19 - fev
  

Artrite Reumatóide

Categoria(s): DNT, Gerontotecnologia, Inflamação, Reumatologia geriátrica




Resenha

A artrite reumatóide é uma doença crônica (etiologia autoimune) que promove dor, inchaço, limitação dos movimentos (rigidez) e das funções das articulações (juntas) especialmente das mãos. A rigidez articular é pior pela manhã e pode durar de uma a duas horas. Além, dos sintomas articulares, a pessoa pode sentir fadiga, queda da pressão, diminuição do apetite, olhos e boca seca.

Artrite ReumatóideA inflamação da artrite reumatóide ocorre na chamada membrana sinovial, que é o tecido que reveste a articulação. Neste local, são liberadas pelas células imunológicas (linfócitos, macrófagos) substâncias químicas inflamatórias que causam inchaço, dor e deformidade articular.

Várias pesquisas têm proporcionado uma melhor compreensão dos fatores imunológicos e genéticos na artrite reumatóide. Como resultado desses estudos, tem sido desenvolvido medicamentos que bloqueiam especificamente determinadas etapas da atividade do sistema imunológico, impedindo o perpetuação da função inflamatória auto-agressiva, que caracteriza as doenças auto-imunes.

 Diagnóstico

O diagnóstico da artrite reumatóide pode ser difícil, uma vez que a doença pode ter início lento com poucos sintomas, confundindo com outras doenças. Quando se apresenta como na figura, o diagnóstico é extremamente fácil. Exames laboratoriais, podem dar pistas para o diagnóstico, porém não há um teste único que “confirme” a suspeita clínica. Os raios-X (especialmente de mãos e pés) são muito úteis no diagnóstico, e podem ajudar na evolução e prognóstico da doença.

Tratamento

Uma vez que não existe cura para a artrite reumatóide, o objetivo é minimizar os sintomas e deformidades articulares. O tratamento “agressivo” deve ser feito tão logo se tenha o diagnóstico, com isso, evitando-se a deformidade articular e a perda de movimentos, que leva a invalidez, isolamento e perda da auto-estima (ninguém gosta de ver as próprias mãos próprias e com pouca função). Além dos medicamentos antiinflamatórias clássicas, o tratamento envolve as drogas anti-reumáticas modificadoras do curso da doença (metrotrexato, leflunomida, hidroxicloroquina, sulfasalazina, azatioprina, ciclosporina) e, uma nova classe de medicamentos, chamados de medicamentos biológicos (adalimumabe, etanercepte, infliximabe e rituximabe), que tem especificamente como alvo as estruturas do sistema imunológico responsável pela inflamação.

A pessoa portadora de artrite reumatóide deve se manter em atividade e, uma consulta com fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional pode ajudar a determinar os tipos de atividades mais indicadas e evitar a invalidez que causa ansiedade, isolamento e depressão. O emprego de instrumentos do dia a dia, talheres, andadores, etc (gerontotecnologia) ajuda a vencer estas barreiras.

Referências:

Artrithis Fundation [on line]

Artrite Reumatóide – Diagnóstico e Tratamento. Projeto Diretrizes do Conselho Federal de Medicina [on line]

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


176 Comentários »

  1. suemy luzia comenta:

    11 dezembro, 2007 @ 2:58 PM

    Acho q estou com essa doença, no momento estou meio assustada, mas com certeza irei melhorar, mas a astrit tambem pode afetar outros orgãos ou ate mesmo pode causar outros sintomas????
    como exemplo: queda de cabelos??

    Resposta –
    Suemy, a Artrite Reumatóide acomete as articulações. Caso apresente sintomas em outros orgãos é importante afastar outras doença reumáticas.
    Prof. Armando

  2. Egle comenta:

    4 janeiro, 2008 @ 5:55 PM

    Sou portadora da Artrite reumatoide há 8 anos e faço tratamentos constantes com cloroquina e predinisona.Há 3 anos realizei uma cirurgia no punho (sinovectomia) que comprometeu 90% o movimento do punho, quase não movimento mais,sinto dores e formigamentos na mão.Este tipo de limitação pode ser considerado uma invalidez para o INSS?

  3. leide comenta:

    12 fevereiro, 2008 @ 5:06 PM

    Tenho 26 anos e sou portadora de AR há alguns anos, mas só recentemente descobri realmente o que me causa tantas dores. Sinto muita dificuldade para desenvolver as atividades rotineiras e já não consigo trabalhar de forma satisfatória. Ainda não encontrei um medicamento que faça com que minhas dores desapareçam. Isso me causa uma angustia enorme. Se alguém tiver alguma dica, se existe algo que eu possa fazer, por favor me digam.

  4. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    13 fevereiro, 2008 @ 12:36 PM

    Egle e Leide

    Os modernos tratamento da artrite reumatóide que envolve as drogas anti-reumáticas modificadoras do curso da doença como, leflunomida [Arava] e uma nova classe de medicamentos, chamados de medicamentos biológicos (adalimumabe [Humira], etanercepte, infliximabe e rituximabe), que têm especificamente como alvo as estruturas do sistema imunológico responsável pela inflamação, estão revolucionando o curso da doença, reduzindo os riscos de invalidez. Os médicos reumatologistas têm aplicado esses tratamentos.

  5. leide comenta:

    25 fevereiro, 2008 @ 5:05 AM

    Olá!
    Esta acontecendo uma coisa estranha comigo. Estou tendo uma perda consideravel de cabelo. Será que tem a ver com a AR? Pois sei que existem sintomas extra articulares, inclusive eu sou portadora de insuficiencia mitral devido esse problema.

  6. Joana Darc comenta:

    12 março, 2008 @ 2:46 AM

    Oi!!!
    Tenho essa doença a mais de 12 anos, tomo; metrtexato,defalazocorte, humira e anti-flamatorios, mesmo assim tenho crises, agora comecei também com o emuran. Gostaria de saber se não tem tratamento alternativo, como ortomolecular e outros que nao conheço, na verdade não aguento mais tomar remedio e sofrer os efeitos colaterais e nao te dor da artrite, por outro lado, dor de estomago, abdominal e outras ou nao toma-los e sentir muita dor nas articulações.
    Eu desejo muita força para as pessoas portadoras da AR, porque de verdade, não dá para ser mole, porque só quem tem que sabe como é dificil.

  7. Marli comenta:

    22 março, 2008 @ 2:24 AM

    Olá, descobri que sou portadora de AR, há pouco mais de 2 anos. Há 1 ano passei a usar Humira, e senti considerável melhora. Apesar do alto custo da medicação, vale a pena. Antes, não conseguia ao menos caminhar, sofria muito e tinha medo do futuro próximo. Hoje trabalho, crio meus filhos, apesar de sofrer ainda dores, rigidez, ainda assim, nada se compara ao que já
    passei por causa dessa doença. Sobre queda de cabelos, depressão….isso tudo também é AR. Perguntem aos seus Reumatologistas sobre o Humira. Entrem com pedido junto ao Estado de S.Paulo, que existe maneira de conseguir gratuitamente. Insistam, vale a pena…..Desejo à todos que sofram de AR, melhoras, sabemos o quanto é difícil, mas acreditem, tudo pode melhorar!!!

  8. Paula comenta:

    1 abril, 2008 @ 11:48 PM

    Olá. Espero c/ estes comentários poder ajudar. Minha mãe é portadora de AR, c/ tratamento intensivo há 5 anos. Já conseguiu muitas vitórias, alívio das dores, mesmo utilizando uma porção de medicamentos (metrotexato, prednisona, famotidina, paracetanol) e o Ramicade (infusão 1x mês). As dores diminuem, desincha, consegue movimentar os braços e mãos, enfim, consegue uma melhor qualidade de vida. Perguntem ao seu Reumatologista, e verifiquem, pois é um medicamento muito caro, mas o convênio paga. Ela estava caminhando para a invalidez total, deixou de trabalhar, subir escadas, até andar, levantar os braços p/ pentear o cabelo, mas graças a Deus, e a este medicamentos, conseguiu recuperar parte de sua vida e está muito bem

  9. Maria Epifania P. Santos comenta:

    17 abril, 2008 @ 5:09 PM

    Há alguns dias começei a ter uma intensa dor no joelho direito e cotovelo, fui a um reumatologista que me receitou: Disfosfato de cloroquina de 250 mg e há mais de um ano tomo Sulfato de glicosamina.

    A Dra. disse que deveria tomar o Disfosfato por 2 meses, me pediu também um hemograma completo para apresentar á ela no retorno desses dois meses. Será que estes sintomas são artrite ou artrose.

    Gostaria de saber para que servem estes remédio. Existe algum tipo de dicionário onde eu possa consultar para saber mais a respeito deste dois medicamentos.

    Agradeço atenção,

    Fanny

  10. Maria comenta:

    7 junho, 2008 @ 2:12 PM

    Olá, espero que possa ajudar alguém que infelizmente é portador dessa triste enfermidade, chamada: Artrite Reumatóide. Sofro desse mal, há uns dez anos,
    já pecorri o Brasil inteiro na esperança de um remédio que me curasse. Infelizmente
    não existe ainda. Fiz tratamento diversos com duração até de um ano, obtive pequenas
    melhoras, como diminuir a intensidade das dores. Estou sustentada com uma melhora:tomando: Predsin de 5 mg, tomo 1 manhã e outro a noite.
    já tomei: azulfim, reuquinol, tecnomet, arcoxia, higroton, metroxatato etc.
    Quem souber de um remédio novo, por favor ponha a divulgação. S o c o r r o!!!!!!!!!!!!!!!
    Se possivel, gostaria da resposta de um médico. Obrigada.

  11. geyson silva comenta:

    12 julho, 2008 @ 7:47 PM

    olá, meu email para contato é diamanteduplo@ig.com.br, não sou médico, mas creio que posso ajudar com medicamentos naturais. pois conheço pessoas que tiveram resultados fazendo uso…..

  12. Suely A Bragança Pedro comenta:

    21 julho, 2008 @ 11:28 PM

    Querida amiga Ane, o seu blog está show.
    Suas informações são preciosas. Através delas, conseguimos tirar muitas dúvidas de nossa vida, que já é um tanto duvidosa (rsrs), por causa da FM.
    Amei tudo o que vc postou.
    Quero agradecer a sua ajuda e seu desprendimento de ajudar os outros, apesar de tantos problemas que tem e sente.
    Vc é especial.
    bjs com muito carinho.
    Suely

  13. DOUGLAS CAVALCANTI comenta:

    2 agosto, 2008 @ 7:24 PM

    TENHO PSORIASE E MEU DERMATOLOGISTA ME RECEITOU ( AZULFIN ) ELE DISSE QUE ESTOU MUITO ATACADO E POSSO VIM A TER (AR)
    SERÁ QUE É ISSO MESMO?

  14. edilena comenta:

    13 agosto, 2008 @ 7:14 PM

    Tenho AR mais de 5 anos tomo alguns medicamentos agora a medica pediu para eu fazer uma cirurgia no punho pq sinto muita dor nele já fiz até infiltração e nada de melhoras só que o meu punho não se movimenta mais ficou duro,queria saber se vale a pena fazer essa cirurgia me mandem alguma opinião…..

  15. Rafaela Menezes comenta:

    17 agosto, 2008 @ 2:52 PM

    Olá, tenho 19 anos e tenho Artrite reumatoide desdos meu 17 anos…. Já sofri muitissimo devido a essa doença, fiquei sem andar emagreci 11 kg no inicio e cgehuei até a sentri febre reuamtica e eram febres fortes… Faço tratamento com corticoide tomo 40 mg mas é muito forte e não podia ta tomando isso na minha idade ,mas ele foi o unico remedio q me ajudou a voltar a andar, hoje me dia meu organismo e viciado com medicamento e se eu passar do horario sinto dores terriveis… tomo indocide 50 mg, aravá( leflunomide) q ele custa 400 reais, metrotexato, fixacal, e varios outros medicamentos… De um mes pra cá ando me sentindo gorda devido o corticoide q incha. ando com minha auto estima lá em baixo, perdi a vontade de sair, de namorar, ate mesmo de trabalhar.. e a cada dia q passa eu perco vontade de mas coisas… Semana q vem já vou pra um psicologo… eu me sinto feia, gorda, buchechuda.. me sinto a pior pessoa do MUUNDO.. Meu celular morre tocando e eu não tem nem ai não sinto mas nem vontade de falar com meus amigos(a) só com minha fámilia mesmo… sinto um estresses horrivel. vontade de chorar, tou me sentindo de um jeito q nem eu mesma mas aguento… Queria algum tipo de ajuda ou de contato com alguem q possiu essa doença para trocarmos ideias , minha unica diversão e a inteernet, mas ate isso já estar me enjuandoo nem sinto mas vontade de ficar na frente do pc….. Bom é mas ou menos isso q queria falar… Bjs fiquem com Deus.

  16. Rafaela Menezes comenta:

    17 agosto, 2008 @ 2:54 PM

    qualquer coisa podem me passar e-mails

    rafaelamenezesdemelo@yahoo.com.br

    rafaela_menezes_820@hotmail.com

    Grata: Rafaela Menezes

  17. regina pavarini comenta:

    22 agosto, 2008 @ 11:34 PM

    Tive o diagnostico de AR em meados de fevereiro/2008, mas só encontrei um médico reumatologista q.me deu tratamento correto em junho/2008.O tratamento foi tão bom, q.eu,q.já estava andando de bengala(a artrite reumatoide atacou mais meus pés), em 15 dias já andava quase normalmente,hoje meus pés não estão mais inchados(debelamos a infecção maior), ando normalmente, estou usando até sapato de salto(não muito alto)..Sei q. não sarei, mas no momento estou tendo vida normal, dirijo,posso sair sózinha,caminho na praia, em resumo… estou me sentindo gente de novo!
    Se alguem precisar do telefone ou endereço do reumatologista, entre em contato através do endereço:
    reginarpavarini@uol.com.br

  18. cristiane baldin comenta:

    2 setembro, 2008 @ 10:37 PM

    comecei com meu ar ´inchando os pé sem sentir dor depois de um mês apareceu uma dor terrivel em todas as minhas juntas procurei um reumatologista mas todos meus exame deu negativo .mas continuava a dor eu tinha o sintomas mas não dava positivo o exame até q a medica resolveu pedir o exame chamado ccp q ai deu positivo mas ate ela conclui levei 7 meses sofrendo com dor so passava com cortisona agora tomo metrotexato faz 1 mes so q ainda sinto dor no braço e formiga muito mas a medica disse q leva 1mes pr fazer efeito . espero q ajude a conforta alguepq so quem passa sabe o q e sofer de dor

  19. bule comenta:

    20 setembro, 2008 @ 9:11 AM

    tenho 38 anos e sofro de AR, já tenho a doença a muitos anos mas só a coisa de 4 ou 5 anos e que o meu medico me mandou fazer tratamento mas já e tarde de mais . tenho muitas dores e sei que cada dia ue passa vai ser pior. muitas vezes não consigo dormir ando dias e dias sem dormir é um desespero muito grande, até já pensei em acabar com a voda ,mas tenho dois filhos e tenho pena deles mas sei que um dia não me vou lembrar deles e vou fazer uma grande asneira. gostava de ter um tratamento que resultasse

  20. Joana Darc - MS comenta:

    20 setembro, 2008 @ 9:39 PM

    Olá Bule…não sei onde mora; cidade ou estado….mas quero te dizer que eu tbém tenho AR, sofro também, só que tem medicamentos tão eficientes que pode melhorar e muito o seu quadro clinico, o seu médico pode te receitar um lexotan da vida para que melhore a sua dor e vc consiga dormir, pode te receitar o arava ou humira, ou emuram, ou cordicoides o metrothexato, anti-inflamatórios da confiança dele. Não posso imaginar que um reumatologista permita que seu paciente sinta dor, tem aquela injeção que vc pode tomar também que se chama diprospam alivia muito a dor. O que me deixou preocupada qdo li a sua cartinha é no seu desespero, por que acima de qualquer remédio ou médico temos um Deus maravilhoso, busca ele com fé, que ele vai te dar forças para enfrentar a sua dificuldade, mas, nunca desista. Deus te cuide.

  21. jose pessoa comenta:

    22 setembro, 2008 @ 4:40 PM

    a dez anor tenho dor nos juelho e nao sei si e artrite cono, e temora muito
    ou em pouco tempo ja nao suporta a dor eu sinto dor mai da para suporta
    e nao remedio por favor quem puder mim responda

  22. rosana comenta:

    28 setembro, 2008 @ 9:43 PM

    Oi Rafaela,

    Oi a todos,

    Eu me chamo rosana e há quase 1 ano minha mãe começou com os sintomes de AR e aí veio o diagnostico que era realmente AR.
    Ela sofreu muito… mas,
    Ela está tendo uma melhora considerável, toma há dois meses ARAVA, Movatec e também os Artrolive e Védica e mais dois que esqueci dos nomes agora porém vejo os nomes caso se interesse.
    Também alimenta-se de peixes em geral, pouco frango e pouca carne. Ficou quase 2 meses sem carne vermelha e come muito pouco dela. Também ingere leite de soja e não se esqueça da pitada de nóz moscada de manhã nos sucos ou chás etc., além de tomar um copo de raiz de bardana com àgua todo dia de manhã (isto não deicha cair os cabelos por causa de tanta medicação )
    Outra coisa é a Pomada ARNICA marca HERTZ, muito boa.
    Está fazendo hidroterapia, fisioterapia específica,super leve.
    Isto tudo, além de muita dedicação da família, tem ajudado ela melhorar.
    Espero que vc Melhore!!!

    PS.: Acupuntura foi horrível, fez regredir muito, piorar os inchaços e doores…horrível.

  23. nádia comenta:

    31 outubro, 2008 @ 9:45 PM

    olá !!!!!!!!
    bom tenho 26 e descobri hj que tenho AR por um minuto quiz entar em baixo do primeiro trem mas ….tenho um filho lindo que depende muito de mim e claro um marido …o mundo naquele momento pra mim não tinha mais sentido já tinha ouvido falar dessa doença, mas o que está me deixando mais angustiada é a duvida em saber se posso ou não ter mais filhos ???
    vou ser sincera não estou conseguindo acreditar nisso tenho medo de entar em depressão estou com medo !!!!
    faz apenas 6 meses que venho com tratamentos ortopedicos ai a cerca de 2 meses procurei uma reumatologista que atraves de varios exames costatou hj que estou com AR infelismente pois so quem tem pode dizer a dor que sentimos , bom no meu caso acho que a maior dor esta sendo no meu coração estou com medo ……

    obs.desculpem acho que foi uma forma de desabafo que fiz, mas obrigada !!!!!!!!!!!
    fiquem todos com deus

  24. Marta Lima comenta:

    6 novembro, 2008 @ 2:33 AM

    Oi Rafaela, eu também tenho AR. No começo também me senti igal a você… Depressiva,estressada. desistimulada para tudo… Nas mais fortes crises que tive… Só Deus sabe, pensei que fosse morrer. Eu não andava, não levantava da cama, não tomava banho sozinha,não comia sozinha enem mesmo conseguia vestir minha própria roupa. Meu marido conta que eu gemia noite e dia e delirava por causa da febre altíssima . A AR atacou quase todo meu corpo e nem passar a mão no cabelo, dependia dos outros para tudo. Porém, ao começar a tomar os medicamentos ( predinissona de 40mg- injeções , minesulida -antiinflamatório ) me senti melhor. Depois realmente aconteceu este efeito safona, nas bochechas … no corpo todo. Não tem jeito ! Ia ao médicoe asvezes ele me colocava mais para baixo, foi aí que resolvi mudar .
    Este novo médico, procurou me orientar bem mais, não só quanto aos medicamentos, mas quanto a alimentação. Me orientou a não ficar tomando um antiinflanmatório durante muito tempo, poque eles tem uma ação maléfica nos rins claro que não são todos, sem contar que muitos deles provocam retenção de líquido e arritmia cardíaca ( celebra- é terrivel ) . Cortei o sal dos alimentos( excesso) cafés, refrigerantes, gorduras, carnes vermelhas procurei ingerir bem mais líquidos do o costumeiro, fazer caminhada de 40min ( bem devagar) todos os dias: eu comecei com menos tempo e realmente percebo a melhora. Principalmente depois que eu parei de tomar antinflamatórios direto. A retenção de líquido também é o que faz a gente se sentir assim cansada, até porque aprópria doença já causa anemia , Cuide-se!!! Nem tudo está perdido! É importante também que você almeje lá no fundo ficar bem,pois esta relação emocional equilibrada e de auto estima fará você criar novas forças. Além do mais, existe um Deus que se preocupa com você, muito mais do que todos nós … Ele realmente é alguém em especial que pode mudar esse quadro . Acredite !!! Acredite em seus sonhos também … Eles poderão ser reais!!! Fique com Deus também ! Beijos.

  25. sandra souza comenta:

    12 novembro, 2008 @ 4:12 PM

    Oi pessoal tenho 27 anos e convivo com AR a 25 anos é uma doença terrivel, mais aprendi a conviver com ela. Passei a infância toda sofrendo com as dores ; mas na adolescencia encontrei uma pessoa maravilhosa que me deu muito apoio que hoje é meu marido. Tivemos um filho a um ano atraz, mais infelzmente o nosso filho nasceu com problema cardiaco, passou por uma crurgia e após 8 dias faleceu, sofremos bastante, passei mais de mês depressiva, mas hoje estou recuperada. Queremos ter outro filho mas estamos em dúvidas por causa da doença. Desejo a todos que lute contra ela não se deixe abater, todos um dia vai ter que ir, não importa se hoje se amanã, o importante é fazer valer apena estar vivo agora, pois o amanhã não pertence a nós!!!beijos

  26. sandra souza comenta:

    12 novembro, 2008 @ 4:14 PM

    Oi pessoal tenho 27 anos e convivo com AR a 25 anos é uma doença terrivel, mais aprendi a conviver com ela. Passei a infância toda sofrendo com as dores ; mas na adolescencia encontrei uma pessoa maravilhosa que me deu muito apoio que hoje é meu marido. Tivemos um filho a um ano atraz, mais infelizmente o nosso filho nasceu com problema cardiaco, passou por uma crurgia e após 8 dias faleceu, sofremos bastante, passei mais de mês depressiva, mas hoje estou recuperada. Queremos ter outro filho mas estamos em dúvidas por causa da doença. Desejo a todos que lute contra ela não se deixe abater, todos um dia vai ter que ir, não importa se hoje se amanã, o importante é fazer valer apena estar vivo agora, pois o amanhã não pertence a nós!!! beijos

  27. leonice souza comenta:

    18 novembro, 2008 @ 6:42 PM

    Oi meu nome é leonice tenho 37 anos e ha um ano descobri a doença AR, sofro demais com os sintomas fisicos e piscologico……faço tratamento … ma o futuro me assombra…se alguem puder me ajudar meu email é lesouferreira@hotmail.com

  28. marcia comenta:

    10 dezembro, 2008 @ 3:26 PM

    como tantos passo problema semelhante, artrite psoriatica, o que me incomoda em 99%, estou precisando de orientaçao de como conseguir ajuda na area previdenciaria, pois me encontro impossibilitada de trabalhar e corro risco de ser despedida. faço tratamento c/ reumatologista uso varios medicamentos c/ custo alto.minhas espectativas p/ futuro sao nenhuma, se alguem ler este, pls me de uma luz p/ onde começar pois nossas leis previdenciarias nao sao p/ pessoas simples como eu. agradeço imensamente ., pois esta dor somente sabe o q. e quem ee portador[a] do sindrome da dor cronica. grata………

  29. Sandra Regina comenta:

    21 dezembro, 2008 @ 8:31 PM

    Descobri a dois meses que sou portadorade AR, mas gostaria de saber se somente através do resultado do exame de sangue o fator reumatoide alterado pode ser realmente confirmado esta doença, já estou fazendo otratamento com prednisona e metroxate, estou bem mas preocupo, pois o ortopedista disse que a AR desencadeou uma fibromialgia

  30. maria antonia comenta:

    23 dezembro, 2008 @ 12:02 AM

    a os meu 33anos comecei sofrer com dores que muitas fezer me colocavam no hospital alguns medico disiao que era febre reumatica despois de um ano que um rematologista me disse que era artrose na bacia mas a ete hoje sofro muitas dores na permas e na coluna nao sei mais o que faço ja tomei muitos remedio so asim para nao sentir dor me de uma luz obrigado

  31. Luciane comenta:

    2 março, 2009 @ 8:04 PM

    Olá a todos!

    Tenho 42 anos e tenho AR há 13 anos. Tenho tomado os medicamentos convencionais: cloroquina, metotrexato, prednisona. Agora vou começar com o Arava. Tenho momentos de crise, mas pelo tanto de tempo que tenho AR estou relativamente bem. Os medicamentos ajudam, mas o que mais tem dado efeito positivo para aliviar a dor e não deixar a deformidade avançar é com a Acupuntura e com um bom profissional. A Acupuntura tem me ajudado e muito. Só que é um pouco cansativo. Quando comecei com a Acupuntura, fazia 3 sessões por semana, foi excelente, agora só faço uma sessão por semana, mas o chato é que é por um longo tempo, mas vale a pena. Os resultados são excelentes!

  32. Rosi comenta:

    4 março, 2009 @ 8:05 PM

    Olá a todos!
    Tenho 39 anos,sou portadora de AR há alguns anos. Comecei sentindo muitas dores, meu médico pediu exame específico, mas não acusava nos exames. Mudei de médico, apenas uma vez, deu positivo o fator reumatóide. Minha médica diz q isso acontece o q dificulta mt o diagnóstico p o tratamento específico. Já usei Cloroquina, tive q parar devido ao início de maculopatia, tentei usar o Arava e quase morri com os efeitos colaterais,usei mt corticóide e outros remédios, passei a usar Methotrexato, mas sem boa resposta, minha médica ao ver meus exames de ultrasonoografi: ombros, quadril, joelhos e tornozelos, receitou o Etanercepte, é um medicamento importado, mt caro, mas fiz um cadastro p obtê-lo pelo Estado, aguardo resposta ainda, mas já estou usando umas amostra gratis q recebi. Tenho sentido alguma melhora, apesar de pouco tempo de uso. Sei o q é se sentir gorda, sem vontade p nada, sem esperança de dias melhores. Agora estou numa fase boa. Já voltei a caminhar, apesar dos meus tornozelos estarem inchados, mas me sinto melhor com atividade física.
    Espero conseguir usar este meddicamento novo e q ele consiga segurar essa doença tão terrível que causa estragos enormes.
    Não desanimem, dias melhores virão! Fiquem com Deus!

  33. ricardo comenta:

    5 abril, 2009 @ 9:23 PM

    eu de vez em quando incham-me alguns dedos nas articulaçoes mas depois desaparece. tem alguma coisa haver com a artrite reumatóide?

  34. Adelaide Melo comenta:

    7 abril, 2009 @ 11:15 AM

    Olá a todos sou a Adelaide e infelizmente tenho a minha mae que sofre de Artrite Reumatóide só que ela já está farta de sofrer tem muitas dores que há dias que nem se mexe.se souberem de algum remédio bom pelo menos para as dores pois a deformação dos ossos já ninguém lhe tira.pff. mandem e.mail para:www.Adelaidemelo1986@hotmail.com por favor é urgente

  35. euzilei comenta:

    14 maio, 2009 @ 8:37 AM

    ola pessoal! tenho artrite sofro de artrite desde os meus 19 anos tive momentos que pensei que iria morrer, perdi 13 kg tomei varios remedios, imuram ,indocid, cloroquina e varios, hoje tenho 38 anos sou casada a 13 anos tenho um filho de 09 anos, perfeito e saudavel graças a DEUS, MINHA GRAVIDEZ CORREU TUDO BEM NO NO FINAL QUE , minha pressao subiu um pouco e meu filho nasceu de 08 meses, ma graças a Deus foi tudo bem , tem 03 anos que fiquei bem mal pois as maos ficarm inchadas e os deos bem comprometidos tomei metrotexato e nao resolveu nada, mas graças a Deus o medico me receitou humira a secretaria de saude me deu o remedio em outubro de 2009 vai fazer um ano que estou tomando, gloria a Deus eu estou otima , quero que em 2010 eu pare de tomar em em nome de JESUS VOU TER OUTRO FILHO, nao desanime tem hora que a gente pensa que tudo acabou ,mas Deus qd esta em silecio ele esta trabalhando para nós quem quizer entrar em contato comigo atraves do e.mail e so escrever fiquem com DEUS. BJS

  36. euzilei comenta:

    14 maio, 2009 @ 8:40 AM

    O

  37. Claudia Faria comenta:

    20 maio, 2009 @ 11:12 AM

    Olá pessoal, Sou mais uma pessoa portadora de Artrite Reumatóide Juvenil, descobri a doença quando tinha 14 anos, hoje tenho 44. No início os tratamentos eram poucos, pois o diagnóstico era difícil, tomei por 15 anos vários remédios :Sal de ouro (Ridaura), Merticoten, ASS; mas não deram muito resultados. O que mais foi comprometido em mim foram as articulação do quadril; tanto que há 07 anos tive que fazer prótese coxo-femural da perna esquerda; tinha muito medo da cirurgia, mas foi a melhor coisa que fiz, pois hoje é como se eu não tivesse nada, consigo andar sem as teriveis dores; Para quem necessita da cirurgia posso garantir que vale a pena! fiquei sem tomar medicamentos por uns 10 anos, porém hoje estou voltando a tomar: Predsim, Cloroquina e meloxicam, pois estou com dores nos cotovelos e joelhos. Sei que com o medicamento irá melhorar. Mas quero deixar aqui uma menssagem para todos os mportadores desta doença: Nunca desanimem, muito menos deixem que ela domine nosso dia a dia, pois a vida é maravilhosa para nos entregar-mos á qualquer tipo de doença! façam exercícios, Terapias alternativas (Acumputura, meditação, etc) e tudo mais que pode ajudar a ter uma qualidade de vida melhor! As dores a gente supera! Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!

  38. Roberta comenta:

    21 junho, 2009 @ 1:02 AM

    OI!Meu nome é Roberta e tenho 36 anos.Vai fazer 3 meses que fui diagnosticada com AR.Tenho muita dor e inchaço nas articulaçõoes das mãos, ombros, joelhos, cutuvelos e pés.Mas tenho muita esperança de ficar curada.Meu pai teve AR por 4 anos.A dele era pior do que a minha.Ele tinha dores terríveis e não conseguia nem se vestir sozinho.Minha mãe o vestia todos os dias.Depois de 4 anos de sofrimento, um amigo dele descobriu uma terapia alternativa com o veneno das abelhas.Isso aconteceu há uns vinte anos atrás.Meu pai viajou para o Uruguai e ficou em uma fazenda, tipo de um apiário.Lá ele recebia picadas de abelhas nas juntas todos os dias.Ele dizia que a dor das picadas não se comparava a dor da artrite.Depois de dois meses de tratamento, ele voltou para casa completamente curado.Eu só acredito porque me lembro de como meu pai sofreu e da surpresa de tê-lo de volta sem dor nem inchaço.Há alguns estudos relacionando o veneno da abelha à cura para a artrite reumatóide.Agora tenho que ir ao médico e fazer o teste para ver se não sou das raras pessoas que pode morrer com o veneno da abelha.Se tudo der certo, quero começar esse tratamento logo.Existem alguns lugares no Brasil mas como essa terapia não é aprovada pelo ministério da saúde, vocês não vão encontrar nenhum endereço.Há alguns médicos que usam essa terapia no Brasil.Eu atualmente moro nos Estados Unidos e soube que há cerca de 50 médicos em todo o país que usam essa terapia.Bem, desejem-me sorte e tentem pesquisar sobre o assunto.Um abraço.

  39. Fatima comenta:

    21 junho, 2009 @ 9:55 PM

    Olá, portadores de AR como eu. Criei um blog para comentar meu tratamento.
    Estou tomando uma vacina antibrucélica. Ainda no início mas tenho esperança na melhora, já que o Dr. Genésio tem muitos casos de cura com a mesma. O tratamento exige 1 ano + 1 ano de tratamento. Tomo 2x semana uma injeção intradérmica.
    Se quiser acompanhar podem ler no meu blog. Estou colocando aos poucos as informações. Passem por lá e recomendem. Obrigada pela atenção e muita fé em Deus. Coragem para enfrentar as dores e as limitações que a doença impõe.

    http://artritereumatideeutenho.blogspot.com/

  40. brandao comenta:

    23 junho, 2009 @ 1:06 AM

    olá, roberta. Gostaria de receber noticias suas sobre o seu tratamento com picadas de abelhas, para artrite reumatóide. Além do seu pai, conhece mais casos que fizeram uso dessas picadas e houve cura ou só melhora por uns tempos?O tratamento é para artrite reumatóide ou para osteoartrite/artrose?

    mbbrandao47@gmail.com

  41. brandao comenta:

    23 junho, 2009 @ 1:16 AM

    olá, roberta, estou corrigindo o e-mail. Tem um numero 47 no meio. No aguardo.

  42. brandao comenta:

    23 junho, 2009 @ 1:18 AM

    mbbrandao47@gmail.com

  43. brandao comenta:

    23 junho, 2009 @ 11:29 AM

    Para roberta (tratamento com picadas de abelhas).Existe um remedio homeopático a base de veneno de abelhas em Montevideo-Uruguai com o nome de APITOX do laboratorio APIFARMA.Converse com seu médico ou um médico homeopata a respeito.

  44. PATRICIA comenta:

    3 julho, 2009 @ 9:26 AM

    OLÁ. Tenho 26 anos e Espondilite Anquilosante ha 7 , é muito paracido com AR, a diferença é que atinge a coluna também. no inicio era muito severo, passei um mes no hospital devido a complicações do tratamento (baixou d+ meu sistema imunologico, peguei infecção de tudo), cheguei a pesar 39 kg.estava completamente inchada e nao fazia mais nada sozinha, não caminhava mais, não me vistia mais sozinha, etc… troquei de medico e ele conseguiu que eu melhorasse, embora ainda estava inchada e com dor, mas ja pude ser independente de novo, foi então que engravidei sem querer. parei de tomar os remedios para não prejudicar o bebe, e acreditem: não senti mais nada ! a doença sumiu !!! na realidade isso pode acontecer mesmo, pois a gravidez afeta o sistema imunologico da mãe. fiquei boa ate minha filha ter 2 anos e meio, desde la começou a voltar as dores. estou tratando e sinto que a doença ta ganhando cada vez mais força. vou começar com o humira, mas tenho medo dos efeitos colaterais. tenho mto medo do meu futuro !!!

    boa sorte à todos…

  45. Reny souza comenta:

    23 julho, 2009 @ 9:37 PM

    Olá sofro com artrite reumadoide há 8 anos ,graças a Deus estou casada com um homem maravilhoso,mais sinto falta de um filho ,o que acontece é que tenho medo de engravidar e o remedio que tomo fazer mal ao bebe ,dizem que o predisimé muito forte e eu não posso ficar sem tomar porquer mesmo tomando sinto dores imagine se eu parar,por favor alguém me ajude .

  46. Reny souza comenta:

    23 julho, 2009 @ 9:44 PM

    e sobre ter um filho tomando predsim

  47. maria comenta:

    30 julho, 2009 @ 4:02 PM

    sofro de ar a 10 anos ja fiz varios tratamentos com muito remedios fortes hoje eu tomo um remedio com nome piroxicam de 20 mg porque as fomulas que ja tomei acabou com meus cabelos unhas ficaron resecadas parei por minha conta ainda sofro muito se eu passar um aborecimento ai doi mais mais eu vou levando porque esta doença so jesus para nus ajudar amigos irmas amados vamos indo ate jesus voutar irmao vou falar uma coisa asim mesmo sou uma palhaça gosto de faser os soutros ri e talves ate chorar porque tem dia que to melhor outro dia nao consigo levantar da cama direito entao eu conto pra eles um dia eu to boa outro ruim ai vai eu ja falei pra meu esposo daqui ums dia vc vai ser minha moleta mais sabe eguanto temos dor nos estamos mais pertinho do papai do ceu amigos que estao passando por estas dores tervel estes dias me ecinaro uma cemente ainda nao coprei chama getici cemente pegar umas 20 cemente torra ela de pois trutura ai coloca no vinho de uva concentrato uva puro quem puder tomar vinho pode ser no vinho casal de velho eu vou faser quem me ensinou esta curada ela falou que nao podia ficar en pe agora anda faiz tudo e nao sente nada mais eu ainda nao comprei poque longe o lugar pra ir busga mais eu vou faser se DEUS quiser abraços a todos amados irmaos que sofre com esta dor fica todos na paz do senhor jesus ele bom e nos dar forças pra suporta tudo um dia eu ando outro fico sentada asim vou levando minha vida !

  48. angela cristina comenta:

    5 agosto, 2009 @ 12:21 AM

    GENTE, ACHEI ESTE SITE PROCURANDO ARTIGOS SOBRE AR, ME EMOCIONEI COM O SITE. ESTOU TENTANDO NESTE MOMENTO LHES ESCREVER ; DIGO TENTANDO PORQUE AS LAGRIMAS ESTÃO ROLANDO.. ESTOU COM 61 ANOS , SOU PORTADOR DE AR JÁ FAZEM 20 ANOS .MEU TRATAMENTO ATÉ ENTÃO, ACOMPANHADA PELA REUMATO,LIMITOU-SE A:CLOROQUINA,DEPOIS PASSEI PARA AZATIOPRINA E A UNS DEZ ANOS VENHO TOMANDO METROTEXATO,TDS ELE ESTAVAM ACOMPANHADOS DE CORTIZONA.QUANDO TOMEI COMHECIMENTO DO REMICARE. (ATRAVEZ DE UMA AMIGA DE MINHA FILHA,CUJA MÃE TEM AR.) CONVERSSEI COM MINHA MÉDICA, QUE SIMPLESMENTE DISSE QUE EU NÃO TENHO INDICAÇÃO. AO LONGO DESSE TEMPO TIVE MTS CRISES, DEFORMIDADES DOS COTOVELOS,DEDOS,MÃOS EM GERAL,PUNHOS E PÉS. EM MARÇO DESTE ANO OPEREI O PÉ, JÁ NÃO PODIA MAIS ANDAR . ESTOU TODA DEFORMADA .TENHO DIAGNÓSTICO PARAOPERAR AS MÃOS E PUNHOS.E O PIOR…MEU OUTRO PÉ ESTA DEFORMANDO E MAIS ALGUNS DEDOS DAS MÃOS .ESTA SEMANA ESTOU EM CRISE E AUMENTEI A CORTIZONA(POR MINHA CONTA) E ESTOU DESESPERADA PROCURANDO AJUDA NA INTERNETE.NOVOS REMÉDIOS ETC.INCLUSIVE QUERO MUDAR DE MÉDICA.QUANDO SERA QUE TEREI SEGUNDO A MINHA MÉDICA INDICAÇÃO? INCLUSIVE TB FALEI CO ELA DO NOVO REMÉDIO QUE FOI APROVADO NO ULTIMO CONGRESSO,NA ESPANHA.RESPOSTA:VC NÃO TEM INDICACÃO. QUERO QUALIDADE DE VIDA.VCS PODEM ME AJUDAR? MEU E-MAIL É: AC.MOTTA@IG.COM.BR

  49. FATIMA CRISTINA VARGAS comenta:

    5 agosto, 2009 @ 8:37 PM

    VOU FAZER 37ANOS A6 TENHO AR TOMO TODO TIPO DE MEDICAMENTO SOFRO MUITO POIS COM DOR QUEM PODE SER FELIZ TENHO UMA FILHA COM 15 ANOS ADORA SAIR COMO POSSO ACOMPANHAR ELA NESSA IDADE TAO BONITA TOMO METROXATE 10 PREDINISOLONA DISFOFATO DE CLOROQUINA 250 ACIDO FOLICO CIMBALTA RIVOTRIL E TANTO QUE SE EU FOR COLOCAR VCS VAO DESANIMAR MAIS UMA COISA EU FALO SO DEUS PARA NOS AJUDAR SO QUEM SOFRE COM ESSA DOENÇA SABE UM DIA VC TRABALHA OUTRO VC DEITA DESSE JEITO VOU LEVANDO GRAÇAS A DEUS QUE TENHO MUITA AJUDA DA MINHA FAMILIA UM BEIJO A TODOS QUE CONVIVE COM ESSA DOENÇA COMO EU QUE DEUS NOS DE FORÇA PARA SUPORTAR

  50. Ana Teresa Felizardo da Silva comenta:

    26 agosto, 2009 @ 12:54 PM

    Tenho AR diagnosticada desde o ano 2000. Sei muito
    bem o que é sofrer. tenho dores, se como, se não como.
    Entendo muito bem o vosso sofrimento: Vou na rua e as
    pessoas ficam a olhar para mim de modo diferente, por-
    que ando sempre apoiada com uma muleta do lado di-
    reito; Nos transportes, olham desconfiadas, e muitas ve-
    zes não querem ceder-me o lugar, por ser muito jo-
    vem tendo em conta a doença que é. Sinto dores horrí-
    veis que só eu sei; Acham que por ser nova não tenho di-
    reito a ir sentada. Tenho 32 anos, mas tenho sofrido só eu
    e Deus é que sabemos; Já comprei cama articulada, 2 pa-
    res de canadianas, pedi cadeira de rodas emprestada,
    comprei 2 pares de próteses para os braços… enfim,
    parece que o mundo caiu em cima de mim, ou que deixei
    de sentir o chão debaixo dos pés. Sou portuguesa, vivo
    nos arredores de Lisboa. Se quiserem me contactar estou
    disponível para falar. Chamo-me Ana Teresa Felizardo da
    Silva; O meu endereço electrónico é anateresa9@iol.pt

  51. Roberta comenta:

    26 agosto, 2009 @ 6:53 PM

    Oi gente!Ainda nao consegui fazer a terapia das abelhas mas algo muito interessante aconteceu.Um dia resolvi comer pizza a noite e passei dois dias somente tomando cha.No segundo dia, notei que as minhas dores da artrite diminuiram em 50%.Fiz uma pesquisa na internet e descobri que muitas pessoas com artrite reumatoide se beneficiam de uma dieta vegetariana.Eu era super carnivora e descobri que principalmente a carne aumenta a inflamacao das juntas.Nao tenho comido mais carne vermelha, pao e arroz branco, farinha de trigo, leite, chocolate, etc.Nao sei se a dieta esta me beneficiando por so ter 4 meses de artrite reumatoide ou se realmente ajuda em todos os casos.Mas vale a pena experimentar, ne?Um abraco a todos.

  52. Roberta comenta:

    26 agosto, 2009 @ 6:56 PM

    Ops!Esqueci de explicar que tive muita dor de estomago por causa da pizza e nao consegui comer por dois dias.

  53. regina comenta:

    28 agosto, 2009 @ 3:33 PM

    Olá pessoal
    Tenho ar e há uns 10 anos tomo plaquinol, cálcio caltrate 600 e anti ácido omeprazol, pois tenho hérnia de hiato. Há uns l5 dias tive crise forte , com dores e inchaço nas mãos, a médica receitou imuran e eu cheguei até aqui e vendo tantos depoimentos, acho o meu caso mais brando e na verdade tenho muito receio dos efeitos colaterais. Gostaria que vcs. pudessem me ajudar.
    Abraço
    Regina

  54. Marlene comenta:

    29 agosto, 2009 @ 12:57 PM

    Oi gente, sou portadora de AR, e tenho muita dor na mão e pé esquerdo,. dores fortes no tórax, já faço tratamento com reuquinol, metrotexate, há 2 anos ou mais, estava me sentindo melhor, mas de uns tempos pra cá as dores voltaram novamente, me sinto deprimida, sem coragem pra nada. vivo a base de bi-profenid , estou cansada de tomar medicamento, queria parar , mas tenho medo. Agora pra ajudar minha médica de confiança, não está atendendo mais, pois está de licença maternidade, vai demorar a voltar , faz tempo que não consigo uma consulta, não sei quem procurar pra me ajudar, pois aqui onde moro não tem nem reumatologista, tratava em Ponta Grossa Com a Drª Kelly , na Santa Casa, agora estou sem médico. Será que algem pode me indicar um médico de confiança nesta região, preciso urgentemente. Abrços , Marlene

  55. Marta Dias comenta:

    5 setembro, 2009 @ 7:23 PM

    Tenho AR desde 2007 , mais anemia autoimuni tomo metrotexato, cloroquina, arava hoje me sinto bem melhormas tenho muita dificuldade pra andar, ficar muito tempo em pé , subir escadas. Estou sendo acompanhada pelos medicos da UNESPE na area do reumatoe hemato

  56. marcos comenta:

    14 setembro, 2009 @ 12:54 PM

    Ola boa tarde a todos, minha esposa ja vem sofrendo deste mau a mais de 2 anos, ainda ontem vi uma reportagem a respeito de um medico que comenta sobre uma tecnica chamado AUTO HEMOTERAPIA, gostaria de saber se alguem ja houviu sobre esta tecnica e se funciona realmente? pode-se ver neste video: http://video.google.com/videoplay?docid=-4554320633785209094&q=auto+hemoterapia&ei=Og5qSJ_DDpGErgK1uuSMDA#

    gostaria de saber tambem se tem algum profissional que atue em Ponta Grossa, já tenho um em curitiba, mas queria uma segunda opnião, pois as crises de minha esposa estão cada vez pior e os remedios paracem não mais estar fazendo efeito, agradeço a todos pela atenção, abrigado.

  57. maria de lourdes lima de rezende comenta:

    29 setembro, 2009 @ 10:56 AM

    olha so vou deixar aqui uma receita ki pode dar muito certo
    meu pai sofreu de artrite reumatoide, por dois anos andou de gatão e resolveu com isso tintura de ipÊ amarelo vc encontra na farmacia omepatica tomar uma colher de cha tres vezes ao dia fazer uso constante se não encontrar na farmacia homeopatica pode ser encontrado a arvore em mata fechada tirar a casca colocar no vinho branco ou tomar o cha o resultado e maravilhoso pode acreditar gde bju…..!!!!

  58. Sergio Maia comenta:

    29 setembro, 2009 @ 8:14 PM

    Oi pessoal, sou portador da Ar ha 8 anos, tenho dores mas consigo levar uma vida relativamente saudavel, tomo vários medicamentos manipulados, como metrotexato, deflazacort, sulfassalazina, meloxicam, ranitidina. Sempre imagino o dia que algum cientista venha a encontrar a cura, enquanto não vem, vamos tomando os medicamentos, pois, sem eles, mesmo com os efeitos colaterais, seria muito pior. Faço também um acompanhamento sistemático, de 4 em 4 mêses vou ao reumatologista com varios exames, para o acompanamento. Desejo melhoras a todos.

  59. janete demes comenta:

    2 outubro, 2009 @ 5:28 PM

    estou mais ou menos a 6 ,meses sofrendo com muitas dores no meus pés,fazia caminhada e faço hidroginástica,o médico agora me proibiu de caminhar somente fazer hidro,tenho 47 anos sou um pouco acima do peso faço dieta acompanhada com o médico mas como tenho problemas tambem de depressão,pra mim tem sido muito dificíl perder peso só consegui até agora em cinco meses emagrecer 6 kgs,não posso tomar nem um tipo de anti- inflamatório pois tenho problemas de estómago gostaria de saber se existe uma maneira a qual eu possa fazer para não sentir tanta dor como venho sentindo, quando estou sentada ou deitada muito tempo que me levanto não consigo firmar meu pé no chão

  60. janete demes comenta:

    2 outubro, 2009 @ 5:38 PM

    esqueci de comentar que,fiz exames e os médicos me avisaram que meu problema é artrose na coluna lombar,nos joelhos e tambem esporão de calcanho nos dois pés,meu trabalho é o dia todo caminhando,o que faço agora se não posso mais caminhar,o que mais me entristece é que adoro trabalhar e agora me vejo nessa situação,se nem marido tenho para me sustentarpois o meu morreu a 8 anos e não consegui nem se quer ficar com a pensão dele,pois o mesmo quando morreu estava sem trabalhar

  61. Jr comenta:

    8 outubro, 2009 @ 12:54 AM

    Oi pessoal, sou portador da Ar ha 27 anos, tenho dores mas ah 2 anos encontrei um remédio chamado Natural-life Harp 100mg acredito q ele seja homeopática, ou como alguns dizem natural, ñ sei quanto de vcs ja ouviu falar nele mas pra mim ele aliviou muito as dores, hoje procura um fornecedor dele pois a pessoa que me revendi aq já me deixou 100 ele por 2 vezes e fiquei de cama, pelas dores q sentia, ele ñ dis muito no frasco + posso dizer que em relação do que ja tomei e um dos que surge + efeito, sem reações colaterais, se alguem souber como posso adquirir, por favor me avise, meu e-mail e oliveiraij@hotmail.com
    e boa sorte a todos vcs…..

  62. Angélica Aparecida Francisco comenta:

    10 novembro, 2009 @ 9:24 AM

    tenho Artrite Reumatóide á um ano mas descobri esse mês.. meu tornozelo e minhas mãos incha demais.. e tenho dores nas juntas.. tô tomando os seguintes remédios: Dif cloroquina 250 mg, Piroxicam 20mg, e Famotidiana 40mg.. gostaria de saber se esses remédios engordam?? estou mt acima do peso e tenho medo de engordar mais com o tratamento… aguardo respostas.. obrigada..

  63. valeria hegy comenta:

    13 novembro, 2009 @ 5:07 AM

    Sou Valeria , tenho AR a anos , alguem ja tomou ARAVA, dizem que qdo se inicia o tratamento as dores podem aumentar , mas depois sera que vai diminuir? e em qto tempo?

  64. Nanda comenta:

    17 novembro, 2009 @ 4:44 PM

    Oi pessoal, tenho 41 anos descobri a AR há 2 anos, desde então tomo hidroxicloriquina 400mg/dia. Sei o que é sentir a dor desta doença. Mas eu acho que o a gente não pode se deixar abater, tento me ver como uma pessoa normal, não aceito que esta doença vai me derrubar. Com a medicação, me mantenho bem, mas hora ou outra dá um crise, que acaba me deixando deprimida, mas logo que passa, eu já me revigoro e esqueço da doença, me arrumo, faço a minha maquiagem e bola pra frente. Há um mês tive a maior surpresa, estou grávida de 3,5m. Como todos aqui tenho dúvidas, medos que por mais que tento fugir as vezes surgem na minha mente, principalmente agora, penso se vou conseguir cuidar do meu bebê, pois as minhas crises normalmente aparecem quando faço pequenos esforços físicos repetitivos. Mas deus vai dar um jeito de me suprir, tenho certeza. Desejo saúde a todos e muita força, todos somos maiores que esta doença.

  65. janete demes comenta:

    18 novembro, 2009 @ 9:33 PM

    boa noite a todos,gostaria de saber se nesse site tem algum médico reumatologista,que possa me informar um remédio para essa artrite, que não seja ofensivo ao estômago,pois estou em crise á mais de 2 meses,tanto da artrite como do esporão de calcanho,estou sofrendo com muitas DORES,e sem poder fazer nada,tenho dias que choro muito,só de dor,e não posso tomar nem um tipo de anti-inflamtório,pois agride meu estômago…

  66. marta dias comenta:

    19 novembro, 2009 @ 8:08 PM

    Querida amiga Valeria hegy eu comecei a tomar arava em junho levou mais ou menos 3 meses melhorei muito já não tenho tantas dores, mas tomo também hidroxicloroquina, 8 comprimidos de metrotexato uma vez por semana, depois de dois anos de tratamento me sinto praticamente normal não tenho tantas dores, uma das coisas que não passou foi a falta de equilíbrio nas pernas a dificuldade de subir escadas, caminhar por longas distancias, ficar muito tempo em pé, mas vou levando minha vida como se não tivesse nada . beijos.

  67. Rejane Macedo comenta:

    25 novembro, 2009 @ 6:07 PM

    Bom, tenho um filho de 3 anos e 7 meseq tem arj, decobrimos em outubro do ano passado, tah fazendo o tratamento, e tenho fé em Deus q ele irá ser curado.
    Moramos em Roraima.

  68. Juliana Ferrarini comenta:

    26 novembro, 2009 @ 3:30 PM

    Sou portadora de AR nem sei a quanto tempo. Foi diagnosticado em mim primeiramente Miosite Intersticial, fibromialgia, e depois de certo tempo, foi constatado que eu tenho Lupos Eritematoso sistêmico. Tenho crises muito fortes, muita febre reumátca, no momento estou com Leflonomida e corticóide, mas necessito de muita medicação pra dor e antiinflamatório. Tem dias que nem consigo sir da cama, é muito difícil conviver com tudo isto… Mas vou seguindo minha vida, passo a maior parte do tempo na cama, com ar condicionado ligado, porque o calor me deixa muito pior.Você não está só, eu também sofro um bocado com tudo isto. beijo

  69. Claudia comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 3:20 PM

    OLÁ

    SOU PORTADORA DE AR HÁ 1ANO E MEIO. JÁ SOFRI COMO LOUCA.TOMEI MUITOS REMÉDIOS E NÃO ME DEI BEM COM NENHUM. O ÚLTIMO
    FOI METREXATO 2,5 – MEU FÍGADO NÃO AGUENTOU, POR ISSO, PAREI.
    LOGO QUE COMECEI A TOMAR FOI ÓTIMO, ME ALIVIOU MUITO AS DORES,
    MAS, DEPOIS DE UM MÊS, AS DORES VOLTARAM. O MÉDICO AUMENTOU A DOSE DE 4 E UMA VEZ POR SEMANA PASSEI A TOMAR 6 –
    E TOMAVA UM ANTIFLAMATÓRIO (TILATIL).
    BEM, AGORA VOLTEI PARA O MEU TRATAMENTO MALUCO E QUE DÁ CERTO. TOMO VOLTAREM OU CATAFLAN, QUE SÃO ANTIFLAMATÓRIOS, E, PARA DOR, TOMO DORIL OU CIBALENA .
    ACREDITEM SE QUISER: SÃO ÓTIMOS PARA DOR.
    OUTRA COISA MUITO BOA É GLUCOSAMINA E CONDROITINA E O OMEGA 3,6 E 9. ESTOU TOMANDO HÁ 2 SEMANAS E NÃO ESTOU PRECISANDO TOMAR O ANTIFLAMATÓRIO, APENAS O DORIL.
    AO MESMO TEMPO, TENHO MEDO DE NÃO TRATAR NA BASE DA DOENÇA. GOSTARIA DE SABER SE PESSOAS QUE SE TRATAM COM ESSES REMÉDIOS PRÓPIOS PARA ARTRITE SENTEM QUE A DOENÇA ESTACIONOU.
    POR FAVOR, AGUARDO UMA RESPOSTA.

  70. Claudia comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 3:54 PM

    claudia comenta
    meu e-mail é claudiajp@globo .com

  71. Claudia comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 4:30 PM

    SE precisar comentar algo
    meu e-mail é claudiajp@globo .com

  72. Samara Ribeiro comenta:

    10 dezembro, 2009 @ 6:29 PM

    Olá meu nome é Samara e tenho artrite reumatoide juvenil dez de 11 anos de idade, hoje tenho 22 anos, no começo sofri muito com muitas dores tinha enorme dificuldade de fazer tarefas normais do dia a dia, hoje posso dizer que estou melhor bem melhor minhas artites nao estão ativas e eu devo isso a DEUS so ele pode fazer isso, não estou mais sentindo dores e meus remedios nao são mais tão fortes assim, esta cada vez sendo diminuido GRAÇAS A DEUS QUE É O MÉDICO DOS MÉDICOS, eu estou tomando somente meticortem 5mg, indocid 25mg, metotrexato 2,5 mg, somente esses e não sinto mais dores alguma, tenho deformidades nos punhs e joelhos, mais isso não me impede de nada, eu confio en DEUS e não temo mal algum pois sei que ele está comigo. GOSTARIA MUITO DE PODER CONVERSAR COM PESSOAS QUE TAMBÉM TEM ARTRITE, VOU DEIXAR MEU MSN:samara.rib@hotmail.com. que DEUS abençoi a todos.

  73. flaviana comenta:

    28 dezembro, 2009 @ 2:46 PM

    Oi meu nome é flaviana tenho 26 anos e descobrir o lúpus a um ano,no inicio foi muito dificiu pensei que eu iria morrer,mas graças a Deus encontrei uma medica que atraves de exames descobriu que eu era portadora dessa doença.Hoje sou casada e quero ter filhos mas fico um pouco temerosa,pois muito dizem que quem tem lupus não pode ter filhos.
    Sou uma pessoa evangelica que que mesmo com minha fraqueza faço de tudo para estar sempre perto de Deus.Acho que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus.Deus sabe de todas as coisa e nada é por um acaso, penso desta maneira se Deus permitiu que eu passace por esta provação ele vai me dar forças para proceguir.Sei que existem pessoas mil vezes piores que eu e que não reclamão de nada, e eu por mais dolorosa que seja essa envermidade ainda tem como ser controlada ,então vamos agradecer por tudo.E se nõa conseguirmos realizar os nossos sonhos aqui na terra Jesus já está voltando e tudo de mal vai acabar e seremos felizes lá no céu juntamente com ele e seu anjos.Até mas !

  74. José Maria de Paula comenta:

    1 janeiro, 2010 @ 7:25 AM

    Um bom ano novo a todos! Após ler todos os comentários, resolvi compartilhar com vocês meus sentimentos a respeito da AR. Sou portador dela há cerca de três anos, sinto dores, principalmente nos pés. Faço o tratamento convencional com uso de arava com resultados razoáveis. Agora me foi informado pela minha médica sobre a vacina antibrucélica, já comprei e vou começar a usar dia 04/01/10. Espero que dê resultados melhores que o tratamento comum. O telefone para quem interessar encomendar a vacina é (0xx) (27) 3261-0117 – Dr. Genésio. Grande abraço!!!

  75. Corina Coelho comenta:

    8 janeiro, 2010 @ 11:22 AM

    Tenho AR há 4 anos e de um ano para cá tenho tomado todos os dias uma fórmula de PREDNISONA, HIDROXICLOROQUINA,CIMETIDINE E MELOXICAN. Na semana passada o reumato tirou o MELOXICAM e agora estou com dores. Foi recitado tb o ARAVA-20mg que estou morrendo de medo de tomar. Com isso fui a uma médica que trabalha com FAO( homeopatia)e vou começar o tratamento na próxima semana. vai dar tudo certo! Quem quise me contactar- corinacoelho@gmail.com.

  76. claudia comenta:

    13 janeiro, 2010 @ 6:32 AM

    Gostaria de me comunicar com pessoas que tenham espondilite anquilisante pois tenho a doença a uns 4 anos e sofro demais com dores de madrugada, tomo metrotrexato 4 comp por semana mas nao resolve tenho medo de perder os movimentos.
    meu email é cla.sta@itelefonica.com.br

  77. Carmo comenta:

    14 janeiro, 2010 @ 6:38 PM

    Boa noite já algum tempo a minha mãe se queixava com muitas dores nos ossos e tinha muita dificuldade em andar de se mexer e chegou mesmo a não conseguir tomar banho sozinha, como ela vive numa zona mto pequena no baixo alentejo onde os medicos infelizmente só fazem pelo doente oque tem vontade de fazer, ela chegou a ficar na cama com mtas dores então eu fui busca-la e marquei uma consulta de reumatologia e o medico suspeitou logo de artrite reumatoide e medicou-a, mas para este medico a ajudar, o medico de familia da minha mãe teria que lhe mandar fazer o exames especificos para se confirmar a doença .
    A minha mãe voltou para a terra e foi ao medico dela com uma carta deste especialista e a resposta do medico foi que não aceitava recados de ninguem , que não lhe passava exames nenhuns e que a doença não tem cura que só lhe passa os medicamentos e é se tiver vontade eu fiquei sem saber oque fazer porque tinha que ser ele a mandar fazer estes exames por serem muitos caros a minha mãe não tem possibilidades de os pagar a minha vontade era processar esse medico porque oque ele esta a fazer negligencia médica .se alguém souber de algum especialista dentro de um hospital publico agradecia que me desse o nome do hospital e o nome do medico. Eu adoro a minha mãe ela é uma pessoa maravilhosa .Obrigada e cumprimentos

  78. Márcia Valéria Macêdo Corrêa comenta:

    15 janeiro, 2010 @ 5:06 PM

    Prezados Srs.

    Tenho 42 anos e AR há 2 anos, porém, vinha sentindo fortes dores precordiais, após cintilografia verificou-se que estava com a artéria coronária direita com 90% de obstrução. Assim, em 28 / OUT / 09 após cateterismo decidiu-se a angioplastia. No momento em que foi colocado o Stent a artéria dissecou, em função disto, foi colocado outro Stent tentaram colocar um terceiro de menor calibre mas não obtiveram sucesso fui encaminhada para o CTI e no dia seguinte pela manhã sofri um enfarto na parte inferior do coração. No Ecocardiograma constatou-se que havia uma hipocinesia. Quando tive alta, a cardiologista me informou que eu não poderia tomar o metrotexato pois iria interferir na fixação dos Stent´s, gostaria de ressaltar que eu já estava fazendo o tratamento do remicaste, e este tratamento sem o acompanhamento do metrotexato meu organismo começa a solicitar o tratamento do remicaste. A minha pergunta é: Posso ou não posso fazer uso do metrotexato 2,5 mg, segundo a reumatologista que eu me trato fui informada que este medicamento abaixa a imunidade e com isto, fico sucetível infecções daí o fato da cardiologista ter solicitado a suspensão do uso dele por pelo menos 6 meses. Aguardo por favor uma orientação para que minhas dores possam ser minimizadas, gostaria de ressaltar que meu cardiologista informou-me que sofro de vasculite e que está ligada à AR. Procede esta informação, pois no último dia 06 / JAN tive outra crise de dor precordial.

    Muito obrigada pela ajuda que puderem me fornecer

    Márcia Valéria

  79. Rosemeire Ladislau de Freitas comenta:

    18 janeiro, 2010 @ 11:02 AM

    Olá, tenho artrite reumatóide a dez anos já tomei quase todos os medicamentos citados nos depoimentos, hoje tomo arava, metrotexate, paracetamol, piroxican, tramadol, Beflazacort e famotidina, melhorei as dores, mas meus joelhos incham muito tenho deformidade nos punhos devido a cirurgia feita em 99 e 2000. Estou afastada do trabalho com licença medica desde maio/09, mas o perito da previdência não concede minha aposentadoria por invalidez, mas não encontram um função para me readaptar porque meu problema é mão e joelho sou professora há 24 anos o que devo fazer? Favor se alguém souber algo informe através do meu email: meireladislau@hotmail.com Desde já obrigado.

  80. vagna pereira comenta:

    19 janeiro, 2010 @ 7:17 AM

    Tenho artrite reumatoide há 4 anos, tenho 38 anos, faço parte de um estudo duplo-cego e duplo-placebo para avaliar a Eficácia e a segurança do Abatacepte administrado por vias subcutânea e intravenosas a individuos com AR submetidos a tratamento de base com metrotrexato e com resposta inadequada ao Metrotrexato. Estou melhorando muito Graças a Deus, consegui esse tratamento com o centro de pesquisa em Goiânia atraz do HGG, com o Dr. Marcelo e Dr. Bruno são muito eficiênte, para quem mora em Goiás e so procurar lá. Estou a Diposição de qualquer informação meu telefone é 62 99776429 e gostaria de entra em contato com as pessoas que tem AR , pq realmente não é fácil, precisamos um dos outros meu email é vagnapereiradib@hotmail.com

  81. valeria hagyi comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 4:06 AM

    Marta dias agradeço a atençao , estou tomando o ARAVA 20 mg a noite, e atualmente depois de 50 dias de tratamento junto com predsin 15mg a 20 mg ( qdo aumenta a dor) mais o artrosil 160 mg, as dores tem dias de bom controle, e tem dias que a crise ainda ataca, porem um pouco menos de intensidade , mas causa as famosas dores na noite e perdese o sono mesmo.
    pergunto ja nao estaria na hora de começar uma melhora mais aparente?

    a todas as pessoas que tem a AR, este blog é importantissimo, temos agora a uniao, e acredito que com a uniao se faz a força, trocando informaçoes.

    tomasmike@pop.com.br

  82. valeria hagyi comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 4:09 AM

    ARAVA, faz perder peso?
    pois estou tomando a 50 dias e noto que estou com perda de peso, apesar de alimentar normal.
    sera que é so no inicio do tratamento?
    outra coisa que noto é que estou mais com aparencia digamos um pouco abatida.

  83. leonice comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 9:34 PM

    tenho AR ha mais ou menos 3 anos e tomo reuquinol e meloxicam mais tylenol ap se dor , mas ultimante tenho notado que a minha pele começa a coçar em formas de plaquinha e depois descama , sera que tem algo a ver com a medicaçao..obrigada..

  84. daniele comenta:

    7 fevereiro, 2010 @ 8:54 PM

    Olá meu nome é daniele,já faz 8 que descobri que tenho artrite reumatóide,porque até descobrir levei mais ou menos 1 ano,já estava ficando meio apavorada pois sentia dores e os médicos não sabiam me dizer o que eu tinha.
    Eu sofro muito com dores e agora nos pés,é horrível as vezes não aguento nem andar está muito difícil.
    Fiquei com depressão,deu problema de hipertireoidismo em mim eu passava com uma médica reumatologista que me passava metotrexathe e mais uns outros que nem lembro os nomes,passava com o psiquiatra devido a depressão e ele me passava carbamazepina e fora os remédios da tireóide,parei de passar com todos esses médicos pq os medicamentos não me adiantaram de nada,só me fizeram ganhar peso e a soma de tudo isso a complicação nos meus pés.
    Agora não sei como emagrecer,não consigo fazer exercícios por causa da dor nos meus pés e por causa da fadiga que essa doença me causa.
    Queria muito que alguém me ajudasse,sou uma pessoa jovem,acabei de completar 30 anos e não tenho ânimo para fazer nada em minha vida,nem para sair,nem para afazeres domésticos e nem para faculdade,as vezes fico pensando o porque de fazer faculdade se nem sei se quando me formar se poderei trabalhar na profissão que escolhi.
    Se algum médico ou alguém ler esse comentário e puder me ajudar,ficarei grata o meu e mail é;danielerosario1@hotmail.com

  85. valeria hegy comenta:

    10 fevereiro, 2010 @ 5:03 AM

    Daniele, todos nos que temos esta enfermidade sofremos e muito com isso, primeiramente apesar das dores , voce deve sim dar continuidade aos seus sonhos, estudos e trabalho, pois todos nos tambem apesar das dores tocamos o barco pra frente.
    qto ao seu tratamento, se nao esta surtindo efeito satisfatorio, mude de tratamento, ou se for o caso troque de medico,voce pode tentar fazer seçoes de acupuntura, especifico para seu caso explique sua situaçao.
    pode fazer tambem nataçao, apesar da dor , ajuda bastante. mas o rpincipal é dialogar com o reumatologista pra ver qual tratamento optar.
    engordou? veja no meu caso tomo o Arava 20 mg, , predsin 20 mg, artrosil 160mg, e sinto dor , apesar de menor intensidade, poren noto que estou EMAGRECENDO. tambvem estou preocupado, acho que é o ARAVA.
    abraço, e bola pra frente.

  86. Andréa Roseane comenta:

    10 fevereiro, 2010 @ 10:53 PM

    olá gente!meu nome é andréa tenho 35 anos, há 15 anos sou portadora de AR, faço uso de metrotexato,predinisona ,arcoxia,acido folico,vitamina D de 400mg.hj tenho uma deformidade nas maos, SOFRO muito pois ñ aceito essa doença na minha vida, sei muito bem como todos vc estão se sentido e se sentem. com essas dores terriveis,cansaços,indisposição,além do peso, rosto arrendondado,ficamos praticamente deformada por usos desses remedios agresivos.Por causa dessa doença gente, perdi marido, perdi emprego, perdi amigos e estou cada dia mais perdendo o gosto pela vida a minha uto estima esta lá em baixo nossa peço forças a DEUS todas as horas do meu dia, ñ saiu mais de casa fico trancada no meu quarto com vergonha d mim, sei q tudo isso são efeitos colaterais, mais…SÓ DEUS MESMO pra mim ajuda.

  87. Andréa Roseane comenta:

    10 fevereiro, 2010 @ 11:00 PM

    queria mim comunica com vcs, queria pode tc, desabafa, fazer amizades…é bom agente conhecer pessoas com esta doenca devastadora,pra q uma ajudem o outro. Um abraço a todos, a PAZ DE CRISTO.meu imail é andrearoseane@hotmail.com.ou andrearoseane20092hotmail.com.espero contato. MEUS AMIGOS.

  88. Goreti comenta:

    28 fevereiro, 2010 @ 9:45 PM

    Minha filha de 04 anos tem ARJ na forma sistemica, toma um monte de remédios e eu fico muito triste com essa situação, afinal minha linda Larissa Helena é tão pequena e já conhecendo o sofrimento.

  89. adriana comenta:

    7 março, 2010 @ 12:19 PM

    EU SOU MÃE DE Thuany, ela sofre de muitas dores que chega a desmaiar.A maior dor dela e no quadril refletindo para perna.
    TEM DOR TAMBÉM NAS ARTICULAÇÕES PEQUENAS tambem,já fiz todos exames, como de fan deu negativo,não sei mais o que fazer a medica continua pesquisando mais não acha nada, cada exame e caro demais.

  90. goreti comenta:

    13 março, 2010 @ 6:37 PM

    Meu e-mail é: goreticarneiro@yahoo.com.br
    Sou mãe de Larissa Helena, portadora de ARJ na forma sistemica,ela tem 04 anos e foi diagnosticada a 04 meses no Hospital das Clínicas em São Paulo. Moramos em Pindamonhangaba-SP e eu e meu marido a levamos em 10 médicos aqui da região em 6 meses qdo começou a aparecer os primeiros sintomas e no entanto nenhum deles conseguiu fazer o diagnostico, até que finalmemte em novembro, já na segunda crise conseguimos levá-la para o HC. Sem dúvida o melhor hospital e as melhores equipes médicas para cuidar de nós e de nossos filhos, nossos tesouros. Ela sob medicação e graças a Deus está bem clinicamente, embora os exames de leuócitos que seriam normais até 10.800 o dela deu 25000 e as plaquetas que não poderiam passar de 400.000 o dela está em 650.000. O reumatologista pediatrico , excelente, educado e muito interessado, diga-se de passagem, Dr. João Carlos Diniz pediu que repetíssimos os exames de sangue.
    Gostaria de me corresponder com pais de filhos que tenham esse problema ou as próprias crianças, adolescentes e jovens para trocarmos idéias e continuarmos firmes nessa luta. Um beijo! Goreti

  91. Eliani comenta:

    15 março, 2010 @ 10:42 AM

    Olà
    tenho 28 anos,tenho AR `a 5 anos,no inicio da doença sofri muito,eram muitas dores,muitos exames ,muitos remedios
    Sou de santa catarina,e graças a um medico daqui Dr Paulo Sergio da Silva que hoje minha doença esta controlada.
    Já tomei muitos tipos de remedios,mas hoje estou tomando Reuquinol e metrexato.Não tenho medicamentos pra dor em
    casa pois ja me viciei nele,aprendi a respeitar minhas limitações,por exemplo sempre acordo com dores,como ja sei que é assim mesmo espero ela passar,no final do dia sempre procuro fazer uma caminhada de uma hora,isso me faz muito bem em todos os sentidos.Já estive numa fase desesperadora mas hoje estou conseguindo manter uma vida quase normal.
    Procuro todo tipo de informação sobre o assunto,quem quizer compartilhar meu email é
    elianind@hotmail.com
    Obrigada por este espaço! ;)

  92. Cristiano comenta:

    23 março, 2010 @ 9:46 PM

    Olá pessoal, vi muitos depoimentos aqui que me tocaram, pois me identifico com quase todos. Primeiro vou relatar minha história e depois o que eu acho… Tenho 32 anos e convivo com a AR desde os 24 anos de idade. Tive dedos travados, punhos muito inchados, acometeu meu maxilar que quase travou, além do braço esquerdo que travou, literalmente. (ombro). Já tomei Muita prednisona, tomei todos os anti-inflamatórios, e Arava. Consegui estabilizar algum tempo depois, após tomar o Remicade, mas parece que perdeu um pouco do efeito, e já tem 3 anos que tomo o Mabthera. Hoje tomo, 5mg de prednisona dia, 8 comprimidos de methotrexate (que toda hora some do mercado), cloroquina, nimesulida e claro o Mabthera. Pessoal, tive estrias por causa de prednisona, tenho sim alguma limitações, mas ficar de chororô por causa disso não!!! Bora erguer essas cabeças gente, temos que aceitar a situação e colocar na cabeça que vamos vencer. Sei que dor é um saco, pois as sinto todos os dias principalmente nos tornozelos, mas faço questão de sair com os amigos, fazer churrasco, tomar umas (apesar da reumato me encher o saco por causa do mtx)!!! Ou, trabalho em mineração, sou engenheiro mecânico, e qdo o pé dói eu xingo ele e é isso aí!!! sem desânimo galera, a doença é um porre, dor tira a paciência sim, mas não se recolham em casa e nada de depressão!!! É bola pra frente, não somos coitados não, sem essa!!! Coloquem uma coisa na cabeça, a doença piora MUITO, mas MUITO, nas pessoas que se isolam, qto mais a pessoa se isola, mais ela se deprime e a AR toma conta. É chato, é, mas fazer o que… já que não tem cura, alegria e pensamento positivo ajudam bastante. Ninguém me disse isso, eu sou prova mais do que VIVA disso!!! Abraços aos “artríticos” e beijos nas artríticas!!!

    Fiquem à vontade para enviar emails!!!

  93. Eliani comenta:

    28 março, 2010 @ 7:48 AM

    Oi amigo Cristiano deixa teu email ai pra gente se comunicar!

  94. Cristiano comenta:

    28 março, 2010 @ 10:56 PM

    Claro, segue meu email, podem mandar mensagens à vontade! monteiro.bhz@terra.com.br .

    Abraço nos artríticos e bjo nas artríticas!!! hehehe

  95. valeria hegy comenta:

    6 abril, 2010 @ 4:31 PM

    Nos poderiamos simplificar cada caso , por exemplo, nos apresentamos, dizemos nosso nome , qto tempo esta com AR, o que ja tomou de medicamento e qual esta tomando atualmente, bem como suas reaçoes e efeitos, se ajudou , se melhorou se estabilizou, etc…

  96. MAJOFEU comenta:

    19 maio, 2010 @ 2:44 PM

    PARA RAFAELA MENEZES: SOBRE O MEDICAMENTO ARAVA 20 MG , O INSS FORNECE , É SÓ CONSULTAR PELO SUS E PEDIR A SUA REUMATOLOGISTA , QUE FAÇA OS TRAMITES P/ VOCE . CREIA EM DEUS E BOA SORTE.

  97. MAJOFEU comenta:

    19 maio, 2010 @ 2:52 PM

    PARA BULE; NUNCA É TARDE PARA NADA NESSA VIDA,ANIMO E MUITA FÉ EM DEUS.PROCURE UN BOM REUMATOLOGISTA, ENQUANTO, ESPERA, ,COMEÇA COMO EU,TOME 01 COMP DE DICLOFENACO DE SÓDICO 50 MG, MANHA E NOITE, E VERAS COMO TE ALIVIA BOA SORTE,

  98. valeria hegy comenta:

    30 maio, 2010 @ 6:18 PM

    mas sera que alguem ja tentou tratamento alternativo para AR? por favor deixe seu depoimento , é de interesse de todos.
    eu estou iniciando tratamento alternativo com acupuntura, alem do convencional que sao os remedios tradicionais, que tomo, predsim 20 mg, artrosil 160 mg 2 vesex ao dia, azulfim 500mg 3 comprimidos, e sinto muita dor, tenho AR a uns 10 anos, estou com 80 anos atualmente.

  99. valeria hegy comenta:

    30 maio, 2010 @ 6:19 PM

    o ARAVA a medica reumatologista suspendeu, pra min NAO deu certo, houve emagrecimento forte concecutivo.

  100. Zaida A Neves Lavratti comenta:

    6 junho, 2010 @ 2:03 AM

    Olá pessoal! Porque vocês não tentam a Vacina Antibrucélica do Dr. Genésio Pacheco da Veiga? Estou enviando alguns artigos abaixo e a entrevista com esse médico maravilhoso. Tenho problemas na cartilagem dos joelhos e comecei a aplicação da vacina em 25.05.2010. Hoje passsei para o 2º vidro e já me sinto bem melhor. Que Deus abençoe a todos. Zaida.

    VACINA ANTIBRUCÉLICA

    Dr. Genésio Pacheco da Veiga
    http://www.gveiga.cjb.net
    E-mail: gveiga@escelsanet.com.br

    RESIDÊNCIA
    Rua Angélica Amaral, nº 5 – Apto. 704
    CEP 29200-000 – Guarapari- ES
    Tel (27)3261-0117

    Rua Desembargador Lourival de Almeida, 238 – Apto. 402
    Ed. Karina (Praia das Castanheiras)
    CEP 29200-000 – Guarapari – ES
    Tel (273261-0117

    CONSULTÓRIO
    Rua Araxá, nº 484 – Bairro Muquiçaba
    CEP 29200-000 – Guarapari – ES
    Tel (27) 3261-0117

    A IMUNOESTIMULAÇÃO É BASEADA NA VACINA ANTIBRUCÉLICA, APERFEIÇOADA E ADAPTADA PARA COMBATER AS INFLAMAÇÕIES E ALTERAÇÕES IMUNPLÓGICAS.
    É constituída por endoproteína do corpo das brucelas retirada após a morte e desintegração, utilizando-se as características imunológicas, não encontradas em outras bactérias.
    Não tem efeito analgésico. A dor desaparece quando a inflamação termina.
    É ATÓXICA, não provocando quaisquer efeitos colaterais durante ou após o tratamento, podendo ser usada por longo tempo, sem necessidade de controle Laboratorial, inclusive por GESTANTES, DIABÉTICOS, HIPERTENSOS, CARDÍACOS COMPENSADOS E SEM LIMITE DE IDADE.
    A Imunoestimulação com a Vacina Antibrucélica resulta na regressão dos sintomas até em pacientes crônicos, no leito ou em cadeiras de rodas. Incentivamos a produção da gamaglobulina e a formação do superóxido dismutase e catalase eficientes antinflamatórios e antioxidantes que reunidos potencializam os efeitos, eliminando os processos inflamatórios da Artrite Reumatóide, LER, Espondilite Anquilosante, inclusive Gota e Artrose.
    Em colaboração com o médico geriátrica e professor universitário José de Felippe Júnior, realizamos levantamento estatístico para verificar a eficiência da endotoxina brucélica nos portadores de artrite reumatóide cujos resultados foram apresentados ao IX Congresso da Associação Brasileira de Medicina.
    A NOVA TERAPÊUTICA IMUNOESTIMULANTE É O MELHOR TRATAMENTO ATÉ AGORA INSTITUÍDO PELA EFICIÊNCIA E AUSÊNCIA DE EFEITOS COLATERAIS.
    Pacientes em cadeiras de rodas ou locomovendo-se com muletas voltaram aos afazeres domésticos ou profissionais. Outros permanecem há 8 ou 9 anos sem quaisquer sintomas ou medicamentos.
    As observações clínicas foram confirmadas pelas inoculações da vacina em ratos e camundongos, com artrite reumatóide experimental, conforme as pesquisas do Prof. Paulo Preza e da Drª Lidia Maria da Fonte Amorim, ambos da UERG.

    INDICAÇÕES

    Nas doenças inflamatórias crônicas, debilitantes, com variadas localizações, mais comumente nas articulações sinoviais e tecidos Peri-articulares, simétricas, com dores e deformidades progressivas, consideradas até agora como INCURÁVEIS, mais especificadamente: ARTRITE REUMATÓIDE, ARTROSE, TENDINITE, NEURITE, LUPUS ERITEMATOSO, PSORÍASE, RINITE, ASMA E IMUNODEFICIÊNCIAS.
    É primordial o tratamento com a Vacina Antibrucélica para ELIMINAR A INFLAMAÇÃO, possibilitando a RECUPERAÇÃO DA CARTILAGEM, e em conseqüência da própria articulação.

    SEGUE ABAIXO ALGUMAS MATÉRIAS RETIRADAS DE SITES:

    Aprovada pelos pacientes, vacina é barrada por interesses econômicos
    “Fui vítima de artrite reumatóide juvenil e durante a maior parte de minha vida não vivi. Não brincava, não ia à escola porque não suportava pisar no chão (…). Acostumei-me a conviver com a dor. Algumas pessoas então falaram para minha mãe sobre os resultados da vacina do dr. Genésio e uma luz de esperança brilhou para todos nós (…) Hoje, já adulta, digo que devo minha vida ao ilustre cientista…”(F.P).
    O “ilustre cientista” ao qual a jovem do depoimento se refere não é estrangeiro, nunca foi indicado ao Prêmio Nobel e nem tão pouco ficou milionário com sua descoberta. Pelo contrário, é vítima de perseguição de médicos reumatologistas, de Conselhos Regionais de Medicina e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que negam ao pesquisador o registro da vacina que é capaz de curar doenças – tidas até então como incuráveis – como artrite reumatóide, artrose, espondilite anquilosante, osteoartrite, gota, lesão por esforço repetitivo (LER), entre outras doenças do aparelho locomotor.
    Há 22 anos morando em Guarapari (53 km de Vitória), o médico e pesquisador carioca Genésio Pacheco da Veiga dedicou meio século de pesquisa no desenvolvimento da vacina antibrucélica. Logo que concluiu o curso de medicina no Rio de Janeiro, o dr Genésio foi trabalhar como pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz no controle bacteriológico da peste bubônica.
    Empenhado em controlar a brucelose bovina, notou que os pacientes vacinados contra essa doença apresentavam também diminuição das dores articulares provocadas pela artrite reumatóide. Curioso e muito observador – como ele próprio se define -, começou a coletar então mais dados sobre o fenômeno. Em seguida, alterou o processo de administração da vacina e as suas diluições. A partir daí foram quase 50 anos de exaustivo trabalho de pesquisa e de extrações de endotoxina da bactéria que provoca a brucelose bovina até chegar numa formulação da vacina antibrucélica que ele considerou eficaz, capaz de acabar com a dor – uma das maiores queixas dos pacientes – e de interromper o processo evolutivo da doença.
    Hoje, com 91 anos, e aparentando uma excelente saúde física e mental (ele usa a vacina há mais de 16 anos), dr. Genésio luta para regularizar na Anvisa a licença para a sua descoberta. “A Anvisa exige um estudo científico comparativo que comprove a eficácia da vacina. Eu já fiz esse estudo junto com o professor José de Felippe Junior, que é geriátra e professor universitário, mas eles não aceitaram. Fizemos o tratamento em 400 pacientes e obtivemos resultado positivo em mais de 80% dos casos. Isso tudo está documentado. Sabe por que eles não liberam a vacina? Por causa dos interesses econômicos que estão em jogo”.
    Segundo dr. Genésio, parte dos médicos reumatologistas criou um “esquema de atendimento” que na verdade não cura. “Quando o paciente vai ao consultório de um desses médicos, a primeira coisa que eles fazem é receitar um medicamento para ser preparado por uma dessas farmácias de manipulação. Alguns médicos alertam o paciente que ele deve, necessariamente, mandar fazer o remédio numa farmácia específica, considerada de ‘confiança’. Na verdade, essa farmácia ou é do próprio médico ou ele tem algum esquema de participação, como por exemplo, comissão sobre o medicamento comercializado. Na verdade, eles não querem curar ninguém”.
    A vacina antibrucélica, assegura o dr. Genésio, é totalmente natural e são mínimos os seus efeitos colaterais. “No estudo desenvolvido com o dr. José de Felippe Junior, dos 400 pacientes que receberam o tratamento, apenas 12% sentiram algum tipo de efeito colateral. Entretanto, com a diminuição da dosagem ou continuidade do tratamento esses pequenos efeitos colaterais desapareceram em 85% dos pacientes”.
    O pesquisador diz que os efeitos colaterais dos medicamentos clássicos são “extremamente desconfortáveis” ao paciente, além de não interromper o processo evolutivo da doença. Ele ainda alerta para os altos preços dos medicamentos. “Um paciente hoje que sofre de artrite reumatóide gasta em média R$ 300 por mês ou mais. A vacina custa R$ 240 por ano”, compara.
    O médico afirmou que sua maior preocupação hoje é regularizar a vacina. Ele disse que já foi procurado por um laboratório de São Paulo que tem interesse em legalizar sua descoberta na Anvisa e passar a comercializar o medicamento. Entretanto, ele disse que ainda não sabe o que vai fazer.
    De acordo com dr. Genésio, para regularizar a vacina na Anvisa ele precisa primeiro provar que essa vacina é eficiente e atóxica. O médico disse que chegou a pedir um orçamento de pesquisa a uma universidade que atendesse às exigências da Anvisa. Entretanto, ele disse que o valor é inviável. “Eles me pediram R$ 1 milhão para fazer a pesquisa comparativa com 100 pacientes em um centro de atendimento de reumatologia. Eu não tenho esse dinheiro”.
    Na impossibilidade de regularizar sua descoberta e garantir um preço acessível às pessoas que sofrem das doenças do parelho locomotor, dr. Genésio disse que as vezes pensa em entregar os direitos para um laboratório e se ver livre de todos os aborrecimentos que tem passado com processos e perseguições. “Às vezes eu penso em fazer isso para me livrar deste problema com a Anvisa, ou talvez entregue a vacina a Cuba. Tenho certeza de que lá eles vão saber o que fazer com ela. Porque em Cuba, a medicina é social. Não são as grandes empresas que estão no comando. Eu não quero que uma multinacional pegue a minha vacina e ganhe um monte de dinheiro nas minhas costas, principalmente se for uma empresa dos Estados Unidos. Sou antiamericano”.

    Hoje, de acordo com dr. Genésio, estima-se que no Brasil existam cerca de 14 milhões de pessoas com doenças relacionadas ao aparelho locomotor. “Imagine a quantidade de pacientes que poderiam ser curados com a vacina. Isso só não é possível porque eles me perseguem e preferem insistir em tratamentos equivocados”.

  101. Rubem Possolino comenta:

    11 setembro, 2010 @ 10:15 AM

    Oi minhas amigas e amigos!
    Uma mensagem de conforto para todos vocês que sofrem dessa doença terrível. Eu não sofro dessa doença mas convivo dioturnamente com ela, pois a minha esposa Marlei sofre de AR a mais de trinta anos. Infelizmente, minha mulher, contabilista de profissão, uma extraordinária profissional, que adora aquilo que sempre fez e agora não pode mais, teve que se aposentar precocemente aos quarenta e sete anos de idade, devido aos malefícios dessa doença implacável. Minha mulher, desde o início da doença, já tomou injeções de benzetacil e outros medicamentos como cloroquina, meticorten, solganal (ouro), arava, celebra, tramal, paracetamol, voltaren e, ultimamente, metrotexato. Na sua maioria, os medicamentos têm efeito efêmero, as dore diminuem por um curto período e logo voltam com grande intensidade, além do que a maior deles causam efeitos negativos para ela, principalmente de ordem estomacal.Minha mulher está ficando depressiva e com a autoestima em baixa, precisando do apoio dos amigos e das amigas. O bom de tudo isso é que ela é dona de uma religiosidade contagiante, o que me bota prá cima e me faz crer que com a ajuda de Deus e com a colaboração dos amigos, iremos suprerar todas essas adversidades.

  102. VALÉRIA AUGUSTO comenta:

    13 setembro, 2010 @ 2:54 PM

    Oi pessoal, como vocês eu tbém tenho artrite e sinto dores horriveis, mas há alguns dias começei a tomar Glucosamina sulfato e condroitina sulfato e já senti alguma melhora, mandei manipilar em farmácia homeopática fica bem mais barato, algumas pessoas podem levar meses para sentir o resultado, por favor pesquisem sobre o remédio.

  103. Eda Lima comenta:

    20 setembro, 2010 @ 2:48 PM

    Antes de mais nada, quero desejar a todos uma boa tarde!
    Há aprHá aproximadamente 2 anos e meio sofro de AR, cujo diagnóstico foi através de exame de sangue. Em virtude desse problema minha vida ficou limitada, não sou a mesma de antes. Quando foi descoberto, eu fiquei quase sete meses encima de uma cama sentido dores 24 horas. Na oacasião estava dando audiência no Forum perto de casa, visto que sou estudante de Direito. Aliás, em virtude desse problema perdi três períodos, ou seja, teria me formado em julho de 2009.
    Desde o diagnóstico da AR, admninistro METROTEXATO, vulgo TECNOMET. Fui orientada pela minha reumatologista que me tratava na ocasião da descoberta, que o provoca alguns efeitos colaterais dentre eles alteração na pressão arterial. Ainda sofro muito com as dores, principalmente durante o tempo frio. Segundo alguns médicos, quem sofre de AR tem que evitar o máximo ambiente refrigerado. Na Faculdade eu sofria muito, hoje, estou no regime especial.
    Hoje, estou me tratanto com outro reumatologista que solicitou uma exurrada de examees: RX’s, urina, fezes e 39 itens de exame de sangue. Segundo o mesmo a solicitação tem como objetivo fazer uma análise dos resultados para apricar um tratamento mais eficaz.
    Quando estive com esse reumatologista pela 1ª vez foi no dia 22/07/2010, retornei recentemente, ou seja, no dia 09/09/2010
    para entregar todos os exames. Após a análise, me foi dada três alternativas de tratamento para que eu mesma optasse por um. Obviamente o médico fez referência aos tratamentos explicando seus benefícios e seus malefícios, dentre eles estava o tratamento através
    de medicamentos manipulados. Comecei o tratamento no dia 17/09/2010, tenho que tomar 4 cápsulas por dia DURANTE AS REFEIÇÕES, meu retorno a para a próxima consulta está prevista para o dia 14/10/2010.
    Vou deixar o meu e-mail para mantermos contato, mesmo que seja para aliviar o sofrimento daqueles que sofrem de AR, como eu.
    Durante acesso a esse site, verifiquei que o número de pessoas que sofrem de AR é muito maior do que poderia imaginar, aliás eu nunca tomei conhecimento dessa doença, só quando foi constatado em mim. Não conheço ninguém da minha família que tenha adquirido.Entretanto, durante lida de alguns depoimento obtive endereço eletrônico de algumas pessoas para mantermos contato, quer seja para passar alguma informação, ou, para amenizar um pouco a dor de todos nós. Essa doença causa na grande maioria sofrimento emocional.
    Estarei enviando e-mail para aqueles que consegui, quanto aos demais terei um imenso prazer em manter contato.

    OBS: meu acesso nesta página, prendeu-se ao fato de obter informações sobre todas as fórmulas apresentadas no meu tratamento. Procurei investigar uma por uma, seus benefícios/melefícios apesar de serem feitas em farmárcia de manipulação.
    Espero notícias em breve.

    e-mail: edadigo_obl@yahoo.com.br

    Um forte abraço a todos, Eda

  104. Vanessa comenta:

    13 outubro, 2010 @ 4:59 PM

    ola
    Tenho 24 anos tenho ARJ ah 14 anos, me trato no HC ah 14 anos ja tomei tudo oque vcs possam imaginar rsrs
    demorou muito tempo pra achar um remedio que controlace minha AR. Pois meu
    propio organismo conbate o remedio…ja chorei, entrei em depressao me esolei em casa
    hj estou muito bem !eu estou tomando um medicamento chamado Enbrel a mais de um ano
    melhorei muito com esse medicamento,as dores diminuiram bastante, rigidez matinal ñ tenho mais
    logicamente que continuo com outros medicamentos como Mtx 6 por semana,Paracetamol e Naprozin
    somente se sinto dor, Calcio 2 vezesao dia todos os dias e Alendronato uma vez por semana.
    Estou namoro a 2 anos vou fazer uma cirurgia nos pes pra pisar novamente no chao estou muito animada
    apesar de ñ saber como éh a recuperação dessa cirurgia, e logo que me recuperar vou colocar
    protese no quadril.mais sigo em frente muita animada e feliz pois Deus só uma carga tão pesada assim pra
    quem éh guerreiro e nos somos GUERREIROS ñ sei se meu comentario ajudou muito mais beijitos a tdos
    E NUNCA ESQUEÇAM QUE AINDA TEMOS O PRIVILEGIO DE SENTIR DOR, NÃO É UMA COISA LEGAL ! MAIS TEM
    PESSOAS QUE NEM ISSO PODEM SENTIR fiquem com Deus bjs

  105. Vanessa comenta:

    13 outubro, 2010 @ 5:19 PM

    Ps: meu email éh Vanessa.gomes30@hotmail.com fiquem a vontade pra conversar ;-)

  106. leonice comenta:

    12 novembro, 2010 @ 8:28 PM

    oi gente eu tmbm sou artritica…..mas olhem pq vcs nao acatam os conselhos da zaida a neves lavrati? ela deixou comentario sobre a vacina antibrucélica. leiam e pesquisem. liguem para o doutor, conversem com ele. ele é médico mais de 50 anos e cientista. tem um tesouro nas mãos. nào percam tempo, pois ele tem 95 anos de idade. hoje chegou minhas vacinas. amanha começo a tomar as vacinas. conversei com pesoas de algumas partes do pais . pessoas do pais todo e exterior mandam cartas agradecendo a ele sobre terem se livrado da artrite. conversei com uma mulher de joao pessoa que tomou as vacinas….nem nos exames de sangue aparecem que um dia ela foi artritica. e por favor , zaida e josé de paula entrem em contato comigo, pois quero muito entender como estão sendo os resultados. de corção. leonice. leonisize@hotmail.com

  107. Corina Coelho comenta:

    27 novembro, 2010 @ 11:08 PM

    leonice.
    A Zaida e José entraram em contato om vc?

  108. Ana Carolina comenta:

    3 dezembro, 2010 @ 2:42 PM

    Tenho Artrite Rematoide Idiopatica Juvenil, me trato desdos 4 anos de idade. Tenho 19 anos, e faço tratamento com cloroquiina(250 mg) e predinisona(5 mg) de uso continuo. Faço este tratamento a 2 anos. Gostaria de saber se fazendo uso destes medicamentos eu poderia engravidar, sendo que eu nao posso interromper o tratamento…

    Desde ja,

    grata!

  109. rafaela Menezes comenta:

    7 dezembro, 2010 @ 12:55 PM

    Ana Carolina, posso te ajudar, se tu reparar no depoimento que dei no inicio deste site em 2008 tu vais saber umpouco da minha história… Bom tenho 21 anos e consegui engravidar,meu maior sonho era sem mãe, quando engravidei foi dificil saber q estava gravida, fazia exames de sangue e sõ dava negativo sendo que eu ja estava gravida… eu tava tomando umas injeções q se chama HUMIRA, é uma injeção a cada 15 dias, hoje em dia minha filha élinda e perfeita, vai fazer 6 meses agora dia 19 de dezembro…
    eu tinha muito medo da minha filha nascer com algum problemas mentais ou fisicos devido os remedios que havia tomado.. mas graças á Deus minha filkha nasceu bem com saude e perfeita… só nasceu com 1 probleminha, masnão foi devidoos remedio, nasceu com os pés tortos congenitos,mas ela começou a fazer o tratamento com20 dias de nascida, ela usa gesso, e os pés dela já esta quase na posição certa, graças á Deus… mas ela só nasceu assim pq eu tb nasci, é congenito..
    Perguta de seu médico se tu podes tomar essas injeções subcutaneas q se chama HUMIRA, mas ele provavelmente ira mandar tu tomar as injeçoes e continuar com ometrotexato, mas que uma dica, não tome, tome só as injeções, tu vai vai ver que elas são ótimas, e outra, eu não tomo mas naaada de remedio te hoje, tomei essa injeçoes gravida( mas eu não sábia) tomei 4 injeçoes tando gravida até meus 4 meses de gestação, e até hoje não tomo remeio algum e não sinto absolutamente NADA…
    me da teu e-mail que te conto commas detalhes se quiser. beijos

  110. Ana Carolina comenta:

    8 dezembro, 2010 @ 10:19 AM

    meu e-mail é: rol.carol@ig.com.br

    beijao e obrigada!

  111. Ana Carolina comenta:

    8 dezembro, 2010 @ 12:32 PM

    Acho que a pior parte da AR, são as dores e muitos pré-conceitos… Pois como fiquei muitos anos fazendo o tratamento errado, meu joelho ficou com um pouco de deformidade e as vezes fico mancando!!! Minha sogra é muito pre-conceituosa, e as vezes fala que eu sou alejada!! Ja fiquei tres meses sem conseguir desdobrar a perna. Precisava dos meus pais ate para escovar os dentes…
    O tratamento errado, foi devido, a que todas as vezes que faziam exame de sangue a AR nao constava!!

  112. Ana Carolina comenta:

    8 dezembro, 2010 @ 2:32 PM

    Acho que a pior parte da AR, são as dores e muitos pré-conceitos… Pois como fiquei muitos anos fazendo o tratamento errado, meu joelho ficou com um pouco de deformidade e as vezes fico mancando!!! Minha sogra é muito pre-conceituosa, e as vezes fala que eu sou alejada!! Ja fiquei tres meses sem conseguir desdobrar a perna. Precisava dos meus pais ate para escovar os dentes…
    O tratamento errado, foi devido, a que todas as vezes que faziam exame de sangue a AR nao constava!!
    Fiquei durante 12 anos tratanto como febre reumatica, toma bezetacil em 15 em 15 dias…

    Hoje, os medicos falam que podem substituir a artilacao afetada, por uma protese. Mas por eu ser nova, eles nao querem fazer!

    Mas com tudo, com: entre dores, rigidez matinal, remedios, internaçoes, pré-conceitos. Tenho muito a agradecer, pois graças a Deus tenho pernas, braços. Tem tanta gente com tanta coisa pior.

  113. Leonardo comenta:

    17 janeiro, 2011 @ 12:56 PM

    como faço para obter essa vacina? quero muito essa vacina, por favor me ajudem
    e-mail_do_leo@yahoo.com.br

  114. Maria Helena..Leninha comenta:

    20 janeiro, 2011 @ 1:25 PM

    Olá a todos….

    Deus nosso senhor nos dê cada dia forças ,porque só quem tem AR sabe oque passamos.
    Faz 6 anos que comecei com dor na ATM,procurei um especialista em cirurugia maxilar,e me receitou aparelho..usei e uso aparelho ate hoje,mas minha dor nunca melhorou.Aproximadamente 1 ano atraz a dor acelerou,ia no médico e nada de resolver.A dor a 5 meses passou para o joelho tambem, e foi a mesma coisa,médico nenhum resolvia;no dia 12 de Outubro ao meio dia cai de uma escada,pra quem é católico,eu sinto que nossa senhora Aparecida quiz atravez da queda me mostrar o meu problema.Após a queda as dores andaram toda pelo corrpo,ja não estava nem conseguindo mais mexer minhas mãs,muito depressiva por causa da situação.faz quase 3 meses que diagnosticou meu problema.o 1 mês foi o mais difil da minha vida.Esta sendo dificil ainda,mas esta controlada na medida que se diz ” controle”……..mas quando olho pro meus filhos e vejo que eles sofrem de me ver na cama com dores…chorando muito,sinto uma luz linda perto de mim…uma luz que esta me dando forças pra continuar a terminar de criar meus filhos…pois minha filha Vitoria Elisa tem apenas 9 anos…e meu filho Vitor Simon tem apenas 7 anos…e mais que tudo, o que importa agora,é colocar na minha cabeça que vou vencer,estou vencendo….pois junto om Deus…ele nos ajuda a continuar a nossa passagem aqui na terra.
    Deus lhe deem forças como estou tendo,sei que é uma luta grande….mas tenham fé…….e orem muito….
    beijos a todos se quizerem falar comigo meu e-mail
    m-leninha@hotmail.com

  115. Sandra Maria comenta:

    8 fevereiro, 2011 @ 2:58 PM

    Olá meus colegas de AR,
    Mais uma vez hoje acordei com fortes dores, sem coragem de levantar da cama para ir trabalhar, uma deprê tomou conta de mim e pensei mais uma vez que minha vida não tem mais sentido!porque justo eu tenho essa doença? senti uma revolta em pensar em pessoas mau carater cheia de saúde e eu apenas queria levantar sem dor e ir para o meu trabalho!! desde os 19 anos convivo com a AR, hoje tenho 38, fiquei 2 anos de licença médica e dentro deste período um tempo fiquei praticamente sem andar. Quase fui aposentada por invalidez, uma mulher com sonhos para realizar, que havia começado uma faculdade mas nunca conseguia terminar devido as fortes dores e dificuldades de me locomover eu tinha que trancar a minha matrícula isso aconteceu umas 6 vezes!!!!!! mas fui persistente e terminei a minha faculdade e sabe qual meu maior orgulho? não é ter uma faculdade e sim ter sido capaz de conclui-la!!!! foi pensando nas minhas conquistas, que é maior que de muitas pessoas saudáveis que só sabem reclamar da vida, que hoje reuni forças e levantei da minha cama, tomei meu banho com muita dificuldade, mas devargazinho e com vergonha desci as escadas desajeitadamente e fui rumo ao meu trabalho e agora estou terminado mais um dia de trabalho. Claro que tem dias que queria morrer por não aguentar a tristeza e passo a detestar o mundo e as pessoas, mas me seguro nos dias que eu ainda consigo levantar e enxergar um pedaço do mundo através de minha janela………. amigos vamos nos ajudar procurem assistir mais comédias, a se dedicar a um animalzinho, eu por exemplo tenho um aquário, e peixinhos que dependem de mim, rsrs beijos a todos e tenham fé, vcs são vencedores eu sei disso!!!!!!!!!!!!!

  116. patricia comenta:

    9 fevereiro, 2011 @ 9:27 AM

    ola Sandra Maria !
    Isso não pode ser assim ! vc ja trocou de medico ? a situação não pode ficar neste ponto por tantos anos ! troque de medico urgente !!!! eu ja tenho AR por 10 anos, ja sofri muito, ja parei a faculdade, ja fiquei de cama, dependente de familiares, ja quase me matarm por excesso de medicação. um dia meu pai me colocou no carro e viajamos para porto alegre (sou do interior do RS). procurei o melhor reumatologista que ouvimos falar. dinhiro não tinha, nos endividamos. mas viver daquele jeito era dava mais. era tortura. esse medico me deu qualidade de vida de novo. pude ter uma vida normal. ate parei de tomar medicação por 3 anos. depois voltou. então ele me receitou medicamento biologico. (HUMIRA) tive medo, lendo a bula me assustei. mas qualquer bula tem efeitos assustadores. ganhei uma caixa de amostra e foi otimo solicitei o remedio do estado. demorou meio ano ate vir a resposta. eu ja tinha o processo pronto para entrar na justiça contra o estado, pois é obrigação deles fornecerem , foi quando me ligaram que o remedio tinha chegado. hoje estou otima. nem parece q tenho a doença não tomo outros remedios mais , so esta ijeção de 14/14 dias. não sinto nada, na primeira aplicação não deu efeito, depois começou a melhorar. quem tem a doença desta forma severa precisa tomar biologico. negligente é o medico que não receita. qto mais espera pior fica. torço por ti. se um biologico não é bom para ti, tem outros. corre atras, voce vai conseguir ! abraço.

  117. Ana Carolina comenta:

    9 fevereiro, 2011 @ 12:33 PM

    Boa tarde!

    Oi Sandra, eu sei que é dificil, nao nao li os posts a cima! Mas tem remedios que amenizam nossas dores… Estive internada faz uma semana: Tive uma infeccao de garganta e tive mta febre e o por causa da artrite (dizem os medicos) inflamo a glandula que produz os anti-corpos e a infeccao tava indo pro sangue. Os antibioticos eram muito forte e irritava minha veia e doia demais!
    Mas as vezes eu me perguntava tambem, por que comigo, eu tenho artrite desdos 4 anos. E depois passei a pensar, pq nao comigo?! Acho que se tenho isso, é pq posso aguentar. Deus nao nos da a crus maior do que possamos levar!!
    BjaO

    E cabeça erguida!

  118. Sandra Maria comenta:

    11 fevereiro, 2011 @ 8:50 PM

    Olá Carol, posso te chamar assim?
    Vc tem razão se temos esse desconforto da artrite é porque podemos suportar concordo com vc, mas poxa tem dias que a minha dor parece que atinge a alma, eu nunca mais sei o que é acordar sem uma dorzinha, e o medo que eu tenho de cair na rua, porque eu não consigo levantar sozinha e a dor que sinto nos joelhos são terríveis, tem dias que me conformo, mas confesso que depois de 19 anos convivendo com a doença eu me sinto cansada demais…….. e a humilhação que passo no meu trabalho com minhas limitações? as vezes tenho que faltar ao trabalho… pior é que não se sabe muito bem a causa da AR e assim ficamos na cegueira
    Bjs e fica com Deus

  119. Ana Carolina comenta:

    14 fevereiro, 2011 @ 3:38 PM

    Oie, pode sim. De carol ou Ana…Como desejar!! =)

    Realmente, todos os dias acordo com rigidez matinal e a dor mtas vezes me incomodam…
    Quando eu tinha 12 anos fiquei 2 meses sem andar… Minha perna travo e eu nao conseguia nem encostar ela no chão!
    E o pior é saber que que nao tem cura e nem saubem as causas. Dizem ser de fatores geneticos, falha no sistema imunologico, e bla bla bla!

    Ja fui chamada de alejada, manquinha, perninha de sabia, e varias outras coisas… Tem dias que rolo de dor, que nao quero sair pois tenho vergonha. Pois como durantes anos fui tratada do modo errado (pelos medicos que nao descobriam o que tinha), meu joelho tem uma pequena deformidade entrao ele nao desdobra totalmente.
    Mas tem tantas coisas boas em nossa vida.
    Creio que temos mas a agradecer! =)

    Procuro me apoiar na minha fé (sou espirita)!!

    BjaO

    e fica com Deus a Sra tambem!

  120. Sandra Maria comenta:

    17 fevereiro, 2011 @ 10:16 AM

    Oie Carol,
    qual medicamento vc usa?
    Bj
    Fica com Deus

  121. Ana Carolina comenta:

    18 fevereiro, 2011 @ 9:41 AM

    Bom Dia!

    Eu uso predinisona e disfosfato de cloroquina!

    Beijos
    Amem

    Fique com ele tambem

  122. kelly mary comenta:

    19 fevereiro, 2011 @ 7:25 PM

    Olá companheiros de estrada! Sei exatamente tudo voces passam, lhes envio meu carinho força
    meu encorajamento pois tenho 32 anos e também tenho artrite, não é fácil, mas devemos
    continuar perseverando com o tratamento sempre confiantes de que podemos ter uma qualidade de vida
    levo uma vida feliz e equilibrada, sou bem resolvida com esse problema e gostaria que todos artriticos não
    se entregasse quando vier as dores ouça uma boa música assista um bom filme, faça algo que goste
    sejam mais fortes que as dores um grande beijo quem desejar entrar em contato comigo terei prazer
    meu msn é kellymary3@hotmail.com

  123. Anônimo comenta:

    20 fevereiro, 2011 @ 9:02 PM

    Olá a todos,
    gostaria de saber qual tratamento vcs fazem e se estão melhor das dores.
    Um abraço a todos e fiquem com a paz de Deus

  124. Valdir Galvão da Silva comenta:

    21 fevereiro, 2011 @ 11:10 AM

    Sofro de inflamação nos músculos e muita dor nas articulações, isso é artrite reumatóide? Como fazer para adquirir a vacinoterapia?

  125. Valdir Galvão da Silva comenta:

    21 fevereiro, 2011 @ 11:16 AM

    Acabei d mandar um e-mail, porém constatei q meu e-mail, está incorreto. O certo é: vandico51@hotmail.com

  126. Valdir Galvão da Silva comenta:

    21 fevereiro, 2011 @ 11:43 AM

    Sofro de inflamação nos músculos e muita dor nas articulações, além de pressão alta, colesterol e triglicerídeos altos, dores na coluna. Gostaria de saber qual vacina pode ser indicado: Vacinoterapia ou vacina antibucélica, qual o preço e como adquirir?

  127. Sandra Maria comenta:

    22 fevereiro, 2011 @ 12:09 PM

    Olá a todos,
    gostaria de saber qual tratamento vcs fazem e se estão melhor das dores.
    Um abraço a todos e fiquem com a paz de Deus

  128. Kristina comenta:

    23 fevereiro, 2011 @ 4:18 PM

    Olá!
    Acompanho o blog faz um tempo, gostaria d contar meu caso com a AR. Quando engravidei em 2008, no 4 mes de gestação, comecei com algumas dores, um dia no braço, outro no pé, outro no ombro. Fui no ortopedista em Curitiba, e ele disse que era tendinite, mas estava grávida e não dava pra tomar remédio, apenas voltarem, e assim foi toda a gravidez, achando que tinha tendinite e curtindo muita dor. Meu filho nasceu, e parei de amamentar, voltei no ortopedista ele me deu uns medicamentos , corticóide e remédios pra dor. Tomei muita coisa e nada da dor passar. Depois de 6 meses com muita dor intimei o médico e ele disse que achava que não era mais com ele, era com reumatologista. Estava em crise terrivel, mal conseguia andar quando fiz todos os exames, e em inicio de novembro de 2010 e constatou AR, fiquei chocada, amargurada, pois não posso mais tomar uma cervejinha que sempre gostei e pior, não posso mais correr que adoro. To fazendo o tratamento certinho, tomo: predinisona, azulfin, reuquinol e metroxato, (acho que é assim que escreve) tem efeitos colaterais, mas o melhor de tudo, não sinto mais dores, graças a Deus. Tenho 38 anos e estou muito feliz, agora passados 3 meses voltei no médico e ele cortoui o medicamento pela metade, até agora estou indo bem, espero que possa reduzir mais da próxima vez. Abraços e fé em Deus e na vida!

  129. Edna comenta:

    17 março, 2011 @ 9:44 PM

    Olá!!!
    Tenho 41 anos e descobri dia 14/03/2011, que tenho AR. Estou perdida, não sei que caminho tomar. sentia dores que me levaram a fazer uma cirurgia de coluna em set/2010, achei que iria melhorar,só que a melhora não veio. e como recompença ganhei a AR. já estou tomando os remedios que meu médico me indicou predinisona e metroxato( também acho que é assim que se escreve) exudos, esse último é um anti-depressivo . estou tendo a ajuda de um psicoterapeuta, mas para mim é tudo novidade e uma novidade desagradável. Acho que to com raiva do mundo, sei que essa frase pode ser ridícula, mas porque comigo. o que eu fiz de errado. o que mas me assusta é que eu não era desse jeito sabe, rancorosa dura com as palavras, e o pior é ser rude com quem ta ao seu lado. no meu caso meu marido e meus filhos, eu não quero mais quando dou por mim já explodi, já fui ignorante eu não era assim, não era. Deus me ajude. GENTE DESCULPA O DESABAFO…..

  130. Sandra Maria comenta:

    27 março, 2011 @ 6:11 PM

    Edna como você esta? li seu depoimento e sei exatamente como você esta se sentindo, procure se esforçar e evite rancores, as pessoas não tem culpa de nossas limitações, eu entendo que só quem tem AR sabe como é triste acordar todos os dias com dores por mínimas que sejam e que não tem a mesma flexibilidade e resistência, mas que estão vendo, andando, podem sorrir, beijar, abraçar e etc procure curtir a vida, viver cada dia de uma vez, assista mais comédias, eu tenho AR a 19 anos e até hoje tem dias que tenho ráiva do mundo e depois passa. Vai ficar tudo bem, atualmente existe mais possibilidades de tratamento, com o tempo vc ficará mais forte e saberá conviver melhor. Um beijo para você e quando estiver triste ou revoltada, escreva pra nós
    Que Deus a abençoi

  131. Sandra Maria comenta:

    27 março, 2011 @ 6:16 PM

    Colegas estou pensando em fazermos um grupo de pessoas com AR para nos encontrarmos no mensseger o que vcs acham? seria legal batermos um papo on line
    não acham? tem dias que estamos tão tristes que um bate papo com alguem que tem as mesmas limitações que nós ajudaria muito.
    Aguardo resposta de vcs

  132. Sandra Maria comenta:

    29 março, 2011 @ 2:37 PM

    Colegas, como estão ?
    quero divulgar o meu e-mail para vcs me adicionarem no mensseger e juntos batermos um bom papo on line
    reumat2011@hotmail.com
    me adicionem e trocaremos experiências ok?
    um abraço a todos e fiquem com Deus

  133. Fabiano Barbosa comenta:

    4 abril, 2011 @ 9:10 AM

    Oi Gente!!!

    Tenho dois filhos, um de 7 anos, com ARJ, diagnósticada a 1 ano. Este final de semana o mais novo de 3 anos apresentou inflamações nas articulações das mãos, pés e joelhos. Ainda não fizemos exames,mas pela experiencia que já tenho, imagino qual será o resultado… É algo que me dá muita tristeza!!! É difícil pensar que meus filhos podem contiunuar sentindo dores pelo resto de suas vidas. Gostaria de saber sobre tratamentos menos agressivos, pois eles têm uma vida inteira pela frente.
    Grande abraço!
    Fabiano
    fabianobarbosaalmg@hotmail.com

  134. maria comenta:

    9 maio, 2011 @ 2:21 PM

    tomo metotrexato, mas sinto muita dor e nao estou conseguindo tomar mais o remedio o que faço

  135. Cesar dias deoliveira comenta:

    17 maio, 2011 @ 7:53 PM

    oiiii pessoas….. eu tambem sou do grupo AR e Espondilite !!!!!!!! ,eu tenho 30 anos ! ,,e dedscobri aos 25, eda entao a minha vida nao foi mais a mesma. dai emtao fui passan de pronto socorro a pronto so, e os MEDICOS nao discobriao o q era,……
    e eles so me Receitva, voltrem….. e mais voltrem, edai ia comesei a sentir, dor ,dor , no pescoço, na coluna, no quadriu ,nas articulaçoes, e eu…. naao sabia mais oq fazer, com tantas dores ,por todo o corpo….
    eai esta trabalhando , em uma firma metalurgica, e tinha muitas dores no pescoço, q nao aguentava mais; e eu trabalhava temporario, e eu fui mandado embora do serviço,q nao aguentava mais, e cada vez pioranbdo mais,…. e a ums 3 anos atras, eu fiqui enternado ,no Hospital geral a ondee eu morava, em GUARULHOS!
    os Mdicos de la fizerao varios izame,sangue, urina, RX, TOMOGRAFIA,edai confirmarao a DOENÇA, Espondiliti anclosante, …….ANEMIA profunda ,ARTROSE no quadriu,, e fiquei enternado ,por 7 dias recebi transfuzao de sangue. por 5 dias ,ate desinchar as minhas pernas, esai de la com uma sacola de remedios, rms…. sufassalazina,Metrotexat,predinisona,……
    dai me mudei pra sao carlos,com 27ans e comsei a tratar em centro de especialidade ….eaq estou com ela q
    nao melarga , pq os medicos falao que nao tem cura ,e so sabem aumentar as receitas,e algumas enjesoes dde
    reticordis (INFLICSIMABE) ….. que aplicado (4ampols acada 8semanas) me aliviou um pouco ,vimculado aos outros remedios ……. e muitas fisioterapia , e Hisdroterapia, q me alivia um ponco, mmais esto sofrendo ,muito, muito a inda ……mais com fe em DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! que e o medico dos medicos ,eu vou me cura ,,,,,
    “”porque eu nao tenho uma grande DOENÇA eu tenho um grandiozo “””DEUS””!!!!!!!!!!!!
    e que DEUS possa me libertar dessaa tortura …………
    PQ so quem passa sabe como ne nao irmaos na FE” de “”DJA””.
    Mais si tiverem alguma coisa nova ai me comunica !!!!!

    e-mail cesaroliveira140@gmail.com ou (016)33642726 cel(011)72560259……….
    min add pra nas trocarmos Recetas xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu e melhoras a todos q sofren com algo cemelhante!!!!!!!!!..
    OBRIGADO pela oportunidade

  136. Ana comenta:

    13 julho, 2011 @ 5:20 PM

    Estou com um desgaste nós ossos , no ombro direito e esquerdo,sinto muita dor,nos ombros,braços e nuca…O médico me indicou um tratamento com artrolive,já estou tomando.Fiquei sabendo que engorda,como luto com a balança estou com medo de engordar dimais.Será que vale a pena continuar o tratamento esse remédio é bom mesmo?Ou existe outro que possa tomar no lugar desse.Tenho 38 anos?

  137. Sandra comenta:

    29 julho, 2011 @ 2:40 PM

    Olá Ana, como vc esta? eu tb tenho artrite reumatoide e recentemente fiz uso do artrolive, na verdade é um medicamento recente no Brasil mas já muito usado em vários outros países, no meu caso aliviou um pouco a dor mas me deu dor estomacal então suspendi o uso. Atualmente uso methotrexato e estou bem melhor usando uma receita caseira de um preparado de semente de sucupira, quebro 4 sementes e coloco em um frasco de Biotônico e deixor ficar curtindo por uma semana, depois tomo uma colher de manhâ e outra á noite, melhorei muito das dores e ganhei mais forças nas articulações. E claro tenha muita fé e não se entregue, sei que tem dias que é muito difícil….

  138. Sandra comenta:

    29 julho, 2011 @ 2:44 PM

    Colegas que tem msn me adicione para trocarmos experiências meu e-mail é reumat2011@hotmail.com

  139. vera rodrigues comenta:

    12 agosto, 2011 @ 4:03 PM

    EU LI TODOS OS DESABAFOS E COMENTÁRIOS SOBRE OS PORTADORES DA FAMOSA AR. EU CONVIVO A MUITOS ANOS COM AR, FAZ MAIS OU MENOS 1 ANO QUE PARTÍ PARA OUTROS MEIOS DE ME ALIVIAR AS DORES, PAREI COM AS DROGAS QUE ESTAVAM ME ENGORDANDO, PROBLEMAS NOS RINS, FIGADO, ENFIM, EFEITOS COLATERAIS INFINITOS. HOJE CONSEGUI ELIMINAR 15 KILLOS, ESTOU FAZENDO SEMANALMENTE ACUMPUTURA (método chines), PENA QUE NÃO POSSO INDICAR PARA AS MINHAS COLEGAS DE DOR.

  140. Viviane Rodrigues comenta:

    16 agosto, 2011 @ 12:11 PM

    Gostaria de saber se algumém já tomou o Cloreto de Magnésio? Fiquei sabendo que ajuda. E suco de Noni??

  141. maria tania comenta:

    23 agosto, 2011 @ 5:40 PM

    tenho essa doença desde os 26anos hoje estou com 39 anos vir minha vida acaba eu estava c/minha filha c/6ano de idade ñ pudiar pentear o cabelo dela nem o meu foi muitas perdas durante esse anos todos ate meu casamento acabou mim aposentei por invalides foi o dia em q eu mim sentir +triste foi quando o médico mim disse estou lhe aposentando por invalides foi terrivel +os anos foi passado eu passei a aceitar a doença ja usei quase todas as medicaçaõ da lista do sus +todas sem resultado satisfatorio pq dor uma crise atrais da outra .agora vai farzerum mês q estou uzando o ENBREL etanecepte…e estou mim sentido bém melhor as dores saõ menas … e hoje ja acredito q um dia vou voltar a ter uma vida normal….

  142. maria tania comenta:

    23 agosto, 2011 @ 5:53 PM

    eu sou do interior da bahia de uma cidade chamada santo antonio de jesus tenho que mim locomover pra capital pra farser meu tratamento farço no h.de irmã dulce sou da equipe de dr.carlos gerado se hoje estou viva agradeço a deus e ele

  143. JOARES ROBERTO CAMPOS FORAGATO comenta:

    24 agosto, 2011 @ 3:59 PM

    Lendo os variados E-Mail sobre ARTRITE, desejo fazer apenas um pequeno esclarecimento, e que este sirva de ALENTO, se não para resolver o problema, pelo menos para amenizar as dificuldades das aquisições dos medicamentos.
    ETANERCEPTE, é medicamento importado, e muito usado em problemas de artrite.Este medicamento é fornecido GRATUITAMENTE pela Secretaria Estadual de Saúde, bastando para isso que haja receituário de reumatologista atestando a doença, e que seja feito um cadastro no Sistema ùnico de Saúde-SUS, para poderem receber referido medicamento gratuitamente.Se não soluciona de vez o problema, pelo menos ameniza um pouco as despesas.Façam bom uso, e que o ASTRO MAIOR DO UNIVERSO, os ilumine, e amenize o sofrimento de tantas pessoas com esse sintoma.
    Joares

  144. batriz soprano comenta:

    27 setembro, 2011 @ 7:28 PM

    celebra 100mg engorda

  145. beatriz soprano comenta:

    27 setembro, 2011 @ 7:33 PM

    celebra 100mg engorda

    sou de jau aguardo resposta

  146. marisa comenta:

    19 outubro, 2011 @ 2:04 PM

    Alguem que já fez uso da vacina antibrucelica sabe me dizer se dá resultado
    e se tem efeitos colaterais. Por favor me respondam no email: marisa.pmartinelli@hotmail.com

  147. Ana Paula comenta:

    14 novembro, 2011 @ 2:00 PM

    olá me chamo Ana , estou muito preocupada com a saúde da minha mãe, ela tem artrite e astrose, neste ultimos dias tem sentido muitas dores no corpo todo, ela acha que está pior depois que colocou ar condicionado no seu quarto, séra que tem alguma coisa a ver, por favor me ajudem não sei o que fazer.

  148. sandra comenta:

    16 novembro, 2011 @ 4:59 AM

    Olá Ana, como vai ? por experiência própria pois tenho artrite reumatóide, o ar condicionado piora minhas dores, podendo causar dores de garganta, e me obriga a ficar de cama com dores nas articulações.
    Espero ter ajudado.
    um abraço

  149. Ana Carolina comenta:

    23 novembro, 2011 @ 12:31 PM

    Boa Tarde!

    Como ja havia comentato, em post anteriores. Tenho artrite desdos 04 anos, hoje tenho 20…
    Estava tomando Disfosfato de cloroquina (250 mg) e predinisona (5mg) a 4 anos, e eles começaram a nao fazer mais o efeito!!
    Nas idas ao medico (ginicologista) descobri que eles nos da corrimento (motivo da minha ida ao medico).
    E por estar sentindo mta dor, mesmo tomando os remedios, resolvir procurar novamente meu reumatologista. Ele me informou que a artriti reumatoide é tem uma das causas o estado emocional (lembrando que eu tenho artrite reumatoide idiopatica juvenil). Por tanto todas as vezes que ficamos mto triste ou nervosos, acontecem as crizes. E um fato que me deixou realmente triste, foi a hora que ele me perguntou, se eu andava esquecida. Respondi que sim e mto,e perguntei porque. A resposta dele foi bem seca: ” Voce tem internet? Pesquise mais e sabera que isso é causado pela artrite reumatoide”… Não tive resposta!!!

    Agora, tomo um coquitel de remedios (em uma unica formula manipulada) e no meio deles tem o gincobiloba…

    Gostaria de saber se mais alguem, tem esquecimentos, de coisas recentes. E se tem as crises qdo mto nervosos. Pois eu tenho

  150. Liz comenta:

    30 novembro, 2011 @ 12:30 PM

    Gostaria de ter contato com quem ja passou pela fase inicial do tratamento de AR, que tipo de tratamento fez, como enfrentar os efeitos colaterais, se o corpo se acostuma a medicacao , tenho nauseas e fadiga. meu email :lizfancio@yahoo.com
    Comecei o tratamento há 15 dias.Estou fazendo tratamento com Arava+ Plaquinol+Sulfassalizina, seguindo a prescricao medica.
    Demorou pra fazer o diagnostico e agora ja estou com poliartrose. Depois de 5anos com dores e 4 cirurgias agradeco ainda nao ter precisado de prótese. A demora no diagnostico foi porque os exames de sangue davam negativos ,FR,FAN, etc..
    Até que encontrei um reumatologista que me informou que o resultado negativo nao quer dizer que nao tenho a doenca. Os exames de sangue apenas indicam o grau de atividade da doenca, que no meu caso é mais lento.
    Tudo Isso me deixa apreensiva quanto ao resultado do tratamento.
    A AR é diferente de muitas outras doencas porque nao ha quem nao entre em depressao.
    Em muitos casos ( como o meu) , nao da pra trabalhar, os amigos e parentes passam a ver vc como a fulana chata que esta sempre com dor e somem. Vc acaba sem dinheiro e sem apoio afetivo.
    Acho que o primeiro passo é o tratamento psquiatrico.Para mim o anti depressivo ajudou muito.
    Nem todo mundo tem familia e amigos esclarecidos para ajudar. Durante muito tempo piorei as coisas me cobrando!
    A “sociedade” cobra o impossivel da gente. Temos que ser otimistas, trabalhar, fazer exercicios, e estar de bom humor o tempo todo! Pra que tanto sacrificio para agradar os outros?

    Para enfrentar a AR acho que temos que assumir a condicao humana : nascemos e vamos morrer sozinhos.
    Aproveitar a solidao para cultivar sabedoria,paciencia e resignacao. Parei de chorar. Foi otimo!
    Tenho pensado muito em como estabelecer uma nova rotina para mim, o importante é vc !!! . Nao podemos esquecer que os outros nao estao passando por isso.
    .
    Nao sei se vou melhorar, nem o medico sabe. Espero que sim. Outro problema é esperar, pois o efeito da medicacao é lento, e ai, mais paciencia!!!! Se nao der certo mudamos a medicacao. Enquanto isso faco o que posso, e só o que POSSO.
    Otimismo e fé ajudam muito! Mas esperar milagre nao é inteligente. Vamos lutando, procurando melhorar e antes de tudo RESPEITE VOCE MESMO!

    Boa sorte a todos!

  151. Claudia Pinto comenta:

    2 dezembro, 2011 @ 12:29 AM

    Olá Liz
    Eu tenho artrite sofri muito ,tomei o Arava por 2 meses e quase fiquei careca meus cabelos caiam de balde .
    Uma amiga da internet com artrite também me deu o endereço de um médico da medicina Antroposófica ,pois ele me deu uma fórmula que em 2 dias não sentia mais dor sendo que os medicamentos são todos naturais
    Nasci de novo ,pq só quem tem que pode avaliar o sofrimento !!!
    Se caso vc se interessar eu te dou o nome e o endereço dele
    Muita força !!!
    Claudia.
    Quem quiser falar comigo entre em contato pelo e-mail claudiajp@globo.com

  152. Danielle comenta:

    13 dezembro, 2011 @ 10:30 PM

    Trato em Belo Horizonte com o Dr. Boris Cruz. Tomo uma injeção fornecida pelo SUS (co nome é Adalimumabe ou Humira).
    Não tomo mais cortisona e não sinto mais dores. Muito bom.

  153. Danielle comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 8:32 PM

    Sou de Belo horizonte. Tomo Humira (Adalimumabe) e não tenho mais dores nem
    tomo mais cortisona.

  154. Danielle BH comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 8:51 PM

    Comecei a ter Artrite Psoriática há 20 anos atrás. Ela é psoriática e isso só foi descoberto pq eu tinha decamações no couro cabeludo. Fiz uma biópsia com a dermatologista (não dói nada) e diagnosticou psoríase. Isso ajudou a definir o tipo de artrite.
    Bom, tratei da artrite com vários medicamentos, inclusive cortisona e tive todos os efeitos colaterais. Perguntei ao meu médico sobre uma nova terapia biológica , a Humira ou Adalimumabe. Ele disse q era besteira. Aí descobri outro médico que usa tal medicameto. Em Belo horizonte é o Dr. Boris Cruz, no bairro de Lourdes.
    O medicamento – q é uma injeção- é fornecido pelo SUS. Já tomo há 3 anos e não tenho nenhuma dor. Meu último emprego foi de digitadora e faço musculação, ou seja, estou ótima e não incho como qdo tomava cortisona.
    O efeito colateral é q vc pode gripar mais, ter certos probleminhas (digo probleminhas pois saõ pequenos em vista das dores e dos efeitos colaterais da cortisona). Tentem descobrir uma médico q trabalhe com essa linha. Vale a pena.

  155. Marlene comenta:

    13 fevereiro, 2012 @ 6:00 PM

    olá , minha mae tem 61 anos e tem artrite reumatoide, em estado muito avançado, já tem muitas limitações , está a perder o andar, as mãos já não ajudam devido ás deformações , tenho pesquizado sobre a doença, porque gostava muito de saber mais e poder ajuda la , ela tem muitas dores, já toma cortizona há varios anos mas não é suficiente, psicologicamente está muito em baixo, para ela a vida já não tem sentido, eu não sei o que fazer para ajuda la a lutar pela vida e deixar de estar numa solidão que ela própria criou .

  156. Adriana Porto comenta:

    17 fevereiro, 2012 @ 10:20 AM

    Descobri que tenho atrite reumatoide a 1 ano. Porém com AR negativo. Sintia dores 24 horas. Até que descobri uma vacina com Dr. Genesio Pacheco da Veiga em Guarapari ES. Depois de quase um ano tomando, praticamento não tomo mais nenhum medicamento e apenas sinto dores quado faço algum esforço.

  157. Ana Claudia Dobzinski de Lara comenta:

    3 abril, 2012 @ 10:10 PM

    Ola gostaria muito de poder contar um pouco de minha mãe que tem 52 anos de idade,tem ar ja faz um 10 anos que descubriu,desde que foi descoberto por varios exames mas sem nenhum tratamento ,medicos que ja avaliarão sua doença nunca prescrevem medicamentos que ajudem ela a suportar a dor,bem estou tentando a meses sem susseso tratamentos feitos gratuitamente por universidades,mas não encontrei nada ate agora.Estou enviando este pedido de ajuda para que eu possa não vela mais sofrendo de dores,suas mãos ja estão tortas ela ja esta andando com dificuldades sofre de dores dia e noite,anti emflamatorios ja nem fazem efeitos,ja nem sei mais o que fazer ,por favor espero que posão me ajudar a não ver mais minha mãe sofrendo mais.Aguardo resposta por email ansiosa por resultado e tratamento desde ja agrdeço espero que posão me ajudar

  158. Ana Claudia Dobzinski de Lara comenta:

    3 abril, 2012 @ 10:12 PM

    corrigindo meu email é dobzinskilara@hotmail.com

  159. maria ines moreira francisco comenta:

    16 maio, 2012 @ 12:59 PM

    Eu tomo uma injeção fornecida pelo SUS… ETANERCEPTE .,não sinto mais dores nas juntas. levo uma vida normal, sofria demais.. tem casos e casos…mais pra tudo tem uma saída;

  160. regina comenta:

    28 maio, 2012 @ 2:49 PM

    Glucosamina tomei por tanto tempo é como agua nao faz nada

  161. mon comenta:

    29 maio, 2012 @ 10:32 PM

    Fiz o exame Fator reumatóide, Latex com o resultado de 32,7 sendo que valores de referência é inferior a 20 UI/Ml, até quanto é preocupante? Sinto muita dores nas juntas…Mãos, braços, lombar, costas, joelho e calcanhar, sinto pela manhã rigidez e cansaço. Falta fazer o exame de cintilografia ossea com tecnecio, até onde este exame esta atrelado com a inflamação? Existe algum remedio para dor, antes de ter o dagnotico? Isto tem cura com o tratamento? Existe algum tratamento alternativo? Pois a Dra me proibio de realizar excercicio fisico, na qual estava me fazendo muito bem.Tenho muitas duvidas e dores, solicito ajuda.

  162. raquel dias comenta:

    1 junho, 2012 @ 4:35 PM

    chamo me raquel e tenho uma doenca onde tenho que tomar infliximab e a vacina humira, estes medicamentos sao extremamente caros gostava de entrar em contacto com pessoas que tambem o tomam manda e-mail para pereira76carla@gmail.com. sou de portugal

  163. Gandour comenta:

    10 junho, 2012 @ 8:43 AM

    Nunca menospreze a possibilidade de ter contraído este diagnóstico devido a um fator de stress. O mais comum nestes casos são: Intolerância, mágoa, ressentimento, etc. São todos fatores relacionais gerados por assuntos não resolvidos. A cura começa quando libero o perdão incondicional, de forma unilateral, para o(s) indivíduo(s) provocador(es) do meu desequilíbrio emocional. Procure ajuda espiritual e psicológica se necessário. Muitos curas acontecem nesta fase. Tratar somente o efeito, com medicamentos, não promove a cura definitiva. Os medicamentos, nestes casos, são apenas adjuvantes do verdadeiro tratamento emocional. Fiquem com Deus!

  164. Tania comenta:

    6 agosto, 2012 @ 5:45 PM

    descobri recentemente que tenho esta doença. Tive uma crise muito grande e fiquei acamada sem movimentos nas pernas e braços. A medica receitou uns medicamentos e a crise passou. Porem este ano de 2012 a crise voltou aos poucos. Uma amiga adventista que é especialista em produtos naturais pediu que eu passase a utilizar CHA DE CHAPÉU DE COURO E CARVÃO VEGETAL, estou usando e graças a Deus as crises estão desaparecendo. Faço 3 vezes ao dia e bebo.

  165. ANA FABIANE comenta:

    10 setembro, 2012 @ 8:37 PM

    Oi pessoal. tenho 32 anos e a 7 descobri que sou soro positivo para AR. Ja fiz uso de varios medicamentos, entre eles metrotexato, corticoides, arava, hoje faço uso de cloroquina, carisoprodol e mais alguns nomes que nao me recordo agora. Hoje estou bem melhor pois quando descobri a doença ela veio de uma vez só atingindo todas minha articulações, a tal ponto de não levantar da cama, e quando levantava era somente com a bengala. Bom pessoal nunca tinha ouvido falar desta vacina antibrucelica, gostaria que porfavor, alguem me enviasse mais informações sobre a vacina, endereço eletronico do dr. Genesio, telefone, todas as informações nescessarias para que eu possa encontrar essa vacina. Ha, pessoal esqueçi de falar que desde que foi diagnosticado a AR eu faço acompanhamento com reumatologista. Aguardo retorno urgente.

  166. Genildo Machado Lira comenta:

    6 novembro, 2012 @ 3:36 PM

    Ana Fabiane,
    Boa tarde !
    Sou médico e tenho uma filha que
    foi acometida de Artrite reumatóide
    há 7 anos. Tratou-se com uma medica
    Reumatologista, sem resultado satisfatório
    (cura). Tratou-se com a vacina anti-brucélica
    de Dr. Genésio e curou-se. telefone dele :
    0xx27 3261-0117. Quem atende, geralmente,
    é Lili, secretaria dele. Boa sorte !

  167. Djair Tozzi José comenta:

    20 novembro, 2012 @ 3:19 PM

    Dr. Genildo…. Djair Tozzi José, minha esposa Lorena é acometida dessa doença desde 1998, hoje está com 40 anos. Se a vacina anti-brucélica do Dr. Genésio, se trata do mesmo médico de Vila Velha – ES, acredito que seja. Pois bem…. esse tratamento com minha esposa não deu certo, ela continua com os mesmos sintomas e cada dia que passa piora mais os inxachos, as articulações, as dores reumáticas. Nesse tempo o único remédio que baixou o AR dela foi um de Manaus – chamado de Tintura Reumatoide, que não conseguiu completar o tratamento, pois não conseguiu comprar o remédio mais. Pelo que entendi, ajuizaram ação contra o laboratório que fabricava o remédio em Manaus-Amazonas e está sobre intervenção desde 2008. Espero que esse ato não tenha sito efetuado pela máfia dos remédios, que prefere manter as enfermidades para não pérderem o faturamento.

  168. ana fabiane comenta:

    25 novembro, 2012 @ 9:32 PM

    Dr Genildo, muito obrigada pela sua atenção. Gostaria de saber mais informações sobre a resposta significativa que sua filha teve referente a vacina. Como informei anteriormente, tenho a.r em todas as articulações, tive um aborto espontaneo a 1 ano e 4 meses atrás, o aborto pode estar relacionado a a.r? Anotei o telefone do Dr Genésio e com certeza entrarei em contato, mas gostaria que o sr me falasse mais sobre a resposta significativa de sua filha. Obrigada pela atenção. abrçs

  169. fernanda martins gimenes comenta:

    26 novembro, 2012 @ 9:20 PM

    estou desesperada ,minha mãe esta inchando os joelhos e ombros,ela não consegue nem por roupa no varal,ela fez uma cirurgia no ombro direito, o medico disse q o tendão rompeu não virou nada ,ela continua com muitaaaaaaaaa dor,por favor eu suplico me ajude,minha mãe só sabe chorar de dor

  170. Lilian comenta:

    9 fevereiro, 2013 @ 2:52 PM

    Gente o pior que ter essa terrivel doença é estar na minha situação que acabei de ter uma nen´m que esta com 1 meisinho, e não poderei mais dar mamá no peito pq tenho que tomar essa droga de tecnomet e como vai pro leite e faz muito mal para o recem nascido, terei que tirá-la no peito. Estou muito, muito triste e me sentindo culpada por essa situação.:(

  171. Lilian comenta:

    9 fevereiro, 2013 @ 2:54 PM

    Fernanda onde vc mora… procure outro reumato!

  172. Neia comenta:

    10 abril, 2013 @ 6:29 PM

    Olá pessoal, também tenho AR, mas vou confessar que ela ja virou minha amiga…ja sofri muitas dores que me tiravam o sono.tomei muito, mas muito mesmo anti inflamatório.tudo inútil, hoje tomo arava, vou confessar tb que esse remédio é bom pra tudo menos para saúde, mas é por enquanto o único que alivia minha dores,estou perdendo cabelo, perdendo peso, só não perco a esperança….seguro na mão de Deus.que la na frente tudo vai se resolver…..

  173. Luciene comenta:

    9 maio, 2013 @ 3:57 PM

    A dor da AR é horrível…sofro com ela há um ano. Mas desde então são dores diárias.comecei com o tratamento convencional (prednisona, reuquinol, metotrexato, codeína) mas não durou mais que cinco meses. Fiquei desesperada ao descobrir os efeitos colaterais que estes remédios causam. E resolvi mudar.Agora estou fazendo a terapia ortomolecular. Não posso dizer muita coisa pq não tem nem 2 meses que eu estou tomando minhas vitaminas, sinto ainda dores e para alivia-las tomo dorflex ou ibuprofeno e faço uma dieta alimentar muito saudável que é também a base do tratamento. Não sei nem dizer se a terapia ortomolecular é lenta ou não, mas acho que sim. Mas pelo menos não estou ingerindo drogas que venham afetar meu coração, pulmão, fígado, rins e ossos. todos nós estamos compartilhando a mesma dor, e acredito que Deus prá nós fará o melhor.

  174. islene comenta:

    23 maio, 2014 @ 12:11 AM

    quero saber se existe vacinas pra esse tipo de doença.

  175. roseliguezim comenta:

    6 julho, 2014 @ 3:13 PM

    Oi pessoal sofri muito com ar varios remedios pasados por reumatos anti inflamatorios imunossupressores corticoides e chas resultado:-) adquiri mais doenças foi quando resolvi pesquisar bulas,chás e vitaminas,eis que descobri que os medicamentos reumato nao cura é um meio de tratamento equivocados para faturamento tanto com laboratórios,quanto a quem ganha comissoes para indicar sertos medicamentos principalmente os de alto custo. Os corticoides traz com o tempo de uso deformidades,glaucoma, retençao de liquido perda xe potassio que traz poblema vascular é simplesmente uma camuflagem para tirar a dor que na verdade é uma bomba pesquisem efeitos colaterais,quanto a imunossupressor os efeitos colaterais pode ser inrreverssiveis. Conclusáo deixei de tratar com reumato,entreguei minha vida a Deus e estou me tratando com pesquisas diminui o predi isona para 5ml. E deixei de comer carne vermelha leite só o molico em pó com calcio d3 ,chá somente de camomila remédio antiflamatório nenhum nem paracetamol porque teve casos de hepatite com morte pesquisar bula. Oque comer para melhorar um inhame ralado cru temperado com soyo e limao todos os dias pesquisar beneficios,gengilim preto uma colher de chá do oleo nas refeicoes suco de laraja com 2 laranja só uma vez por dia pao integ,al, cenoura maça e couve fazer suco para tomar de manha,farinha de aveia com bana a tarde sardinha 4 vezes por semana ou salmao que tem tambem omega3,pode ter certeza a cura vem para voces tambem,voces podem deduzir que uma inflamacao ocorre devido a falta de alguma vitamina no nosso organismo e nao remédios para destruir mais ainda.graças a Deus estou bem curada ,sem precisar desses remédios que quase me matou deixo minba dica:-) tudo que voces tomarem de remédio primeiro pesquise efeitos colaterais e interaçoes medicamentosa íncluindo chás que tambem traz efeitos colaterais graves.Que Deus possa abençoar voces como fui eu abençoada dessa doença tal dolorosa

  176. irene santos comenta:

    10 novembro, 2014 @ 11:33 AM

    Bom dia, sobre a artrite reumatoide, consegui reduzir o fator reumatoide quase a zero. Pesquiso muito a respeito, porque meu filho sofre desse mal. Fiz por muito tempo chá de canela com algumas fatias de gengibre eadoçado com mel (duas vezes por dia 1 xícara de chá),; fiz e faço com o suco natural de vinho, maçã ou qualquer um, coloco 15 sementes de sucupira esmagadas dentro do vidro e deixo por uma semana, depois é só tomar uma xícara de café 2 x ao dia. Atualmente, descobri o chá de casca de noz pecã é excelente para inúmeras doenças. Coloque 1 liro de água no fogo, assim que levantar fervura, coloque 1/2 colher de chá da casca da noz, deixe ferver alguns minutos, desligue, abafe e deixe esfriar.Tomar gelado como quiser, não tem contra indicação.Não coar.Meu filho está se sentindo muito bem. Se puder ajudar, estou enviando. Abraços

Deixe seu comentário aqui !