo álcool, propõe que o metabolísmo do etanol acetaldeído aumente o consumo de oxigênio dos lóbulos hepáticos; os produtos dos hepatócitos lesados são fagocitados pelas células macrofágicas do figado (* Células de Kupfer). O macrófago amplifica a resposta inflamatória, secretando lipídeos bioativos e glicoproteínas com propriedades quimiotáticas e imunorreguladoras, como os leucotrienos, prostaglandinas, interleucinas (IL-1), interferons, fator de necrose tumoral (TNF) e o fator estimulador de colônias.

O processo estimula o recrutamento dos neutrófilos através de várias vias. Em uma delas ocorreria liberação de peptídeos com capacidade de estimular a adesão e migração dos leucócitos. Além disso, ocorre a ativação da via alternativa do complemento gerando C5a, que também é potente fator quimiotático, facilita a migração dos neutrófilos.

Após o recrutamento dos neutrófilos da corrente sangüínea para a região lesada se dá então o acoplamento delas ao endotélio capilar. Este processo é mediado por moléculas determinantes de aderência, também chamadas de moléculas de adesão, tais como moléculas de adesão leucócito-endotélio (ELAM), moléculas de adesão interstício-celular (ICAM), selectinas, dentre outras. Como resultante desta interação reversível, os neutrófilos se acumulam na superfície das células endoteliais através da ação de várias substâncias mediadoras como o fator de ativação plaquetária (PAF), óxido nítrico (NO), prostaglandina E (PGE), interleucina-1 (IL-1), interleucina-8 (IL-8) e fator de necrose tumoral. Finalmente, os neutrófilos migram através da parede dos capilares para o local da infecção.

A formação de complexos acetaldeídos-proteínas, que atuam como neoantígenos, geram linfócitos sensibilizados e anticorpos específicos que atacam outros hepatócitos sadios e transportam esses antígenos. Outra explicação é a gerações de radicais livres por vias alternativas do metabolísmo do etanol, constituindo o denominado sistema de oxidação enzimático mitocondrial.

cirroseAspectos clínicos

As manifestações clínicas da cirrose hepática pelo alcool são fadiga, adinamia, fraqueza, anorexia e caquexia. No exame físico, devemos procurar por sinais de hepatopatia crônica e sua severidade; como teleangiectasias cutâneas (microveias visíveis na pele), eritema palmar, baqueteamento de dedos, contratura de Dupuytren, neuropatia periférica, hipogonadismo e ginecomastia.

Laboratorialmente devemos estudar a dosagem sérica da albumina, bilirrubia, Transaminases, provas de coagulação. A ultrassonografia, laparoscopia abdominal e a biopsia hepática, confirmam e quantificam a cirrose.

No alcoolátra inveterado freqüentemente são encontradas evidências clínicas e laboratoriais de desnutrição e deficiência vitamínica. Esse fato se deve a má-absorção de nutrientes por diminuição do fluxo de bile e do edema intestinal, com conseqüente redução do estoque hepático de vitaminas hidrossolúveis e micronutrientes. A redução do metabolísmo hepático leva a uma alteração dos hormônios que mantêm a homeostase metabólica (insulina, glucagon e hormônios tireoideanos), dos hormônios sexuais (acúmulo de androstenediona, podendo ocorrer ginecomastia e atrofia testicular), e dos elementos da coagulação sangüínea.

O tratamento da cirrose alcoólica envolve o manuseio de suas complicações e a inibição da compulsão pelo alcool, com suporte medicamentoso e psicoterapia. A esses tratamento é importante uma suplementação dietética composta por baixo teor de gordura insaturada e maior ingesta proteíno-calórica. Outras medidas, como transplante hepático, devem ser estudadas caso a caso.

* Células de Kupfer são macrófagos encontrados na luz dos capilares hepáticos que atuam metabolizando hemáceas velhas, digerindo suas hemoglobinas, secretando imunosubstâncias e destruindo possíveis bactérias que tenham penetrado pelo sistema venoso do fígado (sistema porta).

Referência

Friedman SL – Hepatopatia alcoólica, cirrose e suas principais seqüelas. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2001 p.891-901.

Bellini FA, et al – Cirrose hepática -parte1- definição, etiologia, sinais e sintomas. JBM vol. 84 n.6:41-48,2003

Entenda o papel das enzimas hepáticas na página – ALT e AST – Aminotransferase: enzimas hepáticas – Qual o seu valor?

Tags: , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


238 Comentários »

  1. janayna soares de oliveira comenta:

    14 dezembro, 2007 @ 10:18 AM

    Cirrose é o nome atribuído à patologia que pode afectar um órgão, transformando o tecido formado pelas suas células originais em tecido fibroso, por um processo habitualmente chamado fibrose ou esclerose. Geralmente o termo cirrose é utilizado para designar a cirrose no fígado.No início não há praticamente nenhum sintoma, o que a torna de difícil o diagnóstico precoce, pois a parte ainda saudável do fígado consegue compensar as funções da parte lesada durante muito tempo.
    eu tambem queria saber espacificamente sobra cuidados de enfermagem em cirrose hepática.

  2. Prof. Armando Miguel comenta:

    17 dezembro, 2007 @ 4:49 AM

    Janayna
    Os cuidados da enfermagem, são cuidados normais.
    Como estes pacientes tem problemas de coagulação, os maiores risco são as sondagens, especialmente as digestivas (naso-gástricas) que podem lesar as varizes esofágicas e causar grandes sangramentos. Nesses pacientes a sondagem para alimentação deve ser feita por médicos experientes.
    Veja a página sobre cirrose hepática e sangramento das varizes esofágiacas.

  3. giselle comenta:

    16 janeiro, 2008 @ 3:50 PM

    ola gostaria de saber os cuidados e orientaçoes de enfermagem para cirrose causada por alcool
    obrigado

  4. sidna souza comenta:

    3 fevereiro, 2008 @ 12:14 PM

    GOSTARIA DE DAR ESSA SUGESTÃO PARA QUE FOSSE MOSTRADO A PARTE DO ORGÃO
    EM PERFEITO ESTADO E DEPOIS O ORGÃO AFETADO .EM QUALQUER PARTE DO CORPO,

  5. Gisele comenta:

    7 fevereiro, 2008 @ 11:29 AM

    Gostaria de saber o que acontece com o paciente em estágio avançado da doença (ascite, confusão mental), existe uma forma de melhorar o quadro? qual a expectativa de vida de um paciente neste estágio?

  6. Grazielle comenta:

    22 fevereiro, 2008 @ 7:07 AM

    Ola, gostaria de saber qual o tratamento para cirrose alcoolica quando os pes ja estao bem inchados?

  7. Gisele comenta:

    22 fevereiro, 2008 @ 7:13 AM

    Grazielle,

    tive uma experiência recente com uma pessoa muito próxima da minha família, deixei o recado acima mas, não deu tempo de ninguém responder, esta pessoa da minha família faleceu semana passada, começou com uma diarréia fortíssima que durou 1 mês (a cada 5 min a pessoa ia ao banheiro), icterícia, etc. A internação desta pessoa ocorreu num domingo e após exatas 1 semana a pessoa entrou em coma ficando assim por 3 dias e falecendo na tarde do terceir dia. Lamento muito seja lá quem for que estiver com esta doença, mas os pés inchados significa que a pessoa está na fase avançada da doença.
    A barriga está inchada tb?

  8. eliane comenta:

    17 março, 2008 @ 4:03 PM

    oi boa tarde sou ademica de enfermagem queria saber tudo sobre cirrose hepática pois e o tema da minha monografia

  9. raquel comenta:

    27 março, 2008 @ 12:55 PM

    gostaria de saber sobre a hepatite c

  10. MARCIA comenta:

    7 maio, 2008 @ 6:44 PM

    GOSTARIA DE SABER SE O USO DIÁRIO DE BEBIDAS ALCÓLICAS PODE CAUSAR CIRROSE E QUAL SERIA ESTA QUANTIDADE INGERIDA SUFICIENTE PARA CAUSÁ-LA.UMA PESSOA QUE TOMA SOMENTE PEQUENAS DOSES DIARIAMENTE CORRE O MESMO RISCO?MUITÍSSIMO OBRIGADA.

  11. jeneffer santos comenta:

    8 maio, 2008 @ 4:36 PM

    eu queria saber as curas mais faceis pra acirrose

  12. maria isabel comenta:

    13 maio, 2008 @ 10:01 AM

    gostaria de saber: a taxa do gama glutamiltransferase é de 231 U/L, e essa pessoa continua bebendo cerveja, bebida quente todos os dias a noite ou durante o dia quando pára come bastante e nunca fica satisfeito. essa pessoa está com algum tipo de doença? ela já teve hepatite quano criança e hoje está com 37 anos. por favor me respondam!!!!

  13. José Rodrigues da Silva comenta:

    19 maio, 2008 @ 11:53 PM

    Gostaria de saber qual a difença entre Hepatite viral e Cirrose alcóolica e o diagnóstico laboratorial de cada uma dessas patologias.Aguardo resposta.José Rodrigues/PE

  14. maria isabel comenta:

    23 maio, 2008 @ 8:13 AM

    Não é um comentário, mas sim uma resposta.
    Gostaria de saber: a taxa do gama glutamiltransferase é de 231 U/L, e essa pessoa continua bebendo cerveja, bebida quente todos os dias a noite ou durante o dia quando pára come bastante e nunca fica satisfeito. essa pessoa está com algum tipo de doença? ela já teve hepatite quano criança e hoje está com 37 anos. E esse exame foi feito em set/07 era pra ter voltado ao médico em fev/08 e não voltou. Acho que está com medo. É uma pessoa minha e estou muito preocupada. Essas taxas?
    Por favor me respondam!!!!

  15. N. PCM comenta:

    7 junho, 2008 @ 12:23 AM

    Pergunta p/ um hepatologista:
    Quero saber se… uma pessoa que desenvolveu cirrose hepática por ser alcoolatra, e q está apresentando os seguintes sintomas clínicos, icterícia, emagrecimento, fraqueza, abdome, membros inferiores inchados e infecção urinária (já controlada), e q agora está sendo acompanhado por um hepatologista, tomando medicamentos (antibióticos, lasix e complexo B), ainda tem chance de continuar vivendo e impedir q a doença progrida e a leve a morte?
    E se não houver jeito de impedir a progressão desta hepatologia, quero saber quanto tempo + ou – esta pessoa tem de vida pela frente? (sei q não há regra e nem dias certos d sobrevivência, mas peço uma idéia + ou – por históricos de pacientes cirróticos neste grau patológico)

  16. Gisele comenta:

    9 junho, 2008 @ 8:11 AM

    Bom dia N.PCM
    Minha mãe apresentou esses sintomas e em apenas 1 mês ela veio a óbito, ela também era alcoolatra, ficou amarela, olhos amarelos, muito magra, acite (barriga d’água), pés e pernas inchadas, ela foi internada tomando os devidos medicamentos mas não teve jeito ela ficou internada, e em três dias ela entrou em coma e não voltou mais. Lamento mas esta doença não tem cura a única cura é o transplante de fígado mas neste estágio não seria viável pois a fila de espera é absurdamente grande e não daria tempo, esta doença acontece quando o fígado está bem afetado . Minha mãe faleceu aos 48 anos, bem jovem. Lamento.

  17. N.P.C.M. comenta:

    27 junho, 2008 @ 8:41 PM

    GISELE, MUITO OBRIGADA POR TER RESPONDIDO MINHAS DÚVIDAS!
    MAS EU TIVE A INFELICIDADE DE PASSAR PELOS MESMOS ACONTECIMENTOS…
    E INFELISMENTE OCORREU O MESMO, MEU PAI, FIKOU MAL E CADA VEZ MAIS MAL, FOI HOSPITALIZADO E NÃO RESISTIU.
    OBRIGADA… BJINHUSSS

  18. Márcia Martins comenta:

    1 julho, 2008 @ 12:09 AM

    Ola. Gostaria de dizer que o vício do álcool é um terrível mal que afeta muitos lares. Hoje esta fazendo uma semana que meu pai faleceu em virtude de cirrose hepática, ele ficou internado somente 3 dias no hospital vindo a óbito no terceiro dia à noite. Vi meu pai tendo hemorragia, morrendo na minha frente e de minha mãe, tentaram socorrê-lo, ele ficou em uma sala em observação, mas percebi que meu pai já não estava mais ali! Meu pai faleceu quando sua primeira netinha estava fazendo 22 dias de vida! Um abraço a todos.

  19. jorge comenta:

    4 julho, 2008 @ 6:06 PM

    tenho cirrose hepática com categoria k 70, descobri a doença em abril de 07 de la´pra cá meu consumo de cerveja passou a ser sem alcool e parei de fumar, engordei media de 28 kg o meu mode viver atrapalha atualmente a minha doença?

  20. N.P.C.M. comenta:

    6 julho, 2008 @ 8:49 PM

    olá, jorge!
    este estágio k 70 (doença alcoólica do fígado) é um dos primeiros estágios de cirrose hepática, portanto, se você aceitar que está doente e nunca mais beber, acredito que ainda tem chance de continuar vivo. Mas se não levar muito a sério e deixar que este estágio se avance com a bebida alcoólica, infelizmente sou obrigada lhe informar q vc vai morrer. É uma das doenças mais tristes que já presenciei…. te aconselho a não pagar para ver, pois eu nunca soube de regeneração hepática para quem continua bebendo e também para casos avançados da doença, NÃO PERMITA Q avance DESTE ESTÁGIO SE VC PREZA A SUA VIDA. mEU PAI FALECEU HÁ CERCA DE 2 SEMNAS POR CIRROSE HEPÁTICA GRAVE E INSUFICIENCIA DO FÍGADO (ULTIMO ESTÁGIO DA DOENÇA), POR NÃO TER PARADO DE BEBER… ELE SÓ PAROU QUANDO FIKOU BEM MAL… MAS JÁ ERA TARDE. PORÉM UM TIO, PAROU EM UM ESTÁGIO DE INICIO E NUNCA MAIS BEBEU, E ESTÁ AKI ATÉ HOJE E CLARO FAZENDO TRATAMENTO MÉDICO.. SEMPRE ACOMPANHANDO A ESTABILIDADE DA DOENÇA.

  21. rita comenta:

    14 julho, 2008 @ 12:55 PM

    oi boa tarde !
    nao sei mas o q fazer meus irmao sofre cm a cirrose alcolatra um deles faleu n ultimo dia 21 de
    maio 2008 cm cirrose e derarme celebral aos 47 anos foi muito triste . tem outro irmao
    q esta com a msm doença .tem os pes enchados nao se alimenta direito e bebo bastante
    sera q ele esta cm a doença tbm???? minha irma mora longe de mim mas tive a noticia q nao
    esta bem tbm cm os pes enchados e cm dificuldades pra andar sera q a caso dela tbm esta grave
    mas o pior de tudo e q ela nao aceitar ajuda estou muito desesperada .aguardo anciosa
    por uma resposta !!!!
    bjs e muito obrigada.

  22. Carlos comenta:

    16 julho, 2008 @ 9:17 PM

    Estou com 49 anos, bebo desde os 18 anos estou sentindo hoje na pele estes sintomas, tais como ictericia, dor moderada no fígado gordura localizada no abdomen e hoje está completando 03 dias que não coloco nada de álcool na boca mesmo bebendo só cerveja. Até então tomava todos os dias a noite média de 8 a 10 cervejas. Já faz 02 dias que minha bexiga não funciona e quando sai um pouquinho, sai laranjado bem escuro e com forte odor, também desde o dia em que parei não dormi nenhuma noite. Somente hoje decidi que não colocarei nem mais uma gota de álcool no meu organismo, não preciso de tratamento para parar, basta minha força de vontade. Agora pergunto: Qual o meu primeiro procedimento amanhã, qual tipo de especialista que devo procurar para poder controlar esta doença? Se algum especialista puder me responder com sinceridade que o faça, por favor!!!

  23. jorge comenta:

    19 julho, 2008 @ 2:21 PM

    Olá Carlos!

    Exatamente todos os sintomas que comecei a ter! procure imediatamente um médico clínico para que ele lhe examine e lhe encaminhe para uma Hepatologista, No início vomitava tudo que consumia liquido e todo o tipo de alimentação sólida me dava uma terrível azia… a minha urina tb era muito amarelada e com forte odor, procure logo me amigo pois espero que o seu problema não seja igual ao meu!

    Boa Sorte e muita Paz!

  24. Andrea comenta:

    23 julho, 2008 @ 9:46 PM

    Boa noite!

    Estou passando um momento muito triste. Meu pai de 64 anos viciado em bebida e fumante desde os 18 anos. A quase 2 meses ele teve uma inchaço que já vinha sendo observado pela minha mãe a mais de 3 meses quando ele bebia. No dia 5 de junho desse ano ele foi internado as pressas. O rosto e do abdome pra cima praços também muitos inchados. Ele ficou tão inchado que os amigos na rua não o reconheceram. Isso aconteceu depois de 1 domingo inteiro bebendo. Ele foi internado e passou 4 dias. O corioso foi que só a Dra. de plantão me falou que ele estava com a parte do fígado comprometido. Isso antes dele ficar internado. Ela me orientou a procuroar um gastro e foi o que fiz. E a 3 consultas com esse profissional, ele me diz que meu pai tem insuficiencia hepática e que era grave. Disse pra meu pai não mais beber, fumar, comer comidas gordurosas e diminuir o sal, 4 coisa que ele mais gosta. Na última consulta, ele passou dois medicamentos : um dele é para a tontura que ele vem sentindo a um bom tempo. E o outro não sei bem , mas acredito que pra fazer ele urinar com mais frequencia. O problema é que o medico falou que ele tomasse o medicamento por 1 mês e voltasse lá em seguida. Esse medicamento completa 1 mês agora dia 26 de julho /08 só que ele está muito mal humorado e disse que não volta mais lá. O que devemos fazer? Eu a única filha que tem uma aproximação com ele, mas não conseguir fazer ele mudar de pensamento. Ele continua fumando, colocando sal na comida dele. Como se fosse quijo ralado. Falei o medico que o acompanha, mas ele falou que o que podia fazer já tinha feito e se ele não procurasse obdecer as recomendações e vinhesse a piorar o levasse a emergência. Estou sofrendo muito pq gostaria de poder ajudá-lo mais. Infelizmente não tenho muito tempo por ter um filho especial. Por favor peço orientação. Ele esá inchando de novo dessa vez mais do lado esquerdo o rosto e o braço. Por favor peço ajuda.

    Atenciosamente,

    Andréa

  25. Enir Rodrigues comenta:

    25 julho, 2008 @ 2:14 PM

    Estou desde final de agosto do ano passado fazendo tratamento para cirrose alcoolica. O primeiro passo é o reconhecimento da necessidade de ajuda, depois procure o melhor hepatologista que outros medicos te indicarem. Tive ascite, ictericia, inchaço, confusão mental e varizes esofagicas. Fiquei 06 meses em tratamento com acompanhamento direto para ver se minha única chance seria o transplante, depois de ter ficado 08 dias em uma CTI Hospitalar e 22 dias internado. Hoje convivo com a doença, tratando clinicamente, fazendo escleropatias regularmente e seguindo toda orientação médica. Graças ao dificil, mas necessario tratamento, não foi necessario o transplante por enquanto. A cirrose, e alguns estragos que ela causa em nossos órgãos infelizmente são irreversiveis. De um competente servidor publico, me tornei uma especie de invalido, mas estou vivo!! A média de perda de vida útil é de 12 anos! Estarei completando no final de agosto 44 anos.

  26. JORGE comenta:

    26 julho, 2008 @ 8:41 AM

    Caro Amigo Enir!

    Concordo com o tratamento continuo, mais nunca se julgue um inválido, pois a vida continua!!!
    tenho a mesma mesma doença e passei por tudo que vc passou, já se passaram 1 ano e 4 meses e hoje estou novamente na ativa como funcionário público e fazendo as mesmas funções que fazia antes, hoje me limito apenas a bebida e algum tipo de alimentação e convivo com os medicamentos assinalados pelo médico!

    VAMOS VIVER A VIDA NORMALMENTE MEU IRMÃO!!! E TENTAR APAGAR A CICATRIZ QUE O PASSADO DEIXOU!!!

    BOLA PRA FRENTE!

    ABRAÇOS

  27. Márcia Martins comenta:

    2 agosto, 2008 @ 3:02 PM

    Cara Andréa desejo do fundo do coração que seu pai esteja seguindo as recomendações médicas, converse com seu pai sobre a importância de segui-las corretamente, mostre a ele que é para o bem dele e para ele ter saúde. Diga a ele ou demonstre que o ama, por isso que não quer que ele coma sal, comidas gordurosas ou ingira bebidas com álcool. Peça a Deus pela vida e saúde de seu pai. Que Deus abençõe vcs! Bjs

  28. Lucilene R.O. sao bernardo-sp comenta:

    10 agosto, 2008 @ 11:36 PM

    ola..minha mae esta internada no hospital em fase terminal da cirrose hepatica bilial .So estou aqui para pedir que quem tenha essa doença a leve a serio seguindo toda a orientaçao dos medicos .estamos passandp por um momento muito dificil com ela no hospital …nao a mais nada a ser feito ..estamos sofrendo muito com tudo isso e ela mais ainda …esta numa fazer que peço a Deus todos os dias para que ele acabe com toda a dor …essa doença deveria ser mais divulgada deixando de ser vincula so a pessoas alcoolatras .As pessoas que tenham essa doença ou um familiar deseje força pq mesmo com o tratamento certo é uma doença muito seria.Minha mae esta internada a 5 dias e o medico ja disse que nao saira do hospital com vida .

  29. maria isabel comenta:

    11 agosto, 2008 @ 10:24 AM

    minha taxa de alcool no sangue é 200U/L. meu medico é muito discreto, só me pediu que nao ingerisse bebida alcoolica. gostaria de saber se tenho cirrose por alcoolismo. a minha esposa pesquisou e descobriu isso. é verdade? preciso saber!

  30. joao. comenta:

    11 agosto, 2008 @ 10:27 AM

    EU NAO COLOQUEI MEU NOME: MEU NOME É JOAO. – minha taxa de alcool no sangue é 200U/L. meu medico é muito discreto, só me pediu que nao ingerisse bebida alcoolica. gostaria de saber se tenho cirrose por alcoolismo. a minha esposa pesquisou e descobriu isso. é verdade? preciso saber! eu nao sinto nada, sou aparentemente normal.me respondam por favor!!!

  31. Andrea comenta:

    12 agosto, 2008 @ 2:43 PM

    Olá, Marcia Martins

    Obrigada pelas palavras. Sim eu tenho feito o possivel pra ele saber que precisa se cuidar. Mas ele é muito teimoso, domingo dia 10 de agosto, ele passou o dias com uns amigos aqui em casa jogando cartas, dominó não sei bem isso pq não jogo nada. E a noite quando minha irmã chegou do trabalho pra dar um beijo dos dias dos pai veio me contar que ele estava com o rosto inchado de novo e o pescoço. Como ele teve trambose ou principios não sei bem mas ele ficou 4 dias internado fui logo a casa dele e o chamei pra ir ao hospital comigo. Claro que antes disso liguei pra o médico que o acompanha contei o que se passava e ele aconselhou a levá-lo ao hospital naquela mesma noite. Mas ele não quis ir de jeito algum. Então ajudar por mais que amamos uma pessoa mas se ela não se ama ao ponto de se preocupar com si mesma fica quase que impossiviel. Perguntei a ele se não estava querendo mais viver? Daí ele me respondeu que estava bem e que não estava sentindo nada. Eu já não sei mais o que fazer. A cada dia cresce umas aveias na parte exterior do peito tomando toda parte da barriga. Perguntei ao médico o que era e ele falou que seria resultado negativo por ele não está seguindo as orientações. E continua fumando mais agora e colocando a mais sal na comida dele. Minha mãe não pode nem falar nada pq ele se irrita com facilidade. Com isso, estamos evitando contraria-lo. Então esperamos em Deus que ele possa se cuidar por si mesmo.

    Beijo!

    Marcia,
    obrigada pela atenção.

  32. Débora comenta:

    13 agosto, 2008 @ 8:52 PM

    Oi…

    Meu pai ingere bebidas alcoolicas exessivamente e estava evacuando sangue, normalmente apresentava má cicatrização e ematomas pelo corpo a um pequeno baque sobre a pele. Agora ele está internado e o médico diagnosticou problemas no fígado mas ainda não definiu ser cirrose. Acreditamos infelizmente ser esse mal, exatamente hj tivemos essa noticia e até sexta-feira estará internado para um diagnóstico mais preciso. Gostaria de saber se de acordo com as informações pode ser sim a doença e em que estágio ela se encontra? Qual o melhor tipo de tratamento no caso dele? Sua vida causa risco no momento?

  33. Máriamarcia melo constante comenta:

    15 agosto, 2008 @ 12:34 AM

    gostariam que me mandassem alguns dos resultados de exame de sangue de pessoas que diagnosticou pessoas com hepatite alcoólica,para poder compara-los com o meu.
    desde já agradeço paelo compreenssão.

  34. joao. comenta:

    15 agosto, 2008 @ 8:54 AM

    PEÇO POR GENTILEZA QUE ME RESPONDAM!!!! MINHA TAXA DE ALCOOL NO SANGUE É 200U/L. MEU MEDICO É MUITO DISCRETO, SÓ ME PEDIU QUE NAO INGERISSE BEBIDA ALCOOLICA. GOSTARIA DE SABER SE TENHO CIRROSE POR ALCOOLISMO. A MINHA ESPOSA PESQUISOU E DESCOBRIU ISSO. É VERDADE? PRECISO SABER EU NAO SINTO NADA, SOU APARENTEMENTE NORMAL. ME RESPONDAM POR FAVOR!!

  35. enela comenta:

    16 agosto, 2008 @ 7:53 PM

    Olá….
    Queria saber se é normal haver sangramentos em homens que possuem a cirrose??
    E quanto tempo de vida a pessoa costuma ter….em geral
    beijos

  36. Catarina comenta:

    16 agosto, 2008 @ 8:26 PM

    Boa noite,

    O meu pai sofre de cirrose hepática. Neste momento as suas plaquetas rodam os 30, tem vários sabgramentos, pela boca, nas fezes… sendo que está a tomar algo pa não sangrar tanto. Na zona abdominal tem uma saliência que parece uma veia e está constantemente inchado. Os pés também incham constantemente. Ele reduziu consideravelmente o consumo de álcool sendo que bebe em média 1 copo de vinho por semana. A médica que o está a tratar diz que não há nada a fazer, mas não me consigo conformar! Num comentário anterior alguém falou de procurar um hepatologista. No entanto, já estive a procurar na net e não encontro nada!
    Ajudem-me

  37. Allisson Gomes comenta:

    29 agosto, 2008 @ 5:04 PM

    Ola boa tarde!

    É que estou fazendo um trabalho sobre hepatopatias e queria saber mais sobre as hepatopatias obstrutivas pois não encontro em canto algum falando sobre essa doença! Se alguem puder ajudar ;Grato! e obrigado pela atenção

  38. Hélio Pinheiro de Oliveira comenta:

    9 setembro, 2008 @ 8:51 PM

    O marido de minha falecida irmã bebia muito, sendo que reclamava disso com ele e me respondia rindo ” o meu fígado está conservado em álcool”… Agora, anos depois, ele se encontra numa Casa de Saúde, internado no C.T.I., saindo de um estado grave. Caso ele sobreviva e volte para casa, o que desejo muito, tenho medo que venha a ingerir bebidas alcoólicas

  39. Márcia Martins comenta:

    14 setembro, 2008 @ 8:24 PM

    Ola a todos! Querida Andréa espero que seu pai esteja bem melhor mesmo! Sei que não é nada fácil! Meu pai tb era mto teimoso. Gostaria mto que meu pai tivesse aqui, que não tivesse bebido tanto! Ore por seu pai! Que Deus abençõe a todos! Um abraço grande a todos!

  40. mariana lobo bernardes comenta:

    17 setembro, 2008 @ 9:19 AM

    meu pai bebeu durante muitos anos.hoje ele está no c.t.i por causa de uma cirrose. que também comprometeu os rins.por várias vezes ele tentou parar de beber mais foi em vão.ontem fui ve-lô no hospital e ele teve uma hemorragia por causa de esofago e estava entubado e sedado.estou sofrendo muito pois amo inmensamente o meu pai e ele está sofrendo muito!

  41. Ivani comenta:

    19 setembro, 2008 @ 1:10 AM

    Meu sogro nunca ingeriu grande quantidade de alcool, no entanto vem apresentado todos os sintomas de cirrose. Ele está com 77 anos, e ja esteve internado umas 04 vezes em um periodo de 02 meses. Em sua prmeira internacao os medicos alegaram ser uma hemorragia no esofago, realizaram a calterizacao e nao informaram mais nada. Nestas ultimas internacoes ele apresentava sangramento nas fezes e atraves de vomitos, os medicos realizaram exames e juntas medicas e como localizaram uma ulcera no duodeno, trataram como sendo iste o motivo e o dispensaram,posteriormente, apresentou inchaco no abdomen, tendo sido administrado diureticos e emagrecido uns 10 quilos. Hoje o encaminhamos para mais uma internacao, tendo ele apresentado novamente o sangramento nas fezes e atraves de vomitos, estava bastante palido e debilitado e a medica que o atendeu, pela 1.a vez afirmou ser problema no figado. Como todos os sintomas levam a cirrose, o que devemos esperar no caso de uma pessoa idosa. Como proceder ao tratamento e o que esperar , no sentido de amenizar o sofrimento do paciente e dos que o acompanham? Desde já agradeco pela atencao.

  42. marcia Andréia comenta:

    19 setembro, 2008 @ 1:44 PM

    Queria saber qual a limentação adquada para o paciente com cirrose?

  43. Maria Elizabeth Mendes Gomes da Silva comenta:

    19 setembro, 2008 @ 2:08 PM

    Boa tarde.
    Sou acadêmica de enfermagem e gostaria que me respondessem quais os cuidados de enfermafgem num paciente com insuficiência hepática.
    Desde já agradeço
    Abraços

  44. fabiana comenta:

    25 setembro, 2008 @ 10:48 AM

    minha maior duvida é a seguinte: sera que o uso frequente da cerveja causa a cirrose?
    muitos falam q sim e outros falam q nao…………. mais gostaria de saber a verdade sobre a cerveja……..
    desde ja agradeço

  45. marli comenta:

    25 setembro, 2008 @ 3:42 PM

    olá meu marido tem 50 anos teve epatite duas vezes esse ano, fez uma endoscopia ontem a conclusão é esofagite erosiva distal grau a los angeles, e gastropatia erosiva antral de moderada intensidade, feito biopsias para pesquisa de h. pylori pelo teste de urease pre formada o qual se mostrou positivo, fez também um ultrsom do abdomen onde se mostra gordura no figado, ele tem proplema com alcoolismo, gostaia de saber qual é a real situação, por favor alguem pode me esclarecer, pois o medico gastro que atende é do sus , e marquei consulta mas só para daqui dois meses, e com esses resultados fiquei muito apreensiva!!, gostaria de respostas, obrigada.

  46. ROSE comenta:

    29 setembro, 2008 @ 2:53 PM

    Boa Tarde,

    Meu nome é Rose, meu pai está com cirrose por causa de bebida, ele está muito mal acho que deve está muito avançada a cirrose dele pois seus olhos estão bem amarelados, barriga muito grande,manchas na pele, e muito magro, não tem apetite, acho que os rins tb vai muito mal, pois fuma muito,ai essa semana se encontra no hospital,pois sua barriga estava muito grande pq tem ascite, fora os inchaço nas pernas, e confusão mental. Ele tem epilepsia já tem alguns anos, ele teve por causa da doença a cirrose?Qual o grau que o sr. acha que meu pai está na cirrose?Geralmente o paciente está no grau no caso do meu pai com esses sintomas? ele ainda não teve neum tipo de sangramento, mais está arriscado a ter?

    obrigada,

  47. Raquel comenta:

    3 outubro, 2008 @ 1:03 PM

    olá meu tio esta com cirrose!!! ai meu coraçao doi se de pensar…
    o quadro dele esta avançado o medico deu há ele 4 meses de vida…
    mas creio em Deus sei q ele é o unico q pode cura-lo…
    Deus abençoe a todos e lembre-se NADA É IMPOSSIVEL PRA DEUS!!! ELE TUDO PODE.

  48. ROSE comenta:

    14 outubro, 2008 @ 11:11 AM

    Estou escrevendo só para dizer que meu pai faleceu no dia 09/10 ás 06hs da manhã ele ficou de uma hora para outra em coma respirando apenas por aparelhos, e no outro dia faleceu.È muito triste para mim isso, mais se alguém tiver algum caso parecido trate logo porque a cirrose não brinca minha gente…
    Meu pai estava no hospital se tratando, ele estava andando, rindo,brincando, e de uma hora para outra ficou em coma, não sei como aconteceu isso mais ele teve hemorragia.

    AGORA ELE ESTÁ COM DEUS…

  49. kelymartins comenta:

    14 outubro, 2008 @ 2:05 PM

    meu marido é alcolatra tem tido diarreias frequentes gostaria de saber se ele esta com alguma doença relacionada ao alcool

  50. kelymartins comenta:

    14 outubro, 2008 @ 2:08 PM

    gostaria se possivel fosse receber a resposta por email afinal estou muito preocupada por favor desde ja muito obrigado

  51. Cristiane comenta:

    21 outubro, 2008 @ 8:58 PM

    Querido João, boa noite!
    Em 15 de agosto vc deixou uma msg dizendo que sua taxa de alcool no sangue era 200 U/L. Não sei até que ponto essa taxa indica o qto seu fígado está afetado, O que posso te dizer é que se o seu MEDICO que É MUITO DISCRETO, te PEDIU QUE NAO INGERISSE BEBIDA ALCOOLICA, meu caro, siga o conselho dele e procure imediatamente um gastro ou hepatologista, mesmo que vc não tenha sintoma algum. DESEJO DE CORAÇÃO QUE VC OUÇA ESSA PRECE DE UM CORAÇÃO MACHUCADO POR TER UM PAI QUE ESTÁ NUMA UTI POR CONTA DO ALCOOLISMO..e o que sua esposa descobriu É VERDADE SIM!! OUÇA ELA …POIS ELA TE AMA!! abraços

  52. maria isabel comenta:

    28 outubro, 2008 @ 2:18 PM

    obrigada cristiane, recebi seu recado com muito carinho. mostrei a joao, ele calou-se e nao falou mais nada. peço muito primeiramente a Deus, segundo a Maria Santissima e depois a ele, que páre de beber um tempo. eu e nossa filha precisamos dele, o amamos muito. Oro tambem para que Deus a conforte e lhe dê muita fé, e que no dia que seu pai sair desse hospital saia consciente de nunca mais ingerir bebida alcoolica. Que Deus os Abençoem! um forte abraço e obrigada pelas palavras. Isabel.

  53. Guimarães comenta:

    5 novembro, 2008 @ 7:36 AM

    Bom dia, achei muito interresante este quadro, porém…
    tenho 50 anos e bebo desde os 18, sou professor universitário, e nunca achei qure a bebida iria fazer estragos em minha pessoa. Porém ultimamente ando sentindo reações muito estranha como: falta de ar, desconforto abdominal, em novembro do ano passado fiz uma ultrosonografia e apareceu um cisto no rim direito e algum teor de gordura no figado e no restante tudo ok. o que mais me preocupa é esta falta de ar e o desconforto, tenho peso controlado e alimentação saudavel, que pode estar acontecendo? grande abraço

  54. Márcia Martins comenta:

    8 novembro, 2008 @ 11:25 PM

    Ola Guimarães! Procure evitar consumir alcool! Meu pai faleceu em virtude deste vício!Ele bebia desde jovem e no mês de junho deste ano faleceu por hemorragia! Sinto saudades dele… Um abraço

  55. Antonio comenta:

    12 novembro, 2008 @ 1:33 PM

    MEU IRMÃO FALECEU NA QUINTA FEIRA PASSADA TINHA 56 ANOS O DIAGNÓSTICO MÉDICO FOI “PARADA CARDIACA E CIRROSE HEPATICA’ . ELE BEBIA MUITO MAS FAZEM OITO ANOS QUE ELE DEIXOU POR COMPLETO A BEBIDA, NÃO TOMAVA NADA DE ALCOOL. A MINJHA DÚVIDA É : MESMO TENDO DEIXADO DE BEBER POR TANTO TEMPO A DOENÇA JÁ ESTAVA NELE??? COMKO ISSO ACONTECE? MEMSO TENDO PARADO COM A BEBIDA ELE MORREU DISSO. DETALHE ELE NUNCA ESTVE INTERNADO POR CAUSA DE NENHUM DESSES SINTOMAS AQUI RELATADOS SE PUDER ME ENVIEM RESPOSTA. OBRIGADO.

  56. marlene correa correa comenta:

    15 novembro, 2008 @ 9:43 PM

    estou com o meu pai internado desde o dia 03/11/2008, teve dois derrames, tem 7anos, e muito forte, e neste dia 03 caiu e teve uma grande diarreia, esta internado algunas vezes tem febre, tem úlcera, cirroze e o fígado esta diminuindo, esta no soro com sonda e comendo pelo nariz. Sempre bebeu de tudo, mais gosta e bebeu muita cachaça.
    pode falar sobre isso comigo?

    obrigada marlene

  57. heddy comenta:

    18 novembro, 2008 @ 8:44 PM

    realmente pessoal,essa doença causa danos irreversiveis.hoje por exemplo estamos acompanhando uma pessoa muito querida,mas que pagou pra ver e sentir…todo esse embaraço.esperamos por um milagreeapenas isso.

  58. Dani comenta:

    26 novembro, 2008 @ 6:40 PM

    Ola meu pai teve cirrose hepática devido o grande consumo de alcool.Sofreu durante 11 meses e ontem por volta das 19:40 ele teva uma insuficiencia hepática e renalveio a falecer fiz tudo o que eu pude antes e depois que ele aqdoeceu mais o estágio da sua doença estava mt avançado.Estou mal e ao mesmo tempo bem pois ele descansou sofria mt tinha mtas dores eu o AMO mt…

  59. Magda Rosa comenta:

    8 dezembro, 2008 @ 10:33 AM

    oi, a todas essas pessoas que aqui comentaram sobre essa doenca! estou com uma dor enorme e sofrendo muito, peco a Deus para amenizar essa dor pq ta doendo demais. perdi meu querido paizinho a 7 dias. ele estava com dores no abdomem, dores para respirar, fraqueza, nao se alimentava por falta de apetite, isso 2 semanas antes de ser interndo ainda ema casa. entao o levamos para o hospital ele foi internado em um otimo hospital apesar de publico HGG esse hospital tem todas aparelhagens e otimos medicos todos os doentes sao bem tratados independente da classe social. entao comecou uma bateria de exames foram 2 semanas de exames em todas as areas da saude. entao depois de 18 dias internado o medico disse que ele estava com: cancer em todo o figado e cirrosse e complicado essas 2 doencas pq uma tem a ver com a outra ne? de tudo que pesquisei foi isso q entendi. no hospital os sintomas pioraram ele estava com; barriga grande, olhos amarelos, pernas e pes mto inchados, nao comia, e muito magro, isso ja internado a 18 dias. o medico disse a doenca q ele estava na sexta e ele veio a falecer na segunda 5:40 da tarde, faleceu nos bracos da minha irma e vomitou bastante sangue na hora de morrer. MEU DEUS!! nao estou no Brasil moro em LONDRES nao deu tempo de ve_lo e sofrendo muito com a morte do meu pai, tem horas que penso qque nao vou aguentar. A TODOS QUE BEBEM NAO VOU SER DELICADA, PARE, PARE, nao e possivel que bebiba seja felicidade pra vida de alguem isso e para pessoas fracas que nao encaram os problemas de frente e enfia a cara na bebida pelo amor de DEUS procura JESUS ele pode te dar a paz que vc procura. MEU DEUS olha o estrago que ALCOOL faz na vida de uma pessoa. OREM por mim nao se esquecam ta dificil demais ele e meu idolo e sempre vai ser…… fiquem com DEUS.

  60. EVANDRO VICENTE comenta:

    20 dezembro, 2008 @ 11:57 PM

    um bom dia boa tarde e boa noite para todos voces. eu suspeito que o meu pai de 66 anos está com cirrose. A alguns meses pra cá a barriga dele começou a crescer e ele bebe muito e eta crescendo toda vez que bebe. Eu pergunto a algum de vocês: o que deve se fazer para um começo de cirrose? já foi feito uma ultrasonografia de toda a regiao e nao constatou nada só um acumulo de gordura no figado ” ESTEATOSE HEPÁTICA” O QUE PODE SER ISSO ? PODE SER UM COMEÇO DE CIRROSE ? como meu pai não tem plano de saude ele depende do sus o que seria melhor pra ele :enternar, tomar medicamento, quias, que procedimentos que vocês dao existe alguma associação que possa ajudar e tambem ajuda-lo a parar de beber? expero uma posição positiva da parte de vocês. obrigado

  61. Ma comenta:

    5 janeiro, 2009 @ 5:45 AM

    Esta noite perdi o sono e resolvi pesquisar sobre a cirrose hepatica, pois tenho internada minha mãe com este probema.
    Li os vários relatos, dúvidas e questionamentos.
    Aqueles que já perderam seus entes, meus sentimentos. Aqueles que estão com eles em tratamento saibam que não estão sózinhos. Àqueles que estão com dúvidas em relação à doença, digo que independente de qualquer diagnóstico PARE DE BEBER AGORA!!!
    Quando minha mãe começou a ficar doente, há cerca de 2 anos, o médico disse à ela ou a senhora para de beber ou vai morrer. Infelizemnte foi mais forte que ela e ela parava e voltava. Ela ia usbstituindo as bebeidas, achando que uma iria fazer menos mal que a outra, enganou-se, pois TODAS AS BEBIDAS ALCÓOLICAS FAZEM MAL.
    É muito triste ver o estado em que ela se encontra, nem sua própria filha ela reconhece mais. Não pode nem tomar um copo de água sózinha. Esta totalmente desocompensada, seu caso é crônico e pelo que vi nos relatos aqui, os sintomas são os piores possíveis. Sei que Deus pode todas as coisas e inclusive curá-la, mas se for para el sofrer como está sofrendo, prefiro qe ele a leve para junto de si, para o descanso eterno.
    se você está fazendo sua família sofrer por causa da bebida, PARE DE BEBER, vocês serão mais felizes. Não vale a pena, o fim é muito triste.
    Não ache normal beber um cervejinha, quando já não consegue ficar sem ela ou qualquer outro tipo de bebida. Se os seus exames estão alterados, se você já sente os síntomas, você quer mais o que? O diagnóstico confirmando sua suspeita?
    Não espere por isso, mude sua vida agora.
    Abraços a todos… Que Deus nos abençoe!!!!

  62. CH comenta:

    8 janeiro, 2009 @ 5:39 PM

    Desde meados de dezembro enquanto pesquisava sobre o assunto na net, encontrei este site, tudo em função da mesma doença que até então afetava um tio muito querido de 45 anos. Como sobrinho, mim sensibilizei bastante com a doença e o sofrimento de minha familia. foram quase 28 dias de fé e esperança, mas também de muita luta e sofrimento, dele e de nós. Durantes estes dias os sintomas só agravavam, ele tinha ascite (barriga dágua), icterícia (amarelão), encefalopatia, inchaço dos membros, desnutrição, dificuldade de respiração etc. Depois de 11 dias de internação num excelente hospital da cidade, o médico resolveu mandá-lo à UTI, passou 06 dias e depois saiu pra outro apartamento de outro hospital, no dia 31 de dezembro, já estava em estado de coma, nem comia e nem bebia, foi preciso colocar sonda para alimentação, não conhecia nem masi seus proprios filhos, foram 06 dias em coma, no dia 06 de janeiro ele ja respirava com muita dificuldade, não urinava mais, o sofrimento dele e da familia só aumentava, lá vai outra sonda no penis, pois urina não saia mais em função de falencia renal, a partir deste momento, já sabiamos que só uma força divina poderia tirá-lo daquela situação, foram mais de 15 horas com respiração forçada, coitado, puxava ar de onde não tinha, às 07:05 da manhã do dia 07 de janeiro, meu tio veio a falecer em um breve instante em que eu e minha tia saimos do quarto para tomar um café. Detalhe, passamos a noite no quarto, esperando já este momento, em um instante que saimos para o café, ele parou, nao quis que presenciase o momento de sua ida…mas que Deus o tenha em um bom lugar!!!!

    Mas é interessante que cada depoimento neste espaço mostra a gravidade desta doença, sou uma pessoa nova, gosto de tomar umas cervejinhas nos fins de semana, por isso estou muito preocupado comigo mesmo, pois presenciei todo o sofrimento de meu tio…Mas a todos desejo muita cosnciencia, q se sofrem desta doença, controlem-se e prezem pela vida, pq a cirrose é cruel, não perdoa!

    abraço a todos

  63. Dud@ comenta:

    11 janeiro, 2009 @ 1:33 PM

    Perdi meu pai no último dia 3 de janeiro. Ele estava internado há 23 dias. Era lindo e lindo e lindo. Estava com muito inchaço na barriga, dores nas pernas devido polineuropatia, anemia profunda. Estava tomando sangue e plaquetas. Ele foi pra UTI na semana que antecedeu o Ano Novo com muita falta de ar. Quando fui visitá-lo fui surpreendida…quando olhei pra ele ele estava com hemorragia pela boca e daí pra frente só foi sofrimento….No outro dia já estava entubado, complicações nos rins, pulmão, sangramento pelas fezes. No último dia 03 veio a óbito.
    Meu Deus!!!! Como eu amava meu pai. Só eu e Deus pra saber o que vai no meu coração, eu não imaginava que fosse ver meu pai sofrer tanto assim. Eu estava acostumada levá-lo ao hospital e voltar. Dessa vez ele ficou. Estou sofrendo demais.

  64. mariana comenta:

    15 janeiro, 2009 @ 5:15 PM

    oi!!!!!
    meu nome é mariana tenho 9anos e tenho um tio49 anos
    ele bebe muinto e já teve varias crisese ele está com os pes e a barriga muito echada eu queria saber se é a utima fase?

  65. CH comenta:

    17 janeiro, 2009 @ 7:30 AM

    Cara Mariana, parabens pela iniciativa em consultar o site e buscar informações sobre a saude de seu tio.

    Realmente, estes sintomas já podem ser preocupantes, pois já demonstram agravamento da doença. IMEDIATAMENTE, é necessário que ele pare e procure se tratar, se não em poucos dias poderá ser tarde. Pelos sintomas, já indicam que o figado perdeu parte das funções, e depois daí a regeneração pode não ser mais possivel…Boa sorte, desejo a vc e a seu tio. Pois essa sorte o meu tio de quase mesma idade que o seu, não teve.

    abraçoss,
    ch

  66. Andréia comenta:

    17 janeiro, 2009 @ 7:05 PM

    Olá,

    Eu li todos os depoimentos e fiquei profundamente assustada, eu venho passando por este sofrimento a 15 anos, tenho um irmão que bebe e fuma muito, começou os dois vicios ao mesmo tempo, e a cerca de 8 anos bebe diariamente, ele tem 35 anos e vem apresentando alguns sintomas como emagrecimento, falta de apetite, a pele das costas , mão e pé descamaram, inchaço do rosto e barriga e um soluço constante, mas ele não quer procurar um médico, diz que está muito bem, que alcool só mata depois dos 60 anos, ninguém morre novo, e com isso ele tem muito tempo, pois é jovem, sofro por ver o estado lastimavel em que ele fica, não por ele, mas por minha mãe que está sofrendo muito, ele está a 6 meses desempregado e bebe o dia inteiro, bebendo sempre mais de uma garrafa de bebida quente por dia, gostaria de saber se ele se encontra em estado avançado da doença? a cerca de 3 anos um médico disse que o figado já estava comprometido, mas havia tempo para se recuperar, mas ele não deu ouvidos, sei que ele é hipertenso e não toma medicação, também é muito agressivo, não aceita que a gente fale nada, e diz não ser alcoolatra. Não sei o que faço, estou querendo sair de casa, mas não quero deixar minha mãe com ele, e ela disse que não abandona ele, pois ela é mãe e responsável por ele, me ajudem!!! o que eu faço, preciso de uma luz.

  67. CH comenta:

    18 janeiro, 2009 @ 1:49 PM

    Cara Andrea,

    A situação é bem preocupante na sua familia, é triste dizer, mas da maneira como estes sintomas vem apresentando em seu irmao de 35 anos (muito novo por sinal), o que vcs devem fazer é conversar bem com ele, até q ele entenda e tome o perigo da situação, e procure fazer uma bateria de examens para diagnosticar alguma doença. Os arrotos podem ser indicios de alguma doença gastro-intestinal. Além dos males que podem esta sendo causados pelo álcool em abundãncia, seu irmão ainda fuma, o que faz com que as doenças, caso existam, se agravem rapidamente. Então Andréa, só desejo muita sorte para vc e sua familia, e saude para seu irmao. Mas que alguma coisa precisa ser feita imediatamente. Não há para que desespero, mas procurem soluções a curto prazo e seja complacente com sua mãe e toda a sua familia.

    abçs.,
    CH

  68. Dud@ comenta:

    21 janeiro, 2009 @ 9:49 PM

    Querida Andrea,

    Sinto muito pelo que você vem passando.
    Só Deus para poder convencer uma pessoa que ela tem o vício.
    Eu que perdi meu pai recentemente por esse mal, confesso que não aguento quando passo em algum lugar e vejo pessoas, principalmente jovens bebendo…
    Se eles soubessem o fim de uma pessoa que se entregou a vida inteira ao alcool, jamais colocariam uma gota sequer na boca, nem mesmo socialmente.
    Meu pai também tinha soluço constante, enfim, como deixei em meu depoimento anterior, ele teve todos os sintomas e agravos da doença.
    Desejo de todo meu coração que sua situação se resolva. E que vocês encontrem a paz que só há em Jesus Cristo mesmo.
    Como diz a Palavra de Deus “Conhecereis a verdade e verdade vos libertará” JO 8:32
    Deus a abençoe grandemente e abençoe a todos que deixaram seus depoimentos nesse site.

  69. iracema garcia urquiza comenta:

    2 fevereiro, 2009 @ 7:10 PM

    meu marido tem cirrose alcoolicas, no momento apresenta as pernas inchadas e nao tem controle da urina se fosse possivel gostaria que me indicassem uma clinica gratuita pois nao tenho condiçoes de pagar, estou muito preocupada por ver o esforço que ele faz para parar de beber mas esta muito dificil para ele e para mim acredito que com acompahamento medico eu poderia salvar meu marido, por favor me ajude a ajudalo .

    obrigado

  70. marcia alves comenta:

    3 fevereiro, 2009 @ 8:50 AM

    ola! meu nome é marcia,gostaria de esclarecer uma dúida que tenho.pois meu marido não me deixa ir com ele ao medico. eu descobri que ele tem polineuropatia periferica cronica e
    também tem cirrose epatica cronica. gostaria que alguem me esclareça, se essas duas,
    doenças juntas podem ser mais complicadas,pois ele não consegue parar de beber. eu comecei
    a perceber que ele já não tem controle sobre o intestino. a pele os pés e as mãos não tem
    mais cemsibilidade. por favor me esclareçam isso mais com palaras que eu entenda.
    somos casados á dez anos e temos uma filha de sete anos,e temos muito medo de perde-lo
    ele tem 39 anos…por favor me ajudem!!!!!!! muito obrigada.

  71. isa comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 10:55 PM

    Ola!!tenho pesquisado sobre cirrose e estou um pouco assustada se alguem puder me dar uma luz agradeço de coração! Meu marido tem 35 anos e bebe cerveja desde os 18 anos ele toma em torno de 2 a 3 por dia e final de semana em torno de 10 .Desde os 30 anos ele as vezes (principalmente quando ezagera na cerveja) vomita sangue,tem azia sempre,tenho notado que a sua barriga esta bastante inchada e dura e ele fala que se sente estufado(referece que tem sensação de estufamento na barriga), tem tido diarreia ,muito cansaço e falta de ar os olhos poco amarelados ,desde que casamos ele sempre se alimentou pouco mais me diz que sempre foi assim .Amuito custo consegui convence-lo a ir ao medico marcamos uma consulta com o gastro ,mais estou muito anciosa para saber algo e a consulta a para daqui 2 semanas !alguem poderia me falar se estes sintomas podem ser cirrose e com os mesmos qual seria o estagio ?pode ser outra coisa?

  72. isa comenta:

    4 fevereiro, 2009 @ 11:00 PM

    um gastro consegueria detectar ou precizaria de oura especialidade medica?

  73. CH comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 7:14 AM

    Isa,

    Pelo que vc descreveu acima, os sintomas me parecem está associados há algum tipo de doença hepatica, tipo hepatite ou ate mesmo cirrose, podendo até haver outras complicações gástricas, podendo ser no duodeno-intestino, estomago ou esôfago. Mas isso só um médico, que deverá solicitar alguns exames pode te precisar. Mas sabendo que o histórico alcóolico de seu marido é bastante considerável, cabe a vcs decidirem sobre o futuro, pois existe serias possibilidades de caso não tenha desenvolvido ainda, de seu marido esta desenvolvendo alguma doença hepática. O gastro poderá te ajudar, bem como um hepatologista, que cuida de doenças do figado.

    Então, boa sorte a vcs…

    depois da consulta, posta outro comentario aqui de novo, pra que possamos se inteirar de seus resultados, e consequentemente poder ajudar de alguma forma.

    abçs.,
    CH

  74. ch comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 11:15 AM

    v
    Isa,

    Pelo que vc descreveu acima, os sintomas me parecem está associados há algum tipo de doença hepatica, tipo hepatite ou ate mesmo cirrose, podendo até haver outras complicações gástricas, podendo ser no duodeno-intestino, estomago ou esôfago. Mas isso só um médico, que deverá solicitar alguns exames pode te precisar. Mas sabendo que o histórico alcóolico de seu marido é bastante considerável, cabe a vcs decidirem sobre o futuro, pois existe serias possibilidades de caso não tenha desenvolvido ainda, de seu marido esta desenvolvendo alguma doença hepática. O gastro poderá te ajudar, bem como um hepatologista, que cuida de doenças do figado. Mas a ajuda inicial tem q partir de seu proprio esposo, ele se auto-ajudando.

    Então, boa sorte a vcs…

    depois da consulta, posta outro comentario aqui de novo, pra que possamos se inteirar de seus resultados, e consequentemente poder ajudar de alguma forma.

    abçs.,
    CH

  75. Dud@ comenta:

    7 fevereiro, 2009 @ 4:35 PM

    Boa tarde Isa!!!!

    No caso do meu pai, o gastro foi quem detectou os problemas!!!

    Boa sorte…

  76. Iris comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 2:09 PM

    Boa tarde, eu tenho um tio que bebe muito bebida alcóolica, e anda se sentindo muito mal, sentindo fraqueza, dores na garganta (esôfago) queimação, dores nas pernas, desanimado, gostaria de saber se são sintomas de cirrose alcóolica.
    Obrigada

  77. Lidiã comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 11:46 AM

    Peredi meu querido e amado pai no ultimo dia 05 de fevereiro, ele ficou durante 05 dia
    no C.T.I, levei-o em meus braços na madrugada do dia 28 de janeiro tendo convulsões, sendo que aviamos descoberto que els tinha cirrose em setembro de 2008, começamos uma luta pela vida do meu pai, mas foi em vão, 03 dias antes de morrer começou uma diarreia q não parou mais, meu paizinho morreu morreu vomitando sangue, embora reconhecesse a familia, conversava normal, mas descobrimos que ess doença é fatal.Rezamos muito pedindo a Deus um milagre, mas a vontade de Deus era outra! Hoje estamos muito sofridos e com o coração sangrando pela morte do meu pai, ainda tão jovem, 61 anos feitos no dia 06 de janeiro, um mes deois estavamos em seu enterro! só Deus pra nos dar força!

  78. LUIZ CARLOS comenta:

    18 fevereiro, 2009 @ 3:06 PM

    Acabei de receber meus exames de sangue e urina, pois sou um dependente químico e bebo quase que diariamente. Meu TGO deu 77, enquanto o máximo é 38; o TGP deu 115,8 enquanto o máximo dentro dos padrões é 41 e o GAMA deu 239,4, sendo normal até 61. Farei 46 anos depois de amanhã e estou resolvido a deixar de beber desde agora, pelo que li nos depoimentos de vocês, antes de apresentar meus exames ao médico.
    Abraço, consolo em DEUS, que a vida continua !

  79. Dud@ comenta:

    19 fevereiro, 2009 @ 12:29 PM

    Olá Lidiã

    Imagino o que vc está sofrendo, pois meu pai faleceu em 03/01/2008, tbm ficou 5 dias na UTI com hemorragia pela boca e nas fezes tbm. Espero que Deus possa te consolar verdadeiramente, pois tem dias que eu não aguento de tanta saudade do meu pai, ele tinha 67 anos…
    Desejo força pra vc e pra sua família, só o Senhor Jesus pra fortalecer numa hora como essa, ainda assim, as vezes me sinto sem força!!
    Beijos

  80. Paula comenta:

    28 fevereiro, 2009 @ 2:37 PM

    Eu estou com uma peessoa que tem cirrose em casa…Meu pai…
    Abarriga dele ta enorme.Ele ja tirou liquido 2vezes…
    Eu qria saber se qto mais tira mais perto de morrer esta…
    Por que ele bebe ainda….E usa drogas…Eu estou com muito medo ue ele morra…
    Sinto que ele bebe por minha causa;
    A ultima vez que ele tirou liquido…Foram mais de 10 litros…
    Qro sabermais sobre esse assunto…

  81. Lucia comenta:

    4 março, 2009 @ 8:34 PM

    Meu marido é portador de cirrose alcoólica desde MARÇO/2008 (quando descobrimos)
    O que faço aqui também é um desabafo (para quem acompanha de perto o problema) e um alerta para quem é portador do problema.
    Vou descrever abaixo o histórico dele para que vcs vejam que tudo depende do organismo,
    da alimentação e da qualidade de vida da pessoa:
    Ele consumia bebida alcoólica diáriamente desde rapaz. Tinha por hábito se alimentar de
    comidas pesadas, como feijoada, rabada, etc….
    Tinha o saudável hábito de participar de corridas e jogava futebol duas vezes por semana.
    Estava sempre em forma e se cuidava muito.
    Se aposentou há dois anos atrás, então com 50 anos, e foi aí que a coisa se complicou, pois não quis outro emprego e passou a beber durante o dia também – a partir daí começou a ingerir as BEBIDAS QUENTES que são as causadoras de complicações; como a cirrose.
    Em FEVEREIRO/2008 ele passou a apresentar um inchaço nos pés e nos tornozelos, mas ele ignorou nossos apelos (meu e de minhas filhas) para que fosse ao médico.
    Em MARÇO/2008 tivemos que chamar o atendimento médico domiciliar, pois ele estava com pés, pernas e barrigas inchados, como também com uma cor amarelada em todo o corpo e a barriga de ascite. O que provocou a internação, além da quase certeza da cirrose, foi uma infecção nos RINS, que deixou ele dez dias internado, inclusive com alucinações por falta de alcóol no organismo (quase fiquei louca, pois fui acompanhante dele). Ele fez tomografia e ultrassom, onde foi diagnosticado ASCITE e varizes esofágicas.
    Quando saímos do hospital, marcamos um HEPATOLOGISTA ( alguns gastros tratam esta parte também). Meu marido ainda estava com as pernas muito inchadas ainda e o médico internou-o para tirar o inchaço dele.
    Em casa, ele não respeitava a dieta. Ele pecava mais quando comia carne vermelha (pq 2º o médico era o mais difícil de ser processado pelo organismo) e o efeito era VISÍVEL(encefalopatia hepática)=> fala arrastada, movimentos lentos, dificuldade raciocínio, um horror. Além disso, o intestino tem que funcionar obrigatoriamente todos os dias, ao menos 2 vezes ao dia com consistência de fezes de bebê.
    Ele não tomava os medicamentos corretamente, até chegar ao ponto de ter que colocar alguém para monitorar o horário e dá-los.
    Num desses dias em que ele extrapolou, ele quase pôs fogo na cozinha: ele acendeu a chama com a tampa de vidro do fogão abaixada, menos de 1 hora depois que minha filha mais nova sentiu o cheiro de queimado, a tampa se partiu em milhares de pedaços (ele achou que não tinha acontecido nada).
    No princípio de dezembro ele apresentou uma piora no quadro geral apresentando em alguns momentos confusão mental ( encefalopatia hepática ). Via coisas que não existiam, não conseguia guardar senhas, não conseguia mexer com dinheiro.
    Fomos ao médico numa terça feira e eu disse a ele que meu marido não estava bem, e que ele estava apresentando fala arrastada e movimentos lentos e sem EVACUAR há dois dias.
    No dia seguinte, ainda com dificuldades de evacuação, revirou o quarto todo procurando sei lá o que, pois não conseguia se fazer entender.
    Três dias depois da consulta, ele mal conseguia se mover para ir ao banheiro, tínhamos de levá-lo, pois quando falávamos para ele se levantar; ele dizia que não sabia como fazer (IMAGINA A SITUAÇÃO…….) ele já apresentava confusão mental e não tinha noção de nada. Quando o atendimento domiciliar chegou a opção já era para internação em UTI, pois ele apresentava quadro de encefalopatia hepática, desidratação e estado geral muito ruim.
    Nos10 dias de UTI (neste período foi um sufoco para normalizar sua função intestinal e precisou ficar com sonda na urina e sonda nasogástrica), ele somente se lembra dos dois últimos dias, que foi quando voltou a si de fato. E depois foi para o quarto ficando lá mais uns 9 dias. Quando saiu do hospital ele resolveu levar a sério a dieta e assim devagarinho foi melhorando.
    Hoje, ele está fazendo hidroginástica e musculação; já está planejando voltar ao futebol.
    Está se sentindo menos cansado, menos tonto e seu intestino está funcionando relativamente bem, mas não o ideal. De vez em quando sai da dieta, já está apresentando um inchaço nas pernas devido ao excesso de sal na alimentação (teimoso) mas está se recuperando bem!!

    Digo a vocês:
    O principal, além dos medicamentos é claro; É O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO, pq se ele não funcionar, as substâncias tóxicas vão para o cérebro causando o quadro de confusão mental que vai piorando até chegar a uma internação.
    As pessoas que apresentam CIRROSE do tipo ALCOÓLICA, tem uma chance de ter uma qualidade de vida quase normal. Porque quando se tira o que provoca o mal, que no caso é o alcóol; o quadro pode ser estabilizado.
    Há pacientes que são compensados, isto é, o fígado apesar de estar comprometido, consegue se compensar. E há os que não são compensados e necessitam de um transplante.
    Meu marido, segundo a médica que o atendeu, disse que ele está em cima do muro. Por isso ele faz acompanhamento mensal, para avaliação.

    Espero que tenha ajudado com meu depoimento. Só o fato de ter exposto esta situação já me sinto mais aliviada, pois vejo que não estou sozinha.
    Saúde pra vocês! E fiquem com Deus

  82. flavio comenta:

    7 março, 2009 @ 8:22 PM

    olá, tenho 38 anos, gosto muito de vinho, que também é alcool.
    Por isso, queria pedir a ajuda do pessoal que para que venha a parar o consumo.
    Já sinto uns queimores no lado do estomago, será inicio de cirrose?
    Sem mais, espero contar com a ajuda de alguém! Até mais todos.

  83. CH comenta:

    9 março, 2009 @ 6:05 PM

    Flavio,

    Há estudos que apontam varios beneficios do vinho, dentre os quais ajuda a prevenir doenças cardiacas e ate mesmo cerebrais. As recomendações de consumo afirmam que nao se deve tomar “muito e nem muito pouco”. Entao dependendo da frequencia, o vinho é bem recomendado. No seu caso, é melhor voce procurar um gastrico, pois estas queimações inicialmente pode ser indicios de alguma doença estomacal, tipo gastrite, alguma ulcera ou coisa assim. Nao sou medico, mas acredito que ainda é cedo para se falar em cirrose. Procure um gastrico e ele vai te dar as orientações necessarias, marcar exames e se for algo que merecer tratamento, voce vai receber. Provavelmente uma endoscopia digestiva alta.

    boa sorte amigo

  84. Silvia comenta:

    11 março, 2009 @ 11:10 AM

    A melhor coisa a fazer para quem tem o habito de beber “socialmente” ou demasiadamente é procurar um gastro e fazer exames de sangue, pois o alcool prejudica muito o fígado e a cirrose aparece + ou – em dez anos, as vezes com sintomas e outras não, e quando a pessoa começa ter desconforto abdominal poderá ser tarde, a vida não será a mesma e a pessoa sofre muito, com uma descompensação entre os órgãos que deixam de ter sincronia .

    Vale a pena prevenir, a vida é preciosa. Boa Sorte.

  85. Katia Maria comenta:

    12 março, 2009 @ 2:24 PM

    meu marido e alcoolatra a 20 anos de uns dias para cá vem sentindo os alguns sintomas como. dores embaixo das costelas, falta de ar cansaço e noto tambem que,
    seu abdomen está muito saliente para seu corpo.
    só que ele bebe todo dia bebida quente como cachaça. mando ele ir ao medico ele fala ,
    que naõ.pois diz que sabe o que tem.
    e que prefere morrer bebado ,naõ sei mas oque fazer por favor me ajudem.
    obs..se naõ estiver trabalhando ele esta todo tempo bebado .

    meu marido e alcoolatra, a 15 anos . ultimamente ele vem sentindo dores embaixo das

  86. Dud@ comenta:

    12 março, 2009 @ 4:24 PM

    Olá Kátia!!!!

    Lamento pelo seu esposo, como vc pode ver em alguns depoimentos anteriores, eu relato o que ocorreu com o meu pai. Ele já era alcoolatra há mais de 30 anos.
    Faça o possível para ajudá-lo, só Deus pode libertar a pessoa desse vício. Jesus é o único caminho.
    Não desista do seu esposo.
    Eu sempre soube que o alcool fazia mal, mas nunca imaginei que fosse tanto assim. Espero que ninguém passe pela experiência que passei com meu pai. Faz 2 meses e meio que ele morreu, era um homem tão lindo, tão cheio de vida, enfim…se foi.
    Eu torço muito pra que seu marido seja livre desse vício, pois, pelo que o médico do meu pai falava, a única solução era parar de beber, pois, se não me engano, a cirrose não iria evoluir, mas infelizmente ele continuou bebendo…
    Eu conheço várias pessoas q abandonaram esse vício, creio q seu esposo tbm possa abandonar a bebida.
    Deus abençoe vc e sua família com saúde, salvação e paz!

  87. Demiurgo comenta:

    16 março, 2009 @ 10:20 AM

    Eu também estou cirrótico e, porisso, vasculhei esse brilhante site e seus comentários.Tenho 58 anos, vivi bem, bebi gostosamente,namorei muitas garotas e acho que nada tenho a reclamar.Coitado daqueles que nunca beberam e já se encontram vagando pelo espaço, como matéria. Falam muito em deus. Porque deus só aparece nessas horas?Epicuro, filosofo grego já dizia, em seu “tetrafarmaco”- Não devemos temer a morte.Quando ela vier voce nem terá tempo de reclamar.Talvez posso parecer ironico, mas é para tranquilizar as colegas acima e entender que é o ciclo. Seja de cirrose, morte natural, falencia multipla de órgãos provocado por qualquer patologia, um dia acontecerá.O corpo vai. A saudade fica, meninas.Perdi minha mã há tres meses e ainda ouço-a caminhar.É a saudade.Ninguém morre, passa.

  88. paulo comenta:

    19 março, 2009 @ 5:09 PM

    tenho esteatose hepatica provalvenente alcoolica, mas parei de beber sera que pode se tranformar em cirrose, estou muiyo preocupado gostaria de saber qual a dieta que devo esta fazendo uma vez que ja perdi um irmao de cirrose.

  89. Didinha comenta:

    19 março, 2009 @ 9:59 PM

    Olá Paulo, não é difícil encontrar pessoas com esteatose, porque o fígado tem a função em filtrar tudo que nós ingerirmos.
    A bebida alccolica tem muita calorias e “nada” de nutrientes, então toda essa caloria se aloja no fígado transformando em gordura.
    O fígado deixará de ter esteatose caso vc realmente evite bebidas alcoolicas e comida gordurosa e fazer caminhadas exercícios físicos, agora se vc continuar sua rotina sem um regiminho é claro que um fígado com esteatose poderá tornar-se cirrótico.
    Nada como procurar um médico para seus esclarecimentos…
    Cuide-se ok.

  90. tiago comenta:

    4 abril, 2009 @ 1:15 AM

    eu bebo des dos 13 anos vou fazer 18 e cada dia eu bebo mais , so cerveja nada a mais , queria saber se eu continuar assim com qual idade eu poderei ter esse tipo de doença ou ualquer outra que a bebida alcoolica cause ???

  91. tiago comenta:

    4 abril, 2009 @ 1:18 AM

    OBS:EU JAH TENHO PEDRA NO RINS!!

  92. CH comenta:

    4 abril, 2009 @ 7:33 AM

    Caro Tiago,

    Nao é possivel te precisar exatamente com qual idade vc poderia desenvolver alguma doença causada pelo alcoolismo. Isso depende de cada individuo. Mas observando teu historico, onde vc diz que começou a beber bem cedo, geralmente ocorreria entre os 40 ou 50 anos, claro, como te falei não há como precisar essa idade, mas os estudos clinicos apontam uma maior frequencia nesta faixa de idade, podendo ocorrer antes ou depois. Os maiores agravantes para se desenvolver uma cirrose, seria as bebidas quentes, não que a cerveja nao seja prejudicial, mas vale lembrar que ambas contem alcool. Lembrando que vc ja tem um fator negativo que sao as pedras nos rins, entao cabe a vc, decidir o que quer pra sua saude e sua vida…

    boa sorte…
    abçs.,

  93. tiago comenta:

    5 abril, 2009 @ 4:55 PM

    muitu obrigado!!!!

  94. vivian comenta:

    19 abril, 2009 @ 8:04 PM

    meu pai no último dia 15 de abril foi internado com hemorragia, após feito endoscópia descobriu-se a varizes esofagiana, ele é etilista a muitos anos. gostaria de saber mais sobre as complicações e seus tratamentos. desde já agradeço.

  95. Cida comenta:

    20 abril, 2009 @ 8:28 PM

    Olá Vivian, seu pai tem algum outro problema de saúde?
    Se for somente as varizes no esôfago os especialistas amarrarão os locais que sangram e com tratamento ele continuará bem.

  96. Daniel comenta:

    24 maio, 2009 @ 12:47 PM

    vendo estes depoimentos desta terrível doença ,também quero compartilhar a minha dor com vcs , meu pai faleceu nesta última quarta-feira 205\2009 as 11:50, devido as complicações de cirrose, ele sempre bebeu e os últimos anos posso dizer que ele bebia todo dia desde cerveja até whisky, porém seu vicio teve um preço alto , por volta de 3 meses atrás ele começou a ficar com a pele e olhos amarelos , a barriga dele cresceu exageradamente, e começou uma diarreia crônica, teve de ser internado as pressas ficou três dias sem reconhecer ninguém devido a Halocefalia, no quarto dia ele voltou a si , recebeu alta , achamos que ele estava melhorando, passou no médico compramos os remédios ele estava tomando tudo certinho, porém no domingo 175, ele começou a vomitar sangue foi chamada a ambulância e foi internado novamente ,com o passar do tempo só foi piorando a hemorragia aumentou , me lembro que no dia anterior de seu falecimento eu fiquei como acompanhante dele no hospital , e digo , foi a pior experiência que ja tive na minha vida meu pai não parava de se debater , ele não reconhecia mais ninguém , teve de ser amarrado na cama, com uma sonda no nariz para sair o sangue do estômago , no dia seguinte as 11:50 ele veio a falecer , não sei , mas fiquei mais aliviado e triste claro , ao ver ele naquela situação que se encontrava ele ficou internado em um pronto-socorro na cidade de Itanhaem (público) infelizmente,,, hoje fico pensando será que eu poderia ter feito algo antes ,a cirrose é uma doença terrivel eu não achava isso até passar por isto que passei.

  97. tiago comenta:

    24 maio, 2009 @ 5:47 PM

    sinto muito pelo seu pai lamento

  98. Katia Maria comenta:

    25 maio, 2009 @ 10:59 AM

    amigo daniel meus pesames. sinto muito pelo seu pai. mais infelismente á vida é assim estou passando por esse mesmo problema com meu marido.meu marido é um alcoolatra há 20 anos . bebe todo dia bebida quente como cachaça.ele é um ótimo funcionario publico com 25 de estado; elogiado por seus superiores,mais ele trabalha 12horas é folga 24 horas é nessa folga ele manten -se bebado direto sem parar nen para se alimentar se. ultimamente vem sentindo alguns sintomas como dores embaixo das costelas, falta de ar é percebo tambem seu abdomen meio saliente, pois ele ésta muito desnutrido.por favor daniel me escreve falando como começou os sintomas do seu pai.um abraço

  99. Daniel comenta:

    25 maio, 2009 @ 5:57 PM

    Olá Katia, vi seu depoimento e pelo que vejo seu marido esta com os sintomas de uma cirrose , hoje depois do acontecido com o meu pai , me lembro que muito antes de terem aparecido os sintomas mais agressivos ,cerca de um ano atrás ele também tinha dores abdominais , e falta de ar, e tambem me lembro que ele sempre que comia alguma coisa (se alimentava normalmente) logo em seguida tinha azia , também lembro-me que a barriga dele ja estava meia sobressalente, olha Katia se eu soubesse destes sintomas talvez poderia ter alertado meu pai com antecedência, infelizmente esta é uma doença silenciosa e quando ela vem a tona (no caso do meu pai) foi tarde demais para ele , para vc vejo uma luz , converse com seu marido,mostre para ele este site , pede para que ele veja estes depoimentos , vá ao médico , não espere , porque o que passei junto a minha família , sinceramente não desejo para ninguém, ele pode precisar de ajuda parar de beber porque ao menor sinal de cirrose a pessoa tem que cortar imediatamente o agente causador neste caso o alcool, meu pai, cerca de três meses atrás quando ele ficou com a pele amarela barriga grande (esqueci também com os pés bastante inchados na região do tornozelo) ele cortou imediatamente o uso de alcool , mas não adiantou.
    Bom, katia repito novamente convença ele a ir no médico, para ter um diagnóstico mais preciso, e te desejo muita sorte para vc é seu marido , cuidem-se pois com saúde não se brinca

  100. Daniel comenta:

    25 maio, 2009 @ 8:54 PM

    detalhe, o nome de meu pai era Felix e ele tinha apenas 54 anos

  101. lucilene antonia comenta:

    25 maio, 2009 @ 10:29 PM

    meu nome e lucilene
    perdi minha irma no dia 14/05 pois ela bebia muito , e ja tinha sintomas de cirrose epatica, A CINCO ANOS ELA MORAVA PERTO DA MINHA CASA , MORAVA SOZINHA E NAO GOSTAVA MUITO DE AJUDA TEVE VARIAS INTERNAÇOES , MAIS SEMPRE MELHORAVA , ELA ERA UMA PESSOA QUE NAO MIM ENCOMODAVA EM NADA POREM NAO GOSTAVA DE AJUDA MINHA FAMILHA MORA EM OUTRO BAIRRO , EU SEMPRE LIGAVA PARA ELES PARA VIR AJUDALA , MAIS ELES NAO QUERIAM SABER DELA , ELA ESTAVA MUITO MAGRA E MUITO AMARELA . E NAO CONSEGUIA ANDAR DIREITO , MAIS FOI LOGO MIM AVISANDO QUE NAO QUERIA IR PARA O HOSPITAL , MAIS ACABEI LEVANDO ELA CONTRA A VONTADE DELA, ELA FICOU NA EMERGENCIA DOIS DIAS TOMOU SANGUE ,E O MEDICO MIM FALOU, QUE ELA ESTAVA COM UMA ANEMIA MUITO GRAVE , E QUE ELA IRIA FICAR ENTERNADA FORA DA EMERGENCIA , POIS ELA BEBIA SO CAÇHAÇA E FUMAVA MUITO , NA INTERNAÇAO O OUTRO MEDICO MIM FALOU DA CIRROSE E TAMBEM QUE ELA ESTAVA COM PROBLEMA NA MEDULA E QUE MAIS TARDE SERIA TRASFERIDA PARA OUTRO HOSPITAL , ELA FICOU UMA SEMANA BEM ANDANDO BRINCANDO , DEPOIS FOI PARA OUTRO HOSPITAL , NESTE HOSPITAL ELA FICOU MAIS DOIS DIAS BEM POREM NO DIA EM QUE EU NAO FUI FICAR COM ELA NO HOSPITAL POIS O MEU IRMAO QUE ELA NAO GOSTAVA DELE E TINHA MUITA MAGOA DELE FOI VISITA-LA CHEGANDO LA ELE MIM LIGOU DIZENDO QUE ELA SERIA ENTUBADA , FUI CORRENDO PARA O HOSPITAL CHEGANDO LA ELA JA ESTAVA NO CTI ENTUBADA E CEDADA , FUI VISITA-LA TODOS OS DIAS LA ELA FICOU 13 DIAS OS MEDICOS FARAM QUE ERA GRAVE MAIS QUE PODERIA MELHORAR DEPOIS OS MEDICOS TIRARAM A CEDAÇAO E ELA MIM CONHECEU EU FALAVA COM ELA E ELA MIM ENTENDIA POREM ELA ESTAVA MUITO INCHADA COM UM CORPO ENORME E O ROSTO MAGRO A BARRIGA DELA ESTAVA MINANDO AGUA E NO OUTRO DIA ELA VEIO A FALECER MIM SINTO CULPADA POR TER LEVADO ELA PARA O HOSPITAL E MIM SINTO CULPADA POR NAO TER ESTADO COM ELA NO MOMENTO QUE ELA FOI PARA O CTI POIS FIQUEI COM ELA TODOS OS DIAS MENOS ESTE DIA QUE ELA FOI PARA O CTI , POR FAVOR MIM AJUDEM SEI QUE A CIRROSE E UMA DOENÇA QUE MATA MAIS SERA QUE FIZ CERTO LEVANDO ELA PARA UM HOSPITAL CONTRA A VONTADE DELA POR FAVOR MIM AJUDEM

  102. Katia Maria comenta:

    26 maio, 2009 @ 1:11 PM

    daniel, meu marido já foi internado numa clinica para dependente quimico, passou 06 meses internado teve alta. passou mais 06 meses em casa sem beber. ai…ai..veio a recaida , fazem 07 anos que essa recaida naõ larga ele. daniel imagine numa pessoa que quando está de folga , acorda ás 05 da manhã e bebe um litro de cachaça . é assim vai até as 10 da noite. quando ele passa mal , eu o convido para irmos ao hospital ele fala que só vai no hospital quando for para voltar numa urna.como naõ consigo ajuda-lo isso vai me desesperando, nesse exato momento ele acordou de um porre. é esta se arrumando para sair é pegar outro porre só peço a deus que ó proteja é leve essa doença para bem longe dele , no que acho muito dificil; um abraço de uma amiga …kátia

  103. Daniel comenta:

    26 maio, 2009 @ 9:38 PM

    Bom Katia, olha o que posso te dizer , seu marido tem que passar um susto para cair na real , meu pai também dizia o mesmo antes de ter um sintoma mais sério, mas vejo que no seu caso ainda é tempo , porque os sintomas são iniciais (eu acho, depende de cada caso) e se for necessário que ele se interne novamente, tente mostrar para ele o quanto e dolorosa esta doença , eu sei o que é VER UMA PESSOA SOFRENDO, desejo para você é seu marido muita sorte é que vcs consigam resolver este problema

  104. Daniel comenta:

    26 maio, 2009 @ 9:45 PM

    lucilene vc fez o que é certo , não se sinta culpada por sua irmã , perdi meu pai recentemente , e também me senti impotente por achar que não fiz nada, mas estar do lado da pessoa na hora que ela mais precisa é muito importante, infelizmente esta é uma doença terrivel , o fato de vc ter levado ela ao hospital é sinal que vc é uma boa pessoa, lamento pela sua irmã , boa sorte , e bola para frente

  105. Alessandra comenta:

    26 maio, 2009 @ 10:31 PM

    Nunca havia convivido antes com o alcoolismo e seus efeitos devastadores no organismo. Mas minha sogra, com 64 anos, é alcoolatra inveterada e com diagnóstico de cirrose hépática crônica há dois. É duro assistir a vida se esvaindo da pessoa. Hoje ela apresenta um grave quadro de anorexia, a barriga está inchada, perde em algumas ocasiões o controle do intestino, apresenta confusão mental e os pés e pernas, há uma semana, estão inchados.

    Lendo os comentários acima, percebi que os inchaços representam o estágio avançado da doença. Não sabia disso.

    Minha sogra está sem beber há uma semana aproximadamente, desde que praticamente trancamos sua casa, pois ela nunca se ajudou e , além disso, um vizinho , também alcoolatra, levava cachaça para ela diariamente. Ficamos uma fera, pois moramos muito longe dela.

    Mesmo com este quadro e longe do álcool, minha sogra sente fome ( e come bem nestes momentos) e alterna bastante os estados de confusão mental.

    Por favor, ajudem-me a compreender esta doença. É muito grave o caso dela? Conseguimos interná-la há um dia ( finalmente, pois os médicos entendiam que o caso era clínico, não requerendo internação, pode?) e está em jejum para a realização de exames com imagem.
    O inchaço nos pés e pernas já duram uma semana.

    Muito obrigado.

  106. Marceli comenta:

    27 maio, 2009 @ 10:00 AM

    Olá… Descobrimos segunda-feira que meu pai tem cirrose, ainda não sabemos qual foi a causa, pois ele não bebe muito, sabemos que a doença está no inicio e gostaria de saber uma dieta, um cardapio que faça bem para ele, pois ele está completamente sem apetite. Por favor se puder mande para o meu e-mail, estou muito preocupada com ele…
    Desde já obrigado

  107. lucilene antonia comenta:

    27 maio, 2009 @ 10:51 AM

    eu gostaria de saber de algum medico se uma pessoa que esta andando e falando , e estava enternada na enfermaria , com cirrose epatica e plaquetas baixa , poderia ser entubada e levada para o c t i so por que ela estava fumando dentro do hopital por favor mim ajudem, ou si a pessoa vai para o cti por que o quadro e muito grave, pois minha irma estava andando e falando porem os medicos a entubaram na enfermaria ela estava conciente , eles so mim falaram que os exames dela estavam muito ruim
    por favor mim ajudem a entender pos ela faleceu no cti apos 13 dias

  108. Sílvia comenta:

    29 maio, 2009 @ 6:55 AM

    Não sou médica, mas perdi o meu irmão com cirrose hepática.
    O fígado neste estágio avançado, para de funcionar, e consequentemente todos os outros órgão, o líguido que a pessoa retém (Ascite) está cheio de bactéria…então difícil sair desse quadro, a pessoa acaba falecendo em média 15 dias..
    Acredito que no caso da sua irmã os pulmões estavam debilitados para receber oxigênio, quando colocam sonda, aí pode esperar três dias ela não se recupera mais.
    Os paciêntes ficam entubados, amarrados, querendo abrir os olhos e não tem mais controle em seu corpo.
    Conversando com médicos, descobri que eles ouvem tudo, até o final, sem poder te responder, mas a bolinha dos olhos mexem.
    Triste, não é?
    Abraços

  109. lucilene antonia comenta:

    31 maio, 2009 @ 12:02 PM

    Eu gostaria de deixar aqui um alerta para as pessoas que tem um familiar que é alcolatra, faça tudo para ajudar essa pessoa mais com muita paciencia e amor. Não espere que esta pessoa vai ter atitudes sozinha pois é muito difícil isto acontecer. Perdi minha irmã no dia 14 de maio com cirrosse hepática. Ela tinha 46 anaos e há cinco anos tinha descoberto a doença ela teve várias internações. Perdeu tudo que tinha e nao gostava de hospital e nem de tratamento. Ela teve várias internações, mas mesmo assim continuava bebendo, minha familha por cinco anos não participou da vida dela. Achavam que ela bebia por que queria, ela morava perto da minha casa, morava sozinha, as vezes quando eu chamava o samu para levar ela para o hospital ela falava que nao queria, e eles nao levava contra a vontade dela ela ficava com os pés inchados, magra e amarela, e isso mim deixava muito triste eu era sozinha para tentar ajuda-la. Agora me sinto culpada pois quando levei ela para o hospital já era tarde. Ficou 20 dias internada, 13 no CTI. Os dias que ela ficou na enfermaria ela estava bem andando falando, mas num domingo ela foi levada para o CTI ela estava conciente mais com falta de ar. No CTI ela ficou 5 dias sedada e o restante , mesmo entubada ela me reconhecia e falava com os lábios, mas eu não conceguia entender muito bem. Ela inchou tanto que a barriga dela ficou minando água. Foi muito triste. Sinto por não ter conseguido ajuda- la antes. Ela sofreu muito e acabou falecendo no dia 14/05/2009.
    Peço a voces que tem um familiar que bebe ajude o mais rapido possível. Mas com sabedoria e muito amor pois a pessoa que é alcolatra não tem conciência do que a espera num hospital. Gostaria de entrar em contato com pessoas que já perderam um familiar, da mesma forma ou que esteja passando por este problema, por favor entre em contato comigo. lucileneantonia@oi.com.br

  110. alexandre comenta:

    3 junho, 2009 @ 9:36 AM

    oi eu bebo todo dia , wuiski…
    e hj navegando na net me deparei com isso…
    keria saber .??…………ja faz muitos anos ki bebo , ..todos os dias….
    e vida sedentaria tbm…,
    qual o meu quadro ?

    estou realmente no quadro de risco??? ja tenho 38 anos…….beber desde dos 18…..e fumo tbm ….
    nw sinto nd de diferente…mas vendo os relatosss …………………….
    axo ki vou parar ….com os vicios……………
    axo ki isso deveria ser mais divulgado..pela imprensa ,,,ate pelas fabricas d bebidas…
    no tabagismo ja nw fazem , entaw pq no alcool tbm..
    obriado por abrir meus olhos…

  111. Katia Maria comenta:

    3 junho, 2009 @ 6:48 PM

    lucilene vocé foi uma pessoa maravilhosa com sua irmã só o fato de vocé naõ te-la abandonado no momento de sua doença , já mostra o ser humano do bem que vocé é .assim como vocé , estou passando por este mesmo problema . meu marido tambem é alcoolatra é como sua irmã tambem foi abandonado por sua familia . eles mudaram até de endereço para naõ saber noticia , resolveram de repente naõ fazer mas parte da vida dele pois eles sentem vergonha de sua doença. meu marido é uma pessoa que naõ faz mal á ninguem só a ele mesmo. ele é funconário publico, trabalha 12 horas folga 24 .mas nas folga está senpre bebado, acorda de um porre ,é torna a ficar porre de novo, isso já faz 20 anos ele tem só 40 anos mas parece ter 70 de tanto que á bebida já lhe consumiu naõ sei mas o que faço as vezes pergunto a DEUS se ele nos esqueceu.pois cada porre que ele pega eu entro em desespero,pois alguns amigos dele morreran bebado enquanto dormian neste momento ele está para chegar do serviço mas já vem bebado , dorme bebado acorda é vai beber de novo até no dia que DEUS quiser.

  112. lidia comenta:

    8 junho, 2009 @ 7:45 PM

    o meu marido tem uma cirrose derivada ao alcol gostaria de saber qual a probalidade de sobrevivencia deixando de beber e fazer tratamentos quanto tempo podera sobreviver?

  113. Daniel comenta:

    8 junho, 2009 @ 9:05 PM

    Lidia
    vi seu comentario , cada caso e um caso , quem tem que dar um diagnostico e um medico, meu pai faleceu no ultimo dia 20 de maio devido a cirrose provocada pelo alcool, sei que aprimeira coisa a se fazer e cortar o agente causador , no seu caso o alcool, mas tem que ter acompanhamento médico, leia meu depoimento , alias leia todos vc aprendera bastante sobre doença , boa sorte para vc e seu marido

  114. Márcia Martins comenta:

    10 junho, 2009 @ 7:00 PM

    Ola a todos! Meu pai fará no dia 23/06/2009 1 ano que se foi…em virtude do vício do álcool! É mto triste ver um familiar morrer em sua frente com hemorragias e nada poder fazer! Saudades eternas… marciamgama@yahoo.com.br

  115. lucilene comenta:

    30 junho, 2009 @ 8:22 PM

    katia seja forte e ajude seu marido em quanto ele esta vivo nao brigue com ele , pois ele nao tem noçao do mal que a bebida pode fazer na vida dele , durante cinco anos eu tentei sozinha ajudar a minha irma , pois a minha familha nao quiz saber dela , minha irma as vezes era agressiva e nao queria minha ajuda pois era muito orgulhosa mais tudo isso faz parte de uma pessoa alcolatra, quem e alcolatra nao quer ir para o hospital e tambem nao gosta de ajuda , minha irma era uma pessoa que eu amava muito ela era divertida ,onesta e muito guerreira , ela mesmo alcolatra ela era custureira tinha 46 anos morava sozinha perto da minha casa , eu ajudava ela sempre quando ela permitia , mais ficava trite por que somos 7 irmaos e niguem da minha familha queria saber dela , nem mesmo a propria filha , katia minha irma nao queria ir para o hospital , esta sera a culpa que vou carregar pois ela mim disse por varias vezes que nao queria ir para um hospital , so que quando tive que tomar a dicisao de levar ela para hospital eu nao imaginava que ela iria morrer, foi muito triste pois ela ficou 3 dias na emergencia 5 dias na infermaria depois foi trasferida para outro hospital , fiquei com ela todos dias ela brincou muito comigo mim falou que eu era otima e que meu filho de 11 anos era muito bom e puro e que era para ele orar para ela para voltar para casa , mais quando minha familha viu que ela esta enternada começaram ir visitala um dia foi minha mae e no outro o meu irmao , o meu irmao foi no domingo mim ligou e disse que iria ficar com ela , neste dia ela estava super bem aparentimente mais foi so ele chegar passado cinco minutos ela ela si sentiu mal foi entubada , tentei chegar a tempo no hospital mais nao consegui , quando cheguei ela ja estava no cti , no ti ela ficou 13 dias , minha familha chegava ate brigar para ficar com ela no cti , mais na verdade eles queriao que ela morrese , pois ele nao queriam cuidar dela , katia no cti minha irma tentou si comunicar comigo varias vezes mais como ela estava entubada nao consegui entender e ela acabou falecedo , ela teve um velorio muito bunito e cheio de lagrimas falças , mais tive que supotar . mais tem 30 dias que ela faleceu e todos ja esqueceram , estou infeliz mim sintindo culpada por ter levado ela para o hospital , por quando uma pessoa e alcolarta e cai no hospital todas as doenças aparecem. mim sinto cupada de ter permitido a visita do meu irmao , pois foi no dia que ele esteve no hospital que ela piorou , katia lute por seu marido pois enquanto a vida a esperança , si voce quizer falar comigo e so mim mandar uma mensagem lucileneantonia@oi.com.br fique com DEUS

  116. Sueli comenta:

    9 julho, 2009 @ 9:22 PM

    Meu pai… desde o ano passado
    esta se virando bem mesmo tendo diagnosticado cirrose hepatica
    devido o consumo por anos de bebida alcoolica
    na verdade… ele tem se queixado de caimbras agora
    Mas, parou de beber por completo e esta se sentindo bem melhor
    toma varias vitaminas e tenta se alimentar bem
    agora… vem apresentando uma anemia profunda, pois, andou se alimentando por frutas em demasia esquecendo do que é realmente importante pra ele.
    Ele toma todo dia lactolona para que nao venha a ter encefalopatia hepatica.

    é um lutador….
    eu estou preocupada com a anemia agora…..
    mas diante do quadro.. . acho q é até q normal ter anemia…

    bom….
    estou torcendo por ele.

  117. Lucia comenta:

    11 julho, 2009 @ 4:20 PM

    Sueli,

    Quem bom que seu pai está tendo bons resultados. Meu marido (que tem cirrose alcoolica)está bem desde janeiro deste ano, segundo os médicos ele é um paciente compensado. Basicamente ele tem que tomar a vitamina B1 diariamente por recomendação médica (meu marido toma) Procure enriquecer a alimentação dele com muita couve, brocólis, beterraba (se não for portador de diabete).
    Quanto as caimbras, isto também acontece com frequência com meu marido.

    Na última consulta com o médico, foi solicitado exame de sangue para verificar o que pode ser feito para amenizar o problema. Inclusive estou mais aliviada pq ela disse que o nível de comprometimento da cirrose do meu marido, está no nível 14 – e o nível para transplante de fígado é o 32.

    Desejo a todos vocês que tem este problema, muita saúde e determinação. Mas não deixem de comparecer às consultas( que tem que ser mensais no caso do meu marido) pois o acompanhamento médico é fundamental para o bem estar deles.

    Torço por todos vcs, pq sei que é muito díficil!!!

    Como eu já havia dito aqui ( 04-março-2009); o fundamental é o funcionamento do intestino rigorosamente todo dia. Hoje em dia ele não utiliza mais o medicamento que você mencionou, mas um outro que dá um resultado melhor. E graças a Deus tudo vai indo bem.

  118. rose comenta:

    12 julho, 2009 @ 8:06 PM

    meu pai bebe desde os 19 anos, bebia muito mesmo, há mais ou menos um mês ele começou a sentir dores e começou a tomar voltarem por conta dele mesmo, dizia que estava com ácido úrico, então parou de beber, foi aí que começaram os problemas, não comia mais, emagreceu muito. Lendo os depoimentos anteriores foi que percebi que ele já estava com cirrose, só que eu não conhecia os sintomas: pele e olhos amarelados, pés inchados, abdomem inchado, dificuldade para falar, disenteria constante. Não aceitava que o levássemos ao médico, dizia que não precisava, dia 11 ele amanheceu vomitando sangue, nós o levamos para o hospital e ele ficou internado, o diagnóstico é cirrose, o médico diz que ele está com as varizes do isôfado dilatadas e comprometidas, continua em jejum absoluto fazendo vários exames, ele não vomitou mais sangue e as fezes não apresentam sangue. O médico disse que vai iniciar o tratamento, gostaria de saber se com esse quadro que ele apresenta, quando ele receber alta e se não voltar a beber, tem como o quadro se estabilizar e ele melhorar.
    Obrigada.

  119. Lucia comenta:

    16 julho, 2009 @ 9:41 PM

    Rose, sinto pela situação do seu pai e desejo que melhore. Provavelmente seu pai vai ter de fazer ligadura das varizes do esofago ( através de endoscopia). Ele vai melhorar ,se seguir, rigorosamente a prescrição médica e nunca mais beber alcool. Vai ter que seguir dieta rigorosa também, sem carne vermelha até ele estabilizar. Tenha muita fé e força.
    Abraços

  120. Verônica comenta:

    7 setembro, 2009 @ 6:51 PM

    Estou com meu pai enfermo, cirrose alcóolica, sempre disse pra ele parar de beber, desde o início dos inchacos dos pés. Na verdade ele nunca acreditou que iria acontecer com ele. Hoje, 07/09 fui visitá-lo, mora com sua mulher, e o que encontrei foi desesperador. Os pés já estão desinchados, a barriga está diminuindo, mas a fraqueza (muito magro, fala pouco e anda pouco ) é triste de ver e apresenta sinais de confusão mental ( outro detalhe, a esposa dele disse que evacua sangue mas não sei se é devido a doença ou se a hemorróida dele está atacada, pois sempre teve ). Ele terá uma consulta em 15/09, a médica vai dizer o que será preciso fazer daqui em diante. Estou muito preoculpada pelo que li acima, mas tenho fé em Deus….

  121. Lidiã comenta:

    8 setembro, 2009 @ 4:37 PM

    Que Deus ajude a vc e aseu pai Veronica! É dificil ver quem tanto amamos nessa situação. Queria ter feito mais por meu paizinho. Se conhecessemos essa doença anets poderiamos ter ajudado meu pai, pois lembro que no inicio ele se confundia com os numeros, errava sempre na hora de telefonar pra alguem, tremia muito e ja não conseguia escrever sue nome certo ou todo. Mas a dor da saudade do meu pai ainda é forte e dia 05 de setembro completou 07 meses que Deus o levou! Muita força pra todos que estão enfrentando esse problema e que Deus olhe pelos nossos!

  122. Marcela comenta:

    11 setembro, 2009 @ 11:33 AM

    Meu pai foi enternado diversas vezes por causa da encefalopatia causada pela cirrose hepatica,faz +/- uns 6 anos q ele tem cirrose e o médico disse q a cirrose dele esta no ultimo gostaria de saber oq isso quer dizer???e ele tbm tem diabete mas nao tratata de ambas as doencas

  123. Sílvia comenta:

    16 setembro, 2009 @ 9:09 AM

    Marcela, perdi meu irmão com cirrose, vi o sofrer muito, e quando o médico diz que está no último estágio o paciente passa por falência dos órgãos até morrer lentamente.
    Dê muito carinho, porque o médico disse que eles ouvem até o último momento, principalmente quando internado usando a sonda para que possa se alimentar, a fraqueza não deixa nem abrir os olhos.
    Deus abençoe a todos. Sílvia

  124. gislaine comenta:

    24 setembro, 2009 @ 7:36 PM

    Meu pai teve o diagnostico de cirrose tem alguns anos. já ficou enternado por varias vezes e nuncadeu ouvidos aos médicos nem para a familia não parava de beber por nada nem os remedios que os medicos receitavam ele tomava e não aceitava que se falasse no assunto, ele tem os olhos muito amarelos, come muito pouco, tá sempre inchado…..
    Então, nessedia 12 ele sofreu um derrame cerebral, esta numaUTI cedado, entubado, dia um pouquinho melhor,outros não e se sair dessa com certeza vai ficar com muitas sequelas.
    É tudo muito triste e cruel com ele e com a familia.
    Que Deus nos ajude !!!!!!

  125. Leila comenta:

    6 outubro, 2009 @ 12:06 AM

    Gislaine , sinto muito por seu pai , nessas horas ficamos sem palavras . Espero que você seja forte neste momento , pois ele precisará de vc e muito . Imagino o que você esteja passando , porque tenho certeza , embora meu pai me esconda , pois não moro mais com ele , que ele tenha cirrose , e pelos sintomas dele e pelo pouco que ele falou que a médica disse , a coisa está num ponto que , talvez , só o transplante ajude , por isso imagino o que você esteja sentindo. . Te desejo força , muita luz , muita paz e que você seja uma vencedora , mesmo que as coisas não saiam do jeito q vc deseja , Deus faz o melhor para todos nós . Um grande beijo dessa sua mais nova amiga . Seja forte .

  126. fernand@ comenta:

    7 outubro, 2009 @ 12:54 PM

    ola sou filha de um pai q ten problema de cirrose devido ao alcool ele n estava se tratando como o medico gostaria bebia td dia de manha a tarde e a noite agora ele esta na uti o rim n funciona o figado n funciona ele tem ulcera e muito maissss o medico dele disse q tem que se prepar para o pior mas mesmo assim eu tenho muita fe.
    N RECLAMEM DE SEUS PAIS QUANDO ELE N ESTIVER VCS VAO
    SABER A DOR Q EU PASSO.

  127. Verônica comenta:

    11 outubro, 2009 @ 1:40 PM

    Estou aqui mais uma vez, minha notícia não é nada animadora, perdi meu pai!!!! Ele foi para a consulta no dia marcado, no dia seguinte a dra. marcou novos exames já ficando internado. Só não entendi o porque um dia depois a internação ele ficou fragilíssimo, nos escutava, mas mal abria os olhos. É difícil falar isso, a dra não nos passava mas estava claro o que iria acontecer. Saudades pai, te amo !!!!!

  128. GISLAINE comenta:

    15 outubro, 2009 @ 4:00 PM

    bom minhas noticias ñ são boas, depois de um mês de luta na UTI de um hospital, venho aqui pra disser que hoje de manhã meu pai faleceu, depois de muitas complicações
    como epatite,pneumonia, pancreatite entre outros ele se entregou…..

    OBRIGADA PELA FORÇA

    e eu vou Rezar todos os dias pelos q estão passando pelo mesmo problema

    Que Deus abençoe todos nós!

  129. MARIVONE S. OLIVEIRA comenta:

    24 outubro, 2009 @ 12:22 PM

    OI ,NO MOMENTO TODOS DA MINHA FAMILÍA SOFREM MUITO, PORQUE O MEU TIO ,DE 38 ANOS G.SCARVALHO ADQUIRIU A CIRROSE ALCOLICA ,FAZ TRATAMENTO NO HC DE SÃO PÁULO JÁ FAZ 1 ANO E 3 MESES, VIVE PERMANENTEMENTE DE DIETA, UMA DIETA MUITO RIGOROSA SEM NEM UM TIPO DE PRTEINA ANIMAL ,SÓ CARNE DE SOJA, LEITE DE SOJA TUDO A BASE DE SOJA,É MIUTO DIFICIL VE-LO TER VONTADE DE COMER AS COISAS E Ñ PODER ,ELE TEM ASCITE AS VESES BAIXA VEZES SOBE , E ASSIM VAI LEVANDO A VIDA ATÉ O DIA Q DEUS QUISER ,TORCENDO PRÁ Q UM DIA ELE CONSIGA UM TRANPLANTE Q ELE É FORTE, E MUITO ESPERANÇOSO, TEM MUITA FÉ Q VAI SE CURAR ,ACHO Q ISSO É O MAIS IMPORTANTE ,LUTO C ELE E FAREI O Q TIVER AO MEU ALCANÇE PARA AJUDA-LO PQ EU AMO MUITO!!!!!!!!!!!!!!!

  130. tina comenta:

    19 novembro, 2009 @ 11:42 AM

    pOR FAVOR ME AJUDEM
    Meu pai 76 anos, nasci com ele alcoolatra, também fuma muito..
    Caiu na chuva quebrou duas costelas, recebeu alta e voltou para os hospital já no dia seguinte muito inchado, encontraram o intestino aberto(muito estranho na área aberta porque estava protegida por um orgão) com laparoscopia investigatoria encontraram um tumor no estômago…
    O medico não falou nada sobre sobre cirrose, ele hoje está na UTI mas sem sangramentos, muito inchado e o corte cirurgico não cicatriza…Tem tido alucinações, mas as vezes fica lucido como se estivesse se recuperando..
    alguém me ajude, o que devo esperar?? Devo me preparar??Estou confusa com meus sentimentos, ás vezes penso que seria melhor ele descansar…

  131. tina comenta:

    19 novembro, 2009 @ 11:43 AM

    Meu pai 76 anos, nasci com ele alcoolatra, também fuma muito..
    Caiu na chuva quebrou duas costelas, perfurou o pulmão, recebeu alta e voltou para os hospital já no dia seguinte muito inchado, encontraram o intestino aberto(muito estranho na área aberta porque estava protegida por um orgão) com laparoscopia investigatoria encontraram um tumor no estômago…
    O medico não falou nada sobre sobre cirrose, ele hoje está na UTI mas sem sangramentos, muito inchado e o corte cirurgico não cicatriza…Tem tido alucinações, mas as vezes fica lucido como se estivesse se recuperando..
    alguém me ajude, o que devo esperar?? Devo me preparar??Estou confusa com meus sentimentos, ás vezes penso que seria melhor ele descansar…

  132. Marcus comenta:

    9 dezembro, 2009 @ 4:49 AM

    Bom dia,

    Possuo 24 anos de idade e bebo há 7 anos.
    Eu não bebo diariamente, muito menos em intervalos curtos (todos os finais de semana, por exemplo), mas geralmente quando bebo, bebo bastante.. porém fico praticamente 1 mês sem beber novamente, tive épocas em que não bebi durante meses, mas por vontade própria mesmo, não sinto necessidade do álcool atualmente, somente para entrosamentos sociais, mesmo assim eu fui diagnosticado como Alcoolátra Agudo (aquele que possui grandes intervalos sem o álcool, mas quando bebe, bebe muito).
    Cerca de 8 meses pra cá, tenho tido refluxo, raramente muito forte, ganhei peso, ganhei um pouco de barriga e sinto que estou com estômago alto, mas não me sinto inapto a nada, a minha força muscular é ainda maior que antes, não sinto cansaço e não sinto confusão mental, trabalho com tecnologia e meu trabalho requer muita concentração, não tenho problemas com ele.

    Enfim, há 4 anos eu perdi minha mãe por alcoolismo.
    Devo comentar também que sou assíduo por café, e, estudos mostraram que as pessoas que consomem café são menos suscetíveis a adquirir cirrose hepática.
    Não creio que tenho problemas vitamínicos em meu organismo, pois raramente eu adquiro qualquer tipo de doença (tais como gripes e afins), além disso faço utilização de polivitamínicos quase que semanalmente pra repôr.

    O que gostaria MUITO de saber é se possuo qualquer relação com a cirrose hepática.
    Alguém poderia por gentileza me informar?

  133. Marcus comenta:

    9 dezembro, 2009 @ 4:50 AM

    Esquecí também de comentar que fumo desde meus 14 anos de idade, cerca de 1 maço por dia.
    Só para constar.

    Obrigado pela atenção.

  134. LUIZ comenta:

    9 dezembro, 2009 @ 12:34 PM

    Olá,
    Tenho 46 anos e um histórico triste de alcoolismo na minha vida. Desde os 17 anos bebo com frequência e nesses praticamente 30 anos o maior período de tempo que parei de beber foram 45 dias. Já deixei vários empregos bons por causa do meu alcoolismo. Sempre tive uma saúde de ferro, mas hoje já começo a colher o que plantei. Afora o estrago social e familiar, financeiro, etc., tomo remédios anti-convulsivo e outro calmante. Estou com ESTEATOSE hepática e já li bastante sobre o assunto, além de ter: gastrite, esofagite, hérnia de hiato e refluxo, além de problemas neurológicos e psiquiátricos. como depressão. Sou funcionário público e faço parte de um grupo de auto-ajuda para dependentes químicos. Consegui reduzir bastante a “minha bebida” e evito ao máximo também a gordura na alimentação, pratico exercícios físicos, já que acho muito difícil eu deixar de “beber”. Li todos esses comentários e me solidarizo com a dor de cada um que aqui que tem problemas decorrentes do alcoolismo, direta ou indiretamente. Creio, sem nenhuma dúvida, que para DEUS nada é impossível, é nele que encontramos sentido para continuarmos vivos e darmos valor a cada momento de nossas vidas.

  135. silvia comenta:

    14 dezembro, 2009 @ 5:33 PM

    minha familia esta abalada ,meu pai tem 70 anos e esta com cirrosi faz 2 meses estamos indo e vindo de medicos;nas 2ultimas semanas ele internou com grande quantidade de sangramento,vomtos e nas feses a uma semana esta em coma.o que posso fazer por ele? o que esperar desta situaçao?e sobre o coma o que podem me dizer?AMO MUITO MEU PAI !!!

    Ficarei agradecida se puderem me responder logo!

  136. Pricila comenta:

    26 dezembro, 2009 @ 1:02 PM

    olá, infelizmente estou aqui para me desabafar descobri que meu pai tem cirrose a seis meses ele vem fazendo o tratametno não faz uso de bebida alcoolica desde o dia que adoeceu, mas a dois dias que ele esta fazendo muito vomito e começou com uma diarréia com aas fezes verdes , sentindo muita fraqueza e desanimo . Queria saber o que devo fazer porque os medicos não falam nada, vcs acham que correm o risco de morrer rapidamente????????????????
    por favor me respondem o mais rápido possível,desde já muito obrigada.

  137. Antonio comenta:

    1 janeiro, 2010 @ 1:56 PM

    Amigos

    Sinto muito pelo que vocês estão passando e já passaram.

    Com meu pai estou vivendo algo parecido.

    Preciso da sua ajuda.

    O quê fazer para diminuir o inchaço dos pés e pernas ?

    Ficarei muito grato se vocês responderem.

    Obrigado

    Antonio

  138. Sílvia comenta:

    17 janeiro, 2010 @ 5:02 PM

    Boa Noite Antonio

    Já passei por isso e realmente é triste ver a pessoa querida sofrer de cirrose, perdi o meu irmão o ano passado.
    O chá de folha de graviola é bom para combater o radical livre que e produzido pelo fígado neste estágio de cirrose, para se sentir melhor e mais animado, todas as manhãs bater o leite de soja com couve (fortificante para o fígado), a vitamina K limpa o verde que fica no sangue liberado bilirubina pelo fígado.
    Nunca + comer frituras, alcool nem licor em chocolate e se possível usar a proteina da soja e não da carne vermelha, preparando diversar receitas diversificadas com a soja para ficar gostoso.
    Se seguir exatamente o que o médico diz com alimentação saudável a pessoa com cirrose viverá muito tempo com isso no fígado.
    A comida deve estar sempre fresquinha, nunca requentada para evitar o cansaço do órgão para limpar as toxinas dos alimentos e não deixá-las irem ao sangue.
    EX.
    Lembre-se um caro com 80km rodado pode durar muitos anos se estive sempre em revisão, agora se deixar parado e sem manutenção ele vai dar problemas, certo, então ajude seu pai superar essa ele vai conseguir.

    Sílvia

  139. Sílvia comenta:

    17 janeiro, 2010 @ 5:03 PM

    Boa Noite Antonio

    Já passei por isso e realmente é triste ver a pessoa querida sofrer de cirrose, perdi o meu irmão o ano passado.
    O chá de folha de graviola é bom para combater o radical livre que e produzido pelo fígado neste estágio de cirrose, para se sentir melhor e mais animado, todas as manhãs bater o leite de soja com couve (fortificante para o fígado), a vitamina K limpa o verde que fica no sangue liberado bilirubina pelo fígado.
    Nunca + comer frituras, alcool nem licor em chocolate e se possível usar a proteina da soja e não da carne vermelha, preparando diversar receitas diversificadas com a soja para ficar gostoso.
    Se seguir exatamente o que o médico diz com alimentação saudável a pessoa com cirrose viverá muito tempo com isso no fígado.
    A comida deve estar sempre fresquinha, nunca requentada para evitar o cansaço do órgão para limpar as toxinas dos alimentos e não deixá-las irem ao sangue.
    EX.
    Lembre-se um carro com 80km rodado pode durar muitos anos se estive sempre em revisão, agora se deixar parado e sem manutenção ele vai dar problemas, certo, então ajude seu pai superar essa ele vai conseguir.

    Sílvia

  140. Ana Paula comenta:

    25 janeiro, 2010 @ 7:44 AM

    Bom dia a todos…
    Estou passando por um momento muito triste na minha família meu avô está com a cirrose hepática há +ou- 2 anos, desde quando começou a ter os sintomas de vomito e diarréia com sangue e logo começou a ter Ascite, ficou internado por alguns meses, mas, os médicos sugeriram que ele viesse para casa e fazer o tratamento em casa mesmo, pois ele não aguentaria um transplante, mas, cada dia que passa ele só piora, esses dias ele foi ao banheiro e caiu machucou as costas, agora só fica deitado, quase não come, está cheio de feridas na pele, está muito fraco, será que ele vai ter muito tempo de vida, isso é o que a gente fica pensando, ainda mais que estou com casamento marcado pra junho, fico o tempo todo pensando será que ele vai aguentar até lá, tenho muito medo…o pior que é uma doença que é causada na maior das vezes em pessoas que usavam bebidas alcoolicas, e ele nem bebia…muito triste isso tudo….só preciso hoje de palavras que me confortem, pois a vida dele entregamos nas mãos de Deus…

  141. Eliane comenta:

    26 janeiro, 2010 @ 3:14 PM

    Meu irmão é alcoolatra, e agora ele começou a beber álcool com café, mais a pinga, e ele fina muito chato, chinga todo mundo da familia, com as pessoas de fora ele é uma beleza. Também ele as vezes incha o tornozelo e também o rosto, e de vez em quando ele passa mal do estomago. Isso é muito grave?

  142. MARCIA comenta:

    2 fevereiro, 2010 @ 11:18 AM

    Boa tarde a todos agora neste mes de fevereiro faz um ano que meu marido de 45 anos descobriu que esta doente com polineuropatia alcoolica, não consegue mais trabalhar tbm esta tendo alguma confusão mental, perde a memoria recente, quase não lembra do que falam com ele poucos minutos depois, dormeceu a mãos e pernas sente muitas dores nas pernas, quase que fica so deitado, esta tendo diarreia e vomitos frequentes, sangramento de varizes no esofago, ja levei em varios medicos inclusive psiquiatrico p/ ver se para de beber, mas ele não quer parar se alimenta muito pouco, bebe ha 30 anos e muito wyiski com cerveja todos os dias, amanha dia 03/02 vou levar ele para consultar um gastro para ver o sangramento de esofago, ele ja fez tantos e tantos exames de sangue, o ultimo que TGO deu um resultado muito alto no valor de 513, mas so amanha vou saber a gravidade deste exame, se alguem passou por doença de polineuropatia alcoolica por favor me ajude a entender se realmente é alguma doença grave.

  143. Marcos comenta:

    2 fevereiro, 2010 @ 1:36 PM

    Gostaria de saber quanto tempo de vida tem uma pessoa?
    Cujo tem cirrose hepática, e não aceita tratamento.
    Continua a faser uso de alcool.

  144. kelly comenta:

    16 fevereiro, 2010 @ 1:15 PM

    Prezados colegas,
    Venho dizer que no dia 28 de janeiro meu pai faleceu devido à cirrose. Meu pai tinha 72 anos de idade e bebeu até seus 68 mais ou menos. Infelizmente é uma dor imensa para a família principalmente pq eu e minha mãe vimos ele ter falência múltiplas de órgãos e ele se despediu na nossa frente. Foi triste…Fica aqui o meu recado, não bebam, procurem tratamento, não façam seus familiares sofrerem…Quem eu puder ajudar caso tenham algum parente passando por esse problema, fiquem à vontade de me perguntar….
    grande abraço à todos…

  145. olivio comenta:

    20 fevereiro, 2010 @ 12:44 PM

    eu tenho cirrose alcolica descobri tem pouco tempo fico preocupado por nao satisfazer minha esposa sera que vou ter vida sexual normal?

  146. Lucia comenta:

    22 fevereiro, 2010 @ 8:29 PM

    Prezado Olivio,
    Vai depender da quantidade de alcool que vc já ingeriu. somente o médico pode avaliar. O consumo excessivo de alcool provoca impotência. O mais importante é seguir a orientação médica. Boa sorte.

  147. Priscila comenta:

    4 março, 2010 @ 10:04 AM

    olá, é com muita tristeza que venho contar que meu pai faleceu no último dia 24/03/2010, ele internou e teve falencência multipla dos órgãos. É dificil de mais conseguir conformar com esta situação,pois ele era tudo para mim, mas tenho certeza que ele esta em um bom lugar junto a Jesus.Para quem tem algum amigo ou parente viciado no alccol faça o que for preciso para esta pessoa possa largar este vicio pois cirrose é uma doença muito triste e a pessoa portadora sofre muito. concientize!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  148. katia comenta:

    5 março, 2010 @ 12:10 PM

    prezada priscila, gostaria muito que voce me falasse mas sobre a doença de seu pai. tipo como começou durante quantos tempo ele bebeu quais foram os sintomas quanto tempo ele passou doente. pois meu marido é alcoolatra, ele bebe á 20 anos só cachaçaele acorda 5horas da manhã e vai beber, dorme 10 da noite bebado isso me preocupa muito pois ele está magro, goostaria muito de conversa com alguem que já teve alguem alcoolatra na familia pois isso me desespera muito naõ sei mas o que fazer

  149. katia comenta:

    6 março, 2010 @ 12:44 PM

    prezada kelly, a mesma pergunta que fiz a priscila, estou fazendo a voce por favor comunique se comigo, ficarei muito agradecida. pos estou desesperada,

  150. Priscila comenta:

    17 março, 2010 @ 9:41 AM

    Olá, Kátia me informe seu email ou msn para a gente conversar melhor sobre esta doença.Priscila.

  151. katia comenta:

    17 março, 2010 @ 10:53 AM

    katiamariacarneirodasilva@hotmail.com esse é meu e-mail.

  152. eliana mariano de oliveira comenta:

    23 março, 2010 @ 6:39 PM

    quando a pessoa esta em ultimo estagio de cirrose?
    o que vai ocorrendo com a pessoa,

  153. Adriana Ribeiro comenta:

    25 março, 2010 @ 8:02 PM

    Meu pai esta no ultimo estagio da doença,inchado,com manchas preta pelo corpo,muito magro,com a barriga muito grande,amarelo,com os pes e as pernas muito inchadas,com o cabelo caindo,os dentes estão pretos,faz quatro dia que ele internou,em estado grave com convulsão e foi intubado.O medico me disse que o caso dele e inrrevercivel quando chega nestes sintomas.

  154. Adriana Ribeiro comenta:

    25 março, 2010 @ 8:17 PM

    Eliana o meu pai esta no ultimo estagio da doença,E muito triste a pessoa sofre de mais,e a pior doença que eu já vi em toda a minha vida.se vc quizer a gente pode converssar.

  155. JAQUELINE comenta:

    8 abril, 2010 @ 4:16 PM

    oi meu pai esta com cirrose, ele deixou de bebe ja faz dois a 3 meses, queria saber se existe tratamento para combater a cirrose.

  156. Eliane Ferreira comenta:

    15 abril, 2010 @ 9:05 PM

    Prezado Senhor
    Gostaria de saber se a cirrose hepática tem tratamento se diagnosticada de imediato?? A hepatite C é contagiosa? Se sim, de que forma???
    Muito obrigada
    Eliane

  157. Rita comenta:

    17 maio, 2010 @ 2:23 PM

    Olá..

    Hoje meu pai voltou da gastro e disse que está com cirrose, gostaria muito de conversar com alguém que conhece o processo, que conviva com alguém que tenha a doença, etc…pois estou assustada!!!

  158. vando comenta:

    2 junho, 2010 @ 8:28 PM

    um paciente com cirrose e diabete , provocando muito sangue , o que os médicos podem fazer para salvar .

    normalmente quando internado neste estado o corpo incha , a respiraçao fica deficiente e dar ataques e vem a falecer.

  159. warly comenta:

    8 agosto, 2010 @ 9:04 PM

    Temho um cunhado que está na ultima fase da cirrose, o medico pediu que pesquisassemos,sobre a fase prestorica,não consegui achar nada, Alguém sabe???

  160. Luiz Carlos comenta:

    11 agosto, 2010 @ 11:40 AM

    Olá, gente !

    Deixei dois comentários : um no dia 18/02/09 e outro no dia 09/12/09. Bem, hoje completo 90 dias sem ingerir álcool (prá mim é um grande feitio, pois meu record em 30 anos eram 45 dias abstêmio, mesmo em pós – cirúrgicos em que os médicos recomendavam 90 dias sem “beber”). Recentemente fiz exames e a minha ESTEATOSE HEPÁTICA continua leve, não evoluiu prá cirrose. Tenho me conscientizado cada vez mais que sou doente alcoólico. Não quero passar pelas tristes etapas nesse espaço descritas por vocês, para morrer depois da mesma forma. Tenho lido muito sobre o assunto e digo pros meus colegas de infortúnio que a batalha pela vida é diária, que se dêem UMA oportunidade de refletir sobre a doença. Não é bricadeira não, eu já perdi as contas de conhecidos que morreram em virtude da CIRROSE. Gente nova também, na casa dos trinta, pasmem! Não quero olhar para trás para ficar triste, pensando nas besteiras que fiz, afora o prejuizo familiar (que sofrem tanto quanto o doente alcoólico ou mais), mas olho para trás a fim de tentar, com a experiência adquirida pelo sofrimento, reconstruir tijolo a tijolo o que desconstrui ao longo de minha trajetória etílica. Sei que não posso reverter todo o mal que causei à sociedade, à minha família e ao meu organismo, mas, parando a bebida, como fiz, tenho a certeza de que enquanto assim permanecer pelo menos não estou causando mal nenhum a ninguém, nem a mim mesmo e isso já é um forte motivo para que eu não “beba” no dia de hoje. Passar a olhar a realidade sem o escudo de uma garrafa de bebida é muito duro, mas não adianta “viver” num mundo irreal e morrer de uma maneira dolorosa e triste como essa doença mata. Dê-se uma OU MAIS chances que precisar, um dia se consegue depois de tanto tentar. Está sendo assim comigo e nesse embalo eu vou ! Eu não estou só nessa peleja, JESUS CRISTO tá segurando na minha mão, pois sozinho, sem ELE, eu nada posso. No dia dos pais (dia 8 passado) eu ganhei um presente e dividi o mesmo: – A felicidade de estar vivo, ver o mar, estar respirando e sóbrio, saborear uma comidinha caseira simples. – Dividi esse presente com meus familiares e as pessoas que torcem por mim também. Espero, quando completar exatamente 1 ano LIVRE DA ESCRAVIDÃO DA BEBIDA (uma das piores drogas que existem), entrar novamente neste site e compartilhar esta notícia com todos, ou seja, a de haver passado 365 X 24 horas sem “beber”. Ah ! Eu ia me esquecendo : Ao ter resolvido me dar esta chance procurei também acompanhamento de profissionais de várias áreas no CAPS – AD, aqui em Fortaleza, além de frequentar um grupo de auto-ajuda em meu trabalho. Olha, gente, prá quem quiser se dar esta chance eu recomendo esse tipo de acompanhamento. O CAPS realmente funciona. Obrigado pela atenção e mais uma vez me solidarizo com quem sofre direta ou indiretamente pelos males causados pela bebida. Abraços a todos.

  161. simone andradeda silva comenta:

    11 agosto, 2010 @ 6:07 PM

    meu sogro esta defecondo avermelhado e quondo tosse ,cospe sangue quero saber se pode ser sintomas de cirrose desde que ele bebe muito.

  162. sandra elizabete olveira de moraes comenta:

    24 outubro, 2010 @ 3:17 PM

    sou professora de ciencias ,e vaiter no colegio onde leciono uma feira de ciencias e arte e estou com um grupo de alunos do 8 e 9 ano iremos abordar o tema alcoolismo ALERTA GERAL AOS JOVENS . É uma peça e falara sobre um garoto que e alcoolico e adquire sirrose e gostaria que voces me orientase e mandase tudo o que posso abordar desde ja obrigada.

  163. Cristiane Matareli comenta:

    29 outubro, 2010 @ 12:59 PM

    Meu pai está com os pés e tornozelos enchados, tambem com diarréia a 4 dias
    quando vai no banheiro as vezes suja o chão de sangue mas fala que é do nariz
    ele não quer ir no médico e bebe 1 garrafa de 51 por dia estou desesperada como posso ajuda-lo
    se ele não quer ajuda, eu falei que esses sintomas eram de cirrose , ele me respondeu que sabe e que
    ja que ela não tem cura que ele iria parar de beber mas não ia no medico.
    Por favor me ajude o enchaço nos pés ja faz 1 mes ha ele sente dor na altura da bacia e sente cãembras nas mãos
    treme muito fala que sente muito frio por favor alguem me ajude. Obrigado

  164. Rômulo Costa comenta:

    6 dezembro, 2010 @ 2:49 PM

    Olá, tenho 30anos e comecei a beber e usar cocaína aos 17anos. De duas semanas p/ cá, não estou conseguindo beber o mesmo tanto q antes, e estou sentindo dores atras das costelas do lado direito e sempre tenho azia. Gostaria de saber se é grave e quais as providências q devo tomar. Por favor, se puderem me dar um retorno no email serei muito grato!!!

  165. Aline comenta:

    12 dezembro, 2010 @ 8:22 PM

    Olá, fazem dois dias que minha mãe faleceu vítima de cirrose hepática, esta última internação dela durou 1 mês e 10 dias.Posso dizer que até agora foi a pior história que já vivi. A cirrose dela foi causada por hepatite C e teve também a ajuda do alcool. Nestes ultimo quinze dias de internação vi minha mãe definhar emcima de uma cama, ela ja não andava mais por causa do inchaço nas pernas, uma falta de ar que quase a matou sufocada, uma ascite tão volumosa que omédico disse que deveria haver em torno de 25 litros de agua na barriga, este era o motivo da falta de ar. Uma quantidade de líquido tão grande, estava comprimindo todos os seus órgãos, ela ja não urinava mais pela falencia dos rins, não evacuava pois seu intestino estava comprimido e ela também quase não comia. Os médicos não sabiam explicar porque ela não ficava amarela e nem entrava em coma, pois é o que acontece na maioria dos casos. Ela se manteve lúcida o tempo todo, e o que é pior, nós filhas acompanhavamos tudo isso de perto; vieram as dores muito fortes no abdomen, ela só consegui ficar deitada de um lado, sus bariida estava estremamente dura e cheia de veias. Por fim mal ela se mexia na cama, e pedia pelo amor de deus que ele a levasse, pois ela não aguentava mais tanta dor e sofrimento, na noite de quinta feira 09/12/2010 eu que ia dormir com ela, então resolvi chegar um pouco mais cedo. Ao chegar, encontrei minha mãe nadando em uma especie de vomito verde, com cheiro azedo, parecia suco de mato; ela vomitava esse liquido em grande quantidade, e depois dizia que sentia um gosto amargo na boca, com o passar das horas esse liquido comçõu a vir com uns pedacinhos não sei dizer do que, parecia que ela estava vomitando o próprio fígado. Quando deu 2 horas da manhã, as varizes de seu estomago romperam e ela começou a vomitar sangue, muito sangue e nesse momento ela só dizia que já sabia que ia morrer, ela vomitou sem parar até 6 horas da manhã. Quando a médica que a acompanhava chegou, me explicou que aquele era o dia dela, era o fim de todo o sofrimento, minha mãe pediu a ela um remédio para dormir, pois já não aguentava mais sofrer. Com apenas 1 ml de morfina, minha mãe dormiu, e meia hora depois, mesmo dormindo, sangrou até a morte. O que eu posso dizer é que as pessoas se tratem, é uma doença muito triste tanto para quem tem, quanto para quem esta perto. A imagem do sofrimento da minha mãe nunca vai sair da minha cabeça. Abraços a todos.

  166. marga comenta:

    25 dezembro, 2010 @ 8:49 PM

    meu pai tem cirrose seu exame de sangue estava com 800 ,o medico disse que não era muito serio .
    queria saber em que fase da sirose ele esta e do figado qual são os primeiros orgão afetado e se já e cancer?
    gostaria de uma resposta.

  167. Cristiane m comenta:

    7 janeiro, 2011 @ 2:14 PM

    Meu pai a cerca de 1 mes foi no banco perto de casa receber a aposentadoria quando estava voltando sentiu-se mau e desmaiou no meio da rua como estava demorando minha mãe foi atras dele quando chegou alguns amigos da nossa rua estava ajudando a coloca-lo na cadeira estava saindo uma baba d boca dele bem grossa chamarão o resgate e levarão ele para o hospital mas proximo fizerão exames disseram para parar de beber que o figado dele estava bem comprometido como relatei no comentario assima le não queria ir para o hospital foi desmaiado no samu o medico aconselhou levar ele em um especialista quando chegou em casa falou que ia parar de beber e procurar o medico na semana seguinte isso foi em uma quinta feira esse tempo ele desenchou totalmente os pes e a barriga , as feridas que estavam saindo no corpo tambem parou dai passou 1 semana ele não procurou o medico e voltou a beber esta agora tendo confusão mental tem uma grande dificuldade para levantar da cama esta com falta de ar muito magro e muito amarelo como se não bastasse a preocupação de ele estar assim ele não quer ajuda e continua bebendo é uma pessoa de coração enorme ajuda quem precisa mas não quer ser ajudado pelo que escutei aqui não resta muito tempo de vida nem mesmo ele quer se ajudar dai fica muito dificil eu perguntei se ele quer morrer ele disse que jafez oque tinha que fazer que minha mãe não vai ficar desamparada ele tem 63 e minha mãe 53 eu disse pra por medo nele que essa não é a questão o problema e ficar debilitado em cima de uma cama dependendo da boa vontade das pessoas mesmo asim não quer saber infelismente está se matando dia a dia e não tem como leva-lo a força para o hospital espero que deus alivie o sofrimento dele e faça entender que e fundamental parar de beber.Por favor alguem sabe me dizer quanto tempo de vida + ou – ele pode ter?

  168. Cristiane matareli comenta:

    18 janeiro, 2011 @ 2:20 PM

    Deixei 2 depoimentos primeiro 29/10 segundo 7/01
    No dia 12/01 meu pai sentiu muita falta de ar levamos para o hospital, chegou fez alguns exames ficou enternado
    quando chegamos para visitar no dia seguinte as 15:00 ele estava todo entubado cheio de aparelho, faleceu dia 13/01
    as 20:00 que dor é essa que jamais passa lutem por quem vcs amam pq a morte é simplismente nada ela leva sem ao menos
    termos tempo de nos despedir, foi acusado no 1 laudo do iml cirrose hepatica e edma pulmonar.

  169. nara cristina vicente delfino comenta:

    7 fevereiro, 2011 @ 3:56 PM

    por favor me respondam é urgente,bom meu irmão esta internado com ascite(barriga d”água)esta com as pernas e os pés muito inchado ele vomitou muito sangue grosso em casa ele esta falando bem levanta um pouco da cama,mas eu goataria que alguem me respondese por favor ele tem alguma chance,os médicos disseram que o figado dele esta muito deteriorado,obrigado desde ja se me responderem

  170. Cristiane matareli comenta:

    24 fevereiro, 2011 @ 10:33 AM

    Oi Nara pelo que vc contou seu irmão está numa fase que expira cuidados , o meu pai não chegou a ficar assim sentiu muita falta de ar levamos para o hospital estava com muita água na barriga por isso de tanta falta de ar dai de um dia para o outro ele veio a falecer eu acho
    que o importante e termos fé pq tem gente em um estato pior que meu pai estava e está vivo somente deus sabe quando chega a hora.

  171. aline comenta:

    28 fevereiro, 2011 @ 2:25 PM

    Meu pai faleceu de cirrose hepatica, falencia multiplas de orgaos e ascite no dia 7-02-2011. Meu msn é aline.correa2006@hotmail.com gostaria d conversar c peessoas q tbm passaram ou estao passando por essa terrivel doenca q abala toda a familia. Sinto muito falta d meu pai e se tivessmos diagnosticado antes talvez eleainda estivesse aq….saudades muitas saudades….

  172. silvia comenta:

    2 março, 2011 @ 4:07 PM

    nara, as chances que seu irmão tem é de fazer exatamente o regime que o médico indicará, se possível passe em uma nutricionista para preparar os alimentos mais saudáveis possíveis e indicados neste caso, pois o fígado não conseguirá processar os alimentos como antes; portanto nada de alcool, comida fresca em porções pequenas e muito carinho, amor.
    (perdi meu irmão com esse problema e sinto muita saudade dele)

  173. Bk_Rebeca comenta:

    4 março, 2011 @ 2:09 PM

    Olá Pessoal,

    Que bom que existe esse site, pois é muito dificil por passar por dificuldades com o alcool e não ter com quem compartilhar.

    No dia 25/12/10 eu perdi meu pai (o que eu mais temia, me aconteceu), ele estava muito doente, mas não tinhamos conhecimento da gravidade desta doença.
    Ele morreu de Cirrose aos 53 anos, seus ultimos sintomas foram inchaço, e hemorragia……

    Não existe dor pior do que perder alguem que vc ama tanto, saber que não o verei novamente torna a minha vida sem sentido, pois dediquei meus ultimos anos em lutar pela saude do meu pai e depois de sua morte, sonho todos os dias conversando com meu pai e tentando lutar pela sua vida.

    …espero que logo esta dor passe e se vc estiver passando por este problema tào triste e estiver precisando conversar, pois é mto bom se informar, pode me enviar um email, ficarei feliz em poder ajudar….

    Fiquem com Deus e peçam ajuda a Ele pra sobreviver a esta doença tão triste.

    Abraços.

    Rebeca

  174. Rosana Barros comenta:

    10 março, 2011 @ 9:09 AM

    Ola…
    meu pai ta com a mesma doença, e esta enternado na UTI a 3 dias estava muito inchado e os medicos estão fazendo o melhor …. pesso a DEUS que vem nos confortar no dia , sei que não vai ser facil…Obrigado ,,,,, MAS A NOSSA VIDA ESTA MAS MÃOS DE DEUS;;;;;;;

  175. fatima comenta:

    17 março, 2011 @ 10:32 AM

    meu irmão tem 48 anos e alcoolatra descobriu que tem cirose eu queria saber se o cheiro ruim que sai da pele dele e sintoma de cirose. Cirose tem cura ou não? ele ja ta com barriga grande e não come Queria mais informação para ajuda-lo obrigado.

  176. Mayara comenta:

    2 abril, 2011 @ 10:40 AM

    Olá,eu e minha família descobrimos a dois dias atrás de nosso ente familiar está com cirrose hepática ! Ele é alcoolatra,infelizmente é viciado em pinga ! Não sabemos a que pé está a situação dele,pois ele estava internado mais fugiu do hospital,ele está revoltado,não querer se tratar,pois disse que irá morrer do mesmo jeito.Eu e minha família estamos aos prantos pois ele é muito querido por todos.O resultado do exame dele deu cirrose hepática,e o medico disse a ele que era cirrose dupla no pâncreas.Eu gostaria de saber o que seria a melhor solução a fazer,já que ele não quer se internar para fazer o tratamento ! OBS:ele está emagrecendo cada vez mais,só que sua barriga está aumentando…Por favor não deixem de responder,é muito importante !

  177. Rozania comenta:

    8 abril, 2011 @ 12:15 PM

    Porque que uma pessoa quando bebe desde sexta
    até domingo, fica vomitando a semana toda, sentindo
    dores no peito e com o corpo empolado, ou seja, alérgias.

    aguardo respostas urgente.

  178. Camila Cristina de Oliveira comenta:

    11 abril, 2011 @ 1:17 PM

    Olá , gostaria de saber tudo sobre a cirrose hepática alcóolica, pois estou fazendo um estudo de caso com um paciente que teve este diagnóstico.Etiologia , fisiopatologia,avaliação diagnóstica, tratamento, plano de alta, prevenção e controle.Desde já agradeço e muito obrigada. OBS: URGENTE!!!!

  179. Camila Cristina de Oliveira comenta:

    11 abril, 2011 @ 1:25 PM

    Gostaria de saber sobre os cuidados de enfermagem, as intervenções,planejamento,com o doente com cirrose hepatica alcoolica.

  180. lianda dos santos silveira comenta:

    2 maio, 2011 @ 8:40 PM

    Sou de Rondônia e moro em MG. meu pai tem cirrose e não tem vício de álcool, cigarro e não teve hepatite parece que adoeceu por intoxicação veio se tratar em Curvelo e o médico dele Drº Biágio foi excelente fez uma operação biliar e ele passou uns bons tempos internado quase morreu eu trouxe até o resto da família pensando que ele iria morrer e não é que pai hoje ta bem voltou para a terra dele de ônibus e está feliz, engordou ta fazendo os artesanatos só continua tomando remédio para controlar o líquido cirrótico e cada três meses ele faz pulsão e no mais vive normal.Eu sempre falo depois de Deus foi o carinho do doutor e todo o corpo de enfermagem que me trouxeram meu pai de volta. Por isso sempre rezo e peço saúde intensa para o doutor e que ele tenha muito sucesso como médico.

  181. joana comenta:

    17 maio, 2011 @ 11:49 AM

    Oi meu irmão está com cirrose hepatica devido ao alcoolismo,ele esta internado a 16 dias, e ontem foi uma junta médica no quarto e disse que ele está indo ao óbto,mas eu tenho fé em Deus,espero que ele saia dessa,pois ele bebia muito todos os dias ,ele tem 60 anos, não consegue levantar sozinho e nem tem forças nos braços nem para comer, mas acho que ele pode sair dessa né,o que vcs aham.

  182. cassandra comenta:

    18 maio, 2011 @ 10:59 PM

    meu tio esta com cirrose hepatica devido ao alcoolismo ele esta internado a 8 dias; hoje o medico falou q ele precisa d um transplante mais ele esta muito debilitado e ja esta fazendo pulsões……….. pra a retirada de liquido da bqrriga c algem ler esse comentario e quizer me informa quais realmente esuas sanxes por favor estamos dezesperados !!!!!!!!!!!!!! sera q porse alcoolatra ele ñ tem prioridade d transplente
    por favor nos ajude alguem minha vó mae dele ainda e viva eso sabe chora seus filhos estao fortes e eu e minha pequena familia o oramos para eles todo dia e q deus tenha misericordia deles todos

  183. elisa comenta:

    23 maio, 2011 @ 11:46 AM

    A cirrose hepatica tem cura? ou só com transplante, em caso de transplante pode haver rejeição?

  184. rosinede comenta:

    13 julho, 2011 @ 5:34 PM

    foi diagnosticado q meu esposo tem cirrose hepatica. ele apresentou hemorragia e ficou tres dias internados no municipio onde moramos, depois q teve alta viajamos para Manaus e ja fizemos todos os exames necessarios. Hoje ele esta bem ,gracas a Deus, estamos aguardando somente um exame com o gastro para ve o caso da hemorragia. Gostaria de saber quais os cuidados necessarios para que uma pessoa q tem essa doenca possa viver uma vida mais saudavel, se e q se pode viver!

  185. Mônica de Oliveira Ferreira comenta:

    21 julho, 2011 @ 5:47 PM

    Boa tarde, meu pai foi diagnosticado com hepatite B e C e em decorrenciaa disso cirrose hepática, tudo começou com uma dor abdminal, passando para inchaço, urina escura e amarelidão.
    Meu pai não bebe há pelo menos 13 anos tenho muita fé que ele se cure, hoje a médica disse que o fígado teve uma melhora mas que ainda não tem previsão de alta e que quando ele a tiver fará tratamento com especialistas.
    Lendo esses comentários penso que o fim está próximo e tenho vontade de ir junto com ele…
    Mas em contra partida me apego ao caso do irmão de uma tia minha…ele teve hepatite c, cirrose hepatica, sangrava por todos orífios, não se via nem os olhos, que ficaram de uma unica cor e urinava na cor de coca cola. O rim e o figado pararam e hj ele está bem…tratanto a hepatite e a cirrose que não tem cura, mas leva uma vida normal.
    Postarei aqui a evolução do caso do meu pai e espero trazer a cada dia noticias mais felizes e animadoras.
    Deixo aqui um trecho de uma musica dos racionais que da esperança a qq um:
    Fé em Deus que é justo irmão, nunca se esqueça. Na guarda guerreiro levanta a cabeça, onde estiver, seja lá como for, tenha fé pq até no lixão nasce flor….

    Grande abraço á todos.

  186. FJP comenta:

    21 julho, 2011 @ 10:53 PM

    Olá…venho atrazves desta informar que eu tbm estou passando por esse problema, meu pai esta com cirrose por causa da bebida, esta muito debilitado, esta amarelão, esta com os pés inchados , fraqueza nas pernas, barriga d’ agua , e muita coceira no corpo, …
    Bom tentamos fazer de tudo para ajuda-lo, mas ele sempre falava que ele parava de beber quando quisesse, porém ninguém conseguia fazer ele parar de beber , até que ‘a 25 dias , ele pediu o tratamento, levei ele em alguns médicos …E ficamos no Gastro hepatologista, ontém de 20/07/11 teve retorno , e o médico viu o caso dele e falou em internação imediatamente…Internamos ele ontém mesmo 20/07/11..Em um quarto, hoje ele ja se encontra no CTI , a pressão dele esta ocilando muito, e por isso resolveram levar para o CTI , ontém e hoje tentaram colher um pouco do liquido da barriga, porém nao conseguiram , não saiu se quer uma gotinha…Estou muito triste com tudo que esta acontecendo , porém sempre falamos com ele.. Pare de beber.. e ele nunca nos ouviu…

    Amanha dia 22/07/2011 irei na visita, das 11:00 as 11:30 , ficar esse 30 minutos ao lado dele.. como se fosse por muito e muitos tempos, pois nao sei se vou ver novamente vivo..

    Assim que eu chegar , eu venho aqui contar , “mais novidades”
    Para você que estão lendo o meu caso.. por favor.. orem bastante pelo Pai Ele se chama Ramiro..
    Desde ja fica aqui um abraços a todos vocês

  187. aline correa comenta:

    22 julho, 2011 @ 1:49 PM

    Olá FJP … poxa li seu comentario e m vi escrevendo todas essas palavras…. unica coisa p posso te dizer é q passe o maximo de tempo junto ao seu pai….como fiz com o meu .. dia 7/07 fez 5 meses q ele se foi….sinto muito ainda….mas ainda bem q estava d ferias daq d meu serviço e pude voltar toda minha vida p ele!!! Ainda hj, na tv qdo vejo algo relacionado a CTI hospitla nao consigo assistir…volta tudo a minha mente….mas acredite em Deus…ele sabe o que faz!!! Fica c Deus Bjaoo….meu email é aline.correa2006@hotmail.com caso queria trocar informaçoes. No que puder estou a sua disposiçao e de todos q tbm vive esse mal….mas juntos e c fé em Deus superaremos e acredito q ainda encontrarei meu Pai Querido!!!

  188. Rita Mota comenta:

    25 julho, 2011 @ 2:43 PM

    Meu pai foi diagnosticado com cirrose hepática por alcoolismo em março do ano passado, desde então vivo assustada e em função de cuidar dele. Gostaria muito de saber como funciona o transplante hepático intervivos. Alguém sabe como é o processo??? Moro em Caxias do Sul e não tenho bem certeza, mas acho que o nosso Hospital Geral é referência em transplante hepático. No aguardo…..

  189. ana luiza comenta:

    24 agosto, 2011 @ 8:24 PM

    Minha família é mais uma das vitímas dessa droga lícita que se chama “bebida alcoolica”, acabei de perder meu irmão nessas condições e doi muito, tentamos ajudá-lo internando numa casa de recuperação mais as leis do país são muito estranhas mesmo sabendo que podem salvar vidas que fizeram escolhas erradas na juventude e no momento não estão tendo forças para voltar atrás porque o vicio é mais forte que eles a pessoa só fica internada se for de vontade propria.
    Gostaria muito de tê-lo aqui comigo mais a vida é feita de escolhas e ele escolheu o caminho errado.

  190. Marcela Dantas comenta:

    11 setembro, 2011 @ 12:18 AM

    Oi a todos, meu pai tem hepatite c e por conta disso cirrose hepatica, ele ja esteve internado varias vezes, foi e voltou p uti umas 3 vezes mas agora esta em casa.,em todas as vezes sempre pensamos que ele iria morrer mas Deus na sua infinita misericordia resgatou ele mais uma vez, ele estava na fila do transplante em São Paulo, moramos em Porto Velho-Rondônia e ele passa um mes aqui e volta um p SP pra fazer a quimioembulização, o medico disse que o nodulo dele ja reduziu muito era de 3 cm inicialmente, mas agora dpois da 2 sessao ele voltoua ter umas crises de dor no figado, confusao mental mas creio que issoa contece pq tambem ele tem diabete, ele passa o dia bem mas quando chega a madrugad ele fica mal, alguem sabe me dizer se isso tem a ver com a doença?quando tempo uma pessoa vive com o figado parado?pois o dele ja esta!e ele tambem tem um tremor,isso faz parte da doença?aguardo resposta e quem quiser me add no msn p trocarmos experiencias!fiquem com DEUS!

  191. andreia comenta:

    2 outubro, 2011 @ 10:40 PM

    Oi tua de ardo bem o meu marido bebe bastante mas tem alguns dias que ele vem reclamando que esta com falta de ar e agunia , mas cada vez mas a barriga dele esta crescendo ele se sente muito incomodado , como posso fazer para fazer ele ir fazer isame e que tipo de iasame tem que ser feito mas ele nao que ir ao medico agradeço desde ja se voçes puder me ajudar

  192. jeisy comenta:

    4 outubro, 2011 @ 11:16 AM

    oi procurei o site por que já não sei mais o que fazer tenho meu pai de 42 anos e bebe deus dos 17 anos nunca parou fico triste e preocupada ele tem pressão alta,está com o abdômen muito inchado, adormece seus pés,ele não se alimenta direito as vezes fica dias sem comer,está vomitando sangue e transmitindo sangue pelas fêses, está com um mal hálito parece até que comeu um bicho morto,está pálido como papel,ele se sente muito agoniado, soa muito tenho medo do que pode acontecer mais se é para ele descansar em paz é melhor que deus o leve eu não sei mais o que fazer ele é muito teimoso pois procurou médico só uma vez por que se sentiu muito mal e nos seus exames constatou que ele está com cirrose,esteatose,hepatite alcoólica e disse que se ele não parasse podia entrar em coma alcoólico isso é verdade????
    me mande o e-mail assim que lerem por favor e me respondam se ele tem muito temop de vida e se posso fazer alguma coisa????
    obrigada pela atenção
    bju

  193. Ludmila comenta:

    21 outubro, 2011 @ 2:46 PM

    Boa tarde.
    Meu pai tem cirrose alcoolica e ele está com os pés muito inchados…A barriga muito grande e muito magrinho, alguém poderia me informar o que significa esse inchasso dos pés???
    Ele toma remédios, mas não resolve nada, ele fica muito confuso, não fala nada com nada, ás vezes não ouve quando falamos com ele, deixa o banheiro todo sujo…O chinelo na pia…Etc…Gostaria de saber em que nível já está a cirrose dele…
    Tenho 24 anos, moro em Aracaju…E se alguém puder me responder essas dúvidas eu agradeço muito!
    Obrigada.

  194. Rebeca comenta:

    23 outubro, 2011 @ 10:40 PM

    Ludmila,
    Boa noite,

    Vc precisa procurar um medico urgentemente, pois no natal do ano de 2010 perdi meu pai e ele estava com os mesmos sintomas e indicava ser a fase terminal da doenca.

    Lamento muito e espero que vc consiga ajuda e tenha mais sorte que eu.

    Que Deus abencoe.

  195. Aline comenta:

    27 outubro, 2011 @ 2:27 PM

    Ludmila infelizmente essa doenca qdo exterioriza e q esta bem avancada…mas tenha fe…e ajude o seu pai. Perdi o meu tbm , mas eles sao teimosos ne!!!rs….m add no msn aline.correa2006@hotmail.com bjo

  196. selma rodrigues comenta:

    31 outubro, 2011 @ 1:02 AM

    muito mim entereça este assunto. mais gostaria de saber se existe a possibilidade de evoluçaõ para um quadro de CA.

  197. Paulinha comenta:

    1 novembro, 2011 @ 2:55 PM

    EU TENHO ESSA TRISTEZA EM MINHA VIDA HÁ 3 ANOS E SOU MUITO INFELIZ…

  198. mathy comenta:

    7 novembro, 2011 @ 1:46 PM

    meu marido. esta nesse estagio. ainda bebe, ele esta muito inchado, por teimosia esta suspensa o transplante, estou muito preocupada pois acho que ele não aguenta esperar esse transplante. não sei como lidar com essa situação. me fale alguma coisa

  199. katia comenta:

    13 novembro, 2011 @ 2:07 PM

    bom dia,meu ultimo comentario postado foi no dia 03-o6-2009, ontem internei meu esposo com um quadro clinico de insuficiencia hepatica. nao sei bem o que quer dizer isso, mas pelos sintomas nao deve ser nada bom,meu esposo começou vomitando uma baba verde.debilitou-se da noite para o dia, e saiu-lhe umas manchas avermelhadas , que o medico falou ser manchas vasculares.ainda essa semana os medicos vao fazer todos os exames hepatico para saberem a gravidade dos seus sintomas, aqui me despeço porque estou de saida para visita-lo.

  200. nilce comenta:

    14 novembro, 2011 @ 11:06 PM

    olá boa noite li a maioria dos comentarios e estou passando por esse calici amargo com meu pai tambem ele bebeu até o mes de setembro quando levamos ele ao hospital com a barriga muito inchada e ele estava com falta de ar tinhamos nas mãos o resultado de uma indoscopia pois um médico tinha pedido a ele ki o fizesse e procurace o gastro ,como dependemos do sus nem agenda conseguimos levamos ao pronto socorro e a médica de plantão leu a indoscopia e disse o senhor esta com cirroze ele dreno 1800ml de agua e foi liberado alem desse problema ele tem gota e sofre muito pois ñ pode mais tomar antflamatorios,estamos cuidando dele com carinho e sabemos que um dia todos vamos parti desse mundo temos ki fazer a nossa parte se cuidar mais ñ só da carne mais tambem da alma buscamos a Deus e pedir a ele ke tenha misericordia de nós e entregamos nosso coração a ele estamos tão preocupados com trabalho em dinheiro e nos esquecemos de olha para cima e falamos Senhor preciso de ti me ajude e o tempo ki estiver nesse mundo eu quero agradar a ti e quando parti seja por doença seja por acidente seja pelo ki for quero está contigo meu pai está assustado e com o coração mais aberto para Deus e isso eu sei ki foi permição de Deus para ki ele se achegasse mais a ele vc ki tem um familia com esse problema procure uma igreja e busque essa força ki ´so encontraremos em Crito Jesus abraço a todos!!!!!!!♥♥

  201. mariahp comenta:

    17 novembro, 2011 @ 6:35 PM

    ola ! estou a beira da loucura por causa do alcolismo do meu marido que vem tendo as mãos inchadas e tremendo muito , parece com parkinson e os pes inchados ele bebe muito ,mas ultimamente ele bebeu dois litros de cachaça em dois dias foi o recorde, estou muito preocupada não desejo que ele fique doente mas ele não me escuta e fala que eu sou a unica responsavel pelo seu descontrole , ele vai sempre a igreja evangelica , mas não para de beber as vezes ele fica ate 6 meses sem beber mas sempre recai ,eu fico revoltada pois ele faz terapia com uma psicologa do seu trabalho, mas eu acho que ele nãoé sinsero com ela e assim vamos levando essa vida oro por ele e pelosmeus filhos que não merecem passar por isso e tenho a esperança que a ficha dele caia a tempo pois ele ja teve infarto e pancreatite num espaço de um ano. ele é muito negativo e fala que eu mereço sofrer.

  202. gilmara s f w comenta:

    20 novembro, 2011 @ 12:23 PM

    oi eu queria saber quantos anos um alcoólatra vive ?

  203. katia comenta:

    23 novembro, 2011 @ 2:59 PM

    acabei de chegar do hospital, conversei com a medica que que trata do meu esposo, e depois de 13 dias internado, a medica me falou que a doença dele e cirrose hepatica proveniente de alcool, dormi com ele no hospital e hoje seus pes amanheceram inchados,algumas manchas avermelhadas pelos pes e pernas. ele fala que sente as pernas dele pesadas e os peitos doloridos a medica foi bem clara com ele falou que agora tudo depende dele, pois seu figado so esta funcionando 40 porcento, e lhe disse mais se ele continuar bebendo ela nao lhe da mas nen seis meses de vida . ai ele baixou a cabeça e chorou nao sei se por causa da doença, ou se porque nao pode mais beber nao acredito mas nele estou muito desmotivada, passei 20 anos lhe implorando para que deixa-se de beber nao deu acabou assim cirrotico

  204. Eloisa comenta:

    30 novembro, 2011 @ 10:55 PM

    Pelo que percebi tudo na vida em excesso faz mal à saúde e não nos damos conta disso! Só avaliamos quando estamos dependendo de um tratamento hospitalar ou quando um médico nos fala que estamos no limite. Este é o caso do meu pai. Desde pequena meu pai bebe e nunca achou que o prazer momentâneo pudesse se transformar em sofrimento! Hoje com cirrose em processo avançado não sabe quanto tempo ainda terá de vida. Se os nossos familiares soubessem quanta dor nos causam com os vícios talvez assim agiriam diferente. O meu medo é que o vício supere a necessidade de parar de beber e ele se vá para sempre!

  205. luhana comenta:

    5 dezembro, 2011 @ 10:58 AM

    meu pai faleceu com cirrose hepatica, ele tinha descoberto ha 4 anos atras mais ele neum quiz se cuidar… e acabou q esse ano ela se alastrou rapidamente e foi a causa da morte dele, eu vi ele sofrer muito com essa doença ela e cruel

  206. sara comenta:

    17 dezembro, 2011 @ 2:17 PM

    Olá. O meu avô descobriu a semana passada q tem cirrose numa fase bastante avançada e que a única soluçao seria um transplante de figado mas como tem problemas no coraçao nem sequer é candidato a transplante. Foi visto por um medico holandes que disse que está na fase terminal na cirrose e que em poucas semanas, nem falou em meses, pode vir a entrar num coma. E falecer. Sei que a doença do meu avô ja esta numa fase muito avançada e que ja nao ha muito a fazer. Boa sorte para o seu caso

  207. juv ribeiro comenta:

    17 dezembro, 2011 @ 6:27 PM

    quero saber , embora sei q o medico pode explicar o meu quatro , vamos la descobri 1 semana q estou com sirrose 600 no sangue , pergunta por enqnado nao tenho sintomas so dor abdoanis fraca , porgunta a sirrose ira ter controle vou pode viver normanmente ate mesmo fazer uma facudade tenho 41 , o medico ira pedir pra mim biopsa

  208. carlos albertho comenta:

    31 dezembro, 2011 @ 10:02 AM

    DURANTE ESSE MES DE DEZEMBRO DE 2011, TOMEI UM POUCO DE CERVEJA, QEU NAO E DE COSTUMES TOMAR TODO FIM DE SEMANA, SO SOMENTE EM FESTA E OLE LÁ. POREM NESSE MES UM DIA APOS QUE TOMEI CERVEJA, O MEU NARIZ COMEÇOU A SANGRAR,E NAS PERNAS APARECEU UMAS PINTINHAS DE 3 A CINCO VERMELHAS. O QUE PODE SER????

  209. Ricardo comenta:

    2 janeiro, 2012 @ 11:28 AM

    bebo wisky a uns 3 anos , na virada de ano Tomei 1 litro de wisky. mais acordei vomitando sangue. e com muita dor lateral
    pode ser cirrose.

  210. Vinicius comenta:

    4 janeiro, 2012 @ 4:36 AM

    Meu pai ta internado a 1 semana, tem 61 anos e bebe desde os 12. Nos ultimos anos ele estava bebendo mais de 1 litro de pinga por dia. Descobriu que tem cirrose a uns 6 anos e só agora resolveu internar. A barriga ja está bem inchada na regiao superior, os braços com ferimentos que nao cicatrizam, nao tem controle do ato de urinar e defecar, está com confusão mental, muita fraqueza nos pés, mal consegue andar. Ele tem hipotiroidismo e diverticulite tambem. Sinceramente, não sei como ele ainda está vivo. Alguém tem noção de quanto tempo em média dura uma pessoa nesse estagio? Pelo que vi nos relatos, os estado dele ja é bem avançado.

  211. katia comenta:

    12 janeiro, 2012 @ 4:07 PM

    meu esposo, depois de quase 2 meses sem beber essa semana voltou a beber, mesmo sabendo que esta com cirrose. nao sei mas o que fazer ja entreguei nas maos de deus, so me resta esperar ele adoecer de novo e interna-lo e assim vou vivendo minha vida, alias vivendo mas a vida dele do que a minha, acredito que isso tudo um dia acaba faz 20 anos que aguento esse alcoolismo dele, estou cansada,estou magoada, estou desiludida, ate breve………………….

  212. socorro rocha comenta:

    13 janeiro, 2012 @ 6:07 PM

    tenho um irmao,q mora comigo ,esta c cirose, cuido dele a quase 4 anos e uma barra,ja teve ascite,barriga dagua pes inchado, hole nao tem mais,agora comfuzao mental,cefalopatia,ha uma semana atraz ele tava tao amarelo q eu estava com muito medo,as maos dele estavam laranja,o medico falou q era normal no caso dele, por causa da doença,o figado ja esta com bastante nodolo segundo os medicos,so deus,nao tem o q fazer ,ja perdi 2 irmaos, ele ja esta desenganado, e tem mais um en recife tava internado pelo mesmo motivo,so deus pra mi dear forças,agente q cuida deles ,fica muito extressada, queremos o melhor e nunca e o q queremos,poxa eu me pergunto,sao 4 irmaos co o mesmo problema, e castigo, e muita dor,pros q fica por que ,aomo muito,eu sofro com a perca,dos 2 q partiu agora mais 2 doente,e muita dor, senpre q ele fica internado eu fico junto, cheguei ficar 3 meses nao vivo mas minha vida passei viver a dele ,isso n e bom, hoje e 13 de janeiro de 2012,sao 19 horas. beijos e q deus nous de forças

  213. Giovane comenta:

    25 janeiro, 2012 @ 1:38 PM

    Como o depoimento é grande, vou postar em duas partes:

    Em 2005 meu pai com 57 anos foi diagnosticado com cirrose hepática causada pelo alcoolismo, sempre bebeu muito (cerveja, cachaça, etc). Neste período passou muito mal, ficava somente deitado, desanimado, com dores abdominais, encefalopatia, muita fraqueza, porém alimentava bem e não teve nenhuma hemorragia e ascite. Ficou internado apenas 3 dias, voltou pra casa e aos poucos foi recuperando, ganhando forças com uma alimentação adequada que minha mâe preparava pra dele. O médico nos disse que o caso dele era complicado e não poderia beber nunca mais. O organismo foi voltando ao normal, começou a fazer caminhada, exercícios físicos, etc. Quando víamos que ele estava recuperando, nós (família e amigos) ficávamos felizes, rezando e agradecendo a Deus por este milagre, até mesmo os médicos não acreditavam na recuperação dele. Passaram 6 meses, ele não bebia mais e voltou até a trabalhar, comprou um caminhão novamente, estava forte demais. Ficou sem beber durante 1 ano, como é alcoolatra e já sentia forte, tendo uma vida normal, começou a beber novamente contrariando a nós, que passamos por momentos dolorosos com ele doente. Começou com duas cervejas no final de semana, foi aumentando a dose e assim sucessivamente. Mesmo voltando a beber, vivia normalmente, saudavel, forte, com muita disposição, feliz e alegre como sempre. Após 6 anos, em setembro de 2011 começou a reclamar de dores abdominais, já sentimos aquela dor no coração, será que será o figado novamente (cirrose)? Imediatamente ele parou de beber, começou a vir as complicações e procuramos o médico.
    Após vários exames de sangue, raio-x, endoscopia, detectou que era a maldita cirrose, porém num estágio muito avançado, o médico foi sincero e disse que o figado estava totalmente afetado. Pediu a internação imediata pra tratar das varizes esofagicas, ele estava tendo muita hemorragia, perdendo muito sangue, uma coisa impressionante. Os sintomas dele foram os mesmos ditos nos vários depoimentos (fraqueza, ascite, cansaço, dores abdominais, falta de ar, perda de apetite, diarreia, insônia, emagrecimento, hemorragia, amarelão nos olhos, quase nao conversava, mas ouvia tudo).

  214. Giovane comenta:

    25 janeiro, 2012 @ 2:00 PM

    Ficou internado 21 dias (02/12/11 a 22/12/11) e houve uma melhora significativa, voltou a alimentar (pouco), a hemorragia foi controlada e recebeu alta. Durante o periodo que ele ficou internado, fiquei com ele durante uns dias e passei algumas noites também. Dificil descrever a tristeza em ver alguem tão amado como meu pai, perder sangue daquela maneira, me sentia impotente, somente Deus pra nos dar forças e aguentar tudo aquilo que ele estava passando. Nunca desanimamos, sempre incentivando ele, dizendo pra ter força, fé, paciência, que iria melhorar. Sem as hemorragias, em casa ficava mais fácil cuidar dele, minha mãe podia dar uma alimentação mais forte, ficar internado em hospital é terrivel, somente quem passou por isto sabe o que estou dizendo. Em casa ele estava alimentando melhor, porém continuava desanimado, bastante fraco, sempre reclamando de dores abdominais e cansaço. Nunca perdemos a esperança, continuamos fazendo nossas orações e pedindo pra Deus curar meu pai. Passamos juntos o Natal, aniversário dele (64 anos) e reveillon. Infelizmente, no dia 06/01/12 voltou as hemorragias, ele foi novamente internado, o quadro agravou-se. No dia 07/01, cheguei às 08:30h no hospital pra passar o
    dia com ele, já estava no oxigenio sentindo muita falta de ar, fiquei com ele 4 minutos e foi transferido para o CTI. Resistiu a uma parada cardiaca, na segunda não aguentou e faleceu às 10:50h. É uma dor indescritivel, porém ele descansou em paz. Foi um grande homem, um grande pai, nos deixou excelentes lembranças, saudades eternas. Se cuidem e fiquem com Deus.

  215. José Carlos Lins Costa comenta:

    30 janeiro, 2012 @ 2:55 PM

    Boa tarde a todos.
    No mês que vem eu completo 42 anos, bebo bebida alcoólica nas seguintes fases;
    Comecei a beber aguardentes as 12 anos, aos 15 parei e virei ciclista até aos 21 anos, porém não bebi por 6 anos.
    Devido ao meu compromisso com trabalho, eu bebi bem pouco desde os 22 até 30 anos. Até os 36 bebi moderadamente.
    O problema começou aos 37, bebo até hoje quase todos os dias e acho que muito. Bebia muita vodka, nesse último ano eu estou bebendo muita cachaça, devo ter bebido desses doze meses, pelo menos 8 meses sem parar.
    Tenho um problema de concentração, minha barriga, parece que está bem mole, tem pelo menos uns 23 dedos de tipo uma gordura a mais.
    Tenho um pequeno desconforto no lado direito, próximo à última costela. Sou totalmente sedentário e me movimento muito pouco.
    Estou bem acima do peso normal.
    No restante relacionado à cirrose, eu não tenho mais nada, sendo perda de peso, não ocorre, me alimento bem e consigo parar de beber quando eu quiser, ou seja, posso ficar por um bom periodo sem beber. Bebo muita água, cerca de 3 litros por dia, já tive pedras nos rins.
    Fiz doação de sangue a 5 anos atras, eu já bebia muito e não deu alteração no sangue.
    A um ano atraz eu fiz hemograma completo, não teve absolutamente nada de anormal.

    MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE; COM ESSE QUADRO DE CONFUSÃO LEVE MENTAL, APETITE SEXUAL 50% E ESSE DESCONFORTO NO LADO DIREITA, SÓ QUE TEM UM DETALHE, ESSE DESCONFORTO EU SINTO RELACIONADO QUANDO CAUSO UM ARROTO,TIPO UMA AZIA QUE DÁ E DÓI NESSA REGIÃO;
    POSSO ESTAR JÁ COM CIRROSE EM ESTAGIA MODERADO À AVANÇADO?
    AGUARDO RESPOSTA E AGRADEÇO MUITO.

  216. José Carlos Lins Costa comenta:

    30 janeiro, 2012 @ 2:59 PM

    Corrigindo – eu tenho uns 3 dedos de um tipo de acumulo de agua na minha barriga e não 23 como eu relatei anteriormente.

  217. simone leite comenta:

    31 janeiro, 2012 @ 7:13 AM

    Oi tenho muito medo desta doença vi uma mulher morrendo dosso eu tenho o abito de beber de ves em quando sou saudavel tenho 30anos sera que a o risco de eu ter cirrose?

  218. simone leite comenta:

    31 janeiro, 2012 @ 7:37 AM

    Jose carlos eu tambem tenho as mesmas duvidas suas eu bebo a ums cinco anos ja passei vergonha por calsa de bebida e tenho medo de me torna alcolatra a gente pensa que para a hora que quiser mas no fundo sabe que nao e verdade meu pai toda a vida bebeu ja ta com59anos tem uma saude de ferro ja meu cunhado ta enternado em uma clinica porque ja estava bem avançado ele tem apenas 28 anos isso varia muito de horganismo

  219. bianca tarde comenta:

    8 fevereiro, 2012 @ 9:00 AM

    Oi meu pai está com cirrose , foi diagnosticado há 02 anos, ele se encontra muito magro , está com tremedeira. quase não fala . come muito pouco e alimentos um pouco mais solidos ele não consegue engolir, para andar somente com apoio e mesmo assim tem hora que parece que vai cair porque a tremedeira é muito forte, não dorme a noite e durante o dia não fica acordado, nós tentamos conversar com ele mas mesmo assim, ele olha para você e dorme, minha mãe fica com ele mas ela trabalha também e está muito díficil porque também não está aguentando mais, ela já está sentindo dores nas costas por ficar segurando ele e está muito díficil para todo mundo, nós tentamos ajudar no que é possivel estamos revezando para dormir um a cada dia, para que ela consiga descansar mas mesmo assim ela acaba acordando, o médico fala que não sabe porque ele está tão fraco pois ele fez todos os tipos de sangue, e não está com anemia, as varizes do estomâgo estão de médio calibre , fez colonoscopia e também não apresentou nada, ele não está conseguindo ir ao banheiro, está tomando lactulona mas mesmo assim não consegue evacuar e nós ficamos com medo de dar algum laxante e ele ficar com diárreia pois no inicio de janeiro ele ficou uma semana internado com diárreia porque acabou tomando por conta própria laxante, depois dessa internação foi que o quadro piorou muito, minha mãe paga uma mulher para ficar com ele na parte da manhã até ela chegar do trabalho mas ela disse que não quer mais ficar porque não está aguentando ficar com ele e há dois dias está com incontinênica urinária, é uma cena muito forte, eu tenho um filho de 07 anos e todos os dias depois que saio do trabalho pego o meu filho na escola e fico lá para ajudar a dar banho e para minha mãe a fazer janta para ele, ele não está conseguindo levar a colher na boca nós estamos tendo que alimentá-lo, é uma situação em que você não sabe o que fazer , fica sem chão, você pensa como um ser humano pode chegar a um estado desse, por favor quem estiver passado por situação semelhante responda, gostaria muito de saber o que mais podemos fazer, se alguém passou por isso responda por favor , obrigado

  220. Sueli comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 3:29 PM

    Olá.
    Infelizmente a 9 meses perdi a minha mãezinha, com cirrose hepática.
    Passei por tudo que esses relatos contam…
    O tempo entre diagnóstico e morte foram apenas 6 meses.
    Travamos uma luta. Foi feito tudo que foi preciso ser feito. Ou melhor dizendo… Tudo que ainda dava tempo pra ser feito. Infelizmente o diagnóstico só foi feito quando a doença estava muito avançada.
    Minha mãe, já tinha as pernas e barriga muito inchadas quando se internou.
    Consequentemente, tinha varizes calibrosas no esôfago e entupimento na veia porta.
    Vi minha mãezinha regredir…
    Por mais que fosse feita a paracentese (drenagem do liquido acumulado no abdômen), por causa do entupimento da veia porta, em apenas 3 dias o volume já estava refeito.
    Por causa das varizes no esôfago, ela já não se alimentava bem e quando conseguia, por diversas vezes vomitava. Evacuava sangue. Emagreceu muito.
    Além de tudo, as paracenteses contínuas a levaram a uma encefalopatia crônica. Já não conseguia levantar, não comia com as próprias mãos, e dormia enquanto falava!
    Por fim, desenvolveu síndrome hepato renal (falência dos rins causada por alterações provocadas pela cirrose). E a perdi.
    Foi muito doloroso. Fiquei sem chão. Perdi o meu alicerce.
    Ao mesmo tempo, a dor da perda era um pouco amenizada com uma sensação de alívio.
    Tinha acabado o sofrimento do ser que eu mais amava no mundo.
    A todos que estão vivenciando esse problema, não se assustem com o meu relato. Isso não acontece obrigatoriamente com todos que possuem essa doença. Não desistam em nenhum momento, por pior que possa parecer, lutem com todas as forças, perguntem, questionem e entendam de verdade o que está acontecendo com seu ente querido. O médico tem a obrigação de esclarecer qualquer dúvida.
    Fiquem com Deus, muita luz e sorte, a todos que ainda lutam e também aqueles que como eu perderam alguém que ama.
    Fiquem com Deus.

  221. Carol comenta:

    28 fevereiro, 2012 @ 11:15 PM

    Meu pai tem Cirrose Hepática. A doença foi diagnosticada á dois anos atrás, porém como ele nao sentia nada, nao cuidou. Continuou o uso de bebida alcoolica e consequentemente a doença só foi agravando. Ele está em acompanhamento médico na Equipe de Transplante do Hospital Albert Eistein em SP. Ele teve a primeira consulta no inicio de fevereiro e segundo o médico especialista disse que ele terá que fazer um tratamento durante 6 meses para avaliar se ele terá que ir para um transplante ou nao. Irao verificar se a doença estagnou ou nao. Desde entao ele vem tratando com os medicamentos, abstinencia total do uso de bebida alcoolica, comida praticamente sem sal, etc, etc. De uns 10 dias pra cá ele decaiu demais, emagreceu muitoo, sente muitooo cansaço, tem muita dificuldade em caminhar, sem energia. Ele nao sente dor, mas tem essas tonturas que vem de repente e ele perde a força no corpo. Segundo o médico, isso é sintoma da doença. Os medicamentos dele foram alterados a dosagem desde o inicio de fevereiro. O tratamento é assim mesmo???? Quanto tempo a pessoa precisa para se recuperar e ter energia de volta???? Digo, como é a reacao em um paciente com esse quadro. Sou filha e fico muitoooo preocupada. Eh triste ver uma pessoa que era tao ativa, tao forte e ficar assim.

  222. Carol comenta:

    28 fevereiro, 2012 @ 11:26 PM

    Aguardo o comentário de voces!!! Fiquem com Deus e ótima Saude. Que a Saude se difunda sobre a terra.

  223. lucivan evangelista nunes comenta:

    21 março, 2012 @ 12:37 AM

    o meu marido bebe a muito tempo sem para nem aguenta mas trabalharta fraco ,ta com cirrose do alcool as pernas e braços todo ferido inchado sai um agua muito feio sai umas pele mim da agunia continua bebendo nao tem jeito

  224. Elaine Gomes comenta:

    10 abril, 2012 @ 8:13 AM

    Olá Dr.
    Me Chamo Elaine Gomes,moro em Portugal e estou preocupada com minha sogra,ela 64 anos tem diabetes tipo 2 mas agora esta fazendo uso de insulina.Eu descobri que ela é alcoolatra a mais ou menos 10 anos,ontem vi os exames dela e deu hepatomegalia,hepatite desconhecida,deu diminuição de 3cm do ficado dela.Só que é assim,ela bebe escondido,e hoje ela bebeu e ficou com dores de cabeça,fraca,e o diabetes esta 308 mesmo depois de ter tomado a insulina.A minha pergunta é,tem como o medico descobrir que uma pessoa é alcolatra em que ela fale?Pq os medicos dela não sabe o problema dela com alcool,o pior é que meu sogro faz vinho aqui,e tem varios torneis de vinhos em casa,e é isso que ela bebe,gostaria muito da sua ajuda,pois assim saberei o que fazer pra ajudar minha sogra por que gosto muito dela.Desde já obrigada!

  225. Renata Magrini comenta:

    28 abril, 2012 @ 8:44 PM

    Carol, boa noite!
    Insista para que o transplante seja feito, minha mãe esta na fase final da doença é muito triste, para ele se salvar só mesmo o transplante. Boa sorte!

  226. Cristina Azevedo comenta:

    12 junho, 2012 @ 3:11 PM

    Boa tarde,

    meu marido faleceu com sangramento após o 12º dias de cirurgia para corrigir uma fistula entre a bexiga e a alça intestinal e retirada da bolsa de Iliostomia. Ele estava passando bem os médicos ja tinham previsto a alta, nesse mesmo dia ele chorou e ficou muito magoado com uma certa situação familiar, quando foi de madrugada ele teve um sangramento e a pressao arterial baixou tendo que ser controlada por medicamento, foi para a UTI e daí tres dias faleceu. Eu fico me perguntando se foi essa mágoa que provou todo esse quadro levando-o a morte.

  227. Loenda comenta:

    13 junho, 2012 @ 10:35 PM

    Oi minha mãe esta hospital com cirrose, amemia e pedra na visicula, ela esta com a barrigada dágua e as veias aparecendo, ela não come e tem muita azia.
    Ela tem 52 anos, alcool e depressão , ela esta sem memoria e nao fala coisa com coisa mas por causa do figado.
    È triste e medenho, pois li os depoimentos principalmente na mulher que morreu vomitando, tenho medo que minha mãe morra assim, vou pedir para medico deixa a morfina liberada para os enfermeiros usarem na hora que a situação apertar…. Que Jesus Cristo tenha misericordia dela, e que o quadro mude, que Jeová Deus faça o milagre de esperar um transplante ou a cure. obrigada pela atenção!

  228. ana paula comenta:

    23 junho, 2012 @ 5:12 PM

    meu esposo tem 65 anos é hipertenso diabético e agora foi diagnósticado cirrose hepática com ascite, está aguardando para ser internado gostaria de saber em quanto tempo o líquido do abdomem pode voltar?

  229. claudia comenta:

    3 julho, 2012 @ 9:53 PM

    meu pai tem 63 anos e alcoolatra a + de 40 anos bebe muito nos finas de semana nao apresenta sintomas se alimenta bem ( muita coisa gordurosa )refeicao com muita fruta e verdura mas ultimamemte so come carne e chas caseiros para tudo é diabetico, hipertenso fez exames de perfil hepatico tudo normal glicemia 235 e cratinina 1.9 pode a doenca ser silenciosa e manifestar derrepente é meu medo Espero resposta de um hepatologista. obrigado

  230. Melissa Vieira comenta:

    26 julho, 2012 @ 10:35 PM

    Olá. O meu pai bebia bastante à 18 anos atrás, e o médico avisou-o que não poderia voltar a beber pois poderia haver a probabilidade de ter uma cirrose, mas desde à 1 ano que o meu pai de vez em quando chega com cheiro a bebida novamente e ultimamente tem estado bastante em baixo, foi ao médico e ele disse-lhe que poderiam ser só nervos, mas ele continua igual e mal dorme à noite por se queixar de dores na barriga e nas pernas, o que acha que pode ser? Aguardo resposta.

  231. Mônica de Oliveira Ferreira comenta:

    8 agosto, 2012 @ 11:00 AM

    Olá, postei um comentário em 21/07/2011 onde falava que meu pai adquiriu a cirrose por ter contraido hepatite B e C.
    Bom, meu pai infelizmente faleceu no dia 28/07/2011 logo que cheguei para visita-lo.
    Foi tudo muito rápido, ele teve sangramentos entrou em coma e no outro dia faleceu…
    Nunca senti uma dor tão grande que se arrasta até hj, mesmo já fazendo um ano…. antes ter ido no lugar dele…
    Meu pai não bebia há mais de uma década, a bebida não foi a causadora de tudo, ele não pode escolher se livrar da cirrose por conta da hepatite, vc alcoolatra aqui presente só um conselho: Parem!!! Se não por vcs, façam por quem lhe que bem… Vcs sim podem escolher não morrer!

  232. SIVANILDE KOGEMPA comenta:

    27 novembro, 2012 @ 9:00 AM

    Gostaria saber com urgencia se um paciente com cirrose alcoólica grave tem direito ao benefício auxílio doença ou ao LOAS. Tenho urgencia nesta resposta.

  233. Carla Edite Guimarães dos Santos Carvalho comenta:

    7 março, 2013 @ 2:22 PM

    Saudações a todos!
    Na data de hoje li todas as perguntas e comentários postados e deixo a todos a seguinte mensagem: “Não consumam álcool, nâo dêem maus exemplos a seus filhos e tenham amor próprio.” Como a maioria de vocês no dia 02/07/12 aconteceu um episódio muito triste em minha vida: o falecimento do meu pai. A causa: HEPATOPATIA CRÔNICA(cirrose) E INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA. A origem: BEBIDA ALCÓOLICA. Deixo a minha pergunta para todos, mesmo para aqueles que “BEBEM SOCIALMENTE”: Vale a pena?
    As pessoas devem estar conscientes de que também se trata de um tipo de DROGA, a diferença é que em relação às outras que são proibidas, esta é liberada. Uma hipocrisia do Governo e da Sociedade.
    Nossas vidas são regidas especificamente por uma Lei: O LIVRE ARBÍTRIO, ou seja, ESCOLHAS.
    Façamos nossas escolhas, as certas de preferência, e não sejamos egoístas a ponto de fazer as escolhas erradas e colocar nosso corpo e nossos familiares em sofrimento.
    O que sobra é só isso: SOFRIMENTO, DOR E DESESPERO E LÓGICO, UMA MORTE TRISTE E DOLOROSA.
    Meu pai ficou internado um mês em uma UTI, teve todos os sintomas já conhecidos por todos que estão passando ou passaram por isso. Querem saber o que ele mais queria em seu leito de morte: ÁLCOOL!
    Pergunto à todos: Este comportamento retratou o quê especificamente? VÍCIO? EGOÍSMO? FALTA DE FORÇA DE VONTADE? FALTA DE AMOR PRÓPRIO? SABOTAGEM COM A PRÓPRIA VIDA? SUICIDA EM POTENCIAL?
    Conclusão: ele faleceu 10 dias antes de completar 69 anos.
    Ingeriu àlcool desde os 14 anos de idade à exemplo do próprio pai. Teve a sorte de ter um corpo perfeito, de ter uma família, de ter filhos, de conhecer os netos, mais somente até a adolecência dos mesmos. Perdeu a chance de vê-los crescer, se formarem, casarem e de ter bisnetos. Perdeu a chance de usufruir a aposentadoria, de terminar de viver uma vida saudável e feliz.
    Somente causou sofrimento a nós, sua família e a si próprio.
    Completou-se 8 meses após seu falecimento, ele se foi e nós continuamos aqui, vivendo, prosseguindo com nossas vidas e escolhas.
    Há cinco anos atrás ele teve uma chance e uma escolha entre a vida e a morte. O médico avisou que ainda dava tempo. Porém ele escolheu continuar a desfrutar dos “PRAZERES DO ÁLCOOL E DA ILUSÃO MOMENTÂNEA”
    Para quem ainda têm tempo escolha a VIDA E A FAMÍLIA.
    Para quem continuou e está desenganado, sinto muito: resta muito pouco: dias, talvez horas somente.
    Paz a todos! Celebrem a vida que é um grande presente e uma grande chance de evoluirmos e aprendermos; mesmo acertando e errando. Repitam os acertos e aprendam com os erros.
    Aprendam a olhar para dentro de vocês e a enxergarem a luz do GRANDE CRIADOR que BRILHA EM VOSSOS CORAÇÕES e entendam o MILAGRE DA VIDA.

  234. Paula sousa comenta:

    28 julho, 2014 @ 3:57 PM

    Gostaria de saber se uma pessoa que tem a barriga muito inchada e os olhos muito vermelhos pode ser sintomas de cirrose. Obrigada

  235. David Arruda Meneguel comenta:

    20 agosto, 2014 @ 2:37 PM

    Tenho um irmão que mora comigo, ele tem 40 anos, e bebe desdeos 18 anos. A dois anos ele vem sofrendo com o diagnostico de Ascites e ulcera no estomago.ele foi operado da ulcera quando tinha 38 anos e parou de beber, porem continua sofrendo as conseguencias da bebida, pois suaa barriga esta sempre muito inchada e mesmo depois da operação ele sente fortes dores no estomago.Ele trabalhava de taxista, porem não consegue mais trabalhar.Ele teve que ser internado e foi feito uma nova endoscopia, pois os medicos acham que ele esta novamente com uma ulcera.Na sexta feira tive que sair correndo do serviço, pois ele me telefonou dizendo que estava com muita dor no estomago, cheguei em casa ele estava sem camisa com a barriga muito inchada, inclusive a cicatriz da operação da ulcera na região do estomago estava ainda mais inchado e duro.Levei ele para o hospital e ele griatava de dores no estomago e que a barriga estava muito pesada. Estamos aguardando o resultado da endoscopia, ele esta em casa depois de titar alguns liquidos da barriga, mas a barriga ainda continua inchada e ele ainada esta reclamando de muita dor no estomago.

  236. João (fictício) comenta:

    31 agosto, 2014 @ 12:44 PM

    Me chamo João (fictício) tenho 33 anos bebo desde os 13… acredito que nos ultimos 8 anos não fiquei um dia sem álcool, há anos tenho uma certa diarreia, de 1 mês pra cá estou com os olhos e pele amarelada. .. Há tempo venho urinando pouco e uma grossa… hj não consigo parar… se não bebo não durmo, tenho alucinações e tremor… p ajudar sou depressivo, a bebida tá atrapalhando e muito meu servico, perdi totalmente a confiança das pessoas. .. sinto que vou morrer em breve… muito dificil aceitar e mudar… sou divorciado por causa da bebedeira, minha ex me amava muito e fez de tudo p ajudar… frequentei aa um certo tempo mas mesmo assim continuava bebendo, parei de frequentar. Hj sou anti social e não consigo socializar. .. apenas tenho amigos em bar… amigos deixo aqui meu desabafo, desejo a todos uma boa tarde.

  237. João (fictício) comenta:

    31 agosto, 2014 @ 12:51 PM

    Muito difícil a vida de um alcoolatra, eu tô uma semana sem tomar banho… faz 3 dias que nao como absolutamente nada… só alcool e cigarro… só em pensar em comer passo mal… só paro de vomitar quando fico num grau…. penso muito em suicidio… sem que muitos diram q é fraqueza minha mas não é. … o vício é muito dificil, só quem já passou q sabe… um abraço a todos

  238. marilza comenta:

    4 setembro, 2014 @ 5:10 PM

    ola to enviando esse comentrio ..to mto preocupado cm meu pai ele e alcoolatra ..nao aceita q nos falamos nada .a pressao dele e alta nao tem q faz ele tomar remedio…ele anda com soluco o tempo todo …ta mto magro mao consegue se alimentar ..ele nao toma cerveja pinga nao ..e de 3 a 4 garrotinho de catuaba por dia ;;ele fede alcool;;;ta cm o rosto enxado ,se ele fcar sem beber ele comeca atremer …o q eu devo fazer ;;desde ja agradeco

Deixe seu comentário aqui !