09 - dez
  

Vertigem – Tonturas – Labirintopatia

Categoria(s): Fonoaudiologia, Neurologia geriátrica, Otorrinolaringologia geriátrica




Vertigem

Resenha

A tontura é uma das anomalias mais comuns em todo o mundo. Ela atinge cerca de 10% da população mundial de ambos os sexos. Embora sua ocorrência seja mais comum em adultos e idosos, crianças e adolescentes também sofrem desse distúrbio.
As causas da tontura estão geralmente ligadas a disfunções na orelha interna (labirinto) ou no sistema nervoso central. Elas podem estar situadas, também, em outros órgãos do corpo. O sistema vestibular (nervo encarregado de levar informações de equilíbrio ao cérebro) é muito sensível à influência de distúrbios no corpo.

O equilíbrio é uma função sensório-motora que tem como objetivo estabilizar o campo visual e manter a postura ereta. Através da integração das informações provenientes de músculos e articulações nos núcleos vestibulares sob a coordenação do cerebelo, é possível manter o equilíbrio.

Quando há conflito na integração das informações destes três receptores, surge a sensação de perturbação do equilíbrio corporal, causando tontura, também chamada tonteira, zonzeira ou atordoação. Ela caracteriza-se por uma percepção errônea, uma ilusão ou alucinação de movimento, uma sensação de desorientação espacial dos tipos rotatório (vertigem) ou não rotatório (instabilidade, flutuação, oscilação), desequilíbrio e distorção visual (oscilopsia). A perda auditiva, dificuldade de entendimento, zumbido, sensação de pressão no ouvido e incômodo com sons geralmente estão também associados com a tontura.

O desequilíbrio corporal pode ser causado por disfunções do sistema vestibular que podem ser primárias ou as originárias de outros órgãos, chamadas de secundárias. As causas mais comuns destes tipos de desequilíbrios são: traumatismos de cabeça e pescoço, infecções (por bactérias ou vírus), drogas ou medicamentos (nicotina, cafeína, álcool, maconha, anticoncepcionais, sedativos, tranqüilizantes, antidepressivos, antiinflamatórios, antibióticos, etc.), erros alimentares, tumores, envelhecimento, distúrbios vasculares (hiper ou hipotensão arterial, arteriosclerose), anemia, problemas cervicais, doenças do sistema nervoso central, alergias e distúrbios psiquiátricos.

A descoberta da causa implica, muitas vezes, na realização de diversos exames complementares (sangue, urina, radiológico) ou avaliações em outras áreas médicas (endocrinologia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, ortopedia, reumatologia, etc.).
Inúmeras doenças que podem acometer o sistema vestibular e auditivo, causando tonturas com ou sem outros sintomas como: zumbido e surdez.

As tonturas comumente são chamadas de “labirintite”, porém este termo é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto. Os termos mais adequados são; labirintopatias, para designar as afecções do ouvido interno ou labirinto e vestibulopatias, para designar as afecções que acometem qualquer parte do sistema vestibular ou sistema de equilíbrio.

Ainda dentro dessas doenças podemos citar a cinetose, também conhecida como mal do movimento, caracterizada pelo enjôo em navios e automóveis, doenças do ouvido médio e da tuba auditiva, causadas pela obstrução da tuba que geram zumbidos e a doença de Ménière que são as crises vertiginosas com diminuição da audição seguida de uma pressão no ouvido.

O tratamento é feito de maneira personalizada de acordo com o diagnóstico e com as necessidades de cada paciente, podendo incluir o uso de medicamentos, otoneurocirurgia e reabilitação vestibular, além de correção de erros alimentares, mudanças de hábito e de estilo de vida e aconselhamento psicológico quando necessário.

A grande maioria dos pacientes (cerca de 90%) responde favoravelmente à terapia antivertiginosa. A maioria dos casos fica definitivamente curada. Outros melhoram significativamente, e apenas poucos casos são rebeldes ao tratamento. Nesses últimos casos, novas estratégias de tratamento, como exercícios e fisioterapia podem ser aplicadas até obter-se o melhor resultado possível.

Tire suas dúvidas acessando as 10 páginas – Vertigem – 200 dúvidas a respeito

Referência:

Manual Merck – Seção: Distúrbios do Cérebro e nervos:Cap 63 Vertigem [on line]

Tags: , ,




Comentário integrado ao Facebook:


281 Comentários »

  1. Rosangela Martins Ferrera comenta:

    6 outubro, 2007 @ 12:58 PM

    Gostaria de saber em quanto tempo uma pessoa pode sair de uma crise aguda de labirintopatia, a medicação está sendo verdizine D e dramin B6

  2. Jaisson Cenci comenta:

    21 outubro, 2007 @ 3:02 PM

    Olá. Meu nome é jaisson, tenho 22 anos e sou estudante. Há pouco mais de um mês tive uma crise de vertigens e sensibilidade auditiva logo após uma viágem de ônibus, fui medicado por um neurologista q me falou q provavelmente seria uma labirinto patia. Quando parei com os medicamentos (cerca de 20 dias depois, fui viajar novamente e os sintomas voltaram, fui então em outro médico e fui medicado novamente. Então fui viajar novamente e os sintomas voltaram, meus exames estão bem, meu colesterol esta bem, fiz um eletroencefalograma e está td bem, naum sei mais o q fazer e as crises costumam durar 10 dias sem parar, com poucas melhoras durante esses dez dias… preciso d uma opinião… obrigado!

  3. andreia fernandes comenta:

    27 outubro, 2007 @ 10:30 AM

    ola,a quase um mes estou em crise de labirititi e nao sei como tratar a uma semana que o medico achou o diagnostico o que eu devo fazer para sair da crise.

  4. rosemeire comenta:

    28 outubro, 2007 @ 3:02 PM

    quero saber como fazer tratamento da labirititi

  5. antonia comenta:

    2 novembro, 2007 @ 4:05 PM

    De vez em quando eu tenho tonturas e o estomago vira com vontade de vomitar o que devo fazer? Quando vou extrair 1 dente chego até desmaiar.
    Quero saber como trata desta tontura? Tem rémedio para este tipo de doença? Qual o médico indicado para tratamento?

  6. Teresa comenta:

    3 novembro, 2007 @ 11:36 AM

    Comecei na madrugada de 17 para 18/10 com muita tonteira, ao sentar na cama o quarto inteiro rodou. Dia 18 fui ao otorrino e comecei a tomar labirin (3 comprimidos por dia) e comecei a tomar também no dia 29 (o medico mandou)1 comprimido de vertix toda noite. No momento eu ainda me sinto zonza, principalmente e abaixo a cabeça ou viro a cabeça para trás.
    Gostaria de saber se isto tem fim ou terei que tomar esses remédios para o resto da vida?
    Obrigada.

    Resposta – Existem vários tipos de labirintopatia. Necessita de um estudo adequado para se saber a causa de sua vertigem. O seu caso pode ser a Vertigem Posicional Paroxística Benígna, que surgem com a mudança da posição da cabeça-pescoço..

  7. Claudio comenta:

    5 novembro, 2007 @ 7:33 AM

    Gostaria de saber em quanto tempo uma pessoa pode sair de uma crise aguda de labirintopatia, a medicação está sendo verdizine D e dramin B6

  8. thalita comenta:

    22 novembro, 2007 @ 7:54 PM

    Olá, Tenho 19 anos, há alguns meses sinto muita tontura, ansia, e uma dor de cabeça terrivel e que não passa, não consigo andar em elevadores. Fui ao médico e ele me disse que estou com uma crise de labirintopatia, me passou Vertix durante 3 meses..
    gostaria de saber se isso tem cura mesmo ou vou ter que tomar esse mediacamento pela vida toda?

  9. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    1 dezembro, 2007 @ 1:29 PM

    Prezados Internautas

    As labirintopatias são as doenças mais desconfortáveis que existem. Não causam a morte, mas levam a incapacidade e suas conseqüencias.
    As dúvidas são muitas. E somente neste século estamos compreendendo-as melhor.
    Estamos colocando no site páginas com 200 dúvidas e respostas a respeito de Labirintopatias.
    Semanalmente estamos colocando 20 dúvidas e respostas.
    Acreditamos que atingiremos 90% das dúvidas dos nossos internautas.
    As primeiras referem-se as dúvidas e sugestões mostradas nesta página.

    É muito importante entendermos com o nosso organismo ajuda ao cérebro a promover o nosso “instável” equilíbrio, pois assim, agiremos de forma coerente nas nossas condutas frente as vertigens e tonturas. Nem tudo é Doença de Ménière ou mesmo labirintopatia (doença do labirinto). Entendendo o que pode estar ocorrendo, podemos procurar os profissionais indicados para cada caso ou situação.

    Prof. Armando

  10. Cleo comenta:

    23 dezembro, 2007 @ 4:26 PM

    Sou motorista de ônibus e não aguento de tanta tontura. Será que eu tenho labirintiti?…Já cai da moto duas vezes com a moto parada vejo tudo rodando e me seguro se não eu caio..Quando acordo pela manhã vejo a casa todo rodando e sempre que viro a cabeça tenho maior cuidado para não ter uma tontura forte…fiz um exame na conclusão deu 40 só que não entendo e ainda não fui mostrar ao meu médico..Aguardo resposta obrigado

  11. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    23 dezembro, 2007 @ 6:58 PM

    Caros internautas.
    Tenho colocado no ar (ás sextas feiras) 200 dúvidas e respostas a respeito de labirintite.
    Porém, estas respostas serem apenas como esclarecimentos. Cada caso é um caso. O melhor tratamento depende de um minuncioso exame otoneurológico e, o melhor especialista para este estudo e tratamento é o otorrinolaringologista.
    Não, espere a vertigem ficar grave e crônica. Não se trata com orientações de colegas e amigos. Vá ao médico.

  12. valéria comenta:

    27 dezembro, 2007 @ 12:17 PM

    Olá!.. atendo uma paciente(77anos) com uma patologia no joelho, sou fisioterapeuta, só que ela relcama todas as vezes de uma tonteira que dura mais de 10 anos, após uma tentativa de assalto, já realizou vários exames e nada foi constatado, no momento faz tratamento pra depressão, mas não obtem nenhuma melhora. Gostaria de saber qual seria a conduta que ela poderia tomar, pois todos os tipos de médicos e tratamentos ela diz que já fez. Obrigada

  13. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    27 dezembro, 2007 @ 1:43 PM

    Valéria,
    Estude o caso do ponto de vista fisioterápio e faça a fisioterapia do labirinto.

  14. Cleu comenta:

    30 dezembro, 2007 @ 4:36 PM

    Faz 3 anos que tive tonturas e zumbido no ouvido, procurei um otorrino, segundo ele o meu problema era por causa da renite alérgica, medicada fiquei boa das tonturas mas o zumbido continuou. Recentemente, recomeçou as tonturas quando levanto rápido.
    Lendo esta página, percebi o quanto este problema pode ser complexo. E esclarece muitas dúvidas.
    Obrigado Dr Armando, e continue a esclarecer dúvidas como estas.
    Feliz 2008.

  15. Avery Souza Nunes comenta:

    5 janeiro, 2008 @ 8:43 PM

    Não apresentei o zumbido no ouvido nem tonteira ou surdez, somente o desequilíbrio dois dias antes, no terceiro dia o corpo não correspondia aos movimentos ao levantar caía, fui ao médico e ele receitou Vertix e disse que era uma crise de labirintopatia causada por stress, faço uso de Prozac, Diupress, Purant T4 75 e Frontal 2mg, mas tenho diminuído a dose por estar passando por dificuldades, pois estou cuidando de doentes na família, gostaria de saber qual o tipo de especialista que devo procurar já que a dois anos tive uma paralisia parcial da face direita , devo continuar com os medicamentos anteriores que faço uso há aproximadamente 8 anos.

  16. Jucileide Araújo de Souza comenta:

    6 janeiro, 2008 @ 3:49 PM

    ultimamente,tenho sentido muitas tonturas,principalmente ao deitar e ao levantar.Gostaria de saber a causa disso,e o tratamento.Um abraço Jucy.

  17. Manuella comenta:

    7 janeiro, 2008 @ 5:00 PM

    Gostaria de saber, se dormencia no lado esquerdo da cabeça faz parte de um dos sintomas de Labirintiti?
    Obrigado

  18. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    7 janeiro, 2008 @ 5:28 PM

    Jucy,
    Veja as páginas das sextas feiras, para ter idéia da complexidade diagnóstica das tonturas. Consulte um otorrinolaringologista. Não deixe a sua doença ficar crônica.

  19. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    7 janeiro, 2008 @ 5:30 PM

    Manuella,
    Dormencia é sinal de neurite, ou seja, disfunção da sensibilidade do nervo (no seu caso pode ser do nervo facial). Consulte um neurologista. Essa neurite não faz parte do quadro de labirintite.

  20. Gilva R. S. Storti comenta:

    7 janeiro, 2008 @ 7:52 PM

    Estou em tratamento há2 anos aproximadamente, entrei em depressão, por incapacidade de fazer tarefas rotineiras, eu era estilista, e agora não consigo nem raciocinar direito, sem contar os vômitos, mesmo medicada, tomo labirin, já passei por vertix, meclin, vertizin D, consumo dramin, e ainda tomo Somaluim, Rivotril e venlaxim, receitados pelo psiquiatra, faço psicoterapia, morro de medo de cair, porque é grande o desequilibrio, fiz muitos exames que não dão nada, a não ser o vectoeletronistagmografia que sugeriu sindrome vestibular irritativa, intolerancia à lactose e escoliose cervival e lombar. Tenho 50 anos e me sinto incapaz pra muitas coisas. Estou tentanto de aposentar, mas ás vezes me é negado o benefício, porque estou em pé, mas o ruido na cabeça é muito grande, e não sou resistente a cheiros e barulhos, isso ja me atordoa. Que faço?

  21. Prof. Armando Miguel comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 4:51 PM

    Gilva,
    Faça uma revisão completa do caso com um médico clínico geral. Estude todas as possibilidades diagnósticas. Existem mais de 3000 causas de vertigem descritas.

  22. Prof. Armando Miguel comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 5:16 PM

    Avery,
    Sempre consulte inicialmente um clínico geral ou geriatra. Ele resolve de 90% a 95% dos problemas médicos.

  23. Carlos Campos comenta:

    8 janeiro, 2008 @ 6:42 PM

    Tenho 77 anos, sou saudável, não fumo e gosto de tomar vinho nos fins de semana. Há mais de 10 anos me ocorreu uma perda de audição – 40% OD e 60% OE, sinto um zumbido permanente nos ouvidos, às vezes acentuado às vezes suportável. Há cerca de 5 anos tenho periodicamente crises de labirintopatia que duram em média 24 horas. Min ha pressão sempre é 12 x 8 12 x 7 , não sou diabético, mas tenho um problema na coluna cervical, c/2 vértebras coladas.Tomo Cardizem 60 mg.(2 ao dia) AAS Prevent 100 mg e Citalor 10mg (1 ao dia). Tive uma crise mais séria no final de semana e passei a tomar Vertix 10mg. É muito desagradável, pois não se sabe quando chega o problema. O que fazer ? Carlos Alberto Galvão de Campos

  24. André Luiz G. Muniz comenta:

    13 janeiro, 2008 @ 3:45 PM

    Desde aos 10 anos sinto tonteiras tenho 33 anos e a 6 anos descobri que essa tonteira era labirintite, ja sofri muito chegamdo ao ponte de minha mulher dar comida na minha boca porque eu conseguia virar a cabeça de um lado para o outro, Até agora o melhor remidio e Vertizine D, recomendo não virar a cabeça de uma vez, não colocar os pés no chão frio, não comer de tudo pois o mal funcionamento do aparelho digestivo a provoca, tente evitar o stress e tente manter sempre a calma e controle bebibas alcolicas, esses são alguns conselhos de uma que já sofreu muito, obrigado.

  25. rodrigo comenta:

    15 janeiro, 2008 @ 4:21 PM

    oieee… faz uns tres meses,que tenho tonturas e desequilibrio
    quando estou andando parece que estou andando encima de um colchão.
    sensação de queda…
    já fiz varios exames inclusive uma ressonancia magnetica… e nada aparece
    estou preoculpado…
    alguem pode me ajudar
    rodrigo
    tenhu 22 anos..
    bjõoo

  26. Gessely comenta:

    18 janeiro, 2008 @ 7:47 AM

    estou com muitas tonturas..toda vez q fiko em pé!!!
    alguem me ajude!
    obrigada.
    e sinto a cabeça pesada!

  27. Indira Saraiva M. Cabral comenta:

    19 janeiro, 2008 @ 6:29 AM

    Eu fiz uma cirurgia de apendicite a 20 dias e tomei anestesia geral depois de 1 semana comecei a sentir dor de cabeça e logo depois TONTURA e estou meia DEPRIMIDA por favor alguem me diga alguma coisa me ajude!!!
    OBRIGADA!!!!

  28. Indira Saraiva M. Cabral comenta:

    19 janeiro, 2008 @ 6:53 AM

    Tem algum remedio natural alguma fruta que é boa p/ TONTURA???
    Por favor alguem me diz alguma coisa…
    OBRIGADA!

  29. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    27 janeiro, 2008 @ 5:36 AM

    Indira,
    O seus sintomas podem ser decorrentes da anestesia. Desconheço um medicamento a base de frutas que ajude nos casos de labirintite. A ginkgo biloba tem ação terapêutica nos casos de labirintite.
    Faça uma avalição do seu quadro com um clínico geral e um otorrinolaringologista.

  30. rita comenta:

    27 janeiro, 2008 @ 5:54 PM

    olá tenho 42 anos e há 10 anos sofro de sindrome do pânico, tomo paroxetina, e qdo estou muito ansiosa lexotan, mas o sintoma de tontura me acompanha todos esses anos, e não sei mas o que pode estar causando isso, pq já fiz exames do ouvido e não se constatou nada, mas eu vivo tonta.

  31. Lucas comenta:

    29 janeiro, 2008 @ 7:56 PM

    A pouco mais de 1 mes estou tendo crises de vertigem quase todo dia, acompanhadas de zumbido no ouvido esquerdo, dormencia nas pernas, dores de cabeça e visão embaçada.
    Fui no neurologista mas nao foi constatado nada na ressonância magnética.
    Gostaria de saber de que doença sao esses sintomas, ou se pode ser algum problema de coluna como falaram, e se tem diagnóstico

    Obrigado;

  32. Indira Saraiva M. Cabral comenta:

    1 fevereiro, 2008 @ 5:10 AM

    Oiiiiiiii Dr. Armando…
    Obrigada pela sua dica…

  33. Jaqueline S.N. comenta:

    11 fevereiro, 2008 @ 10:56 AM

    EStou a algum tempo tendo tonturas… passei por uma crise nervosa fui medicada, mas o mal estar persiste, eu sinto palpitação a cabeça pesada e uma sensação de estar sedada.
    Estou tormando Vertizine D, mas no outro dia sinto muito sono… este sintoma é do remédio ou da labirintopatia?

  34. Marcelo Ritta comenta:

    10 março, 2008 @ 6:37 PM

    Olá.

    Há quase dois meses estou sofrendo com tonturas que, por vezes, evoluem para dores de cabeça. Não tenho qualquer outro sintoma associado. Somente essa tontura que não alivia nunca. Ela é constante. No primeiro mês, minha pressão arterial estava aumentando, chegou a 16/9, mas agora está normal. Entretanto, as tonturas continuam. Tem épocas que preciso parar até de trabalhar. Na maior parte das vezes me mantenho firme trabalhando e fazendo atividades rotineiras, mas sempre com a dita tontura que não me deixa nunca. Sempre fui normal. Nunca tive nenhum problema de saúde. Só que agora estou com isso, e está insuportável. Procurei Neurologista, fiz tomografia com contraste, procurei cardiologista, fiz eletro de esforço, MAPA e diversos exames de sangue e urina. tudo normal. Não sei mais o que fazer. Já fui a cinco médicos, fora as vezes em que tive que ir ao PS com crises horríveis de tontura. Alguém que conheça do assunto pode me dar uma luz?

  35. Neide de Freitas Neves comenta:

    16 março, 2008 @ 3:33 PM

    Olá.
    Há quase dois anos sofro de muita tontura. Comecei tomando dramim B6, depois betaserc acompanhado de dramim B6 e há uns dois meses, não consigo ficar de pé, sozinha, parada, sem um amparo, pois tudo gira, tenho mal estar, fico enjoada, com uma sensação terrível e o médico mandou que eu parasse com todos os remédios e só tomasse tanakan, mas como os sintomas pioraram, estou tomando, agora os 3, mas não melhoro. Tenho uma pressão normalmente alta (14×8, 13×7), a qual regulo tomando aradois. Faço acompanhamento com cardiologista e otorrino, mas até agora não consegui saber as causas dessas tonturas e mal estar insuportável (parece que vou morrer) para uma cura. Algumas pessoas dizer que tudo não passa de emocional abalado de stress concentrado, mas não consigo conviver com este eproblema. O que fazer???
    Muito grata.

  36. Bruno comenta:

    21 março, 2008 @ 10:30 PM

    Olá.
    Há quase cinco anos que sofro de muitas tontura/vertigens. Já andei por vários médicos, inclusive urgências. No entanto, não me foi detectada nenhuma anomalia. A cerca de 4 mês para cá tem-se tornado insuportável eu andar na rua dar uma caminhada ou até me segurar em pé. Sem ter nenhuma tontura/vertigem. Sinto muita dificuldade a enfrentar ruídos e luz branca, ou a própria luz do sol. Já fui ao oftalmologista e o resultado foi “vista cansada” e estigmatismo, mas no entanto ele garantiu-me que as tonturas e vertigens não seriam derivadas da visão. Ando a cerca de 4 anos a procura de uma solução para uma vida mais estável e cómoda. Tenho apenas 21 anos e sempre fui saudável. Outros dos sintomas que sinto são dores no peito do lado esquerdo já realizei vários exames ao coração, sem qualquer resultado negativo. Gostaria que vocês achariam do meu caso. Sinto muitas vezes a cabeça a arrebentar e as pernas dormentes, junto com as vertigens. Se alguém tiver alguma sugestão agradeceria.

    Cumprimentos

  37. ana paula lemes comenta:

    25 março, 2008 @ 12:09 PM

    por favor me ajuda do meu mal estar da cabeça fica vazia pesada esquisita . me responda por favor. obrigada

  38. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    25 março, 2008 @ 3:37 PM

    Ana Paula,
    Faça uma consulta com Clínico Geral ou Neurologista.

    Prof. Armando

  39. Marcelo Ritta comenta:

    26 março, 2008 @ 3:45 PM

    Dr. Armando.

    Estou aguardando sua resposta à minha postagem. Obrigado.

  40. Patrícia comenta:

    28 março, 2008 @ 10:10 PM

    olá…
    gostaria que alguem pudesse me ajudar, o mais rapido possivel…
    A um ano atrás comecei a ter umas tonturas mto fortes, qd isso acontece custo a andar, tenho q ficar deitada e de preferencia d lado, mais como mesmo assim é forte eu sempre acabo vumitando… fui na medica, e como tinha parado nao fiz os exames, acontece, que a umas duas semanas e meia, as tonturas voltaram e mais fortes ate…mais uma vez, tive q ficar deitada d lado e vumitei… de vez enquando agora minha cabeça doi e eu tenho uma sensação q ela está pesada…
    Marquei um medico só q vai demorar ainda… gostaria da ajuda d vcs, pois isso ta me deixando com mto medo… com medo d ser coisa grave e tals.. por favor me ajuda..

  41. lenna gomes comenta:

    31 março, 2008 @ 3:09 PM

    oi ,amei encontrar alguém para falar do meu problema , no ano passado no do ano senti umas tontera q fiquei de cama rápido foi ao médico fiz todos exzames de rabirintite , e não costatou nada no labirinto, tomei remedio (vertigum) melhorou depois deu umas 4 vezes, este ano deu mas agora , bem estou preocupada pois tem o conhecido q tinha (morreu) tumor no célebro e tinha muito tontera o meu meédico disse q podia ser da coluna pois eu tenho ploblema n coluna, bem me ajudem obrigado.

  42. lenna gomes comenta:

    31 março, 2008 @ 3:28 PM

    oi dr: armando miguel junior me ajude agradeço!!!

  43. Marcelo Ritta comenta:

    31 março, 2008 @ 10:51 PM

    Lenna:

    A primeira coisa que fiz, quando senti tontura pela primeira vez, foi procurar um neurologista. Após, fiz uma tomografia contrastada para descartar algo mais grave na cabeça. No meu caso foi diagnosticado como depressão. Eu tomei ginkobiloba e no quarto dia cessaram as tonteras. Em compensação, ainda sofro com outros sintomas da depressão, como taquicardia e indisposição.

  44. sueli comenta:

    3 abril, 2008 @ 6:04 PM

    gostaria muito de saber se está doença como a labirintite,é uma doença seria e q problemas pode me causar se eu ñ fizer um tratamento adequado.

  45. Julio Tocatins comenta:

    6 abril, 2008 @ 8:59 PM

    Oi tudo bem? amaai de 4 anos sintos tonturas mais nao sinto nada no ouvido ne dores so toturas mesmo cabeça pessada e fraqueza. So que agora fiquei poir semti uma totntuas muinta forte e muinta suar fui par ao prontao atedimento fizemrao exame de glicose e utros derem tudos legai so que to tanto o que faço> ja fiz uma vez o vectro , so deu sindreo vestiibular iritativa o metico falouque nao era nada mi ajude>

  46. sueli comenta:

    7 abril, 2008 @ 10:39 PM

    oi td bem? alem da labirintite sou diabetica e ipertença,tomo muitos remedios,gostaria de saber se com tds esses problemas, a labirintite pode me prejudicar muito.

  47. leonardo comenta:

    16 abril, 2008 @ 6:06 PM

    Boa tarde!
    meu nome é leonardo eu tenho 23 anos moro no Rio de janeiro.
    eu gostaria de uma ajuda a mais ou menos 3 anos comecei a sentir sintomas de tonturas, zumbidos, enjoos etc… Procurei um médico fiz exames, e foi diagnosticado labirintopatia irritativa tomei alguns remédios entre eles vertix e Rivotril sem sucesso. Infelizmente meu plano de saúde mudou e o médico no qual eu era atendido não tinha convênio com meu plano. o tempo foi passando e eu continuo com esse problema. Gostei do site de vocês e me interessei pelo
    conteúdo parece q vocês entendem bastande do assunto. Por isso peço a ajuda de vcs para me indicar um médico de confiança que atenda aqui no Rio sei lá qualquer coisa q possa resolver esse problema.desde já eu agradeço a atenção e espero uma resposta obrigado.

  48. Marinalva C.Silva e Souza comenta:

    19 abril, 2008 @ 8:30 PM

    No ano passado eu comecei a sofrer de labirintiti, e sem saber o que era me fizeram vários exames e nada foi diagnosticado.
    Me passaram Dramim b6 e nada , finalmente um médico me indicou um remédio chamado VERTIGIUM , que foi o que me curou ou pelo menos me livrou das tontjuras horríveis e angustiantes que eu estava sofrendo.
    Graças a Deus e a esse médico estou me sentindo outra pessoa, pois mesmo que de vez vez em quando a tontura apareça,(pois dizem que isso não tem cura, será), eu nunca mais tive esse problema Graças a esse remédio milagroso e baratinho , pois custa o mínimo .

  49. cicera comenta:

    19 abril, 2008 @ 9:32 PM

    olha dr.queria saberse o que sinto tem a ve com depressao , pois sinto muita tontura e fortes dor de cabeça, as vezes com so pra ver se vai embora esse mal estar,usava anti depressivo mais parei, pois o meu maior sonho e engravida, ja tive 3 aborto sem causa os medicos nao descobre ,em quanto isso fico me martilisando porque nao posso ter um filho,sera que tenho que procurar denovo um medico psiquiatra.
    a guardo resposta obrigada. cicera

  50. Patrícia rocha comenta:

    24 abril, 2008 @ 4:23 PM

    Oi!!!
    Tenho 28 anos e há 4 anos depois que tive filho sofro de ansiedade, estress e até tive síndrome do pânico, mas as tonturas sao causadas após nervoso, ansiedade, sinto naúseas, palpitação, dores e zumbidos no ouvido e muita angustia, faço uso de ansíolíticos todos os dias há 3 anos e meio, gostaria de saber se é verdade que vertix aumenta o peso, já tomei algumas vezes, É labirintite causada por uso de ansíolitico ou por fatores emocionais? me responda por favor, o que devo fazer? não aguento mais essas crises. Obrigado!

  51. maria da conceição AZEVEDO comenta:

    1 maio, 2008 @ 10:41 AM

    bom dia 1,05,08

    Olá tenho 26 anos e há 3 anos venho sofrendo de várias doenças que médico nenhum descobre o que é. Faço exames e não dá nada, mas sinto vários sintomas, uma tonteira forte como se eu fosse cair, tudo fica rodando e até o barulho me incomoda e me sinto como se eu estiver fora do meu corpo flutuando e sinto palpitação, dores, ansiedade, e uma tristeza, me indiquem um especialista não sei mas quem recorre:
    Já fui neurologista, cardiologista, psicólogo, clínico geral, otorriono, ortopedista, me ajudem………..

  52. maria da conceição AZEVEDO comenta:

    3 maio, 2008 @ 4:24 PM

    Dr. Armando peço que me mande resposta sobre o meu caso se possivel para o meu email…
    obrigada Conceição Rurópolis -Pá

  53. Anônimo comenta:

    5 maio, 2008 @ 12:11 AM

    Quero através deste comentário deixar uma dica a todos vcs que sofrem desse mal, assim como eu que sofro com essas tonturas a mais ou menos uns 7 anos. Já passei por muiiitos médicos e psicologos e nunca tive melhoras… fui “me estudando” e percebi que a tonteira vem quando mesmo sem perceber sinto preocupação, ansiedade… concluí então que é psicológico, procuro sempre q estou tonta fazer pensamento positivo e dizer p mim mesmo: isso não te pertence, vou melhorar, não tenho motivos p estar tonta! etc… e é claro q a fé tem ajudado bastante! faço orações e peço a Deus q tire de mim esse mal… procure ver o q realmente te deixa com tonteiras e tente evitar essas situações! Ex: fiquei durante trinta dias de férias, e nada senti, amanhã vou voltar a trabalhar e hj senti durante todo o dia tonteiras rssr tudo psicológico! é loucura mas é verdade, preocure fazer pensamento positivo! estar de bem com a vida ajuda muiito! bjossssssssssssss Bruna Rio de Janeiro

  54. ryan comenta:

    6 maio, 2008 @ 12:35 AM

    por volta dás 8:00 horas da manhã do dia 29/05/2007 tive uma crise de labirintite
    levantei para ir ao banheiro e de repente comecei a ficar tonto, não conseguia ficar em pé,comecei a ter nauseas e vômitos fiquei muito pálido.
    tive também crise vertiginosa, tudo girava ao meu redor seguida de uma sesnsação angustiante de morte.
    foi quando minha vó percebeu e me levou para o hospital.
    chegando lá fui logo pro soro tomei 3 frascos na veia ao longo do dia, recebi injeção contra nauseas, fiquei sedado,fui pro aparelho de tomografia cerebral.
    tiraram líquido da minha espinha pra ver se eu estava com meningite, mas foi discartada a hipótese pois não estava com os sintomas

  55. ryan comenta:

    6 maio, 2008 @ 12:45 AM

    EU SEI O SEGREDO PARA ALIVIAR A LABIRINTITTE ME MANDEM RECADO NO ORKUT.
    ME ACHEM ESTOU COMO RYAN SOUZA DOS SANTOS E EU RESPONDEREI ASSIM Q DER

  56. Celi F. da Silva comenta:

    6 maio, 2008 @ 9:06 PM

    Dia 18/05/2008, vai fazer 1 ano que estou surda do ouvido direito com zumbido, chiados e estalinhos 24 horas. Fui dormir ouvindo e acordei surda. Tive algumas poucas tonturas com enjoos. Fiz audiometria, timpanometria, exame para labirintite e RM. Nada deu na RM e no de labirintite. Na audiometria o resultado foi de surdez profunda neurossenssorial bilateral. Tomei vários remédios vasodilatadores e Zinco Quelado durante bastante tempo. Por fim, os médicos (5), disseram que nada podiam fazer. A surdez não é o problema, o pior é o barulho. Gostaria de saber o que realmente tenho, qual diagnóstico, o que pode ter causado e se realmente não tem cura. Por favor me ajudem. Abraços

  57. Soraya comenta:

    19 maio, 2008 @ 8:43 AM

    Tenho crises de tonturas sempre que estou estressada, qdo como frituras, chocolates, refrigerantes. Café até já deixei de tomar. Minhas crises são fortíssimas, chego até não conseguir ir ao banheiro sozinha. Passei na neurologista, a qual me medicou com Labirin, rivotril, vertizini D. Comecei a ter essas tonturas depois que tive que fazer algumas lavagens no ouvido. É mto ruim, entro em pânico qdo estou em crise. Mas qdo faço o regime alimentar, eliminando tudo que me faz mal, melhoro mto. Nunca fiz teste para medir o grau da labirintopatia, pois tenho medo de aumentar a crise, pois elas duram de dois a três meses. Gostaria de algumas orientações sobre o que sinto, e o que devo fazer para contorná-las. Mto obrigada.

  58. Rubens Pereira comenta:

    19 maio, 2008 @ 10:54 AM

    Ola, como vai ??? Nunca tive tontura, mas semana passada peguei um gripe forte e inflamou minha garganta e tomei APRACUR e DICLOSÓDICO (Diclofenaco Sódico) e logo despois comecei a ter tonturas. Não consigo fica muito tempo em pé sem me apoiar em alguma coisa e as vezes até sentado tenho tonturas. Li na bula do DICLOSÓDICO (Diclofenaco Sódico) e constatei que o uso deste medicamento teria com reação adversa esse sentimento, como também dor de cabeça, diaréia e nauseas. É o que ocorrido comigo nos ultimos dois dias, o que faço para corrigir esse problema ?

    Agradeço desde já.

  59. Lori Teresinha Henckes comenta:

    23 maio, 2008 @ 3:13 PM

    Ás vezes fico tonta e logo após da uma sensação de ansiedade e ânsia de vômito no estômago.O que é isto ?

  60. José Vilson Santa Rosa comenta:

    5 junho, 2008 @ 8:51 PM

    Olá, pessoal, gostei desta partilha sobre labirintite. Tenho quase 60 anos e também tenho o problema que se manifesta sempre depois da ingestão de vinho, de qualquer variedade. O vinho ajuda a melhorar a qualidade auditiva. Descobri por experiência própria que para evitar enjõo e crises mais graves, é só tomar dois ou três antiácidos evervescentes. Não tenho uma explicação lsegura para o caso, mas, acredito que há uma infuência recíproca entre as condições digestivas e o labirinto; que o antiácido consegue bloquear e proporcionar um grande alívio.
    Espero ter ajudado quem possui problemas semelhantes.
    Vilson – Salto – SP

  61. carmem comenta:

    14 junho, 2008 @ 11:25 PM

    oie tenho 33 anos e há um ou dois meses venho sentindo tonturas sem parar
    tanto deitada sentada ou em pé o que é isso? descubri que estou com verme
    cisto de entomoeba pode ser por isso essas tonturar ou um tomor no ceréblo
    me responda por favor pois tenho medo de ir ao medico
    tenho 6 filhos que precisam de mim e ñ quero morrer antes de velos crescerem
    obrigada!

  62. Luiza comenta:

    26 junho, 2008 @ 3:22 PM

    Olá , tenho 15 anos e ultimamente so sentindo muita dor de cabeça ,
    tontura e ansia de vomito , as dor de cabeça ja faiz mais ou menos 1 mês
    mais a tontura e ansia de vomito eu andei sentindo poucas vezes.
    ainda não falei pro meus pais mais …
    o que eu tenho ?
    me ajudem , muito obrigada

  63. paula comenta:

    27 junho, 2008 @ 6:10 PM

    olá tenho 43 anos e há 2 anos que vivo praticamente deitada sinto mts vertigens deitada quando me viro e em pé ao andar tenho desequilibrio tenho hiporreflexia no ouvido direito e no sistema Nervoso central tenho Isquemia fiz mais exames deu tudo negativo tou entre o Otorrino e o Neurologista sem me dizerem nada de concreto tomo Sibelium e Valium mas nao vejo melhoras o que posso fazer para conseguir ao menos andar

  64. Sueli comenta:

    1 julho, 2008 @ 8:03 PM

    olá Profº!!

    meu filho tem 19 anos, levei ele ao medico – otorrino hj e as queixas do meu filho é que ele de uma semana pra cá tem mtas tonturas diz que qdo esta dormindo e acorda o quarto roda…
    o otorrino descartou a labirintite, e disse que a artéria do pescoço está sendo comprimida (meu filho é mto alto) e pode ser “postura”…mas não disse mais nada e só pediu os exames: audiometria tonal limiar (via aérea/óssea), e imitanciometria.
    será o suficiente?
    e se não for, o que devo perguntar em termos de esclarecimentos para descobrir a causa da tontura?
    como argumentar?

    mto mto obrigada!
    estou ansiosa por uma resposta.

    PS: meu filho tem consulta marcada com um cardiologista para um diagnostico de sopro no coração….

  65. roserilda comenta:

    2 julho, 2008 @ 1:52 PM

    Por favor mim ajude Dotor, eu sofro de tontura áh um 2 anos e já naõ aguento mais com isso fico com a cabeça como se estivesse cheia de vento dentro e um desequilibrio como se eu estivesse saindo do lugar ou caindo para frente mas é so a sencação o que fazer Dotor ,já procurei o Neuro,o Otorrino e naõ deu nada estou com muito medo eu lhe pesso que medico devo procurar . Obrigado um beijo.

  66. roserilda comenta:

    2 julho, 2008 @ 2:07 PM

    Socorro já naõ aguento mais todos os dias acordo com tontura é um desequilibrio orrivel o meu coração bate forte já naõ sei o que fazer tenho a sencaçõa de que vou cair ou que estou saindo do lugar é como se o sofá da sala estivesse desabando com migo sentada nele,já fiz o ensame do labirinto é naõ deu nada já procurei oNeurologist já fizEEG SONO E VIGILIA , tomografia é naõ deu nadao medico disse que é vertijem ou por cauza da anci estou com um esparmo muscular e essa tontura. aguardo respostas

  67. aline comenta:

    4 julho, 2008 @ 3:12 PM

    oi. eu fui no otorrino hoje depois de varios exames detectou q tenho labirintopatia e uma infecção da laringe causada por bacterias e o doutor falou q eu vou ter q tomar 8 tipos de remedios para curar, será q é possivel essa cura doutor?
    ele disse q deu essa infecçao pelo fato q eu tive meningite com 6 meses de idade , hoje eu tenho 19 anos,me ajuda doutor .abraços

  68. sueli nunes dos santos comenta:

    12 julho, 2008 @ 4:01 PM

    Sinto tonturas a mais ou menos 12 anos,já fui em otorrino, neuro exames de sangue ja fiz todos,já tomei todos os remédios labirim,rivotril,lexotan,cinarizina,fluoxetina entre outros e não acabo nehum tratamento,desisto ,ainda por cima estou com panico, o que devo fazer quall o melhor remédio!!!!!sinto tonturas o dia todo não tenho uma vida social legal!!!!

  69. raone hessel comenta:

    23 julho, 2008 @ 2:51 AM

    ola doutor,minha mae teve uma queda e bateu com a cabeça na parede,ai cresçeu um galo,e imediatamente colocamos compressa de gelo o galo baixo depois de uns 4 5 dias mais baixo bem de um dia pro outro pois ficou muito grande,ai na parte que ela abteu que agora esta pequeno,caiu um pouco de seu cabelo,e começou a sentir tontura,e ansia,oque pode ser?
    obrigado desde ja

  70. CARLSON SILVA BARBOSA comenta:

    26 julho, 2008 @ 10:23 PM

    ola Doutor, meu nome Carlson, tenho 51 anos. apartir do dia 23/07/2008. estava eu
    dormindo, era +/- 3:00 da manhã quando acordei suando muito frio quando fechava os olhos viu tudo rodando muito estranho, quase não pude levantar da cama minha esposa mi ajudou até o banheiro para eu tomar um banho frio. fui fumante durante 36 anos, tem sete meses que parei de fumar, entrei para academia de ginastica e estou muito bem, tem um porem a duas semanas comecei a tomar um remedio para musculação remedio natural BCAA. estas tonturas continua quando eu abaixo a cabeça
    ou fico deitado na cama e fecho os olhos cinto as coisas rodando, que tipo medico faço uma consulta. fico no aguardo da vosso resposta, obrigado……………………

  71. Marinalva T. S. Paixão comenta:

    3 agosto, 2008 @ 6:19 PM

    Gostaria muito de saber se o medicamento vertix provoca aumento de peso. Se provoca, o que fazer para perder este peso? Estou perguntando porque depois de um tratamento o meu peso aumentou muito. Obrigado.

  72. GERALDA comenta:

    5 agosto, 2008 @ 12:30 AM

    DR.ARMANDO MIGUEL Jr. EU SINTO DORMENCIA NAS MÃOS E DO JOELHO PRA BAIXO, TAMBÉM SINTO ZUMBIDO, COÇEIRA E PRESSÃO NOS OUVIDOS.
    DESEQULÍBRIO NO CORPO, TONTURAS E ENJÔO.
    JÁ CAÍ 6 VEZES E SEMPRE DA MESMA FORMA: QUANDO VEJO JÁ ESTOU NO CHÃO, SEM DECIFRAR O TOMBO.
    TENHO ESQUEÇIMENTOS, COMO SE FOSSE UMS BRANCOS NA MEMÓRIA.
    O QUE É ISSO DR.?
    POR GENTILEZA ME ORIENTE!!!
    CONTO COM A SUA SOLIDARIEDADE.
    RIO, 05 DE AGOSTO DE 2008.

  73. Jaisson Cenci comenta:

    7 agosto, 2008 @ 2:54 PM

    Olá, recentemente tive uma crise aguda de labirintite, tonturas vertigem… Tomei vários medicamentos, cerca de 6 ou 7 e de nada adiantou. Tomei os medicamentos por tres meses e não melhorei, começei então a praticar exercícos… posso dizer com com 3 dias de academia, melhorei mais que os 3 meses de tratamento medicamentoso…

  74. Cássia comenta:

    11 agosto, 2008 @ 4:26 PM

    Boa tarde, há +ou- um ano venho sofrendo c/ essa sensação de desíquilibrio, ´não é
    uma tontura propriamente dita, é a sensação de que estou flutuando ( a cabeça boba),
    Tenho dificuldades qdo. saio de casa pois me parece que vou cair.
    Já fui no reumatologista que achou que fosse fibromialgia ( pois tenho muitas dores na região do pescoço e ombros ). Tomei medicamentos mas não adiantou. Recentemente
    fui num clínico geral que acha ser labirintite e me receitou VERTIZINE D E GINKO TAB, estou tomando à 10 dias, mas não senti melhora nenhuma.
    Gostaria de saber qto. tempo para o remédio começar a fazer algum efeito???
    Obrigada.

  75. Tânia Lima comenta:

    20 agosto, 2008 @ 7:20 AM

    Bom dia!.

    Em 2003 tive surdez súbita, fiz vários exames, mas nada foi diagnosticado.

    Atualmente convivo com o seus sintomas, zumbido, ´pressão no ouvido, tinitus, falta de concentração, irritação e cansaço todo o tempo.

    Quando tenho a crise completa tomo alguns remédios.

    Gostaria de obter mais informações sobre, se existe outro remédios, tratamento para fazer, médicos para eu me consultar que podem realmente me ajudar.

    Fico no aguardo de algum retorno.

    Obrigada,

  76. neide maria figueiredo coutinho comenta:

    5 setembro, 2008 @ 1:08 PM

    existe alguma erva para fazer chá para labirintopátia?

  77. alexandre comenta:

    10 setembro, 2008 @ 10:44 AM

    Bom dia.
    Me chamo Alexandre, gostaria de uma opinião de alguém que passa por algo parecido ou especialista. Tenho 36 anos. A questãode 7 meses, tive uma espécie de tontura, mas que sinto principalmente quando estou parado em pé (numa fila por exemplo), sinto que vou cair, muitas vezes faço pequenos movimentos para poder retomar o equilibrio, nesta época começei a fazer mais exercícios aeróbicos e dieta, e percebi grande melhora. Só que já fazem 3 meses que parei com os exercícios e para piorar, tenho dormido muito pouco a noite (cerca de 4 a 5 horas por noite), e percebo que os sintomas estão voltando. Será que isso chega a ser um disturbio no labirinto ou está mais associado a stafa / stress….
    Grato.
    Alexandre

  78. ana maria comenta:

    16 setembro, 2008 @ 11:17 AM

    neste momento estou em crise e tomo todas as noites rivodrio estave ótima e agora com medo de tudo tenho 62 anos e o meu caso é cronico.vou a minha m~edica mas muitos acham que é espiritual estou no centro vamos ver.

  79. ryan dos sanntos comenta:

    25 setembro, 2008 @ 9:41 AM

    tenho muitas tonturas o que fazer obrigado

  80. Wilson comenta:

    28 setembro, 2008 @ 7:46 PM

    Prezados Senhores,

    passei 28 dias internado para tratamento de Endocardite Bacteriana. Entre outros antibióticos tratei com gentamicina. Tenho alergia à penicilina. Desde a última semana do tratamento estou com tontura. Já fui a um otorrino, fiz os exames solicitados que tiveram resultado normal. O que fazer? Devo procurar outro médico de outra especialidade? Sei que a tontura pode ser causada pelos antibióticos utilizados no tratamento da endocardite. Tem cura?

    Atenciosamente,

    Wilson

  81. Andréia Santana comenta:

    29 setembro, 2008 @ 2:35 PM

    Há alguns meses eu ando inclinando o corpo pro lado esquerdo. Como se eu estivesse bêbada!
    Ando certinho, daqui a pouco, começo a andar pro lado esquerdo, não consigo andar em linha reta.
    Isso começou depois de um desmaio que eu tive na rua, em uma loja.
    Ai todo lugar que eu vou começo a achar que estou passando mal e que vou desmaiar.

    O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO? DEVO MARCAR UM NEUROLOGISTA?

  82. Andréia Santana comenta:

    29 setembro, 2008 @ 2:38 PM

    Boa tarde!
    Há alguns meses eu ando inclinando o corpo pro lado esquerdo. Como se eu estivesse bêbada!
    Ando certinho, daqui a pouco, começo a andar pro lado esquerdo, não consigo andar em linha reta.
    Isso começou depois de um desmaio que eu tive na rua, em uma loja.
    Ai todo lugar que eu vou começo a achar que estou passando mal e que vou desmaiar.

    O QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO? DEVO MARCAR UM NEUROLOGISTA?

  83. elisabete comenta:

    22 outubro, 2008 @ 11:19 AM

    gostaria de saber ganto tempo atura uma crise de labirintite ja faz mais de um mes estou tomando vertizine d e dramin b 6 e nao adianta nada acordo de madrugada passando muito mau nao vejo as coisas rodarem a minha cabeça e que roda nao posso abaixar nem deitar durmo sentada e estou desquilibrada. GRATO .

  84. elisabete comenta:

    22 outubro, 2008 @ 11:23 AM

    gostaria de saber ganto tempo atura uma crise de labirintite ja faz mais de um mes estou tomando vertizine d e dramin b 6 e nao adianta nada acordo de madrugada passando muito mau nao vejo as coisas rodarem a minha cabeça e que roda nao posso abaixar nem deitar durmo sentada e estou desquilibrada. GRATO .mandei o email erado e beti nao bete

  85. caroline raquel comenta:

    24 outubro, 2008 @ 11:03 AM

    faz mais de tres anos que estou com tonturas de vez em quando me sinto mal o medico clinico geral passou pra min fazer um raio-x da face e viu que eu estava com labirintite e passou vertix e esse mesmo o remedio serto?

  86. alexandro marques jesus comenta:

    4 novembro, 2008 @ 1:49 PM

    a mis ou menos um ano sinto tontura ,ao mudar de posiçao ,ao me levantar.
    minha cabeça fica pesada o que pode ser?nunca fiz exame do labirinto

  87. ROSA PURO comenta:

    12 novembro, 2008 @ 8:31 AM

    não existe alguem neste site que possa dá informação cientifica sobre os problemas mencionados?

  88. FUED NACIFF comenta:

    12 novembro, 2008 @ 9:13 AM

    Aos 45 anos, senti pela primeira vez tonturas ao tentar levantar da cama pela manha, como se tivese perdido o centro do corpo, e persisitiram durante todo o dia,me falaram de labirintite, mas lendo esta pagina vi que não tive os sintomas de dor ou zumbido no ouvido (nada no ouvido) , o que pode ser.

  89. Bianca' comenta:

    30 novembro, 2008 @ 2:28 PM

    Olá !

    Tenho apenas 17 anos.
    Há um tempo atrás fui num park, e andei num brinquedo chamado “Kamikaze”. Depois desse dia passei a sentir a cabeça pesada, sensações de desmaio, tonturas e palpitações. Mas sempre tive muita ansiedade. Só que antes sempre ia nesses brinquedos e nunca passei mal. Poderia me ajudar? Alguma opinião?

    Acabei de fazer exame do ouvido, mas não constou nada.
    O que pode ser ?

    Beijos.
    Espero ao menos ter uma resposta !

    Obrigada a todos vcs !

  90. elaine comenta:

    15 dezembro, 2008 @ 9:57 PM

    oi! JA TEM UM ANO E MEIO QUE VENHO TRATANDO DE LABIRINTOPATIA,TENHO FALENCIA NO OUVIDO ESQUERDO,SEI QUE ISSO JA ME PREJUDICA, MAS TENHO FEITO TODO O TRATAMENTO NECESSARIO E NAO ME SINTO BEM TODOS OS DIAS. A CRISE FORTE FOI CONTROLADA MAS ME SINTO ZONZA,O ESTOMAGO FICA ENJOADO ,NAO MELHORO MESMO TOMANDO REMEDIO 2X POR DIA (TEBONIN 120).

  91. EDSON MOREIRA DE AVELAR comenta:

    17 dezembro, 2008 @ 8:13 PM

    Senhores,
    Na ultima audiometria que fiz, a seis meses atrás, apresentou uma redução na qualidade auditiva.Desde então começou a aparecer um ZUMBIDO, initerrupto coisa assim de sentir somente quando estou em um ambiente que não se nota muito barulho. Até então não sinto nada, nem dor de ouvido, etc, etc. Porém foi consultar um
    médico otorrino, pela primeira vez, só para xecar o que seria este ZUMBIDO. (tenho 57 anos). êle solicitou outro exame de audiometria, só para atualizar-se. O resultado foi satisfatório, porém foi receitado o medicamento VERTIX. 01 CIX COM 50 cmprimidos. Ingeir uma cápsula noite antes de dormir.
    Nos depoimentos acima, este medicamento foi consumido e sem nehuma satisfação clinica. Não tenho sitomas de Labirintite. DEVO SEGUIR AS PRESCRIÇÕES MÉDICAS??

  92. claudia oliveira silva comenta:

    17 janeiro, 2009 @ 6:35 PM

    Olá, Dr.
    Tomei Vertix para laberintiti e em 3 meses ganhei 11 kilos, estou completamente inchada.
    Gostaria de saber como fazer pra voltar ao meu peso normal?
    muito obrigada,
    Cláudia

  93. GILZA comenta:

    11 fevereiro, 2009 @ 12:32 PM

    EU NÃO SEI MAIS O QUE FAZER , MAL SAIO DE UMA CRISE ENTRO EM OUTRA PIOR.POR FAVOR QUEM SOUBER DE ALGUMA MANEIRA DE ACABER COM A LABIRINTITE ME AVIZE. MUITO OBRIGADA.

  94. Carlos Alberto comenta:

    12 fevereiro, 2009 @ 1:01 PM

    Dr.
    Já algum tempo sinto-me cansado em alguns instantes tonto, me sobe a pressão e parece que vou desmaiar, à 5 dias sofri um acidente de carro e bati minha cabeça, fui ao médio e fui examinado que nada grave sofri no meu trauma, mas agora tenho muita tontura, minha cabeça parece que vai explodir de tanta pressão e em alguns momentos enjoo, ainda não fiz o exame mas gostaria de um diagnóstico prévio do DR.

    obrigado
    Carlos

  95. fatima comenta:

    12 fevereiro, 2009 @ 2:52 PM

    Ola
    Há mais ou menos 30 dias comecei a ter tonteiras,ao levantar,fico tonta ,com enjoo,minhas mâos coçam demais principalmente a noite e ficam vermelhas ,as vezes transpiro tanto,que molha minha cabeça,oe una sensaçãoi horrivel, fico tonta ao deitar , levantar uma sensação horrivel,as vezes acordo a noite com minhas maos dormentes,me elevanto para ir ao banheiro e quase caio,de tãoo tonta que fico.
    Tenho 51 anos,pressão controlada e nunca havia me sentido assim,não sinto zumbido nos ouvidos, mas hoje não consegui me equilibrar nas pontas dos pés.
    Gostaria muio de sua opinião
    Fatima Milagres

  96. JOSENITO CHAGAS RAMOS comenta:

    13 fevereiro, 2009 @ 8:28 AM

    EU TENHO LABIRITITI A MUITO TEMPO SO PASSAVA QUASE 10 ANOS SE ELA MIM ATACAR
    ULTIMAMENTE ELA VEM MIM CAUSANDO VARIAS TONTISE MIM ENSINARAO QUE EU TOMASSE CHA DE CEBOLA VERMELHA QUE E MUITO BOM MAIS SO QUE EU ACHO QUE NAO ESTA RESOLVENDO MAIS QUE REMEDIO E BOM PARA A LABIRITITI MIM AJUDE POR FAVOS

  97. Luana comenta:

    4 março, 2009 @ 3:32 PM

    Olá .
    A alguns meses tenho umas tonturas fortes tambem so que no meu caso eu não consigo mais sair na rua passei por um Otorrino estava sendo medicada com verotina que é um Anti-depressivo , Mais o remedio so me fez piorar achei que era uma labirintete mais nada foi provado pois fiz exames : Passei com a Fono e fiz Uma Audio metria , e fiz curva clisemica
    E senti poucas melhoras de uns dias para ca .
    Ouqe foi relatado é sindrome do panico ( Tensão dos nervos )
    agora vou procura um psiquiatra .
    Perdi a fome … agora estou me alimentando bem graças a Deus
    Força para todos aqueles q passam por esses tipos de tonturas pois sei o quanto é péssimo .
    Se alguem solber de algo sobre essas tonturas ou indicaçoes de medicos ficarei grata
    Luana 20 anos

  98. Maria José comenta:

    9 março, 2009 @ 6:15 PM

    Oi pessoal! estive lendo alguns comentários.
    Gostaria de deixar aqui minha experiencia, com este grande mal.
    Eu também sofro com essas tonturas e vertigens, mas já notei, que agrava
    somente quando estou preocupada e anciosa. Quando não tem jeito de escapar das preocupações tomo ginko biloba e melhoro bastante.
    Vamos tentar deixar as preocupações…de lado.
    Espero ter ajudado.

  99. marlene comenta:

    13 março, 2009 @ 8:39 AM

    oii gostaria de saber qual é o meu problema talvez alguem consegue me ajudar.Sinto tontura ,olhos cansados,cabeça pesada falta de ar indisposição pra fazer qualquer coisa ,já fui no otorrino fiz tudo que ezame e o médico disse que eu tenho só alergia.Fui no neuro fiz tomografia e tambem nâo deu nada nâo sei o que fazer nem onde ir pois já convivo a anos com esse problema que só está aumentando com o passar dos anos.Não sei o que fazer se alguem puder me ajudar por favor ,muito mas muito mesmo OBRIGADO.

  100. fernanda valeriano comenta:

    22 março, 2009 @ 5:55 PM

    Olá, eu gostaria que alguém me ajudasse com meu problema faz uns 5 meses que eu estou com um problema desagrádavel sinto muita tontura já fui a vários tipos de médicos passei pelo otorrino expliquei pois tenho uma perfuração do lado direito do ouvido faz sete anos pois acho que pode influênciar, a Dr disse que é o labirinto também passei pelo neuro ele pediu um eletro da cabeça e exames de sangue os resultados não deram nada gostaria que alguém me ajudasse com meu problema.Gratifico pela atenção.

    Fernanda 28 anos

  101. José Algevan comenta:

    23 março, 2009 @ 6:33 PM

    tenho 43 anos, tenho uma tontura a oito anos, recentemente fui ao médico fiz os exames e foi constatado que tenho sindrome vestibular periférica irritativa. Já tomei todos tipos de remédios o ultimo que estou tomando chama-se PENTOXIFILINA, já são 3 caixas que a dotora passou para tomar em 60 dias, e até o presente momento não sentí melhora. Essa tontura é como se eu estivese dentro de uma canôa no rio. Por favor, digam algo sobre isso.

  102. BetildeNepomuceno comenta:

    4 abril, 2009 @ 8:43 AM

    O meu marido de repente começou a sentir tonturas. Ele nunca teve isso e o que é estranho, é que ele vem se submetendo a um tratamento de insificiencia renal, e tem acompanhado o regime de forma quase radical. O stress pode causar tonturas? Ele está um pouco estressado. Muito obrigada.

  103. BetildeNepomuceno comenta:

    4 abril, 2009 @ 8:45 AM

    O meu marido de repente começou a sentir tonturas. Ele nunca teve isso e o que é estranho, é que ele vem se submetendo a um tratamento de insificiencia renal, e tem acompanhado o regime de forma quase radical. O stress pode causar tonturas? Ele está um pouco estressado. Muito obrigada.
    Nunca entrei nessa página, a não ser outra pessoa com caso parecido.

  104. genivaldo martins comenta:

    5 abril, 2009 @ 1:54 PM

    0lá, meu sogro tem 48 anos, e alguns meses começou a sofrer de labirintite, se consultou
    mais não está satisfeito com oresultado. Preooucupado nao quer mais tomar osmedica –
    mentos receitado. Gostaria de fazer algo por ele, quais os conselhos recomendados?

  105. Andriele Costa comenta:

    6 abril, 2009 @ 9:58 AM

    Há algum tempo, tenho tido tonturas, meu ouvido parece tampado, sinto muita fraqueza nas pernas, tem momentos em que parece que o braço adormece, aí tenho que ficar abrindo e fechando a mão para ele voltar ao normal. Também tive tonturas onde a minha vista apagava, nada que durasse muito tempo. Tenho muito enjoo quando viajo também. O que pode ser isso?

  106. Maria comenta:

    12 abril, 2009 @ 9:01 PM

    Olá, Eu a alguns dias tomei um antibiótico (azitromicina diidratada) tomei apenas 4 comprimidos um por dia. No dia que tomoria o quinto acordei com o ouvido esquerdo tapado com zumbido e vertigem, fui no Ps, tomei dramim b6 no soro mas não resolveu, fui ao otorrino , tomei varios medicamentos , mas até agora nada, tenho certeza que foi reação desse antibiótico, nunca sentí nada dessa natureza, ao ler a bula diz exatamente o que sinto nas reações adversas, e diz que esse medicamento deve ser administrado com precaução… eu pergunto, vou voltar a ouvir?…e esse zumbido, não aguento mais… alguem me ajude.. DR .. fale comigo!

  107. RITA DE CASSIA DE OLVEIRA comenta:

    19 abril, 2009 @ 6:03 AM

    BOA NOITE.Dr. Armando Miguel Jr TENHO MUITO TEMPO QUE VENHO SOFRENDO COM MUITAS , DORES NA CABEÇA ,PASSEI PELO MEDICO MAIS AINDA NAO RESOLVEU , O MEDICO ME DIZ QUE PODERIA SER UMA DOENÇA COM ZUMBIDO OU LABIRINTOPATIA OK POSSO FAZER TEM ALGUM REMEDIO PARA ESSA DOENÇA…….JA PASSEI PELO MEDICO ,NAO TENHO LABIRINTITE ELE ME DISSE QUE POSSA SER, LABIRINTOPATIA DO QUE POSSA TER VINDO ESSA DOENÇA. OBRIGADO PELA ATENÇAÕ

  108. Paulo José comenta:

    21 abril, 2009 @ 6:28 PM

    Olá Dr.
    Espero que consiga me dar uma luz…
    Tenho 28 anos e sempre fui muito ativo, gostava de sair, tudo que um jovem gosta de fazer.
    faz uns 3 anos que venho me sentindo estranho.Depois de tomar cerveja com uns amigos voltei para casa e no dia seguinte senti muita tonteira, pensei que fosse por causa da bebida e não dei muita importancia, mas com o passar dos dias minha cabeça ficou esquisita, tipo pesada sei lá, zonza, desconfortável…mas a tonteira forte passou, fiquei com indisposição(não gosto mais de sair, beber etc….)quando saio quero logo voltar para casa, sinto umas dores no corpo, nesses 3 anos tive 3 vezes a tonteira forte mas passa só fica os outrs sintomas. Isso tudo começou depois que perdi meus familiares e estou sozinho, me casei mas os sintomas não passam, será que pode ser depressão tb?
    obrigado e parabens pelo excelente site….aguardo resposta
    abraços

  109. maykson cardoso comenta:

    28 abril, 2009 @ 9:44 AM

    olá, tenho 30 anos, comecei a fazer musculação e durante os exercícios percebo que fico como se meus ouvidos ficassem tapados, não sei o que fazer, alguma recomendação?
    parabens pelo excelente trabalho e obrigado desde já.

  110. cintia tessaro comenta:

    29 abril, 2009 @ 9:59 AM

    olá, tenho 22 anos, em setembro do anos passado tive crises de labirintite, com orientaçao medica iniciei o tratamento, usei vertix, desde entao tive um aumento de pesso , isso e normal?pode ser um efeito colateral da mecadicaçao? nao consigo mais perder pesso!!!!! nao sei o que fazer!! aguardo resposta.

  111. josefa monica comenta:

    4 maio, 2009 @ 12:00 PM

    a 4meses eu tive uma crise muito grante de tontura a casa parecia que ia afuda fiquei os quise dias assim fui ao medico e ele passou cronazepan para mi este remedio e efecas para o tratamento por favor mi emvie resporta

  112. Adriana comenta:

    6 maio, 2009 @ 12:52 PM

    Dr. Ultimamente estou me sentido estranha, qdo movimento a cabeça sinto uns estalinhos tipo areia atraz da cabeça que está me incomodando ja acordo com isso….fica o dia inteiro assim as vezes tenho forte dor de cabeça com uma certa pressão …o que pode ser?? Fiz radiografia da coluna pois o medico da empresa achava que podia ser da coluna mas não deu nada::: estou com medo

    fico no aguardo de uma resposta e desde já agradeço

  113. Adriana comenta:

    6 maio, 2009 @ 12:54 PM

    Ultimamente estou me sentido estranha, qdo movimento a cabeça sinto uns estalinhos tipo areia atraz da cabeça que está me incomodando ja acordo com isso….fica o dia inteiro assim as vezes tenho forte dor de cabeça com uma certa pressão …o que pode ser?? Fiz radiografia da coluna pois o medico da empresa achava que podia ser da coluna mas não deu nada::: estou com medo

    fico no aguardo de uma resposta e desde já agradeço

  114. Raquel comenta:

    7 maio, 2009 @ 11:37 AM

    Tenho labitrintite desde os 15 anos, hoje estou com 23 e tenho um zumbido permanete durante esse tempo, além disso tive uma quena na audição esquerda de aproximadamente 40%, mas não escuto nada devido ao zumbido que dificulta a passagem do som. Durante esse tempo fui a diversos médicos e fiz exames dos pés a cabeça, mas nenhum descobriu o que me causou só dizem quem uma área do meu ouvido foi afetada de forma irreversível. Não tenho tonteiras a algum tempo, mas no inicio ia parar no hospital com crises agudas, esse zumbido me atrapalha muito e não sei o que fazer, já fui aconselhada a colocar um aparelho auditivo, mas ficona dúvida pois nunca tive uma resposta convincente em relação ao problema. O meu maior medo é que aquelas crises voltem a contecer já que a sua causa não foi confirmada. Não tomo medicamento pois não faziam efeito algum. Não sei como proceder e gostaria de saber se existe algum tratamento alternativo para o zumbido.
    Aguardo resposta.

  115. Rosângela comenta:

    8 junho, 2009 @ 8:58 AM

    Tenho 47 anos e desde os meus 33 tenho tonturas.Fiz vários exames, um otorrino dise que eu tenho sindrome de meniere ,fiz tratamento que pra falar a verdade o resultado deixou a desejar.mudei de medico e fiz outros exames e ele me disse que eu tenho intolerância a glicose e que isso tambem associado a outros fatores desencadeava a crise.Conclusão ,pratica de exercícios(alongamento),NADA de açucar(só consumo alimentos com adoçante, com moderação)moderação também com cafeína e os refrigerantes,mesmo sendo diet, melhorou e muito minha qualidade de vida. tenho crises ,mas se tornaram espaçadas e mais leves.No começo foi dificil abandonar os alimentos com açucar,principalmente quando eu ia em festas,era um pouco anti social,reijeitar os docês querer só refri diet e quando não tinha tomova agua.MAS LHE GARANTO QUE VALE A PENA.Hoje em dia graça a Deus , temos várias opções no mercado .Hoje se eu comer 1 g sequer de açucar fico tonta,Não sei se é psicológico, mas prefiro não arriscar.

  116. Luciano freitas de souza comenta:

    8 junho, 2009 @ 6:15 PM

    sou motorista de onibus, e esses dias al dirigir tive a senasaçao que o onibus iria tombar isso aconteceu em 3 dias diferentes fui no medico e os primeiros testes ñ apontou laberintite e ele mandou que eu fisece 2 exames aldiometria e veng só que eu ainda ñ consegui fazer, gostaria de saber se tem algum remedio que eu possa tomar de imediato, por favor me ajude.

  117. Aline comenta:

    8 junho, 2009 @ 9:43 PM

    Olá Dr. Armando! Peguei hj meu resultado do exame, que deu sindrome vestibular perif. irritativa. Estou muito preocupada, pois faz 25 dias que estou muito tonta, as vezes com pressão no ouvido, sem equilíbrio e com hipotensão. Tomo Labirin 24mg de manhã e noite, mas não tenho obtido resultados. Qual a melhor opção de tratamento e qual a possível causa? Obrigada.

  118. Valentin comenta:

    17 junho, 2009 @ 8:38 PM

    Tenho 49 anos. Estou sofrendo de tontura e mal-estar a mais de 10 anos. Já fiz tratamento de síndrome de pânico, ansiedade (tomei olcadil, alplazolan, citalopram,anafranil e outros que não me recordo o nome) e de labirintite (tomei labirin, vertix e vertigium), porém a torntura me incomoda demais, atrapalha meus estudos e meu trabalho, vejo que não tem mais saida. Notei que ela me ataca quando fico nervoso, agitado ou quando fico irritado por besteira. Essa tontura acompanhada de mal-estar me acompanha diariamente. Tenho medo de cair e apagar quando tenho as crises. Na verdade o que alivia ou melhora um pouco é quando tomo o vertigium. As vezes dá um efeito contrário esse medicamento. Aí salve-se quem puder. O pânico ataca geral. Já fui em vários médicos (otorrino), psiquiatras e o problema continua. Simpatia já fiz, com folhas de manga. Frequentei igrejas. Fiz correntes. Nada funcionou. Tenho vontade de consultar com Pai de Santo. O que vocês acham?

  119. Dra. Carla comenta:

    18 junho, 2009 @ 6:02 AM

    Bom Dia.
    Gostaria de deixar claro aqui que o paciente com tontura deve procurar também um Otorrinolaringologista que é o especialista na área do labirinto e tem ferramentas diagnósticas e terapêuticas apropriadas para tal sintoma.

    A disposição

    mleghan@yahoo.com.br

    Dra. Carla

  120. selma comenta:

    20 junho, 2009 @ 12:13 AM

    ola!!! eu tenho os mesmos sintomas que vcs ..é horrivel a perca de equilibrio ,,,nas minhas crises eu acordo gritando pelo fato de eu me virar dormindo e acordar com uma violencia brusca de tontura ,,,eu ja tomei vertix….vertigium…etc e nada resolveu..eu estou ficando preoculpada por medo de um tumor sei la …espero que um dia a medicina encontre uma cura pra esse mal …porque sem o equilibrio nao somos nada …..beijos a todos e fiquem com deus ….

  121. rita de cássia comenta:

    27 junho, 2009 @ 6:07 PM

    Olá pessoal, todos voces que tem este problema, mas eu tambem tenho labirintite.
    Tenho uma solução para voce não cair ao sentir tontura, tudo girando.Olhe diretamente à um ponto fixo em sua frente e continue olhando, que a tontura logo passa; faça isto toda vez que começar a tontura.
    Espero que possa ajudar com esta informação, foi uma média que falou para minha irmã.
    obrigada.

  122. Michelle comenta:

    4 julho, 2009 @ 3:16 AM

    Tenho 31 anos e nunca tive vertigens na vida, mas fiz uma cirurgia na perna para retirada de um lipoma e, após uns 3 três dias do procedimento, comecei a ter vertigens, no início leves, mas que foram piorando muito. Fico pensando que possa ser intoxicação pela anestesia peridural que tomei, o que me preocupa muito, visto que o problema tem se agravado com o passar dos dias(já estou na terceira semana de pós-cirúrgico e não consigo dormir porque quando deito piora 100%!) e agora mal consigo escrever estas palavas. Fiz exame no otorrino e deu tudo normal. O que devo fazer então?

  123. Laura M. comenta:

    4 julho, 2009 @ 12:18 PM

    Olá. Esta manhã passei por um inconveniente nunca ocorrido. Acordei com uma tonteira sem igual. As coisas rodavam sempre da direita para a esquerda, como se estivesse bêbada. Estava suando e trêmula. O enjôo então nem se fala. Nem consegui levantar para ir ao banheiro. Fiquei bastante assustada, mas depois de muito tempo consegui dormir de novo e acordei bem. Parece que estou meio lenta. Tenho muita rinite/sinusite, especialmente no inverno. E também estou passando por um período de estress. Isso é labirintiti? Devo ir em que médico: um neuro ou um otorrino? Obrigada e parabéns pelo blog.

  124. Deivid comenta:

    30 julho, 2009 @ 2:09 PM

    Ola tenho 28 anos e ha 2 anos comecei a gerenciar uma loja .. e isso tem me causando muito estress no meu dia dia, agora fazem uns 6meses q estou sentindo tonturas, enjoo e um desconforto na cabeça muito grande .. fui ao medido e fiz uma bateria de exames e ele me disse q era laberintite .. me receitou vertix e tbm labirin .. tomei 1 mes e dei uma melhorada .. agora voltei a ficar ruim .. será q vou ter q tomar esse remedio a vida toda?? vou fazer um teste com esse tal de VERTIZINE D alguns dias pra ver se ha melhora .. nao consigo me concentar mais .. estou ficando louco …..

  125. paulo fogaça kokovich comenta:

    6 agosto, 2009 @ 9:16 AM

    óla há uns 4 dias tenho acordado tonto meio zonzo, e essa tontura começa a passar a noite lá pelas 7 horas começo a ficar siente novamente, mais é só eu dormir que no outro dia acordo completamente tonto e zonzo, séra que vcs poderiam me dizer mais ou menos qual meu problema.
    OBS: fiz uma consulta é o medico me disse que era labirititi e me receitou um medicamento, porem este não esta fazendo efeito.

  126. mariana moura comenta:

    23 agosto, 2009 @ 10:17 PM

    Olá,
    Meu nome é Mariana, tenho 27 anos. Um dia acordei pela manhã e tudo girava pro lado direito.
    Fui no médico que me disse que eu estava com labintopatia, tomei soro na veia e ñ melhorou.
    Me receitou vertix e dramin, ñ melhorei nada, o qeu devo fazer? Sinto ânsia e dorr de barriga e lombar como se fosse côlica.
    Sou muito stressada.

  127. graciele comenta:

    3 setembro, 2009 @ 11:58 AM

    oi a mais ou menos 20 dias atras me senti tonta .com vontade de fazer vomito fui ao medico ele receitou labirin e meclin mas ainda me sinto tonta , e com muita anciedade e ai vem a tontura será que tenho labirintite como diagnosticar certo quem devo procurar.

  128. Renato Fava Martelli comenta:

    4 setembro, 2009 @ 12:32 PM

    Olá,
    Tenho 37 anos, e a algum tempo venho sentindo um pouco de tontura, mas os sintomas se agravaram e acabei indo para o pronto soocorroooo tomar soro, fui atendido como um bebum.Já era madrugada e o medico achou que eu estava bebado(acredito eu), já estou afastado do trabalho a uma semana, e ainda sinto tontura.
    Fui a um clínico que me receitou Cinarizina por 2 meses e omeprazol por 15 dias(não tomei), fui a um ottorrino, este me receitou meclin, pois alegou que a cinarizina não é muito legal e tem alguns agravantes no sistema nervoso.
    Estou tomando meclin, mas ainda não me sinto muito bem, pois tenho muito sono , dificuldade de interpretar as coisas e pareço estar flutuando(será sintoma do remédio?)
    Muito esclarecedor estes comentários, pois pude ver quais são os sintomas e que uma semana de afastamento no trabalho não é nada perto do que outrtas pessoas já passaram.

    Muito Obrigado

  129. naza comenta:

    29 setembro, 2009 @ 1:58 PM

    tenho uma coceira imsurpotavel ela ataca quase sempre.coça tato que eu naum sei o que faezer fui no medico disse naum tenho nada.sinto a lateral do ouvido inchada quando começa a coçar eu tenho que parar de coçar se naum acabo ferindo a lateral.. me ajudem…

  130. marcia comenta:

    30 setembro, 2009 @ 12:52 PM

    ola boa tarde

    tenho 38 anos e algum tempo venho sentido tontura fui no médico, é passou o remédio chamado vertix fiz alguns exame onde deu sindrome vestibular periférica irritativa o que significa isso, alguém pode me esclarecer.
    desde já obrigada.

  131. fco rege de siqueira comenta:

    4 outubro, 2009 @ 9:14 AM

    salgueiro 04 -10-09
    ola dotor tenho 47 anos,
    a quize anos atras tive uma crise de labirititi,e tomei stugerom,fiquei bom,mais voutei a ter
    tonturas quando ando,não sinto nen dormindo e nem quando estou dirigindo.estou tomand
    o o remedio labirim de 16 milg,e não estar sugindo efeito o que devo tomar ou fazer.

    agradeço desde já o grande medico que é e tenho serteja que vai
    ajudar até mais e tenha um bom dia.

  132. enivaldo teixeira comenta:

    17 outubro, 2009 @ 7:01 AM

    tenho vertige ao andar de noto a partir de 40 kil a sensaçaode andar na muvem o chão parece gelo e o vento no ouvido me deixa de passageiro sinto k a noto so vai para a esquerda ja tomei vertix e ñ resolveu ñ posso ouvir o barulho do vento e sinto k vou cair ja de carro ñ tenho esse problena
    ME AJUDE POR FAVOR ADORO ANDAR DE NOTO;;;;;;; TENHO 35 ANOS

  133. Marisa Ap. SAragiotto comenta:

    18 outubro, 2009 @ 9:40 AM

    Boa tarde aos médicos e aos internautas.
    Meu nome é Merisa, tenho 42 anos e há uns 2 meses comecei sentir tonturas ao levantar e ao deitar. Procurei um médico que me disse ser Sindrome de menìere. Receitou-me Vertizin, mas tomo só metade pois, o remédio me deixa completamente “grog”. Há uns 2 dias comecei sentir os sintomas novamente. O que será isso?
    Um abraço e espero uma resposta confiante para meu problema.

  134. Deivid comenta:

    19 outubro, 2009 @ 5:51 AM

    não entendi !! o q é andar ‘NOTO’ ???

  135. Patricia comenta:

    26 outubro, 2009 @ 7:08 PM

    Ola boa noite
    Eu senti a primeira tontura há mais de dois anos, desde então tem sido frequente, não tenho crises, mas sinto tonturas todos os dias. Começou do nada e está atrapalhando muito a minha vida.
    Iniciei o tratamento tomando labirin e depois mudei pra vertizine d, mas não senti nenhuma melhora. Devo consultar outro especialista?

  136. Deivid comenta:

    27 outubro, 2009 @ 8:18 AM

    Eu procurei um otorrino .. eu usava NEOSORO diariamente e e tinha uma casquinha dentro do meu ouvido precionando meu timpano .. ae ele fez uma lavagem e me receitou NASONEX para o nariz e estou tomando VERTIZINE D .. segundo ele .. com tudo isso me causou uma labirintopatia .. resumindo .. agora nao estou ficando mais tonto e respido normalmente .. coisa q nao fazia ha anos .. heheheheh .. boa sorte a todos !! soh uma coisa .. uma dica !! procure um especialista !!

  137. jonathan gomes comenta:

    4 novembro, 2009 @ 5:06 PM

    ha 2 meses atras comecei a sentir umas tonturas fui ao medico ja tomei labirin vertix minha cabeca esta leve e doi moderadamente mas nao presciso tomar remedio tire minha duvida pq quando jogo futebol nao tontura nenhuma aguardo resposta

  138. Diná comenta:

    4 novembro, 2009 @ 8:08 PM

    Meu filho queixa-se frequentemente de tontura e fraqueza. Já fizemos vários exames, inclusive tomografia, pois ano passado ele costumava ter uma espécie de desligamentos da realidade, mas sem desmaiar.Também tinha crises de choro inexplicáveis. Graças a Deus, esses sintomas já passaram, mas continuam as tais tonturas e fraquezas. Ele se alimenta bem, lancha bastante. Tem 9 anos, está com 43 quilos. Hoje, já deitado para dormir ele disse: “Mãe, minha cabeça está parecendo uma garrafa girando. Parece que eu estou bêbado.” Gostaria de saber a que médico devo levá-lo e que exames devem ser feitos para diagnosticar o que ele tem. Ah, ele sempre tem um catarro no peito, mesmo quando não parece estar gripado. Percebo quando ele tosse perto de mim. Por favor, me oriente.

  139. Raoni Nery comenta:

    13 novembro, 2009 @ 3:30 PM

    Dina, nao sou medico mas seu filho pode estar com sinusite e isso pode estar causando a vertigem nele. O catarro da sinusite acaba se depositando na Tuba auditiva e surgem os sinais. A fraqueza e os choros podem ser sintomas psicologicos da vertigem. Quando a pessoa fica se sentindo tonta, sua seguranca diminui assim como a disposicao para fazer os movimentos.

    Procure um otorrino e peca um raio x dos seios para-nasais ou tomografia para-nasal para investigar a SINUSITE.

    Muitas vezes a sinisute nao causa catarro verde e nariz escorrendo entao fica possivel o diagnostico apenas com esses exames..

    espero ter ajudado

  140. Raoni Nery comenta:

    13 novembro, 2009 @ 3:36 PM

    Boa noite, tenho 23 anos e a 2 semanas comecei a sentir vertigens. No comeco era uma leve falta de equilibrio mas 3 dias depois tive uma grande crise e entrei em panico. Fui para o hospital com pressao alta ( devido ao nervosismo) e nenhum medico suspeitou de nenhuma vestibulopatia. Nos dias seguintes senti dor no pescoco, torcicolos e um pouco de formigamento nas maos e dedao do pe. Estou ainda investigando esses sintomas com diversos especialistas. Acredito estar com algum problema relacionado a Cervical mas nao dispenso tambem um pre diagnostico de sindrome de meniere. Minha pressao nunca mais subiu.
    Atualmente tenho me sentindo meio pra baixo. Mas sempre fui uma pessoa muito extrovertida e bem humorada.

    Nos dias que antecederam minha crise estive muito nervoso e preocupado e acredito que tambem possa ter relacao com estresse. alguem ja teve algum quadro parecido com o meu?

    estou postando aqui mais como um alivio, vendo que nao sou o unico a sofrer desse terrivel mal da vertigem.
    Eh um problema serio que precisa ser investigado e nunca ignorado.
    Li em outro site que grande parte das labirintopatias sao de causas perifericas e quase sempre trataveis.
    Por isso nao se desesperem. facam todos os exames necessarios.

    Abracos

  141. MARIA CLARA comenta:

    24 novembro, 2009 @ 5:29 PM

    BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER A MEU RESPEITO,SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO JA FAZ 05 MESES E BATI A CABEÇA TIRARAM A CHAPA NO HOSPITAL E NÃO CONSTOU NADA,MAS TALVEZ TENHA FICADO SEQUELA,PQUE NA HORA QUE ME DEITO SINTO TONTURA NÃO SINTO DOR DE CABEÇA SOMENTE ESSA TONTURA E ÀS VEZES EM PÉ TBEM GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO FAZER QUAL MÉDICO PROCURAR OTORRINO OU NEURO POR FAVOR ME DÊEM UMA POSIÇÃO. OBRIGADA . MARIA CLARA

  142. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    24 novembro, 2009 @ 5:33 PM

    Clara,
    O especialista indicado é o otorrinolaringologista.

  143. Michela Yashima Takeda comenta:

    26 novembro, 2009 @ 6:15 AM

    Boa Noite…
    Hoje passei mal,com a visão embassada em seguida dores de cabeça forte e em seguida tive náusea
    o que pode ser isso?
    ´já fiz exame de visão e estou usando oculos pode ser laberintite??
    obrigadoo
    aguardo resposta

  144. alexandre abrao izar comenta:

    29 novembro, 2009 @ 8:11 PM

    realmente nao sei mais oque fazer, sou motorista de onibus urbano na baixada santista á 9 anos, tenho 48 anos. nos ultimos 5 meses começou a me dar tonturas leves,até eu procurando um medico otorrino, ai mandou eu fazer uma serie de exemes entre sangue e até uns que nesse exame eu desmaei.no exame nao deu nada. só que quando vem a crise nao consigo dirigir pois vejo tudo rodar,os medicos nao fazem nada ja bati 2 vezes por causa da tontura estou vendo a hora de ter um acidente grave e eu me ferrar e ser mandado embora.peço a ajuda pois acho que o meu plano de saude que a empresa dar deve comprar os medicos para nao dar afastamento.

  145. Claucia comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 2:39 PM

    Boa tarde Dr. Armando
    Tenho um conhecido meu de 15 anos que frequentemente sente dor de cabeça de manha ao levantar, tambem tem falta de ar,
    de vez em quando, mas no decorrer do dia nao sente mais nada, vai joga seu futebol, passa correndo rua vai durmir tarde…
    diz que sente dor de cabeça so de manha , acredito eu que seje pra nao precisar ir para a aula, pois depois continua dormindo
    ate umas 10 horas, ai levanta e passa assistindo tv…..
    Ele foi consultar e o medico receitou remedio faixa preta, e disse que ele esta com um tipo de depressao muito perigosa!
    Eu acredito que nao seje nada disso, os exames que ele fez nao acusaram nada, estive comentando com os pais desse garoto para
    irem adiante…
    Pois acho que ele so nao que estudar mesmo, ai fica fazendo todo esse drama….
    O que voce me diz???
    Sera que ele tem depressao mesmo???

    Muito obrigado pela atençao
    Aguardo retorno….

  146. Carla melo comenta:

    1 dezembro, 2009 @ 6:16 PM

    Ola meu nome é Carla tenho 22 anos depois de parar com medicamento chamado paroxetina comecei com umas tonturas de vez enquando, ha o remedio parei por livre espontanea vontade fico tonta depois passa mais volta sempre o que pode ser? gostaria muito de saber por favor me ajudem Obrigada…

  147. Marilia comenta:

    4 dezembro, 2009 @ 9:18 AM

    Boa Tarde Dr.
    Gostaria de obter informações sobre as consequências da febre reumática.
    No aguardo.
    Grata.

  148. Sueli comenta:

    4 dezembro, 2009 @ 2:53 PM

    Hj acordei com muita tontura e ancia de vomito os objetos parecem estar caindo pr os lados ,nw posso girar a cabeça bruscamente pr os lados pois assim sinto tontura e ancia de vomito sera que isso pode ser laberintite?pois ha um mes venho tendo dores fortes em minha nuca e nas partes das arterias do meu pescoço parece que carrego uma tonelada de peso nele e logo em seguida vem a dor de cabeça o que pode ser peço que me ajudem por favor.

  149. cleonice dias takada comenta:

    26 dezembro, 2009 @ 2:12 PM

    ola eu sou a cleo tenho 55 anos e aproximadamente um ano sofrir uma coisa terrivel acordei de manha sem poder abrir os olhostudo estava embaraçado enao consseguia ver direito as coisas parecia que era imagem 3d bem embaraçado uma sençasao hohivel de desemquilibro nao enchergando nada direito fui ao hospital emediato achando que fosse min dar um derrame ou no cerebro ou nas vistas so ficava melhor se eu nao abrisse os olhos tomei soro e vir embora mas vira e mexe estou falando com as pessoas e min dar esse negocio nas vistas e tenho que feixar e esfregar um poquinho ate passar nao demora nem um minuto pra passar mas e sençao terrivel gostaria que um medico alguem min ajudasem pois pior do que a tontura e nao consseguir enchergar nada e o desemquilibrio quaxe nao tive embrulhaçao de estomago min ajude por favor.

  150. cleonice dias takada comenta:

    26 dezembro, 2009 @ 2:24 PM

    ola gostaria que um medico oftalamo ou neuro min ajudasse pois ha um ano acordei de manha com as vistas totalmente embaraçada parecia quando agente quer ver 3d e nao conssegui nao consseguiria olhar firme e parecia os objetos distante uma sençasao terrivel sem poder olhar de lados um desemquilibro nas pernas entrei no hospital meu marido min segurando pra nao bater em nada e por nao enchergar tomei soro fiquei o dia todo o que que e isso pois vira e mexe min dar um mal ista rapido que tenho que fexar os olhos rapido pois e uma seçssao tao ruim que nao posso ficar de olhos aberto se eu estiver converssando com alguem tenho que proceder assim dotor por favor o que es isto e as veses as pernas fica bamba mas nao fico com estomago virando nao, mas e horrivel o negocio nas vistas nao posso abrir entro em panico por nao poder ver direito, agurdo uma resposta sua caro doutor, abrços.

  151. JOJO comenta:

    5 janeiro, 2010 @ 6:35 PM

    SINTO MUITA TONTURA, É COMO SI EU ESTIVESSI BEBADA, SINTO ENJOO, E MAL ESTAR , FIZ EXAMES PRA LABIRINTITE E O EXAME DEU NORMAL . AGORA O NEURO ME PEDIU UMA TOMOGRAFIA DA CABEÇA E UM EXAME DA CURVA DA GLICEMIA , OQUE PODE ESTAR ACONTECENDO COMIGO ??????????

  152. natalia monteiro comenta:

    11 janeiro, 2010 @ 12:30 PM

    olá pessoal!!!!

    o que vou dizer aqui só vale pra quem tem fé.

    Por experiência própri essa doença tem cura sim, através de uma cura divina. Pois Deus em Isaías cap. 53, ver. 4, 5 nos fala que ja levou sobre si as nossas enfermidades e nossas dores. Então não tem pq sofrermos com enfermidades, estas impostas pelo inimigo das nossas almas, diz a Biblia que ele só veio pra matar, roubar e destruir e isso inclui nossa saúde. O inimigo é mal, e ás vezes coloca sobre nós enfermidades e problemas muitas vezes insuportáveis, pois a intenção dele é atingir a Deus, e a melhor forma é massacrando aqueles que são imagens e semelhança Do Pai Jesus.

    Tenha fé, leia a bíblia, fale com Deus. E sua saúde será restaurada no nome DEle, vc não tem que sofrer com dores e doenças impostas pelo inimigo.

    abraços.

  153. val comenta:

    16 janeiro, 2010 @ 9:35 AM

    val comenta:
    oi:JÁ FAZEM UM ANO QUE SINTO TONTURA CONSTANTE ,PASSEI POR UMA PERDA MUITO DIFICIL EM MINHA VIDA E IMAGINO QUE TENHA SIDO ISTO A CAUSA ,E JUNTO COM A TONTURA VEIO UM PAVOR DE SAIR SOZINHO DE CASA .JÁ FIZ TODOS OS EXAMES POSSIVEIS E NADA CONSTOU, JA ACHEI QUE ERA ATÉ UM TUMOR DE TANTA DOR DE CABEÇA E TONTURA .MAS NÃO É ,E NEM TRABALHO CONSIGO ,MAIS JA ENTREI EM DESESPERO MAS HOJE ESTOU PERCEBENDO QUE PODE SER NERVOSISMO DEMAIS MAS AINDA ESTOU CONFIANTE NA CURA E QUERIA UMA OPINIÃO DO DR.

  154. rita nunes comenta:

    21 janeiro, 2010 @ 5:35 AM

    ola, gostzria de saber onde fazer exames para a deteccao da labirintopatia no rio de janeiro!!!!

  155. Ednalva . G.Nunes comenta:

    22 janeiro, 2010 @ 6:41 AM

    Ola tenho 56 anos sofro de labirititi amais de 8 anos comfirmado pelo medico, fiz usando vertizine d passado pelo medico, so que a tontura aimda comtinua , quando baixo a cabeça escorre uma agua branca pelo nariz em gotas isso pode ser do labiritit? tenho poblema de depressão e fobia , o labirititi cousa fobia e depressão?obrigada.

  156. toniette comenta:

    24 janeiro, 2010 @ 8:18 PM

    olá. tenho 40 anos e a mais ou menos uns 4 anos sofro do seguinte problema. antes eu andava de carro como passageiro e gosto muito de ler. deste tempo para cá, andando como passageiro eu não consigo mais ler sem que me dê um enjôo enorme e até falta de ar. se estou dirigindo não tenho este problema. o que poderá ser ?.

  157. Luzia comenta:

    28 janeiro, 2010 @ 5:16 PM

    Eu estou com labirintite, e o médico me deu stugeron 75mg; tomei 7 dias e passei muito mal, não quero tomar mais, pois fico muito zonza e percebo que perco a noção de onde estou, a hora que passa o efeito do remédio volto ao normal, claro que com tonturas, mas sei sei perfeitamente o que estou fazendo, gostaria de saber se é normal, agradecida

  158. maria cristina mendes da silva comenta:

    1 fevereiro, 2010 @ 9:05 AM

    ola´. tenho 45 anos quando eu deito tenho dependedo do movimento do pescoço tenho tontura, já procurei omédico não com estes sintomas. oostaria de saber seu diagnóstico.

  159. Tiago comenta:

    4 fevereiro, 2010 @ 12:41 PM

    Tenho 21 anos, fui para uma festa e bebi e estou mal ja faz uns dias, nao estou dando conta de fazer nada, estou sentindo cabeça tonta, olhos cansados. ouvido ruim, me ajuda!!!

  160. Vera Salgado comenta:

    28 fevereiro, 2010 @ 9:50 AM

    Tenho 42 anos e há cerca de 4 anos tomo antidepressivos, mesmo assim sinto tonturas, pernas bambas, é como se eu não tivesse controle, comecei sentindo pernas fracas, muitas vezes quase cai, fui ao psiquiatra, fiz vários exames e não deu nada, o médico me disse que problema era transtorno misto de ansiedade e depressão, melhorei bastante, mas ainda sinto essas coisas, gostaria de melhorar de vez, não sentir nada, acordar normal com era antes… isso seria possível, ah e tb perdi um pouco da audição do ouvido esquerdo, tenho zumbidos, não ouço bem…. agora eu só tomo rivotril 0,5, antes tomava clonazepan, alprazolan, citralopran, todos eram manipulados e , aos poucos eu mesmo fui cortando e agora só tomo rivotril.(f41.2)nome dado pelo médico pra doença

    Se puder me ajudar em algum outro medicamento pra acabar de vez com meus problemas agradeço

    abraços

  161. Ednalva . G.Nunes comenta:

    1 março, 2010 @ 5:46 AM

    TENHO 56 ANOS FIZ VARIOS ENZAMES E FOI COSTRATADO QUE TENHO LABIRITITI SO QUE NÃO TENHO NADA NO OUVIDO ;SINTO MUITA TONTURAS UMA DOR FORTE ATRAZ DA ORELHA QUE FICA PERTO DO PESCOÇO ATE ABAIXO JA TOU ATE ACOSTUMADA A DORMIR E ACORDA COM ESSA DOR; TENHO DEPRESÃO FOBIA A MAIS DE ANOS QUE NÃO SAIO PRA LONGE DE CASA SE FOR PERTINHO E DE CARRO TUDO BEM SE FOR PRA LONGE NAO VOU PASSO MAU MINHA PRESÃO SOBI TRMO DA FALTA DE AR SINTO QUE VOU MORRER AI TEM QUE VOLTAR CORRENDO PRA CASA ISSO E MUITO TRISTE AS VEZES TENHO VANTADE DE MORRE PORQUE ATE MEUS NETOS AINDA CRIANÇAS SOFREN COMIGO MUITO TRISTE MESMO OUTRO DIA PEGUEI UM MONTE DE COMPROMIDOS PRA TOMAR FUI FRAGADA PELO MEU MARIDO QUE MIM INPEDIO DE ACABAR COM ESSE SOFRIMENTO; AGORA MESMO TUO COM MINHA MÃE NO HOSPITAL QUE VONTADE DE VISITAR MENHA MÃE CHORO MUITO MAIS NÃO POSSO IR ATE LA SEI QUE NAO POSSO TER AJUDA MAIS E MEU COMENTARI OBRIGADO FIQUEM COM DEUS;

  162. alessandra(Leka) comenta:

    8 março, 2010 @ 5:48 PM

    Doutor por favor,meu caso e um pouco estranho e por estar sem convenio estou com medo!,eu a pouco tempo tive 2x um zumbido no ouvido como se fizesse um barulho e eu ficasse surda 2x mais passou,semana passada eu fiquei uns 2 minutos acredito eu com perca de memoria nunca tive tambem e o que me causa mais preocupacao e que derepente do nada meus olhso viram tao rapido que quem olha pra mim nao ve mais eu sinto e fico tonta como se minha pressao tivesse caido,se eu viro a cabeca rapido demais eu fico tonta e piso no chao com forca por algum movimento que fiz bruscamente e e como se eu tivesse tomado um choquinho leve na boca uma coisa muito estranha mesmo,o que mais me encomoda e a virada brusca com minha cabeca e a tonteira e os olhos revirando,isso eu ja tenho a muito tempo mais agora esta ficando cada vez pior.por favor me oriente a procurar um medico certo pq nao tenho condicoes.obrigada

  163. Alex Pereira comenta:

    12 março, 2010 @ 1:26 PM

    Boa tarde!
    Muito interessante este artigo. Parabéns. Como não tive tempo de ler todas as conversas, preciso de uma informação mais amiúde sobre labirintopatia, tenho esta enfermidade e descobri a pouco tempo (uns 40 dias). A informação que obtive do meu médico é que devo conhecer mais meu corpo para detectar os sintomas pré efeito da labirintite, isto é, percebi que antes de ficar muito ruim tenho alguns sintomas mais brandos como pressão nos ouvidos, zumbidos, leves tonteiras (bem sútis mesmo). Entretanto notei que quando consumo mais café que o normal ou mesmo o uso moderado seguido de refrigerantes (principalmente à noite) tenho estes pequenos sintomas no outro dia, vindo até mesmo se agravar e se fazendo necessário o uso do medicamento.
    Portanto segue a minha pergunta, há alguma corelação DIRETA do uso da cafeína com esta patologia? Estou somente sismado, ou isso é uma realidade? Lendo observei que o artigo cita a cafeína, mas desejo saber algo mais preciso sobre isso, pois bebo muito café durante e me sirvo de uma alta escala de refrigerante ao longo da semana.
    Ficarei muito agradecido com uma resposta.
    Obrigado!

    Alex Pereira

  164. Jose L comenta:

    13 março, 2010 @ 7:15 PM

    Eu tenho 20 anos , ja tive muitas ‘viajens’ , se eh q me entende .. eu estudo de manha e n durmo bem .. e alem de tudo tenho problemas no estomago . Tomei tranquilisantes pra melhorar esses problemas a 1 ano . Eu sinto tonturas principalmente quando estou sozinho e sem fazer nda . Sera q os itens citados acima contribuem para as minhas tonturas?

  165. pamela dias comenta:

    15 março, 2010 @ 9:31 AM

    oloa 1 ano q eu tenho to
    ntura e muita ja cheguei a cair a vez q eu cai fui para no hospital do coraçao
    minha preçao subil de mais o medico me deu para tomar vertix e dramin e ate hoje eu nao tenho eu dia bem sempre
    com tontura
    ai dr me ajuda
    bj pamela Rio Grande RS

  166. val comenta:

    23 março, 2010 @ 1:53 AM

    oi !estou aq pra relatar como estou aliviando a tontura ,fiz tantos exames e nada constaram tambm sou muito nervoso ,tudo me irritava mais por causa da tontura.mas hoje me sinto melhor ,comecei um tratamento com um bom medico .porq na rede de saude nao estava adiantando.passei no medico particular e ele me receitou um remedio controlado para sindrome do panico .e gink-bilola hoje ja estou fazendo tantas coisas q a tontura nao deixava .começei o tratamento no final de janeiro e agora em março ja estou muito melhor consigo balanlar a cabeça sem q tudo gire .estou bem melhor o medico e otimo ,caro mais otimo .

  167. val comenta:

    23 março, 2010 @ 2:00 AM

    as vezes achamos ,q é uma coisa e é outra,mas tive sorte descobri o medico por uma amiga .e hoje estou bem.graças a deus .espero q todos achem a soluçao para a sua enfermidade.se quiserem saber mais add :puvacpv@hotmail.com

  168. raimunda comenta:

    25 março, 2010 @ 9:24 AM

    olá tenho 32 ano sinto todos os sintomas da labirinte é possivel pela minha idade

  169. ca comenta:

    25 março, 2010 @ 12:49 PM

    Olá.
    Venho me sentindo mal algum tempo, sinto vertigens, parece que a minha cabeça fica leve, sinto uma ensegurança, parece que vou desfalecer à qualquer momento, bem desde Novembro venho passando por exames, labirintite, de tireóde, de sanhue, audiometria, aquela que coloca agua quente e fria no ouvido, e eletrocardiograma, os resultados foram todos ótimos, não tenho nada no sangue, na tireóide, no coração, sei lá…só sei que já estou deseperada, fiz raio-X da coluna e tenho escoliose, estou fazendo acupuntura, já fiz fisioterapia, e agora o otorrino me encaminhou para um traumatologista, descartando labirintite, passo dias com essa sensão de vertigem, fico dias sem sentir nada, sinto dores nas articulações, nos ouvidos, zunidos, sensação de ouvido tampado, nauseas, taquicardia, a médica me encaminhou tbém para um psiquiatra, sinto tudo isso e parece que vou morrer e fico apavorada, achando que tenho mais doenças, ai meu Deus que horro, precido descobrir o que é isso, tenho estalos no pescoço, e quando abro a boca sinto minha mandimbula estalar tbém.ai me dá um a dica?

    Obrigada Carla

  170. IFIGENIA comenta:

    27 março, 2010 @ 8:43 AM

    Após ser medicada com o chamado Mestinon,minha mãe começou a ter muita tontura e embaçamento nos olhos,a ponto de não conseguir ler.Há 3 anos teve queda na pálpebra direita,após vários exames foi diagnósticado ser ela portadora de miastenia gravis.O médico prescreveu tratamento a base de corticóides.Por se tratar de uma sra de 80 anos,hipertensa e com osteoporose avançada na coluna e fémur,o tratamento não foi feito.Durante 3 anos ela ficou bem,com saúde,tratou a osteoporose com aledronato e da miastenia só o olho caído,que ela mantinha aberto com o uso de esparadrapo.Em janeiro,incomodada pela ptose,foi a um especialista que prescreveu o medicamento mestinon.Com pouco tempo começou a sentir tonturas e queda da outra pálpebra,e embaçamento nos olhos e perdeu a qualidade de vida.Foi ao médico e esse disse que o que ela estava sentindo era da miastenia e tinha que continuar tomando o medicamento.Pergunto,porque durante 3 anos ela não se queixava de nada e ao se “TRATAR” a doença se manifestou?Está agora com a sindrome vestibular periférica deficitária e o tempo todo reclamando que antes do remédio não sentia nada.Que fazer?Peço sua orientação.

  171. Igor Leal comenta:

    29 março, 2010 @ 9:35 AM

    Sinto os mesmos sintomas que muitos descrevem acima, como: Tonturas, Vista estranha ao está em ambientes de luz moderadamente forte, dores no peito, até agora fui apenas no Oftalmologista e Clinico geral, fui tirar um Raio-X dos pulmões e entregarei ao último, gostaria de saber em que especialidade posso recorrer, por que isso me afeta demais (no trabalho, universidade), tenho apenas 18 anos e acredito que isso não seja normal para pessoas novas. Ficarei muito grato por alguma resposta benéfica.

  172. stephany comenta:

    30 março, 2010 @ 2:26 AM

    Oi muito prazer, sou stephany e tenho duvidas!
    meu pai sente muita tontura, mal estar,enjoo enfim isso já ocorre a 2 anos consecutivos. já fez varios exames e nada e sente muita dor na região da barriga..se puder me dar uma ajuda eu seria muito grata Obrigada.

  173. maria da gloria leite lippi comenta:

    7 abril, 2010 @ 8:27 PM

    Tenho 61 anos ,a mais de10 amos venho sentido tonturas,fui diagnoticada como labirintite,a uns 4 meses tive , uma crise forte e estou tomando labirim 24mg 2x ao dia, mais nada esta adiantando . Sinto zunbido no ouvido ,vertigens enjoos, cabeça gde,etc

    Ficarei muita grata com uma resposta , me ajude p favor.

  174. Clotile Pinto comenta:

    2 junho, 2010 @ 9:26 AM

    Ao Dr. Armando Jr., sua equipa e demais internautas, muito boa tarde.
    Chamo-me Clotilde, tenho quarenta e um anos e, sou, a partida, uma pessoa saudável.
    O que me fez acessar este saite, foi o facto de há cerca de 4 anos ter sido acometida por crises esporádicas de tonturas. Estas normalmente ocorrem ao levantar. A maior parte das vezes não consigo abrir os olhos, nem levantar a cabeça do travesseiro. Pois, sinto tudo a rodar. É como se estivesse a desfalecer.
    As tonturas vêm acompanhadas normalmente com dor de cabeça. E quando tal acontece, perco o equilíbrio.
    Já consultei um otorrinolaringologista e nada de labirintite foi diagnosticado. Fiz uma TAC à cabeça e nada diagnosticaram. Fiz um exame à coluna, tendo sido diagnosticadas duas hérnias discais, sendo uma em C6 e outra em C7, que não estão a exercer pressão sobre a coluna, não podendo, a partida, ser causa para o surgimento das tonturas.
    O que me fez fazer exame à coluna foi o surgimento de uma dor constante que apanhava a nuca e parte da omoplata direita, dificultando-me certos movimentos da cabeça. Actualmete a dor passou para o lado esquerdo.
    Actualmente para dormir tenho que aconchegar bem a parte do pescoço ao travesseiro (e não pode ser qualquer um) para poder dormir confortavelmente.
    Por favor doutor gostaria de ouvir a sua sugestão, pois, neste momento estou sob o efeito das tonturas.
    O meu muito obrigada.

  175. Roberta Carvalho comenta:

    15 junho, 2010 @ 1:01 PM

    Hola Dr,fui submetida a uma mamoplastia de reduçao faz hoje exactamente 17 dias….desde entao sinto a cabeça ficar leve,e automaticamente a tontear e deixar de sentir o chão,cuando me da mais forte fico gelada….será que é efeito secundario da anestesia?ou pode ser por a minha coluna?digo isto da coluna porke eu tinha um peito exageradamente grande e nao sei se a coluna está a reagir por o costume com o peso e agora estar sem o peso de costume…nao sei,,só sei que me esta a custar muito pois tenho que trabalhar em breve e meu trabalho requer que eu dirija e deste modelo nao poderei!

  176. Alex NASCIMENTO comenta:

    19 junho, 2010 @ 2:41 PM

    Fuia Usuario de drogas po 8 anos, bebia efumava bastante, a cinco anos tive um principio de overdose, com a pressao chegando a 22/17
    desde desse dia tenho tido crises de panico, acompanhadas de tonturas vertigens e uma sensaçao de desmaio falta de força nas pernas, ja passei por cardiologistas, por neurologista e po ultimo um psiquiatra que me receitou Rivotril 2MG 1 ao dia isso amenizou mas continuo com esse problema, o que devo fazer a quem recorrer??
    grato!

  177. Ralf Figueiredo comenta:

    5 julho, 2010 @ 8:16 PM

    Olá, boa noite, há exatamente 2 anos que no mês de julho a agosto que sinto umas tonteiras, onde minha cabeça fica pesada e não há dor, já fiz vários exames de cabeça para saber quais são os sintomas, mas não obtive nenhuma resposta correta do meu médico, gostaria de receber opinioes a respeito do que devo fazer para que esta tonteira desapareça, grato.

  178. roseli comenta:

    7 julho, 2010 @ 8:43 PM

    ola dr minha duvida e q tive uma crise de labirintite muito forte e ñ conseguia nem andar vomitei muito fui medicada e depois de umas 2 ou 3 semanas estava melhor agora de vez em quando me sinto zonza principalmente quando estou com o meu nariz entupido pois tenho renite alergica minha duvida é ,quem ten rinite ou senusite pode atacar o labirito?

  179. charlene lopes pereira comenta:

    19 julho, 2010 @ 12:48 AM

    Bom estou aki pra relata q tbem sofro muito com essa tontura insurportavel
    fico triste pois nao tenho mas confiança em sair de casa sozinha e nem resolver as
    coisas sinto q estou perdendo tempo na minha vida pois tenho uma filha linda de1ano e meio
    mas fico sem coragem de sair sozinha com ela e levala para brincar mas mesmo assim estou
    tentando levar a vida normal mas e horrivel essa sensaçao de tontura e cabeça pessada e tbem com
    se estivesse lesada sentindo esses sintomas fico mas anciosa e triste tomei labirin por 3 meses mas não
    adiantou agora me endicaram atomar vertigium mas tenho medo de tomar e ficar mas lesada ainda tenho
    apenas 21anos e acho q esse problema veio aparecer tão cedo por eu ser muito por anciosa
    dr;sera q devo tomar esse vertigium 10mg nao quero ficar dopada me responda por favor bj….

  180. carolina borges comenta:

    13 agosto, 2010 @ 11:03 PM

    Faz 3 dias que comecei a ter tonturas toda vez que eu acordo ou deito por enquanto esta tudo ok mas achei estranho pois nunca tive nenhuma doença , mas a alguns dias tive uma forte crise de depressão foi bem dificil e em seguida estas tonturas , pratico esportes , estou um pouco acima do peso tenho 27 anos trabalho , bebo socialmente não fumo , tenho tido um pouco de dificuldade de interpretação nas informaçoes que recebo , minha família tem historico de cancer alzaimer e doenças do coração , esqueço as coisas rápido , estou tomando 2 remédios para emagrecer feito por manipulação . não tenho dor de cabeça notei também um pouco de dormencia nos braços e pernas quando estou acordando e caimbras nos pés ,isto não é normal pois faço check up regularmente de ano em ano e nunca tive nada , quem devo procurar , quais exames devo fazer para formar um diagnóstico pois tenho medo que este quadro se agrave desde ja muito obrigada .

  181. julyane comenta:

    17 agosto, 2010 @ 11:43 PM

    ola tenho 24 anos comecei a sentir tonturas desde a infancia quando tinha apenas 10 anos ,mais so fui diagnosticar q issu era labirintite aos 16 quando fiz o otoneurologico,sinto sensaçao de flutuaçao quando sento ou deito a cama ou cadeira flutua sinto o chao afundar tenho enjoos e p piorar tenho muita falta de atençao n cosigo me consentrar e orivel, o olho parece esta cansado possivelmente por causa da tontura mais gostaria de saber ser realmente labirintite dar esses sintomas,pois ja tive varias crizes serias e nenhu remedio ate hoje me ajudou realmente a solucionar meu problema,me ajudem desde ja muito obrigada.

  182. Evanildo Jair Camilo comenta:

    23 agosto, 2010 @ 2:09 PM

    Ola, eu sofro muito de tonturas ou as chamadas Labirintopatia, e ñ sei como tratar e nem os devidos comprimidos que devo tomar.
    Tambem sofro muito de palpitação e dores no coração; será que isto tambem está relacionada à Labirimtopatia?
    Estarei dia e noite a espera de uma respota de voçê no meu e-mail acima escrito. Bj

  183. ana comenta:

    3 setembro, 2010 @ 9:01 AM

    Olá!Tenho 42 anos,dias desse quando acordei fui levantar a cabeça do travesseiro fiequei tonta, não consegui nem caminhar foi para
    no PA,ái o médico disse que é Labiritite me receitou um medicamento cinarizina,só que não esta adiantando nada,fico tonta do mesmo jeito,depois dessa crise minha vida nunca mais foi a mesma volta e meia minha pressão sobe fico mal.Volto ao médico
    falo tudo que estou sentindo e ele ensiste com o mesmo medicamento.Isso faz 4 mêses que estou assim.Não sei á quem recorrer
    me ajuda .
    Vou tentar rémedio natural.
    O brigada.

  184. Deivid comenta:

    3 setembro, 2010 @ 10:38 AM

    tente tomar capsula de oleo de linhaça … pra mim resolveu ..

    abs
    Deivid

  185. DEBORA BRAGADO BOFFO comenta:

    8 setembro, 2010 @ 9:36 AM

    OLA A 10 ANOS COMECEI A SENTIR TONTURAS, HOJE TENHO 28 ANOS PROCUREI VÁRIOS ESPECIALISTAS, FIZ VÁRIOS EXAMES, NUNCA DERAM NADA, TOMEI VÁRIOS REMÉDIOS SEM OBTER MELHORAS,, ATÉ QUE UM DIA UM NEUROLOGISTA ME RECEITOU UM MEDICAMENTO CHAMADO CYMBALTA, ONDE CONSEGUI OBTER UMA MELHORA , MAS DE 4 MESES PARA CA COMECEI A PIORAR DE NOVO ESTOU TOMANDO 5 TIPOS DE MEDICAMENTOS O MÉDICO DIZ QUE É DEPRESSÃO E SINDROME DO PÂNICO,MAIS NÃO ACREDITO POIS SINTO VÁRIOS SINTOMAS MAIS O QUE ME INCOMODA MAIS, SÃO AS TONTURAS, QUE NÃO ME DÃO SOSSEGO ,SINTO TODOS OS DIAS ,PEÇO AJUDA E OPINIÕES, POIS NÃO ACREDITO QUE SEJA EMOCIONAL….
    OBRIGADA

  186. Paulo comenta:

    8 setembro, 2010 @ 12:36 PM

    tenho 43 anos e estou com todos os sintomas da labirinto- patia. ja fiz varios enxames e esta tudo normal comigo.ja faz 15 dias e o sintoma diminuil, mas não passou…alguem pode me ajudar com solução definitiva?????

  187. sicelene comenta:

    8 setembro, 2010 @ 10:23 PM

    Meu nome é Sicelene e tenho 28 anosDepois do jantar, meu marido sentiu tontura, vista direita embaçada, dormência nas pernas, corpo quente por dentro, enjoo, coração acelerado e disse q ficou tudo apagado por alguns segundos.Os outros sintomas duraram por cerca de vinte minutos. Fiquei muito preocupada, pois ele só tem 31 anos, mas pesa mais de 100 quilos. Essa semana ele perdeu algumas noites de sono, devido ao trabalho. Ele dirije bastante. Por favor mande uma resposta.

    Abraço!! Obrigada!!

  188. Murilo comenta:

    22 setembro, 2010 @ 3:04 PM

    Estou tendo perda de foco leve e tontura leve – acompanhada por pequenas dores no ouvido e na cabeça do lado direito – nos últimos 4 dias e essa situação está me atrapalhando algumas vezes , principalmente em momentos de estudos no qual necessito de uma ampla concentração. Queria saber no que devo fazer para essa situação diminuir ou passar? Existe alguma técnica ou algum medicamento que eu possa fazer ou usar? O que devo evitar para esses sintomas não agravarem? Agradecido!

  189. Nicolas comenta:

    29 setembro, 2010 @ 9:54 PM

    A cerca de um ano tive uma dor na lombar devido a ter me abaixado inadequadamente, agora a cerca de dois meses a dor no mesmo local da coluna senti ao me abaixar, fui ao massagista que logo melhorou mas sinto que a dor lombar pode retornar por isso tomo o maior cuidado, a cerca de 3 dias quando vou levantar pela manhã , tudo roda e volto a cair na cama por um instante e tento levantar o que para minha satisfação passa , mas agora esta acontecendo quando vou me deitar , o que pode ser isso , o Dr. poderia me auxiliar o que fazer para melhorar esta situação. tenho 47 anos e gosto de bater uma bolinha de vez em quando e até fazer uma caminhada , o que tem impossibilitado , nestes dias porque vai que a tontura apareça são 103 kilos com 1,84 de altura . fico no aguardo de alguem poder me ajudar.

  190. Clara comenta:

    16 outubro, 2010 @ 11:46 AM

    A escoliose lombar provocar tontuturas???

  191. mauro sergio michilino comenta:

    16 outubro, 2010 @ 8:54 PM

    fui operado do coração a um ano para coriigir 4 pontes de safena e uma mamaria,no final o resultado foi alarmante tive peneumotorox duplo fiquei em coma durante 19 dias ao retornar para casa apos 60 dias de internação voltei a ter novo infarto quando foi constatado em um novo cateterismo que a cirurgia havia sido feito somente em 2 pontes de safenas e uma delas esta com obsatrução devido aos pontos.Estou fazendo tratamento clinico(com medicamentos) e estou relativamente bem, porem começei a cerca de mais ou menos 30 dias a ter tonturas a ponto de cair no chão tenho vertigem toda vez que me sento ou levanto de uma cadeira ou sofa porem consigo dirigir com uma certa tranquilidade mas estou preocupado o que devo fazer que profissional devo procurar tendo em vista que não tenho condições economicas para procurar um profissional particular.
    Grato,
    Mauro

  192. carina moreira comenta:

    26 outubro, 2010 @ 3:03 PM

    Olá gostaria de saber se alguem pode me ajudar???
    eu tomei sertralina durante 1 ano e 2 meses e acho que estava atrapalhando muito minha relação com meu marido pois
    eu perdi o libido. agora estou a mais ou menos 2 semanas sem tomar acho que o libido melhorou mas sinto muita tontura
    será que alguem tem uma soluçâo!!!

  193. claudia comenta:

    15 novembro, 2010 @ 3:38 PM

    olá pessoal,eu tenho 42 anos e depois que fui vítima de sequestro relampago começei a apresentar tonturas ,procurei um otorrinolaringologista e fiz os exames e deu sindrome periférica irritativa, me passaram vertizine D,me dava muito sono no trabalho, resolvi fazer outro exame e deu a mesma coisa e mudaram o remedio para betazerc,e não adiantou muito,procurei neurologista fiz todos os exames e por fim me aconselharam um pisiquiatra e estou sendo medicada com serenata e frontal ,o médico disse que a labirintite estava associada á sindrome do panico por causa do trauma que vivi no assalto,estou sem trabalhar por causa desses rémedios e estou fazendo péricia ,más o périto sempre fala que é melhor voltar ao trabalho ,fico com medo de retornar e todas as sensações que sentia no trabalho voltem ,tipo, formigamento nas pernas ,bolo na garganta ,zumbido no ouvido tontura e enjoo , dores de cabeça constantes e palpitação senção de desmaio ,fuga de memoria , um tipo de medo na hora que acontece isso acho que vou morrer, agora que estou em casa me sinto melhor,más quando chega o dia da perícia fico ansiosa ,nao sei o que fazer ,poís preciso um dia voltar ao trabalho nao quero me aposentar como invalida, acho que no meu trabalho as pessoas nao acreditam que estou assim,póis por fora nao aparento ter nada ,eu gostaria muito de voltar o que eu era antes,não sinto mais vontade de sair e não queria ficar viciada nesses remedios,alguém aqui já passou por isso e ficaram bem ,gostaria de uma resposta ,obrigada por quem estiver lendo e se asemelhar ao que estou passando ,este blog é muito bom ,póis agente pode trocar experiencias ,um abraço a todos.

  194. claudia comenta:

    15 novembro, 2010 @ 3:46 PM

    olá,esqueci de comentar que eu tinha uma rinite alergica desde que tinha 15 anos e somente agora quando comecei a tratar a labirintite com vertizine d ,fiquei curada da rinite ,será que este rémedio curou a minha rinite ,eu só vivia com aqueles remedios de pingar no nariz, sempre todos os momentos ,será que este rémedio tem alguma quimica que cura rinite tambem ou foi coesidencia,nunca mais precisei daqueles remedios de pingar agora respiro normalmente e nem gripe tenho mais ,tenho 42 anos e fiz o tratamento de labirintite por 1 mes com vertizine d,será que alguém já passou por isso?

  195. Christiane comenta:

    20 novembro, 2010 @ 11:50 AM

    RESPOSTA A CLÁUDIA.
    Cláudia, li seu comentário e algumas das situações narradas por vc eu já passei e algumas ainda continuam. Meu nome é Christiane e tenho 31 anos, sofro de tonturas (vertigens) desde os meus 10 anos de idade (mais ou menos)e dores de cabeça frequentes. Já fiz tantos exames como tomografias, eletroencefalogramas, exames de rotina como de sangue, hormonal, oftalmologia, enfim, que podessem me levar a um diagnóstico do que era a causa desses sintomas. Minha mãe quase “pirava”, coitada, mas nunca chegávamos a um diagnóstico satisfatório. A “saga” continuou mesmo eu adulta, pois tinha episódios de melhora dos sintomas seguidos de crises. Cheguei a pensar se o q eu sentia era “criação da minha cabeça”, pois é frustrante fazer tantos exames e não descobrir o q se tem! Tive depressão em 2008, fiz tratamento até início de 2010. tomei o frontal e outras medicações. Cláudia, posso lhe dizer q os efeitos colaterais são mt ruins; graças a Deus consegui fazer a regressão medicamentosa, orientada por minha médica. Sentia mt sono, isso prejudicou mt minha vida profissional, pois tive q parar de trabalhar e estudar nesse período!
    Neste momento em q escrevo este comentário, to passando por uma crise “braba” de vertigem, o q me impossibilita andar sozinha, pois meu equilíbrio ta bem prejudicado. Mas, hj tenho a esperança de descobrir a causa desses sintomas, pois o meu otorrino descobriu uma alteração vestibular, através do exame otoneurológico, q segundo ele deve ser a causa de tais sintomas. Vou fazer no dia 23 de nov. uma ressonância do crânio. Assim a vida caminha!
    Cláudia, percebi q seu emocional está bastante abalado, posso lhe dizer q é compreenssível, pois a insegurança, a baixa autoestima nos causam isso. Hj eu consigo controlar mais meu emocional, pois lhe garanto que a ansiedade somatiza os sintomas!
    Mas eles tem uma causa! Agradeço a Deus de enfim ter encontrado um bom profissional, pois as vestibulopatias ainda são pouco estudadas e levadas a sério por alguns profissionais. Um grande abraço e q Deus lhe abençoe.

  196. sirlene comenta:

    2 dezembro, 2010 @ 8:50 PM

    oi moro em cambui ,tudo começou quando eu tinha meus 12anos de idade eu vim andando pela rua com meu primo quando de repente começou rodar tudo ,desde entao sofro com isso pois na epoca nem me inportei em procurar medico ,tinha bronquite falta de ar enfim hoje tenho 28 sofro com tonturas ansiedade preciso de ajuda tenho medo sei que e uma sensaçao muito ruim minha cabeça fica pesada ,sou costureira ,tem dias que nem consigo trabalhar .vou em balada .me da tontura tenho que ir enbora ,,, viajar entao nem pensar ,enfim tem cura meu problema ,,,,sera que um dia vou poder dançar ,,,viajar trabalhar sem sertir isso esse mal estar preciso de orietaçao ..ah estou fazendo tratamento de homeopatia ..bjs fique com deus

  197. Mariana comenta:

    3 dezembro, 2010 @ 10:11 PM

    Olá,
    Tenho 28 anos, e a mais ou menos 1 ano, ao levantar da cama comecei a rodar, Fui ao médico que me receitou vertix, nem cheguei a tomar, pois melhorou espontaneamente,
    Só que há um mês estou com vetigem, mas só ocorre quando mexo a cabeça para p lado direito.
    Preciso de uma opinião pois da primeira vez fiz o otoneirologico e num deu nada.
    Passei por um estresse muito grande antes disso acontecer, e às vezes meu ouvido ficava como se estivesse um mosquito voando perto.

    Grata
    Mariana

  198. PRISCILA comenta:

    3 dezembro, 2010 @ 10:14 PM

    OLÁ DR. ARMANDO MIGUEL….

    MEU CASO É O SEGUINTE…TEM UM ANO QUE COMEÇEI, SENTINDO MUITAS TONTURAS….FUI AO OTORRINO ME PASSOU LABIRIN….TOMEI ALGUNS N PASSOU, JUNTO COM A TONTURA INICIOU UNS ESTALOS NO LADO ESQUERDO AO ABRIR A BOCA.MAS SÓ FAZIA PIORAR, VIERAM AS DORES FORTÍSSIMAS DE CABEÇA, E PROCUREI UM NEURO, FIZ ELETROENCEFALO…, TOMOGRAFIA, RESSONÂNCIA DO CRÂNIO E LIQUOR.MAS NENHUM EXAME DEU NADA…A MÉDICA Q ME ACOMPANHOU POR ALGNS MESES ME PASSOU VERTIX, TOMEI E DEPOIS SUSPENDI COM AUTORIZAÇÃO DA MÉDICA O MESMO FOI ESTAVA ME DANDO MUITO SONO.ENFIM PAREI DE TOMAR OS REMÉDIOS.E HOJE CONTINUO SENTINDO TONTURAS DE VEZ EM QUANDO E DORES DE CABEÇA.SERÁ QUE ESTE PROBLEMA PODE ESTÁ RELACIONADO COM ODONTOLOGIA, FUI AO ODONTO FIZ TBM UNS EXAMES RAIOS X, E DEU UM DESLOCAMENTO, E O MEDICO DISSE TBM QUE ACHAVA Q EU ESTAVA COM BRUXISMO.SERÁ Q PODE SER ESSE PROBLEMA Q TEM CAUSADO TUDO ISSO.?AINDA SINTO AS VEZES DORES NO BRAÇO, NA COLUNA.;….ME DA UM AJUDA….ABRAÇO!

  199. rosa evangelista comenta:

    4 dezembro, 2010 @ 4:38 PM

    olá tive dois dias de estresse no trabalho e com a anciedade de dar conta do trabalho ,foi que nesse momento bati com a cabeça na geladeira duplex de baixo pra cima.no terceiro dia fui levantar e cai de volta na cama ,me senti como se tivesse tomado todas .mas fui ao medico bati rx nao deu nada a pressao estava alta e fui medicada ,mas mesmo com a preçao normalizada eu ate hoje tenho vertigem mas branda porque comecei a tomar o vertigium 1 vez a noite ,mas acho que esta fraco.o otorrino ja foi marcado ,mas esta demorando.fico com vertigem quando deito e levanto a cabeça ou um movimento rapido quando levanto e abaixar tambem a cabeça .sera que posso tomar 2 vertigium por dia .a pressao nao subiu mas .gostaria de uma resposta por favor

  200. Joyce comenta:

    20 dezembro, 2010 @ 12:32 PM

    Olá, Me chamo Joyce

    A mais ou mesmo 2 semanas estou sentindo muita tontura e ansia, e a 3 dias estou com zumbido do meu ouvido que não é direto que esculto, mas quando esculto é muito intenso, que fico até surda. O que pode ser? aguardo retorno.

    Joyce,

  201. dayana comenta:

    29 dezembro, 2010 @ 9:43 PM

    rivotril pode ser ingerido com meclin?

  202. Isabela comenta:

    10 janeiro, 2011 @ 5:29 PM

    Sinto dormencia no lado esquerdo da cabeça, dor no lado esquerdo, uma sensação parecida com tontura. É terrivel tudo isso que sinto.
    Porém, ja fui ao Clinico e foi recomendado Dramim B6, e piorou a tontura. Bom agora vou marcar um neuroligista,e vou ver oq vai dar!
    mais u era muito nervosa e ansiosa, mais Deus me curou, e sei que ele pode curar tbm essas coisas que venho sentindo. Por isso todos vcs que escerveram nesse blog, confiem no Deus todo-poderoso porque ele acalma a dor a tempestade..ele tira todo mal. ele é Deus!! JESUS morreu para que hoje fossemos livres e felizes..por isso va em uma igreja mais proxima de sua casa! CREIA QUE DEUS PODE CURAR VC. eu creio que ELE vai me curar, pois tudo é uma questão de fé!!Os médicos tbm estão aqui para nos ajudar..e sei que eles são muito capazes. Mais quando vc ver que não tem mais saída no seu problema, corra para Deus ele vai sarar vc em nome de Jesus!
    Abraço Deus abençoee.

  203. ola meu nome é Ana Paula comenta:

    16 janeiro, 2011 @ 1:04 PM

    A alguns meses tenho sentido muita tontisse o corpo tremulo sinto minha cabeça enorme paresse que vou parar a qualquer momento por favor algum tenho31 anos será que ainda irei me curar deste mal já não aguento mas é tão ruim esta agunia

  204. edcarlos trindade comenta:

    19 janeiro, 2011 @ 1:05 PM

    Oi, boa tarde! Tenho sentido barulho no ouvido tido de turbina de avião e as vezes não escuto o que as pessoas falam,
    Tinha muita dor de cabeça, agora não tenho mais, mais me apareceram as tonturas e vontade de desmaio. Tenho dor no pescoço, tenho que ficar alongando ele para os lados até estalar, até me sentir bem! E quando tenho sensação de desmaio
    parece que minha pressão cai. Estou muito preocupado com minha saúde! Pois estou novo pra passar por isso. Ajude-me, por favor, já tomei até remédio pra verme.
    O que posso fazer tenho meu trabalho e meu negócio sou muito ocupado e nas horas vagas todos os dias vou pra academia e tomo bcaa!
    Devo parar? Ajude-me, por favor! Dês de já muito grato! Tchau

  205. cristina comenta:

    24 janeiro, 2011 @ 9:14 AM

    Estou com problema de pressao alta , um tempo atras tive labiritite , e sinto tambémuma forte dor lombar ao acordar que só passa depois de um tempo que eu levanto ja troquei o travesseiro o colchão e nada. Estou tomando enalapril de 10 mesmo tomando remédio minha pressão subiu foi logo após eu sentir tonteira
    quando fiquei tonta estava sentada ,mais nao vi nada girando ,nem senti enjoo quando verifiquei a pressao tinha subido,tinha mais ou menos uma hora que eu tinha tomado o rémedio da pressao.Como disse sinto uma forte dor lombar e estou com uma dor no joelho não posso nem me agaixa as veses sinto um pouquinho de dor no outro joelho também
    uma veis médico me passaou vertix não tomo pq eu ja tomo o da pressão que outro médico me endicou , mais se eu tomar enapril e vertix vai fazer mal? esqueci de pergunta para o médico.A noite sinto sençaçao de cabeça e rosto pesados as veses sinto uma quentura na cabeça por favor me ajuda me dis o que fazer obrigado .

  206. Lisimeire comenta:

    29 janeiro, 2011 @ 5:06 PM

    Olá, meu otorrinolaringologista detectou que sofro de labirntite e quando estou em crise ele receita flunarin um comprimido por dia, o que me deixa completamente dopada nos três primeiros dias. Mas minha dúvida e medo é que tenho que me submeter a uma cirrurgia onde terei que tomar anestesia, e em junho do ano passado (2010) fiz um exame onde precisei tomar anestesia geral e passei uma semana de terror após o exame, pois não conseguia nem me levantar de tão tonta, isso tem a ver com a anestesia que tomei, ativou uma crise de labirintite?

  207. Aline Monteiro comenta:

    10 fevereiro, 2011 @ 3:34 PM

    olá, tenho 19 anos, de uns tempos pra cá, a mais ou menos uns 9 meses, venho tendo muitas tonturas, principalmente quando me abaixo, e levanto, de repente fico tonta e pálida, então eu fico parada até me sentir bem de novo. também acontece quando eu me deito e me levanto sem demora. talvez não seja nada, mas eu gostaria de alguma orientação. obrigada.

  208. Adriane Caun comenta:

    24 fevereiro, 2011 @ 7:37 PM

    olá

    dr. quando fico um tempo sem me alimentar, quando me alimento me da uma zonzeira uma tontura é rapido é sempre no inicio da alimentação.
    o que pode ser?

  209. suzana rodrigues comenta:

    8 março, 2011 @ 10:58 PM

    oi DR. sinto a cabeça pesada ,se levanto ou viro a cabeça me da uma tontura e mal estar em cima da testa fica pesada já fiz dois rx,e não deu sinusite será que é labirintiti obrigado

  210. Jaime Rosa comenta:

    19 março, 2011 @ 12:17 PM

    Tenho 62 anos e desde criança tive dor de cabeça,vômito aos dezessete anos apareceu estrelinhas que me dificultava para enxergar,aí comecei a vomitar um líquido meio verde com amarelo,aos trinta e poucos anos,como eu gostava muito de jogar futebol a noite me dava uma dor de cabeça enorme,que eu não conseguia encostar a cabeça no travesseiro,passava as noites acordado,até que uma noite eu tomei uma aspirina forte,daquelas que eram maiores do que a normal,em cinco minutos a dor passava,depois começou a aparecer uns traços,que se iniciava com um ponto,e ia aumentando,a gente tinha dificuldade de enxergar,aquele ponto ia diminuindo ate passar,depois vinha a dor de cabeça,quando eu ficava nervoso por algum motivo,me dava tontura,labirintite que quando passava a crise vinha a dor de cabeça,sou bastante irritado me irrito por qualquer coisa,para encurtar a conversa meus filhos tem minha neta também diz que é genético,passei uma vida sofrendo,os médicos não me deram uma solução final,foi quando fiz uma pesquisa na internet sobre enxaqueca no segundo item de cima para baixo,contou a minha vida e o que eu realmente tenho,tudo o que esta escrito ali aconteceu comigo,por isso eu hoje posso dizer,eu tenho enxaqueca.

  211. elisangela da silva comenta:

    26 março, 2011 @ 10:24 AM

    minha mae tem pressão alta e diabetes, e agora ela esta com subido no ouvido e dores de cabeça o que será

  212. francisco silveira comenta:

    6 abril, 2011 @ 6:48 PM

    meu nome efrancisco eu tenho totura tres anos ja fiz todos os emsame para labirititi mas nao deu nada fiz tanbem tres rassonansia os nelrologista nao acharam nem um problema um dotora detector tres ponto nua ressonasia ela midice q sao vasos que estao cecando remedio recitado as infantil

  213. Iara comenta:

    17 abril, 2011 @ 12:44 PM

    Olá, tenho 17 anos e fazem 2 anos que venho sentindo tonturas, enjöos e dormências…alguns médicos me disseram que possivelmente é síndrome do pânico, mas tenho idéia que possa ser algum tipo de labirintite, posso estar errada?
    Ps: tudo se agrava quando como chocolate, então estou evitando, ele pode causar tonturas?
    Tenho 1.65 e peso 46kg, minha nutricionista me disse que nåo posso mais emagrecer, mas nâo entendo, poisa como muiiiito!
    Beijo.

  214. Mario Kopp comenta:

    20 abril, 2011 @ 4:03 PM

    Prezados leitores, portadores de labirintopatias e outras patologias semelhantes:

    O tratamento é dificilimo, os remedios pouco ajudam , as manobras de epley e congeneres aí estão, quem sabe?
    Acredito que talvez alguma ciencia oculta, extra sensorial, seria um caminho, reza brava, promessas, ajoelhar no milho seco,
    bem coisas deste tipo podem auxiliar, eu acredito e estou cumprindo a risca este tratamento pouco cientifico.Se eu melhorar
    avisarei com toda a certeza demais leitores com estes problemas.
    Abraços a todos ,
    Mario Kopp

  215. Liliane Ribeiro comenta:

    17 maio, 2011 @ 11:16 AM

    Olá Dr Arnaldo, tenho 28 anos sofro com este problema a mais ou menos uns 5 anos.Nunca vi uma doença tão horrivel do que ter estas vertigens.Normalmente sofro pequenos desequilibrios e tenho nauseas tambem ,presciso tomar calmante direto ,pois tenho muita ansiedade .Já fiz uma avaliação otoneurologica,é horrivel este exame .Pra vcs que vão fazer leve um acompanhante pois vcs sai da sala do médico sentindo pior do que já estava.Meu exame deu Labirintopatia Periférica Irritativa.Até hj pessoal não sei a cura.Jà tomei vários medicamentos.Minha tontura só cura quando tomo calmante.Dr Armando me ajude a resolver este problema ,pois não aguento mais sentir este mal estar .Sinto um peso na nuca e nausea ,um pouco de tontura também ,mas não é tontura de cair , é só um desequilibrio.
    Desde já te agradeço e te elogio pois adorei este site e vou recomendar para outras pessoas para tirarem suas duvida tambem.

    Att, Liliane

  216. Marcia da S. M. Costa comenta:

    4 junho, 2011 @ 12:18 AM

    Meu esposo fez uma cirurgia de hérnia inguinal a 20 dias, e usou a anestesia raquidiana. Ontem quando acordou, quase desmaiou , pois as coisas todas rodavam . Ele quase caiu. Esta tomando EXIT, porém ainda tem tonteira. Pode ser da anestesia?

  217. erika comenta:

    8 junho, 2011 @ 11:36 AM

    ola, gostaria de saber o q eu devo fazer faz 1 mes que eu sinto tontura, e isso e muito ruim fui ao clinico medico e ele passou para mim o remedio labirim, as vezes chego a chorar com essa situação e muito chato sinto tanta vontade de sair mas tenho medo de cair ou sentir alguma coisa tipo, ate para eu trabalhar esta sendo ruim para mim. por favor me responda preciso logo de sua resposta:

  218. Leone comenta:

    8 junho, 2011 @ 2:53 PM

    Oi tenho 18 anos faz umas 3 semanas que estou sentindo esse mal estar eu estou acordado mais pareço estar dormindo minha vista fica fraca parece que tem areia nela e ela fica muito fraca e minha mente tambem queria saber oque eu tenho Obrigado desde Já

  219. kamila comenta:

    17 junho, 2011 @ 1:42 AM

    Doutor: Me ajude sou estudante universitária e é época de prova não sei se é nervoso esses dias começou a me dar uma ânsia e os meus ouvidos começou a ficar tipos que tampados o que sera isso ? me ajude

  220. marizelia comenta:

    26 junho, 2011 @ 3:29 PM

    ola! Ha mas ou menos dez anos sinto tontura e o medico me receitou labirin e um calmante porem ainda sinto batante apesar de ter iniciado a tres semanas e isso e horrivel a falta de equilibrio e um nervoso que as carnes do corpo treme com isso engordei mas ou menos vinte quilo pois quando ataca fico nervosa e comeco a comer

  221. renilda caetano rocha comenta:

    26 junho, 2011 @ 5:18 PM

    ola,ha uma semana tive dor de cabeça forte fui ao hospital tomei soro com medicamentos pois estava ate vomitando verde , naquele dia fiquei melhor mas na quinta voltou a dor com forte tonturas . a dor de cabeça passou mas a tontura nao ja faz 3 dias que estou assim nao consigo deitar nem levantar a cabeça gira demais parece que vou cair nao estou aquentado mais preciso de ajuda

  222. jose marcos da silva comenta:

    27 junho, 2011 @ 6:12 PM

    eu estou sentindo a 15 dias uma tontura esquisita mais quando estou deitado ao levantar e baixar e se levantar rapidamente nunca tive isso o que pode ser sera que pode ser elevação de algum problema por ex. colesterol acido urico , ou qualquer outro tipo em alteração me oriente eu não estou achando legal isso. eu me alimento pouco mas como coisas sadia. sera que se refere a isso tbm.obrigado

  223. Victor comenta:

    4 julho, 2011 @ 4:31 PM

    Alô, tenho 66 anos e á uns tempos para cá tenho sentido o seguinte. Parece que estou sempre cansado, com zumbidos nos ouvidos, só me apetece estar deitado.Quando faço a minha marcha de 30 minutos, ao fim de 15 a 20 minutos começa-me a dar-me desiquelibrios, dores no pescoço e muitas vezes parece-me ter uma pressão sobre a area do cerebro(maxilas,cana do nariz e olhos).
    Tenho estado com a hipertensão, glicemia e colesterol dentro das percentagens que são aconselhadas.
    O que poderá ser ?

  224. marcelo comenta:

    11 julho, 2011 @ 1:49 AM

    olá…tenho 22 anos…o meu problema é que, na maioria das vezes que me espreguiço bem forte, esticando bem os ossos…sinto que os meus sentidos param, e tenho que me apoiar em algum lugar pra não cair, e os sentidos voltam aos poucos em questoes de segundos…gostaria muito de saber se isso é normal, se tem algum risco, se precisa tomar remedios e o que pode ser, enfim, todas informaçoes a respeito do mesmo…obrigado pessoal.

  225. Mauricio C comenta:

    11 julho, 2011 @ 9:18 PM

    Tenho 44 anos, sou casado tenho dois filhos e moro em São Paulo Capital. Comecei a notar um “zunido” nos ouvidos a cerca de 4 anos, “zunido” baixo, nem sempre eu dava conta dele. Algumas vezes ficava muito baixo, sumia por uns tempos e do nada reaparecia. Nos ultimos doze meses e sendo bem exato, nos ultimos 3 meses este zunido mudou, agora esta muito alto, chego a ter a impressão que esta aumentando a cada dia, este som, que lembra o som emitido por uma aparelho eletrônico com defeito, tipo com a frequencia defeituosa (piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…..) atrapalha mesmo a concentração e a calma, também surgiu ao mesmo tempo a vertigem, tenho umas tonturas do nada, ao ponto de derrepente eu me segurar em alguma coisa na rua por ter a impressão de que vou cair, e isso não tem me deixado a vontade em sair para meu trabalho, pois, trabalho na rua de vendedor, visito lojas, ando a pé, ando de carro e tenho receio da vertigem ocorrer forte quando estou por exemplo ao volante. Enquanto escrevo o som nos ouvidos me perturba, estou com medo. Também aconteceu sinultaneamente o aparecimento de hemorróidas, doem, sangram, latejam, as vezes quando muito machucadas ou inflamadas, mal consigo ficarf em pé por mais de 15 minutos, pois, doem muito, e percebo que tem algo relacionado com a tontura, pois, quando a hemorróida ataca as tonturas vem junto, quando passa idem a tontura passa. Sei que médico é o caminho, ja marquei, um clinico em meu convenio, porem, só para dia 08/08/11 ou então pronto socorro. Me esqueci de citar que nestes ultimos meses também ja percebo estomago ruim, as vezes embrulhado, as vezes arrotando sem aparentes motivos. Quando fico mais agitado, mais ancioso ou nervoso percebo que o tal zunido também aumenta o volume. O que era algo que de vez em quando aparecia, agora é o dia todo, a todo instante e mais alto. Acho que é pertinente comentar sou diabético e hipertenso, tomo medicamentos pertinentes a mais de 8 anos.

  226. nadia comenta:

    24 julho, 2011 @ 3:50 AM

    OLA DR, COMO VAI? SOUBE ATRAVEZ DE UM MEDICO AMIGO QUE ALGUNS REMÉDIOS PARA TRATAREM LABIRINTITE, COMO EXEMPLO O VETIX, PODEM CAUSAR MAL DE PARKISON, SE É VERDADEIRA ESSA AFIRMAÇÃO, COMO TRATAR O PROBLEMA? ELE TEM MESMO SOLUÇÃO? QUAL O TEMPO APROXIMADO DE CURA? E EM UMA MULHER DE 65 ANOS, QUAL A PROBABILIDADE DE SER CURADA DA LABIRINTITE? , OBRIGADA.
    PS; ELA FEZ USO POR VÁRIOS ANOS DE ANTIINFLAMÁTORIOS PARA TRATAR ARTRITES

  227. marcia comenta:

    21 agosto, 2011 @ 4:03 PM

    Dr. a mais ou menos 1 mes comecei com zumbido no ouvido e algumas tonturas, depois piorou muito e o quarto fica instavel quando estava deitada. Fui ao médico e ele me passou um remédio que nos primeiros 2 dias melhorou mas atualmente estou com uma sensação de cabeça zonza ou vazia, nem sei explicar, isso fica direto e me deixa sem disposição para nada além do zumbido que não foi embora. Será que é grave? Não aguento mais essa sensação na cabeça.
    Obrigado e me ajude, ando nervosa e choro muito.

  228. ELVIRA comenta:

    23 agosto, 2011 @ 2:38 PM

    DR.TENHO 47 ANOS FAÇO TRATAMENTO PARA ARTRITE A 6 ANOS,SEMPRE TIVE TONTURAS,MAS LEVE SO QUE DE UM ANO PRA CA
    AS TONTURAS ESTÃO MUITO FORTE,A ULTIMA FIQUEI 15 MINUTO NO BANHEIRO SEM PODER ME LEVANTAR E TIVE VOMITO.
    GOSTARIA DE SABER SE E NORMAL TER VOMITO DURANTE UMA CRISE DE TONTURA?
    GRATA..

  229. Hilario comenta:

    1 setembro, 2011 @ 10:46 PM

    Tenho 50 anos, há um ano comecei , de repente ter problemas de vertigem sem zumbido e sem os sintomas de labirintite como disseram os médicos que consultei.Comentei que tomo lexotan a varios anos mas segundo o meu médico não seria esse o motivo.Quando caminho não há problema ,mas quando fico parado fixo dá impressão que vou cair , as pernas amolecem não consigo me manter em pé por algum tempo antes trabalhava em pé agora sou obrigado trabalhar sentado .Já tomei vertix várias vezes. às vezes melhora outras não. Me causa pânico sinto tremor no corpo, tudo um horror.Não sei o que fazer.

  230. lou comenta:

    10 setembro, 2011 @ 10:49 PM

    boa noite,tenho 28 anos e estou com alguns sintomas estranhos são eles:tontura,enjoo,zumbido,sono o dia inteiro,alguns cheiros e barulhos muito estridentes me fazem enjoar,local com muitas pessoas falando fico pertubada pois parece que meu ouvido fica sensivel a qualquer barulho…me ajudem será que estou com algum problema no meu cerebro???aguardo uma resposta…obrigada

  231. Joice comenta:

    12 setembro, 2011 @ 3:45 PM

    Olá! Tenho 29 anos e de uns 2 meses para cá tive tonturas de ver tudo girando mesmo dormindo.. e tenho sentido cabeça meio que “aérea”.. sensação de fora do lugar… fiz exames de sangue completo e está tudo dentro do normal…
    semana passada fiz o exame otoneurológico, que por sinal é horrível de se fazer.. minha pressão caiu.. e demorou um pouco para reestabelecer… nas conclusões de diagnósticos deu-se o seguinte parecer: síndrome vestibular periférica irritativa (NE latente a 42°c OE)… o que isso quer dizer??? isso é grave? é labirintite??

  232. carla comenta:

    16 setembro, 2011 @ 11:16 AM

    Caro Dr.

    Estou menstruada e nos três primeiros dias da menstruação, quando vou deitar sinto um mal-estar (enjoo e tontura) que dura aproximadamente 10 minutos. Depois disso, acordo à noite para ir ao banheiro e não sinto mais nada. No dia seguinte tb não sinto nada, faço ginástica, trabalho, e tudo bem. Só volto a sentir novamente quando vou deitar, mas passa rápido. Seria por causa da menstruação?

    Muito obrigado

  233. FRANCISCO HUMBERTO DE CARVALHO comenta:

    19 setembro, 2011 @ 1:53 PM

    Põr favor consiga um remidio eficiente para o tratamento da labirintopatia, POIS ESTOU EM CRISE .Até minhas pernas estão fracas, ando canbeliando e me eqeulibrado para não cair. Uso bengala para me dar maior segurança. TENHO ZUMBIDO E MUITA TONTURA E PERNAS COM DIFICULDADE EM CAMINHAR.TPME TODOS ESTES REMDIOS GYNCO BILOBA,BETASERC DE 24 COMPLEXO B, CITONERIM DE 5.OOO UI OMEGA 3, LEVEDURA DE CERVEJA, ACUVIT(VITAMINAS), E OUTROS PRODUTOS DO GENERO…A NOITE TOMOLEXOTANDE 3 MG PARA DORMIR E RELACHAR, AS VEZES TROCO ESTE BENZODIOQUIMICO, POR OTRO RIVOTRIL ,QUEME DAR PESADELO.OS C HEK-UP QUE FAÇO DAR TUDO NORMAL. TENHO MUITO CUIDADO COM ALIMENTAÇÃO.SOU 50% VEGETARIANO, ALEM DISSO COMO FRUTAS ABACATE, BANANA, GOIABA, LARANJA, CAJU,SAPOTI(NASAFRA), E OUTRAS. TRÊS VEZES POR DIA NA SEMANA ME ALIMENTO COM PEIXE DO MAR-BADEJO,PESCADA AMARELA, GAROUPA,PARGO OU ARIACOL EOUTROS. FUI PROFESSOR DA U.F.C E ESTOU APOSENTADO. TENHO PORTANTO ALGUM CONHECIMENTO DE MEDICINA E FARMACIA PESO 73,7 KLG UM METRO E 59 CM. PRATICO SEMANALMENTE HIDROGINASTICA, MUSCULAÇÃO, E EXERCICIOS PERSONALIZADOS COM PROFESSOR EM CASA, TENHO 84 ANOS MAIS SERIA SAUDAVEL , SE NÃO FOSSE ESTA MOLESTIA ME ATACOU IMPIEDOSAMENTE DESDE OS CINO ANOS QUANDO PIOREI DEMAIS PRINCIPALMETE DAS PERNAS(DIFICULDADE EM CAMINHAR SEM APOIO) E DA TONTURA , SURDEZ E ZUMBIDO….PÔR FAVOR INFORME UM MEDICAMENTO MODERNO MILAGROSO , POIS SOU CATOLICO PRATICANTE E PEÇO MUITO A JESUS E MARIA SANTISSIMA , PRICIPALMENTE NOSSA SENHORA DO CARMO, POQUEW NASCI NO DIA DA FESTA DE NOSS. SENH. DO CARMO -16-07-1927 ME DÊ UMA RESPOSTA POSITIVA BREVE ATRVES COMPUTADOR OU OUTRO MEIO CORREIO, TELEFONAO MEU:9934193 ….OBS. PAGO TODA DESPESA MOSTRE UM BOM MEDICO ESPECIALISTA DAS MINHAS MOLESTIAS AQUI DE FORTALEZA …CE. SOU DA GEAPE MEU ENDEREÇO rUA PADRE FRANCISCO PINTO 393 BENFICA FORTALEZA CEARÁ-CEP60020-290

  234. Marcos comenta:

    21 setembro, 2011 @ 6:57 AM

    Notei quando tomo refrigerante me provaca vomito e tontura, porque sera? Algo no refrigerante que não posso tomar?

  235. valeria munhoz comenta:

    1 outubro, 2011 @ 4:31 PM

    olá meu nome e valeria tenho 41 anos, estou pestea ficar doida nao sei o que anda acontecendo que quando eu me deito ou me levanto,vejo tudo rodar,mas tudo roda de uma maneira forte mesmo,parecendo uma viagem.Me ajude gente o que sera isso? estou com medo de procurar um medico e ver que pode ser uma coisa grave,meus musculos estao doloridos meus braços principalmente..por favor aguardo uma resposta via inmail.obrigada

  236. elza comenta:

    8 outubro, 2011 @ 2:52 PM

    oi meu nome é elza, tenho 67 anos quando estou andando tem que ter uma pessoa ao meu lado pq fico desequilibrada o que faço?

  237. RONAN comenta:

    14 outubro, 2011 @ 10:44 PM

    GENTE, É SÉRIO…

    EU FUI DIAGNOSTICADO COM LABIRINTITE POIS SOFRI DURANTE 3 ANOS COM VERTIGEM, FAQLTA DE AUDIÇÃO E ZUMBIDO. A VERTIGEM ME CASTIGAVA TANTO QUE EU NÃO PODIA SAIR SOZINHO DE CASA. APÓS 3 ANOS DE SOFRIMENTO, RESOLVI PROCURAR UM NEROLOGISTA QUE PEDIU UMA RESSOÂNCIA DAQ CABEÇA E ESSA RESSONÂNCIAC ACUSOU UMA DOENÇA RARA CHAMADA “INVAGINAÇÃO BASILAR E PLATIBASIA”. EU TIVE DE FAZER UMA CIRURGIA E MEU CRÂNIO FOI FIXADO NO PESCOÇO COM PARAFUSOS E DUAS HASTES. O PROBLEMA DA VERTIGEM É SÉRIO E EU ACONSELHO QUEM SENTIER VERTIGEM, SE NÃO MELHORAR, PROCUREM UM NEUROLOGISTA. eU NÃO MOVIMENTO MAIS O PESCOÇO POR CAUSA DA FIXAÇÃO, MAS PELO MENOS NUNCA MAIS PASSEI MAL COM TONTEIRA. ABRAÇOS A TODOS.

  238. fabiana comenta:

    22 outubro, 2011 @ 10:19 PM

    tenho 18 anos de idade e a dias passo por crises no casamento devido a isso naum tenho mais nervo,sinto tontura vista embaçada,dor de cabeça,peso na cabeça e qualquer coisa fico extressada e mim altero

  239. Poliana comenta:

    3 novembro, 2011 @ 12:46 PM

    Esse rémedio n é bom pro coração.

  240. Poliana comenta:

    3 novembro, 2011 @ 12:49 PM

    Gente toma 5 folha de jabuticaba que melhora quem tem labiritite n tem cura

  241. Ana comenta:

    18 novembro, 2011 @ 7:50 PM

    ola, eu de uns tempos para ca, tenho andado esquesita, tenho algumas tonturas, dores de cabeça, pouca vontade de sair de casa, as vezes sinto falta de ar, penso que vou a té desmaiar , as vezes nem compreendo o que as pessoas falam ,fico area,meu peito na parte de tras no meio abaixo da nuca esquenta. O que será que pode ser isso????

  242. ana leite comenta:

    21 novembro, 2011 @ 2:03 PM

    Dr Armando, por bondade responda a minha pergunta. Acordei as 4 hs d amanha com fome, fui a cozinha e quando sentei num banco alto senti meu corpo desequilibrar, em
    seguida voltei pra cama e quando deitei e fechei os olhos minha cabeca girava , abri os olhos e tudo em volta do quarto girava, passou rapidamente, fiquei muito nervosa, desesperada , nunca senti isso antes. fui ao hospital minha pressao estava 17/9, tomei remedio pra pressao e dramim. faz 15 dias q n sinto nada,estou bem, contudo preocupada. Sera tumor no cerebro?
    estou em panico, me ajude por favor, nconsigo fazer nada, so choro…. que faco?
    Obrigad adr….

  243. Thais comenta:

    21 novembro, 2011 @ 8:36 PM

    Olá, Boa noite! meu namorado tem pressao alta, e sente tonturas as vezes, tem algo que ele possa fazer pra aliviar pelo menos? Ela já toma remedios. Desde já mto obrigada!

  244. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    22 novembro, 2011 @ 6:25 AM

    Ana consulte um médico clínico geral e faça os exames laboratoriais. ode ser pressão arterial elevada ou queda do açucar. Tumor no cerebro é mais raro dar vertigem. Existem centenas de causas que vertigem.

  245. Patricia comenta:

    30 novembro, 2011 @ 10:57 AM

    Tenho enxaqueca a mais ou menos 10 anos, e só ataca no periodo mestrual. Porem a dois meses, assim que termina a crise de enxaqueca , fico com zumbido agudo no ouvido esquerdo (que é do lado que dói a cabeça na crise) e parece que a veia do lado esquerdo da cabeça fica apertada/dolorida, e quando deito e viro do lado esquerdo, gira tudo ao meu redor………
    Doutor, minha pergunta é: seria devido a pós crise de enxaqueca?

    muito obrigada
    Patrícia

  246. Marcia Fernandes comenta:

    9 dezembro, 2011 @ 12:58 PM

    Oi doutor a alguns dias estou me sentido tonta as vezes sinto dormência em uma lado do corpo, fiz vario exames de laboratório e deu normal, minha cabeça fica pesada, e fico parecendo que estou flutuando, pendendo pára um lado. minha pressão sempre da 10×8 e meus batimento de 70 a 100 alguém sabe me dizer o que eu tenho por favor?

    obrigado
    me respondam por favor

  247. ERick comenta:

    19 janeiro, 2012 @ 10:14 AM

    Bom dia,

    Me sinto tonto a 4 meses seguidos e já tomei Dramin B6,Vertix e Labirin.Todos por 1 mês e das doses mais fortes.Não melhoro por nada.Quando escuto algum barulho,principalmente agudo fico tonto na hora e parece que meu cérebro esta tremendo…Gostaria de alguma sugestão para melhorar e se alguém já relatou sobre a ligaçã de tontura com o barulho.O Otorrino não me ajudou.Sugere outro médico?Qual primeiro,Cardio ou Neuro?

    Grato

  248. Priscila comenta:

    19 janeiro, 2012 @ 4:40 PM

    Ola Doutor, , as vezes sinto uma tontura, na qual perece estar tudo rodando ao meu redor e se fecho os olhos fica pior, na maioria das vezes é quando estou nervosa ou preocupada com alguma coisa, e tenho também muita dor de cabeça, já faz um tempo que tenho isso, tenho apenas 27 anos, o que sera que eu tenho, pode labirintite?

    Aguardo resposta
    Obrigada

  249. antonio comenta:

    21 janeiro, 2012 @ 10:00 AM

    Caro dr.
    tenho 30 anos e tenho labirintopatia desde do final de 2009, fez dois exames de vectro e fui diagnosticado de labirintite irritativa e não sinto nada de náuseas ou vômitos, so sinto tonturas direto, sinto na maioria das vezes quando acordo, depois quando tomo o betaserc 24mg e vertix só melhora, mas sinto essas tonturas fracas todos os dias e toda hora, as vezes eu chego a passar uma semana sem tonturas, mas logo depois volta. tenho problema de ansiedade e tomo rivrotril e sertralina. será que isso tem alguma coisa a ver? gostaria de saber se tem algume que tenha algo parecido e se curaram ou pelo menos controlaram a doença? mande-me respostas não sei maiso que fazer; abraços e meu e-mail é antonionubis@hotmail.com.

  250. Adriana comenta:

    21 janeiro, 2012 @ 10:52 PM

    Olá! No dia 22 de dezembro de 2011 eu abaixei para pegar algo no chão e quando levantei bati violentamente a coluna (final da cervical/início da torácica) numa porta do armário superior que estava aberta.
    Consultei clínico geral na manhã de Natal (final de ano e muito próximo das festas fica difícil encontrar atendimento) que solicitou radiografia da coluna (cervical e torácica por conta do trauma, e da lombar pois tenho “bico de papagaio” nessa região.
    Conversei com uma amiga minha que é fisioterapeuta que recomendou o uso de colar cervical (que ajudou e muito, pois eu havia ficado com a visão levemente embaçada e com muita, mas muita náusea, tanto que já não conseguia mais me alimentar).
    Os exames não mostraram grande coisa (só o impacto, mesmo), mas o ortopedista disse-me que (para ajudar!) tenho artrose em toda a extensão da coluna… Confesso que vinha sentindo limitações em relação aos movimentos, mas como sou sedentária e já estou com 53 anos, atribuí a isso a dificuldade, mas estranhamente não tenho “dores” decorrentes da artrose.
    Como eu disse, o trauma direto na coluna incomodou muito e ainda incomoda: Veja que aconteceu no dia 22.12.2011 até hj é 21.01.2012 e eu ainda sinto dores na nuca, cansaço, baixo nível de concentração, algumas dores nos ombros e nas costas que acentuam se faço um mínimo esforço… O movimento do pescoço ainda está limitado e se forçar dói, se bem que nem forçando vai (travou). Mas, o que incomoda mesmo é que passado um mês eu ainda sinto náuseas… Já diminui do que era no início, mas ainda me traz muito desconforto. Se fico digitando com a cabeça levemente inclinada voltam as dores na nuca e a náusea se acentua… Mas, o orto mandou tirar o colar…
    Pensei em consultar um neurologista (a bem da verdade minha amiga fisioterapeuta é quem recomendou, pois os médicos – clínico geral e orto acham que a náusea que sinto é da dor!)…
    Preciso de orientação.
    Agradeço pela atenção.
    Ah! Vi comentários sobre formigamento… Vejam só que estranho: tive no ombro e braço esquerdo, no auge da crise inflamatória, mas agora sinto nos dedos dos pés! Isso vem se somar aos formigamento nas pernas (na altura do fêmur, na entre o joelho e o encaixe da perna no quadril, aparece em ondas…) que apareceram depois que fiz um trauma na lombar em 2010)
    Como os senhores podem perceber são tantos sintomas misturados que eu fico cada vez mais confusa! Mas,nem preciso dizer que depois do acidente antes do Natal minha qualidade de vida ficou comprometida (principalmente pelas dores na nuca – como agora, por exemplo, e devido às náuseas…)
    Aguardo seus comentários.
    Muito obrigada.

  251. francilady comenta:

    1 fevereiro, 2012 @ 9:06 AM

    Eu estou sentindo estes sintomas de tontura poderia ser uma gravidez?

  252. Enedina comenta:

    8 fevereiro, 2012 @ 7:54 PM

    Minha mãe anda sentindo uma soeira no ouvido as vezes insuportavel diz ela, ela não sabe do que se trata ela não foi a um medico pelo fato de não estar havendo medicos aonde moramos, e ainda hoje ela esta sentindo uma tontura muito forte, seguida de uma vontade de vomitar. O que ela deve fazer?

  253. rener comenta:

    27 fevereiro, 2012 @ 5:56 PM

    OLA DE UM TEMPO PRA CA UNS DEZ DIAS COMECEI A SENTIR UM ZUMBIDO NO OUVIDO UMA CLINICA GERAL DISSE QUE PODE SER LABIRINTITE E ME RECEITOU VERTIGIUN TODA NOITE SO TOMEI DOIS E AINDA NÃ FEZ EFEITO POREM FUI A UM OTORRINO E ELE DISSE QUE ESSE NEGOCIO DE LABIRINTITE NAO EXIXTE SO É DETECTADO EM CADAVER OU PACIENTES ACAMADOS E ME MANDOU SUSPENDER O REMEDIO E TOMAR RIVOTRIL POIS MEU PROBLEMA É UMA LABIRINTOPATIA DO STRES O Q FAÇO

  254. Pedro comenta:

    1 março, 2012 @ 9:03 PM

    Pode ser o fone de ouvido a causa.

  255. alves paula comenta:

    3 março, 2012 @ 11:28 AM

    ola chamome paula ja a dois anos que tanho crises de vertigens ja consoltei varios medicos .perdi a minha audicao na orelha direita tanho tomado medicamentos mas nao deu em nada as minha vida mudou muinto ando senpre cancada . gostaria de saber o que fazer

  256. Lucineide comenta:

    10 março, 2012 @ 8:51 PM

    Ola! Quando abaixo a cabeça desce um liquido como se fosse da cabeça e da vontade de vomitar, o que será isto?

  257. flavio laya comenta:

    14 março, 2012 @ 8:54 AM

    eu tambem estou com este problema nao sei oqque fazer tomo labirin quase dois meses e nada a minha vista esta embasada estou tonta com as pernas pesadas. quem melhorar ajudenos

  258. lourivaldo comenta:

    2 abril, 2012 @ 10:58 AM

    doutorarmando tenho labirintiti fiz exame o medico costatou sindrome vestibular periferica do tipo irritativa estou a um ano com tontura e pareçe que a terra fica balansando ja tomei varios remedios vertix labirin çinarizina vertinize e nada melhora doutor pelo amor de deus me ajude de uma resposta/

  259. karine comenta:

    5 abril, 2012 @ 12:51 PM

    DR:SINTO MUITA TONTURA DORES NA NUCA ,OUVIDO ENTUPIDO,PRESSÃO NOS OUVIDOS NÃO SEI MAS OQUE FAZER ,MEU MEDICO JA PASSOU DOIS TIPOS DE REMEDIO PRA MIM TOMAR,JA FIZ EXAMES COMO,TOMOGRAFIA,ELETRO E… E NÃO DEU NADA,MAS AS TONTURAS NÃO PASSAM. OQUE EU FAÇO ;DR?

  260. zeli bastos comenta:

    11 maio, 2012 @ 11:35 AM

    ola dr. a alguns dias comecei sentir tonturas pincipalmente ao deitar roda tudo e ao levantar tirei a pressão para ver sempre esta boa ou baixa as vezes esta 10/ 6 ou 9/6 mas geralmente e 12/8 ou 11/7 me sinto estranha cada vez que deito e quando levanto a unica coisa que sinto e um desconforto no ouvido esquerdo o que sera isso e o que faço dr. obrigada.

  261. azenilda bb comenta:

    1 junho, 2012 @ 8:22 PM

    oi d.r estou sofrendo meito e preciso de uma resposta urgente estou com tontura cuando deito o mundo rada e cuando me viro na cama tanbem roda tudo e cuando ne abaixo ja fiz uma resomançia eo ortopedista ne falou que tenho de fazer uma cirurgia e colocar um pino de titanio bem mo pescoso mais estou com muito nedo sera que preçiso fazer esta çirurgia mesno eu precisa saber a resposta por favor muito obrigada desde ja

  262. Kildare comenta:

    12 junho, 2012 @ 5:54 PM

    A alguns anos quando acordei e fui me espreguiçar senti um estalo na nuca e apartir deste moneto fiquei trinta dias com toturas sendo quinze dias quase amarrado dormindo sentado a uma poltrona, quando tomava banho a agua caia sobre a minha cabeça rodava tudo. para me deitar era um deus no acuda. fui ao um médico e o mesmo me disse que houve um “esmigamento” de umas artérias que passam por trás da nuca e que levam oxigenio para o cerebro. e desde então cortei o açucar e o sal que influenciavam. hoje só consigo dormir de costa e torax para cima e ainda tomo um remédio quando a crise quer voltar. tive duas sendo a primeira mais forte. Minha vida nunca mais foi a mesma. Em todas as vezes eu fazia respiração e expiração para melhorar e dar certo. Agradeço desde já se o meu problema tiver uma solução.

  263. carol comenta:

    18 junho, 2012 @ 8:03 PM

    bom meu nome e carol me sinto fraca com tontura sinto meus seios inchados tenho enjoo e tontura quase toda hora quase caio preciso saber urgente o mais rpido possivel se posso estar com vertigem ou gravida obg

  264. tania pereira da silva comenta:

    25 junho, 2012 @ 11:46 AM

    Oi meu nome é tania e ultimamente ando tendo mtas dores de cabeça , e quando ela ataca eu fico mal qse uma semana. E agora eu to tendo tontura que vem derrepente , eu fico com as vista embaçada e mta dor na cabeça e nao consigo nem ficar em pé de tão tonta que fico. o que seria isso, preciso de uma opinião … obrigada

  265. Jhonatas comenta:

    29 junho, 2012 @ 8:27 AM

    Ola meu nome e Jhonatas há alguns dias etou tendo tonturas na cabeça dores atraz na nuca e na região nazal sendo que pecebo minha vizão um poco desnotiada e tive uma crise e n conseguia fika em pe ou mim mexe,que a sessação erra de cair de tanta tontura do na cabeça e agora meu pescoço n para de doe uma do fraca que encomoda,a minha totura ela para mas todo dia ela volta encomodando,isso pode ser labiritite? sendo que eu fiz uma sirugia de adenoide no nariz e o medico falou pra mim que teria de fazer outa pra retirada de um desviu no nariz pode alguma coiza ave sendo q faz mas de um ano que fiz a sirugia so agora vim senti esses sintomas e eu trabalhor muito tempo na frente do co mputado pode ter relação…aguardo resposta obrigado…..

  266. Isabel comenta:

    27 julho, 2012 @ 8:45 AM

    Olá! Estou há uns 15 dias sentindo uma “zonzeira” que só sinto quando estou em pé. Sinto tbm fraqueza nas pernas (coxas) e às vezes nos braços,mais do lado esquerdo que do direito, às vezes adormece o pé esquerdo. Sentada me sinto um pouco zonza apenas ao mudar de posição bruscamente. Na maioria das vezes a náusea está presente, e dá uma sensação de medo de ser algo ruim…, pensando bobagens. Esta é a segunda vez que sinto isso. No início deste ano passei por muito nervoso e em seguida os sintomas, e desta vez tbm estive muito nervosa. Sei que o correto é passar no médico pessoalmente e não ficar imaginando…mas queria muito saber se isso pode ser psicológico, emocional. Muito obrigada por sua atenção Dr.! Isabel-SP

  267. marlieda barbosa cardeal comenta:

    16 agosto, 2012 @ 4:37 PM

    OLA FUI DIAGNOSTICADA COM SINDROME VESTIBULAR PERIFIERICA BILATERAL IRRITATIVA, JÁ FAZEM 02 ANOS E NÃO SENTIA MELHORA. SOMENTE AGORA QUE FIZ RESTAURAÇÃO VESTIBULAR OU SEJA EXERCICIOS RV E COMECEI A TOMAR BETARSEC QUE, CORTEI CAFE, CHOCOLATE, MATE, COMECEI A MELHORAR…DIZEM QUE DEVEMOS TENTAR DE TUDO. SE VC NÃO SE DÁ COM UM REMEDIO TENTE OUTRO E FAÇA RV. TIVE SINDROME DO PANICO ACHA QUE TUDO ISSO, DEPRESSÃO ESTÃO ASSOCIADOS, MAS DEVEMOS LUTAR CONTRA E DIZER EM VOZ ALTA “NÃO TENHO NADA”. “ESTOU TOTLAMENTE CURADA DA LABIRINTITE” E COISAS DO GENERO, MAS SEMPRE POSITO, PORQUE NÃO VAMOS MORRER….E O TEMPO ESTÁ PASSANDO PARA NÓS ERAMOS NORMAIS E AINDA SOMOS….FIQUEM COM DEUS. BJS MARLIEDA
    marlieda@saojuliao.org.br

  268. vanderley comenta:

    13 setembro, 2012 @ 9:56 PM

    guando olho para cima fico toto guado vejo alguma coisa rodando fico tonto si durmo minto minha cabeça doi si durmo pouco do mesmo jeito

  269. neide comenta:

    3 dezembro, 2012 @ 1:44 PM

    eu acordei por volta das 4 hs da manha do di6/11/2012 totalmente tonta vomitando e surda do ouvido esquerdo fui ao medico e ele passou uma tomografia da cabeça que nada constou ,ele me deu o diagnostico que era labirintite me medicou e eu continuei com os mesmo problemas ,entao fui ao otorrino e ele me disse que era um pequeno derrame no ouvido estou melhor da tontura pq ate hj estou a base de medicamentos mais o ouvido ainda continua surdo sera q vou ficar assim qual medico devo procurar e que exames devo fazer?

  270. Francisco comenta:

    25 dezembro, 2012 @ 10:51 AM

    meu nome e Francisco sinto pela segunda vez tontura muito forte com fomito esvediado que serar?

  271. Neto comenta:

    19 janeiro, 2013 @ 6:32 AM

    Bom dia, não sei bem explicar o que sinto mas é mais ou menos isso.

    quando tiro foco do olhar de um ponto para outro e somente nessa situação .. sinto rapidos lances de fraquesa no corpo como se fosse desmaiar mas nao é uma sensação forte mas bastante incomoda;
    alguém tem alguma ideia do poderia ocasionar isso ?
    agradeço desde já

  272. gisele beraldo comenta:

    14 fevereiro, 2013 @ 6:10 PM

    por favor me ajude com uma opinião sua,,eu to dormindo e na madrugada sinto uma tontura muito forte dormindo mesmo,,sem acordar,aí junto com a tontura vem a ansia de vômito,,,to com medo de dormir,,esses sintomes ja tive algumas vezes no passado mas agora esta muito mais forte me de uma opinião pelo amor de Deus.obrigado amigo

  273. claudia cerniauskas comenta:

    7 abril, 2013 @ 6:03 AM

    ola queridos primeiro O SENHO JESUS CERTO depois medico psiquiatra fala com ele luto muito trabalho namoros problemas de todos os tipo tenho tonteiras muito forte nao e labirinto nao saio na rua fico mal e todos os dia de domingo a domingo e muito triste vc sente sempre so nao desista consute um eu vou tomar paroxetina e ja tomo rivotril mas nao e legal o medico vai tirando o rivotril devagar o q vai cura a tonteira e a paroxetina vou comesar com 10mg depois 20mg p ajustar quero muitooooo q vc fiquen bem tambem beijos p todos e muita força me descupe os erros ta xau

  274. SIONI SILVA comenta:

    30 julho, 2013 @ 11:06 PM

    OLÁ, TENHO 27 ANOS E TENHO UMA FILHINHA COM 6 MESES E DESDE DOS 15 DIA DE NASCIDA EU TENHO TONTURA E PERNAS BAMBAS E VISÃO EMBAÇADA E ZUNIDO NO OUVIDOS, GOSTARIA DE SABER O PORQUE DISSO?

  275. ester comenta:

    8 novembro, 2013 @ 11:20 PM

    esto tendo essa crise estranha que começou a muito tempo quando assoei o nariz e algo parece ter estourado dentro do meu ouvido.de la pra ca sempre que passo por alguma tensão tenho vertigens ,mas o pior pra mim e suportar os distúrbios no ouvido incluindo sensação de ouvido entupido e sons que se parecem com som de cachoeira.
    não estou conseguindo mais lidar com isso tomo betaserc mas parece que naoesta mais fazendo efeito como das outras vezes que passaram ele pra mim oque eu faço
    visto que dependo do sus pra tratamento e tudo muito demorado
    ]

  276. Alexandre comenta:

    9 novembro, 2013 @ 11:40 AM

    Ola Doutor começei com uma tontura meio( zonzo )consigo fazer tudo nornalmente,porêm mi sinto zonzo .Esse fato começou dois dias antes deu ficar muito gripado é eu tbm sou alergica a poeira . Mi de uma instruçao doutor espero sua resposta abrass

  277. San comenta:

    25 novembro, 2013 @ 3:21 PM

    Olá, depois de algumas crises de labirintite, minha mãe, começou a tomar o remédio vertigium, muito usado para esse diagnóstico, usou o mesmo durante 1 ano e meio. Há uns 5 meses atrás ela começou com tremuras no queixo, mais tarde na mão e pernas. movimento involuntários e constantes, dormia quase o dia inteiro, resumindo sem vontade de viver, se apagando a cada dia. Minha Mãe foi diagnosticada por um neurologista (de Criciuma) com Mal de Parkinson. Depois desse diagnostico ja sendo medicada para mal de parkinson a levamos em outro neurologista a qual pediu a lista de remédios a qual ela fazia uso e nele constava o “vertigium”. O mesmo neurologista nos explicou q a causa toda era por conta de tomar esse remédio, que seria o falso mal de parkinson. depois de parar de tomar o “vertigium” ela esta cada dia melhor, mais dispostas e os movimentos estao mais amenos, o neuro deu prazo entre 2 a 3 meses para sair toda a sequela que esse remedio causou. Graças a Deus

  278. ana comenta:

    7 dezembro, 2013 @ 7:15 PM

    as minhas tonturas passaram com diazepan um relaxante muscular durante uns dias antes disso tomei tudo tonturas constantes a toda hora é do sistema nervoso pesquisem bem

  279. Raissa Karina comenta:

    17 agosto, 2014 @ 12:00 PM

    fui diagnosticada com leve labirintite, me passaram vertizine D , desde o dois dias depois do inicio do uso sinto muita sede e minha boca está sempre seca e cada vez tomo mais água , mas continuo com a boca seca é consequencia normal do remedio ou alergia ao remedio?

  280. rosangela comenta:

    26 agosto, 2014 @ 11:13 AM

    gostaria de saber se bom vertigium p/ tontura

  281. simone li comenta:

    30 setembro, 2014 @ 8:48 AM

    Tenho sindrome do panico a tres meses. E a tres dias venho sentindo a garganta arranhando enjoo, tontura xego ate vomitar. Depois que me alimento a comida fica querendo voltar p garganta. Alguem pode me explicar o que eh isso. O farmaceutico me falou que podia ser crise de vermes. Mais nao sinto dor na barriga, nem tenho diarreia. Alguem pode me ajudar?

Deixe seu comentário aqui !