13 - nov.
  

Falta de apetite nos idosos

Categoria(s): Gastroenterologia, Nutrição, Odontologia geriátrica, Saúde Geriátrica




Opinião

A falta de apetite do idoso está muito relacionada com mudanças fisiológicas decorrentes do envelhecimento, com a perda dos sentidos auditivo, olfativo e gustativo, e também pode estar relacionado com a situação econômica, familiar e social que se encontre o idoso. Tudo isso associado à má alimentação habitual do idoso pode trazer sérias conseqüências á sua saúde.

Geralmente o idoso deixa de comer certos alimentos por acreditar que eles podem fazer mal ou causar indigestão, quando na verdade está deixando de ingerir nutrientes fundamentais para prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Os idosos tendem a perder peso a partir dos 70 anos, devido á progressiva perda de massa óssea e massa muscular. No entanto, o emagrecimento nesta fase da vida pode também estar relacionada a alterações metabólicas como ocorre na diabete sem controle, em doenças digestivas ou intestinais, na moléstia cancerosa, e também em problemas psicológicos.

Os dentes e a gengiva são importantes fatores para a boa ou má alimentação das pessoas. Dificuldades para mastigar devido à presença de cáries, doenças periodontais, próteses inadaptadas, falta de dentes e dentaduras defeituosas ou em precário estado de conservação ajudam a causar a falta de apetite. A refeição deve ser apresentada de forma atrativa e saborosa. Para isso, é importante que os sentidos olfativo e a visão estejam bem apurados. Assim é preciso prestar atenção se o idoso está enxergado direito, se está com o olfato apurado, se está com as papilas gustativas em bom estado. Recomenda-se, uma boa higiene bucal (escovar os dentes e a língua, procurar passar periodicamente um anti-séptico bucal e ir ao dentista com regularidade).

A convivência em família e o convívio social é muito importante para o idoso, pois vai estimular seu apetite, sua memória e afastar a sensação de solidão muito comum entre eles. Outra recomendação é que a alimentação seja variada, mas com moderação e balanceada. Para isso, recomenda-se procurar uma nutricionista para preparar um cardápio adequado para cada um, levando em conta o gosto do idoso e possíveis restrições em casos de diabéticos, por exemplo. A temperatura dos alimentos é muito importante. Eles não devem ser muito quentes nem muito frios, pois podem causar a perda da sensibilidade. O ideal é que o alimento seja servido morno, de preferência na temperatura do corpo (cerca de 37º a 39º) ou na temperatura ambiente para líquidos (água, suco, refrigerante).

Restaurantes por quilo são uma boa opção para os idosos, já que apresentam uma grande variedade de comida e geralmente bons preços.

Ao observar mudanças no habito alimentar do idoso, procure imediatamente um geriatra que indicará o que pode ser feito para melhor o seu apetite e eventualmente tratar o paciente, no caso de uma doença.

Tags:




Comentário integrado ao Facebook:


90 Comments »

  1. Fabiana C. Gregio comenta:

    5 maio, 2012 @ 3:23 PM

    Minha avó tem79 anos reclama que não sente fome mas come mesmo assim. Tem mal de Parkinson e um nódulo na tireóide, gostaria de saber se um desses problemas causam gemidos quase o tempo todo parecendo que está com dor.
    Obrigada.

  2. ana lucia cedro comenta:

    24 maio, 2012 @ 10:07 PM

    Meu pai tem 80 anos, ficou internado 12 dias e recebeu alta no dia 12 de maio por causa de uma seria infecção urinaria e prostata aumentada. É hipertenso, diabetico. desde que chegou do hospital nao quer comer e esta tomando muitos medicamentos. estou preocupada o que fazer para se alimentar. devemos comprar ja um suplemento ou procurar uma ajuda medica.obrigada. preciso de um retorno rapido.

  3. Rute Bispo de Souza comenta:

    28 maio, 2012 @ 9:29 PM

    Meu pai faleceu com 83 anos de idade. Gostaria de dizer as pessoas que tem pais idosos prestassem atenção nos sintomas que acometeram meu pai antes de morrer. Sempre levamos meu pai nos médicos para exames de check up geral e nunca dava nada nos exames, porém meu pai sempre teve um cansaço que os médicos diziam que era da idade. Continuamos com os médicos, e meu pai foi emagrecendo, comia pouco mas não tinha fome, passamos ele em geriatra que dizia que os exames de sangue dele estava excelente e do coração também. Enfim, sem descobrir nada ele foi definhando, emagreceu muito mesmo, e antes de falecer sentia falta de ar, prisão de ventre, cansaço ficou mais evidente, não conseguia nem vestir sua roupa ou pegar no garfo para comer. Enfim, ele faleceu e somente na autópsia descobrimos a doença dele, que era: ENFISEMA PULMONAR, EDEMA PULMONAR. Aí tardio, entendemos algumas atitudes dele: não se alimentava por causa da falta de ar decorrente do enfisema, tinha dor de cabeça porque não tinha oxigênio no cérebro, e gostava de dormir sempre com dois ou mais travesseiros para poder respirar melhor, lembrando que a falta de ar causada pelo enfisema é diferente da falta de ar que as pessoas asmáticas sentem. Por isso se a pessoa idosa sentir cansado não pensem que é só por causa da idade eles podem estar com problemas pulmonares sérios. Se descobrissemos a tempo, talvez meu pai ainda estaria vivo.

  4. Francisco Salgado comenta:

    30 maio, 2012 @ 12:15 PM

    Minha mãe idosa, 89 anos, devido a alguns problemas de saúde( artrose, intestino solto, qdo não-preso) está completamente sem apetite-diz q não sente sabor de nada e se força a comer…e sente ansia e chora, com medo).Ela toma remédios e vitaminas, mas não acho q esteja td bem ela sentir-se assim…
    Espero alguma resposta ou orientação pois não vi nenhuma nesse site.

  5. marcia narciso comenta:

    11 junho, 2012 @ 4:52 PM

    meu pai tem 82 anos e a cada dia que passa ele diminui a alimentação e emagrece. Toma remédio para pressão, próstata e artrite ele fala que não sente fome só fica ditado e falando em morrer e não quer ir ao médico. Teimoso. Por favor o que eu faço?

  6. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    12 junho, 2012 @ 11:36 AM

    Marcia.
    Muitas vezes o idoso não quer ser levado ao médico por achar que ele somente vai dar mais remédios. Assim, sugiro que inicialmente pergunte o que ele gostaria de fazer. Leve-o para uma consulta com nutricionista, em seguida um fisioterapêuta e um dentista. Não diga o que estes profissionais fazem, somente que ele deve conversar com eles sobre quais os melhores alimentos e movimentos que ele deve fazer, assim diminuir os remédios, a necessidade de exames e as consultas médicas.

  7. ormi comenta:

    24 junho, 2012 @ 6:57 PM

    DR. meu pai esta com 100 anos, ha alguns dias ele nao quer dormir passa a noite tendo alucinacoes,e durante o dia nao come mais como comia antes,ele so toma um medicamento de pressao pela manha,nao tenho dado remedios para dormir,pois ele ja esta fraco tenho medo de acentuar o quadro dele com esta medicacao,gostaria de obter uma ajuda uns conselhos para melhorar o sono dele e o seu dia a dia,obrigado

  8. cleunice dutra comenta:

    25 junho, 2012 @ 5:16 PM

    meu pai tem 75 anos não tem vontade de comer nada e eta emagrecendo muito rapido ele esta agora com 48 quilos ele perdeu quase 10 quilos em 4 meses o que pode ser doutor

  9. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    26 junho, 2012 @ 7:10 PM

    Cleunice – Leve seu pai para uma avaliação com médico geriatra para descobrir a causa da inapetência e do emagrecimento.

  10. silvia regina martins comenta:

    28 julho, 2012 @ 1:16 AM

    minha mae te 72 anos e diabetica teve um avc esquemico e nao quer comer ficou internada por 4 dias com infecçao urinaria esta com antibiotico e nao consegue dormir estou desesperada me ajude por favor silvia

  11. CHRISTIANE LOPES comenta:

    30 julho, 2012 @ 6:58 PM

    DR…….
    _ minha mãe tem 76 anos “era” diabética de ficar com 500 800 de glicemia; passava muitíssimo mal; portanto tomava insulina de manhã e a noite. Mas começou a ter hipoglicemia e hoje graças a Deus não é necessário mais se picar todos os dias, pois sarou do diabetes ,só que nisso deixou de comer açucar por completo nem uma gota de adoçante etç e de dois meses para cá não come absolutamente nada nem doce e nem salgado e eu estou desesperada eu tenho feito assim bato no liquídificador: _ Neston cereais; Mucilon cereais; Sustagem cálcio para idosos e Leite em pó e Farinha lácta e só dorme dorme muito me ajude por favor um abraço eu Chris

  12. Adriana Teixeira comenta:

    26 setembro, 2012 @ 7:53 PM

    Minha avo tem 98 anos fez uma cirurgia de femo,ja esta melhor e com 3 meses,so que n anda dormindo,n come o sufisiente p viver, pois nada a agrada ,fora que tem ora que quer morder gritar e machucar a gente(como uma crise)ela esta consiente,as vezes fica sem falar com a gente p nos cartigar.estou sem chao,como posso melhorar tudo isso?

  13. ROSELI comenta:

    28 setembro, 2012 @ 2:06 PM

    Dr, minha mae tem 84 anos, ela sempre teve bom apetite, mas nos ultimos 45 dias ela esta com dificuldade para comer o arroz e feijão… ela tem se alimentado muito mal, que posso fazer para melhorar estses simtomas…. Obrigado

  14. Cleonice comenta:

    21 outubro, 2012 @ 8:34 PM

    Minha mãe tem 88 anos, teve um avc há mais ou menos 3 meses, ficou seis dias internada, e desde que saiu do hospital não conseguia se alimentar direito, comia muito pouco, mas ultimamentenão consegue comer praticamente nada, comida principalmente não come, disse que a boca amarga o tempo todo. A unica coisa que come de vez em quando é migau de maizena. Compramos o suplevit para ela, pois já estava muito fraca e foi o que ajudou um pouco. Não sabemos mais o que fazer, não come praticamente nada. Por favor, gostaria de uma orientação, pois não quer nem ver falar em médico, tem pavor.

  15. Lurdes Coelho comenta:

    22 outubro, 2012 @ 11:20 AM

    Boa tarde
    A minha mãe tem 89 anos.
    Pesa 25 KG e mede 1m. Tem osteoporose e problemas gastro intestinais.Recusa a comida e a bebida.Tem dificuldade sérias em deglutir ,desde abril deste ano .
    Está cada vez mais fraquinha. Ouve mal e v^com dificuldade.
    O que devo fazer para que ela se alimente ?Já tentei muitas comidas .nada resulta.Obrigada
    Lurdes Coelho

  16. Eddie comenta:

    1 dezembro, 2012 @ 8:30 AM

    Olá,
    Minha vó com anemia, nao esta se alimentando bem, tambem nao toma muita agua, mas isso ela sempre fez, agora comer ela sempre comeu bem, esta com 97 anos, mas anda pra todo lado, sobe escadas, só agora q foi internada, ta tomando soro e tem pedra na vesicula.
    posso dar biotonico fontoura pra ela ou oleo de figado de bacalhau? ajuda na anemia?

  17. vera comenta:

    7 dezembro, 2012 @ 7:04 PM

    oi dr.meu marido tem 76 anos é diabético e a tres mneses quebrou a cabeça do femur desde então não tem se alimentado direito . a cirurgia foi um tudo bem .mas o pouco que ele come ,vomita em seguida ,já emagreceu um monte oque eu posso fazer de chá ou coisa natural pra abrir o apetite dele .se puder me responder agradeço .obrigado

  18. Silvia parcias comenta:

    15 janeiro, 2013 @ 12:02 PM

    Meu meu pai esta com 81e sofre de alzheimer no 1 estágio. quase não come e diz que não tem apetite. Dorme mto e Bebe bastante cachaa. Gostaria de saber o q osso fazer, tio talvez uma vitamina q ele ode aceitar e colocar alguma coisa(nutriente dentro…qual seria.
    Aguardo obrigada
    Silvia

  19. glaucia f cassola moraes comenta:

    23 janeiro, 2013 @ 1:55 PM

    meu pai tem 68 anos , diabetico , hipertenso , tem problemas na próstata e estamos desesperados ele não dorme mais os médicos ja deram rivotril , diasepan ele tem efeito revertrer chama pra levantar a noite toda a diabete o tirou a visão a 9 meses estamos sofrendo demais nos ajudem fico no aguardo.013-34563228——013-97036968 SOCORRO SOCORRO

  20. beatriz comenta:

    30 janeiro, 2013 @ 3:29 PM

    Dr,

    Meu avô tem 94 anos e está se recusando a comer. Analisa a comida e a deixa de lado. Sua mente também está bem fraca (não sei se é demência senil), mas movimenta-se normalmente. O que devo fazer a respeito da sua alimentação? temos oferecido líquidos de hora em hora, mingau, sopas, sem êxito. Ele mora numa região bem carente de médicos.

    Obrigada

  21. Dr. Armando Miguel Jr comenta:

    31 janeiro, 2013 @ 8:27 PM

    Leve-a para um avaliação odontológica – algumas vezes lesões bucais ou odontológicas dificultam a alimenação e ocorre a recusa alimentar.
    Veja com uma nutricionista como estimular o paladar e como deixar os alimentos mais agradáveis. Alimentos sólidos podem ajudar a estimular o apetite como bolinhos de carne, bacalhau, bolinho de arros enriquecido com verduras, biscoitos de cereiais, etc. Com alimentos líquidos a pessoas vai perdendo o hábito da mastigação e do contato do alimento com as papilas gustativas da lingua e das mucosas da boca.

  22. Adriane comenta:

    28 fevereiro, 2013 @ 12:49 PM

    Minha mae tem 77 anos e já nao tinha mais apetite, entao eu dei cobavital 3 vezes ao dia! Em menos de trs dias ela passou a comer significamente melhor!

  23. Sonia comenta:

    26 março, 2013 @ 7:25 PM

    Boa noite, observei algumas dicas suas…minha duvida ñ é mto diferente…minha mãe tem 76 anos anos, seu aparelho dentário tem quase 1 ano e esta perfeito faço ela escovar a boca e o aparelho. Bom qdo se trata de comida almoço e jantar seja qual for a comida da uma garfada depois força o vomito mas nada sai ..agora sonho refrigerante pizza empadinha desce q é uma beleza, ela esta anemica e sofre de má circulação tendo ulceras varicosas, já levamos ao medico e ele receitou sulfato ferroso e folico e nada da resultado c/ ela. O senhor acha q é doença? devo deixar assim comer o q quer e o q entende? Acho q realmente esta lucida pois nada deu nos exames , faz palavras cruzadas, contas, novelas, reportagem nada esquece. O q fazer??

  24. izabel Maria comenta:

    11 setembro, 2013 @ 11:42 PM

    será que pode me ajudar? minha irmã tem 73 anos e é deficiente física ela é cadeirante por conta de uma doença chamada HTLV. Adquiriu escaras nas nádegas e agora está acamada.faz uso de metformina, omeprazol, neutrofer fólico sinvastatina puran t4 e amiptrilina, No momento foi removida p/ uma casa de repouso. E não consegue comer, diz que a comida tem gosto ruim. Se é doce ela diz que é mto doce, se tem sal ela acha tudo salgado. Quando força para para comer ela tem náusea. Por favor o que eu posso está fazendo para ajuda-la? será que tem algum medicamento que abre o apetite? me ajude!!

  25. Angela comenta:

    5 abril, 2014 @ 1:50 PM

    Gostaria de saber se uma pessoa diabética pode tomar Biotônico Fontoura. Tenho visto aqui perguntas, mas não respostas, deduzi que mandam para o email. Então aguardo e agradeço.
    Angela

  26. Angela Ingles comenta:

    20 abril, 2014 @ 11:27 AM

    Não encontrei nenhuma resposta dada as estas questões todas. Tenho o meu pai tb c demência, não anda esta so na cama ja tem feridas nas pernas costas e não come nada. Já não sei o k fazer para o ajudar…

  27. Cida comenta:

    5 maio, 2014 @ 10:23 PM

    Boa noite,estou desesperada,minha mãezinha não quer comer e está ficando muito fraca e magrinha, o que devo fazer?

  28. margarida comenta:

    17 setembro, 2014 @ 11:36 AM

    Doutor min ajude meu marido tem 74 anos sempre teve um apetete de leao a duas semana q nao quer comer nada sent muito sono fala q nao sent, nen uma dor min ajuder por favor

  29. Edinaldo marques comenta:

    20 outubro, 2014 @ 9:49 PM

    Caro doutor,tenho meu pai com 91 anos,ele teve câncer de próstata ha 3 anos e fez raspagem nos testículos e ficou bom,mas devido ao uso da sonda muitos meses para urinar antes da cirurgia ele pegou infecção de urina e teve que tomar muitos antibióticos pra combater essa infecção,tal infecção juntamente com os antibióticos tiraram o apetite dele de la pra cá que nenhum estimulante de apetite fez com que ele voltasse a comer,ele reclama que come forçado,empurra com refrigerante,diz que não tem paladar e que quando chega a hora de comer é a pior hora do dia,ele força tanto que chega a sair lágrimas dos olhos dele.ele é lúcido e anda com bengala
    Estou desesperado sem saber o que fazer pq todos os médicos que levei ele fazem a mesma coisa ;receitam sempre os mesmos estimulantes de apetite,complexo B,buclina,cobavital entre outros e nada resolve.O que posso fazer me ajude,obrigado

  30. Luis Magno Costa comenta:

    27 outubro, 2014 @ 2:23 PM

    Meu pai teve 4 AVC, é hipertenso, diabético, toma vários medicamentos. Agora, apresenta um quadro de falta de apetite, não sente vontade de almoçar e/ ou jantar. O Geriatra dele passou um apevitIm, será que não faz mal? pois é diabético. Queria que voltasse a ter o apetite de antes.

    Grato

  31. maria aparecida rufino simões comenta:

    7 novembro, 2014 @ 3:45 PM

    meu esposo teve um avc há 11 messes,se alimentava bem ´há mes parou de alimentar,e em uma semana perdeu muito peso,ta muito magro,ficou internado,tomando sangue durante 3dias,voltou pra casa ,e continua rejeitando se alimentar não sei o que faço,ele tem 64 anos,parece que esta desistindo de viver,preciso de uma vitamina que abra o apetite dele

  32. Angela França de Oliveira comenta:

    11 novembro, 2014 @ 4:48 PM

    Minha mãe tem 83 anos, tem 1,50 m. e pesa 66 k. Tem diabetes bem controlada, hipertensão e tem as articulações dos joelhos gastas. Fora isso tem uma vida com qualidade. minha mãe não sente atração por nenhuma comida salgada, come obrigada, no entanto doces e frutas são agradáveis.
    Sente forte enjoo quando esta comendo e alega que a comida não tem gosto.
    Como posso ajuda-la?

  33. BERNADETE APARECIDA MORAES DE OLIVEIRA comenta:

    24 novembro, 2014 @ 4:13 PM

    BOA TARDE DR. MINHA MÃE TEM EFISEMA PULMONAR E FAZEM 30 DIAS QUE ELA PAROU DE FUMAR,TOMA OS MEDICAMENTOS: FLUOXETINA PARA ANSIEDADE, DIAZEPAN PARA DORMIR, VITAMINA BENERVA, E QUEIXA DE MUITA FRAQUEZA, O QUE DEVO FAZER.

  34. Tereza cristina costa comenta:

    28 dezembro, 2014 @ 11:06 AM

    Bom dia dr.. Me chamo Tereza fui criada pelo meu avô.. Enfim ele ta internado em um hospital particular de referência , a mais ou menos 25 dias.. Já se fez vários exames e n descobrem nada,fez tomografia ressonanssia , e as MSM n mostram nada, a alguns dias ele ta se recusando a comer..ta batendo desespero ,ficando magro e n podemos fazer nada, comida pastosas nada ele come. Já cogitaram uma sonda..dr me ajude por favor o que posso fazer pra ajuda-lo.

  35. Dáris Carvalho comenta:

    23 janeiro, 2015 @ 8:54 AM

    Bom dia
    Dr meu nome é Dáris e estou aqui muito preocupada com meu pai,ele esta com 74 anos ultimamente esta sem apetite nenhuma,estou sempre variando o cardápio mais pra ele não faz diferença,disse que as vezez não sente sabor de nada,levei no médico por que estava reclamando de um pouco de tontura,mais o médico disse que ele não tém nada que isso é da idade,fez tomografiado abdomem total e nada apresentou,o médico passou um remedio pra memória por que esta com esquecimento,enfim não sei mais o que fazer,você pode me ajudar?

    Desde ja agradeço pela atenção prestada.

    Ótimo fim de semana!!

  36. selma maria mandu comenta:

    24 janeiro, 2015 @ 8:33 PM

    meu pai tem 89 anos e 08 meses ele esta com dificuldade pra engoli a comida a 01 mes ele so vem comendo papa pq outra coisa ele nao consegui engoli ele tem pressao alta e ele tinha arritmia cardiaca ele fes um eco cardiograma a 3 meses atras o cardiologista falou q ele nao tinha mais o q devo faser com ele

  37. mirian barbosa alves comenta:

    16 abril, 2015 @ 10:10 PM

    boa noite meu pai e diabetico, hiper tenso perdeu o apetite, gostaria de saber o que devo fazer estou muito preucupada desde ja muito obrigada.

  38. mirian barbosa alves comenta:

    16 abril, 2015 @ 10:18 PM

    gostaria que se possivel indicarme uma vitamina ele tem 68 anos obrigado.

  39. dalva comenta:

    19 junho, 2015 @ 11:01 PM

    ola doutor minha mae tem 74 anos e esta emagresendo porque nao tem fome tem uma vitamina que e bom pra voltar o apetite dela

  40. Claunice comenta:

    17 julho, 2015 @ 7:42 PM

    Ola Dr. Minha Mae tem 74 anos, e depois de uma descompensação por causa da diabetes ela parou de comer, ate liquido ela tem dificuldade, e mesmo tomando remedio pra vomito ela nao para de regurgitar. Sinto que a cada dia ela esta ficando mais fraca. E eu estou sem ter mas o que fazer. Ela diz que vai melhorar e nao quer ir ao medico. O que eu posso fazer para ajuda ela.
    Por favor me ajudem.
    Obrigada pela atenção. ME RESPONDAO LOGO POR FAVOR WU IMPLORO.

Deixe seu comentário aqui !