09 - dez.
  

Vertigem – Tonturas – Labirintopatia

Categoria(s): Fonoaudiologia, Neurologia geriátrica, Otorrinolaringologia geriátrica




Vertigem

Resenha

A tontura é uma das anomalias mais comuns em todo o mundo. Ela atinge cerca de 10% da população mundial de ambos os sexos. Embora sua ocorrência seja mais comum em adultos e idosos, crianças e adolescentes também sofrem desse distúrbio.
As causas da tontura estão geralmente ligadas a disfunções na orelha interna (labirinto) ou no sistema nervoso central. Elas podem estar situadas, também, em outros órgãos do corpo. O sistema vestibular (nervo encarregado de levar informações de equilíbrio ao cérebro) é muito sensível à influência de distúrbios no corpo.

O equilíbrio é uma função sensório-motora que tem como objetivo estabilizar o campo visual e manter a postura ereta. Através da integração das informações provenientes de músculos e articulações nos núcleos vestibulares sob a coordenação do cerebelo, é possível manter o equilíbrio.

Quando há conflito na integração das informações destes três receptores, surge a sensação de perturbação do equilíbrio corporal, causando tontura, também chamada tonteira, zonzeira ou atordoação. Ela caracteriza-se por uma percepção errônea, uma ilusão ou alucinação de movimento, uma sensação de desorientação espacial dos tipos rotatório (vertigem) ou não rotatório (instabilidade, flutuação, oscilação), desequilíbrio e distorção visual (oscilopsia). A perda auditiva, dificuldade de entendimento, zumbido, sensação de pressão no ouvido e incômodo com sons geralmente estão também associados com a tontura.

O desequilíbrio corporal pode ser causado por disfunções do sistema vestibular que podem ser primárias ou as originárias de outros órgãos, chamadas de secundárias. As causas mais comuns destes tipos de desequilíbrios são: traumatismos de cabeça e pescoço, infecções (por bactérias ou vírus), drogas ou medicamentos (nicotina, cafeína, álcool, maconha, anticoncepcionais, sedativos, tranqüilizantes, antidepressivos, antiinflamatórios, antibióticos, etc.), erros alimentares, tumores, envelhecimento, distúrbios vasculares (hiper ou hipotensão arterial, arteriosclerose), anemia, problemas cervicais, doenças do sistema nervoso central, alergias e distúrbios psiquiátricos.

A descoberta da causa implica, muitas vezes, na realização de diversos exames complementares (sangue, urina, radiológico) ou avaliações em outras áreas médicas (endocrinologia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, reumatologia, etc.).
Inúmeras doenças que podem acometer o sistema vestibular e auditivo, causando tonturas com ou sem outros sintomas como: zumbido e surdez.

As tonturas comumente são chamadas de “labirintite”, porém este termo é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto. Os termos mais adequados são; labirintopatias, para designar as afecções do ouvido interno ou labirinto e vestibulopatias, para designar as afecções que acometem qualquer parte do sistema vestibular ou sistema de equilíbrio.

Ainda dentro dessas doenças podemos citar a cinetose, também conhecida como mal do movimento, caracterizada pelo enjôo em navios e automóveis, doenças do ouvido médio e da tuba auditiva, causadas pela obstrução da tuba que geram zumbidos e a doença de Ménière que são as crises vertiginosas com diminuição da audição seguida de uma pressão no ouvido.

O tratamento é feito de maneira personalizada de acordo com o diagnóstico e com as necessidades de cada paciente, podendo incluir o uso de medicamentos, otoneurocirurgia e reabilitação vestibular, além de correção de erros alimentares, mudanças de hábito e de estilo de vida e aconselhamento psicológico quando necessário.

A grande maioria dos pacientes (cerca de 90%) responde favoravelmente à terapia antivertiginosa. A maioria dos casos fica definitivamente curada. Outros melhoram significativamente, e apenas poucos casos são rebeldes ao tratamento. Nesses últimos casos, novas estratégias de tratamento, como exercícios e fisioterapia podem ser aplicadas até obter-se o melhor resultado possível.

Tire suas dúvidas acessando as 10 páginas – Vertigem – 200 dúvidas a respeito

Referência:

Manual Merck – Seção: Distúrbios do Cérebro e nervos:Cap 63 Vertigem [on line]

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


286 Comments »

  1. francilady comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 9:06 AM

    Eu estou sentindo estes sintomas de tontura poderia ser uma gravidez?

  2. Enedina comenta:

    8 fevereiro, 2012 @ 7:54 PM

    Minha mãe anda sentindo uma soeira no ouvido as vezes insuportavel diz ela, ela não sabe do que se trata ela não foi a um medico pelo fato de não estar havendo medicos aonde moramos, e ainda hoje ela esta sentindo uma tontura muito forte, seguida de uma vontade de vomitar. O que ela deve fazer?

  3. rener comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 5:56 PM

    OLA DE UM TEMPO PRA CA UNS DEZ DIAS COMECEI A SENTIR UM ZUMBIDO NO OUVIDO UMA CLINICA GERAL DISSE QUE PODE SER LABIRINTITE E ME RECEITOU VERTIGIUN TODA NOITE SO TOMEI DOIS E AINDA NÃ FEZ EFEITO POREM FUI A UM OTORRINO E ELE DISSE QUE ESSE NEGOCIO DE LABIRINTITE NAO EXIXTE SO É DETECTADO EM CADAVER OU PACIENTES ACAMADOS E ME MANDOU SUSPENDER O REMEDIO E TOMAR RIVOTRIL POIS MEU PROBLEMA É UMA LABIRINTOPATIA DO STRES O Q FAÇO

  4. Pedro comenta:

    1 março, 2012 @ 9:03 PM

    Pode ser o fone de ouvido a causa.

  5. alves paula comenta:

    3 março, 2012 @ 11:28 AM

    ola chamome paula ja a dois anos que tanho crises de vertigens ja consoltei varios medicos .perdi a minha audicao na orelha direita tanho tomado medicamentos mas nao deu em nada as minha vida mudou muinto ando senpre cancada . gostaria de saber o que fazer

  6. Lucineide comenta:

    10 março, 2012 @ 8:51 PM

    Ola! Quando abaixo a cabeça desce um liquido como se fosse da cabeça e da vontade de vomitar, o que será isto?

  7. flavio laya comenta:

    14 março, 2012 @ 8:54 AM

    eu tambem estou com este problema nao sei oqque fazer tomo labirin quase dois meses e nada a minha vista esta embasada estou tonta com as pernas pesadas. quem melhorar ajudenos

  8. lourivaldo comenta:

    2 abril, 2012 @ 10:58 AM

    doutorarmando tenho labirintiti fiz exame o medico costatou sindrome vestibular periferica do tipo irritativa estou a um ano com tontura e pareçe que a terra fica balansando ja tomei varios remedios vertix labirin çinarizina vertinize e nada melhora doutor pelo amor de deus me ajude de uma resposta/

  9. karine comenta:

    5 abril, 2012 @ 12:51 PM

    DR:SINTO MUITA TONTURA DORES NA NUCA ,OUVIDO ENTUPIDO,PRESSÃO NOS OUVIDOS NÃO SEI MAS OQUE FAZER ,MEU MEDICO JA PASSOU DOIS TIPOS DE REMEDIO PRA MIM TOMAR,JA FIZ EXAMES COMO,TOMOGRAFIA,ELETRO E… E NÃO DEU NADA,MAS AS TONTURAS NÃO PASSAM. OQUE EU FAÇO ;DR?

  10. zeli bastos comenta:

    11 maio, 2012 @ 11:35 AM

    ola dr. a alguns dias comecei sentir tonturas pincipalmente ao deitar roda tudo e ao levantar tirei a pressão para ver sempre esta boa ou baixa as vezes esta 10/ 6 ou 9/6 mas geralmente e 12/8 ou 11/7 me sinto estranha cada vez que deito e quando levanto a unica coisa que sinto e um desconforto no ouvido esquerdo o que sera isso e o que faço dr. obrigada.

  11. azenilda bb comenta:

    1 junho, 2012 @ 8:22 PM

    oi d.r estou sofrendo meito e preciso de uma resposta urgente estou com tontura cuando deito o mundo rada e cuando me viro na cama tanbem roda tudo e cuando ne abaixo ja fiz uma resomançia eo ortopedista ne falou que tenho de fazer uma cirurgia e colocar um pino de titanio bem mo pescoso mais estou com muito nedo sera que preçiso fazer esta çirurgia mesno eu precisa saber a resposta por favor muito obrigada desde ja

  12. Kildare comenta:

    12 junho, 2012 @ 5:54 PM

    A alguns anos quando acordei e fui me espreguiçar senti um estalo na nuca e apartir deste moneto fiquei trinta dias com toturas sendo quinze dias quase amarrado dormindo sentado a uma poltrona, quando tomava banho a agua caia sobre a minha cabeça rodava tudo. para me deitar era um deus no acuda. fui ao um médico e o mesmo me disse que houve um “esmigamento” de umas artérias que passam por trás da nuca e que levam oxigenio para o cerebro. e desde então cortei o açucar e o sal que influenciavam. hoje só consigo dormir de costa e torax para cima e ainda tomo um remédio quando a crise quer voltar. tive duas sendo a primeira mais forte. Minha vida nunca mais foi a mesma. Em todas as vezes eu fazia respiração e expiração para melhorar e dar certo. Agradeço desde já se o meu problema tiver uma solução.

  13. carol comenta:

    18 junho, 2012 @ 8:03 PM

    bom meu nome e carol me sinto fraca com tontura sinto meus seios inchados tenho enjoo e tontura quase toda hora quase caio preciso saber urgente o mais rpido possivel se posso estar com vertigem ou gravida obg

  14. tania pereira da silva comenta:

    25 junho, 2012 @ 11:46 AM

    Oi meu nome é tania e ultimamente ando tendo mtas dores de cabeça , e quando ela ataca eu fico mal qse uma semana. E agora eu to tendo tontura que vem derrepente , eu fico com as vista embaçada e mta dor na cabeça e nao consigo nem ficar em pé de tão tonta que fico. o que seria isso, preciso de uma opinião … obrigada

  15. Jhonatas comenta:

    29 junho, 2012 @ 8:27 AM

    Ola meu nome e Jhonatas há alguns dias etou tendo tonturas na cabeça dores atraz na nuca e na região nazal sendo que pecebo minha vizão um poco desnotiada e tive uma crise e n conseguia fika em pe ou mim mexe,que a sessação erra de cair de tanta tontura do na cabeça e agora meu pescoço n para de doe uma do fraca que encomoda,a minha totura ela para mas todo dia ela volta encomodando,isso pode ser labiritite? sendo que eu fiz uma sirugia de adenoide no nariz e o medico falou pra mim que teria de fazer outa pra retirada de um desviu no nariz pode alguma coiza ave sendo q faz mas de um ano que fiz a sirugia so agora vim senti esses sintomas e eu trabalhor muito tempo na frente do co mputado pode ter relação…aguardo resposta obrigado…..

  16. Isabel comenta:

    27 julho, 2012 @ 8:45 AM

    Olá! Estou há uns 15 dias sentindo uma “zonzeira” que só sinto quando estou em pé. Sinto tbm fraqueza nas pernas (coxas) e às vezes nos braços,mais do lado esquerdo que do direito, às vezes adormece o pé esquerdo. Sentada me sinto um pouco zonza apenas ao mudar de posição bruscamente. Na maioria das vezes a náusea está presente, e dá uma sensação de medo de ser algo ruim…, pensando bobagens. Esta é a segunda vez que sinto isso. No início deste ano passei por muito nervoso e em seguida os sintomas, e desta vez tbm estive muito nervosa. Sei que o correto é passar no médico pessoalmente e não ficar imaginando…mas queria muito saber se isso pode ser psicológico, emocional. Muito obrigada por sua atenção Dr.! Isabel-SP

  17. marlieda barbosa cardeal comenta:

    16 agosto, 2012 @ 4:37 PM

    OLA FUI DIAGNOSTICADA COM SINDROME VESTIBULAR PERIFIERICA BILATERAL IRRITATIVA, JÁ FAZEM 02 ANOS E NÃO SENTIA MELHORA. SOMENTE AGORA QUE FIZ RESTAURAÇÃO VESTIBULAR OU SEJA EXERCICIOS RV E COMECEI A TOMAR BETARSEC QUE, CORTEI CAFE, CHOCOLATE, MATE, COMECEI A MELHORAR…DIZEM QUE DEVEMOS TENTAR DE TUDO. SE VC NÃO SE DÁ COM UM REMEDIO TENTE OUTRO E FAÇA RV. TIVE SINDROME DO PANICO ACHA QUE TUDO ISSO, DEPRESSÃO ESTÃO ASSOCIADOS, MAS DEVEMOS LUTAR CONTRA E DIZER EM VOZ ALTA “NÃO TENHO NADA”. “ESTOU TOTLAMENTE CURADA DA LABIRINTITE” E COISAS DO GENERO, MAS SEMPRE POSITO, PORQUE NÃO VAMOS MORRER….E O TEMPO ESTÁ PASSANDO PARA NÓS ERAMOS NORMAIS E AINDA SOMOS….FIQUEM COM DEUS. BJS MARLIEDA
    marlieda@saojuliao.org.br

  18. vanderley comenta:

    13 setembro, 2012 @ 9:56 PM

    guando olho para cima fico toto guado vejo alguma coisa rodando fico tonto si durmo minto minha cabeça doi si durmo pouco do mesmo jeito

  19. neide comenta:

    3 dezembro, 2012 @ 1:44 PM

    eu acordei por volta das 4 hs da manha do di6/11/2012 totalmente tonta vomitando e surda do ouvido esquerdo fui ao medico e ele passou uma tomografia da cabeça que nada constou ,ele me deu o diagnostico que era labirintite me medicou e eu continuei com os mesmo problemas ,entao fui ao otorrino e ele me disse que era um pequeno derrame no ouvido estou melhor da tontura pq ate hj estou a base de medicamentos mais o ouvido ainda continua surdo sera q vou ficar assim qual medico devo procurar e que exames devo fazer?

  20. Francisco comenta:

    25 dezembro, 2012 @ 10:51 AM

    meu nome e Francisco sinto pela segunda vez tontura muito forte com fomito esvediado que serar?

  21. Neto comenta:

    19 janeiro, 2013 @ 6:32 AM

    Bom dia, não sei bem explicar o que sinto mas é mais ou menos isso.

    quando tiro foco do olhar de um ponto para outro e somente nessa situação .. sinto rapidos lances de fraquesa no corpo como se fosse desmaiar mas nao é uma sensação forte mas bastante incomoda;
    alguém tem alguma ideia do poderia ocasionar isso ?
    agradeço desde já

  22. gisele beraldo comenta:

    14 fevereiro, 2013 @ 6:10 PM

    por favor me ajude com uma opinião sua,,eu to dormindo e na madrugada sinto uma tontura muito forte dormindo mesmo,,sem acordar,aí junto com a tontura vem a ansia de vômito,,,to com medo de dormir,,esses sintomes ja tive algumas vezes no passado mas agora esta muito mais forte me de uma opinião pelo amor de Deus.obrigado amigo

  23. claudia cerniauskas comenta:

    7 abril, 2013 @ 6:03 AM

    ola queridos primeiro O SENHO JESUS CERTO depois medico psiquiatra fala com ele luto muito trabalho namoros problemas de todos os tipo tenho tonteiras muito forte nao e labirinto nao saio na rua fico mal e todos os dia de domingo a domingo e muito triste vc sente sempre so nao desista consute um eu vou tomar paroxetina e ja tomo rivotril mas nao e legal o medico vai tirando o rivotril devagar o q vai cura a tonteira e a paroxetina vou comesar com 10mg depois 20mg p ajustar quero muitooooo q vc fiquen bem tambem beijos p todos e muita força me descupe os erros ta xau

  24. SIONI SILVA comenta:

    30 julho, 2013 @ 11:06 PM

    OLÁ, TENHO 27 ANOS E TENHO UMA FILHINHA COM 6 MESES E DESDE DOS 15 DIA DE NASCIDA EU TENHO TONTURA E PERNAS BAMBAS E VISÃO EMBAÇADA E ZUNIDO NO OUVIDOS, GOSTARIA DE SABER O PORQUE DISSO?

  25. ester comenta:

    8 novembro, 2013 @ 11:20 PM

    esto tendo essa crise estranha que começou a muito tempo quando assoei o nariz e algo parece ter estourado dentro do meu ouvido.de la pra ca sempre que passo por alguma tensão tenho vertigens ,mas o pior pra mim e suportar os distúrbios no ouvido incluindo sensação de ouvido entupido e sons que se parecem com som de cachoeira.
    não estou conseguindo mais lidar com isso tomo betaserc mas parece que naoesta mais fazendo efeito como das outras vezes que passaram ele pra mim oque eu faço
    visto que dependo do sus pra tratamento e tudo muito demorado
    ]

  26. Alexandre comenta:

    9 novembro, 2013 @ 11:40 AM

    Ola Doutor começei com uma tontura meio( zonzo )consigo fazer tudo nornalmente,porêm mi sinto zonzo .Esse fato começou dois dias antes deu ficar muito gripado é eu tbm sou alergica a poeira . Mi de uma instruçao doutor espero sua resposta abrass

  27. San comenta:

    25 novembro, 2013 @ 3:21 PM

    Olá, depois de algumas crises de labirintite, minha mãe, começou a tomar o remédio vertigium, muito usado para esse diagnóstico, usou o mesmo durante 1 ano e meio. Há uns 5 meses atrás ela começou com tremuras no queixo, mais tarde na mão e pernas. movimento involuntários e constantes, dormia quase o dia inteiro, resumindo sem vontade de viver, se apagando a cada dia. Minha Mãe foi diagnosticada por um neurologista (de Criciuma) com Mal de Parkinson. Depois desse diagnostico ja sendo medicada para mal de parkinson a levamos em outro neurologista a qual pediu a lista de remédios a qual ela fazia uso e nele constava o “vertigium”. O mesmo neurologista nos explicou q a causa toda era por conta de tomar esse remédio, que seria o falso mal de parkinson. depois de parar de tomar o “vertigium” ela esta cada dia melhor, mais dispostas e os movimentos estao mais amenos, o neuro deu prazo entre 2 a 3 meses para sair toda a sequela que esse remedio causou. Graças a Deus

  28. ana comenta:

    7 dezembro, 2013 @ 7:15 PM

    as minhas tonturas passaram com diazepan um relaxante muscular durante uns dias antes disso tomei tudo tonturas constantes a toda hora é do sistema nervoso pesquisem bem

  29. Raissa Karina comenta:

    17 agosto, 2014 @ 12:00 PM

    fui diagnosticada com leve labirintite, me passaram vertizine D , desde o dois dias depois do inicio do uso sinto muita sede e minha boca está sempre seca e cada vez tomo mais água , mas continuo com a boca seca é consequencia normal do remedio ou alergia ao remedio?

  30. rosangela comenta:

    26 agosto, 2014 @ 11:13 AM

    gostaria de saber se bom vertigium p/ tontura

  31. simone li comenta:

    30 setembro, 2014 @ 8:48 AM

    Tenho sindrome do panico a tres meses. E a tres dias venho sentindo a garganta arranhando enjoo, tontura xego ate vomitar. Depois que me alimento a comida fica querendo voltar p garganta. Alguem pode me explicar o que eh isso. O farmaceutico me falou que podia ser crise de vermes. Mais nao sinto dor na barriga, nem tenho diarreia. Alguem pode me ajudar?

  32. Pamella comenta:

    27 dezembro, 2014 @ 12:23 PM

    Ola, ha 2 dias atras fui em um parque aqui na cidade e fui em um brinquedo que girava em velocidade alta. Ele não tinha looping nem nada demais, parecia inofencivo. No outro dia comecei a ter tontura ao virar na cama. Tontura seguida de mal estar e enjoo.
    Essa tontura é repentina conforme me viro, ou as vezes de repente mesmo quando estou sentada.
    Nunca tive isso, e sempre fui em brinquedos de aventura e nunca me senti mal.

    O que pode ser? Tem cura? Estou tomando stugeron 25mg.

    Obrigada

  33. Wellington comenta:

    11 janeiro, 2015 @ 9:27 PM

    Bom lendo vi que o site está meio parado. A ultima a postar em 2014 Pâmela que por sinal foram as únicas no ano. Li tudo no site e vi que o assunto e complicado. Bom e tenho tonturas acompanhado de visão turva. Nossa e muito xato atrapalha muito o meu dia a dia desde junho 2014 começou isso do nada nos 1 dias fiquei calmo pensando que era apenas um mau estar depois que vi que não passou comecei a fazer a tal bateria de exames tudo que tipo de exame de sangue foi feito TUDO e todos exames kkkk. Estamos em jan 15 ainda nao encontrei a resposta e até apreendemos a lidar com a situação que por sinal e muito incômoda. Também fiz quase todos os exames de coração e nada também como não tenho convenio e esperar pelo SUS significa a morte tive que pagar todos os exames a parte vai dinheiro . falta só ir no oftalmologista e no neuro já vou marca pois com a saúde não se brinca também fui no Otorrino que me deu alguns exames quinta tenho que levar os exames e ver o que deu. Seria interessante pessoas voltar a relatar como foi resolvido e se não foi resolvido acredito eu que isso esta alem de problemas de saúde e sim problemas da alma coisas que só nos e com ajuda de Deus nos trará cura de novo. Sou uma pessoas estressado nervoso sem muita paciência tive filhos muito cedo e casei muito cedo também sempre preocupado w stresado deu no que deu. Os médicos já me passaram muitos calmantes e vi no site que nenm sempre ajuda por isso nunca tomei ou melhor o único que tomo e o clonazepam que na minha opinião e mais um indutor do sono/ calmante. Já fui em psiquiatra também e lá você sai com um lista de remédios . e difícil de entender pois todas doenças tem remédio mais essa tontura labirintinte depressão que nome for e dificil ter a cura . doutor nos ajude pois deus colocou vocês para nos ajudar. Vamos lá e se melhora ou piora volto a postar . 1 passo propure um neuro. Deixa eu parar que minha tontura já ataca quando escrevo

  34. Paula karoline comenta:

    3 abril, 2015 @ 9:47 PM

    Minha irmã tei 10anos esta no 6ano agora ela fala q nao consegui escreve a letra dela era bonita mas agora ficou muito feia o medico falou q e labirintite

  35. nanda costa comenta:

    3 julho, 2015 @ 6:41 PM

    Ola. Meu nome e fernanda tenho 29 anos.. A tres meses perdi um tio.ai comecei a sentir tonteira parece que bebi. Achei que era por causa da perda ou do emocional. Mas ja fui no psiquiatra me passaram remedios . e nada de melhora. Fiz varios exames de sangue e nada. E a tres meses todos os dias durmo acordo tontinha. Isso me incomoda muito. Pois minha vida parou. So sei chorar .e vendo todos rindo e alegres ao meu redor. Mas eu nao consigo. E tambem nao consigo me consentrar em nada . fora que ando esquecendo das coisas… Parece que ando flutuando.. E agora pra variar ando sentindo dores de cabeca… Alguem pra trocar informacoes…watz. 94593875

  36. nanda costa comenta:

    3 julho, 2015 @ 6:54 PM

    062…o prefixo

Deixe seu comentário aqui !