21 - dez
  

Perda muscular (Sarcopenia)

Categoria(s): Cuidador de idosos, Fisioterapia, Medicina ortomolecular, Nutrição, Ortopedia geriátrica, Reumatologia geriátrica




Perda muscular (Sarcopenia)

Editorial

Uma das mais importantes alterações que ocorre com o envelhecimento natural (conhecido como senescência) é a diminuição da massa muscular esquelética.

O pico da força no ser humano é atingido entre os 20 e 30 anos de idade. Após este período tem início uma redução gradual e progressiva, tornando-se clinicamente perceptível a partir dos 60 anos. Indivíduos saudáveis entre 70 e 80 anos tem perda 20% a 40% da sua força física. Essa perda gradativa é conhecida como sarcopenia, que indica a perda da massa, força e qualidade do músculo esquelético e que tem um impacto significante na saúde.

A força muscular é a adaptação funcional que sempre acompanha os níveis de massa muscular, sendo importante no dia-a-dia de todas as pessoas para a realização das mais diversas tarefas, em especial no idoso, pois geralmente este é um sedentário que perdeu a aptidão física geral. A perda de força muscular é a principal responsável pela deterioração na mobilidade e na capacidade funcional do indivíduo que está envelhecendo.

A massa muscular humana constitui de 40% a 50% do peso corporal total. As células musculares constituem de 70 a 80% das nossas células e representam, aproximadamente, 50% das nossas proteínas. Por este motivo, uma grande perda muscular é incompatível com a vida.

A redução gradativa no tamanho e no número das fibras musculares (especialmente tipo II – fibras de contração rápida) com a idade decorre da morte das células musculares e/ou de processo degenerativo causado pela perda de contato com o nervo. As fibras musculares denervadas são subseqüentemente substituídas por tecido gorduroso e fibroso.

A degradação dos sistemas nervoso e muscular decorrente do processo de envelhecimento não é a única causa da sarcopenia. Com o envelhecimento, temos: diminuição do hormônio de crescimento, dos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona), fator de crescimento (IGF1); resistência à insulina que provocam e agravam a sarcopenia.

Quando a perda de músculos é proveniente de regimes alimentares, fome, caquexia, doenças catabólicas (hipertireoidísmo, insuficiência cardíaca, bronquites crônicas, etc), estresse, sepses e câncer, configura-se a chamada síndrome sarcopênica, que é diferente da sarcopenia que ocorre no idoso hígido, descrita anteriormente.

A prevenção é a melhor conduta na sarcopenia, ou seja, idosos que praticam exercícios dinâmicos três vezes por semana, ganham e conserva a força muscular, prevenindo quedas, perda do equilíbrio e invalidez.

Referência:

Hypokinesis – Sarcopenia

 

Tags: ,




Comentário integrado ao Facebook:


19 Comentários »

  1. alexandre freitas comenta:

    9 agosto, 2007 @ 10:47 AM

    adorei o conteúdo pois o assunto é de fundamental importância, nós passamos por varias fases da vida, e o envelhecimento é uma das faeses, então o artigo, a pesquisa vem acrescentar engrandecer nós que estamos a procura de novos conhecimento ,obrigado, obrigado mesmo pois eu trabalho com os idosos e dessa forma vem a melhorar a explanação o entendimento e exclecimento de como abordar o assunto idoso e sarcopenia eu e eles os idosos ficamos maravilhados com a importância e o direcionamento dessa pesquisa ou artigo. até breve profissional de educação física alexandre freitas.

  2. » Arquivo do Blog » Terceira Idade em movimento comenta:

    9 outubro, 2008 @ 7:44 PM

    [...] O envelhecimento é um processo caracterizado pela redução gradativa da capacidade dos vários sistemas orgânicos em realizar eficazmente suas funções. As principais alterações que ocorrem neste processo estão relacionadas à aptidão física, como aumento de peso, diminuição da densidade óssea, diminuição do potencial aeróbico, redução da flexibilidade e da força dos membros inferiores e, também, diminuição do número de fibras musculares. [...]

  3. paula comenta:

    5 março, 2009 @ 10:24 AM

    desde o mes de janeiro do ano passado tenho vindo a perder massa muscular,trabalhava e ao almoço so comia sopa e a noite ja comia melhor.o cansaço tomou conta de mim,ficando sempre com um ar muito abatido desde essa altura até agora,sinto-me fraca,sempre com umas olheiras muito marcadas e sem força.alguém me pode dizer qual é a causa do que me esta acontecer?respondam por favor para meu e_mail daterraaomar@hotmail.com

  4. Ronaldo comenta:

    6 março, 2009 @ 11:27 PM

    olá pessoal!!!
    bom eu tenho 30 anos meso 1.76 mais omenos e peso 52kls o mesmo peso que eu tinha aos 16 anos! nao é facil pramim!!
    nunca frequentei uma academia mas na adolecência , de em ves emquanto eu fazia uns
    exercícios em casa mesmo.
    eu sou um rapaz muito complexado por isso.
    por favor alguém pode me ajudar ou dar uma dica presiso muito !
    Desde já agradeço se aguém poder me ajudar meu e-mail é rd3112@hotmail.com

    GRATO !!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Graça comenta:

    27 março, 2009 @ 8:24 PM

    Olá pessoal, tenho 55 anos meso 1.60 e peso 74kg.Há mais ou menos uns 2 anos estou sentindo que estou perdendo massa muscular. Acho que deve ser por causa da menopausa. Não Eu tenho me sentido muito cansada , perco muito o sono.
    Gostaria de saber se existe alguma vitamina para esse caso além de musculação que a minha ginecologista me indicou. agradeço se puderem me orientar.

    Grato.

  6. marcia comenta:

    16 abril, 2009 @ 10:36 PM

    PARA O RONALDO
    Amigo naun se sinta triste com isso ,seu caso e facil de resolver.primeiro vc tera q procura um endocrinologista ,para descartar ploblemas na tireoide,depois fara um hemograma completo.DEPOIS DISSO caso esteja tudo ok ,ai lhe aconselho a procurar uma BOA acdemia e um bom nutricionista,ele ira te passar uma boa dieta para hipertrofia ,o resto e malha r com amor e muita disposiçao [obs .diga ao nutricionista q vc naun qr uma dieta trabalhosa ]bom seguindo isso a risca em seis meses vc vai estar com um corpaço
    bjs boa sorte

  7. Daniela comenta:

    22 abril, 2009 @ 9:45 AM

    Minha mãe esta com 56 anos esta perdendo muita massa muscular,gostaria de saber se tem alguma vitamina ou alimentos naturais que ela possa comer para evitar isso, sendo que ela tem diabetes.

    Obrigada
    Daniela

  8. Francisco de A.Gianisella comenta:

    18 junho, 2009 @ 5:42 PM

    Tenho 58 anos, e venho tratando de uma artrose no joelho direito a mais ou menos 6 anos, não tenho dor, portanto está sob controle a artrose. Todavia, venho sentindo que com o passar do tempo estou perdendo força no musculo dianteiro da coxa e do musculo da bacia que é resposnsável pela força de erguer o joelho. Tenho na perna esquerda uma sequela de paralisia infantil desde 6 meses de idade. Nesta semana o médico que me assistia deu por encerrado o trabalho dele, me orientando para procurar um neurologista. Sinceramente não sei como proceder, peço por favor que voces me orientem. A matéria de voces me esclareceu em alguns pontos, mas o que eu gostaria de saber é se existe algum medicamento, ou se é possivel reverter esse quadro? (sarcopenia). Peço desculpas se faltou alguma informação. Obrigado.

  9. marinalva oliveira comenta:

    10 agosto, 2009 @ 6:01 PM

    ola pessoal,tenho 53 anos com 40 anos, comesei sentir dor no bumbum nas coxas e perdendo massa muscular, agora apareseu um buraco enorme na coxa direita ,não estou podendo ficar muito tenpo sentada. ja fui a varios medicos ,pesso ajuda de voces, que devo fazer. obrigado pela atenção.

  10. Salete Gomes comenta:

    16 agosto, 2009 @ 6:16 PM

    Boa noite! Tenho 48 anos e estou perdendo peso e massa muscular no último ano. Fiz iodoratioterapia há 10 anos e tomo syntroid 75, meus exames parecem normais p a disfunção da tireóide e diabetes. Qual profissional devo procurar? Fui ao cardio, endocrino e psiquiatra e não consigo uma resposta ou orientação adequada. Obrigada!

  11. walter comenta:

    9 dezembro, 2009 @ 9:54 AM

    tenho 55 anos estou perdendo massa mscular gostaria de saber se tem alguma vitamina para isto

  12. Hélio Beteli comenta:

    16 novembro, 2010 @ 6:20 PM

    Bom alguns fatores para melhora da vida na 3° idade
    Pratiquem treinamento resistido é a única forma de melhorar a parte óssea e a massa muscular
    Atividade dinâmica não é o melhor treinamento e sim treinamento anaeróbio.
    Esse sim interfere diretamente na massa muscular óssea
    Musculação é a solução
    Treinamentos aeróbios geram catabolismo (isso é bom para quem quer ganhar massa muscular ou manter?)

    Prof. Esp. Hélio Beteli
    CREF 068711 G-SP

  13. ADELMO DE LIMA comenta:

    13 dezembro, 2010 @ 1:59 PM

    Tenho 55 anos….Ha dois anos atras,perdi DO NADA, 7kg. jamais perdi peso.Meu peso sempre foi estavel,por volta de 72kg. Ocorre de que um ano para cá, venho perdendo massa muscular incessantemente. Ja fiz todos os exames possiveis e nada foi constatado. So me resta fazer exames relativos a ANDROPAUSA, porque tenho tido sintomas compativeis com esse ciclo…..Eu fiz uma cirurgia cardiaca em 2005, onde coloquei 2 pontes de safena e uma mamaria.Essa perda de massa estaria relacionada a cirurgia?…Aguardo informações.

    obrigado

    ADELMO DE LIMA

  14. eliana azevedo comenta:

    16 janeiro, 2011 @ 10:01 AM

    tenho 50 anos, a 06 (seis) meses atras percebi uma perda muscular nos membros inferiores, já bem visivel abaixo da batata da
    perna . o que fazer?? qual o especialista??? faço hidroginastica , trabalho o dia todo, porem me sinto cansada. sempre sinto cada
    dores nos ossos maos, até para torcer uma roupa sinto fraqueza. por favor me ajude.

  15. JORGIETE comenta:

    14 abril, 2011 @ 3:09 PM

    Bom, meu namorado após uma cirurgia deretirada de coágulos do cerebro e ficar um mês na UTI conseguiu uma recuperação milagrosa, ocorre que depois de um mês apareceu umas dores da perna e dificuldade de movimentação, quedas de desequilibrio mesmo, foi ao médico e ele diagnosticou que ele está com Sarcopenia, e apartir dai pesquiso todos os assuntos pela internet entre outros,gostei da sua matéria esperava mais, como tratamento, além da física, e foi justamente o que o médico passou pra ele hidromassagem 3x na semana, tudo bem só que os dias passam e noto que ele ta cada vez mais perdendo a força no andar, ao levantar, e o mais preocupante é a dor, ele sente muitas dores na coxa, e ainda não encontrei nada que relacione a dor com a Sarcopenia, vcs poderiam me informar algo, ? Obrigada aguardo!!!

  16. Nilze comenta:

    21 junho, 2011 @ 2:11 PM

    Ola’ pessoal !! Sou Psicologa , Coach e Empreenderora do Bem-Estar. Tambem gostei muito do artigo e gostaria de compartilhar a minha opiniao com todos . O BEM-ESTAR DEPENDE DE TRES FATORES BASICOS , sao eles: BOA NUTRICAO (que nos da a energia que necessitamos no dia a dia e facilita a auto curar e aumenta a imunidade para isso indico produtos da herbalife), ATIVIDADE FISICA (nosso corpo e’ 70 % agua e como diz o Dr Emoto “agua parada apodrece”) e EQUILIBRIO EMOCIONAL (controle do estresse , auto controle, que encontra-se intimamente relacionado ao nosso grau de intoxicacao fisico, nesse caso indico a limpeza do colon que faz maravilhas ) E’ isso ai’ pessoa l!!! Melhoras a todos e um grande abraco .

  17. zenaide comenta:

    1 dezembro, 2011 @ 10:13 AM

    acabei de complatar 60 anos,aos 42 entrei na menopausa usei varios tipos de ormonios até conseguir o que mais mim adapitei uuzei por uns 12 anos mais parei minha preucupação e que perdi muita massa muscular, meu corpo não mudou mas tou com muita flacides já não estou conseguido mas vestir roupas decotada braços de fora é o qeu eu mais gosto tó mim sentindo mal aqui agora tá bom porque aqui tá chovendo e as vezes fas um pouco de frio mas já tá chegando o verão o que e que eu fazer não gosto muito de fazer ezercicios mim ajudo diga o que eu poso tomar ou fazer

  18. Ana Paula comenta:

    30 março, 2012 @ 5:37 PM

    Tenho 55 anos, 60 kg, comecei a praticar musculação , gostaria de saber qual a alimentação e suplementos que possam me ajudar a adquirir massa muscular.

  19. lair barbosa muniz comenta:

    31 julho, 2012 @ 4:36 PM

    Tenho 79 anos,51Kg e perfeita saúde.Mas sinto que estou perdendo muito da massa muscular.Faço exercícios,caminhadas pelo menos tres vezes por semana.Gostaria de saber qual a alimentação mais indicada para ajudar no tratamento e se devemos tomar algumas vitaminas.Eu tomo cálcio, mas não tenho Osteoporose

Deixe seu comentário aqui !