11 - jan
  

Osteoporose e o paratormônio

Categoria(s): Biogeriatria, DNT, Ginecologia geriátrica, Reumatologia geriátrica




Editorial

Aproximadamente 90% da massa óssea máxima se consegue durante a fase de crescimento, ou seja, entre os 20 e 25 anos de idade. Durante 10 a 15 anos ocorre um período de consolidação e a massa óssea se mantém estável. A partir dos 35-40 anos começa uma fase de involução, com progressiva perda da massa óssea. Inicialmente, esta perda se dá entre 0,3% e 0,5% ao ano, tanto nos homens como nas mulheres, mas nestas últimas após a menopausa a perda anual passa para 2% a 3%.

osteoporose7

Muito se tem estudado no sentido de reverter este quadro e, neste propósito, destaca-se o papel do paratormônio e a calcitonina.

O paratormônio (PTH) é um polipeptídeo (hormônio) produzido pelas células principais da paratireóide (4 glândulas que se localizam na parte posterior da tireoide). Sua secreção é regulada pelo nível plasmático de cálcio (calcemia) caindo a zero quando este excede 12 mg/100 ml e aumentando quando o cálcio plasmático cai.

A ação deste hormônio se faz via adenilciclase e AMP cíclico e se expressa por alterações da permeabilidade da membrana das células e organelas.

Sua ação ocorre em três locais: Nos ossos – através da ativação dos osteoclastos (células “destruidoras” de ossos); No intestino – aumentando, de forma indireta, a absorção de cálcio; No rim – aumentando a absorção do cálcio no túbulo distal e diminuindo a reabsorção de fosfato no túbulo proximal. Em condições de hipercalcemia pode promover calciúria.

A calcitonina age como um antagonista fisiológico do PTH, impedindo que o cálcio se eleve acima dos níveis fisiológicos. Atua principalmente no osso, causando uma diminuição da reabsorção óssea através da inibição da atividade osteoclática (osteoclastos – células que reabsorvem tecido ósseo antigo). A secreção da calcitonina, produzida pela células (C) principais da tireóide (também pode ser produzida pelas células do pulmão e cérebro), é estimulada pelos níveis plasmáticos de cálcio, quando estes são elevados, a produção de calcitonina aumenta. Os níveis de calcitonina caem com a idade, e de forma acelerada nas mulheres após a menopausa. A produção de calcitonina é estimulada pelos estrogênios, o que pode explicar este fato.

Tem sido feitos estudos clínicos com resultados promissores, utilizando tanto o paratormônio, como a calcitonina, como coadjuvante o uso de cálcio, vitamina D, oligoelementos (zinco, boro, magnésio, cobre, manganês) e exercícios físicos, no tratamento da osteoporose.

Referência:

Celestino CA, Aversari FRV – Marcadores Bioquímicos do metabolísmo ósseo. In: Pinotti JA, Fonseca AM, Bagnoli VR – Tratado de Ginecologia Universidade de São Paulo. Cap 53.

Tags: , , , ,




Comentário integrado ao Facebook:


68 Comentários »

  1. karen D. comenta:

    4 dezembro, 2007 @ 4:13 PM

    tenho 27 anos e já tenho descalcificação óssea desde os 23 anos tomo medicamentos mas não há melhoras.
    Tenho o meu paratormônio acima do nível normal . Já foi cogitado se poderia ser uma hipocalcemia familiar, pois minha mãe e irmã tem o mesmo problema.

  2. maria comenta:

    29 dezembro, 2007 @ 7:18 AM

    Caros Senhores:
    Gostaria de receber a newsletter do site. Vcs poderia indicar algum livro sobre osteoporose? Há Há possibilidade de tratamento p pessoas que têm alergia aos comprimidos de cálcio?
    Outra pergunta: há alguma indicação de médicos(as) geriatras, na cidade do Recife?
    Agradeço a atenção.
    Feliz ano novo.
    Maria

  3. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    2 janeiro, 2008 @ 10:14 AM

    Olá Maria,
    O nosso meio de contato com os internautas é atraves destes comentários.
    Consulte um médico reumatologista que ele poderá te orientar nas outras formas de previnir e tratar a osteoporose, sem necessariamente tomar comprimidos de cálcio.
    O site da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia tem o nome de todos os especialista na área. Visite http://www.sbgg.org.br

    Felicidades a voce e a todos de Recife
    Prof. Armando

  4. christina dias comenta:

    7 fevereiro, 2008 @ 2:45 PM

    Minha mãe foi diagnosticada com osteoporose. Está fazendo tratamento com calcio e magnesio. Alem disso o medico faz o uso de mesoterapia. A mesoterapia é indicada para o tratamento da osteoporose?
    Grata desde já.

  5. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    7 fevereiro, 2008 @ 3:47 PM

    Christina,
    A mesoterapia é uma forma de terapia ( maneira de aplicar um determinado medicamento) que pode ser empregada em diversas doenças. (veja a página do dia 12 de setembro 2007).
    O tratamento da osteoporose é crônico. Não tenho notícia do emprego da mesoterapia nesse caso. Pode ser que o colega queira usar a mesoterapia como coadjuvante no tratamento, combatendo os processos dolorosos da osteoporose, Evitando-se, assim os antiinflamatórios orais.

  6. Marcelo comenta:

    14 março, 2008 @ 3:20 PM

    Creio que podemos orientar nos casos de osteoporose a pratica de musculação, pois a atividade com carga promove a manuntenção do calcio e dos seus minerais nos ossos evitando que a perda da massa óssea aumente, prevenindo que ocorra uma fratura. Quando procurar uma academia certifique que tenha um professor de educação fisica credenciado ( CREF) e cursos nesta area, pois alguns exercicios podem piorar.

  7. rosangela comenta:

    26 março, 2008 @ 11:23 AM

    Caros doutores!
    Recentemente, fiz uma cirurgia. Retirando uma das glandulas da paratireoide.Nos exames que continuo fazendo o meu paratormônio (PTH) é 71 pg/mL. E normal este valor ?

  8. Ulisses R. Magalhaes comenta:

    28 março, 2008 @ 7:50 PM

    minha esposa sente dores na região da cintura e fez um exame onde acusou nível de paratormonio (PTH) de 70,3 pg/ml. Gostaria de saber se o que significa esse índice acima do normal.
    Um forte abraço,

    Ulisses.

  9. SANDRA SISTEROLLI comenta:

    26 maio, 2008 @ 9:00 AM

    FIZ UMA GASTROPLASTICA HÁ 14 MESES E EMAGRECI 35 KG. TENHO MUITA DIARRÉIA E POUCA ABSORÇÃO. NO MEU EXAME DE PARATORMÔNIO (PTH) ACUSOU NÍVEL DE 145 PP/ML. QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA MEU ORGANISMO? O QUE DEVO FAZER? OBRIGADA. SANDRA (GOIÂNIA-GO)

  10. maria aldei comenta:

    9 junho, 2008 @ 8:24 PM

    TENHO46 ANOS E TENHO OSTEOPOROSE, E O NÍVEL DO PARATORMONIO E 7,6 PG/ML ABAIXO DO VALORES DE REFERÊNCIA QUE É DE 12 A 65 PG/ML, GOSTARIA DE SABER MAIS A RESPEITO SOBRE A DOÊNÇA E QUE TRATAMENTO SERIA O CORRETO ?

  11. Anônimo comenta:

    22 junho, 2008 @ 7:49 PM

    estou perdendo calcio e estou assustada,pois só tenho 40 anos estou fazendo tratamento mas perdo pela urina. não entendi bem o exame de paratohormonio que deu no limite e já estou com osteopenia. queria saber mais causas e concequencia.

  12. Lili comenta:

    8 julho, 2008 @ 1:19 PM

    Estou com quarenta anos e fiz uma densitometria , que seria só para controle. e foi detectada osteopenia, fiz por oito meses o tratamento com Bonviver e osteotrat e agora refiz a densitometria e não melhorou nada. O que fazer???

  13. fatima comenta:

    8 julho, 2008 @ 8:46 PM

    Gostaria de obter mais informações sobre paratormonio, e o causa estando a maior do nivel em referencia 65 (92,84) e como tratar, se não dá sintoma nenhum, a não ser no exame preventivo de menopausa

    obrigada

  14. Glauciane comenta:

    25 setembro, 2008 @ 3:42 PM

    Olá, tenho 26 anos e fiz exame de paratomôrnio PHT-intacto e o resultado foi 242 pg/ml. Gostaria de saber oque é isso, se é muito grave, e qual o tipo de tratamento??
    Aguardo, anciosamente.
    Desde já, agradeço.

  15. João comenta:

    6 outubro, 2008 @ 12:44 PM

    Gostaria de tirar uma dúvida….o texto faz referência dos osteoclastos como formadoras de ossos, não seriam os osteoblastos as células formadoras de ossos e os osteoclastos as células que reabsorvem o osso?
    Grato desde já.

  16. sandra oliveira comenta:

    7 outubro, 2008 @ 12:13 AM

    Tenho 49 anos, fui a um endocrino porque meu peso aumentou. Fiz exame de sangue e deu 66,4pg/ml-ParatormonioPTH. Fiz também ultrassom da tireoide e estou com um nódulo de 0,8cm, que o médico solicitou uma punção aspirativa, porque minha mãe teve cãncer de tireóide. Único sintoma que tenho são dores musculares, tipo cervical e dores nas pernas. Pergunto, pode o aumento de peso e as dores estarem associadas ao problema da tireóide?

  17. Mônica comenta:

    8 outubro, 2008 @ 3:09 PM

    já foi concluido que tenho um adenoma na paratireoide tenho que fazer a cirurgia,queria saber quais os sintomas depois da cirurgia

  18. ROSELI ROZA DE SOUZA comenta:

    15 outubro, 2008 @ 11:26 AM

    Gostaria de saber: No meu resultado de Paratormônio o resultado foi, 71,1, o que significa essa alteração?

  19. Cecilia Rezende da Silva comenta:

    24 outubro, 2008 @ 9:44 AM

    Tenho 36 anos e sinto dores fortes em minhas articulações , principalmente nas mãos , tornozelos e quadris. Fiz vários exames para reumatismo e nada deram. O cálcio iônico está normal, mas o PTH está acima alterado ( 124,0). Gostaria de saber quais seriam a causa dessa alteração e que exames devem ser feitos para um melhor diagnostico. Obrigada.

  20. joacira comenta:

    12 novembro, 2008 @ 9:59 AM

    tenho 58 anos, só tenho o lobo direito da tireóide, há dez anos faço uso de puran t4. Atualmente me encontro fazendo acupuntura com dores no joelho e ombro. Fiz densitometria óssea resultado (osteopenia) medicação prescrita minusorb e osteotrat D . Fico preocuocupada não seria prematuro a ingestão de alendronato.?

  21. maria tabosa comenta:

    14 novembro, 2008 @ 1:12 PM

    Agradeço ao Dr. Armando Miguel Jr a gentileza de responder ao meu comentário.
    O processo de rejeição ao cálcio permanece.
    Atualmente, estou tomando só a Vitamina D (1 vez por semana/ é uma fórmula).
    Vários medicamento foram prescritos, no campo do “cálcio”, e sempre surgem reações. A última foi urticária nervosa.
    Espero encontrar algum médico que indique o medicamento exato para estacionar a osteoporose.
    O site é bem organizado e as informações de grande utilidade. Um abraço para todos e feliz natal antecipado. Maria

  22. JOSELICE FREITAS comenta:

    14 novembro, 2008 @ 7:18 PM

    Gostaria de saber: No meu resultado de paratormônio o resultado foi, 93,6, gostaria de saber o que significa essa alteração.

  23. angela pina comenta:

    2 dezembro, 2008 @ 12:27 PM

    Fiz exame de sangue específico que acusou calcio difusivel 5.6 mg/dl e o pth 103.0 pg/ml. Gostaria de saber se caminhar será bom, e se é reversível esse resultado.

  24. fatima comenta:

    6 janeiro, 2009 @ 11:12 AM

    meu nome e fatima eu fiz o exame e o resultado deu 77,8 pg/ml
    gostaria de saber se tenho paratireodes

  25. Thiago comenta:

    15 janeiro, 2009 @ 4:06 PM

    bom dia,

    gostaria de saber se existe transplante de paratireóides, e quando é indicado?

    obrigado

  26. Deise Leah comenta:

    16 fevereiro, 2009 @ 9:42 AM

    me chamo deise e gostaria de tirar algumas duvidas sobre a osteoporose, minha vo tem 65 anos, e ela sente muita dores nas penas, e ela ja foi ao medico ja esta sendo medicada mais não ta melhorando continua sentindo fortes dores mas pernas, gostaria de saber se existe um tratamneto especifico o que devo fazer, e se ela pode fazer hidroginastica ou algum outro tramento pra melhorar as dores, desde ja eu agradeço e ficarei aguardando respostas.

  27. Mércia Muniz comenta:

    27 fevereiro, 2009 @ 2:15 PM

    Prezado Dr. Armando Miguel Jr ,

    Tenho 55 anos e fiz Redução de Estômago ( Capela ) há 3 anos e meio, e emagreci 33 kg.
    No meu exame de Paratormônio PTH Intacto ( Molécula Inteira ) , acusou nível de 114 PICOG/ML.
    Quais as consequências para o meu organismo ? O quê devo Fazer?
    O quê é HPP / Hiperparatiroidismo ( primário, secundário, terciário ) ?

    Um abraço,
    Mércia
    merciagm@yahoo.com.br
    merciagm@pbh.gov.br

  28. Claudia comenta:

    14 março, 2009 @ 5:22 PM

    Tenho 35 anos, e devido à uma lordose, fiz um exame de densitometria óssea e pth, a densitometria teve resultado normal, mas o pth deu o resultado de 89pg/ml. O que isto significa?
    obrigada

  29. Kelli comenta:

    25 março, 2009 @ 6:49 AM

    Bom dia.

    Tenho 36 anos e tenho diabetes a 24 anos. Fiz o exame da Paratormônio (PTH) e o resultado foi de 84,4. O significa esse resultado? Devo me preocupar?

  30. silvia comenta:

    27 abril, 2009 @ 5:50 PM

    olá! sou fã deste site e gostaria de tirar algumas dúvidas. Tenho 60 anos, sou renal crônica, diabética e tenho hipotireoidismo, meu PTH de 635.4 pg/ml, fiquei assustada quando comparei aos resultados normais. Gostaria de saber informações sobre esta disfunção.

  31. Luciene C. S. Carvalho comenta:

    25 maio, 2009 @ 4:15 PM

    Prezado Doutor Armando Miguel Jr.
    Acabo de receber o resultado dos exames feitos no último dia 20 e os resultados foram: PTH molécula intacta (86,3 pg/mL); Cálcio iônico (5,1 mg/dL) e Fosfatase Alcalina (73 U/L). Minha preocupação é com o valor do PTH, acima da faixa de referência, uma vez que os demais itens estão dentro da normalidade. O que esta “anomalia” pode sugerir?
    Obrigada pela atenção.

  32. valdeci santos almeida comenta:

    3 junho, 2009 @ 7:40 AM

    Bom dia.
    Gostaria de uma orientação, sou renal crônico tenho 54 anos o meu PTH – Paratormonio(Molecula Inteira) no ultimo exame foi de 338.0 apesar de está tomando cabornato de calcio de 500mg 03(tres) vezes ao dia. Teria uma outra medicação que poderia tomar?.
    Agradeço desde já.

  33. Antonia Tavares S.Rodrigues comenta:

    11 junho, 2009 @ 4:38 AM

    Tenho 63 anos e já extraí a tireóide, por estarem com nódulos c/ células pré-cancerígenas, há 4 anos. Tenho osteopenia e, agora, foi detectado que estou com nível alto de paratormonio pth intacto = 80,6 pg/mL (vr.12.o a 72.0 pg/mL). O médico que me examinou ficou preocupado e mandou-me fazer uma ressonância magnética da coluna, pois tenho dores horríveis na lombar, que estão se irradiando para a cervical… Neste momento, as dores da base do crânio são fortes, por causa do exame feito pelo médico, ontem (foi ele quem me retirou a tireóide), pois passo em consulta a cada 6 meses e ele examina a região da tireóide com as mãos, o que, desta vez, causou muita dor em toda a base do crânio ! Por favor, expliquem-me o que é esse problema, pois se fosse osteoporose, pura e simples, eu teria que fazer densitometria óssea, mas o que ele me pediu para fazer foi RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DA COLUNA. Agradeço-lhes de coração a atenção e a resposta que me enviarão, via e-mail (anotado acima) ! Abraços, Antonia

  34. geisa comenta:

    22 junho, 2009 @ 12:06 PM

    Fiz uma cirurgia de gastroplastia a sete anos, meu calcio deu 8,3 de uma tabela de 8,6 ate 10 e o meu Paratormonio PTH molecula intacta deu 93,5 o que significa isso???

  35. Leonilda b.Lopes comenta:

    15 julho, 2009 @ 10:09 AM

    Tenho 61 anos e a taxa de paratormonio esta em 103,0, estou emagrecendo em torno de 1K.
    por mes, gostaria de saber se é consequencia disso.
    obrigado

  36. João Mauricio comenta:

    21 julho, 2009 @ 2:52 PM

    Tenho 47 anos e meu exame de sangue e ultassonografia eram normais há 6 meses atras, quando iniciei um tratamento para depressão com Verotina pela manhã e Donarem à noite.Os remédios tem bastante efeito colateral: flatulência, dores abdominais, etc. No meu exame de sangue atual acusou pth de 80 pg/ml acima do normal. Os remédios poderiam estar causando esses problemas ou é mera coincidência?? A minha ultrassonografia atual apresentou uma indicação de aumento no tamanho do fígado, mas eu não bebo.Se eu parar gradualmente com esses remédios volta ao normal???

  37. marli benedita moreira da silva comenta:

    22 julho, 2009 @ 9:35 PM

    quebrei o pe direito a um ano efui ao medico e meu PTH de u 72 a 2 meses e agora repeti esse mesmo exame de sangue e deu 91, fiz ultrasom e deu um nódulo na paratireóide e agora o médico pediu uma cintilografia da paratireoide para ver se é caso de retirar se retirar uma as outas tres funcionarão ou tem que tomar hormonio pela boca equais as formas desse hormonio tomo sertralina e bromazepam e agora estou toamando flutamida para o cabelo e passando um medicamento avicis no couro cabeludo e flutamida tambem são esses remedios que desencadearam esse hormonio o que causa o aumento dele aguardo uma resposta

  38. marli benedita moreira da silva comenta:

    22 julho, 2009 @ 9:50 PM

    eu quebrei o pé dia 17/07/2008 e demorou para consolidar aí fiu ao uma infectologista porque tenho herpes quando vou ficar menstruada ela pediu o exame pth e deu 72 e fiz calcui ionico e deu normal mas dia 11/07/2009 fiz novamente pth ed deu 91 fiz ultrasom deu um nodulo esse nodulo pode ser em uma só e se for o caso de cirurgi existe hormonio para tomar e quais as formas tomo hoje bromazepam de 3mg á muito tempo 12 anos e sertralina 25 a pouco meses 3meses e poucos dias comecei tomar flutamida 100mg receitada pela dermato e passo no couro cabelo a um ano fultasmida minoxidil esses remédios faz mal para o pth tenho 46 anos tenho fortes dores no ombro direito depos q usei muleta

  39. alexandre castelo branco coelho comenta:

    5 setembro, 2009 @ 3:51 PM

    sou transplantado renal crônico, e já faz 8 anos q me transplantei, e ultimamente tenho muitas dores na bacia , tenho cido acompanhado pelo o medico e coordenador de transplantes da amazonia DRº Roland e ele solicitou este exame de paratormonio pth e o resultado deu muito auterado 5 vezes mais . mais o calcio deu baixo. não sei como explicar isso mas gostaria d saber como controlo esse hormonio.?

  40. monica comenta:

    7 setembro, 2009 @ 5:07 PM

    BOA NOITE,
    FIZ A RETIRADA TOTAL DA TIREOÍDE, A 45 DIAS POIS ESTAVA COM 4 NÓDULOS. GOSTARIA DE SABER QUAIS SERÃO AS CONSEQUENCIAS DAQUI P/ FRENTE. QUAIS OS CUIDADOS Q DEVO TOMAR PARA NÃO FICAR COM OS OSSOS FRACOS?
    UM FORTE ABRAÇO

  41. Márcia de Aguiar rabelo comenta:

    17 setembro, 2009 @ 10:13 AM

    Caro Dr. Armando
    O que significa o resultado do Paratormonio de 94.4?
    Tomo Syntroid 75 há bastante tempo e minhas outras taxas são normais, menos o
    colesterol, que é bastante alto, sempre, mesmo tomando Vytorin 10/40.
    Aguardo resposta, obrigada!

  42. Tatiane comenta:

    22 setembro, 2009 @ 12:54 PM

    Fiz um exame e ultrasonografia e descobrir que tenho um nodulo na paratireoide.Já fiz todos os exames laboratoriais e eram todos normais,exceto o calcio que esta baixo e estou com um pouco de anemia,estou desesperada,pois os medicos não estão consiguindo diagnostica,estou sentindo muita dor quando converso,é como se minha garganta estivesse enflamada,sinto algo se movendo na minha garganta,como se fosse um caroço,estou sentindo também dificuldade para respirar e muitas dores nas pernas.Por favor se algum especialista poder me orientar,me ajude por favor,pois não sei o que fazer

  43. Thaís comenta:

    18 outubro, 2009 @ 6:56 PM

    Vou fazer 51 anos e estou com osteopenia severa no fêmur e leve na coluna lombar.
    Meu exame do paratormonio deu 86pg/ml, e os valores de referência estão entre 10 a 65 pg/ml.
    Gostaria de uma explicação médica .
    Obrigada.

  44. Thaís comenta:

    18 outubro, 2009 @ 7:00 PM

    Esqueci de dizer , o exame do cálcio ficou em 10,5mg . Os dados de referência são entre 8,6 a 10,3mg/dl.
    Continuo solicitando uma explicação médica.
    Paratormonio : 86pg/ml
    Muito Obrigada.

  45. yasmine rodrigues comenta:

    13 novembro, 2009 @ 5:21 PM

    boa noite!
    tenho artrite reumatóide cronica severa, já observada no pulmão, atualmente faço uso do remedio ACTENRA, melhorei das dores,mas, estou com nódulo no rim, causando dores. e fazendo ultimo exame , paratormonio PTH MOLECULA INTACTA EM 110,OPG/ML, COM HEMOGLOBINA DE 8,3g/dl,e assim diferenciais em resultados., tenho 57 anos e também tenho osteoporose adiantada.
    o que este resultado da molecula interfere? o que ocasiona? agradeço se me orientasse. grata yasmine

  46. luis comenta:

    16 novembro, 2009 @ 12:28 PM

    eu tenho o pth muito elevado em torno de 300 pg/ml
    tomo 3 g de calcio mais vitamina d por dia, e ainda sim sinto os meus ossos frageis
    como posso ter uma melhora mais signficativa ? devo retirar a tireoide?
    tenh

  47. luciana comenta:

    10 fevereiro, 2010 @ 10:03 AM

    Sou Diabética á 20 anos, tenho 36 anos ,hipotireoidismo e faço hemodialise á 6 meses meu t4 livre está 0,71, tsh ultra sensivel 4,68 e o paratormônio intacto 111ml tambem estou com osteoporose o que isso acarreta em meu organismo.

  48. marlene tuma comenta:

    23 julho, 2010 @ 3:28 PM

    Tenho osteoporose desde os 40 anos tomo actonel+calcio , cada vez mais perco calcio meus ossos estão mais fracos, hoje tenho 60 anos.
    Tem como reverter essa situação ? Já que me disseram que tomando calcitonina durante 2 anos e após ,completando com residronato?
    Como faço para começar a fazer uso desse medicamento ?
    A minha medica que estou me consultando a anos nunca me falou sobre essa medicação.

  49. JOSÉ CARLOS GOMES DE SOUZA comenta:

    27 agosto, 2010 @ 11:35 AM

    Caro Dr. Armando…
    Á 4 anos fiz uma cirurgia bariátrica… o resultado não foi satisfatório… voltei à engordar… após a cirurgia vim para 93 quilos e hoje estou com 113 quilos… fiz um retorno ao médico e nos exames constou PARATORMÔNIO MOLÉCULA INTACTA 128,0 pg/mL
    Meu filho é médico disse que precisa de fazer ultrassom da tiróide e exame para medir o cálcio…
    Tenho problema de acido úrico elevado ( gota) e já tratei com Dr. Pernambuco em Bauru-SP , e se tomar medicamentos com base de calcio retorna a gota…
    preciso da sua orientação…
    grato
    José CArlos

  50. nice ishida comenta:

    18 setembro, 2010 @ 6:02 PM

    Por favor me ajudem estou preocupada, tenho 55 anos tenho osteoporose na L5 acabei de fazer um exame pth que deu o resultado 101, devo me preocupar, e tsh 5,23.

  51. Claudia comenta:

    29 outubro, 2010 @ 10:04 AM

    Tenho 44 anos e estive Na Reumatologista por check-up apenas.Ela acabou passsando um perfil reumatologico.Nesse exame veio um resultado que o paratormonio PTH ( molecula inteira) deu um valor acima do normal que foi 79,3.Estou muito preocupada com esse resultado.Como só tenho que retornar no final de novembro, gostaria esclarecimento sobre esse resultado.O que quer dizer esse valor acima do normal.Aguardo seu contato. Um abraço Claudia

  52. Magali Rodrigues comenta:

    4 dezembro, 2010 @ 9:43 AM

    CARO DR. ARMANDO.
    MINHA MÃE TEM 70 ANOS E TEM PROBLEMA NAS PARATIREÓIDES, ELA FEZ UM EXAME DE PARATORMONIO INTACTO E O RESULTADO FOI 360.0 PG/ML. GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA ESSE RESULTADO TÃO ALTO SENDO QUE OS VALORES NORMAIS É DE 15 A 65 PG/ML. DESDE JÁ AGRADEÇO

    ABRAÇOS.

  53. sandra barbosa comenta:

    26 janeiro, 2011 @ 12:56 PM

    tenho 44 anos e 5 anos fiz uma cirurgia bariatrica, e recentemente comecei ter muitas dores nas pesna, costas, cansaço e fatiga, fui ao medico e ele pediu os exames de pth + calcio + ferritina o resultada foi : 85.7 para pth , 8 .0 para calcio e 53.4 para ferritina . meu resultado de urina deu normal , oque esses resultados podem querer dizer?

  54. Christiane comenta:

    26 fevereiro, 2011 @ 7:40 PM

    Boa Noite,

    Tenho 35 anos e meu exame de sangue deu que estou perdendo cálcio o primeiro deu 8,4 , depois repeti 21 dias depois a pedido médico e deu 8,1 de calcio e o paratormonio 30,6, gostaria de saber o que devo fazer, e pq estou perdendo cálcio tão cedo, , o calcio ionico deu 1,17 e o calcio urinário 119, estou sentindo ultimamente muita durmencia nas pernas e no braço. Devo continuar caminhando, estou preocupada pois sou professora e passo muito tempo em pé e tenho tomado analgésico para as dores nas pernas.

  55. luisa piroli bitti comenta:

    17 março, 2011 @ 6:58 PM

    Tenho 76 anos: calcio 9,0 paratormonio – PTH molecula intacta 123,00 (l2,0 a 65,0). Gostaria de saber o que significa e que exames adicionais devo fazer. Grata. P.S. dor nas mãos e nos dedos dos pes, que modificaram seu formato. Osteopenia coluna e femur.

  56. PAULA comenta:

    15 junho, 2011 @ 4:03 PM

    Dr. Boa tarde,

    Fiz há 3 anos uma gastroplastia, emagreci 42kg e mantenho o peso variado de 68 a 70kg. Tenho hoje 35 anos. Peguei hoje o resultado do meu exame de sangue e deu uma alteração no PTH molécula intacta (92,3pg/mL) e fiquei preocupada. T3 deu normal (84), T4 (8,5 ) também e T4 Livre (1,28). Hormonio Tireoestimulante também normal (2,72). Não tomo nenhum medicamento. O que devo fazer?

  57. monica alves comenta:

    21 julho, 2011 @ 11:41 AM

    fiz o exame paratohormonio e deu 56,0 pg/ml tem algum problema comigo?

  58. adriana tadeu dos santos prior comenta:

    28 julho, 2011 @ 4:40 PM

    meu marido tem insuficiencia renal cronica a 18 anos e seus exames nao estáo bom sua paratormonio-pht intacto(molecula inteira) está 294 pg/ml.ele tem 75 anos e é ativo e ainda trabalha como mecanico de barco

  59. Dirce comenta:

    15 setembro, 2011 @ 7:09 PM

    meu resultado do PRTORMÔNIO ESTA 124 pg/mg gostaria de saber quais sõa o sintomas q causa estando elevado assim
    pq não estou me sentindo bem.
    ja fiz cirugia da tirioide total.
    obrigada.

  60. débora comenta:

    17 setembro, 2011 @ 8:04 PM

    Sinto dores abdominais, prisão de ventre e constipação intestinal.Parece q quase tudo q como sinto mal.
    Muitas vezes ao urinar parece sair farelos de pão.
    Já expeli 2 cálculos renais e na urina 24 h deu PHT acima- 96,5pg/ml e citrato abaixo-252,0 mg.Estou preocupada… o q fazer? Quais são os sintomas q isto ocasiona? Aguardo 1 orientação,obrigada!

  61. maria jussara comenta:

    24 outubro, 2011 @ 10:30 AM

    tenho 55 anos e meus joelhos sao de uma pessoa de 70. eles sao enrrugados, tenho vergonha de mostralos, o que pode ser feito para ter os meus joelhos normais?

  62. Nice comenta:

    30 outubro, 2011 @ 4:16 PM

    Tenho 56 anos , meu resultado de pth molecula intacta du 101, devo me preocupar.
    Obrigada.

  63. Romeu Navarrete comenta:

    8 novembro, 2011 @ 1:30 PM

    Minha esposa tem resultado de pth 187. Oque isso significa?

  64. MONICA MOURA comenta:

    12 junho, 2012 @ 11:03 AM

    tenho osteopenia avançada, tomo cálcio há anos e o problema só tem piorado. Há algum tempo tomo ACTONEL 150, mas sinto muitas dores nas pernas, principalmente na madrugada.
    Sei que é um dos efeitos colaterais do remédio.
    Gostaria de saber se há tratamento para pelo menos diminuir essas dores.
    Obrigada.

  65. luis claudio calixto comenta:

    14 outubro, 2012 @ 6:26 AM

    Socorro, após ingestão de actonel 150, de manhã, em jejum, estou com severas dores musculares no peito, costelas, região abdominal. 04 horas depois da ingestão tomei OSCAL D400. O que fazer para diminuir as dores, é domingo, não acho médico

  66. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    14 outubro, 2012 @ 7:28 AM

    LUIS,
    As dores podem ser do remédio, mas dores no peito pode ser angina ou infarto. Vá a um pronto socorro e peça para ser feito um eletrocardiograma. O mais importante é afastar doença cardíaca.

  67. Diva Gleria comenta:

    24 outubro, 2012 @ 5:53 PM

    Minha mãe tem osteopenia e tem 75 anos, Há 2 anos ela toma ACTONEL 150, mas ultimamente ela tem sentindo muitas dores nas pernas, principalmente na madrugada.
    Sei que é um dos efeitos colaterais do remédio.
    Gostaria de saber se há tratamento para pelo menos diminuir essas dores.
    Obrigada.

  68. Sônia F. S Pedro comenta:

    9 novembro, 2012 @ 12:30 PM

    Minha ortopedista solicitou alguns exames de sangue e alguns itens estavam com alterações: PTH Molécula Intacta – 74,9 pg/ml e hidroxivitamina D – 20,9 ng/ml. Gostaria de saber as consequências, já que ela não esclareceu.
    Fico no aguardo.
    Grata

Deixe seu comentário aqui !