19 - fev
  

Artrite Reumatóide

Categoria(s): DNT, Gerontotecnologia, Inflamação, Reumatologia geriátrica




Resenha

A artrite reumatóide é uma doença crônica (etiologia autoimune) que promove dor, inchaço, limitação dos movimentos (rigidez) e das funções das articulações (juntas) especialmente das mãos. A rigidez articular é pior pela manhã e pode durar de uma a duas horas. Além, dos sintomas articulares, a pessoa pode sentir fadiga, queda da pressão, diminuição do apetite, olhos e boca seca.

Artrite ReumatóideA inflamação da artrite reumatóide ocorre na chamada membrana sinovial, que é o tecido que reveste a articulação. Neste local, são liberadas pelas células imunológicas (linfócitos, macrófagos) substâncias químicas inflamatórias que causam inchaço, dor e deformidade articular.

Várias pesquisas têm proporcionado uma melhor compreensão dos fatores imunológicos e genéticos na artrite reumatóide. Como resultado desses estudos, tem sido desenvolvido medicamentos que bloqueiam especificamente determinadas etapas da atividade do sistema imunológico, impedindo o perpetuação da função inflamatória auto-agressiva, que caracteriza as doenças auto-imunes.

 Diagnóstico

O diagnóstico da artrite reumatóide pode ser difícil, uma vez que a doença pode ter início lento com poucos sintomas, confundindo com outras doenças. Quando se apresenta como na figura, o diagnóstico é extremamente fácil. Exames laboratoriais, podem dar pistas para o diagnóstico, porém não há um teste único que “confirme” a suspeita clínica. Os raios-X (especialmente de mãos e pés) são muito úteis no diagnóstico, e podem ajudar na evolução e prognóstico da doença.

Tratamento

Uma vez que não existe cura para a artrite reumatóide, o objetivo é minimizar os sintomas e deformidades articulares. O tratamento “agressivo” deve ser feito tão logo se tenha o diagnóstico, com isso, evitando-se a deformidade articular e a perda de movimentos, que leva a invalidez, isolamento e perda da auto-estima (ninguém gosta de ver as próprias mãos próprias e com pouca função). Além dos medicamentos antiinflamatórias clássicas, o tratamento envolve as drogas anti-reumáticas modificadoras do curso da doença (metrotrexato, leflunomida, hidroxicloroquina, sulfasalazina, azatioprina, ciclosporina) e, uma nova classe de medicamentos, chamados de medicamentos biológicos (adalimumabe, etanercepte, infliximabe e rituximabe), que tem especificamente como alvo as estruturas do sistema imunológico responsável pela inflamação.

A pessoa portadora de artrite reumatóide deve se manter em atividade e, uma consulta com fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional pode ajudar a determinar os tipos de atividades mais indicadas e evitar a invalidez que causa ansiedade, isolamento e depressão. O emprego de instrumentos do dia a dia, talheres, andadores, etc (gerontotecnologia) ajuda a vencer estas barreiras.

Referências:

Artrithis Fundation [on line]

Artrite Reumatóide – Diagnóstico e Tratamento. Projeto Diretrizes do Conselho Federal de Medicina [on line]

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


176 Comments »

  1. Claudia Pinto comenta:

    2 dezembro, 2011 @ 12:29 AM

    Olá Liz
    Eu tenho artrite sofri muito ,tomei o Arava por 2 meses e quase fiquei careca meus cabelos caiam de balde .
    Uma amiga da internet com artrite também me deu o endereço de um médico da medicina Antroposófica ,pois ele me deu uma fórmula que em 2 dias não sentia mais dor sendo que os medicamentos são todos naturais
    Nasci de novo ,pq só quem tem que pode avaliar o sofrimento !!!
    Se caso vc se interessar eu te dou o nome e o endereço dele
    Muita força !!!
    Claudia.
    Quem quiser falar comigo entre em contato pelo e-mail claudiajp@globo.com

  2. Danielle comenta:

    13 dezembro, 2011 @ 10:30 PM

    Trato em Belo Horizonte com o Dr. Boris Cruz. Tomo uma injeção fornecida pelo SUS (co nome é Adalimumabe ou Humira).
    Não tomo mais cortisona e não sinto mais dores. Muito bom.

  3. Danielle comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 8:32 PM

    Sou de Belo horizonte. Tomo Humira (Adalimumabe) e não tenho mais dores nem
    tomo mais cortisona.

  4. Danielle BH comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 8:51 PM

    Comecei a ter Artrite Psoriática há 20 anos atrás. Ela é psoriática e isso só foi descoberto pq eu tinha decamações no couro cabeludo. Fiz uma biópsia com a dermatologista (não dói nada) e diagnosticou psoríase. Isso ajudou a definir o tipo de artrite.
    Bom, tratei da artrite com vários medicamentos, inclusive cortisona e tive todos os efeitos colaterais. Perguntei ao meu médico sobre uma nova terapia biológica , a Humira ou Adalimumabe. Ele disse q era besteira. Aí descobri outro médico que usa tal medicameto. Em Belo horizonte é o Dr. Boris Cruz, no bairro de Lourdes.
    O medicamento – q é uma injeção- é fornecido pelo SUS. Já tomo há 3 anos e não tenho nenhuma dor. Meu último emprego foi de digitadora e faço musculação, ou seja, estou ótima e não incho como qdo tomava cortisona.
    O efeito colateral é q vc pode gripar mais, ter certos probleminhas (digo probleminhas pois saõ pequenos em vista das dores e dos efeitos colaterais da cortisona). Tentem descobrir uma médico q trabalhe com essa linha. Vale a pena.

  5. Marlene comenta:

    13 fevereiro, 2012 @ 6:00 PM

    olá , minha mae tem 61 anos e tem artrite reumatoide, em estado muito avançado, já tem muitas limitações , está a perder o andar, as mãos já não ajudam devido ás deformações , tenho pesquizado sobre a doença, porque gostava muito de saber mais e poder ajuda la , ela tem muitas dores, já toma cortizona há varios anos mas não é suficiente, psicologicamente está muito em baixo, para ela a vida já não tem sentido, eu não sei o que fazer para ajuda la a lutar pela vida e deixar de estar numa solidão que ela própria criou .

  6. Adriana Porto comenta:

    17 fevereiro, 2012 @ 10:20 AM

    Descobri que tenho atrite reumatoide a 1 ano. Porém com AR negativo. Sintia dores 24 horas. Até que descobri uma vacina com Dr. Genesio Pacheco da Veiga em Guarapari ES. Depois de quase um ano tomando, praticamento não tomo mais nenhum medicamento e apenas sinto dores quado faço algum esforço.

  7. Ana Claudia Dobzinski de Lara comenta:

    3 abril, 2012 @ 10:10 PM

    Ola gostaria muito de poder contar um pouco de minha mãe que tem 52 anos de idade,tem ar ja faz um 10 anos que descubriu,desde que foi descoberto por varios exames mas sem nenhum tratamento ,medicos que ja avaliarão sua doença nunca prescrevem medicamentos que ajudem ela a suportar a dor,bem estou tentando a meses sem susseso tratamentos feitos gratuitamente por universidades,mas não encontrei nada ate agora.Estou enviando este pedido de ajuda para que eu possa não vela mais sofrendo de dores,suas mãos ja estão tortas ela ja esta andando com dificuldades sofre de dores dia e noite,anti emflamatorios ja nem fazem efeitos,ja nem sei mais o que fazer ,por favor espero que posão me ajudar a não ver mais minha mãe sofrendo mais.Aguardo resposta por email ansiosa por resultado e tratamento desde ja agrdeço espero que posão me ajudar

  8. Ana Claudia Dobzinski de Lara comenta:

    3 abril, 2012 @ 10:12 PM

    corrigindo meu email é dobzinskilara@hotmail.com

  9. maria ines moreira francisco comenta:

    16 maio, 2012 @ 12:59 PM

    Eu tomo uma injeção fornecida pelo SUS… ETANERCEPTE .,não sinto mais dores nas juntas. levo uma vida normal, sofria demais.. tem casos e casos…mais pra tudo tem uma saída;

  10. regina comenta:

    28 maio, 2012 @ 2:49 PM

    Glucosamina tomei por tanto tempo é como agua nao faz nada

  11. mon comenta:

    29 maio, 2012 @ 10:32 PM

    Fiz o exame Fator reumatóide, Latex com o resultado de 32,7 sendo que valores de referência é inferior a 20 UI/Ml, até quanto é preocupante? Sinto muita dores nas juntas…Mãos, braços, lombar, costas, joelho e calcanhar, sinto pela manhã rigidez e cansaço. Falta fazer o exame de cintilografia ossea com tecnecio, até onde este exame esta atrelado com a inflamação? Existe algum remedio para dor, antes de ter o dagnotico? Isto tem cura com o tratamento? Existe algum tratamento alternativo? Pois a Dra me proibio de realizar excercicio fisico, na qual estava me fazendo muito bem.Tenho muitas duvidas e dores, solicito ajuda.

  12. raquel dias comenta:

    1 junho, 2012 @ 4:35 PM

    chamo me raquel e tenho uma doenca onde tenho que tomar infliximab e a vacina humira, estes medicamentos sao extremamente caros gostava de entrar em contacto com pessoas que tambem o tomam manda e-mail para pereira76carla@gmail.com. sou de portugal

  13. Gandour comenta:

    10 junho, 2012 @ 8:43 AM

    Nunca menospreze a possibilidade de ter contraído este diagnóstico devido a um fator de stress. O mais comum nestes casos são: Intolerância, mágoa, ressentimento, etc. São todos fatores relacionais gerados por assuntos não resolvidos. A cura começa quando libero o perdão incondicional, de forma unilateral, para o(s) indivíduo(s) provocador(es) do meu desequilíbrio emocional. Procure ajuda espiritual e psicológica se necessário. Muitos curas acontecem nesta fase. Tratar somente o efeito, com medicamentos, não promove a cura definitiva. Os medicamentos, nestes casos, são apenas adjuvantes do verdadeiro tratamento emocional. Fiquem com Deus!

  14. Tania comenta:

    6 agosto, 2012 @ 5:45 PM

    descobri recentemente que tenho esta doença. Tive uma crise muito grande e fiquei acamada sem movimentos nas pernas e braços. A medica receitou uns medicamentos e a crise passou. Porem este ano de 2012 a crise voltou aos poucos. Uma amiga adventista que é especialista em produtos naturais pediu que eu passase a utilizar CHA DE CHAPÉU DE COURO E CARVÃO VEGETAL, estou usando e graças a Deus as crises estão desaparecendo. Faço 3 vezes ao dia e bebo.

  15. ANA FABIANE comenta:

    10 setembro, 2012 @ 8:37 PM

    Oi pessoal. tenho 32 anos e a 7 descobri que sou soro positivo para AR. Ja fiz uso de varios medicamentos, entre eles metrotexato, corticoides, arava, hoje faço uso de cloroquina, carisoprodol e mais alguns nomes que nao me recordo agora. Hoje estou bem melhor pois quando descobri a doença ela veio de uma vez só atingindo todas minha articulações, a tal ponto de não levantar da cama, e quando levantava era somente com a bengala. Bom pessoal nunca tinha ouvido falar desta vacina antibrucelica, gostaria que porfavor, alguem me enviasse mais informações sobre a vacina, endereço eletronico do dr. Genesio, telefone, todas as informações nescessarias para que eu possa encontrar essa vacina. Ha, pessoal esqueçi de falar que desde que foi diagnosticado a AR eu faço acompanhamento com reumatologista. Aguardo retorno urgente.

  16. Genildo Machado Lira comenta:

    6 novembro, 2012 @ 3:36 PM

    Ana Fabiane,
    Boa tarde !
    Sou médico e tenho uma filha que
    foi acometida de Artrite reumatóide
    há 7 anos. Tratou-se com uma medica
    Reumatologista, sem resultado satisfatório
    (cura). Tratou-se com a vacina anti-brucélica
    de Dr. Genésio e curou-se. telefone dele :
    0xx27 3261-0117. Quem atende, geralmente,
    é Lili, secretaria dele. Boa sorte !

  17. Djair Tozzi José comenta:

    20 novembro, 2012 @ 3:19 PM

    Dr. Genildo…. Djair Tozzi José, minha esposa Lorena é acometida dessa doença desde 1998, hoje está com 40 anos. Se a vacina anti-brucélica do Dr. Genésio, se trata do mesmo médico de Vila Velha – ES, acredito que seja. Pois bem…. esse tratamento com minha esposa não deu certo, ela continua com os mesmos sintomas e cada dia que passa piora mais os inxachos, as articulações, as dores reumáticas. Nesse tempo o único remédio que baixou o AR dela foi um de Manaus – chamado de Tintura Reumatoide, que não conseguiu completar o tratamento, pois não conseguiu comprar o remédio mais. Pelo que entendi, ajuizaram ação contra o laboratório que fabricava o remédio em Manaus-Amazonas e está sobre intervenção desde 2008. Espero que esse ato não tenha sito efetuado pela máfia dos remédios, que prefere manter as enfermidades para não pérderem o faturamento.

  18. ana fabiane comenta:

    25 novembro, 2012 @ 9:32 PM

    Dr Genildo, muito obrigada pela sua atenção. Gostaria de saber mais informações sobre a resposta significativa que sua filha teve referente a vacina. Como informei anteriormente, tenho a.r em todas as articulações, tive um aborto espontaneo a 1 ano e 4 meses atrás, o aborto pode estar relacionado a a.r? Anotei o telefone do Dr Genésio e com certeza entrarei em contato, mas gostaria que o sr me falasse mais sobre a resposta significativa de sua filha. Obrigada pela atenção. abrçs

  19. fernanda martins gimenes comenta:

    26 novembro, 2012 @ 9:20 PM

    estou desesperada ,minha mãe esta inchando os joelhos e ombros,ela não consegue nem por roupa no varal,ela fez uma cirurgia no ombro direito, o medico disse q o tendão rompeu não virou nada ,ela continua com muitaaaaaaaaa dor,por favor eu suplico me ajude,minha mãe só sabe chorar de dor

  20. Lilian comenta:

    9 fevereiro, 2013 @ 2:52 PM

    Gente o pior que ter essa terrivel doença é estar na minha situação que acabei de ter uma nen´m que esta com 1 meisinho, e não poderei mais dar mamá no peito pq tenho que tomar essa droga de tecnomet e como vai pro leite e faz muito mal para o recem nascido, terei que tirá-la no peito. Estou muito, muito triste e me sentindo culpada por essa situação.:(

  21. Lilian comenta:

    9 fevereiro, 2013 @ 2:54 PM

    Fernanda onde vc mora… procure outro reumato!

  22. Neia comenta:

    10 abril, 2013 @ 6:29 PM

    Olá pessoal, também tenho AR, mas vou confessar que ela ja virou minha amiga…ja sofri muitas dores que me tiravam o sono.tomei muito, mas muito mesmo anti inflamatório.tudo inútil, hoje tomo arava, vou confessar tb que esse remédio é bom pra tudo menos para saúde, mas é por enquanto o único que alivia minha dores,estou perdendo cabelo, perdendo peso, só não perco a esperança….seguro na mão de Deus.que la na frente tudo vai se resolver…..

  23. Luciene comenta:

    9 maio, 2013 @ 3:57 PM

    A dor da AR é horrível…sofro com ela há um ano. Mas desde então são dores diárias.comecei com o tratamento convencional (prednisona, reuquinol, metotrexato, codeína) mas não durou mais que cinco meses. Fiquei desesperada ao descobrir os efeitos colaterais que estes remédios causam. E resolvi mudar.Agora estou fazendo a terapia ortomolecular. Não posso dizer muita coisa pq não tem nem 2 meses que eu estou tomando minhas vitaminas, sinto ainda dores e para alivia-las tomo dorflex ou ibuprofeno e faço uma dieta alimentar muito saudável que é também a base do tratamento. Não sei nem dizer se a terapia ortomolecular é lenta ou não, mas acho que sim. Mas pelo menos não estou ingerindo drogas que venham afetar meu coração, pulmão, fígado, rins e ossos. todos nós estamos compartilhando a mesma dor, e acredito que Deus prá nós fará o melhor.

  24. islene comenta:

    23 maio, 2014 @ 12:11 AM

    quero saber se existe vacinas pra esse tipo de doença.

  25. roseliguezim comenta:

    6 julho, 2014 @ 3:13 PM

    Oi pessoal sofri muito com ar varios remedios pasados por reumatos anti inflamatorios imunossupressores corticoides e chas resultado:-) adquiri mais doenças foi quando resolvi pesquisar bulas,chás e vitaminas,eis que descobri que os medicamentos reumato nao cura é um meio de tratamento equivocados para faturamento tanto com laboratórios,quanto a quem ganha comissoes para indicar sertos medicamentos principalmente os de alto custo. Os corticoides traz com o tempo de uso deformidades,glaucoma, retençao de liquido perda xe potassio que traz poblema vascular é simplesmente uma camuflagem para tirar a dor que na verdade é uma bomba pesquisem efeitos colaterais,quanto a imunossupressor os efeitos colaterais pode ser inrreverssiveis. Conclusáo deixei de tratar com reumato,entreguei minha vida a Deus e estou me tratando com pesquisas diminui o predi isona para 5ml. E deixei de comer carne vermelha leite só o molico em pó com calcio d3 ,chá somente de camomila remédio antiflamatório nenhum nem paracetamol porque teve casos de hepatite com morte pesquisar bula. Oque comer para melhorar um inhame ralado cru temperado com soyo e limao todos os dias pesquisar beneficios,gengilim preto uma colher de chá do oleo nas refeicoes suco de laraja com 2 laranja só uma vez por dia pao integ,al, cenoura maça e couve fazer suco para tomar de manha,farinha de aveia com bana a tarde sardinha 4 vezes por semana ou salmao que tem tambem omega3,pode ter certeza a cura vem para voces tambem,voces podem deduzir que uma inflamacao ocorre devido a falta de alguma vitamina no nosso organismo e nao remédios para destruir mais ainda.graças a Deus estou bem curada ,sem precisar desses remédios que quase me matou deixo minba dica:-) tudo que voces tomarem de remédio primeiro pesquise efeitos colaterais e interaçoes medicamentosa íncluindo chás que tambem traz efeitos colaterais graves.Que Deus possa abençoar voces como fui eu abençoada dessa doença tal dolorosa

  26. irene santos comenta:

    10 novembro, 2014 @ 11:33 AM

    Bom dia, sobre a artrite reumatoide, consegui reduzir o fator reumatoide quase a zero. Pesquiso muito a respeito, porque meu filho sofre desse mal. Fiz por muito tempo chá de canela com algumas fatias de gengibre eadoçado com mel (duas vezes por dia 1 xícara de chá),; fiz e faço com o suco natural de vinho, maçã ou qualquer um, coloco 15 sementes de sucupira esmagadas dentro do vidro e deixo por uma semana, depois é só tomar uma xícara de café 2 x ao dia. Atualmente, descobri o chá de casca de noz pecã é excelente para inúmeras doenças. Coloque 1 liro de água no fogo, assim que levantar fervura, coloque 1/2 colher de chá da casca da noz, deixe ferver alguns minutos, desligue, abafe e deixe esfriar.Tomar gelado como quiser, não tem contra indicação.Não coar.Meu filho está se sentindo muito bem. Se puder ajudar, estou enviando. Abraços

Deixe seu comentário aqui !