25 - jan
  

Osteomalácia – O que é?

Categoria(s): Dicionário, Fisioterapia




Dicionário

A osteomalácia que é um defeito na mineralização do osso que se apresenta com osteopenia, dor óssea e pseudo fraturas no exame radiológico. Ela está associada a deficiência da vitamina D, normalmente relacionada a má absorção de gordura ou perda de fosfato renal.  Na osteomalácia a hipocalcemia resulta da insuficiente absorção de cálcio e a hipofosfatemia resulta primariamente do hiperparatireoidismo secundário.
Diferente da osteoporose, a osteomalácia apresenta hipofosfatemia, hipocalcemia e fosfatase alcalina freqüentemente elevada. Na osteomalácia a hipocalcemia resulta da insuficiente absorção de cálcio e a hipofosfatemia resulta primariamente do hiperparatireoidismo secundário.
A suspeita clínica de osteomalácia pode ser confirmada pela dosagem de vitamina D sérica.

O sinal de Chvosteck é um sinal indicativo de concentração reduzida de cálcio ionizado.

Veja – Estudo de caso – Hipocalcemia

Referências:

Bell NH, Key LL Jr – Acquired osteomalacia. Curr Ther Endocrionl Metab. 1997;6:530-533.

Rudde RK – Hypocalcemia and hypoparthyroidim. Curr Ther Endocrionl Metab 1997;6:546-551.

Tags: , , , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


25 Comentários »

  1. marluce comenta:

    2 julho, 2008 @ 12:22 PM

    Boa tade,
    Bom, tenho que fazer um slide sobre as doenças osteoartrite e osteomalacia.
    Gostaria de receber o material refente a essas doenças,como sinais,sintomas, diagnósticoe tratamento.
    agradeço se for atendida.
    muito abrigada!!!

  2. Ana Paula comenta:

    27 setembro, 2008 @ 10:14 PM

    Sou portadora de Osteomalácia,desde um ano de idade, hoje tenho 39 anos, só que com o passar dos anos eu tenho sentido muitas dores, e ja solicitei ao médico perito do inss aposentadoria por invalidez, mas foi negada;visto que, as dores são frequentes, e tenho que tomar remédio para dor, e evitar andar longas distâncias, não pegar peso, mas ao trabalhar, tenho que pegar condução e ficar sentada com joelhos fleccionados por todo o período de trabalho, isso faz com que aumente as dores.ja solicitei ao meu médico laudos para levar ao inss, mas nem assim o períto aceitou. Ja tenho 18 cirurgias de correção osséa, porque a doença tinha me deixado com as pernas tortas, “gerovaso”. Tem alguma coisa que posso fazer para aas dores pararem ou a tendencia é evoluir ?

  3. sonia galuzzi comenta:

    23 dezembro, 2008 @ 9:28 PM

    sou dentista e tenho grande intersse por medicina ortom olecular,seu artigos são muito bons.

  4. Pra. Elisabete Teixeira comenta:

    14 abril, 2009 @ 10:51 PM

    Ana Paula, tome suplementos de vitamina D e trate a sua saude para debelar uma possivel acidoze a qual leva a desmineralizacao do corpo. Investigue se sofre de acidoze e suplemente a dieta com vitamina D. Deus te abencoe…

    Pra. Elisabete Teixeira

    http://www.ressurreicao.com

  5. ALVARO ROBERTO LOUREIRO[ comenta:

    16 outubro, 2009 @ 4:10 PM

    Em 2004 começei a sentir dores nos pés e muito cansaço,andava meia quadra e parecia que tinha disputado uma são silvestre,falava com os medicos e nada.eles mandavam fazer renonanci nos pés,no joelho,me mandavam usar aquela bota cara e nada.desanimei e foram acontecendo outros pproblemas particulares e fui sofrendo dores e o tempo foi passando,em março de 2007 nao aguentei e tive que andar com auxilio de muletas,ai começei a ir em todos os medicos e hospitais imaginaveis de sao paulo,até que em julho de 2009 me internaram no hosp.sao paulo fizeram biopsia e descobriram a tal da osteomalacia hiperfosfotemica,quer dizer se em 2004 eu tivesse ido aos medicos e eles fossem capacitados eles teriam me recomendado vitamina De eu nao teria chegado ao ponto que estou hoje,começei a repor vitamina D calcio e fosforo,mas para meu azar o meu organismo esta absorvendo o fosforo,agora tenho que entra numa maquina chamada petscan,que só tem no sirio libanes e no ainstem,para ver se acham um tumor que com certeza é benigno senão eu ja estaria morto,achando eles dizem que curam retirando o tumor.Deus é grande e vai me dar este presente e me curando vai ajudar a muita gente.poriso se voce que esta ai sofrendo e tem dores nos pés e cansaço no peito saiba que voce esta cm sintomas de falta de vitamins no corpo,moro em mongagua tenho 48 anos ,uma senhora foi no postinho de saude daqui com os mesmos sintomas que tive em 2004 ele aconselhou vitamina D E COM MENOS DE UM MES ELA SE CUROU E NAO TEVE MAIORES PROBLEMAS ,porisso esta declaraçao em forma de desabafo ,pois estou nesta situaçao hoje por erros medicos e que sirva de alerta para as pessoas que lerem este Email,me desculpe mas é a realidade.

  6. maria comenta:

    20 outubro, 2009 @ 5:44 PM

    fique tranquilo,sr alvavaro vc vai se curar DEUS é maior que qualquer descuido medico e qualquer coisa que nos aconteça.estou orando por vc.se coloque na misericórdia divina,eu já o coloquei dentro do coração de JESUS.

  7. ALVARO ROBERTO LOUREIRO[ comenta:

    28 outubro, 2009 @ 3:38 PM

    OBRIGADO MARIA ,PESSOAS COM VOCE DEUS TEM QUE DAR MUITA SAUDE,POIS SE PREOCUPOU EM ME CONSOLAR,VOU MARIA ,VOU SIM,VOU ME CURAR E DAR AS BOAS NOTICIAS A VOCE ,PESSOAS COMO VOCE QUERIA TER COMO AMIGA DO FUNDO DO CORAÇAO,SOU UM HOMEM MUITO BOM ,ADORO A VIDA ,E PARA PASSAR POR ISSO DEUS ESCOLHE A DEDOS AS PESSOAS,POIS TEM QUE AMAR MUITO A VIDA PARA SOFRER TANTO ,E EU AMO,JACANTEI NA NOITE ,DANÇO MUITO SOU EXTREMAMENTE TRABALHADOR,E MINHA VIDA É SÓ PARA AJUDAR O PROXIMO,MEU MSN É O MESMO,SE ENTRAR SEREMOS GRANDES AMIGOS É SÓ ADICIONAR QUE ACEITAREI COM TODO O CORAÇÃO.FIQUE COM DEUS E MUITO OBRIGADO.

  8. ALVARO ROBERTO LOUREIRO comenta:

    21 outubro, 2010 @ 12:53 AM

    EM 10 DE OUTUBRO DE 2009,ESTIVE COMENTANDO SOBRE MEU PROBLEMA DE OSTEOMALACIA,POIS É UM ANO DEPOIS ESTOU AQUI NOVAMENTE,AGORA PARA COMENTAR SOBRE MEU TRATAMENTO,MEU CASO FOI CONFIRMADO QUE NAO É NEM GENETICO E NEM NADA PRE EXISTENTE,E SIM UMA REGEIÇAO ORGANICA QUE TIVE ATRAVES DE EXTRES PROFUNDA DEVIDO A CONVIVENCIA COM UMA PESSOA EXTREMAMENTE LOUCA E DEPRESIVA QUE CONVIVI,ESTES ATAQUES DEPRESSIVOS DESTA PESSOA ME DEIXAVAM MUITO NERVOSO,E COM O DECORRER DO TEMPO ISSO FOI ME MINANDO,FORAM 3 ANOS DE TORTURA,E SAI DESTE RELQACIONAMENTO DOENTE,MAS DEUS É GRANDE E HOJE ESTOU AQUI PARA RELATAR O QUE ACONTECEU COMIGO NESTE ANO ,OS MEDICOS DISSERAM QUE DEVIDO A OSTEOMALACIA EU PERDERIA DE 7 A 10 CM DE ALTURA,DITO E FEITO REALMENTE PERDI 8 CM,POIS AS VERTEBRAS SE JUNTAM E VOCE PERDE DA CINTURA NO TORAX,TINHA 1.77,HOJE ESTOU COM 1.69 E NAO VOU PERDER MAIS POIS MEU ORGANISMO ESTA ACEITANDO AS VITAMINAS D ,E FOSFORO E CALCIO,AINDA TENHO DORES PELO CORPO NOS PES,NAS MAOS,NO PEITO,NOS OMBROS E COSTAS,MAS ESTOU REPONDO AS VITAMINAS E AS FRATURAS DE ESTRES QUE TENHO PELO CORPO TENDEM A IREM DIMINUINDO,ACREDITO MUITO EM DEUS,SOU EXTREMAMENTE FORTE,AMO A VIDA E ESTOU CONSEGUINDO SAIR DESSA,NUNCA DESANIMEM VOCES QUE TAMBEM POSSUEM ESTE PROBLEMA,POIS DEUS É MAIOR,APESAR DAS DORERS ESTOU FELIZ E MUITO BONITO E SADIO,E CHEIO DE AMOR PRA DAR ,VAMOS EM FRENTE GENTE ,NUNCA DESANIMEM POIS ISTO NAO É O FIM DO MUMDO,OBRIGADO A TODOS QUE ME AJUDAM COM ORAÇOES ,DEUS ILUMINE A TODOS VOCES,O ANO QUE VEM ESTAREI AQUI NOVAMENTE DIZENDO COMO ESTOU ,NOVAMENTE OBRIGADO DE CORAÇAO A TODAS AS PESSOAS QUE SE COMOVERAM COM MEU CASO,,,,,MORO EM MONGAGUA E TENHO UM CONSULTORIO DENTARIO EM AGENOR DE CAMPOS ,LA SOU CONHECIDO COMO AMIGO ALVARO,SOFRO SORRINDO PARA FAZER SORRIR AQUELES QUE SOFREM CHORANDO.

  9. NEIVA comenta:

    15 novembro, 2010 @ 9:21 AM

    Alvaro, tudo que vc me falou assim que te conheci,li aqui no seu depoimento.
    Não tenho duvida que vc vai sair dessa…é o que mais quero.
    Que DEUS te abençoe e que td isso passe logo.Tenha paciencia.Vc é muito forte.
    Estarei sempre aqui para o que precisar.
    Sabe onde me encontrar…rsrsrs
    Beijo enorme no seu coração.
    ADOROOOOOOOOO VC.

  10. wilian comenta:

    14 março, 2011 @ 7:48 AM

    muito bom

  11. Dayse Marques comenta:

    18 março, 2011 @ 7:58 AM

    Alvaro Roberto
    Olá!
    Estava fazendo uma pesquisa escolar para meu filho e encontrei o seu depoimento.
    Não sei se você vai lembrar de mim… Nos conhecemos na adolescencia, época em que pensamos que sabemos tudo da vida!
    Sei que você esta cercado de pessoas que te querem bem.
    O tempo passa rapidamente.Vivi muitas coisas boas e ruins. O importante é mantermos a força para superar os obstáculos.
    Acredito na sua total recuperação.
    No aguardo de boas notícias me despeço.
    Um abraço
    Dayse Marques

  12. Angélica Maria comenta:

    1 abril, 2011 @ 3:05 PM

    É muito bom ler comentários que pode ajudar outra pessoas a superar seus problemas, que Deus a pessoa do Sr. Alvaro Roberto.
    Abraços.

  13. Angélica Maria comenta:

    1 abril, 2011 @ 3:10 PM

    É muito bom ler comentários que pode ajudar outras pessoas a superar seus problemas, que Deus abençoe a pessoa
    do Sr. Alvaro Roberto.
    Abraços

  14. ALVARO ROBERTO LOUREIRO comenta:

    12 abril, 2011 @ 9:11 PM

    MUITO OBRIGADO MINHA AMIGA ANG´LICA MARIA,SEMPRE MINHA VIDA TODA FOI AJUDAR O PROXIMO E AGORA DE ALGUMA FORMA ESTOU AJUDANDO TAMBEM.ABRAÇOS E MUITO OBRIGADO.

  15. ALVARO ROBERTO LOUREIRO comenta:

    12 abril, 2011 @ 9:21 PM

    OI DAYSE MARQUES,meu deus quanto tempo,só fazem trinta anos kkkkkk,estou melhorando sim,minhas dores estao diminuindo e tenho fé em deus que ainda tenho muita lenha pra queimar nesse mundao maravilhozo,nunca te esqueci,que legal ,voce nao sabe o quanto fiquei feliz ao ler seu recado,vou me recuperar sim deus é maior,mando meu email para voce e quem quizer falar comigo……amigo.alvaro@hotmail.com,entra no meu msn para matarmos a saudade,beijos em seu coraçao eu te adiciono.

  16. alvaro roberto loureiro comenta:

    12 abril, 2011 @ 9:27 PM

    oi dayse lembro perfeitamente de voce,entra no meu msn para converçarmos,amigo.alvaro@hotmail.com vou me recuperar sim .

  17. angelica de abreu meneses comenta:

    7 maio, 2011 @ 10:40 PM

    Gostaria de saber o que é e o que pode acontecer e os sintomas de quem tem paratormônio alto?

  18. cleiton comenta:

    18 maio, 2011 @ 2:18 PM

    achei muito legal

  19. liseta comenta:

    16 novembro, 2011 @ 3:09 PM

    ola alvaro sou lisete, depois de ler o seu depoimento fiquei preocupada ,eu tenho dores nos ossos das maos,nos joelhos se eu fizer grandes caminhadas tambem nas ancas.a pouco tempo fiz um rx aos joelhos e o resultado foi que eventualmente poderei ter um pequeno foco de osteomalacia,para ter a certeça precisava de fazer um tac ,coisa que o meu medico nao mandou,disse para eu ir suportando as dores.aos 18 anos num acidente rompi os ligamentos cruzados do joelho e o medico relaciona as dores ao acidente.hoje tenho 41 e na altura o ortopedista disse quando for mais velha teria dificuldades no joelho.tambem tenho problemas de stres e sofro de depresao devido a problemas pessoais.a minha duvida e se eu devo deixar andar porque se for so falta de vitamina D fosforo,eu tomo e acabou.eu media 1,57 agora meso 1,55 sera um sinal ou e da idade.espero um conselho seu.

  20. Ana Rita Bueno Marangoni comenta:

    18 maio, 2012 @ 5:50 PM

    Oi Angélica, eu tenho o paratormônio alto, descobri porque estava com osteoporose e os medicamentos não funcionavam.
    Estava com dores no pescoço e pensei que era problema de tireóide e era problema com o PTH (hormônio da paratireóide).
    Fiz cintilografia e não deu nódulos ou problemas na mesma.
    Agora estou tomando Aderogil D3. Já estou sentindo melhoras.
    Vou tomar 20 gotas por um mês e mais 5 gotas por 2 meses.
    Em seguida tenho que fazer exames para ver se o PTH diminuiu.
    Boa sorte!

    .

  21. Elaine Rocha comenta:

    8 novembro, 2012 @ 7:19 AM

    Oi Álvaro li seu depoimento e senti necessidade de falar sobre o meu que descobri ontem. Há um mes fui a minha ginecologista e descobri q tinha perdido 4 centímetros da minha altura ela muito preocupada pediu um exame de densiometria óssea, lá constataram q eu estava com ostopenia na coluna aos 38 anos de idade. Agora estou tomando cálcio e cloreto de magnésio, para recuperar e nesta semana procurarei meu ortopedista para q acompanhe o tratamento. Até descobrir eu sentia muitas dores na coluna, mas os médicos receitavam apenas antiinflamatórios para tratamento e fisioterapia, a consequência de anos tomando esses medicamentos, 2 cistos no fígado. Sou jovem, amo a vida, meu trabalho, meu filho e minha família. Além disso, gosto de praticar esporte ….que temporariamente terei q deixar de praticar algumas atividades de alto impacto. Tenho certeza e fé no senhor Deus q ele esta comigo nessa e vou superar também. O seu depoimento me deu mais animo e esperança estou certa q tudo ira dar certo. Elaine Rocha, Goiânia – GO

  22. Alvaro Roberto Loureiro comenta:

    13 janeiro, 2013 @ 4:34 PM

    Estou aqui gente ,ainda nao morri nao kkkkkkkkk,temos que brincar pois a vida e muito boa,bom eu ainda tenho dores no peito,meu tórax dói demais o dia inteiro,mas ja estive pior pois ja tive dores pelo corpo todo,dirijo,ando de motos,trabalho normalmente,mas ainda necessito das muletas para caminhar,depois das festas de carnaval vou começar uma serie de exames na coluna para ver se tenho condições de fazer uma operação na coluna e largar definitivamente as muletas,,,,minha amiga Elaine Rocha, nao vá na conversa desses médicos incompetentes que mandam a gente tomar antiinflamatórios,vá fundo e procure vários médicos nunca vá na conversa do primeiro pois e sua saude que esta em risco e nao a da mãe dele,pois se fosse a da mãe deles eles dariam mais atenção pra gente,,,,,,e quanto a você minha amiga liseta ,amelhor maneira de ter certeza se estamos com osteomalacia e fazer uma biopsia de ossos,como ja comentei ,e muito fácil o medico dizer para irmos agüentando as dores,e altura a gente so começa a perder depois dos 60 anos,você e muitonova para isso,e tem mais ,nao existe foco de osteomalacia e sim principio de osteomalacia que se nao cuidada a tempo ela se espalha pelo corpo assim como as minhas tinham se espalhado,tenha fé,procure mais opiniões de outros médicos,esporte pode esquecer,esporte daqui para frente para nosso caso so dentro da piscina kkk pois na água nao precisamos por o peso do corpo e o resultado e mais saudável,a vida e muito boa,pense em sua familia e levante a cabeça,mande essa depressao pro inferno e acredite antes de tudo em deus ,você e nova e tem muita lenha pra queimar assim como eu tenho também,atitude amiga,sairemos dessa sim,em breve estarei por aqui de novo falando sobre minha melhora e com a certeza de ter boas notícias de vocês também.

  23. ana comenta:

    28 março, 2013 @ 3:05 PM

    preciso fazer meu trabalho me ajudem

  24. priscila comenta:

    24 maio, 2013 @ 2:08 AM

    Ola… Minha mãe sente muita dor no corpo… em todas as partes… diz que dói o osso… e nenhum remédio consegue tirar a dor… Os médicos acham que eh falta de vitamina D, mais não falam o nome da doença, pois infelizmente o SUS está precário… estamos tendo que pagar consultas com Reumatologista, pagando exames específicos de sangue e remédios pra tirar a dor que tanto a atormenta. E nada disso é barato… Espero com esses comentários que hoje ví eu tenha achado o nome da doença que está acabando com a minha mãe… Osteomalácia… pois agora estamos esperando a saída dos exames pra poder comprar um remédio pra reposição de vitamina D. Obrigada… isso foi apenas um desabafo… pois não suporto mais vê-la nesse sofrimento…

  25. Alvaro Roberto Loureiro comenta:

    17 novembro, 2013 @ 10:00 PM

    Aqui estou novamente pessoal, vivo e lutando todos ps dias contra esse problema danado que Deus me deu,que e essa osteomalacia,estou sofrendo desde 2004,mas ja foi pior, eu tinha dor no corpo todo 24horas por dia,hoje tenho dores localizadas nas costas , pois tive tres vertebras na lombar que se juntaram e se tornaram uma so ,fazendo assim com que eu perdesse 12 cm de alturaas eu tenho certeza que isso que passo nao e atoa,Deus me deu isso pra que eu aprendesse muita coisa,como por ex.ser mais calmo,saber escutar para nao tomar atitudes precipitadas,ser mais pbservador,etc. omeu medico o dr Marcelo Pinheiro me disse uma vez e nunca mais esqueci……sabe Alvaro estas doencas raras so aparecem em pessoas boas , pessoas especias escolhidas a dedo por Deus,pois tem de amar muito a vida para suportar tamanhas dores ,tem que sofrer sorrindo para fazer sorrir os que sofrem chorando,mas enfim hoje trabalho das 8 da manha as seis ,seteda noite,sabados ,feriados,pois amo o que faco, tenho um filho de24 anos fazendo odontologia, e uma filha de dezenove que esta pensando em fazer direito o ano que vem e uma mulher maravilhosa que me conheceu ja com estas dores e que me ama muito e eu a amo muito tambem, e e por meus filhos e por esta mulher especial que Deus me deu de presente que busco forças para trabalhar ,para que tenham uma vida muito boa, pois com minha luta nao deixo ninguem passar nececidade,pelo contrario,dou vida de rei a todos nao deixa nada faltar e dando farturas em nossas mesas,enquanto Deus me der vida lutarei e sempre terei esperancas de me curar e poder largar estas muletas,forcas para todos que sofrem por algum problema,nunca deixem de lutar,pois enquanto a vida a esperanca.agora pra voce minha amiga Priscila ,leve sua mae para a equipe de reumatologia do hospital sao paulo, cujo professor e o dr. Marcelo Pinheiro que ele com certeza atendera voces muito bem,e pode dizer que foi o Alvaro de mongagua cquem indicou que ele vai saber quem e,fiquem com Deus e logo estarei por aqui novamente para temtar ajudar a mais pessoas .

Deixe seu comentário aqui !